42. cs novembro 2012

23
Brasil - Novembro 2012 Edição #42 A.C Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust "Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio" Êxtase Emocional de Srila Prabhupada Festival Mensal de Sankirtana

Upload: carta-de-sankirtana

Post on 26-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Conheça os últimos resultados de sankirtana e as notícias mundiais.

TRANSCRIPT

Page 1: 42. CS Novembro 2012

Brasil - Novembro 2012Edição #42

A.C Bhaktivedanta Swami Srila PrabhupadaAcharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust

"Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio"

Êxtase Emocional de

Srila Prabhupada

Festival Mensal de

Sankirtana

Page 2: 42. CS Novembro 2012

Categoría Individual 13

Categoría Grupo 12

CONTEÚDO

CONTEÚDOContato:

[email protected]

Coordenador:Hanuman das; Damayanti devi dasi.

Editora Chefe:Damayanti devi dasi.

Editor:Nanda Kumara das.

Equipe de redação:Damayanti devi dasi;

Krishna-kripa devi dasi; Nanda Kumara das; Narada Muni das;

Diagramação:Krishna-kripa devi dasi.

Revisão e Tradução:Sri Bhakti devi dasi: Prana-Vallabha devi dasi

Expediente

05

Resultados de Sankirtana

Categoría Templo 12

Resultados Mundiais 14

Artigos

Passatempos de Sankirtana 15

Entrevista com Janardan das 18

Cartas Antigas de Sankirtana 20

Notícias de Sankirtana 17

18

04

Filosofia de Sankirtana

Editorial 03

Êxtase Emocional de Srila Prabhupada 04

Festival Mensal de Sankirtana 05

Sankirtana em Belo Horizonte 07

Page 3: 42. CS Novembro 2012

CONTEÚDO

Editorial

Seu servo,

Vijaya das Ministro de Sankirtana na ISKCON

3

Novembro 2012Carta de Sankirtana

É misericórdia de Krishna que haja este tempo do ano, em todas as partes do mundo, quando as pessoas recebem presentes de seus amigos e pessoas queridas. Isto se encaixa bem com nossa cultura vaishnava porque nós todos somos afeitos a dar…

Dar o maior presente: conhecimento sobre Krishna. Não há nada melhor que as pessoas possam receber isto, pois isto é o que todo o mundo está procurando.

Porque as pessoas estão em maya, eles não sabem que querem isto, mas um devoto puro como Srila Prabhupada sabe o que é melhor para eles. Por isso ele disse: “Se você quer me agradar, distribua meus livros.”

Ele sabia que a consciência de Krishna encontrada em seus livros dará às pessoas a felicidade que eles estão buscando.

Nós somos muito afortunados de ler os livros de Prabhupada. Por que? Porque lendo-os nós aprendemos sobre como alcançar amor por Deus. Nós nos tornamos pacíficos, nós obtemos conhecimento sobre a alma e sobre Krishna, nós aprendemos o que é certo e o que é errado, nós ouvimos sobre grandes vaishnavas rendidos a Krisna, nós agradamos a Krishna e a Srila Prabhupada, nós nos tornamos protegidos de maya e nós ficamos purificados.

Entretanto, devotos não estão interessados apenas em sua própria boa fortuna. Eles querem que TODOS se tornem afortunados.

Srila Prabhupada disse: “Krishna é amigo de todos e o devoto puro está trazendo consigo a mensagem de seu amigo. Por isso ele é um amigo. Se há um bom amigo e se alguém dá informação sobre esse bom amigo, ele é também um amigo. Por esta razão, ninguém pode ser um amigo real exceto Krishna e o representante de Krishna.”

Milhões de pessoas darão presentes para seus amigos e parentes neste Natal, mas devotos são seus reais amigos porque nós daremos a eles o melhor presente. Todos os outros presentes ligam o recebedor a este mundo. Assim, durante esses dias santos vamos sair com grande determinação, humildade e sinceridade e dar este grande proceso de consciencia de Krishna para o mundo.

Page 4: 42. CS Novembro 2012

Novembro 2012Carta de Sankirtana

4

Êxtase Emocional de

Srila Prabhupada

SIGNIFICADO – Aqui, Sri Caitanya Maha-prabhu aponta que a distribuição do maha-man-tra Hare Krishna deve realizar-se combinando forças. Embora seja a Suprema Personalidade de Deus, Ele Se lamenta: “Como vou fazer isto tudo Eu sozinho? Como posso Eu sozinho col-her o fruto e distribuí-lo no mundo inteiro?”. Isto indica que todos tipos de devotos devem unir-se para distribuir o maha-mantra Hare Krishna sem reparar no tempo, o lugar nem a situação.

TRADUÇÃO – [Sri Caitanya Mahaprabhu disse:] Eu sou o único jardineiro. A quantos lugares posso ir? Quantos frutos posso colher e distribuir?

Sri Caitanya-Caritamrta, Adi-lila 9.34

Page 5: 42. CS Novembro 2012

O Festival Mensal de Sankirtana é uma maneira divertida de distri-

buição de livros que consegue envolver a todos, incluindo a congregação. Estes festivais têm por base a estratégia de que é melhor ter uma grande quantidade de devotos, cada um fazendo um pouqui-nho.

