3135 015 1435 - philips · imagem p.11 smart controls m smart som p.10 h active control p.10 asmart...

33
Conteudo 1 Português O telecomando 2 Preparativos 3 Ligar o TV 4 Procurar e Memorizar os Canais de TV 4 Seleccionar o idioma do menu e o país 4 Instalação automática 5 Instalação manual 5 Marcar um nome de programa 6 Mudar a ordem da lista da programas 6 Selecção de canais favoritos de TV 6 Configuração da instalação do TV 7-8 As características de EasyLink baseiam-se no princípio de ”operação por contacto de uma só tecla”, o que significa que uma sequência de acções se realisa simultaneamente em p.ex. a televisão e o vídeo desde que eles sejam equipados da função EasyLink e a conexão entre os dois sejam feita por o Eurocabo, fornecido conjunto com o vídeo. Instalação Funcionamento Usar o telecomando 9-11 Utilização dos menus Menu Imagem 12 Menu Som 12-15 Menu Vários 16 NEXTVIEW 17-21 Teletexto 22-24 As teclas na frente da televisão 24 Ligação de equipamento periférico Ligação e selecção de equipamento 25-29 Funções de telecomando para periféricos 29-30 Gravação 31 Conselhos 32 Indice 32 Glossário 33

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

Conteudo

1

Po

rtu

guês

O telecomando 2

Preparativos 3

Ligar o TV 4

Procurar e Memorizar os Canais de TV 4

Seleccionar o idioma do menu e o país 4

Instalação automática 5

Instalação manual 5

Marcar um nome de programa 6

Mudar a ordem da lista da programas 6

Selecção de canais favoritos de TV 6

Configuração da instalação do TV 7-8

As características de EasyLink baseiam-se no princípio de ”operação porcontacto de uma só tecla”, o que significa que uma sequência de acçõesse realisa simultaneamente em p.ex. a televisão e o vídeo desde queeles sejam equipados da função EasyLink e a conexão entre osdois sejam feita por o Eurocabo, fornecido conjunto com o vídeo.

Instalação

Funcionamento

Usar o telecomando 9-11

Utilização dos menus

Menu Imagem 12

Menu Som 12-15

Menu Vários 16

NEXTVIEW 17-21

Teletexto 22-24

As teclas na frente da televisão 24

Ligação de equipamento periférico

Ligação e selecção de equipamento 25-29

Funções de telecomando para periféricos 29-30

Gravação 31

Conselhos 32

Indice 32

Glossário 33

Page 2: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

2 Preparativos

M h a

SMARTACTIVE

CONTROLSMART

21 3

54 6

87 9

0

B

w

® Ò ‡ π †

æ b

Ï

i

M q a

S Q

TV

MOVIE SPORT CHILD NEWS OTHER

VCR DVD SAT

TUNER CD

OK MENU

TAPE CDR

SMARTSMART

PICTURESOUND

¬V P

0

U

X P

f hU f

o

œ

p π

® q

b fic d

INSTANT

ZOOM

Preparativos

O telecomando

Teletexto p. 23U informação horária/

escolha das subpáginasf solução dissimulada

código PDC/VPS de exibição visual

h aumentar

P redução do ruido da imagem p. 11

Smart Controls

M smart som p. 10

h active control p. 10

a smart imagen p. 10Ecrã dual p. 10

b ecrã dual ligado

c não função

d imagem teletexto parada

fi estróboscopio

B comutação para espera p. 9

i informação no ecrã p. 9

0 programa anterior p. 9

◊ função para videogravador/DVD p. 9

X escolha bilingue + informação do som p.11selecção grupo idiomas teletexto p. 22

EasyLink p. 11® INSTANT gravar

q formato da imagem p. 11

b teletexto ligado/desligado p. 22

Ï menu principal ligado/desligado p. 9

cursor a fim de seleccionar a sua escolha p. 12

Instalação p. 4

V volume cima/baixo p. 9

¬ som desligado p. 9

P selecção de canais de TV p. 9

Peripherals p. 29

w selecção de EXT1, EXT2, EXT3

ou FRONT

selecção de TV, vídeo (VCR), DVD,

satellite (SAT), TUNER, CD, TAPE ou

cd-regravável (CDR).

Teclas coloridas

- seleccionar canais de TV por temap. 11

- página directa do teletexto ou selecção do assunto p. 23

Equipamento de áudio e vídeop. 29-30

O não função

S congelação da imagem p. 9parar uma página de teletexto p. 23

Q modo do surround p. 9

æ NEXTVIEW ligado/desligado p. 9

OK activar a sua escolha

Page 3: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

& Coloque o TV numa superfície sólida.Para obter uma boa ventilação, deixe um espaço com pelo menos 5 cm emredor do aparelho.A fim de evitar quaisquer falhas e situações de insegurança, convém nãocolocar objectos sobre o aparelho. Evite qualquer influência de calor e de luzsolar directa e a exposição directa à chuva ou à água.

é Introduza com firmeza a ficha da antena na respectiva tomada x situadana parte de trás do TV. Pode melhorar a qualidade de imagem usando o cabosupressor de ruido fornecido.

“ Introduza a ficha do cabo de alimentação na tomada da parede que tenha umavoltagem de 220V-240V. Para evitar danificar o cabo de alimentação dotelevisor (o que poderi a ocasionar um incêndio ou choque eléctrico), nãocolocar o televisor sobre este cabo.

‘ Telecomando: Retire a tampa do compartimento das pilhas.Introduza as 2 pilhas que são fornecidas (tipo R6 - 1.5 V).Para colocar o telecomando no modo TV, prima a tecla TV.

As pilhas fornecidas não contêm os metais pesados de mercúrio e de cádmio.Apesar disso, em muitos países é proibido deitar fora as pilhas gastas juntamentecom o lixo doméstico. Informe-se acerca das disposições locais sobre o despejo depilhas gastas.

Nota: esto telecomando funciona com TVs que utilizem o standard RC6.

( Ligar o TV : Carregue no comutador de ligação A na frente do seuaparelho. Iluminar-se-ão um indicador verde na frente do seu TV e o ecrã.Ilumina-se uma lâmpada encarnada, carregue na tecla - P + do telecomando.Normalmente, o TV apresenta uma imagem no ecrã durante 10-15segundos.Quando o TV está em modo de guia electrónico da programação,acende-se um indicador amarelo. Se não forem detectados quaisquer dados, oindicador passa a encarnado quando o sistema terminar de procurarinformação.A lâmpada verde cintila de cada vez que carregar numa tecla do telecomando.Ao ligar o seu aparelho pela primeira vez, aparecerá automaticamente no ecrã oMENU DE LÍNGUA. Alternada e automaticamente a apresentação aparecerá emidiomas diferentes. Seleccione o seu idioma e carregue na tecla OK.

Passe para a página 4.

3Preparativos

Preparativos

CABLE

R6 / AA

B

w

æ b

S Q

VCR

MOVIE OTHERNEWSCHILDSPORT

TV DVD SAT

CDTUNER TAPE CDR

TV

Page 4: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

4 Instalação

Memorizar os canais de TVDepois que o canal novo ou suplementar seja memorizado, a televisão(s) transfereautomaticamente ao vídeo, desde que o vídeo seja equipado da funçãoNEXTVIEWLink. Aparece no ecrã a comunicação EasyLink : Carregamentopréselecções ... . A lista de canais do vídeo e a da televisão agora estãosincronizadas.Se houver uma conexão com função NEXTVIEWLink entre a televisão e o vídeo, o TVautomaticamente transferirá ao vídeo o idioma e a selecção do país.

Primeiramente, tem de seleccionar o idioma e o país.

& Seleccione o Menu de língua e carregue na tecla OK.

é Seleccione o idioma e carregue na tecla OK. Utilize o cursor para cima / parabaixo a fim de enrolar a lista e a fim de deixar aparecer outros idiomas queactualmente não estão visionados no ecrã.

“ Seleccione País e carregue na tecla OK.

‘ Seleccione o país onde se encontra agora localizado e volte a carregar natecla OK. Utilize o cursor para cima / para baixo a fim de enrolar a lista e afim de deixar aparecer outros países que actualmente não estão visionadosno ecrã. Seleccione Outros quando não se adequar a nenhum dos países.

Agora é possivel você procurar e memorizar os canais de TV de duasmaneiras diferentes: utilizando instalação automática ou instalaçãomanual (afinação canal por canal).

Seleccione a sua escolha e carregue na tecla OK.

Seleccionar o idioma do menu e o país

& Abra a porta que fica em cima do telecomando.

é Empurre simultaneamente nas duas teclas U e f.

Instalação

Seleccionar o menu INSTALAÇÃO

& Para fazar a sua selecção, movimente o cursor para cima/para baixo,esquerda/direita.

é Para activar, prima OK.

“ Use a tecla Ï a fim de regressar ou a fim de desligar o menu.

Para utilizar os menus

TÍTOLO DO MENU

Sujeito 1Sujeito 2Sujeito 3

J Sujeito 4Sujeito 5Sujeito 6

J Sujeito 4 L M

o

œ

p πo

œ

p π

21 3

54 6

87 9

0i

¬

0

U

X ® q P

f

h

ZOOM

INSTANT

21 3

B

w

æ b

Ï

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

S Q

MOVIE OTHERNEWSCHILDSPORT

OK MENU

fazar a sua selecção

regressar oudesligar el menu

activar

MENU TITLE

Menu de língua

J INSTALAÇÃO

MENU TITLE

Inglaterra....Portugal

J País

MENU TITLE

Português........

J Menu de língua

Page 5: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

Procurar e memorizar os canais de TV se faz canal por canal.Deverá respeitar todos e cada um dos passos do menu Instalação Manual.

Só aparecerá e ficará acesa a indicação Seleccionar no caso do país que tiverescolhido também proporcionar a opção do canal (canales S o C).É possivel você escolher o modo canal ou frequência.

& Seleccionar o sistema de TVSeleccione o país ou a parte do mundo de onde quer receber o canal detelevisão.Se estiver ligando a um sistema de televisão por cabo, seleccione o país ou aparte do mundo onde se encontra agora localizado.

é Carregue no cursor para baixo e introduza o número de programa com asteclas numeradas.

“ Procura um canal de TVMovimente o cursor para esquerda/direita.A frequência ou o número decanal vai aumentando até ser localizado um canal.

Selecçao directa de um canal de TVSe conhecer a frequência ou o número de canal C- ou S-, poderá marcá-losdirectamente com as teclas numeradas 0 a 9.Peça no seu fornecedor ou companhia de transmissão de TV por cabo umalista das frequências. Em alternativa consulte a Tabela de frequências nointerior da capa deste manual.

‘ Ajuste finoEm caso de recepção de má qualidade, tem a possibilidade de melhorar arecepção ajustando a frequência com a cursor para esquerda/direita.

( Memorizar os pontos & a ‘Seleccione Memorizar e carregue na tecla OK.

Repita cada ponte a fim de memorizar outro canal de TV.

§ Para sair do menu, carregue na tecla Ï no telecomando.

No menu Instalação Automática seleccione Iniciar e carregue na tecla OK afim de activar a busca.Todos os canais de TV são procurados e memorizadosautomaticamente.Se for encontrado um sistema de televisão por cabo transmitindo ACI(Automatic Channel Installation) ou um canal de TV transmitirem uma páginade teletexto com a indicação das frequências e dos nomes dos programas detodos os canais de TV que puderem ser recebidos for detectado, a buscaterminará e aparecerá a lista de programas.A lista de programas seráautomaticamente preenchida com todos os nomes e números de programasdos canais de TV transmitidos.

