3ª unidade placa mãe

21
PLACA-MÃE Também conhecida como "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador. INTRODUÇÃO

Upload: cleiton-cunha

Post on 01-Jun-2015

917 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

Também conhecida como "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador.

INTRODUÇÃO

Page 2: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

HISTÓRIA

A primeira placa-mãe apareceu em um computador da IBM em 1982. O design que a IBM criou ainda é o que vemos nas placas mãe de hoje em dia – um número de portas e slots feitos para diferentes tipos de hardwares. Esse design mais tarde foi usado pela Apple no seu computador Apple II. O Apple II foi um que inovou quando o assunto era adicionar novos periféricos no computador com maior facilidade, e com isso o mercado de peças de computador foi aberto e assim podemos ter toda essa variedade nos dias de hoje.

Page 3: 3ª Unidade Placa Mãe
Page 4: 3ª Unidade Placa Mãe

Placa mãe

Page 5: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

CONTROLADORES

On-board: como o próprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa mãe, funcionando em sincronia e usando capacidade do processador e memória RAM quando se trata de vídeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preço das placas ou componentes, mas em caso de defeito o dispositivo não será recuperável, como normalmente as placas vem com slots disponíveis a solução seria a substituição por uma placa.

Page 6: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

CONTROLADORES

Off-board: são os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa mãe e por isso, são separados, tendo sua própria forma de trabalhar e não usando o processador, geralmente, quando vídeo, som, modem ou rede, o dispositivo é "ligado" a placa-mãe usando os slots de expansão para isso, têm um preço mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente o contrário em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento é realizado pelo próprio chipset encontrado na placa do dispositivo.

Page 7: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

CONTROLADORES

ON-BOARDOFF-BOARD

Page 8: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

MODELOS

AT AT é a sigla para Advanced Tecnology.Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.

Page 9: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

AT

Page 10: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

MODELOS

ATX ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior. Atualmente a maioria dos computadores novos vêm baseados neste padrão. Quanto à fonte de alimentação, encontramos melhoras significativas. A começar pelo conector de energia ligado à placa-mãe. Ao contrário do padrão AT, não é possível encaixar o plug de forma invertida. Cada orifício do conector possui um formato, que dificulta o encaixe errado.

Page 11: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

ATX

Page 12: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

COMPONENTES

Existem alguns componentes que são extremamente importantes e que não mudam, quer dizer que em qualquer placa-mãe esses componentes estarão presentes, são eles:

Soquete para o processador; Slots; Conectores; BIOS, CMOS; Bateria; CHIPSET (Norte e Sul).

Vamos explicar cada um desses componentes, função, importância.

Page 13: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

SOQUETE

O processador fica encaixado no soquete devendo observar que uma placa-mãe não aceita qualquer tipo de processador, pois é desenvolvida para soquetes específicos. Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo, ou o barramento da ponte norte. Assim sendo, a placa-mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores.

Page 14: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

SOQUETE

INTEL LGA 775 AMD AM3+

Page 15: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

SLOTS

Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as do seus respectivos barramentos. Nas placas-mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (memória, vídeo, som, modem e rede por exemplo).Alguns exemplos de slots: ISA, PCI, AGP, PCI Express.

Page 16: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

SLOTS

Memória

Pci-Express

AGP

PCI & ISA

Page 17: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

CONECTORES

Um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre uma porta de saída de um determinado equipamento e a porta de entrada de outro (por exemplo, entre um computador e um periférico). Exemplos de conectores:

Conector IDE - Usado para conectar HDs, Drives CD/DVD; Conector SATA - Usado para conectar HDs, Drives CD/DVD; Conector PS2; - Usado para conectar Mouses e Teclados; Porta Paralela - Usada para conectar impressoras antigas; Conector USB – Conector universal; Firewire – Parecido com o conector USB e é bem mais rápido que o USB 2.0.

Page 18: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

CONECTORES

PS2 FIREWIRE USB

PARALELA SATA IDE

Page 19: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

CMOS

Page 20: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

BATERIA

Com as mudanças que ocorreram na estrutura das placas-mãe, a memória utilizada para salvar os dados de inicialização e BIOS deixou de ser volátil. Assim, as informações já não seriam mais perdidas, mesmo que houvesse falhas na alimentação de energia. As baterias passaram, então, a ser parte integrante do sistema RTC (Real Time Clock ou relógio em tempo real, em português). Dessa forma, a bateria de lítio acoplada à placa-mãe passa a ser responsável apenas pela manutenção da energia elétrica do relógio interno. Logo, caso a pilha seja descarregada, o computador não sofre grandes perdas de dados.

Page 21: 3ª Unidade Placa Mãe

PLACA-MÃE

BATERIA