80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam...

5
Feira Internacional de Lisboa - Newsletter #37 80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam estratégia da INTERCASA Concept 2009 A ‘INTERCASA Concept, Feira Internacional de Soluções e Conceitos Globais de Decoração’, realizada na FIL – Parque das Nações de 3 a 11 de Outubro, confirmou a importância das alterações estratégicas introduzidas na 33ª edição do certame. “Esta feira foi muito bem recebida pelo público. Apesar da actual conjuntura, 80.000 visitantes estiveram presentes durante os nove dias da INTERCASA Concept, onde puderam encontrar a oferta de produtos e serviços de mais de 250 expositores directos, representando um aumento de 20% no número stands” afirmou Miguel Comporta, director de Área de Feiras da FIL. Este sucesso deve-se ao novo enfoque estratégico dado ao certame, integrando sectores até agora ausentes, o que permitiu uma maior abrangência e uma oferta global, com destaque para a inovação tecnológica e a vivência “eco” de todo o espaço habitacional. As iniciativas pioneiras Lisbon ID – Interior Design, primeira grande exposição de design, e Hotel Ideal – Green House Hotel foram também dois projectos âncora que provaram a sua validade e importância no seio da INTERCASA Concept. O Green House Hotel – Hotel Ideal, um laboratório de ideias de arquitectos e designers de interiores que compõem um Hotel de raiz, reuniu nomes destacados da arquitectura e decoração de interiores nacional. ”Esta foi a montra de um saber fazer que há muito ultrapassou as barreiras nacionais para mostrar o que de melhor se faz em Portugal no que respeita ao design de interiores. Testemunhámos diariamente que este é um projecto muito mediático que concentra o interesse e a atenção dos visitantes e é, em si, um motivo forte para visitar o certame”, afirmou Miguel Comporta. “Já o Lisbon ID foi uma iniciativa, que espelha muito o caminho que a INTERCASA Concept irá seguir. Foi um pequeno grande passo para nós e contou com um parceiro inexcedível na organização de uma mostra vibrante, e esclarecedora do melhor file:///Y|/iWeb/WEB_DESIGN/2009/FIL/FEIRA_INTERNACIONAL_DE_LISBOA/200911/_final/news-37mais.html (1 of 5)09-11-2009 15:28:01

Upload: duongcong

Post on 30-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam ...newsletter.fil.pt/out09/Newsletter_37mais.pdf · de projectos aeroespaciais, camisolas para medições de sinais vitais ou casacos

Feira Internacional de Lisboa - Newsletter #37

80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam estratégia da INTERCASA Concept 2009

A ‘INTERCASA Concept, Feira Internacional de Soluções e Conceitos Globais de Decoração’, realizada na FIL – Parque das Nações de 3 a 11 de Outubro, confirmou a importância das alterações estratégicas introduzidas na 33ª edição do certame.

“Esta feira foi muito bem recebida pelo público. Apesar da actual conjuntura, 80.000 visitantes estiveram presentes durante os nove dias da INTERCASA Concept, onde puderam encontrar a oferta de produtos e serviços de mais de 250 expositores directos, representando um aumento de 20% no número stands” afirmou Miguel Comporta, director de Área de Feiras da FIL.

Este sucesso deve-se ao novo enfoque estratégico dado ao certame, integrando sectores até agora ausentes, o que permitiu uma maior abrangência e uma oferta global, com destaque para a inovação tecnológica e a vivência “eco” de todo o espaço habitacional. As iniciativas pioneiras Lisbon ID – Interior Design, primeira grande exposição de design, e Hotel Ideal – Green House Hotel foram também dois projectos âncora que provaram a sua validade e importância no seio da INTERCASA Concept.

O Green House Hotel – Hotel Ideal, um laboratório de ideias de arquitectos e designers de interiores que compõem um Hotel de raiz, reuniu nomes destacados da arquitectura e decoração de interiores nacional. ”Esta foi a montra de um saber fazer que há muito ultrapassou as barreiras nacionais para mostrar o que de melhor se faz em Portugal no que respeita ao design de interiores. Testemunhámos diariamente que este é um projecto muito mediático que concentra o interesse e a atenção dos visitantes e é, em si, um motivo forte para visitar o certame”, afirmou Miguel Comporta.

“Já o Lisbon ID foi uma iniciativa, que espelha muito o caminho que a INTERCASA Concept irá seguir. Foi um pequeno grande passo para nós e contou com um parceiro inexcedível na organização de uma mostra vibrante, e esclarecedora do melhor

file:///Y|/iWeb/WEB_DESIGN/2009/FIL/FEIRA_INTERNACIONAL_DE_LISBOA/200911/_final/news-37mais.html (1 of 5)09-11-2009 15:28:01

Page 2: 80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam ...newsletter.fil.pt/out09/Newsletter_37mais.pdf · de projectos aeroespaciais, camisolas para medições de sinais vitais ou casacos

Feira Internacional de Lisboa - Newsletter #37

design que se faz nacional e internacionalmente, tendo constituído um fórum participado e dinâmico para designers, indústria e o grande público”, acrescentou o mesmo responsável.

