279103[1] - manual refrigerador df276

Upload: jcjocelio

Post on 06-Jul-2015

333 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Refrigerador Frost Free DF34

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 -Fone: 41 371-7000 CEP 81520-900 - Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br69491458 Dez/05

Rev.01

InstruesManual de

Manual do UsurioObrigado por escolher a Electrolux. Neste manual voc encontra todas as informaes para a sua segurana e o uso adequado de seu Refrigerador. Leia todas as instrues antes de utilizar o aparelho e guardeas para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor ( 0800 78 8778 ). Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao no Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao onde esto as informaes do cdigo, modelo, fabricante e outras, ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux caso seu Refrigerador necessite reparo. No retire-a do local onde est adesivada. Consulte nosso site na Internet www.electrolux.com.br, nele voc poder encontrar informaes sobre acessrios originais Electrolux, assim como informaes de manuais de toda a linha de produtos Electrolux.

Certificado de GarantiaCertificadoA fabricante Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer defeito de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido, com identificao, obrigatoriamente de modelo e caractersticas de produto; 2. O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses contados a partir da data correspondente na forma do item 1 acima; 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos desacompanhados de nota fiscal de venda ao consumidor que no preencham as condies mencionadas no item 1 acima; 4. Para o produto DF34 e pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses sucessivos ao prazo estabelecido na forma do item 2 acima, a fabricante concede garantia suplementar aplicvel exclusivamente para defeitos provenientes de oxidao e/ou corroso natural eventualmente identificados em porta(s) e tens metlicos intrnsecos de porta(s) dos produtos acima identificados; 5. Exclui-se da garantia mencionada no item 4 acima casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que provoquem eventos danosos qualidade do material componente; 6. A fabricante reserva para si o direito de alterar as condies de concesso e de aplicabilidade da garantia prescrita na forma do item 4 acima, independentemente de circunstncias e/ou de eventos existentes, tendo em vista representar ato de liberalidade por parte da concedente. 4. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Electrolux do Brasil S.A. 5. O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor.

A Garantia concedida pelo Fabricante no cobre:- Despesas com Instalao do produto. - Produtos ou peas danificadas devido a acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. - No funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gua no local onde o produto est instalado. - Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. Rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, tomadas, esgoto, alvenaria, aterramento). - Chamadas relacionadas a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto, sero passveis de cobrana aos Consumidores.

Outras disposies:- As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento a produtos quando instalados fora do municpio sede do respectivo Servio Autorizado, obedecero os seguintes critrios: - para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante; - para situaes existentes no perodo compreendido a partir do 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. - As despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas que no pertenam ao produto, so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. - A ELECTROLUX DO BRASIL S.A., buscando a melhoria contnua de seus produtos, reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de produtos por ela comercializados sem prvio aviso. - Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro. - Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.

Dicas AmbientaisO material da embalagem reciclvel; procure selecionar plsticos, papel e papelo, e enviar s companhias de reciclagem. Como contribuio para a preservao do Meio Ambiente, o gs refrigerante deste produto o R134a (Hidrofluorcarbono HFC), e o agente expansor o ciclo pentano, que no afetam a camada de oznio e tem pouca ao sobre o efeito estufa.

Condies desta Garantia:1. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, que consta na relao que acompanha o produto. 2. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentarem defeitos constatados como sendo de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. 3. Vidros, peas plsticas (botes, gavetas, tampas, prateleiras, porta laticnios, frisos, acabamentos, emblemas, puxadores) e lmpadas, so garantidos contra defeitos de fabricao pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de compra do produto constante na Nota Fiscal.

ndiceSegurana ..................................................... 03 Descrio do Refrigerador ......................... 04 Instalao ..................................................... 08 Como Usar ................................................... 11 Limpeza e Manuteno .............................. 14 Soluo de Problemas ................................. 17 Dicas e Conselhos........................................ 21 InformaesTcnicas (consumo de energia, dimenses, pesos, etc.) 24 Certificado de Garantia ............................. 272

A Garantia perder a Validade quando:1. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 2. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues. 3. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado.

