22868_caligrafia_técnica

5
  1 Caligrafia Técnica Escrever é desenhar, ou seja, é representar os símbolos gráficos que caracterizam os sons (letras). No século XX, a escrita caligráfica (caligrafia deriva do grego: cali=belo, grafia=escrita) se revolucionou devido à facilidade de acesso ao computador de várias áreas, particularmente as Artes Gráficas. O emprego da letra bastão na caligrafia técnica surgiu da necessidade de uma escrita legível e uniforme, principalmente nas áreas técnicas e industriais. Isso porque a escrita cursiva (à mão livre) pode ser ou não legível. Assim, a ABNT padronizou a utilização da caligrafia bastão nos escritos técnicos, pois além da legibilidade e uniformidad e, precisam ser adequad os a microfilmagem e outros processos de reprodução (norma NBR 8402). É constituída por pequenos bastões retos (horizontais, verticais e inclinados) e pequenas curvas, pois assim são mais fáceis de serem desenhados. Classificam-se quanto ao tamanho em: maiúsculas e minúsculas, podendo ser verticais ou inclinadas. Caso você deseje encon trar em seu editor de texto, o word, existe uma fonte cham ada ISOCT com as mesmas características da letra bastão. Padrão vertical Padrão inclinado (75º) ABCDEFGHIJKLMN OPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmn opqrstuvwxyz 123456789 ABCDEFGHIJKLMN OPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmno pqrstuvwxyzxyz 123456789 Ao desenhar as letras tipo bastão, você deve observar que: a) a altura d as letras min úsculas deve ser 7/10 o u 2/3 da altura das letras maiúsculas; b) a altura dos algarismos é a mesma das letras maiúsculas; c) as letras de vem ser dese nhadas a poiadas em duas linhas p aralelas com traçado fino e claro (linh as de guia); d) os espaços entre as letras devem proporcionar boa legibilidade. Tais espaços podem ser iguais, como na figura 1, ou variados, dependendo da forma das letras vizinhas, como na figura 2; e) os espaços entre as palavras devem ser maiores que os espaços entre as letras; f) a acentuação e a pontuação devem seguir o mesmo padrão. Referências bibliográficas: JORGE, S. Desenho Geométrico: i déias e imagens. Ed. Saraiva: SP,1999 v1.158p. NBR 8402. Execução de caracter para e scrita em desenho técnico.  ABNT: RJ,1994. 4p. 

Upload: francisco-barbosa

Post on 06-Jul-2015

1.299 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/8/2018 22868_Caligrafia_técnica - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/22868caligrafiatecnica 1/4

 

  1

Caligrafia Técnica

Escrever é desenhar, ou seja, é representar os símbolos gráficos que caracterizam os sons (letras).No século XX, a escrita caligráfica (caligrafia deriva do grego: cali=belo, grafia=escrita) se revolucionou

devido à facilidade de acesso ao computador de várias áreas, particularmente as Artes Gráficas.O emprego da letra bastão na caligrafia técnica surgiu da necessidade de uma escrita legível e uniforme,

principalmente nas áreas técnicas e industriais. Isso porque a escrita cursiva (à mão livre) pode ser ou nãolegível. Assim, a ABNT padronizou a utilização da caligrafia bastão nos escritos técnicos, pois além dalegibilidade e uniformidade, precisam ser adequados a microfilmagem e outros processos de reprodução(norma NBR 8402).

É constituída por pequenos bastões retos (horizontais, verticais e inclinados) e pequenas curvas, poisassim são mais fáceis de serem desenhados.

Classificam-se quanto ao tamanho em: maiúsculas e minúsculas, podendo ser verticais ou inclinadas.Caso você deseje encontrar em seu editor de texto, o word, existe uma fonte chamada ISOCT com asmesmas características da letra bastão.

Padrão vertical Padrão inclinado (75º)

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmn

opqrstuvwxyz

1234567890 

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmno

pqrstuvwxyzxyz

1234567890  

Ao desenhar as letras tipo bastão, você deve observar que:a) a altura das letras minúsculas deve ser 7/10 ou 2/3 da altura das letras maiúsculas;b) a altura dos algarismos é a mesma das letras maiúsculas;c) as letras devem ser desenhadas apoiadas em duas linhas paralelas com traçado fino e claro (linhas deguia);d) os espaços entre as letras devem proporcionar boa legibilidade. Tais espaços podem ser iguais, como nafigura 1, ou variados, dependendo da forma das letras vizinhas, como na figura 2;e) os espaços entre as palavras devem ser maiores que os espaços entre as letras;f) a acentuação e a pontuação devem seguir o mesmo padrão.

