8 gazeta do vale... costas terá ete e eta. 03 paraÍso mais um terreno é alvo de reclamação. 06...

16
LEI FALHA E PROVA PARA DIRETORES É ANULADA PARAISÓPOLIS: Provas e recursos estão sobre a mesa do secretário de Edu- cação, Braga Barros, que explica o ocorrido. 05 Gazeta do Vale Paraisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Gonçalves. Edição 19 - 21 de novembro de 2013 / Ano 00 Microrregional 8 Comenda Sinhá Moreira agracia destaques. 07 S. R. SAPUCAÍ Distrito dos Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO Professora é premiada em concurso. 10 GONÇALVES Fesval de Jazz movimenta a cidade. 10 S. R. SAPUCAÍ Novembro Azul alerta para câncer. 11 SAÚDE CARLA BARBOSA

Upload: vandung

Post on 26-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

LEI FALHA E PROVA PARA DIRETORES É ANULADA

PARAISÓPOLIS: Provas e recursos estão sobre a mesa do secretário de Edu-cação, Braga Barros, que explica o ocorrido. 05

Gazeta do ValeParaisópolis, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Gonçalves.

Edição 19 - 21 de novembro de 2013 / Ano 00 Microrregional

8

Comenda Sinhá Moreira agracia destaques. 07

S. R. SAPUCAÍDistrito dosCostas terá ETE e ETA. 03

PARAÍSO

Mais um terreno é alvo de reclamação. 06

PARAÍSOProfessora é premiada em concurso. 10

GONÇALVES

Festival de Jazz movimenta a cidade. 10

S. R. SAPUCAÍNovembro Azul alerta para câncer. 11

SAÚDE

CARLA BARBOSA

Page 2: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

VEÍCULOS Edição 19 - 21/11/201302 Gazeta do Vale

ExpedienteJornal Gazeta do Vale Redação: Avenida Tiradentes, 250, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000. Telefone: (35) 3431-6262 | E-mail: [email protected] | Comercial: [email protected] | www.jornalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira | Reportagens: Carla Barbosa | Jornalista Responsável: Luis Cesar da Fonseca (Mtb 09485 JP-MG) | Diagramação: Marcos Maciel. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opnião deste ve-ículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes. | Representante comercial: José Astrogildo (35) 9949-5580.Circulação quinzenal / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG - Telefone: (35) 3421-4896Área de abrangência do jornal: Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, Consolação, Gonçalves, Santa Rita do Sapucaí, Sapucaí Mirim e São Bento do Sapucaí. Tiragem: 8.000 exemplares

Gasolina aditivada: desmistificando o mitoDa redação*

A poucos metros do posto de gasolina, a dú-vida: em que bomba eu vou? E é aí que, muitas vezes, a escolha errada pode acarretar em um menor aproveitamento da potência do motor ou mesmo em problemas mecânicos. Isso mesmo. Abastecer subitamen-te com gasolina aditiva-da um carro que há anos recebe apenas a comum pode causar o entupi-mento dos bicos injeto-res e dos carburadores.

Na relação custo-be-nefício, a Agência Nacio-nal do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação “anda e para”, vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. En-tretanto, as vantagens são reduzidas conside-ravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens

em auto-estradas. Nes-te caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.

Já a BR, distribuido-ra da Petrobras, garan-te que a gasolina com maior octanagem é mais econômica quando reco-mendada. Não utilizá-la causa aumento do con-sumo, redução da po-tência e possíveis danos ao motor do veículo.

Por estas e outras, a escolha não é tão sim-ples. No Brasil, existem três tipos de gasolina: a comum, a comum adi-tivada e a premium. Di-ferente do que aconte-ce nos Estados Unidos e na Europa, por força de uma lei federal, ela re-cebe a adição de álcool anidro, cujo percentual, hoje, é de 25%.

Mas, afinal, um car-ro acostumado a ‘beber’ gasolina comum, poderá um dia se dar ao luxo de experimentar uma adi-tivada? Há algum mal em andar com o carro

quase na reserva? Para responder a estas e ou-tras perguntas, consul-tamos Izabel Tereza La-cerda Dutra, gerente de Marketing de Produtos da BR, distribuidora da Petrobras. Confira:

1) Qual a diferença

entre gasolina comum, aditivada e premium?

A gasolina aditiva-da é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que man-tém limpo todo o siste-ma de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvu-las de admissão. A octa-nagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasoli-na premium possui oc-tanagem superior quan-do comparada à comum: 91, no mínimo.

2) Como saber qual

o melhor combustível para o meu carro?

A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Por-tanto, o desempenho dele vai depender da ga-solina. Para saber qual o tipo de combustível mais indicado, deve-se consultar o manual do proprietário, que visa o total aproveitamento da potência do motor. Al-guns fabricantes, prin-cipalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo da ga-solina dentre as opções disponíveis no país.

3) Um carro de alta performance pode rece-ber gasolina comum?

Se veículos que exi-gem gasolinas de alta octanagem forem abas-tecidos com

gasolina comum não terão um total aprovei-tamento da potência do motor.

4) A gasolina pre-mium pode ser usada em qualquer carro?

Sim. A gasolina Po-dium, nome dado à pre-mium da BR, por exem-plo, traz benefícios ao motor pelo baixo nível de depósito, maior de-sempenho, menor im-pacto ambiental e pela baixa emissão de po-luentes. O melhor de-sempenho nas reto-madas de velocidade, porém, só será perce-bido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.

5) Um carro acostu-mado com gasolina co-mum pode experimen-

tar a aditivada? Sim, no entanto, re-

comendamos usar ini-cialmente uma mistu-ra gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditi-vada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslo-cando eventuais depósi-tos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Come-ce colocando uma mis-tura de, aproximada-mente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abas-tecimento, eleve este percentual, até atin-gir 100%. Uma outra al-ternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tu-bulações e bicos injeto-res) antes de utilizá-la.

6) Por que o reserva-

tório de partida a frio deve receber gasolina aditivada?

Porque a gasolina aditivada evita o acú-mulo no reservatório de goma, conhecida tam-bém como verniz, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina.

7) Sempre abasteço com gasolina aditivada. Preciso usar aditivos?

Não. A gasolina adi-tivada já possui aditivos na medida certa.

8) Posso misturar

álcool e gasolina em iguais proporções nos carros f lex?

Sim. A tecnologia de motores f lex permite qualquer combinação de álcool e gasolina.

9) Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o t ipo mais reco-mendado?

Não há nenhuma re-comendação. No entan-to, teoricamente, seriam mais indicadas as gasoli-nas aditivadas e de alta octanagem pelos benefí-cios já apresentados.

