8 milhões de ligaçõescemig.com.br/sites/imprensa/pt-br/publicacoes/documents...trabalho, fazendo...

9
DIA DO ELETRICISTA PROJETO úN1CO 8 Milhões de Ligações INFORMATIVO MENSAL PARA OS EMPREGADOS DA CEMIG OUTUBRO | 2015 | ANO XII | Nº 125 ESPECIAL DIA DAS CRIANçAS

Upload: others

Post on 20-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

DIA DO ELETRICISTA

pROjETO ún1CO

8 Milhões de Ligações

InformatIvo mensal para os empreGaDos Da cemIG

o u t u b r o | 2 0 1 5 | A n o x I I | n º 1 2 5

ESpECIAL DIA DAS CRIAnçAS

Page 2: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

Filiado à:

Informativo mensal para os empregados da Cemig Editado pela Superintendência de Comunicação Empresarial (CE) Correspondência interna: SA/19/B2 – Fone: (31) 3506 2760

Editor Responsável: joão Batista pereira - Reg. no 6159 – MTE

Coordenação de edição: Felipe Senra

Redação: Aline Caruso, Felipe Senra, Virginia nascimento, partnersnet

Estagiária: Luiza Cheib

Fotos: Arquivo Cemig, colaboradores, THZ Imagens

Diagramação: Carolina Vaz de Mello

Ilustração: Bráulio Guimarães

Impressão: Gráfica 101

Tiragem: 8.500 exemplares

EXPEDIENTE

COMUNIDADE 08Condicionantes ambientais

EsPECIAL 068 milhões de ligações

bOAs IDEIAs 09Projeto de eficiência energética

para sinalização

rh 05esocial

DA rEDAÇÃO 03Dia Mundial sem Carro

04 PONTO A PONTO Projeto ÚN1CO

11 PAINELUnificação dos perfis da Cemig nas redes sociais

12 COMEMOrAÇÃODia do Eletricista

ENErgIA vITALFeras do pedal

10

no mês de setembro, a Cemig completou 8 milhões de ligações em sua área de concessão. Inédito entre as concessionárias de energia, o feito demonstra como a Empresa se encontra na vanguarda do sistema elétrico brasileiro. Além da representatividade e grandeza do número, a ligação de número 8 milhões levou a Cemig de volta às origens. O consumidor que recebeu a ligação histórica, o lavrador Robson Aparecida de Medeiros, é morador de Conselheiro Mata, distrito de Diamantina, terra natal de juscelino Kubitschek, idealizador da Cemig.

nesta edição, você confere a cobertura do evento realizado em comemoração ao marco. Emocione-se com a história de Robson, que sonhou em construir sua casa e começou esboçando o projeto no chão de terra. Depois, levantou cada parede, comprovando que sonhos são sonhos, não importa o tamanho. O de Robson era grandioso e singelo ao mesmo tempo, e precisava de energia para se tornar realidade.

A Empresa tem orgulho de mudar para melhor a vida de tantos clientes. E sabe que os empregados compartilham desse sentimento e têm orgulho de seu trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica do mundo.

Você também faz parte das 8 milhões de ligações!

Da redação

03

8 milhões de motivos para comemorar

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro foi celebrado no dia 22 de setembro. Diversas atividades aconteceram para celebrar a data, que tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a presença dos automóveis nas cidades e suas consequências, como acidentes de trânsito e aumento da poluição. Trata-se de uma oportunidade de propor aos cidadãos que encontrem formas alternativas de mobilidade, em busca de um trânsito mais humanizado. Os empregados da Cemig não ficaram de fora. Em Uberlândia, por exemplo, eles contribuíram com esta reflexão pela mudança de hábitos, deixando seus carros e motocicletas e indo para o trabalho de bicicleta (foto da página 02). A Cemig parabeniza a atitude dos empregados!

