6 de março de 2020 - tjes · 2020. 3. 6. · a gazeta site / es - colunas. sex, 6 de março de...

27
6 de março de 2020

Upload: others

Post on 06-Mar-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

6 de março de 2020

Page 2: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

A TRIBUNA / ES - POLÍTICA - pág.: 17. Sex, 6 de Março de 2020TJES

2

Page 3: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

FOLHA DO LITORAL / ES - OPINIÃO - pág.: 02. Sex, 6 de Março de 2020TJES

3

Page 4: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Coronel Quintino admite que quer presidir aAssembleia Legislativa - VITOR VOGAS

A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020TJES

VITOR VOGAS

O presidente da Assembleia Legislativa , Erick Musso(Republicanos), já tem um adversário declarado napróxima eleição pelo comando do Poder. Deputado deprimeiro mandato, o Coronel Alexandre Quintino (PSL)admite à coluna que quer disputar - se necessário,contra Erick - a eleição da Mesa Diretora que chefiaráa Casa no segundo biênio da atual legislatura.

"Confirmo interesse, sim, em disputar a Mesa.Logicamente, desde que eu tenha o apoio doscolegas. Isso a gente não constrói sozinho, mas comos demais parlamentares", diz Quintino.

Essa construção, segundo ele, já começou. Odeputado conta já ter conversado sobre o assunto comcolegas como Dary Pagung (PSB), Fabrício Gandini(Cidadania), Janete de Sá (PMN) e o líder do governo,Eustáquio de Freitas (PSB). Não por coincidência,todos, assim como o próprio Quintino, são deputadosmuito alinhados ao governo Casagrande (PSB).

Mas a candidatura antecipada de Quintino será, então,de oposição ao atual presidente, Erick Musso, quedeverá buscar a reeleição por mais um biênio? "Se elevier, pode ser, ué!", responde o coronel da reserva.Nada contra o atual presidente. Mas vamos lançar onome, simplesmente."

Além das articulações com deputados governistas,Quintino trabalha para ter o apoio do própriogovernador. "Junto ao governo Casagrande, isso jáestá sendo feito há mais de dois meses. Já falei nãosó com o governador, mas também com secretários,que eu tenho interesse em administrar a Mesa e queminha proposta é a de fazer uma administraçãoindependente e garantir a governabilidade para que oEspírito Santo possa crescer."

Não chegou a haver um pedido explícito de apoio aCasagrande, mas uma manifestação clara deinteresse, conta o deputado. "Apenas falei aogovernador do meu interesse. Ele disse: "Entãotrabalhe junto aos demais parlamentares para ver qualserá a aceitação a seu nome". Ele me falou que estámuito cedo para ele falar qualquer coisa. Mas tenhorelacionamento de confiança mútua com ele", aposta odeputado, que também é de Castelo e cuja mulher,inclusive, é amiga da primeira-dama, dona Virgínia

Casagrande.

É óbvio que, com eventual apoio do Palácio Anchieta,Quintino terá muito mais chances de êxito. Mas suacandidatura, afirma ele, independe desse fator. "Comou sem o apoio do governador, lançaremos o nossonome à composição da Mesa. Não quer dizer comopresidente, mas em algum cargo da Mesa. Meu nomeestará embolado lá no meio."

Como essa é a prioridade de Quintino neste momento,ele conta que dificilmente será candidato a prefeito deCastelo ou de qualquer outra cidade. "Não tenho esseobjetivo, não. Fui eleito para ser deputado, com todo orespeito aos demais deputados que vão buscar essaeleição municipal."

A DATA DA ELEIÇÃO DA MESA

A próxima Mesa Diretora comandará a Assembleia defevereiro de 2021 a janeiro de 2023. A eleição paradefini-la, no momento, está marcada para 1º defevereiro de 2021, como reza o texto vigente daConstituição Estadual.

Em 25 de novembro de 2019, o plenário daAssembleia chegou a aprovar uma emendaconstitucional patrocinada por Erick Musso quepermitiu ao presidente (ele mesmo) convocar até o fimdo segundo ano da legislatura (2020) a eleição para aMesa que comandará a Casa no segundo biênio(fev.2021/jan.2023).

Sem perder tempo, com a emenda já valendo, Erickconvocou a eleição para dois dias depois, em 27 denovembro. Uma chapa única, encabeçada por ele, foieleita. Mas, após enorme imbróglio, a chapa de Erickrenunciou e a Justiça cancelou tudo (emenda eeleição). O texto da Constituição Estadual voltou a sercomo o anterior: próxima eleição, só em fevereiro de2021.

Mas isso também pode voltar a mudar. Na últimaquarta-feira (4), o Tribunal Regional Federal da 2ªRegião (TRF-2) derrubou a decisão da JustiçaFederal de 1º grau, que havia suspendidoliminarmente, em ação protocolada pela OAB-ES, osefeitos da "Emenda Erick Musso" . A nova decisão éassinada pelo desembargador federal Alcides Martins,que acolheu recurso apresentado pela Assembleia

4

Page 5: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020TJES

Legislativa.

Agora, resta apenas uma outra liminar, esta doTribunal de Justiça do Estado (TJES) , concedidapelo desembargador Robson Albanez, que tambémsuspendeu os efeitos da "Emenda Erick", impedindo arealização da próxima eleição ainda este ano.

Dependendo das próximas decisões judiciais, Erickpode voltar a ter caminho livre para convocar a eleiçãoquando quiser. Nesse caso, o que fará Quintino?

