3° bimestre avaliaÇÃo diagnÓstica · e) utilização de características adquiridas através do...

28
Caderno X1001 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Ciências Humanas e Ciências da Natureza 1° ANO DO ENSINO MÉDIO 3° BIMESTRE Nome do Aluno(a): Orientações Você está recebendo um caderno com 45 questões. Você dispõe de duas horas para responder a todas as questões e de 20 minutos para preencher o Cartão de Respostas. Leia com atenção cada questão antes de respondê-la. Cada questão tem uma única resposta correta. Ao terminar a prova, passe suas respostas para o Cartão de Respostas, utilizando caneta esferográfica azul ou preta. Não rasure seu Cartão de Respostas. Depois, passe suas respostas para folha de rascunho. Ela servirá para você acompanhar as questões junto ao professor. No final do caderno, você poderá consultar a Tabela Periódica, o Diagrama de Pauling e algumas Fórmulas de Física. Boa prova! 2014

Upload: tranthuan

Post on 18-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Caderno X1001

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Ciências Humanas e Ciências da Natureza1° ANO DO ENSINO MÉDIO

3° BIMESTRE

Nome do Aluno(a):

Orientações

Você está recebendo um caderno com 45 questões.

Você dispõe de duas horas para responder a todas as questões e de 20 minutos para preencher o Cartão de Respostas.

Leia com atenção cada questão antes de respondê-la.

Cada questão tem uma única resposta correta.

Ao terminar a prova, passe suas respostas para o Cartão de Respostas, utilizando caneta esferográfi ca azul ou preta. Não rasure seu Cartão de Respostas.

Depois, passe suas respostas para folha de rascunho. Ela servirá para você acompanhar as questões junto ao professor.

No fi nal do caderno, você poderá consultar a Tabela Periódica, o Diagrama de Pauling e algumas Fórmulas de Física.

Boa prova!

2014

Caro(a) Aluno(a),

Após transcrever as respostas para o Cartão de Respostas, repasse todas as respostas também para essa folha. Em outro momento, essa folha será utilizada para que seja realizada a correção da prova junto ao seu professor.

FOLHA DE TRANSCRIÇÃO

Ciências da Natureza e Ciências HumanasEnsino Médio

01: C D EBA

02: C D EBA

03: C D EBA

04: C D EBA

05: C D EBA

06: C D EBA

07: C D EBA

08: C D EBA

09: C D EBA

10: C D EBA

11: C D EBA

12: C D EBA

13: C D EBA

14: C D EBA

15: C D EBA

16: C D EBA

17: C D EBA

26: C D EBA25: C D EBA

20: C D EBA

21: C D EBA

23: C D EBA22: C D EBA

24: C D EBA

19: C D EBA18: C D EBA

28: C D EBA

29: C D EBA

30: C D EBA

27: C D EBA

33: C D EBA32: C D EBA31: C D EBA

35: C D EBA34: C D EBA

38: C D EBA

39: C D EBA

37: C D EBA36: C D EBA

44: C D EBA

45: C D EBA

43: C D EBA

41: C D EBA40: C D EBA

42: C D EBA

BL01B10

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Biologia.

Questão 01 H07 B100379E4

Leia o texto abaixo.

A observação de um tubarão e de um golfi nho evidencia muitas semelhanças morfológicas, embora os dois animais pertençam a grupos distintos. O tubarão é peixe cartilaginoso, respira por brânquias, e suas nadadeiras são membranas carnosas. O golfi nho é mamífero, respira ar por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. De que maneira, então, adquiriram essa grande semelhança externa?

Disponível em: <http://migre.me/jOdDp>. Acesso em: 3 mar. 2014. Fragmento.

O que justifi ca a semelhança morfológica entre os animais citados, já que, como afi rma esse texto, esses animais pertencem a grupos distintos e sem parentesco evolutivo?A) A convergência adaptativa, por resultar da adaptação de diferentes espécies a um mesmo habitat.B) A convergência adaptativa, que se caracteriza por gerar órgãos homólogos em diferentes espécies.C) A irradiação adaptativa, por envolver mecanismos de seleção natural.D) A irradiação adaptativa, por ser resultante do isolamento geográfi co entre duas espécies diferentes.E) A irradiação adaptativa, que atua em organismos com ancestralidade comum.

Questão 02 H10 B100380E4

Atualmente, a teoria evolucionista mais aceita na comunidade científi ca é a Teoria Moderna da Evolução, que incorporou conhecimentos do campo da Biologia Molecular às ide ias de Darwin.Essa teoria mantém os preceitos de Darwin a respeito daA) herança de caracteres adquiridos.B) lei do uso e desuso de órgãos.C) mutação cromossômica.D) recombinação gênica.E) seleção natural.

Questão 03 H11 B100381E4

O esquema abaixo representa um processo de especiação ocorrido em uma região, cujo centro e periferia apresentam condições ambientais distintas.

