5 mentiras sobre investir na poupança - blog de investimentos

Upload: vinicius-gustavo

Post on 08-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    1/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 1/35

    Navegação

     Experimente já a melhor plataforma de análise técnica do mercado (é grátis)

    5 Mentiras Sobre Investir Na Poupançaescrito por Diego Wa wrze niak em 09/04/2014 em Inv est imentos  com 133 comentários

    Diferente do que acontecia há alguns anos, investir na poupança é cada vez mais uma péssima escolha.

    Mesmo assim, todo mês eu vejo as notícias de que mais e mais brasi leiros resolvem investir seu dinheiro na poupança.

    Isso faz sentido?

     A verdade é que existem diferentes coisas acontecendo no Brasil que levam a isso.

    Entre elas:

    Aumento de Renda: mais pessoas estão com dinheiro sobrando para guardar e investir 

    Desinformação:  as pessoas não fazem ideia que existem outros investimentos mais rentáveis

    Gerentes de Banco: os bancos têm interesse em captar dinheiro pelas baixas taxas da poupança para emprestar por juros

    maiores

    No entanto, nada disso é justificativa para que você e outros milhões de brasileiros percam dinheiro investindo em algo que não é

    ← post anterior próximo post →

    http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/candlestick-martelo/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/comecar-a-investir/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/category/investimentos/http://hotmart.net.br/show.html?a=D2977463Phttps://www.bussoladoinvestidor.com.br/graficos_bovespa_temporeal/?utm_source=blog%20bussola&utm_medium=header&utm_campaign=tempo-realhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    2/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 2/35

    bom!

    Pensando nisso, resolvi juntar as 5 mentiras sobre investir na Poupança que você não deve acreditar de jeito nenhum e

    compartilhar essas informações com quem ainda não sabe.

    Vamos lá:

    Mentira #1: Poupança oferece rendimentos garantidos.

    Não pense que é só colocar dinheiro na poupança para começar a ganhar. Muito pelo contrário!

    Com o cenário econômico atual, estamos em uma situação onde a rentabilidade real da poupança está negativa, ou seja, o investidor 

    está na verdade perdendo dinheiro.

    Sim, perdendo dinheiro!

    Rentabilidade real é quando descontamos a inflação dos rendimentos e encontramos quanto de dinheiro você realmente ganhou.

    Por exemplo, se a inflação for de 6% e a poupança render só 5%, na verdade o seu dinheiro perdeu poder de compra, já que os

    preços aumentaram mais do que seu patrimônio.

    É amigo investidor, para piorar, saiba que se você tem dinheiro na poupança, já está perdendo dinheiro desde setembro de 2012!

    Veja no gráfico abaixo, todos os meses em que a linha verde do IPCA (índice oficial de inflação) ficou acima das outras linhas, sua

    rentabilidade na poupança não foi o suficiente para bater o aumento da inflação.

    FONTE: BANCO CENTRA DO BRASIL

    Para piorar um pouco mais, vale lembrar que a rentabilidade do mês é perdida quando o saque é feito fora da data de aniversário, ou

    seja, no dia do mês em que a aplicação foi inicialmente realizada.

    Tudo isso deixa a rentabilidade ainda mais comprometida e deveria fazer você evitar investir na poupança.

    Mentira #2: A Poupança é totalmente segura.

    Muitos investidores investem na poupança em busca de um porto seguro, achando que independente do que aconteça seu

    investimento está à salvo. Isso é mentira!

     Apesar da poupança ter um risco muito baixo, ela não é o investimento menos arriscado e você pode sim perder o dinheiro que está

    aplicado na poupança.

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/cenario-economico-brasileiro/

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    3/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 3/35

    Como seu dinheiro da poupança fica depositado em um banco, caso

    ele quebre, você somente conseguirá recuperar os investimentos de

    até R$ 250.000 , que é o valor garantido pelo Fundo Garantidor de

    Crédito. (este valor foi aumentado no dia 30/04/2013 e antes era de R$

    70.000).

    Lembre-se de que não é tão raro um banco quebrar, seja no Brasil

    (Banco Panamericano, Banco Cruzeiro do Sul, Banco Santos) ou até

    mesmo nos Estados Unidos (Lehman Brothers, Bear Stearns).

     A única exceção é a Caixa Econômica Federal, em que o próprio

    governo garante 100% do valor investido no caso de quebra do banco.

    Dicas Para Ter Uma Poupança Mais Segura

    Existem algumas coisas que você pode fazer para acabar com esse risco, caso tenha mais do que R$ 250.000 investidos na

    poupança:

    1. Ter poupanças em outros bancos, colocando no máximo R$ 250.000 em cada uma

    2. Ter uma poupança na Caixa Econômica Federal

    Mentira #3: É a melhor opção para quem tem pouco dinheiro.

    Muitos investidores começam a investir na poupança porque a maioria do bancos não

    exige um valor de investimento mínimo. Deixando muito fácil investir valores

    pequenos.

    No entanto, a poupança não é a única opção para quem tem pouco dinheiro para

    investir e muito menos a melhor delas.

    O Tesouro Direto é do governo brasi leiro e tem o objetivo de vender títulos públicos

    diretamente aos investidores pessoa física. O valor de investimento mínimo é de R$

    30 e você faz o investimento pela internet, sem sair de casa. (Para saber mais veja o

    artigo: O que é Tesouro Direto.)

    DICA: Para substituir a poupança a melhor opção são as LFT (Letras Financeiras do

    tesouro), que são pós fixadas assim como a poupança, e não correm o risco de

    perdas com aumentos nas taxas de juros.

    Para investir basta ter conta em uma corretora de valores (veja como escolher uma corretora de valores).

    Vantagens do Tesouro Direto

    1. É mais garantido: diferente da poupança que so têm até R$ 250.000 garantidos pelo FGC, os títulos do Tesouro são 100%

    garantidos pelo Tesouro nacional.

    2. Rende mais: pelas novas regras da poupança, quando a taxa Selic estiver em 8,5% ou menos ao ano, a poupança renderá 70%

    da Selic mais a TR. Acontece que, hoje em dia, mesmo tendo isenção de imposto de renda, a poupança perde para o Título do

    Tesouro que paga 100% da Selic, a LFT.

    3. Oferece Mais Opções: além do título indexado a Selic, você também pode investir em títulos indexados à inflação (IPCA) ou títulospré fixados

    4. Imposto de Renda Regressivo: embora a poupança seja isenta de imposto de renda, os títulos do tesouro direto contam com o

    incentivo de que quanto mais tempo você ficar com eles, menor será a alíquota de imposto de renda que você deverá pagar.

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/escolher-uma-corretora-de-valores/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/o-que-e-tesouro-direto/http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt_PT/conheca-o-tesouro-diretohttp://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=59

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    4/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 4/35

    Desvantagem: existe, no entanto, uma desvantagem em relação à poupança que é a liquidez do investimento. O Tesouro Direto

    garante a recompra dos títulos todas às quarta feiras e, portanto, você não pode contar com este dinheiro para o dia seguinte por 

    exemplo. Já na poupança, a liquidez é imediata.

    Mentira #4: Investir na Poupança é mais barato.

    É verdade que ao investir na poupança seu investimento escapa de altas

    taxas de administração que ele teria que pagar em determinados fundos de

    renda fixa, no entanto isso não quer dizer que não existam alternativas

    melhores.

    Para começar, os bancos podem cobrar tarifas pelos saques realizados na

    poupança a partir do segundo saque mensal. Além disso, os bancos também

    podem cobrar pela transferência de dinheiro da conta poupança para uma

    outra conta, mesmo que ela seja da mesma titularidade. (Veja dicas para

    economizar nas tarifas.)

    Tudo bem que nenhuma dessas tarifas é algo exorbitante, porém elas

    mostram que em alguns casos mesmo para investir na poupança não é

    “grátis”.

    Voltando ao ponto anterior de que existem alternativas, há algumas corretoras de valores que não cobram taxas de administração

    para investir no Tesouro Direto. Você pode encontrá-las facilmente usando nossa comparação de corretoras.

     Mentira #5: Investir em outras coisas é difícil.

    Quem te falar que investir em outras coisas é difícil, é porque NUNCA tentou.

     Apesar de investir na poupança ser relativamente fácil (só precisa de RG, CPF e

    comprovante de residência), você ainda tem que ir pessoalmente até a agênciabancária para fazer isso.

    Para a grande maioria dos outros investimentos, nem sair de casa você precisa.

    Basta estar conectado à internet para tomar suas decisões.

