96956222 coletania provas biblio cespe

507
PROVAS DE BIBLIOTECONOMIA - 1999-2012

Upload: krisiun666

Post on 09-Aug-2015

504 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

PROVAS DE BIBLIOTECONOMIA 1999-2012

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Conhecimentos de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOSTexto I itens de 1 a 15 Com relao ao texto I, julgue os itens a seguir.

Palavras e idias1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

H alguns anos, o Dr. Johnson OConnor, do Laboratrio de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulrio cem alunos de um curso de formao de dirigentes de empresas industriais, os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os 10% que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direo, ao passo que dos 25% mais fracos nenhum alcanara igual posio. Isso no prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulrio; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessrias. Mas parece no restar dvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas expresso do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condies de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar do que outros cujo acervo lxico seja insuficiente ou medocre para a tarefa vital da comunicao. Pensamento e expresso so interdependentes, tanto certo que as palavras so o revestimento das idias e que, sem elas, praticamente impossvel pensar. Como pensar que amanh vou para o trabalho s 8 horas, se no prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? No se pensa in vacuo. A prpria clareza das idias (se que as temos sem palavras) est intimamente relacionada com a clareza e a preciso das expresses que as traduzem. As prprias impresses colhidas em contato com o mundo fsico, por meio da experincia sensvel, so tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras e, sem impresses vivas, no haver expresso eficaz. um crculo vicioso. Sem dvida, nossos hbitos lingsticos afetam e so igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hbitos fsicos e mentais normais, tais como a observao, a percepo, os sentimentos, a emoo, a imaginao. De forma que um vocabulrio escasso e inadequado, incapaz de veicular impresses e concepes, mina o prprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginao e o poder criador, limitando a capacidade de observar, de compreender e at mesmo de sentir. No se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, condicionam-lhe a formao. H sculo e meio, Herder j proclamava que um povo no podia ter uma idia sem que para ela possusse uma palavra. Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulrio disponvel, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado o processo mental da reflexo. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicao capazes de traduzir apenas expanses instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.Othon Moacir Garcia. Comunicao em prosa moderna. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980, p. 155-6 (com adaptaes).

O ttulo do texto est relacionado predominantemente ao penltimo pargrafo do texto, em que defendida a hiptese de que palavras e idias so a base do processo mental de todos os seres vivos. Segundo o autor do texto, as palavras so essenciais no s expresso das idias como tambm configurao do pensamento humano. Segundo o autor do texto, a pesquisa por ele citada, no primeiro pargrafo, no suficiente para sustentar a tese de que as pessoas que manifestam melhor desempenho lingstico so mais bem sucedidas do que aquelas com baixo desempenho nessa competncia. O tema do texto, a relao entre pensamento e expresso verbal, est apresentado, de incio, sob a forma de uma descrio, a que se segue uma narrao. H, entre as informaes do primeiro pargrafo e as idias desenvolvidas no segundo, relao de adversidade, representada pela palavra entretanto (R.9). De acordo com o texto, pensamento e expresso so interdependentes, porquanto as impresses do mundo so tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras. Para o autor do texto, a clareza, a profundidade e a acuidade do processo humano de reflexo relacionamse variedade e preciso do vocabulrio ativo dos indivduos.

Com referncia ao emprego das palavras no texto I e aos princpios de sintaxe oracional, julgue os itens subseqentes, referentes frase No se pensa in vacuo. (R.21-22).

Essa frase classifica-se como um perodo simples, uma vez que possui uma nica orao, denominada absoluta. Por ser a orao iniciada por um advrbio de negao, no existe sujeito sinttico oracional. O ncleo do predicado a forma verbal pensa, que, flexionada no modo indicativo, expressa atitude de certeza do autor em relao ao fato que ele enuncia. A expresso in vacuo est grafada em itlico por ser um termo de procedncia estrangeira. permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Boa Vista/RR Concurso Pblico Aplicao: 16/5/2004

Cargo 12: Analista Municipal / Especialidade: Bibliotecrio

1

www.pciconcursos.com.br

Em cada item abaixo, um trecho do texto I est indicado e seguido de uma proposta de reescritura, que deve ser julgada quanto correo gramatical e manuteno das idias do fragmento original.

Mas parece (...) da comunicao (R.11-16): Todavia, parece indubitvel que, possuindo as palavras necessrias e prprias manifestao do pensamento de forma clara, fidedigna e precisa, os indivduos esto em condies superiores de absorverem conceitos, de fazerem reflexes, escolhas, julgamentos do que de outros cujo conjunto de vocabulrio no seja suficiente, ou seja mediano, comunicao. nossos hbitos lingsticos (...) a imaginao (R.28-32): os hbitos de linguagem comprometem e so parcialmente comprometidos pelo comportamento, pelos hbitos fsicos e mentais, como, por exemplo: observao, percepo, ressentimentos, emoo e imaginao. H sculo e meio (...) uma palavra (R.38-39): Faz um sculo e meio que Herder clama que ningum diz sequer novidade ao afirmar que as palavras proporo que veiculam o pensamento, condicionam a formao do povo, o qual no poderia ter uma idia, sem possuir para ela uma forma. Portanto, quanto mais (...) dos irracionais (R.40-46): Um vocabulrio pobre e no adequado intil para expressar impresses e conceitos; prejudica o seu desenvolvimento mental, diminui a imaginao e o poder criativo, reduzindo a capacidade de observar, compreender e at mesmo de sentir. Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2002 com um documento em edio, julgue os itens subseqentes, relativos ao Word 2002.

Julgue os fragmentos de texto nos itens subseqentes quanto grafia, pontuao, regncia e ao emprego do sinal indicativo de crase.

Por meio de opo encontrada no menu

,

possvel inserir no documento em edio um arquivo com extenso .doc que esteja gravado em disquete.

Dominar um vocabulrio preciso e criterioso requisito imprescindvel elaborao eficiente de textos escritos. Manejar um bom vocabulrio no significa impressionar os outros com um punhado de palavras difceis e desconhecidas; o que importa conhecer e utilizar as necessrias produo de textos claros e enxutos. As melhores palavras so as mais eficazes, e no as mais pomposas; h no ser nos discursos prolixos e demaggicos, cujo exagero verbal procura encobrir a pobreza do contedo. s vezes, o significado decorre de fatores sociais sutis, conforme se verifica, por exemplo, no uso da palavra progresso no discurso de um executivo e no uso da mesma palavra em uma publicao de um grupo radical de defesa do meio ambiente. O nvel do vocabulrio utilizado decorre, dos fatores que condicionam elaborao do texto: o assunto tratado, a finalidade que se prope, o receptor a que se dirige e o veculo de divulgao utilizado.

Para se excluir toda a primeira linha mostrada do documento em edio, suficiente selecionar a referida linha por meio da aplicao de um clique duplo sobre a

mesma e, a seguir, teclar

.

Considere o seguinte procedimento: selecionar todo o documento em edio; clicar a opo Layout de impresso no menu ; na janela decorrente dessa ao marcar

o campo Numerao de linhas. Aps esse procedimento, todas as linhas do texto mostrado ficaro numeradas.

O menu

disponibiliza recurso por meio do

qual possvel alterar configurao do Word 2002 referente ao ocultamento de erros de ortografia no documento em edio.

UnB / CESPE Boa Vista/RR Concurso Pblico Aplicao: 16/5/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 12: Analista Municipal / Especialidade: Bibliotecrio

2

www.pciconcursos.com.br

Considerando a janela do Internet Explorer 6 (IE6), ilustrada acima, julgue os itens a seguir, relativos Internet e ao IE6.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com uma planilha que est sendo elaborada por um usurio, contendo dados relativos a duas compras prestao por ele feitas, de um relgio e de uma TV. Com relao a essa janela, julgue os itens a seguir.

Para que um computador possa se conectar rede mundial de computadores necessrio que o seu endereo IP seja cadastrado ao Ministrio das Comunicaes, que detm a coordenao nacional dessa rede no Brasil.

Para calcular o total pago na compra do relgio, nos trs meses mostrados, colocando o resultado na clula E3, suficiente clicar a clula E3; digitar =soma(B3:D3) e, em seguida, teclar

.

Ao se clicar o boto , ser aberto na rea de trabalho do IE6 um campo no qual possvel realizar pesquisa de contedo em stios da Web. Para que uma conexo com a Internet seja segura, em que tcnicas de proteo contra vrus de computador e contra hackers so empregadas, suficiente clicar o boto de se conectar a um determinado stio. antes

Para mesclar as clulas B1, C1 e D1, de forma que essas clulas sejam combinadas em apenas uma clula, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula B1; pressionar e manter pressionada a tecla clicar a clula D1; liberar a tecla ; clicar . ;

A figura acima mostra uma janela do Windows XP. Com relao a essa figura e ao Windows XP, julgue os itens seguintes.

Ao se aplicar um clique duplo no cone , ser exibido um menu com diversas opes, entre as quais a opo Propriedades, que permite exibir as propriedades do arquivo associado a esse cone. Caso o disquete inserido na unidade de disco A: esteja protegido contra gravao, o ato de clicar o cone Considerando a janela do Outlook Express 6 ilustrada acima, julgue os itens seguintes.

e teclar a tecla no causar a excluso do arquivo associado a esse cone. Com relao a conceitos de hardware de computadores do tipo PC, julgue os itens seguintes.

Ao se clicar o boto , a palavra selecionada CESPE ser excluda do corpo da mensagem de correio eletrnico mostrada. Aps a sua excluso, a palavra poder ser novamente includa na referida mensagem, em sua posio original, por meio de recurso disponibilizado no menu . Ao se clicar o boto , a mensagem de correio eletrnico mostrada ser enviada a trs destinatrios e, quando forem lidas, cada um destes ter acesso aos endereos de correio eletrnico dos outros dois.

A memria RAM, tambm conhecida como disco rgido, consiste em uma memria magntica que permite o armazenamento permanente de dados e programas do computador. O disquete de 3 mais popular consiste em um disco para armazenamento permanente de dados e programas, que capaz de armazenar uma quantidade de dados superior a 1,4 gigabytes. permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Boa Vista/RR Concurso Pblico Aplicao: 16/5/2004

Cargo 12: Analista Municipal / Especialidade: Bibliotecrio

3

www.pciconcursos.com.br

Uma das maiores organizaes no-governamentais (ONGs) ambientais do planeta, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) uma amostra de como a luta pela defesa do meio ambiente ganhou dimenses gigantescas nessa virada de milnio. A ONG funciona como uma federao de entidades autnomas, controlada por um secretariado central baseado na Sua. Est presente em 96 pases, dos quais 29 com escritrios. A maioria deles atua de maneira independente, com a responsabilidade apenas de colaborar com o WWF em projetos globais. No Brasil, a ONG tem 70 empregados e 76 programas e projetos em andamento. A organizao arrecada cerca de 330 milhes de dlares por ano, boa parte originria de doaes milionrias e de anuidades pagas por seus 5 milhes de associados. O grosso do dinheiro, porm, vem da venda de produtos licenciados com o logotipo da organizao, um simptico panda.Luiz Guilherme Megale. Ambientalismo multinacional. In: Veja Ecologia, edio especial n. 22, ano 35, 1.783/A, dez./2002, p. 61 (com adaptaes).

