6. a paz na vida do homem  · web viewacolhimento. cântico: põe tua mão – ensaiar com gestos....

16
Programação Catequese Tema: Extra . Reunião pais e filhos Ano: 1º Encontro: Preparação reunião Catequista: __ 19/02/2011 Acolhimento Cântico: Põe tua mão – ensaiar com gestos Filme* Preparação Relembrar compromisso anterior Ver marca páginas, quem fez, que frase escolheu, se foi difícil concretizar. Recolher todos e distribuir à sorte. Ensaiar reunião pais – distribuição textos e leitura Escrever convite para os pais Terminar com cântico do início Ppt anterior slides 12 e 13 Anexo pp. 4-7 Anexo p.3 e p.8 * http://cid-09f5238017d80078.office.live.com/self.aspx/Partilha%20de%20Recursos/7%c2%ba %20ano/poe%20tua%20mao.wmv?ccsf=1#

Upload: vonhan

Post on 20-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Programação Catequese

Tema: Extra . Reunião pais e filhos Ano: 7º

1º Encontro: Preparação reunião

Catequista: __ 19/02/2011

Acolhimento

Cântico: Põe tua mão – ensaiar com gestos Filme*

PreparaçãoRelembrar compromisso anteriorVer marca páginas, quem fez, que frase escolheu, se foi difícil concretizar. Recolher todos e distribuir à sorte.

Ensaiar reunião pais – distribuição textos e leitura

Escrever convite para os pais

Terminar com cântico do início

Ppt anterior slides 12 e 13

Anexo pp. 4-7

Anexo p.3 e p.8

* http://cid-09f5238017d80078.office.live.com/self.aspx/Partilha%20de%20Recursos/7%c2%ba%20ano/poe%20tua%20mao.wmv?ccsf=1#

Programação Catequese

Tema: Extra . Reunião pais e filhos Ano: 7º

2º Encontro: Reunião “de filhos para pais”

Catequista: ______ 26/02/2011

Acolhimento

(Rebuçados para dar a medida que chegam)

Cantar “Põe tua mão” e ensaiar gestos

Slide 1**(carregar em cima do links para abrir)

Desenvolvimento reuniãoObrigada a todos por terem vindo. O encontro de hoje foi preparado em conjunto pelos catequistas e pelos vossos filhos que quiseram chamar-vos cá para vos mostrar o que têm andado a fazer na catequese.

A catequese é …(falar muito rapidamente das etapas)

Actualmente estamos na III Etapa: Sentido Cristão da Vida. Alexandre…(começa a apresentação com a leitura dos textos conforme a distribuição feita no anexo, chamando pelo nome para lerem)

Isto foi o resumo do que temos feito até aqui, mas que vai continuar até ao fim do ano. Gostariamos saber se têm alguma pergunta ou comentário a fazer…

Falar da Festa das Bem Aventuranças, se gostariam fazer, não a festa em si, mas um dia de encontro em família, num domingo todo o dia e que culminaria com a celebração da Eucaristia

Oração

Avaliação – gostariamos saber a vossa opinião sobre este encontro e sobre possíveis temas para outras reuniões (as folhas brancas são para os pais e as de cor para os filhos)

Agradecimento e cantar de novo Põe tua mão

Slide 2Slide 3

Slide 4

Anexos pp.4-6Slides 4 a 25

Slide 26

Slide 27

Anexo p.7Slide 28 com link para ppt “as mãos de Deus”***33 pagelas p.10-11

Anexo p.9Slide 29

Slide 30

** http://osmensageirosdedeus.files.wordpress.com/2011/02/reuniao-pais-e-filhos-7c2ba-ano-net.ppt

*** ppt “As mãos de Deus” http://osmensageirosdedeus.files.wordpress.com/2011/02/as-maos-de-deus.ppt

Convite Convite(imagem catecismo)

Alexandre - Durante este ano, o catecismo que nos acompanha chama-se Projecto+ porque Deus tem um projecto para cada um de nós para sermos mais: mais felizes, mais amigos, mais realizados e com mais amor no coração.