10) Posso misturar gasolina comum à aditi-vada?

As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistu-ra é que haverá uma di-luição dos aditivos, cau-sando uma redução do poder de limpeza do sis-tema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasoli-na comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito.

11) Posso andar com o carro quase na reserva?

Não é recomendado andar com o combustí-vel na reserva, tendo em vista que o usuário cor-re o risco de vir a ficar sem combustível. Caso isso aconteça, os se-guintes transtornos e prejuízos podem ocor-rer: queima da bom-ba de combustível, fi-car parado em local não apropriado e aplicação de multa.

12) Por que não exis-te álcool aditivado?

Provavelmente por-que não existe ainda ne-nhum aditivo que possa agregar algum benefício aos motores a álcool.

*Com informações do G1

Page 3: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES 03Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Cervejaria pode construir unidade em Santa Rita

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regio-nal e Política Urbana, de-putado federal Bilac Pinto, recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (4), representantes do Gru-po Petrópolis, empresa res-ponsável pela produção das cervejas Itaipava, Crystal e Petra, e, de técnicos Ins-tituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), para iniciar as con-versas sobre a instalação de

uma unidade da cervejaria no município de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas.

O interesse da empresa em construir uma unidade no sul do estado se dá pela localização privilegiada e, sobretudo, pela qualidade de suas fontes de água.

Bilac Pinto, um dos in-centivadores deste proje-to, acredita que a chegada de uma unidade da cerveja-ria na região vai gerar em-pregos e desenvolver a eco-

nomia dos municípios do Vale do Sapucaí. “Recebe-mos com muito entusias-mo a notícia do interesse do Grupo Petrópolis em montar uma unidade no sul de Mi-nas para fabricar suas cer-vejas, prontamente agendei este encontro com os repre-sentantes da empresa e com os técnicos do INDI para que fossem iniciadas as conver-sas para viabilizar a instala-ção deste empreendimento” conta o secretário.

Verba será destinada à construção da ETE e ETA

nos Costas e pavimentação de ruas em Paraisópolis

Carla Barbosa

Foi assinado no dia oito de novembro, pela prefeita Sílvia Renata Tei-xeira Rodrigues, ao lado do vice-prefeito Juarez José de Carvalho o convê-nio do Governo de Minas, PROIVEST, junto ao secre-tário de Desenvolvimento Regional e Política Urba-na, Bilac Pinto.

O valor da verba é de aproximadamente R$ 790 mil e será utilizada para a construção das Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE) no distrito de Costas e reca-peamento das avenidas João XXIII e Egídio Dias de Carvalho.

Os obras são de extre-ma importância e urgên-

cia. As estações, segundo a prefeita pelo potencial turístico do Distrito de Costas e despoluição das águas. E a pavimentação por serem importantes vias de acesso ao centro da cidade.

Juarez lembra que SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) já inves-tiu no distrito, porém, os

recursos não foram sufi-cientes. Agora com o con-vênio o problema de dis-tribuição de água potável, problemas ambientais e de tratamento de esgoto serão sanados.

A cerimônia foi reali-zada Câmara Municipal de Paraisópolis e contou com a presença munícipes e autoridades municipais.

Page 4: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

ESPORTES Edição 19 - 21/11/201304 Gazeta do Vale

Atletas de SRS – Lorena (SP)O atleta José Vitor Ribei-

ro Neto (Neto), de Santa Rita do Sapucaí, foi o campeão da 3º Copa USP da cidade de Lo-rena – SP no último domingo dia 10/11, pela categoria li-ght sub 30 e vice campeão do campeonato que contou com 4 etapas. O campeonato de modalidade maratona XC de mountain bike, contou com a presença de 485 atletas ins-critos em diversas categorias como light, sport light e pró contendo 26Km e 56KM.

Neto Impôs o ritmo forte desde o inicio e li-derou a prova do inicio ao fim e conclui o per-curso de 26KM em 46 minutos e 37 segundos.

O atleta Luiz Reinal-do Augusto (Luizão), de Santa Rita do Sapu-caí, foi o campeão da 3º Copa USP da cidade de Lorena – SP no últi-mo domingo dia 10/11, pela categoria Pró sub 30. O campeonato de modalidade maratona XC de mountain bike, contou com a presença de 485 atletas inscritos em diversas categorias como light, sport light e pró contendo 26Km e 56KM.

Ciclistas representam Paraisópolis na Copa USP

de MTBCarla Barbosa

No domingo, dia 10 de novembro, 15 atle-tas de Paraisópolis re-presentaram Paraisó-polis na última etapa da Copa USP de MTB em Lorena/SP. Além deles, a equipe contou com 11 atletas de apoio.

Entre os ciclistas, o mais novo participante foi Raphael Cunha, de 8 anos e o veterano José Antônio - Tonho Reto que conquistou o 5º lu-gar na classificação ge-ral. Ele levou pra casa um troféu que repre-senta a colocação das quatro etapas realiza-das em 2013.

Participantes: José Antônio (Tonho Reto), Rodrigo Freitas, Guto Brisola, Raphael Cunha, Claudemir Mota, Buba

Teixeira, Mayron Faria, Gilvan Faria, Romero, Clarice Ferreira, Renan, Claudio, Everton de As-sis, Hisley Daian e no apoio: Francisco Dimas, José Afonso Medeiros, Luiz Carlos Zorinho, Ja-queline Teixeira, Ná-

dia Braga Faria, Teresa Cristina, Felipe Teixei-ra, Marcos Vinicius, Pa-mela Oliveira, Lucília Maria, Maria Renata Aquino.

Os atletas fazem par-te das equipes Brisa´s Bikes e Acorpa.

Nota à imprensaA Prefeitura de Paraisópolis afirma que, desde o início de 2013, sempre apoiou

todas as modalidades esportivas realizadas no município, como também, equipes que representaram a nossa cidade em competições intermunicipais.

A Prefeitura de Paraisópolis apoia competições de artes marciais, esportes radicais, futebol, futsal e, também, o voleibol. Especificamente sobre o voleibol, o município fornece, além do local de treinamento, materiais esportivos novos e professor público, responsável pelo treinamento e acompanhamento da equipe.

O apoio da Prefeitura de Paraisópolis ao voleibol é visível. Tanto é que atletas de cidades vizinhas frequentam Paraisópolis para treinar e disputam torneios le-vando o nome do nosso município.

Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de Paraisópolis

Page 5: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES 05Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Lei falha e prova para diretor é anulada em ParaisópolisCarla Barbosa

No dia 20 de outubro foi realizada uma prova para eleger as novas diretorias das escolas municipais de Paraisópolis. Dezesseis professores participaram do concurso e responde-ram 30 questões de múlti-pla escolha. A Secretaria da Educação organizou e apli-cou a prova e, para estar apto a concorrer as vagas, o candidato precisava obter o mínimo de 60% de apro-veitamento das questões.

Após a realização do concurso, alguns profes-sores questionaram o pro-cedimento e pediram esclarecimentos. Como ar-gumento principal aponta-do, erro em pelo menos 10 questões. Outro problema foi com relação ao Conselho Municipal de Educação que, apesar de vencido, deveria indicar os membros para compor a comissão organi-zadora da prova, o que nes-se caso não aconteceu e os componentes foram indica-dos pela prefeita Sílvia Re-

nata Teixeira Rodrigues. Na avaliação, apenas

três professores obtiveram o valor exigido de pontu-ação. Os candidatos pode-riam entrar com recurso em duas datas: 23 e 29 de outubro, segundo o edital, o que foi feito logo no pri-meiro dia. Após o recurso, todas as perguntas foram revistas e, das 10 questio-nadas, três foram anuladas, quatro indeferidas e três al-teradas no gabarito. Com a anulação, mais dois profes-sores obtiveram a nota. No entanto, devido ao núme-ro considerável de erros, os professores entraram no-vamente com recursos e so-licitaram providências por meio de um abaixo assina-do contendo 14 nomes.

No segundo dia de re-curso, as reclamações fo-ram consideradas válidas e a prova foi anulada por meio de uma portaria. Uma nova avaliação foi marcada para o dia 24 de novembro e dessa vez 29 candidatos se inscreveram. A revisão

da lei que, segundo o secre-tário de Educação, José An-tonio Braga Barros, é con-traditória, apontou mais um item em desacordo com a prova anterior. Consta na lei 2163, de 12/11/2009, que apenas poderão se ins-crever “aqueles que apre-sentem licenciatura de 3º grau em Pedagogia ou Nor-mal Superior, não admitin-do-se o Magistério, consi-derada a taxatividade do artigo 60 da referida Lei”. Sendo assim, para a pro-va remarcada para o pró-ximo domingo, nove inscri-tos não poderão participar, mesmo os que foram consi-derados aptos a concorrer da primeira vez. Essa mu-dança ocorreu após a re-visão da lei pela procura-doria municipal. “Pedimos um parecer jurídico para a Procuradoria, com relação a lei, para esclarecer. Um artigo contrariava o outro”, diz Braga.

Um novo conselho foi eleito no dia 29 de outubro e indicou uma comissão

organizadora e fiscaliza-dora do processo seletivo para as provas, porém, de acordo com alguns pro-fessores, os novos mem-bros não puderam avaliar o procedimento. No entan-to, Braga Barros afirma que a nova comissão indi-cada pelo Conselho Munici-pal de Educação e nomeada pela prefeitura está sim re-fazendo corretamente todo o processo, apenas dimi-nuindo o cronograma para cumprir os prazos.

Mesmo após a anula-ção e remarcação da pro-va, alguns itens continuam em desacordo, segundo al-guns professores. Como por exemplo, citam que a referida lei que especifica quem pode ou não partici-par. Segundo eles, a LBD - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional respal-da enquanto formação para a Educação Infantil e cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, todos os pro-fessores da rede municipal e o tornam aptos a partici-

par do processo.Porém o prazo para a

realização da prova está se esgotando. Até o final do ano é necessário que o processo de eleição seja concluído. Caso isso não aconteça, a prefeita deve indicar alguém para assu-mir as diretorias ou pror-rogar o tempo de cargo das atuais, o que contraria a vontade dos professores, que exigem uma eleição. De acordo com Alessandra Sousa, presidente do Con-selho, os membros do ór-gão também almejam um processo democrático e, portanto, a realização da eleição é o melhor cami-nho. Ainda com relação à prova, cita como referên-cia o artigo 47 da Lei Nº 2.163, de 12 de novembro de 2009, que diz - “O Pre-feito Municipal deverá de-signar, de ofício, os mem-bros para a direção escolar nas seguintes hipóteses:

I – inexistência de regis-tro de candidaturas;

II – em escolas recém-

-instaladas.Parágrafo único. Nos

casos citados nos incisos I e II do artigo 47, deverão ser realizadas eleições para coincidência do período do

mandato das demais unidades escolares”.

Cada diretor eleito per-manece no cargo por dois anos, sendo possível ape-nas uma reeleição conse-cutiva. Três escolas de Pa-raisópolis e uma no distrito de Costas aguardam a ava-liação para eleger os novos diretores. Após a realiza-ção da prova, os professo-res que obtiveram 60% ou mais de acerto, formarão chapas e posteriormente serão votados pela comu-nidade, (pais, professores e alunos maiores de 18 anos).

Apesar dos desacor-dos entre o procedimento e a lei, o secretário afirma que está trabalhando para que não haja novos erros e garante estar à disposição para qualquer esclareci-mento: “toda a documenta-ção é pública”, garante.

Page 6: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES Edição 19 - 21/11/201306 Gazeta do Vale

Terreno sem manutenção serve de esconderijo demateriais furtados e mato chega à altura do telhado

Carla Barbosa

Na Rua Água Férrea a cena se repete. Terre-no sem manutenção há pelo menos um ano cau-sa indignação de mora-dores. As folhas alcan-çam a altura do telhado da casa vizinha e acu-mula entulho, lixo e

serviu até mesmo de esconderijo de produ-tos furtados de um es-tabelecimento esse ano.

Vizinhos explicam que os riscos são gran-des e na residência que faz divisa com o local, por exemplo, já foram encontrados três escor-piões. Além disso, o lote

é utilizado como passa-gem por pessoas que vêm do bairro Dr. Ge-raldo e é ponto de tráfi-co à noite.

Novamente o pro-prietário é de conheci-mento de vizinhos e da Prefeitura Municipal.

Procurados por nos-sa reportagem, a Asses-

soria de Comunicação afirmou que, imedia-tamente após a recla-mação, as informações foram repassadas ao Setor de Fiscalização e à Secretaria de Admi-nistração, que irá no-tif icar o proprietário para que a limpeza seja realizada.

VOCÊ LEU ESTEESPAÇO?

POIS BEM, SEUCLIENTE TAMBÉM.

