250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

168
Calendários na Maçonaria Brasileira irmão Wagner da Cruz .`. M .`. I .`.

Upload: wagner-cruz

Post on 12-Jan-2017

471 views

Category:

Education


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

Calendários na Maçonaria

BrasileiraContribuição irmão Wagner da Cruz .`. M .`. I .`.

Page 2: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

2

A "ERA VULGAR " TRABALHO APRESENTADO EM LOJA DIA 11/5/2010, PELO IR. LUCIANO SALVIATTO

(E.’. V.’.) , (E.’. M.’.) , (a.’. V.’. L.’.) e (A.’. M.’.) ?

Primeiramente vamos observar alguns verbetes:

1) ANO = do latim annu que podemos entender como círculo/anel/circuito, sendo tecnicamente o tempo que a Terra gasta numa translação completa à volta do Sol.

2) ERA = do latim aera que podemos compreender como algarismo/número, sendo tecnicamente um acontecimento ou época fixa que serve de base ou ponto de partida a um sistema cronológico.

3) MÊS = do latim mense, cada uma das doze divisões do ano solar.

Agora trataremos de fatos curiosos: até o ano de 153 antes de Cristo, o calendário utilizado pelos Romanos marcava Março como o primeiro mês do ano e a sequência era: Mars – Aprilis – Maius –Junius – Quintilis – Sextilis – September – October – November – December – Januarius – Februarius. Na ERA VULGAR usamos uma seqüência diferente e com nomes atualizados. E esta Era, é baseada no ano “zero” ou seja, iniciou no ano de nascimento de Jesus Cristo, mas a ERA MAÇÔNICA está mais de acordo com o calendário hebraico, baseando-se na concepção bíblico-judaica da idade da criação do mundo. Deus criou o mundo há 3.760 anos antes do nascimento de Jesus Cristo e para sabermos atualmente em que ano da VERDADEIRA LUZ estamos, devemos simplesmente somar 2010 e 3760 = 5770 E.’. M.’.e alguns ritos substituem o 3.760 por 4.000. No calendário maçônico usamos a sequência que acabamos de explanar, mas substituímos os nomes por numerais ordinais: Março = Primeiro mês maçônico; Abril = Segundo mês; Maio = Terceiro mês; Junho = Quarto mês; Julho = Quinto mês; Agosto = Sexto mês; Setembro = Sétimo mês; Outubro = Oitavo mês; Novembro = Nono mês; Dezembro = Décimo mês; Janeiro = Décimo primeiro mês e Fevereiro = Décimo segundo mês.

O interessante é que esta forma de datar quando usada em balaustres pode e já causou muito confusão. Vejamos: hoje é 11 de Junho de 2010 e se eu escrevesse que estamos no décimo primeiro dia do quarto mês do ano de cinco mil, setecentos e setenta da Verdadeira Luz, alguém que no futuro lêsse este artigo poderia instintivamente pensar que escrevi no mês de abril (por ser o quarto mês). Para falar a verdade não devemos

usar o Calendário Maçônico em nossos trabalhos rotineiros (balaustres), usemos o calendário tradicional E.·.V.·. que vem do calendário Gregoriano adotado mundialmente. Isso serve para facilitar a compreensão e a organização da documentação da Oficina. Se alguns Irmãos acharam estranho o fato de eu escrever que o Calendário Maçônico começa em Março eu vou dar mais um nó na sua cabeça! Com o seguinte exemplo:

Número Ordinal Mês Signo JUDAICO Primeiro mês Março Áries Nisan Segundo mês Abril Touro Lyar Terceiro mês Maio Gêmeos Sivan Quarto mês Junho Câncer Thamuz Quinto mês Julho Leão Av Sexto mês Agosto Virgem Elul Sétimo mês Setembro Libra Tishrei Oitavo mês Outubro Escorpião Heshvan Nono mês Novembro Sagitário Kislev Décimo mês Dezembro Capricórnio Tevet Decimo Primeiro mês Janeiro Aquário Shevat Dec. Segundo mês Fevereiro Peixes Adar

Curiosidades:

O ano civil israelita tem 354 dias, e para fazê-lo coincidir com o ano solar se introduzem sete anos embolísmicos de 13 meses em cada grupo de 19 anos. Para se calcular o ano no calendário hebraico basta somar ao ano da E.'. V.'. o número 3760. calendário judaico começa a 7 de outubro do ano 3760 a.C, que para os judeus é a data da criação do mundo.

O Rito de Misrain soma ao ano da era vulgar o número 4004 pois o calendário deste Rito considera a datação citada anteriormente pela qual a Terra teria sido criada. O Rito Escocês Antigo e Aceito utiliza nos Graus Superiores o calendário hebraico devido ao fato deste Rito ter sido fundado por Irmãos de origem judaica. Este mesmo Rito utiliza no Brasil um calendário baseado no hebraico com início em 21 de março (Nissan) acrescentando-se ao ano da E.'. V.'. o número 4000.

Page 3: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

3

O calendário do Rito York idêntico ao REAA. Todavia em 1774, o Grande Or.'. da França mudou o início do ano para 1° de março alegando que a antiga data (21 de março) causava muita confusão.

Anno Lucis segundo o Ir.·. Almir Sant’ Anna Cruz seria de 3000, e ele propõe que subtraiamos 2000 (NSJC) com 1000 em relação a construção do Templo de Salomão que teria sido entre 966 e 959 A.C. datas e anos foram naturalmente arredondados.

Luciano Salviatto – M.·. M.·. - Fonte: Internet – Livro Mestre Adonhiramita - Melkisedek

COMPLEMENTO (não faz parte do Trabalho Original):

CALENDÁRIOS ANTIGOS:

- Egipcio: Ano de 360 dias, com 12 meses de 30 dias. Eram acrescentados 5 dias de festa, completando 365 dias. A defasagem de um quarto de dia por ano, em relação ao ciclo das estações, era desconsiderada pelos egípcios.

- Babilônico: 12 meses lunares, sendo que o início de cada mês coincidia com a lua em quarto-crescente, ao entardecer. É, ainda hoje a base do calendário muçulmano e do judeo. Totalizava 360 dias, com 12 meses de 30 dias. A diferença de aproximadamente um mês, em relação ao início das estações, depois de 6 anos, gerou um 13° mês, intercalado a esse calendário, em média, três vezes a cada 19 anos.

- Grego: Ano de 12 meses com 29 ou 30 dias. Visando manter a concordância entre o ano lunar e o solar, intercalou-se um 13° mês a cada 9 anos, tornandose, então, luni-solar.

- Juliano: A cada 3 anos de 365 dias, seguia-se um ano de 366 dias, o ano bisexto.

- Gregoriano: É o que vigora hoje na maior parte do mundo. Resultou de uma reforma proposta pelo Papa Gregório XIII ao calendário juliano, para suprimir uma defasagem de 10 dias na data do equinócio de primavera (21/3) no hemisfério norte. Suprimem-se 3 anos bisextors a cada 400 anos (abolindo os anos cujas centenas não são divisíveis por 4)

- Muçulmano: Calendário lunar, com ano de 12 meses, de 29 ou 30 dias, somando 354 ou 355 dias, causando uma defasagem de 11 dias para cada ano solar ou de um mês para cada 31 anos. O primeiro dia do ano 1 do calendário muçulmano corresponde a 16 de julho de 622 do calendário gregoriano.

- Judeu: Baseia-se em ciclos de 19 anos, com 12 meses de 29 ou 30 dias e um 13° mês adicionado aos anos 3°, 6°, 8°, 11°, 14°, 17° e 19° desse período. O primeiro dia do ano 1 judaico corresponde ao ano 3760 a.C. do calendário gregoriano.

Page 4: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

4

Calendário maçónico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Calendário maçónico é a forma de organização dos meses e dos anos da maçonaria. Consoante o rito maçónico seguido, assim é efectuado o calculo. O ano maçónico inclui duas datas festivas: São João Baptista (24 de Junho) e São João Evangelista (27 de Dezembro). Estas datas coincidem, simbolicamente, com os solstícios do Verão e do Inverno, respectivamente.

O maçon James Anderson estabeleceu este calendário na sua Constituição, de 1723, para afirmar, simbolicamente, a universalidade da maçonaria, adoptando uma cronologia supostamente independente das particularidades da religião, no contexto britânico da época.

Calendários maçónicos por rito

Rito de York e Rito Francês

O calendário maçónico é utilizado pelos seguidores do Rito de York e Rito Francês, havendo diferença no início: o de York começa a 1 de Janeiro, enquanto que o Francês, tem início em 1 de Março. O ano maçónico tem a mesma duração que o ano gregoriano, mas com início em 1 de Março. Os dias e os meses são designados pela sua ordem.