Pode acontecer que a companhia de transmissão de TV por cabo ou o canal de TVapresente um menu de selecção da emissão. O plano e os items serão definidospela companhia ou pelo canal de TV. Faça a sua escolha com o cursor e carregue natecla OK.

A fim de sair do menu, carregue na tecla Ï.

Passe para a página 6.

5Instalação

Instalação manual

Instalação automática

Instalação automática

IniciarParar

TV en busca:aguarde sff ...

J Parrar K

Instalação automática

IniciarParar

1 BBC12 BBC23 CNN........

J Iniciar K

Instalação manual

(Seleccionar)SistemaNr. programaProcuraAjuste finoMemorizar

J Sistema K

Page 6: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

6 Instalação

Marcar um nome de programa

Pode alterar o nome guardado na memória ou atribuir um nome ao canal deTV que ainda não tenha sido introduzido. Um nome com um máximo de 5letras ou números pode ser atribuído aos números de programa de 0 a 99.Por exemplo: SUPER, BBC 1, ... Entre 99 e 0, poderá também atribuir umnome a quaisquer periféricos que estejam ligados.

& Seleccione Nome programa na menu INSTALAÇÃO e carregue na tecla OK.

é Seleccione o número de programa.

“ Carregue na tecla OK.

‘ Seleccione os caracteres com o cursor para cima/para baixo.

( Seleccione a posição seguinte com o cursor para esquerda/direita.

§ Seleccione os caracteres seguinte.

è Carregue na tecla OK quando tiver acabado.

! Carregue na tecla Ï para voltar o menu INSTALAÇÃO.

Espaços, números ou outros símbolos especiais estão localizados entre Z e A.

De acordo com a sua preferência, poderá alterar a ordem dos canais de TVmemorizados.

& Seleccione Reposicionar na menu INSTALAÇÃO e carregue na tecla OK.

é Seleccione o número de programa em que pretende alterar.

“ Carregue na tecla OK.

‘ Seleccione o novo número que quer trocar com aquele primeiramenteseleccionado.

( Carregue na tecla OK. Repita este procedimento de trocar até que todos oscanais de TV estiverem localizados a seu gosto.

§ Carregue na tecla Ï para voltar o menu INSTALAÇÃO.

Mudar a ordem da lista de programas

Depois de deixar a instalação poderá percorrer rapidamente os canais de TV,pela pressão da tecla - P +. Somente estes canais de TV que fazem parte dasua lista favorita, serão visionados.Todos os outros canais de TV que nãosejam da sua preferência poderão ser seleccionados através das teclasnumeradas. Por defeito todos os canais de TV memorizados são incluídos nalista de favoritos.

& Seleccione Programas preferidos na menu INSTALAÇÃO e carregue na teclaOK.

é Seleccione o número de programa preferido.

“ Seleccione Sim ou Não com o cursor para esquerda/direita.

‘ Repita para cada canal de TV que deseja mudar para canal de TV preferido ounão preferido.

( Carregue na tecla Ï para voltar o menu INSTALAÇÃO.

Para que a função NEXTVIEW funcionar adequadamente, o primeiro canal favorito nalista também deveria transmitir a data e a hora exacta através do teletexto.

Selecção de canais favoritos de TV

INSTALAÇÃO

Menu de línguaPaís

Instalação automáticaInstalação manualNome programaReposicionarProgramas preferidos

CONFIGURAÇÃO

J Nome programa

Nome programa

EXT1EXT2EXT3FRONT0 1 BBC12 BBC23 ....4 ....5 ....

J 0

Reposicionar

EXT1EXT2EXT3FRONT0 1 CNN2 BBC23 ....4 ....5 ....

J 1 CNN

Programas preferidos

0 .... Não1 .... Sim2 .... Sim3 .... Não4 .... Não5 .... Sim

J 2 ... Sim

Page 7: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

7Instalação

O menu de Configuração permite estabelecer as programações que sãoutilizadas apenas uma vez e que não estão relacionadas com a instalação doscanais de TV.O menu de Configuração contém items que controlam os ajustes das funçõese características dos televisores, dos serviços e dos periféricos que possamestar ligados.

& Para fazer a sua selecção, movimente o cursor para cima/para baixo,esquerda/direita.

é Use a tecla OK a fim de activar.

“ Use a tecla Ï a fim de regressar ou a fim de desligar o menu.

Fontes digitaisLeia Ligação de Equipamento Periférico, página 26 a fim de ligar o seuequipamento digital, como o DVD, o sintonizador de satélite ou umdispositivo digital semelhante.

Definição Descodificador dos núm. de programaNo caso de ter ligado um Descodificador ou Decifrador, leia na página 25,poderá definir um ou mais números de programa como números deprograma do descodificador.

Movimente o cursor para esquerda/direita a fim de seleccionar Desligado,EXT1 ou EXT2, a tomada euroconector onde ligou o seu descodificador.Seleccione Desligado no caso de não querer que o número de programaescolhido seja activado como número de programa do descodificador.

Seleccione EXT2 quando o descodificador está ligado o vidéo com função EasyLink.Ao selecionar o descodificador a mensagem EasyLink: Carregamenteopréselecções... aparece no ecrã.

Dynamic Bass Enhancement (Melhoria Dinâmica de Graves - DBE) Seleccione DBE com o cursor.Prima o cursor esquerda/direita para ajustar o controlo DBE.Quando activada, a função DBE aumenta a gama audio de baixa frequênciapara a reprodução de som no TV.

Linha de indicaçõesSeleccione Ligado e depois de ter seleccionado um canal de TV ou de terpremido a tecla i no telecomando, um canal de TV que transmita teletextopoderá transmitir o nome do canal de TV ou o nome do programa ou outramensagem. Isto está visionado no ecrã ao lado da informação sobre o som, oformato de imagem e as regulações DNR.Se for seleccionado Desligado, só aparecerá a informação som, formato deimagem e informação DNR depois da selecção de um canal de TV ou depoisde carregar na tecla i.

Regulações fábricaSeleccione Regulações fábrica et carregue na tecla OK a fim de restabeleceras regulações da imagem e do som, predefinidas na fábrica.

Altifalantes da frente extraLeia Ligação de altifalantes extra, amplificador, p. 27.Se não foram ligados altifalantes extra da frente/amplificador, não modifique ainstalação predefinida durante o fabrico que está Não (TV).

Altifalantes traseroLeia menu Regulações surround, p. 13.Se não foram ligados altifalantes de trás /amplificador, não modifique ainstalação predefinida durante o fabrico que está Não (TV).

Instalação da ConfiguraçãoINSTALAÇÃO

Menu de línguaPaís

Instalação automáticaInstalação manualNome programaReposicionarProgramas preferidos

J CONFIGURAÇÃO

CONFIGURAÇÃO

Digital SourcesDescodificadorLinha de indicaçõesRegulações fábricaAltifal. da frente extraAltifalantes trasero Auto Surround Ligado/DesligadoEmissor NEXTVIEW nenhum, 0...99Auto format Si/NãoDBEINSTALAÇÃO

J Fontes digitais

Descodificador

ProgrammeEstado descodif.

J Programa

Page 8: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

8 Instalação

Auto surroundAs vezes o transmissor transmite sinais especiais para programas codificadosde Som Surround. Em função da sua configuração do altifalante, o TVautomaticamente ligar-se-á no melhor modo Som Surround quando estiverLigado Auto Surround. Quando estiverem ligados e seleccionados altifalantesde trás, estará reproduzido Dolby Pro Logic. Quando não estiverem ligadosaltifalantes de trás, estará reproduzido Dolby Virtual.Anulação do modoSurround sempre fica possível.

Emissor NEXTVIEW

Hoje em dia, a maior parte dos transmissores na Europa também transmiteuma página contendo o horário de programas de hoje. Estas páginas podemser seleccionadas ligando o TV em Guia Teletexto. Cada vez maistransmissores oferecem um serviço de guia extenso de programa, que sechama NEXTVIEW. NEXTVIEW é uma nova maneira de apresentar horários deprograma e oferece mais aspectos do que o teletexto geral. Com NEXTVIEW épossível por exemplo mostrar todos os filmes ou todos os programas paracrianças que serão transmitidos hoje a noite ou os dias seguintes.

Se seleccionar Nenhum como emissor de NEXTVIEW, o TV capturará todosos dados dos canais de TV disponíveis transmitindo NEXTVIEW. Menusdefinidos pelo transmissor não estarão disponíveis. Se seleccionar um númerode programa de um canal de TV que está memorizado na lista favorita comoemissor de NEXTVIEW, o canal de TV seleccionado dará dados e informaçõesadicionais tanto das suas próprias transmissões como de outros canais de TV(não seleccionados). Normalmente, selecciona-se como emissor deNEXTVIEW, aquele canal de TV que transmite a maior parte das informaçõesno seu idioma.A melhor selecção pode ser feita através das informações deos anúncios de TV ou do jornal.

Importante:Para que a função NEXTVIEW funcionar adequadamente, o primeiro canal favorito nalista também deveria transmitir a data e a hora exacta através do teletexto.Verifique no início se a hora e a data estão correctas no ecrã NEXTVIEW.

Observação:Não todos os canais de TV oferecem NEXTVIEW.Como utilizar o NEXTVIEW, veja página 17.

Auto formatSeleccionando Auto format Sim, o écran será automáticamente preenchido,tanto quanto possível com a imagem, quando os programas de TV nãoincluírem sinais especiais que detectem o correcto formato do écran.Com a tecla q do telecomando poderá ainda seleccionar outros formatosde imagen (ver p. 11).

InstalaçãoSeleccione Instalação e carregue na tecla OK para voltar directamente aomenu INSTALAÇÃO.

‘ Para sortir do menu, carregue repetidamente na tecla Ï.

CONFIGURAÇÃO

Fontes digitaisDescodificadorLinha de indicaçõesRegulações fábricaAltifal. da frente extraAltifalantes trasero Auto Surround Ligado/DesligadoEmissor NEXTVIEW nenhum, 0...99Auto format Si/NãoDBEINSTALAÇÃO

J Emissor NEXTVIEW nenhum, 0...99

Page 9: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

9Usar o telecomando

Funcionamento

M h a

SMARTACTIVE

CONTROLSMART

PICTURESOUND

21 3

54 6

87 9

0

B

w

® Ò ‡ π †

æ b

Ï

i

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

S Q

MOVIE SPORT CHILD NEWS OTHER

OK MENU

w Seleccionar periféricos

Carregue repetidamente nessa tecla a fim deseleccionar EXT1, EXT2, EXT3 ou FRONT,

dependente da posição onde estão ligados osseus periféricos (leia p. 29).

TV VCR DVD SAT TUNER CD TAPE CDR

Carregue uma destas teclas para operar ovideogravador, o DVD ou o satélite com o

telecomando. Acende-se um led verde.Volte a premir a mesma tecla nos 3 segundos

imediatos para utilizar o telecomando nomodo indicado sob a tecla (sintonizador, CD,

cassete ou CD-regravável).Acende-se um led encarnado.Volte a premir atecla para retornar à função indicada na parte

de cima da tecla.