"Se for amanhã, meu nome já estará lá comocandidato", garante o deputado.

Site: https://www.agazeta.com.br/colunas/vitor-

vogas/coronel-quintino-admite-que-quer-presidir-a-

assembleia-legislativa-0320

5

Page 6: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Aumento do piso salarial de professores ésuspenso em Vitória

SIM NOTÍCIAS / ES - ÚLTIMAS NOTÍCIAS. Sex, 6 de Março de 2020TJES

Nesta quinta-feira, 05, o Pleno do Tribunal de Justiçado Espírito Santo (Tjes) concedeu, à unanimidade,u m a l i m i n a r e m u m a a ç ã o d i r e t a d einconstitucionalidade (Adi), ajuizada pelo prefeito deVitória contra a emenda parlamentar n° 71, da LeiOrgânica Municipal, que estabelece critérios parafixação do piso salarial de servidores do magistériopúblico.

Segundo a parte autora, houve vício de iniciativa naelaboração da referida norma, uma vez que elagarante aumento a servidor cuja esfera de atuação,pela constituição federal, é privativa do executivomunicipal. O procurador que fez a defesa do prefeitode Vitória ressaltou que esse vício formal alegadoprovoca um desequilíbrio nas contas públicas, namedida em que estabelece um critério vencimentalpara a carreira do magistério correspondente a 150%do piso nacional de professores. Outro pontolevantado pela parte autora foi que a emenda viola atripartição dos poderes e interfere diretamente noplanejamento da cidade.

O relator da ação direta de inconstitucionalidade(Adi), desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa deMendonça, após exame do processo, concluiu pelodeferimento da liminar pleiteada.

Antes de iniciar o julgamento da ação, o magistradoregist rou a importância de valor ização dosprofissionais da área de educação, contudo eleexplicou que a matéria tratada no recurso apresentadoao Tribunal Pleno examina a existência de víciosformais e materiais na elaboração da norma, nãoabrangendo a discussão acerca do papel dessesprofissionais.

"Pessoalmente, concordo de forma integral com anecessidade de melhoria continuada da educação eda valorização dos professores. Contudo, não é esta amatéria objeto de impugnação na presente Adi. Emtermos simples, o que se discute no caso é se, quemconcedeu o aumento para os professores poderia tê-lofeito, se o aumento poderia ter sido dado da formacomo foi feita", explicou.

O relator citou os requisitos necessários para acaracterização da inconstitucionalidade requerida peloprefeito de Vitória.

"A concessão de cautelar no bojo da ação direta deinconstitucionalidade pressupõe a relevância dosfundamentos invocados ao lado do risco de ter, casonão seja deferida, possa restar comprometida aeficácia no provimento jurisdicional final. Logo, temosos consagrados requisitos para as tutelas de urgência,quais sejam: o perigo da demora e a fumaça do bomdireito, os quais devem ser demonstrados de formasimultânea para a concessão de pedido liminar.Analisando a possibilidade de conceder a liminar,entendo que é caso de se reconhecer a excepcionalurgência, nos termos do artigo 10, paragrafo 3º, da lei9868/99.

O desembargador Sérgio Bizzotto enfatizou que oSupremo Tribunal Federal (STF) já decidiu em casossemelhantes que não cabe em lei orgânica demunicípio a normatização de direitos dos servidores,porquanto a prática afronta a iniciativa do chefe doPoder Executivo.

"Entendo que os requisitos necessários se encontrampresentes, uma vez que a norma promulgada, desde adata de publicação no diário oficial do PoderLegislativo, promoveu o aumento de aproximadamente18% no valor da tabela inicial de vencimentos domagistério municipal, conforme estudos de impactofinanceiro elaborados pela secretaria municipal dafazenda e informações prestadas pela secretaria degestão e planejamento e comunicação. Assim,entendo que a lei impugnada produz significativos eimediatos efeitos financeiros colocando em risco oequilíbrio fiscal daquele município, considerando queem tese a lei já está produzindo esses efeitos, concluoque é o caso de concessão da liminar", finalizou.

Ao conceder a liminar, o relator suspendeu a eficáciada referida norma e determinou a notificação dadecisão ao presidente da Câmara Municipal de Vitóriae outras partes interessadas na matéria. Osintegrantes do plenário seguiram a l inha defundamentação do relator, acompanhando-o nadecisão.

Fonte: TJES

Site: https://www.simnoticias.com.br/aumento-do-piso-

salarial-de-professores-e-suspenso-em-vitoria/

6

Page 7: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Mulher que teve assinatura falsificada emcontrato de internet deve ser indenizada

SIM NOTÍCIAS / ES - ÚLTIMAS NOTÍCIAS. Sex, 6 de Março de 2020TJES

Uma empresa provedora de internet foi condenada apagar R$5 mil em indenização por danos morais auma mulher que teve sua assinatura falsificada em umcontrato que ela nunca havia assinado. A decisão é da5ª Vara Cível de Vila Velha.

De acordo com a autora, ela havia entrado em contatopor e-mail com a empresa pois tinha interesse emcontratar os seus serviços. Em resposta a solicitação,a provedora pediu os documentos da autora e enviouo contrato por e-mail para que a requerente oassinasse. A autora contou que, embora tenharecebido o contrato, ela nunca chegou a assiná-lo,pois ainda estava analisando se faria a contratação.

Segundo a requerente, apesar de não ter dadoresposta à empresa, eles entraram em contato comela para saber em que dia poderiam fazer a instalaçãodo serviço. Neste momento, a autora teria informadoque não havia fechado acordo ou mesmo assinado ocontrato. Mesmo assim, tempos depois, a requerenterecebeu uma fatura em seu e-mail referente ao serviçoque não tinha sido efetivamente contratado.

