42 grama pade de emlt diesaseÇ o - aese.pt · engenharia estrutural (feup); lic. em engenharia...

48
2016-2017 SEMANA INTERNACIONAL EM XANGAI WWW.AESE.PT 42˚PROGRAMA DE ALTA DIRÃO DE EMPRESAS Com a colaboração: PADE

Upload: phamque

Post on 23-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2016-2017SEMANA iNtErNAcioNAl EM XANgAiwww.AESE.pt

42˚progrAMA DE AltA DirEÇÃo DE EMprESAS

Com a colaboração:

PADE

07 MensagemdaDeandaAESE08 MensagemdoDiretordePrograma10 Destinatários11 ObjetivosdoPrograma12 MétododoCaso14 AESEBusinessSchool17 DimensãoInternacional19 SemanaInternacionalemXangai20 Professores25 Conferencistas26 AlumniAESE28 EstruturadoPrograma30 RededeEscolasAssociadasAESE/IESE

Alumni32 RuiAssoreiraRaposo34 TiagoLousada36 AndreiaFernandesVentura38 MariaJoãoMartins40 HenriqueGilMartins42 LuísBranco

44 CalendárioeInformações

progrAMA DE AltA DirEÇÃo DE EMprESAS

6

A abrangência da realidade global, a complexidade das equações financeiras e económicas, as expectativas e exigência da sociedade configuram um cenário que desafia a liderança das instituições a ultrapassar a inércia dos tradicionais modelos de gestão e de convivência. Importa hoje responder, de forma arrojada e inovadora, com novos paradigmas, no sentido de criar e sustentar o crescimento bem sucedido das instituições que dirigem.Além disso, os dirigentes das instituições que se distinguem de forma continuada, guiam-se, no exercício da liderança que lhes é própria, por um profundo sentido ético de responsabilidade que os leva, consistentemente, a aprofundar a compreensão holística da realidade e a tomar decisões no momento presente, alicerçando-as na tradição cultural, mas estendendo o olhar para o futuro ao refletir sobre as consequências de tais decisões.A AESE Business School, desde há mais de 35 anos, é uma Escola de Líderes, um espaço único de formação e reflexão de Líderes, para Líderes e entre Líderes. Na AESE, sucessivas gerações desenvolveram competências profissionais como sejam dirigir em equipa, alimentar o talento interno, sustentar a organização em ambientes internacionais e diversificados, recriar o modelo de negócio, perscrutar os sinais e caminhar ao ritmo da mudança necessária. Porém, todos reconhecem que, na AESE, sobretudo se transformaram e cresceram enquanto pessoas.Na sociedade, os Alumni da AESE apresentam como marca comum serem Líderes seriamente empenhados no diálogo construtivo como forma de encarar o presente e de solidariamente construírem o futuro. É esta a missão da AESE. É assim que vivemos intensamente cada dia, cada Programa. É assim que acreditamos que vale a pena ser Escola de Direção e Negócios.

7

Maria de Fátima CariocaDean da AESE

Pedro Rosa FerroDiretor do [email protected]

Todos sabemos que o mundo não para. Muda a sociedade e a tecnologia. Mudam as empresas, mercados e modelos de negócio. Os Estados evoluem e a política transforma-se. A própria globalização já não é o que era. E mudam também as escolas de negócios… Entretanto, há muito ruído, simplismo e superficialidade a propósito de supostos ‘novos paradigmas’ e na retórica sobre o new normal. Além disso, se há coisas que mudam independentemente do que nós fizermos, há outras em que temos de ser nós os agentes ou catalisadores da mudança necessária. E há outras ainda que não devem mudar, porque pertencem à ordem dos fundamentos.

O governo das organizações requer dos seus dirigentes uma atitude permanente de refrescamento, aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Exige um exercício periódico de reflexão, e momentos de inspiração, injeção e capitalização de experiências e ideias.O PADE constitui uma oportunidade para essa recapacitação recorrente.

Gostaria de lhe dar pessoalmente as boas-vindas na abertura do 42º PADE.Cordialmente,

8

9

10

O PADE destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência de gestão em posições de Alta Direção e Direção-Geral e constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.

11

Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção.

Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competitiva, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias.

Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empreendedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional e empresarial.

Enriquecer a visão sobre o contexto, a missão e o futuro da organização.

Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoamento: melhorar as capacidades diretivas pessoais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio.

Debater ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.

O PADE proporciona uma experiência formativa singular, transformante e inspiradora, permitindo aos participantes:

12

Ao contrário de simples aulas, as sessões do método do caso desenrolam-se sem um roteiro detalhado. Os professores gerem simultaneamente conteúdos e processos, teorias e soluções, numa súmula de elementos preparados rigorosamente.

As aulas são um equilíbrio perfeito entre planeamento e espontaneidade, resultado dos temas que cada participante apresenta ao longo da discussão e as teorias e técnicas que cada caso analisa.

Os princípios e as técnicas são apreendidos graças à colaboração e cooperação entre participantes, numa busca de soluções para os desafios e problemas do mundo real.

O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha que permite a cada participante desenvolver as suas competências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

13

C. Roland (Chris) Christensen, um dos professores mais conceituados da HBS, definia o Método do Caso como “A Arte de Gerir a Incerteza”.

14

A AESE, a primeira Escola de Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade.

O reconhecimento da sua atividade no mundo empresarial é resultado de princípios essenciais que tornam a AESE uma escola de negócios única: mais de 35 anos a ensinar com o Método do Caso incentivando a decisão prudencial e uma cultura de aprendizagem participativa e contínua alicerçada no humanismo, na ética e na responsabilidade social e corporativa. O espelho do sucesso da escola são os seus mais de 5.700 Alumni que, como dirigentes e líderes, contribuem ativamente para a sociedade portuguesa. A estreita colaboração entre a AESE e o IESE, que se iniciou em 1980, traduz-se no intercâmbio de professores, na elaboração de casos e programas conjuntos de investigação, bem como, no âmbito dos programas de formação de Executivos. O IESE Business School é a escola de pós-graduação em gestão de empresas da Universidade de Navarra. Fundado em 1958, o IESE tem, durante estas mais de 5 décadas, consolidado a seu prestígio e reconhecimento como uma das escolas de direção mais respeitadas a nível internacional.

15

16

17

Reflete, com base em ‘casos’ de empresas portuguesas, sobre as diversas formas de internacionalização, os problemas que podem surgir e o modo de os resolver;

Analisa as principais economias emergentes, destacando as suas especificidades e explorando as possibilidades que oferecem às empresas portuguesas;

Em especial, aprofunda as oportunidades empresariais no espaço lusófono, incluindo um intercâmbio com dirigentes e empresários angolanos – do PADE da Angola School of Management – em Lisboa.

O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas que apresenta a internacionalização da economia portuguesa.

18

19

O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração de quatro dias úteis, com um programa de sessões na CEIBS - China Europe International Business School.

O enorme potencial do mercado chinês, em dimensão e crescimento, e o que representa, como ameaça e ou oportunidade, são frequentemente mal entendidos. Fazer negócios na China não é fácil: cultural, económica e politicamente a realidade é muito diferente da portuguesa, e essas diferenças podem constituir uma barreira para a entrada nesse mundo.

A estadia em Xangai pretende aprofundar o conhecimento dos participantes sobre este vasto mercado emergente, ao mesmo tempo que permitirá lançar os alicerces para futuros negócios com e na China.

Ao longo do Programa – que inclui visitas a empresas – serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos: o mundo chinês: aspetos culturais, geopolíticos e macroeconómicos; aspetos estratégicos, organizacionais e competitivos na gestão de empresas em face da China; questões jurídicas e fiscais da operacionalização de negócios.

O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local e da AICEP.

20

Agustín AvilésProfessor de Política de Empresa; Doutor em Engenharia Naval (Univ. Politécnica de Madrid); MBA (IESE).

Vasco BordadoProfessor de Política de Empresa; PADE (AESE); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Adrián CaldartProfessor de Política de Empresa; Doutor em Business Administration (IESE); MBA (ESADE Business School); Lic. em Administração de Empresas (U.C. Argentina).

Luis Manuel CallejaProfessor de Política de Empresa do IESE; MBA (IESE); Lic. em Física (Univ. Complutense de Madrid).

Maria de Fátima CariocaProfessora de Fator Humano na Organização; DBA (Manchester Business School); PDE (AESE); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Mestre em Matrimónio e Família (U. Navarra); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

João Martins da CunhaProfessor de Fator Humano na Organização; Mestre em Comunicação nas Organizações (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (Instituto Internacional San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Joan de DouProfessor de Direção de Pessoas nas Organizações do IESE; Psiquiatra clínico; Licenciado em Medicina (Universidad de Navarra), Especialista em Psiquiatria (Universitat Autónoma de Barcelona).

