a ansiedade dos jogadores de futebol antes das partidas oficiais

26
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” AVM FACULDADE INTEGRADA A ANSIEDADE DOS JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS DE BASE DO ESPORTE CLUBE FLAMENGO E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE ATLETA. MAX SUELL VICTOR DE OLIVEIRA ORIENTADOR: MARIA DA CONCEIÇÃO MAGGIONI POPPE

Upload: max-suell-vitor

Post on 04-Aug-2015

57 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDESPÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

AVM FACULDADE INTEGRADA  

 A ANSIEDADE DOS JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS DE BASE DO ESPORTE CLUBE FLAMENGO E A IMPORTÂNCIA DA

FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DE ATLETA.   

MAX SUELL VICTOR DE OLIVEIRA  

 ORIENTADOR: MARIA DA CONCEIÇÃO MAGGIONI POPPE    

Page 2: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

JUSTIFICATIVA

O mundo que vivemos requer de seus protagonistas capacidade de adaptação as diferentes formas de competição. A capacidade de adaptação a essa demanda favorece o desenvolvimento do individuo no ambiente. Nesse pensamento percebemos o quanto é importante a identificação de fatores que possam dificultar o processo cognitivo.Analisando os sintomas da ansiedade sua relação com rendimento de atletas e também a família como protagonista do processo de equilíbrio e construção da personalidade do individuo.Assim, verificamos que a ansiedade refere-se a um estado emocional em que o individuo precisa responder com grande rapidez e eficiência diante de uma situação de perigo.

No esporte está em jogo algo importante para equipe, o que trás a eminência da perda, o perigo em não atingir o objetivo tão almejado.

A formação da personalidade do atleta inicia-se nas categorias de base, onde recebe apoio dos profissionais que ali trabalham como também da família em seu apoio incondicional.

Verificar se a ansiedade influencia no rendimento dos jogadores de futebol juniores do Esporte Clube Flamengo, em Teresina-PI,como também a importância do apoio familiar no desenvolvimento da profissão do atleta é o objetivo do presente estudo.

 

Page 3: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

PROBLEMA

No atual cenário mundial o futebol aparece como alternativa minimizando os efeitos da vulnerabilidade social sendo profissão de respeito e valorização. Por isso a necessidade de verificarmos se existe relação entre a ansiedade e o desempenho dos jogadores de futebol antes das partidas oficiais e de que maneira o apoio familiar auxilia na formação desse atleta?

OBJETIVO GERAL

Mostrar os aspectos da ansiedade em jogadores de futebol das categorias de base, analisando as relações fisiológicas e psicológicas como também a importância da família no apoio ao desenvolvimento da profissão.

OBJETIVO ESPECIFICO

• Identificar a ansiedade dos jogadores de futebol antes das partidas oficiais.• Analisar as sintomatologias fisiológicas e psicológicas da ansiedade antes e

durante as partidas oficiais e a influência no rendimento do atleta.• Verificar os fatores externos que desencadeiam a ansiedade.• Verificar a importância da família no apoio aos jogadores em sua profissão.

Page 4: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

REFERENCIAL TEÓRICO

BRANDÃO, M. R. F. Fatores de "stress" em jogadores de futebol profissional.Tese de doutorado em ciências do esporte. Escola educacional física da universidade de Campinas, p.14-21,128-130 2000.

APITZSCH, E. La personalidad Del jugador de futebol de elite.Revista de psicologia del desporte, vol.6, p. 21-26, 87-98, 1994.

MARTENS, R.Sport competition anxiety test. Champaign, illinois:Human Kinetics. p. 13-16, 1990.

BIASOLI-ALVES, Z. M. M. (2004). Pesquisando e intervindo com famílias de camadas diversificadas. Em C. R. Althoff, I. Elsen& R. G. Nitschke (Orgs.), Pesquisando a família: olhares contemporâneos (pp. 91-106). Florianópolis.

GOULD, D.; WEINBERG, R. S. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CARRAVETTA, E. S. O jogador de futebol: técnicas, rendimento e treinamento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.

