2.1. secretaria administrativa · judiciária de santana do ipanema/al. ... sistema de combate à...

79
SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS 28 2.1. SECRETARIA ADMINISTRATIVA PROJETOS/ATIVIDADES COMENTÁRIOS 01 Manutenção da metodologia de acompanhamento mensal das atividades (planilhas). A prática foi mantida, sendo substituída por outros mecanismos de controle e acompanhamento instituídos, a exemplo dos cronogramas de execução, pela Comissão Multidisciplinar de Obras e Serviços de Engenharia (Portaria nº. 1008/2017). 02 Estudo e implementação das recomendações das pesquisas de Governança do TCU e CJF (elaboração de plano de ação). Plano de Ação da Governança elaborado pela SPIR e enviado ao CJF. Evolução das tratativas para implantação do Escritório de Projetos e adoção da ferramenta NetProject. Solicitação de cursos sobre Governança, Gestão de Riscos e Gestão de Projetos. Designação da Comissão de Gestão de Riscos na JFAL (Portaria nº. 1023/2017 - DF/JF/AL). 03 Identificação dos processos de trabalho da DF/SECAD e estruturação/adequação para melhoria e agilidade dos processos de trabalho. Vem sendo realizado na medida em que identificada a necessidade de aperfeiçoamento. 04 Desenvolvimento de ações previstas no Plano de Ação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau no âmbito da 5ª Região. As ações elencadas no item 2 atendem a essa proposição e serão continuadas no próximo exercício. 05 Estabelecimento de procedimentos para controle de materiais de consumo/adequação dos estoques e medidas para evitar a descontinuidade das contratações. A Direção da SECAD iniciou tratativas com os Diretores das Varas no sentido de que seja realizado um inventário do estoque de materiais naquelas unidades e orientou a devolução de materiais que não sirvam para utilização. 06 Previsão, nos contratos, da obrigatoriedade mensal de apresentação de comprovação do pagamento das folhas de pessoal, sob pena de aplicação de multa. A obrigatoriedade está sendo exigida nos contratos com dedicação exclusiva de mão de obra. 07 Inclusão, nos editais de licitação, da obrigatoriedade de apresentação da amostra nas aquisições. Alguns editais exigem a apresentação de amostra, com o devido prazo estipulado e condições necessárias para tal (a depender do objeto licitado). 08 Acompanhamento de cronograma de licitações para que não haja Esse acompanhamento vem sendo realizado sistematicamente pela SECAD.

Upload: vohuong

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

28

2.1. SECRETARIA ADMINISTRATIVA

Nº PROJETOS/ATIVIDADES COMENTÁRIOS

01 Manutenção da metodologia de acompanhamento mensal das atividades (planilhas).

A prática foi mantida, sendo substituída por outros mecanismos de controle e acompanhamento instituídos, a exemplo dos cronogramas de execução, pela Comissão Multidisciplinar de Obras e Serviços de Engenharia (Portaria nº. 1008/2017).

02

Estudo e implementação das recomendações das pesquisas de Governança do TCU e CJF (elaboração de plano de ação).

Plano de Ação da Governança elaborado pela SPIR e enviado ao CJF. Evolução das tratativas para implantação do Escritório de Projetos e adoção da ferramenta NetProject. Solicitação de cursos sobre Governança, Gestão de Riscos e Gestão de Projetos. Designação da Comissão de Gestão de Riscos na JFAL (Portaria nº. 1023/2017 - DF/JF/AL).

03

Identificação dos processos de trabalho da DF/SECAD e estruturação/adequação para melhoria e agilidade dos processos de trabalho.

Vem sendo realizado na medida em que identificada a necessidade de aperfeiçoamento.

04

Desenvolvimento de ações previstas no Plano de Ação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau no âmbito da 5ª Região.

As ações elencadas no item 2 atendem a essa proposição e serão continuadas no próximo exercício.

05

Estabelecimento de procedimentos para controle de materiais de consumo/adequação dos estoques e medidas para evitar a descontinuidade das contratações.

A Direção da SECAD iniciou tratativas com os Diretores das Varas no sentido de que seja realizado um inventário do estoque de materiais naquelas unidades e orientou a devolução de materiais que não sirvam para utilização.

06

Previsão, nos contratos, da obrigatoriedade mensal de apresentação de comprovação do pagamento das folhas de pessoal, sob pena de aplicação de multa.

A obrigatoriedade está sendo exigida nos contratos com dedicação exclusiva de mão de obra.

07 Inclusão, nos editais de licitação, da obrigatoriedade de apresentação da amostra nas aquisições.

Alguns editais exigem a apresentação de amostra, com o devido prazo estipulado e condições necessárias para tal (a depender do objeto licitado).

08 Acompanhamento de cronograma de licitações para que não haja

Esse acompanhamento vem sendo realizado sistematicamente pela SECAD.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

29

descontinuidade da prestação dos serviços essenciais e evitar contratações emergenciais.

09 Incluir justificativa com base legal transcrita, quando do enquadramento das despesas.

As justificativas inseridas nos enquadramentos de despesas são feitas mediante a indicação da lei/decreto, artigo, inciso, parágrafo e alínea, sem a correspondente transcrição.

10

Instituição da Comissão Multidisciplinar de Obras e Serviços de Engenharia e estabelecimento de prioridades para contratação de obras e outras despesas, conforme o orçamento disponibilizado.

Foram instituídos pela Direção do Foro a Comissão Multidisciplinar de Obras e Serviços de Engenharia e o Plano de Prioridades de Obras em 2017, nos termos das Portarias nº 1008/2017 e 1009/2017 – DF/JF/AL, respectivamente, priorizando a elaboração dos Termos de Referência, Projetos Básicos e Editais de Licitação necessários à realização das contratações dos serviços e obras de engenharia, destinados à manutenção do edifício-sede desta Seccional (constantes no Plano de Obras da Seção Judiciária de Alagoas), cujo pagamento deverá ocorrer até o final do exercício financeiro de 2017, como recomenda a EC nº 95/2016.