O primeiro ano do calendário maçónico designa-se por "A Verdadeira Luz" (Anno Lucis em latim, A.·.L.·.). Marca o início da "Era da Verdadeira Luz" (VL). A criação desta data deve-se ao Arcebispo de Armagh James Ussher, nascido em Dublin, em 1580. Este calendário adiciona 4.000 anos à data actual, considerando a criação do mundo desde a Génesis.

Exemplos:

Page 5: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

5

O dia 28 de Fevereiro de 2013 foi o último dia do décimo-segundo mês de 6012 da VL;

O dia 1 de Março de 2013 foi o primeiro dia do primeiro mês de 6013 da VL.

Rito Escocês

Os maçons do Rito Escocês utilizam o mesmo calendário do Rito de York e Rito Francês, mas com a cronologia judaica, e designando por A.·. M.·. (Anno Mundi ou Ano do Mundo).

Arco Real Sagrado

Para os maçons do Arco Real Sagrado, o calendário começa 530 anos antes da era de Cristo. Esta data marca o início da construção do segundo templo por Zorobabel. Designa-se por Anno Inventionis, ou A.·. Inv.·. .

Mestres do Real e Selecto

Já os Mestres do Real e Selecto datam o início do seu calendário pela data de finalização da construção do Templo de Salomão. A sua designação é A.·. Inv.·. (Anno Depositionis), e calcula-se adicionando mais 1.000 anos.

Page 6: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

6

Escrito por Hercule Spoladore

Calendário entre os vários sinônimos, consta dos dicionários como sendo um sistema elaborado para adequar de forma mais racional possível os dias, as semanas, os meses e os anos de acordo com os principais fenômenos astronômicos, e em especial os envolvidos com a posição do sol e eventualmente com a posição da lua.

O nosso calendário atual é solar e chama-se calendário gregoriano. Ele pretende fazer com que o ano civil, seja o mais aproximado possível com o ano trópico calculado em 365,2422 dias solares médios. Neste período deverão estar inseridas as quatro estações. A concordância entre anos trópico e civil é conseguida através de artifícios de anos ordinários e bissextos, ou seja, cada quatro anos aparecerá um dia a mais, no caso no mês de fevereiro com vinte e nove dias.

Quanto aos calendários lunares, estes são baseados nos ciclos da lua. O ano tem doze lunações, entretanto, com relação ao término das estações há desvios, que trazem como conseqüência, distorções. Estes desvios são corrigidos através dos calendários luni-solares pelo acréscimo de um décimo terceiro mês em alguns determinados anos. O calendário hebraico se baseia neste tipo de calendário luni-solar.

Existem alguns calendários conhecidos:

Juliano

Estatuído por Júlio César no ano 46 a.C. aconselhado pelo astrônomo Sosígenes para substituir o calendário romano, que era muito confuso. Mas também não resolveu. Havia uma discrepância muito grande dentre o ano civil e o ano trópico.

COMENTÁRIOS A RESPEITO DOS CALENDÁRIOS NA

MAÇONARIA BRASILEIRA

d.C. e ainda está em uso na Igreja Católica.

Gregoriano

Criado pelo Papa Gregório XIII em 1562. É o mesmo calendário Juliano com as seguintes alterações: anos bissextos têm o milésimo sempre divisível por quatro. Os anos seculares nunca serão bissextos a não ser que o número seja divisível por quatro. Assim, com as devidas correções a diferença entre o ano trópico e civil é quase desprezível, ou seja, de 0,0003. Para acertar as estações do ano foi estabelecido que na ocasião, o dia 04/10/1562 passasse a ser 15/10/1562.

Muçulmano

É um calendário lunar. O ano tem 354 ou 355 dias começando de 10 a 12 antecipadamente.. Ele é considerado a partir da hégira que é era maometana que tem como ponto de partida a fuga de Maomé de Meca para Medina no ano de 622 d.C. da nossa era atual. Esta se celebra no primeiro dia do terceiro mês. O nono mês é o mês do Ramadã.

Republicano Francês

Criado pela Revolução Francesa em 24/10/1793 O ano começava no dia 22 de setembro e era dividido em doze meses de trinta dias, mais cinco suplementares consagrados às festas republicanas. Os meses tinham os nomes um estranhos a saber: Vindimário, Brumário, Frimario, Nivoso, Pluvioso, Ventoso, Germinal. Floral, Prarial, Messidor, Termidor e Frutidor. O mês era dividido em décadas e os nomes dos dias tirados da ordem natural da própria numeração. Foi substituído pelo calendário gregoriano em 01/01/1806. Era um calendário anticlerical.

Hebraico

O calendário hebraico é lunar e solar ao mesmo tempo e o ano poderá se constituir em doze ou treze meses, isto porque os doze meses são lunares e não englobam o período de um ano solar,

Page 7: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

7

havendo uma sobra de onze dias, visto que o ano lunar tem 354 dias e o ano solar 365. Isto fará com que surjam anos de treze meses após um ciclo variável de anos de doze meses.

O período de cada lunação é de vinte e nove dias, doze horas e quarenta e quatro minutos. Como cada dia e cada mês começam e terminam à meia-noite, alguns meses terão trinta dias e outros apenas vinte e nove dias.

O ano hebraico poderá ser iniciado em dois meses diferentes: Em Nissan 1º mês (março-abril) considerando o ano agrícola, eclesiástico ou religioso e Tsherei 1º mês (setembro-outubro) se considerar o ano econômico ou civil, também usado para assuntos históricos.

O ano de doze meses denomina-se ano comum e pode ser de três formas: ano ordinário de com 354 dias, deficiente ou defectivo com 353 dias e abundante com 355 dias.

O ano de treze meses chama-se embolísmico ou intercalar e pode ser também de três formas: ordinário quando tem 384 dias, deficiente quando tem 383 e abundante quando tem 385 dias.

O cálculo é feito na base de ciclos de dezenove anos, dos quais sete terão treze meses. São eles: 3º, 6º, 8º. 11º,14º e 19º sendo que os demais deste ciclo terão doze meses.

Quanto ao ano em si, é mais fácil calculá-lo. Basta só acrescentar ao ano da era vulgar, o número 3760.

O primeiro dia do mês de Tishrei poderá variar de cinco de setembro a cinco de outubro, com relação ao calendário gregoriano durante um ciclo de dezenove anos. É preciso que decorram dezenove anos para que as fases da lua tornem a repetir nos mesmos dias do ano civil. Este espaço de tempo chama-se ciclo lunar.

Resumo do calendário hebraico

Nissan corresponde a Abib – Março-Abril 1º mês 21 março/ 20 de abril

Ivyan corresponde á Ziv Abril-Maio 2º mês 21 abril/20 de maio

Sivan Maio-Junho 3º mês 21 maio/20 e junho

Tamuz Junho-Julho 4º mês 21 junho/ 20 julho

Av (ou Ab) Julho-Agosto 5º mês 21 julho/20 agosto

Elul Agosto-Setembro 6º mês 21 agosto/20 setembro

Tishriri ou Tishrei corresponde

a Etanim Setembro-Outubro 7º mês 21 setembro/20 outubro

Marsheswan equivale a Bull Outubro-Novembro 8º mês 21 outubro/20 novembro

Kislev Novembro-Dezembro 9º mês 21 novembro/20 dezembro

Tebeth Dezembro-Janeiro 10º mês 21 dezembro/20 Janeiro

Shebeth Janeiro-Fevereiro 11º mês 21 janeiro/20 fevereiro

Adar Fevereiro-Março 12º mês 21 fevereiro/20 março

Page 8: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

8

We Adar 13º mês

Como se percebe, trata-se de um calendário muito complexo, difícil de ser entendido.

O seu uso é feito através de tabelas. É usado no Rito Escocês Antigo e Aceito nos graus superiores e a explicação prende-se ao fato deste rito ter sido fundado em Charleston, EUA. em 1801 por vários irmãos,sendo a sua maioria de origem judaica. Outros autores referem que este calendário já era usado na Maçonaria anteriormente e que uso datava desde o tempo das Cruzadas.

Para se ter uma idéia de como os maçons sempre usaram mal seus calendários, ou seja, quer inventando calendários próprios superpondo suas invenções em cima dos calendários já existentes através dos tempos, quer pelo mau uso dos calendários existentes, não sabendo fazer a correta conversão para o calendário gregoriano, causando problemas graves de datas históricas, será transcrito um trecho do livro “Maçonnerie Pittoresque”.

“No Rito Escocês Antigo e Aceito o mês não tem começo fixo. Segue-se quanto a isso o calendário hebraico. Mas aqui é preciso assinalar uma variante. Os maçons deste rito que (na França) reconhecem a autoridade do Grande Oriente da França colocam, por exemplo, o primeiro dia de Nissan de 5842 a 12 de março de 1842 enquanto que os irmãos que dependem do Supremo Conselho do grau 33 colocam a 13 de março. A diferença será pouco sensível neste ano, mas em 5843 será de uma lunação. Os escoceses do Grande Oriente da França farão o Nissan a partir de 31 de março e os escoceses do Supremo Conselho irão fixá-lo no primeiro dia do mês. Isto ocorre, sobretudo por estes últimos retardarem sem razão, em um ano a intercalação do mês lunar embolísmico de We-Adar”.