     Além disso, existem inúmeros recursos gratuitos que vão te ajudar a aprender e

    investir melhor. Um exemplo são as próprias ferramentas que oferecemos no Bússola

    do Investidor para ajudar investidores que investem na Bolsa de Valores: nossa

    tradicional Calculadora de Imposto de Renda e nosso Software de Análise Técnica

    Online.

    Conclusão

    Bons eram os tempos em que deixar o dinheiro parado na poupança era uma boa opção. Hoje em dia a coisa mudou e está bem

    diferente.

    O investidor atento pode começar a enxergar outras possibilidades e investir em investimentos bastante rentáveis e tão fáceis quanto

    a poupança. Tudo o que você deve fazer é não se deixar levar pelos fatores que citei no começo deste artigo, ou acreditar em alguma

    destas 5 mentiras que são contadas com bastante frequência.

     Aguardo suas observações e sugestões nos comentários abaixo!

    Diego Wawrzeniak

    Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é

    http://hotmart.net.br/show.html?a=D2977463Phttps://twitter.com/diegowrzhttps://plus.google.com/u/0/102578572219063259399/postshttp://diegowrz/http://hotmart.net.br/show.html?a=D2977463Phttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/author/diego-wawrzeniak/http://www.bussoladoinvestidor.com.br/graficos_bovespa_temporeal/http://www.bussoladoinvestidor.com.br/calculadora_de_ir/http://www.bussoladoinvestidor.com.br/guia_corretoras/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/21-ideias-para-economizar-dinheiro/

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    5/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 5/35

    economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com

    outros investidores.

    tags:

     

     Artigos Relacionados

    1.000 Motivos Para NUNCA “Investir” em Um Título de Capitalização

    10 Aplicativos de Finanças Para Ter Dinheiro

    133 Respostas para “5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança”

    Reply

    Olá Diego, você pode me esclarecer melhor esse invertimento de ouro direto, tenho interesse, mais não sei qual a melhor maneira de

    aplicar o dinheiro, Tenho R$1.000,00 na poupança e todo mês deposito uns 350,00, qual seria sua orientação?

    23 de junho de 2015 at 16:47 

    Emerson

    http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=340936#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/aplicativos-de-financas/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/motivos-para-nunca-investir-em-titulo-de-capitalizacao/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/aplicativos-de-financas/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/motivos-para-nunca-investir-em-titulo-de-capitalizacao/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/tag/poupanca/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/tag/financas-pessoais/

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    6/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 6/35

    Reply

    Ola! Fiquei mais em duvida ainda com os comentarios.

    Tenho 45 anos de idade e tenho 300.000,00 na poupança. Não entendo nada de finanças mas ficam me pressionando para tirar o

    dinheiro da poupança. Sei que o rendimento é baixo mas ao menos não pago taxa de administração e nem IR. Qual seria sua sugestão

    para investimento? Obrigado

    20 de maio de 2015 at 1 8:49

    carlos

    Reply

    ola

    Tenho quase 40mil na poupança do itau, tinha uns 12mil antes da nova regra da poupança, da pra saber se quando eu saco grana para

    pagar as contas, ****************, alimentos,… é retirado da poupança antiga ou da nova?

    Eu não tenho conta corrente, mas se tivesse teria investido no TD.

    4 de maio de 2015 at 16:33

    Samuel

    Reply

    Pesquisando sobre o assunto gostaria de saber sua opinião sobre investir em ouro em lugar de poupança. Visto o momento econômico

    atual em nosso país! Grato.

    18 de abril de 2015 at 22 :27 

    LUIS ROSENDO

    Reply

    Tenho R$1000 reais na poupança,mesmo a poupança não dando lucro creio que na poupança o prejuízo seja maior do que parado na

    conta corrente. Minha dúvida é, hoje eu invisto o que sobra na poupança, mas não tenho um objetivo fixo, por exemplo trocar de carro

    daqui 6 meses ou 1 ano. E hoje eu posso retirar dinheiro da poupança a qualquer momento e isso pode ser depois que tiver o

    rendimento mensal ocorrido. Quais as condições reais do tesouro direto se por exemplo eu investir 1000 reais e querer retirar após 1

    mes?

     Abraços.

    10 de abril de 201 5 at 8:22Felipe

    Reply

    Olá Felipe,

    O Tesouro Direto tem liquidez semanal e você não terá problemas em retirar seu investimento em períodos curtos.

    O imposto de renda sobre o lucro no Tesouro Direto é cobrado no resgate e a alíquota varia de 22,5% a 15%, de acordo com o

    tempo investido. Ao resgatar em 30 dias o lucro dos títulos resgatados será tributado na alíquota máxima (22,5%), ao resgatar após

    180 dias essa alíquota é reduzida para 20% e continua reduzindo para prazos maiores de investimento, chegando a 15% após 24

    meses investidos.

     Atenciosamente,

    17 de abril de 2015 at 11:30

    Gabriel Lana

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=332229#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=331817#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=332384#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=332622#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=335779#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    7/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 7/35

    Reply

    Boa noite. Estou extremamente preocupado e ansioso em relação a meu futuro. A crise está vindo a todo vapor e eu estou com minhas

    aplicações bem variadas. Me chamam até de “Senhor Diversificação” nos bancos onde tenho conta. É sempre bom ter essa

    proximidade com os caixas, pois são eles que encostam em nosso dinheiro. Agora, o Senhor Diversificação está enfrentando um

    dilema: devo juntar tudo em um banco só ou devo diversificar mais ainda, visto que meu apelido é esse? Não posso renegar meu apelido

    e farei jus a ele SEMPRE. O valor que tenho em cada banco é aproximadamente R$1,66 (descontado inflação). Espero que me ajudem.

     Abs Senhor D.

    6 de abril de 201 5 at 18:26

    T. Bagger 

    Reply

    BOM DIA DIEGO WAWRZENIAK!!! GOSTEI MUITO MESMO DESSA ORIENTAÇÃO E OBTIVE OUTROS PONTOS DE VISTA E

     ATRAVÉS DESSE PONTO DE VISTA, CIENTE QUE PRECISO DE BUSCAR MAIS IMFORMAÇÃO, VALEU.

    12 de março de 2015 at 1:56

    LEANDRO DE SOUZA

    Reply

    gostaria de saber uma coisa se essas operações financeiras fossem feita naquela época do governo do famigerado fernando collor de

    melo.elas seria confiscada por ele ou não.aguardo resposta.

    18 de fevereiro de 2015 at 12:21

    ed

    Reply

    Olá, quero saber se ter conta poupança no bradesco aquela de poupança e corrente junto é seguro?

    4 de outubro de 2014 at 12:56

    Leandro

    Reply

    Parabéns pelo seu trabalho! :-)

     30 de se tembro de 201 4 at 1 8:01

    Sra. Medeiros

    Reply

    Obrigado! :)

     30 de se tembro d e 20 14 at 2 2:35 

    Diego Wawrzeniak

    Bom dia Diego! Parabéns pelo Blog! Gostaria de fazer um investimento na qual eu possa sacar somente os rendimentos em uma

    determinada data do mês, isso ocorreria somente uma vez e seria como uma forma de complementar a minha renda mensal! Qual

    seria o melhor investimento dentro do meu perfil? Abraços…

    29 de agosto de 20 14 at 8:38Fernando Zulin Veiga

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=288138#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=287978#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=290007#respondhttp://xn--bssoladoinvestidor-j5b/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=327623#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=331368#respondhttp://www.bags.com/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=331668#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    8/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 8/35

    Reply

    Reply

    Oi Fernando,

    Não sei qual é o seu perfil…

     3 de setemb ro de 20 14 at 1 7:44

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Olá Diego, grato pela ajuda! Meu perfil é conservador, sem correr riscos!

    Estive esta semana no Itaú e eles me indicaram um plano chamado Maxime DI! Será que é bom? Melhor que a poupança?

    Sendo que pelo menos uma vez ao mês pretendo sacar os rendimentos?

    E por ultimo, qual é a melhor data para sacar meus rendimentos? Sendo que as datas de aniversário da minha poupança são

    01, 04, 05, 09, 15, 18, 19, 23, 24, 26, 27!

    Grato por ajudar.

     Abraços…

    4 de setembro de 201 4 at 8:53

    Fernando Zulin Veiga

    Reply

    Olá, Você já conhece o RDB Direto da Omni Financeira ?

    Lá seu dinheiro rende mais que a poupança ! Confira agora no site: http://www.rdbdireto.com.br 

    Veja só uma comparação como exemplo: http://imgur.com/EMLWGuO

    11 de fevereiro de 20 15 at 13:43

    Francisco

    Reply

    O QUE MAIS VALE A PENA A MEDIO E LONGO PRAZO:

    R$ 1.000.000,00

    EM POUPANCA OU

    VGBL REGRESIVA DEFINITIVA

    PRAZO DE 5 A 10 ANOS

    28 de agosto de 2014 at 12:43

    José Alexandre José Alexandre

    Reply

    Olá Jose,

    Depende das taxas utilizadas e das condições oferecidas.

