2ª série - grupopreparaenem.com.br · extração da borracha. com a descoberta da ... apresente...

14
2ª Série Resolução das provas QUÍMICA 1 PROFESSOR GILBERTO QUESTÃO 01| 463 H O 484 O O 743 O C 348 C C 412 H C kJ.mol / Ligação de Entalpia Ligação 1 a) Monte a reação de combustão do propano. b) Baseado na tabela contendo valores de entalpias de ligação acima, qual o calor liberado em kJ.mol 1 , na reação de combustão completa do butano em fase gasosa? QUESTÃO 02| O etanol é utilizado amplamente como combustível, já que na combustão completa de um mol de etanol há uma liberação de energia de ΔH = –1 370kJmol 1 . a) Monte a reação de combustão, devidamente balanceada do etanol. b) Determine a energia liberada na queima de 184g de etanol. QUESTÃO 03| Movimentos como “Outubro Rosa” estimulam a associação entre empresas e profissionais de saúde com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Um dos tratamentos do câncer utiliza radioisótopos que emitem radiações de alta energia, como a gama, 0 0 , γ eficientes na destruição de células cancerosas que são mais susceptíveis à radiação, por se reproduzirem rapidamente. Entretanto é impossível evitar danos às células saudáveis durante a terapia, o que ocasiona efeitos colaterais como fadiga, náusea, perda de cabelos, entre outros. A fonte de radiação é projetada

Upload: trinhdieu

Post on 22-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2ª Série

Resolução das provas

QUÍMICA 1 PROFESSOR GILBERTO

QUESTÃO 01|

463HO

484OO

743OC

348CC

412HC

kJ.mol / Ligação de EntalpiaLigação 1

a) Monte a reação de combustão do propano.

b) Baseado na tabela contendo valores de entalpias de ligação acima, qual o calor liberado em kJ.mol–1, na reação de combustão completa do butano em fase gasosa?

QUESTÃO 02|

O etanol é utilizado amplamente como combustível, já que na combustão completa de um mol de etanol há

uma liberação de energia de ΔH = –1 370kJmol–1. a) Monte a reação de combustão, devidamente balanceada do etanol.

b) Determine a energia liberada na queima de 184g de etanol.

QUESTÃO 03|

Movimentos como “Outubro Rosa” estimulam a associação entre empresas e profissionais de saúde com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Um dos tratamentos do câncer utiliza radioisótopos que

emitem radiações de alta energia, como a gama, 00 ,γ

eficientes na destruição de células cancerosas que são mais susceptíveis à radiação, por se reproduzirem rapidamente. Entretanto é impossível evitar danos às células saudáveis durante a terapia, o que ocasiona efeitos colaterais como fadiga, náusea, perda de cabelos, entre outros. A fonte de radiação é projetada

para o uso das radiações gama, já que as radiações

alfa, 42 ,α e beta, 0

1 ,β

são menos penetrantes nos

tecidos e nas células. Um dos radionuclídeos usados

na radioterapia é o cobalto, 6027Co.

Com base nas informações e nos conhecimentos sobre radioatividade, faça o que se pede a seguir. a) Apresente um argumento que justifique o maior poder penetrante das radiações gama em relação às radiações alfa e beta.

b) Represente, por meio de uma equação nuclear, o decaimento radioativo do cobalto 60 com a emissão de uma partícula beta, indicando o símbolo, o número atômico e o número de massa do elemento químico obtido após emissão da partícula.

QUESTÃO 04|

Numa sequência de desintegração radioativa que se

inicia com o 21884 Po, cuja meia vida é de 3 minutos, a

emissão de uma partícula alfa gera o radioisótopo X,

que, por sua vez, emite uma partícula beta, produzindo Y. a) Partindo-se de 40 g de Polônio 218, qual a

massa, em gramas, restante após 12 minutos de desintegração? Apresente os cálculos.

b) Identifique o número atômico e o número de massa do radioisótopo X.