Disponível em: <http://migre.me/jOl6p>. Acesso em: 24 abr. 2014.*Adaptado para fi ns didáticos.

Esse processo de especiação foi desencadeadoA) pela barreira geográfi ca.B) pela mutação adaptativa.C) pela reprodução assexuada.D) pelo aumento do fl uxo gênico.E) pelo isolamento reprodutivo.

X1001

1

BL01B10

Questão 04 H21 B100384E4

Observe o esquema abaixo.

Disponível em : <http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIENaturalSelection.shtml>. Acesso em: 13 abr. 2014.

Esse esquema mostra que a seleção natural atuaA) impedindo a reprodução de indivíduos.B) mudando caracteres ruins dos indivíduos.C) selecionando indivíduos melhor adaptados.D) selecionando os indivíduos mais fortes.E) tornando os indivíduos mais aptos.

Questão 05 H30 B100385E4

Os cientistas afi rmam que o surgimento dos primeiros ancestrais da espécie humana se deu há aproximadamente 4 milhões de anos.De acordo com suas pesquisas científi cas, o homem teve origem a partirA) da combinação de coacervados.B) da criação pelos poderes divinos.C) da evolução do macaco chimpanzé.D) de adaptações sofridas pela espécie Homo sapiens.E) de um ancestral comum com os macacos Pongidae.

Questão 06 H32 B100386E4

Leia o texto abaixo.

As mutações originam-se de forma espontânea ou induzida (isto é, por ação de agentes químicos ou radiações). As mutações espontâneas são as mais comuns e ocorrem universalmente por modifi cação, perda ou adição de um nucleotídeo durante a replicação dos genes no processo reprodutivo.Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:2qQSSTW2R_YJ:www.microbiologia.ufrj.br/documentos/se

tores/evolucao_e_genetica.doc+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=au>. Acesso em: 14 jun. 2014. Fragmentos.

O tipo de mutação citada nesse textoA) causa sempre prejuízos para o genoma, ocasionando a morte celular.B) concorre sempre para a adaptação dos organismos, já que visa à evolução.C) ocorre sempre com frequência muito alta, promovendo a especiação.D) pode apresentar efeito neutro, já que o código genético é redundante.E) pode ser transmitida à descendência, mesmo quando em células somáticas.

X1001

2

BL01B10

Questão 07 H13 B100383E4

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://geografi a-mundo-brasil.blogspot.com.br/p/evolucao-do-homem.html>. Acesso em: 23 abr. 2014.

Essa imagem representa o processo de evolução do homem, resultante daA) convergência adaptativa entre diferentes espécies de primatas.B) recombinação gênica associada ao mecanismo de seleção natural.C) transmissão de características adquiridas ao longo do tempo.D) utilização constante do cérebro causadora de sua hipertrofi a.E) utilização de características adquiridas através do uso do polegar.

Questão 08 H10 B100387E4

Embora discordassem em muitos aspectos a respeito da evolução dos seres vivos, Darwin e Lamarck tinham em comum o pensamento de queA) a característica corporal adquirida durante a vida é transmitida às gerações.B) a variabilidade genética é o principal fator responsável pela evolução.C) o desuso de um órgão faz com que ele se atrofi e e desapareça com o tempo.D) o meio ambiente exerce um papel determinante no processo evolutivo.E) o processo de seleção natural seleciona os indivíduos mais adaptados.

Questão 09 H12 B100382E4

Leia o texto abaixo.

Bactérias que se tornaram cada vez mais resistentes devido ao uso desenfreado de antibióticos representam grave ameaça à saúde mundial, segundo novo relatório de especialistas. O estudo, que reuniu autoridades, pesquisadores e indústria farmacêutica, foi divulgado durante a Cúpula Global para Inovação em Saúde, evento patrocinado pelo Qatar que terminou ontem em Doha.

Segundo o documento, ao menos 20 bactérias desenvolveram [...] capacidade de sobreviver a agentes destinados a eliminá-las, tanto em tratamentos para humanos como para uso industrial em animais. A resistência bacteriana difi culta desde tratamentos de rotina até iniciativas de combate a epidemias e pandemias.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/12/1385402-novo-relatorio-alerta-para-risco-de-bacterias-super-resistentes.shtml>. Acesso em: 13 abr. 2014. Fragmento.

O fenômeno relatado nesse texto resulta de A) barreira geográfi ca e seleção natural.B) isolamento reprodutivo e mutação gênica.C) mutação gênica e seleção natural.D) recombinação gênica e isolamento reprodutivo.E) seleção artifi cial e clonagem.

X1001

3

BL01F10

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Física.

Questão 10 H20 F100373E4

Leia o texto abaixo.

