239

Mulher que raptou bebê é condenada a cinco anos de prisão PÁG. 15 Segurança Aos 57 anos, morre o empresário Gilberto Laffitte PÁG. 13 Cidade Fundação do Meio Ambiente muda de presidente PÁG. 5 Política Perfil: Conheça o corredor Ojanio Santos Pág. 16 aqui Camboriú é notícia www.linhapopular.com.br @LinhaPopular Siga-nos no twitter R$1 Camboriú, 18 de outubro de 2013 Ano V - nº 239 Linha Popular Jornal Emancipação do Monte Alegre: comissão busca assinaturas de apoio Senado aprovou, esta semana, as novas regras para criação dos municípios. Com isso, comissão intensifica os trabalhos e quer entregar documentos para Alesc em novembro. Membros da comissão buscam as 3 mil assinaturas de eleitores do distrito necessárias para dar início ao processo Todas as informações na página 7 Gustavo Zonta/LP

Upload: jornal-linha-popular-camboriu-sc

Post on 30-Mar-2016

276 views

Category:

Documents


48 download

DESCRIPTION

Edição 239 do jornal Linha Popular de Camboriú/SC

TRANSCRIPT

Page 1: 239

Mulher que raptou bebê é condenada a cinco anos de prisãoPÁG. 15

Segurança

Aos 57 anos, morre o empresário Gilberto LaffittePÁG. 13

Cidade

Fundação do Meio Ambiente muda de presidente PÁG. 5

Política

Perfil:Conheça o corredor Ojanio Santos Pág. 16

aqui Camboriú é notíciawww.linhapopular.com.br

@LinhaPopularSiga-nos no twitter

R$1

Camboriú, 18 de outubro de 2013Ano V - nº 239

Linha PopularJorn

al

Emancipação do Monte Alegre: comissão busca assinaturas de apoioSenado aprovou, esta semana, as novas regras para criação dos municípios. Com isso, comissão intensifica os trabalhos e quer entregar documentos para Alesc em novembro. Membros da comissão buscam as 3 mil assinaturas de eleitores do distrito necessárias para dar início ao processo

Todas as informações na página 7

Gus

tavo

Zon

ta/L

P

Integrantes da Comissão de Emancipação estão otimistas

Page 2: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 20132

Site

Gustavo Zonta - Mtb/SC 3428 JPFernando Assanti - Mtb/SC 3424 JPStefani Ceolla

Redação

Rua Maria da Glória Pereira, nº 149 - sala 102 - 2º pisoCentro - CamboriúCEP 88340-000

Sede

Tiragem2 mil exemplares

- PERIODICIDADE SEMANAL -

EditoraNaiza Comel - Mtb/SC 2899 JP

www.linhapopular.com.br

Impresso na Gráfica Rio Sul

As opiniões expressas em artigos e colunas não representam a opinião do jornal e são responsabilidade de seus autores.

Leandro FranciscaChargista

ContatoTel.: 3365-4893Cel.: 9983-0763

Redaçã[email protected]@gmail.com

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Opinião

O movimento que busca a emancipação do Monte

Alegre ganhou projeção pública há poucos meses. Mesmo os mo-radores do distrito defendendo que esta ideia é debatida há mui-tos anos, o processo só andou mesmo recentemente, quando uma comissão de empresários formalizou a proposta e resolveu encabeçar o processo que busca criar uma nova cidade.

Desde que esta possibi-lidade ganhou força, o Linha Popular acompanha cada pas-so dado pela comissão, sempre com o intuito de fazer com que a comunidade das duas locali-dades afetadas – de dentro e de fora do distrito – possa entender a complexidade deste processo e tome a decisão que julgar mais acertada quando for consultada sobre a separação.

Nesta semana mais um passo importante foi dado para que a emancipação possa mes-mo se tornar realidade. O Se-nado Federal aprovou a lei que regulamenta o desmembramen-to para a criação de novos mu-nicípios. São necessários muitos passos para que novas cidades surjam, mas a caminhada, aqui no Monte Alegre, já começou

com passadas largas e firmes.Criar uma nova cidade

traz uma série de consequências para as pessoas que vivem nes-tes espaços. As mudanças que vêm com a emancipação podem ser definitivas na vida dos cida-dãos locais, tanto para melhor, quanto para pior. Para a comis-são que trabalha para separar o Monte Alegre, as mudanças serão positivas e vão levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para o atual distrito. Há quem discorde veementemente, mas somente a história mostrará com precisão se o resultado das escolhas de agora será bom ou ruim.

O Linha Popular seguirá acompanhando este processo de perto. Mostrando as visões de todos sobre a emancipação, esclarecendo os pontos positi-vos e negativos possíveis des-te processo, trazendo opiniões embasadas de especialistas de diversas áreas impactadas com as mudanças. Nós acreditamos que com informação e dados as pessoas poderão basear suas decisões e ter mais segurança se forem chamadas a votar no ple-biscito que definirá o futuro de todos nós.

Uma nova cidade

Editorial Charge

Artigo

Pensar na uni(di)versidade

Vivemos tempos em que a velocidade, a frag-

mentação e a fluidez da pro-dução de conhecimentos e informações modificam a relação entre professores, alunos e conteúdos escola-res. Pensar o papel da Uni-versidade nesta dinâmica, em especial na formação de profissionais e cidadãos culturalmente comprome-tidos, demanda retomar a função precípua da educa-ção. Assim, se concebermos que o objetivo do ensino superior é desenvolver in-telectualmente seus alunos, podemos afirmar que a fun-ção da Universidade é fazer com que seus acadêmicos “aprendam a pensar”.

Exercer a docência sustentada nesta ideia sig-nifica privilegiar a constru-ção e a reconstrução do co-nhecimento como processo central do ato educativo, o que traz implicações e res-ponsabilidades como aguçar

a capacidade de questiona-mento do aluno e possibi-litar o estabelecimento de uma postura investigativa diante dos conhecimentos historicamente acumulados. E se esta é a tarefa do pro-fessor, a do aluno é se apro-priar destes conhecimentos, contextualizando-os social, política e economicamente. Para questionar ou pôr em dúvida certas “verdades”, cabe dominar os conteúdos das disciplinas e elaborar os sentidos e significados polí-ticos, éticos e estéticos que acompanham tais conheci-mentos.

É possível falar de apropriação do conhecimen-to quando esta não transfor-ma a concepção e a atitude do estudante diante da rea-lidade e convivência com as diferenças? Não. Aprender a pensar requer elaborar con-ceitos, argumentar contra ou a favor de determinadas formulações teóricas, de-

frontar-se com dilemas e problemas da vida prática, compreendendo-os como produtos históricos e signi-ficantes da atividade mental mobilizada para o saber e a resolução de problemas. Nestas relações é preciso conhecer e respeitar pontos de vista e explicações sobre os fatos e o mundo - sem maniqueísmos e a prepotên-cia de julgá-los inferiores.

Cássia Ferri, Pró-Reitora de Ensino e professora - pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Edu-cação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Page 3: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013

Painel LP

Foto da semana

Curtas

3

ONLINE

www.linhapopular.com.br

No nosso FACEBOOKwww.facebook.com/linhapopular

Atenção na hora das comprasVocê sabe que cuida-dos deve ter na hora de comprar carnes? É sobre isso que a blogueira Camila Martins fala no blog “Deu problema, e agora?”. Confira esta e outras dicas sobre direitos do consumidor. Acesse!

Carlos Alexandre Martins, o Xande, diz (após sua mu-dança de partido): “É engraçado ser criticado por fa-lar aquilo que muitos pensam, mas não tem coragem de falar!!!”

Eliana Backes diz (sobre o falecimento de Gilberto Laffitte): “Sr. Gilberto Laffitte sempre foi um grande apoiador da educação. Contribuiu com professores, alunos, atletas. Descanse em paz!”

Crianças em focoNo blog “Enqua-dro”, o fotojorna-lista Gustavo Zonta mostra crianças co-memorando seu dia. Confira ainda outras imagens do cotidia-no de Camboriú.

Div

ulga

ção/

LP

Gustavo Zonta/LP

Leitor do Linha Popular, Umberto Sell entrou em contato com a reportagem para denunciar a situação de um carro que está abandonado há mais de três meses na rua Flamboyant, distrito

do Monte Alegre. Ele conta que o carro é usado por drogados e que partes dele já foram roubadas. Umberto já cobrou da polícia e da Prefeitura que o veículo seja retirado do local. Após contato do LP, a Polícia Militar providenciou a retirada do carro da via.

Gus

tavo

Zon

ta/L

P

www.twitter.com/linhapopular

“Gilberto Laffitte era um empresário ousado e de fundamental importância no desenvolvimento de Camboriú. Uma perda irreparável! #luto“

@luziacoppi

Luzia Coppi Mathias, prefeita de Camboriú

Feira da EpagriA Epagri realiza até este domingo, dia 20, a 1ª Feira Regional de Ar-tesanato e Produtos da Agricultura Familiar, no Parque Unipraias, em Balneário Camboriú. O evento é uma etapa do projeto de gestão de empreendimentos e mercado que objetiva a divulgação de produtos cultivados e feitos na região. Parti-cipam os municípios de Penha, Bal-neário Piçarras, Navegantes, Itajaí, Camboriú, Balneário Camboriú, Porto Belo e Bombinhas. A feira fica aberta ao público das 9h às 18h.

Horário de verãoO horário de verão começa neste domingo, dia 20. À meia-noite do sábado para o domingo, os reló-gios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014. O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cer-ca de 5% nos estados participantes.

Fim da greveCom o fim da greve dos bancários nesta semana, as agências de Cam-boriú voltaram a funcionar normal-mente na segunda-feira, dia 14. Depois de quase um mês de para-lisação, os clientes que procuraram

os bancos encontraram agências lo-tadas. A categoria entrou em greve reivindicando reajuste salarial, me-lhores condições de trabalho, fim das demissões, mais contratações e aumento do piso.

Pós-graduação gratuita IEstão abertas as inscrições do processo seletivo para o Curso de Especialização a distância, Latu Sensu, em Educação Profissio-nal Integrada a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, ofere-cido gratuitamente pelo Instituto Federal Catarinense - IFC, em Camboriú. Serão ofertadas vagas para educadores, preferencial-mente atuantes na rede pública na educação profissional e/ou na modalidade de Educação de Jo-vens e Adultos, ou que venham a atuar em programas e projetos dessa área.

Pós-graduação gratuita IIPara efetuar a inscrição, é neces-sário acessar o site ou comparecer ao IFC Camboriú, no setor de Co-ordenação de Pesquisa, Pós-gra-duação e Inovação, nas segundas e quintas-feiras (horário: 13h às 21h) e nas terças, quartas e sextas (horário: 13h às 19h). As inscri-ções encerram neste domingo, dia 20, e a homologação das inscri-ções deferidas estará disponível no site a partir do dia 30 de outubro.

Dia das CriançasCerca de 90 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho In-fantil - Peti do Conde Vila Verde embarcaram na sexta-feira, dia 11, com destino a Pomerode. A viagem teve como objetivo pro-porcionar as crianças um dia es-pecial no zoológico da cidade. O passeio foi possibilitado aos alunos através de uma parceria entre a Prefeitura de Camboriú e a empresária Andréa Lenz.

OAB MirimDurante o último final de sema-na, a 43ª subseção catarinense da Ordem dos Advogados do Bra-sil, em Camboriú, comemorou o Dia das Crianças da melhor ma-neira possível. A OAB Mirim, projeto da OAB Camboriú para crianças e adolescentes, partici-pou de duas ações na cidade que proporcionaram uma comemo-ração mais alegre para menores carentes da cidade. Na quinta-feira, dia 10, o grupo da OAB Mirim foi até a escola Marlene Zuchi, no Jardim Paraíso, para entregar às crianças os brinque-dos comprados com o dinheiro arrecadado em uma rifa, criada especialmente para essa ação. Já na sexta-feira, dia 11, a OAB Mi-rim continuou fazendo sua parte e apoiou um evento realizado pelo Lions International Cambo-riú, no distrito de Monte Alegre.

Page 4: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 20134Política

BastidoresPor Fernando Assanti

[email protected]@FernandoAssanti

OAB e o HospitalDepois que publiquei na semana passada a lista de motivos pelos quais não concordo com a campanha que pretende que a comuni-dade contribua mensalmente para manutenção da sala de parto do Hospital de Camboriú, recebi uma ligação da presidente da OAB Camboriú, Jucélia Vinholi Monteiro, que também integra o Conse-lho Administrativo do Hospital. Jucélia conversou comigo para es-clarecer que a OAB não vai aceitar que a política partidária interfira nas ações em prol do Hospital e disse que ela será a primeira a sair do processo se houver intervenções políticas nas decisões do Con-selho. Ela destacou também que, junto com os outros membros do Conselho, vai cobrar total transparência nesta nova fase do Hospital. Está feito o registro.

Meio AmbienteDepois de muita pressão dos partidos aliados ao Governo Luzia, a Fundação de Meio Ambiente deixou de ser comandada pelo PV e passou para as mãos do PSDB. Arnaldo Christian Pereira, que estava à frente da pasta, foi substituído interinamente por Carla Krug, que também responde pela Defesa Civil do Município. Conversei com Arnaldo depois do anúncio de sua saída e ele me disse que o PV se-gue na base aliada de Luzia e deve indicar outros nomes para voltar a assumir a pasta. Ao mesmo tempo, Carla Krug alardeou no Facebook sua entrada no Meio Ambiente sem nenhuma indicação de que sua passagem pela Secretaria será curta. Tem caroço nesse angu.

He-manNo meio do próprio PSDB de Camboriú, o secretário de Saneamen-to Básico, Janir Francisco de Miranda, ganhou o apelido de He-man – aquele que tem a força. Dizem que não tem gigante que desgrude o homem do poder e do lado direito de Luzia Coppi. Depois da saída do vereador Xande do partido indicando que Luzia só ouve o Miran-da, o poder do homem parece ainda maior. Um dia todos nós vamos saber o porquê de tanta moral.

XandeE por falar na saída de Xande do PSDB, ouvi muita repercussão nas ruas de Camboriú apoiando a ida do vereador para o Solidarieda-de. Agora, ele deve começar a construir sua candidatura em 2014 e isso deve passar por descredenciar o Governo Luzia Coppi, que vai apoiar Dado Cherem. A resposta de Luzia também deverá ser neste sentido, atacando a conduta de Xande. A briga vai ser grande.

Livro do LegislativoO vereador Josué Pereira (PP) indicou na Câmara de Vereadores que se faça uma nova edição do livro da História do Legislativo de Camboriú. Incluo na sugestão de Josué que se faça uma grande revisão no livro quando uma nova edição for lançada. A publicação atual tem erros crassos de informação e, apesar de ter sido uma boa iniciativa da Câmara, faltou competência para executá-lo da forma como a cidade merece.

Plano DiretorSeguem acontecendo reuniões com o objetivo de revisar o Plano Diretor de Camboriú. Nesta semana, aconteceu a última oficina para revisão das Leis Complementares. Agora, os próximos passos vão culminar na Audiência Pública onde será apresentada a proposta final das leis. Apesar de toda divulgação do processo, a participa-ção popular é mínima nestas discussões. É importante ressaltar que o Plano Diretor vai definir que cidade teremos daqui a cinco, 10, 15 anos. A possibilidade de participar de todo o processo tem sido oportunizada pela Prefeitura. Neste caso, é a população que não tem dado a resposta necessária para a construção desta importante ferra-menta de desenvolvimento.

Prefeitura vai prorrogar programa de renegociação

de dívidasAté esta semana, foram renegociados pouco mais de R$ 2 milhões, a maior parte

em IPTU. Programa prevê até de 50% a 100% de descontos em juros e multas

A Prefeitura de Camboriú vai prorrogar o programa de

renegociação de dívidas. Ele ini-ciou no final de setembro e, até esta semana, foram renegociados pouco mais de R$ 2 milhões, a maior parte de IPTU atrasados. O Programa de Pagamento Incenti-vado, como está sendo chamado pela Prefeitura, prevê descontos nas multas e juros das dívidas. Eles vão de 50% a 100%, de-pendendo do número de parcelas (veja BOX).