DIA DO ELETRICISTA

PROJETO ÚN1CO

8 Milhões de Ligações8 Milhões de Ligações8 Milhões de Ligações

INFORMATIVO MENSAL PARA OS EMPREGADOS DA CEMIG

O U T U B R O | 2 0 1 5 | A N O X I I | N º 1 2 5

ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

Workshop de Mecânica para Mulheres

no dia 30 de setembro, foi realizado o Workshop de Mecânica para Mulheres, no auditório do edifício sede da Cemig. A instrutora e mecânica Roseli Oliveira ministrou o curso e mostrou que o funcionamento de um veículo é mais simples do que se imagina. O evento, que também teve transmissão por videoconferência, atraiu a atenção das participantes do início ao fim. Elas aprenderam desde as funcionalidades e localização das peças no carro, até explicações sobre a manutenção do veículo na oficina, além de como agir em situações de emergência e dicas de como economizar com cuidados e manutenção básica do automóvel.

Ex-aprendizes Cemig/senai se reencontram na Escola de sete Lagoas

Ex-aprendizes do acordo Cemig/Senai, do ano de 1980, estiveram de volta à Escola da Cemig em Sete Lagoas. nas comemorações dos 35 anos de Empresa, dez empregados, ativos e aposentados, se reencontraram para confraternização na Escola. Durante o encontro, estiveram presentes alguns dos instrutores da época, como o diretor Wenceslao de paula Delgado, que com 88 anos demonstrou grande satisfação pelo momento. passagens da época do curso foram relembradas por todos num momento de grande descontração, saudosismo e emoção.

Turma de 1980 se reuniu na Escola da Cemig em Sete Lagoas

LEDITOrIAnovo! Melhor visualizado no Internet Explorer

Os sElOs IndIcaM cOntEúdO QUE VOcÊ EncOntRa acEssandO O EnERGIa da GEntE dIGItal:

EG dIGItal

c

OnFIRa as FOtO

s

EG dIGItal

s

aIBa MaIs EG dIGItal

cO

nFIRa O VÍdEO

EG dIGItal

En

VIE UM E-MaIl

Confira no EG Digital a cobertura que a TV Cemig fez do evento.

EG dIGItal

cO

nFIRa O VÍdEO

Dia das Crianças

Aprenda brincando com o jogo da memória

ENCArTE EsPECIAL

Page 3: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

04

Projeto ÚN1CO

ONTO A PONTOP

você sabe o que é o Projeto ÚN1CO? Para entender melhor essa parceria tão importante entre a Cemig e a Light, o Ponto a Ponto deste mês entrevista sérgio Mourthé (foto),

gerente executivo do projeto.

Eg - O que é o Projeto ÚN1CO?

SM - O projeto ún1CO consiste na unificação da gestão dos processos comerciais entre Cemig e Light, suportados pelos sistemas CCS, CRM e BW - SAp, com o objetivo de promover ganhos de eficiência nas operações das duas empresas e melhorias no atendimento aos consumidores.

Também está no escopo do projeto a implantação do G-DIS, para despacho de serviços comerciais na Light e também para a implantação do processo de serialização de medidores na Cemig, suportado pelo módulo R/3 do SAp. O G-DIS é um sistema de propriedade da Axxiom, empresa do Grupo Cemig, que faz o despacho dos serviços solicitados pelos consumidores, como uma nova ligação de energia, para as equipes de campo.

A dinâmica do ún1CO teve como premissa a escolha dos melhores processos de cada empresa, bem como a implementação conjunta por uma equipe multi-empresas do Grupo (Cemig, Light e Axxiom).

Eg - Quais as áreas e processos mais impactados pelo projeto na Cemig?

SM - As áreas da Cemig mais impactadas são:

• Relacionamento Comercial (RC): atendimento comercial;

“O PrOjETO ÚN1CO

CONsIsTE NA UNIFICAÇÃO

DA gEsTÃO DOs

PrOCEssOs COMErCIAIs

ENTrE CEMIg E LIghT, COM

O ObjETIvO DE PrOMOvEr

gANhOs DE EFICIêNCIA

NAs OPErAÇõEs DAs

DUAs EMPrEsAs ”

• proteção à Receita (pR): leitura, faturamento, cobrança, gestão de ativos e perdas comerciais;

• Recursos Financeiros (RF): arrecadação;

• Serviços de Média e Baixa Tensão (SM): serviço de campo.

