3612-128844.doc

22
7/25/2019 3612-128844.doc http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 1/22 Descrição técnica I: estilo, arquitectura, estrutura e equipamentos exteriores O estilo Durante a fase de estudo do 307, o caderno de encargos previa uma composição de gama com modelos complementares mas de carácter distinto dos derivados tradicionais. Tal como acontece com a berlina, as palavras-chave do primeiro proecto destas evoluç!es retomam as ideias de espaço, de luminosidade e de visibilidade, aos "uais se unta uma noção de #ltima geração $ %volume la&er' $ no "uadro de um conceito vincado e original. ( ar"uitectura inovadora da berlina evidencia á um estilo in)dito "ue permite esboços espont*neos de outras silhuetas, sem preu+&o de uma face dianteira bem identificada com a arca, resultante do seu olhar felino e de uma implantação personali&ada das várias funç!es. s modelos de alão, tal como o /rom)th)e com tecto em vidro e, mais tarde, o am)l)o e o 307 1, viatura muito pr2 ima da s)rie, demonstraram claramente as orientaç!es de estilo e de ar"uitectura "ue marcaram a berlina e, em seguida, a sua primeira evolução4 o 307 1. urgem, assim, como denominadores comuns, a força, a pot5ncia e a eleg*ncia. 6ste novo ve+culo pretende ser ainda mais acolhedor, com uma distância entre eixos superior em 100 mm 8,79 m: ; da berlina. espaço traseiro beneficia plenamente destes 900 mm suplementares, inteligentemente repartidos no sentido de aumentar o conforto dos 3 lugares traseiros independentes e tornar poss+vel a implantação de uma terceira fila de bancos, com dois lugares tamb)m separados. vão dianteiro ) integralmente mantido e o vão traseiro aumenta em 11,7 cm . <raças ; evolução da dist*ncia entre ei os, o comprimento total passa para 4,4 m . Deste modo, as proporç!es do ve+culo mant)m-se naturalmente e"uilibradas, contribuindo favoravelmente para uma percepção de eleg*ncia pouco usual neste tipo de carroçaria. IOC.COM.01.02a

Upload: fcbrant

Post on 27-Feb-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 1/22

Descrição técnica I: estilo, arquitectura,estrutura e equipamentos exteriores

O estilo

Durante a fase de estudo do 307, o caderno de encargos previa umacomposição de gama com modelos complementares mas de carácterdistinto dos derivados tradicionais. Tal como acontece com a berlina, aspalavras-chave do primeiro pro ecto destas evoluç!es retomam as ideias deespaço, de luminosidade e de visibilidade, aos "uais se unta uma noção de#ltima geração $ %volume la&er' $ no "uadro de um conceito vincado eoriginal.

( ar"uitectura inovadora da berlina evidencia á um estilo in)dito "uepermite esboços espont*neos de outras silhuetas, sem pre u+&o de uma facedianteira bem identificada com a arca, resultante do seu olhar felino e deuma implantação personali&ada das várias funç!es.

s modelos de alão, tal como o /rom)th)e com tecto em vidro e, maistarde, o am)l)o e o 307 1, viatura muito pr2 ima da s)rie,demonstraram claramente as orientaç!es de estilo e de ar"uitectura "uemarcaram a berlina e, em seguida, a sua primeira evolução4 o 307 1.

urgem, assim, como denominadores comuns, a força, a pot5ncia e aeleg*ncia.

6ste novo ve+culo pretende ser ainda mais acolhedor, com uma distânciaentre eixos superior em 100 mm 8,79 m: ; da berlina. espaço

traseiro beneficia plenamente destes 900 mm suplementares,inteligentemente repartidos no sentido de aumentar o conforto dos 3lugares traseiros independentes e tornar poss+vel a implantação de umaterceira fila de bancos, com dois lugares tamb)m separados.

vão dianteiro ) integralmente mantido e o vão traseiro aumenta em11,7 cm . <raças ; evolução da dist*ncia entre ei os, o comprimentototal passa para 4,4 m . Deste modo, as proporç!es do ve+culo mant)m-senaturalmente e"uilibradas, contribuindo favoravelmente para umapercepção de eleg*ncia pouco usual neste tipo de carroçaria.

IOC.COM.01.02a

Page 2: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 2/22

( adopção de um te adilho panor*mico em vidro, no prolongamento doimenso pára-brisas, confere dinamismo e modernismo ; viatura, sugerindoainda luminosidade no interior do ve+culo e visibilidade oferecida aospassageiros. 6sta superf+cie vidrada superior, ligeiramente abaulada,continua at) ao n+vel mais recuado das portas traseiras.

De cada lado deste te adilho transparente, encontramos barras longitudinaisde aspecto cromado acetinado, "ue apresentam uma forma seminterrupção. ( sua &ona dianteira nasce directamente no vidro, terminando

atrás na vertical dos montantes laterais traseiros.(s linhas com origem na face dianteira do ve+culo, elegantementetransmitidas pelo capot e pelos guarda-lamas, evoluem em curvas graciosasat) aos montantes do pára-brisas e ;s ilhargas da carroçaria, estendendo-se at) ; &ona posterior do autom2vel. (s portas laterais traseiras foramredesenhadas e reposicionadas no espaço, por forma a oferecerem umamaior habitabilidade e facilitarem o acesso aos lugares de trás. Tal comoacontece com as barras de te adilho, os punhos das portas t5m umaapresentação em cromado acetinado.