ANUNCIE! DIVULGUE SUA

EMPRESA.(35) 3431-3047

Page 7: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES 07Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Entrega de comenda marca início de festival em Santa Rita

Luis Cesar da Fonseca

A cerimônia de entre-ga da Comenda Sinhá Mo-reira, na segunda-feira, 18, em Santa Rita do Sapucaí, marcou a abertura oficial do Festival de Criatividade

e Inovação ‘Cidade Criati-va Cidade Feliz’. A semana, organizada pela Prefeitu-ra Municipal em parceria com diversas instituições na cidade, abrangerá cul-tura, desenvolvimento tec-nológico e turismo.

A entrega da comen-da, organizada pelo Sindvel – Sindicato das Indústrias de Apare-lhos Elétricos, Eletrôni-cos e Similares do Vale da Eletrônica, tem como objetivo agraciar per-sonalidades e empre-sas que se destacaram na cidade. A premiação foi criada há dois anos, quando o sindicato com-pletou 25 anos de exis-tência.

A cerimônia, reali-zada no auditório ‘Si-nhá Moreira’, da Esco-la Técnica de Eletrônica ‘Francisco Moreira Cos-ta’, contou com a pre-sença de políticos locais e da região, empresá-

rios, além dos alunos da própria instituição. Os homenageados foram: Provincial Padre Mie-czyslaw Smyda, jesuíta (personalidade ilustre), Sense Eletrônica Ltda. (empresa inovadora) e Grupo GIGA (empresa com maior crescimento do número de funcioná-rios).

O presidente do Sindvel, Roberto Sou-za Pinto, falou um pou-co sobre a criação da co-menda, que leva o nome daquela que foi a pre-cursora do desenvolvi-mento e da inovação no município e “que se pre-ocupava com o emprego e a educação para todo o povo”. Ele aproveitou a ocasião para também assumir um compromis-so para com os diretores da ETE-FMC e os alunos que estavam presentes. “Assumo o compromisso

de encaminhar os currí-culos dos alunos da ETE para o mercado de tra-balho. Ao se formarem, nos tragam seus cur-rículos que iremos en-caminhar para as em-presas da nossa cidade solicitando a abertura para o tão sonhado es-tágio”, afirmou.

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Jefer-son Mendes, reforçou a importância dos home-nageados para a cidade. “Vocês fizeram a dife-

Semana de Inovação da Leucotron apostou na

cocriação para gerar conteúdo e compartilhar conhecimento

Da redação

De 4 a 8 de novembro, a Leucotron, empresa do Vale da Eletrônica que atua há 30 anos no mercado de co-municação corporativa, re-alizou a sua Semana da Ino-vação 2013, com atividades para reconhecer iniciativas inovadoras que geraram re-sultado para a companhia e inspirar o rumo do Progra-ma de Inovação da empre-sa, o InoVamos, para o ano de 2014.

Como o conhecimento e a curiosidade são alguns dos valores essenciais do pro-grama, uma Ciranda de Li-vros foi realizada de forma colaborativa, e os funcioná-rios puderam emprestar li-vros uns aos outros, crian-do, assim, uma troca de conteúdo capaz de ampliar o referencial de todos os en-volvidos. Outra atividade construída de forma colabo-rativa foi o ciclo de palestras. Ao longo da semana, os pró-prios colaboradores com-

partilharam assuntos e rea-lizações de interesse pessoal com os demais. Além de ins-tigar a curiosidade dos parti-cipantes, foi mais uma forma de trabalhar conhecimen-to complementar, essen-cial para a inovação, além de instigar a curiosidade, for-ça fundamental das pesso-as criativas. Os temas traba-lhados foram: ‘Vivendo em trânsito: experiências e cau-sos pelo mundo’ (Fernan-do Koch); ‘Prática esporti-va auxiliando a qualidade de vida’ (Marcos Pontim e Le-andro Guimarães); ‘Levanta--te e anda’ (Takaite Takeha-ra e Tiago Cintra), Cidades Criativas: você como agen-te de transformação (Carlos Henrique Vilela); ‘Arquitetu-ra Espontânea: resgatando o passado (Jander Abdala).

Também foram apre-sentados os projetos de co-laboradores da Leucotron, das feiras de tecnologia das faculdades do Vale da Ele-trônica. Foram eles: Com-pilador Léxico (Evaldo Oli-

veira), Aeromóvel (Gabriela Sousa), Ex-Touch (Alessan-dra Azevedo), Módulo de segurança CB 5000 (Lud-mila Moreira), Controle de acesso à Academia (Ema-nuelle Cavalcanti), Looking for a bus (Ângelo Mote-rani), Tecnicook system (Rose Souza), Paraíso PET (Eduardo Souza), Repor-te Here (Renan Ramos) e Mundo Melhor (José Gilson da Rosa).

O último dia ficou marca-do pelo desafio Mão na Mas-sa, atividade que, a partir de uma metodologia de cocria-ção, permitiu que os colabo-radores inscritos participas-sem de um desafio prático de inovação. O encerramen-to da Semana de Inovação foi com o encontro ‘Inovação que deu certo’, em que foram reconhecidos os grandes inovadores do ano e apre-sentadas as ideias resultan-tes do programa InoVamos, da Leucotron, em 2012 e 2013, que trouxeram resul-tados para empresa.

rença este ano aqui em Santa Rita e que outros possam fazer o mesmo que vocês”, disse.

Já com relação à se-mana, o vice-prefeito e secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Wander Cha-ves, ressaltou o pionei-rismo do município em desenvolver esta ati-vidade. Agradeceu aos parceiros e apoiadores e disse que ela visa “dar mais qualidade de vida à população”.

Page 8: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES Edição 19 - 21/11/201308 Gazeta do Vale

Conselho de Esportes écriado em Paraisópolis

Carla Barbosa

No dia 21 de outubro, pessoas de alguma forma ligadas ao esporte em Pa-raisópolis participaram da primeira reunião para a criação de um conselho de esportes na cidade. O encontro aconteceu na Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Coordenada pelo pro-fessor e coordenador de

esportes Márcio Roveda Guimarães e pelo secre-tário de Educação, Cultu-ra, Esporte e Lazer, José Antônio Braga Barros, a reunião apresentou aos interessados as propos-tas contidas na lei apro-vada no dia sete de maio de 2013, que estabeleceu a criação do conselho no município.

O objetivo é criar ligar Administração Municipal

e os setores da socieda-de civil da área esportiva além de melhorar a orga-nização, gestão, qualida-de e transparência do es-porte municipal.

A equipe será com-posta por Presidente, Vice-Presidente, Secre-tário e demais represen-tantes da sociedade. O mandato dos membros do Conselho Municipal de Esporte é dois anos e as reuniões serão reali-zadas mensalmente.