Page 5: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

METODOLOGIA

De Natureza aplicada,objetivo descritivo, Abordagem quantitativa,referencial teórico Cognitivo-comportamental e caráter de levantamento.O trabalho foi realizado na sede do Esporte Clube Flamengo em Teresina-PI, e na residência de cada jogador de Futebol situado em diferentes bairros de Teresina. Participou desta pesquisa 22 jogadores de futebol da categoria de base no Esporte Clube Flamengo, com idade entre 17 a 20 anos, 1 Técnico, 22 famílias de jogadores.

Os Recursos Matérias: Gravador, caneta, papel A4, Computador, Binóculo, Bola, Chuteira, Apito, Vestuário, campo de futebol.Para coleta de dados a observação, questionário e aplicação da entrevista semi-estruturada individual.Na sede do Esporte Clube Flamengo, apresentou-se o trabalho ao responsável pela equipe e depois para os participantes. Na residência dos familiares dos jogadores mostrou-se aos pais ou responsáveis o pedido de autorização e consentimento do estudo do fenômeno. As observações de comparação antes e durante as partidas foram realizadas com um grupo específico de jogadores.

.

Page 6: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

CAPITULO IA ANSIEDADE DOS JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS DE

BASE DO ESPORTE CLUBE FLAMENGO,TERESINA – PI

• ANSIEDADE

• ANSIEDADE - É um sentimento intenso de perigo iminente que envolve tensão e

sofrimento. Em um nível fisiológico, estimula o sistema nervoso simpático,

levando a reações familiares como batimento cardíaco acelerado, pressão

sanguínea alta, sudorese, tremor , respiração rápida e tensão muscular.

• ANSIEDADE COGNITIVA E SOMÁTICA : Rendimento cai quando a ansiedade

cognitiva aumenta e, pelo contrário, melhoraria quando a ansiedade somática

aumenta moderadamente, mas diminui quando intensa.

• RENDIMENTO DO ATLETA : Alguns atletas consideram que as reações de ansiedade atrapalham o desempenho, chegando a paralisá-los, enquanto outros acham que esses sentimentos os estimulam.

Page 7: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

SINTOMATOLOGIAS

• SINTOMATOLOGIA FISIOLÓGICAS :

Agitação física, dores musculares, taquicardia, tremores, dormências, sudorese,

tonturas etc.

• SINTOMATOLOGIA PSICOLÓGICA :

Nervosismo, irritação, sensação de insegurança, medo de ficar só, dificuldade de concentração, agitação motora, insônia, agressividade constante etc.

• FATORES EXTERNOS :

Situações de competição, Situação de Fracasso, Demanda Psicológica.

Page 8: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

• Brandão (2000,p.14-21) relata que : A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de

sensações físicas como vazio, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras. A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças.

• APITZSCH (1994,p.87-98) considera que : O esporte, em especial o futebol competitivo, é um sinônimo de situações de

avaliação comparativa, de objetivos competitivos a alcançar, de desafios, de rivalidades, de expectativas, e de uma série de outros fatores associados,de prestígio, de dinheiro, auto-estima, admiração social, enfim reconhecimento do seu trabalho.

• Martens (1990,p.13-16) aponta que : No esporte, é bastante didática a diferenciação da ansiedade em dois tipos, a

ansiedade cognitiva e a ansiedade somática, as quais não tenham a mesma influência no rendimento do atleta.

Page 9: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

CAPITULO IIA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃODE

ATLETA.

  No atual cenário brasileiro as necessidades de adaptação ao mercado de

trabalho levam o individuo a vários conflitos que dificultam o relacionamento na esfera social. Esses por sua vez acabam prejudicando o desenvolvimento do individuo em sua profissão, sendo que o mundo apresenta varias profissões, entre tantas se destacam as que proporcionam prazer como uma boa remuneração financeira. O futebol se destaca por possuir grandezas que encantam qualquer pessoa e essas por sua vez necessitam ser administradas com sabedoria para que não se tornem frustrações. O individuo inserido neste mundo necessita de núcleos ou bases que fortaleçam seus caminhos e orientem seus passos. Na caminhada rumo ao sucesso requer preparação e orientação sendo que a família é o grupo capaz de minimizar desigualdades tão rígidas.

Page 10: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

• BIASOLI-ALVES, (2004,p. 91-106) relata : A família corresponde a uma instituição que exerce uma influência significativa

durante todo o processo de desenvolvimento do indivíduo, sendo encarada, geralmente, como um grupo que apresenta uma organização complexa e que está inserido em um contexto social mais amplo, mantendo com este constante interação.