Manuel Dias FerreiraProfessor de Política Comercial e Marketing; PADE (AESE); Lic. em Engenharia Químico-Industrial (IST).

Pedro FerroProfessor de Política de Empresa; PADE (AESE); Mestrado em Ciência Política (UCP); Executive MBA (IEP/ESADE); Pós-graduação em Economia Europeia (UCP); Lic. em Economia (UCP).

Vicente FontProfessor de Política Comercial e Marketing do IESE; PhD Economia (Univ. Barcelona); MBA (IESE).

José Ramalho FontesProfessor de Operações, Tecnologia e Inovação; PADE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (Univ. Porto).

Programa palco para o debate de ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE, o PADE é o momento ideal para atualizar e capitalizar conhecimentos sobre métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção.

21

Rafael FrancoProfessor de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade; DBA (Manchester B.S.); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Economia (UNL).

Francisco IniestaProfessor de Marketing e Política Comercial do IESE; PhD Administração de Empresas (Boston University); MBA (IESE); Lic. em Direito (Univ. Múrcia).

Eugénio Viassa MonteiroProfessor de Fator Humano na Organização; PhD Filosofia da Ação e Direção de Organizações (Univ. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Eletrotécnica (IST).

Beatriz Muñoz-SecaProfessora de Operações e Inovação do IESE; Doutora em Filosofia e Letras (Univ. Navarra); Mestre em Educação – Comportamento nas Organizações (Harvard University); Lic. em Artes (Univ. Navarra).

Pedro PimentelProfessor de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade; PhD Economia (UNL); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (Univ. Politécnica de Madrid).

José Ramón PinProfessor de Fator Humano na Organização do IESE; PhD em Sociologia (U. Pontificia de Salamanca); Mestrado em Economia (IESE); Lic. em Economia (Univ. Valência).

José Miguel Pinto dos SantosProfessor de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade; Doutor em Economia (Univ. Hiroshima); MBA (UNL); Lic. em Economia (UCP).

22

23

24

25

Luís AmadoPresidente do Conselho de Administração do BANIF; Auditor do Tribunal de Contas; Consultor de empresas; Lic. em Economia (ISEG).

Vítor BentoPresidente do Conselho de Administração da SIBS; Membro do Conselho de Estado; Professor Universitário; Mestre em Filosofia (UCP); Lic. Economia (ISEG).

Luís CabralProfessor Catedrático de Economia Industrial (NYU); Professor de Economia (IESE); Doutor em Economia (Stanford University); Mestre em Economia (UNL); Lic. Economia (UCP).

Luis FerrandizSócio da KPMG, responsável pela área de serviços digitais especializada em Estratégia Digital e Desenvolvimento Web Multidispositivo. É licenciado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad Autónoma de Madrid e tem um MBA do IESE.

David GossetSenior Research Associate, Diretor do Euro-China Center for International and Business Relations e Diretorda Academia Sinica Europea na CEIBS – China Europe International Business School; Diplomado em Ciência Política pela Université Paris-Sorbonne, em Russo (Institute des Langues et Civilizations Orientales) e em Chinês.

Gary Liu Diretor Executive da CEIBS, Diretor Executive do Shanghai Institute Of Digitalization and Internet Finance. Doutor em Economia (East China Normal University) e Lic. em Economia (Renmin University of China).

Patou NuytemansChief Digital Officer da Ogilvy & Mather, na Europa, África e Médio Oriente; Global Knowledge Manager (Ogilvy); Mestrado em Management (Vlaamse Ekonomische Hogeschool); Lic. Commercial Engineering (Katholieke Universiteit Leuven).

Manuel Ferreira de OliveiraFundador, CEO e Diretor da PetroAtlantic Energy. Doutor em Energia (Univ. Manchester); Master of Science em Energia (Univ. Manchester); Lic. Engenharia Eletrotécnica (Univ. Porto).

A AESE convida personalidades de renome do mundo empresarial e académico para apresentar e debater no PADE novas tendências globais e perspetivas abrangentes sobre a economia, a política, a tecnologia e a sociedade.