ISKCON Silicon Valley foi pioneiro dessa estratégia e agora vende cerca de 500 livros em cada festival. Apena dois anos e meio atrás eles estavam enviando nada para a BBT.

Os festivais são melhores quando eles duram três dias, Sexta a Domingo. Devo-tos cantam perto de cada mesa de livros que dão realce a um expositor professio-

nal de livros e é acompanhado por vários devotos que são especialmente treinados para receber, cumprimentar as pessoas e distribuir biscoitos, convites e livros.

Nos festivais da Iskcon Silicon Valley todo bisocito ou livro que é distribuído é rotulado com a informação do contato do templo. A execução de harinama atria grande quantidade de pessoas, que natu-ralmente querem descobrir mais. Essas pessoas compram livros alegremente e vão embora levando prasadam e um con-vite para o templo.

Festivais de Sankirtana, se mensais ou menos, são razoavelmente simples e efetivos, mas eles dependem muito de preparação. Time de membros colam

5

Novembro 2012Carta de Sankirtana

Festival Mensal de Sankirtana

Page 6: 42. CS Novembro 2012

Novembro 2012Carta de Sankirtana

6

adesivos nos livros, assam milhares de biscoitos e obtêm permissão para pon-tos de distribuição; eles também enviam postais como lembretes para a congrega-ção, distribuem folhetos nos programas do templo, fazem inventários dos livros, educam novos membros e muitas outras coisas.

Além do mais, para manter o entusias-mo de todos, a cada três meses ou mais, deve ser feito um Dia de Apreciação do Devoto, com todos que participaram do Festival de Sankirtana de alguma forma. Cada devoto tem a chance de expresser sua apreciação pelo service do outro de-vote e time de membros. E, naturalmen-te, todos se deliciam juntos de kirtana e prasadam.

Festivais Mensais de Sankirtana po-dem acontecer em qualquer lugar. É o fu-turo, porque muitos templos agora têm muitos poucos devotos e mais membros congregacionais. Isto encoraja as massas a participarem. Mesmo aqueles que não podem sair para distribuição de livros diretamente podem ajudar oferecendo serviço ou doando laksmi para a causa.

Fuente: www.distribuitebooks.com

Page 7: 42. CS Novembro 2012

7

Novembro 2012Carta de Sankirtana

Em Belo Horizonte, como já relatamos al-gumas vezes, desenvolvemos uma ini-ciativa, intitulada “Sangita”, que vem

dando bons frutos. Ela acontece desde o começo desse ano (2012) e consiste em fazer sankirtana e harinama com vários devotos juntos, entre sênio-res e crianças, com o intuito de, além de fomen-tar o espírito missionário, fortalecer amizades. O Sangita acontece todo domingo na Feira de Artesanato de Belo Horizonte, uma das maiores

feiras abertas do mundo, de uma maneira bem familiar e sustentável. Toda coleta é destinada num domingo para um guru e em outro para o templo.

Desde o seu inicio até hoje, a iniciativa foi se desenvolvendo a cada semana e tivemos re-sultados transcendentais. Toda a congregação abraçou o programa e praticamente todos os devotos de BH participaram, alguns com mais

Sankirtanaem

Belo Horizonte

Sangita - Sankirtana para o Guru e Sankirtana para o Templo

Prema Sindhu das

Sua Santidade Jayadvaita Swami Sua Santidade Purushatraya Swami Sua Graça Lokasaksi das

Page 8: 42. CS Novembro 2012

Novembro 2012Carta de Sankirtana

8

frequência, outros com menos, mas todos entu-siasmados e ajudando com dedicação.

Na iniciativa, sempre que vem um guru ou devoto ilustre visitar BH, nós o convidamos para participar da distribuição de livros co-nosco e, no final, de surpresa, deixamos toda a coleta dessa distribuição como daksina. O guru que recebeu daksina mais recentemente foi Sua Santidade Dhanvantari Swami – que é o padri-nho do Sangita, dando-me todo apoio e bênçãos quando me veio a ideia de iniciá-la em Belo Ho-rizonte, ainda no seminário em Campina Gran-de, em 2011! Em outubro desse ano, tivemos a honra de receber o Swami e os seminarista em BH, trazendo sempre muita devoção e entusias-mo para todos os devotos. Eles ficaram aqui 4 dias e sabíamos que no domingo eles já teriam ido embora e não poderiam participar da ativi-dade conosco. Todos os devotos do templo se mobilizaram e fizeram no domingo anterior à chegada deles o Sangita destinado a Dhanvan-tari Swami. Estiveram presentes 18 devotos, distribuímos 115 livros e coletamos 300 reais de daksina.

No sábado à noite, quando Dhanvantari Swami fez uma bela solenidade de entrega dos diplomas dos seminaristas de anos anteriores, no final, surpreendendo-o, entregamos a daksi-na para ele, após um lindo discurso de Bhaktin Gita (13 anos). Entregamos também uma foto com todos que participaram e um Bhagavad-Gita

de presente para Sua Graça Yamunacarya das, que o acompanhava relatando sua experiência distribuindo livros no Sangita. Maharaja ficou muito feliz e agradeceu imensamente a todos.