Este problema de confusão de calendários já ocorria na França no século XIX.

No Brasil usou-se e ainda se usa um calendário primitivo baseado no hebraico. Só que ao invés de iniciar em Tishrei que é o mês civil inventaram de iniciar em Nissan a 21 de Março acrescentando no final o número 4000 ao invés de 3760 como é o correto no calendário hebraico verdadeiro. Ex. 21 de março de 2011 seria o 1º dia do 1º mês do ano 6011, isto na versão brasileira.

Nos documentos mais antigos usavam os nomes dos meses em hebraico. Posteriormente algumas potências usam ainda em hebraico e outras usaram o numero do mês, iniciando pelo mês de março (mês 1)

Este pseudo-calendário hebraico foi usado pelo Rito Adonhiramita desde 1815 e o Grande Oriente Brasiliano, Brasílico ou Brasiliensi fundado em 1822 também o adotou.

Todavia, o Grande Oriente Brasiliano deveria ter adotado o calendário do Rito Francês ou Moderno, pois foi fundado no Rito dos Sete Graus ou Francês, que se inicia em 01 de março.

O calendário do Rito Moderno ou Francês inicialmente também se iniciava em 21 de março, mas em circular datada de 12/10/1774 pelo Grande Oriente da França, passando a 1º de março argumentando que o calendário iniciado a 21 de março causava muita confusão.

Este calendário institui aos meses os mesmos números de dias que o calendário gregoriano preconiza, dando à série dos dias e meses a ordem numérica, acrescentando no final para determinar o ano, o ano do calendário gregoriano somado a 4000.

Ex. dia 06/05/2011. Será o 6º dia do 3º mês de 6011. V:.L:.(Verdadeira Luz)

O Trabalho de Emulação – sistema inglês usa um calendário mais simples. Acrescenta simplesmente o número 4000 ao ano vigente no calendário gregoriano. Ex: 03 de Novembro de 6011. A:.

Page 9: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

9

L:.(Ano Luz)

Os três calendários enfocados usam o número 4000 porque segundo a Bíblia em Gênesis, o mundo teria sido criado 4000 anos antes da era cristã.

Entretanto esta explicação é um verdadeiro absurdo. Sabe-se da Paleontologia, com sua tecnologia moderna que é possível determinar a idade de fósseis até com seiscentos milhões de anos de anos. Pela Geocronologia através de métodos radioativos tais como o carbono -14, urânio-chumbo, chumbo-chumbo, potássio-argônico e samário-neobíneo puderam ter certeza de que a Terra se tornou sólida há quatro bilhões de anos e também foi possível determinar que o sistema solar tenha no mínimo cinco bilhões de anos.

Desta forma o número 4000 é mantido na Maçonaria apenas por uma questão de usos e costumes e pela tradição, porque pela Ciência não há razão de ser.

Cada rito tem uma denominação especial para as letras que coloca no final do seu calendário, Para os maçons do Trabalho de Emulação é A:.L:. Anno Lucis - ano luz, no Rito Moderno e REAA é V:.L:. Vera Lucis – verdadeira luz e para o calendário hebraico é Anno mundi – Atualmente, principalmente no simbolismo quase todas as potências têm seus documentos são grafados de acordo com o calendário gregoriano e colocado no final E:.V:.- era vulgar -

Particularidades de outros ritos e potências

O Grande Oriente da Itália e da Hungria no final do século XIX datavam seus documentos sem determinar os milhares, por ex. ano 2011 seria 0,0011.

O Rito de Memphis segue ritos orientais e usa o calendário egípcio cujo início ocorre quando o Sol entra no signo zodiacal, e a estrela Sírius entra em conjunção com o Sol coincidindo com a canícula a 20 a 22 de julho às 11 horas e o primeiro mês é Thot.

O Rito de Misraim acrescenta ao ano da era vulgar o número 4004.

Os maçons do Rito do Real Arco usam um calendário que acrescenta ao ano da era vulgar o numero 530, pois consideram como primeiro ano, a fundação do segundo templo de Jerusalém por Zarobabel e acrescenta a expressão A:. Inv:. (anno invencion)

O Rito da Estrita Observância que existe na Europa e atualmente também no Brasil considera em seu calendário, o ano hum o ano em que a Ordem do Templo foi destruída, ou seja, em 1314. Aqui no caso é diminuída esta data do ano da era vulgar Ex. 2011-1314 = 697.

Como a Maçonaria Brasileira usou e usa os calendários maçônicos

Já foi citado que o calendário usado pelo Grande Oriente Brasiliano era o calendário pseudo-hebraico ou adonhiramita. (Não acrescentava à era vulgar o numero 3760 e sim 4000)

Entretanto, o Supremo Conselho de Montezuma fundado em 12/02/1832, por muitos anos usou o calendário do Rito Moderno ou Francês. Este Supremo Conselho através do Marquês de Caxias que era nesta época seu Soberano Comendador uniu-se ao Grande Oriente do Brasil em 1855, é possível que por influência deste, o Grande Oriente do Brasil em 01/01/1856 adotou como oficial o calendário do Rito Moderno.

Entretanto, segundo pesquisas do Irmão Kurt Prober, analisando

Page 10: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

10

documentos da época, o calendário do Rito Francês ou Moderno nem sempre foi devidamente seguido, havendo alternância de uso com outros calendários conforme os grão-mestres da época.

O calendário do Rito Moderno foi usado desde a sua adoção oficial até 1863.Deste ano até 1870 quando foram grão-mestres os Irmãos Bento da Silva Lisboa (Barão de Cayru) e seu sucessor Joaquim Marcelino Brito, usaram simplesmente o calendário da era vulgar, ou seja, o gregoriano.

De 1871 a 1876 o Grande Oriente do Brasil usou o calendário pseudo-hebraico ou adonhiramita através de seu grão-mestre José da Silva Paranhos (Visconde do Rio Branco)

Em 1876 o grão-mestre em exercício Francisco José Cardoso Júnior, bem como seu sucessor Luiz Antonio Vieira da Silva usaram o calendário gregoriano.

A partir de 1889 o grão-mestre em exercício, por poucos meses (03/11/1889 a 24/02/1890) o Visconde de Jary então grão-mestre usou o calendário do Rito Moderno ou Francês. Seu sucessor o Marechal Deodoro da Fonseca voltou a usar o calendário da era vulgar.

Somente a partir de 09/02/1892 quando assumiu o grão-mestre Joaquim de Macedo Soares o Grande Oriente do Brasil voltou definitivamente a utilizar o calendário do Rito Moderno ou Francês.

Mais ou menos a partir de 1898 o Supremo Conselho do Brasil passou a usar o verdadeiro calendário hebraico, mas somente nas patentes dos graus 31, 32 e 33 em substituição ao calendário do Rito Moderno.

Após o cisma de 1927 o Supremo Conselho de Montezuma levado pelo Irmão Mario Behring, este passou a usar o calendário hebraico para todos os graus filosóficos.

O Supremo Conselho do Brasil conveniado com o Grande Oriente

continuou a usar o calendário hebraico, mas após o chamado Compromisso de Pacificação em 11/11/1952 além dos diplomas de altos graus, passou a usar este calendário em todos os diplomas dos demais graus filosóficos.

A razão de tanta polêmica da Maçonaria Brasileira á respeito das datas históricas, foi ocasionada pela má interpretação por parte de alguns historiadores das atas das primeiras sessões do então Grande Oriente Brasiliano. Estas atas são em numero de dezenove e constituem o chamado Livro de Ouro da Maçonaria do Brasil. As dezenove atas vão desde o dia 17/06/1822 até o dia 25/10/1822.

Graças ao Grande Secretário do Grande Oriente Brasiliano, o Irmão Capitão Manoel José de Oliveira (Irmão Bolívar), o qual escondeu as atas quando D.Pedro I mandou fechar o Grande Oriente, entregando-a depois na reinstalação do Grande Oriente, em 1831, agora com o nome de Grande Oriente do Brasil ao Vale do Lavadrio. Não fora a atitude do Irmão Bolívar, não se saberia hoje em detalhes, partes importantes da história da Maçonaria brasileira.

Sabe-se que em 25/10/1822 D. Pedro mandou realizar uma devassa no Grande Oriente Brasiliano, apreendendo moveis alfaias e documentos, não só do Grande Oriente, mas também das lojas que o compunham, ou seja “Comércio e Artes à Idade do Ouro”, “União e Tranqüilidade” e Esperança de Niterói”.