B EsperaO aparelho está desligado e o indicadorencarnado (amarelo no caso de estar emmodo NEXTVIEW) acende-se.Se estiver em modo NEXTVIEW, o TVpassa para modo de espera ao fim de 1hora e o indicador encarnado acende-se.Carregue nas teclas numeradas ou na tecla- P + de modo a tornar a ligar o TV.Se o seu video EasyLink dispuser da dafunção Espera sistema e se mantiver a teclado espera premida durante 3 segundos, o TVe o video ficam em modo de espera.

®Ò‡π† Vídeo leia p. 29

æ NEXTVIEW ligado/desligado leia p. 17

OK Prima esta tecla para activar a suaescolha nos menus.

S Congelação da imagem

Para ativar/desativar a imagem congelada ou afim de parar a rotação de subpáginas deteletexto.

Q Modo do surround

Carregue várias vezes nesta tecla a fim deseleccionar outro modo do surrounddisponível: Dolby Pro Logic, Dolby Virtual,Dolby 3 Estéreo, Estéreo, ou Hall.

i Informações no ecrã

Carregue 5 segundos para ativar/desativar avisualização contínua do modo extendido ou

reduzido do display de canais do TV e deinformação de programa no ecrã.

Carregue brevemente a fim de obterinformações sobre o canal de TV e do

programa seleccionado, a recepção do som, aregulação DNR seleccionada, o formato da

imagem e o periodo de tempo marcadoatravés do temporizador.

0/9 Teclas numeradas

Para escolher um canal de TV. Para um número deprograma com dois algarismos, introduza o segundoalgarismo dentro de 2 segundos. A fim de passarimediatamente para um canal de TV seleccionadotendo só um digital, mantenha premida a teclanumerada um pouco mais longamente.

0 Programa anteriorO canal de TV anteriormente seleccionado apareceráde novo.A indicação ◊ possui uma função paravideogravador/DVD.

Usar o telecomando

b Teletexto ligado/desligado leia p. 22

Ï Menu principal ligado/desligado leia Ï p. 12

V Volume

Carregue na tecla - ou + a fim de ajustar ovolume.

¬ Tecla som desligado

Para interromper temporariamente o somou para voltá-lo.

P Selecção dos canais de TV

Para folhar nos canais de TV activados nomenu Programas Preferidos.

Page 10: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

10 Usar o telecomando

21 3

54 6

87 9

0

B

w

æ

Ï

i

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

Q

OK MENU

fU

X ® q P

f

h

ZOOM

INSTANT

b

S

b c d fi

M ah

SMARTSMARTACTIVE

CONTROL

MOVIE SPORT CHILD NEWS OTHER

h Active control (Control activo)Controlo activo quer dizer um sistema pro-activo e automático.A TV avalia e corrigecontinuamente cada sinal que entra a fim deoferecer a imagem a melhor possível. Graçasa Ambient Light Sensor, que avalia ascondições de luz no quarto onde está a vertelevisão, ajustam-se automaticamente asregulações da imagem Contraste, DynamicContrast, Brilho e Cor. O sensor luminosoestá activado quando a função de ControloActivo está ajustada no Medium (sedisponível) ou Máximum.Carregue repetidamente na tecla h a fimde seleccionar os valores automáticos de TVDesligado, Mínimo, Médio (se disponível) ouMáximo.Desligado

Recorte e Dynamic Contrast estarãocontrolados automaticamente.

MínimoRecorte, Dynamic Contrast e ReduçãoDinâmica de Ruído estarão controladosautomaticamente.

(MédioDynamic Contrast, Cor, Recorte eRedução Dinâmica de Ruído estarãocontrolados automaticamente.)

MáximoContraste (se disponível), DynamicContrast, Cor, Recorte e ReduçãoDinâmica de Ruído estarão controladosautomaticamente.

Carregue no cursor na direcção para cima /para baixo enquanto a regulação automáticade TV seleccionada se encontra no cimo doecrã.Aparecerá o menu Controle Activo.Asregulações da imagem são ajustadas decontinuo e automaticamente. Não é possívelseleccionar os itens de menu.Intensificação de cores (correcção tonalidadede superfície, intensificação de verde eestiramento de azul) está ligada com certasselecções de Smart Imagem. Carregue outravez no cursor na direcção para cima / parabaixo a fim de desligar o menu.

c para uso futuro

b Ecrã dual

& Carregue na tecla b a fim de ligar o Ecrãdual.O ecrã de TV será dividido em duas partes:- a parte esquerda apresenta a imagem

principal normal,- a parte direito para emissões de Teletexto

pelo canal de TV seleccionado no para NEXTVIEW/Guia teletexto.

Operar o NEXTVIEW/Guia teletexto, veja p. 17, operar o teletexto, veja p. 22.Se a função Ecra dual estiver desligada, aimagem, o teletexto ou o NEXTVIEW/Guiateletexto serão apresentados a toda a largurado ecrã.

é Carregue na tecla q no interior da tampado telecomando a fim de seleccionar umtamanho da imagem comprimidoverticalmente ou não verticalmente.

“ Carregue na tecla + P - a fim de percorreras páginas do teletexto.

‘ Seleccionar imagem do teletexto paradaCarregue na tecla d a fim de parar aimagem do teletexto.A informação desta pagina não está a seractualizada pelo emissor do teletexto.

( Quando em Teletexto Ecrã dual, prima atecla b para voltar à imagem a todo oecrã ou prima a tecla b para voltar aoteletexto a toda a largura do ecrã.

§ Quando estiver em NEXTVIEW/Guiateletexto Ecrã dual, prima a tecla æ paravoltar à imagem a todo e ecrã ou prima atecla b para voltar a NEXTVIEW/Guiateletexto a toda a largura do ecrã.

fi Estroboscópio

Carregue nesta tecla a fim de reproduzir aimagem quadro a quadro.Carregue na tecla fi a fim de aumentar avelocidade.Carregue outra vez na tecla fi a fim dedesligar a função estroboscópio.

U RelógioA hora, transferida do canal de TV (com teletexto), memorizada noprograma número 1 ou por baixo do número mais pequeno do programafavorito, aparecerá no canto superior esquerdo do ecrã.

Isto não será possível quando os Subtítulos Contínuos tiverem sido ligados.

SUfh Funções teletexto leia p. 23

Page 11: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

11Usar o telecomando

U

X ® q P

f h

INSTANT

ZOOMyÚ

21 3

54 6

87 9

0

B

w

® Ò ‡ π †

æ b

Ï

i

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

S Q

MOVIE SPORT CHILD NEWS OTHER

OK MENU

b c d fi

M ah

SMARTSMARTACTIVE

CONTROL

X Escolha bilingue eselecção de modo do som

Carregue nessa tecla • a fim de mudar de Estéreo a Mono no caso

de transmissão em som estereofónico, oude Nicam Estéreo a Nicam disponível no

caso de transmissão em som digital;• a fim de seleccionar o idioma Y (Dual Y) ou

idioma Z (Dual Z) no caso de transmissãoem duas línguas.A regulação é memorizada

para cada canal separadamente.

® Instant gravar

Se o seu video dispuser da função EasyLink, atecla de gravação INSTANT ® funciona no

modo TV.

q Formato da imagemCarregue repetidamente nesta tecla para

seleccionar o formato de imagem: 4:3, Exp.Imagem 14:9, Exp. Imagem 16:9 com ou sem

subtítulos, Panorâmico, Super Zoom ouAutomático (no caso de Auto format Sim ter

sido seleccionado no menu CONFIGURAÇÃO).Seleccionando Auto format, o ecrã será

automáticamente preenchido, tanto quantopossível com a imagem.

Por vezes gravadores de vídeo transmitemsinais especiais, ligando automaticamente o

TV no formato de imagem apropriado.A opção Automático não está disponível no modo

Ecrã dual.Nos modos Exp. Imagem 14:9 ou 16:9 ou

Super Zoom pode visualizar ou não subtítuloscom o cursor para cima/para baixo.

P Redução de RuidoPara reduzir o ruído captado quando receber

um sinal fraco e assim melhorar a qualidadeda imagem. Carregue nesta tecla a fim deseleccionar Desligado, Mínimo, Médio ou

Máximo.

Seleccionar canais de TV por temaSe programas no guia de TV de nexTViewtiverem definido temas, é possível seleccionaros programas de TV de modo rápido atravésdas teclas coloridas.

& Carregue na tecla encarnada, verde,amarela ou azul a fim de seleccionar umadas quatro categorias de temapredefinidas: FILMES, DESPORTOS,

CRIANÇAS, NOTÍCIAS. O TV passará parao primeiro canal de TV que está atransmitir um programa do temaseleccionado. Simultaneamente apareceráno ecrã uma lista com todos os canais deTV que estão a transmitir na hora actualum programa do tema seleccionado.

é Utilize o cursor para cima / para baixo afim de seleccionar um canal de TV.

“ Carregue outra vez na mesma teclacolorida a fim de tirar a lista.

‘ Existe a possibilidade de programar a suaprópria categoria de tema sob a teclabranca. (Por defeito foi programadadurante o fabrico a categoria de temaShows.) Carregue no cursor para cima eseleccione um tema preferido da lista detemas através do cursor esquerda/ direita.De agora em diante a categoria de temaseleccionada fica memorizada sob a teclabranca.Aparecerá no ecrã uma lista detodos os canais de TV que estão atransmitir na hora actual um programa dotema seleccionado.

Teclas ‘Smart’

Para seleccionar as regulações da imagem e do som predefinidas.

M Smart Som

Cada vez que carrega na tecla, selecciona-se outra regulação de tonalidade,correspondente a uma regulação específica predefinida durante o fabrico doequalizador.

a Smart Imagem

De cada vez que carregar, uma regulação da imagem diferente está escolhidacorrespondente a uma regulação fábrica específica do Contraste, Cor, Recorte,Intensificação de cores e Dynamic Contrast.

Pessoal refere-se às regulações de preferência pessoal da imagen e de som.Observação: quando estiver num ajuste pré-definido de som ou de imagem emodificar um parâmetro no menu da imagem ou do som, todos os valores sesobreporão aos ajustes efectuados anteriormente.

Page 12: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

12 Utilização dos menus

& Carregue na tecla Ï a fim de visionar/cancelar o MENU PRINCIPAL.

é Movimente o cursor para cima/para baixo a fim de seleccionar o menuIMAGEM, SOM ou VÁRIOS ou a fim de seleccionar PROGRAMAS.

“ Carregue no cursor direita a fim de activar o menu seleccionado.

‘ Para fazar la sua selecção, movimente o cursor para cima/para baixo,esquerda/direita.

( Para activar, prima OK.

§ Carregue repetidamente na tecla Ï a fim de regressar ou a fim de desligar omenu.

Menu ImagemQuando estiver ligado um aparelho periférico NTSC a um dos euroconectores, aopção Matizar também aparecerá.

TonalidadeSeleccione a temperatura de cor: Normal, Forte ou Fraco.

Digital Scan (devido aos constantes aperfeiçoamentos de produto, estafunção poderá não estar disponível em todos os modelos) Em determinadas curcunstâncias, enquanto aguarda para ver os programas deTV será preferível desligar a redução da vibração das linhas do rastreio digital.Normalmente deixe o ligado. Movimente o cursor para esquerda/direita a fimde seleccionar Ligado ou Desligado.

Dynamic ContrastA fim de fazer o contraste entre as partes mais escuras e mais claras daimagem, convém ligar para Méd. Em certos casos será preferivel seleccionarMín., Máx. ou Desligado.