(Tema 1. Somos um grupo com Jesus)Carolina - O primeiro tema do nosso catecismo é Somos um grupo com Jesus. Nós somos um grupo que tem feito uma caminhada juntos desde o 1º ano de catequese. Temos uma história de seis anos e temos até uma canção do grupo: Jesus é meu amigo.Vamos ver a história do nosso grupo do 1º ao 6º ano de catequese com a música cantada por nós.(Ver “História do grupo”)

(fotos fogueira)Nuno - Como vimos, o nosso grupo tem uma história mas não tinha nome. Por isso, pensamos num nome e decidimos que nos chamaríamos “Os mensageiros de Deus” porque queremos ser mensageiros da Palavra, do amor, da paz, da fraternidade e da alegria de Deus no mundo de hoje.

(editor)Pedro Candoso - Mas não somos um grupo como os outros grupos. Somos membros da família de Deus – A Igreja. Como nos mostrou o Tiago: Tornamo-nos membros da Igreja (Povo de Deus) pela fé em Cristo e pelo Baptismo.

(Tema 2)Jorge - No 2º tema reflectimos sobre quem somos e sobre quem é Jesus para nós. O tema foi adaptado à Semana dos Seminários e tentamos recriar e dramatizar pequenas histórias semelhantes à

do jovem rico que não aceitou o convite de Jesus para o seguir, mas ocorridas na actualidade. Vamos ver essas histórias:(ver 3 histórias)

(editora)Ana Raquel - Concluímos que Jesus continua a chamar mas nem todos escutam ou querem escutar. Vamos guardar na memória e no coração que “Para ser cristão, é necessário crer que Jesus Cristo é Filho de Deus”, como nos disse a Cristiana.

(Tema 3)Tiago - No tema 3 estivemos a falar sobre o nosso corpo e os nossos sentidos. No dia-a-dia, as pessoas conhecem-se não só pelas palavras mas também pelos gestos e actos que praticam. Muitas vezes, sentimos que as pessoas não estão a ser sinceras no que dizem, pelas expressões do corpo e pelos seus gestos.

(fotos)Jéssica - No fim do primeiro encontro tivemos a presença dos pais que foram convidados a iniciar a caminhada de Advento connosco.

(editor)No segundo encontro, reflectimos sobre os gestos de Jesus e concluimos com a ajuda da Inês que “O nosso corpo é templo do Espírito Santo”.

(Tema 4)Inês - No 4º tema falamos sobre a vida. Nós não lembramos como foi o nosso nascimento, mas os nossos pais guardam fotos e contam histórias. O nosso nascimento deixou felizes os nossos

familiares e foi ocasião de alegria. A vida é um dom de Deus e tem um valor inquestionável que não depende da beleza, idade ou saúde. Nós valemos porque Deus nos ama e, por isso, temos a responsabilidade de cuidar da nossa vida e da dos outros.Como gesto de valorizar a vida, principalmente a vida de tantos idosos que vivem sós e tristes, combinamos ir, nas férias de Natal, fazer uma visita aos utentes do Centro de Dia para lhes cantar canções de Natal e levar alegria aos utentes de lá. Aqui fica o filme das fotos:(ver filme)

(editor) Diana Filipa - Vamos guardar na memória e no coração que, “por ter sido criado à imagem de Deus, o ser humano tem a dignidade de pessoa: não é apenas algo, mas alguém” como nos escreveu o Francisco.

(Tema5)Cristiana - O tema 5 propõe-nos prepararmo-nos para acolher Jesus que vem ao nosso encontro. (coroa de advento)Durante o Advento, fomos construindo a nossa Coroa de Natal, colocando a palavra relativa a cada semana do Advento. A Milene fez umas velas de papel para enfeitar as nossas velas e o Rodrigo trouxe o presépio para pormos no meio.

(missa de natal)Bruno - No dia de Natal, oferecemos a nossa Coroa de Advento no ofertório da Missa de Natal, junto com os Diários que realizamos durante o Advento e que foram o nosso presente para o Menino Jesus. A Cristiana ofereceu os nossos diários e o

Sr. Víctor, pai do David, ofereceu a nossa Coroa, símbolo da nossa caminhada.