QUESTÃO 05|

Dadas as seguintes equações:

A. 2CO(g) + O2(g) 2CO2(g) H = – 65,6 kJ

B. 2CH4O(g) + 3O2(g) 2CO2(g) + 4H2O(l)H = –1452,6 kJ

C. 3O2(g) 2O3(g) H = + 426,9 kJ

D. Fe2O3(g) + 3C(s) 2Fe(s) + 3CO(g) H = + 490,8 kJ Considere as seguintes proposições em relação às equações: I. As reações (A) e (B) são endotérmicas. II. As reações (A) e (B) são exotérmicas. III. As reações (C) e (D) são exotérmicas. IV. As reações (C) e (D) são endotérmicas. V. A reação com maior liberação de energia é a (B). VI. A reação com maior liberação de energia é a (D). Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, IV e VI são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, V e VI são verdadeiras. e) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

Gabarito: Letra E

QUESTÃO 06|

Já se passaram 23 anos do acidente de Goiânia, quando em 1987, em um ferro-velho, ocorreu a abertura de uma cápsula contendo o material radioativo Cs-137, que apresenta meia-vida de 30 anos. Sabendo que, à época do acidente, havia 19,2 g de Cs-137 na cápsula, o tempo, em anos, que resta para que a massa desse elemento seja reduzida a 2,4 g é igual a: a) 67. b) 77. c) 80. d) 90. e) 97.

Gabarito: Letra D

QUÍMICA 2 PROFESSOR GILDÃO

QUESTÃO 01|

Analise as reações a seguir e classifique-as.

OH

HCHCCHOHCHCHCH a) 3|

3

H

223

Reação de adição.

Cl

KClOHCHCHCHKOHHCHCCH b) 223

álcool

3|

3

Reação de eliminação.

33

32|

3

luz

232|

3

CH CH

HBrCHBrCHCCHBrCHHCHCCH c)

Reação de substituição.

ol-213kcal/mH OHCO2OCH d) 2224

Reação de combustão.

QUESTÃO 02|

Escreva todos os produtos possíveis da monocloração dos hidrocarbonetos, na presença de luz, das reações a seguir. a) Propano.

b) 2-metilbutano

QUESTÃO 03|

Complete as reações a seguir determinando o nome do produto orgânico formado.

a)

+O

Cl

CH3

AlCl3

O

CH3 + HCl

feniletanona

A)

b)

+ ClCH3

AlCl3CH3

+ HCl

metilbenzeno ou tolueno

B)

QUESTÃO 04|

Complete as reações a seguir determinando o nome do produto orgânico formado nas condições adquadas. a) Benzeno + ácido nítrico.

+NO2

+

nitrobenzeno

A) HO-NO2

H+

H2O

b) Benzeno + gás cloro.

+Cl

+

clorobenzeno

B)AlCl3

HClCl2

QUESTÃO 05|

O 2-metil-propano, ao reagir com gás cloro, na presença de luz, e a 25o C, dará dois compostos isômeros de proporções diferentes. São eles o a) cloreto de butila e cloreto de terc-butila b) cloreto de isobutila e cloreto de terc-butila c) cloro-butano e 2-cloro-butano d) cloreto de isopropila e cloreto de metil-propila e) 1-cloro-1-metil-propano e 2-cloro-2metil-propano

Gabarito: Letra B

QUESTÃO 06|

O trinitrotolueno (TNT) é um poderoso explosivo obtido a partir da reação de nitração do tolueno, como esquematizado.

A síntese do TNT é um exemplo de reação de a) neutralização. b) desidratação. c) substituição. d) eliminação. e) oxidação.

Gabarito: Letra C

QUÍMICA 3 PROFESSOR SAULO

QUESTÃO 01|

Uma solução foi preparada adicionando-se 0,30 mol de ácido acético e 24,6 gramas de acetato de sódio em quantidade suficiente de água para completar 1,0 litro de solução. O sistema de CH3COOH e CH3COONa constitui uma solução tampão na qual esse sistema está em equilíbrio.

a) Escreva a equação iônica que representa o equilíbrio entre o ácido acético e o acetato de sódio.

b) Explique como a solução tampão impede uma variação de pH, quando adicionada a ela pequena quantidade de base.

QUESTÃO 02|

Soluções-tampão são sistemas nos quais ocorrem variações desprezíveis de pH, quando recebem a adição de pequenas quantidades de ácidos ou de bases. Considere estes compostos para o preparo de uma solução-tampão: • HCl • NaCl • NH4Cl • NaOH • NH4OH a) Indique, dentre os compostos disponíveis, os dois escolhidos para o preparo da solução-tampão.

b) Escreva a equação iônica que representa o equilíbrio entre os compostos escolhidos.

QUESTÃO 03|

A figura a seguir apresenta quatro tubos de ensaio contendo diferentes soluções e informações sobre as constantes do produto de solubilidade.