11

Instituição da Comissão de Segurança Permanente no âmbito da Seção Judiciária de Alagoas (Portaria nº. 1010/2017 – DF/JF/AL).

A Comissão tem por atribuições, dentre outras, elaborar, coordenar, executar e fiscalizar o Plano de Segurança da Seção Judiciária de Alagoas; elaborar projetos básicos e termos de referência visando contratação/aquisição de soluções e equipamentos de segurança institucional.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

30

2.1.1. NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO

2.1.1.1. PRINCIPAIS PROJETOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Nº DESCRIÇÃO SITUAÇÃO/PREVISÃO RESPONSÁVEL

01 Inventário 2017 Adiado por motivo de reforma no prédio, terá continuidade em 2018. Aguardando transferência de bens de informática para os setores de origem para que seja emitido relatório de carga para todas as lotações.

SMP

02 Doação de bens inservíveis - conclusão dos processos nº. 650/2015 e 1170/2015

Foram doados bens às instituições Família Alagoana Down, Associação dos Hemofílicos de Maceió, Associação Acolhimento Mãe das Graças, Polícia Militar de Alagoas, Regimento da Polícia Montada Dom Pedro I e Polícia Civil do Estado de Alagoas, após à conclusão dos Processos Administrativos de Desfazimento 650/2015, 1170/2015, 826/2017, 919/2017, 1036/2017 e 1194/2016.

SMP

03 Instalação/funcionamento do novo sistema de patrimônio - GEAFIN Foi realizada a atualização do Sistema de Patrimônio GEAFIN, no que se refere a mobiliário, com a transferência de todos os bens móveis que foram colocados na SMP (por ocasião da implantação do sistema) para as suas lotações corretas, tomando como parâmetro o registrado no último Inventário Físico de Bens realizado no final de 2016.

SMP

04 Aquisição de mobiliário para auditório da Subseção Judiciária de Arapiraca

Foi efetuada a aquisição de mobiliário para o auditório da Subseção Judiciária de Arapiraca bem como estações de trabalho, sofás e cadeiras para atender as necessidades desta Seção Judiciária.

SMP

05 Regularização do edifício sede junto à Prefeitura de Maceió O assunto vem sendo tratado no PA 000025-38.2018.4.05.7200. Foram providenciados a inclusão do imóvel no SPIUNET e o registro em cartório. Para o registro junto à SMCCU e a Secretaria de Finanças do Município de Maceió, faz-se necessário, dentre outras providências, apresentar o levantamento topográfico do terreno. Assim sendo, deverá

SMP/SAPE

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

31

ser providenciada em 2018 a contratação de uma empresa especializada para realização desse levantamento, cujo Termo de Referência será elaborado pela SAPE.

06 Averbação da ampliação de Arapiraca Obra de ampliação concluída em 2016, valor da benfeitoria já se encontra cadastrado no SPIUNET. Pendência: averbação da benfeitoria em cartório do respectivo município. O assunto vem sendo tratado no PA 000025-38.2018.4.05.7200.

SMP/SAA-Arapiraca

07 Instalação de sistema de CFTV nas subseções de Arapiraca e União dos Palmares

Monitoramento por vídeo, através de circuito fechado de televisão e o registro de imagens, que irá proporcionar maior segurança das pessoas e do patrimônio. Em razão de restrições orçamentárias, foi priorizada a compra de novo sistema de CFTV para o prédio sede, tendo sido iniciada a instalação da infra-estrutura em dezembro/2017, com previsão de término em abril/2018.

SST

08 Implantação do grupo de segurança operacional Pendente a realização de cursos e aquisição de materiais e necessários ao desempenho das atividades do grupo de segurança (armas, munições, coletes, uniformes táticos etc.). Termo de referência para aquisição de coletes e cofre elaborado em 2017.

SST

09 Revisão da rotina de segurança em relação ao prédio sede Termo de referência iniciado em 2017, ainda sujeito à aprovação do Juiz Coordenador da Segurança da SJAL e do Diretor do Foro.

SST

10 Estudo para a implantação de central de rádio comunicação Será viabilizado após a Implantação e funcionamento de central de monitoramento junto ao novo sistema de CFTV.

SST

11 Reforma do 1º andar Ala A (Centro de Conciliação), Reforma da Ala B Térreo (JEFs) e da Ala A do 6º pavimento do Edifício Sede (Turma Recursal)

Busca-se uma melhor funcionalidade dos ambientes, promovendo-se aumento do número de salas de perícias e de audiências, permitindo a instalação de todas as relatorias em um único pavimento. Execução iniciada em setembro/2017 e concluída em abril/2018.

SAPE

12 Execução 3º etapa VRV (1º, 2º, 3º e 4º pavimentos) Continuidade da implantação do novo sistema de climatização VRV, o SAPE

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

32

qual trará benefícios à qualidade de vida dos servidores/magistrados/usuários, e também quanto à economia advinda do menor consumo e melhor utilização dos recursos energéticos. Execução iniciada em outubro/2017, concluída em janeiro/2018.

13 Recuperação das instalações hidrossanitárias no Edifício-Sede Visa economia de água com instalação de novos registros de gaveta e de torneiras com fechamento automático e eliminação de vazamentos. Execução iniciada em outubro/2017 e conclusão em abril/2018.

SAPE

14 Implantação do estacionamento E-04 e de novo acesso ao Edifício-Sede

Execução iniciada em outubro/2017, concluída em janeiro/2018.

SAPE

15 Construção de área para armazenamento de botijão de gás próximo ao almoxarifado

Projeto adiado para 2018, aguardando estudo de viabilidade técnica e sustentabilidade.

