65 anos conselho regional - crcrn.org.br · celso luiz souza de oliveira janiara bezerra de...

28
HISTÓRIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE 65 ANOS 2013

Upload: dinhanh

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HISTÓRIA DO

CONSELHO REGIONAL

DE CONTABILIDADE DO

RIO GRANDE DO NORTE

65 ANOS

2013

Antônio Paula da Silva

Écia Maria de Moura Viana

Edner Roberto de Souza Silva

Francisco Jacó Ferreira da Silva

Gonçalo Maciel da Silva

Halcima Melo Batista

João Gregório Junior

José Vicente de Assis

Maria da Graça do Vale

Maria do Carmo

Maria Laíde de Souza Araújo

Aldemir Pereira da Rocha

Carlos José Wanderley Ferreira

Celso Luiz Souza de Oliveira

Janiara Bezerra de Medeiros Araújo

Joana D'arc Medeiros Martins

Lázaro Escolástico Bezerra

Maria da Conceição Cabral

Maria Viviane Alves de Oliveira

Moisés Manso de Oliveira

Olegário Mariano Prestrelo Marinho

Paulo Leite Pinto Júnior

Everildo Bento da SilvaPresidente

CONSELHEIROS

HISTÓRIA DO

CONSELHO REGIONAL DE

CONTABILIDADE DO

RIO GRANDE DO NORTE

65 ANOS

Pesquisa, texto e diagramaçãoWilson Galvão de Freitas Teixeira

SUMÁRIO

Capítulo I Contabilidade: passado, presente futuro............6

Capítulo II Criação dos Conselhos de Fiscalização Profissi-onal......................................................................................8

Capítulo III Criação do Sistema Federal de Contabilidade..9

Capítulo IV Criação do Conselho Regional de Contabilida-de do Rio Grande do Norte..............................................10

Apresentação......................................................................5

Capítulo V Homenagens da Assembléia Legislativa........18

Capítulo VI Professor Ulisses Celestino de Góis..............21

Capítulo VII Galeria de Presidentes..................................23

Mensagem dos 65 anos....................................................25

Instalação...................................................................................11

1965: primeiros atos oficiais.......................................................11

Terceira mudança: sede passa a contar com auditórios...........13

Unidades regionais....................................................................14

Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis............15

Homenagens.............................................................................16

Em 2013, Assembléia repete homenagem................................19

ApresentaçãoEste livro tem como objetivo registrar para a posteridade alguns dos fatos que marcaram a evolução histórica do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte.

A ideia de iniciar os estudos para compor o texto veio também para registrar a passagem dos 65 anos de criação e instalação do CRCRN. Esta é a primeira publicação que vai tratar especificamente de aspectos marcantes deste que é um dos Conselhos mais atuantes e respeitados do nosso país.

Neste sentido, este livro também entra para a história do CRCRN, vez que é o primeiro passo para construirmos uma identidade biográfica de uma Instituição que representa a sociedade ao mesmo tempo em que possui compromisso com a classe contábil potiguar. E ter feito acontecer este projeto em minha gestão me deixa ainda mais enobrecido.

Por fazer este projeto acontecer, quero também deixar registrado meus parabéns e agradecimentos aos conselheiros e ao corpo funcional do CRCRN.

Espero que esta publicação seja utilizada pelas Instituições de Ensino, profissionais da contabilidade, professores de Ciências Contábeis e alunos que tenham sede de conhecimento, afinal o nosso passado é instrumento valioso da condução do futuro contábil do Estado.

Contador Everildo Bento da SilvaPresidente do CRCRN

5

1 Contabilidade - Passado, Presente e FuturoA história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse, de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros, a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso e de consumo. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, para que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.

A evolução da ciência contábil pode ser dividida em três fases:

Origem da Contabilidade / Contabilidade do Mundo Antigo

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram sendo aperfeiçoadas e especializadas, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Equivale ao período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da era Cristã, quando apareceu o LIBER ABACI, de autoria de Leonardo Pisano.