27

SeguranaPara CrianasEvite acidentes. Aps desembalar o Refrigerador, mantenha o material da embalagem fora do alcance, principalmente de crianas. No permita que seu Refrigerador seja manuseado por crianas, mesmo estando desligado. Caso seu Refrigerador contenha algum pacote de slica gel em seu interior, jogue-o fora e no permita que crianas brinquem com o mesmo.

Para o Usurio / InstaladorDesligue o Refrigerador da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno. Nunca desligue o Refrigerador da tomada puxando pelo cabo eltrico. Use o plugue. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico. Ocorrendo danos no cabo eltrico, no tente consert-lo, chame o Servio Autorizado Electrolux e adquira peas originais para a substituio. No tente consertar o Refrigerador em nenhuma circunstncia. Consulte sempre o Servio Autorizado Electrolux e exija peas originais de reposio. No armazene no Refrigerador medicamentos, produtos txicos ou qumicos, pois podem contaminar os alimentos. Produtos em aerosol sob alta presso, identificados pela palavra inflamvel ou com o smbolo de uma pequena chama, no podem ser armazenados em nenhum refrigerador ou freezer sob o risco de exploso. No se apie sobre as portas. As dobradias podero desregularse, prejudicando a vedao do Refrigerador e comprometendo seu desempenho. Jamais deixe velas ou incensos acesos sobre o Refrigerador, sob risco de provocar incndios. Movimente o Refrigerador segurando na parte superior traseira e na parte inferior dianteira. Se o aparelho for transportado horizontalmente, possvel que o leo do compressor prejudique o funcionamento do Refrigerador.

26

3

Descrio do RefrigeradorModelos DF34

Anotaes

4

Foto meramente ilustrativa

25

Informaes TcnicasMODELOS Capacidade (litros)(Norma ISO8561) Armaz. Refrigerador Armaz. Freezer Armazenamento Total Bruta Refrigerador Bruta Freezer Bruta Total Tempo mximo de conservao sem energia (horas) Capacidade de congelamento a cada 24 horas (kg) (Norma ISO8561) Degelo Altura mnima com p nivelador (mm) Largura (mm) Profundidade com porta aberta (mm) Profundidade com porta fechada (mm) Peso lquido (kg) Freqncia (Hz) Tenso (V) Potncia das lmpadas (W) Gs refrigerante Consumo de energia kWh/ms (norma ISO8561) * Inclui distncia mnima at a parede. possvel colocar at 40 kg sobre o refrigerador. DF34 217 60 277 223 62 285 9 5,0 Automtico 1635 600 1328 675 54 60 127 / 220 15 R134a 49,2

PeasForma de gelo Controle de circulao de ar freezer/refrigerador Prateleira da porta do freezer Lmpada do compartimento refrigerador Seletor de temperatura do refrigerador (boto termostato) Prateleira removvel em acrlico Gaveta multi-uso removvel e ajustvel Bandeja da gaveta de legumes, verduras e frutas Gaveta de legumes, verduras e frutas Ps niveladores Prateleira Laticnios Dispenser porta-latas Porta-ovos removvel (2 unidades - acondiciona 12 ovos) Prateleira da porta do refrigerador Prateleira porta-garrafas Trava garrafas Portas no-reversveis Condensador Compressor (motor) Coletor de vaporizao

ImportanteEste Refrigerador foi projetado para uso domstico. As figuras existentes neste manual so meramente ilustrativas. 24 5

Prateleira Laticnios (11)Projetado para armazenar laticnios, (manteiga e derivados de leite).