Na sua 33ª edição, a mais emblemática feira de decoração nacional registou um aumento de 20% no número de expositores directos face à edição transacta, com mais de 250 participações, das quais, o Lisbon ID foi responsável por 75 delas.

. Saiba mais em: www.intercasa.fil.pt

Portugal Tecnológico recebeu 23 mil visitantes e ajudou empresas a fazer negócio

Evento atraiu investidores, profissionais e entusiastas nacionais e estrangeiros

A edição de 2009 da Mostra “Portugal Tecnológico” registou um crescimento de 40,5% do número de visitantes em base comparável. A maior mostra nacional de tecnologia e inovação reuniu 200 expositores, que representaram 700 empresas e 70 entidades.

O Portugal Tecnológico 2009 recebeu 22.885 visitantes nos quatro dias em que decorreu o evento, um número que representa um crescimento de 40,5% em base comparável, ou seja, tendo em conta os mesmos dias da semana da edição anterior. Nesse período, a FIL, no Parque das Nações, recebeu mais de 6.500 visitantes do que no ano anterior. Em termos absolutos, a edição de 2009 registou-se uma quebra de cerca de 3% face ao total de 2008, o que é explicado pelo facto de a Mostra ter menos dois dias de duração, dos quais um domingo. A maior mostra nacional de tecnologia e inovação reuniu, de 7 a 10 de Outubro, cerca de 200 expositores, que representaram 700 empresas e 70 entidades. A mostra apresentou as melhores soluções desenvolvidas em Portugal em sectores tão distintos como a Energia, Telecomunicações, Educação, Saúde e Mobilidade, a que se juntam alguns dos mais bem sucedidos processos de E-government europeu.

O Portugal Tecnológico 2009 foi o palco escolhido para a apresentação dos 19 pólos de competitividade e tecnologia que estão a criar vantagens competitivas para Portugal através da inovação e tecnologia. Mas também foi o espaço onde os visitantes puderam conhecer os projectos de base tecnológica que as empresas e instituições estão a levar a cado e que contribuem para o desenvolvimento das diversas regiões do País.

file:///Y|/iWeb/WEB_DESIGN/2009/FIL/FEIRA_INTERNACIONAL_DE_LISBOA/200911/_final/news-37mais.html (2 of 5)09-11-2009 15:28:01

Page 3: 80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam ...newsletter.fil.pt/out09/Newsletter_37mais.pdf · de projectos aeroespaciais, camisolas para medições de sinais vitais ou casacos

Feira Internacional de Lisboa - Newsletter #37

Os milhares de visitantes tiveram a oportunidade de contactar com muitas das mais inovadoras tecnologias made in Portugal, como o primeiro carro eléctrico português, a guitarra de carbono, o ecrã plasma de 360º graus, a mesa e a parede interactivas ou os diversos robôs e protótipos. Mas também foi possível verem aviões não tripulados, ETAR modelar, centrais para detecção remota de incêndios, componentes de projectos aeroespaciais, camisolas para medições de sinais vitais ou casacos de montanha.

Para a organização do Portugal Tecnológico, “a edição de 2009 representou um sucesso, não só pelo crescimento assinalável do número de visitantes em base comparável, mas também pelo salto qualitativo verificado no perfil do visitante. O Portugal Tecnológico é hoje um evento que reúne não só os curiosos das tecnologias e inovação e os que querem conhecer melhor o que de melhor se faz em Portugal nestas áreas, mas também recebe e gera valor para os profissionais dos diversos sectores envolvidos e para os investidores, tanto portugueses como estrangeiros, que procuram fazer negócios e conhecer o mercado”.

Saiba mais em: www.portugaltecnologico.fil.pt

Arte Lisboa afirma-se como feira ibérica, com a participação de 67 galerias, das quais 31 são espanholas

A próxima edição da ARTE LISBOA – Feira de Arte Contemporânea abrirá dia 18 e ao público dia 19 de Novembro no Pavilhão 4 da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, com um programa de oferta de âmbito artístico e galerístico que reforça a sua posição de referência no panorama ibérico das feiras de arte.