Através da observação das diferenças entre as cores de luzes que as galáxias emitem e as que nós delas recebemos, pode-se verificar que as galáxias se afastam umas das outras. A aparente mudança de cor recebe o nome de deslocamento para o vermelho, ou “redshift”, e o movimento de afastamento dessas galáxias é conhecido como Recessão das Galáxias. Sabendo da expansão do Universo, uma nova definição do Princípio Cosmológico pode ser enunciada: O Universo é homogêneo e isotrópico para qualquer observador que participe de sua expansão. O astrônomo Hubble descobriu que quanto mais longe uma galáxia se encontra de nós, mais rapidamente ela se afasta de nós. Esse princípio se chama Lei de Hubble.

Disponível em: <http://www.iag.usp.br/siae98/universo/ouniverso.htm>. Acesso em: 16 jan. 2014.

Qual é o modelo sobre a origem do Universo apresentado por esse texto?A) Cíclico.B) Estacionário.C) Estático.D) Expansivo.E) Geocêntrico.

Questão 11 H29 F100379E4

Desde a descoberta do fogo, o homem tem usado cada vez mais a energia. No século XVIII, ocorreu um importante evento na história da humanidade, a Primeira Revolução Industrial, que fez uso de um tipo de energia para a construção das máquinas térmicas, modificando e melhorando a produção das mercadorias da época.Nas máquinas desenvolvidas na Primeira Revolução Industrial ocorre a transformação do calor emA) energia interna.B) energia potencial elástica.C) energia potencial gravitacional.D) temperatura.E) trabalho.

Questão 12 H23 F100377E4

Um dado que comprova a Teoria da Relatividade é o fato de a velocidade dos satélites em órbita atrasar seus cronômetros internos em alguns milionésimos de segundos por dia, tornando necessário fazer ajustes. Tais ajustes foram possíveis devido às equações da relatividade.Para qual dos equipamentos abaixo, muito útil atualmente no dia a dia das pessoas, é necessária a utilização das equações da relatividade para seu perfeito funcionamento?A) A balança.B) A bússola.C) O GPS.D) O mapa.E) O sextante.

X1001

4

BL01F10

Questão 13 H02 F100372E4

Leia o texto abaixo.

[...] uma vez estabelecido um local onde haja um campo gravitacional conhecido, verifica-se experimentalmente que todos os objetos caem, quaisquer que sejam, quando soltos em queda livre a partir de um mesmo ponto, exatamente com a mesma aceleração. Vale lembrar que queda livre pressupõe a inexistência de atrito.

[...] um corpo que, a exemplo, apresentasse massa inercial razoavelmente maior do que sua massa gravitacional deveria, em seu processo de queda, apresentar uma aceleração mensuravelmente menor do que a que se observaria em um corpo no qual a massa gravitacional se mostrasse maior que sua massa inercial.

Disponível em: <http://atomico.no.sapo.pt/08_06.html >. Acesso em: 16 jan. 2014.

De acordo com esse texto, constata-se que a massa inercial de um corpo é equivalente a A) seu peso durante a queda.B) seu volume durante a queda.C) sua aceleração gravitacional.D) sua massa gravitacional.E) sua velocidade de queda.

Questão 14 H22 F100376E4

Leia o texto abaixo.

Dilatação temporal

O que se pretende elucidar nesta subseção é o efeito de dilatação do tempo, que, segundo Brennan (2003), os ponteiros de um relógio em movimento avancem mais lentamente que os de um relógio imóvel (relativo a um dado observador). As ideias de Einstein relacionadas ao tempo foram postas a prova somente em 1971, quando relógios de césio foram colocados em dois aviões a jato que dariam a volta na Terra, rumando em sentidos diferentes, em que um iria para leste e o outro para oeste. Antes de os aviões decolarem, os dois relógios embarcados foram ajustados a um relógio que ficaria na Terra, no fim do experimento, os relógios não coincidiam mais quanto à hora do dia.

Disponível em: <http://cienciasetecnologia.com/teoria-relatividade-einstein/>. Acesso em: 16 jan. 2014.

Com base nesse texto, o fato de os relógios, no fim desse experimento, apresentarem marcações diferentes de tempo ocorre, poisA) a velocidade da luz é infinita.B) a velocidade da luz é invariante.C) a velocidade da luz é nula.D) o espaço é absoluto.E) o tempo é absoluto.

X1001

5

BL01F10

Questão 15 H01 F100371E4

Leia o texto abaixo.

Einstein introduziu a Teoria da Relatividade em seu trabalho "Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento", escrito em junho de 1905. Em setembro do mesmo ano, ele publicou mais um pequeno trabalho, complementando o anterior, intitulado "A inércia de um corpo depende de seu conteúdo de energia?".

Nesse trabalho ele mostrou que a massa inercial de um corpo varia toda vez que esse corpo ganha ou perde energia, qualquer que seja o tipo de energia. Se um corpo receber uma quantidade de energia ∆E, sua massa inercial terá um aumento ∆m dado por:

∆E = (∆m)∙c2

Do mesmo modo, se o corpo perder energia, sua massa inercial irá diminuir. Assim, a massa de um tijolo quente é maior do que a de um tijolo frio; uma mola comprimida tem massa maior do que quando não estava comprimida, pois o acréscimo de energia potencial elástica ocasiona um aumento da massa inercial da mola. Quando um corpo tem sua velocidade aumentada, aumenta também sua energia cinética; é esse aumento de energia cinética que acarreta o aumento da massa inercial do corpo.