Caso voc venha a armazenar produtos alimentcios ou lquidos que absorvam ou transmitam odores muito fortes com facilidade, guarde-os em recipientes com tampa ou embalados cuidadosamente. Evite colocar alimentos preparados a base de gua (sopas e caldos) em recipientes destampados, pois podem congelar. No coloque alimentos quentes no Refrigerador pois os mesmos podem alterar as caractersticas originais e perder o aroma. Espere esfriar naturalmente antes de armazen-los.

Dispenser Porta-Latas (12)Este compartimento foi desenhado especialmente para o armazenamento de latas de 350 ml da sua bebida preferida.

Ao guardar ovos no seu compartimento de armazenamento (portaovos), certifique-se que sejam frescos e coloque-os sempre em posio vertical. Isto os manter frescos durante maior tempo.

TransporteEm caso de necessidade de transportar o Refrigerador, no o deite para a esquerda (para quem olha o Refrigerador de frente).

Prateleira e Trava Garrafas1. Prateleira Porta-garrafas (15): A prateleira porta-garrafas foi desenhada para acondicionar uma garrafa de bebida com at 2 litros. 2. Trava garrafas (16): O trava garrafas possui a funo de evitar que as garrafas fiquem balanando soltas na prateleira. Para utiliz-lo, basta encaix-lo na prateleira e desliz-lo para a direita ou esquerda, conforme indica a figura ao lado. 3. Prateleira da porta do Refrigerador (14): A prateleira da porta serve para acondicionar recipientes e porta-ovos.

Em pequenos deslocamentos, incline-o para trs ou para um dos lados com ngulo mximo de 30. Em longos deslocamentos (ex.: mudana), movimente-o em p.

6

23

Congelamento de AlimentosOs produtos a serem congelados devem ser frescos e limpos. Embale os alimentos em pores adequadas ao tamanho de sua famlia e que possam ser consumidos de uma s vez. Alimentos descongelados no devem ser congelados novamente. No coloque alimentos quentes no Freezer. Espere esfriar naturalmente antes de congel-los. Pacotes pequenos permitem um congelamento rpido e uniforme. Alimentos gordurosos tm um menor prazo de congelamento. O sal tambm reduz o tempo de armazenamento dos alimentos. Embale bem os alimentos assegurando-se de que esto bem fechados. Nunca coloque alimento a ser congelado em contato com o alimento j congelado, pois a temperatura do alimento congelado tende a aumentar.

Gaveta de Legumes / Verduras e Frutas (9)Mantm a umidade e o frescor dos vegetais pois o ar frio no fica em contato direto com os mesmos evitando assim que as folhas e vegetais fiquem ressecados/queimados.

Portas (17)Este produto no permite reverso das portas.

Sistema Fluxo de Ar (Top-Flow)Freezer: Este sistema tem a funo de distribuio do ar frio para o congelamento dos alimentos no compartimento freezer. No coloque alimentos ou objetos tampando as sadas de ar, para no comprometer o desempenho do seu freezer. Refrigerador: Este sistema tem a funo de distribuio do ar refrigerado para o resfriamento dos alimentos no compartimento refrigerador. No coloque alimentos ou objetos em frente s sadas de ar, para no comprometer o desempenho do seu refrigerador.

Descongelamento de AlimentosPara descongelar carnes, peixes e frutas mantenha-os no compartimento refrigerador. Pedaos pequenos de carne podem ser cozidos ainda congelados. Vegetais podem ser descongelados em gua fervente. Pratos pr-cozidos podem ser aquecidos diretamente no forno desde que sua embalagem seja adequada. Fornos de microondas so adequados para descongelar todos os tipos de alimentos, dependendo do tipo de embalagem. Siga as instrues do fabricante de seu forno.

Armazenamento de AlimentosPara preservar as caractersticas dos alimentos ou lquidos mantenha-os em recipientes fechados. Para verduras, legumes e frutas coloque-os em sacos plsticos e armazene-os na gaveta de legumes/verduras e frutas. 22 Seque os recipientes antes de coloc-los no Refrigerador.