Contabilidade do Mundo Medieval

Período que vai de 1202 da era Cristã até 1494, quando apareceu o TRATACTUS DE COMPUTIS ET SCRIPTURIS (contabilidade por partidas

6

dobradas), de Frei Luca Paciolo, publicado em teoria dos números positivos e negativos, obra que c o n t r i b u i u p a r a i n s e r i r a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

Contabi l idade do Mundo Moderno / Contabilidade do Mundo Científico

Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra LA CONTABILITÁ APPLICATTA, obra marcante na história da contabilidade, premiada pelo governo da Áustria. O período científico inicia-se em 1840 e continua até hoje.

7

2 Criação dos Conselhos de Fiscalização ProfissionalA partir da década de 30 o Estado passou a ter maior interferência na fiscalização do exercício profissional. Não era o que ocorria na vigência da Constituição de 1891, quando havia previsão do livre exercício profissional, liberdade com raiz na Constituição de 1824, segundo Valentino (2012).

Já na Carta Magna de 1934, o livre exercício de qualquer profissão estava condicionado à capacidade técnica e outras que a lei estabelecesse, ditadas pelo interesse público. Na constituição de 1937, os Conselhos estão inseridos com suas demandas colocadas sob as vestes do direito privado. A partir da década de 50, os Conselhos de Fiscalização passam a ser criados como entidades de direito público.

Neste contexto, a criação e funcionamento dos Conselhos de Fiscalização das Profissões no Brasil têm origem quando o Estado regulamenta profissões e ofícios considerados liberais. Nesse patamar legal, os Conselhos têm caráter basicamente corporativo, criados para exercerem o controle político do Estado sobre os profissionais, num contexto de forte regulação estatal sobre o exercício do trabalho.

Assim, convencionou-se afirmar que os Conselhos de Fiscalização Profissional eram manifestações da própria sociedade civil, ainda que no exercício de funções tipicamente estatais.

São desta época a criação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia(1933) e do Conselho Federal de Medicina(1945).

8

3 Criação do Sistema Federal de ContabilidadeO Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais, atualmente existentes em 27 Estados da Federação, são entidades de fiscalização do exercício profissional, criadas por meio do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, editado na época pelo Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra.

No Decreto ficaram definidos os direitos, as obrigações e demais atribuições dos Contadores e dos Guarda-Livros. Por força da Lei n° 3.384, datada de 28 de abril de 1958, sancionada pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, a categoria de Guarda-Livros passou a ser denominada de Técnico em Contabilidade

Cada um dos órgãos que compõe o Sistema CFC/CRCs é constituído de um plenário composto por conselheiros efetivos e suplentes, com mandato de 04 (quatro) anos, em eleições que ocorrem sempre nos anos de final ímpar. Nenhum Conselheiro, nem mesmo o Presidente do CFC, percebe pagamento a qualquer título, tampouco cédula de presença (“jetton”), por comparecimento às sessões plenárias ou das Câmaras.

Os Conselhos Regionais de Contabilidade, hierarquicamente subordinados ao Conselho Federal de Contabilidade, têm como finalidades precípuas fiscalizar o exercício da profissão contábil e efetuar o registro dos profissionais da Contabilidade e das empresas de serviços contábeis.

Sua força de ação se concentra no profissional que executa ou explora atividades contábeis, bem como na empresa por ele integrada, no sentido de mantê-lo dentro dos padrões legais, técnicos e éticos estatuídos como inerentes à sua atividade. Portanto, a natureza dos Regionais de Contabilidade é de fiscalização da profissão contábil na perspectiva de instituição de defesa da sociedade em combate ao mal exercício da função.