SAPE

16 Sinalização visual e tátil, interna e externa no edifício Sede da Seção Judiciária de Alagoas

Destina-se à organização e uniformização de todas as informações referentes aos ambientes do edifício sede da JFAL; adaptação da edificação às normas de acessibilidade, com a colocação de sinalização em braile e sinalização tátil de pisos; e autonomia e segurança no fluxo das pessoas. Execução iniciada em novembro/2017, com prazo de conclusão em abril/2018.

SAPE

17 Revitalização/complementação do sistema de proteção de contra descargas atmosféricas (SPDA)

Execução iniciada em dezembro/2017, concluída em janeiro/2018. SAPE

18 Modernização e recuperação das instalações contra incêndio e pânico do Edifício-Sede da Seção Judiciária de Alagoas.

Licitação realizada em outubro/2017 e execução concluída em janeiro/2018. Pendente de recebimento definitivo, após a aferição pelo Corpo de Bombeiros.

SAPE

19 Reparos/manutenções em espaços delimitados da Subseção Judiciária de Santana do Ipanema/AL.

Licitação realizada em novembro/2017 e execução concluída em janeiro/2018.

SAPE

20 Recuperação e modernização das instalações elétricas, hidráulicas, sistema de combate à incêndio e impermeabilização e recuperação

Licitação realizada em dezembro/2017 e execução iniciada em 2018. SAPE

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

33

da coberta e reservatórios em Arapiraca.

21 Modernização do Sistema Elétrico do Edifício-Sede da Seção Judiciária de Alagoas.

Execução iniciada em dezembro/2017 (aquisição de materiais), com prazo de conclusão previsto para 2018.

SAPE

22 Complemento do projeto do Edifício Sede Santana do Ipanema Contratação de empresa especializada para realizar ajustes no projeto de construção do Edifício-Sede de Santana do Ipanema. Projeto proposto para o plano de obras de 2019.

SAPE

23 Construção Edifício Sede Santana do Ipanema Projeto adiado para 2019, em face de não ter sido aprovado no Plano de Obras de 2017/2018 e pelas dificuldades orçamentárias decorrentes da EC 95/2016. Projeto proposto para o plano de obras de 2019.

SAPE

24 Esgotamento sanitário União dos Palmares Projeto proposto para o plano de obras de 2019. SAPE

25 Reforma da 1º Vara Federal Execução iniciada em outubro/2017 e concluída em janeiro/2018. SAPE

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

34

2.1.1.2. EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO DE CUSTEIO RECEBIDO EM 2017

Segue abaixo o orçamento recebido por esta Seccional no exercício de 2017 para

pagamento de despesas de custeio:

PTRES DESCRIÇÃO VALOR 096903 Julgamento de Causas 9.536.128,60 085322 Ações de Informática 1.457.576,51 085311 Capacitação de Recursos Humanos 244.951,14 085338 Capacitação de Magistrados 77.813,13 085260 Assistência Jurídica a Pessoas Carentes 4.983.397,84 107754 Comunicação e Divulgação Institucional 60.218,98

EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DE CUSTEIO

PTRES 096903 – Julgamento de Causas Total do orçamento recebido – R$ 9.536.128,60 CONTRATOS (despesas fixas) Contratado Objeto Valor Distak Turismo Emissão de passagens aéreas (até 14/03/2017) 1.125,17 Distak Turismo Emissão de passagens aéreas (a partir de 15/03/2017) 18.656,58 Serviços prestados por de pessoas físicas Lucy Melo Aluguel de imóvel – Santana do Ipanema 64.364,52 Estagiários Serviço de estágio remunerado 710.721,92 Locação de mão-de-obra Engear Manutenção de sistema de ar condicionado 238.726,16 Engear Manutenção predial 527.930,59 Fertisolo Manutenção de jardins (insumos) 920,00 Fertisolo Manutenção de jardins 317.156,17 Plena Serviços de limpeza e conservação 1.281.491,00 Prosegur Serviços de vigilância armada (até 11/01/2017) 59.219,36 Preserve Serviços de vigilância armada (a partir de 12/01/2017) 2.367.029,86 Topservice Serviços de apoio administrativo 1.213.686,28 Serviços prestados por pessoas jurídicas Alagoana Serviços de limpeza de fossa 12.000,00 Casal Fornecimento de água – Arapiraca e Santana do Ipanema 10.886,68 Ceal Fornecimento de energia elétrica 982.398,16

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

35

Claro Serviços de telefonia fixa 8.722,56 Claro Serviços de telefonia móvel (até março) 15.389,86 Claro Serviços de telefonia móvel (a partir de abril) 27.652,82 Correios Serviços postais 91.361,75 Detran Taxas e seguro obrigatório 3.388,82 Carlnasc Manutenção de Grupo Gerador 11.840,04 Cont. de Pragas Serviços de dedetização 21.119,17 Elemac Manutenção de elevadores 36.000,00 Eletr. Service Manutenção de nobreaks 163.103,16 Ideal Serviços de remoção de lixo (até 17/07/2017) 11.723,40 Conservita Serviços de remoção de lixo (a partir de (18/07/2017) 11.745,00 Imp. Nacional Publicação oficial 22.541,70 Linkcard Administradora de cartões – aquisição de combustível 132.257,49 Prime Administradora de cartões – manutenção de veículos 54.228,89 Planergy Manutenção de moto-bombas 7.598,06 SAAE Fornecimento de água – União dos Palmares 1.163,32 VIVO Serviços de internet móvel 67.165,35 Telemar Serviços de telefonia fixa 4.679,50 2MB Manutenção de moto-bombas 16.631,08 WAPPE Publicação de avisos de licitações 7.687,50 TOTAL 8.522.311,92

DESPESAS DE EXTRACONTRATUAIS Objeto Valor Aquisição de material de consumo 239.686,45 Serviços prestados por pessoas físicas 83.896,26 Serviços prestados por pessoas jurídicas 211.680,84 Diárias 123.929,89 Adicional de deslocamento 6.189,91 Indenização por utilização de meio próprio de locomoção 9.468,59 Outras despesas de custeio 13.842,72 TOTAL 688.694,66 Total do orçamento executado no PTRES de Julgamento de Causas - R$ 9.211.006,58 Orçamento devolvido sem execução – R$ 325.122,02 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 166.724,45 PTRES 085322 – Ações de Informática Total do orçamento recebido – R$ 1.457.576,51 CONTRATOS Contratado Objeto Valor Acecco Manutenção de modular safe 54.538,51