s vidros laterais, pela sua forma e dimensão, contribuem para a delicade&ados flancos da viatura. /ossibilitam a entrada da lu& e permitem aosocupantes observarem confortavelmente o e terior. s montantes laterais,pouco espessos e pintados de preto, contribuem para a sensação decontinuidade da superf+cie vidrada, ao mesmo tempo "ue facilitam a visãoperif)rica do condutor.

espaço e a luminosidade encontram-se tamb)m no desenho da traseirado ve+culo, a "ual contribui para a impressão de largura do habitáculo. 2culo traseiro ) voluntariamente abaulado, com benef+cio para ahabitabilidade.

s farolins traseiros, com uma forma geral muito vertical, apresentam umtratamento simultaneamente t)cnico, graças ao desenho geom)tricoaparente das diferentes funç!es, e estil+stico, assegurando uma funçãoest)tica entre a &ona inferior do 2culo traseiro e o pára-cho"ues. ( terceiralu& de stop, "ue integra o in ector do lava-vidros, está locali&ada numdispositivo aerodin*mico situado na parte superior do vidro.

IOC.COM.01.02a 2

Page 3: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 3/22

=a parte inferior da traseira, o pára-cho"ues ) pintado na cor da carroçaria,tal como acontece, aliás, com o seu hom2logo dianteiro. Delimita um limiarde entrada no compartimento de bagagens "ue ) protegido, no e terior, porum friso plástico de cor escura e, no interior, por uma guarnição em açoino idável.

> semelhança da berlina, da "ual deriva directamente, o interior do 307 1foi concebido e reali&ado por forma a reforçar esteticamente a impressão deespaço. habitáculo ) luminoso, com um pára-brisas avançado e um painel

de bordo profundo oferecendo, desde logo, um vasto espaço paracolocação de ob ectos:, um posto de condução ergon2mico e s2brio e umafachada central de estilo puro e rigoroso.

desenho do interior ) flu+do e liberta uma vincada eleg*ncia, graças aoe"uil+brio geral dos volumes e ao revestimento utili&ado. De facto, orevestimento dos bancos, todos individuais, e a forma e revestimento dospain)is laterais, criam com o painel de bordo um movimento homog)neoem torno do habitáculo. Toda a parte superior deste, incluindo a cortina deocultação do te adilho panor*mico, ) tratada com um tecido cin&ento claro"ue garante uma agradável luminosidade, mesmo em posição fechada.

omo complemento do bem estar a bordo do 307 1, as mesasescamoteáveis nas costas dos bancos da frente e um cárter do encosto dobanco central dotado com encai es para utili&aç!es espec+ficas e pe"uenosespaços para arrumaç!es, contribuem para o conforto de utili&ação desteve+culo de interior transformável. ?inalmente, as pegas de apoio dospassageiros sentados na terceira fila de bancos foram implantadas norevestimento anterior das cavas das rodas traseiras.

307 1 ) proposto em tre&e cores de carroçaria, entre as "uais duasnovas cores e clusivas4 o verde @daho e o cin&ento Dolomite. ombinandocom esta gama de cores e tendo em conta o contributo luminoso dote adilho panor*mico ocultável, e istem tr5s propostas distintas em termosde ambientes interiores4 Adre, obalte ou Titane. 6stes ambientesresultam da associação do revestimento dos bancos com diferentes cores dopainel de bordo e dos pain)is de porta.

IOC.COM.01.02a 3

Page 4: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 4/22

! arquitectura

Bançada no segmento 9 com a berlina 307, em (bril de 8009, a maisrecente plataforma do <rupo / ( /eugeot itroCn foi concebida parapermitir m#ltiplas vers!es. om um aumento de 90 cm na dist*ncia entreei os e um acr)scimo de 98 cm no vão traseiro, esta plataforma dá origema uma primeira evolução, o 307 1, um ve+culo de la&er.

/ara corresponder a um caderno de encargos inovador relativamente ao deum %derivado longo' clássico, o 307 1 e ibe um te adilho em vidrotransparente, mas ocultável, e apresenta um habitáculo pensado paraacolher at) sete passageiros.

om um comprimento total de 4,4 m e uma distância entre eixos de,71 m , o 307 1 mant)m toda a ar"uitectura dianteira da berlina. (

estrutura utili&a o bloco dianteiro, a carroçaria, a antepara dianteira e otablier, o piso dianteiro, as portas dianteiras e o pára-brisas.

( mec*nica conserva os grupos moto-propulsores transversais e os trens

rolantes da berlina, sendo estes #ltimos adaptados ;s novas cargas, demodo a preservar as "ualidades de comportamento em estrada e deconforto. ( implantação dos diferentes 2rgãos permitiu organi&ar umahabitabilidade para cinco passageiros e, se necessário, para dois outros emterceira fila. Todos os passageiros disp!em de um banco individual. volante da direcção ) regulável em altura e em profundidade num curso de

0 mm.

( parte vidrada do te adilho prolonga-se at) ; vertical da segunda fila debancos. Trata de um vidro laminado e colado na estrutura. om umasuperf+cie de 1,"" m , surge como um complemento ao pára-brisas 9,EF

m8:, elevando a super#$cie total vidrada para %,"4 m e oferecendo atodos os passageiros uma vasta e alta abertura panor*mica para o e terior.

( unidade traseira apresenta um piso inteiramente redesenhado, em degrauligeiro, "ue pode receber, graças a fi aç!es integradas, at) cinco bancosseparados, dobráveis e desmontáveis. s tr5s bancos da segunda filapossuem calhas "ue permitem uma regulação longitudinal, podendo ainclinação do seu encosto ser a ustada.