Camboriuenses que têm dívidas com a Secretaria de Finan-ças poderão regularizar a situação através do programa até o final de novembro. O secretário de Finan-ças, Sérgio Venâncio, estima que a Prefeitura tenha a receber R$ 20 milhões em impostos atrasados. A maior parte, de IPTU. Com o pro-grama, a expectativa é de que R$ 10 milhões sejam arrecadados.

Sérgio esclarece que a prorrogação se deve a dois fato-res. Segundo ele, a greve dos ban-cos pode ter impedido algumas pessoas de participarem. "Além disso, como a primeira parcela deve ser paga em 30 dias, algu-mas pessoas não tinham como se programar. Houve o pedido de continuação também porque há a possibilidade de utilização do 13º salário", aponta o secretário.

A maior parte das renego-ciações está sendo feita em par-celas. Poucos optaram pelo paga-

mento à vista. "É bom para todo mundo. Para a pessoa que regu-lariza a situação e para o municí-pio", defende. As dívidas devem ser renegociadas na Secretaria de Finanças, que fica no prédio da Prefeitura - das 9 horas ao meio dia e da 13h30min às 18 horas.

É importante que os mu-nícipes regularizem sua situação para impedir que o nome vá para os serviços de proteção do crédi-to - SPC e Serasa. A nova lei, que criou o programa, autoriza a Pre-feitura a fazer isso.

Os descontos em juros e multas À vista - 100% Em até 3 parcelas - 80%Em até 6 parcelas - 70%Em até 9 parcelas - 60%Em até 12 parcelas - 50% As parcelas não podem ser menores que R$ 50 para pessoas e de R$ 100 para empresas.

Page 5: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 5Política

P R O V E D O R D E I N T E R N E T E I N F O R M Á T I C A

ASSINE JÁ3365.0107

PLANOSAPARTIR DE

24,90R$

INTERNETBANDA LARGAPromoção válida para planos acima de 2mb*

INSTALAÇÃO*

- Indica que seja realizado um estudo para a construção de calçada em redor do CEI Eurípedes Paula da Silva, no Conde Vila Verde. Justifica-se esta indicação por ser um pedido da comunidade, que busca calçada segura e confortável para os pedestres, em especial para as crianças e familiares que necessitam circular neste local, devido à entrada e saída das crianças no CEI Eurípedes Paula da Silva, já visto que não há como andar com segurança, pois não há um local adequando ao redor do CEI.

O vereador, informa com muita satisfação que as obras de pavimentação do PAC 2 no Conde Vila Verde reiniciaram, e estão a todo vapor. Deixando assim, a comunidade do Conde Vila Verde mais feliz.

Informativo do VereadorToninho Portella

Indicação da semana:

Asfalto no Conde Vila Verde:

Um novo nome na presidência da Fundação do Meio Ambiente

Arnaldo Christian Pereira pediu exoneração do cargo na terça-feira. Carla Krug assume interinamente os trabalhos, mas deve ficar na função até o fim do ano. Outro nome será indicado pelo PV

O alto escalão da Prefeitu-ra de Camboriú teve uma

mudança esta semana. Arnaldo Christian Pereira pediu exone-ração do cargo de presidente da Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sus-tentável - Fucam na terça-feira, dia 15. Segundo Arnaldo, seu pedido ocorreu porque estava em uma situação de inseguran-ça. Muitos boatos circulavam no meio político de que a Fundação teria um novo presidente. Arnal-do destacou, à equipe do LP, que se dedicou muito ao trabalho na Fucam e que saiu entregando o Código Ambiental Municipal, importante para que a Fundação possa licenciar obras. Arnaldo é funcionário efetivo da Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú e vai retomar suas ati-vidades na cidade vizinha.

A dúvida sobre quem as-sumiria a Fundação durou pouco. Ainda na terça-feira, a prefeita Luzia Coppi Mathias anunciou que Carla Krug, coordenadora da Defesa Civil, estaria também à frente dos trabalhos da Fucam. Apesar de assumir interinamente, Carla deve se manter na atividade até o fim do ano. "Ela deve ter-minar o exercício porque colocar outra pessoa agora seria muito di-fícil", aponta Luzia.

Ela reforça, entretanto, que a vaga na Fundação conti-nua sendo do Partido Verde - PV. Arnaldo, filiado do partido, tinha sido indicado para assumir a fun-ção no início deste ano. "No ano que vem, voltamos a conversar com o PV", diz a prefeita. Carla vai então acumular as duas fun-ções neste período.

Sobre a saída de Arnaldo,

"É mais um desafio", aponta Carla Krug

Carla Krug encara a pre-sidência da Fundação como mais um desafio. "Ordem dada é ordem executada", aponta. Ela confirma que assume inte-rinamente a Fundação e man-terá também seus trabalhos à frente da Defesa Civil e da habitação. Esta semana, esteve na sede da Fundação e partici-pou de algumas reuniões com funcionários.

"A relação do PV com o governo não muda", afirma presidente do partido O presidente do PV em Camboriú, Edson Bianor de Lima, aponta que Arnaldo Christian Pereira pediu para sair da Fu-cam e que sua opinião será respeitada. Ele afirma que a relação do PV com o governo não muda. "A conversa que eu tive com a prefeita esta semana é que vamos apresentar outro nome, que seja de consenso", explica. O PV tinha dois cargos indicados no Governo Luzia Coppi Mathias. O da presidência e o da diretoria financeira da Fucam. "Indica-mos o Arnaldo porque achamos que era a pessoal ideal. Se encontrarmos outro nome dentro do quadro do partido que possa assumir o cargo, vamos indicar e aguardar a avalia-ção da prefeita", esclarece Edson. E continua: "Vamos con-sultar as pessoas, fazer sem atropelo. Nossa intenção não é ocupar espaços no governo a todo custo".

Luzia disse que ele já havia lhe falado da vontade de sair ante-riormente. "Às vezes as pessoas entram com uma certa ansieda-de e nem tudo é possível fazer", analisa a prefeita. Ela disse que Arnaldo lhe falou de outros pro-jetos pessoais quando pediu a exoneração.

Sobre os boatos de que haviam outros nomes sendo co-tados enquanto Arnaldo estava na Fundação, Luzia é enfática: "Não trabalho com ninguém se não estiver satisfeita. Não te-nho problemas de exonerar. Foi o Arnaldo que pediu para sair".

Diz que o diretor finan-ceiro lhe passou os projetos em andamento e ela tem três metas bem claras para a Fu-cam. A primeira é concluir a reforma do espaço da Funda-ção, que ainda tem problemas de infraestrutura. A segunda é organizar os trabalhos de cas-tração de animais, um grande pedido da comunidade. E a ter-ceira é buscar recursos para a aquisição de um veículo e para o horto municipal.

Sobre seu tempo de per-manência na Fundação, diz que não tem uma definição e que esta é uma decisão que cabe à prefeita.

Troca. Na Fucam, sai Arnaldo Christian Pereira e entra Carla Krug interinamente

Fotos: Gustavo Zonta/Arquivo/LP

Page 6: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013

Os homenageados

6Política

Info

rme

Com

erci

al

Informativo do Vereador

Zeca Simas

Aos mestres, com carinho

Esta semana comemorou‐se uma data importante para todos nós: o Dia dos Professores. Na quarta‐feira, a Câmara de Vereadores realizou

uma sessão solene de homenagem a estes profissionais. O vereador Zeca Simas homenageou as professoras Anabel Simas de Abreu e

Maria Bernardina Gomes. E, em nome delas, estende seus cumprimentos a todos

os professores de Camboriú!

Info

rme

Com

erci

al

Conselho sugere restrição de horários

de caminhões na Av. Santa CatarinaSugestão do Conselho de Trânsito foi levantada

em reunião com vereadores, depois de requerimento sobre o assunto

Um debate sobre a movimen-tação na avenida Santa Cata-

rina aconteceu na Câmara em reu-nião com vereadores e membros do Conselho de Trânsito. O encon-tro, realizado na quinta-feira, dia 10, foi solicitado pelos vereadores José Simas, o Zeca Simas (DEM), e Luana Lazzaris (PSDB).

Segundo Luana, a popula-ção estava reclamando muito por causa do trânsito causado pelos caminhões na Santa Catarina, que é a principal via de entrada e saída da cidade. O requerimento, expli-ca, foi feito para estudar uma nova rota, mas isso não foi possível. Então, a sugestão que foi dada na reunião e que será levada à prefei-ta é a de restrição de horários para caminhões com mais de cinco to-

Financiamento para duplicação está em análise A Prefeitura busca financiamento do Governo Federal para a duplicação da avenida Santa Catarina. O se-cretário de Planejamento, Rodrigo Morimoto, esclarece que o processo burocrático é longo. O projeto foi apro-vado e o prazo final para resposta do financiamento foi prorrogado. Seria dado na segunda-feira, dia 21 de outubro, mas agora o resultado será divulgado no início do ano que vem. Se o pedido for aprovado e toda a tramitação der certo, a obra inicia em março ou abril de 2014. Ela está orçada em R$ 6 milhões.

neladas. Eles seriam proibidos de utilizar a avenida nos horários de pico - pela manhã, ao meio dia e no final da tarde.

Os vereadores entendem que o trânsito na via não é só causado pelos caminhões. "Mas enquanto não temos a duplica-ção, essa alternativa vai conseguir reduzir bastante o tempo que os carros aguardam na fila", defende Luana.

Rodrigo Morimoto, secre-tário de Planejamento e membro do Conselho de Trânsito, diz que a Prefeitura vai analisar esta suges-tão. "Há muitas questões a serem definidas, como os horários, o ta-manho dos caminhões e, principal-mente, como vai ocorrer a fiscali-zação", explica.

Fotos: Naiza Comel/LP

Em atividade. Quinze pro-

fissionais que atuam na

área recebe-ram o Prêmio

Professor Nota 10

Câmara de Vereadores presta homenagens a professores

Entrega do Prêmio Professor Nota 10 reconheceu o trabalho de 15 profissionais em atividade e de 15 professoras aposentadas em sessão solene

O plenário da Câmara de Vereadores esteve lota-

do na noite de quarta-feira, dia 16, quando a Casa reali-zou uma sessão solene de ho-menagens para professores. A entrega do Prêmio Profes-sor Nota 10 reconheceu os

trabalhos de 15 profissionais em atividade. Os vereadores homenagearam também 15 professoras que estão apo-sentadas.

O Prêmio foi instituído por lei de 2010, de autoria do então vereador José Ro-

drigues Pereira, o Zé Branco (PSDB). Zé Branco, agora vice-prefeito, acompanhou a sessão solene. Nos discursos, os vereadores destacaram a dedicação dos profissionais e a importância da profissão para a sociedade.

Viviane Sedrez Gervásio e Marizete Blau-sius, indicadas pela vereadora Luana La-zzaris (PSDB)

Maria Olandina Machado e Irene Maria Klock, homenageadas pela vereadora Jane Stefenn (PSDB)

Gisele Barth Testoni e Açoely B. Faqueti receberam o reconhecimento através de José Pedro Costa, o Zé Pedro (PSDB)

Djene Souza e Ady Silva Reinert foram in-dicadas por Márcio Aquiles da Silva, o Márcio do Kido (PSC)

Leda de Jesus Neves Belotto e Maria Inez Linhares, indicadas por Josué Pereira (PP)

Márcia Andreia Gayardo e Fátima Ger-vásio, homenageadas por Amilton Bian-chet, o Mito (PSDB)

Maria de Fátima Bernz e Marlene Tole-do Sisnandes foram homenageadas por Alexsander Alves Ribeiro, o Canídia (PPS)

Luciana Garcia Mafra Dalago e Erotides Maria de Souza, indicadas por Ângelo César Gervásio (PMDB)

Marlene Guimarães e Mirian dos San-tos Alves, indicadas por Antonio Paulo da Silva Neto, o Piteco (PSC)

Daiane de Paulo Borba e Maria José Souza, homenageadas por Eduardo Melo Rebelo, o Dado (PMDB)

Wagner Matias e Eliete Linhares Zuchi foram indicados pelo vereador Antonio Portella Ribeira, o Toninho Portella (PSC)

Anabel Simas de Abreu e Maria Ber-nardina Gomes receberam a home-nagem de José Simas, o Zeca Simas (DEM)

Nádia Nara de Souza e Leonor Reis Garcia, indicadas por Carlos Alexan-dre Martins, Xande (SDD)

Laciane Azevedo Tavares e Maria Fer-mina Rocha Rosa, homenageadas por Josenildo Rosa, o Guigo (PDT)

Débora Medeiros Barroso e Edi Garcia, indicações de Eliomar Getulio Pereira, o Má da Madeireira (PV)

Aposentados. Professoras foram reco-nhecidas por sua dedica-ção quando atuavam nas salas de aula

Page 7: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 7Cidade

HÉLIO MARCOS BENVENUTTI SOCIEDADE DE ADVOGADOS - OAB-SC 2007/2012

HÉLIO MARCOS BENVENUTTI – OAB/SC 7087

MARIELZA A. DE SOUZA – OAB/SC 21905

LUIZ FILIPI TESTONI – OAB/SC 28070

INDENIZAÇÕES – QUESTÕES TRABALHISTAS –

APOSENTADORIAS E PENSÕES – OUTRAS CAUSAS

Rua Cel. Benjamin Vieira, 10, 2º Piso, Sala 05, Centro, Camboriú/SC - F: 3365-1395

Troco Solidário: ajude uma entidade

do municípioProjeto do supermercado Koch vai repassar recursos

para o Centro Especializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoólatras - Certa de Camboriú

A rede de supermercados Koch, que tem duas

unidades em Camboriú, ini-ciou em janeiro deste ano o projeto Troco Solidário. Através dele, consumidores e a empresa auxiliam enti-dades de todas as cidades em que o estabelecimento está instalado. Em Cambo-riú, no momento, a entidade atendida é o Centro Espe-cializado em Reabilitação de Toxicômanos e Alcoóla-tras - Certa.

De acordo com a ge-rência de marketing da rede, a parceria é firmada por meio de protocolos assina-dos entre o Koch e cada uma das entidades, que são ava-liadas criteriosamente.

A entidade recebe a soma das doações espontâ-neas feitas pelos clientes no momento das compras. O

Koch ainda acrescenta 5% ao valor total arrecadado. Para contribuir, os clien-tes precisam apenas aceitar que parte do troco seja des-tinada para doação quando forem questionados pelos operadores de caixa.

Desde janeiro des-te ano, o Koch já repassou mais de R$ 35 mil para enti-dades sociais das cidades de Tijucas, Itapema, Camboriú e Itajaí. A campanha perma-nece em vigor por um ano - e todos os meses o Koch en-trega a doação em dinheiro para as entidades parceiras.

"O Troco Solidário é uma das ações dos super-mercados Koch realizada como forma de engajamen-to em atividades de respon-sabilidade social", afirma o gerente de marketing da rede, Jeralci Barcellos.

Gustavo Zonta/LP

Como ajudar. Para contribuir, os clientes precisam aceitar que parte do troco seja destinada para doação quando forem questionados pelos operadores de caixa

Comissão de Emancipação do Monte Alegre inicia coleta

de assinaturas Senado aprovou, esta semana, as novas regras para criação dos

municípios. Com isso, comissão intensifica os trabalhos e quer entregar documentos para Alesc em novembro

A Comissão de moradores que trabalha no estudo da Eman-

cipação do distrito do Monte Alegre comemora a aprovação, pelo Senado, das novas regras para criação dos municípios. A alteração era esperada pela Co-missão para o ano que vem. Com a aprovação, esta semana, eles iniciam a busca pelas 3 mil as-sinaturas necessárias para iniciar os estudos de viabilidade para a nova cidade, que serão feitos pela Assembleia Legislativa.