26

A relação da Escola com os seus Alumni, e destes entre si, gera conhecimento, experiências e contactos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos. Uma rede de contactos que perdura e evolui com cada novo participante.

As atividades dos Alumni da AESE, através do Programa de Sessões de Continuidade, estabelecem uma plataforma de aprendizagem continuada e de transformação permanentes.

Desde 1980 que milhares de dirigentes e executivos já participaram nos programas de longa duração da AESE, criando e fortalecendo as suas capacidades de gestão e direção de empresas, ao mesmo tempo que asseguram a liderança e excelência profissional na construção da sociedade.

27

Análise económica das decisões.

Gestão das operações e cadeia de valor. Gestão do conhecimento.

Inovação e empreendedorismo.

Estratégia de orientação parao mercado. Gestão e retençãode clientes.

Gestão financeira operacional.

Política de Empresa: diagnóstico e processo do negócio. Modelos conceptuais e estratégia.

Sistemas de avaliação e controlo de gestão.

Comunicação e Motivação. Modelos de funcionamento das organizações.

Liderança: objetivos, Valores e Cultura.

Gestão estratégica de pessoas.

O governo da organização: estruturar, organizar e dirigir o negócio.

28

Negócio e Estratégia: Gestão do Presente e Escolha do Futuro

Estrutura Organizacional.Sistemas de Convivência e Direção.

O PADE consta de 110 sessões, agrupadas nos seguintes blocos:

Aspetos financeiros da estratégia, crescimento e renovação das empresas. A criação de valor para o acionista.

Configuração institucional: iniciativa, dinheiro e poder.

Sustentabilidade social e ambiental.

Personalidade e caracterologia do dirigente.

Carreira e desenvolvimento pessoal.

Empresa e família.

Comunicação

Competências emocionais.

Tópicos de negociação.

Casos de internacionalização.

Ajustamento e crescimento.

Enquadramento económico internacional.

As grandes economias emergentes: China (programa em Xangai), Índia e Angola.

Perspetivas geoestratégicas e políticas. Implicações para as empresas.

29

Continuidade e Sustentabilidade. Governo Corporativo

Gestão de Si próprio

Portugal e o Mundo. Estratégia e Globalização

30

NTU

SBS

LBS

IIMA

IEEM

ISE

IPADEUNIS

IHE

ASM

INALDE

IESE NY

AESE

IDE

PAD

ESE

IAE

UA&P

S.M. ROSS

CEIBS

IESE MADRID

U. GLASGOW

IESE BARCELONASAN TELMO

U. NAVARRA

IAE

31

NTU

SBS

LBS

IIMA

IEEM

ISE

IPADEUNIS

IHE

ASM

INALDE

IESE NY

AESE

IDE

PAD

ESE

IAE

UA&P

S.M. ROSS

CEIBS

IESE MADRID

U. GLASGOW

IESE BARCELONASAN TELMO

U. NAVARRA

IAE

ASM - Angola School of Management, Luanda, Angola.

CEIBS - China Europe International Business School, Xangai, China.

ESE - Escuela de Negocios. Universidad de Los Andes, Santiago do Chile, Chile.

IAE - Escuela de Dirección y Negocios, Universidad Austral, Buenos Aires, Argentina.

IDE - Instituto de Desarrollo Empresarial, Guayaquil, Equador.

IEEM - Instituto de Estudios Empresariales de Montevideo, Universidad de Montevideo, Montevideo, Uruguai.

IESE Business School, Universidad de Navarra, Madrid e Barcelona, Espanha.

IESE NY, New York, EUA.

IHE-Afrique - MDE Business School, Abidjan, Costa do Marfim.

INALDE - Instituto de Alta Dirección Empresarial, Universidad de la Sabana, Bogota, Colômbia.

IPADE - Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresa, Universidad Pan-Americana, Cidade do México, México.

ISE - Instituto Superior da Empresa, São Paulo, Brasil.

LBS - Lagos Business School, Pan-African University, Lagos, Nigéria.

NTU - Nile Tech University, School of Business, Cairo, Egito.

PAD - Escuela de Dirección de la Universidad de Piura, Lima, Peru.

SBS - Strathmore Business School, Strathmore University, Nairobi, Quénia.

UA&P - School of Management, Pasig City, Filipinas.

UNIS - Business School, Universidad del Istmo, Cidade da Guatemala, Guatemala.