De acordo com o pro-fessor Márcio, os mem-bros do Conselho já foram escolhidos na pri-meira reunião. Agora, os coordenadores aguar-dam a assinatura do de-creto pela prefeita Sílvia. Em seguida os membros serão nomeados e, pos-teriormente montarão o regimento interno do Conselho de Esportes para a realização da elei-ção da diretoria.

MARCOS SILVA

Encontro de trilheiros:esporte e lazer meio as

paisagens de ParaisópolisCarla Barbosa

A equipe ‘RED BUR-RO’, formada por 15 pilo-tos realizou a 4ª edição da ‘Trilha da Ventania’ no dia 10 de novembro. O encon-tro de trilheiros já reuniu mais de 250 pilotos e vie-ram de diversas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Claro, Resende, Taubaté, Camanducáia, Monte Sião entre outras.

As inscrições eram fei-tas na hora no valor de R$50,00 reais. Esse valor era revertido em café da manhã, almoço com chur-rasco no ‘Espaço Alterna-tivo’ e lanche no ponto de apoio montado no ‘Bairro do Cantagalo’.

O percurso do pas-seio consiste em cerca de 60 km passando por tri-lhas esculpidas nas paisa-gens de Paraisópolis e se-guiu uma competição tipo PELL de velocidade em um percurso de 400 metros. O vencedor foi um piloto de Camanducaia.

A cobertura da trilha contou com filmagens fei-tas de um helicóptero, ofe-recido por um empresário de São Paulo que tam-bém participou do even-to. A equipe ‘Red Burro’, pretendo continuar reali-zando trilhas anualmente para além de proporcio-nar lazer e diversão, apre-sentar as belezas naturais de Paraíso.

Page 9: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

ESPORTES 09Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

COLUNA CUMÉ QUIÉ?

A insatisfação do brasileiro com a polícia militar cresce a cada dia mais, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para integrar a 7ª edição do Anuário Bra-sileiro de Segurança Pública do Fó-rum Brasileiro de Segurança Públi-ca (FBSP). Esta pesquisa aponta que 70,1% da população não confia do tra-balho da polícia, 8,6 pontos percentu-ais acima do registrado no primeiro semestre de 2012.

Isso se deve por dois motivos: rea-ção truculenta das policias militares nos manifestos de junho e a facilidade de filmar por câmeras de celulares as abordagens policiais. As mídias alter-nativas, como no caso da “mídia ninja” (sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), escancararam pela internet, na época dos protestos, ações abusivas da polícia como violência ex-cessiva, agressões desequilibradas contra qualquer um que estivesse na frente, policiais quebrando a própria viatura para incriminar manifestan-tes, policiais atirando dentro da casa de pessoas que filmavam os protestos etc. Ou seja, um grande despreparo da polícia militar que chocou o país. Isso tudo pode ser conferido no site YouTu-be a qualquer momento.

Infelizmente esse despreparo não é exclusivo das polícias que vemos pela TV ou nos vídeos na internet. As abor-dagens abusivas acontecem frequente-mente nas nossas cidades, nos nossos bairros, nas nossas ruas. Tudo bem de-baixo do nosso nariz. São policiais que agridem os abordados com tapas, chu-tes e violência verbal, sem que estes apresentem sinais de reação. São po-liciais que tentam impor respeito pelo medo. São policiais que constrangem o abordado em público como forma de autoafirmação de poder.

Por exemplo, neste último sábado, na cidade de Brazópolis, eu mesmo presen-ciei mais uma vez essa cena: dois poli-ciais abordaram um sujeito em frente a um bar muito movimentado, encurrala-ram-no agressivamente na parede, chu-taram suas canelas várias vezes, deram--lhe tapas na cabeça e jogaram seu boné no chão e não encontraram nada com ele. Eu estava do lado e pude observar que o sujeito não esboçou nenhuma re-ação durante toda abordagem e, obvia-mente constrangido do ocorrido, foi em-bora de cabeça baixa, ou seja, houve um imenso abuso de poder da policia na-quela situação. Se estendesse uma tenda de circo em cima, a cena se tornava um show de palhaçaria.

Isso acontece há tanto tempo que se tornou normal para nós, mas NÃO É. Constrangimento público e abuso de po-der É CRIME. O policial deve abordar o sujeito apenas depois de fundada sus-peita, respeitando-o por mais suspeito que seja. Mas o que acontece é que se o sujeito está de boné, chinelo, é negro e mora na periferia, já é motivo suficiente para o policial detectá-lo como suspei-to. Ta aí mais um crime, o de PRECON-CEITO.

Atenção! Para evitar abusos, filme toda a ação policial sempre. Todos te-mos câmera no celular. Se for abordado ou presenciar alguma abordagem abusi-va, pegue o seu celular e filme toda ação. Procure filmar o rosto do policial e até perguntar o nome dele. Ele não pode te impedir disso porque você está fiscali-zando o Estado. E em caso de registra-do abuso de poder, encaminhe o vídeo para o Ministério Público ou leve-o até a corregedoria da polícia local. Quem sabe com a expulsão de criminosos fardados a polícia retome o respeito popular.

Alfredo Paiva

O CRIME DO LADODE DENTRO DA FARDA

Page 10: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES Edição 19 - 21/11/201310 Gazeta do Vale

Projeto escolar homenageia Vinícius

Carla Barbosa

Poeta, compositor, es-critor, cantor, dramatur-go e diplomata. Vinicius de Moraes. No mês de ou-tubro, o ‘Garoto de Ipa-nema’ completaria 100

anos e para prestar uma homenagem a escola es-tadual Eulália Gomes de Oliveira, mobilizou, alu-nos, professores e fun-cionários.

O projeto denominado ‘Recordando Vinícius de

Moraes, reuniu trabalhos, teatro, desenhos, letras de músicas, cartazes, maque-tes entre outros, expostos na escola durante todo o mês de outubro, tendo 31, como dia principal de visi-tação das obras.

Vem aí a 4º edição do ‘É Vento na Praça’

Carla Barbosa

Mais uma vez o ‘Clu-be do Trem’, traz para a Praça Cel. José Vieira um dia diferente. A arte em suas variadas facetas. Música, fotografia, pin-turas, oficinas, entre ou-tros.

A programação é pré--estabelecida, porém, se o artista se interessar em expor os trabalhos sem ter feito inscrição, basta ocupar seu lugar nos cavaletes disponí-veis na praça.

Um dos diferenciais desse ano é o stand con-tendo instrumentos mu-sicais à disposição para quem quiser tocar.