Quem explica é Vilson Albino, um dos integrantes da comissão. Ele diz que a emanci-pação é uma ideia antiga e o que a comissão tem a intenção de ve-rificar se a separação é viável. A viabilidade do novo município será avaliada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc. A comissão já organizou a documentação necessária para dar entrada no pedido. Agora, vai buscar nas ruas as 3 mil assinatu-ras, que precisam ser de eleitores do distrito, para dar início ao pro-cesso na Alesc.

"Estamos com uma ex-pectativa muito grande", aponta Vilson. A comissão está há al-guns meses conversando com li-deranças políticas e especialistas em contabilidade pública. "To-dos dizem que é possível eman-cipar o Monte Alegre, agora vamos pedir o estudo de viabili-dade para ter certeza", completa.

O que a Alesc irá verificar São várias as regras para a criação de um novo município elencadas pela lei. Veja quais são os aspectos que serão analisados: - População igual ou superior a 10 mil habitantes e eleitorado igual ou superior a 50% de sua população; - Existência de núcleo urbano já constituído, dotado de infraestrutura, edificações e equipa-mentos compatíveis com a condição de município;- Aspectos econômicos para os quais serão verificados, entre outros, receitas da localidade, estimativas com despesas de pessoal principalmente da saúde e educação, receitas de transferências estaduais e federais;- Aspectos político-administrativos (levantamento da quantidade de funcionários, bens imó-veis, instalações, veículos e equipamentos necessários ao funcionamento e manutenção de Prefeitura e Câmara de Vereadores);- A viabilidade socioambiental e urbana deverá ser demonstrada a partir de vários dados, tais como: novos limites do município a ser criado e da área remanescente, levantamento da quantidade e tipo das edificações existentes nas áreas urbanas, levantamento das redes de abastecimento de água e cobertura sanitária, eventual crescimento demográfico. - Será realizada pelo menos uma audiência pública em cada um dos núcleos urbanos en-volvidos no processo.

Como funciona daqui para frente

De acordo com a lei, de-pois de recebido o requerimento e constatada sua regularidade e aceitação da Assembleia Le-gislativa, a Alesc providenciará a elaboração, no prazo de 180 dias, do estudo de viabilidade - tanto do novo município, o dis-trito do Monte Alegre, quanto do município pré-existente, no caso Camboriú. "Não sabemos se será este prazo porque há anos estes estudos não estão sendo realiza-dos", pondera Vilson.

Se a viabilidade for com-provada pelo estudo, deverá ser feito um plebiscito junto às

A intenção da comissão é coletar todas as assinaturas necessárias até o final de outu-

bro. E já no início de novem-bro protocolar os documentos na Alesc.

populações dos municípios en-volvidos, tanto do novo quanto da cidade-mãe. Ainda segundo a nova legislação, o plebiscito ocorrerá, preferencialmente, em conjunto com as eleições fede-rais e estaduais imediatamente subsequentes à finalização da viabilidade. Se toda a tramitação for dentro dos prazos e indica-rem positivamente para a eman-cipação, o plebiscito com relação à divisão poderá ser feito junto com as eleições de 2014. "Mas ainda teremos que ver como serão estes prazo", esclarece o membro da comissão.

Gustavo Zonta/LP

Comissão. Integrantes iniciarão esta semana a busca por 3 mil assinaturas para pedir o estudo de viabilidade da emancipação

Page 8: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 20138Cidade

Fotos: Gustavo Zonta/LP

Dia das Crianças no Caic: muita diversão, cachorro-quente e brinquedosEvento organizado pelo Lions Clube Camboriú teve o apoio de muitas empresas e instituições. Na ocasião, foram entregues prêmios do Cartaz da Paz, que tiveram a participação de quatro escolas

A comemoração do Dia das Crianças para os alunos

da escola Caic e de outras unidades de ensino do Monte Alegre foi realizada na sexta-feira, dia 11. Organizada pelo Lions Clube Camboriú, com o apoio de muitos empresários com a doação de materiais e de instituições para o traba-lho no evento, a festa contou com a participação de cerca de 1.500 crianças.

O presidente do Lions Clube Camboriú, Waldemor José Andrade Júnior, explica que a festa foi pensada para fechar as atividades da Cam-panha Cartaz da Paz. O pro-jeto, desenvolvido há décadas pelo Lions Internacional, tem o objetivo de que alunos de-batam sobre a paz e produzam cartazes sobre o tema. A pri-

meira edição do projeto em Camboriú teve a participação de alunos do 6º ano de quatro escolas: as municipais Anita Bernardes Ganancini e Abalor Américo Madeira, e as esta-duais Alcuíno Gonçalo Vieira e Maria Terezinha Garcia.

No evento, os alunos que fizeram o melhor trabalho em cada escola foram premia-dos com uma bicicleta e par-ticiparão da próxima etapa do projeto, quando serão escolhi-dos os melhores trabalhos do distrito do Lions, composto por outros 27 municípios. Fo-ram escolhidos os trabalhos de Kamilla Macedo de Mesquita, Gisele Mendes Garcia, Leona-ra Momm e Roberty Motta.

A festa contou com cama elástica e outros brin-quedos. Foram servidos mais

de dois mil cachorros-quentes e 400 litros de refrigerantes. Cada aluno que participou do evento também ganhou um presente pelo Dia das Crian-ças. "Foi um evento muito bonito. Temos que agradecer a todas as pessoas que cola-boraram com doações e na organização das atividades", destaca o presidente Walde-mor Júnior.

O coordenador da Cam-panha do Cartaz da Paz, Sil-vio Wolff, diz que a intenção do projeto é multiplicar a ideia da paz entre os alunos e que isso será possível com a exposição dos trabalhos nas escolas. "Apenas os alunos do 6º ano participam, mas a re-flexão sobre a paz alcançará os alunos de todas as escolas participantes", finaliza.

Page 9: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 9Cidade

CDL Camboriú inaugura nova sede Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade reuniu autoridades e associados para celebrar a conquista e iniciar as atividades

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Cam-

boriú está de casa nova. Esta semana, a diretoria da entida-de promoveu a solenidade de inauguração do novo espaço.

A mudança veio após anos de luta dos diretores da

Inauguração. Autoridades estaduais e municipais compareceram ao evento da CDL Camboriú

Fotos: Gustavo Zonta/LP

´

Dia das Crianças Semana EsportivaDurante a Semana das Crianças, o Espaço Criança promoveu diversas atividades recreativas com os alunos. As crianças puderam se divertir com cama elástica, festa à fantasia, algodão-doce e muito mais.

Com o intuito de incentivar as atividades esportivas na escola, o Espaço Criança promoveu entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro uma campanha contra o sedentarismo. E as práticas esportivas também são um meio de socializar os alunos através de competições inter-séries. Os alunos disputaram, entre outras atividades, provas de atletismo, judô, futebol, basquete, badminton, tênis de mesa e xadrez.

entidade, que conseguiram através de comodato com a Prefeitura da cidade um terreno para fazer a obra. O espaço tem 424m2 e diver-sos ambientes, tanto para a promoção de eventos quanto para o atendimento à comu-

nidade. “O CDL precisava de uma estrutura assim. É um espaço para o futuro, que poderá receber outras entida-des, como Junta Comercial, Lions e OAB”, explica Nel-son Pereira, presidente do CDL Camboriú.

A nova casa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camboriú fica na rua Olga Bernardes Amorim, nº 127, próximo ao posto Irmão da Estrada. O horário de atendimento à comunidade é das 8h às 12h e das 13h30min às 18h.

Onde fica a nova sede

Page 10: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 201310

Hélio MarcosBenvenuttiemail: [email protected]

twitter: @HMBenvenutti

Cidade

A PINTURA DE JESUS E O GATO PRETO

Alô, alô, galera, voltei... falando pra nossa terrinha, as verdades e meias verdades, das doideiras que estão por aí!

Hoje é o Dia do Pintor e o Dia do Médico. Parabéns aos médicos também, mas vou falar é de

pintores.O Dia do Pintor é comemorado em 18 de outubro por-

que este também é o dia de São Lucas, santo que exercia a profissão, retratando o rosto de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

Pintor não é só quem lida com pintura artística, mas também quem pinta paredes, carros e outros bens para fins de conservação. Esses também são homenageados no dia de hoje.

Então, parabéns a todos os pintores pela passagem de seu dia.

O nome do meu filho mais novo (Greco) foi inspirado no pintor “El Greco”, que atuou em Toledo, antiga capital da Espanha que visitei há alguns anos.

Doménikos Theotokópoulos, conhecido pela alcunha de “El Greco”, foi um pintor (além de escultor e arquiteto) grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Es-panha. Ele assinava suas obras com o nome original, ressal-tando sua origem.

O meu filho mais novo faz aulas de pintura. Eu tam-bém fiz.

Há cerca de dez anos resolvi me enveredar pela arte de “El Greco”. Empolguei-me mesmo. Parti para comprar várias telas, pincéis, tintas, cavalete e outros apetrechos do ramo.

Fiz algumas aulas com a grande pintora camboriuense Sandra Nunes e tudo mais.

A ideia era me acalmar, mas não funcionou. A mão não obedecia ao cérebro.

Eu tinha umas ideias fantásticas, mas que não conse-guia traduzir para a tela. Pintar é difícil pra burro.

O que era pra relaxar virou motivo de mais estresse. Dava vontade de rasgar a tela e quebrar o cavalete.

Pior foi quando resolvi fazer uma tela de Jesus Cristo pregado na cruz. Até o gato preto de estimação se assustou com a minha obra. O bicho fitou a tela, deu um pinote e um berro e desapareceu.

Cruz em credo! Pode ser que o bichano tinha parte com o capeta e se impressionou com o meu Jesus, mas acho mesmo que se apavorou foi com a feiura da minha tela. Ela ficou ruim mesmo. Pensa numa tela horrível. Era a minha.

Eu mesmo cheguei a ter pesadelos com a minha obra de arte. Daí eu destruí a tela, joguei fora todos os apetrechos e desisti da atividade artística.

Não desestressei, mas me livrei do gato preto. Por agora é isso, porque eu vou apreciar as telas do

Greco e as de El Greco. Fui!

Gustavo Zonta/Arquivo/LP

Fila de espera. Somente após o recadastramento, Fila Única entrará em funcionamento no site da Prefeitura

Pais que buscam vagas em creches devem fazer

recadastramentoProcedimento é necessário para atender exigências do sistema

Fila Única das creches

Continua durante o mês de outubro o recadastramento

das vagas em creches do mu-nicípio. O procedimento é ne-cessário para a atualização dos dados cadastrais das crianças que esperam as vagas existen-tes nos Centros de Educação Infantil - CEI.

"O recadastramento se faz necessário devido à cons-tatação de duplicidade de ca-dastros existentes, bem como a mudança de número de telefo-ne e endereço para contato dos pais ou responsáveis, além do que temos constatado que mui-tas crianças que aguardam uma das vagas não residem mais na cidade", explica a secretária de Educação Fátima Gervársio.

A Secretaria chama os pais desde o mês passado, mas segundo Fátima, a procura tem sido baixa. "Avisamos na im-prensa, nos postos de saúde e nas creches, mas ainda são

poucos os pais que procuraram a Secretaria", diz Fátima.

A mudança da faixa etá-ria das crianças que aguardam uma das vagas e a vigência da Lei Municipal nº 2.536/2013, que dispõe sobre a criação do programa Fila Única de in-formação sobre demanda por acesso de crianças na rede mu-nicipal de ensino também jus-tificam o recadastramento.

"Após a aprovação da lei, nós somos obrigados a divulgar uma lista atualizada dos candidatos cadastrados, devendo constar o número do protocolo, data do cadastro e situação, no site da Prefeitura e da Secretaria de Educação", enfatizou Fátima.

O recadastramento de-verá ser feito na sede da Secre-taria de Educação, localizada na rua Goiânia, 104, Centro, até o dia 14 de novembro, no horário das 13h às 19h.

No ato do recadastra-mento deverão ser apresenta-dos os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança, comprovante de resi-dência atualizado e documen-tos pessoais dos pais ou res-ponsáveis, bem como informar telefone para contato e o CEI que tenha preferência.

"Vale salientar que o pai ou responsável pela criança que não comparecer na data determinada para o recadastramento, terá seu ca-dastro excluído da fila única de espera e deverá realizar novo cadastro", finalizou a secretária.

As vagas existentes nos CEIs que surgirem no decorrer do recadastramento serão preenchidas com base na fila única atualmente exis-tente, até que ocorra a homo-logação final do processo de recadastramento.

Page 11: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 11

[email protected] | www.adjorisc.com.br

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem. Esta página circula em 52 jornais.

FÓRUM NACIONAL DO COMÉRCIO/BRASÍLIA

É hora de união dos lojistas, diz o presidente da CNDLDurante três dias, mais de 1,5 mil empresários do varejo discutiram as principais bandeiras do Movimento Lojista

Foi sob a imagem de Juscelino Kubitschek, o pre-sidente que construiu Bra-sília e que tinha como lema “50 Anos em 5”, que mais de 1,5 mil lojistas e repre-sentantes de Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o país encerraram o Fórum Nacional do Comércio, rea-lizado de 10 a 13 deste mês na Capital Federal. O evento teve a cobertura da Agência Adjori de Jornalismo, à qual o presidente da Confedera-ção Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o catari-

nense Roque Pellizzaro Ju-nior, afirmou no evento de encerramento que “é preci-so mais do que nunca que o Movimento Lojista esteja unido, porque é uma hora delicada e de transforma-ções no cenário econômico, político e também tecnoló-gico”.

Ministro - O Fórum do Comércio foi aberto na noi-te de quinta-feira (10), com a presença do ministro da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, que em seu discurso disse que “precisa-mos simplificar ainda mais o Simples e ele tem que valer tanto para o microempresá-rio, aquele que fatura até R$ 360 mil por ano, como para o pequeno, que fatura até R$ 3,6 milhões”. Represen-tando a presidente Dilma Rousseff, o ministro iniciou

seu discurso dirigindo-se “ao meu querido amigo Ro-que Pellizzaro Junior, pre-sidente da nossa CNDL” e ao senador José Pimentel, que comanda a Frente Par-lamentar em Defesa do Mi-cro e Pequeno Empresário, no Congresso. “Eu conheço a força do movimento lojis-ta há 24 anos, quando nós lançamos a bandeira dos

pequenos como candidato à presidência da República, numa ação espontânea do movimento lojista”.

Lembrou que foi depu-tado Constituinte, em 1988, “quando apareceu, pela pri-meira vez, a defesa do mi-cro e pequeno empresário na nossa Carta Magna, no artigo 179”. Lembrou das lutas pela implantação do

Simples e do Simples Na-cional e, mais recentemen-te, do MEI – Microempreen-dedor Individual, o regime tributário diferenciado, insti-tuído pela presidente Dilma Rousseff.

Simples - Falando em “simplificar cada vez mais o Simples”, Afif recordou que dos sete milhões de CNPJs existentes no país, “95% são de pequenos e micro-empresários, totalizando 28 milhões de pessoas que geram o desenvolvimento nacional. Se cada um des-ses empreendedores abrir uma vaga, serão sete mi-lhões de novos empregos no país”. E disse que o mo-vimento lojista é a grande força desse setor, represen-tando 85% do total dos pe-quenos e microempresários brasileiros.

Reivindicações - Duran-te os três dias de encontro, os lojistas debateram os temas ligados às suas prin-cipais bandeiras. “Coloca-mos em pauta nossas prin-cipais reivindicações, entre elas os juros mais baixos, a melhoria dos meios de crédito, o apoio financeiro aos lojistas, a simplificação do Simples e as mudan-ças na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além da luta contra a Substitui-ção Tributária (regime fiscal implantado pelos estados, que praticamente aniquila os benefícios que garan-tem a competitividade do pequeno varejo), a revisão do Código de Defesa do Consumidor que está no Congresso Nacional, a Ino-vação e a Tecnologia”, sa-lientou Pellizzaro Junior.