A Electrolux foi a primeira empresa a lanar o Freezer Horizontal no Brasil.

7

InstalaoRetirar a Base da EmbalagemIncline cuidadosamente o Refrigerador para um dos lados. Com a ajuda de outra pessoa quebre a base com as mos. Incline o Refrigerador para o outro lado e retire o restante da base. Retire o calo do compressor na parte traseira para ligar o Refrigerador. No deixe o calo no Refrigerador.

Dicas e ConselhosEvite o contato de qualquer tipo de leo ou gordura com as partes plsticas do Refrigerador pois pode causar danos as mesmas. No lubrifique a dobradia da porta em hiptese alguma, pois pode causar danos s partes plsticas em contato com as mesmas. No coloque garrafas de vidro, plstico ou latas fechadas no compartimento congelador, exceto se recomendado pelo fabricante na embalagem do produto.

Escolher o LocalInstale o seu Refrigerador em um local arejado, que no permita a incidncia direta de raios solares e que esteja distante de fontes de calor (fogo, fornos etc), produtos inflamveis e locais com freqente manuseio de gua (tanque, pia, etc).

Como Economizar EnergiaMantenha a porta de seu Refrigerador aberta apenas o tempo necessrio. Se a porta no estiver devidamente fechada, aumentar o consumo de energia e poder ocorrer formao excessiva de gelo. Procure regular a temperatura conforme informaes contidas neste manual. importante no obstruir a circulao do ar com a colocao de toalhas, plsticos ou com a m distribuio dos alimentos nas prateleiras, com o objetivo de manter a temperatura homognea. Nunca coloque alimentos quentes no Refrigerador. Em caso de curta ausncia (ex.: Feriados), mantenha o Refrigerador ligado. Na falta de energia eltrica os alimentos acondicionados no Freezer e/ou Refrigerador podero descongelar.

No instale seu Refrigerador ao ar livre. Para o posicionamento definitivo do Refrigerador, respeite as distncias mnimas recomendadas: -Em cima: 15 cm -Do lado: 10 cm -Atrs: 15 cm Verifique se o espao deixado na frente do Refrigerador suficiente para permitir a abertura completa da porta.

Em caso de ausncia prolongada (ex.: Frias), pretendendo desligar o Refrigerador, remova todos os alimentos e limpe-os deixando as portas entreabertas para evitar mofo e odores desagradveis. O fato do Refrigerador permanecer desligado no comprometer seu funcionamento ao ser religado. Caso falte energia eltrica por um perodo prolongado, procure abrir as portas um mnimo de vezes enquanto o abastecimento de energia eltrica no for restabelecido, para no comprometer a conservao dos alimentos. No pendure roupas, panos ou objetos no condensador (parte traseira do refrigerador), pois isso prejudica seu funcionamento, provoca desgaste em seu compressor (motor) e aumenta o consumo de energia.

8

Os produtos Electrolux esto presentes em mais de 500 milhes de lares no mundo inteiro.

21

Vedao da PortaAo fechar a(s) porta(s) do Refrigerador, haver formao de vcuo interno, dificultando a abertura, o que normal devido a perfeita vedao. Portanto, no force a abertura. Aguarde alguns instantes antes de abrir novamente.

NivelarNivele seu Refrigerador com as portas fechadas. Verifique com um nvel de bolha se o Refrigerador est nivelado e com os quatro ps firmemente apoiados no cho. Para nivelar, incline cuidadosamente o Refrigerador e gire os ps do mesmo.

Rudos Normais de OperaoSeu Refrigerador em funcionamento pode apresentar um chiado, principalmente quando o mesmo estiver com a porta aberta. Este rudo deve-se expanso do fluido refrigerante dentro do evaporador, o que no representa defeito do Refrigerador. O compressor pode gerar um rudo. Isto uma caracterstica dos compressores modernos que funcionam em velocidades maiores que os modelos antigos, apresentando melhor desempenho e menor consumo de energia. A contrao e dilatao dos componentes internos, devida variao de temperatura, pode gerar pequenos estalos em seu Refrigerador.