     3 de setemb ro de 20 14 at 1 7:44

    Diego Wawrzeniak

    28 de agosto de 201 4 at 9:38

    Lucas Carvalho

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=280695#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=277298#respondhttp://imgur.com/EMLWGuOhttp://www.rdbdireto.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=325450#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=280789#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=280696#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=277655#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    9/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 9/35

    Reply

    Olá Diego!! Muito bom esse texto, me esclareceu bastante!

    Eu só um salário mínimo por mês, mas consigo poupar quase 100% desse valor. Você me indica o Tesouro Direto? Me interessei em

    investir no NTN-B Principal, mas não entendi muito bem, pelo que eu li em alguns sites, alguns títulos você só no final do prazo é isso?

    Suponhamos que eu invista hoje R$ 700,00, poderia retirar daqui a dois mese por exemplo esse valor corrigido, ou só no vencimento

    mesmo?

    Desde já agradeço!

     Abraços

    Reply

    Oi Lucas,

    O Tesouro Direto é um ótimo substituto para a poupança, independente de quanto for sua renda. Todas as quartas feiras você

    pode vender títulos, independente da data de vencimento. Abraços

     3 de setemb ro de 20 14 at 1 7:44

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Olá, Diego !

     Adorei o seu blog está de parabéns !!! Gostaria que vc me ajudasse, eu tenho R$ 3.000,00 e queria investir em algo a longo prazo. O

    que vc me aconselharia? E como que faço para investir?

    Desde já agradeço.

    15 de agosto de 201 4 at 14:41

    thaise

    Reply

    Oi Thaise,

     A resposta depende muito do seu perfil e objetivos, mas o Tesouro Direto costuma ser a melhor opção para muita gente. Tenho

    alguns textos sobre o Tesouro Direto aqui no blog, tenho certeza de que vai te ajudar. Abraços

    15 de agosto de 201 4 at 16:07 

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Olá, Diego. Tenho duas perguntas.

    1)Tenho 10mil na “antiga” poupança e gostaria de saber se seria melhor deixar como esta ou investir no tesouro direto de um banco que

    cobra 0,5% de taxa de administraçao (o Itau)?

    2)Tenho um PGBL tributaçao regressiva(no BB taxa absurda!!!!) desde 2007 e,atualmente, aplico 170 reais por mes. Tenho acumulado

     ja, aproxidamadamente, 12 mil. Seria interessante eu tirar e investir no TD tambem? Como seria a melhor forma de faze-lo sem sentir 

    muito o peso da tributaçao? Rsrs

    Se puder ajudar ficarei muito grata.

     3 de julho de 201 4 at 1 7:06Sra. Medeiros

    Boa tarde a todos.

     3 de julho de 201 4 at 1 4:00

    anonimo

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=243289#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=271368#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=271269#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=280697#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=277216#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    10/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 10/35

    Reply

    Vou ser bem breve ao explicar minha situação, porem para minha própria segurança estarei como anônimo.

    Bom, minha família (meu pais, eu e meu irmão) temos uma pequena fortuna de aproximadamente

    150 milhões de reais, onde boa parte esta em patrimônio como: casas, carros,e tudo que compões para uma vida confortável.

    Bem o caso é que estou com uma quantia de 25 milhões em dinheiro, lógico que esta depositado em um banco, onde esta quantia é

    somente pra me trazer renda, será que compensa deixar essa quantia depositada na poupança na caixa econômica federal ? Pois se

    render 1% ao mês, vou ter uma renda de 250 mil /mês. E também ouvi falar que a caixa econômica nunca vai quebrar por ser o banco

    do governo.

     Alguém poderia me esclarecer essa duvida.

    Obrigado.

    Reply

    Se você tem 150 milhões, deve contratar um profissional para gerir seus investimentos ao invés de perguntar aqui….

    Em 3 de julho de 2014 14:00, Disqus escreveu:

     3 de julho de 2 01 4 at 1 4:1 7 

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Como nosso amigo anonimo, eu também tenho uma pequena fortuna, mas é 150 centavos, queria saber como faço para

    gerarmelhor rendimento, e como ele tenho 25 centavos em uma poupança.

    11 de setembro de 201 4 at 16:07 

    Samuel Rodrigues

    Reply

    Sou Gerente da Caixa, realmente a Poupança Caixa é garantida em 100% pelo Governo. Estou a disposição para te oferecer 

    atendimento e consultoria gratuitas, além de te colocar em acesso direto com o Nicho Exclusivo de nossa Superintendência, que já

    administra diversos grupos de investidores milionários.

    14 de outubro de 2014 at 22:10

    THIAGO

    Reply

    Lí muitos comentários aqui e ainda continuo com dificuldade de se fazer um cálculo. Estou planejando salvar dinheiro para minha mãe

    para que ela possa ter um rendimento extra em 2017. Assim, pretendo salvar R$ 700,00 todo mês e o valor mensal de R$ 1.800 a partir 

    de 2015. Estou na dúvida, considerando todas as taxas (IR, etc) por qual será o melhor investimento (Poupança ou Tesouro Direto).

    Nesse período, não pretendo sacar o dinheiro mas em 2017 pretendo deixar na poupança para que ela tenha essa renda que eu já sei

    que irá minguando conforme os anos forem passando. Por favor, alguém consegue me ajudar qual é o melhor tipo de investimento para

    este planejamento ? Obrigado

    27 de junho de 2014 at 13:07 

    Rafael Altomare

    Reply

    Tesouro Direto parece ser o mais adequado. Fique exposto às LFT (pós-fixadas, que estão pagando muuuuito bem atualmente) e,

    assim que o Governo virar a mão e baixar os juros, migre para um pré-fixado.

    25 de julho de 2015 at 11 :11

     Alarido

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://alaridoconlangs.blogspot.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=342730#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=239898#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=299727#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=281779#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=243263#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=243260#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    11/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 11/35

    Reply

    bom dia!

    poderia me tirar uma dúvida,abri uma conta poupança economica universal no itaú, gostaria somente pra uso de depositos e saques pq

    trabalho com vendas, tem limitação de valor em valor retirada no caixa eletronicos e caixa fisíca?

    27 de junho de 2014 at 11:10

    Xanda Rocha

    Reply

    onde devo aplicar os 9 milhoes que ganhei na quina de sao joao

    23 de junho de 2014 at 15:23

    laudemir 

    Reply

    Oi Laudemir,

    Esse ano São João foi muito gente boa com você hein!

    23 de junho de 2014 at 16:41

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Olá Diego !

    Tenho 16 anos , como sou menor de idade , informaram-me que para investir no tesouro direto eu teria que ter conta corrente , e isso

    resultaria em uma taxa de cerca de 15R$ por mês !!! Como tenho pouco dinheiro , não me renderia o suficiente para superar esse valor 

    . O que eu faço ?

    18 de junho de 2014 at 22:53

    Ronald Henrique magalhaes

    Reply

    Olá Ronald,

    Nesse caso não invista no Tesouro Direto. Compre bons livros de finanças e estude para quando tiver dinheiro suficiente investir de

    modo correto. Abraços

    19 de junho de 201 4 at 16:35 

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Ola diego , sou novo no assunto . Eu teria R$1,500 por mês para investir oq vc me sugere. ?obrigado

    29 de junho de 2014 at 1 4:42

    brian

    Reply

    Olá, vou fazer 18 anos e quero investir em algum rendimento à longo prazo, qual a melhor opção nesse caso? Obrigado.

    17 de junho de 2014 at 20:13

    Vitor 

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=233802#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=240829#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=234858#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=234192#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=237555#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=237531#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=239877#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    12/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 12/35

    Reply

    Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio ou para pagar suas contas? Damos o empréstimo a 3% Taxa de Juro, se

    interessado por favor envie-nos o seu, nome, Montante necessário, duração, número de telefone, endereço, país e Renda Mensal Via e-

    mail para [email protected]

    13 de junho de 2014 at 12:29

    Mr.Richard Villa

    Reply

    bom dia,

    gostaria muito de uma ajuda, queria um auxilio de como consegui guardar dinheiro ou seja quero guardar um pouco, mas sempre

    quando começo a guardar acabo mexendo na poupança e zerando a conta..