Dados: Kps para o AgI = 8x10–17

26,12

42,12

3

Considerando o exposto, faça o que se segue. a) Determine qual das substâncias presentes nos tubos 1 e 2 possui menor solubilidade. Justifique sua resposta utilizando o cálculo da solubilidade, em mol.L–1.

b) Determine se haverá formação de precipitado após a mistura de alíquotas das soluções presentes nos tubos 3 e 4. Considere que, após a mistura, as concentrações dos íons Ag+ e I– sejam iguais a 1,0x10–4 mol.L–1.

QUESTÃO 04|

Considere que em um recipiente foi misturado 100 mL de água destilada e 10 g de um sal hipotético que apresenta a fórmula CA2. Percebeu-se que nem toda a massa foi dissolvida, restando uma parte que se depositou no fundo do recipiente. Sabendo-se que esse sal, a determinada temperatura, apresenta um produto de solubilidade (Kps) igual a 2,7 x 10-8 (mol/L)3, responda o que se segue.

Dado: 5,143

a) Calcule a solubilidade para esse sal.

b) Explique o que irá acontecer com a massa de sal remanescente no recipiente com a adição de alguns cristais de um sal solúvel em água e que contendo o ânion A-.

QUESTÃO 05|

Carbonato de cobalto é um sal muito pouco solúvel em água e, quando saturado na presença de corpo de fundo, a fase sólida se encontra em equilíbrio com os seus íons no meio aquoso.

CoCO3(s) Co2+ (aq) + CO32–

(aq)

Sendo o produto de solubilidade do carbonato de cobalto, a 25 ºC, igual a 1,0 x 10–10, a solubilidade do sal, em mol L–1, nessa temperatura é a) 1,0 x 10–10 b) 1,0 x 10–9 c) 2,0 x 10–8 d) 1,0 x 10–8 e) 1,0 x 10–5

Gabarito: Letra E

QUESTÃO 06|

Uma solução tampão é definida como aquela que possui a capacidade de resistir a variações de pH quando se adicionam pequenas quantidades tanto de ácido quanto de base. Indique a alternativa que mostra CORRETAMENTE uma solução que age como um sistema tampão. a) NaClO4/HClO4 b) KH2PO4/H3PO4 c) KCl/HCl d) Ca(NO3)2/Ca(OH)2 e) KHSO4/H2SO4

Gabarito: Letra b

HISTÓRIA 1 PROFESSORA LUCIANA

QUESTÃO 01|

O modelo econômico implantado pelo regime militar pós-64, a despeito de alguns avanços notáveis, deixou à sociedade brasileira graves conseqüências de ordem social e econômica a serem enfrentadas na segunda metade da década de 80. a) Explique os problemas econômicos.

Econômicos - Uma estrutura produtiva industrial com a significativa presença de empresas transnacionais. Uma elevada dívida externa e um processo inflacionário crescente. b) Explique os problemas sociais.

Sociais - A ditadura, após duas décadas de poder, legou à estrutura social uma caracterís-tica mais acentuada de exclusão pela elevação da concentração de renda nas mãos de um pequeno número de agentes econômicos.

QUESTÃO 02|

A ocupação econômica da Amazônia foi ambicionada em diversos momentos históricos. Apresente e explique um fator de ocupação dessa região nos seguintes períodos: a) Primeira República.

O processo de ocupação da Amazônia nesse período está diretamente relacionado à extração da borracha. Com a descoberta da vulcanização (Goodyear – 1842) da borracha, iniciou-se sua utilização em escala industrial. Desde meados do século passado a borracha passou a ocupar papel de destaque na economia da região. A valorização da borracha atraiu grande contingente populacional para a região amazônica, oriundos sobretudo do Nordeste. A partir de 1912 inicia-se o declínio da extração da borracha, em função da concorrência externa. b) Governo Médici.

No governo Médici ocorreu um acelerado crescimento da economia que ficou conhecido como “milagre brasileiro”: as estatais, a indústria automobilística e o capital estrangeiro conduziram as camadas médias e a burguesia a um novo patamar de consumo. Dentro deste contexto, a ocupação da Amazônia ganhava o relevo de um problema nacional. Tratava-se de ocupar a nossa última

fronteira interligando o país através de estradas. A transamazônica deveria cumprir a missão de integrar o território, redirecionando o fluxo migratório para o Norte e desenvo-lvendo esse extenso território. O fracasso deste projeto está relacionado à interrupção da conjuntura de crescimento econômico no final dos anos 70, bem como à própria inadequação da região para atividades ligadas à agricultura e pecuária em grande escala. Somados os fatos à difícil conjuntura do final da década de 70 devem-se realçar os proble-mas ambientais decorrentes dessa iniciativa.