O nivelamento evita movimento de balano, vibrao e problemas ao seu Refrigerador. Seu Refrigerador foi projetado para usar os ps niveladores que o acompanham. Portanto, no utilize outros tipos de ps que no sejam os originais. Aguarde no mnimo 2 horas antes de ligar o seu Refrigerador, para evitar mau funcionamento do mesmo. Sempre que movimentar seu Refrigerador ser necessrio repetir o processo de nivelamento. Para facilitar o fechamento da porta ajuste os ps niveladores dianteiros inclinando levemente o refrigerador para trs.

Instalao Eltrica Aquecimento Prximo s Portas normal que esta regio, prxima da porta e as laterais apresentem temperatura elevada, pois o aquecimento evita a formao de umidade. Entretanto, em dias muito midos e frios, pode ocorrer formao de umidade. Nesse caso, seque com um pano macio e seco. Antes de ligar o seu Refrigerador, verifique se a tenso (voltagem) da tomada onde ser ligado igual indicada na etiqueta localizada prxima ao plugue (no cabo de alimentao eltrica), ou na etiqueta de identificao do Refrigerador. Tenha cuidado para que o Refrigerador no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Ligue seu Refrigerador a uma tomada exclusiva, no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). Este tipo de ligao pode causar acidentes com fogo e uma sobrecarga na rede eltrica prejudicando o desempenho do seu Refrigerador. Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do Refrigerador, e para maiores informaes entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Os fios da tomada onde ser ligado o seu Refrigerador devem ser de cobre e ter seo mnima de 2,5 mm. 20 9

Aquecimento na Parte Traseira normal que esta regio apresente temperatura elevada, pois nela circula o fluido refrigerante em alta temperatura. Evite contato com esta regio do Refrigerador.

Verifique se a variao mxima admissvel da tenso no local de instalao, est conforme tabela abaixo. Caso a tenso no local de instalao esteja fora destes limites, adapte um regulador de tenso (estabilizador) no inferior a 2000 watts. Variao Admissvel de Tenso Tenso (V) Refrigerador 127 220 Mnima (V) Mxima (V) 106 196 132 242

Umidade Excessiva na Gaveta de Frutas e Legumes Alimentos armazenados desembalados. Embale-os adequadamente.

Se o Refrigerador Apresenta Rudos Anormais Refrigerador encostado na parede. Refrigerador desnivelado. Desencostar da parede, deixando 15 cm de folga. Ajustar os ps niveladores conforme instrues, deixando o Refrigerador perfeitamente assentado no cho. um rudo normal caracterstico do fluxo de ar em sistemas de refrigerao Frost Free.

Nosso Produto est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica).

Rudo por circulao de ar.

Fio TerraNo use o Refrigerador sem ligar o fio terra. O fio terra (fio amarelo e verde), localizado na parte traseira do Refrigerador, deve ser ligado a um terra eficiente, e no pode ser ligado diretamente rede eltrica ou tubulaes de gua, gs, eletricidade, telefone, pra-raios, etc. Para sua segurana solicite a um eletricista de sua confiana que instale o fio terra ou consulte sua companhia de energia eltrica.

Odores no Interior do RefrigeradorOs alimentos cozidos (ex. arroz, feijo, entre outros), com alto teor de gordura (ex. laticnios, salame, presunto, entre outros) e cidos (ex. vinagre, vinho, cebola, alho, entre outros)exalam odores que podem contaminar outros alimentos e gerar cheiros desagradveis ao longo do tempo de uso do seu refrigerador. O importante tampar e/ou embalar os alimentos acondicionados nas prateleiras/gavetas do seu produto. No conserve alimentos com datas vencidas dentro do refrigerador.

