422 - :: deputado estadual adão villaverde - pt/rs :: · no início da tarde de segunda-feira...

17
Informativo Online do Mandato - 05/04/2012 422 Edição O novo jornal de presta- ção de contas do mandato do Villa já está pronto. A pu- blicação aborda, entre ou- tros temas, as visitas de Villa às comunidades e vilas de Porto Alegre; o protago- nismo do deputado na reso- lução do impasse entre o Sport Club Internacional e a construtora Andrade Gutierrez; as experiências de desenvolvimento tecnológico e gestão urba- na visitadas pelo parlamen- tar nos EUA e na Europa; os investimentos da presidenta Dilma Rousseff no Estado; e as ações de Villa como go- vernador em exercício do Rio Grande do Sul. A distribuição do material está programada para ser feita ainda na primeira quinzena de abril. Especial A trajetória do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada Páginas 14, 15, 16 e 17

Upload: dangdung

Post on 11-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

Informativo Online do Mandato - 05/04/2012

422Edição

O novo jornal de presta-ção de contas do mandatodo Villa já está pronto. A pu-blicação aborda, entre ou-tros temas, as visitas de Villaàs comunidades e vilas dePorto Alegre; o protago-nismo do deputado na reso-lução do impasse entre oSport Club Internacional e aconstrutora AndradeGutierrez; as experiênciasde desenvolvimentotecnológico e gestão urba-na visitadas pelo parlamen-tar nos EUA e na Europa; osinvestimentos da presidentaDilma Rousseff no Estado; eas ações de Villa como go-vernador em exercício doRio Grande do Sul.

A distribuição do materialestá programada para serfeita ainda na primeiraquinzena de abril.

Especial

A trajetória do Centro Nacional deTecnologia Eletrônica Avançada

Páginas 14, 15, 16 e 17

Page 2: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

2Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

Em atividade de prestação de contas do mandato, Villaesteve no final de semana passado na Vila Gaúcha (3) -Morro Santa Tereza -, no Jardim Sabará e Taquareira (1)- Glória - e na Pitinga (2) - Restinga. Nas comunidades,Villa distribuiu seu informativo com o resumo das realiza-ções de 2011, especialmente como presidente da ALRS.Nas conversas com os moradores, assim como nas co-munidades da Lomba do Pinheiro (Vila Mapa, Morada daColina e Santo Antônio) e vilas Jardim Protásio Alves I eII e Bom Jesus, já visitadas por Villa, foram apresentadasao deputado as demandas que incluem a necessidade demacrodrenagens, canalização de esgotamento sanitárioe abastecimento de água passando pela pavimentação,postos de saúde e ampliação do atendimento médico nasunidades existentes, recolhimento de lixo e regularizaçãofundiária.

1 2

Mulheres do PT

No sábado (31), Villa também participou da abertura do Encontro

Estadual de Mulheres do PT, no salão da Igreja Pompéia.

Em um auditório lotado, Villa afirmou que “o combate à violência e à

discriminação contra a mulher, assim como as ações de igualdade de

gênero, necessitam ser assumidas de forma transversal no conjunto de

políticas públicas”.

Presentes estavam as secretárias estaduais Márcia Santana e Stela

Farias, a vereadora Sofia Cavedon, além de mulheres petistas de diver-

sas cidades gaúchas e representantes do PPL, PSB e PTB.

Formatura na Restinga

Na sexta--feira (30), Villa e o ve-

reador Comassetto participaram

da cerimônia de formatura da 1a

turma da escola técnica federal

da Restinga, que ocorreu no cam-

po da Restinga.

Em seu Facebook, Villa saudou

o evento.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Fot

os: E

duar

do Q

uadr

os

Div

ulga

ção

3

Page 3: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

3Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

REPRESENTANDO A ASSEMBLEIA

Avanço tecnológico deveser instrumento de inclusão

o participar da abertura oficial do 6° POA Wireless,no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville,Villa disse que “os avanços científicos e tecnológicos, naera da informação e do conhecimento, podem e devemser utilizados como importantes instrumentos de aproxi-mação, transparência e controle na relação Estado-Soci-edade”. O deputado, que representou a presidência daAssembleia Legislativa no ato, acentuou que estas evo-luções tecnológicas “devem servir para qualificar a ges-tão e a prestação de serviços para a cidadania, sendoacessíveis a todo(a)s, de modo a serem também um gran-de instrumento de inclusão”.

Secretário estadual de Ciência e Tecnologia (no go-verno Olívio Dutra) e autor do primeiro projeto de lei deinovação tecnológica (LIT), Villaverde participa sempredo evento POA Wireless.

Com o tema central “O servidor público e o cidadãodigital”, o 6º Porto Alegre Wireless teve a participaçãode representantes do poder federal, do governo do RioGrande do Sul e de administrações municipais, além deempresas fornecedoras de soluções, em importantes de-bates. O evento, uma realização da Companhia de

A

Processamento de Dados do Município de Porto Alegre(Procempa), aconteceu na capital gaúcha nos dias 2 e 3abril e repetiu sucesso das edições anteriores. “Man-tendo a tradição, o 6º Porto Alegre Wireless reunirá re-presentantes do poder público e de empresas deTecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Duran-te o evento, será mostrado como investimentos nessaárea não apenas possibilitam a modernização da gestãomunicipal ou estadual, como também oferecem novasperspectivas de cidadania para a população”, diz CarlosCalazans, diretor geral da Network Eventos, empresaorganizadora do POA Wireless.

União Israelita Porto Alegrense recebe novo Rabino

illa representou a presidência da Assembleia Legislativa na instalação rabínica de Ariel HernanOliszewski na noite de domingo (1º) na União Israelita Porto Alegrense. O novo rabino da sinagoga dobairro Bom Fim, que nasceu na Argentina mas desde sua ordenação em 2009 atuava em Salvador, naBahia, ouviu as boas vindas dos dirigentes das entidades judaicas, protagonizou uma cerimôniatradicional de posse no novo cargo de líder espiritual e agradeceu a oportunidade de participar davida de um comunidade plenamente inserida na sociedade gaúcha cultivando a paz entre etnias enacionalidades diferentes.

VDiv

ulga

ção

Eduardo Quadros

fundador da Sinagoga Beit Lubavitch de Porto Alegre, rabino Mendel Liberow,foi homenageado na terça-feira (03) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Porproposição do vereador Adeli Sell (PT), Liberow recebeu o diploma de Honra aoMérito durante solenidade dirigida pelo presidente do Legislativo da Capital, vere-ador Mauro Zacher (PDT). De acordo com o proponente, o rabino vem desenvolven-do há 26 anos no Estado um trabalho sólido “que ganhou o reconhecimento dacomunidade judaica local”. O evento contou com a participação do Villa.