Assessoria de Imprensa FIESC: (48) 3231 4670 www.fiescnet.com.brwf

IEL capacitapara inovação O IEL realizou, em parce-ria com a École des Hautes Études Commerciales - HEC Paris, o programa Gestão da Inovação: da estratégia à ação. A capacitação, reali-zada em setembro, em Flo-rianópolis, reuniu 41 líderes empresariais para debater os diferentes momentos da inovação estratégica. Esta foi a segunda edição do progra-ma internacional em SC.

Indústria debate código de mineraçãoO Código de Mineração deve ter como uma de suas principais preocupações a competitividade da indús-tria. O assunto foi tema de debate realizado na FIESC. O projeto prevê que a Con-tribuição Financeira sobre Exploração Mineral deixe de incidir sobre o faturamento líquido e passe a ser cobra-da sobre a renda bruta das empresas.

FIESC amplia atendimento em SCA FIESC inaugurou em outubro unidades de atendimento nas regiões Norte e Extremo-Oeste de Santa Catarina. Em São Francisco do Sul, o SENAI entregou nova unidade com capacidade para atender 450 alunos por dia em cursos de aprendizagem industrial, técnicos e de qualificação profis-sional. Em Joinville foi lançado o quarto ponto de atendi-mento do SENAI, no Perini Business Park, com capacidade para atender 105 alunos por dia. Em São Miguel do Oeste, o SESI inaugurou nova Unidade de Operações Sociais para atender os trabalhadores da indústria.

CORONEL NAZARENO MARCINEIRO

“O papel da PM é promover a paz”O Comandante da Polícia Militar de Santa Catarina falou com exclusividade à Agência Adjori

Nomeado coronel em agosto de 2008, e no co-mando da Polícia Militar de SC desde janeiro de 2011, Nazareno Marcineiro tem procurado desenvolver um trabalho de excelência em todo o Estado. Entre os inú-meros postos já ocupados na Corporação figura o de presidente do Conselho Na-cional de Comandantes-Ge-rais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Publicou três livros, dois sobre Polí-cia Comunitária, nos quais fundamenta o trabalho da polícia catarinense.

Os mil dias - Sobre os mil dias de comando, o cel. Nazareno destacou a materialização da carreira policial militar. “Os nossos

policiais buscam conheci-mento de nível superior e são instrumentalizados com recursos materiais e com os métodos necessários para que sejam homens de bom desempenho na linha de frente. Hoje, é extremamen-te necessário que o policial tenha instrução, seja capa-citado intelectualmente de tal forma que consiga fazer o seu trabalho dentro da lei, mas, acima de tudo, gerar paz nos lugares onde ele vai. Este foi meu carro-chefe na corporação durante es-ses mil dias”, salientou.

Recomposição do efe-tivo - Nessa jornada, o co-mandante da PMSC disse não haver frustrações, mas afirmou que pretende con-tinuar trabalhando na pro-moção de melhorias. “Uma delas é a recomposição do efetivo da Polícia Militar. In-felizmente, se nós formos identificar um problema para a Segurança Pública

em Santa Catarina, nós di-ríamos que o nome deste problema é a falta de efetivo na Polícia Militar”, enfatizou.

Polícia Comunitária - Sobre Polícia Comunitária, disse que “é o grande desa-fio”. E explicou: “nós identifi-camos quais são os princí-pios de Polícia Comunitária, e os colocamos como obje-tivos a serem perseguidos. Todo o trabalho que nós estamos fazendo em San-ta Catarina hoje é funda-mentado nos princípios de Polícia Comunitária”. Citou como exemplo o episódio das grandes manifestações que ocorreram, e que em quase todos os lugares do Brasil houve confrontos, e em Santa Catarina não. Nós fomos para a rua não para combater, fomos para pro-teger os manifestantes”.

Presidência - O coronel revelou que foi extrema-mente rica a experiência de presidir o Conselho Nacio-

nal de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Mi-litares do Brasil, integrado por 50 comandantes-gerais e comandantes de polícia, muitos dos quais tinham sido seus alunos. Havia cor-porações distintas, como a de Roraima, com um efetivo de 2,3 mil homens, até a de São Paulo, com 100 mil po-liciais, “e era preciso achar um meio termo que aten-desse as duas dimensões”, ponderou.

Íntegra - Confira a ín-tegra da entrevista no site www.adjorisc.com.br.

Promovido em Brasília, o Fórum Nacional do Comércio contou com a presença do ministro Afif Domingos e de lideranças do setor

Page 12: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 201312

KarinaElisa [email protected]/kasocial

Estúdio Fotográfico Marciane/LP

Cama - Mesa - BanhoCortinas - Confecções

Enxovais de Bêbe - Tapetes

47 3366-6434

Rua Monte Agulhas Negras, 303 - Sala 4

Quem aniversariou no dia 16 de outubro foi o querido Ventania. A família dele envia uma mensagem através da coluna: “Em todos os anos, exatamente no dia 16 de outubro, deveria ser decretado feriado nacional, pois no mundo nem sempre nasce uma pessoa como você. Feliz aniversário, Ventania Kid, o último cowboy! São os sinceros votos de sua esposa, filha e genro”.

A amiga Elizete Saragoça inaugurou esta semana em grande estilo e bom gos-to a Cafeteria Cravo e Canela. O espaço decorado com esmero e delicadeza oferece um menu de bolos, salgados, tortas e sobremesas deliciosos, sem deixar de citar os diversos cafés, que aromatizam o ambiente. Parabéns pelo empreendedorismo. Vale muito conferir e se deliciar. Na foto, Elizete aparece com os filhos, Marcelo Olegário e Fabiano Olegário.

Fotos: Arquivo pessoal/LP

Nosso amigão Umberto dos Santos, mais conhe-cido como Arroizão, so-prou velinhas ontem, dia 17 de outubro. Vai aqui nosso grande abraço e votos de muitas conquis-tas, felicidades e paz.

Espaços criados com bom gosto, diversidade e qualidade nos produtos e serviços que oferecem, é tudo o que clien-tes exigentes esperam. E este espaço você encontra em BC. Delli Divinos, das amigas queridas Marli Soares da Cunha e Arle-te Techio, é uma delicatessen completa, com as mais variadas marcas nacionais e importadas de bebidas, chocolates, tem-peros, congelados e presentes deliciosos. Confira esta novidade na rua 3.700, número 124, em BC. Você vai se surpreender!

Page 13: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 13

VereadoraJane Stefenn

O meu agradecimento pelo conhecimento, paciência e amor transmitidos por vocês a todos os alunos de nossa cidade. Deixo meu carinho a vocês em nome da minha irmã Joana Paula Stefenn Rocha, pedagoga, e das professoras Irene Maria Klock e Maria Olandina Machado, que foram minhas homenageadas na Câmara esta semana.

Professores,

Cidade

Morre o empresário Gilberto LaffitteProprietário da G. Laffitte faleceu após ser vítima de infarto. Aos 57 anos, ele deixa mulher, quatro filhos e dois netos

Faleceu na madrugada de segunda-feira, dia 14, o empresário Gilberto Laffitte.

Com 57 anos, o proprietário da G. Laffitte so-freu um infarto na sexta-feira, dia 11, depois de praticar atividades físicas. Ele foi levado

para o Hospital do Coração, em Bal-neário Camboriú, onde permane-

ceu internado no fim de semana. Na madrugada de segunda,

Gilberto sofreu um novo infarto e não resistiu. O corpo foi velado na igreja dos Gideões e sepultado no Paraná. Gilberto era casado há 26 anos com Vanda, deixa quatro filhos e dois netos.

Natural da cidade de Astor-ga, no norte do Paraná, iniciou nos negócios imobiliários acompanhan-do o pai, Gil-son, no fim da década de 1960.

Luto

Na data de falecimen-to do empresário, a prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Ma-thias, se pronunciou sobre a per-da através de seu perfil em uma rede social. "Gilberto Laffitte era um grande amigo e apaixo-nado pelo nosso município. Um empresário que acreditava no desenvolvimento da nossa ci-dade, visionário e que escolheu nosso município para colocar em prática o seu talento e visão empreendedora", escreveu.

"Em nome dos cam-boriuenses, fica aqui o nosso agradecimento e reconhecimen-to por tudo que fez pela nossa cidade. Descanse em paz meu amigo. Que a família encontre em Deus forças para continuar", completou.

A família Laffitte tam-bém se pronunciou através de nota: "Continuaremos nosso caminho seguindo os passos e os ensinamentos deste homem visionário, empreendedor e que, acima de tudo, sempre demons-trou possuir um coração gigante, valorizando a família e ajudando a todas as pessoas que cruzaram seu caminho. Sabemos que ele estará cuidando de todos nós".

A missa de sétimo dia será domingo, dia 20, às 19h30min, na Igreja Matriz de Camboriú.

Gustavo Zonta/Arquivo/LP

Nos anos 1970, a família criou o primeiro loteamento na região, no bairro Ariribá, em Balneário Camboriú.

Em Camboriú, o maior empreendimento da G. Laffitte foi o bairro Santa Regina. A área cresceu a partir de 1996 com os lotes vendidos pela empresa. A intenção, conforme contou Gilberto quando recebeu a re-portagem do Linha Popular em janeiro deste ano, era oferecer oportunidades para famílias de baixa e média renda.

Na época, Gilberto estima-va que a empresa já havia vendi-do 4.800 terrenos, grande parte deles em Camboriú. Ao resumir o sucesso da G. Laffitte, ele afir-mou: "Está na forma de conviver com a sociedade, interagindo com as pessoas. Precisamos preservar as relações, que surgem na hu-mildade e simplicidade. É fácil ganhar dinheiro, mas participar e interagir com a comunidade é o desafio".

Page 14: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 201314Cidade

Levantamento de Associação mostra que

população do Areias quer pavimentação

Equipe da Associação de Moradores levantou as maiores reivindicações em formulários e por e-mail. Entre as informações, está de que 35%

das ruas do bairro não tem pavimentação

A Associação de Moradores do Areias fez um levantamento

entre a população do bairro para verificar os problemas e reivindi-cações. O vice-presidente da As-sociação, Celso Carvalho, explica que foram entregues formulários aos moradores e também foi di-vulgado um e-mail para que pu-dessem falar das melhorias que querem para o bairro. Ele explica que, desta forma, a Associação terá uma visão macro dos problemas. A Associação recebeu 350 respostas.

O levantamento mostrou que as ruas sem pavimentação representam 35% das existentes no bairro. "A falta de pavimen-tação e drenagem geram outros problemas como barro, pó, bu-

Próximo Fala Camboriú é no Rio do Meio na segundaO bairro Rio do Meio recebe o projeto Fala Cambo-riú na segunda-feira, dia 21. Durante todo a tarde, secretários municipais, vice-prefeito e a prefeita es-tarão na Capela Santo Antônio para atender a co-munidade.

racos, alagamentos, entre outros. Problemas que refletem também nas ruas que já tem pavimenta-ção, como entupimentos de bocas de lobo", explica Celso. Outros pedidos dos moradores tratam da falta de limpeza e manutenção das ruas. "Isso deixa o bairro com um aspecto de desordem e relaxa-mento", aponta o vice-presidente.

Estas reivindicações serão encaminhadas para os vereadores e secretários municipais. Celso está organizando todos os resul-tados para apresentá-los à prefeita Luzia Coppi Mathias. Ela e toda a equipe da Prefeitura estarão no bairro no projeto Fala Camboriú, no dia 11 de novembro. O local ainda não foi definido.

Obra deve minimizar impacto das cheias

no Santa ReginaBairro que mais sofreu com os últimos

alagamentos recebe obra de desassoreamento dos canais de drenagem pluvial

Mais uma etapa das obras de desassoreamento que são

realizadas em Camboriú como forma de minimizar o impacto das cheias iniciou nos últimos dias. Começou o trabalho de desassoreamento dos canais de drenagem pluvial no bairro San-ta Regina.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Camboriú, Carla Krug, o serviço que come-çou na rua Damasco na sexta-feira passada, dia 11, irá seguir para outras localidades do bairro. "A ação faz parte do trabalho de dragagem e desassoreamento dos rios que está sendo realizado com apoio da Defesa Civil Esta-

dual. É de extrema importância que os canais de drenagens plu-viais sejam limpos, permitindo que haja uma boa vazão para o escoamento e não ocorram ala-gamentos com poucos volumes de chuvas", destaca.

Ainda de acordo com Car-la, a ação irá beneficiar também algumas localidades do centro, como a avenida Minas Gerais. A Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sus-tentável - Fucam acompanha o trabalho para fiscalizar os locais para garantir que seja preservada a vegetação próxima, além de prever como será feita a recupe-ração da mata ciliar nessas áreas.

Gustavo Zonta/LP

Parado. Quando entrar em funcionamento, trailer não será móvel e servirá apenas como parte da estrutura da Fundação para procedimentos

Um ano depois, trailer para castração de animais

ainda não funcionaEquipamento custou R$ 18,5 mil e chegou a Camboriú em outubro do ano passado.

Desde então, projeto precisou ser refeito e o trailer nunca chegou a funcionar

Em outubro do ano passado, a Prefeitura investiu R$

18,5 mil na compra de um trai-ler que deveria ser usado para a castração de animais nos bair-ros da cidade. Um ano depois, o veículo continua parado. Desde o início desse ano, quan-do a Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável - Fucam foi criada, veterinárias trabalham na rea-dequação do projeto de esterili-zação para que o trailer pudesse entrar em funcionamento. No decorrer do trabalho, desco-briram que o equipamento não poderia funcionar como era previsto inicialmente - de for-ma itinerante, atendendo a to-dos os bairros - e poderia servir apenas como suporte a procedi-mentos cirúrgicos feitos em um espaço físico adequado.

Na prática, o Conselho Regional de Medicina Vete-rinária apontou que o trailer, comprado com recursos muni-cipais, não serviria para a fina-lidade para a qual foi adquirido. Um ano depois, ele continua parado em frente à sede da Fun-

dação, na rua Presidente Costa e Silva, no centro, e deve come-çar a ser utilizado nos próximos dias, mas não para castrações. Este procedimento não tem data para começar na cidade.

Arnaldo Christian Pe-reira, que respondia pela Fun-dação ainda nesta semana, ex-plica que nos próximos dias a nova sede estará pronta para iniciar atendimentos veteriná-rios. "Em um primeiro momen-to, o trailer será usado para dar suporte a estes atendimentos, que são consultas gerais a ani-mais", explica.

Estes atendimentos se-rão voltados a animais de famí-lias de baixa renda e inscritas no programa Bolsa Família. A Fundação já conta com medi-camentos e parte dos equipa-mentos necessários, mas ainda não tem estrutura para iniciar as castrações. "Esta etapa de-pende de equipamentos, estru-tura, autorização do Conselho. Ainda não sabemos quando vai começar", diz Arnaldo.

A castração de animais de rua é uma antiga reivindi-

cação da comunidade cambo-riuense. Na licitação para a compra do trailer, a Prefeitura apontou que a cidade tem cer-ca de 30 mil cachorros e gatos, incluindo os de rua e os que vi-vem nas residências.

No entanto, apenas 10% deles nasceram nas ruas. "São cães e gatos abandonados por seus donos, ou frutos de crias indesejáveis nas residências da cidade sujeitos a sofrerem maus tratos, serem focos de zoonoses (doenças transmissíveis dos animais para os seres huma-nos), doenças infecto-conta-giosas e podem envolver-se em acidentes de trânsito e brigas", explicou a Prefeitura na época da compra do trailer.

A estimativa era de que dez animais poderiam ser cas-trados por dia no equipamento, que atenderia em todos os bair-ros da cidade gratuitamente. Isso não vai mais ocorrer. O objetivo com o trailer, além da castração e controle de doen-ças, é iniciar uma campanha de posse responsável de animais na cidade.

