74893153 nbr 17000 2004 avaliacao da conformidade vocabulario e principios gerais

9
ISO/IEC 17000:2004(E/F/R) © ISO 2004 – All rights reserved PADRÃO ISO/IEC INTERNACIONAL 17000 Avaliação da conformidade – Vocabulário e Princípios Gerais.

Upload: crisverona

Post on 29-Jul-2015

134 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

PADRÃO ISO/IEC INTERNACIONAL 17000

Avaliação da conformidade – Vocabulário e Princípios Gerais.

Page 2: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

© ISO 2004 A reprodução dos termos e definições constantes da presente Norma é permitida em manuais de ensino, instrução folhetos, publicações técnicas e revistas para fins estritamente educacionais ou implementação. As condições para a eprodução são: que não forem feitas modificações nos termos e definições; que tal reprodução não é permitida para dicionários ou publicações similares postas à venda, e que esta Norma é referenciado como o documento de origem. Com as únicas exceções observado acima, nenhuma outra parte desta publicação pode ser reproduzida ou utilizada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e microfilme, sem permissão por escrito pela ISO no endereço abaixo ou Corpo da ISO membro no país do solicitante.

Page 3: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

PDF aviso legal Este arquivo PDF pode conter fontes incorporadas. De acordo com a política de licenciamento da Adobe, este arquivo pode ser impresso ou visualizado, mas não devem ser editados, a menos que os tipos de letra que são incorporados são licenciados e instalados no computador realizando a edição. Em baixar este arquivo, as partes aceitam nele a responsabilidade de não infringir a política de licenciamento da Adobe. A ISO Central Secretaria não aceita qualquer responsabilidade nesta área. Adobe é uma marca comercial da Adobe Systems Incorporated. Detalhes dos produtos de software usado para criar este arquivo PDF pode ser encontrada na Info Geral relativo para o arquivo, o PDF-criação parâmetros foram otimizados para impressão. Todo cuidado foi tomado para garantir que o arquivo é adequado para uso por organismos membros da ISO. Em o eventoimprovável que um problema relacionado a ele é encontrado, por favor, informar o Secretariado Central, no endereço fornecido abaixo.

Page 4: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

Página de Conteúdos Sumário 0 Introdução............................................................................................................................ 1 Escopo................................................................................................................................. 2 Termos relacionados com a avaliação da conformidade em geral..................................... 4 3 Termos básicos............................... 4 Conformidade termos de avaliação relativos à seleção e determinação (ver Figura A.1).. 10 5 Conformidade termos de avaliação relativos à revisão e certificação (ver figura A.1)....... 12 6 Conformidade termos de avaliação relativas à vigilância (ver Figura A.1)............... ......... 16 7 Termos relacionados com a avaliação da conformidade e facilitação do comércio........... 18 Anexo A (informativo) Princípios de avaliação da conformidade .................... .............................. 24 Anexo B (informativo) Termos relacionados definidos em outros documentos ...... ...................... 35 Bibliografia.................................................................................................

Page 5: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

Prefácio

ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International lectrotechnical Commission) formam o sistema especializado para padronização mundial. Organismos nacionais que são membros da ISO ou IEC participam do desenvolvimento de Padrões Internacionais através de comitês técnicos estabelecidos pela respectiva organização para lidar com campos específicos de atividade técnica. ISO e IEC comissões técnicas colaborar em domínios de interesse mútuo. Outras organizações internacionais, governamentais e não-governamentais, em articulação com ISO e IEC, também participam no trabalho. No campo de avaliação de conformidade, o Comitê ISO de avaliação da conformidade (CASCO) é responsável pela desenvolvimento de normas internacionais e guias. Padrões internacionais são elaborados de acordo com as regras das Diretivas ISO / IEC, Parte 2. Projecto de Normas Internacionais adoptados pelos comités técnicos são sujeitos aos organismos membros para voto. Publicação como um Padrão Internacional exige a aprovação em pelo menos 75% dos organismos membros com direito a voto. Atenção para a possibilidade de que alguns dos elementos deste documento pode ser objecto de patente direitos. ISO e IEC não deve ser responsável pela identificação de quaisquer direitos de patentes. ISO / IEC 17000 foi preparado pelo Comitê ISO de avaliação da conformidade (CASCO). Foi distribuído para votação para os órgãos nacionais de ambos os ISO e IEC, e foi aprovado por ambos os organizações. Esta primeira edição anula e substitui Art º s 12 a 17 da ISO / IEC Guia 2:1996. Cláusulas 1 a 11 de ISO / IEC Guia 2 não são de responsabilidade da ISO / CASCO e não são afetados por esta Norma Internacional.