9

4. Criação do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do NorteO Conselho Regional de Contabilidade foi fundado em 11 de agosto de 1948 através da Resolução CFC 40/1948, passando a integrar o sistema CFC/CRCs. Sua sede fica em Natal, contando ainda com um Escritório Regional em Mossoró e dez delegacias instaladas nas cidades de Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Patú e Pau dos Ferros, além de representação municipal em 35 cidades.

Em sua sede, denominada Edifício Professor Ulisses Celestino de Góis, encontram-se para visitação pública o Memorial Professor Ulisses Celestino

10

de Góis e a Biblioteca Eufran de Oliveira Sousa.

O CRCRN, assim como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é uma autarquia de fiscalização do exercício profissional contábil, dotada de personalidade jurídica de direito público.

Instalação

Apesar de ter sido fundado em 11 de agosto de 1948, o CRCRN foi instalado apenas no dia 29 de novembro do mesmo ano. Entretanto, não tinha sede fixa. Os primeiros componentes foram os contadores Jurandir Sytaro da Costa (que assumiu a presidência), Ulisses Celestino de Góis (primeiro presidente eleito, em 1965), Paulo de Azevedo Pires, Argemiro Lins Cavalcanti, Antônio Jorge Moreira e Manoel Rivadávia Pessoa da Silva, além dos técnicos em contabilidade Juvino dos Anjos, Rafael Robson de Souza e Garibaldi Romano.

1965: primeiros atos oficiais

Em 25 de maio de 1965, ocorre a nomeação, pelo Conselho Federal de Contabilidade, dos primeiros representantes, momento em que a primeira ata oficial do CRCRN é lavrada. A composição não d ivergiu tan to da pr imeira , acrescentando os nomes de João Batista de Melo, Luiz Gonçalves Pinheiro, Moisés Pinto Meireles, Antônio Fernandes de Oliveira e João David de Souza.

No mesmo dia, o Regional tem sua instalação física fixada a Rua Doutor Barata, 208, no Bairro da Ribeira em Natal/RN. A primeira eleição do CRCRN acontece logo em seguida, no dia 20 de agosto.

São eleitos neste momento, como membros efetivos, os contadores Ulisses Celestino de Góis(eleito presidente), José Penha de Souza, Luiz Gonçalves Pinheiro, Francisco Dantas Guedes, José Pinto Freire, Waldomiro Fonseca e Cunha e os técnicos em contabilidade Raimundo Nonato Falcão de Melo e José Maria Moreira de Castro.

Fachada da primeira sede.

Registro do ano de 2005

11

Já como membros suplentes, os eleitos na ocasião foram os contadores Sinfrônio Sabino da Costa, Cândido Oliveira Filho, Odir da Costa Oliveira, Edilson Pereira Nobre e os técnicos em contabilidade José Carlos Cortez e João Batista de Melo.

Em 26 de maio de 1976, a sede do CRCRN se muda para o Edifício Canaçu, a Rua João Pessoa, 198, Cidade Alta, local onde ocupa duas salas no prédio.

Ao mesmo tempo que crescia em importância e em funções, o Conselho passa ter a necessidade de mais espaço físico. As salas seriam vendidas no final da década de 80 com o objetivo de comprar um outro prédio. Com os recursos, o CRCRN adquire a sua terceira sede,

inaugurando-a em 30 de novembro de 1992. Pela primeira vez o prédio é ocupado exclusivamente pelas instalações do Regional.

A inauguração ocorreu durante a presidência de José Costa Bezerra. Em homenagem ao patrono da contabilidade potiguar, o edifício recebeu a denominação Professor Ulisses Celestino de Góis.

localizada em Natal a Rua Princesa Isabel, 815, Cidade Alta,

Momento da inauguração da sala 506 no edifício Canaçú, denominada a época

Professor Ivo Magalhães. Discursa o presidente Luiz Gonçalves Pinheiro

Fachada da terceira

sede do CRCRN

12

Terceira mudança: sede passa a contar com auditórios

Por fim, em 10 de junho de 2005, durante a gestão do presidente Gonçalo Maciel da Silva, o CRCRN se muda pela terceira vez, passando a se localizar na Avenida Bernardo Vieira, 4545, no bairro de Morro Branco, local onde se mantém. A sede continua com a denominação de Edifício Professor Ulisses Celestino de Góis. Em 12 de dezembro de 2013 são inaugurados os auditórios da sede e as novas instalações do Memorial Ulisses Celestino de Góis e da Biblioteca Eufran de Oliveira Souza.