A partir da leitura posterior destas atas é que se iniciou a confusão. Alguns historiadores incautos, ao converterem as datas para a era vulgar, o fizeram convertendo através do calendário do Rito Moderno e não do pseudo-hebraico ou adonhiramita que foi o calendário usado na fundação do Grande Oriente Brasiliano. Isto é até um paradoxo, pois se fundaram o Grande Oriente no Rito Moderno, deveriam usar o calendário do Rito Moderno. Mas como a Loja “Comercio e Artes” a loja mãe do Grande Oriente pertencia ao Rito Adonhiramita, usaram este calendário pseudo-

Page 11: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

11

hebraico.

O primeiro historiador a cometer este engano foi o Irmão Manoel Joaquim Menezes (Irmão Penn) que esteve presente quando da fundação do Grande Oriente Brasiliano, mas que escreveu sobre o assunto somente em 1857, trinta e cinco anos após, através do livro “Exposição histórica do Brasil”. Este Irmão já estava com idade avançada, esquecendo-se que o calendário na época pelo Grande Oriente Brasiliano era o adonhiramita.

Assim é que mencionou a fundação do Grande Oriente Brasiliano em 25/05/1822, quando na realidade foi em 17/06/1822 aos 28 dias do 3º mês do ano 5822 da V:.L:.

A iniciação de D.Pedro I foi no dia 02/08/1822 e não no dia 13/07/1822 (aos 13 dias do 3º mês do ano 5.822 da V:).L:.

A posse de D.Pedro I como Grão-Mestre ocorreu no dia 04/10/1822 e não em 14/09/1822 (aos 14 dias do 7º mês do ano 5822 da V:.L:.

A famosa sessão que ocorreu no 20º dia do 6º mês do ano 5822 da V:.L:. não foi realizada no dia 20 de Agosto de 1822 e sim no dia 09/09/1822. No dia 09/09/1822 realmente aconteceu uma sessão do Grande Oriente Brasiliano e Ledo se pronunciou a respeito conclamando que:

“as atuais políticas circunstanciais de nossa pátria.o rico, o fértil e poderoso Brasil demandavam e exigiam imperiosamente que sua categoria fosse inabalavelmente formada com a proclamação de nossa independência e da Realeza Constitucional na pessoa do Augusto Príncipe Perpétuo, Defensor Constitucional do Reino do Brasil”.

Todavia como eram parcos os meios de comunicação na época, Gonçalves Ledo não sabia que há dois dias ou seja, no 07/09/1822, D. Pedro I já tomado esta providência á margens do Ipiranga.

Page 12: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

12

Ledo só tomou conhecimento no dia 15/09/1822, pois D. Pedro havia viajado noventa e seis léguas em “lombo de burro” desde São Paulo, chegou sozinho à noite do dia 14/09, muito cansado, foi dormir cedo. A boa nova só se espalhou no Rio de Janeiro no dia 15/09/1822.

Alguns historiadores entre maçônicos e profanos embarcaram na forma errada de converter o calendário e deixaram este legado para muitos maçons ate os dias de hoje, que ainda persistem em afirmar que o Brasil foi proclamado em 20/08/1822. É comum ainda hoje ouvir palestrantes maçônicos mal informados dizerem a plenos pulmões que Ledo proclamou a independência do Brasil dentro de um templo maçônico no dia 20/08/1822.

Hoje, felizmente a grande maioria dos maçons brasileiros sabe o que aconteceu realmente, graças a escritores como o Irmão Mello Moraes, ao escritor profano Pereira da Silva e mais recentemente ao Irmão José Castellani que converteram corretamente o calendário pseudo-hebraico.

Por Hélio Leite

Page 13: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

13

Page 14: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

A Astronomiae os

CalendáriosR. Boczko

IAG - USP

170111

Page 15: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

15

O que é um Calendário?

É um conjunto de regras para associar dias INTEIROS em períodos maiores

com a finalidade de contar a passagem do tempo em escala maior que um dia.

1 2 3 4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21

22 23 24 25 26 27 28

29 30 31

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Janeiro

Page 16: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

16

Períodos• Dia(fundamental) Ligado ao nascer do

sol

• Semana Origem astrológica

• Mês Ligado às fases da Lua

• Ano Ligado às estações do

ano

• Metônico Ciclo luni-solar (19 anos)

• etc.

Page 17: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

17

Ciclos usados em calendários

Sol

Rotação da Terra

Inverno

Primavera

Outono

Verão

Estações do ano

Quartominguante

Quartocrescente

Cheia

Nova

Fases da

Lua

E a semana?

Page 18: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

18

Astronomiax

Astrologia

Astronomia é a Ciência que estuda os astros usando o

método científico.

Astrologia é a superstição que pretende correlacionar as

posições dos astros e suas influências sobre

o homem.

Page 19: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

19

Astrologia e Astronomia

Astro

nom

ia

Método Científico( Galileu ~séc. XVII )

Superstição Ciência

Astro

logi

a

Page 20: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

20

Alguns calendários

Estima-se existirem 40 calendários atualmente

em uso no planeta.

Page 21: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

21

Vigência dealguns

Calendários

Adotado Nascimento

de Cristo

Antes da Era Cristã Depois da Era Cristã

__28___24___20___16___12____8____4____0____4____8___12___16___20

Judaico

Egípcio

Alexandrino

Babilônio

Romano

Grego

Juliano

Islamita

Grego-riano

Page 22: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

22

DIA

Page 23: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

23

Movimento diurno aparentedo Sol

Zênite

PS

Horizonte

Nascer

Ocaso

Meio-dia

Meia-noiteLeste

Oeste

Page 24: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

24

Possíveis explicações para o movimento diurno aparente

EW

Esfera Celeste em Rotação

Heráclides, grego, 388 a.C. – 315 a.C.Aristarco, grego, 320 a.C. – 250 a.C.

Terrafixa

EW

Esfera Celeste Fixa

Terraem

rotação

PS

Page 25: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

25

Rotaçãoda

Terra

PN

PS

Page 26: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

26

São PauloRio de Janeiro

Belo Horizonte

Salvador

Oceano Atlântico

Anoitecer

Para onde se desloca a sombra?

Dia NoiteRaios solares

Eixo de rotação

PS

PN

Page 27: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

27

Tipos de dia

Dia claro

Noite

Dia

Dia Babilônio

Dia Astronômico

Dia Civil

Meia-noite

NascerdoSol

OcasodoSol

Meio-dia

PS

Dia NoiteRaios solares

Eixo de rotação

PS

PN

Dia Claro + Noite = Dia = Nictêmero

Page 28: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

28

Dia x Dia Claro x Noite

MeioDia

MeiaNoite

MeiaNoite

Dia = Nictêmero = 24 h

Noite NoiteDia ClaroVerão

Noite NoiteDia ClaroInverno

Dia ClaroNoite NoitePri / Out

No verão, as noites são curtas.No inverno, as noites são longas.

Page 29: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

29

Qual o período de rotação da Terra?

Ué!Não é de

24 h ?

Page 30: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

30

Rotação da Terra

Intervalo de tempo para que a Terra

complete uma volta em torno de seu eixo.

Eixo

fixo

no

espa

ço Pino

Page 31: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

31

Raios quase paralelos

Estrelapróxima

Estreladistante

Estrelamuito

distante

Estrelamuuuuitodistante!

Page 32: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

32

Dia Solar e

Rotação da Terra

Estreladistante

23h56m04s (Período de rotação)

24h00m00s(Dia Solar)

Sol

Dia solar é a consequência da rotação e

da translação da Terra

Page 33: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

33

Pontos Cardeais

Page 34: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

34

Nascer do Sol

Lesteé o ponto onde

o Sol nasce.(?!?)

Page 35: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

35

Determinação do meridiano e dos pontos cardeais

( Usando sombra mínima )

Sol

Nascente

Ocaso

Linha do MeiodiaMeridiano

PontoLeste

PontoOeste

PontoSul

PontoNorte

Gnomo

Gnô

mon

Page 36: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

36

A Esfera Celeste

Page 37: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

37

Polo Sul

Movimento noturnoaparente olhandoao Sul

Sul

OesteLeste

20 horas

22 horas

24 horas

Page 38: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

38

Movimento noturno aparente olhando ao Norte desde o HS

Norte

LesteOeste

Leão

20 horas

22 horas

24 horas

Page 39: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

39

Movimento noturno aparente olhando para o norte

Norte

LesteOeste

Polo Norte

Page 40: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

40

Rotação da Terra e a

Esfera Celeste

Eixo derotação

Equador

N

L

Page 41: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

41

Dia

Horizonte

Nascer

Ocaso

Norte SulMeridianolocal

Meia-noite

DiaIntervalo de tempo

entre duas passagens

sucessivas do Sol pelo meridiano superior local.