Convergência Se uma ou mais cores (encarnado ou azul) aparecerem à volta dos objectosdurante a visualização normal, então deverá proceder ao ajuste e regulação dacor.A convergência estará correctamente ajustada quando a intersecção doencarnado com o azul se fizer completamente dentro da cor branca docontrolo da convergência.A convergência multi-ponto permite ajustar individualmente a cor em áreasde ecrã específicas (e memorizar os ajustes).

Ficarão guardadas na memória automaticamente as regulações alteradas deContrast, Brilho, Cor, Convergência, etc. para cada canal de TV. SeleccioneRegulações fábrica no menu Configuração a fim de restabelecer asregulações predefinidas na fábrica, veja a p. 7.

Menu Som

Regulações surround, veja a p. 13-14.

EqualizaçãoAqui pode seleccionar-se o regulação de som preferido que corresponde àregulação de som pessoal.Seleccione Regulações fábrica no menu Configuração a fim de restabeleceras regulações predefinidas na fábrica, veja a p. 7.

Volume auscultadores Leia Ligação de Equipamento Periférico, p. 26, sobre a ligação dos seusauscultadores.

Utilização dos menus

IMAGEM

ContrastBrilhoCorRecorteTonalidadeDigital Scan Dynamic ContrastConvergência

J Contraste L M

MENU PRINCIPAL

ContrastSOMVÁRIOSPROGRAMAS

J IMAGEM

tecla OK paraactivar

cursor para seleccionaras regulações

regressar oudesligar el menu

21 3

54 6

B

w

æ b

Ï

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

S Q

MOVIE OTHERNEWSCHILDSPORT

OK MENU

SOM

VolumeVolumeEqualizaçãoVolume auscultador

J Regulações surround

Page 13: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

13Utilização dos menus

Menu Regulações surroundSeleccione Regulações surround no menu Som.

O conteúdo do menu de regulações Surround depende dos modos surrounddisponíveis e seleccionados.

* O controlo do Volume Central está disponível com os modos Pro Logic eDolby 3 Stereo. Para mais informações, consulte o gráfico do modo Surround,na página seguinte, e o menu de Instalação/Programação, pág. 7.

Nota: Você pode seleccionar apenas aqueles modos Surround, que podem serutilizados com o sinal transmitido.

A representação gráfica dos altifalantes está visionada no ecrã quando estivera modificar os controles ou quando estiver no modo de tom teste.Actualizar-se-á o desenho no ecrã de acordo com a instalação seleccionada ecom o modo Surround seleccionado. Os altifalantes activos estão realçados.

No modo Dolby Virtual a representação gráfica das colunas traseiras ésubstituída pelo símbol ®r.Aparecerá o item de menu efeito 3D onde sepode ajustar o nível do efeito 3D.

Nota: se tiver colunas frontais adicionais ligadas e seleccionadas no menu deProgramação, todas as colunas internas do TV produzirão som central. Consulte ocapítulo Ligação de Equipamento Periférico, Colunas Extra/Amplificador, e a pág. 27.

Ajustar o nível do altifalantes

O item de menu Teste, que aparecerá apenas em Dolby* 3 Estéreo, no modo Dolby Virtual ou Pro Logic, permite-lhe obter uma referência do loudness dosaltifalantes internos e dos de trás.

& Seleccione Dolby 3 Estéreo, Dolby Virtual ou Pro Logic.

é Seleccione Test ligar e carregue na tecla OK.Um som com tonalidade uniforme será comutado por ordem através dosaltifalantes do lado, cada um durante 2 segundos. Isto permite-lhe obter umareferência do loudness dos altifalantes em separado.Os altifalantes activados acender-se-ão no gráfico do ecrã.

“ Seleccione Volume frontal, Equilibrio, Volume retaguarda ou Efeito 3D ealterar a regulação esolhida.

‘ Seleccione Test desligar e carregue na tecla OK quando tiver acabado deajustar o nível dos altifalantes.

Com dois altifalantes extra da frente ligados

A fim de aumentar a reprodução sonora do seu TV, pode ligar dois altifalantesextra da frente através de um amplificador externo. Veja Ligação doEquipamento Periférico, altifalantes extra/amplificador, p. 27Nos modos do Surround juntam-se Hall e Estéreo (+ amp) a fim de indicarque deveria de passar para o seu amplificador visto que os altifalantesinternos do TV não reproduzirem qualquer som.

Nota: Se forem ligados e seleccionados altifalantes extra da frente, todos os altifalantes internos do TV produziram som de centro nos modos surround Pro Logic e Dolby 3 Estéreo.

‘Dolby’ o símbolo dos dois G e ‘Pro Logic’ são marcasde Dolby Laboratories Licensing Corporation.Fabricada sob licença de Dolby Laboratories LicensingCorporation.

*

Surround settings

Test Start Test Stop

Centre VolumeBalance Rear Volume3D effect

Surround Mode

Regulações surround

Test ligarTest desligar

Volume frontal*Equilibrio Volume rectaguarda Efeito 3D

Surround

• •• • • • •

• ••

• • • • •

• • •• • •

Items de menu disponíveis em caso de modosSurround seleccionados.

Estéreo

Dolby Virtual

Pro Logic

Dolby 3 Estéreo

Hall

Page 14: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

14 Utilização dos menus

Modo do SurroundSeleccione o modo Surround de acordo com o modo de som que está a sertransmitido.

Estéreo

Este modo reproduz apenas os sinais sonoros do lado esquerdo e do ladodireito.Apenas irá ouvir som estereofónico se o transissor que estiver a verou escutar transmitir em estereofonia ou som nicam.

Dolby Virtual (óptimo com transmissão Dolby Surround)

Dolby Virtual permite-lhe criar o efeito de Dolby Surround Pro Logic semque os altifalantes de trás tiverem de estar ligados ou activos.A representação gráfica dos altifalantes de trás está substituída pelo símbolo ®r.Seleccione o nível do Efeito 3D com o cursor esquerda/direita. Se tiveraltifalantes traseiras ligadas, estas não emitirão qualquer som porque o somDolby Virtual é utilizado nas altifalantes internas do TV e não está disponívelexternamente.

Dolby 3 Estéreo (óptimo com transmissão Dolby Surround)

O sinal sonoro Dolby 3 Estéreo é agora distribuído pelos altifalantes dafrente do lado esquerdo, frente do lado direito e do centro.Os altifalantes de trás não produzirão qualquer sinal.

Hall

O sinal sonoro especial será distribuído pelos altifalantes de trás, criando umefeito da sonoridade de um salão de concertos a partir de trás.Este modo é recomendado quando quiser juntar o som envolvente a umatransmissão que não está encodada de Dolby Surround ou que está encodadade sinal mono.

Pro Logic (transmitindo com Dolby Surround)

Em junção com os altifalantes do lado esuerdo e direito, os altifalantesenvolventes do centro e de trás reproduzirão os sons Dolby Surround ProLogic. Este som de 4 canais será sempre gravado quando o filme ou programaforem marcados com G Dolby Surround. Este modo é especialmenterecomendado com o Dolby Surround ou Dolby Surround Pro Logiccodificado nos programas ou filmes.

No modo Pro Logic externo total, é utilizado um amplificador audio externode som surround para as altifalantes surround frontais, esquerda e direita, etraseiras, enquanto que as altifalantes internas do TV produzem o som docanal central.

Estéreo

Dolby Virtual

Dolby 3 Estéreo

Hall

Pro Logic (phantom)

Pro Logic (externo total)

Page 15: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

15Utilização dos menus

A disponibilidade e utilização dos modos Surround depende da configuraçãodas colunas, dos comandos de Instalação/Configuração (altifalantes extrafrontais e traseiras) e do conteúdo do sinal recebido (estereo, DolbySurround, etc).

CONFIGURAÇÃO

Digital SourcesDescodificadorLinha de indicaçõesRegulações fábricaAltifal. da frente extraAltifalantes trasero Auto Surround Ligado/DesligadoEmissor NEXTVIEW nenhum, 0...99Auto format Si/NãoDBEINSTALAÇÃO

J Altifal. da frente extra si/nãoAltifalantes trasero si/não

controle altifal. frontais controle altifal. traseir. configuração das colunas modos surround dispon.

Não

Si

interno total

externo total

externo surround

externo esquerda/direita

Estéreo

Dolby Virtual

Estéreo (+ amp)

Dolby 3

Estéreo

Dolby Virtual

Pro Logic (phantom)

Hall

Estéreo (+ amp)

Pro Logic (ext. total)

Dolby 3

Hall (+ amp)

Não

Não

Não Si

SiSi

SOM

VolumeVolumeEqualizaçãoVolume auscultador

J Regulações surround Estéreo/Estéreo(+amp)Dolby VirtualDolby 3Hall/Hall(+amp)Pro Logic

Page 16: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

16 Utilização dos menus

Menu Vários

& Carregue na tecla Ï a fim de visionar/cancelar o MENU PRINCIPAL.

é Carregue na tecla amarela para ligar/desligar o menu VÁRIOS.

“ Carregue no cursor direita a fim de activar o menu seleccionado.

‘ Para fazer a sua selecção, movimente o cursor para cima/para baixo.

( Utilize o cursor na direcção esquerda/direita a fim de seleccionar a regulaçãodesejada.

TemporizadorCom a ajuda desta função poderá marcar um período de tempo após o qualo seu TV se desligará por si mesmo e passará para a função de espera.O contador passará de Desligado até 180 min. Um minuto antes que atelevisão vá passar para standby, aparece na tela os segundos que ainda fica.Não visível no modo Ecrã dual. Poderá também desligar mais cedo o seuaparelho ou alterar o período de tempo.

Trancar a TVSe esta protecção estiver ligada, o TV apenas pode ser ligado através dasteclas do telecomando.As teclas P - e + na frente da televisão não poderãoser utilizadas a fim de escolher um canal de TV. Com isto evitará a utilizaçãodo TV sem o seu consentimento. Se aparecer a mensagem TV TrancadaLigado a protecção para crianças deverá ser desligada antes que possa usar asteclas P - e + no TV a fim de escolher um canal de TV.

SubtítuloOs canais de TV que transmitem teletexto muitas vezes transmitem certosprogramas com subtítulos. Veja teletexto, subtítulos contínuos, p. 24 para omodo de seleccionar a página correcta de subtítulos no índice teletexto.Seleccione Subtítulo ligado ou desligado.

Carregue na tecla Ï a fim de desligar o menu VÁRIOS.

Programas& Carregue na tecla Ï a fim de visionar/cancelar o MENU PRINCIPAL.

é Seleccione PROGRAMAS andando com o cursor para cima/para baixo.

“ Prima o cursor direito para ter uma panorâmica de todos os canais de TVinstalados.

‘ Prima o cursor para cima/para baixo para percorrer a lista e seleccione OKpara aceder ao canal de TV pretendido.

( Carregue na tecla Ï a fim de desligar o menu PROGRAMAS.