Suor na Superfcie ExternaSegundo a norma internacional ISO8561, os refrigeradores, freezers e combinados de uso domstico no devem apresentar escorrimento de gua na superfcie externa, mas, quando instalados em locais com umidade relativa do ar acima de 75% e com temperatura superior a 32C normal que o Refrigerador apresente condensao externa (suor).

10

19

Como UsarAlimentos Congelando no Compartimento Refrigerador Ajuste inadequado do controle de temperatura do compartimento refrigerador. Alimentos posicionados prximo s sadas de ar. Alimentos muito midos. Ajuste inadequado do controle de circulao do ar. Posicione corretamente o controle de temperatura (pg.13). Reposicione os alimentos. Seque-os antes de armazenlos. Posicione o controle para freezer mximo. O seu refrigerador possui um sistema de refrigerao Frost Free, onde no h formao de gelo e no precisa descongelar nunca, o que facilita a limpeza e a manuteno do produto. A circulao e a distribuio do ar frio do sistema Frost Free no interior do produto melhoram o congelamento dos alimentos no freezer e proporcionam um resfriamento mais rpido e homogneo no refrigerador, preservando assim as propriedades nutricionais dos alimentos.

Como Ligar e Desligar seu RefrigeradorPara ligar o Refrigerador, basta conectar o plugue na tomada e regular a temperatura desejada pelo seletor da temperatura. Para desligar o Refrigerador, coloque o seletor de temperatura na posio DESLIGADO e desconecte o plugue da tomada. Utilize este procedimento sempre que houver a necessidade de deixar o Refrigerador desligado por tempo prolongado (por exemplo: viagens longas). Antes de ligar o Refrigerador pela primeira vez, leia atentamente o folheto de instrues colocado na porta. Sempre que desligar o Refrigerador, aguarde 10 minutos antes de relig-lo.

Alimentos esto Descongelando no Compartimento Freezer Falta prolongada de energia eltrica. Os alimentos armazenados no Freezer podem no estar em condies de serem consumidos. Verifique o estado de cada um deles. Respeite a capacidade de congelamento do seu refrigerador. Aguarde o resfriamento do Freezer.

Carregamento excessivo do compartimento Freezer. Refrigerador ligado recentemente.

Carregar / AbastecerEstas instrues devem ser seguidas antes do primeiro abastecimento ou aps a limpeza: 1. Para melhor acondicionamento dos recipientes nos compartimentos freezer e refrigerador, todas as prateleiras podem ser removidas ou reposicionadas. 2. Conectar o plugue de seu Refrigerador na tomada e regular o seletor de temperatura na posio FRIO MXIMO. 3. Deixar funcionando por duas horas antes de armazenar qualquer alimento em seu interior para estabilizar a temperatura dentro do Refrigerador. 4. Iniciar o carregamento pelas prateleiras, deixando a porta por ltimo. importante respeitar os limites mximos de carga indicados na figura da prxima pgina. 5. Caso os alimentos a serem armazenados no estejam refrigerados, faa o carregamento gradativo com intervalos de 1 hora. 11

Os Alimentos no esto Congelando Adequadamente no Compartimento Freezer Ajuste inadequado do controle de circulao do ar do compartimento freezer. Alimentos posicionados prximo s sadas de ar. Posicione corretamente o controle de circulao do ar para freezer mximo. Reposicione os alimentos.

18

Soluo de Problemas6. Aps o carregamento, regular o seletor de temperatura para a posio mais adequada, seguindo as informaes do item Regular a Temperatura.

Assistncia ao ConsumidorCaso o seu Refrigerador apresente algum problema de funcionamento, verifique as provveis causas e correes, caso as correes sugeridas no sejam suficientes, agende um atendimento com o Servio Autorizado Electrolux, que est sua disposio.

