7 regras de hillel

1
Metodologia da Pesquisa Exegética 7 Regras de Hillel 1. Qal wahomer (Leve e pesado) – Inferencia do menor para o maior – O que se aplica em um caso menos importante se aplicará certamente em um caso mais importante. 2. Gezerah Shawah (Equivalência de Expressões) – Inferencia da analogia de expressões – Quando as mesmas palavras são aplicadas para dois casos diferentes, segue-se que as mesmas considerações se aplicam a essas palavras 3. Binyan Ab Mikathub 'Ehad (Construindo a partir de um texto) – Se uma mesma sentença é encontrada em vários versos, deve se aplicar o mesmo princípio em todos. 4. Binyan Ab Misheue Kethubim (Construindo a partir de dois textos) – Se um princípio é estabelecido relacionando dois versos, esse princípio, uma vez estabelecido, pode ser aplicado a outros versos. 5. Kelal Upherat (O geral e o particular) – Se uma lei ou proposição geral é seguida da enumeração de particulares, a lei geral só se aplica aos particulares ali enumerados 6. Kayose bo' Mimeqom 'ahar (Analogia feita de outro lugar) – A dificuldade em uma Lei pode ser resolvida comparando-a com outro texto similar 7. Dabar Hilmad Me'Anino (Explicação obtida do contexto) – O sentido de uma passagem pode ser deduzido pelo seu contexto.

Upload: saulo-vilela

Post on 09-Nov-2015

30 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Um pequeno resumo sobre as 7 regras de Hillel, um grande rabino, criador de uma metodologia hermenêutica para interpretação do Antigo Testamento.

TRANSCRIPT

Metodologia da Pesquisa Exegtica7 Regras de Hillel1. Qal wahomer (Leve e pesado) Inferencia do menor para o maior O que se aplica em um caso menos importante se aplicar certamente em um caso mais importante.2. Gezerah Shawah (Equivalncia de Expresses) Inferencia da analogia de expresses Quando as mesmas palavras so aplicadas para dois casos diferentes, segue-se que as mesmas consideraes se aplicam a essas palavras3. Binyan Ab Mikathub 'Ehad (Construindo a partir de um texto) Se uma mesma sentena encontrada em vrios versos, deve se aplicar o mesmo princpio em todos.4. Binyan Ab Misheue Kethubim (Construindo a partir de dois textos) Se um princpio estabelecido relacionando dois versos, esse princpio, uma vez estabelecido, pode ser aplicado a outros versos.5. Kelal Upherat (O geral e o particular) Se uma lei ou proposio geral seguida da enumerao de particulares, a lei geral s se aplica aos particulares ali enumerados6. Kayose bo' Mimeqom 'ahar (Analogia feita de outro lugar) A dificuldade em uma Lei pode ser resolvida comparando-a com outro texto similar7. Dabar Hilmad Me'Anino (Explicao obtida do contexto) O sentido de uma passagem pode ser deduzido pelo seu contexto.