Duração:24h 00m 00s

Meio-dia

Zênite

PSMeridiano superior

Page 42: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

42

SEMANA

Page 43: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

43

Mundo na Antiguidade

Lua

S l

Estrelas (~6000)

MarteMercúrioJúpiterVênus

Saturno

Page 44: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

44

Reunião dos adoradores da

Lua

Page 45: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

45

Reunião dos adoradores de

Marte

Page 46: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

46

Reunião dos adoradores do

Sol

Page 47: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

47

Origem da Semana

• Lua da Noite Segunda• Marte da Guerra Terça• Mercúrio do Comércio

Quarta• Júpiter do Olimpo

Quinta• Vênus da Beleza Sexta• Saturno do Tempo

Sábado• Sol do Dia

Domingo

Dedicado Dia daAstro ao Deus semana

Page 48: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

48

Nomes dos dias da SemanaAstro Português Espanhol Inglês Alemão

• Lua Segunda Lunes MondayMontag

• Marte Terça Martes TuesdayDienstag

• Mercúrio Quarta Miercoles Wednesday Mittwoch

• Júpiter Quinta Jueves Thursday Donnerstag• Vênus Sexta Viernes Friday Freitag• Saturno Sábado Sabado Saturday

Samstag• Sol Domingo Domingo Sunday

Sonntag

Page 49: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

49

MÊS

Page 50: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

50

Disco Lunar: Observando a Lua Cheia

Lua

Leste

Ao pôr-do-sol

A Lua parece um disco completo no céu

Page 51: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

51

Quartominguante

CheiaNova

Quartocrescente

Fasesda

Lua

Lunação29,530589 dias

29 d 12 h 44 m 03 s

Page 52: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

52

Fases da Lua

Nova CheiaQ.Crescente Q.Minguante

Lunação

29,530589 dias ~ 29 d 12 h 44 m 03 s

Mês Lunar : 29 ou 30 dias

Crescente Minguante

QuartoCrescente

QuartoMinguanteNova NovaCheia

Page 53: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

53

Qual o motivo das fases da Lua?

Page 54: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

54

Corpo Luminoso e corpo

Iluminado

Sol

Lua

Terra

Corpo Luminoso:Gera sua própria luz

Corpo Iluminado:

Apenas reflete a luz que

recebe de outro corpo.

Page 55: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

55

A Lua pode ficar totalmente iluminada?

Não!

Page 56: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

56

Hemisfério iluminadoda Lua

Sol

Lua Sempre uma metade da Lua está iluminada!

Hemisfério iluminado

Hemisfério escuro

Term

inad

or

Page 57: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

57

Sol PS

Quartominguante

CheiaNova

Quartocrescente

Fasesda Lua

Desenho projetado no plano da eclíptica

Devido às diferentes posições da Lua com relação à Terra e ao Sol, da

Terra vê-se diferentes parcelas da parte iluminada

da Lua.

Page 58: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

58

Fases da Lua vistas do H. Sul( Aristarco, séc. III a .C. )

LuaCheia

LuaQuarto

Minguante

LuaQuarto

Crescente

Sol

LuaNova

Page 59: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

59

ANO

Page 60: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

60

Repetição de características meteorológicas

Quente QuenteFrio AmenoAmeno

Page 61: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

61

Noção de ano e de estações do ano

Nascente

Ocaso

MeridianoInvernoPrimavera

Verão Outono

Ano das Estações ~ 365 dias

Page 62: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

62

Representação do Ano das Estações

Ano das Estações

Primavera OutonoVerão Inverno

Page 63: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

63

12

Trajetóriasdiurnas

do Sol

Leste

Oeste

Sul

6

Primavera&

Outono

10

9

11

8

7

18

15

14

16

17

12

7

17

Inverno

12

5

19

Verão13

Norte

Page 64: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

64

Movimento aparente do Sol com relação às

constelações

Page 65: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

65

Horizonte visto no crepúsculo

1

Vir

Lib

Page 66: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

66

Horizonte visto no crepúsculo

Vir

Lib

Page 67: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

67

Horizonte visto no crepúsculo

Vir

Lib

Page 68: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

68

Horizonte visto no crepúsculo

Vir

Lib

Esc

Page 69: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

69

Horizonte visto no crepúsculo

Vir

Lib

Esc

Page 70: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

70

Horizonte visto no crepúsculo

Vir

Lib

Esc

Page 71: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

71

Horizonte visto no crepúsculo

2

Lib

Esc

Page 72: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

72

Horizonte visto no crepúsculo

3

Esc

Sag

Page 73: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

73

Horizonte visto no crepúsculo

4

Cap

Sag

Page 74: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

74

Horizonte visto no crepúsculo

5

Aqu

Cap

Page 75: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

75

Horizonte visto no crepúsculo

6

Pei

Aqu

Page 76: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

76

Horizonte visto no crepúsculo

7

Ári

Pei

Page 77: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

77

Horizonte visto no crepúsculo

8

Tou

Ári

Page 78: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

78

Horizonte visto no crepúsculo

9

Gêm

Tou

Page 79: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

79

Horizonte visto no crepúsculo

10

Cân

Gêm

Page 80: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

80

Horizonte visto no crepúsculo

11

Leã

Cân

Page 81: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

81

Horizonte visto no crepúsculo

12

Vir

Leã

Page 82: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

82

Horizonte visto no crepúsculo

1

Lib

Vir

Page 83: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

83

Movimento anual aparente do Sol com relação às constelações

Dia1Sol

HorizonteLeste

Dia2

. . .Dia31

Mês2

Mês3

. . .Mês12

Dia366

Page 84: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

84

ConstelaçõesZodiacais

Sol

Terra

Ari

Tou

Gêm

Cân

Leã

Vir LibEsc

Sag

Cap

Aqu

Pei

Page 85: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

85

Constelações e SignosZodiacais

T

Ari

Tou

Gêm

Cân

Leã

Vir LibEsc

Sag

Cap

Aqu

Pei

ÁriTou

.

Cân

Gêm

Leã

VirLib

Esc

Sag

Cap

Aqu

Pei

Page 86: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

86

Movimento anual aparente do Sol

pelas Constelações

Zodiacais

Sol

Ari

Tou

Gêm

Cân

Leã

Vir LibEsc

Sag

Cap

Aqu

Pei

Representação heliocêntrica

Fev

Abr

Mar

DezNov

Jul

JunMai

Set

Ago

Out

Page 87: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

87

Eclíptica:Trajetória anual

aparentedo Sol

Eixo derotação

Equadorg

W

PN

Eclíptic

a

PS

Page 88: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

88

Constelações zodiacais no

início da Astronomia

Eixo derotação

Equadorg

W

PN

Eclíptic

a

PS

i^

_

abcd

ef

g h

Page 89: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

89

Evolução da idéia de Ano

IV IINorte SulIPIO

Sol

Ano das EstaçõesTerra

Sol

Ari

Tou

Gêm

Cân

Leã

Vir LibEsc

Sag

Cap

Aqu

Pei

Movimento Anual aparente do Sol

Eclíptica

Sol

Movimento de translação da Terra

Page 90: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

90

Motivo do ano bissexto

Page 91: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

91

Ano das Estações

Norte Sul

Sol

365365365365

1 dia

Ano médio das estações:

(365+365+365+366) / 4 ~ 365,25 dias

InvernoVerão

Primavera

365365365366365365365366

Ptolomeu Euergetes~238 a .C.

Page 92: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

92

Ano Trópicoou

Ano das Estações

Ano Trópico

365,242199 dias 365 d 05 h 48 m 46 s

Primavera OutonoVerão Inverno

Page 93: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

93

NoHemisfério

Sul

NoHemisfério

Norte

Estações versus HemisfériosEquinócioda OutonoBoreal

Equinócioda PrimaveraAustral

Solstíciodo VerãoBoreal

Solstíciodo InvernoAustral

Solstíciodo InvernoBoreal

Solstíciodo VerãoAustral

Equinócioda PrimaveraBoreal

Equinócioda OutonoAustral

Primavera OutonoVerão Inverno

PrimaveraOutono VerãoInverno

Page 94: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

94

Início das Estações e Linha das Apsides

PeriélioAfélio

02 jan02 jul

Verãoaustral

dez22

Invernoaustral

jun22

Primaveraaustral

set23

Outonoaustral

mar21

Linha das apsides

Terra

Page 95: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

95

Qual a dificuldade para se definir um calendário?

Nenhuma...se ele não se basear

nos astros!

Page 96: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

96

Tipos decalendários

Lunar Luni-solar Solar

• Muçulmano • Gregoriano• Judeu• Chinês

Page 97: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

97

Número de Dias e de Lunações num Ano Trópico

Ano Trópico ~ 365,242.199 dias = = 365d 05h 48m 46s

Lunação ~29,530.589 dias

Ano Trópico ~ 12,368.267 lunações

12 lunações = 354,36707 dias ~11dias

Primavera OutonoVerão Inverno

Ano Solar civil = 365 ou 366 dias inteiros

1 12Ano Lunar civil = 354 ou 355 dias ?