Page 6: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

0. Introdução. 0.1 Termos e definições aplicáveis à avaliação da conformidade . ISO e ISO / IEC Guias e, mais recentemente, as Normas Internacionais relacionadas genericamente a conformidade atividades de avaliação, tais como inspeção, teste e várias formas de certificação são preparados através do trabalho grupos do Comitê ISO de avaliação da conformidade (CASCO). Por muitos anos, ISO / IEC Guia 2, última revista em 1996, incluiu um vocabulário de base para avaliação da conformidade, construída a partir de um pequeno número de termos e definições compilado pela primeira vez para facilitar a comunicação e o entendimento sobre a certificação de produtos baseadas em padrões tradicionais e produtos manufaturados. Em 2000, CASCO decidiu tomar a terminologia de avaliação da conformidade (Art º s 12 a 17) fora de ISO / IEC Guia 2 e fornecer um vocabulário em vez de auto- ontido mais facilmente aplicáveis no planejadas ISO / IEC 17000 série de normas e na elaboração ou revisão de manuais relacionados. CASCO Grupo de Trabalho 5, Definições, tem preparado de acordo esta Norma em consulta com outros ativos CASCO grupos de trabalho, como um quadro coerente dentro do qual conceitos mais específicos podem ser definidos de forma adequada e denotado por termos mais adequados. Termos extra para conceitos únicos para determinadas atividades dentro avaliação da conformidade, tais como a acreditação, certificação de pessoas e marcas de conformidade, são encontrados em a Norma internacional ou Guia relativas a essa atividade. Tais conceitos não são incluídos nesta Internacional Standard. Até publicações pré-existentes CASCO são revisados, a terminologia utilizada esses documentos permanece válida em seu contexto, esta Norma não se destina a ser aplicada retrospectivamente. Avaliação da conformidade interage com outros campos, tais como sistemas de gestão, metrologia, normalização e estatísticas. Esta Norma não define os limites de avaliação da conformidade. Estes permanecem elásticas. 0.2 Termos e definições aplicáveis à política comercial . Cláusula 7 inclui alguns termos e definições, elaborado principalmente a partir das cláusulas de superada ISO / IEC Guia 2, a vários conceitos mais amplos. Estas visam não só para padronizar o uso dentro do conformidade comunidade de avaliação, mas também para ajudar os decisores políticos preocupados com a facilitação do comércio tratado no âmbito de quadros regulamentares e internacionais. 0.3 A abordagem funcional de avaliação da conformid ade. Os termos e definições especificadas nesta Norma, em particular nos termos das Cláusulas 4 e 5, refletir a adopção pelo CASCO em novembro de 2001 da abordagem funcional recomendado no início do ano que no relatório final de um CASCO - CEN / CENELEC TC um grupo de trabalho conjunto. Para fornecer uma melhor compreensão dos conceitos definidos, seu agrupamento e suas relações, uma descrição da abordagem funcional é incluída no Anexo A para obter informações.