Eg - Quais os principais benefícios que o ÚN1CO trará ao grupo Cemig?

SM - Há muitas perspectivas de ganhos para o Grupo. Os principais benefícios são a adoção de melhores práticas funcionais entre as empresas; aumento da eficiência na integração do call center; melhores condições para análises comparativas e consolidação de resultados e melhores condições para negociação de soluções de TI, bem como aumento das condições de sinergia na operação e desenvolvimento dos sistemas e nas áreas de negócios.

Eg - Quais as principais mudanças após a implantação do projeto?

SM - para a Cemig, podemos destacar alguns pontos:

• Arrecadação (ARC): disponibilidade de solução para pagamento Visanet, débito automático e rajada de arrecadação bancária.

• Atendimento (ATC): solução de canal de atendimento em redes sociais e solução de cadastro e descadastro de débito automático.

• Gestão de Ativos (GAT): gestão de ativos de medição.

• Cobrança (COB): automatização de ações da régua de cobrança; disponibilidade de solução de campanhas de parcelamento e de melhores critérios de seleção de corte nas ações de cobrança.

• Leitura (LEI): opções de aviso de remanejamento de rota.

• perdas (pEC): disponibilidade da solução de combate a ligações clandestinas e cadastro de TOI (Termo de Ocorrência de Inspeção) no pDA.

• Serviço de Campo (SVC): possibilidade de cancelamento pelo CRM de serviços já alocados no pDA com status acionado.

• Relatórios (BW): possibilidade de extração de mais informações com maior nível de detalhe.

05

r H

esocial: nova era nas relações entre trabalhadores, empregadores e governo

O eSocial é um projeto obrigatório do Governo Federal para unificar, padronizar e integrar as informações dos empregadores sobre seus empregados, que servirá como base para cumprimento de diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. A utilização dos dados será feita pela Caixa Econômica Federal, Instituto nacional de Seguro Social (InSS), Ministério da previdência Social, Ministério do Trabalho e Receita Federal.

De acordo com Adriana Maria da Silva, coordenadora do projeto na Cemig, o eSocial irá trazer benefícios tanto para a Empresa como para os empregados. “O objetivo do eSocial é a modernização tecnológica dos sistemas do governo para dar maior garantia aos trabalhadores sobre seus direitos trabalhistas e previdenciários; simplificar o cumprimento das obrigações legais pelas empresas, reduzir os custos e as práticas de informalidade ou de fraudes no mercado de trabalho”, declara.

Desde 2013, quando o governo começou a divulgar a implantação do esocial, a rh da Cemig tem noticiado o projeto. se você ainda não sabe do que se trata, vamos às apresentações.

ACEssE NA CEMIgNET

Outra forma de te ajudar a entender o eSocial e seus benefícios é a nova página do projeto na Cemignet, espaço para esclarecer as principais dúvidas e também divulgar notícias sobre as atividades de implantação na Cemig.

para que o eSocial funcione, é necessário que todos os empregados da Cemig atualizem seu cadastro no RHFácil. Como uma exigência do Governo, alguns dados que antes não eram necessários passaram a ser exigidos. Os empregados devem atualizar dados como endereços residenciais e telefones, por exemplo.

E, para te ajudar nessa missão, a Cemig realiza, desde o dia 5 de outubro, sua Campanha de Atualização Cadastral. Fique atento e participe!

CAMPANhA DE ATUALIzAÇÃO

A página do esocial está disponível em CemigNet > recursos humanos > esocial. No Eg Digital você acessa o link diretamente.

EG dIGItal

a

cEssE O lInK

Page 4: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

06

sPECIALe

07

EsPECIAL

Robson (foto à esquerda) é lavrador. Morador de Conselheiro Mata, ele participou diretamente do importante momento para a Cemig. “Comprei um lote e comecei a sonhar com a minha casa. Certo dia, sentado num monte de areia, comecei a desenhar a casa, na terra mesmo”, conta o lavrador. “Resolvi carregar tijolo por tijolo, levantei as paredes e usei lanterna à noite, já que eu não tinha energia elétrica. Hoje, tudo o que foi desenhado no chão é realidade”, comemora.