IOC.COM.01.02a 4

Page 5: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 5/22

Gual"uer dos sete lu&ares recebe um cinto de segurança com enrolador etr5s pontos de fi ação. 307 1 ) tamb)m e"uipado com dois airbagsfrontais adaptativos da #ltima geração, dois airbags laterais ao n+vel doslugares da frente, para protecção do t2ra , e dois airbags do tipo %cortina',para protecção da cabeça dos passageiros da frente e de trás. =umerosos% paddings» completam estes dispositivos de protecção, aos "uais se untamuma coluna de direcção retractável em 0 mm e um apoio de p) %activo'.

( e emplo do seu irmão mais velho, o 307 1 resiste aos testes maise igentes 6HI = (/:, en"uanto a concepção das &onas e postas aoscho"ues de menor import*ncia inferiores a 9 JmKh: assegura uma fácilreparação.

IOC.COM.01.02a 5

Page 6: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 6/22

! estrutura

( estrutura monoco"ue em aço do 307 1 retoma numerosos elementos daberlina4 em termos de peso, o rendimento de cada elemento constitutivotem em conta a respectiva função.

/ara permitir um desenho rigoroso de cada peça, a espessura das chapasvaria entre 0,F e E mm, "uer se trate de chapa em aço, de chapa em aço deelevado limite elástico ou de chapa de alum+nio, no caso do capot do motor.

( utili&ação de materiais plásticos nos guarda-lamas dianteiros, nos pára-cho"ues, na grelha e nos vidros dos far2is tem tamb)m repercuss!esimportantes em termos de redução de peso e de custo de reparação.

> frente, esta estrutura ) constitu+da por uma "uadro "ue delimita ocompartimento do motor. 6ste ) constitu+do por uma viga de pára-cho"uesem chapa de elevado limite elástico, duas longarinas e"uipadas comabsorvedores de energia, reforços repartidores dos esforços e um tablier"ue integra numerosas travessas destinadas a proteger o habitáculo atrav)sda dispersão das forças no caso de uma colisão frontal violenta. Hm berço

mec*nico contribui para o encaminhamento dos esforços para &onasprevistas para resistirem ;s agress!es.

=a parte inferior do habitáculo e ao longo de todo o comprimento do piso,uma verdadeira rede de travessas e pe"uenas longarinas reforça o t#nelcentral e forma escoras com as longarinas laterais.

(s ilhargas monopeça da carroçaria são reforçadas e ligadas entre si pelastravessas do painel de bordo, da antepara anterior, do pára-brisas e,finalmente, do te adilho, para trás da &ona vidrada, at) atingirem a áreaenvolvente da porta traseira, tamb)m ela fortemente reforçada.

( parte inferior traseira do 307 1 integra um piso espec+fico "ue recebe&onas reforçadas para as fi aç!es do trem traseiro e "uatro travessas desuporte das fi aç!es dos bancos das filas dois e tr5s. /e"uenas longarinasredimensionadas dão rigide& ao con unto, at) ; &ona posterior do piso decarga.

IOC.COM.01.02a 6

Page 7: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 7/22

erca de uma centena de peças espec+ficas em chapa reparte-se entre aparte inferior traseira, as ilhargas da carroçaria e o te adilho. ais de L Mdo peso das chapas de aço empregues no con unto da estrutura sãoprotegidas nas suas duas faces por electro-&incagem ou galvani&ação.

peso da carroçaria nua, com as suas portas F7,8 Jg: mas sem oselementos em vidro, como ) o caso do te adilho 9N, Jg:, ) de "' (& , o"ue corresponde a cerca de N Jg mais do "ue na berlina de tr5s portas. valor da torsão calculado sob uma força de 900 mKda= aplicada nos ei os )

de 0,L mrd.

IOC.COM.01.02a 7

Page 8: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 8/22

Os equipamentos exteriores espec$#icos

s e"uipamentos e teriores do 307 1 contribuem para a eleg*ncia da sualinha, valori&ando o estilo, sublinhando a vocação %la&er' e acentuandouma identificação clara com a arca /eugeot.

As barras de tejadilho

?a&em parte da dotação de base do 307 1 e integram-se no estilo dove+culo. 6las correm ao longo da carroçaria durante "uase 1,7% m . adauma delas ) composta por um tubo de alum+nio fi o em dois apoios em /OTcarregado a E0M de fibra de vidro, com uma dupla fi ação para garantiruma maior resist5ncia mec*nica.

om barras transversais, dispon+veis como acess2rios, estas barras podemsuportar at) 900 Jg. (presentam marcas gravadas para indicar oposicionamento correcto das barras complementares, as "uais sãoe"uipadas com um fecho anti-roubo acompanhado por uma chave

ade"uada.

O pára-choques traseiro

pára-cho"ues dianteiro do 307 1 ) id5ntico ao da berlina, mas otraseiro ) espec+fico, em termos de desenho e de funcionalidades. s frisosde protecção dianteiro e traseiro, bem como as protecç!es laterais, sãolacados e da mesma cor da carroçaria, o "ue confere ao 307 1 umaconotação simultaneamente din*mica e topo de gama. s frisos deprotecção podem, no entanto, ser encomendados numa cor preta

granulada, sem suplemento de preço. desenho do pára-cho"ues posterior contribui para uma boa acessibilidade

ao volume traseiro do 307 1, com um limiar de carga tão bai o "uantoposs+vel. Hma &ona de apoio de cor negra granulada evita os riscos na partepintada na cor da carroçaria, ao longo de toda a abertura da mala.