Disponível em: <http://atomico.no.sapo.pt/08_06.html >. Acesso em: 16 jan. 2014.

De acordo com esse texto, Einstein descobriu o Princípio da Equivalência entre A) Massa e Energia.B) Massa e Força.C) Velocidade e Aceleração.D) Velocidade e Espaço.E) Velocidade e Força.

Questão 16 H20 F100374E4

Leia o texto abaixo.

O Universo tem o mesmo aspecto para qualquer observador, a menos de características locais. Nesse modelo [...] admite-se que o Universo teve, tem e sempre terá o mesmo aspecto, ou seja, que ele não sofre nenhum tipo de evolução. Esse modelo apresenta o inconveniente de ser contraditório com as observações, que mostram que ocorrem importantes modificações nos elementos que constituem o Universo observável.

Disponível em: <http://www.iag.usp.br/siae98/universo/ouniverso.htm>. Acesso em: 16 jan. 2014.

O modelo da origem do Universo apresentado por esse texto é o A) Heliocêntrico.B) Expansivo.C) Estático.D) Estacionário.E) Cíclico.

X1001

6

BL01F10

Questão 17 H24 F100378E4

Um elétron viaja em uma determinada região com uma energia de 1,9 x 10–7 J. Sabe-se que a velocidade da luz é constante e vale, aproximadamente, 3,00 x 108 m/s.Qual é o valor da massa inercial desse elétron?A) 1,26 x 10–15 kgB) 2,11 x 10–24 kgC) 4,22 x 10–24 kgD) 3,00 x 108 kgE) 1,71 x 1011 kg

Questão 18 H21 F100375E4

Leia o texto abaixo.

Desde Galileu e Newton que se sabia que medidas laboratoriais de processos mecânicos nunca podiam mostrar diferenças entre um equipamento em repouso e um outro que estivesse em movimento com velocidade constante em linha reta: era o chamado princípio da relatividade. Mas nem todas as leis da física eram consideradas universais e independentes do observador: de acordo com a teoria eletromagnética de Maxwell (refinada depois por Lorentz), a luz não devia obedecer a este princípio e devia mostrar o efeito do movimento. Michelson e Morley fizeram uma experiência, em 1887, em que tentaram detectar a diferença entre a velocidade da luz na direção do movimento da Terra (afetado pelo vento de éter resultante) com a velocidade da luz numa direção em ângulo reto com ela. Mas, para sua surpresa, não encontraram nenhuma diferença. O valor da velocidade da luz não se parecia alterar quando se alterava a velocidade do seu emissor – o que estava em desacordo com os modelos da Física Clássica.

Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/fernandacardoso/Relatividade.htm>. Acesso em: 16 jan. 2014.

Com base nesse texto, o fato de a velocidade da luz ser a mesma, independente da velocidade do seu emissor, mostra queA) a luz é uma onda mecânica.B) a luz se comporta como partícula.C) sua velocidade depende do referencial.D) sua velocidade é uma constante universal.E) sua velocidade varia com o passar do tempo.

X1001

7

BL01Q10

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Química.

Questão 19 H20 Q100393E4

O gás hélio e o hidrogênio têm características semelhantes. Esses elementos químicos possuem apenas uma camada para a distribuição eletrônica.Logo, esses elementos, para alcançar estabilidade, precisam ter na sua única camada A) 1elétron.B) 2 elétrons.C) 4 elétrons.D) 6 elétrons.E) 8 elétrons.

Questão 20 H21 Q100394E4

Observe as distribuições eletrônicas dos elementos abaixo.

Aℓ13 - 1s² 2s² 2p6 3s² 3p¹

Cℓ17 - 1s² 2s² 2p6 3s² 3p5

A partir da configuração eletrônica e da camada de valência desses elementos, a ligação química formada entre eles é do tipo A) covalente.B) dativa.C) iônica.D) metálica.E) molecular.

Questão 21 H24 Q100396E4

Leia o texto abaixo.

Gás metano produzido por vacas é usado para abastecer veículos

Cientistas argentinos desenvolveram tecnologia para aproveitar o gás metano de bovinos que tem efeito estufa na atmosfera do planeta. [...].

Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,gas-metano-produzido-por-vacas-e-usado-para-abastecer-veiculos,182669,0.htm>.Acesso em: 12 jan. 2014. Fragmento.

A fórmula química do gás citado nesse texto é A) CH4.B) C2H4.C) C2H6.D) CO.E) CO2.

X1001

8

BL01Q10

Questão 22 H28 Q100398E4

Leia o texto abaixo.

Ligas à base de alumínio: as ligas de alumínio que contêm silício podem ser usadas em fundição. Entre as ligas forjadas de alumínio, aquelas que contêm cerca de 4% de cobre e 0,6% de magnésio, ou 1% de silício e 1% de magnésio, se inclui o duralumínio, liga endurecível por envelhecimento.