Page 98: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

98

Adotadolongo > Trópico( Calendário se atrasa )

Adotado longomar21

Sincronia entre Ano e Estações

Adotadocurto < Trópico( Calendário se adianta )

Adotado curto

mar21

Adotadomar21

mar21

Início daprimavera Início da

primavera

Page 99: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

99

Ano Civil

365,242199 dias = 365d 05h 48m 46s

Ano Civil = 365 ( ou 366? ) dias

0,242199 dias

Ano Trópico

Primavera OutonoVerão Inverno

05h 48m 46s

Page 100: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

100

Qual o grande problema na formulação de um

calendário?

A incomensurabilidade é a impossibilidade de se medir,

exatamente, a duração de um ciclo com a duração de outro ciclo

astronômico adotado na confecção dos calendários.

A incomensurabilidade!

Page 101: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

101

Diversoscalendários

Page 102: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

102

Berços de alguns Calendários

EgitoBabilônia

Roma

Equador

Grécia

Linha doMaias

Incas

China

Índia

Page 103: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

103

CalendárioEgípcio

Page 104: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

104

Calendário egípcio

EgitoSiena

(Assuan)

Alexandria

Cairo

Rio Nilo

Rio Nilo Branco

Egito

Cheias ColheitaSemeaduraEstações do Ano práticas no Egito Antigo

Sudão

Page 105: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

105

30 30 5

Calendário Egípcio

Ano Egípcio = 12 x 30 + 5 Dias de festas = 365 dias

Dias de festas

Cheias ColheitaSemeaduraEstações Egípcias

Primavera OutonoVerão Inverno

Page 106: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

106

Período SóticoCheias ColheitaSemeadura

Estações Egípcias

Ano Egípcio = 365 dias¼

de dia

1 1 dia4

1 4 120 1mês

117

360 1estação

1 4 357

1460 1 ano1 4

Page 107: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

107

Como os egípcios sabiam quando ia começar a estação

das cheias?

Page 108: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

108

Estrela Sotis

Norte

LesteOeste

a Cão Maior = Sírius

Page 109: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

109

Nascer Helíaco de Sírius (Sothis)

SolHorizonte

Leste

Nascer helíaco de Sothis = Início da época das cheias

Dia 0Nascerhelíaco

de Sothis

Dia 1

Dia 31 Dia 61. . .

Dia 365

Page 110: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

110

CalendáriosBabilônios

(e seus descendentes)

( Babilônico = majestoso, luxuoso )

Page 111: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

111Região da Mesopotâmia

Espanha

Port

ugal

FrançaItália

Iugoslávia

Alb.

Grécia Turquia

Síria

EgitoLíbia

Iraque

Jordânia

Arábia

LíbanoIsrael

Bulgária

Tuní

sia

Argélia

Marrocos

MarMediterrâneo

Mar Verm

elho

Irã

Tigre

Eufrates

Page 112: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

112

Crescente Lunar

Primeiro crescente lunar observado ao entardecer por

2 homensou

1 homem + 2 mulheres

Page 113: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

113

Mês Babilônio

Nova CheiaCrescente Minguante

Mês Lunar

29 ou 30 dias

Mês Lunar : 29 ou 30 dias

Crescenteao

entardecer QuartoCrescente

QuartoMinguanteCheia

Crescenteao

entardecer

Nova

Page 114: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

114

Ano Babilônio( Lunar )

Ano Babilônio = 12 Meses Lunares = 354 dias11

30 29 30 30

Primavera OutonoVerão Inverno

Calendáriomuçulmano

Page 115: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

115

Ano Babilônio ( Luni-Solar ~380 a.C. )

2930 29 30 30

13.0 Mês Intercalado

Ano Babilônio 12 Meses Lunares + 1 Mês Intercalado = 384 dias

~11 dias

~22 dias

~33 dias

354

354 354

354 354 354

Voltem ao trabalho. Falta o 130 mês!Feliz ano

nov..13?Que azar!

Primavera OutonoVerão Inverno

Calendáriojudaico

Page 116: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

116

Calendário Muçulmano

Espanha

Port

ugal

FrançaItália

Iugoslávia

Alb.

Grécia Turquia

Síria

EgitoLíbia

Iraque

Jordânia

Arábia

LíbanoIsrael

Bulgária

Tuní

sia

Argélia

Marrocos

MarMediterrâneo

Mar Verm

elho

Irã(Pérsia)

Meca

Page 117: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

117

Calendário Muçulmano• Muharran

30• Safar 29• Rabi-ul-auual

30• Rabi-ul-tani 29• Djumada-l-ula 30• Djumada-t-tania 29

• Radjab 30• Cha-ban 29• Ramadam 30• Chauual 29• Dul-qa-da 30• Dul-hidja 29 ou 30

Seqüência de 30 anos muçulmanos:19 anos Comuns de 354 dias cada

11 anos Abundantes com 355 dias cada01 04 07 10 13 16 19 22 25 2802 05 08 11 14 17 20 23 26 2903 06 09 12 15 18 21 24 27 30

Origem = Hégira = 16 jul 622 sexta-feira

Page 118: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

118

Calendário Judaico

Espanha

Port

ugal

FrançaItália

Iugoslávia

Alb.

Grécia Turquia

Síria

EgitoLíbia

Iraque

Jordânia

Arábia

LíbanoIsrael

Bulgária

Tuní

sia

Argélia

Marrocos

MarMediterrâneo

Mar Verm

elho

Irã

Page 119: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

119

Calendário Judaico Ano Comum

EmbolísmicoD R A D

R A• Tisseri 30 30 30 30 30

30• Hesvan 29 29 30 29 29

30• Kislev 29 30 30 29 30

30• Tebeth 29 29 29 29 29

29• Schebat 30 30 30 30

30 30• Adar 29 29 29 30 30

30• Veadar -- -- -- 29 29

29• Nissan 30 30 30 30 30

30• Iydar 29 29 29 29 29

29• Sivan 30 30 30 30 30

30• Tamuz 29 29 29 29 29

29• Ab 30 30 30 30

30 30• Ellul 29 29 29 29 29

29Total 353 354 355 383

384 385

Outra vez?!?

Page 120: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

120Calendários Gregos

Page 121: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

121

Grécia

Espanha

Port

ugal

FrançaItália

Iugoslávia

Alb.

Grécia

Turquia

Síria

EgitoLíbia

Iraque

Jordânia

Arábia

LíbanoIsrael

Bulgária

Tuní

sia

Argélia

Marrocos

MarMediterrâneo

Mar Verm

elho

Irã

Page 122: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

122

Grécia

Page 123: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

123

Ano Grego( Lunar )

Ano Grego = 12 Meses Lunares = 354 dias11

30 29 30 30

Primavera OutonoVerão Inverno

Page 124: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

124

Ano Grego ( Luni-Solar )

Ano Grego 12 Meses Lunares+ 1 Mês Intercalado = 384 dias

~11 dias

~22 dias

~33 dias

354 dias

354 354

354 354 354

30 29 30 29 30

13º mêsintercalado

Mês IntercaladoPrimavera OutonoVerão Inverno

Page 125: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

125

Ciclo Metônico( Grego, 432 a . C. )

1 2 3 17 18 19 anos

6940 dias

1 12 24 Número da Lunação 204 216 228AnoLunar 1 AL 2 AL 18 AL 19

235

19 Anos Trópicos = 6940 dias235 Lunações = 6940 dias

19 Anos Trópicos = 235 Lunações19 Anos Trópicos = 19 Anos Lunares + 7 Lunações

LuaCheia

LuaCheia

Page 126: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

126

Programando um regime...Sim, meu bem!

No ano que vem começo o regime

da Lua!

Page 127: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

127

Interpretação atual do Ciclo Metônico___0 1 2 3___1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1010203 em Janeiro0405060708091011121314151617181920

19

19

Lua Nova

Page 128: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

128

Ciclo Calípico(séc. IV a.C.)

1 2 3 74 75 76 anos

4 x 6940 - 1 = 27.759 dias

1 12 24 Número da Lunação 912 924 936AnoLunar 1 AL 2 AL 77 AL 78

940Lunações

4x19=76 Anos Trópicos = 4x6940-1 = 27.759 dias4x235=940 Lunações = 27.759 dias

4x19 Anos Trópicos = 940 Lunações76 Anos Trópicos = 78 Anos Lunares + 4 Lunações

Page 129: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

129

CalendáriosRomanos

Page 130: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

130Calendários Romanos

Espanha

Port

ugal

FrançaItália

Iugoslávia

Alb.