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

36

Ressource Serviços de apoio técnico em informática 651.691,49 Veloo Serviços de internet 107.442,83 CHIP7 Manutenção de equipamentos 12.281,70 Printpage Locação de impressoas 190.057,90 TOTAL 1.016.012,43 DESPESAS DE CUSTEIO DIVERSAS Objeto Valor Serviços (virtualização de desktops) 112.640,00 Serviços (rede de acesso sem fio) 12.320,00 Aquisição de Cartuchos 17.886,50 Serviços de instalação de equipamentos de CFTV 186.433,05 TOTAL 429.279,55 Orçamento devolvido sem execução – R$ 12.284,53 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 129.000,00 PTRES 085311 – Capacitação de Recursos Humanos Total do orçamento recebido – R$ 244.951,14 Objeto Valor Curso de aperfeiçoamento para conciliadores 3.700,00 Curso “75 riscos na contratação e execução de obras públicas” 5.382,00 Congresso brasileiro de assessores de comunicação 670,00 Remuneração por encargo de curso 473,92 IV Seminário brasileiro de obras públicas 5.180,00 Curso de Governança Corporativa 27.300,00 Reciclagem anual de agentes de segurança 14.591,70 Curso de português e redação oficial 9.891,00 Implantação do Escritório de Projetos 18.769,45 Palestra “Qualidade de vida e gestão do estresse” 5.700,00 Curso de perícia oficial administrativa no serviço público 2.290,00 Capacitação e formação de fiscais e gestores de contratos 18.500,00 Curso de análise ergonômica no trabalho 1.200,00 Curso de gestão tributária de contratos e convênios 2.980,00 Pagamento de contribuição patronal na contratação de pessoas físicas 3.168,20 Diárias 34.358,67 Adicional de deslocamento 4.349,28 Indenização de transporte por utilização de veículo próprio 7.203,42 Passagens aéreas 18.254,83 Total do orçamento executado 183.962,47 Orçamento devolvido sem execução – R$ 60.988,67

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

37

PTRES 085338 – Capacitação de Magistrados Total do orçamento recebido – R$ 77.813,13 Objeto Valor Instrutoria Esmafe – Curso de magistratura 38.860,00 Curso – Lei anticorrupção 6.700,00 Curso de controle judicial de concursos públicos 7.500,00 Pagamento de contribuição patronal na contratação de pessoas físicas 2.840,00 Diárias 14.106,30 Adicional de deslocamento 742,79 Indenização de transporte por utilização de veículo próprio 1.561,40 Passagens aéreas 5.502,64 Total do orçamento executado 77.813,13 Orçamento devolvido sem execução – R$ 0,00 PTRES 107754 – Comunicação e Divulgação Institucional Total do orçamento recebido – R$ 60.218,98 Objeto Valor Execução de recursos multimídia 7.050,00 Serviço de tratamento de fotos 180,00 Serviços de produção de vídeo 12.099,00 Total do orçamento executado 19.329,00 Orçamento devolvido sem execução – R$ 40.889,98 Orçamento inscrito em restos a pagar – R$ 0,00 PTRES 085260 – Assistência Jurídica a Pessoas Carentes Total do orçamento recebido – R$ 5.979.777,40 Objeto Valor Honorários periciais e advocatícios 4.983.397,84 Contribuição patronal 996.379,56 Total do orçamento executado 5.979.777,40

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

38

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO RECEBIDO EM 2017 PTRES DESCRIÇÃO VALOR 096903 Julgamento de causas 328.467,15 085322 Ações de informática (convênio Banco do Brasil/CEF) 734.040,22 085322 Ações de informática (fonte 0100) 423.025,78 085314 Modernização de instalações (convênio Banco de Brasil/CEF) 542.434,38 085281 Reforma do Edifício-Sede em Maceió (emendar parlamentar) 13.000.000,00 085281 Reforma do Edifício-Sede em Maceió (plano de obras) 2.000.000,00 085282 Reforma do Edifício-Sede em Arapiraca 65.000,00 107754 Comunicação e divulgação institucional 16.423,36

CRÉDITOS SUPLEMENTARES E CONTINGENCIAMENTO

Segue abaixo o quadro indicativo do orçamento efetivamente disponibilizado para a

Justiça Federal de Alagoas após alterações e contingenciamentos:

PTRES DESCRIÇÃO VALOR 096903 Julgamento de Causas (fonte 0100) 178.638,03 096903 Julgamento de Causas (emenda parlamentar/crédito

suplementar) 217.000,00

085322 Ações de Informática (convênio Banco do Brasil/CEF) 734.040,22 085322 Ações de Informática (fonte 0100) 423.025,78 085322 Ações de Informática (emenda parlamentar/crédito

suplementar) 3.000.000,00

085314 Modernização de instalações (convênio Banco de Brasil/CEF) 542.434,38 085281 Reforma do Edifício-Sede em Maceió (emendar parlamentar) 9.217.108,10 085281 Reforma do Edifício-Sede em Maceió (plano de obras) 132.891,90 085282 Reforma do Edifício-Sede em Arapiraca 65.000,00 107754 Comunicação e Divulgação Institucional 16.423,36

EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO

PTRES 096903 – Julgamento de Causas – fonte 0100 Total do orçamento recebido – R$ 178.638,03 Objeto Valor Mobiliário para as secretarias das varas da Sede 16.779,00 Cadeiras giratórias para as três salas de conciliação 13.860,00 Armários, gaveteiros, mesa, poltrona presidente e estações de trabalho 14.754,00 Mobiliário para o auditório da Subseção de Arapiraca 101.767,64