Sede atual dias antes da inauguração

Presidente do CRCRN, Gonçalo Maciel

da Silva, e presidente do CFC, José

Martônio Alves Coelho, descerrando

a placa

13

O Conselho Regional de Contabilidade do RN tem em seus registros mais de 10 mil profissionais, ativos ou com registros já baixados. Dos que estão ativos, são mais de 6 mil. Os profissionais e as empresas estão permanentemente sujeitos à fiscalização do CRCRN, que verifica se os padrões técnicos e éticos condizentes com a profissão contábil estão sendo seguidos.

Entretanto, tem notável destaque o ambicioso programa de educação continuada, responsável por beneficiar milhares de profissionais de todas as regiões do Estado com palestras, seminários, além de um programa de i n t eg ração com a s p r i nc ipa i s Universidades e Faculdades de Ciências Contábeis do Estado, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer melhor o órgão fiscalizador e sua futura profissão.

Dentro deste contexto, na gestão do presidente Everildo Bento da Silva, é criado o CRCRN Jovem e são instituídas diversas comissões para estreitar o relacionamento entre profissionais, empresários e estudantes de Contabilidade. Tem destaque as comissões do Terceiro Setor e da Área Pública. Os grupos são formadas por jovens profissionais, mulheres, integrantes da melhor idade, do Terceiro Setor, da cultura e do meio acadêmico.

Unidades Regionais

Além da sua sede, o CRCRN é formado por unidades regionais. Em 2013, eram onze: um Escritório Regional, localizado em Mossoró, e dez Delegacias, cujas sedes eram as cidades de Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz,

Em 1980, ocorre a criação da Delegacia em Macau.

Assina o termo de posse José Ribamar Braga

ENCC desde 2011 se consolidou como o

maior evento da contabilidade potiguar

14

Parnamirim, Patú e Pau dos Ferros.

Neste aspecto, a cidade de Mossoró tem duas particularidades: primeiro, é a única a ser sede de Escritório Regional e Delegacia ao mesmo tempo; segundo, foi a primeira Delegacia criada, em 13 de março de 1967, na gestão do professor Ulisses Celestino de Góis, que nomeou o profissional da contabilidade José Nilson Rodrigues como delegado do CRCRN na cidade, cargo que ocupa até o momento. As Delegacias mais novas são as das cidades de João Câmara e Nova Cruz, criadas no ano de 2012, durante a presidência de Everildo Bento da Silva.

Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis

Dentre as inúmeras ações que o CRCRN desenvolve cotidianamente no âmbito da Educação Profissional Continuada, tem destaque ao longo dos seus 65 anos o Encontro Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis - ENCC, realizado anualmente pelo Regional.

Mesa de debates durante a 1a. Edição do ENCC

Palestra e-Social / SPED Reestruturando o DP

das empresas foi um dos destaques do X ENCC

Presidente Ronaldo Santos da Cruz fala durante

abertura do I ENCC, em 1997

15

Criado em 1997, o ENCC é o principal evento da contabilidade potiguar. Em 2013, em sua 10º edição, entre minicursos, palestras e fóruns, foram mais de 15 capacitações, atingindo um patamar do nível de congressos nacionais, reunindo mais de 750 participantes. Interrompido em 2004, o ENCC foi retomado no segundo ano da administração do Presidente Everildo Bento da Silva, em 2011.

A retomada trouxe três novidades. Primeiro, institucionalizou-se que, durante a solenidade de abertura ocorrerá a entrega da Medalha Professor Ulisses Celestino de Góis, maior honraria do CRCRN.