Lanado no Brasil em meados da dcada passada, o Plano Real no apenas estabilizou a economia brasileira, domando um processo inflacionrio persistente, como tambm reduziu sensivelmente as desigualdades sociais no pas. De maneira geral, o fraco desempenho da Amrica Latina no combate pobreza reflexo da pssima distribuio de renda, que, com suas fundas razes histricas, caracteriza o continente. Sabe-se que, no continente asitico, China e ndia so pases que, impulsionados pelo forte avano de suas economias, registram mais progresso na rea social, contribuindo decisivamente para a diminuio da pobreza mundial. Embora apresentando altos nveis de desigualdade, a Amrica Latina avanou significativamente na crucial questo da distribuio da renda produzida. A manuteno de elevados nveis de pobreza no denota, apenas, um grave problema social, pois inviabiliza o prprio desenvolvimento sustentado, a comear pelo fato de que revela, entre muitas outras deficincias, a existncia de mo-de-obra noqualificada e de pessoas inabilitadas a participar do sistema produtivo. O atual estgio da economia mundial, comumente chamado de globalizao, caracteriza-se por profundas inovaes, sendo a mais visvel delas a reduo da distncia entre o desenvolvimento de pases ricos e o de pases pobres.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

A preocupao com a preservao das condies de vida no planeta uma tendncia que tem crescido a partir das ltimas dcadas do sculo passado, paralelamente ao surgimento e expanso de organizaes sociais, de que a WWF exemplo marcante. Tem-se ampliado significativamente o nmero de ONGs dedicadas proteo da natureza, o que pode ser explicado, em larga medida, pelos mtodos sempre pacficos e ordeiros que elas utilizam na defesa de suas causas. Entre as mais famosas organizaes ambientalistas do mundo, lugar de destaque ocupado pelo Greenpeace, conhecido pelos protestos barulhentos e chamativos que protagoniza, muitos dos quais a bordo de um dos navios que o grupo possui. No Brasil, entre as mais conhecidas organizaes voltadas para a causa do meio ambiente est a Fundao SOS Mata Atlntica, que se dedica defesa do que sobrou da floresta que cobria praticamente todo o litoral brasileiro. H consenso, entre os especialistas, de que a chave do sucesso de uma ONG como a WWF consiste em sua estrutura rigidamente centralizada, que possibilita atuao uniforme em todo o planeta, resultante do pesado controle exercido sobre as entidades nacionais a ela filiadas.

A proporo de pobres na populao mundial caiu praticamente metade entre 1981 e 2001, mas a melhoria foi mal distribuda e, na Amrica Latina, o panorama da indigncia no se alterou. o que mostra o relatrio Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2004, divulgado pelo Banco Mundial. Segundo o levantamento anual do banco, a fatia de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia considerada, pela instituio, a linha de indigncia era de 39,5% da populao total do planeta (1,45 bilho) em 1981 e caiu para 21,3% (1,1 bilho) em 2001. Na Amrica Latina e no Caribe, no entanto, a evoluo foi quase inexistente, com a proporo de indigentes recuando de 9,7% para 9,5% no mesmo perodo.Jornal do Brasil, 24/4/2004, p. A17 (com adaptaes).

Pelo fato de ser o centro poltico-administrativo de Roraima, Boa Vista torna-se plo irradiador do desenvolvimento do estado e, simultaneamente, ponto de referncia para as grandes questes locais. Assim, a homologao da demarcao de reas indgenas ou a ao considerada ilegal de garimpeiros em algum ponto do territrio estadual so fatos que repercutem intensamente na capital e dela exigem manifestao. Relativamente a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A principal celeuma surgida em torno da homologao da demarcao da reserva Raposa/Serra do Sol diz respeito a sua dimenso territorial: para alguns, terra em demasia para poucos indgenas; para outros, a rea insuficiente para os indgenas. Um dos argumentos utilizados pelos que defendem a demarcao da reserva Raposa/Serra do Sol de forma descontnua a necessidade de se defender a soberania nacional em uma extensa faixa de fronteira. Para os especialistas, a polmica em torno da reserva Raposa/Serra do Sol deriva do fato de ela ser a primeira rea indgena demarcada em Roraima.

Tendo esse texto como referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens subseqentes.

No perodo analisado pelo Banco Mundial, que corresponde s duas ltimas dcadas do sculo passado, as polticas econmicas adotadas por quase todos os pases latino-americanos foram essencialmente intervencionistas e exigiram forte presena estatal em sua execuo.

UnB / CESPE Boa Vista/RR Concurso Pblico Aplicao: 16/5/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 12: Analista Municipal / Especialidade: Bibliotecrio

4

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOSJulgue os itens a seguir, relativos cincia da informao.

O carter interdisciplinar da cincia da informao implica uma disperso da produo de artigos em revistas cientficas, por isso, um nmero importante de trabalhos relevantes nessa rea encontrado nas revistas dos campos perifricos. Comunidade cientfica definida como um grupo social formado por indivduos que tm como profisso a pesquisa cientfica e tecnolgica. A tipologia das necessidades de informao considera duas grandes classes: a necessidade de informao em funo do uso e a necessidade de informao em funo da razo. O componente central de todo sistema de informao a interao entre o usurio e o sistema indiretamente por intermdio de um terceiro ou intermedirio.

Julgue os itens a seguir, que tratam da legislao sobre a profisso de bibliotecrio e da tica profissional.

A fiscalizao do exerccio profissional do bibliotecrio atividade precpua dos conselhos regionais de biblioteconomia, exercida por seus membros, delegados, representantes e pelos fiscais. O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) tem por finalidade orientar, supervisionar e disciplinar o exerccio da profisso de bibliotecrio, em todo o territrio nacional, bem como contribuir para o desenvolvimento biblioteconmico no pas. O Cdigo de tica Profissional do Bibliotecrio tem por objetivo fixar normas de conduta para as pessoas fsicas e jurdicas que exeram as atividades profissionais em biblioteconomia. As resolues do CFB passam a ter fora de lei somente depois de aprovadas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e publicadas no Dirio da Justia.

Julgue os itens seguintes, relacionados com a metodologia da pesquisa cientfica.

Mtodo o conjunto das atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar o objetivo, traando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decises do cientista. O mtodo cientfico de Descartes fundamentado nas regras da evidncia, da experincia, da investigao e da enumerao. O mtodo indutivo realizado em trs etapas: observao dos fenmenos, descoberta da relao entre eles e generalizao da relao. O mtodo dedutivo um processo mental por intermdio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal. Os mtodos especficos das cincias denominados de mtodos de abordagem. sociais so

Julgue os seguintes itens, relativos representao descritiva de documentos.

Em catalogao, cabealho a denominao de cada grande seo da descrio, compreendendo dados de uma categoria particular ou de um conjunto de categorias. Colofo a indicao do impressor do documento, do local e da data de impresso e, eventualmente, de outras caractersticas tipogrficas, ou no, que aparecem no final de um item. Em catalogao, entrada secundria a entidade que constitui parte integrante de uma entidade maior, em relao qual ocupa posio hierrquica inferior. Suplementos so as publicaes complementares, como atlas, livros de exerccios e discos, quando destinadas a serem utilizadas e conservadas juntamente com a obra.

Com referncia pesquisa bibliogrfica, julgue os itens que se seguem.

As etapas da tcnica bibliogrfica so pesquisa, descrio, investigao e identificao. Pesquisa a busca dos documentos segundo um plano preestabelecido, que emprega as fontes bibliogrficas conhecidas e aconselhveis a cada tipo de investigao e a cada tipo de assunto.

Com relao a regras preliminares e sistemas de pontuao em catalogao, julgue os itens que se seguem.

No que se refere arquivologia e museologia, julgue os itens subseqentes.

O objeto de estudo da museologia a relao entre homem/sujeito e objeto/bem cultural, em um espao/cenrio denominado museu. Arquivo o conjunto de documentos produzidos e(ou) recebidos por rgos pblicos, instituies de carter pblico, entidades privadas e pessoas fsicas, em decorrncia do exerccio de suas atividades, qualquer que seja o suporte de informao. Em arquivologia, documentos iconogrficos so os documentos manuscritos, datilografados ou impressos em qualquer tipo de suporte.

Os sinais de pontuao da descrio catalogrfica so precedidos e seguidos de um espao, exceto o ponto, a vrgula, o hfen, o parntese e o colchete. Em catalogao descritiva, o sinal que indica supresso de parte dos elementos de uma obra da descrio, mas no pode ser usado para indicar supresso de reas ou elementos, denominado colchete. Em catalogao descritiva, o ponto de interrogao indica dvida. Qualquer informao incerta transcrita, seguida de um ponto de interrogao e, geralmente, entre colchetes, pois, sendo duvidosa, provavelmente foi tirada de fonte de informao no-prescrita.

UnB / CESPE Boa Vista/RR Concurso Pblico Aplicao: 16/5/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 12: Analista Municipal / Especialidade: Bibliotecrio

5

www.pciconcursos.com.br

A respeito de questes gerais de classificao, julgue os itens subseqentes.

No que concerne aos servios de informao, julgue os itens subseqentes.

A Classificao Decimal de Dewey e a Classificao Decimal Universal (CDU) so exemplos de classificaes documentrias. Enumerativa a classificao analtico-sinttica na qual os assuntos so decompostos visando uma sntese. Em classificao, notao o smbolo numrico utilizado para representar o assunto.

O custo do servio de referncia em uma biblioteca, no atendimento ao usurio, reflete a relao entre o custo total do pessoal da seo de referncia e o nmero de questes respondidas ou processadas. Os fatores mais importantes que afetam a disponibilidade de livros possudos pela biblioteca so nvel de demanda, nmero de exemplares e durao do perodo de emprstimo.

Com relao aos sinais grficos das tabelas auxiliares da CDU, julgue os itens a seguir.

Os dois-pontos duplos, ou sinal de ordenao, so sinais dependentes que fixam a ordem dos nmeros na composio notacional e indicam irreversibilidade. Os sinais dependentes e independentes das tabelas auxiliares so estritamente obrigatrios na CDU. Uma notao que no corresponde a um nmero autorizado na CDU ou expressa um conceito inexistente na CDU precedida pelo sinal de adio. Na apresentao de bibliografias e arrumao dos livros nas estantes, a CDU utiliza a ordem horizontal dos sinais auxiliares.

Nos servios de informao, a recuperao de itens pertinentes da base de dados , freqentemente, denominada revocao; e a medida com que itens pertinentes so recuperados chamada coeficiente de revocao. O planejamento bibliotecrio um acontecimento provisrio e dinmico, que fixa objetivos, define linhas de ao, detalha as etapas para atingi-los e prev os recursos necessrios para a consecuo desses objetivos.

Na avaliao de servios de informao, a entrevista considerada inadequada para a obteno de informaes sobre o que as pessoas sabem, querem, esperam, desejam ou pretendem fazer.

No que se refere ao desenvolvimento de colees, julgue os itens a seguir.

Acerca da representao temtica dos documentos, julgue os itens seguintes.

A eficcia de um ndice temtico, como meio para identificar e recuperar documentos, depende de uma linguagem de indexao bem construda. Em indexao, podem-se distinguir dois tipos de relaes entre os termos: sintticas ou a priori e analticas ou a posteriori. Linguagem de indexao um conjunto controlado de termos selecionados da linguagem natural, usado para representar, de forma abreviada, os assuntos dos documentos. Uma frase que comece com um advrbio deve ser aceita como termo de indexao, exceto quando tenha adquirido um significado especial dentro de um jargo. A deciso de adotar formas singulares ou plurais como termos de indexao afetada por dois fatores principais: indexao ps-coordenada versus indexao pr-coordenada e fatores culturais de cada pas.