QUESTÃO 03|

Leia o texto abaixo e responda o que se pede.

Hoje você é quem manda Falou tá falado Não tem discussão A minha gente hoje anda Falando de lado E olhando pro chão, viu Você que inventou esse estado Inventou de inventar Toda a escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdão ( ...)

HOLANDA, Chico Buarque de. Apesar de você. In: Mary del

Priore et al. Documentos de História do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997. p. 114-115.

No Brasil, após o Golpe Militar de 1964, a vida brasileira modificou-se substancialmente em diversos setores. a) Exponha o tratamento dispensado pelo regime militar à oposição com a edição do Ato Institucional nº 2 (27/10/1965).

O aluno deverá mostrar a incompatibilidade de alguns setores civis com a ditadura militar que ficou nítida a partir da edição do Ato Institucional nº (AI-2), ao dissolver os partidos políticos existentes e estabelecer a eleição indireta para presidente da República. Além disso, permitiu ao poder Executivo cassar mandatos e decretar o estado de sítio sem prévia autorização do Congresso. Durante o governo Médici as manifestações públicas de oposição estudantil foram reprimidas pela polícia e o AI-5 silenciou os políticos de oposição, do MDB.

b) Cite duas medidas econômicas dos governos militares específicas do período chamado “milagre econômico brasileiro” (1968/1973).

Combate à inflação; recessão generalizada; política de contenção salarial; ampliação da fatia do mercado ocupado pelas multinacionais e grandes organizações bancárias; crescimento econômico sob comando das indústrias automobilísticas e de eletrodomésticos; obtenção da tecnologia estrangeira a partir do endividamento externo; concentração de renda para criar um mercado consumidor daqueles produtos.

QUESTÃO 04|

“A Lei da Anistia foi a coroação de uma luta e o início de um processo irreversível de democratização. (...). Não foi concessão. Foi conquista. (...)”

(Deputado Sigmaringa Seixas)

“Não vimos a anistia como perdão, mas como esquecimento. Passaram um borrão na História.”

(Deputado Ricardo Zarattini)

( O Globo, 08/08/2004)

Os posicionamentos dos deputados acima refletem diferenças observadas na sociedade civil brasileira no tocante à redação final da Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional, em 28 de agosto de 1979. a) Apresente DUAS críticas feitas por segmentos da sociedade brasileira ao conteúdo do projeto de lei de anistia enviado ao Congresso pelo governo Figueiredo.

Duas dentre as críticas: ausência do caráter amplo, geral e irrestrito proposto pelos movimentos sociais presença de dificuldades na reintegração de servidores públicos civis e militares anistiados proposta de benefícios aos agentes da repressão acusados de crimes cometidos em nome da segurança nacional exclusão do perdão aos condenados por crimes de terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal, mesmo sem mortes

b) Dentre as medidas liberalizantes que antecederam a Lei da Anistia, encontra-se a revogação do Ato Institucional nº 5, em outubro de 1978. Cite DUAS prerrogativas que tenham sido atribuídas ao presidente da república pelo AI-5.

Duas dentre as prerrogativas:

cassar mandatos parlamentares privar cidadãos de seus direitos políticos demitir / aposentar funcionários públicos decretar o recesso do Congresso Nacional

QUESTÃO 05|

Em 1984, começou a operar a Usina Hidrelétrica de ltaipu. Binacional, pois reúne Brasil e Paraguai, ltaipu foi planejada desde 1966 e sua construção iniciou-se em 1971. Sobre essa Hidrelétrica, pode-se dizer que foi a) uma tentativa brasileira de compensar o pais vizinho após a destruição que o Exército Brasileiro realizou em terias paraguaias por ocasião da Guerra do Paraguai. b) uma obra realizada pela ditadura militar brasileira e sua construção serviu, além da obtenção de energia, como propaganda da "grandeza nacional" que os militares diziam construir. c) uma iniciativa de inspiração militar, pois permitiu aos governos brasileiro e paraguaio, no caso de uma guerra no Cone Sul, ameaçar a Argentina com a abertura das comportas e a decorrente inundação de Buenos Aires. d) uma mudança na condição de subdesenvolvimento dos dois países, pois, além de gerar muitos empregos, a comercialização da eletricidade enriqueceu os países, aumentando suas rendas "per capita". e) uma demonstração de que é possível produzir energia elétrica a partir da água, evitando, dessa forma, o risco de futuros racionamentos de energia e de "apagões".