Começava ali, no pequeno distrito de Diamantina, com cerca de 300 habitantes, o marco histórico da Cemig. O dia era de festa e o sol fez as honras, apresentando um céu limpo e azul. A população recebeu os convidados de braços abertos e, aos poucos, a estreita Rua de Cima, próxima ao número 262, ficou cheia.

no local, os eletricistas de linhas de redes aéreas da SM/MT, Geraldo de Assis

junior e Gilson Ferreira da Cruz (foto acima), foram responsáveis por realizar a ligação de número 8 milhões. Em seguida, o anfitrião Robson agradeceu, em um discurso emocionado, a presença da Cemig e

tudo o que a Companhia lhe proporcionou. “Estou muito feliz de realizar esse sonho”, comemora.

Além de ter recebido a ligação 8 milhões, a casa de Robson também foi agraciada com lâmpadas fluorescentes compactas, uma geladeira eficiente e econômica e um sistema de aquecimento solar de água, tudo por meio do programa de Eficiência Energética, que tem o objetivo de contribuir para a redução do desperdício de energia e ajudar famílias de baixo poder aquisitivo a adequar o consumo à capacidade de pagamento.

para o presidente da Cemig, o marco representa a rica história da Empresa na promoção do desenvolvimento e modernização de Minas Gerais. “Significa o avanço da Cemig como uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica do mundo, líder em inovação e tecnologia para a geração de energias limpas e renováveis”, ressalta Mauro Borges. “Esse número só foi possível graças à nossa equipe dedicada, capaz de superar desafios, alcançar metas e estar sempre à frente”, conclui.

Mas as comemorações não se encerraram na casa de Robson. O dia ainda prometia fortes emoções....

na presença do presidente Mauro Borges Lemos, foi ligado o padrão do consumidor Robson Aparecida de Medeiros, em Conselheiro Mata (distrito de Diamantina-MG),durante evento realizado no dia 11 de setembro, em comemoração ao marco.

O consumidor de número 8 milhões levou a Empresa de volta às origens, uma vez que Diamantina é terra natal do idealizador e maior incentivador do desenvolvimento mineiro por meio da Cemig: juscelino Kubitschek.

Ao longo de mais de seis décadas de história, a Cemig iluminou e proporcionou desenvolvimento a milhões de pessoas em sua área de concessão. no mês de setembro, a Empresa alcançou mais um recorde: sua ligação de número 8 milhões.

A segunda parte da festa foi realizada na famosa Casa de juscelino, espaço que reúne toda a história do fundador da Cemig. Com a presença de representantes da Empresa e autoridades do município de Diamantina, o local foi palco da obliteração do selo personalizado e carimbo em comemoração às 8 milhões de ligações, além da apresentação do Coral Arte Miúda (foto à direita), sob a regência da maestrina Soraya Ferreira Alcântara.

para o presidente da Casa de juscelino, Serafim jardim, foi uma honra receber o evento da Empresa. “Estou muito feliz em abrir as portas da Casa de juscelino para a Cemig. jK foi um amigo muito querido e ele não só fundou a Companhia, como também deixou seu pioneirismo e garra gravados nos valores da Cemig”, acredita Serafim.

Casa de juscelino

VesperataA tradicional Vesperata de Diamantina fechou a noite festiva da Cemig. O evento, que no mês de setembro homenageou os agraciados da Medalha jK, este ano teve um gostinho especial. O movimento de moradores e turistas começou cedo e antes mesmo do entardecer a famosa ladeira da Rua da Quitanda começou a ganhar mesas e cadeiras em toda a sua extensão. As sacadas dos casarões foram enfeitadas com estandartes da Cemig e os garçons carregavam com muito orgulho um avental feito especialmente para a data.

para envolver os convidados, o Grupo do Chorinho Malandrinho abriu a noite, embalando os convidados sob a regência do maestro Felipe Leonardo de Almeida.