Page 7: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

0.4 Seleção de termos e definições. Alguns dos termos incluídos nesta Norma se relacionam com conceitos que foi considerado essencial para define. Outros, pensava-se útil para explicar. Muitos dos termos gerais usados para distinguir conformidade conceitos de avaliação são utilizados na linguagem comum num sentido mais amplo ou com uma ampla gama de significados. Alguns também aparecem em outros vocabulários padrão com definições específicas para o campo de aplicação relevantes. Um índice alfabético listas nos termos definidos nesta Norma. Normas que definem relevante termos constam do Anexo B com listas separadas em ordem alfabética. Primeiros são termos aplicáveis a aspectos específicos da avaliação da conformidade, conforme definido em outras normas do ISO / IEC 17000 série. Em segundo lugar são termos para que as definições dadas em ambas o vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia (VIM) ou ISO 9000 são geralmente aplicáveis em contextos de avaliação de conformidade. Para os termos "processo" e "Produto", ambos amplamente utilizado em outras definições, as definições ISO 9000:2000 são reproduzidas em 3,2 e 3.3. 0.5 Alterações na terminologia . Atenção para mudanças significativas nas suas definições ou termos das cláusulas do substituído ISO / IEC Guia 2. Esta Norma não inclui uma definição de "conformidade" com o fundamento de que não é necessário a fazê-lo. "Conformidade" não consta a definição de "avaliação da onformidade". O conceito de "Avaliação da conformidade" está preocupado com cumprimento dos requisitos especificados", não com o conceito mais amplo de "Conformidade". A definição de "requisitos especificados" prazo (3.1) está incluído. Em Inglês, o termo "Conformidade" é usado para distinguir a ação de fazer o que é necessário (por exemplo, uma organização "cumpre" por fazer algo ou estar em conformidade, cumprindo uma exigência de regulamentação). A ISO 9000 definição de "produto" (3.3) inclui serviços como uma categoria de produto, de modo que ele não é mais correta para se referir a "produtos e serviços". Em vez de "processo, produto ou serviço", a expressão genérica utilizada na ISO / IEC Guia 2 para o sujeito "de padronização ", nota 2-2,1 introduz a expressão" objeto de avaliação da conformidade "como um meio de referindo-se ao produto, processo, sistema, pessoa ou organismo ao qual a avaliação da conformidade é aplicada. (A "Sujeito" seria mais lógico ser o corpo a fazer a avaliação.) Em vez de "garantia de conformidade", o termo "atestado" (5.2) é usada para a atividade de transporte de garantia através da emissão de uma "declaração de conformidade". O termo "acreditação" é agora aplicável apenas a comprovação a respeito de um organismo de avaliação da conformidade. O definição em ISO / IEC Guia 2, ao contrário, teria sido igualmente aplicáveis à certificação de pessoas, conforme especificado na norma ISO / IEC 17024. Após esta alteração, os termos "organismo de avaliação da conformidade" (2,5) e "Organismo de acreditação" (2.6) são definidas

Page 8: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

separadamente. Termos mais específicos relativos à acreditação estão definidos na ISO / IEC 17011. Para evitar ambigüidade, o termo "corpo" é usado nesta Norma somente quando se refere à conformidade organismos de avaliação ou de organismos de acreditação. Caso contrário, o termo "organização" é usado em seu sentido geral, como na definição ISO 9000. Quanto mais específico ISO / IEC Guia 2 definição de uma organização como um corpo com base na associação não é aplicável ao campo da avaliação da conformidade.

Page 9: 74893153 NBR 17000 2004 Avaliacao Da Conformidade Vocabulario e Principios Gerais

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

© ISO 2004 – All rights reserved

PADRÃO INTERNACIONAL ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

Avaliação da Conformidade - vocabulário e princípio s gerais 1 Escopo. Esta Norma Internacional especifica termos gerais e definições relativas à conformidade avaliação, incluindo a acreditação de conformidade organismos de avaliação, e ao uso da avaliação de conformidade para facilitar o comércio. A descrição do a abordagem funcional para avaliação da conformidade é incluídas no Anexo A, como uma maior auxílio para a compreensão entre os usuários de conformidade de avaliação da conformidade, organismos de avaliação e seus organismos de acreditação, em ambos os ambientes voluntária e regulamentares. Esta Norma não não estabelecidos para fornecer uma vocabulário para todos os conceitos que podem precisar de ser usado em descrevendo conformidade especial actividades de avaliação. termos e definições são dadas apenas quando o conceito definido não seria compreensível a partir da geral uso da linguagem do termo, ou onde um padrão existente definição não é aplicável. NOTA 1: As notas anexado ao certas definições oferecer esclarecimento ou exemplos para facilitar a compreensão dos conceitos descritos. em certos casos, as notas podem ser diferentes em diferentes línguas por razões linguísticas, ou notas adicionais podem ser dadas. NOTA 2: Os termos e definições são dispostos em uma ordem sistemática, com um índice alfabético. Um termo em uma definição ou nota que é definido no outra entrada é indicado por negrito seguido pelo seu número de entrada no parênteses. Tais condições podem ser substituído por sua definição completa.