Processo de avaliao do acervo a identificao dos pontos fortes e fracos de uma coleo de materiais de biblioteca quanto a necessidades dos usurios e recursos da comunidade, tentando corrigir as fraquezas existentes, quando constatadas. Os requisitos indispensveis do processo de seleo incluem a manuteno de catlogos de livrarias e editoras, a manuteno e atualizao do fichrio de sugestes dos usurios e a reflexo sobre o processo de produo do conhecimento na rea de atuao da biblioteca.

No processo de desenvolvimento de colees, a aquisio tem ligao direta com a comunidade, pois seu papel localizar e, posteriormente, assegurar a posse, para a biblioteca, daqueles materiais que forem definidos pela seleo como de interesse.

No referente s redes eletrnicas de informao, julgue os itens seguintes. Todos os sistemas de recuperao da informao, manuais

No que diz respeito s normas tcnicas, julgue os itens que se seguem.

A mais conhecida organizao mundial de normalizao a ISO (International Organization for Standardization). Na atual estrutura brasileira no Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, a ABNT est diretamente subordinada ao INMETRO. No Brasil, as normas so classificadas por siglas. Assim, a sigla CB contm normas acerca de convenes grficas e(ou) literais para conceitos, grandezas, sistemas ou partes de sistemas. No mundo, as entidades produtoras de normas dividem-se em quatro categorias: internacionais, nacionais, regionais e municipais.

ou eletrnicos, compreendem trs etapas importantes: indexao, armazenamento e recuperao. Os dados com texto integral, multimdia e metadados constituem, nessa ordem, as trs geraes de sistemas de recuperao da informao. Em automao, os itens que constituem diferentes tipos de

sistemas de recuperao da informao so: servios de busca em linha; cd-rom; Internet; catlogos em linha de acesso pblico e sistemas de gerenciamento de documentos. Atualmente, tanto os computadores pessoais quanto as redes locais podem ligar-se Internet. Essa conexo pode ser completa, por discagem e por meio de portal. Os mecanismos de busca na Internet diferem entre si em

muitos pontos. Entretanto, todos eles concordam nos seguintes aspectos: cobertura da base de dados, recursos e processos de buscas e lista de resultados.

UnB / CESPE Boa Vista/RR Concurso Pblico Aplicao: 16/5/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 12: Analista Municipal / Especialidade: Bibliotecrio

6

www.pciconcursos.com.br

Com base na Norma Regulamentadora n. 17 (NR-17), julgue os itens que se seguem, relativos ergonomia. Ergonomia o conjunto de conhecimentos a respeito do

No que se refere aos tipos, caractersticas e aplicabilidade das fontes de informao, julgue os itens a seguir. As partes que constituem um sistema de comunicao

desempenho do homem em atividade, a fim de aplic-los concepo das tarefas, dos instrumentos, das mquinas e dos sistemas de produo. Segundo a NR-17, mesmo quando os equipamentos de

incluem os canais formais representados pela literatura e os canais informais, representados por atividades como correspondncias, encontros em congressos e outros contatos pessoais entre membros da comunidade cientfica. A literatura especializada classificada em fontes primrias,

processamento eletrnico de dados com terminais de vdeo forem utilizados eventualmente, devem ser observadas as mesmas normas para trabalhos rotineiros desse tipo. A todas as atividades realizadas em lugares fechados devem

secundrias e tercirias. As fontes secundrias, por sua prpria natureza, so largamente dispersas e desorganizadas do ponto de vista da produo, divulgao e controle. Uma entidade ou instituio um conjunto organizado de

ser aplicadas as seguintes condies de conforto: nveis de rudo de acordo com a NBR-10152; temperatura efetiva entre 20 C e 23 C; velocidade do ar no-superior a 0,75 m/s; e umidade relativa do ar no-inferior a 40%. Quanto a ergonomia, a NR-17 visa estabelecer parmetros

pessoas trabalhando juntas, a fim de alcanar determinados objetivos. As instituies constituem importantes fontes de

que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores. Julgue os itens subseqentes, relacionados s bibliotecas pblicas. O primeiro passo a ser dado no planejamento de bibliotecas

informao. As

organizaes

internacionais

podem

ser

no-

governamentais e intergovernamentais. Estas possuem um quadro de membros formado por pessoas ou entidades particulares de vrios pases, sendo mantidas por contribuio dos associados. Bases de dados, bancos de dados, catlogos de bibliotecas,

pblicas efetuar um amplo diagnstico acerca das necessidades de informao da comunidade, embasado na situao poltica, social, cultural e educacional. Em uma sociedade, encontra-se um duplo aspecto: o

arquivos e museus so exemplos de publicaes tercirias. Julgue os itens seguintes, relativos administrao de bibliotecas e a sistemas de informao. Na sociedade da informao em que se vive hoje, cabe ao

comunitrio e o associativo. Em uma grande biblioteca pblica, por exemplo, o armazenamento, o tratamento e a difuso da informao, a administrao de seu prprio pessoal e seus servios so aspectos comunitrios, ao passo que a interao bibliotecrio e usurio um aspecto associativo. As necessidades de informao dos no-usurios de

bibliotecrio-administrador diferenciar a administrao da operao, especialmente em bibliotecas pequenas, onde ele realiza as duas funes. Apoiar o processo decisrio um dos usos da informao na

bibliotecas compreendem o que se denomina como informao utilitria, destinada a resolver os problemas cotidianos das populaes perifricas e carentes, em seus aspectos essenciais: sade, emprego, moradia, legislao, educao e lazer. As crianas formam um grupo bem identificvel dentro da

administrao, dirigida para comparar o desempenho proposto para uma determinada atividade e aquele realmente atingido. O papel do marketing nos sistemas de informao o de

comunidade; por isso, as bibliotecas pblicas devem adotar providncias especficas para atender as necessidades da criana de qualquer idade e nvel de capacidade, desde a infncia at a idade de 4 anos.UnB / CESPE Boa Vista/RR Concurso Pblico Aplicao: 16/5/2004

combinar a capacidade do servio com as necessidades dos usurios, de forma a gerar uma ao proveitosa e retorno quanto a ganho e troca de valores, com o sistema em si e com a sociedade de modo geral.

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 12: Analista Municipal / Especialidade: Bibliotecrio

7

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

w

w

w

w

w

w

w

w

w

w

w

w

w

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOSTexto I itens de 1 a 201

4

7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

A sociedade humana organizou-se sobre alguns eixos que, ao longo da histria da civilizao, revelaramse constantes, mas em permanente rotao: o manejo da tcnica desde o domnio do fogo; a regulao das trocas desde a proibio do incesto; a ordenao do mundo pela nomeao do verbo; o controle das massas pela tomada do poder. Entre eles, girando igualmente ao sabor de foras intercondicionadas, estava o homem assim, grafado no singular e significando o coletivo. O homem, ento, era os homens. A primeira notcia que se tem desta noo delineia este ser humano, menos como espcie e mais como gnero, sem qualquer trao de individualidade que o retirasse do todo em que se perdia annimo. Nomes tinham apenas os que simbolizavam este coletivo: os reis legisladores profetas, cuja vontade e cuja palavra determinavam as fronteiras em que se moviam os demais, que, morrendo anonimamente em seu nome, paradoxalmente lhe permitiam dar vida a este nome e perpetuar-se na memria. Mesmo quando doutrinas menos monolticas passaram a criar dissabores para estas estruturas aqui e acol, o homem, imaginando-se como um outro, em uma histria de lugares marcados, desenvolveu uma percepo mope de sua condio pessoal, a no ser quando do chamado divino. Das histrias de seres imaginrios e coisas anmicas s narrativas de confisses e memrias, passamse alguns milnios e muitos conflitos em que as vitrias no campo de batalha nem sempre significaram, para os nomeados, xito na manipulao das massas. Esta gente ignara, de difcil compreenso e muita perplexidade, antes comprometia que servia, pela ignorncia, os rumos que o poder estatua, como o da histria.

37

40

43

46

49

52

55

58

61

64

67

70

A noo de indivduo nos chega com o Romantismo, quando o heri, no mais mstico ou legendrio, mas navegador ou mascate, comea a fazer um nome, tirando do anonimato um Cristvo Colombo, um Romeu, um Quixote, um Rousseau. Das confisses de Rousseau, podem-se puxar dois fios que, de perto, tocam o tema de que se est a tratar: o da noo de individualidade e o da relevncia da educao. A revoluo mercantil e marinheira, que sustentou economicamente o Renascimento e o Absolutismo, j fortalecera as corporaes de ofcios e as pequenas escolas monacais para tornar til a gente mida, despreparada para garantir seu sustento e o dos reinos. A noo de indivduo, todavia, se circunscreve sociologicamente para distinguir o homem na multido e, mesmo quando ao cabo da revoluo burguesa, o nome prprio ganhou foro (enquanto se vendiam ttulos de nobreza), a educao se manteve como instrumento de domesticao e adaptao dos indivduos aos papis sociais que lhes foram reservados pelo novo sistema. Educar, no entanto, apontava para outros procedimentos. De ex-ducere conduzir para fora, trazer tona, expresso, o que vive dentro do homem , educao, pelo prprio timo, solicitava estratgias diversas das que ento se punham em marcha no processo de escolarizao que, lentamente, se expandia. Educao presumia acompanhamento, companhia, dilogo, troca de olhares e de experincias, manifestao da relao homem versus mundo que a percepo colhia, ensaio de especulaes, construo de conhecimento. Ao contrrio, um rol sistemtico de contedos e de valores, tendo por base ideologias subliminares, desenhou o educando educvel e o homem educado que a sociedade almejava conformar. Primeiro, a prevalncia do carter instrumental; depois, o adestramento de habilidades; em seguida, a assimilao da tradio e do conhecimento acumulados e, por fim, o treinamento tcnico. E a sociedade, dessa forma, distancia-se cada vez mais dos sonhos de cidadania responsvel e de qualidade de vida com direitos garantidos.Eliana Yunes. Funo do leitor: a construo da singularidade. In: Pensar a leitura: complexidades. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2002, p. 115 (com adaptaes).

A partir do texto I, julgue os itens a seguir.

O primeiro pargrafo do texto situa o homem, na qualidade de ente social, entre os avanos culturais que se sucederam ao longo dos sculos. O segundo pargrafo mostra a viso dicotmica da remota estrutura social em que, de um lado, estavam os detentores de poder, exemplificados pelos monarcas, e, de outro, o povo, a garantia da permanncia dos poderosos. No terceiro e no quarto pargrafos, que tm estrutura narrativa, os nomeados so chamados de gente ignara, porque comprometiam, pela ignorncia, os rumos do poder, embora o sistema dogmtico monoltico preconizasse que o homem feito imagem e semelhana divina. O quinto e o sexto pargrafos tm por tema a individualidade, um componente da personalidade que oscila em diferentes regimes polticos e que depende da adaptao das pessoas aos papis sociais impostos. Os dois pargrafos finais, que, pela temtica, poderiam ser reunidos em um s, apresentam aspectos etimolgicos, filosficos, polticos, ideolgicos, pedaggicos da educao, alm de uma crtica da autora forma como se desenvolveu o ensino ao longo da histria.

UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

1

www.pciconcursos.com.br

Julgue os itens seguintes quanto preservao das idias do texto I e correo gramatical. As relaes sociais e, portanto, os homens, foram organizados, desde o domnio do fogo, em funo de alguns eixos, a saber: o manejo da tcnica, a regulao das trocas, e a ordenao do mundo, pelo controle das massas. Os grupos de pessoas que simbolizava este estado coletivo tinham nomes, entre eles os reis, os legisladores e os profetas, cujas vontade e palavra terminavam na fronteira em que se movia os humildes que morriam anonimamente. A fim de distinguir o homem singular do coletivo, o nome prprio ganhou fora (a venda dos ttulos de nobreza isso o demonstra); a educao, por seu turno, manteve-se como instrumento de dominao e de ajuste dos indivduos s funes sociais que lhes foram reservadas. Os ideais de acompanhamento do processo educativo, de permanncia do adulto junto ao aprendiz, de dilogo explicativo, de permuta de pontos de vista e de experincia manifestaes da relao harmnica entre os homens no mundo para a construo de conhecimento esto implcitos na educao. A sociedade est cada vez mais distantes dos sonhos de responsabilidade cidad e de qualidade vital, porque, com direitos garantidos, h a prevalncia do carter instrumental; depois, d-se o adensamento de habilidades para, em seguida, acontecer assimilao da tradio e do conhecimento; por fim, acontece o treinamento tcnico. Considerando o emprego das classes de palavras e as estruturas sintticas no texto I, julgue os itens a seguir.

A figura acima ilustra a janela Painel de controle, que est sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Com relao a essa janela, ao Windows XP e aos conceitos de hardware e software, julgue os itens seguintes.

Essa janela pode ter sido aberta por meio de recursos do Windows XP acessveis ao se clicar o boto Iniciar. Para se instalar um mouse no computador, suficiente executar a seguinte seqncia de aes: clicar o cone ; na janela que surge em decorrncia dessa ao, clicar Instalar mouse; finalmente, conectar o mouse ao computador, por meio da porta paralela.

O vocbulo sobre (R.1) est empregado como conjuno e com o sentido de acerca de. Nas linhas de 3 a 7, h paralelismo sinttico entre: manejo da tcnica domnio do fogo; regulao das trocas proibio do incesto; ordenao do mundo nomeao do verbo; controle das massas tomada do poder. Depreende-se, pelo que est expresso nas linhas 9 e 10, que o coletivo do substantivo comum homem homens. Est empregada como artigo definido, masculino e plural a partcula os nas duas ocorrncias da linha 15 e na da linha 17. Em desenvolveu uma percepo mope de sua condio pessoal (R.24-25), a substituio da parte sublinhada por pronome oblquo gera a seguinte construo: desenvolveu-lhe uma percepo mope. Nas linhas de 39 a 41, a expresso dois fios refere-se a noo de individualidade e a relevncia da educao. A preposio dispensvel em o tema de que se est a tratar (R.40), e a frase fica sintaticamente correta com a seguinte reescritura: o tema que se est a tratar. No contexto das linhas de 41 a 43, em A revoluo mercantil e marinheira, que sustentou economicamente o Renascimento e o Absolutismo, as concordncias nominal e verbal esto corretas, uma vez que so empregados como sinnimos os adjetivos mercantil e marinheira. O perodo Educao presumia (...) de conhecimento (R.58-61) apresenta mais de cinco complementos diretos, representados por substantivos abstratos, para a forma verbal presumia. Com a construo educando educvel e o homem educado (R.64), os dois adjuntos adnominais sublinhados denotam atributos relacionados, respectivamente, ao processo e ao produto da educao.

Em cada um dos itens de 23 a 26, a seguir, apresentada uma situao hipottica relativa ao Internet Explorer 6 (IE6) e Internet, seguida de uma assertiva. Considerando a janela do IE6 ilustrada acima, julgue as assertivas apresentadas.

O computador de Joo dispe de hardware e de software que permitem acessar a Internet por meio do IE6, a partir de uma rede dial-up. Para realizar o download de pginas que contm material visual, tais como figuras e imagens, Joo verifica normalmente uma lentido na obteno das informaes desejadas. Em uma sesso de uso do IE6, quando esse problema se tornou insuportvel durante um processo de download, Joo clicou sucessivamente os botes e . Nessa situao, desde que o IE6 estivesse adequadamente configurado, um aumento na velocidade de recepo das informaes que estavam sendo carregadas pode ter sido observado por Joo, pois, quando se realiza a seqncia de operaes mencionada, o IE6 inicia um processo de procura pelo caminho mais rpido na rede mundial de computadores para a realizao do download. Por essa razo, o IE6 denominado navegador por melhor esforo. permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

2

www.pciconcursos.com.br

Pedro acessa a Internet diariamente, por meio do IE6, para pesquisar informaes em bancos de dados e, constantemente, realiza download de artigos cientficos na forma de arquivos pdf, que so armazenados em seu computador. Para melhor organizar esses arquivos e facilitar a sua visualizao, Pedro pretende utilizar os recursos de pginas favoritas do IE6 e, dessa forma, abrir os arquivos na prpria rea de trabalho do IE6, como se fossem pginas web normais. Nessa situao, apesar de ser possvel adicionar um arquivo do tipo pdf a uma pasta criada a partir dos recursos de pginas favoritas do IE6, no ser possvel a Pedro abrir um arquivo do tipo pdf como uma pgina web na rea de trabalho do IE6.

Ao acessar por meio do IE6 a pgina web ilustrada na figura anterior, Maria desejou enviar as informaes contidas nessa pgina a uma amiga, cujo endereo eletrnico [email protected]. Para tanto, clicou o boto . Nessa situao, aps clicar o referido

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2002, julgue os itens subseqentes.

Caso se clique o boto , ser disponibilizada uma janela por meio da qual possvel a pesquisa e a localizao de frases existentes em um documento em edio. Por meio do menu ou do boto , possvel inserir uma tabela no documento em edio, cujos contedos das clulas podem ser manipulados com o uso do Excel 2002. Os botes , e permitem, respectivamente, criar um documento novo, em branco, salvar no arquivo associado a um documento em edio as modificaes nele realizadas, e enviar o contedo de um documento em edio como corpo de mensagem de e-mail.

boto, Maria deve ter obtido a janela mostrada abaixo, na qual, caso inserisse no campo o endereo

eletrnico [email protected] e clicasse o boto , ela obteria o resultado desejado.

Paulo acessa informaes na Internet por meio do IE6 e, temeroso em ter essas informaes captadas por terceiros de forma no-autorizada a partir de recursos ilcitos, decidiu instalar um sistema firewall em seu computador, alm de um sistema antivrus. Nessa situao, para que esses sistemas possam atuar corretamente na proteo desejada por Paulo, necessrio que, ao dar incio a uma sesso de uso qualquer do IE6, o boto seja clicado. A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, que contm uma planilha em processo de edio, cujos contedos das clulas so relativos a valores de bolsas recebidas por trs bolsistas nos meses de janeiro, fevereiro e maro. Com relao a essa janela e ao Excel 2002, julgue o item abaixo.

Para se calcular o valor total recebido pelo bolsista 3 nos trs meses mostrados e pr o resultado na clula E5, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula E5; digitarsoma(B5!D5);

teclar

.

UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

3

www.pciconcursos.com.br

Com suas imensas transformaes, com o invejvel crescimento do PIB por anos seguidos, a China um dos plos de referncia das questes econmicas globais. Ela combina uma clara e agressiva opo pelo capitalismo, na esfera da economia, com uma autocracia de partido nico e dura restrio s liberdades democrticas, no plano poltico. A pergunta maior a seguinte: os comunistas chineses criaram um regime estvel, nessa combinao que impropriamente se chama de caminho chins para o capitalismo, ou estamos diante de uma longa transio que acabar desembocando no par, visto como tradicional, constitudo por capitalismo e democracia?Boris Fausto. O shopping de restries democrticas. In:

O obscurantismo mais uma vez triunfou sobre a cincia. A poliomielite, doena que estava prestes a ser erradicada do planeta, voltou a atacar em vrios pases africanos. A Organizao Mundial de Sade (OMS) divulgou um sombrio comunicado, alertando para o fato de que os casos de plio registrados neste ano aumentaram cinco vezes nas regies oeste e central do continente em comparao com igual perodo de 2003. Anlises das linhagens do vrus apontam para a regio de Kano, na Nigria, como o epicentro da atual ressurgncia da enfermidade. Foi justamente no estado de Kano que autoridades religiosas boicotaram as vrias campanhas de vacinao promovidas pela OMS. Com base em rumores de que a vacina causava infertilidade, clrigos conseguiram que as autoridades estaduais proibissem a campanha.

Folha de S. Paulo, caderno Mais, 27/6/2004, p. 9 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens seguintes, relativos s caractersticas marcantes da atual conjuntura chinesa e da sua relao com o mundo contemporneo.

Folha de S. Paulo. Editorial: Obscurantismo fatal. 26/6/2004, p. A2 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

O invejvel crescimento do PIB chins, conforme menciona o texto, sustenta-se em ndices expressivos, em torno de 9% ao ano, o que faz do grande pas asitico uma das mais dinmicas economias dos tempos atuais.

Embora apresente um trabalho vital para a melhoria das condies sanitrias do planeta, o fato de a OMS no integrar a Organizao das Naes Unidas impede ou dificulta que ela atue em todos os continentes, o que ajuda a entender os atuais problemas vividos pela frica.

A persistente recusa da China em integrar a Organizao Mundial do Comrcio deixa o pas livre para praticar atos considerados inaceitveis no comrcio internacional, como a oferta de produtos com preos inferiores aos seus custos de produo.

Causadora da paralisia infantil, a poliomielite foi alvo de intensos estudos e pesquisas ao longo do sculo XX, de que decorreram, entre outros resultados, dois tipos de vacinas a Salk e, a seguir, a Sabin.

A grande contradio vivida pela China na atualidade, a que o texto alude claramente, diz respeito abertura econmica simultnea manuteno de um regime poltico altamente centralizado e autoritrio.

O Brasil conseguiu transformar-se em referncia mundial no combate poliomielite graas aos xitos de suas campanhas de vacinao em massa. A imagem da gotinha salvadora logrou ser amplamente assimilada pela populao, mobilizando pessoal tcnico e a sociedade em quase todo o pas.

Entre outros resultados, a recente viagem do presidente Luiz Incio Lula da Silva China, liderando extensa comitiva de empresrios brasileiros, explicitou o interesse de ambos os pases no incremento das relaes bilaterais, tanto no que diz respeito ao comrcio quanto no que se refere cooperao cientfico-tecnolgica.

O que mais assusta no atual recrudescimento da poliomielite no continente africano o ineditismo da situao, j que a evoluo cientfica protagonizada pelo sculo XX havia eliminado as barreiras do atraso que vises particulares e ortodoxas da religio apresentavam no passado distante.

A dvida suscitada e no respondida pelo texto questiona a forma pela qual a China evoluir nos prximos anos, ou seja, se ceder espao democracia, abrindo mo de se desenvolver materialmente, ou se perseverar na consensualmente reconhecida via prpria para chegar plenitude da economia de mercado.