Segundo, foram inseridos na programação a apresentação de trabalhos científicos, colocando o evento no grupo de encontros com produção científica. Terceiro, acontece a criação do Baile do Contador, que passou a encerrar a programação do ENCC.

Homenagens

Para ilustrar sua rica história, o C o n s e l h o R e g i o n a l d e C o n t a b i l i d a d e d o R N h o m e n a g e o u i m p o r t a n t e s personagens de sua v ida institucional, sobretudo após a inauguração da sua sede na Aven ida P r incesa I sabe l ,

denominada Professor Ulisses Celestino de Góis, o plenário denominou-se Professor Ivo Magalhães de Oliveira, o auditório Luiz Gonçalves Pinheiro, a sala da contabilidade Clóvis Tavares da Silva, a sala de fiscalização professor Severino Lopes de Oliveira e a secretaria Jurandir Sytaro da Costa.

A biblioteca, inicialmente denominada professor Sinfrônio Sabino da Costa, em 11 de agosto de 2001, durante a gestão da presidenta Jucileide Ferreira Leitão, passou a ter o nome do ex-presidente Eufran de Oliveira Souza. Em 12 de dezembro de 2013, durante a gestão do presidente Everildo Bento da Silva, o Conselho inaugura as suas novas instalações, com novas salas. Durante a solenidade, novas homenagens foram prestadas, regulamentadas pela Resolução CRCRN 100/2013.

Em registro de 1977, conselheiros Sinfrônio Sabino da Costa(à esq.),

Luiz Gonçalves Pinheiro(centro) e Francisco Alves de Souza(à dir)

16

Homenagens instituídas em 2013Ambiente

Edifício SedeGaleria de Presidentes

MemorialBiblioteca e Espaço do Contabilista

RecepçãoAtendimento diferenciado

Atendimento JurídicoAssessoria JurídicaCâmara de Registro

Sala de Treinamento 1Arquivo

CPDAlmoxarifadoFiscalização

Câmara de FiscalizaçãoCâmara de Desevolvimento Profissional e Institucional

Copa

Câmara de AdministraçãoSala da Câmara de Controle Interno

Departamentos

Sala de Reuniões

Gabinete da Presidência

Secretaria da Presidência

Diretoria

Sala do CFC

Sala de Treinamento 2Plenário

HomenageadoPresidente Ulisses Celestino de Góis

Regional Mossoró

Presidente Jurandir Sytaro da CostaPresidente Ulisses Celestino de GóisPresidente Eufran Oliveira de Sousa

Presidenta Maria do Rosário de OliveiraPresidente José Costa BezerraPresidente José Jeová Soares

Presidente Ivanildo Alves MessiasPresidente José Pinto Freire

Presidente Gonçalo Maciel da SilvaPresidente Paulo Alexandre da SilvaPresidente Ronaldo Santos da CruzContador Clóvis Tavares da Silva

Presidente Severino Lopes de OliveiraContador João Gregório Júnior

Contador José Vicente de Assis

Contadora Halcima Melo BatistaContador Antônio Paula da Silva

Contadora Maria Laíde de SouzaTécnica em Contabilidade

Écia Maria de Moura Viana

Presidente Luiz Gonçalves Pinheiro

Colaboradora Nise de Oliveira DantasTécnica em Contabilidade Marilene Pequeno da Silva

Presidenta Jucileide Ferreira LeitãoPresidente Everildo Bento da SilvaColaborador José Pereira da SilvaDelegado José Nilson Rodrigues

Técnico em ContabilidadePaulo Viana Nunes

17

5. Homenagens da Assembléia LegislativaDentro deste contexto de valorização da contabilidade no âmbito da sociedade, no ano de 2012, pela primeira vez em sua história, a classe contábil foi homenageada pelo Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Norte. No dia 25 de maio de 2012, a Assembléia Legislativa realizou sessão solene em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado um mês antes.