ORabino Mendel Liberow recebe diploma de Honra ao Mérito

Tatia

na F

elde

ns

Page 4: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

4Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

Villa, Hugo Acero e Alberto Kopittke

endo a segurança pública como pauta, na sexta-feira (30),Villa recebeu, em seu gabinete, o sociólogo Hugo Acero que,por três administrações consecutivas, atuou como secretá-rio de Segurança de Bogotá, capital da Colômbia, entre 1995e 2003. Em sua gestão, conseguiu reduzir em 70% a taxa dehomicídios daquela que era então uma das cidades mais vio-lentas do mundo. Hugo Acero é atualmente um dos grandesnomes quando o assunto é segurança urbana.

Acompanhado de Alberto Kopittke, ex-secretário de Se-gurança Pública da prefeitura de Canoas e atual diretor exe-cutivo do Consórcio Metropolitano da Granpal, Acero, queatualmente atua como consultor do Programa das NaçõesUnidas para o Desenvolvimento, esteve em Porto Alegre par-ticipando do seminário Construindo Territórios da Paz .

Segundo Acero, diferentemente do Brasil, na Colômbia,de acordo com a Constituição do país, os prefeitos tambémsão responsáveis pela segurança e há uma só polícia, a Poli-cia Nacional da Colômbia, a qual deve obediência ao presi-dente da República, ao Ministro da Segurança e que tambémrecebe ordens de prefeitos. “As prefeituras não podem seisentar da responsabilidade de atuar na segurança públicadas suas cidades. É preciso que as gestões municipais bus-quem parcerias tanto com o governo estadual quanto fede-ral e incidam em uma concertação na qual os agentes políti-cos, públicos e a sociedade - para que esta se veja comointegrante e partícipe deste processo - trabalhem de formaconjunta em políticas e programas que atendam às deman-das nesta área”, afirmou Villa.

Entre as ações colocadas em prática em Bogotá, Acero

INTERNACIONAL

Sociólogo Hugo Acero fala sobre asexperiências de segurança na Bolívia

Marcelo A

ntunes

T

destacou que o importante foi não focar apenas no aspectopolicial da segurança, mas também trabalhar do ponto de vistada convivência e da prevenção. Para isso foi criado o programaJovens Convivem com Bogotá, direcionado para atividades decultura, recreação e esporte, em que os jovens organizam asatividades, cabendo à prefeitura apenas financiar o programae pagar uma espécie de bolsa àqueles que orientavam as ativi-dades, além do programa Escola Aberta para jovens que nãoestão estudando e outro que buscava emprego para jovens li-vres que já se envolveram em conflitos.

AGENDA DO VILLA

SEXTA-FEIRA (06):Às 14h30, participa da Via Sacra do Morro da Cruz, na

Paróquia São José do Murialdo, naa Rua Vidal de Negrei-ros, 550.

Às 15h30, participa da encenação da Via Sacra do Morroda Cruz, na Paróquia São José do Murialdo, naa Rua Vidalde Negreiros, 550.

SÁBADO (07):Às 14h, visita a vila Maria da ConceiçãoÀs 17h, participa do Campeonato Gaúcho de Enduro

Eqüestre, em Osório

SEGUNDA-FEIRA (09):Às 16h, participa do lançamento da campanha “16

Anos: Uma Idade Inesquecivel”, no Plenario na sede doTRE-RS - na Rua Duque de Caxias, 350, em Porto Alegre.

CONVITE

Na tarde de quarta-feira (04) a co-mitiva de organização do ato públicoem comemoração pela remoção doPedágio de Águas Claras convidou Villapara participar da, manifestação queocorrerá no dia 13 de abril, às 16h.

Mar

celo

Ant

unes

Page 5: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

5Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

SIGA O VILLA

www.twitter.com/adaovillaverde

www.facebook.com/adaovillaverde

ASSINE O FACEBOOK

Villa atingiu o limite máximo de amigos (5000)no Facebook e, portanto, não poderá atender àssolicitações para adicionar mais seguidores.

Sugerimos que pressionem o botão “Assinar”,localizado na parte superior, logo ao lado do avi-so “Adicionar aos amigos”.

Assim, poderão acompanhar suas ações, cur-tir suas postagens e comentá-las.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do SulPraça Marechal Deodoro, 101 - Gab. Parlamentar, sala 308 - 30 andar

Contatos: (51) 3210.1370 Fax: (51) 3210.1908 www.adaovillaverde.com.br [email protected] www.twitter.com/adaovillaverde

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

Edição 2012 indaga o que é uma sociedade justa

programação do Fronteiras do Pensamento em 2012 se define a partir da conferência inaugural, a ser proferida peloeconomista e filósofo indiano, professor em Harvard, Nobel de Economia, Amartya Sen, no próximo dia 25 de abril, no salãode atos da reitoria da Ufrgs. O questionamento central apresentado por Sen é: “o que devemos entender por uma sociedadejusta?”. A pergunta nos remete a uma série de questões fundamentais do nosso tempo, que dizem respeito ao conceito deliberdade, desenvolvimento, diversidade e tolerância em um mundo ainda marcado pela pobreza e pela desigualdade.

O foco do Fronteiras neste ano não é apenas discutir um certo “mal-estar” que toma conta de nossa civilização, numa longínquaalusão ao célebre texto de Sigmund Freud, mas oferecer respostas a partir do ponto de vista de intelectuais que assumem um saudávelengajamento prático em relação a importantes questões globais. De certo modo, a edição 2012 apresenta um Fronteiras do Pensa-mento comprometido com causas globais, na expressão pluralista de alguns dos seus protagonistas, sem que se abra mão da reflexão.

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e naeducação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Frontei-ras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão,cada um a seu modo, na vanguarda em suas áreas de pesquisa e pensamento.

Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, o seminário direciona seu foco para aanálise da contemporaneidade e perspectivas para o futuro, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e origor acadêmico e intelectual de seus convidados. Originários de regiões díspares, com visões distintas e muitas vezesconflitantes, os conferencistas dirigem suas análises para a compreensão deste século, formando, no conjunto de pales-tras ao longo do ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências,aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação. Entrando em seu sexto ano de existên-cia, somam-se mais de 100 conferências realizadas para milhares de espectadores.

Os palestrantes deste ano são 10:

A

CORREÇÕES

A grafia correta do sobrenome do secretário de Desenvolvi-mento e Promoção do Investimento (SDPI) é Mauro Knijnik e nãocomo constou na página 10 do informativo anterior, na matériaExecutivo lança a Política Industrial para 22 setores da econo-mia gaúcha

Page 6: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

6Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

O trabalho escravo ao qual são submetidosquatro haitianos foi uma das pautas da reunião

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Comissão vai analisar projeto de lei que trata do direitoreal do uso de áreas urbanas do domínio do Estado

o âmbito da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos(CCDH), da qual é titular, Villa vai analisar o projeto de lei deautoria do deputado Raul Carrion (PCdoB) que trata do direi-to real de uso, para fins de moradia, de áreas urbanas dodomínio do Estado, ocupadas por moradores de baixa renda.