CARRAVETTA (2006),” alerta que : A família é a base e o principal centro na formação e no desenvolvimento de um

atleta”. O apoio familiar segundo o autor na formação do jogador pode ser fundamental na dimensão afetiva, na socialização com o novo grupo, nos enfrentamentos de desafios físicos, técnicos e táticos, na preparação do atleta para o enfrentamento de desafios externos, da mídia e da torcida, além da construção de uma conduta de um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.” E adverte para o fato de que se as necessidades de segurança desses jovens não forem adequadamente satisfeitas no período de transição compreendido entre a puberdade e a idade adulta, em função de suas carências afetivas, educativas e culturais, esses jovens podem ter seu desenvolvimento comprometido”.

Page 11: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

CAPITULO III ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A partir da pesquisa realizada encontraram-se dados que foram divididos em três categorias. Na primeira diagnosticaram-se as sintomatologias fisiológicas e psíquicas ocasionadas pela ansiedade nos jogadores antes de partidas oficiais de futebol, esta categoria foi subdividida em duas subcategorias: as sintomatologias fisiológicas e as sintomatologias psíquicas; Na segunda identificaram-se os fatores externos que desencadeia as sintomatologias que caracterizam a ansiedade, sendo esta ainda subdividida em três subcategorias: as situações de competição, as situações de fracasso e as situações psicológicas; Na terceira comparou-se o rendimento dos jogadores em campo, com graus de ansiedade diferente, apontados por suas sintomatologias, antes de partidas oficiais.

Page 12: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Primeira Categoria: As sintomatologias fisiológicas e psíquicas ocasionado pela ansiedade nos jogadores antes de partidas oficiais:

Page 13: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

De acordo com Martens (1990, p.13-16):

As reações fisiológicas da ansiedade estão representadas pelos elementos físicos e afetivos da ansiedade, que proporcionam a ativação do sistema nervoso autônomo refletido na inquietação física (agitação corporal), dores musculares, sem apresentar lesão muscular, e/ou câimbras musculares, frequência cardíaca alterada (taquicardia), tremores nos membros superiores e/ou inferiores, dormência no corpo, suor excessivo, tontura, vontade de ir ao banheiro, mãos frias entre outros sintomas. Acima de quatros sintomas provocam reações que são consideradas negativas ao rendimento do atleta.

Page 14: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Subcategoria: Psíquica.

Page 15: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Martens (1990, p.13-16) aponta que :

As reações psicológicas da ansiedade influenciam o atleta nas suas expectativas e auto-avaliações negativas relacionadas ao seu rendimento, ocasionando irritabilidade, alteração ou perturbação do sono dia anterior a partida, tristeza sem motivo real, comportamento de roer unhas, inquietação mental com pensamentos sobre o jogo, "friozinho" na barriga, sentimento de incapacidade de realizar uma boa partida e/ou apresentar um rendimento satisfatório, vontade de acabar logo o jogo e sente o corpo pesado.

Page 16: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Segunda Categoria: Fatores externos que desencadeia as sintomatologias que caracterizam a ansiedade.

SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO

Page 17: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

• Debois (2000,p.5-12) comenta que :

A ansiedade somática não se achava ligada forçosamente à competição em si, mas sim relacionada principalmente, a fatores externos ligados diretamente a competição que são: A torcida contra o jogador em específico, criticando sua escalação; o medo de ser prejudicado pelo arbitro em campo devido a desavenças passadas ou por saber que o arbitro é bastante severo em suas marcações ou ainda por criar uma relação negativa de empatia com o arbitro; salários atrasados ; jogar em posição improvisada.

Page 18: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Subcategoria : Situação de Fracasso.

Page 19: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Debois ( 2000, p.7). Relata que :

Os jovens esportistas com pouca experiência quando entram em competições de alto nível, por estarem conscientes do que estar em jogo, manifestam uma ansiedade competitiva mais alta que os esportistas de mais idade ou com mais experiência.

Page 20: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Situação de Demanda Psicológica

Page 21: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Debois (2000, p.5). Ressalta que :

O estado afetivo ou a afetividade compreende o estado de ânimo ou humor, os sentimentos, as emoções e as paixões e reflete sempre a capacidade de experimentar sentimentos e emoções.