O ‘É Vento’ é uma re-alização do Clube do Trem, apoiados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e pelas empresas: Casa São José, Ótica São José e Cachaça Amélia.

Jazz agita Santa Rita do Sapucaí neste mês

Da redação

Também conhecida como o Vale da Eletrô-nica, pelas mais de 150 empresas de tecnologia que abriga, Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, acaba de ganhar uma nova atra-ção, bem diferente do que a cidade está acos-tumada: um festival de Jazz, Blues e Soul. O Vale Music Festival será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2013 e reunirá bandas regionais e artistas de peso no cenário nacio-nal e internacional. Se-rão ao todo 10 atrações, sendo 6 shows na pra-cinha em frente à ETE (Escola Técnica de Ele-trônica), 2 workshops educacionais, uma atra-ção infantil e gratui-ta na praça da cida-de (Praça Santa Rita) e uma festa com disco-tecagem de Jazz, Blues e Soul, no bar Parada Obrigatória, próximo à praça Santa Rita.

No sábado, 23/11, a principal atração será o “Zé Nazário Trio”,

que tocará por volta de 20h. A banda é liderada pelo baterista Zé Edu-ardo Nazário, que já to-cou com grandes nomes como John McLaughlin, John Stein, Hermeto Pascoal e Milton Nasci-mento, com quem gra-vou o álbum Clube da Esquina 2, de 1978. Também fazem parte do conjunto o pianista paulistano Daniel Gra-jew e o contrabaixista alemão Franz Herberg, formado na Berklee College of Music e autor do renomado álbum de jazz ‘Handmade’, grava-do ao lado de Nazário.

Já a tarde de sábado, por volta de 16h30, está reservada para a dupla “Sax in the Beats”, for-mada por um baterista e um saxofonista que se vestem de cavalo e de urso panda, respecti-vamente, e levam músi-ca de qualidade para as ruas de São Paulo. Eles farão uma apresenta-ção pelas ruas de Santa Rita e, logo em seguida se apresentarão na pra-cinha da ETE. Também se apresentará neste

dia, a banda “The Ho-wling Wolf Blues Band”, que vai trazer o melhor do Blues à cidade.

No domingo, 24/11, o destaque é o “Sandro Nogueira 4teto”, lidera-do pelo guitarrista que dá nome ao grupo e que também toca com gran-des nomes nacionais do Jazz, como o guitarrista Michel Leme, em outros projetos. Além do seu quarteto que começa a tocar por volta de 16h, Sandro Nogueira minis-trará um workshop gra-tuito de música, às 14h do mesmo dia. Em se-guida, se apresentarão as bandas “Patronagens Band” e “Sindicato do Groove”, em um exclusi-vo show acústico.

O outro workshop musical será do contra-baixista “Rafael Duval-le”, no bar Parada Obri-gatória, mesmo local onde acontecerá a festa de lançamento, no dia 22/11, sexta-feira.

Para mais informa-ções, acesse o site www.vmfestival.com.br .

Professora de Gonçalves é premiada em concurso

Carla Barbosa

Vanessa Baptista, pro-fessora de português na es-cola estadual “João Ribei-ro da Silva, em Gonçalves, é premiada no concurso re-alizado pela FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação de Santa Rita do Sapucaí.

Denominado ‘Aluno Campeão e Professor Cam-peão, o concurso teve como objetivo descrever o que o professor fez ou faz para tornar as aulas mais moti-vantes, contribuindo para

a melhoria do processo en-sino-aprendizagem e do de-sempenho dos alunos.

A professora de Gon-çalves apresentou o proje-to “Literarte” e conquistou o 3° lugar e levou para casa como prêmio, um tablet e um Kit FAI. A escola tam-bém recebeu premiação em 1° lugar pelo maior núme-ro de redações inscritas no projeto, com o tema: “Como eu posso ser um Campeão na Vida”. Foram 118 reda-ções inscritas e o prêmio foi uma Smart TV de LED 42 polegadas.

Das 374 redações inscri-tas, Gonçalves ficou em 20° lugar entre as melhores re-dações do concurso, com a redação intitulada “Brindar a Vida” do aluno Luciano Aparecido da Rosa, turma 2º ano do Ensino Médio “A”.

Foram 48 escolas parti-cipantes com alunos do En-sino Médio regular, dentre elas, escolas particulares, estaduais e municipais, per-tencentes às Superinten-dências de Ensino de Pouso Alegre e Itajubá e também Cursinhos e cursos técnicos de disciplinas diversas.

Page 11: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES 11Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

O que é Autismo?O autismo é um trans-

torno global do desenvolvi-mento que aparece nos três primeiros anos de vida. É marcado por três caracte-rísticas fundamentais:

* Incapacidade para in-teragir socialmente;

* Dificuldade no domí-nio da linguagem para co-municar-se ou lidar com jo-gos simbólicos;

* Padrão de comporta-mento restritivo e repeti-

tivo.O grau de comprometi-

mento é de intensidade va-riável: vai desde quadros mais leves, como a síndro-me de Asperger (na qual não há comprometimen-to da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra inca-paz de manter qualquer tipo de contato interpesso-al e é portador de compor-tamento agressivo e retar-

do mental.Causas - O autismo é

uma doença física vincu-lada à biologia e à quími-ca anormais no cérebro. As causas exatas dessas ano-malias continuam desco-nhecidas, mas essa é uma área de pesquisa muito ativa e provavelmente, há uma combinação de fatores genéticos e biológicos.

Diagnóstico - O diag-nóstico é essencialmente

‘Novembro Azul’ alerta para diagnóstico precoce

do câncer de próstataCarla Barbosa

Assim como o exame e diagnóstico, a campanha ‘Novembro Azul’ também ainda é pouco divulga-da. A campanha foi criada para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção do câncer de próstata. A doença é o segundo câncer mais co-mum entre os homens. Conforme o Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultra-passando os 12 mil regis-

clínico (médico). Leva em conta o comprometimen-to e o histórico do pacien-te e norteia-se pelos cri-térios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diag-nóstico e Estatística da So-ciedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Interna-cional de Doenças da OMS).

Tratamento de Autis-mo - Um programa de tra-tamento precoce, intensivo

e apropriado melhora mui-to a perspectiva de crian-ças pequenas com autismo. A maioria dos programas aumentará os interesses da criança com uma progra-mação altamente estrutu-rada de atividades constru-tivas. Os recursos visuais geralmente são úteis. O tra-tamento do autismo tem mais êxito quando é dire-cionado às necessidades específicas da criança. Um

especialista, ou uma equi-pe experiente formada por neurologista, fonoaudiólo-go, psicólogo e terapeuta ocupacional deve desenvol-ver o programa para cada criança.