Gabarito: Letra B

QUESTÃO 06|

Leia o texto abaixo: "Antes de formar uma opinião, verifique várias vezes se ela é realmente sua, ou se não passa de influência de amigos que o envolveram. Não estará sendo você um inocente útil numa guerra que visa destruir você, sua família e tudo que você mais ama nesta vida? Se você for convidado, ou sondado, para conversas sobre assuntos que lhe pareçam estranhos ou suspeitos, finja que concorda e cultive relações com a pessoa que assim o sondou e avise a Polícia ou o quartel mais próximo. As autoridades lhe dão todas as garantias, inclusive de anonimato." O texto é parte do Decálogo de Segurança, produzido pelo DOPS, em 1969, que incentivava a população brasileira a denunciar à polícia os opositores do regime militar. Marque a alternativa que NÃO se relaciona com o contexto no qual foi produzido esse documento: a) Período de apogeu da ditadura militar, onde as liberdades civis foram eliminadas e a repressão era violenta. b) Período marcado por um grande crescimento da economia. conhecido como "milagre brasileiro". c) Período em que setores de oposição ao regime militar adotaram a luta armada, tanto no campo quanto na cidade, como forma de resistência. d) Período de grande censura com a proibição de várias peças teatrais, composições musicais, livros, jornais, revistas e filmes. e) Período marcado pela formação de frentes partidárias de esquerda, que procuravam barrar no Congresso Nacional os Atos Institucionais do regime militar.

Gabarito: Letra E

HISTÓRIA 2 PROFESSOR PEDRO IVO

QUESTÃO 01|

Leia as letras das canções abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.

O Bonde de São Januário (1940)

Quem trabalha é quem tem razão Eu digo e não tenho medo de errar O Bonde de São Januário leva mais um operário Sou eu que vou trabalhar Antigamente eu não tinha juízo Mas hoje eu penso melhor no futuro Graças a Deus sou feliz vivo muito bem A boemia não dá camisa a ninguém Passe bem!

Composição: Ataulfo Alves e Wilson Batista

Trabalhador (2006) Está na luta, no corre-corre, no dia-a-dia Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã Patrão reclama e manda embora quem atrasar Trabalhador Trabalhador brasileiro Dentista, frentista, polícia, bombeiro Trabalhador brasileiro Tem gari por aí que é formado engenheiro Trabalhador brasileiro Trabalhador E sem dinheiro vai dar um jeito Vai pro serviço É compromisso, vai ter problema se ele faltar Salário é pouco, não dá pra nada Desempregado também não dá E desse jeito a vida segue sem melhorar

Composição: Seu Jorge

a) Identifique em que contexto histórico a canção 1 foi produzida.

O aluno deve ser capaz de identificar as canções como contextualizadas no período do Estado Novo, ou ditadura Vargas e a segunda no período democrático do primeiro governo Lula. b) Tendo em vista o contexto em que as duas canções foram escritas, compare o sentido de “trabalhador” apresentado em cada uma das letras.

O aluno deve ser capaz de estabelecer uma comparação entre os dois contextos políticos entendendo que na primeira letra da música há uma valorização do trabalhador,

numa visão "romântica" do trabalho em oposição a boemia e malandragem, enquanto na segunda música há uma crítica a condição do trabalhador, com baixos salários, condições de trabalho precária, demonstrando que o trabalhador é pouco valorizado.

QUESTÃO 02|

Subindo ao poder em outubro de 1930, Getúlio Vargas nele permaneceu por quinze anos, sucessivamente, como chefe de um governo provisório, presidente eleito pelo voto indireto e ditador. Deposto em 1945, seria eleito presidente pelo voto popular em 1950, não chegando a completar o mandato por se suicidar em 1954.

Boris Fausto. História do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Edusp,

1995, p. 331. Adaptado.

O primeiro período de governo de Getúlio Vargas (1930‐1945) iniciou‐se com um golpe; o último (1951‐1954), com um processo eleitoral direto. a) Identifique uma diferença entre esses períodos.

No primeiro período, as liberdades políticas foram cerceadas ou até mesmo suprimidas, ao passo que no segundo elas foram preservadas. Também o primeiro período foi marcado pelo controle de Vargas sobre o conjunto da vida política, ao passo que no segundo ele não conseguiu repetir essa supremacia. b) Caracterize as relações entre o Brasil e os Estados Unidos da América em cada um desses períodos.