Hm reforço, "ue efectua o travamento entre a viga da estrutura e a soleira,permite uma carga nesta &ona at) N0 Jg.

IOC.COM.01.02a 8

Page 9: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 9/22

pára-cho"ues ) mantido atrav)s de fi aç!es laterais, de um suportecentral e de fi aç!es sob os farolins, integrando dois absorvedoresdestinados a limitar as deterioraç!es e, conse"uentemente, os custos dereparação, na se"u5ncia de colis!es urbanas ou de estacionamento

(llian&:.

Hma tampa situada por bai o da saia dissimula um dispositivo destinado aser utili&ado, em caso de necessidade, para a montagem do anel derebo"ue.

O sistema de ajuda ao estacionamento (opcional)

ensores integrados no pára-cho"ues traseiro encontram-se ligados a umsistema de a uda ao estacionamento "ue analisa, "uando se engrena amarcha atrás, a dist*ncia entre o ve+culo e "ual"uer obstáculo. dispositivoemite uma sucessão de «bips» , cu a cad5ncia vai aumentando at) atingirum som cont+nuo, indicando "ue se torna necessário parar o movimento derecuo.

sistema comp!e-se de "uatro pe"uenos radares circulares, cu a vigil*ncia) optimi&ada para corresponder ;s variaç!es de altura da plataforma de umve+culo capa& de receber at) sete passageiros, sem, no entanto, tomar osolo como refer5ncia e divulgar uma informação errada.

A iluminação exterior

desenho dos far2is e dos farolins do 307 1 contribui para a assinaturada marca /eugeot.

De facto, os farolins traseiros do 307 1 evidenciam uma ligação vincadaaos da berlina. seu volume geral integra e acentua uma linha "ue nascenos guarda lamas dianteiros e sublinha, simultaneamente, a pure&a doestilo. aspecto cil+ndrico das diferentes funç!es foi conservado, ao mesmotempo "ue se verticali&ou o con unto das tr5s &onas vistas de trás. ( funçãoreflectora encontra-se integrada no c+rculo inferior.

/ara obter uma elevada "ualidade dos farolins, foi decidido escolhere"uipamentos estan"ues reali&ados numa mat)ria (O : carregada depolicarbonato, a "ual permite libertar a energia t)rmica produ&ida pelasl*mpadas de longa duração. 6m caso de necessidade, as l*mpadas podem

IOC.COM.01.02a 9

Page 10: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 10/22

ser trocadas desmontando o farolim de forma fácil, com recurso a umaferramenta simples, a chave de rodas...

A porta traseira e os seus equipamentos

Tal como acontece na berlina, a abertura da porta traseira ) feita atrav)s deum comando el)ctrico e a )a&a&eira #ec*a+se automaticamente "uandoo ve+culo atinge os 10 (m * , no sentido de proteger as bagagens "uando a

viatura se imobili&a, por e emplo, num semáforo. ( porta traseiradestranca-se automaticamente logo "ue uma das portas laterais se aaberta.

( tampa da mala integra na sua parte superior uma terceira lu& de stop, deformas oblongas e "ue ustamente toca a parte superior do dispositivoaerodin*mico. Trata-se de um farolim com "uatro l*mpadas, as "uaispodem ser facilmente trocadas. esguicho do lava vidros traseiro encontra-se dissimulado na parte central deste farolim, contribuindo para asobriedade e a apresentação da traseira do 307 1.

vasto 2culo traseiro, com uma superf+cie de 0,73N m8, ) reali&ado emvidro colorido na massa «athergreen 32» :, contribuindo para o estilodin*mico do 307 1, tanto visto de traseira, como de perfil. 6ste vidroespecial reforça tamb)m o conforto t)rmico, uma ve& "ue apresenta valoresde E0M para a transmissão luminosa e 8EM para a transmissão energ)tica

contra, respectivamente, 79M e E3M no caso do vidro colorido clássico:.s vidros laterais traseiros, bem como os das portas traseiras, podem

tamb)m beneficiar, em opção, deste tratamento.

O tejadilho panorâmico

/eça mestra do 307 1, o te adilho em vidro colorido, com uma superf+ciede 1,"" m , prolonga visualmente o enorme pára-brisas e provoca umacuriosidade "ue incita ; visita.

IOC.COM.01.02a 10

Page 11: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 11/22

Entre para ver...

Gual"uer "ue se a o lugar ocupado, o %impulso visual' "ue resulta dasuperf+cie transparente inspira uma sensação de espaço, de luminosidade ede liberdade. Todos os passageiros partilham a mesma contemplação daspaisagens e e perimentam o mesmo sentimento de evasão.

( superf+cie transparente foi optimi&ada no sentido do comprimento, desdea parte posterior das palas de sol at) ; vertical da segunda fila de bancos, o

mesmo acontecendo no sentido da largura, at) aos bordos das ilhargas dacarroçaria.

(trav)s de uma escolha criteriosa das cores e das caracter+sticas dascamadas e terior e interior do vidro, a transmissão térmica atrav)s dote adilho ) limitada a 1 - e a refle ão ener&ética a 4- . desenvolvimento cuidado desta escolha contribui para o conforto t)rmico dohabitáculo, mantendo, no entanto, - de transmissão luminosa ,garantia de uma boa luminosidade ambiente.

vidro integra tamb)m, na sua composição, duas pel+culas, as "uais,

inseridas entre as duas folhas do vidro, completam o elevado desempenhodeste te adilho transparente, tanto em termos de resist5ncia, como deac#stica.