A decisão foi tomada na reunião ordinária da comissão, namanhã de quarta-feira (04). No período dos assuntos gerais dareunião, os parlamentares ouviram relato de trabalho escravoa que estariam sendo submetidos quatro haitianos, três ho-mens e uma mulher, no município de Osório. O delegado Antô-nio Carlos Ractz, da 1ª Delegacia de Polícia de Osório, relatouque Avedieu Dumarsais, Milane Louima, Esdras Joseph e ValcinAider, haitianos vindos do Acre, trabalham numa pousada lo-calizada a 15 quilômetros da sede do município sem carteirade trabalho assinada e sem receber salário. Ele sublinhou quea proprietária da referida pousada pagou as passagens para avinda dos quatro haitianos trabalharem, mas reteve suas car-teiras de trabalho e passaportes. Ractz destaca que realizamtodo tipo de trabalho, desde a construção civil, serviços ge-rais e agricultura, sem receber salário e sem registro em car-teira, o que pode configurar trabalho escravo.

N Galileu O

ldenburg/Ag. A

LRS

FINANÇAS

Comissão aprova audiência pública para tratar da aplicação do piso nacional do magistério

a manhã de quinta-feira (05), Villa participou de reunião da Comissão de Finanças, Planeja-mento, Fiscalização e Controle, presidida pela deputada Maria Helena Sartori (PMDB), que apro-vou realização de audiência pública para discutir a aplicação do piso nacional do magistério noestado, proposta pelo deputado João Fischer (PP).

A audiência tratará da execução, no Estado, da Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008,que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da edu-cação básica e a consequente reserva de dotações orçamentárias para sua implementaçãofinanceira. A Comissão irá avaliar a possibilidade da audiência ser realizada em conjunto com aComissão de Educação, onde já foi aprovado requerimento para tratar do mesmo tema. Comoos teores das audiências são distintos, as equipes técnicas dos dois órgãos irão verificar as condi-ções estabelecidas no Regimento Interno da ALRS.

Os parlamentares também aprovaram parecer favorável do deputado Carlos Gomes (PRB)ao PL 6/2012, do Poder Executivo. O projeto dá desconto de 50% na taxa a ser paga por candi-datos reprovados na prova escrita de legislação de trânsito e/ou na prova de direção veicular,que agendarem a repetição do exame no prazo máximo de trinta dias a contar da data daprimeira reprovação.

Participaram da reunião os deputados Raul Pont (PT), Márcio Biolchi (PMDB), João Fischer(PP), Frederico Antunes (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Carlos Gomes (PRB) e Cassiá Carpes (PTB).

.

N

Page 7: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

7Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

CRÔNICA

Porto Alegre é o meu lugar!1

Geminiana nata, tenho braços abertos às descobertas e o coração cheio de sonhos! Anali-sando estes sonhos, resolvi elencá-los no intuito de aos poucos realizá-los. Foi então que medei conta do privilégio de viver em Porto Alegre!

Sonhei conhecer o frio dos Alpes Suíços e minha cidade me brindou com um charmosoinverno! Sonhei em visitar as grifes famosas da 5ª Avenida em Nova York e cheguei ao glamourdo Moinhos de Vento; sonhei em estar no coração de todas as tribos, Londres, com suas diver-sidades e curiosidades, e lembrei que Porto Alegre já sediou o Fórum Social Mundial e o FórumSocial Temático, onde tive plenamente essa oportunidade, sonhei um dia pedalar pelo WienerPrater na Áustria, mas com a Redenção logo ali, farta de belezas naturais e entretenimentos,achei aqui novamente o meu lugar! Sonhei com o tão falado por-do-sol do Grand Canyon e medeparo diariamente com o mais belo de todos, às margens do Guaíba; sonhei em conhecer ofamoso calor da Líbia, e o verão daqui me apresenta um sol radiante; sonhei com shows degrandes artistas mundo afora e eles vieram até mim, fazendo de minha cidade uma granderota musical de todas as preferências! Sonhei com o carnaval do Rio de Janeiro e em fevereiroo Porto Seco se abre para nos receber em sua folia; sonhei em participar do Festival de Parintins,mas o 20 de Setembro me traz um desfile temático incrível com nossa cultura local; sonheicom o famoso Mercado Publico de Florianópolis e encontrei no nosso Mercado um lugar prafazer compras, curtir um happy hour ou comer um bom sushi comparável aos melhores res-taurantes do Japão; sonhei até com os grandes centros de negócios de São Paulo, mas andan-do pela Nilo e pela Carlos Gomes me deparei com a grandeza dos prédios onde acontecembusiness de todos os segmentos!

Porto Alegre tem ainda o Iberê Camargo, a praça da Encol, o Café da Oca, o Brique daRedenção, o Ocidente, a esquina democrática, o acampamento Farroupilha, o Palácio Piratini,o Teatro São Pedro, a Catedral Metropolitana, o mate no Gasômetro, o passeio de Cisne Brancoe tantas delicias mais que eu nem precisei sonhar pra desfrutar!

Tenho em mim ainda todos os sonhos, um dia hei de realizá-los, mas quando penso queminha cidade tem tudo o que o mundo pode oferecer de melhor, entendo porque PORTO ALE-GRE É O MEU LUGAR!

1 Crônica publicada no blog Tudo junto ao mesmo tempo2 Blogueira

Roberta Costa2

No sábado (31), a colunista Taline Oppitz noticiou areunião de Villa com o sociólogo Hugo Acero e dodiretor executivo do Consórcio Metropolitano da As-sociação dos Municipíos da Região Metropolitana daGrande Porto Alegre (Granpal), Alberto Kopittke

SÁBADO (31/03)

O colunista Fernando Albrecht publi-cou na sua coluna de quinta-feira(05) a foto de Villa com o ator ZéVictor Castiel.

QUINTA-FEIRA (05/04)

EDIÇÃO 167

REGISTRO DA MÍDIA...

Page 8: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

8Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

VereadoraMaria Celeste Teu direito, minha luta!

urante o ano de 2011, à frente da Comissão de Defesa doConsumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana(Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadoraMaria Celeste (PT), promoveu a 1ª edição da Jornada Munici-pal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexualde Crianças e de Adolescentes de Porto Alegre. O trabalho naCedecondh possibilitou debater e buscar e soluções de temaspolêmicos como direito à moradia, assédio moral, combateao preconceito, segurança urbana e de trânsito. Em relação àmoradia, citamos os casos da comunidade do Passo das Pedrasque, através da intermediação da Comissão, evitou-se o des-pejo destas famílias. A luta para que os moradores que aindase encontram na Vila Dique Velha sejam reassentados, e peloaluguel social para os remanescentes da Vila Floresta. Impor-tante ressaltar o resultado das inúmeras denúncias de assédiomoral em órgãos da Prefeitura da Capital tratadas na Comis-são de Direitos Humanos, em que ficou comprovado na maio-ria dos episódios a existência de assédio moral e a direção terafastado o acusado de tal comportamento.