IAE de Paris - Sorbonne Graduate Business School, Paris, França.

IIMA - Indian Institute of Management de Ahmedabad, Índia.

Instituto Internacional de San Telmo, Sevilha, Espanha.

Michigan - Stephen M. Ross School of Business at the University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, EUA.

University of Glasgow, Glasgow, Escócia, Reino Unido.

Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha.

Rede de Escolas Associadas

Rede de Parcerias e Alianças Académicas

«A minha experiência no PADE constituiu uma oportunidade singular de atualizar conhecimentos e partilhar experiências profissionais com colegas de setores de atividade muito diversos.A dimensão humana de todos os participantes aliada à diferenciação profissional de cada um emprestaram grande brilho à discussão de todos os casos e conferiram grande riqueza às conclusões e ensinamentos que retiro para a minha atividade empresarial.Termino o 41º PADE com um grupo de novos amigos que muito admiro e com a convicção de que estou melhor preparado para os exigentes desafios da gestão de empresas.»

rui assoreira raposoadministrador executivo, josé de mello saúde

32

33

tiago lousadavice-presidente, accenture

«O PADE constituiu, após quase 30 anos de experiência profissional, uma excelente oportunidade para reciclar conceitos e aprofundar conhecimentos em diversas áreas da gestão com as quais somos confrontados no dia a dia na alta direção das nossas empresas. A metodologia de ensino através do debate em grupo de casos reais permitiu uma estimulante aprendizagem devido à troca de experiências e pontos de vista entre pessoas com diferentes percursos profissionais e com elevadas responsabilidades em empresas e organismos de diversos setores da economia. A convivência intensa durante seis meses culminada com a visita de estudo a Xangai permitiu laços de amizade entre os participantes. A organização irrepreensível, as excelentes condições de trabalho proporcionadas e a qualidade e disponibilidade do quadro de professores, oradores convidados e funcionários da AESE foram fatores determinantes para o sucesso do programa. A introdução da vertente humana e familiar no conteúdo programático foi também um fator diferenciador. A dinamização do grupo dos Alumni e das sessões de continuidade permitir--nos-á aumentar e reforçar os conhecimentos adquiridos neste programa. Considero que foi uma experiência muito enriquecedora quer do posto de vista profissional quer do ponto de vista pessoal e que recomendo vivamente.»

34

35

«Fazer o PADE constituiu para mim um verdadeiro e exigente investimento, do qual obtive integral retorno, pelo que não posso deixar vivamente de o recomendar a todos os quadros dirigentes que queiram aprofundar os seus conhecimentos de liderança e gestão de Alta Direção.O Programa distingue-se pela elevada qualidade dos docentes, excelente organização e particular preocupação com as Pessoas. Num perfeito equilíbrio entre as diferentes áreas, desde a financeira à da gestão do capital humano, permite a aquisição, reforço, consolidação e aplicação dos valores e conhecimentos que devem nortear aqueles que exercem cargos de Alta Direção.A metodologia seguida, em particular a utilização do Método do Caso, permitiu-me aprender disfrutando simultaneamente de uma verdadeira riqueza, a experiência dos meus colegas e, hoje, Amigos.A AESE funciona como um verdadeiro espaço de encontro com o que é essencial, diferenciando-se, desde logo, pelo seu elevado padrão de exigência com responsabilidade, trabalho com generosidade e de preocupação constante com os resultados, mas sem nunca esquecer as Pessoas. É esta forma de estar e ser que permite uma Alta Direção eficiente e de qualidade capaz de marcar a diferença no seu espaço de atuação.»

andreia fernandes venturapresidente do conselho de administração, arsenal do alfeite

36

37

38

«Frequentar o PADE foi para mim uma oportunidade cheia de virtudes.Fruto das diversas funções de responsabilidade que vim assumindo na área de Recursos Humanos, muitas vezes recomendei o PADE a diversos profissionais com alguma maturidade em Alta Direção, mas só nesta edição encontrei o momento certo para o frequentar eu própria.Assumi que seria uma excelente via para me fortalecer e me revisitar a diversos níveis.Estes 6 meses intensos, onde ao dia a dia de uma agenda plena de desafios, semanalmente temos aulas, estudamos e refletimos, permitiu-me:· Consolidar – Conhecimentos de Direção e de Gestão de Negócios, de Liderança e Gestão da Cultura, de Finanças, de Marketing e de Estratégia;· Conhecer – Diversas realidades presentes no Estudo de Casos, que funcionam como excelente inspiração para a apreensão de conceitos e experiências de gestão;