=o entanto, o te adilho panor*mico pode ser ocultado por meio de umacortina eléctrica composto por tr5s peças "ue, em posição aberta, sere#nem na parte posterior do te adilho, sobre a terceira fila de bancos. (str5s partes da cortina correm em calhas de alum+nio e são reali&adas emmaterial plástico acompanhado de reforços metálicos. Tal como o con untodo te adilho, a cortina ) coberta por um tecido de aspecto jersey .

interruptor de comando da cortina do te adilho, situado na consola, atrásdo travão de mão, actua sobre um motor %discreto', colocada nae tremidade posterior do ve+culo, reali&ando-se a manobra de modose"uencial. ( operação dura cerca de 1% se&undos , e istindo um sistemade anti-aperto por variação do esforço "ue garante a segurança. (trav)s deum simples to"ue no botão, ) poss+vel interromper a operação para obteruma ocultação parcial.

IOC.COM.01.02a 11

Page 12: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 12/22

limati!ação de s"rie

6sta %abertura' para o c)u não penali&a o conforto t)rmico, uma ve& "ue"ual"uer das vers!es do 307 1 oferece aos seus utili&adores apossibilidade de a ustar a temperatura ambiente aos seus crit)rios deconforto, atrav)s de uma climati&ação manual ou automática, em funçãodas vers!es. ar ) enviado para o habitáculo por meio de "uatroventiladores frontais, "uatro sa+das de ar unto aos p)s dos passageiros da

frente e de trás e uma vasta sa+da de ar unto ; base do pára-brisas. 6 iste,ainda, um comando da climati&ação do porta-luvas "ue permite manterfrescas, por e emplo, bebidas.

conforto t)rmico a bordo ) acompanhado pelo bem estar complementar"ue resulta da presença de um filtro de p2len, associado ; climati&açãomanual, ou de um filtro de carvão activo, com a climati&ação automática, o"ual actua sobre alguns cheiros de hidrocarbonetos.

#isposiç$es m%ltiplas para usos &ariados' mesmo que

repentinamente necessários( capacidade de acolhimento do 307 1 vai de dois a sete lu&aresindividuais P 8 lugares:, todos de frente para a estrada e e"uipados comcintos de segurança de tr5s pontos de fi ação4

- dois lugares ; frente para o condutor e o passageiro,

- tr5s lugares individuais na segunda fila de bancos, ligeiramente maiselevados "ue os lugares dianteiros e "ue podem ser deslocados paraa terceira fila.

- dois lugares individuais opcionais ; unidade: colocados em terceirafila, em posição ligeiramente mais elevada "ue "ual"uer das filas ;sua frente.

onvivialidade, habitabilidade, conforto e modularidade, caracteri&am estemini-anfiteatro. =esta original sala de espectáculos são poss+veis 10.disposiç/es distintas

IOC.COM.01.02a 12

Page 13: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 13/22

Os lu ares da rente

s bancos dianteiros são id5nticos aos da berlina 307 de cinco portas,apresentando as mesmas funcionalidades4 regulação longitudinal numae tensão de 830 mm, inclinação dos encostos $ e"uipados com odispositivo de segurança «spinal care system» $, apoios de cabeçareguláveis, bolsas na parte posterior, apoios individuais de braço em posiçãocentral e, no caso do condutor, regulação activa em altura numa e tensãode 0 mm P 80 mm e $ 30mm:, obtida por um total de 9 acç!es de

%bombagem', o "ue permite escolher entre uma posição de condução dotipo berlina e uma atitude mais %dominadora' caracter+stica de ummonovolume, sem "ue se a afectado o espaço livre para a cabeça.

( particularidade dos bancos dianteiros do 307 1 reside, no entanto, napresença na parte posterior do encosto, de uma mesa do tipo %aviação',uma parte da "ual funciona como apoio para copos. 6sta mesa empolipropileno encontra-se fi ada de forma invis+vel sobre uma travessa emchapa "ue liga ; estrutura do banco. 6sta mesa escamoteável suporta nasua e tremidade cargas at) 3 Jg.

Os lu ares traseiros (se unda ila)

s lugares traseiros são constitu+dos por tr5s bancos individuais "ue podemdesli&ar, ser inclinados, dobrados, rebatidos, desmontados, colocados noutraposição, transportados...

Gual"uer destes bancos ) e"uipado com um apoio de cabeça escamoteável,do tipo %v+rgula' e disp!e de um sistema de travamento no piso "ue )adaptado ;s suas m#ltiplas funcionalidades e "ue alia segurança e fácilmanuseamento.

ada um dos apoios anteriores ) travado sobre um cilindro, en"uanto oscones em aço dos apoios traseiros se fi am graças a um sistema de esferas.6stas duas fi aç!es posteriores resistem a uma tracção de cerca de toneladas.