Ao entrar em contato com a empresa ré, esta ainformou que o contrato havia sido assinado pelarequerente e a enviou um contrato forjado, comassinatura falsa, que supostamente vincularia ambasas partes comercialmente. Após todo o ocorrido, aautora procurou o Procon, formalizou Boletim deOcorrência e propôs uma ação judicial requerendoindenização por danos morais.

Em contestação, a empresa provedora de internetsustentou que contrato foi devidamente assinado pelaautora, que o enviou digitalizado. A ré também contouque após as declarações da autora ao Procon, arequerida cancelou a instalação, o plano aderido e oboleto. Por fim, a requerida alegou que se afalsificação existiu, esta não foi realizada por alguémda empresa.

Após a realização de perícia no contrato quesupostamente teria sido assinado pela autora, o peritoconstatou que de fato a assinatura do documento nãopertencia a requerente. "'Resultados do Exame'comprovam divergências no comportamento de pauta,hábito gráfico, tendência de punho (valor angular ecurvilíneo) e inclinação axial, motivo pelo qual,concluímos que a assinatura aposta no documento de

fl. 19 não é autêntica, ou seja, não provem do punhoda [requerente]", afirmou o perito.

Assim, além de verificar que o parecer corroboravacom as alegações da autora, o juiz também constatouque a empresa requerida não apresentou nenhumaprova da sua alegação de que, caso tenha ocorridofraude, esta não teria sido procedida por alguém daempresa.

"Assim, entendo que resta comprovada a frauderealizada no contrato de fls. 14, com a falsificação daassinatura da requerente. Nesse sentido, constatada afalsidade da assinatura lançada no contrato queensejou a remessa do nome da autora aos arquivistas,responde objetivamente a instituição financeira, por setratar de fortuito interno, e o dano moral decorrente dainscrição indevida, no caso, afigura-se in re ipsa",acrescentou o magistrado.

Em decisão, o juiz condenou a empresa provedora deinternet ao pagamento de R$5 mil em indenização pordanos morais. Valor sob o qual deve incindir juros ecorreção monetária.

Fonte: TJES

Site: https://www.simnoticias.com.br/mulher-que-teve-

assinatura-falsificada-em-contrato-de-internet-deve-ser-

indenizada/

7

Page 8: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

A TRIBUNA / ES - POLÍTICA - pág.: 17. Sex, 6 de Março de 2020PODER JUDICIÁRIO

8

Page 9: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

A TRIBUNA / ES - POLÍTICA - pág.: 17. Sex, 6 de Março de 2020PODER JUDICIÁRIO

9

Page 10: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Prêmio de igualdade de gênero no sistema deJustiça tem inscrições abertas (Participação

feminina)

JOTA INFO. Sex, 6 de Março de 2020PODER JUDICIÁRIO

Da Redação JOTA

Os interessados em participar da segunda edição doPrêmio Equidade de Gênero no Sistema de Justiça enas Instituições, que selecionará casos de sucesso epráticas institucionais bem-sucedidas voltados aotema, devem se inscrever até o dia 17 de março.

A premiação é de iniciativa conjunta da Associaçãodos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dosJuízes Federais do Brasil (Ajufe) e da AssociaçãoNacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho(Anamatra).

O objetivo é identificar, valorizar e disseminariniciativas positivas na área, além de motivar, segundoos organizadores, integrantes das instituições aconcretizar medidas que favoreçam a equidade degênero.

Serão avaliados critérios como a efetividade da práticano fomento da participação feminina nos espaços depoder e decisão, fomento à redução de desigualdadesde gênero e raça nas instituições; práticas quecontribuam para a concretização das metas eindicadores do Objet ivo de DesenvolvimentoSustentável nº 05, da agenda 2030, das NaçõesUnidas.

Ao todo, são quatro categorias de boas práticas deequidade de gênero que podem ser reconhecidas: noPoder Judiciário brasileiro; no sistema de Justiça;nas instituições públicas em geral; e no terceiro setor.Esta última foi definida pela primeira vez para estaedição. Podem participar magistrados, servidorespúblicos, advogados, integrantes do MinistérioPúblico e da Defensoria Pública, delegados,professores, pesquisadores, gestores públicos eestudantes.

As inscrições devem ser registradas exclusivamentepelo e-mail [email protected] . É possívelapresentar mais de uma ação ou caso para concorrer,sendo necessário encaminhar um e-mail de inscriçãopara cada proposta. As informações que devemconstar na ficha de inscrição estão disponíveis noedital .

O resultado será divulgado no dia 23 de março, no siteda Ajufe. O evento de premiação prevista para aabertura do IV Seminário Mulheres no Sistema deJustiça: Democracia e Diversidade no Espaço Público,que acontecerá no dia 15 de abril, em São Paulo.

Da Redação JOTA - Brasília

Site: https://www.jota.info/jotinhas/premio-de-igualdade-

de-genero-no-sistema-de-justica-tem-inscricoes-abertas-

06032020#respond

10

Page 11: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Tribunais de Justiça têm apenas 20% dedesembargadoras

MIGALHAS - QUENTES. Sex, 6 de Março de 2020PODER JUDICIÁRIO

Levantamento realizado por Migalhas nos Tribunais deJustiça de todos os Estados brasileiros mostra queapenas 20% dos cargos de desembargador sãoocupados por mulheres. Quando observamos ostribunais Superiores, o número é ainda mais baixo:apenas 16% são ministras.