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

39

Total do orçamento executado 147.160,64 Orçamento devolvido sem execução – R$ 31.477,39 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 0,00 PTRES 096903 – Julgamento de Causas – Crédito Suplementar Total do orçamento recebido – R$ 217.000,00 Objeto Valor Sofás e cadeiras para gabinetes dos juízes substitutos 135.034,00 Aquisições de mobiliários 72.000,00 Longarinas 7.740,00 Total do orçamento executado 214.744,00 Orçamento devolvido sem execução – R$ 2.256,00 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 0,00 PTRES 085322 – Ações de Informática – Convênio Banco do Brasil/CEF Total do orçamento recebido – R$ 734.040,22 Objeto Valor Equipamentos de informática (armazenamento data center) 200.716,50 Licenças para ambiente de virtualização de servidores 152.052,00 Equipamentos de informática (IBM virtual storage) 379.609,64 Total do orçamento executado 732.378,14 Orçamento devolvido sem execução – R$ 1.662,08 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 0,00 PTRES 085322 – Ações de Informática – Crédito suplementar Total do orçamento recebido – R$ 3.000.000,00 Objeto Valor Equipamentos de informática (armazenamento data center) 650.815,50 Aquisição de software (virtualização de desktops) 724.900,90 Equipamentos de informática (virtualização de desktops) 873.099,55 Equipamentos de informática (rede de acesso sem fio) 336.480,00 Aquisição de ultrabooks 137.497,50 Licenças VMWARE para ambiente de virtualização de servidores 276.564,00 Total do orçamento executado 2.999.357,45

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

40

Orçamento devolvido sem execução – R$ 642,55 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 0,00 PTRES 085281 – Reforma do Edifício-Sede da Justiça Federal de Alagoas Total do orçamento recebido – R$ 9.217.108,10 Contratado Objeto Valor NGH Reforma dos Juizados e Turma Recursal 1.550.423,10 Terclima Aditivo - Terclima 10.505,76 Assistence Engenharia Ampliação do estacionamento 505.530,59 Alt Engenharia Reforma do sistema hidrossanitário 469.999,95

Alt Engenharia Reforma do sistema hidrossanitário - ADITIVO 30.165,70 2MB Serviços Técnicos Instalação de banco de capacitores 14.622,24 Elo Engenharia Reparo no sistema de combate a incêndio 184.900,00 Elo Engenharia Aditivo do contrato 20/2017 76.049,53 Cony Engenharia Reforma do 1º andar 161.251,33 Força Engenharia SPDA (PÁRA-RAIOS) 83.000,00 Força Engenharia Aditivo do contrato nº 29/2017 20.744,49 D.K.A Sistema de comunicação visual 190.000,00 Rangel Braga Fiscalização de obra 59.198,00 Rangel Braga Aditivo do contrato 18/2017 - fiscalização 5.496,95 Roka Assistance Aquisição de aparelhos de ar condicionado tipo VRV 878.752,60 Inove Engenharia Instalação de aparelhos de ar condicionado tipo VRV 939.999,92 NGH Construções Aditivo - reforma dos juizados 174.265,87 Assistence Engenharia Aditivo do contrato nº 17/2017 102.903,88 Inove Engenharia Aditivo do contrato nº 16/2017 234.939,19 TOTAL 5.692.749,10 Orçamento devolvido sem execução – R$ 3.524.359,00 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 1.191.501,99 PTRES 085322 – Ações de Informática – Fonte 0100 Total do orçamento recebido – R$ 423.025,78 Objeto Valor Aquisição de software 423.025,78 Total do orçamento executado 423.025,78 Orçamento devolvido sem execução – R$ 0,00 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 0,00

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

41

PTRES 107754 – Comunicação e Divulgação Institucional Total do orçamento recebido – R$ 16.423,36 Orçamento devolvido sem execução – R$ 16.423,36 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 0,00 PTRES 085282 – Reforma do Edifício Sede de Arapiraca Total do orçamento recebido – R$ 65.000,00 Objeto Valor Reforma do Edifício Sede de Arapiraca 52.663,59 Total do orçamento executado 52.663,59 Orçamento devolvido sem execução – R$ 12.336,41 Orçamento inscrito em restos a pagar em 2018 – R$ 52.663,59

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

44

2.1.1.3. PRINCIPAIS LICITAÇÕES REALIZADAS EM 2017

EDITAL TIPO OBJETO E MÊS PARA LICITAR SITUAÇÃO/FASE PROCESSUAL

JUNHO

13 Concorrência

Contratação de empresa especializada para execução obra de reforma da Ala B – andar

térreo (Juizados Especiais Federais) e Ala A do 6º pavimento (Turma Recursal) do Edifício Sede

da Seção Judiciária de Alagoas.

HOMOLOGADO

JULHO

14 Pregão Eletrônico Material elétrico para descargas (SPDA)

Subseção de Arapiraca. HOMOLOGADO

AGOSTO

15 Pregão Eletrônico Aquisição de material hidráulico HOMOLOGADO

16 Pregão Eletrônico 3ª etapa do VRV HOMOLOGADO

17 Pregão Eletrônico Reforma hidrossanitária HOMOLOGADO

SETEMBRO

18 Pregão Eletrônico Aquisição de mobiliário HOMOLOGADO

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

45

22 Pregão Eletrônico Aquisição e instalação de equipamentos,

serviços e softwares de TI. HOMOLOGADO

23 Pregão Eletrônico Sinalização virtual e tátil. HOMOLOGADO

24 Pregão Eletrônico Aquisição e instalação de equipamentos e

software. HOMOLOGADO

25 Pregão Eletrônico Recuperação instalações contra incêndio HOMOLOGADO

OUTUBRO

20 Pregão Eletrônico Material elétrico para descargas (SPDA)

Subseção de Maceió. HOMOLOGADO

26 Pregão Eletrônico

Aquisição de equipamentos, serviços e softwares destinados a prover as soluções de balanceamento de carga, segurança de rede e acesso sem fio.