Referências bibliográficas:

JORGE, S. Desenho Geométrico: idéias e imagens. Ed. Saraiva: SP,1999 v1.158p.NBR 8402. Execução de caracter para escrita em desenho técnico. ABNT: RJ,1994. 4p. 

5/8/2018 22868_Caligrafia_técnica - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/22868caligrafiatecnica 2/4

 

  2

Formatos das folhas de Desenho

“Os papéis a serem utilizados em desenho técnico, deverão ter dimensões que correspondam a um dosformatos da série A normatizados pela A.B.N.T.. Todos os formatos desta série derivam-se do formato A 0,que contendo dimensões de 841mm x 1189mm, possui área igual a 1m 2. A partir deste formato, ao dividir-seao meio o seu maior lado encontrar-se-á o formato imediatamente inferior, e assim sucessivamente (A 0, A1,A2, A3...).”(Estephanio, Carlos. Desenho Técnico:uma linguagem básica.-página 37-2ªed.-Rio de Janeiro,1994) 

Legenda

“A legenda é a parte integrante das pranchas para desenho técnico destinada a conter entre outras

informações: nome da empresa ou colégio; número, título e autor do desenho;escala e datas. Em termosindustriais, cada empresa possui seu próprio padrão de legenda, normalmente já impressa ou carimbada, nafolha para desenho.

A legenda deve situar-se no canto inferior direito da folha, tanto nas folhas posicionadas horizontalmentecomo verticalmente.“(Estephanio, Carlos. Desenho Técnico:uma linguagem básica.-página 41-2ªed.-Rio de Janeiro,1994)

Em nossos trabalhos utilizaremos basicamente a folha A4 do bloco prancha. No mercado existem váriosmodelos, porém, alguns mais comuns serão citados aqui.

Tipo 1 – é a folha que segue as normas daA.B.N.T., possuindo uma legenda com doisandares.

Tipo 2 – é a folha alternativa,possuindo uma legenda com trêsandares.

Dimensões dos formatos da série A

Formato Dimensões Margem Comprimentoda legenda

Largurada linha

do quadro

A0 841 x 1189 10 175 1.4

A1 594 x 841 10 175 1.0

A2 420 x 594 7 178 0.7

A3 297 x 420 7 178 0.5

A4 210 x 297 7 178 0.5

5/8/2018 22868_Caligrafia_técnica - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/22868caligrafiatecnica 3/4

 

  3

  Agora, tente preencher corretamente a legenda, sem abreviar e utilizando somente as letras maiúsculas ealgarismos da letra bastão fornecido abaixo, segundo os exemplos dados.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

1234567890Legenda TIPO 1

COLÉGIO PEDRO IIUNIDADE CENTRO

DEPARTAMENTODE DESENHOE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

TREINAMENTO DE RODAPÉ

FL.01DATA

NOME: SORRISOGEOMÉTRICOPROFESSOR

Nº TURMA

 

Legenda TIPO 2 

DEPA RTA MENTO DE DESENHO

COLÉGIO PEDRO II- UNIDA DE ESCOLA R CENTRO

NOME DO A LUNO: S ORRISO GEOMÉTRICO

E EDUACAÇÃO ARTÍSTICATÍTULO DO TRABALHO TURMA

DATA

NOTA

 

5/8/2018 22868_Caligrafia_técnica - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/22868caligrafiatecnica 4/4

 

  4

Treine, agora, um pouco mais de letra bastão, escrevendo seu nomecompleto com letra maiúscula e minúscula.

Na pauta de caligrafia abaixo, escreva o nome do seu colégio com letrabastão maiúscula.

EXERCÍCIO: 

1. Escreva o trecho abaixo com letras tipo bastão maiúsculas e minúsculas:

“Daqui a vinte anos você ficará mais desapontado com as coisas que deixou de fazer do que com aquelas que fez. Por isso, ultrapasse o limite da bóia. Navegue além do porto seguro.Aproveite os ventos alíseos com suas velas. Explore. Sonhe. Descubra”.

(MARK TWAIN)