Se tiver alguma dúvida, procure um especialista.

Aparecida ScandolaFonoaudióloga do Espaço

Ser e Saber especialista em linguagem.

tros. O mês de novembro é

marcado no dia 17, pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.

O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a neces-sidade de se submeter a exames preventivos.

Na fase inicial, o cân-cer da próstata não costu-ma apresentar sintomas. Quando surgem são pa-recidos com os do cresci-mento benigno da prósta-ta: dificuldade de urinar

e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avança-da, a doença pode provo-car dor nos ossos, proble-mas para urinar e, quando mais grave, infecção gene-ralizada ou insuficiência renal.

O tratamento vai de-pender do estágio da do-ença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tra-tamento hormonal e algu-mas vezes apenas obser-vação médica.

Informações - INCA

Page 12: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES Edição 19 - 21/11/201312 Gazeta do Vale

Cebola do outback

Ingredientes- 4 cebolas grandes- 1 litro de água- 2 colheres (sopa) de sal- 1 xícara (chá) vinagre- 1 litro de leite- 5 ovos inteiros- 2 colheres (sopa) de quei-jo ralado- 1 colher de sopa de salsa desidratada- 1 colher de sopa de pi-menta-do-reino moída na hora- 1 colher de chá de orégano- Sal a gosto

Para empanar:- 500 g de farinha de trigo- 5 colheres de sopa de

fubáModo de preparo

- Um dos segredos do pre-paro da receita é a forma de se cortar as cebolas.- Corte-as a partir do topo, do meio da cebola vá fa-tiando, como se fatia uma torta.- Ela vai ficar dividida em go-mos, vai se abrir. Cada tira você corte em três pedaços.- Numa vasilha, faça uma salmoura com água gela-da, sal e vinagre.- Coloque as cebolas e dei-xe de molho na geladeira por 2 horas.- Retire as cebolas da sal-

moura, coloque-as de ca-beça para baixo numa ou-tra vasilha para escorrer o excesso de água.- Leve-as para a geladei-ra novamente e deixe por mais 1 hora antes de fritar.- Bata no liquidificador (ou não com uma colher) o leite, os ovos e o queijo ra-lado. Coloque numa tigela e acrescente os temperos.Mergulhe a cebola nesta mistura, retire o excesso e empane na farinha de tri-go com fubá.- Retire o excesso de fari-nha, dando leves batidas e frite em óleo bem quente.

GASTRONOMIA Parceria entre Esporte e Saúde levam qualidade de

vida à população deParaisópolis

Carla Barbosa

Denominado ‘Ativi-dade Física Para Todos’, o projeto é fruto de uma parceria entre os departa-mentos de Esporte e Saú-de em Paraisópolis. As au-las são ministradas no Parque Municipal ‘Antô-nio Felix Teixeira’, o Perni-longão, das 7h ás 9h, todas as quartas-feiras.

O projeto teve início

no mês de setembro e já reúne em torno de 30 alu-nos. A inscrição pode ser feita no próprio local e as atividades são gratuitas. Qualquer pessoa pode participar.

Acompanhados pelo professor de educação fí-sica Nílson Carvalho e pela enfermeira Norma Dalva de O. Santos, são realizados alongamentos, caminhadas, exercícios e

medição da pressão ar-terial, antes e depois das atividades.

Nílson pretende ex-pandir as aulas e acres-centar outros equipa-mentos como colchonetes, bastões e caneleiras.

O principal objetivo como é proporcionar saú-de para a população, me-lhoria na qualidade de vida, combate ao sedenta-rismo e a obesidade.

FOTOS: NILSON CARVALHO

Page 13: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

SOCIAL PET 13Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

SOCIALPET

Gabriel e Lulu gostam de �icar assim, tranquilos, só curtindo o dia

Olha aí o Marcos fazendo sua Yoga

Lívia e Menininho, amigos inseparáveis

Cão volta a andar comcadeira de rodas feita em casa

Carla Barbosa

Apolo é um cão de 16 anos que perdeu boa par-te dos movimentos das patas por conta da idade e se arrastava pelo chão. Mas, a história de Apolo mudou no dia 17 de no-vembro, quando os vo-luntários Andressa Rosa, Rubinho, José Carlos Fa-ria, Eugênia Maria Dias e a dona do animal, Irace-ma Tavares, confecciona-ram uma cadeira de ro-das para ele.

Utilizando modelos encontrados na internet e utilizando como mate-rial base, canos de PVC, em pouco tempo, a ca-deira estava pronta para transportar o animal.

O cão já estreou a ca-

deira e pelo visto apro-vou. O sucesso da pro-dução fez com que os voluntários decidissem confeccionar novas uni-dades para famílias que não possam adquirir uma com material mais

sofisticado.O próximo a receber

a cadeira será o Dim-bú que também perdeu os movimentos das per-nas por razões psicoló-gicas, como apontaram os exames.

Page 14: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

Edição 19 - 21/11/201314 Gazeta do ValeSOCIAIS

A semana co-meça influen-ciada pela Lua Cheia em Touro e vai movimen-tar suas finan-ças em ritmo bastante acele-rado. Negócios

que tiveram início há duas se-manas começam a mostrar re-sultados e certamente serão to-dos positivos.

Sua vida está ba-sicamente volta-da para o amor e os relaciona-mentos neste período, que ain-da dura algumas semanas. Caso ainda não tenha

conhecido ninguém, prepare--se, pois uma nova paixão baterá em sua porta. Mantenha os olhos abertos pois a semana promete.

Semana influen-ciada pela Lua Cheia em Tou-ro promete mo-vimentar suas emoções. Algu-mas novidades no trabalho po-dem surgir du-

rante a semana. Marte em Vir-gem movimenta os assuntos domésticos. Um relacionamen-to importante vai se aprofundar.

Um projeto apre-sentado e que envolve um tra-ballho em equipe pode ser aprova-do, mas seu início não será antes de duas semanas. Vênus continua

em Capricórnio trazendo seriedade e mudanças que podem ser positi-vas aos seus relacionamentos, o que pode culminar num namoro.

A atual posi-ção da lua po-derá influenciar em sua semana, movimentan -do sua carreira e vida profissio-nal. Você pode-rá ser convida-

do para participar de um novo projeto na sua ou em outra em-presa. O momento é de expan-são profissional.

Caso esteja pen-sando em plane-jar ou fazer uma viagem interna-cional, pode ar-rumar as malas. Um contato com um estrangeiro ou empresa es-

trangeira poderá trazer grandes benefícios à sua carreira. Fique atento às oportunidades. Tome cuidado com os excessos.

