9 - fundição

3
2.0 Processos de Fabricação 2.1 Fundição É o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que se pode produzir por esse processo. Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. As peças fundidas podem ser de materiais ferrosos ou não-ferrosos. A fundição permite a obtenção de peças com formas praticamente definitivas, com algumas limitações de tamanho, formato e complexidade. O processo de fundição aplica-se a vários tipos de metais, tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e respectivas ligas. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, zonamento e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação como o forjamento. Exemplos de peças fundidas: conexões de tubulações, bloco do motor de automóveis e aviões, pistões, anéis dos pistões, bases de máquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela.

Upload: jeansamuelvisentinlopes

Post on 10-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Fundição com linguagem simples

TRANSCRIPT

Page 1: 9 - Fundição

2.0 Processos de Fabricação2.1 FundiçãoÉ o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que se pode produzir por esse processo.Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. As peças fundidas podem ser de materiais ferrosos ou não-ferrosos. A fundição  permite a obtenção de peças com formas praticamente definitivas, com algumas limitações de tamanho, formato e complexidade.O processo de fundição aplica-se a vários tipos de metais, tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e respectivas ligas. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, zonamento e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação como o forjamento.Exemplos de peças fundidas: conexões de tubulações, bloco do motor de automóveis e aviões, pistões, anéis dos pistões, bases de máquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela.

FIGURA 03 - FUNDIÇÃO (Fonte: Wikipedia)

2.1.1 Descontinuidades nos fundidosAs principais descontinuidades são:2.1.1.1 Chapelim - Descontinuidade proveniente da fusão incompleta dos suportes de resfriadores ou machos.

Page 2: 9 - Fundição

2.1.1.2 Crosta - Saliência superficial constituída de inclusão de areia, recoberta por fina camada de metal poroso. 2.1.1.3 Desencontro - Descontinuidade proveniente de deslocamento das faces de contato das caixas de moldagem.2.1.1.4 Enchimento Incompleto - Insuficiência de metal fundido na peça.2.1.1.5 Gota Fria - Glóbulos parcialmente incorporados à superfície da peça, provenientes de respingos de metal líquido nas paredes do molde.2.1.1.6 Inclusão - Retenção de pedaços de macho ou resfriadores no interior da peça.2.1.1.7 Inclusão de Areia - Areia desprendida do molde e retida no metal fundido.2.1.1.8 Metal Frio - Descontinuidade proveniente do encontro de 2 correntes de metal fundido que não se caldearam.2.1.1.9 Porosidade - Conjunto de poros causado pela retenção de gases durante a solidificação.2.1.1.10 Queda de Bolo - Descontinuidade proveniente de esboroamento dentro do molde.2.1.1.11 Rabo de Rato - Depressão na superfície da peça causada por ondulações ou falhas na superfície do molde.2.1.1.12 Rechupe - Vazio resultante da contração de solidificação.2.1.1.13 Segregação - Concentração localizada de elementos de liga ou impurezas.2.1.1.14 Trinca de Contração - Descontinuidade bidimensional resultante da ruptura local do material, causada por tensões de contração, podendo ocorrer durante ou subsequentemente à solidificação.2.1.1.15 Veio - Descontinuidade na superfície da peça, tendo a aparência de um vinco, causada por movimentação ou trinca do molde de areia.