HOMOLOGADO

27 Pregão Eletrônico Produção de vídeo da JFAL. HOMOLOGADO

28 Pregão Eletrônico Segurança eletrônica CFTV e SCA. HOMOLOGADO

NOVEMBRO

29 Pregão Eletrônico Serviços de internet móvel DESERTO

30 Pregão Eletrônico Suprimento e acessórios de informática HOMOLOGADO

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

46

31 Pregão Eletrônico Reforma Subseção de Arapiraca HOMOLOGADO

32 Pregão Eletrônico Aquisição de luminárias em led HOMOLOGADO

DEZEMBRO – Contratos/Atas com vencimento em janeiro de 2018

34 Pregão Eletrônico Reforma da Subseção de Santana do Ipanema HOMOLOGADO

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

47

2.1.2. NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS

A seguir serão apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelo Núcleo de

Gestão de Pessoas (NGP), por meio de suas cinco unidades: Seção de Legislação de Pessoal,

Seção de Folha de Pagamento, Seção de Treinamento e Desenvolvimento, Seção de Saúde,

Seção de Qualidade de Vida

O Núcleo de Gestão de Pessoas está organizado de acordo com a seguinte estrutura:

Ao longo do exercício de 2017, com amparo no macrodesafio “Melhoria da Gestão de

Pessoas”, o NGP buscou priorizar os objetivos estratégicos, no sentido de contribuir para o

bem-estar e para a melhoria do clima organizacional, buscando fortalecer o grau de satisfação

no ambiente de trabalho, de forma a superar o cumprimento das metas, indicadores e iniciativas

estabelecidos conforme se apresentam no quadro a seguir:

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

48

DADOS E INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO NÚCLEO DE

GESTÃO DE PESSOAS

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2017

Tendo como parâmetro as atribuições de cada seção e a legislação da área de

pessoal, abaixo estão relacionadas as principais atividades que englobaram o gerenciamento do

Núcleo de Gestão de Pessoas no exercício 2017:

Lançamento da plataforma online para servidores - NGP ONLINE, em 29 de março de 2017;

Inauguração do Centro de Convivência e Desporto da JFAL em 31 de março de 2017,

construído em parceria com a ASSEJUF/AL;

Qualificação dos servidores para adesão ao sistema do E-Social;

Implantação do programa de prevenção e diagnóstico precoce de doenças e promoção à

saúde;

Vacinação contra gripe H1N1 na Subseção de Santana do Ipanema;

Mapeamento dos processos de férias e substituições;

Implantação do acompanhamento da escala de férias dos servidores pela Intranet,

acessando o dispositivo NGP ONLINE – Consulta Contracheque disponibilizado pelo Tribunal

Regional Federal da 5ª Região (TRF5);

Recadastramento de magistrados, servidores (ativos e inativos) e pensionistas inscritos no

benefício Auxílio-Saúde;

Concurso de Remoção Interna;

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

49

Recadastramento dos dados pessoais dos servidores através da Intranet;

Apoio ao Concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva de

servidores na sede do TRF5 e nas seções judiciárias da 5ª Região;

Comemoração do Dia da Mulher com várias atividades: Palestra no miniauditório sobre

saúde da mulher; Oficina de auto-maquiagem com consultora da Mary Kay; distribuição de

cartões para acompanhar exames de rotina das mulheres, como citologia/colposcopia e

mamografia;

Aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação contra o H1N1;

Campanha Setembro Vermelho- Ação de combate às doenças cardiovasculares;

Ação em parceria com a empresa Pró-Corpo Fisio para prevenção de LER e DORT, em

comemoração ao mês do trabalhador;

Palestra: “Mama, o Estado da Arte” foi proferida pelo Dr. José Humberto Chaves;

Palestra; “Proteja seu Coração: Fatores de Risco Cardiovasculares” apresentada pela

médica Ana Karolina Queiroz de Souza, do Hospital do Coração;

Palestra “Qualidade de Vida e Gestão do Estresse”. Com o administrador e consultor de

empresas, Karim Khoury;

Palestra “Quando foi a última consulta ao ginecologista? Quando fez a última citologia?;

Ação em parceria com a empresa Pró-Corpo Fisio para prevenção de LER e DORT na

Subseção de Arapiraca;

Projeto JUSTIÇA SOLIDÁRIA - NATAL SOLIDÁRIO para crianças carentes com a entrega

de presentes para 60 crianças em situação de vulnerabilidade social;

Projeto JUSTIÇA SOLIDÁRIA: Entrega latas de leite em pó para instituições filantrópicas,

arrecadadas através das inscrições do concurso de estagiários;

Projeto JUSTIÇA SOLIDÁRIA – Gincana realizada na semana do servidor para doação de

produtos não perecíveis, roupas, brinquedos e outros para à ONG Grumare – Mama

Renascer.

Além das ações quantificáveis já elencadas, a Direção do NGP realizou no exercício

2017 as seguintes atividades:

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

50

Acompanhamento da tramitação de 1.788 processos administrativos, referentes à área de

Recursos Humanos;

Acompanhamento e controle de Avaliação de Desempenho de servidores;

Recadastramento Anual dos Aposentados e dos Pensionistas;

Seleção de estagiários para estudantes do Curso de Direito, Administração, Ciências

Contábeis, Biblioteconomia, Informática e Engenharia e Direito;

Capacitação de Magistrados - ESMAFE 5;

Capacitação de Servidores da área meio e da área fim em prosseguimento às ações de

desenvolvimento, capacitação e integração dos servidores;

Seleção de Conciliadores;

Capacitação e desenvolvimento dos Gestores e dos servidores titulares de funções

comissionadas e cargos em comissão de natureza gerencial com cursos de desenvolvimento

gerencial em atendimento à Lei 11.416/2006;

