8 como fazer citações e evitar o plágio

2
CITAÇÕES e PLÁGIO TÍTULO: Como fazer citações e evitar o plágio Na elaboração de um trabalho, recorre-se muitas vezes a palavras, expressões ou excertos de textos de autores que consultámos. Sempre que nos socorremos das palavras ou das ideias de alguém, devemos dar indicação dessa utilização. Essa indicação faz-se através da citação do autor, ou seja da informação do autor e da obra ou local onde a obtivemos. As citações são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. A sua principal função é permitir comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento. As citações apresentam a referência aos autores, de acordo com as referências bibliográficas que são apresentadas no final do texto Nota: Ver Ficha sobre Referências Bibliográficas Indicar a autoria é uma forma de honestidade intelectual e devemos ter em conta que a apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma, é uma forma de Plágio . Há ainda outras formas de plágio: 1. Pedir a alguém que faça o trabalho por si ou utilizar o trabalho de outrem como se fosse seu. 2. Apresentar o mesmo trabalho em várias disciplinas. 3. Descarregar ou comprar um trabalho através da web. Mesmo que feito de forma não intencional o plágio é um acto grave. Citar e Parafrasear De forma a evitar o plágio deve-se citar ou parafrasear as fontes. Citar Uma citação utiliza as palavras/frases exactas do documento consultado, colocando-as entre aspas. EXEMPLO: São vários os estilos de citação que podes utilizar nos teus trabalhos. Todavia, existem as NP 405 - Normas Portuguesas para as Referências Bibliográficas - que estabelecem as regras a seguir para a elaboração de citações e bibliografias. Nota: Ver Ficha sobre Referências Bibliográficas Parafrasear Ao parafrasear utiliza-se a ideia do autor (fazendo-se referência ao mesmo) mas expressando a ideia por palavras tuas, não sendo por isso necessárias as aspas. Segundo Frederico Bonaglia e Andrea Goldstein (2006) "o processo de liberalização do comércio exemplifica bem as múltiplas dimensões da globalização." (p.28) . BIBLIOTECA/CRE - Escola Secundária de Amares

Upload: biblioteca-amares

Post on 19-Jun-2015

7.930 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: 8   como fazer citações e evitar o plágio

CITAÇÕES e PLÁGIO

TÍTULO: Como fazer citações e evitar o plágio

Na elaboração de um trabalho, recorre-se muitas vezes a palavras, expressões ou excertos de textos de autores que consultámos. Sempre que nos socorremos das palavras ou das ideias de alguém, devemos dar indicação dessa utilização. Essa indicação faz-se através da citação do autor, ou seja da informação do autor e da obra ou local onde a obtivemos. As citações são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. A sua principal função é permitir comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento. As citações apresentam a referência aos autores, de acordo com as referências bibliográficas que são apresentadas no final do texto Nota: Ver Ficha sobre Referências Bibliográficas Indicar a autoria é uma forma de honestidade intelectual e devemos ter em conta que a apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma, é uma forma de Plágio. Há ainda outras formas de plágio:

1. Pedir a alguém que faça o trabalho por si ou utilizar o trabalho de outrem como se fosse seu. 2. Apresentar o mesmo trabalho em várias disciplinas. 3. Descarregar ou comprar um trabalho através da web.

Mesmo que feito de forma não intencional o plágio é um acto grave. Citar e Parafrasear De forma a evitar o plágio deve-se citar ou parafrasear as fontes. Citar Uma citação utiliza as palavras/frases exactas do documento consultado, colocando-as entre aspas. EXEMPLO: São vários os estilos de citação que podes utilizar nos teus trabalhos. Todavia, existem as NP 405 - Normas Portuguesas para as Referências Bibliográficas - que estabelecem as regras a seguir para a elaboração de citações e bibliografias. Nota: Ver Ficha sobre Referências Bibliográficas Parafrasear Ao parafrasear utiliza-se a ideia do autor (fazendo-se referência ao mesmo) mas expressando a ideia por palavras tuas, não sendo por isso necessárias as aspas.

Segundo Frederico Bonaglia e Andrea Goldstein (2006) "o processo de liberalização do comércio exemplifica bem as múltiplas dimensões da globalização." (p.28) .

BIB

LIO

TE

CA

/CR

E -

Es

co

la S

ec

un

ria

de

Am

are

s

Page 2: 8   como fazer citações e evitar o plágio

EXEMPLO: Nota: Ver Ficha sobre Referências Bibliográficas COMO APRESENTAR AS CITAÇÔES NO TEXTO

• Por regra, as citações até três linhas ficam integradas no texto (entre aspas, se for citação directa).

• Nas citações com mais de três linhas deve-se fazer o recuo (deslocamento) do texto em 4 cm para todas as linhas, a partir da margem esquerda, com espaçamento simples entre as linhas, e sem aspas, sendo que o parágrafo que introduz a citação (o autor, com ano e página) deve aparecer em fonte normal (12) e espaçamento duplo, como no restante do texto.

Sugestões:

1 - Começa cedo a pesquisa de informação

A pesquisa de informação é algo que leva tempo, para além do tempo necessário para avaliar e ler todos os documentos encontrados.

2 - Regista os documentos que te interessam

Quando encontrares um documento que te seja útil regista a informação a ele associada, como autor, título, endereço URL,... Esta informação será depois utilizada para fazer as citações e referências no teu trabalho

A questão da abertura comercial e o seu impacto nos países pobres é abordada por Bonaglia e Goldstein (2006, p.28) que afirmam:

O processo de liberalização do comércio exemplifica bem as múltiplas dimensões da globalização. Impulsionado pela redução dos custos de transporte e comunicação, ele visa a remoção das barreiras legislativas à livre circulação dos bens e serviços entre países, e realiza-se através da adopção de políticas liberais a nível nacional e da promulgação de regras a nível regional ou multilateral.

Segundo Frederico Bonaglia e Andrea Goldstein (2006, p.28) "o processo de liberalização do comércio exemplifica bem as múltiplas dimensões da globalização.".

Na opinião de Frederico Bonaglia e Andrea Goldstein o processo de liberalização que se verifica actualmente no comércio mundial é um dos indicadores mais significativos do processo de globalização que vivemos.