No primeiro período, Vargas aproximou-se dos Estados Unidos no contexto da “Política da Boa Vizinhança” criada por Franklin Roosevelt e, apesar de certos contatos amistosos com a Alemanha nos primeiros anos do Estado Novo, alinhou-se tão estreitamente com a política norte-americana que o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial junto aos Aliados. No segundo período, as relações Brasil-Estados Unidos tornaram-se tensas em decorrência do nacionalismo econômico de Vargas, consubstanciando na criação da Petrobras e no monopólio do Estado sobre o petróleo brasileiro.

QUESTÃO 03|

Leia o documento a seguir. […] Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer. […] Não caluniemos o nosso pequenino fascismo tupinambá; se o fizermos, perderemos qualquer vestígio de autoridade e, quando formos verazes, ninguém nos dará crédito. De fato ele não nos impediu de escrever. Apenas nos suprimiu o desejo de entregar-nos a esse exercício.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio, São Paulo: Record, v. I, 1977. p. 34.

Em Memórias do cárcere, Graciliano Ramos narra sua experiência na prisão para onde foi levado em 1936. Considerando a leitura do documento, faça o que se pede a seguir., a) Explique o contexto político que possibilitou a prisão de cidadãos, sem nenhum processo jurídico.

O acirramento do conflito entre integralistas e aliancistas (ANL) motivou a aprovação da lei de segurança nacional, em abril 1935, transferindo para uma legislação especial os crimes contra a segurança do Estado. Com o golpe comunista, em novembro de 1935, foi decretado estado de sítio em todo país. No ano de 1936, houve a transformação do estado de sítio em estado de guerra por noventa dias. Em meio à suspensão das garantias constitucionais, cidadãos, consi-derados oposicionistas, foram presos. Graciliano Ramos, em virtude de uma delação de seu envolvimento com os comunistas, foi preso e transferido para o presídio no Rio de Janeiro. b) De que forma o regime político, implantado em 1937, utilizaria os meios de comunicação para assegurar o controle político?

Com a decretação do Estado Novo (1937-1945), houve o fechamento do regime, sob a liderança de Getúlio Vargas. Com o intento de controlar a opinião pública, consolidando a censura às manifestações artísticas e políticas, criou-se o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), ainda em 1937. Nesse departamento, a utilização dos meios de comunicação para estabelecer uma imagem positiva do regime foi considerada estratégia fundamental. A ênfase naciona-lista estava presente nas propagandas

criadas e controladas pelo DIP. Com o objetivo de destacar a figura do presidente e construir uma relação entre a população e o seu líder, criou-se, por exemplo, A voz do Brasil, um programa de rádio que divulgava as realizações do governo e no qual o presidente podia “conversar com os cidadãos”.

QUESTÃO 04|

No período de 1946 a 1964, assistimos ao pleno desenvolvimento do pacto populista, que não pode ser identificado apenas como manipulação das massas trabalhadoras. O funcionamento do regime nesse período pressupõe elementos de continuidade do período estado novista e a criação de novos mecanismos de dominação. a) O que foi o queremismo?

Movimento político desencadeado no Brasil, no início de 1945, que visava criar condições para a permanência do presidente Getúlio Vargas no poder e caracterizava-se pelo refrão "queremos Getúlio". b) Indique um dos maiores partidos políticos da República brasileira de 1946 até 1964.

PSD (Partido Social Democrático) ou PTB

(Partido Trabalhista Brasileiro) ou UDN

(União Democrática Nacional)

QUESTÃO 05|

“Podemos sintetizar [...] sob o aspecto socioeconômico, dizendo que representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial, cujo objetivo comum imediato era de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais. A burocracia civil defendia o programa de industrialização por considerar o caminho para a verdadeira independência do país; os militares porque acreditavam que a instalação de uma indústria de base fortaleceria a economia – um componente importante de segurança nacional; os industriais porque acabaram se convencendo de que o incentivo à industrialização dependia de uma ativa intervenção do Estado.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1995, p. 367.

A que período da História brasileira esse texto se refere? a) Segundo Reinado (1840-1889) b) Primeira República (1889-1930) c) Era Vargas (1930-1945) d) Período Democrático (1945-1964) e) Regime militar (1964-1985)