    12 de junho de 2014 at 11 :24

    ivone de jesus ribeiro

    Reply

    Oi Ivone,

    Essa é uma questão mais psicológica do que financeira. Pense quais são suas motivações para guardar dinheiro e porque elas

    não são fortes o suficiente para que você consiga faze-lo. Abraços

    12 de junho de 2014 at 11 :41

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Escolha um Título de Capitalização. Se parar de pagar você perde parte do dinheiro, então você não deixará de pagar. O valor 

    mínimo a ser aplicado depende de cada banco. Este título não possui rendimento e sim uma pequena correção, mas é ideal pra

    quem quer juntar uma certa quantia por mês e não consegue. Se der sorte você poderá ganhar bons prêmios em um dos sorteios.

    27 de março de 2015 at 2:33

    Jeronimo

    Reply

    Pessoal, gostaria de ajuda, eu ganhei um bom dinheirinho, inesperadamente! Foi uma ótima surpresa para mim. Para facilitar a minha

    vida, abri a conta poupança no Banco do Brasil. O funcionário me deu o contrato para assinar, quando li, questionei umas operações que

    estavam assinaladas, ele disse que isso era “de praxe” e já digitado pelo sistema, como não tenho nenhuma experiência nisso, pois nem

    conta corrente em banco eu tenho, fiquei tranquila quando após falar que só queria colocar meu dinheiro na poupança, ele me garantiu

    que era somente isso que seria feito. Detalhe ele não me deu a cópia do contrato. Isso é correto? Creio que tenho direito a ter uma cópia

    do contrato, não tenho? Meu grande receio é do banco fazer algo com o meu dinheiro e eu perder tudo ou parte, sei lá! Pois não entendo

    nada disso! :(

     Agradeço quem puder me ajudar! :)

     31 de maio d e 20 14 at 1 8:38

    Jo

    Diego, boa tarde. Li tuas dicas sobre investimentos para quem não tem conhecimento ou pouco dinheiro para investir. Achei bem

    22 de maio de 2014 at 12:29

     Anderson Denis

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=221084#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=331539#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=230545#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=230537#respondmailto:[email protected]://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=231518#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    13/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 13/35

    Reply

    interessante, mas eu nunca consegui entender o Tesouro direto pois nunca é claro quanto ao valor real da liquide, vc pode explicar por 

    favor?

    Reply

    Oi Anderson,Não entendi o que você qus dizer com “valor real da liquide”, porém temos alguns ótimos artigos aqui no Blog que explicam muito

    bem o que é o Tesouro Direto.

     Araços

    2014-05-22 12:29 GMT-03:00, Disqus :

    27 de maio de 2014 at 1 0:40

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Gostei muito desse artigo. E acho que grande porcentagem dos brasileiros escolhem a poupança quando querem economizar dinheiro.

     As pessoas não pensam em investir, mas sim guardar o dinheiro na poupança. Há pouca informação disponível e é isso que faz com

    que haja uma certa ignorância sobre o assunto.

    Desde o ano passado invisto no Tesouro Direto, mas também mantenho a poupança. Acho melhor que deixar tudo na corrente.

    http://queroinvestirmeudinheiro.blogspot.com/

    21 de maio de 2014 at 6:14

    Élida Alexandre

    Reply

    Oie td bem?

    Eu nao entendo nada sobre investimentos, gostaria de investi no tesouro, mais gostaria de saber se precisaria ter alguma conta aberta

    para q esse dinheiro fique guardado e qual conta vc me recomendaria..

    Boa noite

    22 de abril de 2014 at 23:23

    ana paula

    Reply

    Oi Ana, sugiro que leia os artigos sobre tesouro direto que temos aqui no Blog. Abraços

    24 de abril de 2014 at 16:58Diego Wawrzeniak

    Reply

    cara queria saber como faz pra investir no tesouro nacional? vc ja fez isso? da rendimento bom?

    15 de abril de 2014 at 21:53

    Maikon José Fronza

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=173678#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=180548#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=178810#respondhttp://queroinvestirmeudinheiro.blogspot.com/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=210154#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=217618#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=211841#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    14/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 14/35

    Reply

    Oi Maikon,

    Veja o artigo “Como Investir no Tesouro Direto” que temos aqui no blog.

     Abs,

    Diego

    16 de abril de 2014 at 1 3:54Diego Wawrzeniak

    Reply

    Concordo que o medo do novo, a comodidade com o que se tem e sabe, bem como “a facilidade”, nos tornam escravos da bendita

    poupança. Uma de suas facilidades é o “investimento” diário ou mensal. Já nos títulos do tesouro direto posso investir mensalmente?

    Por exemplo, posso aportar valores mensais para o mesmo título ou, impreterivelmente, terei que comprar novos com vencimentos

    diferentes e preços diferentes?

    14 de abril de 2014 at 1 0:56

    Jeferson de Souza

    Reply

    Oi Diego! Já que o blog é aberto, vamos supor que em Jan/13 fiz dois investimentos por 13 meses, um na poupança depositando R$

    1.000,00 ao mês e sempre na mesma data. E o no Tesouro Direto também aplicando o mesmo valor.

    Em Jan/14 quanto terá rendido cada uma e quanto de Imposto de renda terei de pagar ao Tesouro direto.Obrigado!

    9 de abril de 201 4 at 11 :50

    René

    Reply

    desejo saber se é necessário ter conta corrente para investir no tesouro direto

    19 de março de 2014 at 1 :04Thiago Carvalho Sousa

    Reply

    Olá Thiago, você precisa ter conta aberta em algum agente custodiante. Porém pode sim ser conta poupança.

     Abraços

    19 de março de 2014 at 1 7:41

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    oiDiego Wawrzeniak eu quero saber se eu depositar 25.000 na poupança quanto eu irei receber de juros????

    12 de março de 2014 at 11:20

    klever 

    15 de março de 2014 at 21:15 

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=141273#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=146745#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=146243#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=167436#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=171498#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=174836#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    15/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 15/35

    Reply

    Olá Klever,

    Com as taxas de juros atuais a poupança irá render aproximadamente 6,7%, o que chega a ser menos do que a inflação nos

    períodos recentes. Abraços

    Reply

     A Mentira #01 é falaciosa. Não adianta querer comparar rentabilidade mes a mes e dizer que IPCA ganha da poupança. Fosse assim,

    poderíamos postar a rentabilidade do Ibov mes a mes (ainda mais para o período amostrado) e dizer que investir na bolsa é para otários.

    Uma mentira é ordinariamente um fato que não é verdade absolutamente. Não consigo ver como a mentira #3 e #5 possam se

    enquadrar nessa definição. Talvez vc devesse escrever que isso possa ser uma vantagem para uns e desvantagem para outros, mas

    nunca uma mentira.

    Em questões financeiras, não tem como definir de forma rígida o que é ‘mentira’ do que é verdade porque isso depende demais do

    gosto, aversão a risco, grau de tranquilidade e, finalmente, objetivo de cada um…

     Assim, afirmar que “investir na poupança é mais barato” é uma mentira forte demais e gera desconfiança por parte de quem lê.

    10 de março de 2014 at 11:16

     Ademir Xavier 

    Reply

    Olá Ademir,

     Aqui apenas retrato os fatos e mostro como muitas das crenças que a grande maioria dos investidores têm não é tão verdadeira

    assim. É sempre importante ter uma pluralidade de opiniões e mostrar novas maneiras de ver velhas crenças.

    Obrigado por seu comentário.

     Abraços

    Em 10 de março de 2014 11:16, Disqus escreveu:

    10 de março de 2014 at 17:55 

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    ainda irei começar, e mesmo assim não quero nem saber de poupança.

    Incrível como as coisas vão passando de geração por geração e ninguém no meio para e pergunta o por quê e não pensar em outra

    vertente.

    Hoje temos fundos de investimentos e letras financeiras com rendimentos que podem chegar bem mais longe do que míseros 6% aoano (isso claro, sobre a maior renda).

     A ignorância é a única explicação para a poupança ainda estar viva.

    15 de fevereiro de 201 4 at 2:42

    Fabiano Ferreira

    Reply

    Olá Diego

    Sou inexperiente no ramo de investimento, tenho 100 mil para investir, hoje quais são as melhores opções: Poupança, CDB ….

    29 de janeiro de 2014 at 15 :40

    Daniel

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=98904#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=111691#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=139065#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=139043#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=143491#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    16/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 16/35

    Reply

     Acho que uma boa ideal seria investir em imóveis na planta, pois a valorização é mais alta podendo chegar até 50% no término das

    obras e você pode vender e aplicar em outro imóvel na planta ou

    alugar e ficar com um rendimento mensal de 0,7% à 1,2% dependendo da localização do imóvel, salas comerciais tem uma

    facilidade maior em vender e a locação tem contratos maiores cerca de 5 à 10 anos… se tiver interesse ou quiser tirar mais

    dúvidas pode entrar me contato.