Como esse é o ultimo relato do ano do San-gita, agora vamos fazer um retrospecto do que aconteceu nessa iniciativa em 2012. Entre os gu-rus e sannyasis que participaram da iniciativa, tivemos a honra de ver e fazer sankirtana juntos com Sua Santidade Purushatraya Swami, Sua Santidade Jayadvaita Swami e Sua Santidade Bhakti Narasinha Swami. Dentre os grandes devotos seniores que também deram a miseri-córdia e foram conosco, estão Sua Graça Loka-saksi das, (primeiro devoto sênior a participar do programa, abrindo os caminhos para que os gurus e outros devotos também viessem), Sua Graça Mukti Hetu devi dasi, Sua Graça Maha-dyuti das, Sua Graça Dhavali das, presidente do CE do CGB, Sua Graça Nanda Kumara das, presidente da Fundação Bhaktivedanta e da BBT, e Sua Graça Vijaya Marga das, presidente de Nova Gokula.

Os devotos de Belo horizonte que partici-pam do Sangita:

Entre os devotos de Belo Horizonte, tivemos a honra de presenciar a volta de muitos devotos seniores, que há algum tempo não faziam sankir-tana e foram conosco ao programa. O grande

Sua Graça Nanda Kumara das Sua Graça Vijaya Marga das

Page 9: 42. CS Novembro 2012

9

Novembro 2012Carta de Sankirtana

casal de sankirtaneiros Rama Kantha das e sua esposa Rasa Parayana devi dasi, estão sempre presentes e levam sua filha Sarasvati, de apenas 11 anos, para a iniciativa, que “arrebenta” fazen-do sankirtana. O grande sankirtaneiro Jay Laksh-mi das, com suas filhas, Ananda Agni e Gita, e Mukunda das também nos deram a honra de sua associação.

Narasinhadeva das e Amrta Visnupriya devi dasi, além de distribuírem vários livros, cantam com tanta devoção no harinama que fazem todas as pessoas presentes na feirinha amolecer o co-ração. Vasudeva Katha das, Maha Krishna Nam das, Dharma das, e Bhaktin Sita, também ajudam demais a iniciativa, distribuindo muitos livros e estando sempre presentes. Nosso presidente Sri Krishna Murti das, sua esposa Bhaktin Lis-sandra e Trilokesvara das, nosso transcendental pujari, também arrebentaram no sankirtana. Um devoto que também merece destaque é o Bhakta Kleber, que compareceu praticamente todos os domingos e foi sempre o mais pontual.

Kamalakshi Rupini devi dasi também se mostrou grande sankirtaneira e, durante um do-mingo, ela e Bhaktin Gita distribuíram livros para quase todos os feirantes criando uma nova modalidade no Sangita: distribuir livros para os donos das barraquinhas. A irmã de Gita, Bhaktin Ananda Agni também formou uma outra gran-de dupla com Bhaktin Sita, distribuindo livros e ainda sendo a fotógrafa oficial.

Bhakta Junior e sua esposa Bhaktin Andreia, juntamente com suas filhas Laksmi Narayana devi dasi e Bhaktin Janavi nos ensinaram como fazer sankirtana em familia. Janavi, de apenas 11 anos, foi uma grande revelação no sankirtana. Balarama Nitai das, marido de Laksmi Naraya-na integra essa família maravilhosa diretamente

de São Joaquim de Bicas – bairro Farofa!

Purna Candra das e sua esposa Mani Kun-dalika devi dasi distribuíram vários livros. Su-resvara das, sua filha Bhaktin Joice e sua neta Bhaktin Cecilia, Jay Gouranga das, Bhadra devi dasi, Mitravinda devi dasi e Premanjali devi dasi também marcaram presença. Bhakta Lu-cas, Bhaktin Maria Raquel, Bhaktin Marina, e Bhaktin Raíssa foram bem participativas tam-bém. Bala Gopala devi dasi e sua linda filhinha Chloe, de apenas 5 anos, iluminaram o pro-grama, e o casal transcendental Krishna Sukha das e Prema Sagara devi dasi, com seus filhos, também foram diversas vezes. Outros devotos que também participaram e contribuíram muito para a iniciativa foram: Jagannatha Baladeva das (que também ajudou muito no harinama), Adytia das, Bhaktin Fernanda, Bhakta Leônidas, Bhakta Fabricio, Bhakta Luis, Bhaktin Moema, Bhakta Bruno e Bhakta Oxer.

No total, participam da iniciativa 52 devotos de Belo Horizonte!

No que se refere a devotos de outras cidades, estados ou países, tivemos a iluminadora pre-sença de diversos sankirtaneiros de varias regi-ões. Começando por Minas Gerais, sempre que nos visitam, a família, diretamente da cidade de Luz, composta por Bhakta Wellinton, sua espo-sa e seus 4 filhos é presença garantida. Direta-mente de Viçosa, Mukunda Hari das, sua esposa Sri Nathaji devi dasi e seu lindo filhinho Hari, de apenas 3 anos, sempre distribuem muitos li-vros e alegram a iniciativa. Outro devoto que é mineiro, mas um grande peregrino do mundo e sempre participa do Sangita com muita ale-gria, trocando por alguns instantes sua mrdan-ga pelos livros é Jaya Kirtana Rasa das, sempre acompanhado de Vraja Lila devi dasi. Depois do

Rama Kantha das e sua filha Sarasvati Jay Lakshmi das com sua filha Gita

Page 10: 42. CS Novembro 2012

10

Novembro 2012Carta de Sankirtana

sankirtana, Kirtana Rasa novamente pega sua mr-danga e ai todos já sabem o que acontece, né?

