25 de agosto de 2010 - sítio do ministério público do ... · ... durante reunião do colégio de...

2
i Em D a 334 25 DE AGOSTO DE 2010 “2010 – Ano Internacional da Biodiversidade” COLÉGIO DE PROCURADORES DO MARANHÃO EMPOSSA TRÊS NOVOS PROMOTORES DE JUSTIÇA A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, empossou, no dia 16 de agosto, três novos promotores de Justiça. A cerimônia foi realizada no auditório da sede da PGJ. Foram nomeados os promotores de Justiça substitutos Nelson Nedes Ribeiro Guimarães, Patrícia Gomes Costa Ferreira e Fábio Murilo da Silva Portela. Com essas nomeações, sobe para 36 o número de membros do Ministério Público aprovados no último concurso público para ingresso na carreira que foram empossados pela procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro. “Os senhores atuarão em uma instituição com estrutura mais digna e comprometida com as mudanças que possibilitem melhores condições de vida ao nosso povo”, afirmou Fátima Travassos. A corregedora-geral do Ministério Público, a procuradora de Justiça Selene Coelho de Lacerda, também deu as boas-vindas aos novos membros. PROMOTOR DE JUSTIÇA SAULO JERÔNIMO LEITE É TITULARIZADO EM BEQUIMÃO Por ato da procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, o promotor de Justiça Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Almeida foi titularizado na comarca de Bequimão, no dia 16 de agosto, em função da exoneração do promotor de Justiça Rairom Laurindo Pereira dos Santos. Aprovado no último concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Maranhão, Saulo Jerônimo Leite atuou como promotor de Justiça substituto na 1ª e na 2ª Promotorias de Justiça da Comarca de Caxias. “Assumo com a expectativa de dar o máximo possível para acompanhar a sociedade nas lutas pelos seus direitos fundamentais, como saúde e educação”, afirmou. APROVADA RESOLUÇÃO QUE DEFINE ATRIBUIÇÕES DOS PROMOTORES DE JUSTIÇA DA COMARCA DE IMPERATRIZ Foi aprovada no dia 13 de agosto, durante reunião do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Maranhão, a Resolução nº6/2010-CPMP, que define as atribuições dos promotores de Justiça da Comarca Imperatriz, na qual ficam criadas a 4ª e a 5ª Promotorias de Justiça Cíveis, a 6ª Promotoria de Justiça Criminal e a 5ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Imperatriz. Com essas novas Promotorias de Justiça, a Comarca de Imperatriz perfaz o total de cinco Promotorias de Justiça Cíveis, sete Promotorias de Justiça Criminais e oito Promotorias de Justiça Especializadas.

Upload: vothu

Post on 17-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

iEm D a 33425 DE AGOSTO DE 2010

“2010 –

An

o In

tern

acio

nal d

a B

iod

ivers

idad

e”

COLÉGIO DE PROCURADORES DO MARANHÃO EMPOSSA TRÊS NOVOS PROMOTORES DE JUSTIÇA

A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, empossou, no dia 16 de agosto, três novos promotores de Justiça. A cerimônia foi realizada no auditório da sede da PGJ. Foram nomeados os promotores de Justiça substitutos Nelson Nedes Ribeiro Guimarães, Patrícia Gomes Costa Ferreira e Fábio Murilo da Silva Portela. Com essas nomeações, sobe para 36 o número de membros do Ministério Público aprovados no último concurso público para ingresso na carreira que foram empossados pela procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro. “Os senhores atuarão em uma instituição com estrutura mais digna e comprometida com as mudanças que possibilitem melhores condições de vida ao nosso povo”, afirmou Fátima Travassos. A corregedora-geral do Ministério Público, a procuradora de Justiça Selene Coelho de Lacerda, também deu as boas-vindas aos novos membros.

PROMOTOR DE JUSTIÇA SAULO JERÔNIMO LEITE É TITULARIZADO EM BEQUIMÃO

Por ato da procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, o promotor de Justiça Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Almeida foi titularizado na comarca de Bequimão, no dia 16 de agosto, em função da exoneração do promotor de Justiça Rairom Laurindo Pereira dos Santos. Aprovado no último concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Maranhão, Saulo Jerônimo Leite atuou como promotor de Justiça substituto na 1ª e na 2ª Promotorias de Justiça da Comarca de Caxias. “Assumo com a expectativa de dar o máximo possível para acompanhar a sociedade nas lutas pelos seus direitos fundamentais, como saúde e

educação”, afirmou.