    16 de fevereiro de 201 4 at 17 :21Victation XD

    Reply

    Excelente discussão, Pessoal.

    Diego, me chamo Ribamar Reis e gostaria que me guiasse neste caso: Qual fundo de investimento você recomendaria a quem deseja

    aplicar R$12.000 para resgatar tudo daqui a um ano. Esta uma quantia que possuo para viajar e gostaria de investir em algum fundo de

    rendimento.

    27 de janeiro de 2014 at 12:23

    Sousa Reis

    Reply

    Olá Sousa,

    Infelizmente ninguém pode te dar esta resposta sem conhecer seu perfil de investimento, objetivos, renda, situação familiar, etc.

    Sugiro procurar um acessor financeiro e dar uma estudada sobre o assunto,

     Abraços

    27 de janeiro de 2014 at 13:23

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Muitas pessoas não usam a poupança como investimento e sim para guardar dinheiro.

    26 de janeiro de 2014 at 20:10

    Gustavo Vasques de Almeida

    Reply

    olá Diego boa tarde meu nome é gustavo rodrigues e pra ser sincero eu encontrei esse blog por acaso,pois gostaria de me tornar um

    pequeno investidor e estava pesquisando na internet qual a melhor opçao para investir meu dinheiro pra ser sincero sou totalmente leigo

    no assunto mas eu sou um cara muito esfoçado e vou começar a estudar sobre investimentos nao sou uma pessoa que possui posses

    pra ser sincero quase nenhuma mas gostaria de começar a investir com 200 reais se vc puder gostaria de uma orientaçao, posso ser 

    uma pessoa de pouca idade mais eu tenho a cabeça focada no futuro diferentimente dos outros jovens da minha idade eu tenho

    confiança que o meu futuro pode ser grandioso so preciso ter conhecimento se vc poder me ajudar ficarei muito agradecido.

    23 de janeiro de 2014 at 18:18

    Gustavo Rodrigues

     

    Olá Gustavo,

    Se você tem R4 200 e vontade de aprender compre alguns bons livros de finanças pessoais e investimentos. Com certeza será

    seu melhor investimento atualmente.

     Abraços

    27 de janeiro de 2014 at 13:22

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=97105#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=93481#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=96382#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=97106#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=97053#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=112915#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    17/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 17/35

    Reply

    Reply

    Oi boa tarde sou o Erick, então tenho uma poupança no Itaú só que não aplico um valor fixo tem mês que coloco 500 reais outro mês

    coloco 300 reais outro mês coloco 100 reais só que é de 100 reais para cima que sempre coloco só que quando preciso de dinheiro tiro

    mais isso não é sempre só fiz 2 vezes no ano passado isso o Itaú da essa opção no tesouro direto como funcionar vou ter esse opção

    preciso de ajudar tenho dúvida de tudo. entra em contato por e-mail se dê estou no aguardo.

    23 de janeiro de 2014 at 16:54

    erick ivan batista

    Reply

    Olá Erick, infelizmente não tenho tempo para tirar as dúvidas por email. Mas fique a vontade para ler os outros artigos aqui do Blog

    do Bússola que são bastante didáticos.

     Abracos!

    27 de janeiro de 2014 at 13:21

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Uhmmm agora fiquei confuso,,, sou totalmente leigo sobre poupança, eu estava a pesquisar sobre e vim parar aqui e li isso e agora nao

    sei se devo ou nao tentar esse tipo de investimento.

    #Chateado

    21 de janeiro de 2014 at 11:53

    Joao Carlos dos Santos

    Reply

    Olá João,

    Não fique chateado. Você está no caminho certo por estar pesquisando e buscando entender melhor sobre o assunto antes de

    investir seu dinheiro. Estude um pouco mais e pesquise as outras opções. Vale muito a pena aprender um pouco sobre

    investimentos e é bem mais fácil do que parece!

     Abraços

    23 de janeiro de 2014 at 13 :20

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Thank U

    28 de janeiro de 201 4 at 10:28

    Joao Carlos dos Santos

    Pff que bosta, Rendimento vs Inflação, se você for um um Magnata que faz uma compra de 2000 reais por mês, paga um condomínio demais 2000, e só o IPVA e IPTU dos seus bens ultrapassam a casa das centenas, e ainda investir na Poupança não for uma piada pra

    você no sentido de gerar mixarias, com certeza existe um desvio de verbas dos cofres públicos referente as taxas da inflação indo pra

    sua conta. Pessoas com baixo nível de consumo estão proporcionados ao oque a rentabilidade anual de uma Poupança oferece, agora

    investir eternamente, ou o resto da vida só em poupança é oque um jovem rapaz acredita que é desperdício, pra mim, texto obvio e sem

    nada a acrescentar, absolutamente nada. Não acredite em vendedores de e-books de investimentos “fáceis”, e desperdiçar outros 10

    20 de janeiro de 201 4 at 11 :04

    Diego Taguchi

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=97504#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=93246#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=91034#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=97100#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=93447#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=97105#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    18/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 18/35

    Reply

    anos investindo pequeno, é ter a carne do prato roubada.

    Reply

    Olá Diego,

    Não entendi seus argumentos…Este é um espaço aberto para discussões sérias, e o principal objetivo é ajudar as pessoas. Respeitamos sua opinião, mas por 

    favor mantenha o nível!

     Abraços

    20 de janeiro de 2014 at 11 :10

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Desculpe, qualquer um que descordar de mim, provavelmente também terá razão.

    Sinceramente, eu tenho tanta fé em meu caminho que eu definitivamente e não gostaria de ver ninguém influenciado. Essecaminho não é pra qualquer um.

    Mas te desejo boa sorte, Abraços.

    20 de janeiro de 2014 at 11:21

    Diego Taguchi

    Reply

    Meu Deus, qta babaquice….que vocabulário mais horrendo….

     5 de março de 20 14 at 2 0:0 1

    Marcia Santos

    Reply

    Post fraco… pro pequeno poupador, colocar as economias em títulos do governo é completamente inviável por diversos motivos: 1)

    operando em grandes bancos, as taxas de compra e custódias são proibitivas (eu opero títulos públicos apenas via corretoras de ações)

    2) Não tem liquidez verdadeira, isto é, se precisar do dinheiro pra pagar uma conta ficará vulnerável a marcação do mercado 3) Pro

    poupador em geral, o único título público seguro seria pós-fixado a selic, os outros exigem conhecimento de economia para analisar 

    curva de juros, inflação, momento de entrar e sair. Caso ignorem esses fatores, a aplicação será na pura sorte (caso não leve até o

    vencimento, que normalmente são para vários anos). Contudo, os rendimentos em títulos quando não feitos de maneira bastante

    estruturadas, se aproximam muito da poupança.

    Já com relação a CDB, em quantidade pequenas as taxas são tão baixas que a diferença para poupança é irrisória.

    Para fundos de investimento, com pequena quantidade de dinheiro é complicado achar um fundo competente e com baixa taxa de

    administração. Juntando isso ao come-cotas, novamente a diferença pra poupança não é tão grande, alem do fato que se precisar tirar o

    dinheiro no curto prazo, a tabela regressiva de IR come toda a rentabilidade.

    Uma opção invariavelmente melhor que a poupança são as LCIs e LCAs, mas essa no caso, poussuem mínimo de R#30 mil e prazos

    de carência sem liquidez alguma, logo, são para poupadores mais estruturados.

    Com relação ao risco, a poupança é garantida delo fundo garantidor em até R$250 mil (não tem muita coisa melhor). Se o banco for 

    grande, você fica com risco de crédito muito baixo – pra quebrar a poupança, provavelmente já vai ter acontecido muita coisa pior antes.

    Resumindo, a rentabilidade da poupança é ruim mesmo, mas isso não quer dizer que ache outras opções muito melhores com pouco

    dinheiro e liquidez. A inflação real está realmente grande e superando os investimentos de renda fixa, mas como disse, atinge todas as

    modalidades.

    Para o amigo que está poupando para comprar uma casa no curto/médio prazo, vá de poupança ou LCI – títulos públicos sãoinvestimentos de longo prazo, ou você pode sofrer perdas caso precise resgatar antes.

    8 de janeiro de 201 4 at 18:32

    Bruno

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=80101#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=136565#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=90001#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=89994#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=89991#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    19/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 19/35

    Reply

    Olá Bruno, infelizmente muitas pessoas ainda pensam como você, o que é errado. O Tesouro Direto é uma ótima opção de

    investimento para o pequeno investidor, que pode investir com menos R$ 100.

    Como qualquer investimento, o investidor deve estudar esta opção e conhecer os perfis de risco de cada título.