Daruka das, agora meio mineiro, meio nor-destino, sempre que vem mostra porque é um grande campeão de sankirtana. Ele e sua esposa Kunti Maharani devi dasi sempre participam com muito entusiasmo da iniciativa. Até o Yogi, filho dos dois, de apenas 4 meses já participou, mas ainda estava na barriga! Devaki Suta das, natural de Divinópolis - MG e agora residente em Goura Vrindavana, sempre que vem a BH nos dá a honra de sua associação no Sangita.

Como dizem os mineiros, “logo ali pertim”, diretamente do Rio de Janeiro, já participaram Govinda Gopal das, Nityananda Prana das, Ni-tyananda Raya das, Nrsimhananda das e Dhira Caitanya das. De São Paulo, sempre que vem a BH, Ishavatara das é presença certa na iniciati-va. Raghuvira das, Advaita Candra das, e Vana Vijari devi dasi representaram Brasília. De Nova Gokula e Franco da Rocha, Peru e Chile foram vários os visitantes, no transcendental domingo pós-Ratha-Yatra, quando tivemos nosso maior Sangita, reunindo também devotos do Rio, São Paulo, Rússia e outros locais. Quando tivemos em BH a reunião das secretarias do CGB, con-tamos com presenças de todo o país, incluindo Sua Graça Narayana Patni devi dasi, do Rio, que estreou no sankirtana, Srimate devi dasi, Bhaktin Áurea, Krishna Parayana das, Bandhu Caitanya das, Guruprema das, entre outros. Para vocês verem, o Sangita é do Oiapoque ao Chuí!

Diretamente do Peru, outro quarteto forma-do por Sadhu Syam das, Nila Calacandra das, Isvara das e Advaita Thakura das sempre parti-cipam. Entre nuestros hermanos argentinos, Panca Tattva das, Jagan Nivas das, Bhakta Guillermo

Ramos, Bhakta Edgard Aad e Bhakta Arjuna.

Para fechar o ano com chave de ouro, no pri-meiro Sangita de dezembro tivemos a presen-ça de Ajamil das, distribuindo os livros conos-co na mesma frequência que ele faz kirtanas e bhajanas, imaginem só! Ajamil das é um grande campeão de sankirtana da Índia. A coleta desse Sangita será repassada, uma parte para Ajamil Prabhu e a outra, entregue como daksina no fi-nal do ano para Jayapataka Swami!

No total, participaram da iniciativa mais de 30 devotos de outras cidades estados e países. Todos eles entregaram toda a coleta! Contando com os gurus e devotos seniores, chegamos ao número de 46 devotos.

Nesse ano, a iniciativa aconteceu por 9 meses e fizemos questão de citar o nome de todos, pois o Sangita só existe por causa da união, apoio e participação de todos esses devotos. Então, os resultados da iniciativa são um conjunto do amor e entrega de cada um. Abaixo seguem os frutos de tal iniciativa, que foram todos ofereci-dos e destinados ao Senhor Krishna:

Total de laksmi coletado para o templo de BH:

R$ 3.320,00 (trez mil trezentos e vinte reais) Esse laksmi foi usado de diversas formas para auxiliar no dia-a-dia do templo. Alguns exem-plos: compra de um novo telefone, concerto da geladeira, impressão das cartas de sankirtana para o mural de sankirtana, etc.

Total de daksina: laksmi para os gurus e de-

Devotos da Iniciativa Sangita Sua Graça Ajamil das

Page 11: 42. CS Novembro 2012

11

Novembro 2012Carta de Sankirtana

votos sêniores: R$ 2.580,00 (dois mil quinhentos e oitenta reais) – Esse valor se divide entre todos – cada guru e devoto sênior recebeu uma daksina de acordo com o resultado da coleta do dia.

Os gurus e devotos seniores que receberam daksina: Dhanvantari Swami, Purushatraya Swa-mi, Lokasaksi das, Candramukha Swami, Bhakti Dhira Damodara Swami, Bhakti Narasinha Swami, Mahajyuti das, Lilamrta das(enviamos uma doação para ajudar nos custos do hospital, no qual esse grande sankirtaneiro, amado por to-dos nós, estava se recuperando).

Programas que receberam daksina: Tesoura-ria do CGB, Fazenda Nova Gokula.

Fizemos também o “Sangita 72 horas”: os de-votos foram a sankirtana e toda a coleta foi desti-nada para diminuir o valor do ônibus com desti-no ao Kirtana 72 Horas. Essa foi em homenagem a Vaikunta Murti das. Nesse dia foram 17 devo-tos, distribuindo 80 livros e coletado 220 reais!

Total de livros distribuidos:

2183 livros, sendo, 1986 livros pequenos; 20 li-vros médios; 55 livros grandes; 122 livros Maha.