TemporizadorTrancar a TVSubtítulo

J VÁRIOS

tecla OK paraactivar

cursor para selecionaras regulações

regressar oudesligar el menu

21 3

B

w

æ b

Ï

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

S Q

MOVIE OTHERNEWSCHILDSPORT

OK MENU

Page 17: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

17NEXTVIEW

No menu Configuraçõa, p. 8 você foi perguntado de seleccionar um emissorde NEXTVIEW.Se o emissor de NEXTVIEW sustentar NEXTVIEW, o TV apresentaráautomaticamente o horário de programa NEXTVIEW. Se o canal de TV apenassustentar teletexto, o TV automaticamente passará para Guia teletexto.As duas facilidades oferecem as mesmas funções: gravação, aviso, informação ever TV. Todavia em caso de Guia de Teletexto, é o transmissor quem éresponsável para a disponibilidade destas funções.Alguns transmissores oferecem informações sobre os próprios programas etalvez também sobre os de outros canais de TV por um ou mais dias.Poderá procurar os programas que quer ver até 7 dias de antemão.Também épossível procurar um programa por tema, p. ex. desporto, filme, etc. Logo queum programa for seleccionado, poderá ser marcado a fim de lembrá-lo ou afim de gravá-lo com o gravador de vídeo automaticamente (desde que ogravador de vídeo estiver equipado de NEXTVIEWLink): uma vez, diário,semanal ou séries. Guia teletexto/NEXTVIEW também permite-lhe acessodirecto à informação detalhada sobre programas, se o transmissor a fornecer.

O emissor ocupa-se do conteúdo das informações.O TV é responsável pela captura destas informações e pela apresentação.

Utilizar os menus Guia teletexto/NEXTVIEW

& Carregue na tecla æ no telecomando a fim de visualizar/cancelar o menuGuia teletexto/NEXTVIEW.

é Utilize o cursor na direcção para cima/para baixo, esquerda/direita a fim deseleccionar a data, DIA para o guia diário e o bloco de hora (em passos de 15minutos), CANAL para o guia de canais, TEMA para o guia de temas, GERAL

para um sumário de todos os programas marcados a serem memorizados ougravados, a número da pagina do guia de programa ou para introduzir a listade programa.

NEXTVIEW/Guia teletexto

“ Introduza o número correcto da pagina do guia deprograma com as teclas numeradas ou com as teclas -P +.

‘ Carregue no cursor para esquerda/para direita paravisualizar as subpáginas.

( Seleccione um programa com o cursor paracima/para baixo.

§ Carregue numa das teclas coloridas a fim deseleccionar uma das funções básicas se disponível:gravação, aviso, informações ou ver TV. Veja adiantefunções básicas.

è Carregue na tecla OK para voltar de novo na áreainicial.

“ Seleccione um programa com o cursor paracima/para baixo.

‘ Carregue numa das teclas coloridas a fim deseleccionar uma das funções básicas se disponível:gravação, aviso, informações ou ver TV. Veja adiantefunções básicas.

( Carregue na tecla OK para voltar de novo na áreainicial.

tasta OKpara activar

cursor paraselecionar asregulações

21 3

54 6

B

w

æ b

Ï

S Q

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

MOVIE OTHERNEWSCHILDSPORT

OK MENU

æ

selecçãoNEXTVIEW

Guia teletexto NEXTVIEW

Menu Dia Canal Tema GeralCNN MTV

p.202 p 01 02 ... π

NED 111.03 ................

14.35 ................ 226/317.50 ................ 231

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Segunda-feira 9 Out 18:03Menu Dia Canal Tema GeralCNN BBC1 BBC2

MTV NEXTVIEW

What’s on nowPreviewThemesRatings

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Page 18: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

18 NEXTVIEW

Guia de programa teletextoCanais de TV que transmitem teletexto transmitem também uma página como guia de programa do dia. Para cada canal de TV seleccionado, a página deguia programa poderá ser seleccionada com a tecla æ:- automaticamente se o canal de TV seleccionado sustentar serviços como

por exemplo PDC (Programme Delivery Control) ou MIP (MagazineInventory Page).

- se não for possível uma preselecção automática, aparecerá a página índice eo número de pagina correcto do guia de programa tem de ser introduzidoatravés das teclas numeradas.

A página do guia de programa estará memorizada automaticamente apenas sesatisfazer aos requerimentos de Vídeo Programming através de Teletexto (VPT).

Cada vez que carregue na tecla æ, a página do guia de programa do canal deTV seleccionado será disponível, se o canal de TV não sustentar NEXTVIEW.

Os items de função gravar, memorizar, informações ou ver TV, correspondentesàs teclas coloridas, iluminar-se-ão se a página de programa visionada satisfazeraos requerimentos Video Programming através Teletexto (VPT).Seleccione um item de programa e carregue numa das teclas funções:Gravação ou Mémoria.Veja adiante funções básicas. O item Informações seráactivado se o programa seleccionado conter um número de página comsubcódigo opcional que refere à página tendo mais informações sobre oprograma.

Modos NEXTVIEW a fim de classificar e representarinformações.

MenuSe for seleccionado no menu configuração, veja p. 8, um canal de TV comoemissor de NEXTVIEW que também sustenta NEXTVIEW, visionar-se-á oupoderá seleccionar-se o menu NEXTVIEW.Aparecerá o menu NEXTVIEW quando NEXTVIEW estiver ligado.Utilize o cursor para cima/para baixo a fim de seleccionar um item de menu.Utilize o cursor direita a fim de ativar o item de menu.Navegando os menus, o TV está a juntar os critérios de classificação a fim deapresentar finalmente uma lista de eventos de programa.As funções, na coluna esquerda, estarão marcadas durante todo o tempo queo menu está visionado.Se for seleccionado no menu Configuração Nenhum como emissor deNEXTVIEW, o menu definido pelo transmissor não estará disponível.

Menu Dia Canal Tema GeralCNN

p.202 p 01 02 ... π

CNN11.03 ................

14.35 ................ 226/317.50 ................ 231

Aguarde sff

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Segunda-feira 9 Out 18:03Menu

CNN NEXTVIEW

What’s on nowPreviewThemesRatings

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Page 19: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

19NEXTVIEW

DiaO guia diário mostra uma vista geral de todos os títulos de programa activosno bloco de tempo seleccionado. Os blocos de tempo tem uma duração de15 minutos a partir da hora actual do dia actual.A ordem por desario baseia-se na lista de programas dos canais de TV favoritos como estão memorizadosna instalação do TV. Os canais de TV não marcados como sendo canaisfavoritos não aparecerão. Por defeito, o modo NEXTVIEW abre com o ecrã dia,

se o transmissor não transmitir o seu próprio menu.

CanalO guia de canal oferece uma vista geral de todos os programas transmitidospor um só canal durante um dia. Os programas já transmitidos podem servisualizados com cursor para cima.A lista começará com o programa transmitido mais cedo.Com cursor esquerda/direita poderá ser seleccionado um outro canal favor.

TemaO guia de tema mostrará uma lista de todos os programas na dataseleccionada que correspondem com a categoria seleccionada (notícias,desporto, cultura, filmes, …). Por defeito, o primeiro item será o programaactual ou seguinte no canal actual.A possibilidade de navegação de por TEMA só é disponível se forem inseridosno guia de TV os programas contendo temas definidas.

GeralA lista de Vista Geral mostra uma lista de todas as memorizações e gravaçõespor dia. Se mais que um item começar na mesma hora ou em caso de itenstransmitidos em sobreposição, aqueles serão marcados com uma luzintermitente.

Logo que o programa for transmitido, todos os itens marcados ‘uma vez’serão apagados. Este menu poderá ser utilizado para alterar uma memória ouuma gravação.

Nota: O TV interpretará automaticamente a hora da transmissão (como indicada noguia teletexto) do seu programa seleccionado na correcta hora e data local.

Segunda-feira 9 Out 18:03Canal

CNN MTV TQVE

MTV NEXTVIEW

........

........

........

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Segunda-feira 9 Out 18:03Tema

Série Filme Notícias

CNN NEXTVIEW

CNN MTVTVE

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Segunda-feira 9 Out 18:03Geral

BBC1 NEXTVIEW

BBC1 17.10 .............CNN 17.30 .............TVE 18.05 .............BBC2 19.00 .............

GravaçãoAvisoInfoVer TV

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Informações

Segunda-feira 9 Out 18:03Dia

p I 18.03-18.15 π 18.30

CNN NEXTVIEW

J canal - começar - prog.

Page 20: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

20 NEXTVIEW

Funções básicasAs funções Gravação,Aviso, Info e Ver TV poderão ser activadas através dasteclas coloridas correspondentes do telecomando.Se não estiver disponível esta função, o texto não estará iluminado.Seleccione um programa com o cursor para cima/para baixo.

Gravação R o Aviso !& Carregue na tecla encarnada a fim de ativar Gravação ou na tecla verde a fim

de ativar Aviso.Se o número de programa do transmissor ainda não for conhecido, aparecerá umamensagem requerendo de introduzir o número correcto.Um pequeno menu aparecerá onde poderá ser seleccionado o intervalo: umavez, diário ou semanal ou retirar uma regulação anterior de gravação ou aviso.Por defeito, o intervalo é de Uma Vez. No caso dum série, as opções diário esemanal podem ser substituídos pela opção Série. Neste caso o sistemaencontrará a hora em que o episódio seguinte será transmitido. Isto não épossível no guia Teletexto.

é Para selecionar o intervalo, movimente o cursor para esquerda/direita.A cor do cúbico indicador refere ao intervalo.

“ Carregue na tecla OK.

Se o item Gravação R estiver activado:Aparecerá Memorizando a fim de indicar que o afinador do gravador devídeo está programado.Se o item Aviso ! estiver activado:- aparecerá no ecrã uma mensagem no momento em que o programa

marcado com a indicação ! começar.- se o TV estiver no modo de espera, o TV ligará no momento em que oprograma marcado com a indicação ! começar.Nota: Gravações ou avisos não são possíveis quando o transmissor não transmitir adata e a hora dos programas.Aparecerá a mensagem: programar o TV não é possível.Verifique se fica na página de programação do TV.

Info& Carregue na tecla amarela a fim de ativar Info.

Informações sobre o programa seleccionado ou sobre os anúncios serãomostradas. Em certos casos as informações completas não cabem no ecrã.Utilize o cursor para cima/para baixo a fim de ler todas as informações.

é Carregue outra vez na tecla amarela a fim de desligar Info.

Ver TVCarregue na tecla azul a fim de ativar Ver TV.Esta função apenas está disponível se estiver seleccionado um programatransmitido na hora actual. Caso contrário a função não está disponível.A selecção faz com que o TV passe para o canal de TV seleccionado.NEXTVIEW está desligado.

GravaçãoAvisoInfoVer TV

Informações

Data TempoCanal

CNN TVE MTV

TVE NEXTVIEW11.03 Travel Guide

14.35 World news

17.50 Insight

R!

p1 vezπ Diário Semanal Limpar

Page 21: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

21NEXTVIEW

Seleccionar o Imagem/NEXTVIEW-Guia teletextoCarregue na tecla æ.Carregue na tecla b.O ecrã fica dividido em duas partes: do lado esquerdo, a imagem normalprincipal; do lado direito a imagem NEXTVIEW/Guia teletexto.Carregue na tecla b para voltar ao ecrã total NEXTVIEW/Guia teletexto oucarregue na tecla æ para voltar à imagem a toda a largura do ecrã.

Aquisição e actualização da informação NEXTVIEWAquisição e actualização de NEXTVIEW estão feitas quando estiver a ver ocanal de TV do emissor NEXTVIEW seleccionado ou quando o TV estiver emespera.O indicador na frente do TV está cor-de-laranja enquanto está em espera.Quando toda a aquisição ou actualização requerida estiver completa, tornarápara a cor encarnada.Aquisição de novos dados passa-se uma vez durante a noite.

Nota: Pode ser necessário de passar o TV em espera quando a informação completade NEXTVIEW estiver obsoleta, por exemplo quando voltar de férias.