    Não estou defendendo que todos devam sair da poupança e sim que os investidores tomem conhecimento de fatos que muitas

    vezes não são mostrados por falta de interesse dos grandes bancos.

     Abraços

    9 de janeiro de 201 4 at 15:02

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Há um equívoco geral da primeira regra básica do bom investidor: NUNCA DEPOSITE SEUS INVESTIMENTOS EM UM

    ÚNICO LOCAL. Então, POUPANÇA oferece opções melhores em determinados aspectos, TESOURO DIRETO em outro

    cenário e até o MERCADO DE AÇÕES.

    21 de maio de 2014 at 1 4:03

    Marcelo Almeida

    Reply

    Caro Diego, quanto a aplicação de uma Poupança,no caso do Banco do Brasil…se ela for recente;existe como fazer 

    transferência para ess novo investimento no ;Tesouro Direto ? obrigado .____________Sinesio.

    4 de junho de 2015 at 15:48

    sinesio da silva Barbosa

    Reply

    Olá Diego!! !

    Primeiramente parabéns pelo excelente artigo.

    Gostaria de uma dúvida. Tenho uma quantia na poupança e penso em alocar parte dela em outro investimento. No Tesouro Direto eu

    posso transferir a partir do Banco Itaú pela Internet?

    4 de janeiro de 201 4 at 12:31

    Leonardo Prado

    Reply

    Olá Leonardo,

    É muito fácil fazer isso, no entanto compare os serviços do seu banco com a e outras corretoras de valores para poder determinar 

    qual é o melhor.

     Abraços

     5 de janeiro de 20 14 at 1 9:50Diego Wawrzeniak

    Reply

    Boa noite!!!

    Você tem alguma que julga confiável?

     5 de janeiro de 20 14 at 22 :47 

    Leonardo Prado

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=77459#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=77315#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=74880#respondhttp://facebook/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=338779#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=210817#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=81075#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    20/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 20/35

    Reply

    Me referindo a tal fala “1. Ter poupanças em outros bancos, colocando no máximo R$ 250.000 em cada uma”

    Não, isso não é verdade: lembramos que o FGC garante o teto de até 250 mil reais POR CPF, e não por conta ou aplicação unitária !!

    2 de janeiro de 2014 at 0:56

    José Lucas Lopes

    Reply

    Olá José,

    Isso é por CPF em cada banco!

     Abraços

     5 de janeiro de 20 14 at 1 9:49

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Olá Diego! O Tesouro Direto entra no Imposto de Renda? Sou isenta, mas posso deixar de ser por conta de investir?

     30 de dezembro de 2 01 3 at 1 1:28Luciana Pereira

    Reply

    Olá Luciana,

    O Tesouro Direto tem IR retido na fonte, mas não obriga a entregar a declaração como acontece no caso da bolsa de valores. Abraços

     5 de janeiro de 20 14 at 1 9:49

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Lú,quando liquidar o valor investido.O montante,vem livre dos encargos, IR o imposto de renda,taxa de administração das

    Corretoras.Lú,quero casar contigo,Tu é rica!

    13 de agosto de 2015 at 15:39

    Jonathan Pereira

    Reply

    Minha primeira orientação de investimento. Me ajudou muito!! !

    27 de dezembro de 2013 at 12:57 

    Robson Delilo

    Reply

    Ótimo Robson,

    obrigado pelo elogio!

     5 de janeiro de 20 14 at 1 9:48

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=77308#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=69379#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=343845#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=77309#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=72254#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=77310#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=73819#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    21/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 21/35

    Reply

    Ola Diego. Moro na Australia e quero mudar para o Brasil. Sou cidada Australiana e nao sei se e melhor eu deixar o meu dinheiro todo na

     Australia ou se e melhor metade, metade ou se compro imovel no Brasil, ou nao e moro de aluguel com a renda daqui? O que vc acha?

    22 de dezembro de 201 3 at 8:45 

    Joyce Bento de Oliveira

    Reply

    Olá Joyce,

     A resposta para esta pergunta depende das suas necessidades, quanto de dinheiro vai precisar em cada um dos países e perfil de

    risco. Somente com um entendimento profissional de todos estes pontos é que seria possível traçar uma estratégia de

    investimento para você.

    Sugiro procurar o axílio de um consultor profissional.

     Abraços,

     5 de janeiro de 20 14 at 1 9:47 

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Bom dia Diego.

    Ja sabia que a poupança não é um bom negocio. Com o pouquíssimo conhecimento que tenho sobre investimentos primeira coisa que

    eu fiz foi procurar um plano de previdência, porque “ouvi dizer” que tinha um rendimento bom, mas ja estou decepcionada, pois o

    rendimento foi abaixo da poupança. Outra “besteira” que consegui fazer foi entrar na bolsa de valores, realmente me aventurando numa

    tal de empresa X, que eu acho que dispensa qualquer comentário, 70%do meu dinheirinho foi por água abaixo. Hoje pra te dizer a

    verdade me sinto sem saída. To lendo artigos na internet, consigo algumas dicas mas ainda não é o suficiente, preciso algo, digamos

    assim, mais “substancioso” sobre as empresas listadas na bolsa pra poder decidir em qual investir, eu nao sei fazer analise, acho que

    eu preciso de livros, mas qual??…

    4 de junho de 2013 at 9:31

    Elaine

    Reply

    Oi Elaine,

    Entendo sua angústia. Converso com muitas pessoas que estão passando pela mesma situação que você e realmente não está

    fácil encontrar alternativas rentáveis como antes, e infelizmente isso não vai mudar.

    Você está no caminho correto de começar a estudar mais e ir atrás de novos investimentos e conhecimentos. Veja este artigo que

    poderá te ajudar, além de recomendar um livro muito importante: http:/nao-ser-investidor/

     Abraços,

    4 de junho de 2013 at 9:56

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Muito bom, mas tem que conhecer bem o tipo de investimento que vai optar senao se da mal.

    4 de junho de 2013 at 9:20

    Elaine

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=560#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=565#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=562#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=77307#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=65600#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    22/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 22/35

    Reply

    Oi Elaine,

    Você tem razão. O investidor deve entender bem como um investimento funciona antes de colocar dinheiro lá. No entanto, muitaspessoas que utilizam esse “desconhecimento” como desculpa nunca procuraram se informar e entender outros investimentos. A

    realidade é que é muito mais fácil do que imaginam e acabam perdendo oportunidades por conte desta acomodação.

     Abraços e obrigado pelo comentário!

    4 de junho de 2013 at 9:23

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Estou fora da poupança já há muito tempo e não tenho nenhum interessem em voltar.

    Também é importante lembrar que em caso de saque antes da data de aniversário perde-se o rendimento de todo o período anterior na

    poupança.

    Coisa que não acontece com outros investimentos.

     30 de ma io de 2013 at 2 0:2 7 

    Kleber Rebouças

    Reply

    Oi Kleber,

    Sim, boa observação. Embora a liquidez da poupança seja diária, os rendimentos são creditados só mensalmente.

     Abraços,

     31 de ma io de 20 13 at 0 :00

    Diego Wawrzeniak

    Vou tentar postar aqui pois não estou conseguindo no ‘responder’ ao Diego.

    ————————————————————————————————————-

    Diego, bom dia!

    Sem querer polemizar, olhar a questão da

    poupança só pela renda, acho que não é o melhor caminho. Dizer que ao

    aplicar na poupança as pessoas estão perdendo valor do seu patrimônio, é

    relativo. Quando comparamos o poder de compra do valor aplicado,

    dependendo do patrimônio que se pretende comprar, até com rendimento

    negativo, quando comparado a SELIC, ainda é vantajoso. Olhe o exemplo de

    automóveis e motocicletas no último ano.

    Sobre comparação com o

    tesouro direto, acho que as porcentagens que você cita de 70% na nova

    28 de maio de 2013 at 12:31Joseval

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=532#respondhttp://www.ricodinheiro.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=527#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=561#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    23/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 23/35

    Reply

    poupança e 75% nas LFTs ou até 85% para 2 anos, implica em uma diferença

    de, no máximo, (SELIC = 7,25×85% = 6,16 e 7,25×70% = 5,07 então

    6,16-5,07 = 1,09% ao ano) em uma aplicação de R1.000,00 isso dá R$10,90 (

    no caso de 75% a diferença de renda cai para R$3,70 aa). Você, eu e

    muitos outros aplicadores sabemos das dificuldades de aplicar no tesouro

    direto, não exatamente no operacional – mas também nele – mas sim nas

    siglas e conhecimento dos produtos. Não é para pessoas comuns

    (infelizmente).

    Por tudo isso e mais a liquidez diaria ( que você

     já citou), eu defendo que não há melhor produto para se poupar no

    Brasil ( para pequenas aplicações e para as pessoas sem conhecimento)

    do que a velha e boa poupança. Isso explica o porque do crescimento da

    mesma todos os meses.