Visitantes no templo que conheceram os devotos durante a iniciativa:

Não temos um número certo de pessoas que visitaram o templo por meio da iniciativa Sangita, todavia, pode-se dizer que foram vá-rios visitantes. Em muitos domingos de festi-val, ao anunciarmos os resultados do Sangita, tínhamos a honra de apresentar alguma pes-soa específica que estava presente no templo e

tinha conhecido os devotos no mesmo dia pelo Sangita. Pode-se dizer que cinco dessas pessoas estão um pouco mais engajadas, participando de aulas e ajudando de alguma forma.

Então, para finalizar, gostaria de agradecer a todos profundamente. Quero ainda destinar um agradecimento especial a todos os devotos de Belo Horizonte (que é minha cidade natal), pelo fato de acolherem de maneira tão amorosa minha esposa Sita Rubino e eu nesse um ano que moramos no templo. Sita e eu estamos de partida para morar no nordeste brasileiro, em Nova Vraja Dhama, e já está tudo certo com Da-ruka das para iniciarmos o Sangita em Caruaru. Assim, teremos o Sangita se espalhando pelo Brasil. Dessa forma, humildemente peço que to-dos os devotos possam dar as bênçãos para que essa iniciativa possa se desenvolver em Carua-ru e que continue cada vez mais transcenden-tal em Belo Horizonte, agora coordenada por Narasimhadeva das e Dharma das. Belo Hori-zonte, com a presença tão misericordiosa do Se-nhor Jagannatha Swami, Sri Baladeva e Srimati Subhadra Maharani, e Sri-Sri Goura-Nitai, está com as bênçãos de Sri Krishna Caitanya Maha-prabhu e a cada dia mais amor é derramado na cidade. Que nosso querido presidente, Sri Krishna Murti das e sua equipe continue sem-pre cuidando dos devotos como faz de maneira tão amorosa!

Ofereço nossas mais sinceras e humildes re-verências a todos os Vaishnavas, que são como árvores dos desejos, capazes de satisfazer os anseios de todos e estão cheios de compaixão pelas almas condicionadas e caídas.

Hare Krishna!

Servo de vocês,Premasindhu das BhS (DVS)

Devotos da Iniciativa Sangita acompanhados por Sua Santidade Bhakti Narasimha Swami e Sua Graça Mahadyuti das

Page 12: 42. CS Novembro 2012

Resultados De SANKIRTANA - Brasil, Novembro de 2012

"A missão de um pregador não é apenas derro-tar eruditos e filósofos. Os pregadores devem, ao mesmo tempo, introduzir o movimento de sankirtana, pois essa é a missão dos seguido-res do Senhor Caitanya".

12

classificação categoría templo

Total 6 3.141 186 212 133 3.678 1.356,85

LIVROS TOTALRevi Peq Méd Grd Maha Livros Pont

CuritibaItajaí Franco da RochaRio de JaneiroBelo HorizonteNova GokulaJoão Pessoa

UF

CRTITJFRRJBHNGJP

6000000

1.1191.1372302422805182

9565301274

85266041000

4332131713150

1.3481.2603063003057386

498,85406,75145,00135,50102,0046,2522,50

Novembro 2012Carta de Sankirtana

Classificação Categoría Grupo

Livros TOTAL TOTAL

Nome

Sangita

Revi

0

Peq

200

Méd

8

Grd

0

Maha

10

Livros

218

Pont

74,00

UF

BH

Page 13: 42. CS Novembro 2012

13

Classificação Categoría Individual

Livros TOTAL TOTAL

Novembro 2012Carta de Sankirtana

Nome1° Bk. Felipe

2° Tundavidya Prema devi dasi

3° Ekacakra Nitai das

4° Yadavananda das

5° Govinda Gopal das

6° Tirtharaj das

7° Bk. Nicolas

8° Bk. Lucas

9° Adwaita Chandra das

10° Dharma das

11° Candravali devi dasi

12° Bk. Maicon

13° Krishna Gopal Carneiro

14° Sri Vana devi dasi

15° Ekachakra Pran das

16° Bk. Adriel

17° Bk. João

18° Mukunda das

19° Bandhu Caitanya das

20° Bn. Paula

21° Caitanya Lila das

22° Bn. Bruna

23° Rsi Priya das

24° Hara Kanta das

25° Krishna Balarama

Revi0

0

0

0

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

5

0

0

0

0

Peq295

596

456

499

242

169

187

118

0

80

61

53

82

50

5

27

1

10

5

4

0

10

0

0

1

Méd 18

29

23

33

0

2

28

4

5

4

1

12

4

2

1

0

11

0

1

0

0

0

0

0

0

Grd58

4

21

3

41

56

12

12

0

0

4

0

0

0

0

0

0

3

1

0

0

0

0

0

0

Maha24

9

19

2

17

10

9

2

15

3

3

2

0

0

3

0

0

0

1

1

1

0

1

1

0

Livros395

638

519

537

300

237

237

136

20

87

69

67

86

52

9

27

12

13

8

5

6

10

1

1

1

Pont188,75

185,50

184,50

148,25

135,50

119,25

90,85

47,50

32,50

28,00

25,75

23,25

22,50

13,50

7,75

6,75

5,75

5,50

4,75

3,00

2,50

2,50

2,00

2,00

0,25

UFCRT

ITJ

ITJ

CRT

RJ

FR

CRT

CRT

NG

BH

FR

ITJ

JP

NG

CRT

ITJ

CRT

FR

ITJ

CRT

CRT

CRT

ITJ

CRT

NG

Page 14: 42. CS Novembro 2012

Durante o mês de Outubro, 125 tem-plos do mundo reportaram os seguin-tes resultados:

103.074 Livros Maha-grandes34.478 Livros Grandes49.135 Livros Médios225.242 Livros Pequenos57.828 Revistas3.730 Assinaturas da BTG 545 Coleções

No total, foram distribuídos:

492.137 livros durante este mês4.227.621 livros durante o ano todo491.613.903 livros no mundo desde 1.965

Resultados de SANKIRTANA Mundiais, Outubro de 2012

Os Vinte Primeiros Países

1º Índia2º Estados Unidos da América 3º Rússia4º Itália5º Ucrânia6º Malásia7º Bangladesh8º México9º Alemanha / Áustria10º Brasil11º Canadá12º Reino Unido13º República Tcheca14º Peru15º Indonésia16º Nova Zelândia17º Austrália18º Uganda19º Irlanda20º Lituânia

País

196.463,7055.554,5018.744,2512.232,707.778,755.217,454.750,754.725,754.055,003.437,853.135,502.917,752.748,651.896,751.838,501.544,001.373,801.238,65698,5683,5

Pontuação

Quantidade De Livros Distribuídos No Mundo

Carta de Sankirtana

14

Novembro 2012

Page 15: 42. CS Novembro 2012

Passatempos de Sankirtana

Todas as glórias a Srila Prabhupada!Eu estava em casa cantando japa e já tinha há al-gum tempo um desejo de pregar a consciência de Krsna. Falar esse conhecimento as pessoas. Pensei em conhecidos que talvez quisessem ouvir, mas ninguém estava interessado. Eu estava ansioso em falar de Krishna, cantando as 16 voltas de japa recomendadas por Srila Prabhupada. Havia lido e relido o Gita e outros livros devocionais. Então lembrei-me do sankirtana. Das histórias que meu pai Yaduvansa das contava sobre o seu tempo de sankirtaneiro e como em um dia de maratona che-gou a distribuir 610 livros, onde os 6 últimos foram distribuídos em um prostíbulo, entre outros passa-tempos. Pensei seriamente sobre o assunto e decidi ir a rua ao sankirtana.

Em nossa casa havia quatro livros pequenos. Dois novos e dois bem desgastados. Coloquei os livros dentro de uma sacola e, inspirado em grandes sankirtaneiros do passado como Mantra Murti devi dasi, Advaita das, Haricakra das, Yamunacarya das, Atmarama das e tantos outros, fui à praia. Disse a meu pai que iria fazer sankirtana, perguntei como me dirigir às pessoas e como é o mantra e ele me deu alguns toques.

Chegando lá tomei um bom banho de praia, ter-minei a minha japa e orei ao senhor Nrsimhadeva, Prabhupada, Krishna e a outros devotos, expan-sões e encarnações de Krishna. Na hora de co-meçar eu estava naquela mental, o falso ego não queria deixar que eu me aproximasse das pessoas. Sentia aquele frio na barriga e a mente queria ir para a casa.

Mesmo assim comecei. Aproximei-me de uma mulher, conversei com ela. Ela era crente e disse não acreditar em Deus morto. Tomei aquele im-pacto e pensei “poxa a primeira pessoa fala isso”. Mas continuei meu trabalho. Parava um cidadão aqui, parava outro ali. Dez minutos depois encon-trei um karmi que levou um livro, perguntou algu-

mas coisas e onde era o templo e logo em seguida outro karmi levou um livro. No mundo material você deseja algo e quando obtêm se frusta. Não sente a felicidade que imaginava sentir. Comigo foi o oposto. Eu fui ao sankirtana, mas não imagi-nava que sentiria tanta felicidade, pois o sankirtana foi um néctar. Com uma hora de sankirtana fui para a casa em êxtase, sentia um prazer que nada mate-rial tinha me proporcionado. Fiquei leve, satisfeito, bem aventurado e entusiasmado com esse serviço. Contei ao meu pai sobre a experiência. Ele ficou muito feliz. Disse que pegaria livros com a BBT para que eu fizesse mais sankirtana e que quando pudesse iria comigo.

Mais tarde nos conectamos com os devotos de João Pessoa, conseguimos alguns livros e eu fui à Rodo-viária, ao shopping e novamente à praia divulgar a consciência de Krsna. No dia de finados fui ao cemitério. Neste dia a realização foi muito forte.Em uma hora e meia eu havia distribuído um livro e vendido três incensos. Os católicos e a missa que se realizava de frente ao cemitério dificultavam muito o meu trabalho, quase todo mundo era ca-tólico e o sol escaldante de João Pessoa aumenta-va cada vez mais. As 11 horas da manhã parei em uma sombra e meio triste falei: “Krishna, não vai sair nenhum livro?” Pensei em ir a rodoviária, tal-vez lá saíssem mais livros. Mas lembrei que antes de sair de casa orei a Krishna repetindo palavras de Prabhupada. “Faça-me dançar, faça me dan-çar, faça me dançar.” Nesse momento percebi que o meu sankirtana era um sucesso, pois eu estava dançando para lá e para cá conforme o desejo de Krishna, eu era exatamente como uma marionete nas mãos de Krishna. Com grande alegria voltei ao trabalho, estava tranquilo e entusiasmado. Pre-guei para a mente “O resultado quem dá é Krish-na, devo simplesmente cumprir meu dever. “

Ao meio-dia sentei em um pequeno morro debai-xo de uma árvore, cantei uma volta de japa, bebi água e descansei. Olhando para o cemitério pude

Carta de Sankirtana

15

Novembro 2012

Minhas experiências de Sankirtana

Page 16: 42. CS Novembro 2012

Passatempos de SankirtanaCarta de Sankirtana

16

Novembro 2012

ver o que é esse mundo material. As pessoas

com uma identificação corpórea muito for-

te, umas se lamentavam, outras choravam

e faziam aquele drama diante dos túmulos.