Disponível em: <http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/ligas>. Acesso em: 1 fev. 2014. *Adaptado para fins didáticos.

Essas ligas têm propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, magnéticas ou anticorrosivas. Que tipo de ligação está presente nessas ligas?A) Covalentes.B) Dipolares.C) Iônicas.D) Metálicas.E) Polares.

Questão 23 H21 Q100395E4

O elemento químico nitrogênio apresenta símbolo N, número atômico igual a 7 e distribuição eletrônica 1s² 2s² 2p³. É um dos elementos mais presentes na atmosfera terrestre, fazendo-se presente na composição de todos os seres vivos.Esse elemento irá fazer ligação do tipoA) metálica com o sódio.B) iônica com o oxigênio. C) iônica com o flúor.D) covalente com o lítio.E) covalente com o hidrogênio.

Questão 24 H19 Q100391E4

Leia o texto abaixo.

O cobre é um metal com número atômico 29 e está entre os primeiros metais descobertos pelos seres humanos, utilizado desde a Antiguidade para a produção de moedas e enfeites. Sua cor é um laranja-avermelhado que desperta interesse em diversas peças. Ele participa do processo de fabricação do bronze, metal que é feito de cobre com estanho, além de possuir diversas propriedades que ajudam na produção e utilização deste metal no dia a dia. [...]

Disponível em: <http://www.industriahoje.com.br/o-que-e-cobre-e-qual-sua-principal-utilizacao>. Acesso em: 6 fev. 2014. *Adaptado para fins didáticos.

Uma das características que permite a utilização desse metal no dia a dia é o fato de ele A) ter maleabilidade limitada. B) ser um sólido que oxida facilmente.C) ser bom condutor elétrico e térmico.D) formar compostos covalentes. E) apresentar baixo ponto de fusão.

X1001

9

BL01Q10

Questão 25 H20 Q100392E4

Os elementos químicos que estão localizados no grupo 18 da tabela periódica são todos gasosos em temperatura ambiente. Por isso, são conhecidos como gases nobres, pois são estáveis e não fazem ligações químicas com outros elementos.Esses gases também possuem A) alta eletronegatividade.B) alta eletropositividade.C) baixa energia de ionização.D) baixa reatividade.E) raio atômico grande.

Questão 26 H18 Q100390E4

Considere dois elementos químicos: um está localizado no quarto período e família 1A da tabela periódica e o outro está também no quarto período, porém na família 7A. Como o raio atômico e a eletronegatividade desses elementos são bem distintos, de acordo com as propriedades periódicas, a ligação química formada por eles é do tipoA) polar.B) metálica.C) iônica. D) dativa.E) covalente.

Questão 27 H17 Q100389E4

Os elementos químicos da tabela periódica são organizados de acordo com suas características e propriedades.

IIV V

IIIII

Disponível em: <http://quimicaressurp.files.wordpress.com/2010/03/grafico5.jpg>. Acesso em: 6 fev. 2014. *Adaptado para fins didáticos.

De acordo com essa tabela, o elemento que tem um raio atômico grande, baixa eletronegatividade e baixo potencial de ionização está sendo representado porA) I.B) II.C) III.D) IV.E) V.

X1001

10

BL01H10

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de História.

Questão 28 H14 H100037RJ

Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançarem ao mar no período das Grandes Navegações. Dentre os motivos para esse pioneirismo, há o fato de que, enquanto os reinos europeus encontravam-se em confrontos militares, como a Espanha, que vivia a Guerra de Reconquista, Portugal experimentava uma paz interna, podendo com isso acumular forças para a conquista de novas terras.Nesse texto, o aspecto que favoreceu a expansão marítima portuguesa foi A) a ausência de guerras.B) a posição geográfica.C) a procura por especiarias.D) o conhecimento náutico.E) o surgimento da burguesia.

Questão 29 H14 H100038RJ

As Grandes Navegações não eram apenas um empreendimento comercial, mas também refletiam a mística das cruzadas. Nesse sentido, a expansão marítima também era justificada pela ideia de que os europeus deveriam converter religiosamente os povos das terras encontradas. Nesse texto, qual aspecto motivador das Grandes Navegações é destacado?A) Aquisição de mão de obra.B) Busca por metais preciosos.C) Conquista de terras férteis.D) Expansão da fé cristã.E) Procura de matérias-primas.

Questão 30 H15 H100039RJ

Leia o texto abaixo.

Reino do Congo

Já no final do século XVI, os habitantes dessa região eram especialistas em forjar ferro e cobre para a produção de ferramentas. Introduziram na lavoura do Brasil colonial a enxada, uma espécie de arado e diversos machados, que serviam tanto para cortar madeiras como para uso em guerras.Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?187_africa_info.swf>. Acesso em: 9 dez. 2013.