APROVADA RESOLUÇÃO QUE DEFINE ATRIBUIÇÕES DOS PROMOTORES DE JUSTIÇA DA COMARCA DE IMPERATRIZ

Foi aprovada no dia 13 de agosto, durante reunião do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Maranhão, a Resolução nº6/2010-CPMP, que define as atribuições dos promotores de Justiça da Comarca Imperatriz, na qual ficam criadas a 4ª e a 5ª Promotorias de Justiça Cíveis, a 6ª Promotoria de Justiça Criminal e a 5ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Imperatriz. Com essas novas Promotorias de Justiça, a Comarca de Imperatriz perfaz o total de cinco Promotorias de Justiça Cíveis, sete Promotorias de Justiça Criminais e oito Promotorias de Justiça Especializadas.

O promotor de Justiça da Comarca de Santa Luzia Joaquim Ribeiro de Souza Júnior reuniu-se com o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, na Arquidiocese da capital, e com representantes do Tribunal Popular do Judiciário, na sede da Cáritas, no dia 16 de agosto, para elucidar quaisquer dúvidas relacionadas à atuação do Ministério Público do Maranhão no episódio da revolta popular ocorrida, na virada do ano, no município de Santa Luzia. O objetivo das visitas foi o esclarecimento definitivo das supostas irregularidades no processo de denúncia dos envolvidos que culminou com o incêndio e a destruição dos prédios públicos da Prefeitura, do Fórum e da

Câmara Municipal, em Santa Luzia. O secretário de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Maranhão, promotor de Justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca, também participou dos encontros.

ESTREITO E SÃO PEDRO DOS CRENTES

Devido à publicação de edital para o processo seletivo de contratação temporária para vagas de professor de ensino fundamental regular e de ensino médio regular simultaneamente à realização de concurso público para o preenchimento dessas mesmas vagas, o Ministério Público do Maranhão requereu tutela liminar contra o Estado do Maranhão. De acordo com a promotora de Justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Estreito, Ilma de Paiva Pereira, que responde também pela 1ª Promotoria de Justiça nas cidades de Estreito e São Pedro dos Crentes, o Estado do Maranhão fica proibido de realizar novas contratações temporárias enquanto os aprovados em concurso público para o provimento das vagas citadas acima não forem nomeados até o limite de vagas disponíveis legalmente, especificamente nos municípios de Estreito e São Pedro dos Crentes.

BARREIRINHAS

A Promotoria de Justiça de Barreirinhas, em conjunto com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Conselho Tutelar, realizou no dia 17 de agosto, uma inspeção na feira da cidade. O objetivo foi averiguar se feirantes, sobretudo peixeiros e açougueiros, se adequaram às obrigações sanitárias assumidas em compromisso de ajustamento de conduta firmado em novembro de 2009 na promotoria. Durante a operação foram apreendidos materiais de uso indevido e 90 quilos de peixe estragado, alguns até com vermes. Também foram interditados quatro depósitos que estavam em situação sanitária comprometida e vários

estabelecimentos foram notificados para regularizar obrigações ainda pendentes.

SANTA LUZIA

CHAPADINHA

O Ministério Público Eleitoral de Chapadinha, por meio do promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa, titular da Comarca, recomendou, no dia 17 de agosto, a observação minuciosa das normas expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre propaganda, ressaltando a obrigatoriedade do cumprimento delas. O documento foi dirigido a coligações, partidos políticos e candidatos. Entre os esclarecimentos da recomendação está a proibição, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, de película sem transparência mínima no para brisa e nas demais partes envidraçadas dos veículos, infração comum na veiculação de propaganda eleitoral. A proibição de uso do mesmo material em bens públicos ou que dependa de cessão ou permissão do poder público, como jardins, árvores, postes de iluminação pública, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e espaços destinados ao uso comum também foi discutida.

BOLETIM INTERNO PRODUZIDO PELA COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃOContatos: (98) 3219 1737/ 1671/ 1653/ [email protected]/ www .mp.ma.gov.br

ACESSIBILIDADE

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão confirmou, no dia 12 de agosto, a decisão que obriga as empresas Taguatur, Nobre, Expresso Planalto e TCM a adaptarem 20% de suas frotas de ônibus para garantir o acesso de pessoas com deficiência a esse serviço. A decisão atende a uma Ação Civil Pública protocolada pela 11ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em fevereiro de 2001. A primeira decisão favorável ao MPMA, da 2ª Vara da Fazenda Pública, havia sido dada em agosto de 2009.

PAÇO DO LUMIAR

A 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar, que tem como titular a promotora Gabriela Brandão da Costa Tavernard, ingressou com uma nova Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita do município, Glorismar Rosa Venâncio, conhecida como Bia Venâncio. Esta é a quinta ação movida contra a prefeita por improbidade administrativa.