A proposição foi do Deputado Estadual George Soares, ele também um profissional da área. Na oportunidade, foram homenageados dezesseis profissionais que atuam na área contábil, dentre os quais os conselheiros do CRCRN Everildo Bento da Silva, João Gregório Júnior, Maria Laíde de Souza Araújo e José Vicente de Assis.

Durante o ato solene, o presidente do CRCRN, Everildo Bento, discursou no plenário do Poder Legislativo

, quando enfatizou que o momento era dotado de uma simbologia importante para a classe. Primeiro, pelo reconhecimento da Assem-bléia; segundo, pela reunião harmoniosa na sessão de representantes de sindicatos, dos profissionais e das empresas, da comunidade acadêmica e do Conselho de nossa classe.

Além dos quatro conselheiros do CRCRN, receberam homenagens os profissionais da Contabilidade Edson Oliveira da Silva, José Weber de Carvalho, José Dionísio da Silva, Anaílson Márcio Gomes, Francisco Braúlio da Fonseca Bacurau, Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira, Claudia Gomes Graciano, Francisco Alberto Cavalcante Lundberg, Edson Renovato de Oliveira Júnior, Wellington Rodrigues de Lima, Lieda Amaral de Souza e Josevaldo Amaral.

representando a classe contábil do Estado

18

Em 2013, Assembleia Legislativa repete homenagem

No ano seguinte, a Assembleia Legislativa do RN repetiu a homenagem, realizando nova sessão solene no dia 16 de maio de 2013. Entretanto, além de marcar a passagem do Dia do Profissional da Contabilidade, a sessão marcou o lançamento, a nível regional, da campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil, projeto desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade e capitaneado no Estado pelo CRCRN.

Além disso, assim como aconteceu no ano anterior, foram homenageados alguns profissionais de renomado destaque na classe contábil. Dentre eles, os ex-presidentes do CRCRN Ivanildo Alves Messias, José Jeová Soares,

Formação da mesa(da esq. para a dir.): Presidente do CRCRN, Everildo Bento da

Silva, Secretário Estadual de Tributação do RN, José Aír ton da Silva,

autor da proposição, Deputado Estadual George Soares, e o Secretário Adjunto de Tributação

do Município de Natal, Rembrandt Coura Vasconcelos

19

Ronaldo Santos da Cruz, Jucileide Ferreira Leitão, Gonçalo Maciel da Silva e Maria do Rosário de Oliveira. Os outros agraciados foram João Antônio de Oliveira Matias, João Maria Montenegro, José Bezerra da Silva, José Eduardo da Costa Mulatinho, José Wanderley de Sá e Maria do Céo Cabral.

Mais uma vez coube ao presidente do CRCRN realizar pronunciamento representando a classe contábil, momento em que o então presidente Everildo Bento da Silva fez especial deferência aos que estavam recebendo a distinção, ao colocar que “saibam vocês do orgulho que a classe contábil tem em tê-los como membros, afinal honrarias não faltam aos membros da classe contábil. Honrarias e membros honrados como os que foram homenageados nesta solenidade”.

Já a contadora Maria do Rosário de Oliveira, ex-presidente do CRCRN, falou representando os homenageados, congratulando os agraciados, além de afirmar e torcer que 2013 e os anos que virão sejam da contabilidade. A proposição da Sessão Solene coube mais uma vez ao Deputado Estadual George Soares.

Momento em que os presentes acompanham o discurso da Contadora Maria do

Rosário de Oliveira, então conselheira do CRCRN junto ao Conselho Federal de

Contabilidade

20

6. Professor Ulisses Celestino de GóisO professor Ulisses Celestino de Góis nasceu no dia 25 de abril de 1896, na cidade de São Gonçalo do Amarante. Filho de funcionário da Alfândega, teve o primeiro emprego em 1916 como Auxiliar de Tesouraria. Pouco tempo depois, foi aprovado n o c o n c u r s o p a r a D e l e g a d o F i s c a l .

