3.1. mesa de trabalho - oabce.org.br

7
01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 1/7 O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) é um sistema informatizado orientado a concentrar as informações de todos os processos de execução penal do Brasil. Além de um sistema de gerenciamento de processos judiciais, ele também permite a extração de informações e dados estatísticos sobre processos e prisões, representando uma ferramenta estratégica na gestão inteligente e integrada da execução penal em nível nacional. O SEEU possui um ambiente de fácil utilização, com ferramentas comuns a diversos perfis de usuários que tornam padrão determinadas rotinas de buscar processos, verificar remessas, visualizar documentos, inserir manifestações e ciências. Voltar ao topo 3.1. Mesa de trabalho Para cada tipo de usuário, no entanto, a mesa de trabalho é personalizada de acordo com as rotinas de trabalho. Em todos os casos, o ambiente de trabalho é composto em um menu superior com os botões: Início, que permite voltar à tela inicial; Processos/Busca, que permite efetuar buscas de processos de execução penal; e Outros, que permite alterar a senha, cadastrar assessores, entre outras funções. Abaixo as informações do usuário logado, atribuição, atuação, data, e tempo restante da sessão são exibidos do lado

Upload: others

Post on 31-May-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3.1. Mesa de trabalho - oabce.org.br

01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas

https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 1/7

O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) é um sistema informatizado orientado a concentrar as informações detodos os processos de execução penal do Brasil. Além de um sistema de gerenciamento de processos judiciais, ele tambémpermite a extração de informações e dados estatísticos sobre processos e prisões, representando uma ferramentaestratégica na gestão inteligente e integrada da execução penal em nível nacional.

O SEEU possui um ambiente de fácil utilização, com ferramentas comuns a diversos perfis de usuários que tornam padrãodeterminadas rotinas de buscar processos, verificar remessas, visualizar documentos, inserir manifestações e ciências.

Voltar ao topo

3.1. Mesa de trabalhoPara cada tipo de usuário, no entanto, a mesa de trabalho é personalizada de acordo com as rotinas de trabalho.

Em todos os casos, o ambiente de trabalho é composto em um menu superior com os botões: Início, que permite voltar àtela inicial; Processos/Busca, que permite efetuar buscas de processos de execução penal; e Outros, que permite alterar asenha, cadastrar assessores, entre outras funções.

Abaixo as informações do usuário logado, atribuição, atuação, data, e tempo restante da sessão são exibidos do lado

Page 2: 3.1. Mesa de trabalho - oabce.org.br

01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas

https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 2/7

esquerdo da página, e do lado esquerdo o botão Processo permite efetuar uma busca rápida por número do processo. Obotão Histórico permite a visualização dos últimos 20 processos abertos na sessão corrente, o botão Ajuda exibe algumasinformações sobre o sistema, e por fim o botão Sair encerra a sessão.

Voltar ao topo

3.2. Análise da situação executóriaAs informações sobre a execução de pena, como condenações em execução, total da pena, datas-bases, frações utilizadaspara o cálculo dos requisitos objetivos, et. al., são concentradas em um único relatório no SEEU, o Relatório da SituaçãoProcessual Executória (RSPE ou ReSPE).

A aba Informações Adicionais apresenta grande quantidade de informações referentes à situação atual da pena, como asdatas-bases e a previsão de cumprimento dos requisitos, bem como a forma como o SEEU efetua esse cálculo.

Nesta aba também é possível verificar os acontecimentos do cumprimento de pena, em ordem cronológica, e ocumprimento de frações para indulto e comutação, através da análise da linha do tempo.

Ao final da página, ainda na aba Informações Adicionais, é possível visualizar em PDF as informações completas daexecução de pena, através do botão Situação Executória. Além das informações constantes na calculadora de pena, esterelatório também concentra de forma detalhada as informações constantes nas abas processos criminais, eventos e todos

Page 3: 3.1. Mesa de trabalho - oabce.org.br

01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas

https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 3/7

os incidentesconcedidos,nãoconcedidos ependentes,permitindouma análisecompleta dasinformaçõesinseridas noSEEU.

É importantedestacar queasinformaçõespresentes noReSPE sãoinseridaspelos servidores da vara no momento da implantação do processo, sendo recomendável a conferência das informaçõescom as guias, sentenças, decisões e informações de prisões e solturas, juntadas na aba Movimentações, quando da análisede cumprimento de requisitos.