(encontro saber escutar)Depois do Natal, realizamos um encontro no Salão da Junta de Freguesia, com o tema “Saber escutar”. Vamos ver as imagens:(filme encontro)

(Tema 6)Ana Filipa - No tema 6 falamos sobre a paz. (cartaz)Concluimos que, apesar das notícias que vemos todos os dias, (fotos)a paz é possível porque é dom de Deus. Se acreditamos em Deus, acreditamos na paz e sentimo-nos comprometidos a ser construtores de paz.

(editora)Como escreveu a Ana Catarina, são “felizes os construtores da paz porque serão chamados filhos de Deus”

(encontro fátima)Beatriz Besteiros - A 29 e 30 de Janeiro, 18 elementos do nosso grupo foram a Fátima, participar de um encontro de adolescentes, no convento dos dominicanos, com o tema “Atreve-te a pensar”. Esses elementos escreveram dois textos a contar aos colegas como tinha sido o encontro, que passamos a ler de seguida, e depois veremos as imagens:

(Texto1)Rosário - “O encontro foi espectacular, pois convivemos com jovens da nossa idade. O tema do encontro em Fátima era

“Atreve-te a pensar”.Durante o dia tivemos vários workshops: no 1º preparamos os cânticos e as leituras da Eucaristia de Domingo e as orações de sábado à noite e domingo de manhã, no 2º reflectimos sobre várias perguntas sobre em que pensamos, no 3º preparamos a animação do convívio da noite de sábado e no 4º preparamos os símbolos para recordação do encontro.Aprendemos a pensar em Deus. O que mais gostamos neste encontro foi o convívio da noite de Sábado.Pensávamos que fosse uma “seca” (rezar e essas coisas…) nas enganamo-nos, foi muito divertido.Conhecemos novos amigos de Lisboa e da Guarda… em Fátima!!!”

(Texto 2)Beatriz Seabra - “O encontro foi muito fixe e divertido.Após a chegada a Fátima, ao Convento dos Dominicanos, fomos recebidos com um belo pequeno almoço. Durante o dia de Sábado, conhecemos melhor as pessoas dos outros grupos, Lisboa e Guarda, através dos Workshops. Os nossos almoços e jantares foram feitos na Casa das Irmãs Dominicanas, que era perto do convento onde nós nos alujámos. A noite de Sábado foi longa, pois estivemos a conviver até às 23h45, o que não foi nada mau!…No Domingo de manhã, tomamos o pequeno almoço e de seguida partilhamos as conclusões dos workshops e ensaiamos os cânticos para a Eucaristia a realizar-se ao meio-dia. Acabada a missa, fomos almoçar. No fim, fomos de visita ao Santuário de Fátima e, no caminho de regresso ao Convento dos Dominicanos, compramos algumas lembranças para trazermos para os nossos familiares e amigos.O que nos custou mais foi deixar o convento e os novos amigos

que fizemos. Queremos dizer a todos que adoramos este encontro e que, para o próximo ano, queremos voltar a ir.” (imagens encontro)

(Tema 7)Deolinda - No tema 7 falamos sobre verdade.(fotos encontro 7)Muitas vezes, é mais fácil mentirmos para não sofrermos as consequências ou para não magorarmos os outros, mas a mentira escraviza-nos porque ficamos com medo de sermos descobertos.Jesus propõe-nos a verdade como caminho para sermos livres. Jesus afirma que Ele é a verdade, porque é a palavra de Deus encarnada. Ele aconselha-nos a falar: “sim, se é sim e não se é não” de uma forma simples e clara. Se não temos a certeza, devemos agir de acordo com a nossa consciência e contar com a ajuda do Espírito Santo que nos ajuda e dá força para vivermos na verdade.

(editora)Ana Rita - Como nos escreveu a Cristiana, “A verdade vos tornará livres”, livres do medo, do egoísmo e dos nossos interesses, e livres para nos abrirmos aos outros e para fazermos o bem.A Cristiana escreveu esta frase em cima de uma folha de jornal, nos interpelando a pensar até que ponto tudo aquilo que lemos nos jornais ou vemos na televisão e na publicidade é verdadeiro ou se são só “meias verdades”.