Os )ancos laterais apresentam uma largura de EF0 mm. Desli&am sobrecalhas com L0 mm de comprimento, podendo o movimento ser comandado; frente ou atrás do banco. 6ste duplo comando permite aos passageiros daterceira fila sair do ve+culo pelos seus pr2prios meios. comando traseiro

IOC.COM.01.02a 13

Page 14: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 14/22

torna-se tamb)m muito prático "uando, do e terior do ve+culo e atrav)s docompartimento de bagagens, se pretende aumentar o seu volume de carga.

s encostos são inclináveis de 90Q para trás com seis posiç!es entre os83Q e os 33Q: atrav)s de um comando suave e inteiramente rebat+veissobre o respectivo assento. 6sta função disp!e tamb)m de um comandoduplo, de modo a "ue um deles este a sempre ao alcance do utili&ador, "uereste se encontre no interior, "uer no e terior do ve+culo. (poiando-se noencosto rebatido, consegue-se o travamento deste, de modo a facilitar

outras manipulaç!es.6stes bancos podem ser rebatidos contra os encostos dos bancos dianteiros,permitindo libertar espaço para carga ou facilitar o acesso ou a sa+da doslugares posteriores. 6sta operação ) efectuada por meio de um comandometálico situado sob o banco, na parte posterior, e permite, depois de terrecuado ao má imo a posição do banco, destravar os cones de fi açãotraseiros para efectuar o seu rebatimento. e"uil+brio do con unto ) obtidoa F Q e a sua blocagem a N0Q.

/ara facilitar esta operação, foi desenvolvido um sistema de assist5ncia ao

rebatimento, composto por dois braços ligados por rolamentos, os "uais sãosolidários com uma barra na "ual se fi am duas molas de tracção.

Depois de rebatidos, os bancos podem ser desmontados para seremcolocados noutra posição do ve+culo ou, pontualmente, para ma imi&ar ovolume de carga. Dois comandos de cor vermelha, colocados na parte detrás do banco, permitem libertar as duas fi aç!es dianteiras, sendo o bancofacilmente transportável graças ; pega de transporte integrada. ( repartiçãodo peso foi e"uilibrada ao má imo para "ue o banco não to"ue nas pernasao ser transportado. ( manobra inversa ) tamb)m muito fácil, com umposicionamento natural e um travamento manual atrav)s dos comandosvermelhos, se se dese ar colocar o banco na posição rebatida. e forescolhida a posição normal, o basculamento do banco para trás asseguraautomaticamente o travamento do con unto.

ada um dos bancos laterais disp!e de encai es para o cinto de segurança,podendo ser montado indistintamente ; es"uerda ou ; direita.

=a aus5ncia do banco central, os bancos laterais podem ser deslocados parao ei o do ve+culo, partilhando as fi aç!es normalmente destinadas ao bancocentral.

IOC.COM.01.02a 14

Page 15: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 15/22

O )anco central oferece uma largura de E90 mm inferior em 0 mm ;dos bancos laterais:, propondo a mesma cinemática. /ode desli&ar ao longode 930 mm ou se a, mais E0 mm "ue no caso dos bancos laterais:.

( parte inferior do assento ) composta por uma estrutura r+gida empolipropileno carregado com um material ; base de borracha. ( escolhadesta liga de plástico permite simultaneamente uma moldagem comple a euma boa resposta, em termos de resist5ncia ; carga e de comportamentoface aos cho"ues.

Guando o encosto se encontra rebatido sobre o assento, passa a dispor-sede "uatro locali&aç!es para copos, dois porta-canetas com pinça deretenção e um espaço "ue pode acolher at) um (E. Hma divis2ria r+gida deretenção colocada a meia altura suporta os documentos "uando o encostose encontra em posição vertical. 6sta parede resiste at) 30 Jg de carga e aestrutura, propriamente dita, at) E0 Jg.

( modularidade permite tamb)m gerir o espaço em função de utili&aç!esocasionais. ( terceira fila pode acolher, tanto ; direita, como ; es"uerda,um dos bancos laterais da segunda fila em posição dobrada ou em posição

normal, para "ue uma pessoa com altura at) 9,F0 m possa via ar em boascondiç!es de conforto. banco central da segunda fila pode tamb)m ser a+ instalado e clusivamente do lado es"uerdo:.

6stas disposiç!es permitem, por e emplo, transportar con untamente váriospassageiros e alguns ob ectos longos ou, nas mesmas condiç!es, aproveitaro 9,93 m de altura central #til para a+ colocar um ob ecto alto.

Os lu ares da reta uarda

s cinco bancos do 307 1 podem ser completados por um ou dois lugaresna retaguarda. oncebidos para serem instalados, em e clusivo, na terceirafila, as suas fi aç!es são espec+ficas. s dois bancos comp!em-se de umaestrutura de EF0 mm de largura e altura optimi&ada, de modo a oferecerema melhor s+ntese entre o conforto do assento e a habitabilidade parapessoas de 9,70 m.

6stes bancos apresentam várias das funcionalidades dos bancos da segundafila4 inclinação do encosto com duas posiç!es, rebatimento do encosto sobreo assento, rebatimento total do banco e sua fi ação para preservar, nestecaso, um bom volume de carga. Tal como na segunda fila, o destravamento,

IOC.COM.01.02a 15

Page 16: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 16/22

desmontagem, montagem, transporte, etc..., são tamb)m efectuados com amaior simplicidade.

ada um destes bancos pode ser instalado indiferentemente ; es"uerda e ;direita, sendo e"uipado com um apoio de cabeça retráctil do tipo %v+rgula'e uma bolsa na parte posterior do encosto.