Ao identificar expressamente os clrigos como as autoridades religiosas que levaram os governantes a proibir a vacinao de crianas contra a poliomielite, o texto atribui Igreja Catlica significativa responsabilidade pelo retorno da doena em regies da frica.

UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

4

www.pciconcursos.com.br

Nos itens de 41 a 50, a seguir, so avaliados conhecimentos em lngua inglesa. It started out to be a simple exploratory operation. Then, suddenly, the patients heart stopped. Her brain waves started leveling off. The medical team immediately began emergency treatment to try to start the heart again. At last the chief surgeon announced that the patient had died. Minutes later, much to everyones amazement, the dead patient came back to life. Her heart started, and her brain waves began to assume normal patterns. Later she told the doctors that she had been fully aware of everything that had happened while she was dead. She believed that she came back to life because she wanted so badly to live longer. She said death was not frightening, but she wasnt ready to go yet. The experts admit that they have no satisfactory explanations for these death or near-death experiences. They admit that they do not fully understand life and that they do not fully understand death.Linda Markstein and Louise Hirasawa. Developing reading skills Advanced. Newbury House Publishers, p. 213 (with adaptations).

Nos itens de 41 a 50, a seguir, so avaliados conhecimentos em lngua espanhola.

rea de ciencia, tecnologa y ambienteCiencia, Tecnologa y Ambiente es un rea que contribuye al desarrollo integral de la persona, en relacin con la naturaleza de la cual forma parte, con la tecnologa y con su ambiente, en el marco de una cultura cientfica. Pretende brindar alternativas de solucin a los problemas ambientales y de la salud en la bsqueda de lograr una mejora de la calidad de vida. Desde esta perspectiva, las capacidades de rea contribuyen al fortalecimiento de las capacidades fundamentales de la persona. As tenemos que, mediante las capacidades de comprensin, juicio crtico, indagacin y experimentacin, se fortalece el pensamiento crtico. En el mbito de las ciencias existe una gran variedad de estrategias, entre ellas los mtodos cientfico, hipottico-deductivo, analtico, experimental, entre otros, que fomentan el desarrollo de las capacidades. Respecto a los contenidos, se recomienda abordar los temas ejes desde los problemas tecnolgicos de impactos sociales y ambientales tales como la contaminacin ambiental, el cambio climtico, problemas bioticos; ello propicia en los estudiantes la participacin activa mediante el debate, en los cuales se pueda argumentar, desde marcos de referencia ticos, el papel de la ciencia y tecnologa.Internet: (texto adaptado).

Based on the text above, judge the following items.

The patient was undergoing a risky operation. Although the patients heart had stopped, her brain waves went on working. The chief surgeon and his team did not succeed in trying to make the patients heart beat again. The woman was rather afraid of death. Life and death are yet to be fully understood.

Segn el texto de arriba, juzgue los tems subsecuentes.

It is perhaps easy enough to identify good ecological reasons why animals should migrate, and even to appreciate that the timing of migrations might be determined by environmental cues such as changing day-length or temperature. The real mystery that has baffled scientists and non-scientists alike over the centuries has been how the migrants know which way to go. To arrive at a pinpoint in the middle of an uncharted ocean is no mean feat for human navigators, even with modern satellite navigation systems to hand. That mere animals can achieve the same without the advantage of even the crudest sextant or compass seems little short of miraculous.Peter Buckley and Luke Prodromou. On the move An advanced English course. Oxford University Press, p. 214 (with adaptations).

El desarrollo fsico y mental de una persona depende de su relacin con la naturaleza. El rea de Ciencia, Tecnologa y Ambiente intenta presentar opciones para solventar los problemas ambientales y de la salud. El rea de ciencia busca una mejora de las condiciones generales de vida. Las capacidades primordiales de una persona se refuerzan con las capacidades de rea. El pensamiento crtico necesita urgentemente de la comprensin y experimentacin. Todos los mtodos son considerados tcticas para impulsar el crecimiento. Para desenvolver las capacidades fsicas de una persona, se usan los mtodos cientfico y analtico. Los mtodos hipottico-deductivo y experimental poco aportan al despliegue de las capacidades de una persona. Polucin ambiental y variacin climtica son importantes materias de investigacin. La intervencin dinmica de los estudiantes depende de los contenidos escogidos.

From the text above, it can be inferred that

it is not at all difficult to find out why animals migrate. temperature change can be a cue to understand why animals move from one place to another. scientists are still trying to solve the mystery of the animals migration. human navigators can pinpoint spots in uncharted oceans. to travel across the oceans is by no means an unusual feat for humans.

UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

5

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOSOs modelos conhecidos como impulso cientfica e atrao do mercado tm sido adotados para explicar os processos de inovaes tecnolgicas. Esses modelos

As Leis n.os 8.248/1991, 8.387/1991 e 10.176/2001 foram alteradas mediante medida provisria (MP), que dispe sobre a capacitao e a competitividade do setor de tecnologia da informao. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

tm-se revelado poderosos no entendimento das relaes dos processos de gerao e apropriao de conhecimentos. consideram a participao dos principais atores envolvidos com os processos de inovao. estabelecem relaes entre o progresso cientfico e o atendimento das demandas econmicas. desconsideram as questes antropolgicas nos ambientes tcnico, cientfico e econmico. determinam, conjuntamente, a escolha dos temas relevantes de pesquisa e desenvolvimento.

A fim de estimular as exportaes, a MP concede iseno de IPI para a comercializao de unidades de processamento de qualquer capacidade. A MP reduz todos os impostos de comercializao somente at 2004. As unidades de processamento de pequena capacidade tero reduo escalonada e decrescente de IPI at 2009. A MP estabelece uma reduo de 95% do IPI, a partir de 1. de janeiro de 2004 at 31 de dezembro de 2004. Houve reduo de IPI, para as unidades de processamento de grande e mdia capacidade, por tempo indeterminado.

O campo cientfico revela-se altamente competitivo, com traos semelhantes ao da concorrncia econmica. Considerando o modelo concorrencial proposto por M. Porter, julgue os itens a seguir.

As novidades no mercado da tecnologia da informao incluem o(a)

oferta de servios de compartilhamento de meios de processamento de dados via Internet. desenvolvimento e oferta ao mercado de equipamentos integrados de tecnologia da informao e comunicao (TIC). uso restrito de software livre. uso de grade para processamento compartilhado em escala mundial. evoluo da capacidade de memria dos hardwares modernos na relao direta de suas dimenses fsicas e de custo de armazenamento de dados.

A liderana no mercado da cincia envolve a escolha de temas de relevncia social. Escolhem-se os temas de pesquisa mais fceis para publicao nas revistas de maior prestgio. O poder dos cientistas decorre dos crditos conferidos s suas publicaes. Embora mais raras, verifica-se a ocorrncia de prticas desleais para a obteno de liderana cientfica. H concorrncia acirrada para se chegar primeiro ao mercado da cincia.

Em relao cultura cientfica e tecnolgica no Brasil, julgue os itens subseqentes.

Alguns indicadores tm sido escolhidos para comparao da capacidade tecnolgica e competitividade de pases, regies ou localidades. Tambm tem sido consenso entre os estudiosos a relao de interdependncia entre competitividade e introduo contnua de inovaes. No que diz respeito a esses indicadores, julgue os itens a seguir.

A sociedade brasileira tem-se caracterizado pela incorporao dos princpios cientficos no cotidiano dos jovens. A produo cientfica tem crescido em termos relativos (percentual). A produo cientfica tem crescido em termos absolutos (total). A sociedade brasileira tem sido fortemente prejudicada pelas mudanas paradigmticas em razo dos incentivos oferecidos pelas agncias de fomento. A produo cientfica no tem sido apropriada em escala significativa, dada a aplicao do critrio de relevncia econmica e social dos projetos financiados pelas agncias de fomento.

A qualidade das agncias de pesquisa sobre indicadores sociais tem sido uma varivel usada para aferir a capacidade tecnolgica de um pas. As escolhas tecnolgicas dependem da trajetria histrica de um pas, regio ou arranjo produtivo local, dificultando a adoo de tecnologias mais adequadas do ponto de vista da elevao de competitividade econmica. A produo cientfica divulgada nas melhores revistas internacionais tem sido um indicador importante de capacidade tecnolgica. A quantidade e a qualificao de engenheiros, entre outros indicadores, tm sido usadas para avaliar a capacidade tecnolgica de um pas. O fluxo de pagamento de royalties tem sido um dos principais indicadores da capacidade tecnolgica de um pas.

UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

6

www.pciconcursos.com.br

A sociedade da informao o ambiente social resultante da apropriao e utilizao da informao em grande escala. A indstria da informao ocupa uma vasta ateno no contexto da indstria mundial, constituindo um mercado altamente competitivo, dinmico e global, que se renova a cada instante. Essa era da informao ser cada vez mais sustentada pelo conhecimento intensivo, associado s tecnologias da informao e, sob essa matriz, se encontra a maior parte dos produtos e servios do futuro, capazes de produzir riquezas e empregos. Por isso, os governos podem e devem tomar a iniciativa de incrementar a utilizao de novas tecnologias da informao para aumentar sua prpria eficincia; promover maior efetividade em suas aes; realizar projetos de desenvolvimento de grande impacto social e para impulsionar o sistema educacional em todos os nveis, aspecto fundamental para o estabelecimento de uma sociedade calcada no conhecimento.A informao: tendncias para o novo milnio. Braslia: MCT/IBICT, 1999. p. 7.

Tendo essa introduo como pressuposto, julgue os itens a seguir, referentes aos projetos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informao; polticas pblicas de tecnologia da informao; cincia, tecnologia e sociedade; e atividades de cincia e tecnologia.

A sociedade da informao caracteriza-se fundamentalmente por utilizar a informao como um recurso econmico; possibilitar a identificao maior do uso da informao pelo pblico em geral; satisfazer a demanda geral de meios e servios de informao pelo desenvolvimento de informao na economia. A globalizao no est tendo sucesso porque tende a aumentar a desigualdade social e a polarizao econmica, especialmente nos pases considerados subdesenvolvidos. Infovias ou supervias so os servios hoje disponveis eletronicamente a uma boa parte da populao mundial, como: movimentar a conta no terminal bancrio ou via Internet, verificar multas de trnsito, comprar discos, trocar mensagens com qualquer parte do planeta e contactar, via telefones ou celulares, qualquer lugar do mundo. No relacionamento do governo com os cidados, as tecnologias da informao e comunicao podem propiciar uma administrao pblica mais transparente, eficaz e voltada para a prestao de informaes e servios populao. Uma poltica governamental em tecnologia da informao deve priorizar a implantao do chamado quarto mundo, como um instrumento de insero social, de cidadania, de governabilidade, de gerao de riquezas e de vantagens competitivas. No mundo de hoje, com marcantes desafios polticos, econmicos, culturais e sociais a serem enfrentados, presencia-se uma nova realidade mundial, fruto de trs fatores independentes, que confluem para o estabelecimento da sociedade da informao: a revoluo da tecnologia da informao, a crise do capitalismo e do estatismo e o crescimento dos movimentos sociais e culturais.