Page 15: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 15Segurança

Presa. Sirley havia conseguido a liberdade provisória após o crime, mas foi condenada e presa nesta semana

Mulher que raptou bebê em Camboriú é condenada e presa

Sirley roubou bebê de dentro da Fundação Hospitalar em 2011. Ela foi condenada a cinco anos de prisão pelo crime

A Polícia Civil, através da Di-visão de Investigação Crimi-

nal - DIC de Balneário Camboriú, cumpriu o mandado de prisão por sentença definitiva contra de Sir-ley de Fátima Machado, 46 anos, na noite de segunda-feira, dia 14, em Balneário Camboriú. A mulher é acusada de ter raptado um bebê recém-nascido do Hospital de Camboriú em novembro de 2011.

Na época, Sirley se apre-sentou como conselheira tutelar no Hospital de Camboriú e raptou o bebê da mãe, que estava realizan-do uma consulta médica. No dia anterior ao furto da criança, Sirley já havia se apresentado como con-selheira na casa da família, e para premeditar o crime marcou uma falsa consulta médica para a mãe e bebê no Hospital de Camboriú.

Após dois meses de in-vestigações, os policiais da DIC identificaram Sirley e prenderam a acusada no dia 1º de fevereiro de 2012 em Navegantes. Ela foi conduzida ao Presídio Regional de Itajaí. Na casa de Sirley estava o bebê de três meses, que foi pron-tamente entregue à família biológi-ca. Foram encontrados ainda uma certidão de nascimento falsificada

Condenação e nova prisão

Pouco menos de um mês após a prisão, Sirley recebeu a liberdade provisória que foi con-cedida pela Justiça e passou a morar em Balneário Camboriú. Agora, o juízo da Vara Crimi-nal de Camboriú sentenciou e condenou Sirley a cinco anos de prisão em regime inicial fechado.

Em posse do mandado de prisão e de denúncias informan-

com o nome do bebê, e ainda uma carteira de saúde com a inserção de dados falsos. O marido de Sir-

ley contou que ela havia forjado a gravidez e disse não saber do cri-me cometido pela mulher.

do a localização de Sirley, os po-liciais da DIC se deslocaram até a rua Líbia, no bairro das Nações em Balneário Camboriú, e pren-deram a autora em frente à sua residência.

Após os procedimentos cartorários, Sirley foi conduzida ao Presídio Regional de Itajaí, no bairro Nossa Senhora das Gra-ças, onde cumprirá a pena.

DIC/Divulgação/LP

Polícia prende último integrante de quadrilha de traficantes

Droga era comprada em Camboriú e fornecida no Meio-Oeste do estado

A Polícia Civil, através da Di-visão de Investigação Cri-

minal - DIC de Balneário Cam-boriú, cumpriu o mandado de prisão preventiva contra Daniel dos Santos da Silva, de 27 anos, na manhã de sexta-feira, dia 11, em Camboriú. O investigado foi o último integrante de uma qua-drilha de traficantes a ser preso. O bando era responsável pelo fornecimento de drogas na região Meio-Oeste de Santa Catarina.

A Polícia Civil de Lebon Régis investigou a quadrilha du-rante seis meses, que resultou na prisão de oito pessoas, todas elas da cidade de Caçador. Ape-nas Silva estava foragido. Os policiais da DIC receberam uma denúncia informando que Silva estava morando na residência da mãe, localizada na rua Cerejeira, no bairro Taboleiro, em Cambo-

O bando

Entre os investigados estava o subcomandante do Corpo de Bombeiros Voluntá-rios de Lebon Régis e Maria Lurdinéia Marcílio, suspeita de pertencer a uma organização criminosa em Camboriú que fornecia a droga comercializa-da no Meio-Oeste catarinense.

O esquema funcionava de forma bastante organizada. Um dos presos, Sidinei Morais da Silva, identificado como mentor do grupo, estava ins-talado na cidade de Indaial e

riú. Em posse das informações, os policiais localizaram a casa e passaram a monitorá-lo. Ele foi preso no momento em que saia do local.

era responsável por adquirir a droga na cidade de Camboriú da traficante Maria Lurdinéia. Remessas semanais de cocaína eram feitas através de trans-porte coletivo e veículos parti-culares, e tinham como destino a região Meio-Oeste.

Em Lebon Régis e Ca-çador, a droga era distribuída aos traficantes que se encarre-gavam da comercialização aos usuários, e do repasse de di-nheiro à traficante Maria Lur-dinéia, por meio de depósitos bancários.

Durante a operação em Camboriú, em julho deste ano, na casa de Maria Lurdinéia, foram apreendidos celulares, uma balança de precisão, car-tas de uma facção criminosa e extratos bancários da contra movimentada pelo grupo.

Município registra o 19° homicídio de 2013

Homem de 33 anos foi atingido por três tiros na cabeça no bairro Taboleiro

Um homem foi executado durante a noite de segun-

da-feira, dia 14, na rua Rodolfo da Silva Simas, no bairro Ta-boleiro. João Carlos Antunes Ribeiro, de 33 anos, foi atin-gido por três tiros na cabeça. Vizinhos disseram ter ouvido cerca de dez disparos. O crime aconteceu por volta das 20h nas proximidades do mercado Lico.

Segundo testemunhas, João

Carlos estava a pé na via quando foi baleado por homens que passaram de moto pelo local. O Samu chegou a ser acionado, mas a vítima morreu na hora.

A Polícia Militar recebeu informações de que o autor dos disparos seria um adolescente co-nhecido pelo apelido de Rafinha, que está sendo procurado. João Carlos não tinha antecedentes cri-minais. O crime é investigado.

Polícia descobre ponto de venda de drogas

no bairro CedroTrês homens foram presos pelo envolvimento com

o crime. Todos tinham antecedentes criminais

Na tarde de terça-feira, dia 15, policiais militares em

rondas pelo bairro Cedro encon-traram dois homens conhecidos pelo uso de drogas. Eles foram abordados quando iam até uma residência denunciada como pon-to de comércio de entorpecentes. Quando foram abordados, um deles tentou dispensar uma pedra de crack. Na casa foi abordado um terceiro suspeito e no quin-tal, enterrada próximo à horta, foi encontrada outra pedra maior da mesma droga. Um dos homens admitiu a posse da droga e o outro disse ter ido ao local para comprar

a substância. Eles foram encami-nhados à delegacia.

Os três suspeitos abordados tinham antecedentes criminais. Claudemir Amaral, de 41 anos, tinha cinco boletins de ocorrência, entre eles por tráfico e ameaça con-tra mulher. Luciano José da Silva, 35 anos, tinha quatro boletins, também por violência doméstica e desobediência à decisão judicial. Tiago Felipe Serpa, de 23 anos, ti-nha 15 boletins de ocorrência em seu nome. O jovem tem passagem por tráfico e posse de maconha, crack e cocaína, além de recepta-ção e furto.

Veículo roubado é encontrado na cidade

Crime iniciou em Itapema e terminou em Camboriú. Casal foi deixado em matagal durante o roubo

Por volta da 1h da madrugada de quinta-feira, dia 17, poli-

ciais militares foram acionados para atender uma ocorrência de roubo de veículo. O crime ini-ciou em Itapema e encerrou em Camboriú.

Durante o roubo, um casal foi colocado dentro de ser próprio veículo e largado em um matagal no Morro do Encanto, na estra-da que liga Itapema a Camboriú. Após serem liberadas, as vítimas acionaram a Polícia Militar, que iniciou busca pela região. Uma barreira foi montada pelas guar-nições de Itapema, Bombinhas, Camboriú e Balneário Camboriú. Momentos depois, o veículo foi

avistado com quatro dos seis auto-res envolvidos. Eles foram aborda-dos e o veículo das vítimas recu-perado. Um segundo veículo que estava com os criminosos também foi apreendido.

Os assaltantes foram leva-dos à delegacia. Fernando Augusto Strutz, 18 anos, tinha seis boletins de ocorrência por roubo, posse de drogas entre outros crimes. Franco Deivid Bernardino Cesar, 18, tinha passagens por roubo e por dirigir sem habilitação. Bruno Giovanni Sada, 22, respondia por roubo e ameaça contra mulher. Luiz Edu-ardo Juster Rauen, 18, também foi preso e não tinha antecedentes cri-minais.

Page 16: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013

Apesar da humildade e simplicidade, é com segurança que Ojanio Santos diz essa frase. Ele sabe que tem potencial e acumula resultados. Em ape-nas um ano, participou de mais de 30 corridas e conseguiu ficar entre os

primeiros na maioria delas. Para vencer, precisa de tempo. E de incentivo

16Perfil

V anderlei Cordeiro de Lima nasceu no inte-

rior do Paraná. Passou a in-fância ajudando os pais na roça e foi boia fria. Corria nas estradas de chão no lu-gar onde morava e enfren-tou as mesmas dificuldades que muitos atletas encaram em todo o Brasil. Sem in-centivo, sem dinheiro, sem tempo, se apegou apenas ao sonho de ser um grande atleta brasileiro. Conseguiu. Vanderlei foi bi-campeão dos Jogos Pan-Americanos e conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Foi o úni-co latino-americano outor-gado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior con-decoração de cunho huma-nitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico In-ternacional. Vanderlei con-trariou seu destino e che-gou onde queria. É nele que Ojanio Santos, de 25 anos, morador de Camboriú, se espelha para seguir seu so-nho.

Nascido na pequena cidade de Cipó, no interior da Bahia, Ojanio sonhava em ser jogador de futebol. Como não havia incenti-vo, se conformou em fazer o que era necessário para sobreviver. “Eu venho de família humilde, com dez anos já trabalhava na roça ajudando meus pais”, ele conta. Terminou o ensino médio e, na primeira opor-tunidade, deixou sua terra natal para tentar ter melho-res condições de vida.

A primeira tentativa foi no Rio de Janeiro, para onde partiu acompanhado de amigos tentar a vida de camelô. Ficou apenas dois meses na capital carioca e voltou para casa. Não ha-via desanimado e aguarda-va outra oportunidade. Foi quando um tio, que morava em Santa Catarina, ofereceu uma vaga de emprego. E as-sim, há cinco anos, Ojanio se instalou em Camboriú.

Chegou na cidade em pleno mês de julho, no meio do inverno que o pegou de surpresa. “No começo eu não gostei por causa do frio, minha terra é muito quente, foi muito difícil”, recorda. Mas se adaptou.

Logo nos primeiros meses na cidade conheceu

“Para ser um grande corredor, só falta tempo”

Gustavo Zonta/LP

Maitte, com quem é casado há dois anos. O casal ainda não tem filhos e mora no distrito do Monte Alegre, de onde Ojanio não preten-de sair tão cedo. “Gostei e acho que não saio mais da-qui não”, ele afirma, com o forte sotaque nordestino que não o deixa negar sua origem.

Ojanio tem fala lenta, mas passos rápidos. Quando começou a correr, um ano e três meses atrás, levava 38 minutos para percorrer dez quilômetros. Hoje faz

o mesmo trajeto em 33. “Eu evoluí bastante, ainda estou evoluindo”, afirma.

O atletismo entrou na vida de Ojanio como um hobby. Ainda na Bahia par-ticipou de algumas competi-ções, chegou ao pódio, mas não esperava se tornar um atleta profissional. “Eu já brincava correndo na praia e uns amigos me viram e incentivaram. A primei-ra competição foi a Meia Maratona Ecológica, entre Itajaí e Camboriú. Eu me inscrevi e cheguei entre os

20 primeiros, já na primeira competição que participei. Fui gostando”, ele conta.

E os resultados foram aparecendo. As paredes da casa de Ojanio são repletas de troféus que conquistou nas provas. “Espalho por tudo. Motiva. Cada vez que eu olho para eles, eu tenho mais vontade”, diz. Até ago-ra foram dois primeiros lu-gares, mas tem se destacado entre os dez em quase todas as competições das quais participa. “A minha corrida mais importante foi na Praia do Rosa. Tinha mais de mil competidores, eu nunca ti-nha feito uma corrida de aventura, fiz de tudo e ganhei. Foi onde me des-taquei”, rela-ta.

No do-mingo pas-sado, dia 13, Ojanio cor-reu a Track Field, em Balneário Camboriú. Ficou em segundo lugar. “Perdi para um triatleta patrocina-do. Ele só faz aquilo prati-camente. Eu sonho em ser patrocinado para poder fo-car nisso”, conta.

É que Ojanio ain-da não é profissional. Na carteira de trabalho, é re-gistrado como estoquista. Trabalha todos os dias, das 7h30min às 17h30min, em pé. Só treina à noite, na praia, em média uma hora e meia por dia. “Tem dias que eu chego em casa cansado, mas dá vontade e vou cor-rer”, conta.

É a força de vontade e superação que fazem Ojanio ir mais longe. Por se desta-car nas corridas, conseguiu apoio da Educative, empre-sa que faz assessoria es-portiva em Balneário Cam-boriú. Também foi atrás e

conseguiu ajuda da Funda-ção Municipal de Esportes - FME de Camboriú. Mas ainda falta muito para que o atleta consiga os resultados almejados.

“Para ser um grande corredor, só falta tempo”, ele avalia. E esse tempo só conseguirá se tiver apoio. “Trabalhar, treinar, pagar inscrições, transporte. É muito difícil”, lamenta. Ele explica: “Tenho muito gas-to. Preciso de tênis, roupas esportivas, e é tudo muito caro. Falta patrocínio para poder me dedicar e viajar. Tem corrida que tenho von-tade de ir, mas falta grana”.

Este problema, no en-tanto, não faz com que Oja-nio desanime. Pelo contrá-rio, vê no esporte uma nova possibilidade de vida para si mesmo e para muitas ou-tras pessoas. “Sou uma pes-soa humilde, gosto de aju-dar todo mundo. Às vezes, nas corridas, eu completo o meu percurso e volto para

acompanha r o pessoal do grupo para i n c e n t i v a r . Sou tratado com mui-to carinho, me dou bem. Faço amiza-de fácil”, re-lata.

E com o sorriso lar-go no rosto,

afirma: “Agora chego nas corridas e um monte de gen-te vem cumprimentar. Vem dar parabéns pela corrida. Isso dá cada vez mais von-tade de correr e chegar mais longe”.

Quem sabe, chegar a uma Olimpíada, como so-nha o atleta. E voltar para casa ostentando uma meda-lha, assim como seu ídolo, Vanderlei Cordeiro de Lima, conquistou. “Ainda dá tem-po”, reflete Ojanio, que já se diz realizado por ter con-seguido criar a vida que nem imaginava ter. “Quando saí da Bahia, nunca imaginei que isso tudo fosse acon-tecer. Nunca imaginei que um dia fosse aparecer na televisão, dar entrevista”. E isso é só o começo para um jovem que sonha e acredita que ainda será um exemplo de superação.

Quando saí da Bahia, nunca imaginei

que isso tudo fosse acontecer

Page 17: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 17Saúde

Rua Gustavo Richard, em frente à Praça das Figueiras

Tele-entrega 47 3365-1195 | 3365-2773

Àqueles que tanto se dedicam aos próximo através de suas profissões, nosso reconhecimento.

Parabéns a professores e médicos!

15 de outubro

Dia do Professor

18 de outubro

Dia do MédicoDr. Élcio Rogério KuhnenDiretor Técnico

Cirurgião GeralCRM 7907 SC | RQE 4795 SC

ESTAMPARIA E CONFECÇÃO

(47) 3361.5583 / [email protected]“Sua marca no esporte” Rua 2.870, 900 Centro Balneário Camboriú

A Vide Verso está sempre presente nos eventos esportivos de Camboriú. Nas roupasdos atletas ou na torcida pelo crescimento do esporte, contem sempre com a gente!

Gustavo Zonta/LP

Espera. Elizabeti já passou por uma série de exames desde o início deste ano, mas o tratamento ainda não começou

Em busca do tratamento para o câncer de mamaErros na solicitação e demora na realização de exames fazem com que o tratamento de Elizabeti Fratoni para o

câncer de mama seja adiado por mais de seis meses

Em 2008, em um exame de mamografia, um nódulo foi

detectado no seio de Elizabeti Fra-toni. Na época, não representava um risco e foi tratado com medi-cação. Mas ao longo dos anos, o problema aumentou. Em um exa-me realizado no início deste ano, foi detectado um nódulo de nível 3, que exige maiores cuidados. Começou, então, a busca de Eliza-beti pelo tratamento, que ainda não começou.