Limites Mximos de Carga

Provveis Causas / CorreesSe o Refrigerador no Funciona (no Liga) Plugue desligado da tomada. Tomada com mau contato. Falta de energia eltrica, fusvel da residncia queimado ou disjuntor desligado. Ligar o plugue na tomada. Corrigir o defeito na tomada eltrica. Aguardar retorno da energia, trocar fusvel ou ligar o disjuntor. Girar o boto para posio de uso normal (verifique o item Controle de Temperatura do Refrigerador na pg. 13). Instalar o estabilizador de tenso (no inferior a 2000W).

Capacidade de CongelamentoEste Refrigerador tem capacidade para congelar at 5,0kg de alimentos a cada 24 horas. O interior do compartimento freezer mantm os alimentos temperaturas abaixo de -180C. As prateleiras da porta do freezer mantm os alimentos temperatura entre -120C e -180C , devendo ser utilizado para armazenar alimentos j congelados e que sejam consumidos em curto perodo de tempo.

Seletor de temperatura na posio desligado.

Tenso na tomada muito alta ou muito baixa (nesse caso, o compressor dar vrios arranques sucessivos sem funcionar).

Sistema de Controle de Circulao do ArO controle de circulao do ar altera a temperatura do compartimento freezer e refrigerador, conforme a tabela abaixo: Controle de Circulao do Ar Opes de Uso Congelamento mais rpido dos alimentos no compartimento freezer. Resfriamento mais rpido dos alimentos no compartimento refrigerador. Ajuste Controle Freezer Mximo

Se o Refrigerador no Gela (Refrigerao Insatisftoria) Ajuste inadequado do controle de temperatura do compartimento refrigerador. Incidncia de luz solar direta ou outras fontes de calor prximo ao Refrigerador. Circulao do ar prejudicada. Ajuste-o corretamente, conforme o item Controle de Temperatura do Refrigerador (pg.13). Ver Instalao - Escolher o Local (pg. 8). Desobstrua as sadas de ar. Abra-a apenas o tempo necessrio. Retirar os objetos. Efetuar limpeza conforme instrues na pg. 15.

Refrigerador Mximo

Tempo excessivo de porta aberta. Panos/objetos sobre o condensador. Condensador sujo.

12

No uso dirio do produto, o controle de circulao do ar pode ser utilizado na posio normal.

17

Como Remover os AcessriosPrateleira do Freezer: A prateleira do Freezer removvel, podendo ser utilizada de acordo com a necessidade. Pode ser removida junto com as formas de gelo. Para retir-la, abra a tampa basculante, puxe a prateleira at travar e levante-a.

Regular a TemperaturaA posio do termostato (seletor de temperatura) e sua regulagem so especficas para os Refrigeradores DF34 no devendo ser comparadas com a graduao dos controles de refrigeradores de outras marcas ou modelos. Quando ajustar a temperatura do Refrigerador, voc deve levar em conta os seguintes fatores: 1. A quantidade de alimentos a ser armazenada.

Gaveta multi-uso: A gaveta multi-uso e o suporte so removveis e deslizam na prateleira plstica, podendo ser utilizados de acordo com a necessidade. Para o conjunto gaveta e suporte deslizar, basta remover um dos conjuntos para a outra prateleira plstica.

2. A temperatura do ambiente no qual o Refrigerador est colocado. 3. No ultrapassar os limites de ajustes do seletor de temperatura (Frio Mximo e Frio Mnimo), observando o alinhamento da marca do boto com o Dial. Controle Temperatura do Refrigerador Quantidade de Alimentos Muita Mdia Pouca Acima de 23C Abaixo de 23C Temperatura Ambiente Acima de 23C Abaixo de 23C Ajuste Controle Frio Mximo Mdio Frio Mnimo Frio Mnimo Frio Mnimo

Prateleira da Porta: Levante um pouco para retir-la dos apoios laterais da contraporta.