O único Estado da federação em que o número dedesembargadoras se sobressai ao de homens é noPará, totalizando 56,6% dos cargos. O Estado éseguido pela Bahia e pelo Rio de Janeiro, com 47,5%e 33,8%, respectivamente. Veja abaixo os dados detodos os TJs.

Em último lugar aparece Pernambuco, com apenas1,92% de cadeiras ocupadas pelo sexo feminino. NosEstados de Alagoas, Amapá, Pernambuco, Piauí eRondônia há somente uma desembargadora entre osmagistrados.

São Paulo é o Estado com a maior diferença emn ú m e r o s a b s o l u t o s , v i s t o q u e h á 3 6 0desembargadores e apenas 31 mulheres, totalizando8,61%.

Em comparação com pesquisa divulgada pela AMBem novembro de 2018, houve uma redução no númerode magistradas em ao menos 10 Estados. Aqueda mais acentuada é observada no Acre. O totalde desembargadoras no TJ caiu de 42% para 33,3%.Em segundo lugar aparece a Paraíba, com uma quedade 16% para 10,5%. Veja outras comparações abaixo.

O crescimento no número de desembargadoras nãofoi expressivo em nenhum Estado da Federação.Apesar disso, a presença feminina aumentou no RioJaneiro e fez o Estado saltar da 7° para a 3ª posiçãono ranking. Distrito Federal subiu de 25% para 27% eRio Grande do Sul de 28% para 31,1%.

Nas Cortes Superiores, a maior desigualdade é noSTM, onde há apenas uma mulher entre as 14cadeiras de ministros. O tribunal com maior presençafeminina é o TST, com 18,51%. STF e STJ aparecemcom 18,18%, com 11 homens e 2 mulheres e 33homens e 6 mulheres, respectivamente. Veja todos osdados abaixo.

Site:

https://www.migalhas.com.br/quentes/321176/tribunais-

11

Page 12: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

MIGALHAS - QUENTES. Sex, 6 de Março de 2020PODER JUDICIÁRIO

de-justica-tem-apenas-20-de-desembargadoras

12

Page 13: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Mulheres vítimas de feminicídio : Mais dametade já sofreu com violência doméstica

antes

GLOBO NEWS - JORNAL GLOBO NEWS 10H. Sex, 6 de Março de 2020PODER JUDICIÁRIO

Flávia Nascimento Coord. de Defesa dos Direitos daMulheres / Defensoria RJ.

Tag: Rio de Janeiro / Defensoria Pública / TJRJ

Multimídia:

http://midia.smi.srv.br/video/2020/03/06/GLOBONEWS-

12.06.59-12.17.44-1583509714.mp4

13

Page 14: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

CORREIO 9 / ES - SEGURANÇA - pág.: 04. Sex, 6 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

14

Page 15: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

CORREIO 9 / ES - SEGURANÇA - pág.: 04. Sex, 6 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

15

Page 16: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

16 homens presos na Operação Marias

TV TRIBUNA / SBT ES - TRIBUNA NOTICIAS 1° EDIÇÃO. Sex, 6 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Filipe Chicarino, Iury Demuner

F E M I N I C Í D I O , V I O L Ê N C I A D O M É S T I C A ,OPERAÇÃO MARIAS, AGRESSÃO, MULHER,POLÍCIA CIVIL, CARIACICA, FERNANDA VIEIRA,PROJETO FALA HOMEM, CASA DO CIDADÃO,CIDADE DE VITÓRIA, IBGE,

Multimídia:

http://midia.smi.srv.br/video/2020/03/06/TVTRIBUNASBT

ES-12.11.55-12.21.53-1583508840.mp4

16

Page 17: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Operação Marias prende suspeitos eforagidos da justiça

TV VITÓRIA / RECORD / ES - ES NO AR. Sex, 6 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Paulo Rogério

SUSPEITOS, FORAGIDOS, PRISÃO, OPERAÇÃOMARIAS, VIOLÊNCIA, MULHER, ESTUPRO,CARIACICA, NA SERRA, VILA VELHA, CIDADE DEVITÓRIA, POLICIA CIVIL, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA,

Multimídia:

http://midia.smi.srv.br/video/2020/03/06/TVVITRIARECOR

DES-07.20.21-07.22.19-1583491774.mp4

17

Page 18: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Polícia cumpre mandados de prisão contrahomens agressores de mulheres

TV GAZETA / AF. GLOBO ES - BOM DIA ES. Sex, 6 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

TAG: OPERAÇÃO MARIAS, VIOLÊNCIA CONTRA AMULHER, OPERAÇÃO, POLÍCIA CIVIL

Multimídia:

http://midia.smi.srv.br/video/2020/03/06/TVGAZETAAFGL

OBOES-06.54.29-06.54.52-1583490538.mp4

18

Page 19: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Preso em Marechal Floriano suspeito dealiciar crianças em redes sociais

FOLHA DO ES ON/LINE / ES - ÚLTIMAS. Sex, 6 de Março de 2020AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Por Redação

N a manhã desta quinta-feira (05), um homem de 37anos foi preso, em Marechal Floriano, suspeito dealiciar crianças em redes sociais.

Segundo informação do delegado Luiz Carlos Pascoal,após as investigações, a polícia conseguiu identificar osuspeito. No celular dele, foram encontradasconversas com as vít imas.