Ela conta que foi assim que o problema foi descoberto, foi encaminhada para a Unacon, em Itajaí, que serve como referência para os municípios da região no tratamento de pacientes com cân-cer. "Aí começou uma série de er-ros nos documentos que atrasaram tudo", conta Elizabeti.

O principal problema foi o erro no pedido de exames. Antes que a biopsia fosse feita, ela foi encaminhada para outros médicos e procedimentos que só poderiam ser feitos depois da biopsia, que ainda não tinha sido solicitada. "Me jogavam da Secretaria da Saúde daqui para lá e nada se re-solvia. Tive que mostrar meu seio para tanta gente que me senti hu-

Como procederA secretária de Saúde de Camboriú, Márcia Freitag, reconhe-ce que todo o problema em torno do caso de Elizabeti foi causado pelo erro na solicitação do exame. "Ela foi encami-nhada para dois exames sem ter feito a biopsia, que teria que ter sido feito antes. A demora ocorreu por isso, até que fosse detectado o erro, e aí demos o encaminhamento adequado", diz Márcia. Ela explica que agora Elizabeti já está seguindo todo o procedimento necessário para o tratamento. A demo-ra, admite a secretária, não poderia ocorrer porque pacientes com câncer devem ter atendimento prioritário no Sistema Úni-co de Saúde - SUS. É para agilizar este tratamento que todos os casos suspeitos e descobertos na cidade são encaminhados para a Unacon, em Itajaí. "Lá ela segue uma linha de cuidado específica", diz Márcia. Ela reforça a necessidade de mulheres fazerem o autoexame de mama e no caso de perceberem um possível nódulo, procurarem uma unidade de saúde para que seja dado início o encaminhamento adequado. De acor-do com Márcia, o problema vivido por Elizabeti foi causado por um erro burocrático que já está sendo resolvido.

milhada", desabafa.Ela chegou a voltar para

sua cidade natal, Jacinto Machado, para tentar agilizar o processo. "De lá entraram em contato com a Se-cretaria de Saúde daqui e só assim as coisas começaram a andar", ela conta.

Quando o erro foi des-coberto, Elizabeti foi finalmente encaminhada para a biopsia, feita no dia 24 de setembro. "Não deu coisa boa", ela lamenta. Novos exames foram pedidos para que o tratamento então começasse. Mais uma vez, Elizabeti esbarra em

problemas. "No hospital aqui, não queriam fazer o raio-x que eu pre-cisava. Tive que pedir, implorar, me humilhar", ela conta.

A moradora, que já entrou em contato com um advogado para tentar agilizar judicialmente o início de seu tratamento, chama a atenção para o modo com que mulheres com câncer são tratadas. "Encontrei descaso, falta de inte-

resse, incompetência. Meu trata-mento demorou todo esse tempo para começar por causa disso", afirma.

"Falam tanto do Outubro Rosa, da importância das mulhe-res se conscientizarem, fazerem o autoexame, mas quando descobri-mos o problema, o que acontece? O poder público não dá um enca-minhamento adequado", opina.

Page 18: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no SANTA REGINA em Camboriú, 58 m², 02dorm., sala de estar e jantar, cozinha integrada, BWC social, área de serviço, 01 vaga de ga-ragem, ENTREGA 11/13. R$ 150.000,00 Ref. 118205. Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC--3829J www.apolar.com.br

18

Vendo casa no bairro Cedro. 2 quartos, sala, cozinha, ba-nheiro. Barbada! R$ 200 mil. 9934-3098

Vendo casa c/ 5 quartos, sala cozinha, garagem. Rua Sa-mambaia, Monte Alegre. Tro-ca por sítio (motivo de saúde). 8486-5502

Vendo casa no Monte Ale-gre, rua Monte Serra Negra. 3 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, lavanderia, garag. 2 car-ros, churrasq. 478m2. Galpão no fundo. Valor a combinar. 3363-9126 c/ Darcilo.

Vendo casa no centro com ter-reno de 300 metros, com área total construída de 100m², 3 dormitorios, sala de estar e jan-tar, cozinha, wc social. Mais edicula com 1 suite e cozinha. R$ 300.000,00, proprietária tem interesse em permuta. 3365-5102 - 8422-3252

APOLAR IMÓVEIS – ÓTI-MA CASA DE ALVENARIA NO SANTA REGINA V, 02 suítes, 01 dorm. Sala de estar e jantar, cozinha mobiliada, cozi-nha externa com churrasqueira, garagem coberta para 03 car-ros, despensa, orquidário, semi mobiliada. R$ 430.000,00. Referência 118201 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-3829Jwww.apolar.com.br

Vendo sobrado c/ 1 suíte c/ sacada + 2 dorms., banheiro, sala de estar, lavabo, cozinha, área de serviço, churrasquei-ra, vaga 2 carros, 121,72m2, direto c/ construtora. Centro de Camboriú. 9920-8754

APOLAR IMÓVEIS – Ter-reno com 387 m² no Centro de Camboriú, ótima locali-zação, pronto para construir. R$ 250.000,00. Aceita pro-postas. Ref. 12165. Fone: (047) 3365-6820 CRECI--SC- Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Vendo sítio no Rio do Meio e Macacos. Aproximadamente 4 mil metros quadrados. Tratar: 8482-8315 CRECI 19348

Vendo ou troco terreno no Morro do Baiano, Braço de Camboriú. Troco por terreno em Piçarras ou região. Valor a combinar. Pronto p/ cons-truir. Falar c/ Wilson - 9659-9537

Vendo casa em Bombas, aprox. mil metros da praia, 2 quartos. Valor R$ 120 mil. Aceito troca por quitinete em Camboriú e Itapema. 3363-8428 / 8411-9355

Vendo sobrado no centro de Camboriú c/ salas co-merciais e terreno lateral. R$ 1,5 milhão. 8404-4306 - CRECI 19531

Vendo sobrados no bairro Santa Regina, com 2 dor-mitórios, sala, cozinha, wc social e lavabo, área de servi-ço, 1 ou 2 vagas de garagem, ótimo acabamento. Finan-ciamento pelo plano minha casa minha vida. 3365-5102 - 8422-3252

Vendo sobrado no bairro San-ta Regina III, 2 suítes, móveis sob medida, livre de enchen-te. 9273-5158

Vendo apto. com entrega pre-vista para abril de 2013, com 2 dorm., sala, cozinha, wc social, 1 vaga garag., sacada. Entrada facilitada e financiamento pelo minha casa minha vida. R$ 130 mil. 3365-5102 - 8422-3252

Vendo excelente sobrado geminado no bairro santa Regina VI, possui uma suíte com sacada, um dormitório, entrada facilitada, valor R$ 140.000,00 Fone: 8441-8252 / 9168-0424 / 33654995 CRE-CI.12.981

Vendo bela casa de tijolo a vista. Com ótima vista. Dois grandes quartos, sendo um suite. Ampla cozinha. Grande sacada com deck de madeira e lindo jardim. Valor: R$ 700 mil. 3365- 1956 / 9626-2626

Vendo 2 aptos. na planta, próx. Av. Minas Gerais, centro de Camboriú. Aceito terreno, carro ou parcelamento. 8431-0911

Vendo casa no centro de Camboriú, com 2 suítes mais 2 dormitorios, sala, cozinha, área de serviço. Por apenas R$ 250 mil. Ótima oportunidade. 3365-5102 - 9965-8610.

Vendo terreno 300m2, R$ 110 mil. Rua pavimentada, área no-bre. 9921-9054 / 8430-2598 - Creci 20250

Vendo ou troco por imóvel em Camboriú um terreno em Balneário Camboriú, no bairro dos Municípios, entre 5ª Av. e marginal, rua Canoi-nhas, nº 85. R$ 230 mil, ao lado da Marambaia, c/ 2 casas em cima. 9616-1536 / 3263-1401 c/ Almeida ou Cida

Vendo sobrado: 1 suíte c/ saca-da, 1 suíte, sala estar, cozinha e copa, lavabo, área de serviço, churrasqueira. Área de constru-ção de 75,20m2, pátio nos fun-dos, 2 vagas garag. Fone: (47) 3366-1468/9991-5580/9935-3509. CRECI 7075.

Vendo CASA DE ALVENA-RIA NO CENTRO DE CAM-BORIÚ, terreno com 344m², 156 m² de área construída, com-pleta área de lazer com churras-queira, 01 suíte, 02 dorm., sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, garagem coberta, jardim e amplo quintal .R$ 430.000,00. Ref. 118207. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-S-C-3829J. www.apolar.com.br

Vendo sobrado 2 dorm., sala, cozinha, garag. Sta Regina 2. R$ 60 mil de entr. + 120 prestações de R$ 1 mil direto c/ construtor. Aceita veículo. 47 3050-3030 / 9957-8004. CRECI 17991

Vendo lote com área de 490m2 em São Francisco do Sul. Valor de R$ 45 mil. (47) 8417-1222. Aceito car-ro no negócio

Vendo terreno c/ 2 casas em Lages, próx. ao centro da ci-dade, ou troco por outra casa na região de Camboriú. (49) 9971-3357

APOLAR IMÓVEIS – EX-CELENTE CASA DE ALVE-NARIA no Bairro São Fran-cisco, toda murada, Terreno com 300 m² , área construída de 90 m², ótima localização, 02 dorm., BWC social, sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, amplo espaço para quintal e jardim. SOMENTE R$ 160.000,00. ACEITA CAR-RO. Ref. 121628. Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC- 3829J www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS - EEx-celente IMÓVEL RESIDEN-CIAL E COMERCIAL com 480 m² de área construída, pró-ximo ao Forum, terreno com 360m², SALA COMERCIAL E APTO COM 03 DORM. E demais dependências, churras-queira, garagem, piscina e salão de festas. . Ref. 108201. R$ 750.000,00. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC - Prot. 1766 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no Centro, ESTÁCIO DE SÁ, 01 suíte + 01 dorm. Sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, sacada com churrasqueira, garagem privativa, portão eletrônico. R$ 190.000,00 PRONTO PRA MORAR! Referência 104643 Fone: (047) 3365-6820 CRE-CI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS - CASA DE ALVENARIA NO BAIRRO NOVA ESPERAN-ÇA – Balneário Camboriú, 02 dorm. E demais dependên-cias. CONDOMÍNIO FE-CHADO. Fácil acesso. Gara-gem privativa. R$ 140.000,00 Ref. 104658 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-3829J www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – TER-RENO NO BAIRRO AREIAS com 339 m², 15x22,60 CAM-BORIÚ, com 339 m², 15 m x 22,60 m, ÓTIMA LOCALI-ZAÇÃO! R$ 180.000,00. Re-ferência. 104633 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC - Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Procuro casa ou kitinete para alugar no centro, ou próximo ao centro, de Camboriú. Com cozinha, sala, podem ser inte-grados, com quarto e garagem. 8481-9007

Alugo 2 aptos. com 02 dorm. demais peças, com garagem coberta, no Bairro Areias Rua Bahia esq. Goiás. R$ 650,00. CRECI 19.531 - (47) 8404.4306

Alugo aptos em Balneário Camboriú de 1, 2 e 3 dormitó-rios. Tratar (47) 3367-2829

Alugo 3 salas comerciais de 105m2 em BC, próx. à Av. Central. R$ 2.300. Fones: 9739-5538 / 8828-2050

Alugo casa no bairro Cedro, 3 quartos, rua Rodrigo Fave-ri, 156. Fone: 9657-2081 ou 9659-9413.

Alugo apartamento 2 dor-mitórios, no Dom Amaro - próx. escola Clotilde. R$ 750. 9918-0503 c/ Júnior

Alugo casa na rua Pedro Saut Junior, 307. Kitinete. R$ 450 + água e luz. 9660-6332

Alugo sala comercial no re-sidencial Maria Helena, no Cedro. R$ 800. 9690-2762 / 9932-4180

Alugo kitinete na rua Jamaica, no bairro das Nações, em Bal-neário Camboriú. 3361-64701 / 9619-11646

Alugo SALA COMERCIAL, CENTRO, CAMBORIÚ. Ex-celente localização. 75m², re-formada, iluminação de emer-gência, copa, BWC mobiliado. (47) 9645-4290 CRECI/SC Prot.1765/13

APOLAR IMÓVEIS - SO-BRADO pronto para morar !!! 02 dorm., sala de estar e jantar, área de lazer com chur-rasqueira, cozinha integrada, área de serviço, garagem. R$ 140.000,00 Ref.104638. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC-3829J www.apo-lar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no CEN-TRO DE CAMBORIÚ, 89 m² de área privativa, 01 suíte + 02dorm. Sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, saca-da com churrasqueira, salão de festas, 02 VAGAS de garagem. R$ 350.000,00. MOBILIADO. Ótimas condições de pagto. Re-ferência 118203 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-3829J www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – Ex-celente sobrado no Bairro Ta-buleiro, 02 demi-suítes, sala de estar e jantar, cozinha, amplo quintal, BWC social, 02 va-gas de garagem, fácil acesso e fino acabamento. Somente R$ 200.000,00. Pronto pra mo-rar. Ref. 104627. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Vendo casa 2 dorm., piscina, churrasq., area de serviço, 1 BWC c/ hidro. R$ 320 mil. Area 415m2, Rio Pequeno. 3050-3030 / 9957-8004. CRECI 17991

[email protected] 3365-4893

Anuncie!É grátis

Imóveis Troca Empregos Automóveis MotosAluguel Negócios Serviços

vendaImóveiscasas

apartamentos sobrados

terrenos

aluguelImóveis

Vendo ap. no bairro Santa Regina, 2 quartos, bwc, sala, cozinha, área de serviço, chur-rasqueira, garagem, portão ele-trônico. R$135 mil. PRONTO PARA MORAR! Fone: (47) 3366-1468/9991-5580/9935-3509. CRECI 7075

Alugo apto., 2 dorm., R$ 750. Residencial Maria Helena, no Cedro. 9690-2762 / 9932-4180

Vendo ap. no centro de Cambo-riú: 1 dorm., sala / cozinha e chur-rasqueira integradas, pré-lança-mento. Entrega JAN/14. R$ 130 mil. (47) 99915580/99353509. CRECI 7075

Vendo casa no bairro Cedro. 2 quartos, R$ 135 mil. 9934-3098

Page 19: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013 19Classi PopularImóveis Troca Automóveis MotosAluguel Negócios ServiçosEmpregos Anuncie!

É GrátisAlugo sala comercial c/ 33m2, pon-to de antena parabólica, área externa coberta, banheiro c/ chuveiro. Em frente a Central de Luto. 9143-9749 (Tim) ou 84415025 (Oi).

Rua Cel. Benjamin Vieira, 50Sala 03 - centro

www.acacioimoveis.com.br

47 3365-3305

VENDO - Terreno de 300,00 m.² no centro com edificação R$ 270.000,00 - Ref. 0131.

VENDO - Casa de alvenaria com 3 quartos, 1 suíte, 3 vagas de garagem no centro. R$ 350.000,00 - Ref. 0133

VENDO - Sitio no Caetés de 2.730,00 m.² R$ 150.000,00 - Ref. 0100.

VENDO - Sítio no Cerro de 1.950,00 m.² com casa de alvenaria de 130,00 m.² R$ 400.000,00 - Ref. 0091

VENDO - Terreno no bairro São Francisco de 327,00 m.² com casa de 64,00 m.² R$ 150.000,00 Ref. -120

Vendo ou troco por Biz, equi-pamentos de salão de beleza completo semi-novo. R$ 3,5 mil. 9957-8004

Alugo kitnete no Rio do Meio, ao lado do Clube Brejeiros. 1 dorm, sala conj. cozinha, banheiro R$ 300,00 Fones: 47 99102018 / 48 98146650 e 48 32990993 Email: [email protected]

Contrata-se representante comer-cial para venda de suplemento ali-mentar e linha de produtos naturais. C/ carro e disponib. para atender BC e região. Interessados: (48) 9948-8860 ou [email protected]

Vendo barco de alumínio de 5 me-tros, c/ carretinha, emplacado e com motor. Valor a combinar. 3365-0216.