A presidenta da Comissão, preocupada com temas de maioramplitude, realizou seminários sobre a saúde da população ne-gra, regularização fundiária e inclusão social da juventude atra-vés da música. A Cedecondh também desenvolveu duas campa-nhas com resultados eficientes: uma, contra homofobia

Pre-

conceito: Tô 150% Fora e outra, doação de livros aos 550 ado-lescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase)do município - Doe Um Livro, Mude Uma História.

D

Somado as ações da Comissão, a vereadora Maria Celeste temcobrado constantemente do Prefeito da cidade o cumprimento dalei orçamentária e reivindicado a execução dos projetosdirecionados a saúde, assistência social, educação e moradia, “por-que são deveres de um parlamentar reivindicar e defender o que éde interesse público”, afirmou.

Vale ressaltar que o orçamento do município é um dos mais impor-tantes projetos de lei que baliza o Executivo para realização de pro-gramas e de ações que atenda as necessidades da população. No casodo Executivo Municipal isso não acontece há pelo menos 8 anos. Agestão Fogaça-Fortunati além de não cumprir e não respeitar o que éaprovado pela Câmara, super fatura o recurso para investimento nacidade. Como prova disso, para 2011 o prefeito José Fortunati orçouR$ 668 milhões, mas aplicou apenas 37% do montante.

Os episódios de supostas irregularidades envolvendo a adminis-tração atual da capital gaúcha, denunciados à vereadora Maria Ce-leste, ao longo de 2011, citamos os inúmeros indícios dedescumprimentos de cláusulas contratuais, como o pagamento àempresa Consult de etapas do trabalho que não foram realizadas.Caso que o Ministério Público de Contas do RS acolheu no final doano passado o pedido de averiguação destas irregularidades na con-tração pela Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre do pro-jeto de implantação do Sistema Integrado de Administração Tributá-ria (SIAT).

Em dezembro passado, o plenário da Câmara Municipal aprovoudois projetos de lei da parlamentar: o primeiro, reserva de 3% do mora-dias populares da Prefeitura às pessoas proveniente de abrigos, alber-gues ou casas de acolhimento do município inseridas em programas deassistência social; o segundo, estabelece o funcionamento de escolasmunicipais de educação infantil (creches) no horário noturno, para aten-der filhos de pais e mães que trabalham à noite.

Breve históricoNascida em Porto Alegre, Maria Celeste, iniciou sua militância no

movimento popular na Vila Santa Rosa (Zona Norte), região onde mora.Participou do grêmio estudantil da Escola São Francisco e integrou ogrupo de jovens da igreja. Em 1998, elegeu-se conselheira tutelar ecomo operadora de direitos desenvolveu um trabalho na defesa dosdireitos das crianças e dos adolescentes, além de ter colaborado coma criação dos procedimentos unificados dos Conselhos Tutelares. Em2000, elegeu-se pela primeira vez vereadora na Câmara Municipal dePorto Alegre estando atualmente em seu terceiro mandato.

No decorrer destes 11 anos na Câmara, Maria Celeste presidiu aCâmara da Capital inaugurou uma gestão transparente e democráti-ca, resgatou um dos papéis mais importantes de um vereador que é ode fiscalizar. Com saídas semanais verificando os problemas da cida-de. Liderou a bancada petista e de oposição na Câmara, além decoordenar a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adoles-cente. Foi Relatora da Comissão do Plano Diretor, que tratou da Prote-ção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade. Em2010, fez parte da Comissão de Constituição e Justiça. No ano passa-do, presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos eSegurança Urbana, Comissão que continua coordenando em 2012.

por ALESSANDRA OBEM

Arq

uivo

da

Câm

ara

de P

oA

Na próxima edição do boletim semanal confira obalanço do mandato do vereador Mauro Pinheiro

Page 9: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

9Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

RECONHECIMENTO

Lula recebe Prêmio Internacional da Catalunha2012 pelo combate à pobreza e à desigualdade

presidente do governo autônomo daCatalunha, Artur Mas, anunciou na se-gunda-feira (02) que Luiz Inácio Lulada Silva foi o vencedor do 24º PrêmioInternacional Catalunha 2012. O prê-mio é destinado a pessoas que tenhamcontribuído com o desenvolvimento devalores culturais, científicos ou huma-nos.

Lula venceu por unanimidadeuma eleição que contou com 177nomes, de 57 países. Durante o anún-cio do prêmio, Artur Mas destacou ocaráter do ex-presidente brasileiro,“que o permitiu enfrentar, comcriatividade e coragem, a pobreza e adesigualdade”. O catalão disse aindaque a escolha de Lula foi motivada pelaluta que travou durante seus dois man-datos pelo crescimento econômico doBrasil e para “erradicar a pobreza e a

O miséria”.O júri, presidido pelo escritor e filó-

sofo Xavier Rubert de Ventós, elogiou apolítica adotada por Lula “a serviço deum crescimento econômico justo, quecolocou seu país à frente da globalizaçãoe favoreceu uma divisão mais justa dariqueza e das oportunidades”.

O catalão Artur Mas também leu umacarta de Lula na qual o ex-presidentedeclara sua “alegria e orgulho” peloprêmio, “uma conquista que reforça aminha convicção na importância de selutar por uma sociedade mais justa edemocrática, sem fome e sem miséria”.Lula termina a mensagem dizendo quea decisão do júri “reforça a amizade ea solidariedade entre nossos povos”.

Sobre o PrêmioO Prêmio Internacional Catalunya é

concedido anualmente desde 1989 apersonalidades internacionais dos mei-os político, econômico e cultural. Ho-menageados anteriores incluem os ex-presidentes ou primeiros-ministrosJimmy Carter (EUA, 2010), Vaclav Havele Richard von Weizsacker (Rep. Tchecae Alemanha, compartido em 1995),Jacques Delors (França e União Euro-péia, 1998); os intelectuais Edgar Morin(1994), Karl Popper (1989) e ClaudeLévi-Strauss (2005); e os ganhadores doPrêmio Nobel Aung San Suu Kyi(Myanmar,

2008) e Amartya Sen (Índia, 1997).Também recebeu o prêmio o brasileirode origem catalã Pedro Casaldáliga, ex-Bispo de Conceição do Araguaia (2006).

Fonte: Instituto Lula

Div

ulga

ção

Page 10: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

10Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

GOVERNO DILMA

Presidenta afirma que governo vai agir comfirmeza contra “competição predatória”

o anunciar medidas de estímulo àindústria nacional, a presidenta DilmaRousseff disse, na terça-feira (03),que o governo vai agir com firmezapara defender as empresas, os empre-gos e a renda dos trabalhadores bra-sileiros. Segundo ela, o governo estáatento à desvalorização das moedas,prática adotada pelos países mais afe-tados pela crise internacional queconsidera uma forma de “competiçãopredatória”. Ao reafirmar o compro-misso do seu governo com o setor pro-dutivo nacional, Dilma garantiu queo desenvolvimento do país dependede uma indústria forte, inovadora ecompetitiva.