Posteriormente, registrou-se no Ministério da Educação e Cultura como professor de português, matemática e contabilidade.

Em julho de 1921, fundou o jornal “A Palavra”, primeiro periódico de Natal. Logo depois participou da criação do Diário de Natal. Foi também o responsável pela fundação d a F a c u l d a d e d e C i ê n c i a s Econômicas, Contábeis e Atuariais, que em 1964 seria incorporada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Centro acadêmico do Curso de Contabilidade da UFRN, inclusive, tem seu nome.

Falar de CRCRN sem dedicar um capítulo especial ao professor Ulisses Celestino de Góis seria quase uma heresia. Junto ao também contador Jurandir Sytaro, foi ele o fundador do Conselho Regional de Contabilidade no RN, sendo inclusive o primeiro presidente eleito da Instituição, comandando o CRCRN entre os anos de 1966 e 1973. Durante sua gestão, foi criada a primeira delegacia do Conselho no Estado, na cidade de Mossoró. Além disso, deu importante contribuição à educação potiguar ao ser um dos fundadores do Colégio Atheneu Norte-Rio-Grandense.

Ulisses de Góis faleceu em 21 de novembro de 1990, aos 94 anos. Em sua homenagem, a sede do Conselho Regional de Contabilidade do RN é

Casa onde nasceu Ulisses

Celestino de Góis, no

Sítio Soledade

21

denominada Edifício Professor Ulisses Celestino de Góis. Além disso, na gestão do presidente Ronaldo Santos da Cruz, foi criado um Memorial mantido pelo CRCRN, onde constam registros fotográficos de momentos importantes de sua vida. Dentre outras distinções, dá nome ao Complexo da Zona Norte, oficialmente denominado Complexo Viário Ulisses de Góis.

Também na gestão do presidente Ronaldo Santos da Cruz, o Conselho Regional de Contabilidade do RN instituiu, através da Resolução 232/99, a Medalha de Honra ao Mérito Professor Ulisses Celestino de Góis, que condecora personalidades que contribuíram para o engrandecimento da classe contábil. Os agraciados com a

comenda passam a compor automaticamente o Conselho Consultivo do CRCRN.

O professor Ulisses de Góis é, inclusive, o único potiguar a receber a Medalha Mérito Contábil João Lyra, concedida pelo Conselho Federal de C o n t a b i l i d a d e a o s p r o f i s s i o n a i s c o m r e l e v a n t e s s e r v i ç o s prestados a classe contábil brasileira. Até 2013, apenas doze nomes receberam a distinção: Hilário Franco, Ulisses Celestino Góis, Zilmar Vasconcellos, Ynel d e C a m a rg o , O l i v i o Koliver, Antônio Lopes de Sá, Militino Martinez, Sérgio Machado, Ivan Carlos Gatti, Antonio Carlos Nasi, José Maria Martins Mendes e José Martônio Alves Coelho.

Diploma recebido certificando a entrega da

Medalha João Lyra

22

7. Galeria de PresidentesOs presidentes do CRCRN, bem como dos demais regionais, são eleitos para mandatos de dois anos, permitida uma recondução consecutiva. Ao todo, 15 contadores ocuparam a presidência da Instituição, sendo 13 homens e 2 mulheres. Apenas graduados em Ciências Contábeis podem ocupar a função.