O esforo de um pas para incentivar a produo de conhecimento e de inovaes tecnolgicas pode ser medido, em parte, pela quantidade de recursos que os setores pblico e privado investem em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Os pases desenvolvidos e alguns pases em desenvolvimento tm posto a produo do conhecimento e a inovao tecnolgica no centro de uma poltica desenvolvimentista, movidos pela viso de que o conhecimento o elemento central da nova estrutura econmica que est surgindo e da qual a inovao o principal veculo da transformao do conhecimento em valor. Os profissionais da informao sofrem um grande impacto dos avanos tecnolgicos e do desenvolvimento das indstrias da informao, pois estes estendem consideravelmente seu campo de atividade, aumentam a quantidade de informao a ser tratada e acessada e criam uma demanda nos usurios por servios de informao mais sofisticados e de alta qualidade. A misso da CAPES fazer que cincia e tecnologia se tornem instrumentos para a construo do futuro do Brasil, abrangendo a gerao de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias, a transferncia destes ao setor produtivo e a criao de condies para que tal setor possa inovar e se tornar cada vez mais competitivo. A FINEP uma instituio voltada para a formao e o aperfeioamento de recursos humanos de nvel superior, especialmente de ps-graduao.

Julgue os itens a seguir, relacionados cincia da informao.

A exploso da informao digital diminuiu as fronteiras temticas e metodolgicas da pesquisa em cincia da informao. Tipo, contedo, formato e suporte do documento integram a clula do conhecimento registrado, principal objeto de estudo da cincia da informao. Afirmar que o conhecimento cientfico preditivo significa dizer que, com base na investigao dos fatos, em leis preestabelecidas e em informaes fidedignas acerca do estado das coisas, seres ou fenmenos, ele pode prever ocorrncias por meio da induo probabilstica. No mbito da cincia da informao, questes recorrentes, como centralizao versus descentralizao, linguagens naturais versus linguagens artificiais e disponibilidade versus acessibilidade, tm superado questes como proliferao de bases de dados e surgimento de sistemas especialistas, simuladores e bibliotecas virtuais. Considerando os conceitos e a prtica sobre organizao e tratamento da informao, o controle bibliogrfico dos registros do conhecimento e a representao descritiva e temtica dos documentos, julgue os itens seguintes.

As bases de texto completo, que tm aparecido na Internet, tornam cada vez mais relevantes a diferena entre acessibilidade bibliogrfica e acessibilidade fsica do documento, que so importantes conceitos na viso do controle bibliogrfico. Um termo de indexao deve consistir em um substantivo ou frase substantiva. So exemplos de frases preposicionadas os seguintes termos compostos: pssaros marinhos e crianas deficientes.

UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

7

www.pciconcursos.com.br

Em indexao, os termos homgrafos ou polissmicos devem ser complementados com uma palavra ou frase qualificadora. Em catalogao, entidade significa uma organizao ou assemblia de pessoas, conhecida e identificada por um nome corporativo ou coletivo, como associaes, conferncias, congressos, empresas, expedies, instituies, grupos teatrais, partidos polticos etc. Ttulo coletivo, em catalogao, o ttulo particular sob o qual uma obra que apareceu sob ttulos variantes deve ser identificada para fins de descrio catalogrfica. Em catalogao, o sinal de igualdade utilizado em qualquer rea para separar ttulos equivalentes ou qualquer outro tipo de equivalncia, como indicao de responsabilidade em outra lngua, edio em outra lngua etc. Na CDU, o emprego do subdividir como, que aparece tambm nas formas exemplos de combinaes ou especificar como so maneiras de expanso interna das tabelas auxiliares e sistemticas. A classificao decimal conhecida por CDD expandiu bastante os seus sinais auxiliares, criando uma estrutura prpria para eles, utilizando smbolos da Matemtica e da pontuao ordinria, para diferencilos dentro da notao. As tabelas principais da Classificao Decimal Universal so divididas hierarquicamente, com a ordem numrica refletindo a ordem conceitual. Qualquer subdiviso dentro das tabelas, considerada isoladamente, uma classe superordenada.

Julgue os seguintes itens, relativos a documentos eletrnicos, redes de informao eletrnicas e servios de proviso e acesso informao. Biblioteca eletrnica uma biblioteca multimdia que reflete as

diferentes formas e formatos que sua comunidade de usurios julga convenientes para comunicao e armazenamento de informaes. O emprego conjunto de computadores e telecomunicaes oferece uma importante oportunidade de influir sobre o formato de informaes que so manipuladas, armazenadas, processadas e comunicadas. Dentro de sistemas de gerenciamento de bibliotecas, os catlogos em linha de acesso pblico incluem mdulos de informao comunitria, no que concerne s buscas e visualizao de registros teis. Segundo o princpio da resistncia mudana, de modo geral, as pessoas usurias de bibliotecas despendem a menor quantidade possvel de energia para atingir as suas metas particulares e no se pode esperar que elas mudem esse padro comportamental quando buscam informaes. Os servios de bibliotecas pblicas devem estar disposio e acessveis a todos os tipos de usurios, incluindo aqueles portadores de necessidades especiais. Nas bibliotecas, os fatores que causam subutilizao e(ou) absoro e uso ineficazes da informao so as barreiras lingsticas, a falta de controle bibliogrfico, a falta de servios de referncia e a falta de recursos para a aquisio de bancos de dados.

As caractersticas do mundo moderno tm influenciado substancialmente as organizaes e vm alterando as formas de gesto, inclusive em bibliotecas, de caractersticas mais rgidas em um passado recente, para formas mais flexveis e dinmicas. Com referncia a esse assunto, julgue os itens a seguir. A coordenao um dos atributos essenciais do gerente a

Os servios de informao de uma biblioteca fornecem a real imagem dessa instituio para os seus usurios. Um desses servios o fornecimento de normas tcnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O processo de referncia, que envolve o usurio e

o bibliotecrio, vai exigir deste dois tipos de habilidades para que aquele encontre a informao: a habilidade humana capacitao para fazer uso de conhecimentos, mtodos e equipamentos para recuperar a informao e habilidade tcnica capacidade necessria para lidar com pessoas com os mais diversos nveis intelectuais e de comportamentos. As entrevistas realizadas nas bibliotecas para a avaliao dos servios de informao podem trazer muitas vantagens, especialmente se o entrevistador for treinado e capaz de diferenciar, claramente, simulao, opinio, preconceitos e ideologias nos entrevistados. Os servios de informao ao pblico esto divididos em dois grupos: servios sob demanda e servios de notificao; estes so considerados servios passivos, no sentido de que respondem as questes, mas no as provocam. O termo norma tcnica utilizado em relao a publicaes que incluem especificaes, cdigos de prtica, recomendaes, mtodos de testes, nomenclaturas etc.UnB / CESPE CNPq Concurso Pblico Aplicao: 18/7/2004

funo administrativa responsvel pelo gerenciamento da organizao medida que se executam os planos, programas e projetos, com o objetivo de convert-los em resultados. Na gesto de sistemas de informao, a anlise, a avaliao e o planejamento so atividades praticamente isoladas, que devem ser conciliadas e administradas pelo gerente, para que a equipe possa atingir as metas propostas. O gerente de um sistema de informao deve-se ocupar primordialmente das condies de trabalho de seus colaboradores, as quais devem ser adequadas s caractersticas psicofisiolgicas dos empregados e natureza do trabalho a ser executado. Considere que o sistema de automao implantado em uma biblioteca no esteja funcionando bem e que o gerente dessa biblioteca tenha decidido mud-lo. Em face dessa considerao, julgue o item abaixo, relativo a uma proposta de estratgia para essa mudana. Na situao considerada, o gerente poder utilizar a estratgia de

funcionamento paralelo opo de implementao do sistema antigo de automao simultaneamente ao novo. Essa estratgia permitir que o novo sistema seja testado em ambiente controlado, antes de ser liberado totalmente. Julgue os itens seguintes, relativos ao desenvolvimento de colees em bibliotecas. As atividades de desenvolvimento de colees dependem do tipo

de biblioteca, dos objetivos especficos que cada uma delas busca atingir e da comunidade a ser atendida por ela. O desenvolvimento de uma coleo de biblioteca pblica deve voltar suas atenes para os usurios reais, tendo em vista que o universo potencial de usurios muito abrangente.

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 2: Analista Pleno I rea: Biblioteconomia

8

www.pciconcursos.com.br

PROVA DISCURSIVA (Cincia e Tecnologia) Nesta prova que vale dez pontos faa o que se pede, usando a pgina correspondente do presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a respectiva folha de TEXTO DEFINITIVO, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de textos escritos em locais indevidos. Utilize, no mximo, trinta linhas. Ser tambm desconsiderado qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas.

ATENO! Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Lei da inovaoTem-se reconhecido o baixo desempenho brasileiro em relao introduo de inovaes tecnolgicas na sociedade e nos meios produtivos, mesmo com o crescimento da produo cientfica, divulgado nas melhores revistas de abrangncia internacional. No sentido de reverter esse cenrio e de estimular inovaes, o governo federal enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que tem sido alvo de intenso debate. O projeto faz parte da nova poltica de desenvolvimento industrial divulgada recentemente pela imprensa. Verifica-se que o nmero de publicaes internacionais tem sido expressivo, mas seus resultados no tm sido, ainda, convertidos em patentes ou apropriados pelas empresas ou pela sociedade. Considerando a proporo de artigos publicados e o nmero de pedidos de patentes, o Brasil experimentou um decrscimo de 38% na dcada de 90 do ltimo sculo, enquanto houve aumento de 42% nos EUA. O relatrio divulgado em fevereiro de 2004, em Genebra, pela Organizao Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) mostrou que o Brasil apesar dos esforos que vem fazendo ainda ocupa posio insignificante no que se refere inovao tecnolgica. Enquanto a Coria do Sul registrou 2.900 pedidos de patentes em 2003, o Brasil apresentou apenas 221 registros, o que representa 0,2% das patentes internacionais. No obstante, o nmero de pedidos feitos pelo Brasil aumentou 8% em comparao com o registrado no ano anterior. Em 1999, o Brasil registrou 126 patentes, o dobro da ndia. Em 2003, foi registrado apenas um tero do que fizeram os indianos. O quadro, se comparado ao da China, pior: em 1999, registrou-se a metade das patentes requeridas pelos chineses; em 2003, a China pediu seis vezes mais patentes que o Brasil. O relatrio indica algumas pistas quanto origem do baixo desempenho brasileiro: das 221 patentes requeridas em 2003, apenas 7 delas foram solicitadas por universidades. Instituies pblicas de pesquisa pediram somente 10 registros, 103 foram requeridos por pessoas fsicas e 101, por empresas isoladas. Na lista de companhias de pases emergentes que mais obtiveram registros de patentes, no aparece empresa brasileira alguma.