Restrições do gravador de vídeo com função NEXTVIEWO item Gravação e a gravação automática só serão disponíveis e possíveis seo seu gravador de vídeo for equipado da função NEXTVIEWLink.O seu gravador de vídeo deveria estar ligado à tomada EXTERNAL 2.Vejaligação de equipamento periférico p. 25.

As opções diário, semanal e série dependem do tipo de gravador de vídeoque você tem. Também o número de gravações marcadas e a maneira decontrolar gravações de programas de sobreposição dependem do tipo degravador de vídeo. Desde que todos os reguladores de tempo do gravador devídeo sejam utilizados, o item Gravação será eliminado do menu.

Transferência da vista geral do gravador de vídeo (apenas com Philips televisões)Se o TV estiver ligado, será feita uma transferência dos blocos de gravaçãoprogramados ao TV a fim de verificar se forem feitas uma adição ou umaanulação manual e isto será indicado na vista geral.O gravador de vídeo controla e apaga as gravações temporizadas logo queforem realizadas.

Alguns gravadores de vídeo com função NEXTVIEWLink não permitemcomeçar uma programação Diária de gravação aos Sábados e Domingos.Neste caso, o item diário será eliminado do menu àqueles dias.

21 3

54 6

87 9

0

B

w

æ b

Ï

i

TV VCR DVD SAT

TUNER

MOVIE SPORT CHILD NEWS OTHER

CD TAPE CDR

¬V P

0

S Q

OK MENU

b c d fi

M ah

SMARTSMARTACTIVE

CONTROL b

æ

Page 22: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

22 Teletexto

A maior parte dos canais de televisão transmitem informações através doteletexto. Cada canal que transmite o teletexto transmite também uma páginacom informações sobre a maneira de utilizar o seu sistema de teletexto.Procure a página de teletexto no índice (normalmente é a página 100).O teletexto é transmitido em vários sistemas, dependento do canal de TV.As cores usadas na linha de opções corresponde às teclas coloridas dotelecomando.

Sistema Fácil de TeletextoO sistema Fácil de Teletexto reduz consideravelmente o tempo de espera (acondição que o transmissor do teletexto do canal de TV em questão estejaligado durante pelo menos meio minuto) com:• uma escolha directa das páginas anteriores e seguintes que estão a ser

transmitidas e das páginas indicadas na linha de opções• uma lista das páginas mais vezes analisadas: as páginas usadas com

mais frequência são colocadas automaticamente numa lista de páginas• a memorização prévia dos números de páginas lidas a partir das

páginas visionadas• a pré-memorização de todas as subpáginas.

Ligar e Desligar o TeletextoCarregue na tecla b para ligar ou desligar o teletexto.A página principal do índice aparecerá no ecrã juntamente com duas linhas deinformação na parte de cima e uma linha de opções no fundo do ecrã.Nota: se os caracteres de teletexto visualizados no ecrã não corresponderem aoidioma do seu país, prima repetidamente a tecla X que se encontra no interior datampa do telecomando até seleccionar uma língua do grupo 1 ou 2.

Seleccionar uma Página de TeletextoCom as teclas numeradasUtilize as teclas numeradas para marcar o número da página desejada.O contador de páginas procura a página ou a página aparece imediatamentequando o número da página tiver sido armazenado na memória.Aparece uma mensagem quando tiver feito a introdução de um número de páginaque não existe ou que está errado. Os números de páginas começados por 0 ou 9não existem. Introduza o número de página correcto.

Com a linha de opçõesSeleccione com as teclas coloridas, correspondentes à côr das opções nofundo do ecrã o assunto desejado.

Seleccionar Imagem/TeletextoSeleccione um canal de TV que transmita teletexto.Carregue na tecla b.O ecrã divide-se em duas partes: a parte esquerda apresenta a imagemprincipal normal, a parte direita serve para a transmissão Teletexto do canalde TV seleccionado.Carregue na tecla b a fim de voltar ao ecrã inteiro de imagem ou carreguena tecla b a fim de voltar ao ecrã inteiro de imagem do teletexto.

Controlo rápido das páginas do teletextoMovimente o cursor para cima/para baixo ou prima a tecla + P - paravisualizar as páginas anteriores ou seguintes.

Escolha da página anterior do teletextoCarregue na tecla 0.

Teletexto

cursor paraescolher páginasde teletexto

teclas coloridaspara seleccionar

21 3

54 6

87 9

0

B

w

æ b

Ï

i

S Q

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

OK MENU

b

0

XU

X ® q P

f

h

ZOOM

INSTANT

87 9

0i 0

b c d fi

M ah

SMARTSMARTACTIVE

CONTROL b

Page 23: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

23Teletexto

Selecção do índice da página de teletextoCarregue na tecla branca a fim de visualizar a página principal do índice(normalmente a página 100).

Só para transmissores de teletexto TOP.T.O.P arranja as páginas em catergorias e junta outras possibilidades parafacilitar ainda mais a utilização.Carregue na tecla i. Aparece un aspecto dos assuntos de teletexto T.O.P.disponívels. Nem todos os canais de TV transmitem o teletexto T.O.P. Quandoo sistema deteletexto não for o teletext T.O.P., a mensagem aparecerá nocimo do ecrã.Seleccione com o cursor para cima/para baixo, esquerda/direita o assuntodesejado e carregue na tecla OK.

Escolha das subpáginasQuando um número de página escolhida contiver várias subpáginas, uma delasaparecerá no ecrã.O número colorido na primeira linha de informação indica a subpáginavisionada.As outras subpáginas podem ser seleccionadas :

Com o cursor para esquerda/direitaOs outros números de subpáginas aparecem em branco logo que atransmissão as tenha encontrado e ficarão guardadas na memória de maneiraa estarem disponíveis enquanto a página de teletexto estiver no ecrã.Seleccione com o cursor para esquerda/direita a subpágina anterior ou aseguinte.

Com a tecla U• Introduza o numero da subpágina.Carregue na tecla U. Introduza o número da subpágina desejada com asteclas numeradas: por exemplo, 3 para a terceira página de sete subpáginas.O TV procurará a página escolhida.

• Subpáginas de alternação automática:Carregue emU de novo para cancelar o codigo de subpagina introduzido.Estas subpáginas seguem-se umas às outras automaticamente.

Carregue de novo U para seleccionar as subpáginas com o cursor paraesquerda/direita de novo.

Selecção funções Especiais de teletexto

PararCarregue na tecla S a fim de parar a rotamção automática de subpáginas ouparar a busca quando introduziu uma página errada ou não disponível.Introduza uma nova página.

Aumentar Carregue repetidamente na tecla h a fim de visualizar a parte superior, aparte inferior e depois para regressar ao tamanho normal da página.Quando estiver visualizada a parte superior, é possível você fazer passar otexto linha por linha com o cursor para esquerda/direita.

RevelarCarregue na tecla f para chamar/desligar informações dissimuladas, comosejam soluções de enigmas e puzzles.

cursor para escolhersubpáginas

tecla OK paraactivar

S

21 3

54 6

87 9

0

B

w

æ b

Ï

i

S Q

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

OK MENU

U

X ® q P

f

h

ZOOM

INSTANT

Ufh

i

MOVIE SPORT CHILD NEWS OTHER

Page 24: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

24 Teletexto

Seleccionar Subtítulos contínuosOs canais de TV que transmitem teletexto muitas vezes transmitem certosprogramas com subtítulos.Para cada canal de TV poderá memorizar uma página de subtítulo que serávisionada se o programa a ser transmitido o for com subtítulos.

Ligue o teletexto e seleccione a página de subtítulo apropriada no índice.Desligue o teletexto.De agora na página de subtítulo do canal de TV seleccionado fica memorizada.

De cada vez que um programa do canal de TV seleccionado contiver umsubtítulo, os subtítulos ficarão disponíveis para este canal de TV.Seleccione Subtítulo ligado ou desligado no menu Vários, veja a p. 16.Aparecerá o símbolo de subtítulos j quando for seleccionado subtítuloligado.

Observação: Você fica no modo de teletexto, por consequência apenas são disponíveis as funções teletexto.

No caso de o seu telecomando se perder ou quebrar, poderá ainda alteraralgumas das regulações básicas da imagem e do som com as teclas no topo datelevisão.

Carregue repetidamente na tecla M para seleccionar Volume, Brilho, Cor ouContraste.Carregue na tecla P - ou + para ajustar a regulação escolhida.Quando o menu não estiver visionalizado, use as teclas P - e + a fim deseleccionar os canais de TV, as teclas V - ou + para ajustar o volume.Carregue na tecla OK para limpar o ecrã do TV.Carregue na tecla wpara seleccionar a ligação de periféricos EXT1/2/3 ouFRONT no TV.Carregue na tecla para visualizar informações sobre o canal e aprogramação no ecrã do TV.

A regulação escolhida ficará automaticamente desligado depois de 10 segundos serter sido executada qualquer acção.

As teclas na frente da televisão

PV

MENU

OKw

Ï

Page 25: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

25Ligação de Equipamento Periférico

Ligação de Equipamento Periférico

Existe uma vasta gama de equipamento de áudio e de vídeo que pode serligado ao seu TV.A maneira de ligá-lo é representada nos diagramas deligação seguintes.

Ligue os cabos de antena 1, 2 e, para obtenar uma melhor qualidade deimagem um eurocabo 3 como se indica na gravura.

Se o vídeo for equipado da função EasyLink, é obrigatório utilizar o eurocabo juntadoà EXTERNAL 2 para que se possa utilizar inteiramente a função EasyLink.

Só quando não ligar o eurocabo 3, deverá fazer o seguinte:

Busca e memorização do sinal de teste do gravador de vídeo

& Desligue o cabo de antena 1 da tomada de antena x do seu gravador devídeo.

é Ligue o seu TV e coloque o sinal de teste no seu gravador de vídeo.(Leia o livro de instruções do seu gravador de vídeo).

“ Procure o sinal de teste do seu gravador de vídeo, da mesma maneira comoprocurou e memorizou os canais de TV. Leia em Instalação, Busca eMemorização de canais de TV, Instalação Manual, página 5.

‘ Memorize o sinal de teste ou sob o número de programa 0 ou entre 90 e 99.

( Introduza de novo o cabo de antena na tomada respectiva x o seu gravadorde vídeo depois de ter memorizado o sinal de teste.

Descodificador e gravador de vídeoLigue um eurocabo 4 ao euroconector do seu descodificador e aoeuroconector especial do seu gravador de vídeo.Leia também Definição do Descodificador/Decifrador dos números deprograma, na página 7.Também é possível ligar o descodificador directamente ao EXTERNAL 1 o 2 daTV utilizando um eurocabo.

Gravador de vídeo e outros periféricos(excepto fontes digitais)

& Ligue os cabos de antena 1, 2 e 3 como se indica na gravura.Obtém-se uma melhor qualidade de imagem se adicionalmente ligar umeurocabo 5 à tomada EXTERNAL 2 e um eurocabo 4 à tomadaEXTERNAL 1 o 3.

é Espere pelo sinal de teste do periférico, da mesma maneira que fez para como gravador de vídeo.

Quando houver um gravador de vídeo ligado à tomada EXTERNAL 1 apenas poderágravar um programa a partir do seu TV.Somente quando houver um gravador de vídeo ligado à tomada EXTERNAL 2 se podegravar um programa a partir do seu TV bem como de outro equipamento que estejaligado. Leia Gravação com o seu gravador de vídeo, página 31.