O grande momento da noite foi a apresentação da famosa Vesperata. Sob a regência dos maestros Everton Daluz Ferreira, da Banda de Música 3º BpMG e patrick de Aguilar, da Banda Mirim prefeito Antônio de Carvalho Cruz, os 75 músicos ocuparam as sacadas da rua e encantaram moradores e turistas com um vasto repertório (foto à direita).

Ao longo das apresentações, o público pode apreciar diversos estilos como música popular brasileira, internacional e música clássica.

O evento comemorativo também marcou a primeira transmissão em tempo real realizada por uma concessionária de energia nas mídias sociais. Além de acompanhar os principais momentos pelo Facebook, Twitter e Instagram, o público pôde assistir a transmissão completa ao vivo via periscope.

A cobertura do evento e os vídeos comemorativos também podem ser conferidos no Youtube.

MÍDIAS SOCIAIS

8 milhões de ligações

Casa do Consumidor

EG dIGItal

s

aIBa MaIs

Confira no EG Digital:

cobertura do evento em vídeos e fotos.

série de vídeos com depoimentos de empregados sobre o orgulho de participar de um momento tão importante para a Empresa.

Um poema escrito pelo empregado Sérgio Ribeiro, da RC/SR, em ocasião das 8 milhões de ligações.

Page 5: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

08 09

Contando com recursos do programa de Eficiência Energética da Cemig regulado e aprovado pela Agência nacional de Energia Elétrica, o projeto da Efficientia realizado entre 2009 e 2011 modernizou todos os semáforos de BH. O objetivo foi racionalizar o uso de energia e proporcionar mais segurança nas operações de trânsito. no total, 22 mil lâmpadas foram trocadas, o que resultou em uma economia de energia de 85%, considerando somente o sistema semafórico da cidade.

Os engenheiros da Efficientia, Gustavo nogueira e Luiz Carlos de Souza, foram os responsáveis pelo projeto. O objetivo foi substituir lâmpadas incandescentes dos semáforos por módulos LED, otimizando o consumo

Cidade eficiente

bOAs IDEIAC S

Um projeto de eficiência energética na sinalização semafórica de Belo Horizonte, realizado pela Efficientia, contribuiu para que a capital mineira ficasse em 1º lugar na categoria “Meio Ambiente” do prêmio Connected Smart Cities - Cidades Inteligentes do Brasil.

de energia e reduzindo a demanda de potência do sistema e gastos com manutenção pela troca de lâmpadas queimadas. O projeto também aumentou a segurança nos cruzamentos, através da eliminação do “efeito fantasma”, fenômeno ocorrido quando a luz solar incide diretamente sobre o semáforo, dificultando a distinção da cor acesa.

“Entendemos que o projeto é de grande relevância para a sociedade, destacando o pioneirismo da Efficientia. Ele reforça a política do Grupo Cemig de apoio aos clientes no uso eficiente da energia, firmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a disseminação de novas tecnologias”, afirma Gustavo.

A capital mineira ficou com o 1º lugar na categoria Meio Ambiente, o 2º lugar em Governança e o 3º lugar no Ranking Geral, onde se levou em conta critérios de sustentabilidade econômica, promoção de melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Belo Horizonte

rANkINgA pesquisa inédita desenvolvida pela Urban Systems identifica fatores relevantes para o crescimento sustentável dos municípios e aponta as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento.

O ranking teve três resultados setorizados. Em “Geral”, foram avaliados mais de 700 municípios para poder classificar os 50 mais desenvolvidos. por “Faixa populacional”, foram listadas dez cidades em categorias divididas por número de habitantes. no terceiro segmento, foram apontadas as cinco melhores cidades, dentre 11 quesitos, como Mobilidade, Meio Ambiente, Educação e Saúde. Como o conceito de “cidade inteligente” é relativamente novo no país, o ranking busca trazer clareza com relação às informações.

No EG Digital você lê mais sobre o prêmio connected smart cities - cidades Inteligentes do Brasil.