Realização de curso de reciclagem em segurança para os Agentes de Segurança Judiciário,

em cumprimento à Lei 11.416/2006;

Levantamento da necessidade para elaboração da Programação Anual de Capacitação e

Desenvolvimento para 2019;

Levantamento do Índice de absenteísmo;

Continuidade do programa de ginástica laboral;

Divulgação de material educativo/informativo para prevenção de DSTs, prevenção de febre

amarela e Hepatites;

Acompanhamento da movimentação de servidores, periodicamente realizada, para ajuste de

lotação de forma mais produtiva e adequada aos interesses da organização;

DEMONSTRATIVO DO QUADRO DE PESSOAL COM BASE EM DEZEMBRO/2017

O quadro de servidores efetivos e a atual força de trabalho da Seção Judiciária de

Alagoas apresentam quantitativo insuficiente para prestação do serviço, pois nos últimos anos

não foram criados cargos para acompanhar o crescimento do número de varas e o elevado

volume processual, além do crescimento de demanda a ser suportada pela área administrativa,

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

51

sendo suprida com requisições de servidores de outros órgãos para ocupar função

comissionada.

No último exercício a situação se agravou com as restrições orçamentárias para

nomeações tendo em vista o cancelamento de dotações originariamente previstas para

provimento de cargos e funções, na tramitação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para

2017, em virtude da Emenda Constitucional nº 95/2016.

QUADRO DE PESSOAL DA SJAL 318

Servidores DO QUADRO DE PESSOAL EM

EXERCÍCIO

314

Servidores DO QUADRO DE PESSOAL

lotados na SJAL

285

MAGISTRADOS 22

Do Poder

Judiciário

De outros

Órgãos

REQUISITADOS

13 48

SEM VÍNCULO 4

Servidores REMOVIDOS para SJAL COM

VÍNCULO NO ÓRGÃO DE ORIGEM (ART. 41

DA RESOLUÇÃO Nº 03/2008)

3

Servidores REMOVIDOS PARA A SJAL

ATRAVÉS DO SINAR COM VÍNCULO NO

ÓRGÃO DE ORIGEM

16

Servidores de outros órgãos em EXERCÍCIO

PROVISÓRIO na SJAL

5

CEDIDOS COM ÔNUS 4

Servidores do quadro REMOVIDOS COM

VÍNCULO ( ART. 41 DA RESOLUÇÃO Nº

03/2008)

4

Servidores do quadro REMOVIDOS COM 18

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

52

VÍNCULO ATRAVÉS DO SINAR

Servidores do quadro REMOVIDOS COM

VÍNCULO

7

Servidores do quadro em EXERCÍCIO

PROVISÓRIO em outros órgãos.

0

INATIVOS 30

BENEFICIÁRIOS DE PENSÃO 18

INSTITUIDORES DE PENSÃO 14

VAGA NO QUADRO 04

Posição em 31/12/2017

FORÇA DE TRABALHO– POSIÇÃO: 31/12/2017

Servidores DO QUADRO DE PESSOAL EM

EXERCÍCIO na SJAL

277

MAGISTRADOS 22

Do Poder

Judiciário

De outros

Órgãos

REQUISITADOS

13 48

SEM VÍNCULO 4

Servidores REMOVIDOS para SJAL COM

VÍNCULO NO ÓRGÃO DE ORIGEM (ART. 41

DA RESOLUÇÃO Nº 03/2008)

3

Servidores REMOVIDOS PARA A SJAL

ATRAVÉS DO SINAR COM VÍNCULO NO

ÓRGÃO DE ORIGEM

16

Servidores de outros órgãos em EXERCÍCIO

PROVISÓRIO na SJAL

5

Estagiários 72

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

53

DISTRIBUIÇÃO DA LOTAÇÃO EFETIVA - POSIÇÃO 31/12/2017

Lotação Efetiva Tipologias dos Cargos

Área Meio Área Fim

1-Servidores de carreira vinculada ao órgão 64 215

2-Servidores de carreira em exercício descentralizado 0 0

3-Servidores de carreira em exercício provisório 0 5

4-Servidores removidos de outros órgãos da JF 3 23

5-Servidores cedidos de outros órgãos 34 28

6-Servidores sem Vínculo com a Administração Pública 1 3

Total de Servidores 68 246

Quanto ao detalhamento da estrutura de cargos em comissão e funções gratificadas

consignados no quadro abaixo, observa-se que ao final do exercício de 2017 a Seção Judiciária

de Alagoas contava com um total de 280 (duzentos e oitenta) funções comissionadas e 15

(quinze) cargos em comissão autorizados, totalizando 295 cargos comissão + funções

comissionadas e que desse total, 287 (duzentos e oitenta e sete) estavam ocupados.

DETALHAMENTO DA ESTRUTURA DE CARGOS EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS - POSIÇÃO em 31/12/2017

PROVIDOS, VAGOS E TOTAL EXISTENTE

COM VÍNCULO EFETIVO

DA CARREIRA JUDICIÁRIA OPÇÃO NÍVEL CJ/FC DO

QUADRO

DE OUTROS ÓRGÃOS

REMOVIDOS DE OUTRAS CARREIRAS CARGO

EFETIVO RETRIB.

INTEGRAL

SUB-TOTAL

SEM VÍNCULO VAGOS TOTAL

CJ-4 0 0 0 0 0 0 -

0 0

- CJ-3 10 1 0 0 11 0 4 0

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

54

11 15

CJ-2 0 0 0 0 0 0 - 0 0

-

CJ-1 0 0 0 0 0 0 -

0 0

- TOTAL CJ

10 1

- - 11 -

11 4 -

15

FC - 6 4 0 0 1 0 5 0

5

FC - 5 73 6 7 9

95 1

96

FC - 4 86 6 7 19

118 2

120

FC - 3 22 4 2 16

43 1

44

FC - 2 5 3 0 3

11 4

15

FC - 1 0 0 0 0 -

0

- TOTAL FC 190

19 16 48

272 7

280

TOTAL 200 20 16 48 11 - 283 4 8 295

Os percentuais de servidores integrantes das carreiras do Poder Judiciário Federal

que ocupam cargos ou funções comissionadas se encontram em consonância com as

determinações dispostas nos §§ 1º, 7º e 8º do art.5º, da Lei nº 11.416/2006.