Jurandir Sytaro da Costa

1948/1965

Luiz Gonçalves Pinheiro

1974/1977

Ulisses Celestino de Góis

1966/1973

Severino Lopes de Oliveira

1978/1981

Eufran de Oliveira Souza

1982/1985

José Pinto Freire

1986/1987

Ivanildo Alves Messias

1988/1989

Paulo Alexandre da Silva

1990/1991

José Costa Bezerra

1992/1993

Galeria de Presidentes

José Jeová Soares

1994/1995

Ronaldo Santos da Cruz

1996/1999

Jucileide Ferreira Leitão

2000/2003

Gonçalo Maciel da Silva

2004/2005

Maria do Rosário de Oliveira

2006/2009

Everildo Bento da Silva

Atual presidente

Em 2013, nas dependências das novas instalações da sede do CRCRN, é inaugurada a Galeria de Presidentes Presidente Jurandir Sytaro da Costa. O espaço está localizado no primeiro pavimento do edifício e é aberto a visitação pública.

24

Mensagem dos 65 anosCRCRN faz 65 anos de história

Neste dia 11 de agosto o Conselho Regional de Contabilidade do RN

faz aniversário, comemorando 65 anos de lutas e conquistas para a classe

contábil do Rio Grande do Norte. Batalhas que inclusive o colocam,

sem sombra de dúvidas, como a Instituição mais representativa da classe

contábil no nosso estado.

O Conselho Regional de Contabilidade do RN foi criado pela

Resolução CFC 40/48, datada de 11 de agosto, com o principal objetivo

de prestar serviço público e lutar pelos direitos e deveres da classe

contábil. Deste propósito não nos distanciamos, muito pelo contrário,

intensificamos essa finalidade ao longo da história.

Constituído de 12 conselheiros efetivos e igual número de respectivos

suplentes, observada a proporcionalidade 2/3 (dois terços) de contadores e

1/3 (um terço) de técnicos em contabilidade, o CRC/RN tem na

presidência atualmente o contador Everildo Bento da Silva, 15º a ocupar

o cargo.

Cabe aqui reconhecer e exaltar a ação corajosa e determinada dos

pioneiros, dos quais nomino Ulisses Celestino de Góis e Jurandir

Sytaro da Costa, verdadeiros pilares da classe contábil potiguar.

Contudo, sem esquecer o trabalho comprometido e eficiente dos

sucessores que resultou na construção dos 65 anos de história de um dos

mais destacados Conselhos Regionais de Contabilidade do País.

25

Referências Bibliográficas

GOMES, Maria Zélia Braz Gomes. História da Contabilidade do Rio Grande do Norte. Natal: Editora da UFRN, 1996.

VALENTINO, Cyrlston Martins. Conselhos e ordens de fiscalização do exercício profissional: perfil jurídico a partir da jurisprudência do STF. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3334, 17 ago. 2012 . Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/22434>. Acesso em: 2 dez. 2013.

EQUIPE PORTAL DE CONTABILIDADE. História da Contabilidade. Disponível em <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ historia.htm>. Acesso em 20 set 2013.

BRASIL. Decreto-Lei n. 9.295, de 27 de maio de 1946. Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-l i v r o s , e d á o u t r a s p r o v i d ê n c i a s . D i s p o n í v e l e m <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del9295.htm>. Acesso em 28 ago 2013.

BRASIL. Lei n. 3.384, de 28 de abril de 1958. Dá nova denominação à p r o f i s s ã o d e g u a r d a - l i v r o s . D i s p o n í v e l e m <http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/l3384.htm>. Acesso em 24 ago 2013.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução 40/1948, de 11 de agosto de 1948. Autoriza a instalação do Conselho Regional de C o n t a b i l i d a d e d o R N . D i s p o n í v e l e m <http://www.crcrn.org.br/admin/uploads/1340733431_resoluoquecriouocrcr.pdf>. Acesso em 02 out 2013.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE. Atas 1965-2013. Natal, 2013

26

Av Bernardo Vieira, 4545

Tirol - Natal /RN - 59015-450

Fone/Fax (84) 3211-8512

www.crcrn.org.br

e-mail: [email protected]

twitter: @CRC_RN

facebook: Conselho Regional de

Contabilidade do RN

Jovem

e-mail: [email protected]

twitter: @CRCRN_jovem

facebook: crcrnjovem

CONTRA CAPA FORTES