Dr. Pascoal d isse ainda que o suspei to fo iencaminhado para o Centro de Triagem de Viana(CTV), onde aguarda audiência de custódia. Eleainda foi indiciado pelo crime de pedofilia.

Fonte: Notícia Capixaba

Site: https://www.folhadoes.com/noticia/policia-espirito-

santo/60346/preso-marechal-floriano-suspeito-aliciar-

criancas-redes-sociais

19

Page 20: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Turma da Mônica será aliada no combate àviolência contra a mulher

FOLHA VITÓRIA / ES - POLÍCIA. Qui, 5 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Para contribuir com o enfrentamento à violênciacontra a mulher, a Turma da Mônica faz parte devídeos em que incentivam relações saudáveis entrecrianças e adolescentes. A ideia é disseminar valoresrelacionados ao respeito, tolerância e empatia entreestudantes de 7 a 17 anos, com expectativa de atingirde 700 mil a 1 milhão de alunos em todo o DistritoFederal (DF).

A iniciativa, lançada hoje (5), em Brasília, é dassecretarias de Segurança Pública e de Educação doDF, em parceria com o Programa das Nações Unidaspara o Desenvolvimento e com a ONU Mulheres.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, ovídeo Juntos pela Igualdade, com a Turma da Mônica,é direcionado a crianças de 7 a 11 anos e aborda aimportância do respeito às diferenças entre meninos emeninas.

Já o vídeo "Papo Reto", com a Turma da MônicaJovem, ajuda adolescentes entre 12 a 17 anos aidentificar comportamentos que podem levar a umrelacionamento abusivo.

As animações, produzidas pela Mauricio de SousaProduções, deverão ser utilizadas para campanhas deprevenção à violência contra as mulheres na rede deensino de todo o DF. Com esses arquivos, ainda seráentregue manual de orientação pedagógica .

Fonte: Agência Brasil

Site:

https://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/03/2020/tu

rma-da-monica-sera-aliada-no-combate-a-violencia-

contra-a-mulher

20

Page 21: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Quase dois mil suspeitos de violência contramulheres foram presos em 2019 no ES, diz

polícia

G1 / ESPÍRITO SANTO - ESPÍRITO SANTO. Qui, 5 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por G1 ES

Em 2019, a Divisão Especializada de Atendimento àMulher (DIV-Deam) prendeu 1.974 suspeitos decrimes contra mulheres no Espírito Santo. Dessasprisões, 1.585 foram em flagrante. Além disso, nestaquinta-feira (5), durante a Operação Marias, 16homens foram presos.

A DIV-Deam foi criada em abril de 2018. Segunda atitular, a delegada Cláudia Dematté, em 2019 foraminstaurados 8.768 inquéritos policiais, com 6.244 delesconcluídos e relatados, além de 151 mandados debusca e apreensão que foram cumpridos e 8.904medidas protetivas de urgência (MPU) solicitadas.

A delegada destaca que, nos municípios em que háDelegacias Especializadas de Atendimento à Mulher,foram registrados o total de 16.169 boletins deocorrência (BOs).

Ainda de acordo com dados informados pela delegadaCláudia Dematté, também foram registradas nessasdelegacias 1.178 denúncias a mais que em 2018.

Que não tenhamos a falsa impressão de que esseaumento se deu em virtude do aumento do número decasos de violência doméstica e familiar contra amulher, pois infelizmente essa violência sempreexistiu, fruto de uma sociedade de cultura patriarcal emachista", analisa.

Dematté acredita que a promulgação da Lei Maria daPenha deixou as vítimas mais seguras para denunciarseus agressores.

"Podemos também destacar o aumento real doempoderamento das mulheres, além do aumento deconsciência dos seus direitos e da rede de proteção ede denúncia. Em contrapartida, ainda temos homensque não aceitam esse empoderamento e cometematos absurdos e inaceitáveis de violência contramulher", disse a delegada Cláudia Dematté.

A delegada complementa que os números dedenúncias poderiam ser ainda maiores, porque muitasmulheres ainda sofrem caladas.

"Seja por possuírem ligação afetiva com o agressor,por medo, vergonha ou dependência financeira, muitasmulheres permanecem caladas. Nós, da DIV-Deam,buscamos combater esse grande mal por meio deoperações, além de tentar prevenir que os agressoresreincidam em vio lências, mediante projetoseducacionais desenvolvidos pela nossa Seção deProjetos Educacionais, Prevenção e Estudo daViolência, a SPEV", explicou a delegada.

O principal projeto de prevenção desenvolvido pelaSPEV é o projeto 'Homem que é Homem', estruturadopor psicólogos e assistentes sociais da PCES.

O propósito é investir na educação social e nadesconstrução de ideais sexistas e machistas dehomens já presos por violência doméstica.

Além de estruturar a SPEV, compete à DIV-Deamcoordenar as Delegacias Especial izadas deAtendimento à Mulher (Deams) e a Delegacia dePlantão Especial da Mulher da Região Metropolitana(DPEM-RM).

Também fo ram rea l i zadas se is operaçõesespecializadas, denominadas 'Operação Maria'. Essasações foram executadas com a finalidade de cumprirmandados de prisão e busca contra homens autoresde violência contra a mulher.

"Toda a equipe da Divisão trabalhou com grandeempenho para que as seis fases da 'Operação Marias'fossem exitosas. Foram 389 presos só nas Operaçõesq u e t a m b é m c o n t a r a m c o m o a p o i o d aSuperintendência de Polícia Interestadual e deCapturas, a Supic. Sabemos da importância dedebelar a violência contra a mulher e iremoscontinuar nossas ações, com a mesma dedicação, em2020", declarou a delegada Cláudia Dematté.

Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam).

Atendimento de 8h às 18h: (27) 3227-9410 - Av.Nossa Senhora da Penha, 2.270, Santa Luiza, Vitória.

21

Page 23: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Mesmo com queda recorde de mortes demulheres, Brasil tem alta no número de

feminicídios em 2019

G1 / ESPÍRITO SANTO - ESPÍRITO SANTO. Qui, 5 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por Clara Velasco, Gabriela Caesar e Thiago Reis, G1

O Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos defeminicídio em 2019 em comparação com 2018,aponta levantamento feito pelo G1 com base nosdados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.São 1.314 mulheres mortas pelo fato de seremmulheres - uma a cada 7 horas, em média.

A alta acontece na contramão do número deassassinatos no Brasil em 2019, o menor da sériehistórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Opaís teve 19% menos mortes em 2019 que em 2018.Se forem consideradas apenas as mortes demulheres, o que inclui também os casos que não sãoclassi f icados como feminicídios, houve umadiminuição de 14% - menor, mas, ainda assim, umrecorde.

É o segundo ano seguido em que o número demulheres vítimas de homicídios cai, mas os registrosde feminicídios crescem no país. Em 2019, houve umaalta de 12% nos feminicídios e uma queda de 6,7%nos homicídios dolosos de mulheres.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, umaparceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violênciada USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Oprimeiro levantamento sobre feminicídios no país foipublicado no Monitor em 2018 e, desde então, ele éfeito todos os anos. No próximo domingo (8), écelebrado o Dia Internacional da Mulher.

O novo levantamento revela que:

Desde 9 de março de 2015, a legislação prevêpenalidades mais graves para homicídios que seencaixam na definição de feminicídio - ou seja, queenvolvam violência doméstica e familiar e/oumenosprezo ou discriminação à condição de mulher .Os casos mais comuns desses assassinatos ocorrempor motivos como a separação.

Desde 2015, quando a lei passou a valer, os númerosde feminicídios têm crescido a cada ano no Brasil.Alguns especialistas apontam que o crime está, defato, crescendo no Brasil. Já outros defendem que

apenas o número de registros está aumentando - ouseja, que as polícias passaram a se adequar e a sefamiliarizar com a lei, registrando corretamente ocrime.

Na opinião do delegado Robson Cândido, diretor-geralda Polícia Civil do Distrito Federal, o que tem ocorridoé um aumento dos registros. No ano passado, o DFteve 33 casos de feminicídio, ante 28 em 2018.

"Aumentou registro porque nós passamos a tratartodos [os casos] como feminicídio. Antes de 2017,teríamos um suicídio, não um feminicídio. Teria umamorte violenta ou um desaparecimento, não ofeminicídio", diz.

Desde 2017, o DF adota um protocolo em que todosos casos de mulheres mortas, desaparecidas ou queaparentemente cometeram suicídio são inicialmentetratados como feminicídio. Se durante a investigação apolícia descobrir que as motivações não eram degênero, o crime é reclassificado para homicídio ousuicídio.

Alagoas é outro estado que apresenta alta em 2019.Foram 44 casos registrados como feminicídio, contra20 em 2018 - um aumento de 120%.

Debora Piccirillo e Giane Silvestre, do Núcleo deEstudos da Violência da USP, também afirmam que amaior parte dos estados pode estar melhorando econsolidando seus registros dos crimes de feminicídio.

"O aumento pode estar relacionado a um maiorinvestimento na qualificação técnica de policiais para aincorporação da perspect iva de gênero nasinvestigações de mortes de mulheres. É o caso daPolícia Civil do estado de São Paulo que, desde 2018,passou a incluir nos cursos de atualização e formaçãode policiais civis conteúdos ligados ao gênero nainvestigação criminal, além de produzir diretrizesespecíf icas para or ientar a invest igação defeminicídios", af i rmam.

As pesquisadoras alertam que a melhora nos registrosé fundamental, mas que "o constante aumento dofeminicídio indica a necessidade de políticas públicas

23

Page 24: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

G1 / ESPÍRITO SANTO - ESPÍRITO SANTO. Qui, 5 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

de prevenção específicas para o problema, que vãoalém das políticas de controle da criminalidadeurbana".

Para Samira Bueno e Juliana Martins, do FórumBrasileiro de Segurança Pública, apesar da queda doshomicídios de mulheres, a análise dos indicadores deviolência baseada em gênero indica que a violênciadoméstica pode estar, sim, em crescimento.

Dados de 2018 do Fórum indicam que o Brasil atingiurecorde de registros de lesões corporais dolosas emdecorrência de violência doméstica, com 263 milcasos. Também houve recorde de registros deestupro, com 66 mil vítimas. A tendência de altadesses números parece ter se mantido em 2019, jáque dados de São Paulo e Rio de Janeiro indicam queregist ros de violência doméstica e sexualapresentaram crescimento.

Por trás de cada uma das mulheres vítimas defeminicídio está uma família partida e marcada pelador da ausência e pela brutalidade dos crimes,gera lmente comet idos por mar idos ou ex-companhe i ros .

É o caso da família de Isabella Borges, de 25 anos, doDistrito Federal. Ela foi morta pelo ex-companheiro,Matheus Galheno, em 31 de março do ano passado.Depois de cometer o crime, ele se matou. Os doistinham filhos gêmeos, que vão completar dois anos emmarço deste ano.