A se urança e os meios de retenção dos ocupantes do *+, .

s ocupantes dos lugares da frente beneficiam de todos os meios deretenção "ue contribu+ram para a reputação da berlina 3074 airba s#rontais adaptativos, com uma capacidade de F0 l para o condutor e de L0l para o passageiro. 6stes airbags são associados a cintos de segurança compr)-tensores pirot)cnicos e limitadores de esforço de bai a taragem E 0da=:, a airba s laterais de 1 l para o t2ra , a airba s « cortina paraa cabeça, a bancos munidos de um sistema anti %golpe de coelho' (Spinal Care System) , a uma coluna de direcção retractável ao longo de 0 mm, aocon unto de pedais de resist5ncia optimi&ada para limitar a intrusão e,conse"uentemente, os ferimentos:, ao apoio de p) do condutor, dito

%activo', "ue permite limitar os riscos de ferimentos no p) e na r2tula, aos paddings sob o painel de bordo e nos pain)is de porta, etc...

> semelhança do "ue acontece na berlina, a segurança dos passageiros detrás do 307 1 foi ob ecto de grandes cuidados. ada passageiro disp!e deum cinto de segurança com tr5s pontos de fi ação e, para preservar amodularidade, os cinco bancos integram duas das fi aç!es do cinto.

s passageiros laterais da segunda fila disp!em de airbags do tipo%cortina' "ue protegem as suas cabeças. s cintos de segurança t5mlimitador de esforço, en"uanto o passageiro central disp!e de um cinto desegurança fi ado na travessa posterior do te adilho. ( cinta desenrola-se,passa por uma guia anular no canto superior direito do banco e ancora emduas fi aç!es, de um lado e doutro do passageiro. 6sta reali&ação constituiuma novidade mundial para um ve+culo e"uipado com sete lugaresposs+veis.

Guando o lugar central está desocupado, a cinta ) recebida no enrolador dote adilho e as duas fi aç!es recolhem-se contra este, mantendo-se nessaposição atrav)s de um sistema de +man, por forma a não interferirem com avisão para a retaguarda.

IOC.COM.01.02a 16

Page 17: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 17/22

( segurança das crianças tamb)m não foi es"uecida e "ual"uer dos cincobancos traseiros pode receber um banco de criança. /or outro lado, os doisbancos laterais da segunda fila possuem fi aç!es para um banco de criança@sofi .

/m ambiente pensado em termos de er onomia e de &ida a bordo

0r onomia

aumento da dist*ncia entre ei os P 900 mm: e a elevação em 30 mm docentro do te adilho contribuem para uma melhor habitabilidade edeterminam tamb)m portas traseiras de boas dimens!es e com um novodesenho na parte superior. om *ngulos de abertura de EFQ e F7Q, facilitamo acesso ; terceira fila e a sa+da do ve+culo aos passageiros destes lugares.

s pain)is das postas traseiras e as estruturas laterais mais elevadas foramoptimi&adas para uma maior habitabilidade, ao n+vel dos cotovelos e dacabeça, para os passageiros da segunda fila. ?inalmente, os passageiros daterceira fila disp!em de um apoio de cotovelo forrado a tecido sobre a cavada roda traseira, com uma pega de apoio integrada na parte anterior, o "ue

facilita tamb)m a sua sa+da aut2noma do ve+culo.

A &ida a bordo

307 1 prop!e numerosos espaços para arrumação de ob ectos,adaptados ;s suas m#ltiplas utili&aç!es.

307 1 beneficia, desde logo, dos espaços á conhecidos e apreciados naberlina4

- porta luvas climati&ado de 97, l e a respectiva tampa, na "ual podemser alo ados diferentes ob ectos.

- na consola central, os espaços com tratamento anti-ru+do, suscept+veisde receber Ds, copos, moedas, etc...R na traseira da consola um localpr2prio para guardar desperd+cios e cepto se e istir um )cran de la&er:.Tamb)m a tomada de 98 S continua a e istir na consola.

- espaços nas portas dianteiras, profundos e suficientemente amplos parareceberem, nomeadamente, uma garrafa de 9, l em posição vertical.

IOC.COM.01.02a 17

Page 18: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 18/22

Page 19: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 19/22

em determinadas configuraç!es, ocultar o conte#do da bagageira. ( rede) solidamente fi ada por meio de ganchos, tanto na estrutura lateral,como no piso do ve+culo. =a aus5ncia da rede, os pontos de fi açãosuperiores são dissimulados por pe"uenas tampas.

- ! cortina tapa )a&a&ens comp!e-se de uma travessa r+gida "ueabriga uma cortina com enrolador com uma vara suave na e tremidade.( travessa encontra-se apoiada e travada em apoios laterais, e istindoduas pegas "ue permitem esticar a cortina sobre o compartimento de

bagagens e fi ar as e tremidades em encai es do tipo %caracol'.Guando enrolado, este tapa bagagens compacto pode ser facilmentearrumado atrás das cavas das rodas.

- ! mudança de uma roda em caso de #uro implica um esforçoredu&ido, uma ve& "ue a roda suplente ) transportada sob o ve+culo,contra o piso, suportada por um cabo de aço. /ara desenrolar o cabo elibertar a roda, basta rodar um parafuso locali&ado no piso docompartimento de bagagens, usando para o efeito a manivela domacaco.

0quipamentos el"ctricos adaptados ao *+, .

( ar"uitectura interior do 307 1, com o te adilho panor*mico e asm#ltiplas disposiç!es dos bancos, implicou uma adaptação da iluminaçãointerior. (ssim, uma consola na parte anterior do te adilho integra ailuminação central, dois focos de leitura para o condutor e o passageiro,bem como uma grelha prevista para receber posteriormente o microfone demãos livres.