Grécia Turquia

Síria

EgitoLíbia

Iraque

Jordânia

Arábia

LíbanoIsrael

Bulgária

Tuní

sia

Argélia

Marrocos

MarMediterrâneo

Mar Verm

elho

Irã

Page 131: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

131

Primitivo Calendário Romano( Rômulo ~753 a.C. )

Ano Romano = 10 meses = 304 dias61

Qui

Sex

Set

Out

Nov

Dez31 30 3130 3130 30 3031 30

Primavera OutonoVerão Inverno

Mar

Mar

te: D

eus

da g

uerr

a

Abr

Apo

lo: D

eus

da

bele

za m

ascu

lina

Mai

Júpi

ter:

Deu

s do

Olim

po

Jun

Juno

: mul

her d

e Jú

pite

r (n

epot

ism

o!)

Page 132: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

132

Calendário Romano “Lunar”( Numa, sucessor de Rômulo )

Apenas números ímpares agradam aos deuses!Números pares dão azar!

Ano Lunar Romano = 12 Meses Lunares = 355 dias

31 29 3129 31Mar Mai

Abr Jun

Qui

Sex

Set

Out

Nov

Dez29 29 2931 29

10

Primavera OutonoVerão Inverno

30Jan29

Janu

sD

eus

da P

az

Fev28

Féve

reM

ês d

as d

oenç

as

Page 133: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

133

Mudança de ordem nos meses do Calendário Romano “Lunar”

Primavera OutonoVerão

31 29 3129 31Mar Mai

Abr Jun

Qui

Sex

Set

Out

Nov

Dez29 29 2931 29 30

Fev

Jan28 29

Fev28 30

Jan29

AnoJurídico

31 29 3129 31Mar Mai

Abr Jun

Qui

Sex

Set

Out

Nov

Dez29 29 2931 29

Fev2830

Jan29 153 a.C.

Ano

Civ

il e

Rel

igio

so

Ano

Jur

ídic

o

Page 134: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

134

Ano Romano “Luni-Solar”( Tarquínio )

~10 dias

~20 dias

355 dias

355 355

Mês Intercalado de Mercedônio

Mêsintercalado

23/22355 355

Ano Romano 12 Meses Lunares + 1 Mês Intercalado a cada 2 anos

P V O I

Page 135: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

135

Calendário Juliano( Acerto da Origem )

45 a.C.

90

Assessoria: Astrônomo Sozígenes

O ano 46 a.C. (Ano da Confusão) teria 445 dias para que o Início da Primavera coincidisse com o dia 21 / mar

355 355 355 35521

mar21

mar

Page 136: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

136

Calendário Juliano( Duração do Ano )

Norte Sul

Sol

365365365365

1 dia45 a .C.366 dias Bissexto44 a .C.365 Normal43 a .C.365 Normal42 a .C.365 Normal41 a .C.366 dias Bissexto

Ano Juliano médio365,25d 365d 06h

Assessoria:Astrônomo Sozígenes

Page 137: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

137

Ano Bissexto

1 dia

365 dias 365 dias 365 dias Bissexto: 366 dias

Iníc

io d

apr

imav

era

Iníc

io d

apr

imav

era

Iníc

io d

apr

imav

era

Iníc

io d

apr

imav

era

Iníc

io d

apr

imav

era

365 dias 365 dias 365 dias 365 dias

365d 05h 48m 46s 365d 05h 48m 46s 365d 05h 48m 46s 365d 05h 48m 46s

Page 138: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

138

Distribuição dos Diasnos Meses do

Calendário Juliano Calendário Luni-solarX

31 30 3130 30

Mar Mai

Abr Jun

Qui

Sex

Set

Out

Nov

Dez

30 31 3031 31

Jan

Fev

31 2930

21/mar

Primavera OutonoVerãoInverno

31 29 3129 31

Mar Mai

Abr Jun

Qui

Sex

Set

Out

Nov

Dez

29 29 2931 29

Fev

2830

Jan

29

Antesde

Júlio César:355 dias

Depoisde

Júlio César:365/366 dias

Page 139: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

139

Implantação definitiva do Calendário Juliano

31 30 3130 30Mar Mai

Abr Jun

Qui

Sex

Set

Out

Nov

Dez30 31 3031 31

Jan

Fev31

2930

31 30 3130 30Mar Mai

Abr Jun

Jul

Sex

Set

Out

Nov

Dez30 31 3031 31

Jan

Fev31

2930

31 30 3130 30Mar Mai

Abr Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez30 31 3031 31

Jan

Fev31

2930

CésarAugusto8 d.C.

31 30 3130 30Mar Mai

Abr Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez31 31 3031 31

Jan

Fev31

2829

JúlioCésar45 a .C.

31 30 3130 31Mar Mai

Abr Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez31 30 3131 30

Jan

Fev31

2829

Atual!

Page 140: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

140

Nomes dos dias romanos

Page 141: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

141

DIA \ MES MAR MAI JUL OUT JAN AGO DEZ ABR JUN SET NOV FEV1 CALENDAS CALENDAS CALENDAS CALENDAS

2 VI. NONAS IV. NONAS IV. NONAS IV. NONAS

3 V. NONAS III. NONAS III. NONAS III. NONAS

4 IV.NONAS PRIDIE NONAS PRIDIE NONAS PRIDIE NONAS

5 III. NONAS NONIS NONIS NONIS

6 PRIDIE NONAS VIII. IDUS VIII. IDUS VIII. IDUS

7 NONIS VII. IDUS VII. IDUS VII. IDUS

8 VIII. IDUS VI. IDUS VI. IDUS VI. IDUS

9 VII.IDUS V. IDUS V. IDUS V. IDUS

10 VI. IDUS IV. IDUS IV. IDUS IV. IDUS

11 V. IDUS III. IDUS III. IDUS III. IDUS

12 IV. IDUS PRIDIE IDUS PRIDIE IDUS PRIDIE IDUS

13 III. IDUS IDUS IDUS IDUS

14 PRIDIE IDUS XIX. CALENDAS XVIII. CALENDAS XVI CALENDAS

15 IDUS XVIII. CALENDAS XVII. CALENDAS XV. CALENDAS

16 XVII. CALENDAS XVII. CALENDAS XVI CALENDAS XIV. CALENDAS

17 XVI CALENDAS XVI CALENDAS XV. CALENDAS XIII. CALENDAS

18 XV. CALENDAS XV. CALENDAS XIV. CALENDAS XII. CALENDAS

19 XIV. CALENDAS XIV. CALENDAS XIII. CALENDAS XI. CALENDAS

20 XIII. CALENDAS XIII. CALENDAS XII. CALENDAS X. CALENDAS

21 XII. CALENDAS XII. CALENDAS XI. CALENDAS IX. CALENDAS

22 XI. CALENDAS XI. CALENDAS X. CALENDAS VIII. CALENDAS

23 X. CALENDAS X. CALENDAS IX. CALENDAS VII. CALENDAS

24 IX. CALENDAS IX. CALENDAS VIII. CALENDAS VI. CALENDAS

25 VIII. CALENDAS VIII. CALENDAS VII. CALENDAS V. CALENDAS (bis VI.CALENDAS)

26 VII. CALENDAS VII. CALENDAS VI. CALENDAS IV. CALENDAS (V. CALENDAS)

27 VI. CALENDAS VI. CALENDAS V. CALENDAS III. CALENDAS (IV. CALENDAS)

28 V. CALENDAS V. CALENDAS IV. CALENDAS PRIDIE CALENDAS (III. CALENDAS)

29 IV. CALENDAS IV. CALENDAS III. CALENDAS (PRIDIE CALENDAS)

30 III. CALENDAS III. CALENDAS PRIDIE CALENDAS

31 PRIDIE CALENDAS PRIDIE CALENDAS

Primeiro dia do mês

Véspera

Véspera

Véspera

Idos

7o ou 5o dia

Véspera

7o ou 5o dia

Véspera

Idos

Véspera

Nom

es d

os d

ias

rom

anos

em

cad

a m

ês d

o an

o

Page 142: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

142

Origem do nome“Bissexto”

2345678 MarFev

Calendasde Março

22 23 24 25 26 27 28 1

2345 Mar

Calendasde Março

Ano Normal

78Fev22 23 24 25 26 27 28 29 1

6Ano Bissexto

Dias de festas

Dias de festas

Bis-6

Bi sexto dieante calendas

martii

Page 143: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

143

Era Cristã

Page 144: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

144

Era Cristã(Calendário Proléptico: a origem foi definida no futuro do fato)

532 d.C.Adotado

nascimentode Cristo

Era Cristã

Era Joanina Era DioclecianaEra Joselina

248 e.D.

Dionísio

Page 145: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

145

Erro na origem da Era Cristã

Adotadonascimento

de Cristo

1 2 3 4

532

2000

2001

1 2 3 4

532

2000

2001

Novas descobertasProvávelnascimentode Cristo

6 a . C.