EG dIGItal

a

cEssE O lInK

OMUNIDADE

Condicionantes ambientais

CONTrOLE E ACOMPANhAMENTO

As áreas ambientais das empresas precisam estabelecer mecanismos de controle e acompanhamento eficientes e atuar na prevenção de impactos, já a partir da fase de concepção dos projetos. “na distribuição, utilizamos um sistema informatizado, com o envio de alertas por e-mail, para acompanhar e cumprir os prazos de vencimento de cada condicionante das licenças. Melhoramos nossas Especificações Técnicas para contratação dos serviços necessários ao atendimento das condicionantes e nossa gestão sobre os contratados”, explica Gustavo Martins Feitosa, analista de meio ambiente da OM/GA.

“Também intensificamos a nossa atuação junto à área de planejamento e gestão da expansão, participando dos trabalhos de campo, com o objetivo de identificar potenciais impactos ambientais e propor alterações nos projetos que possam preveni-los ou minimizá-los”, completa o analista.

A regularização ambiental de um empreendimento não termina com a obtenção da Licença Ambiental. Com validade definida, as licenças são geralmente emitidas pelos órgãos ambientais - tanto federal, quanto estaduais - com diversas exigências que o empreendedor deve cumprir para sua operação. Essas exigências são impostas para compensar ou mitigar os impactos ambientais e sociais provocados pela atividade, e são denominadas de “condicionantes ambientais”.

O fato de ter obtido a licença significa que o empreendimento atendeu às exigências legais. porém, para a manutenção da regularidade ambiental, pressupõe-se o cumprimento permanente de diversas exigências legais e normativas, as chamadas “condicionantes”, que variam de empreendimento para empreendimento.

Elas têm a função de explicitar o atendimento a uma exigência legal, aos planos de controle ambiental (apresentados junto aos estudos exigidos para obtenção de Licença prévia – Lp, Licença Instalação – LI e Licença Operação - LO) e pela análise por parte dos técnicos responsáveis pelo processo de licenciamento.

Independente do tipo de condicionante estabelecida na Lp/LI/LO, o seu cumprimento demanda planejamento intensivo, uma vez que, além de consumir recursos financeiros, exige muito controle no atendimento dos prazos definidos pelo órgão ambiental. “Qualquer descumprimento de condicionante poderá acarretar na perda da Lp/LI/LO e, consequentemente, na perda da usina, assim como qualquer outro empreendimento pode ter suas atividades paralisadas, gerando grandes prejuízos econômicos e sociais”, ressalta Rodrigo Vargas Amaral, engenheiro de meio ambiente da MG/CT.

Em seu trabalho na Cemig, você já deve ter

ouvido o termo “condicionantes ambientais”.

Mas você sabe do que se trata?

vOCê sAbIA?O licenciamento ambiental é uma obrigação legal

prévia à instalação de qualquer empreendimento ou

atividade potencialmente poluidora ou degradadora

do meio ambiente e possui como uma de suas

maiores características a participação social na

tomada de decisão, por meio da realização de

Audiências públicas como parte do processo.

Viveiro da UFES (foto acima) e levantamento de novas áreas para plantio são condicionantes da UHE Rosal.

Page 6: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

10

NErgIA vITAL L

11

PAINE

Cemig unifica perfis institucionais e de atendimento no Facebook e Twitter

e

A Cemig está presente no Facebook, Twitter, Linkedin, Blog, Youtube, Google plus e Instagram.

Somente no mês de setembro, as ações de comunicação da Cemig nas mídias sociais atingiram 20 milhões de pessoas. Siga você também os perfis da Empresa e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

kEEP CALM and

CUrTA A CEMIg

No EG Digital você confere mais sobre a presença da Cemig de forma bem-humorada nas redes sociais.

EG dIGItal

cOnFIRa O VÍdEO

Além da prática do esporte, o grupo se preocupa com ações de responsabilidade social e realiza atividades como arrecadação e doação de alimentos e roupas para instituições e pessoas necessitadas.

Com espaços oficiais no Facebook e Whatsapp, a interação com os envolvidos e interessados se dá através de fotos, eventos e comentários sobre as trilhas e ações. Saiba mais a respeito na página facebook.com/ferasdopedalfdp.