“Vamos agir com firmeza nos or-ganismos internacionais e adotar to-das as salvaguardas possíveis para de-fender nossas empresas, nossos em-pregos e a renda de nossos trabalha-dores. Nós sabemos que uma formade competição predatória é a que usamedidas de desvalorização das moe-das. Nós estamos atentos a essas prá-ticas e vamos agir sempre dentro doslimites das normas internacionais”,disse Dilma.

Ela explicou que a crise internaci-onal requer a adoção de políticas fis-cais sóbrias e cuidadosas, mas não ocorte indiscriminado de investimen-tos e gastos. Segundo a presidenta, oBrasil já provou que não existe incom-patibilidade entre o corte de gastose o investimento no crescimento daeconomia.

“A melhor saída para a crise gera-da nos países desenvolvidos e que afe-ta os emergentes não está na velhareceita da recessão e da precarizaçãodo trabalho. Essa tem sido, para nós,a fórmula do fracasso que faz sempreas mesmas vítimas: os trabalhadores,os empresários, as forças produtivas.O corte indiscriminado de investimen-tos e gastos não pode ser celebradoquando forem apenas componentes deum quadro de recessão e paralisia.”

Ao comentar a desoneração da fo-lha de pagamento das empresas, umadas medidas anunciadas para estimu-lar a indústria, a presidenta Dilmaafirmou que o governo decidiu enfren-

A Roberto Stuckert Filho/PR

tar o desafio de reduzir o custo sala-rial sem, no entanto, repetir o mode-lo adotado pelos países desenvolvidos.

“O ônus dos ajustes não recai so-bre os trabalhadores. Não retira di-reitos ou reduz salários. Nós defini-mos uma forma de tributação maisadequada ao fluxo de receita dasempresas. E o Tesouro vai compensarsempre eventuais perdas de arreca-dação decorrentes das contribuiçõesprevidenciárias e ao mesmo tempotomará todas as medidas para que nãose crie a distorção de transformar emdéficit uma política de governo dedesoneração da folha de pagamento.”

Dilma disse ainda que as novas re-gras do regime automotivo serãoadotadas para proteger as empresasnacionais. “Quando se vê um aumen-to tão extraordinário e um processode tentativa de canibalização de ummercado, a nossa preocupação não éde protecionismo, mas de defesa co-mercial, que é radicalmente diferen-te. Nós pretendemos focar no conteú-do nacional, na criação de inovaçõese na qualificação de nossos trabalha-dores”, afirmou.

Fonte: assessoria do Planalto

Brasileiros aprovam Governo Dilma

A aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff subiu cinco pon-tos percentuais e atingiu 77%, de acordo com pesquisa Ibope enco-mendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgadana quarta-feira (04). Na pesquisa anterior, de dezembro, o índice doseleitores que aprovavam a maneira de Dilma de governar era de 72%.

Esta é a maior aprovação pessoal da presidente Dilma nas cincopesquisas realizadas pela CNI desde sua posse.

Conforme a pesquisa, 19% dos eleitores desaprovam a maneira deDilma de governar. Na pesquisa anterior, o percentual era de 21%.

Page 11: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

11Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

A Controladoria Geral da União, em parceria com aUnesco, produziu uma cartilha sobre a Lei de Acesso à In-formações Públicas. O texto é dirigido aos servidores queterão de atender às requisições de dados dos cidadãos.

GOVERNO DILMA

Governo federal implanta sistema para garantiro acesso da sociedade a informações públicas

Executivo federal está implantando os Serviços de In-formação ao Cidadão (SICs) em todos os órgãos públi-cos. A partir de 16 de maio, quando a Lei de Acesso àInformação Pública (nº 12.527/2011) entra em vigor, to-das as informações produzidas pelo poder público, e nãoclassificadas como reservadas ou sigilosas, deverão estaracessíveis.

De acordo com o ministro-chefe da Controladoria-Ge-ral da União (CGU), Jorge Hage, que participou do progra-ma Bom Dia Ministro da quinta-feira (29), o Brasil já contacom uma estrutura de transparência ativa: a publicaçãoespontânea de dados de interesse da população. Desde2004, por exemplo, o Portal da Transparência da CGU jámostra todas as despesas do governo federal até o diaanterior à consulta.

O desafio, diz o ministro, é a transparência por de-manda, quando o cidadão envia um questionamento. “AControladoria, juntamente com a Casa Civil da Presidên-cia da República, vem se empenhando para dar conta depreparar toda a administração federal até 16 de maio”,afirma Hage.

Com a Lei, o poder público terá 20 dias, prorrogáveispor mais dez, para fornecer o dado solicitado. Quandonão for possível a divulgação integral, o acesso é assegu-rado à parte não sigilosa. Caso a solicitação seja negada,o órgão precisará explicar o motivo.

Além de criar os sistemas de tecnologia da informa-ção, o Executivo capacita funcionários de todos os minis-térios, especialmente os que lidam diretamente com opúblico. “Estamos fazendo cursos de sensibilização comos gestores, para que eles se integrem nesse esforço ecompreendam a importância disso”, explica Hage.

IniciativaA Lei de Acesso à Informação Pública, de iniciativa do

governo federal, alcançará todos os órgãos públicos dos trêspoderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três níveisde governo (federal, estadual e municipal). Também terãode se adequar as entidades privadas sem fins lucrativos querecebem recursos públicos do orçamento ou por subven-ções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convê-nios, acordos, ajustes ou outros instrumentos.

A preparação parte da experiência de países que têmleis semelhantes, como Chile, Canadá, Estados Unidos eMéxico, que é uma referência internacional. De todas asexperiências internacionais, o Brasil foi o que teve o pra-zo entre a aprovação e a entrada em vigência: seis mesespara preparar todas as estruturas.

O ministro conta que, em alguns países, o desafio foi aquantidade enorme de pedidos e, em outros, a falta deinteresse. No primeiro caso, o poder público deve ampliaro esforço para atender à demanda e, no segundo, é neces-sário mais divulgação. “Não sei com qual dos dois desafios

O nós vamos nos defrontar, mas tenho a impressão de quenós vamos ser inundados por uma quantidade grande depedidos de informação”, diz.

Lei põe fim a sigilo eterno em documentosA partir de agora, o documento classificado como re-

servado, fica protegido cinco anos; o secreto, por 15 anos;e o ultrassecreto, que põe em risco a segurança nacional,por 25 anos, prorrogáveis apenas uma vez.

Segundo o artigo 32 da lei, está sujeito a sanções oagente público que: recusar-se a fornecer a informação;usar indevidamente, destruir, inutilizar qualquer documen-to; divulgar ou permitir a divulgação de informaçãoindevida; ou impor sigilo indevido. “Algumas dessas penasserão aplicáveis pelo próprio órgão”, ressalta o ministroJorge Hage.

A Comissão Superior de Ministros fará o debate sobre adesclassificação de um documento sigiloso solicitado, comoos que envolvem questões de segurança nacional ou dasrelações internacionais. “A diferença em relação à situa-ção anterior é que não vai poder mais ficar nada protegidoeternamente pelo sigilo, como era até agora” diz Hage.