    Po último, volto a lembrar da questão do

    hábito de poupar ( sem complicações). Para mim, ele é mais importante do

    que a própria renda pois acumula capital ao longo do tempo para

    compromissos e sonhos futuros que – sem ele – nunca seriam realizados.

     Abraços e me desculpe se estou interferindo onde não fui chamado…rsrs

    Reply

    Oi Joseval,

    Primeiramente quero agradecer pela sua excelente participação aqui no Blog do Bússola!

    Nosso objetivo aqui não sermos “os donos da verdade”, muito pelo contrário. Este é um espaço democrático para discutirmosestas questões que muitas vezes são polêmicas mesmo. Portanto, fique à vontade, sua opinião será sempre muito bem vinda!

    Sobre seus comentários, seus pontos são legítimos, concordo que investir no Tesouro Direto pode parecer algo complicado para

    muitos investidores. No entanto o trabalho que dá não é muito diferente de investir na poupança (com a vantagem de não precisar ir 

    pessoalmente até uma agência bancária).

    Sobre a pequena diferença nos valores, também é verdade, principalmente quando calculadas em c ima de R$ 1.000 e prazo de

    somente um ano. No entanto, se aumentarmos os valores e o tempo (como é o caso das economias de longo prazo), as %s

    começam a fazer diferença.

    Não defendo aqui uma fórmula mágica a todos os investidores, acho muito importante que cada um considere suas preferência e

    tome a decisões pensadas, após comparar as diferentes opções.

    Grande abraço!

    28 de maio de 2013 at 14:51

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Realmente Diego,fiz uma simulação no valor de 10000,00 em LTN para 3,6 anos em relação a poupança se baseando em um

    titulo a venda no Tesouro direto e a diferença de ganho ficou em 1338,66 ,isso já descontado taxa de custodia e IR a 15%!Pra

    quem quiser fazer http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx , consulta de titulos

    http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/consultatitulos.asp e simulador de poupança

    http://www.clubedospoupadores.com/simulador-da-poupanca!

    2 de agosto de 2014 at 21:29

    Gelso Silva

    http://-/?-http://-/?-http://www.clubedospoupadores.com/simulador-da-poupancahttp://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/consultatitulos.asphttp://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspxhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=265139#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=501#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=500#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    24/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 24/35

    Reply

    Povo, divirtam-se com esse comparativo de investimentos e vejam, se realmente vale a pena ficar preocupado com o melhor ou pior,

    pela comparação que eu fiz, deu que, tanto a poupança como o tesouro, renderiam a mesma coisa, pelo menos, de acordo com os

    dados que eu digitei, cada um terá liberdade em digitar o que desejar para obter as respostas.

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ferramentas/comparativo-de-rentabilidades

    Rodney

    27 de maio de 2013 at 23:45 

    Rodney Peck

    Reply

    Oi Rodney,

    Muito legal este comparativo!

    Obrigado pela dica.

    28 de maio de 2013 at 0:23

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    FGC ( Fundo Garantidor de Credito), desde 30/04/13, garante até 250.000,00. Fundos DI, alem de exigirem que se tenha uma conta

    conrrente que gera custos, com valores pequenos, a taxa de administração mais o IR deixam a renda líquida menor que a poupança.

    Tesouro direto, exige CC também. Enfim, acho que para pequenos valores ainda resta só a poupança. Pode até ter rendimento negativolevando em conta a inflação mas, só o fato de levar a poupar para compromissos – ou sonhos futuros – já vale a pena. Respeito todos –

    como não poderia deixar de ser – mas não concordo com a matéria que pode desestimular as pessoas à poupar por se sentirem

    lesados mas não terem oportunidade – pela complicação, tempo, conhecimento – para aplicar em outros produtos financeiros.

    27 de maio de 2013 at 17:38

    Joseval

    Reply

    Joseval, concordo plenamente com voce. Acrescento que a aplicação no tesouro direto debe ser feita apenas para longo prazo.

    Quem aplicou em NTN-B venc. 15/8/2020, em janeiro e resgatou em Abril, teve uma perda de capital de aproximadamente 3,66%.Recomendo fortemente que antes de investir em tesouro direto analisem o assunto com mais profundidade.

    27 de maio de 2013 at 18:01

    Heriovaldo Ramos da Silva

    Olá Heriovaldo,

    Sem dúvida que não são todos os títulos do Tesouro Direto que são como a poupança. Os títulos pré fixados ou indexados a

    inflação têm maior risco uma vez que estão sujeitos a flutuação nas taxas de juros.

    No entanto as LFT (títulos pós fixados) não oferecem este tipo de risco e dão uma rentabilidade superior à poupança, mesmo

    quando tributados pela alíquota máxima de 22,5% (investimentos com menos de 6 meses).

    27 de maio de 2013 at 21:52

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=485#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=484#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=497#respondhttp://www.facebook.com/people/Rodney-Peck/100001608963680http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ferramentas/comparativo-de-rentabilidadeshttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=496#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    25/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 25/35

    Reply

     Abraços,

    Reply

    Olá Diego,

    Voce não deixa isso claro no seu artigo. Voce diz que a única desvantagem do Tesouro Direto é a liquidez. Sugiro que

    voce especifique que o único titulo com garantía de rentabilidade superior a poupança é a LFt. Ainda assim, se fizermos

    as contas exatas, para uma aplicação de até R$ 1.000,00 por uma prazo de dois ou tres meses, veremos que a

    diferença é minima (em valores absolutos).

    Entendo que seu artigo generaliza ao afirmar que a aplicação no Tesouro Direto´é sempre melhor que a poupança e

    pode levar pessoas a cometer erros e perder dinheiro.

    Concordo com voce, que a poupança ja não é tão atrativa como antes e os investidores devem sim procurar outras

    opções, mas com muito cuidado para não se frustarem.

    Creio que voce ja tem uma otimo tema para seu próximo artigo: As cinco mentiras sobre investimento no tesouro direto.

    28 de maio de 201 3 at 12:19

    Heriovaldo Ramos da Silva

    Olá Heriovaldo,

    Obrigado pelas sugestões! Vou implementar essas mudanças neste artigo e já vou começar a pensar neste

    próximo. :)

    Grande abraço e obrigado!

    28 de maio de 2013 at 14:52

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Olá Joseval,

    Obrigado por suas observações!

    Primeiramente você tem toda razão quanto as regras para o FGC. Elas acabaram de ser alteradas e pude confirmar sua

    informação pelo site do Banco Central: http://www.bcb.gov.br/?faqfgc

     A origem da confusão decorre do fato de que o site do próprio FGC estar desatualizado (veja resposta 4): http://www.fgc.org.br/?

    conteudo=1&ci_menu=59

    Porém tenho que discordar quanto ao fato de que a poupança ser preferida para pequenos valores. A poupança deve ser preferida

    somente em relação a sua liquidez diária, o que ainda é uma grande vantagem. A rentabilidade da nova poupança é de 70% da

    Selic, enquanto que no Tesouro Direto uma LFT (pós fixado) já paga pelo menos 75% de Selic líquida dos impostos, podendo

    chegar até 85% da Selic, caso o investimento tenha mais que 2 anos.

    É fato que os brasileiros que aplicam na poupança estão perdendo o valor do seu patrimônio. Não conheço nada que desestimulemais a poupar do que isso.

    Grande abraço,

    27 de maio de 2013 at 21 :50

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=59http://www.bcb.gov.br/?faqfgchttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=487#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=499#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=488#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    26/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 26/35

    Reply

    E apenas desfazendo uma confusão, qualquer brasileiro que possua conta poupança também pode investir no Tesouro

    Direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/regras-do-tesouro-direto

    (veja os requisitos básicos)

     Abraços,

    27 de maio de 2013 at 22:24

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Excelente artigo Diego! Sou novo no assunto mas já tenho lido e estudado bastante sobre investimentos. Mas, ainda me falta capital. Só

    que por enquanto não é disso que venho falar. Desde que comecei a ler sobre investimentos o Tesouro Direto me chamou bastante

    atenção, até já compreendo um pouco seu funcionamento e estou quase começando a investir nele. Mas, ainda tenho uma duvida. Por 

    exemplo: se eu comprar um titulo NTN – B de R$200,00 com o prazo de 1 ano. Se no mês seguinte eu quiser fazer outro investimento

    do mesmo valor, vou precisar comprar outro titulo do mesmo valor ou posso agregar ao titulo comprado no mês passado? Não sei se

    deu pra entender minha pergunta mas procurei faze-la do melhor modo possivel. Enfim, agradeço desde já e parabéns pelo blog!