Com base no contexto descrito acima, a respeito de produo cientfica e de inovao tecnolgica, redija um texto dissertativo que contemple, necessariamente, os seguintes aspectos:

< < < 1?1710 +/( (67 /.87:/ < +/+ =( @6+ ( 5*8)61).2+ ((;)+600 0 *1/- ;:BZZKOB B C> F X>8>KACL?BN KO=U= @F Z=?CG;@F ; ;^?B ;:@ KX D G? ; A@ B A= = E _ = J@C LCE N KO=MBE WB?A9; >A=HG;@ ;=K9@?=UZJ D A= E=BF `;;H9? A= KEAG?=;JEBN OBUb CF U= C?9Bd =a E =?9MW`KJD GBB ; G;EB? I= c F KAC?K9@?BN ;=e]CFC E=BF J>; ; ;:B LCE UUKKO ;B=WB?A9= ?@GB K9@?=N O LCE eWJP Q eUZJ ];??=]9 G??C F Z?B ;KAC?;A f KL C>FF ;= A>= ; A> ;:B DB @ >BEG]>I= EABEG C];;@A; F [WKK\DF 8 = =?dD =@ = ;C>AB@> B B [:A?WB?A9; ;C9=; == 8@;>F UUKKDB _EB E=BF X@g; M?EGT>Y ?DB F H KX F eWJ K; = P Q [KX =g:=C>=>H9= ;@T9EC ]B;B A= h KL Cd ;]Ai;]C>B;;;= 9AjG;@ ;;:@=AE=BP BB@A=F>A=H ;@F>A>i;> ACL? B?A9XC B@D;;H9; >8= B CB E F ;;:B;LCED]@g; ;:>A@C9;>8 FCHF> ; AC? 9@?B ;C9= i B8B ;> ;?B=D ECd G?;BDkA; ;;:@B CAHH? ;;??A? BH= AC9 =@> ACL? > ;=i;> kE_EB E ;;:@B;@;=@BP ACL? DAC 8C> E [ECBF>;? > BB= ];@FC> ;>C?= A J j98 ;E = C:G;]C > C>B=;F ;HI> = KMD8:; = ?A >T;8A;P >@ >8>^;@> ; Q [:A; F :CI= F ;;:B ;LC B ];?G;@ m l ;@> ; ;Bd ; AC? 9@ED CHB A; ? ? 9ABd F ; C;FG;@D;; T;8 EA;>= G]B@I= = G];A? A=FHG=@CGB =E>d = 8 B@CcI=F ]FC=EFA;]C]=8?;;:B 8 GB8=?Bd = =;EA;;@ BB CFcCAC? ;LCEDEG ;EI= F BCH?G;@ F ]@A?? 9@?B = n;d = ]=;@ A= ; =;EB> B VFi9= G;=; = ?8? Boppq ;F>8?B ?C8? > AC> 8 :B> Pp r B >A> E @C 9@?B EG]@A?G;= = ?89 sppq ^; ;G;LCE> = =_EB AC 8 :BB Pp rD 8 ];?B ;B;B EG8?B= B ]FC=EFA; CE>G>C]A> = AEF> = =;EA;;@P Q X;@ >C?= ]T?= F F>?8I= B E=;B?B F Q C> ;HI t9 ; ?C ?d =]C@ ; B E @T H ;;CkEI=^;A=];AV =C^?? >BBC:9CcI= 9@??Bd 8 d C;E; >;8>@ ]C ;8B?Bd = EG=]C >?ACB;CET B@CcI=;]EkE F ]FC = ;G?>=i? ;;; 8=?Bd >;Y?B = =; EA;;@]C=;Bd F ?>BBu>;;;:B;LCED; =EFA; BB ]CI= ;A@9I;F AC? 9@?BF 8=]?B?=F >8 B>EB=D8B ECB > F>?; = > CH@ ; ;> >=?F>Ej> B:>; ;@ GB H A F>A=HG;@F B??B;];= AA; A;CC9 ;;H9? A= ; @ FF CFG?B@G;@ 8BP H e>FC?>;FHC>F>88C= ;F>EA;>=i?>F> ?;@ ;;; = >i?> B =E>?ACB = = >C?= F ;;:B;LCE >=C:9F>]9[WKK\D= G;= ;HI> ; AC? 9@?B d ;8B= ;B ]C ? F C>9I;PU= C9I= B;> B>A= j98 = ?A ; ;=8u> G ;Bd >; >8@D 8:; > @ > ; F v BvP ;w y Q [F>?8FCC>=FDA;;FA; A; B n> A?F z ?C ?=B;]A;?F]A;@G;@F ;?_EB ; @T @ E9B]9> B= ;LCE>B>F> ;8]G;@>9@?= 8]D;= FA>9@?= E8B= B ^?B A= ;LCE> ?>BB= ; 8?B; EA8 FC>; > A= V8; A@9F> G AFF> =>G?=B D ; d =HC ]A_EB F C>=>T9 B; F EA8 FC = ]B= ;FA? ; ;]AB?FF = =>G?=D Cc ? Gi? ]C C>BEG;@ F FA ]CG;=F ]:G;@ nG= BB ;>C? A= = B= = ? ; BB A= ; ;BEC;@B >9?A;=D?FDBB]=?;EB GG=F =CA; = =?@ @ 8BAB]C CHFA?C EB =EA;@ = B>T@8I=F ;8]G;@ FAkEF LF =>C= 8 8>??d = ^?B A= B??B= ; @ ^B;@;EA=FB Bg BF@F ]FF F C>BEG;@P 8CAB ?E ?> ]> BB = ;?= ;;>C? A= Q eEA8 FC=; n:CB ?C 8FCF ;;:B 9@ED { =>G?=]F ;??F F>? ?=B ; AC?;LC B @T ? B^B^;@G]D B;?d F C>;@=G;?=F ;;:B 898C; =B kCI= =;]E? FFC; AC? H ;LCEP gBB;?d ]9F>CT?=B=EA8 FC=; 9@?B[]> kCI= ;B ?@?8FCD =>G?=]F BAB>9?CBCB?Bd F AH B;?d F ;8]G;@ ?F =?@ ;9 I= ; =B kCI= = ^?B A= EB c jA=B g:=G;C9:E =??9V]@> ; 8 = E>= 8@ = Cd @=g?= kEBD?g;; G^; > 8@> >C=B>G?=]9EA;>=i?^BF kC;;@F ;C ;d >8 F>;B=E>?ACB 8A==F@EB= C= A G;?=D; E> EACC= FHG >CBEF>]9 = FFC D B= =@i?D ;; ; CB= ;= EA8 FC =>G?=P

" # ! ! $ %

&'()*&+ '.*.0*&1 &'.356 ,*(2+ 4Q |

0123 45675955

}kE9F mF>CT?=BF ;;:B;LCE ?E8CBk@C B8@ = ?@?8FC ; AC? 9@?BA9?A B8B B F ;;:B;LCE ]=BBF>EG;EB>;G;>:A ; AC? 9@?B C]:AB = C?? AB;> ]9?=]C?i?>F>;^;A=?@C?B B?kC I; =YE~B@ CBD;F 8 d A;kCGA>A=GBu> @ F =C:@CBP T?Bg?> Q 8A= = G;?= ; FGB>;8]G;@>F G;?d BF FFC ; ? ^?B A= ; FI= AE>i?>]C = k@CG;@ F >C?= ];@F >= ;;>C= BB B8B A= = ;HI C>B= d kC;?= ;?>BB= ]9F>CT?=Bm >B ;]ABD =AEF> A@9F> ;B ?@?8FCD>8> n;>>B ?F>=??FF F ;8]G;@>F G;?d j>??B= A?]AT9B; ; ^?B A= ; FI= 8@ E ? k C@CB A= F 9Bd ; = ?Y? F kC;? A= ;BFG;@ B ? I= : AE= = =AEG;@D F>BB@CcA==F>8 CG;@D;BF>CT?=BF> ;ECE;?BF ;EG]? A=]9 ?@?8FCD= ]B= ;@T9EF>A C:9I=F >@C Cc> >B;;?= B;8Bd = ;=P 798 = >:?@>?ADB;E F EG;EB?Bd F ;;:B 8:; > ;8A; @ > ECB B = C?9 I= ; AC? ; c ;LCE ;F>C:G; F ];= ;@Ck>F>HC= >: A= F 9@?B = ;? > ; CI> B?B = i?>;G;@> = >@C9@?= ;= ;LCEP z U=E>?AC >;]C >?AC > ;F>?8I=F ;;:B A;> i? ;G? =i? F ?C ?d ; AC? = B > B @T ;LCE kC;; AC?B>=>G?=;E@=D;B=F 9@?B=AEG;;:B = EA8 FC>B? >F EC= H EG@Ck> ;??B]9[WKK\D8 EA?;B 8@> d = B?BFkAF> ;B ^; =>FCGE>= A= :CA?H?D@? EG== ];= F ;;:BB^??BF ;;Ei;> B> = > CI> B AC? F8CF ; SB]DF B;@>F :CI== ? =@FD= E>= F @?8 ; :A; ; ;Bd 8 G]CBB > 8@> ; @B>=@ F>B;;:B;= ;EC= >@CB> ;E>= CA]C; ;> AC? > AB:> ;=?? 8@> :CA?H?DEG= BCG8;Bd F>?H>? A= F ;;Ei;> = ; ACI= = A;@ @> B G; F>CT?=BA CF F F>CT?dD>8@> ;GB8;I= ?@?8FC B;; ; ?@?8I== E>= F A@Ad F>BCFD>]CB @E?B ;EG;EB>;= :>= EG ;> ;;B ;F>LAE> = C?? > B@> = ]>=9 ;>BP z e> B;@> EA;> AC > ; B@C B= F :CI= R :A; =E>? i? 8=? F> ; ;BdD = = c ? =@FC>F ;;:BEG;EB?B=; ;EA8 FC> G]CB=; ; AC?D= C?9 FC> =>G?=; c 9C>=; =GB?BEAC@>?@C?F kC;? A=F ? ;]FGkC 9 C=@ =T9;B>;=AEG;@ ; H c B B ;;:B;LCE EG];= ;]B= FkAF>]9>]gC= AC? 9@?B = CI> Cc> ;??= ;= C]?> EAC@A;D;B=F EGB=;@;B]=8B]CAC?A =@BB@>F EC= = kCB CEC =;;:B = G= A=F B>A@CF>; EAC@> G;@ ; >?B8B ;>> =@B=P z [UUKKL=9E9A;= EAC@> ;;CF> ACB;@> f =B=F > =@B= E9TB= ;@; :A; F :CI= F>CT?dD? =@I= EG;EB?Bd ; ; ;BdD ?@?8I= G]CBdD = C?9 I= c EA8 FC> 9 C> ^; B8G A J>; S@C?B= =>G?=; ? ;D 8 @B = ?@GB A;9 F H : WB?A9>=C:>CF> E=BDd ;?@B=P z e ];= F 9 8FI= F> FkCAB L E98B= h CI ; ? ?Bd B ?;;I> BE9F ^ B@E]FG;@DEG]C=??B;Gi? >GBBD]C A;?BB A; = ;?FEFF nGB ; A9 BB EF >T CB=EGT> A E>=GB:A9B=;BdD BB 8G;EFD= B; = 8@ C?BF ]CI=; FH =>CBD;@;=@= k@C>B EA?u>@E?B ; ;; T;HC AC 8C> B=;D > =FI; LAE> ;=a E> ]C = F>BV F> 8?BD?E8A= B EAG?B BB ;]E= B >A> A9?F F>=??FF F ;8]G;@> ;:CI=;@B> >d ;B ?]AT9B; ; ^?B A= F ;Bd CAG?>= > ? ]=;u>]C BFGBF F ;;:B ]C = ];= F> CjI; BB ; AB ; AC?D BB > CI> = EGT>Y;>;]C=E>=F F ;;:B;LCEP = 8@ ? BB 8@ = ; AC? 9@?B H z W=J> GBA;9B=WB?A9]FGEAC@C?CG;@ l ?@ S@C? F E=BD=; =@BB9 ; A; ; : H B;;:BF ^;];?B =EA8 FC;=EA8@ F AC? ; 8 CE>G =>G?= =jA= ; EA8 FC>;AF>]C= Ad F ?@C>;F k@= =>G?=;C8?= =EG8V= ;A;;>> ;B= 8 F FC?DEj ECB>j ?89= >]C= Bspq ; ?;@ 8B B: ;B :B 8 8;?C p rD = B;FF>; 898C@AdD;F ^;B;;:BB^??B @A?= G^B^; ;>=F>; 8 AC? F8CF >j =?ABF>EB F>kA; ?EA?BBDB>TC ;B C8F B VGBB =@> A;@ F> B; H ]^;B EAC? VF;LCE> 8?B ^; ; C:; ;8A> ;@B> ?C9@?BD >A> 8 G];8G T= >B 8?B >9C> 8?B ;9B ; >>; > F ?GB>D >A> =B;D >A> g? > ?@GB ; E E:CI=^B??BB =;Bd 89 EFP k z [9:> I= >;8B = ]=8=;?F]A;@> ; AC? Q ;?Bd B>:CB> CF@C>A;;FA;F ;;:B 9 ;LCE ;B>EA8 FC>9C>=9CB;> B>>>; > 9@?B = =>G?=; ? ; ? ; E>= = ?@GB H H F F>CT?d ; @B> >d F EA;>=i?> ; ; ?@?8I= CAG?>= ; =E>?AC= ]C >?AC= F >C?= ]T?= F ;;:B ;LCED ;G?>=i?> = ;HI t9 ; AC? 9@?B E G;?A;C>BEG;@ F E>=F @B>=@ ;H9?= FB@ ;>C? A= = 8@ = CA]C; A=HFD E98B= EG T> ; E?C= knF> ]9 ]FC BE9F = B; G C@ ?> ?B= ;= =; L EA;;@DEG]@F B eWJ;;8CB BB?I; F =EFA; = ;? = = k@B > H9 u> ; A B HB?FF @E?BF>C^;? A= F B;> B>>>; > ?T9B;LAE = ;8CG;@> ; E>= = ?@GB ? F @B> >dD; E9TBD; AG; F>; C>>F ; CAG?>= ;;CC G = B G];B ; @B> >dD>EAC@>F 8=F>>>; >F @B> >dP CAG?>== =@B= ; > = ?@GB ;CAG?>=