A partir de 16 de maio, entra em vigor Lei de Acesso à Informação PúblicaA partir de 16 de maio, entra em vigor Lei de Acesso à Informação PúblicaA partir de 16 de maio, entra em vigor Lei de Acesso à Informação PúblicaA partir de 16 de maio, entra em vigor Lei de Acesso à Informação PúblicaA partir de 16 de maio, entra em vigor Lei de Acesso à Informação Pública

Page 12: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

12Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

O Secretário de Cultura Assis Brasil, o Governador Tarso Genro, o Se-cretário Adjunto Jeferson Assumção e o Pres. do Conselho Estadual de

Cultura Walter Galvani no lançamento dos seis editais do Fundo deApoio à Cultura, durante a apresentação do grupo teatral Bloco da Laje.

GOVERNO TARSO

Fundo de Apoio à Cultura terá investimentos de R$ 10 milhões

teatro Bruno Kiefer, da Casa deCultura Mario Quintana, com seus 200lugares, foi pequeno para a comuni-dade cultural que superlotou o espa-ço a fim de acompanhar o anúncio doFundo de Apoio à Cultura (FAC) 2012.O evento, com a presença do gover-nador Tarso Genro e do Villa, foi rea-lizado no final da tarde de terça-fei-ra (03).

O Governo do Estado vai investirR$ 10 milhões na cultura. Os recursospermitirão que a Secretaria da Cul-tura realize os dois primeiros editaisde Estímulo ao Desenvolvimento daEconomia da Cultura. Um deles vaipara a sociedade civil e o outro paraprefeituras municipais.

Acompanhado do secretário dapasta, Luiz Antônio Assis Brasil, do Ad-junto Jéferson Assumção e do presi-dente do Conselho Estadual de Cultu-ra, Walter Galvani, o governador des-tacou a importância que o setor temno governo. “É realmente um marcopolítico e programático no nosso go-verno. Fizemos questão, em nossoplano de governo, de falarmos sem-pre em desenvolvimento econômicoe social. Gostaria que, quando nossogoverno terminar e as pessoas esti-vessem discutindo por que o Rio Gran-de do Sul foi bem, por que deu certo,que as pessoas dissessem: foi a eco-nomia, as finanças, mas foi especial-mente a cultura”.

O secretário Assis Brasil destacouser este o maior investimento na áreajá feito por um governo do Estado.“Só trabalhamos com editais, o queassegura a transparência. A data dehoje ficará na história do nosso Esta-do, como a marca da atuação cultu-ral do estado. Teremos um reforço dasecretaria através da potencializaçãoda autoestima da população rio-grandense, que deixando de ser ob-jeto passa a ser protagonista do pro-cesso cultural”.

Os editaisO secretário adjunto da Cultura,

Jéferson Assumção, detalhou os seiseditais do FAC 2012. “Estamos diver-sificando a forma de financiamentoda cultura, cada vez mais diminuindoa dependência exclusiva da isenção

fiscal. Essa é uma aspiração de todaa comunidade cultural do Estado “.

O diferencial destes primeiroseditais é que, ao invés de determina-rem áreas culturais, os textos pro-põem que cada segmento encaixe seuprojeto em uma das finalidades doprocesso criativo, reforçando o con-ceito de Economia da Cultura. Tal ini-ciativa dialoga com um conceito con-temporâneo de cultura, no qual asfronteiras entre as áreas estão diluí-das. Assim, a seleção de projetos detodas as áreas culturais e artísticasacontecerá de acordo com cinco fi-nalidades : Apoio à Criação e Produ-ção; Apoio ao Registro e à Memória;Apoio à Difusão e à Circulação; Apoioà Programação Continuada em Espa-ços Culturais e Apoio à formulação deIndicadores, Informação e Qualifica-ção.

Ainda no primeiro semestre de2012, serão lançados os demaiseditais para concessão de apoio à pro-gramação em Feiras de Livro e a pro-jetos de eventos com mais de cincoedições realizadas. O FAC também vaiconceder Prêmios nas áreas de ArtesCênicas, das Artes Visuais, da Músicae do Audiovisual. Projetos de educa-

ção patrimonial, de circulação deacervos históricos e de curadoria deacervos em museus públicos de artesvisuais também compõem o conjuntodos 6 editais do FAC neste ano.

Padrinho ilustreO presidente do Conselho Estadu-

al de Cultura anunciou a comissão,já eleita, pelo CEC para analisar osprojetos e lembrou o significado dodia 03 de abril para a história. “Em1862, neste dia, Victor Hugo realizoua façanha de lançar seu livro Os Mi-seráveis em 5 cidades simultanea-mente. É um grande padrinho para umprojeto maravilhoso como este”.

O Fundo de Apoio à Cultura, esta-belecido por lei em 2001, só teve umúnico edital lançado até hoje, em de-zembro de 2010. Esta seleção distri-buiu um valor total de R$ 880 mil re-ais em 2011.

A cerimônia encerrou com apre-sentação do Bloco da Lage.

Fonte: Maria Emilia Portella

Redação Secom

Eduardo S

eidl/Palácio P

iratini

O

Page 13: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

13Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

GOVERNO TARSO

Executivo confirma R$ 2,8 bilhõespara obras de saneamento no Estado

Governo do Estado, por meioda Secretaria de Habitação e Sa-neamento (Sehabs) e da Corsan,apresentou, na quarta-feira (04), oPlano Estadual de Investimentos emSaneamento. No total, são R$ 2,8bilhões, entre recursos provenien-tes do Programa de Aceleração doCrescimento (PAC) I e II e própriosda Corsan. O lançamento foi no iní-cio da manhã, no Salão Negrinhodo Pastoreio, no Palácio Piratini.

Na ocasião, o governador TarsoGenro, ressaltou a importância dosinvestimentos para o desenvolvi-mento do Estado. “Sabemos doenorme esforço que fizemos parafortalecer o saneamento gaúcho ehoje temos o setor como eixoestruturante do nosso governo, jun-tamente com o plano de obras viá-rias e a política industrial”, decla-rou. Tarso ainda afirmou que estão

Oem andamento estudos de parceriascom o setor privado. “Queremos ga-rantir o controle público do serviço,mas não descartamos parcerias quebeneficiem ambas as partes”, ale-gou o governador.

Para o titular da Sehabs, MarcelFrison, o conjunto de esforços, rea-lizado pelos executivos estadual e fe-deral, proporcionaram este resulta-do positivo. “Estamos viabilizando in-vestimentos sem paradigmas na his-tória do Rio Grande do Sul. Com es-tes investimentos faremos em qua-tro anos o mesmo que foi realizadoem quase 500 anos de história”, lem-brou Frison.

Durante o evento, o diretor pre-sidente da Corsan, Arnaldo Dutra,apresentou o panorama do sanea-mento no Brasil e pontuou os princi-pais investimentos da companhia. “Osetor está encerrando a fase dereordenamento político e jurídicopara iniciar a fase da universalização

do acesso aos serviços”, assegurou.Dutra disse que o Rio Grande do Sulestá em condições de apresentar re-sultados significativos nos próximosanos. “Temos confiança de que aCorsan possui todos os elementospara dar a resposta necessária: in-vestimentos garantidos e apoio dagestão estadual”, observou Dutra.