PEDAL é COIsA sérIA

Você já ouviu falar em Mountain Bike, modalidade de ciclismo onde o atleta faz vários percursos com obstáculos e irregularidades, em estradas de terra, trilhas em montanhas ou mesmo nas cidades. O que você talvez ainda não conheça é o grupo de Mountain Bike dos empregados da Cemig do município de Governador Valadares, o Feras do pedal (foto), que pratica regularmente o esporte há mais de um ano.

Baseado no lema “pedal é coisa séria”, o projeto foi fundado pelos colegas da OM/EL, Germano jardim e Wellington Vital, que tinham como hobby a atividade esportiva. Despertando o interesse de mais empregados da Cemig e familiares, o grupo conta atualmente com 30 participantes, que desbravam trilhas do município e de cidades vizinhas com muita animação.

A equipe tem circuitos regulares pelo menos três vezes por semana, sendo os encontros divididos nos níveis light e hard, este último exigindo elevado preparo do ciclista. já participaram de competições e grandes eventos como a Copa Big Mais de Mountain Bike.

para Germano, é impressionante ver os percursos já realizados após um ano. “O pedal, que era apenas uma nova alternativa de atividade física, passou a ser uma superação”, declara o fundador.

Feras do Pedal

O atendimento continua sendo realizado pela Superintendência de Relacionamento Comercial com Clientes da Distribuição - RC. A equipe do Call Center analisa as publicações e responde ou envia para a equipe de Comunicação Digital da Superintendência de Comunicação Empresarial - CE quando se trata de assuntos institucionais.

Segundo o supervisor do Call Center, Rosano Figueiredo, a unificação agilizou o retorno. “Anteriormente, se o cliente solicitava um serviço no perfil institucional nos fins de semana e feriados, seu pedido era acatado no primeiro dia útil posterior a sua solicitação”, relembra.

“vAMOs FALAr DE COIsA bOA...”

na web, empresas e consumidores convivem e conversam. Interação é fundamental e é a principal diferença em relação aos outros canais de comunicação. nas mídias sociais, é preciso deixar de lado a formalidade e o distanciamento, adotando uma linguagem mais acolhedora. por isso, a Cemig utiliza uma linguagem leve nessas mídias, pautada na intertextualidade com filmes, desenhos animados e “memes”.

A fanpage da Cemig no Facebook tem chamado a atenção de usuários pelo bom humor e pela criatividade. A página tem como foco a economia de energia, a segurança com a rede elétrica e as ações de sustentabilidade da Empresa, mas adota uma linguagem mais humana e divertida, produzida pela própria equipe da CE.

Após diversas pesquisas sobre as tendências de comunicação digital de empresas e órgãos públicos nacionais e internacionais, as postagens da Companhia deixaram de lado a seriedade excessiva para dar lugar ao entretenimento. “O conteúdo é descontraído, mas é preciso divulgar temas que interessam aos consumidores e, ao mesmo tempo, fortalecem a reputação da marca. Os dados fornecidos pelas próprias mídias sociais são insumos valiosos para determinarmos o tom da linguagem e mapearmos a receptividade dos nossos públicos”, explica Lucas Souto, da equipe de Comunicação Digital da CE/Cn.

Um dos objetivos principais das ações de comunicação digital é mostrar aos consumidores que a Cemig é acessível e está aberta ao diálogo. “já tivemos casos em que seguidores solicitaram informações em formato de música e respondemos com outra canção”, finaliza Lucas.

“ENTENDEDOrEs ENTENDErÃO”As redes sociais transmitem informações em tempo real e aproximam pessoas dos mais distantes locais do planeta. As empresas não podem ficar de fora desse cenário.

A Cemig está presente há cinco anos nas redes sociais e busca sempre aprimorar os serviços relacionados ao atendimento. A equipe de Relacionamento Comercial, em conjunto com a equipe de Comunicação Digital, identificou como melhor solução a unificação dos perfis, no Facebook e no Twitter, para realizar atendimentos com mais rapidez e transparência.

A unificação dos perfis ocorreu no mês de agosto, com o objetivo de centralizar os esforços de comunicação em apenas um canal, bem como aprimorar o atendimento aos clientes. A ação ainda fez com que a Cemig ganhasse cerca de 10 mil novos seguidores nessas redes sociais.