A promoção internacional da feira e do mercado de arte continuam a ser os objectivos principais da ARTE LISBOA e, nesse sentido, a mais interessante novidade desta edição é a forte participação de galerias espanholas. De um conjunto de 67 galerias, 33 são portuguesas e 31 espanholas, contando ainda com a participação de galerias da Coreia, Cuba e Hungria. A colaboração da feira com Espanha tem tido uma intensa continuidade, sobretudo pela sua proximidade geográfica e cultural, prefigurando-se como uma área de expansão natural do mercado de arte e do próprio contexto artístico português. E este é sem dúvida um dos resultados positivos da renovada etapa do projecto ARTE LISBOA, que a cada edição tem vindo a potenciar o diálogo entre Espanha e Portugal mantendo firme o seu forte compromisso e contributo para a dinamização do mercado galerístico ibérico. Outra das grandes novidades desta edição é a presença de novas galerias que participam pela primeira vez na feira. Cabe destacar também a sua relevância, já que se incorporam galerias de referência no panorama espanhol e internacional.

PROJECT ROOMS

Paralelamente à presença de galerias espanholas no Programa Geral da ARTE LISBOA, núcleo central da feira que oferece um diversificado e plural panorama da arte contemporânea, chama-se a atenção para a presença de Espanha no programa PROJECT ROOMS, que contará com um espaço destacado no recinto, especialmente dedicado a divulgar a arte espanhola das últimas décadas. O programa comissariado pelo espanhol Óscar Alonso Molina, curador independente e crítico de arte do jornal “ABC de las Artes”, apresenta onze projectos artísticos desenvolvidos especificamente para esta ocasião por alguns dos mais interessantes artistas da cena artística espanhola, desde a década de setenta até à actualidade.

Na próxima edição, a secção de PROJECT ROOMS, contará com onze participações dos seguintes artistas:

Juan Carlos Bracho CARLES TACHÉ, BarcelonaAlejandra Freyman PEPE COBO, MadridMartín Freire FULL-ART, SevilhaPaco Mesa e Lola Marazuel BLANCA SOTO, Madrid

José Luis Serzo SIBONEY, SantanderSimon Zabell SANDUNGA, GranadaJuan Zamora MORIARTY, MadridGuillermo Pérez Villalta SOLEDAD LORENZO, Madrid

Curro González RAFAEL ORTIZ, SevilhaPablo Milicua FERNANDO LATORRE, MadridCurro Ulzurrun TRINTA, Santiago de Compostela

file:///Y|/iWeb/WEB_DESIGN/2009/FIL/FEIRA_INTERNACIONAL_DE_LISBOA/200911/_final/news-37mais.html (3 of 5)09-11-2009 15:28:01

Page 4: 80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam ...newsletter.fil.pt/out09/Newsletter_37mais.pdf · de projectos aeroespaciais, camisolas para medições de sinais vitais ou casacos

Feira Internacional de Lisboa - Newsletter #37

Luzes, câmara, acção! [Até onde o fio do conto nos levar] ÓSCAR ALONSO MOLINA

A partir da fractura do paradigma estético tardo-moderno, nos anos setenta, a recuperação do espaço narrativo (ou por assim dizer, no sentido mais preciso: a introdução mais ou menos consciente do relato na imagem), constituiu um dos focos mais chamativos de constante experimentação e reivindicação de toda uma série de novos artistas, os quais vieram considerar no seu conjunto completamente esgotada a rígida proposta do formalismo, omnipresente ainda naquela altura, empenhado em manter nitidamente diferenciadas as condições de existência específica de cada uma das artes. O teatral, o literário, podiam então ser introduzidos de novo no plano – por exemplo – da pintura. Por conseguinte, a biografia, a fábula, o conto seriam susceptíveis de voltar a formar parte do tecido semântico da obra de arte.

Em perspectiva, este parece ser um dos aspectos inovadores mais chamativos e desafiantes das inércias herdadas daquele momento crucial, tão complexo; e, no entanto, de forma talvez surpreendente, foi rapidamente assumido pelo meio no seu conjunto, até ao ponto de quase não existirem, nos nossos dias quando a presença da fotografia, do vídeo e da animação ocupam um lugar sem precedentes no seu desenvolvimento, quase estudos concretos fora do meio audiovisual onde, a verdade seja dita, tanta rentabilidade deu.

Pela sua natureza, a imagem-tempo, e até em boa medida a fotografia na sua radicalidade indicial, estão relacionadas com a ordem da história de forma diferente que nas outras artes plásticas, como o desenho, a pintura, a escultura ou o collage. Aspiro a veicular, através do meu comissariado do programa Project Rooms para a Feira de Lisboa’09, uma pequena amostra inevitavelmente selectiva que permita conhecer os aspectos relacionados com o desenvolvimento da arte espanhola das últimas décadas.