Nesse texto sobre o continente africano, identifica-se a caracterização da diversidadeA) musical.B) paisagística.C) política.D) religiosa.E) tecnológica.

X1001

11

BL01H10

Questão 31 H15 H100040RJ

Leia o texto abaixo.

Império de Mali

Expandiu-se por volta do século XII. As cidades de Tumbuctu, Gao e Djene eram importantes centros universitários e culturais. O povo Dogon que habitava a região registrou em monumentos as luas de Júpiter, os anéis de Saturno e a estrutura espiral da Via Láctea, observações feitas a partir do século XVII na Europa.Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?187_africa_info.swf>. Acesso em: 9 dez. 2013.

Esse texto descreve conhecimentos dos habitantes do Império de Mali na área daA) agricultura.B) arquitetura.C) astronomia.D) irrigação.E) metalurgia.

Questão 32 H19 H100041RJ

Leia o texto abaixo.

Na América, a organização de sociedades mais complexas, como a dos Astecas, Maias e Incas, não ocorreu ao mesmo tempo que no Oriente próximo ou na Europa. Aliás, os processos históricos não são nunca os mesmos em todas as sociedades.

O próprio continente americano mostra evidências dessa afirmação. Na América, durante séculos, conviveram (e ainda convivem) inúmeros povos com realidades históricas bem distintas: povos nômades de cultura primitiva, como muitas tribos norte-americanas, os esquimós (Alasca), os ianomâmis e os xavantes (Brasil), que viviam (alguns ainda vivem) basicamente da caça e da coleta, os tupis-guaranis (América do Sul), os pueblos (América do Norte) e os aruaques (América Central), sedentários e agrícolas; e, finalmente, os povos de culturas mais complexas – maias, incas e astecas. [...]

Disponível em: <http://www.coladaweb.com/historia/astecas,-incas-e-maias>. Acesso em: 16 jul. 2014. Fragmento.

Esse texto apresenta os povos pré-colombianos do ponto de vista daA) diversidade.B) indiferença.C) inferioridade.D) opressão.E) semelhança.

X1001

12

BL01H10

Questão 33 H16 H100042RJ

Leia o texto abaixo.

[...] Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados “gatos”. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime. Esses “gatos” recrutam pessoas em regiões distantes do local da prestação de serviços ou em pensões localizadas nas cidades próximas. Na primeira abordagem, mostram-se agradáveis, portadores de boas oportunidades de trabalho. Oferecem serviço em fazendas, com garantia de salário, de alojamento e comida. Para seduzir o trabalhador, oferecem “adiantamentos” para a família e garantia de transporte gratuito até o local do trabalho. [...] Ao chegarem ao local do serviço, os trabalhadores são surpreendidos com situações completamente diferentes das prometidas. Para começar, o “gato” lhes informa que já estão devendo. [...]

Disponível em: <http://reporterbrasil.org.br/trabalho-escravo/>. Acesso em: 10 dez. 2013. Fragmento.

Esse texto descreve uma forma de aquisição de mão de obra característica da escravidãoA) antiga.B) colonial.C) contemporânea.D) imperial.E) medieval.

Questão 34 H17 H100043RJ

Leia o texto abaixo.

[...] A formação da imagem de africanos com roupas típicas das diversas etnias africanas trazidas para o Brasil, nos mais de 300 anos de imigrações forçadas, pode ser construída se tomarmos os quadros históricos de pintores como Rugendas (1835) e Debret (1834-1839), que espelham o africano no Rio de Janeiro nos períodos da década de 1830. [...] Os africanos introduziram no Brasil forma de tecelagem para fabrico de panos para roupas como para outras utilidades, entre elas redes de dormir, velas de embarcações e sacaria para embalagem de produtos agrícolas e alimentícios diversos. Boa parte do vestuário utilizado pelos africanos e seus descendentes, no Brasil Colônia e Império, é de fabricação artesanal própria. [...]

CUNHA JUNIOR, Henrique. Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/268>. Acesso em: 25 nov. 2013. Fragmento.

Nesse texto, identifica-se a contribuição do africano para a cultura brasileira através A) da composição de músicas.B) da confecção de tecidos.C) da construção de moradias.D) do preparo de alimentos.E) do preparo de remédios.

X1001

13

BL01H10

Questão 35 H17 H100044RJ

Leia o texto abaixo.

[...] As culturas da cana de açúcar e do café são culturas de complexidade na sua base técnica, envolvendo diversas etapas e diversos conhecimentos, quanto à escolha do solo, ao plantio, tratamento da planta, colheita e processamento do produto. Estes conhecimentos foram importados da África, através da mão de obra africana. [...]

CUNHA JUNIOR, Henrique. Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/268>. Acesso em: 25 nov. 2013. Fragmento.

Nesse texto, constata-se a contribuição do africano para A) a disseminação de danças folclóricas.B) a diversidade de práticas religiosas.C) o aprimoramento da produção agrícola.D) o conhecimento de plantas medicinais.E) o desenvolvimento da mineração no Brasil.