Page 7: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

> E você, tem alguma sugestão para o Energia da Gente? participe por meio do endereço [email protected].

av. Barbacena, 1.200 – 19º andar - ala B231 3506 2052 - fax 3506 2039 / 3506 2023caixa postal 992 | cep 30123-970Belo Horizonte – mG

12

Cem

ig / C

E - C

lassifica

ção: públic

o

OMEMOrAÇÃO C

O Dia do Eletricista é comemorado no dia 17 de outubro. A data homenageia o profissional e responsável pela manutenção e instalação da rede elétrica em residências, empresas e iluminação pública. O eletricista realiza um trabalho muito importante e desafiador, com diversas responsabilidades, que envolvem o contato direto com a sociedade e com o meio ambiente.

Em comemoração à data, o Energia da Gente apresenta Carlos César Vieira (foto), eletricista da SM/Mp, que há 15 anos representa a Cemig nas ruas e se orgulha muito de sua profissão. Ele conta o que é ser um eletricista e o que isso representa para ele e para a sociedade. Com a palavra, o eletricista Carlos:

Dia do Eletricista

“O trabalho do eletricista de distribuição é de muita responsabilidade, devido aos riscos inerentes à profissão e à garantia de segurança da população.

A sua função social se justifica pela necessidade de funcionamento do sistema elétrico em harmonia com o meio ambiente e com a sociedade.

Com a ampliação da rede de distribuição, e agora com 8 milhões de ligações, o eletricista é peça fundamental para a manutenção e restauração desse enorme sistema, cuja finalidade é entregar um produto final de qualidade e sustentabilidade com a marca Cemig.

O eletricista representa a Empresa, pois leva no peito a logomarca, na cabeça o capacete amarelo, no corpo o cinto de segurança cheio de fivelas e ainda trabalha nas alturas, onde é difícil não ser notado.

Ele está na rua todos os dias em contato direto com o povo, orientando, atendendo, visitando as

residências. Dessa forma, ele personifica a imagem da Empresa. Tanto é verdade que nós somos chamados assim: ‘Ô Cemig, a luz demora a voltar?’. E ficamos batizados com esse ‘sobrenome’.

É muito gratificante ser eletricista pelo reconhecimento que recebemos dos consumidores, da empresa e de nossas famílias. Todos sabem o quanto é perigoso o trato com a eletricidade e muita gente aplaude quando a luz acende após uma interrupção e um trabalho demorado.

Muitas vezes restabelecemos a energia em casas de famílias humildes onde a televisão ou o rádio são os únicos confortos existentes. Assim que a luz chega, a criançada se alegra e recebemos aquele sorriso puro de muito obrigado.

Isso é o que fica e é o que vou levar comigo pra sempre”.

Page 8: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

Especial Dia das Crianças

Olá, amiguinhos!

Esse é o Energia da Gente especial do Dia das Crianças.

Recorte as figuras com uma tesoura sem ponta e forme os pares com nossas dicas de economia e segurança com a rede elétrica.

Teste sua memória, divirta-se e não esqueça de colocar em prática o que você aprendeu.

Boa sorte!

Jogo da MeMória

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Jogo da MeMória

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Especial Dia das Crianças

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Jogo da MeMória

Page 9: 8 Milhões de Ligaçõescemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/publicacoes/Documents...trabalho, fazendo com que a Cemig seja uma das mais importantes concessionárias de energia elétrica

DIA DO ELETRICISTA

nOVA COLETA SELETIVA

8 Milhões de Ligações

InformatIvo mensal para os empreGaDos Da cemIG

o u t u b r o | 2 0 1 5 | A n o x I I | n º 1 2 5

ESpECIAL DIA DAS CRIAnçAS

DIA DO ELETRICISTA

nOVA COLETA SELETIVA

8 Milhões de Ligações

InformatIvo mensal para os empreGaDos Da cemIG

o u t u b r o | 2 0 1 5 | A n o x I I | n º 1 2 5

ESpECIAL DIA DAS CRIAnçAS