Parceria como poder concedenteNa sequência, foram assinados os

contratos entre a Corsan e as prefei-turas de Montenegro e Ijuí para aprestação de serviços de abasteci-mento de água e tratamento de es-goto. O contrato com Ijuí é a primeira“Parceria Pública-Pública” da com-panhia, uma nova experiência nagestão compartilhada. Outro ato foia assinatura do decreto que regula-menta o Conselho Estadual de Sane-amento (Conesan) e as ComissõesRegionais de Saneamento (Cresan).

Page 14: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

14Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

CEITEC

A trajetória do Centro Nacional deTecnologia Eletrônica Avançada

Secretário de Ciência e Tecnologia em 2000, quando foi idealizado e começou a ser implementado o Centro de Excelên-cia em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Villa foi um dos principais articuladores para esse avanço de desenvolvi-mento tecnológico no Rio Grande do Sul.

Projetado para ser o único na América Latina capacitado a produzir circuitos integrados para aplicação nos segmentosde telecomunicações, informática, serviços e entretenimento, o Ceitec foi uma parceria entre os governos federal,estadual e municipal.

Especial

Investimento federal para o Ceitec

Durante o Grande Expediente do dia 29 de abril de 2003,Villa comparou a importância histórica do Centro de Exce-lência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) em ter-mos de capacidade de geração de desenvolvimento para oRio Grande do Sul, à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap)instalada em Canoas na década de 60, e ao PóloPetroquímico de Triunfo, cuja construção iniciou nos anos70. O parlamentar também destacou que a presença doministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, em PortoAlegre, para a assinatura do documento referente à primei-ra parcela da contrapartida de R$ 6,3 milhões do governofederal para a implantação do projeto Ceitec, demonstravaa importância do Centro não só para cenário regional, mastambém para o País.

1Reunião saúda investimentos federais no Ceitec

No dia 08 de agosto de 2003, Villa reuniu-se com o então vice-líder do governo federal,deputado Beto Albuquerque (PSB), abordan-do vários assuntos relacionados com o cená-rio político nacional, como o Ceitec. Na oca-sião, saudaram a liberação de recursos novalor de R$ 7,4 milhões do governo federal,através da Financiadora de Estudos e Proje-tos (Finep), para a construção do prédio doCentro de Excelência em Tecnologia Avança-da (Ceitec), lançado quando Villa era secretá-rio da Ciência e Tecnologia, no governo OlívioDutra.

2

Seminário “Desafios daMicroeletrônico - o papel do Ceitec”

Villa representou aAssembleia Legislativana abertura do Seminá-rio “Desafios daMicroeletrônica - O papeldo Ceitec”, no EspaçoCultural Santander, queocorreu no dia 31 demaio de 2004. O eventocontou com as presenças

do então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Cam-pos, do então governador do estado Germano Rigotto e doentão =prefeito da capital, João Verle.

3

Reunião no Ritter

Villa participou, na tarde do dia 12 de setembro de2005, no Hotel Ritter, da tradicional reunião-almoço daAssociação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica noRio Grande do Sul (Abinee/RS). O tema principal do eventofoi o Centro de Excelência em Tecnologia Avançada(Ceitec), que contou com palestra do diretor presidentedo centro, Sérgio Dias, e as presenças dos secretáriosestaduais de Ciência e Tecnologia, Kalil Sehbe, de De-senvolvimento e Assuntos Internacionais, Luis RobertoPontes, do diretor regional da Abinee/RS, Luiz Gerbase,do presidente da Fapergs, João Antônio Pegas Henriques,do diretor da Fiergs, Carlos Roberto Pires Porto e davereadora de Porto Alegre, Maristela Maffei (PT).

4

Page 15: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

15Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

Especial

Inauguração do Ceitec na PUCRS

À tarde do dia 12 de setembro de 2005, na PUC, emPorto Alegre, Villa participou da inauguração da sededo Ceitec no Parque Tecnológico Tecnopuc, na PontifíciaUniversidade Católica (PUC). O evento, que teve a pre-sença do reitor da PUC, Joaquim Clotet, ocorreu noprédio 93A, sala 206, no campus da Avenida Ipiranga.Segundo o diretor presidente do Ceitec, Sérgio Dias, ocentro que funcionará no Tecnopuc representa a se-gunda fase do projeto, que já conta outro laboratóriode desing implantado na Universidade Federal do RS(Ufrgs). A sede na PUC abrigará o projeto resultantedo protocolo de intenções celebrado com a empresaAltus para o desenvolvimento de design de chips. É oprimeiro circuito desenvolvido com a parceria das uni-versidades e do Ceitec com uma empresa privada. NaLomba do Pinheiro está sendo construída a sede prin-cipal do complexo tecnológico que abrigará o centrode prototipagem de chips.

4

Visista do Ministro da C&T

Acompanhando a agenda do então ministroda Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, emPorto Alegre, na manhã do dia 19 de abril de2006, que representou a Assembleia no evento,destacou o anúncio de recursos para o Centrode Excelência em Tecnologia Eletrônica Avança-da (Ceitec). O deputado disse que o ministro rei-terou que o Centro foi contemplado com maisR$ 39 milhões de recursos liberados pela medi-da provisória 290, além dos R$ 48 milhões pre-vistos no orçamento para 2006.

Após o café da manhã, Villa acompanhouRezende na visita e assinatura de protocolo decooperação com o Centro de Design no Institutode Informática da Universidade Federal do RioGrande do Sul (Ufrgs) e, depois, no Centro deDesign da PUC, onde também aconteceu a reu-nião do Conselho do Ceitec.

5

Ministra Dilma visita o Ceitec

Villa acompanhou a visita que a então ministra che-fe da Casa Civil, Dilma Rousseff, realizou ao Centro deExcelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec),

na Lomba do Pi-nheiro, em Por-to Alegre no dia10 de julho de2006. O Ceitecfoi idealizado eviabilizado àépoca em queDilma era se-cretária deEnergia, Minase Comunica-

ções e Villa ocupava a titularidade da pasta de Ciênciae Tecnologia, durante o governo Olívio Dutra.

Depois de visitar o Ceitec, acompanhada de parla-mentares, a ministra também esteve nos laboratóriosde tecnologia da Universidade Federal e da PUC.

6

Presidente Lula visita o Ceitec

Às 18h30 do dia 25 de setembro de 2006,em Porto Alegre, Villa acompanhou o entãopresidente Lula na vistoria às obras do Ceitec.Na ocasião, o presidente da República anun-ciou recursos federais para o Ceitec dentrodo PAC da Ciência e Tecnologia.