(Oração “As mãos de Deus”)

Paulo – Porque a catequese deve levar ao encontro com Cristo, queremos convidar-vos para um pequeno momento de oração. Vamos ver um poema que nos fala sobre as mãos de Deus.

(depois do power point, se houver tempo)Quem são, afinal, as mãos de Deus? Podemos agora partilhar em voz alta a frase que mais nos marcou e porquê.

(depois da partilha)Vamos agora abrir as nossas mãos com as palmas voltadas para cima em gesto de oferecimento a Deus enquanto rezamos o Pai-Nosso. Pai Nosso… Glória ao Pai… Sinal da cruz

O poema “As mãos de Deus” está escrito numa pagela que cada família vai levar para casa e que pode usar para um momento de oração em família.

Queridos pais: Tenho o prazer de convidar-vos para participarem numa reunião comigo, com os meus colegas e os catequistas, a realizar no próximo sábado, dia 26 de Fevereiro, das 18,15h às 19,15h, no Salão Paroquial. Conto convosco! Com amizade, o vosso filho,

___________________

Queridos pais: Tenho o prazer de convidar-vos para participarem numa reunião comigo, com os meus colegas e os catequistas, a realizar no próximo sábado, dia 26 de Fevereiro, das 18,15h às 19,15h, no Salão Paroquial. Conto convosco! Com amizade, o vosso filho,

___________________

Queridos pais: Tenho o prazer de convidar-vos para participarem numa reunião comigo, com os meus colegas e os catequistas, a realizar no próximo sábado, dia 26 de Fevereiro, das 18,15h às 19,15h, no Salão Paroquial. Conto convosco! Com amizade, o vosso filho,

___________________

Queridos pais: Tenho o prazer de convidar-vos para participarem numa reunião comigo, com os meus colegas e os catequistas, a realizar no próximo sábado, dia 26 de Fevereiro, das 18,15h às 19,15h, no Salão Paroquial. Conto convosco! Com amizade, a vossa filha,

___________________

Queridos pais: Tenho o prazer de convidar-vos para participarem numa reunião comigo, com os meus colegas e os catequistas, a realizar no próximo sábado, dia 26 de Fevereiro, das 18,15h às 19,15h, no Salão Paroquial. Conto convosco! Com amizade, a vossa filha,

___________________

Queridos pais: Tenho o prazer de convidar-vos para participarem numa reunião comigo, com os meus colegas e os catequistas, a realizar no próximo sábado, dia 26 de Fevereiro, das 18,15h às 19,15h, no Salão Paroquial. Conto convosco! Com amizade, a vossa filha,

___________________

AvaliaçãoReunião pais e filhos 26/02/2011

Gostei da reunião conjunta “de filhos para pais”:muito razoável pouco nada

Prefiro reuniões separadas:muito razoável pouco nada

Gostaria de participar em reuniões onde se falasse do tema:Que fazemos na catequese (tema de hoje)Importância da fé na nossa vidaPorque vamos à MissaJesus ensina-nos a rezar (momento de oração em conjunto)Perfil de família que tenta viver à maneira de JesusCompreender a Adolescência (outros temas:)

Espaço para sugestões:

Reunião pais e filhos26/02/2011

O que fazemos na catequese

7º ano de catequesehttp://osmensageirosdedeus.worpress.com

As mãos

Só Deus pode dar a Fé;Tu, porém, podes dar o teu testemunho.Só Deus pode dar a Esperança;Tu, porém, podes incutir confiança nos teus irmãos.Só Deus pode dar o Amor;Tu, porém, podes ensinar o outro a amar.Só Deus é a luz;Tu, porém, podes fazê-la brilhar aos olhos de todos.Só Deus pode fazer o que parece impossível;Tu, porém, poderás fazer o possível.Só Deus basta a si próprio. Ele, porém, prefere contar contigo.

de Deus