Os religiosos, que se dizem pessoas de co-

nhecimento, em total ignorância também

choravam, lamentavam-se e saiam cabisbai-

xos e tristes.

Eu estava com o livro Além do nascimento e

da morte que começa com o seguinte verso:

“Ó descendente de Bharata, aquele que ha-

bita o corpo é eterno e não pode jamais ser

morto. Portanto não precisas te lamentar

por nenhuma criatura”. Livro ideal para o

momento. Mas as pessoas só estavam inte-

ressadas em se lamentar, chorar e ficar tris-

tes. Então falei: “Que mundo é este em que

estou?”

Mais tarde quando não tinha quase

ninguém no cemitério fui à rodo-

viária. Lá chegando em menos

de duas horas distribui muitos livros e vi que não adiantava fi-car ansioso para obter um bom resultado, pois ele quem dá é Krishna.

Esse sankirtana foi nectáreo!

Hoje eu distribui livros na rodoviária, no

shopping, na praia e também aos professo-

res do meu colégio.

Meu pai é autônomo. Vende balas nos ôni-

bus e na semana passada começou a fazer

sankirtana de ônibus, revivendo os velhos

tempos de sankirtaneiro.

Tenho 17 anos. Moro em João Pessoa com

minha família. Estudo, trabalho e isso re-

quer muito tempo, mas sempre que posso

vou as ruas. Pretendemos futuramente for-

mar um grupo de sankirtana. Todos os devo-

tos de João Pessoa estão se esforçando mui-

to para que com as bênçãos de Krishna seja

aberto um centro cultural e posteriormente

um templo. Inclusive já há deidades para se-

rem instaladas. Fico por aqui e nos desejem

boa sorte.

Que a consciência de Krsna seja divulga-

da em todo o mundo através dos livros de

nosso mestre espiritual eterno Srila Prabhu-

pada. Que ele sempre nos abençoe com seu

conhecimento transcendental.

Maratona de Dezembro 2012 ki jay!

Krishna Gopal Carneiro João Pessoa

Page 17: 42. CS Novembro 2012

Hare Krishna, Prabhus, Por favor, aceitem minhas humildes reverências.

Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Nós temos algumas competições tendo lugar.

Nova Delhi tem sido número um no mundo pelos últ-mos SEIS anos, mas com este de Boletim de Outubro nós achamos que Nova Delhi vai ficar atrás de Mayapur Dhama por mais de 160.000 pontos! Todavia, Nova De-lhi ficou sabendo que está atrás, assim, vamos ver o que acontece.

Então, há a competição entre Estados Unidos e Rússia (isto está ainda acontecendo, mas agora é um compe-tição espiritual, que pode dar muito prazer a Krishna). Por muitos anos até agora, Estados Unidos tem estado na frente ao longo de todo o ano, até dezembro, mas então a Rússia ultrapassa e ganha a competição transcendental. Todo ano ela fica próxima e este ano não é exceção. Esta-dos Unidos está agora 11.000 pontos à frente da Rússia, assim, vamos ver o que acontece.

No final de janeiro nós veremos os resultados publicados em nosso boletim.

Seu servoVijaya Das

Carta de Sankirtana

17

Novembro 2012

Page 18: 42. CS Novembro 2012

Janardan das é natural do

Perú, e residiu em México

muitos anos, onde se dedicou

à distribuição de livros de

Srila Prabhupada.

Carta de Sankirtana: O que é sankirtana? Como está conectado

com a distribuição de livros?

Janardan das: Sankirtana é seguir a missão de Srila Prabhupada

de dar o cantar dos santos nomes de Krishna em todo lugar.

Através do sankirtana podemos associar-nos com os devotos, e

dessa manera contagiar-nos dessa bem-aventurança transcen-

dental que Sri Caitanya Mahaprabhu entrega sem limites.

A distribuição de livros de Srila Prabhupada é entregar esta

mensagem em toda cidade, vila e aldeia, e agora estamos aqui,

no Perú, reunidos para poder cumprir esta missão.

Carta de Sankirtana: Poderia contar-nos sobre sua experiência

em sankirtana?

Janardan das: Agora que me encontro no Perú distribuindo li-

vros e participando de reuniões acerca de planos para expandir

este movimento através do sankirtana, agradeço a associação

de Caitanya Candra das, Mahajana das, Rupa Gosai das, Raga-

nuga das, Astavarga das, Advaita Thakur das, Vamsi Govinda

das, Ananda Maya das e muitos devotos mais, pois estar com

eles é minha melhor experiência para poder continuar apren-

dendo sobre cada um deles.