123456

654321 7 8 9

538

2006

2007

O “correto” Calendário da Era Cristã

Page 146: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

146

Estilo(onde começar a contar os dias do ano)

Estilo da Natividade 25 dez Início do Inverno Boreal

Estilo da Circuncisão 01 jan Início dos trabalhos da Magistratura Romana

Estilo Veneziano 01 mar

Estilo da Anunciação 25 mar Início da Primavera Boreal

Page 147: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

147

Denominação de anos antes de Cristo

1 aC2 aC3 aC4 aC5 aC6 aC7 aC 3 dC2 dC1 dC

0-1-2-3-4-5-6 +3+2+1

Nascimentode CristoAdotado

Escala Tradicional

Escala Algébrica

EA = - (ET - 1)ET = - (EA - 1)

Ano 0 = bissexto

Page 148: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

148

Páscoa

Page 149: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

149

Definição da Páscoa Cristã seguindo a

Astronomia

Primavera

Início daPrimavera

do Hemisfério

Norte

LuaCheia

VerãoInverno

Domingode

Páscoa

Page 150: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

150

Primavera eclesiástica

Primavera Boreal

21 marInício da

Primavera eclesiástica

VerãoInverno

Decisão do Concílio de Nicea(325 d.C.)

Page 151: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

151

Lua Nova eclesiástica

Lua Cheia Eclesiástica:14 dias depois da Lua Nova Eclesiástica ( Ciclo Metônico )

Nova Cheia14 dias

Ciclo Metônico___0 1 2 3___1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1010203 em Janeiro0405060708091011121314151617181920

19

19

Lua Nova

Page 152: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

152

Páscoa Cristã

Primavera

Início daPrimavera

Boreal Eclesiástica

21 mar

LuaCheia

Eclesiástica

Páscoa é o primeiro Domingo que ocorre após aprimeira Lua Cheia Eclesiástica que ocorre após (ou no)

Início da Primavera Boreal Eclesiástica

VerãoInverno

Domingode

Páscoa

Page 153: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

153

Cálculo da Data da Páscoa

a = R{ A / 19 }b = R{ A / 4 }c = R{ A / 7 }d = R{ (19a + M) / 30 }e = R{ (2b + 4c + 6d + N) / 7 }

M N A22 2 1582 a 169923 3 1700 a 179923 4 1800 a 189924 5 1900 a 199924 5 2000 a 209924 6 2100 a 2199

P = 22 + d + eSe P <= 31 entãoPáscoa = P/mar

Se P > 31 entãoP’ = d + e – 9

Páscoa = P’/abr

Se P’ > 25 entãoP’’ = P’ - 7

Páscoa = P’’/abr22/mar 25/abrPeríodo possível

para a Páscoa

Primaveraeclesiástica

21/mar

A = Ano

R{x/y} = Resto inteiro da divisão de x por y

Gauss

Page 154: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

154

Festas Cristãs Móveis

PáscoaP

P - 2Sexta-feirada Paixão

Quaresma

Quarta-feirade Cinzas

P - 46

P - 49Domingo

de Carnaval

P + 49Domingo

do EspíritoSanto

( Quinta-feira )Corpus Cristi

P + 60

Page 155: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

155

Heresia...!

Page 156: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

156

Defasagem entre o Calendário Juliano e as estações do ano

Concílio deNicéa

(325 d.C.)

21mar

Primavera

Primavera Eclesiástica

Primavera

18mar

Beda(erudito inglês)

~673 - ~735

21mar

Primavera Eclesiástica3dias

Page 157: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

157

Defasagem entre o Ano Juliano e as Estações

~0,007801 dias 11m14s

Ano Trópico 365,242199d 365d 05h 48m 46s

Ano Juliano Médio 365,2500d 365d 06h 00m 00s

( 1582 - 325 ) * 0,007801 ~ 10 dias

21 mar365,25 365,25

Papado deGregório XIII

( 1582 )

365,25 365,25

Concílio deNicéa (325 d.C.)

21 mar

Primavera OutonoVerão Inverno

Page 158: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

158

Calendário Gregoriano

PapaGregório XIII

Page 159: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

159

Motivo da Reforma Gregoriana

Páscoa

Quaresma

Quarta-feirade Cinzas

P- 46 Início daPrimavera

Lua Cheia

10 dias

21 marInício da

PrimaveraEclesiástica

Quaresma Eclesiástica

PáscoaEclesiástica

Lua CheiaEclesiástica

Temos que corrigir o

calendário!

PapaGregório XIII

Conforme a Astronomia

Conforme a Igreja

Abstinências

Page 160: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

160

Para que a Reforma Gregoriana?

Início daPrimavera

Boreal

Primavera

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23

MarMar

MarMar

11 13 15 17 19 21 23

Inverno

O que estava acontecendo em

1582

O que a Igreja queria que

acontecesse

Page 161: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

161

Reforma Gregoriana( Acerto da Origem )

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23

Seg Qua Sex Dom Ter Qui Sáb Seg Qua Sex Dom Ter

Retirar 10 dias para coincidir o dia

21 mar com oInício da Primavera

Outubro de 1582

1 2 3 4

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom SegTer Qua Qui Sex Sáb Dom

15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Page 162: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

162

Outubro de 1582

1 2 3 4 15 16 17

18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 29 30 31

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Outubro

Outubro

1582

Sexta15

A Folha

Outub

roQuin

ta4

Nossa!Será que dormi 10 dias em seguida?

Page 163: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

163

Reforma Gregoriana( Ano Gregoriano )

Ano Trópico 365d 05h 48m 46s

~ 11m 14s

Ano Juliano Médio 365d 06h 00m 00s

Ano Gregoriano Médio 365d 05h 49m 12s

~ 26s

O Ano Gregoriano acarretará um desvio de1 dia a cada cerca de 3.300 anos

Assessoria: astrônomo LélioPrimavera OutonoVerão Inverno

Correção no ano de: 1.582 + 3.300 = 4.882

Page 164: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

164

Reforma Gregoriana( Ano Gregoriano )

Decompondo:• 365,2425 dias• 365 + 0,2425• 365 + ( 0,24 ) + 0,0025• 365 + ( 0,25 - 0,01 ) + 0,0025• 365 + ¼ - 1/100 + 1/400

Ano Gregoriano Médio 365,2425d = 365d 05h 49m 12s

Ano Trópico 365,242199d = 365d 05h 48m 46s

Primavera OutonoVerão Inverno

Definição dos Anos Bissextos no

Calendário Gregoriano

Ano Juliano Médio 365d 06h 00m 00s

O Ano Gregoriano acarretará um

desvio de1 dia a cada cerca

de 3.300 anos

Page 165: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

165

Regras para a classificação dos anos no

Calendário GregorianoRegra principal

Os anos múltiplos de 4 são bissextos

Regra adicional

Os anos centeniais (os que terminam em 00)

não são bissextos,

Normais200520062007

Bissextos200820122016

Normais1700 21001800 22001900 2300

Bissextos200024002800

mas aqueles múltiplos de 400 são bissextos

366 3 56

366

3 56

Page 166: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

166

Calendário Universal

Page 167: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

167

Calendário

Universal

D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S

Jan Fev Mar01 02 03 04 05 06 07 __ __ __ 01 02 03 04 __ __ __ __ __ 01 0208 09 10 11 12 13 14 05 06 07 08 09 10 11 03 04 05 06 07 08 0915 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 1622 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 2329 30 31 __ __ __ __ 26 27 28 29 30 __ __ 24 25 26 27 28 29 30Abr Mai Jun01 02 03 04 05 06 07 __ __ __ 01 02 03 04 __ __ __ __ __ 01 0208 09 10 11 12 13 14 05 06 07 08 09 10 11 03 04 05 06 07 08 0915 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 1622 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 2329 30 31 __ __ __ __ 26 27 28 29 30 __ __ 24 25 26 27 28 29 30Jul Ago Set01 02 03 04 05 06 07 __ __ __ 01 02 03 04 __ __ __ __ __ 01 0208 09 10 11 12 13 14 05 06 07 08 09 10 11 03 04 05 06 07 08 0915 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 1622 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 2329 30 31 __ __ __ __ 26 27 28 29 30 __ __ 24 25 26 27 28 29 30Out Nov Dez01 02 03 04 05 06 07 __ __ __ 01 02 03 04 __ __ __ __ __ 01 0208 09 10 11 12 13 14 05 06 07 08 09 10 11 03 04 05 06 07 08 0915 16 17 18 19 20 21 12 13 14 15 16 17 18 10 11 12 13 14 15 1622 23 24 25 26 27 28 19 20 21 22 23 24 25 17 18 19 20 21 22 2329 30 31 __ __ __ __ 26 27 28 29 30 __ __ 24 25 26 27 28 29 30 DU

DU

Page 168: 250983215 calendarios-na-maconaria-brasileira

168Fim R. Boczko