· Aproximar – Conhecer colegas e as suas realidades, a possibilidade de estar semanalmente com pares com quem, debatendo ideias, se aprende de forma sempre construtiva e em verdadeiro ambiente estimulante e positivo;· Empatizar – Com uma nova Comunidade de colegas e de professores, mundo a que passamos a pertencer para sempre, porque o PADE constrói relações para o futuro, muito sinérgicas e frutuosas.Recomendo vivamente o PADE a profissionais de Alta Direção que sintam vontade de fortalecer o seu talento, reforçar os seus conhecimentos de gestão e desenvolver novos laços em forte espírito de Networking.»

maria joão martinspartner, mychange

39

40

«O PADE, num momento de intensa vida dirigente setorial, foi o espaço onde consegui olhar para fora, e de outros setores, outros mundos paralelos, noutras vivências, extrair saberes novos que me fizeram crescer.»

henrique gil martinspresidente do conselho de administração, serviços partilhados do ministério da saúde

41

42

luís brancodiretor-geral, aralab

«A experiência do PADE permitiu-me encontrar um espaço de reflexão e partilha entre pares, onde a vivência de cada um foi colocada ao dispor de um grupo fantástico, solidário, com o qual foi muito fácil criar empatia e que nos acompanhará nos novos desafios.O adequado balanço entre as diferentes matérias que integram os desafios da Alta Direção aliado a um bom conjunto de professores, a uma excelente organização e ao método do caso permitiram-me estar nas minhas funções diárias com uma visão mais clara do que é verdadeiramente essencial na empresa e onde podemos acrescentar mais valor.Nesta época de constantes mudanças e desafios, o PADE transmite-nos uma harmonia de valores que nos deixa mais preparados e capazes de fazer o caminho que desejamos para as empresas e para a sociedade.»

43

44

MÓDULO OPCIONALA AESE oferece, extra Programa, 3 sessões/casos de “Noções de Contabilidade para a Alta Direção”, nos dias 8, 15 e 22 de novembro de 2016.

Com início a 2 de novembro de 2016 e encerramento a 26 de abril de 2017, o PADE tem uma duração total de 21 semanas.

As sessões realizam-se à terça-feira de tarde, a partir das 13h00, com almoço, trabalhando-se das 14h15 às 19h30. O Programa recomeça na quarta-feira, às 9h00, terminando às 13h15.

Novembro 02* 08/09 15/16 22/23 29/30Dezembro 06/07 13/14

Janeiro 03/04 10/11 17/18 24/25 31/ Fevereiro /01 07/08 14/15 21/22Março 07/08 14/15 21/22 27»31**Abril 18/19 26*

Terça-feira à tarde e quarta-feira de manhã.* Dia completo (quarta-feira).** Data provável semana Internacional - Xangai.

2016

2017

45

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes nas sessões de trabalho, durante dois meios-dias, cada semana.

Preço da inscrição17.500 euros + IVA

Processos de admissão concluídos 30 dias antes do início do Programa beneficiam de 5% de desconto.

O preço inclui estadia em Xangai e não inclui as viagens.No custo está incluído: documentação, material de apoio, catering e estacionamento no Edifício AESE.

Gabinete de AdmissõesJúlia Côrte-RealTelefone (+351) 217 221 538Telemóvel (+351) 939 871 [email protected]

Adjunta do Diretor de ProgramaEduarda CabralTelefone (+351) 217 221 530Telemóvel (+351) 939 939 [email protected]

Pré-inscrição Entrevista pessoal com o Diretor do

Programa

Admissão e confirmação

ao participante

EMPRESAS PATROCINADORAS DA AESE:

Edição: AESE 2016Fotografias: arquivo fotográfico da AESEDesign Gráfico: atelier adão paranhos

AESE - LisboaEdifício AESE, Calçada de Palma de Baixo n.º 12, 1600-177 LisboaTelefone (+351) 217 221 [email protected]

AESE - PortoRua do Pinheiro Manso n.º 662, 1.12, 4100-411 PortoTelefone (+351) 226 108 [email protected] www.aese.pt/pade