23 de agosto - dos escritos de santa rosa de lima, virgem

2
SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM PATRONA DA AMÉRICA LATINA (FESTA) 23 de Agosto Nasceu em Lima (Peru) no ano 1586; quando vivia em sua casa dedicou-se já a uma vida de piedade e de virtude, e quando vestiu o hábito da Terceira Ordem de São Domingos fez grandes progressos no caminho da Penitência e da Contemplação mística. Morreu dia 24 de Agosto de 1617. DOS ESCRITOS DE SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM (AO MÉDICO CASTILLO: EDIÇÃO L. GETINO, A PATRONA DA AMÉRICA, MADRID 1928, PP. 54-55) SEGUNDA LEITURA – OFÍCIO CONHEÇAMOS O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO O CONHECIMENTO O Salvador levantou a voz e disse, com incomparável Majestade: “Conheçam todos que a Graça segue à tribulação. Saibam que sem o peso das aflições não se chega ao cume da Graça. Compreendam que, conforme o acréscimo dos trabalhos, se aumenta juntamente a medida dos carismas. Que ninguém se engane: esta é a única verdadeira escala do Paraíso, e fora da Cruz não há Caminho por onde se possa subir ao Céu!” Ouvidas estas palavras, sobreveio-me um ímpeto poderoso de pôr- me no meio da praça para gritar com grandes clamores, dizendo a todas as pessoas, de qualquer idade, sexo, estado e condição que fossem: “Ouvi, povo; ouvi, todo o género de pessoas: da parte de Cristo e com palavras tomadas da Sua própria boca, eu vos aviso: Que não se adquire Graça sem padecer aflições; há necessidade de trabalhos e mais trabalhos, para conseguir a participação íntima da divina natureza, a Glória dos Filhos de Deus e a perfeita formosura da alma”. Este mesmo estímulo impulsionava-me impetuosamente a pregar a formosura da divina Graça, angustiava-me e fazia-me suar e ansiar. Parecia-me que já não podia a alma deter-se no cárcere do corpo, senão que se teria que romper a prisão e, livre e só, com mais agilidade, se teria que ir pelo mundo, gritando: “Oh, se conhecessem os mortais que grande coisa é a Graça, que formosa, que nobre, que preciosa, quantas riquezas esconde em si, quantos tesouros, quantos júbilos e delícias! Sem dúvida empregariam toda a sua diligência, afãs e desvelos em procurar penas e aflições; andariam todos pelo mundo em busca de moléstias, doenças e tormentos, em vez de aventuras, por

Upload: luis-boavida

Post on 21-Jun-2015

237 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 23 de Agosto - Dos Escritos de Santa Rosa de Lima, Virgem

SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM PATRONA DA AMÉRICA LATINA (FESTA) 23 de Agosto

Nasceu em Lima (Peru) no ano 1586; quando vivia em sua casa dedicou-se já a uma vida de piedade e de virtude, e quando vestiu o hábito da Terceira Ordem de São Domingos fez grandes progressos no caminho da Penitência e da Contemplação mística. Morreu dia 24 de Agosto de 1617.

DOS ESCRITOS DE SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM(AO MÉDICO CASTILLO: EDIÇÃO L. GETINO, A PATRONA DA AMÉRICA, MADRID 1928, PP. 54-55)

SEGUNDA LEITURA – OFÍCIO

CONHEÇAMOS O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO O CONHECIMENTO

O Salvador levantou a voz e disse, com incomparável Majestade: “Conheçam todos que a Graça segue à tribulação. Saibam que sem o peso das aflições não se chega ao cume da Graça. Compreendam que, conforme o acréscimo dos trabalhos, se aumenta juntamente a medida dos carismas. Que ninguém se engane: esta é a única verdadeira escala do Paraíso, e fora da Cruz não há Caminho por onde se possa subir ao Céu!”

Ouvidas estas palavras, sobreveio-me um ímpeto poderoso de pôr-me no meio da praça para gritar com grandes clamores, dizendo a todas as pessoas, de qualquer idade, sexo, estado e condição que fossem: “Ouvi, povo; ouvi, todo o género de pessoas: da parte de Cristo e com palavras tomadas da Sua própria boca, eu vos aviso: Que não se adquire Graça sem padecer aflições; há necessidade de trabalhos e mais trabalhos, para conseguir a participação íntima da divina natureza, a Glória dos Filhos de Deus e a perfeita formosura da alma”.

Este mesmo estímulo impulsionava-me impetuosamente a pregar a formosura da divina Graça, angustiava-me e fazia-me suar e ansiar. Parecia-me que já não podia a alma deter-se no cárcere do corpo, senão que se teria que romper a prisão e, livre e só, com mais agilidade, se teria que ir pelo mundo, gritando: “Oh, se conhecessem os mortais que grande coisa é a Graça, que formosa, que nobre, que preciosa, quantas riquezas esconde em si, quantos tesouros, quantos júbilos e delícias! Sem dúvida empregariam toda a sua diligência, afãs e desvelos em procurar penas e aflições; andariam todos pelo mundo em busca de moléstias, doenças e tormentos, em vez de aventuras, por conseguir o tesouro inestimável da Graça. Esta é a mercadoria e lucro último da constância no sofrimento. Ninguém se queixaria da Cruz nem dos trabalhos que lhe caem em sorte, se conhecesse as balanças onde se pesam para reparti-los entre os homens”.

RESPONSÓRIO 1Co 1, 27. 28-29; Sal 137, 6

R. O néscio do mundo escolheu-o Deus para confundir os sábios; escolheu o que não conta, para anular o que conta; * de modo que ninguém possa gloriar-se na presença do Senhor.V. O Senhor é sublime, fixa-Se no humilde, e de longe conhece o soberbo.R. De modo que ninguém possa gloriar-se na presença do Senhor.