No ano 1999 eu ainda estudava, e via os devotos do templo

dedicar suas vidas ao sankirtana. Mais tarde, no 2000, fui morar

no templo, embora continuasse estudando e, assim, começaram

minhas primeiras saídas a sankirtana. Eram poucas, pois tinha

que estudar e ficava difícil para mim. Eu pensava num dia fu-

turo, quando tivesse mais tempo, que eu poderia ajudar mais.

Então os devotos me contagiaram com seu entusiasmo, sua de-

terminação, e sua misericórdia para distribuir livros.

Novembro 2012Carta de Sankirtana

18

Page 19: 42. CS Novembro 2012

Carta de Sankirtana: Poderia contar-nos 3 com-

preensões que tenha vivido através da distri-

buição de livros?

Janardan das: Cada saída a sankirtana é uma

nova aventura, e em cada uma delas encontro

realizações.

Uma vez, em maio de 2008, viajamos para

Guadalajara (México) numa van cheia de li-

vros. Lembro-me que o entusiasmo era tão

grande que não tínhamos horário: podiamos

ficar o dia inteiro distribuindo livros. Éramos

4 companheiros e, entre todos, distribuíamos

uns 800 livros por dia.

Um dos devotos dizia cada dia: “Hoje começa

a maratona”, e assim é como eu penso, cada

dia que saio a sankirtana é como se fosse o co-

meço, e não devemos pensar que por estar tan-

tos anos saindo que já é suficiente e podemos

parar.

Três dias atrás Advaita Thakur e eu estivemos

em Huanuco, distribuindo livros na Universi-

dade. No Perú, os jovens costumam utilizar as

faculdades para divulgar as idéias revolucio-

nárias. Um estudante se aproximou de mim e

me perguntou: “Por que você veio até aqui com

estes livros? Aqui nós não procuramos ajudar

à sociedade... para isso devems mudar o siste-

ma atual. Diga-me, algum dos seus livros fala

sobre a revolução?”. Eu respondi que sim e lhe

entreguei um livro. Após tocar o livro, ele per-

guntou imediatamente: “Qual o preço?”. Ele

comprou o livro e foi embora.

Este movimento é assim: bênçãos para toda a

humanidade.

Carta de Sankirtana: Qual sua fonte de inspira-

ção para realizar sankirtana?

Janardana das: Participar destas reuniões,

aqui no Perú, e ver tantos devotos que me ins-

piram. Apenas por escutá-los, posso compre-

ender que não há nada melhor que ser servo

dos devotos de Krishna.

Carta de Sankirtana: Qual conselho enviaria a

alguém que quer começar a distribuir livros?

Janardana das: Apenas se associem com os

devotos, e eles lhes contagiarão. Da mesma

forma que Mahajan das nos contava que o

sankirtana é uma coisa que está no nosso san-

gue, não há limites para esta missão da pro-

pagação da consciência de Krishna: apenas se

deixem levar.

Novembro 2012Carta de Sankirtana

19

Page 20: 42. CS Novembro 2012

Novembro 2012Carta de Sankirtana

20

Page 21: 42. CS Novembro 2012

Novembro 2012Carta de Sankirtana

21

Page 22: 42. CS Novembro 2012

Novembro 2012Carta de Sankirtana

22

Page 23: 42. CS Novembro 2012

Carta de Sankirtana

23

Faca seu pedido!,

BBT, na tentativa de se aproximar dos devotos e facilitar a sua pregação e distribuição de livros, criou uma série de depósitos na maioria das grandes cidades do Brasil. Um número grande de devotos se ofereceram para fazer este serviço tão importante como o de representantes da BBT.

Fortaleza - Balarama [email protected]

Campina Grande - Rama Carita das(83) 8892 [email protected]

Olinda - Sri Vatsa devi dasi(81) 3439 5421/ 3053 [email protected]

Salvador - Krishna Yoga devi dasi(71) 3247 [email protected]

Belém - Bk. [email protected]

Belém - Isvari devi dasi (91) 8874 4396

Nova Gokula - Ekamurti devi dasi

Uberaba - Yadunatha das(34) 3312 8182/ 9192 2878

[email protected]

Rio de Janeiro - Jagadish das(21) 9897 1247/ 8557 3837

[email protected]

Porto Alegre - Mathuranatha das(51) 3443 6182

[email protected]

Porto Alegre - Caitanya Candra das(51) 4063 9396/ 9663 2298

BBT Brasil - Nanda Kumara das(11) 2143 2116

[email protected]

Ubatuba - Uddhava das(12) 3833 5687

BBT agora tem representantes nestas cidades. Se você quiser comprar livros, entre em contato com eles. Se você não mora perto de um representante e quer distribuir livros, entre em contato com BBT Brasil.

E se a sua cidade tem uma congregação interessada em ter livros, e acha que deve-ria haver um representante da BBT para facilitar a distribuição de livros, também entre em contato com BBT Brasil.

Já enviou seus resultados de Sankirtana ?

P a r t i c i p eenvie-nos seu resultado de distribuição,passatempos, hitstórias e realizações

escreva-nos no endereço:[email protected]

*Lembre-se das datas limites para a publicação resultados é até o dia 5 do mês seguinte passatempos, histórias e realizações até o último dia do mês.