Nota: a ligação EXTERNAL 1 pode gerir CVBS e RGB, EXTERNAL 2 CVBS, Y/C e RGB,EXTERNAL 3 só pode gerir CVBS.

Gravador de vídeo

VCR 1

CABLE

1

4

2EXTERNAL

2

3

VCR 1

CABLE

121

EXTERNAL

24 5

3

Page 26: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

26 Ligação de Equipamento Periférico

& Ligue a sua câmara ou camcorder na direita do seu TV.

é Ligue o equipamento às tomadas VIDEO 2 e AUDIO L 3 para equipamentomonofónico.

Carregue repetidamente na tecla X do telecomando a fim de seleccionar osom de um ou ambos os altifalantes do seu TV.

“ Ligue também a tomada AUDIO R 3 para equipamento estereofónico.

A qualidade S-VHS com uma Camcorder S-VHS é obtida através da ligaçãodos cabos S-VHS às entradas S-VIDEO 1 e entradas AUDIO 3.

Câmara e Camcorder

AUDIO

VIDEOS•VIDEO

3 2 1

Ligue o seu equipamento digital com um eurocabo 1 a um doseuroconectores (EXT1, EXT2 ou EXT3), ou com um cabo cinch à entrada deVIDEO ao lado direito do TV (veja ilustração em cima).

& Empurre simultaneamente nas duas teclas U e f.

é Seleccione Fontes digitais no menu Configuração do menu INSTALAÇÃO eseleccione:• Nenhum se não for ligada nenhuma fonte digital,• EXT1, EXT2 ou EXT3 se for ligado o seu equipamento a um euroconector,• FRONT caso que conectar ao lado direito do TV.

“ Mantenha premida a tecla Ï para desligar todos os menus.

Nota: a baixa qualidade de algum material digital pode estar no origem dedistorções na imagem. Se isso acontecer, seleccione a opção Eco sob a tecla SMART

PICTURE a do telecomando. Esta função melhora a qualidade das imagensdigitais distorcidas.

Equipamentos digitais (DVD, sintonizador de satélite,..)

INSTALAÇÃO

Menu de línguaPaís

Instalação automáticaInstalação manualNome programaReposicionarProgramas preferidos

J CONFIGURAÇÃO

1/2/3EXTERNAL

DVD

1

& Introduza a ficha na tomada de auscultadores L situada na direita do seu TV.

é Carregue na tecla ¬ do telecomando a fim de desligar os altifalantesinternos do seu TV.A tomada dos auscultadores tem uma impedância entre 8 e 4000 Ohm e a ficha édo tipo jack de 3,5 mm.

INo menu SOM seleccione Volume Auscultador a fim de regular o volume dosom dos auscultadores. Leia p. 12.

LAuscultadores

CONFIGURAÇÃO

Digital SourcesDescodificador(Inclinação imagem)Linha de indicaçõesRegulações fábricaAltifal. da frente extraAltifalantes trasero Auto Surround Ligado/DesligadoEmissor NEXTVIEW nenhum, 0...99Auto format Si/NãoINSTALAÇÃO

J Fontes digitais

Page 27: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

27Ligação de Equipamento Periférico

Amplificador estéreo e dois altifalantes extra da FRENTEA fim de aumentar a reprodução sonora do seu TV, você pode ligar doisaltifalantes extra através do amplificador externo.

& Ligue os cabos audio à entrada audio do seu amplificador e à tomadaAUDIO L e R na parte de trás do seu TV.O nível de saída é controlado pelo controle do volume do seu TV.Nota: Desligue o TV e o seu amplificador audio antes de ligá-los.

Ajuste o volume do amplificador audio a mínimo.é Seleccione Altifalantes da frente Sim (Amp) no menu Configuração, veja p. 7

Veja regulações Surround, p. 14 para saber quais modos Surround estãodisponíveis.

“ Ajuste o volume do amplificador audio.Pode utilizar a função tom de teste no menu Regulações Surround, veja p. 13,a fim de obter uma referência do loudness dos altifalantes em separado.Nota: Logo que o volume do amplificador esteja ajustado, não o modifique enquanto

está a ver TV visto que toda a configuração funciona com o ajuste do volumedo seu TV.

Altifalantes de TRÁS multimediaPode apreciar o som Dolby Pro Logic Surround quando ligar dois altifalantesde trás com amplificadores internos (ou um amplificador audio comaltifalantes de trás).

& Ligue os cabos audio aos altifalantes de trás e à saída S Dolby Surround naparte de trás do seu TV, como mostrado aqui ao lado.Apenas há uma saída de cilha para os dois altifalantes. Utilize um adaptadorde mono a estéreo.Nota: Desligue o TV e os altifalantes de trás audio antes de ligá-los.

é Seleccione Altifalantes trasero Sim no menu Configuração, veja p. 7.Veja regulações Surround, p. 14 para saber quais modos Surround estãodisponíveis.

Altifalantes Som Surround de trás deverão ser colocados por detrás ou decada lado do ouvinte, a mais ou menos 1 m por cima da cabeça do ouvinte.

“ Ajuste o volume dos altifalantes de trás.Pode utilizar a função tom de teste no menu Regulações Surround, veja p. 13,a fim de obter uma referência do loudness dos altifalantes em separado.Nota: Logo que o volume dos altifalantes de trás esteja ajustado, não o modifique

enquanto está a ver TV visto que toda a configuração funciona com o ajustede volume do seu TV.

Amplificador Dolby Pro Logic Surround& Ligue o amplificador Dolby Pro Logic Surround à tomada AUDIO L e R na

parte de trás do seu TV.

é Seleccione Altifalantes da frebte Não no menu Configuração, veja p. 7.A saída audio agora está independente das regulações do volume, doequalizador e de Surround.

“ Desligue o volume do TV com a tecla de emudecimento ¬.Todas as regulações de volume, o controle de tonalidade e as ligações dealtifalantes têm de ser feitos através do amplificador externo Dolby ProLogic.

Cuidado: A informação de som no ecrã não corresponderá à reprodução sonora real.

Altifalantes extra/amplificador

AUDIOS

AUDIO

Page 28: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

28 Ligação de Equipamento Periférico

Ligação de canal central com amplificador surround

Os terminais de ligação do Amplificador de Canal Central (situados na parteposterior do TV) podem ser ligados a um amplificador Audio devidamenteequipado para a reprodução de som no Canal Central através das altifalantesinternas do TV.Todas as regulações do volume, da tonalidade e das ligações das altifalantesdevem ser efectuadas através do amplificador Dolby Pro Logic externo.

& Ligue os terminais de saída do Canal Central do amplificador Dolby ProLogic Surround aos terminais CENTER CHANNEL AMP INPUT ao TV.Empurre para cima na mola de ligação, introduza uma ponta do fio naabertura de uma mola de ligação e empurre-a para baixo. Introduza a outraponta do mesmo fio na mola de ligação da mesma cor do outro altifalante.Faça a mesma coisa com o outro fio nas outras molas de ligação. Nãointroduza os fios muito afastados.

é Coloque a ficha AMP SWITCH no TV na posição EXT (externo) quandoutilizar um amplificador externo como fonte audio para a entrada do CanalCentral.As altifalantes do TV só emitirão o sinal reproduzido pelo Canal Central.A reprodução das altifalantes Surround frontais esquerda/direita e traseiras éfeita através do amplificador externo.

Atenção: coloque a ligação AMP na posição INT (interno) quando pretenderreposicionar as colunas do TV no modo de funcionamento normal.

Se quiser ligar mais equipamento ao seu TV, consulte o seu vendedor.

CENTER CHANNEL AMP INPUT

Page 29: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

29Ligação de Equipamento Periférico

Se ha uma conexão com função EasyLink entre a televisão e o vídeo, iem certoscasos erá ligada a televisão, mesmo que ficasse no modo esperea (p.ej. durante areprodução de gravação...).Isso não é possível quando o modo TV trancada está seleccionado.

Equipamento que esteja apanas ligado com um cabo de antena :Seleccione o número de programa em que memorizou o sinal de teste comas teclas numeradas.

Equipamento ligado ao euroconector ou na direita do TVCarregue várias vezes na tecla w até que a indicação EXT 1, EXT 2, EXT3 ouFRONT apareçam no ecrã, em correspondência com a tomada aonde fez aligação do seu equipamento na parte de trás ou na direita do seu TV.Observação: A maior parte dos equipamentos (descodificador, gravador de vídeo) faza mudança automaticamente

Se quiser voltar de novo a ver televisão?Introduza o número de programa do canal de TV que deseja ver, com as teclasnumeradas o carregue na tecla TV.

Para seleccionar equipamento ligado

A maior parte do equipamento de vídeo da nossa gama de produtos podefuncionar através do telecomando do seu TV.

Prima a tecla VCR, DVD, SAT,TUNER, CD,TAPE ou CDR conforme oequipamento periférico que pretender operar com este telecomando. LeiaUsar o telecomando, p. 9.

Gravador de vídeoApós premir a tecla VCR, prima uma tecla do video:

® para gravar,

Ò para rebobinar,

‡ para parar,

π para reproduzir,

† para bobinar,

◊ para seleccionar um ou dois números de programa dígitos do vídeo,

- P + para passar rapidamente através dos canais de TV do sintonizadordo seu gravador de vídeo,

0 ao 9 para seleccionar os canais de TV do sintonizador do seu vídeo,

B a fim de passar o vídeo para o modo de espera

U relógio VCR

Esta teclas funcionam com os gravadores de vídeo utilizandos o estandarte desinalização RC5.

Se o vídeo esteja equipado da função EasyLink, a tecla INSTANT ® para gravarque se encontra no interior da tampa do telecomandopode ser operadas no modotelevisão.Se o seu vídeo EasyLink disponer da da função Espera sistema e se mantiver a teclaB premida durante 3 segundos, o TV e o video ficam em modo de espera.

Teclas do equipamento de áudio e de vídeo

B

w

æ b

VCRTV DVD SAT

CDTUNER TAPE CDR

w

S Q

MOVIE OTHERNEWSCHILDSPORT

VCR

21 3

54 6

87 9

0

B

w

æ b

Ï

i

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

® Ò ‡ π †

S Q

OK MENU

INSTANT U

X q P

f

h

ZOOM

INSTANT

®

®

U

®

Ò

π

Page 30: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

30 Ligação de Equipamento Periférico

Teclas do DVDCarregue numa das teclas TV depois de ter premido a tecla DVD.

Ï a fim de ligar ou desligar o menu DVD

0 a fim de seleccionar o capítulo DVD

b a fim de seleccionar o título DVD

æ a fim de seleccionar o idioma áudio de sua preferência

Ò para rebobinar

‡ para parar

π para reproduzir

† para bobinar

® pausa

0-9 a fim de seleccionar un número do programa do seu DVD

Esta teclas funcionam com os DVD utilizandos o estandarte de sinalização RC6.

Teclas do receptor de satéliteCarregue numa das teclas TV depois de ter premido a tecla SAT.

Esta teclas funcionam com os receptores de satélite utilizandos o estandarte desinalização RC5.

Teclas do sintonizador, CD, cassete e CDR Prima uma das seguintes teclas após ter premido TUNER, CD, TAPE ou CDR.