Ela conta que o homem falou que estava levandofrutas para as crianças, mas que, ao entrar na casa,começou a ameaçar Isabella com uma arma. Ele nãoaceitava o fim do relacionamento dos dois.

"Ele chegou aqui na sala ameaçando o tempo todo.'Vou matar, vou matar, e tá engatilhada essa arma', eeu implorando pra ele não matar e Isabella pedindopara eu cuidar dos filhos. É uma cena assim. Quandoeu começo a pensar nela hoje, eu penso nessa cenado dia que ela morreu. Pra mim, foi o que ficou demais forte", diz Rosana.

Um vizinho ouviu os gritos da briga e acionou a PolíciaMilitar, mas os policiais não chegaram a tempo deevitar o crime.

Fernando Morais, irmão de Rosineide Bernardes deAndrade, também conta que, após a morte da caçula,a família perdeu a alegria que costumava ter.

"Aqui em casa não teve Natal, não teve carnavalporque não teve clima. Quer dizer, faltando a Neide...Como a gente ia superar e fazer festa sem ela estar nomeio? Não é fácil não, é duro", diz.

Rosineide foi morta pelo marido na casa dos dois, emSão Luís do Quitunde (AL), no dia 11 de janeiro de2019.

Ele conta que sempre considerou o casamento dairmã "normal". "Todos nós sempre tratamos ele muitobem", diz. Só depois que a irmã morreu é queFernando soube que ela sofria uma vida de abusosdentro de casa. "Na véspera do Natal, ele deu um tapano rosto dela que quebrou até os óculos dela. E afamília escondeu, quem sabia escondeu de mim, commedo da minha reação."

O companheiro de Rosineide foi preso em flagrante eaguarda o julgamento atrás das grades. A audiênciade instrução do caso está marcada para o final destemês.

Assim como Isabella e Rosineide, as outras mais de1.300 vítimas de feminicídio no Brasil morreramapenas pelo fato de serem mulheres.

O G1 noticiou ao longo de 2019 muitas outras históriasparecidas:

Os casos continuam a ocorrer em 2020. Um deles tevebastante repercussão: a morte da chilena KarinaConstanza, com 20 facadas, na zona rural de Feijó, nointerior do Acre.

O estado, aliás, tem tanto a maior taxa de homicídiosde mulheres (7 a cada 100 mil) do país como a maiortaxa de feminicídios (2,5 a cada 100 mil) - a mesma deAlagoas -, segundo o levantamento do G1.

O governo do Acre diz ver os números com muitapreocupação , mesmo que em 2019 os índices defeminicídio tenham caído consideravelmente emrelação aos anos de 2017 e 2018 . A queda foisuperior a 20%, destaca.

O Acre, por meio da Secretaria de Estado deAssistência Social, Direitos Humanos e Políticas paraas Mulheres e do gabinete da primeira-dama AnaPaula Cameli, criou o Botão da Vida . Trata-se de umaplicativo voltado para mulheres que já sofreramviolência e estão sob medida protetiva, com o qual épossível aferir se o agressor está descumprindo a lei.A Patrulha Maria da Penha está dedicada a atenderestes casos. Na plataforma, a patrulha pode ver a fotoda vítima e do agressor, e o número do processo. Se ap a t r u l h a c h e g a r a o l o c a l e a v e r i g u a r odescumprimento, a simples aproximação do agressor,caso seja essa a medida protetiva de se manterdistante x metros , é o caso de prisão imediata , afirmao governo.

24

Page 25: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

G1 / ESPÍRITO SANTO - ESPÍRITO SANTO. Qui, 5 de Março de 2020VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Sendo assim, a Patrulha Maria da Penha bem como oBotão da Vida já se estabelecem como ferramentas decombate ao que se denomina de 'absurdo fato' de termulheres em situação de risco de morte, agressãofísica, moral, bem como cerceamento de sua liberdadeemocional. Além disso, o governo tem constituído umaampla rede de parceiros, que atuam na persecuçãopenal, visando não só concluir os inquéritos, pelaidentificação das autorias, mas ao tratamento dasfamíl ias que tem os seus dire i tos v io lados.Recentemente o governo lançou a campanha deenfrentamento de combate à violência Acre Pela Vida .Dentre os vários projetos, estão as ações realizadasnos bairros mapeados com maior incidência de crimesviolentos.

É a primeira vez que todos os estados passaram osdados completos de feminicídios. Até o ano passado,alguns não tinham o número de todo o estado ou detodos os meses referentes a 2018.

Doze estados não possuem dados de feminicídio de2015, ano em que a lei entrou em vigor. Oito não têma estatística para 2016, sendo que três deles tambémnão possuem os números de 2017.

Coordenação: Thiago Reis

Dados e edição: Clara Velasco, Gabriela Caesar eThiago Reis

Produção e reportagem: Afonso Ferreira, CauRodrigues, Carol Sanches, Clara Velasco, GabrielaCaesar e Thiago Reis

Edição de imagens (vídeo): Fernando Otto

Imagens: Afonso Ferreira e Aldo Correia

Edição (infografia): Rodrigo Cunha

Design: Amanda Georgia Paes, Guilherme Gomes eWagner Magalhães

Site: https://g1.globo.com/monitor-da-

violencia/noticia/2020/03/05/mesmo-com-queda-recorde-

de-mortes-de-mulheres-brasil-tem-alta-no-numero-de-

feminicidios-em-2019.ghtml

25

Page 26: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

Tribunal suspende lei que aumenta pisosalarial de professores em Vitória

TRIBUNA ONLINE / ES - DESTAQUES. Qui, 5 de Março de 2020TJES

Redação Tribuna Online, com informações daassessoria

Você está utilizando um navegador muito antigo ousuas configurações não permitem cookies de terceiros.