COLECCIONADORES - PROGRAMA SOCIAL

Com o objectivo de fomentar o coleccionismo local e internacional a ARTE LISBOA continua a dar especial atenção ao programa desenhado para os coleccionadores convidados. Disponibiliza-se assim nesta edição um amplo programa social em que participam coleccionadores privados bem como membros e representantes de instituições e organizações que apoiam artistas contemporâneos através da promoção do coleccionismo. Entre eles figuram membros da Rede Independent Collectors, plataforma que congrega uma rede comunitária de coleccionadores oriundos de mais de setenta países; associados da rede internacional The Art Club, com sede em Nova Iorque, que reúne coleccionadores e profissionais de arte; representantes da Foundation pour l’art contemporain Claudine et Jean-Marc Salomon e da Foundation Antoine de Galbert, La Maison Rouge, ambas sediadas em Paris; e representantes da Área de Cultura de la Deputación de Málaga, entre outras instituições e coleccionadores privados.

Este programa de actividades paralelo, que se dirige igualmente a galeristas, comissários e correspondentes da imprensa internacional, acolhe diferentes eventos, visitas e encontros de interesse cultural que marcam a agenda das diversas instituições da Grande Lisboa, das quais se destacam espaços tão reconhecidos como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Berardo ou a recém inaugurada Casa das Histórias de Paula Rego. Um dos pontos altos deste programa é também a visita que a ARTE LISBOA promove a ateliers de artistas, convidando os coleccionadores internacionais a conhecer informalmente a obra de criadores portugueses consagrados e emergentes. Saiba mais em: www.artelisboa.fil.pt

AIP-CE / FIL leva empresas portuguesas a Macau

Feira Wine&Gourmet Asia 2009

A Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial / Feira Internacional de Lisboa (AIP-CE / FIL), no âmbito do Programa de Acções de Internacionalização, Portugal Touch, promoveu a participação de empresas portuguesas do sector da Alimentação e Bebidas – vinhos, águas gourmet, enchidos e transformados de carne na Feira Wine&Gourmet Asia 2009 (W&G), que decorreu em Macau, de 22 a 24 de Outubro.

A AIP-CE / FIL, sensível à importância do mercado externo para o crescimento do tecido empresarial português e, no seguimento de projectos anteriores, iniciou em 2008 o Projecto Portugal Touch, co-financiado pelo QREN no âmbito do Programa Operacional factores de Competitividade/SI Qualificação e Internacionalização de PME.

O Projecto é composto por um conjunto de acções, a realizar entre 2009 e 2010, envolvendo um conjunto de empresas com perfil exportador e que abrangem os sectores de Alimentação e bebidas; Contract; Tecnologia e Serviços; Equipamento para cozinhas e bares; Equipamentos para a indústria e distribuição alimentar; Materiais de construção.

Estas actividades desenvolvidas pela AIP-CE / FIL são marcadas através de uma imagem colectiva que promove a qualidade das marcas e produtos nacionais, tais como a participação em feiras internacionais, missões empresariais, bolsas de contactos, troca e recolha de informação junto de parceiros devidamente credenciados.

No mercado da alimentação e bebidas (Grande Consumo, Gourmet e Food Service) a AIP-CE / FIL organizou a presença portuguesa na 3ª edição da Wine & Gourmet Asia 2009, que recebeu 7.163 visitantes profissionais de 16 países. Entre os cerca de 100 expositores participantes, encontravam-se empresas da Austrália, China, França, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Macau, Portugal, Singapura. A W&G 2009 decorreu em simultâneo com a Macau International Fair 2009 (MIF).

file:///Y|/iWeb/WEB_DESIGN/2009/FIL/FEIRA_INTERNACIONAL_DE_LISBOA/200911/_final/news-37mais.html (4 of 5)09-11-2009 15:28:01

Page 5: 80.000 visitantes e mais de 250 expositores validam ...newsletter.fil.pt/out09/Newsletter_37mais.pdf · de projectos aeroespaciais, camisolas para medições de sinais vitais ou casacos

Feira Internacional de Lisboa - Newsletter #37

Esta foi uma oportunidade para empresas portuguesas contactarem com visitantes profissionais, oriundos maioritariamente de Macau, Hong Kong, China e de toda a região Ásia Pacífico, e que reúne directores de Hotéis, directores de compras, Chefes e sommeliers de hotelaria e restauração, importadores e distribuidores, lojas gourmet, supermercados e lojas especializadas (fine food specialty stores), especialistas e apreciadores de vinhos.

Silvina Baptista, da AIP-CE / FIL, organizadora do stand de Portugal, confirma que “os nossos expositores obtiveram expressivos contactos ao longo dos 3 dias da feira, em conjunto com o programa de Hosted Buyers desenvolvido pela organização”.

FIL - Feira Internacional de Lisboa Rua do Bojador | Parque das Nações | 1998-010 Lisboa Telefone: +351 218 921 500 | Fax: +351 218 921 555 | Email: [email protected]

file:///Y|/iWeb/WEB_DESIGN/2009/FIL/FEIRA_INTERNACIONAL_DE_LISBOA/200911/_final/news-37mais.html (5 of 5)09-11-2009 15:28:01