Ï a fim de ligar ou desligar o menu (sintonizador)

0 para seleccionar a frequência (sintonizador)

® reproduzir

Ò busca para cima (sintonizador); rebobinar (CD/cassete);avançar para cima (CDR)

‡ parar

π reproduzir

† busca para baixo (sintonizador); avançar (CD/cassete);avançar para baixo (CDR)

b visualizar RDS (sintonizador); info no visor (CD/CDR)

æ RDS/TA (sintonizador); incremento disco (CD/CDR);

S pausa (CD/CDR/cassete)

Q modos surround (CD/CDR/cassete)

+ P - seguinte/anterior (CD)

DVDSAT

21 3

54 6

87 9

0

B

w

æ b

Ï

i

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

® Ò ‡ π †

S Q

OK MENU

Ò‡π

†®

æ b

Ï

0

b c d fi

M ah

SMARTSMARTACTIVE

CONTROL

TUNERCDTAPECDR

21 3

54 6

87 9

0

B

w

æ b

Ï

i

TV VCR DVD SAT

TUNER CD TAPE CDR

¬V P

0

® Ò ‡ π †

S Q

OK MENU

®Ò‡π

æ b

Q

S

Ï

0

b c d fi

M ah

SMARTSMARTACTIVE

CONTROL

MOVIE SPORT CHILD NEWS OTHER

Page 31: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

31Gravar

Para gravar em qualidade S-VHS, é preciso ligar directamente ao vídeo o aparelho periférico S-VHS.

Gravar um programa de TV

& Seleccione o número do canal no seu gravador de vídeo.

é Prepare o seu gravador de vídeo para gravar.Leia o livro de instruções do seu gravador de vídeo.

Mudar os números de programa na televisão não perturba a gravação !

Gravar um programa do equipamento de Audio / Vídeo conectadoao EXTERNAL 1, 3 ou na direita do tv no vídeo conectado aoEXTERNAL 2.

& Ligue o equipamento.

é Seleccione o external correcto no vídeo.

“ Prepare o seu gravador de vídeo para gravar.Comece a gravação do que está a ver na tela.

Não mude os números de programa nem desligue a televisão enquanto estiver agravar !

Gravar com o seu gravador de vídeo sem EasyLink

Se for ligado um vídeo S-VHS equipado da função EasyLink, é possível gravar emqualidade S-VHS dum aparelho periférico S-VHS, que está ligado na direita datelevisão. (Por exemplo: dum camcorder S-VHS.)

No mod TV é possível começar uma gravação directa do programa apresentado noecrã TV.Carregue na tecla "gravar" INSTANT ® no interior da tampa do telecomando do TV.O vídeo liga-se, se estivesse no modo standby e aparece na tela uma comunicaçãoindicando o programa que o vídeo está a gravar.O vídeo está a gravar o programa selecionado.Mudar os números de programa na televisão não perturba a gravação !

Se estiver a gravar um programa dum aparelho periférico que está ligado aoEXTERNAL 1, 3 ou FRONT, não é permitido selecionar outro canal de televisão na tela.Se quiser voltar de novo a ver televisão, carregue duas vezes no número deprograma do canal de TV que deseja ver. A gravação pára o seu vídeo passará paraespera.

Se ficar no modo espera a televisão enquanto estiver a gravar um programa dumaparelho periférico ligado ao EXTERNAL 1, 3 ou FRONT, a lâmpada verde diainteira natelevisão indica que está a gravar. O piscamento para-se depois que a gravação estáterminada.

Gravar com o vídeo com função EasyLink

Se o seu gravador de vídeo esteja equipado da função NEXTVIEWLink e você tivermarcado um ou mais programas a serem gravados no modo nexTView, não énecessário que o seu TV esteja no modo de espera ou ligado para começar agravação.

Gravar com um gravador de vídeo com função NEXTVIEWLink

87 9

0i 0

U

X q P

f h

INSTANT

yÚ ZOOM

®

INSTANT

®

Page 32: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

32 Conselhos & Indice

Cuidar do ecrãLimpe o TV com um pano macio. Não usesolventes abrasivos porque podemdanificar o revestimento do ecrã do TV.

Má ImagemSeleccionou o sistema de televisãocorrecto? O TV ou a antena interior estãodemasiadamente próximos de altifalantes,equipamento de áudio não ligado à massa,luzes de néon, etc. ?Montanhas ou edifícios altos podem darorigem a imagens duplas ou a fantasmas.Por vezes, a qualidade da imagem pode sermelhorada se modificar a direcção daantena exterior.A imagem está irreconhecível?Verifique se marcou a frequência correcta.Consulte o capítulo Instalação, página 5.A luminosidade e o contraste estão malregulados ? Seleccione as regulaçõesfábrica no menu Configuração, p. 7.Por vezes a imagem fraca pode ser devida ater activado uma câmara ou camcorder S-VHS ligado em EXT1 ou EXT2 ao mesmotempo. Neste caso desligue um dos outrosperiféricos.

Não aparece nenhuma imagem ?A antena está bem ligada ? As fichas estãobem introduzidas na tomada da antena?O cabo de antena está em boas condições

e tem fichas adequadas ? As ligações paraum segundo TV estão em boas condições ?Em caso de dúvida, consulte o seuvendedor.

Falta de somFalta de som em todos os canais? Verifiquese o volume não está na posição mínima.Terá interrompido o som com a tecla ¬?Verifique se a configuração dos altifalantescorresponde com a selecção feita no menuconfiguração, veja p. 7. Por exemplo: o seuamplificador está ligado quando foramligados dois altifalantes extra da frente?Não sai som dos altifalantes traseiros dacoluna central?Seleccione um modo surround adequado,de acordo com o sinal emitido, ou reguleo volume. Leia Modo do surround, p. 13.

TelecomandoSe a televisão não responde mais aotelecomando, é possível que as bateriasestejam vazias. Poderá ainda usar las teclasna frente da televisão.

MenuEscolheu o menu errado ? Carregue maisuma vez na mesma tecla para sortir domenu.

NEXTVIEW - nenhuma informaçãoVeja aquisição e actualização dainformação NEXTVIEW, página 21.

Não encontra a solução ?Desligue e ligue o TV uma vez.Nunca tente reparar um TVavariado.Consulte o seu vendedor ou dirija-se a umtécnico.

Directrizes sobre materiaisobsoletosPhilips presta muito atenção a umaprodução respeitosa do ambiente nasregiões verdes. O seu TV contémmateriais que podem ser reciclados evoltados a usar. No final do seu tempo deutilização pode ser desmontado por umaempresa especializada que reduzirá aomínimo a quantidade de materiais a seremrejeitados. Por favor obedeça às normasem vigor na sua área relativamente àeliminação do seu velho TV.

Onde colocar as pilhas gastas ?As pilhas fornecidas não contêm os metaispesados de mercúrio e cádmio. Em muitospaíses não é permitido que as pilhas gastassejam deitadas fora conjuntamente com orestante lixo doméstico. Por favor informe-se sobre o local onde pode colocar as pilhasgastas de acordo com as normas em vigorna sua área.

a ACI, 5active control, 10altifalantes da frente, 7altifalantes trasero, 7amp switch, 28auscultadores, 26auto format, 8auto surround, 8

c camcorder, 26centre channel input, 28configuração, 7congelação da imagen, 9convergência, 12

d DBE, 7descodificador, 7digital, 11digital scan, 12dolby regulações surround, 13dolby 3 estéreo, 14dolby virtual, 14DVD, 30dynamic contrast, 12

e ecrã dual, 10

efeito 3D, 14emissor NEXTVIEW, 8equalização, 12escolha bilingue, 11estéreo, 14estroboscópio, 10eurocabo, 25

f fácil de teletexto, 22fontes digitais, 26formato da imagem, 11frequência, 5

g gravação, 31gravador de video, 28

h hall (+ amp), 14i informações no ecra, 9

installação automática, 5installação manual, 5

l ligar o TV, 3lingua, 4linha de indicações, 7

m matizar, 12memorizar os canais de TV, 4menu de língua, 4

mode do surround, 14n NEXTVIEW, 17

nome programa, 6p pais, 4

procura um canal de TV, 5programas preferidos, 6Pro Logic, 14

r receptor de satélite, 30regulaçõas fábrica, 7regulações imagem, 12regulações som, 12reposicionar, 6

s selecção dos canias de TV, 9smart imagem e som, 11som desligado, 9subpáginas teletexto, 23S-VHS, 31subtítulos contínuos, 24

t teletexto, 22temporizador, 16trancar a tv, 16

v volume, 9volume frontal, 13

Conselhos

Indice

Page 33: 3135 015 1435 - Philips · imagem p.11 Smart Controls M smart som p.10 h active control p.10 asmart imagen p.10 Ecrã dual p. 10 b ecrã dual ligado c não função d imagem teletexto

33Glossário

100 HzTecnologia que torna o acto de ver TVmais relaxante para os seus olhos. NumTV convencional, a imagem é varrida 50vezes por segundo. Como resultado, avista humana apercebe-se dumperturbador efeito de tremulação, visívelsobretudo em zonas de imagem maiores ecom mais brilho. Com a tecnologia 100 Hzcada imagem é varrida 100 vezez porsegundo, o que elimina o conhecido efeitode tremulação.

Automatic Channel Installation (ACI)Instalação Automática de Canais.Procede automaticamente à instalação detodos os canais de TV, pela mesma ordemque são recebidos da estação emissora,desde que esses dados sejam transmitidos.Memoriza, automaticamente, o número eo nome do programa. Com a função ACI,a instalação é absolutamente automática esimples.

Congelação da imagenModo que permite ‘congelar’ uma certaimagem para melhor estudar umdeterminado pormenor ou, p.ex., tomarnota de certas informações comonúmeros de telefone.

Digital ScanEsta inovação elimina a chamada linha detremulação: a vibração das linhas deimagem horizontais. Em combinação coma tecnologia 100 Hertz, gera imagem tãoestáveis como um slide.

DNRRedução Digital de Ruidoque possibilita a limpeza dos ruidos. Seajustar a programação DNR, farádesaparecer o ruido e obterá imagensnitidas e sem distorção.

Easy LinkSistema bus ESI digital ‘inteligente’ entre oTV e o Video.Torna a selecção e ocontrolo de fontes numa operação de umasó tecla.

Easy TextMemória do Teletexto que guarda as suaspáginas de Teletexto favoritas e permite oacesso directo às mesmas.

EuroconnectorUm conector de 21 pinos que facilita aligação de vários tipos de equipamentoaudo, video e computadores.

MenuVisualização no ecrã das funções efacilidades de forma organizada de modo aserem seleccionadas pela simplesdeslocação do cursor através dotelecomando.

Dolby Surround Pro LogicEnvolve-nos, literalmente, em 4 canais desom. Dá vida aos nossos filmes favoritos,conferindo-lhes todo o realismo e impactodo cinema e colocando-nos no centro daacção.

NEXTVIEW

NEXTVIEW é uma nova característicaajudando o utilizador de TV e de VCR aseleccionar os programas que ele/ela querver a partir dum guia de programas detelevisão no ecrã. Permite ao utilizadorconsultar uma descrição da cadaprograma, e marcar programasinteressantes a serem memorizados (autoTV ligado), gravados (gravador de vídeocom função NEXTVIEWLink necessário) ouvistos.

Smart Controls do Imagem e do SomTeclas no telecomando para seleccionar asregulações fábrica, da imagem o do sompredefinidas.

TemporizadorCom a ajuda desta função poderá marcarum período de tempo após o qual o seuTV se desligará por si mesmo e passará afunção de espera.

Glossário