Já é assinante?

Assine agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo doTribuna Online !

Você está utilizando um navegador muito antigo ousuas configurações não permitem cookies de terceiros.

A bandeirinha identifica o conteúdo exclusivo que sóvocê assinante tem acesso!

Escolha a que mais combina com você e OUÇAAGORA.

Confira as melhores promoções do Tribuna Online

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) concedeu,nesta quinta-feira (05), uma liminar que suspende oaumento do piso salarial dos professores da redemunicipal de Vitória.

A decisão diz respeito a uma ação direta deinconstitucionalidade (ADI), ajuizada pelo prefeito deVitór ia, Luciano Rezende, contra a emendaparlamentar nº 71, da Lei Orgânica Municipal (LOM),que estabelece critérios para fixação do piso salarialde servidores do magistério público.

Segundo a prefeitura, houve vício de iniciativa naelaboração da referida norma, uma vez que elagarante aumento a servidor cuja esfera de atuação,pela constituição federal, é privativa do executivomunicipal.

O procurador que fez a defesa do prefeito de Vitóriaressaltou que esse vício formal alegado provoca umdesequilíbrio nas contas públicas, na medida em queestabelece um critério de vencimento para a carreirado magistério correspondente a 150% do piso nacionalde professores. Outro ponto levantado pela defesa daprefeitura foi que a emenda viola a tripartição dospoderes e interfere diretamente no planejamento dacidade.

O relator da ação direta de inconstitucionalidade(Adi), desembargador Sérgio Bizzotto, após exame doprocesso, concluiu pelo deferimento da liminarpleiteada.

Antes de iniciar o julgamento da ação, o magistradoregist rou a importância de valor ização dosprofissionais da área de educação, contudo eleexplicou que a matéria tratada no recurso apresentadoao Tribunal examina a existência de vícios formais emateriais na elaboração da norma, não abrangendo adiscussão acerca do papel desses profissionais.

"Pessoalmente, concordo de forma integral com anecessidade de melhoria continuada da educação eda valorização dos professores. Contudo, não é esta amatéria objeto de impugnação na presente Adi. Emtermos simples, o que se discute no caso é se, quemconcedeu o aumento para os professores poderia tê-lofeito, se o aumento poderia ter sido dado da formacomo foi feita", explicou.

O relator citou os requisitos necessários para acaracterização da inconstitucionalidade requerida peloprefeito de Vitória.

"A concessão de cautelar no bojo da ação direta deinconstitucionalidade pressupõe a relevância dosfundamentos invocados ao lado do risco de ter, casonão seja deferida, possa restar comprometida aeficácia no provimento jurisdicional final. Logo, temosos consagrados requisitos para as tutelas de urgência,quais sejam: o perigo da demora e a fumaça do bomdireito, os quais devem ser demonstrados de formasimultânea para a concessão de pedido liminar.Analisando a possibilidade de conceder a liminar,entendo que é caso de se reconhecer a excepcionalurgência, nos termos do artigo 10, paragrafo 3º, da lei9868/99.

O desembargador Sérgio Bizzotto enfatizou que oSupremo Tribunal Federal (STF) já decidiu em casossemelhantes que não cabe em lei orgânica demunicípio a normatização de direitos dos servidores,porquanto a prática afronta a iniciativa do chefe doPoder Executivo.

"Entendo que os requisitos necessários se encontrampresentes, uma vez que a norma promulgada, desde adata de publicação no diário oficial do Poder

26

Page 27: 6 de março de 2020 - TJES · 2020. 3. 6. · A GAZETA SITE / ES - COLUNAS. Sex, 6 de Março de 2020 TJES Legislativa. Agora, resta apenas uma outra liminar, esta do Tribunal de Justiça

TRIBUNA ONLINE / ES - DESTAQUES. Qui, 5 de Março de 2020TJES

Legislativo, promoveu o aumento de aproximadamente18% no valor da tabela inicial de vencimentos domagistério municipal, conforme estudos de impactofinanceiro elaborados pela secretaria municipal dafazenda e informações prestadas pela secretaria degestão e planejamento e comunicação. Assim,entendo que a lei impugnada produz significativos eimediatos efeitos financeiros colocando em risco oequilíbrio fiscal daquele município, considerando queem tese a lei já está produzindo esses efeitos, concluoque é o caso de concessão da liminar", finalizou.

Ao conceder a liminar, o relator suspendeu a eficáciada Lei Orgânica e determinou a notificação da decisãoao presidente da Câmara Municipal de Vitória e outraspartes interessadas na matéria. Os integrantes doplenário seguiram a linha de fundamentação dorelator, acompanhando-o na decisão.

Esse é o seu primeiro acesso por aqui, entãorecomendamos que você altere o seu nome de usuárioe senha, para sua maior segurança.

As senhas preciam ser iguais.

A senha precisa ter no mínimo 6 caracteres.

Todos os campos são obrigatórios.

O nome de usuário precisa ter no mínimo 4 caracteres.

Um erro ocorreu ao tentar atualizar seus dados.

Dicas: O nome de usuário deve ter no mínimo 4caracteres e conter apenas letras e números. A senhadeve conter pelo menos 6 caracteres.

Site: https://tribunaonline.com.br/tribunal-suspende-lei-

que-aumenta-piso-salarial-de-professores-em-vitoria

27