    27 de maio de 2013 at 12:21

    Rayan Ibiapina

    Reply

    Olá Rayan,

    Você terá que comprar a NTN-B pelo valor vigente na data, que será somada ao seu saldo de NTN-B com aquele determinado

    vencimento.

    Na prática não faz diferença comprar um título junto ou separado, já que você poderá vender tudo na mesma data se quiser e sem

    pagar nada a mais por isso.

     Abraços,

    27 de maio de 2013 at 1 2:33

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Compreendi a sua resposta. Espero logo está me tornando um micro investidor que não está retido somente a Poupança.

    Espero ansioso pelo artigo que falou alguns comentários abaixo que será postado sobre o Tesouro Direto. Novamente,

    obrigado e sucesso!

    27 de maio de 2013 at 12:36

    Rayan Ibiapina

    27 de maio de 2013 at 12:37 

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=479#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=478#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=477#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://www.tesouro.fazenda.gov.br/regras-do-tesouro-diretohttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=493#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    27/35

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    28/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 28/35

    Reply

    Existem fundos indexos ao CDI que pagam uma rentabilidade maior, também são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito e

    possuem liquide diária.

     Abraços,

    Reply

    Mesmo considerando os 22% de IR?

    Obrigado e parabéns pelo artigo.

    27 de maio de 2013 at 13:21

    Luiz Santos

    Reply

    Veja que se o fundo pagar 77,5% da Selic (alíquota máxima de IR), já é mais do que os 70% da Selic que foi determinado

    na nova poupança.

     Abraços,

    27 de maio de 2013 at 22:26

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Diego, concordo que investir no Tesouro Direto seja maisbenéfico do que um investimento na caderneta de poupança. Mas o custo de

    manutenção para compra do Tesouro Direto é mais elevado, partindo do

    pressuposto que algumas pessoas tenham somente uma conta poupança onde “teoricamente”

    não pague nenhuma taxa de manutenção ou serviço, já para fazer uma aquisição do

    Tesouro, tem que ter uma conta corrente para abrir uma conta nas corretoras. Assim para o

    micro investidor o custo de oportunidade de ter seus investimentos na poupança

    é significativamente menor.

    Levando em conta o valor inicial pra investimento em

    Tesouro, quero saber qual é sua opinião para o valor mínimo que indicaria um

    direcionamento para se ter outros investimentos?

    27 de maio de 2013 at 10:32

    Ricardo Lima

    Olá Ricardo,

    Você tem razão, os custos de se ter uma conta corrente devem ser considerados. Porém caso o investidor tenha tão pouco

    dinheiro a ponto de não poder ter uma conta corrente, o fator liquidez será impeditivo para investir no Tesouro Direto.

    Minha opinião é de que independente do valor, a poupança deve ser evitada em todos os casos, já que não supera nem a inflação.

    Para investidores muito pequenos uma boa alternativa são os fundos de CDI que têm liquidez diária.

    Veja que a restrição aqui é a liquidez e não o valor mínimo já que com apenas R$ 30…

    27 de maio de 2013 at 11:30

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=465#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=494#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=482#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=473#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    29/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 29/35

    Reply

     Abraços,

    Reply

    Diego, tenho uma dúvida à respeito do Tesouro Direto: Se eu fizer uma aplicação atrelada ao IPCA, + juros,titulos P/ vencer em 2020, e

    precisar sacar daqui 1 ou 2 anos, vou ter este rendimento proporcional?

    27 de maio de 2013 at 9:57 

    Osvaldo

    Reply

    Olá Osvaldo,

    Não necessariamente. Veja que como o título possui uma parte pré fixada (os juros), seu valor irá flutuar de acordo com as taxas

    de juros atuais.

    Caso as taxas aumentem seu título irá desvalorizar, caso diminuam seu título irá valorizar. Em breve vamos lançar algumas dicas

    para o Tesouro Direto aqui no Blog do Bússola, fique ligado!

     Abraços,

    27 de maio de 2013 at 11:22

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Grato pela atenção. vou aguardar novos post à respeito.

    abraços.

    Osvaldo

    Subject: Re: New comment posted on 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança

    27 de maio de 2013 at 13:07 

    Osvaldo

    Reply

    Sempre usei a poupança, apenas para guardar meu pouco dinheiro a curto e médio prazo e mesmo assim me sinto lezado, mas pelo

    menos tive como juntar dinheiro por 2 anos para comprar por exemplo: uma moto, à vista e com desconto. Levando em consideração

    índice de preços de veículos( principalmente de motos) que têm se mantido abaixo da inflação, ao invés de comprar financiada.

    Excelente artigo, não é necessário muito conhecimento para compreender, linguagem acessível e vai ajudar muito no estabelecimento

    da visão crítica no que diz respeito à investimentos. Parabéns!

    23 de maio de 2013 at 18:17 

    Josivan da silva mendonça

    Diego Wawrzeniak

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=450#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=481#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=471#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=464#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=472#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    30/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 30/35

    Reply

    Oi Josivan!

    Você tem toda razão. Investir na poupança ainda é bem melhor do que deixar o dinheiro parado, ou não economizar nada para

    realizar nossos sonhos!

    Fico feliz que tenha gostando do artigo, nos próximos dias publicarei algumas dicas para que quer começar a investir no Tesouro

    Direto e fugir da poupança.

    Grande abraço,

    23 de maio de 2013 at 18:25 

    Reply

     Acho q um cofre dentro de casa seria menos oneroso, o ‘rendimento’ da poupança está cada vez mais ridículo, e esse novo cálculo

    foi uma tremenda sacanagem com o pequeno investidor. Enquanto ano após ano os bancos se gabam de lucros absurdos as

    custas do nosso suado dinheirinho, nós sequer conseguimos acompanhar a disparada inflação q esse Mantega e a Dilma andam

    alimentando. Volta FHC!!!

    27 de maio de 2013 at 11:51

    Karla Luna

    Reply

    Oi Karla,

    Concordo com você em parte: realmente a poupança está cada vez rendendo menos, porém isso na realidade é algo bom

    pois permite que mais dinheiro seja investido em coisas realmente produtivas.

    Em relação à “sacanagem com o pequeno investidor” eu já discordo.. Acho que existem sim excelentes alternativas à

    poupança, como coloquei no artigo. cabe ao pequeno investidor começar a prestar mais atenção ao seu dinheiro ao invés de

    adotar uma postura passiva.

    Em relação ao FHC, vou ficar de fora da discussão.. hehe

     Abraços,

    27 de maio de 2013 at 12:03

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Excelente artigo Diego!!

    Sabia que a poupança estava cada vez pior, mas não sabia que já havia chegado neste nível!

    Estou revendo agora as aplicações que tenho e quem sabe colocar no Tesouro Direto ou em algum CDB do banco, mas dessa bomba

    de poupança eu estou fora…

    Obrigado mais uma vez.

    22 de maio de 2013 at 10 :55 

    Edson Peres

    http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=445#respondhttp://www.bussoladoinvestidor.com.br/http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=476#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=475#respondhttp://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/?replytocom=451#respond

  • 8/19/2019 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    31/35

    23/12/2015 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança - Blog de Investimentos

    http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/nao-investir-na-poupanca/ 31/35

    Reply

    Eu que agradeço Edson!

    Sim, como falei existem outras alternativas bem mais interessantes, porém não esqueça de pensar na liquidez do investimento. O

    Tesouro Direto oferece venda somente as quartas feiras, enquanto que alguns fundos de CDB oferecem a mesma liquidez diária

    que a caderneta de poupança.

     Abraços,

    22 de maio de 2013 at 11 :28

    Diego Wawrzeniak

    Reply

    Parabéns pelo Blog! Linguagem de fácil compreensão, mas eu estava lendo em outro site que afirmava que o Tesouro Direto

    é mais rentável no prazo de 2 anos acima, que abaixo disso a poupança seria melhor opção. Está correto?

     5 de abril d e 20 14 at 2 2:07 

    Elder Santos

    Reply

    Olá Elder,

     A coisa não é tão simples assim. A poupança poderia ser mais vantajosa que o tesouro direto dependendo da inflação.

    Com a inflação que temos visto nos últimos anos, o Tesouro Direto ainda é uma opção melhor.

     Abraços

    7 de abril de 2014 at 1 6:42

    Diego Wawrzeniak

    Diego li um artigo que afirmava que é mais vantajoso concentrar os investimentos feito na poupança em apenas

    um dia do mês, que inclusive tem alguns bancos que possuem serviço que permitem programação automática do

    investimento fazendo com que o dinheiro debite da conta corrente automaticamente na conta poupança na data em

    qu