Gabarito: Letra C

QUESTÃO 06|

A República das oligarquias chegou ao fim em 1930. A partir de então, iniciou-se a Era Vargas, que se estendeu até 1945, assim dividida: Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). Sobre a Era Vargas, 1930-1945, é CORRETO afirmar que a) ao assumir o poder, na década de 1930, Vargas tomou várias medidas drásticas, dentre elas: suspensão da Constituição Republicana de 1891 e o fechamento dos órgãos do Poder Legislativo, como o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais. b) durante o Governo Provisório, um movimento denominado Revolução Constitucionalista de 1932 reuniu frentes de oposição da maioria dos estados brasileiros, posicionando-se contra a Constituição outorgada por Vargas ao assumir o poder após a Revolução de 1930. c) a formação da Aliança Nacional Libertadora, movimento inspirado nos ideais fascistas e nazistas, combatia o comunismo e pregava o nacionalismo exacerbado. d) o Brasil, desde o início da Segunda Guerra Mundial, não manteve posição de neutralidade, e logo posicionou-se ao lado da Alemanha, que ofereceu empréstimos para a Construção da Usina Siderúrgica Nacional. e) Getúlio Vargas, pressionado por vários setores em 1945, após a derrota dos regimes totalitários na Europa, permitiu a criação de novos partidos, dentre eles a UDN, União Democrática Nacional, que defendia o nacionalismo e o continuísmo do Estado Novo.

Gabarito: Letra A

SOCIOLOGIA PROFESSOR MOISÉS

QUESTÃO 01|

TODOS OS BICHOS SÃO IGUAIS, MAS ALGUNS BICHOS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS.

ORWELL, George. A revolução dos bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.106.

A sentença acima é uma das principais frases do livro A Revolução dos bichos, de George Orwell. Esse livro faz uma crítica a alguns elementos de uma sociedade totalitária. a) Se transpusermos essa crítica para a democracia brasileira contemporânea e trocarmos a palavra “bichos” por “cidadãos”, o que significaria dizer que alguns cidadãos são mais iguais do que outros no Brasil? Essa seria uma afirmação plausível?

Dizer que alguns cidadãos são mais iguais que outros significa afirmar que nem todos possuem os seus direitos de cidadania reconhecidos. Desta maneira, algumas pessoas se mostram mais cidadãs que outras. Esse tipo de afirmação é plausível para o contexto brasileiro, marcado por uma forte desigualdade social e pela incapacidade do Estado de universalizar o acesso aos direitos de cidadania para todas as pessoas. b) A realidade da maioria dos brasileiros perpassa uma cidadania formal ou real?

Cidadania formal.

QUESTÃO 01|

Desde os anos 1970 começaram a surgir movimentos sociais que já não se baseiam mais exclusivamente nas questões de classe. Associados à emergência de novos atores sociais, esses movimentos são pluriclassistas e suprapartidários. Com base nisso, faça o que se pede. a) Enumere DOIS desses novos atores e/ou movimentos sociais.

Movimentos populares urbanos e rurais, movimentos relacionados à defesa do meio ambiente, direitos humanos, gênero, questões étnico-raciais, culturais, religiosas. ONGs, formas de associativismo, lutas por serviços e equipamentos públicos (saúde, educação, transporte, habitação), campanhas pela demo-cratização (Diretas-Já, por exemplo), lutas por ampliação dos direitos civis, políticos e sociais.

b) Discorra sobre DUAS críticas que esses novos movimentos sociais fazem à realidade brasileira.

Críticas à ditadura militar, à falta de reforma urbana, à concentração fundiária e à ausência da reforma agrária, às discriminações raciais e de gênero, à violência contra minorias, ao padrão de assistência social, atendimento à saúde e previdência social, à falta de equipamentos, serviços e políticas públicas, à destruição ambiental.

QUESTÃO 03|

O texto a seguir nos dá notícia acerca da introdução de formas rígidas de organização das torcidas de futebol no Brasil. Os integrantes de torcidas organizadas de todo o país terão que se cadastrar previamente para ter acesso aos estádios. No Rio de Janeiro, o procedimento começou hoje (13), com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as lideranças das torcidas, o Ministério Público e o Ministério do Esporte. O TAC prevê que as torcidas organizadas terão que se tornar pessoas jurídicas, com registro de seus estatutos em cartório. As que têm menos de 200 membros serão dispensadas de registro em cartório. As torcidas terão seis meses para enviar à autoridade policial cadastro contendo a identificação completa de seus integrantes, incluindo foto, endereço e assinatura. Para entrar nos estádios vestindo ou portando adereços de torcidas organizadas, eles terão de ter carteira padronizada. Caso seja descumprida a medida, a torcida organizada estará sujeita a sanções que vão desde multa de até R$ 10 mil ao banimento dos estádios por período de até três anos. (Vladimir Platonow. Torcidas organizadas começam a cadastrar

integrantes para entrar em estádios. Jornal do Brasil. 13 jun.

a) As torcidas organizadas de futebol constituem uma manifestação espontânea ou um movimento social?