A semana tra-rá mudanças in-teressantes à sua vida emocional. Isso pode significar muita coisa, desde um relacionamen-to que se aprofun-da e muda de al-

guma maneira a sua vida, ou que deixará para trás alguns sentimentos.

Vênus em Capri-córnio começa a deixar a pres-são de Plutão e Urano para trás e suas finanças passam por um momento de melhora. A fase

é ótima para novos investimentos e início de projetos.

O momento en-volve um roman-ce que pode tor-nar-se algo mais sério. Caso este-ja só, é possível que conheça al-guém mais velho e mais maduro

que você. O momento é para re-novação de compromissos.

As responsabilida-des pessoais po-dem entrar em choque com as profissionais, ti-rando seu equi-líbrio e tranqui-lidade. Procure equilibrar as duas

áreas sem estresse. Sensualidade à flor da pele.

Novas amiza-des chegam até você e as anti-gas serão reno-vadas. O mo-mento envolve uma viagem rá-pida ou o iní-cio de um curso

também rápido. Um novo amor pode surgir do nada.

A semana vai movimentar seus relacionamen-tos, tanto os pes-soais quanto os profissionais. O momento envol-ve a continuida-de de algumas

negociações comerciais, mas tam-bém pode envolver um namoro.

Horóscopo

Amigos evitam trânsito sentido litoral e optam pela tranquili-dade do Distrito de Costas em Paraisópolis no feriado

Parabéns Isayas Nogueira, que fez aniversário dia 20 de novembro. São os votos de seu pai Dimas, mãe Cláudia e irmã

Isabel

Amigas reunidas curtindo o aniversário da Denise

Parabéns para o Rafael, que fez aniversário dia 3/11

Parabéns para a Maiara, que fez aniversário no dia 3/11

Parabéns, Andrea, pelo aniversário realizado no dia 6 de novembro

Parabéns para Rebeca de São José dos Campos que completou 10 anos no dia 12

de novembro, mesmo dia em que fez 1ª comunhão

Page 15: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CLASSIFICADOS 15Gazeta do Vale Edição 19 - 21/11/2013

Imóveis CastroFone: (35) 3651-1212

www.imoveiscastro.imb.br/[email protected]

- Bairro Cascavel em Paraisópolis7,5 alqueires/pasto formado c/

nascente própria/beira da estra-da do Bairro.

Apenas R$ 175 mil

- Casa em Conceição dos Ouros(centro)

03 dorm/sala/copa/coz caipi-ra/02 garagens/quintal

Valor: R$ 300 mil- troca por siti o

-Em Paraisópolis área industrialCom 70 mil m2 3km do trevo

frente para a RodoviaValor: R$ 290 mil

- Bairro Cascavel em Paraisópolis02 alqueires limpo vista privilegiada

Acesso e topografi a óti maOportunidade

Valor : R$ 55 mil

-Em ParaisópolisFazenda de 70 alqueires/pas-to formado/curral/10 km da

cidadeValor: R$ 25 mil por alqueires

ImóveisCastro a Sua imobiliária os melhores negócios

estão aqui.Casa/terrenos/chácaras/ síti os e

fazendas

-Residencial Paraíso em Parai-sópolis. Casa nova c/ 03 dorm/

sal/coz/bhValor 115 mil

óti ma localização

- Bairro dos Moreiras em Paraisó-polis. Chacrinha com casa/água/

luz/fácil chegadaBeira da estrada

Valor: 45 mil

- Residencial Veríssimo em Parai-sópolis

Lote de 400 m2Óti ma topografi a

Escritura okValor: R$ 60mil

- Bairro Santa Vitoria em Paraisó-polis. Chácara de ½ alqueires c/ casa, água, luz/ pomar/poço p/

peixe/córregoEscritura Ok

Valor: R$ 25 mil

Residencial Paraíso em Paraisó-polis. Casa nova c/ 02 dorm/sala/coz/lavanderia/varanda/porão/

quintalValor R$ 100 mil

- Residencial Paraíso em ParaisópolisLote de 300 m2

Murado/escritura okValor: R$ 45 mil

VENDE Assadeira de Frango de bandeja, Assa-deira de costela no bafo e outros ma-

quinários para açougue. Fone para Contato

(35) 9877 - 2184 ou 8455 - 3720

CRISTINA IMÓVEIS(35) 3651-1473

(35) 9916-5042 OU 8462-3035 - CLARO (35) 9214-5484 - TIM / (35) 9728-4083 - VIVO

LOTE NO BOA VISTA IILOTE 13, QUADRA C, 560 M²,

RUA FLAMBOYANTVALOR: 60.000,00

CASA PRÓXIMO AO CENTROPARTE SUPERIOR: 02 DORMI-TÓRIOS, SALA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA DE SERVIÇO,

QUINTAL PEQUENO, GARAGEM,

PARTE INFERIOR: SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, 01 DORMI-

TÓRIO E QUINTALVALOR: 130.000,00

LOTE NO RESIDENCIAL PARAISO150 M²

5,00 X 30,00QUADRA F, LOTE 06

RUA LEÔNIDAS PEREIRA DIAS,VALOR: R$: 20.000,00

02 BELAS CASAS NO BOA VISTA II02 DORMITÓRIOS, SALA, COZINHA

AMERICANA, ÁREA DE SERVIÇO, ENTRADA PARA

CARRO.VALOR: 115.000,00 CADA

LOTE NO JOSÉ VERÍSSIMO 237,5 M²

9,50 DE FRENTE X 25,00 DE LADO

VALOR: 37.000,00

LOTE NO VILA RICAÁREA: 712 M²

VALOR: 120.000,00

LOTE NO BOA VISTA IILOTE 01, QUADRA D, 287,23 M³AV. EGIDIO DIAS DE CARVALHO

VALOR: 45.000,00

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,por 3 dias. Mandar publicar no

terceiro dia. Fazer 1 pedido impossível e 2 pedi-dos difí ceis. Você verá o que acontece no

4º dia (F.H.S)

Leia os Salmos 16,23,27,91,121,por 3 dias. Mandar publicar no

terceiro dia. Fazer 1 pedido impossível e 2 pedi-dos difí ceis. Você verá o que acontece no

4º dia (T.C.H)

Page 16: 8 Gazeta do Vale... Costas terá ETE e ETA. 03 PARAÍSO Mais um terreno é alvo de reclamação. 06 PARAÍSO ... Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?

CIDADES Edição 19 - 21/11/201316 Gazeta do Vale