Questão 36 H18 H100045RJ

Observe a imagem e leia o texto abaixo.

[...] Com 30 metros de altura, a pirâmide de Kukulcán (também conhecida como El Castillo – “O Castelo”, em espanhol) é a mais famosa da cidade de Chichén Itzá, no México. Ela foi construída pelos maias (povo que vivia na região antes da colonização espanhola) e projetada como um calendário: há quatro escadarias, com 91 degraus cada uma, num total de 364. Somados ao degrau do topo da construção, eles representam os dias de um ano. [...]

Disponível em: <http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/saiba-tudo-sobre-a-piramide-de-kukulcan-em-chichen-itza-no-mexico>. Acesso em: 25 nov. 2013. Fragmento.

O aspecto da sociedade maia destacado nessa imagem e nesse texto é aA) agricultura.B) arquitetura.C) culinária.D) metalurgia.E) pintura.

X1001

14

BL01G10

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Geografi a.

Questão 37 H11 G100037RJ

Leia o texto abaixo.

[...] é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as placas tectônicas). Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha.

Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).

Disponível em: <http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40114.htm>. Acesso em: 27 nov. 2012. Fragmento.

Esse texto faz menção ao fenômeno natural denominado A) abalo sísmico.B) erosão costeira.C) intemperismo.D) tectonismo.E) vulcanismo.

Questão 38 H11 G100038RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20070816-091703.inc>. Acesso em: 18 jun. 2013.

Essa imagem mostra o processo de formação de um relevo denominadoA) depressão absoluta. B) dobramentos modernos. C) fossa abissal. D) planícies costeiras.E) talude continental.

X1001

15

BL01G10

Questão 39 H12 G100039RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/>. Acesso em: 14 nov. 2013.

O relevo em destaque nessa imagem é denominadoA) cordilheira.B) depressão.C) planalto.D) planície.E) serras.

X1001

16

BL01G10

Questão 40 H12 G100040RJ

Observe as imagens abaixo.

Disponível em: <http://migre.me/klqUK>. Acesso em: 08 jul. 2014.

Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/pesquisa/formas_de_relevo.htm>. Acesso em: 08 jul. 2014.

Essas duas paisagens apresentadas nas imagens acima são distintas, mas apresentam o relevo denominadoA) chapada. B) mares de morros.C) montanha.D) planície.E) serra.

Questão 41 H13 G100041RJ

Leia o texto abaixo.USOS DA ÁGUA

Geração de Energia – No Brasil, a água é a principal fonte de geração de energia elétrica. Para isso, os rios são represados e a força da queda d´água movimenta as turbinas, gerando eletricidade.

Esporte, Lazer e Turismo – São várias as atividades de lazer que a água proporciona, desde a prática de esportes náuticos, como iatismo e remo, até exercícios relaxantes, como a natação e banhos de rios e de cachoeira. [...]

Indústria – As fábricas utilizam água em processo de limpeza e resfriamento de máquinas. E, mais diretamente, como matéria-prima, no caso das indústrias de alimentos e papel e, claro, de água mineral.

Disponível em: <http://riosvoadores.com.br/educacional/usos-da-agua/>. Acesso em: 18 nov. 2013.

A partir da leitura desse texto, infere-se que o uso da água no Brasil tem por característica aA) ausência de impactos socioambientais.B) grande limitação de possibilidade de uso.C) inutilização para atividades econômicas.D) possibilidade de uso de um combustível fóssil.E) utilização de um recurso renovável.

X1001

17

BL01G10

Questão 42 H14 G100042RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://pensarecausar.fi les.wordpress.com/2013/06/consumo-de-c3a1gua-pelos-brasileiros.jpg>. Acesso em: 18 nov. 2013.

Essa imagem demonstra a utilização da água para A) a irrigação de áreas agrícolas.B) a prática de atividades recreativas.C) a produção de energia elétrica.D) o abastecimento residencial.E) o tratamento de efl uen tes urbanos.

Questão 43 H14 G100043RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://www.geocities.ws>. Acesso em: 18 nov. 2013.

Essa imagem mostra o uso da água paraA) abastecer estabelecimentos públicos.B) compor a produção de alimentos industrializados. C) produzir energia a partir de uma hidrelétrica.D) promover o saneamento básico das cidades.E) regar áreas com cultivo de alimentos.

X1001

18

BL01G10

Questão 44 H15 G100044RJ

Leia o texto abaixo.

As chuvas nem sempre são suficientes para suprir a umidade necessária para a produção agrícola. A alternativa para os produtores é a irrigação, uma atividade que consome mais de dois terços da água doce utilizada no planeta. Além do alto consumo, não raro provocado pelo mau aproveitamento, que leva ao desperdício, a agricultura também afeta drasticamente a qualidade dos solos e dos recursos hídricos.

Os agrotóxicos e fertilizantes empregados na agricultura podem ser carregados para os corpos d’água, causando a contaminação, tanto da água superficial quanto subterrânea.

Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_proecotur/_publicacao/140_publicacao09062009025910.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2013.

Esse texto aborda a ação da atividade agrícola que impacta no recurso hídrico, esse impacto pode provocarA) a contaminação de seus cursos de água por poluentes.B) a retração dos problemas ambientais nos rios.C) o afundamento do leito dos principais corpos hídricos.D) o aumento da disponibilidade de água doce.E) o crescimento de seu uso para a produção energética.

Questão 45 H15 G100045RJ

Observe a imagem abaixo.

Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAf1RwAA/teclim-consumo-sustentavel-idec-03-agua?part=2>. Acesso em: 8 jul. 2014.

Essa imagem mostra uma forma de degradação dos recursos hídricos ocasionados a partir doA) assoreamento dos cursos d’água.B) desmatamento das áreas de várzeas. C) despejo de dejetos urbanos.D) emprego de fertilizantes agrícolas. E) uso intensivo da água nas atividades domésticas.

X1001

19

FÓRMULAS DE FÍSICA

E mc= 2

DIAGRAMA DE PAULING

K1s

L 2s 2p

M3s 3p 3d

N4s 4p 4d 4f

O

P

Q

5s

6s

7s

5p 5d 5f

6p 6d

7p

TAB

ELA

PER

IÓD

ICA

DO

S EL

EMEN

TOS

1 (I A

)18 (0

)

1°1 H 1,0

2(II

A)

Núm

ero

atôm

ico

Mas

sa a

tôm

ica

1 H 1,0

13 (III A

)14

(IV A

)15 (V A

)16

(VI A

)17

(VII

A)

2 He

4,0

2°3 Li 6,9

4 Be

9,0

5 B 10,8

6 C 12,0

7 N 14,0

8 O 16,0

9 F19

,0

10 Ne

20,2

3°11 N

a23

,0

12 Mg

24,3

3(II

I B)

4(IV

B)

5(V

B)

6(V

I B)

7(V

II B

)8

9(V

III B

)10

11 (I B

)12 (II B

)

13 Al

27,0

14 Si 28,1

15 P 31,0

16 S 32,1

17 Cl

35,5

18 Ar

39,9

4°19 K 39

,1

20 Ca

40,1

21 Sc 45,0

22 Ti 47,9

23 V 50,9

24 Cr

52,0

25 Mn

54,9

26 Fe 55,8

27 Co

58,9

28 Ni

58,7

29 Cu

63,5

30 Zn 65,4

31 Ga

69,7

32 Ge

72,6

33 As

74,9

34 Se 79,0

35 Br

79,9

36 Kr

83,8

5°37 R

b85

,5

38 Sr 87,6

39 Y 88,9

40 Zr 91,2

41 Nb

92,9

42 Mo

96,0

43 Tc (98)

44 Ru

101,

1

45 Rh

102,

9

46 Pd 106,

4

47 Ag

107,

9

48 Cd

112,

4

49 In11

4,8

50 Sn 118,

7

51 Sb 121,

8

52 Te12

7,6

53 I12

6,9

54 Xe 131,

3

6°55 C

s13

2,9

56 Ba

137,

3

57 *

La13

8,9

72 Hf

178,

5

73 Ta18

0,9

74 W18

3,8

75 Re

186,

2

76 Os

190,

2

77 Ir19

2,2

78 Pt19

5,1

79 Au

197,

0

80 Hg

200,

6

81 Tl20

4,4

82 Pb 207,

2

83 Bi

209,

0

84 Po (209

)

85 At

(210

)

86 Rn

(222

)

7°87 Fr

(223

)

88 Ra

(226

)

89 *

*A

c(2

27)

104

Rf

(267

)

105

Db

(268

)

106

Sg (271

)

107

Bh

(272

)

108

Hs

(270

)

109

Mt

(276

)

110

Ds

(281

)

111

Rg

(280

)

112

(285

)

113

(284

)

114

(289

)

115

(288

)

116

(293

)

118

(294

)

*58 C

e14

0,1

59 Pr14

0,9

60 Nd

144,

2

61 Pm (145

)

62 Sm 150,

4

63 Eu 152,

0

64 Gd

157,

3

65 Tb 158,

9

66 Dy

162,

5

67 Ho

164,

9

68 Er16

7,3

69 Tm 168,

9

70 Yb 173,

1

71 Lu 175,

0**

90 Th 232,

0

91 Pa 231,

0

92 U23

8,0

93 Np

(237

)

94 Pu (244

)

95 Am

(243

)

96 Cm

(247

)

97 Bk

(247

)

98 Cf

(251

)

99 Es (252

)

100

Fm (257

)

101

Md

(258

)

102

No

(259

)

103

Lr(2

62)

Dis

poní

vel e

m: <

http

://w

ww

.iupa

c.or

g/re

ports

/per

iodi

c_ta

ble/

>. A

cess

o em

: 15

mar

. 201

0. A

dapt

ado.