Contrata-se montador de móveis c/ veículo próprio e experiência na fun-ção. Salário a combinar. Atuação em Itajaí e região. Interessados ligar para (47) 9271-7971 c/ Ana

Vendo capa de sofá 2 e 3 lugares (aquela com estático/toda franzida) semi-nova. Valor R$ 80. 8481-9007 9908-1977.

Vendo vidraçaria já estabilizada e pronta para trabalhar com muita clien-tela e serviço. Rua Theonilia Simas Ramos, 130, centro de Camboriú.Alugo um apt. de 2 quartos, sala, co-

zinha, e demais dependências, com garagem privativa, no bairro da Bar-ra, em Bal. Camboriú, com aluguel mensal de R$ 850,00. Fone : 3363-6604 / 8405 4996

Alugo salas comerciais no centro de Camboriú, a 50mts do Posto de Saú-de Central. 8415-9510

Procuro sítio ou chácara para alu-gar. 3365-6205 / 8441-7440

Negócios

Empregos Vendo Fusca, branco, ano 83. Va-lor a combinar. 3365-2515 / 9725-5055 c/ Valdir

Vendo Classic Preto, 2012. Finan-ciado – R$ 18,5 mil já pagos. Assu-mir parcelas. Aceito propostas (moto ou carro de menor valor). 8431-0911

Vendo F1000, ano 89, hidráulica, gabinada, motor MWM. R$ 18 mil. Aceito carro no negócio. 9644-3548

automóveisVeículos

aluguelImóveis

Vendo viola caipira, teclado completo e 2 caixas amplificadoras multifunção profissionais. Falar com obreiro Neli-to. 9678-2230 / 8416-2805

Vendo urgente porta de elevação de 3 metros. Ótimo preço. Valor a combi-nar. 3365-2515 / 9725-5055 c/ Valdir

Vendo ar-condicionado da marca Ko-meco seminovo. Valor a combinar. 9135-1544

Vendo viola erudita em bom estado de conservação. 9967-0164

Cuido de crianças em minha casa, em Camboriú. 9164-7549

Contrata-se camareira. Falar com Luis. 3367-1616

Alugo galpão na rua Sassafrás, no bairro Taboleiro, 165m2. 3365-2969

A pedidos, a maior imobiliária de Itajaí em Minha Casa Minha

Vida, chega à Camboriú com sua forma pró-ativa e não-convencional

de atuar no mercado.

A atender nos dias úteis das 9h às 19h (sem fechar no almoço), e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h, e

das 13:30h às 17h.

9706.7987 Centro Comercial

Nuova Città, sala 25 (na rua da Delegacia)

A pagar parte da sua entrada. Informe-se.

3365.0025

Page 20: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 201320Variedades

[email protected]

oficiodedelicias.com.br

Twitter:@FariaPauloROfício de delícias

Chef paulo roberto faria

Os cupcakes estão ganhando a cada dia mais espaço nas festas e recep-ções. Além de serem gostosos, são bonitos e dependendo da decoração ganham um toque muito especial. Fugindo um pouco dos tradi-cionais cupcakes de chocolate e bauni-lha, trago uma recei-ta bastante inovado-ra, com sabor de pina colada. Experimente, você vai gostar.

Modo de fazer: Bolinhos: Bata a nata com o açúcar até quase virar manteiga, junte os ovos um a um e continue a bater. Acrescente a geleia de abacaxi e o leite de coco e bata mais um pouco. Em uma tigela, misture os ingredientes secos e com um batedor de arame vá incorporando a massa de manteiga (não bata muito para o bolinho ficar macio, quan-to mais bater libera mais glúten e o bolinho fica mais duro). Coloque em forminhas de papel próprias para cupcake e leve para assar em forno moderado por 15 minutos (de-pende do forno de cada um). Recheio: Bata a nata em ponto de chantilly juntamente com o pó para sorvete e o açúcar até ficar bem firme, acrescente o rum e a baunilha e misture muito bem, reserve. Cobertura: Leve ao fogo o açúcar e a água até formar uma calda em ponto de fio forte. Enquanto isso, bata as claras com a pitada de sal até formar picos firmes, quando a calda estiver em ponto de fio vá despejando a calda nas claras em neve com a batedeira ligada, deixe bater até esfriar o merengue. Montagem: Faça pequenas cavidades nos cupcakes e coloque um pouco do recheio, alise bem e com uma manga de confeitar usando um bico pitanga cubra os cupcakes. Se você possuir um maçarico, passe-o para queimar o merengue. Se não tiver, use coco ralado em floco para decorar os bolinhos. Rende 25 cupcakes.

Cupcakes de Pina Colada

Fotos: Paulo Roberto Faria/LP

Ingredientes:

Para o bolinho: 300 gramas de nata200 gramas de açúcar3 ovos grandes300 gramas de farinha de trigo50 gramas de coco seco1 colher de sopa rasa de fermento em pó1 colher de chá de bicarbonato de sódio1 colher de café de sal, 1 xícara de chá geleia de abacaxi½ xícara de chá leite de coco

Para o recheio: 300 gramas de nata ou creme de leite batido em chantilly1 colher de sopa de pó para sorvete sabor coco2 colheres de sopa de açúcar4 colheres de sopa de rum escuro 1 colher de sopa de baunilha branca ou açúcar de baunilha

Para a cobertura: 2 claras¾ de xícara de chá de açúcar3 colheres de sopa de água1 pitada de sal

Mesmo com energias positivas a do-minarem a semana, aconselha-se a

não atuar de forma impulsiva. Reaja apenas com base em informações seguras e obterá bons resultados. Seja mais transparente!Melhor dia: Quinta-feira

Está muito lúcido, objetivo e eficaz, marcando pontos em todas as situa-

ções. Os seus atos serão certeiros e, pode dizer-se, que o êxito marca o seu caminho, com rumo definido e passos certos.Melhor dia: Terça-feira

Áries Sagitário

Está dominado por uma conjuntura não muito favorável, que revela con-

fusão, desorientação e alguma inconsistên-cia nos caminhos. As relações já existentes passarão por algumas tensões.Melhor dia: Sábado

Leão

Libra

Deverá dar a máxima atenção às pessoas que o rodeiam, tentando

compreender os seus problemas e preocu-pações. Prudência nas suas relações profis-sionais. A impulsividade será prejudicial.Melhor dia: Sexta-feira

Gêmeos

Passará por dificuldades súbitas para as quais não encontrará saída imedia-

ta. Surgirão novas opções profissionais e entrará numa fase mais positiva. Uma via-gem pode ser subitamente decidida.Melhor dia: Quinta-feira

Aquário

Semana muito favorável. Indepen-dentemente dos problemas que possa

estar atravessando, vai se sentir tranquilo e muito confiante. Nos seus relacionamentos, terá o apoio e o carinho que necessita.Melhor dia: Sexta-feira

Deverá fazer um esforço para contro-lar todas as suas energias que estarão

exaltadas e poderão mesmo ser a causa para algumas reações inesperadas. No trabalho, conseguirá contornar todos os obstáculos.Melhor dia: Terça-feira

Touro Capricórnio

Qualquer que seja a sua situação, a previsão assinala movimentos e me-

lhorias num curto espaço de tempo, de forma repentina. Sentirá forças para correr riscos. Colherá de acordo com o que semear.Melhor dia: Quarta-feira

A conjuntura revela mensagem positi-va de progresso através da aproxima-

ção de pessoas certas, com afinidades e ob-jetivos compatíveis com os seus. Tendência à estabilidade na vida sentimental.Melhor dia: Segunda-feira

Virgem

O bom momento permite adotar pos-turas fortes, capazes de o libertarem

de cargas pessoais negativas e influências perturbadoras. Conseguirá pôr a sua vida em ordem. Fomente mais os seus contatos.Melhor dia: Terça-feira

Câncer Peixes

A conjuntura revela uma semana em que podem ocorrer imprevistos, embo-

ra a tendência seja para que tudo decorra de acordo com o que programou. Não deixe que nada abale a sua confiança. Melhor dia: Segunda-feira

Escorpião

Esta semana, arrisca-se a não en-contrar muita compreensão no seu

meio. Caso tenha que fazer opções, nome-adamente no campo profissional, pondere muito bem todas as circunstâncias.Melhor dia: Sexta-feira

HoróscopoNo médicoUma senhora levou a filha de 17 anos ao médico, queixando-se que a menina estava com vômitos, tonturas, e que tinha perdido o apetite.Após o término da consulta, o médico concluiu:— Minha senhora, a sua filha esta grávida de 3 meses!— A minha filha? Ela nunca esteve sozinha com um homem! Não é verdade, minha filha?— Eu nem sequer beijei ainda um homem, mãe!O médico armou-se de um binóculo que tirou da gaveta, aproximou-se da janela e ficou calado, a perscrutar o infinito…Passados minutos, a mãe, admirada e farta, perguntou ao médico o que se passava.O médico respondeu:— Da última vez que isto sucedeu, nasceu uma estrela no Oriente e chegaram três reis magos. Desta vez não vou perder o espetáculo!

Pecados em HollywoodEm uma igrejinha qualquer, lá em Hollywood, uma mulher entra no confessionário:— Padre... Quero me confessar!— Pois não, minha filha... Quais pecados você cometeu?— Fui infiel ao meu marido três vezes! Estou muito arrependida!— Três vezes?— É... Sou atriz de cinema faz pouco tempo, mas já dormi com o George Clooney, Richard Gere e Brad Pitt.— Lamento, minha filha, mas não posso te perdoar!— Por quê? A misericórdia do Senhor não é infinita?— Sim, filha, a misericórdia de Deus é infinita... Mas Ele jamais vai acreditar que você esteja arrependida!

Roubaram o carro— Pai ! Pai ! Acabaram de roubar nosso carro!— Você viu os ladrões?— Vi!— E você acha que conseguiria reconhecê-los?— Não, mas anotei a placa do carro.

Page 21: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013

Olá, pessoal! Faça da sua vida um sonho, do sonho uma saudade, da saudade uma realidade e da realidade uma verdade. Coloque em seu coração os sonhos que você tem, os poderes que lhe pertencem e o amor mais forte de que é capaz. E descobrirá a magia de ser feliz! Final de semana che-gando, é claro conferindo a agenda:

O que rola hoje, dia 18

Maria’s Itajaí Convention /Itajaí: Eles são a lenda viva da música brasileira e têm a “cara de SP”. Foi necessário encontrar um estilo, uma mar-ca, a forma original de inter-pretar com muito humor do co-tidiano paulista, que hoje todo mundo conhece há mais de sete décadas. Comemorando 70 anos, com especial humor, vocais e arranjos estruturados agradando dos mais antigos aos mais novos fãs. Atração: Show Nacional com Demônios da Garoa. Informações: (47) 9976-4562.

O que rola sábado, dia 19

Oktoberfest 2013/Blumenau:

SETOR 1:12h-14h: Restaurante – Alpen Musikanten – Blumenau/SC19h: Banda Cruzeiro21h30: Apresentação Folclórica21h45: Banda Milênio00h: Banda Champagne02h30: Banda Blumenshow05h: Encerramento

21

Up!Por Jaison Gardini

[email protected]@jaison31

Variedades

O simpático casal Pâmela e Thiago.

Arquivo pessoal/LP

O queVER

Por Anderson M. Duarte

Cinéfilo

[email protected]

Antes da Meia-Noite: Nove anos após os eventos de Antes do Pôr-do-sol, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescen-te que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancis-ta de sucesso, enquanto que Celine considera

seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo fran-cês. Drama\Romance\108 minutos\2013\Direção de Richard Linklater.

  Antes  da Meia‐Noite: Nove  anos  após  os  eventos  de Antes do Pôr‐do‐sol, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) vivem juntos em Paris, ao lado das  filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank  (Seamus Davey‐Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex‐esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve  ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto que  Celine  considera  seriamente  a  possibilidade  de  aceitar  um  emprego  junto  ao  governo francês. Drama\Romance\108 minutos\2013\Direção de Richard Linklater. 

  Os  Croods:  Em  plena  era  pré‐histórica,  escondidos  na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga  (Catherine Keener  / Bárbara Monteiro),  a  vovó  (Cloris  Leachman  / Mariângela Cantú),  o  garoto  Thunk  (Clark Duke  /  Fred Mascarenhas),  a  pequena  e  feroz  Sandy  (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma  família  liderada  por  um  pai  que morre  de medo  do mundo  exterior.  Só  que  grandes 

Os Croods: Em plena era pré-histórica, escon-didos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga (Catherine Keener / Bárbara Monteiro), a vovó (Cloris Leachman / Mariângela Cantú), o garoto Thunk (Clark Duke / Fred Mascarenhas), a pequena e feroz Sandy (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exte-rior. Juntos, eles enfrentam grandes desafios para se adaptar a uma nova e divertida era. Animação\98 minutos\2013\Direção de Chris Sanders e Kirk De Micco.

  Antes  da Meia‐Noite: Nove  anos  após  os  eventos  de Antes do Pôr‐do‐sol, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) vivem juntos em Paris, ao lado das  filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank  (Seamus Davey‐Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex‐esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve  ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto que  Celine  considera  seriamente  a  possibilidade  de  aceitar  um  emprego  junto  ao  governo francês. Drama\Romance\108 minutos\2013\Direção de Richard Linklater. 

  Os  Croods:  Em  plena  era  pré‐histórica,  escondidos  na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug (Nicolas Cage / Hércules Franco), a esposa Ugga  (Catherine Keener  / Bárbara Monteiro),  a  vovó  (Cloris  Leachman  / Mariângela Cantú),  o  garoto  Thunk  (Clark Duke  /  Fred Mascarenhas),  a  pequena  e  feroz  Sandy  (Randy Thom / Pâmela Rodrigues) e a jovem Eep (Emma Stone / Luísa Palomanes). Eles são os Croods, uma  família  liderada  por  um  pai  que morre  de medo  do mundo  exterior.  Só  que  grandes 

As Vantagens de Ser Invisível: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a an-dar com ele. Romance\2012\103 minutos\Direção de Stephen Chbosky.

transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba  conhecendo o  também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um  incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora,  juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era. Animação\98 minutos\2013\Direção de Chris Sanders e Kirk De Micco. 

 As Vantagens  de  Ser  Invisível:  Charlie  (Logan  Lerman)  é um  jovem que  tem dificuldades para  interagir em  sua nova escola. Com os nervos à  flor da pele, ele  se  sente deslocado no ambiente. Seu professor de  literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos,  Patrick  (Ezra  Miller)  e  Sam  (Emma  Watson),  passam  a  andar  com  ele. Romance\2012\103 minutos\Direção de Stephen Chbosky. 

 Além Da  Escuridão  ‐  Star  Trek:  Em  sua nova missão,  a tripulação  da  nave  Enterprise  é  enviada  para  um  planeta  primitivo,  que  está  prestes  a  ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock  (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que  irá  congelar  a  lava  incandescente.  Entretanto, 

Além Da Escuridão - Star Trek: Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é envia-da para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos se-res primitivos que habitam o planeta. A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coor-dena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Ficção Científica\ 2013\130 minutos\direção de J.J Abrams.

transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba  conhecendo o  também jovem Guy (Ryan Reynolds / Raphael Rossatto) e ele vai apresentar um  incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora,  juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era. Animação\98 minutos\2013\Direção de Chris Sanders e Kirk De Micco. 

 As Vantagens  de  Ser  Invisível:  Charlie  (Logan  Lerman)  é um  jovem que  tem dificuldades para  interagir em  sua nova escola. Com os nervos à  flor da pele, ele  se  sente deslocado no ambiente. Seu professor de  literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos,  Patrick  (Ezra  Miller)  e  Sam  (Emma  Watson),  passam  a  andar  com  ele. Romance\2012\103 minutos\Direção de Stephen Chbosky. 