Page 22: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Terceira Categoria: Rendimento dos jogadores em campo, com graus de ansiedade diferente antes de partidas oficiais.

Page 23: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

Capitanio ( 2002, p.73-76) afirma que :

Em uma partida para que ocorra um bom rendimento, é essencial ter nas conclusões das jogadas a precisão da qualidade dos passes, onde o toque, o lançamento curto e longo, o cruzamento e as finalizações obtenham o objetivo a ser comprido, daí os jogadores que aprestam nível de ansiedade cognitiva alta, tendem a não ter êxito nas conclusões das jogadas.

Page 24: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  O presente trabalho mostrou que os aspectos da ansiedade e suas sintomatologias fisiológicas e psicológicas influenciaram o rendimento do atleta em campo e maneira negativa em algumas partidas. Portanto, grande numero de sintomas e a sua intensidade antes e durante das partidas provocam desequilíbrio das funções cognitivas e motoras do atleta. Logo, as psicológicas como irritabilidade, alteração do sono, preocupação excessiva, inquietação mental, sentimentos de incapacidade ou negativos afetam o jogador antes das partidas gerando vários mecanismos de defesa, mas também reações fisiológicas como agitação física, taquicardia, tremores, tonturas entre outras.

Confirmou-se que ansiedade é desencadeada por vários fatores externos como: situações de jogo, situações de fracasso e as situações de demanda psicológica. Devido o fato de o cenário brasileiro apresentar desigualdades acentuadas, o papel da família no mundo futebolístico focalizou uma nova visão de apoio no desenvolvimento humano, pois presença da família apoiando o jogador possibilitou diretrizes minimizadoras no combate às demandas pré-existentes.

O apoio familiar, a dimensão afetiva, a socialização com o novo grupo, e o enfrentamento de desafios externos, confirmou-se e despertou mais ainda o interesse em descobrimos o verdadeiro papel da família neste contexto futebolístico.

 

 

•  

•  

•  

•  

•  

•  

•  

 

 

 

 

Page 25: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

BIBLIOGRAFIA

• APITZSCH, E. La personalidad Del jugador de futebol de elite.Revista de psicologia del desporte, vol.6, p. 21-26, 87-98, 1994.

• BRANDÃO, M. R. F. Fatores de "stress" em jogadores de futebol profissional.Tese de doutorado em ciências do esporte. Escola educacional física da universidade de Campinas, p.14-21, 128-130 2000.

• BIASOLI-ALVES, Z. M. M. (2004). Pesquisando e intervindo com famílias de camadas diversificadas. Em C. R. Althoff, I. Elsen& R. G. Nitschke (Orgs.), Pesquisando a família: olhares contemporâneos (pp. 91-106). Florianópolis.

• CARRAVETTA, E. S. O jogador de futebol: técnicas, rendimento e treinamento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.

• CAPITANIO, A M; RÉ, A H. Estudo descritivo das situações mais critica de estrese em futebolistas infanto-juvenis de ambos os sexos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 10 (4), suplemento XXV Simpósio Internacional de Ciência do Esporte, p.73-76, 2002.

Page 26: A Ansiedade Dos Jogadores de Futebol Antes Das Partidas Oficiais

• DEBOIS, F. Stress, Ansiedade e Rendimento na Competição desportiva.Dissertação de doutorado. Instituto de Psicologia - Universidade do Minho, Portugal. p.5-11, 2000.

• GRANGEIRO, Lício. TOP TENNIS. Tênis para jovens, executivos e profissionais.

Brasília: MH Comunicação, p. 5-9, 1996.

• GOULD, D.; WEINBERG, R. S. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

• MARTENS, R.Sport competition anxiety test. Champaign, lliinois:Human Kinetics. p. 13-16, 1990.

• PRADO, Danda. O que é família. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção

Primeiros Passos).

• SAMULSKI, D. M; VILANI, L. H. P. Família e esporte: uma revisão sobre a influência dos pais na carreira esportiva de crianças e adolescentes. In: SILAMI, G. E; LEMOS, K. L. M. Temas atuais: educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2002. cap. 7, p. 9-26.