(o n+vel dos pilares centrais e istem pontos de iluminação lateral. Bigadas ;cai a de serviço inteligente, estas lu&es podem ser desligadas a partir doposto de condução, para "ue, por e emplo, uma criança adormecida nãose a perturbada "uando se abre uma porta.

=a traseira, uma lu& de te adilho análoga ; da berlina ilumina de formaindirecta o #ltimo compartimento do ve+culo, en"uanto "ue, na &ona detransporte de bagagens, e iste um outro ponto de iluminação, locali&ado dolado es"uerdo, sob o apoio do tapa bagagens.

IOC.COM.01.02a 19

Page 20: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 20/22

O "cran de la!er central traseiro

307 1 prop!e um e"uipamento l#dico, coerente com a vocação %la&er'do ve+culo, "ue fará parecer mais curtas as dist*ncias.

( consola central entre os bancos dianteiros foi modificada na sua parteposterior, integrando um apoio r+gido de formas suaves sobre o "ual surgeum )cran 7 9FKL.

/ara oferecer o melhor conforto de leitura poss+vel aos cinco passageirostraseiros de um ve+culo em movimento, a colocação deste )cran foicuidadosamente definida, podendo o mesmo ser inclinado segundo doisei os.

apoio ) e"uipado com tomadas de ligação compat+veis com uma consola,um leitor de DSD, uma c*mera de v+deo e um leitor de v+deo,eventualmente alimentados por uma das tomadas de 98 S do ve+culo. spar*metros relativos ao volume de som, ; luminosidade e ao contraste, sãoreguláveis atrav)s de um con unto de comandos locali&ado na partesuperior do )cran.

6ste e"uipamento de la&er ) acompanhado por dois pares de auscultadorespor alta-fre"u5ncia sem "ual"uer fio de ligação: permitindo a escuta semperturbar o condutor.

6m função das necessidades, este e"uipamento pode ser inteiramentedesmontado apoio e )cran:, ou apenas parcialmente s2 o )cran:, ecolocado num espaço previsto para o efeito.

As cores de carroçaria e os re&estimentos

As cores da carroçaria

307 1 ) proposto em tre&e cores de carroçaria. n&e delas são comunscom a berlina e duas são novas e espec+ficas desta gama verde @daho ecin&ento Dolomite:.

- Oranco Oan"uise,- /reto bsidien,- in&ento (lum+nium, cin&ento idobre, cin&ento Dolomites,- (marelo /ers)polis

IOC.COM.01.02a 20

Page 21: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 21/22

- Serde @daho, verde aJland,- (&ul Iecife, a&ul de hine,- /#rpura,- Sermelho Bucifer,- obre <oa.

Todas estas variadas cores, claras ou escuras, evidenciam o valor est)ticooriginal e o dinamismo do 307 1. (lgumas, sublinham o brilho singulardos ,3E m8 de superf+cie vidrada, o "ue representa cerca de um terço da

superf+cie total do ve+culo. utras, realçam o re"uinte dos elementostratados em %cromo shadoU'. (s mais caracter+sticas cristali&am o con untodos pontos inovadores.

O re&estimento interior

307 1 disp!e de um revestimento interior s2brio e din*mico. seutratamento estruturado apoia-se na coloração da superf+cie do painel debordo e dos pain)is das portas, bem como em numerosas peças comaspecto %prata viva' ou alum+nio fachada t)cnica, ventiladores, topo do

punho da alavanca de velocidades, comandos interiores de abertura dasportas:.

ão propostos tr5s ambientes distintos4

O ambiente 1dre

s bancos são revestidos a tecido verde na parte central, acompanhado porveludo da mesma cor nas ilhargas, nos apoios de cabeça, nos apoioscentrais de braço e nos apoios de braço locali&ados nas portas. 6steambiente pode ser associado a sete cores de carroçaria, de entre as tre&eglobalmente propostas.

O ambiente obalte

painel de bordo e os pain)is das portas são predominantemente a&uis. sbancos são inteiramente reali&ados em tecido de cor a&ul, apresentando aparte central motivos geom)tricos e todos os outros elementos um aspectoliso. 6ste ambiente pode ser harmoniosamente associado a on2e das tre2ecores de carroçaria.

O ambiente 2itane

IOC.COM.01.02a 21

Page 22: 3612-128844.doc

7/25/2019 3612-128844.doc

http://slidepdf.com/reader/full/3612-128844doc 22/22

mais escuro e tamb)m o mais din*mico dos tr5s. (poia-se numa linha decintura interior $ painel de bordo e pain)is das portas $ em preto (straJan.

s bancos são inteiramente revestidos a tecido, com a parte central aevidenciar os mesmos motivos geom)tricos do ambiente obalte, masagora em tons cin&ento e preto, sendo os restantes elementos em tecidoliso preto.

6ste ambiente pode ser associado a todas as cores de carroçaria

dispon+veis.(s vers!es %307 1 uir', e"uipadas e clusivamente com cinco bancos,podem beneficiar de um ambiente complementar4

O ambiente uir 2itane

on ugando estatuto e dinamismo, apresenta bancos revestidos a couropreto, associados a um painel de bordo e a pain)is de porta (straJan.

6ste ambiente ) acompanhado pelo %pacJ frio' composto por bancos

a"uecidos e lava-pro ectores de alta pressão bem como ar condicionadoautomático e far2is de nevoeiro.

ambiente 3uir itane harmoni&a-se com "ual"uer das cores e istentes.

IOC.COM.01.02a 22