')( - /1 .*/0. 3)0- 4 3*6+7 81+.-+ (*+ . 0 . +(1+2 +4/ . - +/ + -8.9 + 5 :3 .9 7 :+0;-7 .3/- :=/-> +6/.- 4 3.49 + +5;. / ? E4 /C++ + 14 492 81+. 13 1-0673/ D F:0. 7 +86:;-- -8./ A/ 9 + / 0 - +G/71B;1+/49> ? I.(/4 03 )08.7.17.G:-(9 /7:1+0 H .1.+6+J34 +044 37;- 1++71+ / / :76.3 =+-7 81+.-6+/1+403B;-+ +-K0 + -8.9 740 (-/49> ? I IE@@M7.N 7 86:01/ )*):3 7844 4 L /:+ + - +O84 +4 44 +)33 (/77 :=/4:3P1 7 7.:-349 - /.//9 7 0/4+ + 13/ )0/4 E-Q+. 3P3 G)*.49 :3/+0 G4(;-7 IE@@M2 ( + +++ +/);- +0 1+ 049 4 1 K)( - /1 4.*/> (*+ .0 . +(3 + D S+ 83-864+/49 7 3*1/2. /+*1/. 13 R 4-7 - )*. ;- ++O844 753O84 +0 ) + 4 81+.-A/. 756 .3 736/42 1 T / . -8./134 ++ + // 7. - 6=0 46//04/-:):73-871+ 7 1.30 2+- -+81++0> 5 D I:.3 +810(3(4Q/.=3*6+ .+/)4IE@@M U +47 -.0/403(4 - +/ +:842 / 1-7.N 7 4016/ :0/ 14 +P11+32 - +03 9 /:+ + (-- 4 436-/) /48/4:3 .4 51(447306+04 V//03-7 V/4 +@13/> /8)7 /+4 1+ - 1.J/ + 1. +*4 D X 3+303 + - +O84 3:/7 V//J/7 V/4 + W - . 0 47 86:01/:C3 - 1. 3 + 1. 4 4 0@13/244(;-1 :-+. 7 7P1;-+813) 7 +*4 049 - 38.- + +//9 -0-+ + :+- +03P.1- . /.3 +0+4 86:01/.7 3;. 4/4 9 + 1++ 13 . - +O84 4 IE@@M> D I8/3 7 7303 2.+1N. +/+4/4 7.17. Y 3J/ 4 / -/ 4 3(/+ 7) 30 . +044 4 0- + 4 = 5 / 3.)+ :1O84 +0+4+0.+-Z 8.7 .037 +-53 +71/. 13 *1+ 816/- - +- + ++*4+J38 :76.3 13/ )0/4 -+ +:=/ . 8 D @13 4 43 (;+ +8(/4 81+/4 :))*. ;-7 [ 0 . 0=/N. \). . -P3 . +4+/49 + + / 5 7 ) 3*1/4 7303*3)4IE@@M2.A43.-.=)49 +O84 - /+-]+47 +0 +:14/B;/ .) A/:)86:/ 1-7 81307 *.9> -/ 34 +- ( 36+0 - -04- + +07 E-081+G^^@@+G4(;-7 IE@@M2(*+-/6Q+. -40 049 4 K)( 0 ( + + .*+ +(> D `40 ++04 Q40 06:33 2486+84/49 :) _ 1- 51() (1- + -A/ - 3/) ;- +4 B 4+0 40:-(- 7. +871+ 7 ++*4 +J38 *1+ (-3703 - \++0. + 13/ )0/4 7:1+7 403B;-7 ^^@@> ++7 + (-/49 4

" # ! ! $ %

I8347 3*);-7 8-+4/4+7 3*);-7 .3/- 7 +8 4+(49 + -:30 . 4+(49 + +5;. + 5 ++*4+J382(*+- .*/0./1> 13/ )0/4K)( .+(1+ 0 . + D I.-:3047 ++3/49 33)/)3.+ +6/ 9 ? 8-+4/ .+)0P ;-(4204+7 :3 . - ( 5 /8 0( . 403B;- 38=6 84.P8;- 7 81( 7333) (-/492 +++ ).//49 + -.6/- (42 .=).+8-+4/47 ++3P8;-33)+:.(6 4 (84. -:30 + )0//49 (42 -.+ . 5 03P. 7 P3+/ 1- 51(44 4. 7.-0. 8. 4/4 + -186+0 /8)7. - +81-2 44+77.4 7.-/N.3*)6+03.81+11+ 4. 01/4 . /:.;+ +(4 14+ -83+0. .3/- 7 ++3P8;-33) +5;. + )0//49 (4> D I.:3 ./13 .7 .3/-:=/-7 7./(;-7 D +6/.-A/ + +5; 10);+2\4.++ 7P8;+7 + /064 )0/D a(1-4P8)49 810033 *)3 4+:4/44:3 H 47 / 4/ ;- -. 4 /+(4/ 7 30 7 . B 4 3 7 8 4+0 7 .03+J3824 IE@@M24034/4 1+ G *1+ - +- )0/) 10 6+0 + 5 / -/9 7 :1)4+:7 P3 386481+.-A/2 6:.;- + +4/ 72-+ /64 - -8./134 7 :3 ./134- 403B7 7 .3/- +/.44N.7 +6/.-A/ ( (-/44 + +5;. 10);+ + ++*4+J38 03 7 86:- .-7 4(07 81(4 13/ )0/4+6- + - 36/. + K.+ + -702 5.1-G4+(;-7 81(4/3*)3G 7.-/N. /47 7Q49 4 -70 3+(4 . /:.;+ 3*)6+03.- 81304.4)A+. +(4 14+ ( -04(/ :/ 5/> 8 D @681-6/4+8643*);-7 .3/- 7 ++*4 L -P3 77 - +(49 + +5;. + 13/ +J38 + /-21./.44N.7 *3;- 04. .9 + )0/4 65*3 4 10);+ + +492316/.7.3=/9 7 ++*4+J3826/ )149 - 4.36 /0/(;- + 13/ )0/4+ 6:40;- ( ++ / )1442756.3-.34- - ) 0.7 3P31/ 6:407. ++ + =+57. ./ + + ++O84 6/ :3 +:.;- 7 :=/- + *3)+ 7 ::);44 \-/9 - H I:334 ++;-7 ( 81/9 4-647 -+49 R 40 7 7089 + 64 -7;- 13 )+ :3;- ( / 7 81/*1/.6 .1/):3 Q+Q/4 1- / 4 + 316/.- @.+84 44 ( 1 cE -++86 Q4/4++.*314 -c J( 7. f :3 - () 7 +(4;2 @X 6 7 .3/- 48)3. :-/- :). 4+0. 7 *3;+5;. 1/ + 357 +- *1+ + +492 4 04. .9 +7.3=/9 51(4-4 cE2+ 1.44316/.- /0/(;- /8)7.- f .6Z(:3 . 764.4+0.+81( 73. + / *1+ -.6/-+>&

0123 45675955

215+-045 (2-+ 05: ;3?*0 :( 41=60 0 -3) /**)+ 0*) 2458=3 -) - +3?(0-1152-6-*-22(@-*011(B37 * * = 1E5;*3 ;** 5;**-* 3 0 :: 5: -40 1 ( 1 - ) 0 5-?:B *31 -:-3 (0 + +24*)60 81 :524/*(* () 4*)- 5 03 (57 392 0 1*+4 1 + 2=)(5+ )>0+ +-0:@-*5-9+2- * (45 + ;54*:5* 3; 5)(* * =5)- 0 ** - 5 ( ++ 4* : 0)(* ( *;:234,*00*(;0A)15;0 (---* -+-5-E4/1*21*/(* 3:5* 4/15)- 5 (=* - 0=50 *0:= 0 :)45 0 3: 5* 5);01-0+45 (++/05:-:0*0+ 0*57 1=) * /160B 92 /1505 + E1 *-?::50 0)+1- *045 :(E2+B '(*+,*/1+24*)6081+2 513:0560+ +31(;5=?-57 =:;*1)-+2*0,*(*57 5 0):5+ *:=60*-+2*0;*1)-=:; 50;1-=6*;/15:- /0*0 + =: 0 + +2*0 )- *03@- 0)15; 18)- * *- 3 * *1)=?-5:0 0 + 1-=6* =?-5:5;0+( :)15; *:=) - 3 * *03@- *:=) - 1*- (*(A A 2135*;>0:@- *40:0 *2;581-1+(:5D+0; :2=1-*/-6*+ ) -)B+ 3:/3C25 217A /121-1210;*:@-)B + )+- - 03 (0 0::: 5***;*3--+2-**2* *00 0 +24*)- E251=)0 550 (1 )0 0 54::)5:0B *5: - )- 045: - 3 + (-1) A A A

" # ! ! $ % &

0123 45675955

'(*+- *.01 )2-(.67/ 1 43 .849. )( ))/ . 34)5/8) .9 .)/3): ) ; =-304+1)9 9 19 1- *.01@). )+1+(0 < )1 3- >* 1 4 ) )/ / ) 7A* 1 + ? A. 3 )9+C - D+) - ?E*1-(0)9: +) +