Dispenser Porta-Latas: 1.Retire as prateleiras da porta do refrigerador e o porta-laticnios. 2.Pressione as duas travas localizadas no interior do dispenser porta-latas , deslizando-o para cima. 3.Para mont-lo, proceda a sequncia inversa.

Se houver necessidade de ajustes na temperatura do Refrigerador, faa com pequenas mudanas na graduao. Evite utilizar a graduao mxima, pois neste ponto em dias frios poder acarretar o congelamento de alimentos no Refrigerador e consumo excessivo de energia. Utilizar a graduao mnima no ir economizar energia e poder prejudicar o funcionamento do Refrigerador. A temperatura interna do Refrigerador depende da temperatura ambiente, do nmero de vezes que as portas so abertas e da reposio de alimentos no seu interior.

16

13

Limpeza e ManutenoJamais limpe o seu Refrigerador com fluidos inflamveis como lcool, querosene, gasolina, tinner, varsol, solventes ou outros produtos qumicos abrasivos como detergentes, cidos ou vinagres. No utilize esponjas abrasivas. Antes de efetuar qualquer operao de manuteno, incluindo as descritas neste manual, desligue o Refrigerador da energia eltrica, retirando o plugue da tomada. Aps a limpeza, recoloque os acessrios do Refrigerador (formas, prateleiras, etc), nos seus devidos lugares, no interior do Refrigerador. Caso algum alimento ou lquido seja derramado no interior do seu Refrigerador, limpe imediatamente. Muitos desses alimentos podem danificar ou manchar definitivamente as superfcies plsticas do interior do Refrigerador caso permaneam por muito tempo em contato com as mesmas. Nunca use esptulas metlicas, escovas, produtos abrasivos ou alcalinos para limpeza das superfcies plsticas no interior do seu Refrigerador. Antes de comear a limpar o Refrigerador, lembre-se de que objetos midos podem aderir facilmente a superfcies extremamente frias. Dessa forma no toque as superfcies frias com panos, esponjas ou, at mesmo com as mos midas.

Parte InternaPara limpar as partes internas do Refrigerador, use somente pano macio umedecido em uma soluo de gua e bicarbonato de sdio (dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato em 1 litro de gua). As peas plsticas no podem ser lavadas com gua quente.

Borracha de Vedao das PortasLimpe as borrachas de vedao cuidadosamente com um pano macio mido. As borrachas no so removveis. Aps a limpeza, seque-as tomando cuidado para no danific-las.

Parte ExternaPara limpar facilmente a parte externa do seu Refrigerador utilize uma soluo de gua morna com sabo neutro e depois seque-o cuidadosamente. Efetue de 6 em 6 meses uma limpeza na parte traseira do Refrigerador, utilizando um aspirador de p ou um espanador. O p acumulado impede o correto funcionamento do condensador, afetando o bom desempenho do Refrigerador e acarretando em maior consumo de energia. Desligue sempre o Refrigerador antes de realizar esta operao, tomando o cuidado de no tocar no condensador e no compressor, pois os mesmos podem estar quentes. aconselhvel esperar o resfriamento dos mesmos.

Limpeza do Coletor de guaO seu Refrigerador possui um coletor de gua localizado na parte traseira. A funo do coletor eliminar a gua do degelo automtico pela evaporao. A limpeza do coletor no necessria para o funcionamento do Refrigerador. Caso queira efetuar a limpeza, desligue o Refrigerador da energia eltrica retirando o plugue da tomada e utilize um pano mido. No remova o coletor. No jogue gua diretamente dentro ou fora do Refrigerador.

Substituio de LmpadaPara substituir a lmpada do seu Refrigerador, retire o plugue da tomada e proceda da seguinte maneira: Compartimento Refrigerador: 1. Abra a tampa da lmpada girando a ferramenta para destrav-la. 2. Desconectar (girando no sentido anti-horrio) a lmpada do suporte. 3. Troque a lmpada queimada por outra com as mesmas dimenses, tenso e potncia mxima de 15 W.

14

15