 Além Da  Escuridão  ‐  Star  Trek:  Em  sua nova missão,  a tripulação  da  nave  Enterprise  é  enviada  para  um  planeta  primitivo,  que  está  prestes  a  ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock  (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que  irá  congelar  a  lava  incandescente.  Entretanto, 

SETOR 2 12h-14h: Restaurante – Trio Ale-gria19h: Banda Musical Germânica 21h30: Apresentação Folclórica21h45: Chopp em Metro22h: D’Rauschberger Zell - Ale-manha01h: Banda Cavalinho02h45: Banda Primavera05h Encerramento

SETOR 3 18h: Abertura - Som mecânico19h: Stadkapelle21h15: Apresentação Folclórica21h30: Musik Ministerium Áus-tria - Áustria00h: Banda do Caneco02h30: Banda Bavária05h Encerramento

BIERGARTEN 12h: Grupo Musical Ritmos e Tradições14h15: Freunde Musikanten16h30: Vila Buam (Os Vilanen-ses) 19h: Banda Blumenthal21h30: Apresentação Folclórica21h45: Banda Alma Germânica 00h15: Banda Tal’s Buam02h45: Oktoberkrainer05h: Encerramento

Ótima semana e até mais!

Grupo Demônios da Garoa se apresenta em Itajaí.

Divulgação/LP

Page 22: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013

Esporte22

Assista o programa de segunda a sexta, a partir das 18h na TV Litoral Panorama.

Canal 11 - Balneário Camboriú e CamboriúCanal 15 cabo - Balneário Camboriú

[email protected] - (47) 9977-1842www.pcnacidade.com.br

Equipe de Futsal de Camboriú avança no Estadual Sub-15

Time de futebol de salão da ADAC/FME Camboriú/Recriarte teve 100% de aproveitamento na etapa e está entre os oito melhores de Santa Catarina

Com 100% de aproveita-mento, os meninos do

futsal da ADAC/FME Cam-boriú/Recriarte garantiram a vaga na fase semifinal do Campeonato Estadual sub 15. A equipe de Camboriú con-quistou três vitórias em três partidas realizadas em Cam-pos Novos, vencendo For-

quilhinhas por 2 a 1, Hering Blumenau por 6 a 4 e o time de Campos Novos por 3 a 2.

Com estes resultados, a equipe camboriuense está ga-rantida entre as oito melhores do Estado. “Acredito que pela pontuação que fizemos, de-vemos trazer uma das etapas para casa e o apoio da torcida

de Camboriú irá nos ajudar muito”, afirmou o treinador da equipe, Gilvan Meireles.

Agora, os meninos do futsal camboriuense aguar-dam a definição dos grupos da próxima fase da compe-tição, que é organizada pela Federação Catarinense de Futsal.

Camboriú FC conquista vaga na segunda fase do

Catarinense sub-15Equipe venceu o São José no final de semana no estádio Robertão pelo placar de 1x0 e garantiu

vaga na próxima fase da competição

Os meninos do Camboriú Futebol Clube entraram

em campo no último final de semana, no Estádio Roberto Santos Garcia, o Robertão, em partida válida pelo Campeonato Catarinense sub-15. Em con-fronto direto, valendo vaga na segunda fase da competição, o jogo contra o time de São José foi bastante movimentado, mas os meninos da Cambura vence-ram pelo placar de 1 a 0, gol de Misael.

“Foi uma partida bem

Classificados. Já na segunda fase da competição, equipe aguarda definição da tabela pela Federação

Divulgação/LPClassificados. Garotos venceram todas as partidas da etapa, realizada em Campos Novos

Divulgação/LP

Meninas conquistam o 2° lugar em etapa do Estadual de Vôlei de Praia

As garotas Samille Colla e Ariane Moraes, vice-campeãs do Joguinhos Abertos, disputaram no final de semana, em São José, da terceira etapa do Campeonato Catarinense de Vôlei de Praia categoria sub-19. Representando Camboriú, Samille e Ariane venceram quatro das cinco partidas disputadas, ficando com a segunda colocação do campeonato. As meninas perderam apenas para Itapema na final, como nos Joguinhos Abertos. “As meni-nas tem se superado e trazendo excelentes resultados para Camboriú”, afirmou o presiden-te da Fundação Municipal de Esportes - FME, Altamir Montibeller.

Divulgação/LP

disputada, mas nossos atletas estão se superando a cada jogo. Conseguimos nos classificar em segundo lugar no grupo, atrás apenas do Avaí”, comen-tou Altamir Montibeller Filho, um dos responsáveis pelo time, que mantém parceria com a GM Soccer, empresa responsável por revelar talentos da região.

O Camboriú Futebol Clu-be aguarda a definição da tabela da próxima fase da competição, que é organizada pela Federa-ção Catarinense de Futebol.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Camboriú / 1ª Vara CívelRua São Paulo, 1271, Loteamento Santa Regina III, Areias - CEP 88345-662, Fone: 47, Camboriú-SC - Email:[email protected] de Direito: Juliano Rafael BogoEscrivão: Taiana Mariel Nascimento

EDITAL DE INTERDIÇÃO - Art. 1184, do CPC - PRAZO DO EDITAL: 10 DIASProcedimento Ordinário nº 0800353-96.2012.8.24.0113Requerente: Marilde Inês Vanin klass e outros:

Interdito(a)(s): Helena Esther Vanin, Rua Antônio Maria de Souza, 17, Centro - CEP 88340-000, Camboriú-SC, CPF 287.170.589-53, RG 365.473, Viúva, brasileira, Aposentada. Doença Mental Diagnosticada: Alzherimer (CID G30). Data da Sentença: 17/07/2013. Curador(a) Nomeado(a): Mariléia Vanin. Por intermédio do presente, os que virem ou dele conhecimento tiverem, ficam cientes de que, neste Juízo de Direito, tramitaram re-gularmente os autos do processo epigrafado, até sentença final, sendo decretada a me-dida postulada, conforme transcrito na parte superior deste edital, e nomeado(a) o(a) curador(a), o(a) qual, aceitando a incumbência, prestou o devido compromisso e está no exercício do cargo. E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 3 vez(es), com intervalo de 10 dias na forma da lei.

Camboriú (SC), 22 de julho de 2013.

Page 23: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 2013

Fim da polêmicaA pista improvisada de skate que foi instalada pela Fundação Municipal de Esporte em frente ao ginásio Irineu Bornhau-sen, no centro da cidade, e gerou muita polêmica entre mo-radores e comerciantes está com os dias contados. A FME e a Associação de Skate de Camboriú definiram esta semana que os obstáculos que estão no local serão transferidos para outro ponto da cidade, provavelmente no bairro Santa Regi-na. A mudança vem para atender o pedido da comunidade, que entregou até um abaixo-assinado para a prefeita Luzia Coppi entendendo que o pátio do ginásio do centro não era o local adequado para a pista improvisada. Além disso, no começo do ano que vem uma pista oficial deve começar a ser construída pela Prefeitura para a prática oficial do esporte. Antes disso, um evento, promovido pela Associação de Ska-te de Camboriú, vai marcar a mudança dos obstáculos. No dia 23 de novembro, a entidade deve reunir skatistas de toda a região no local para fazer uma despedida dos obstáculos.

Taça Cidade de FutsalSe você gosta de bater aquela bola nas quadras de futebol espalhadas pela cidade, você tem uma chance de mostrar todo o seu talento para a cidade. Estão abertas as inscri-ções para mais uma edição da Taça Cidade de Futebol de Salão. A data final para a inscrição de sua equipe é o dia 5 de novembro, sem prorrogação. A taxa para participar da competição é de R$ 300 por time. Os primeiros colocados serão premiados com troféus e medalhas. O congresso téc-nico que vai definir a fórmula de disputa do torneio e todos os detalhes da competição acontece no dia 5, às 19h, na sede da FME, no estádio Robertão. A primeira partida da competição está marcada para o dia 8 de novembro.

Camboriuense no octógonoA 17ª edição do Nitrix Champion Fight, o maior evento de MMA de Santa Catarina, já tem data para acontecer: dia 3 de novembro, em Balneário Camboriú. O card do evento foi divulgado pela organização e o camboriuense Gilberto Gal-vão, o Giba, está entre os participantes. O lutador de Cam-boriú vai fazer sua primeira luta após fazer uma cirurgia nas pernas. Ele vem se preparando há meses para voltar para o octógono. Giba, da Company Fight/RFT, enfrenta Guilherme Bozoli, da Bronx’s Team. O Nitrix 17 terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Canal Combate. O valor dos in-gressos é R$ 25 para arquibancada e R$ 35 para cadeira vip.

Campeonato de BochaInicia na terça-feira, dia 22, o Campeonato Municipal de Bocha de Camboriú. A competição é promovida pela Fun-dação Municipal de Esportes e conta com o apoio da As-sociação de Bocha e Bolão de Camboriú em parceria com as canchas de bocha da cidade. Participam da competição oito equipes. Elas se enfrentarão em sistema de rodízio, todos contra todos, classificando as quatro melhores para um quadrangular decisivo. A abertura do campeonato será na cancha do Centro de Múltiplo Uso, localizada no bairro Areias, a partir das 19h. Na sequência, serão realizados os jogos da 1ª rodada, que são: Múltiplo Uso X Cancha do MitoRaka A X Cancha do TaícoOdir Barni X Raka BCancha do João X Cancha do Chirom

69

Sábado das 15h às 18h

Esporte

Em Cima da Linha

Email: [email protected]

por Gustavo Zonta

Twitter: @gugazonta

23

Estaleiro e Figueirense/Show Ball disputam a taça do Amador

Partida que vai definir o grande campeão do Campeonato Amador de Futebol está marcada para hoje, às 19h30min, no estádio Roberto Santos Garcia

Hoje, sexta-feira, 18, é dia de decisão no Cam-

peonato Amador de Futebol de Campo de Camboriú. A principal competição de fu-tebol da cidade chega a sua grande final. A taça será dis-putada entre as equipes do Estaleiro e Figueirense/Show Ball. A partida acontece no estádio Roberto Santos Gar-cia, o Robertão, a partir das 19h30min.

Estaleiro e Figueiren-se/Show Ball chegaram à final do Amador depois de disputarem jogos semifinais eletrizantes. O primeiro foi

decidido nos pênaltis. De-pois de um jogo equilibrado e o empate de 0 a 0 no tempo normal, a equipe Figueiren-se/Show Ball venceu por 5 a 4 o União da Vila nas pena-lidades. Já na segunda parti-da, realizada na terça-feira, dia 15, o Estaleiro venceu por 3 a 1 o Vitória Camboriú e também garantiu a vaga na decisão.

Na primeira fase da competição, ainda nas dispu-tas dentro das chaves, Esta-leiro e Figueirense/Show Ball se enfrentaram pelo Campeo-nato Amador. A partida aca-

bou empatada em 2x2. Sinal de que o jogo de hoje prome-te ser bastante disputado.

Tanto a equipe do Es-taleiro quanto a do Figuei-rense/Show Ball já conquis-taram taças do Amador de Camboriú em outras edições. Resta saber agora quem será o grande campeão de 2013.

Os organizadores da competição, promovida pela Fundação Municipal de Espor-tes, aguardam um bom público para o jogo de hoje. Em caso de chuva, a partida deverá ser transferida para a próxima se-mana.

Alunos da Kadiz ganham um Dia das Crianças especial

Atletas de todas as faixas etárias participaram da confraternização e ainda puderam levar a família para aproveitar muitas brincadeiras

Divulgação/LP

Além de fazerem o que mais gostam, jogar futebol, os

alunos da escolinha de futebol Kadiz participaram de um tor-neio diferente em comemoração ao Dia das Crianças. No domin-go, dia 13, os jogos foram bem disputados mas, desta vez, to-dos eles foram premiados como “crianças campeãs” com meda-lhas e uma tarde especial.

Festa. Atletas das escolinhas de futebol da Kadiz se divertem durante torneio de Dia das Crianças

O evento aconteceu no Condomínio Caledônia, da construtora e incorporadora G. Laffitte, em Camboriú. Os qua-se 300 atletas do projeto partici-param da competição e puderam levar os pais, irmãos e amigos para aproveitar as atrações. Música animada, cama elásti-ca, piscina de bolinhas, tobogã, pintura facial, barraquinhas com

pipoca, algodão doce, mini dog, crepe e outras delícias fizeram a alegria da garotada.

Os jogos de futebol fo-ram disputados entre as equipes de mesma faixa etária: sub-7, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. Todos receberam as medalhas de participação. “O principal objetivo, além de uma atividade diferente pelo Dia das Crianças, foi promover a integração entre os alunos. Outra questão impor-tante é a oportunidade que eles estão tendo, muitos vêm de fa-mílias muito humildes e em ris-co social, às vezes eles não têm acesso a esses eventos, aos brin-quedos a um lugar bonito como esse. Isso é muito motivador”, afirma Altair Kadiz dos Santos, coordenador da Kadiz Esporte e Lazer.

Page 24: 239

Jornal Linha Popular - Camboriú, 18 de outubro de 201324

´

Dia dos ProfessoresUm obrigado à equipe do Espaço Criança por ensinar aos alunos que a vida vale a pena e que educar não é apenas dar aulas. Mais que isso: é dar lições de vida!

Uma homenagem de Raquel e Beto

Cidade

Fotos: Gustavo Zonta/LP

Destruição. Armas e CDs de jogos foram destruídos por um rolo compressor

Mais de 800 armas de brinquedo e jogos violentos são destruídos

Campanha “Armas, nem de brincadeira” foi encerrada nesta semana depois de dois meses de troca de armas de brinquedo por livros

Isaque Fernandes, de 10 anos, já aprendeu a lição:

não brinca mais com réplicas de armas. “Prefiro o skate e futebol”, ele afirma. Isaque foi uma das crianças da rede municipal de ensino incenti-vada a trocar armas de brin-quedo e jogos violentos por livros nos últimos dois meses, durante a campanha “Armas, nem de brincadeira”. O pro-jeto encerrou na quarta-feira, dia 16, durante a Semana Mu-nicipal do Desarmamento In-fantil, instituída em 2011.

A terceira edição da campanha iniciou na escola Joaquim Magalhães com a troca de réplicas de arma por brinquedos antigos, como bil-boquê. O trabalho envolveu nove escolas da rede munici-

pal e encerrou com a arreca-dação de 823 réplicas de re-vólveres, espadas, estilingues e jogos de vídeo game consi-derados violentos.

Desenvolvida em par-ceria entre as secretarias de Desenvolvimento e Assis-tência Social e Educação, a campanha foi considerada um sucesso por um de seus idea-lizadores, Manoel Mafra, do Núcleo de Prevenção às Dro-gas e à Pedofilia. “Esta ação é importante para que possamos direcionar as crianças para o caminho do bem”, disse Ma-noel.

Para o secretário de De-senvolvimento Social, John Lenon Teodoro, se trata de “um trabalho efetivo na pre-venção da violência envol-

vendo crianças e adolescen-tes”. Os idealizadores ainda explicam que além de cons-cientizar as crianças, a cam-

panha busca informar os pais.Esta edição foi encer-

rada no ginásio que fica em frente à escola Abalor Amé-

rico Madeira, no Conde Vila Verde. A unidade de ensino já registrou diversos problemas de violência envolvendo os alunos. Para a diretora Ma-rilda Mendes, a campanha é importante tanto para a segu-rança quanto para a educação. “Eles se envolveram bastante. Não é só pelo desarmamen-to, é também pelo incentivo à educação através da troca das armas de brinquedo pelos livros. A campanha é dupla-mente viável”, analisa.

O evento de encerra-mento da terceira edição da campanha contou com apre-sentações culturais e a des-truição dos objetos arrecada-dos por um rolo compressor. O material foi enviado para reciclagem.