Voltar ao topo

4. Ajuizar nova açãoÉ possível ajuizar um novo processo diretamente através do SEEU em varas que tenham habilitadas a competência deCorregedoria dos Presídios.

O SEEU não permite o cadastro de processos de exeução penal por advogados, sendo esta tarefa exclusiva das varas deexecução penal. Os processos são classificados pela sua classe, contemplando Vara de Execuções Penais em Meio Fechado eSemiaberto, Vara de Execuções Penais em Meio Aberto, estes tramitando apenas processos de execução penal, de autuaçãoexclusiva das varas sem possibilidade de ajuizamento de nvoas ações por advogados, e a Vara de Corregedoria dosPresídios, destinada a feitos de competência do juízo de execução que não processos de execução penal, como pedidos deprovidências, mandados de segurança, habeas corpus, et. al.

Para iniciar o ajuizamento de nova ação, após efetuar o login no sistema, posicionar o mouse sobre o menu Ações 1º Graue clicar em Cadastrar Nova Ação.

A pagina para a seleção da vara a que será distribuida a ação será exibida.

Apenas varas que possuem a competência de Vara de Corregedoria dos Presídios ativa permitem o protocolo de novasações. As varas que não possuem esta competência devem ser consultadas para orientações sobre como protocolar novasações.

Siga os passos cadastrando as partes e juntando os documentos, para concluir a operação.

Vale lembrar que incidentes de execução penal, como pedidos de progressão de regime, livramento condicional, prisão

Page 4: 3.1. Mesa de trabalho - oabce.org.br

01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas

https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 4/7

domiciliar, remição, agravo em execução, comutação, indulto e extinção da pena, devem ser protocolados diretamente noprocesso de execução penal utilizando a opção de Petição Eletrônica.

Ações de competência originária dos tribunais também não são contempladas pelo SEEU, uma vez que este contemplaapenas Varas de Execução Penal (1º grau de jurisdição) em seu escopo. O protocolo de ações de competência originária dostribunais deve ser feito utilizando o meio utilizado pelo respectivo tribunal.

Voltar ao topo

5. Buscar um processoNo menu superior da "Mesa do Advogado Particular" posicionar o mouse sobre a opção Buscas e clicar em Processos 1ºGrau.

É possível restringir a busca para os processos já vinculados ao seu usuário, ou efetuar a busca sentre todos os processos deexecução penal no Brasil, cadastrados no SEEU.

Page 5: 3.1. Mesa de trabalho - oabce.org.br

01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas

https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 5/7

Caso a busca seja para qualquer processo, para efetuar a busca pelo nome do sentenciado, deve ser informado o juízo emque tramita o processo de execução. Para a busca por CPF não é necessário selecionar o juízo, porém o CPF do sentenciadodeve constar no seu cadastro no SEEU.

Após inserir os critérios desejados, clicar em Pesquisar.

A lista com o resultado será exibida.

Caso não lograr exito em encontrar o processo desejado, entrar em contato com a vara em que o processo tramita.

Voltar ao topo

6. Inserir petição em um processo de execução penalApós acessar um processo no SEEU, para juntar uma petição ou documento, clicar em Petição Eletrônica

Em Tipo de Documento informar do que se trata a juntada, digitando no campo ou clicando na lupa do lado direito. Após,clicar em Adicionar.

Page 6: 3.1. Mesa de trabalho - oabce.org.br

01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas

https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 6/7

Uma janela será exibida para inclusão de documentos. É possível digitar o texto no editor do SEEU, utilizando o botãoDigitar Texto, ou selecionar arquivos salvos em PDF no computador, utilizando o botão Procurar (ou Browse).

Após a inclusão, clicar em Assinar Arquivos, e o assinador será exibido. Nesta etapa dependendo do seu sistemaoperacional, mensagens de segurança podem ser exibidas.

Após o a conclusão do procedimento de assinatura, o documento será exibido como Assinado: Sim, clicar em ConfirmarInclusão.

É possível adicionar mais documentos após o procedimento de assinatura, assim como remover ou alterar a ordem dosmesmos. Para concluir, clicar em Concluir Movimento.

Voltar ao topo

Page 7: 3.1. Mesa de trabalho - oabce.org.br

01/04/2021 Manual para Advogados e Advogadas

https://docs.seeu.pje.jus.br/manual-advogado/cartilha-advogado.html 7/7

Last updated 2021-03-25 12:45:39 UTC