7

Primeiro chip nacional brasileiro de rastreabilidade bovina

Na manhã do dia 23 de setembro de 2008, Villa acompanhou o então ministro daCiência e Tecnologia, Sérgio Rezende, na visita às dependências do Centro de Excelênciaem Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.Uma das novidades anunciadas foi a produção do primeiro chip nacional pararastreabilidade bovina, totalmente desenvolvido pelo Ceitec. A partir da conclusão doprojeto, o Ceitec entra no mercado de identificação via RFID, uma vez que a tecnologiautilizada no produto permite a aplicação em uma gama de outras áreas da rastreabilidade.

8

Page 16: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

16Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

Especial

Posse do presidente do Ceitec

No dia 27 de março de 2009, Villa representou a presi-dência da Assembleia Legislativa na posse do novo presi-dente do Cientec, engenheiro Eduard RudolfWeichselbaumer, e inauguração das instalações da em-presa pública, que ocorreu na sede do Centro Nacional deTecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

O ato contou com as presenças da ministra chefe daCasa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro de Ciência eTecnologia, Sérgio Rezende.

Na ocasião, também foi assinado o Edital Inova Pe-

quena Empresa que disponibiliza para as MPEs gaúchasrecursos na ordem de R$ 13,3 milhões não reembolsáveis,para investimentos em inovação tecnológica.

9

Sessão Plenária debate emendas

No dia 07 de julho de 2009, foram aprova-das, na sessão plenária que debateu o projetoda Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), duasemendas de autoria do Villa de apoio ao CentroNacional de Tecnologia Eletrônica Avançada(Ceitec) e de fortalecimento da Fundação de Am-paro a Pesquisa no Rio Grande do Sul (Fapergs),como diretrizes prioritárias para o orçamentoestadual 2010 que será remetido ao Legislativoaté 15 de setembro.

A emenda número 88 acrescenta uma dire-triz singela segundo a qual o Estado deve reto-mar o compromisso de parceria para consolidara implementação do Centro Nacional deTecnologia Eletrônica Avançada”. Na justificati-va, Villa reforça a importância incontestável doCeitec para o desenvolvimento tecnológico, eco-nômico e social do Estado.

11Entenda as emendas

A emenda número 90 propõe diretriz semelhante:“fortalecer a Fapergs para promoção de pesquisas ci-entífica e promover parcerias com universidades e cen-tros de pesquisa. E o deputado a justifica, assim: “Adinâmica econômica e social atual tem como base aconstrução do conhecimento e processos intensivos eacelerados de inovação científica e tecnológica. O RS éum dos estados que possui maior capital humano einstitucional vinculado às áreas de inovação e pesqui-sa. Isso permite ao Estado fazer uso deste capital paraconstrução de uma estratégia de desenvolvimento sus-tentável. Neste sentido, o fortalecimento da Fapergstorna-se fundamental para implementação de políti-cas públicas de incentivo à inovação científica etecnológica, com destaque à formação de cientistas epromoção da pesquisa”.

Ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, ex-presidente do Fórum Nacional de Secretários de C&T eautor do primeiro projeto de lei de inovação tecnológicado RS (LIT), Villaverde argumenta que a cada ano ogoverno do Estado investe menos na Fapergs, impon-do um continuado retrocesso a uma entidade que jáfoi referência de vanguardismo na área do fomento àpesquisa científico no Estado. O deputado afirma queo descaso em relação ao Ceitec é igualmente grave eequivocado porque “este Centro de Excelência está co-locando o Rio Grande do Sul e o país no eixo mundialdos semicondutores e da microeletrônica, a partir dodesenvolvimento, prototipagem e fabricação de chips”,na unidade de produção da Lomba do Pinheiro, emPorto Alegre.

12

Nova fase do RS

No dia 27 de março de 2009, Dilma, acom-panhada de Villa, participou do ato de possedo novo presidente do Ceitec, EduardWeichselbaumer, que ocorreu na sede da em-presa pública, na Lomba do Pinheiro. Na oca-sião, Dilma afirmou que ““Com o Ceitec, oRio Grande do Sul ingressa em uma nova faseem sua matriz produtiva”.

10

Page 17: 422 - :: Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS :: · no início da tarde de segunda-feira (02), no Hotel Deville, Villa disse que “os avanços científicos e ... e autor do

17Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 422 - 05/04/2012

Especial

Apresentação do chipdo Ceitec em São Paulo

Villa destacou a importância da apresenta-ção que o Centro Nacional de Excelência emTecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec S.A) re-alizou no dia 21 de julho de 2009, em São Pau-lo, de um novo produto que serve de base parauma família de chips para rastreabilidade, comaplicações na área de transportes e logística.Com tecnologia 100% nacional, criado no cen-tro de desenvolvimento da empresa estatal vin-culada ao Ministério da Ciência e Tecnologia(MCT), na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre,o chip é voltado para a identificação de veículose cargas, usando a frequência de 915 MHz, compossibilidade de larga utilização no País. Atecnologia utilizada é conhecida como RFID, si-gla em inglês para identificação porradiofrequência.

“É o sonho de quase uma década se trans-formando em realidade”, disse Villa, lembrandoa disputa que o RS estabeleceu com São Paulohá cerca de 10 anos para ter a prioridade deimplementar uma fábrica de ponta com capaci-dade para desenvolver chips de alta tecnologia,exercendo “papel estratégico para a indústriamicroeletrônica do país”.

13

Inauguração do Ceitecna Lomba do Pinheiro

Representando a presidência do Parlamentona cerimônia de inauguração do Centro Nacionalde Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada(Ceitec), na tarde do dia 05 de fevereiro de 2010,na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, Villa rea-firmou que a presença do presidente Lula no iní-cio oficial das atividades do Centro se revestiu deuma extrema importância, evidenciando a signi-ficativa dimensão estratégica do empreendimen-to para o Estado e o país. Na ocasião, Lula afir-mou que “o Ceitec é um exemplo de como umaempresa pública pode ser lucrativa”.

14

Ministro Mercadante

No dia 26 de abril de 2001, após participar do lançamentodo Programa RS Tecnópole, o ministro da Ciência e Tecnologia,Aloizio Mercadante, esteve no gabinete do presidente daAssembleia Legislativa, onde se reuniu com Villa para tratar doprojeto de expansão da Foxconn no Brasil. A Foxconn é umafábrica chinesa de produtos da Apple e que deve fabricar o iPadno Brasil.

Na ocasião, Villa e Mercadante analisaram junto com o presidente e o diretor de Inovação da Fiergs, PauloTigre e Ricardo Felizzola; com o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico,Cléber Prodanov, e com o deputado federal Ronaldo Zülke (PT-RS), os detalhes do projeto em questão etambém trataram sobre a políticas que o país vem adotando a fim de modernizar a área de ciência e tecnologia.A líder do governo, deputada Miriam Marroni (PT), também participou da reunião.

Após a visita, Villa e Mercadante se dirigiram à sede da Ceitec S.A, em Porto Alegre. Lá foram recebidospelo presidente Cylon Gonçalves da Silva, conversaram com a diretoria da empresa, assistiram uma apresen-tação sobre a estrutura da empresa e participaram de uma conversa com os funcionários.

15