Manifestação espontânea.

b) Justifique sua resposta anterior.

Os movimentos sociais são formas de organização política da sociedade civil que visam à transformação de alguma estrutura geradora de desigualdades, sejam materiais ou simbólicas. Geralmente estão relacionados com a luta ou pela garantia de certos direitos que são violados ou pela ampliação de direitos que ainda não são considerados pela cons-tituição. As torcidas organizadas de futebol não se formam tendo como objetivo esse tipo de transformação política, mas estando rela-

cionadas somente com a identificação à figura do clube de futebol. Nesse sentido, são somente uma manifestação espontânea, muito diferente de movimentos como o MST ou o movimento negro.

QUESTÃO 04|

O regime democrático cumpre um papel conhecido e alardeado, que é a menina dos olhos de quem o defende: ele aceita um teor de conflito na sociedade. Admite como normal que haja tensões entre pessoas ou grupos. Pela primeira vez na história do mundo, desobriga os homens de viver num todo harmônico, equilibrado. Porque a harmonia é uma empulhação. No Ocidente, a comparação do Estado a um corpo harmônico e saudável autorizou considerar o divergente um membro gangrenado ou doente, que deve ser amputado. Quem não obedece ao amor do príncipe não é apenas um divergente, uma pessoa livre para pensar de outra forma: é um traidor, um ingrato, um infame.

(Renato Janine Ribeiro. “A democracia acalma conflitos”. Revista Filosofia, setembro de 2014. Adaptado.)

a) Baseando-se no texto, nomeie e explique o que seria um regime político oposto à democracia.

Um regime oposto à democracia seria a ditadura. Nela não há liberdade de pensamento e de manifestação política. Todas as pessoas devem pensar e agir segundo os interesses de quem está no poder. Os cidadãos que não aceitam se submeter são perseguidos, considerados como traidores. b) Explique também por que a democracia, de acordo com o texto, é o regime político mais adequado para expressão das diferenças de natureza étnica, religiosa, sexual e política.

A democracia seria o governo mais apto para se lidar com as diferentes visões políticas, uma vez que o debate de ideias é parte constituinte e fundamental de seu funcio-namento.

QUESTÃO 05|

A política de pacificação não resolve todos os problemas da favela carioca, ela é apenas um primeiro e indispensável passo para que seus moradores sejam tratados como cidadãos. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) recuperaram um território que estava ocupado por bandidos com armas de guerra, substituíram a opressão de criminosos pela justiça formal do Estado. [Mas] se a UPP não for seguida por escola,

hospital, saneamento, defensoria pública, emprego, daqui a pouco a polícia de ocupação terá que ir embora das favelas por inútil. Ou será obrigada a exercer a mesma opressão que o tráfico exercia para se proteger.

CACÁ DIEGUES. A contrapartida do lucro. O Globo, 2012.

Para o autor, a consolidação da cidadania nas comunidades carentes está condicionada à a) efetivação de direitos sociais. b) continuidade da ação ofensiva. c) superação dos conflitos de classe. d) interferência de entidades religiosas. e) integração das forças de segurança.

Gabarito: Letra A

Os problemas de segurança pública não podem, segundo o argumento do texto, ser resolvidos somente por intervenção da polícia. É necessário também que a população tenha acesso aos demais serviços públicos, para terem seus direitos de cidadania respeitados.

QUESTÃO 06|

De acordo com o sociólogo inglês T. S. Marshall, a cidadania moderna se define em um longo processo histórico que envolve o reconhecimento do cidadão como portador de Direitos Civis, Direitos Políticos e Direitos Sociais. Com base nas reflexões propostas por Marshall, é CORRETO afirmar que a) no Brasil, não existe cidadania porque o voto é obrigatório. b) cidadania é algo que só existe na Europa e nos Estados Unidos da América. c) a liberdade e a participação política dos cidadãos são fundamentais para a contínua geração de novos direitos. d) a conquista de direitos de cidadania no Brasil foi um processo que se encerrou com a promulgação da Constituição em 1988. e) a cidadania no Brasil foi imposta por Getúlio Vargas durante a vigência do Estado Novo.

Gabarito: Letra C

A alternativa [C] é a única correta. No Brasil os direitos de cidadania ainda não são plenamente garantidos, apesar dos esforços de alguns governos e de movimentos sociais para universalizá-los. Não por acaso, um dos livros mais famosos sobre a cidadania no Brasil chama-se Cidadania no Brasil: Um Longo Caminho, de José Murilo de Carvalho.