PERCENTUAL DE OCUPAÇÃO DE CJ OU FC POR SERVIDOR

DE OUTRO ÓRGÃO

DO QUADRO DA CARREIRA JUDICIÁRIA

DE OUTRA CARREIRA

SEM VÍNCULO

TOTAL P/ VERIF.

6,67% 0,00% 26,67% CJ 66,67%

33,33% 100,00%

67,86% 12,50% FC

80,36% 17,14% - 97,50%

TOTAL FC+CJ 67,80% 12,20% 17,14% 1,36% 98,50%

POSIÇÃO em 31/12/2017

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

55

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Na execução do Plano Anual de Capacitação foram capacitados 193 servidores, em

15 treinamentos, representando um investimento total de R$ 297.164,00 (duzentos e noventa e

sete mil e cento e sessenta e quatro reais), sendo R$ 230.958,29 (duzentos e trinta mil

novecentos e cinquenta e oito reais e vinte e nove centavos) do orçamento de Capacitação de

Servidores e R$ 66.205,71 (sessenta e seis mil duzentos e cinco reais e setenta e um centavos)

do orçamento para capacitação de Magistrados através da Escola de Magistratura Federal-

TRF5 ESMAFE-JFAL.

Os eventos foram bastante variados, realizaram-se desde treinamentos para a

execução de trabalhos específicos até aqueles cujo objetivo era auxiliar os servidores em suas

tarefas diárias.

QUANTIDADE DE SERVIDORES CAPACITADOS

CURSOS REALIZADOS

Cumpre informar, ainda, ações que foram instruídas pela Seção de Treinamento, não

obstante não terem sido realizadas:

Mês de referência Nº de servidores capacitados

JANEIRO 0 FEVEREIRO 5 MARÇO 28 ABRIL 14 MAIO 9 JUNHO 42 JULHO 8 AGOSTO 7 SETEMBRO 17 OUTUBRO 58 NOVEMBRO 3 DEZEMBRO 2 TOTAIS 193

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

56

RELAÇÃO DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO INSTRUÍDAS E NÃO REALIZADAS/CANCELADAS

CURSOS SITUAÇÃO

PALESTRA ADMINISTRAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO TEMPO

NÃO AUTORIZADO EM RAZÃO DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA

PROCESSO PENAL NÃO REALIZADO DEVIDO AO TEMPO

PARA CONCLUSÃO DO CURSO PROCEDIMENTO DE LIQUIDAÇÃO DE

SENTENÇA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

NÃO AUTORIZADO EM RAZÃO DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA

INTRODUÇÃO À GESTÃO SOCIAMBIENTAL - EAD

NÃO REALIZADO DEVIDO AO TEMPO PARA CONCLUSÃO DO CURSO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (NTI) NÃO AUTORIZADO EM RAZÃO DE

RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA

GESTÃO INTEGRADA DE ALMOXARIFADO E PATRIMÔNIO PÚBLICO

POSTERGADO PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE, POR CONVENIÊNCIA DA

ADMINISTRAÇÃO

INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO

MESES/2017 VALOR DA DESPESA

ABRIL R$ 9.555,92

JUNHO R$ 8.800,00

AGOSTO R$ 5.700,00

SETEMBRO R$ 50.931,56

OUTUBRO R$ 87.029,85

NOVEMBRO R$ 33.000,00

DEZEMBRO R$ 42.231,00

TOTAL R$ 237.248,33

Fonte: Portal da Transparência TRF5

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

57

ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA ESMAFE 5 – NÚCLEO ALAGOAS

Foram promovidos pela Escola de Magistratura Federal-TRF5- ESMAFE- Alagoas, os

Cursos “CONTROLE JUDICIAL DOS CONCURSOS PÚBLICOS” com Dr. Fábio Lins de Lessa

Carvalho e “LEI ANTICORRUPÇÃO” com Dr. Marcus Rômulo Maia de Mello.

Também foi realizado o lançamento da sétima edição da Revista da Seção Judiciária

de Alagoas, com premiação dos vencedores no concurso de monografias com uma emocionante

homenagem prestada ao Desembargador Federal Paulo Machado Cordeiro.

Houve, ainda, a reabertura do auditório Ministro Pedro Acioli, a inauguração do

Memorial da Justiça Federal em Alagoas; a apresentação de cinco novos juízes federais à

comunidade jurídica alagoana, além do lançamento da segunda parte do vídeo sobre a história

da JFAL.

ESTAGIÁRIOS

Os estagiários da Justiça Federal de Alagoas - JFAL são selecionados através de

processo seletivo, coordenado e realizado pela Seção de Treinamento e Desenvolvimento. As

provas são elaboradas por comissões formadas por servidores ou magistrados do órgão.

QUADRO DE ESTAGIÁRIOS – POSIÇÃO em 31/12/2017

Nível superior Quantitativo Despesas no exercício

(em R$ 1,00)

Área Fim 45 444.201,21

Área Meio 27 266.520,72

Total 72 710.721,92

QUANTIDADE DE ESTAGIÁRIOS POR CURSO – POSIÇÃO 31/12/2017

CURSO QUANTIDADE

DIREITO 45 ADMINISTRAÇÃO 11

ANÁLISE DE SISTEMAS 2

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

58

INDICADORES DE SAÚDE

TAXA DE ABSENTEÍSMO-DOENÇA-SERVIDORES 2017 MESES Qtd Dias Atestado DIAS ÚTEIS QTDADE SERVIDORES % JANEIRO 191 31 416 1,48 FEVEREIRO 148 28 415 1,27 MARÇO 171 31 420 1,31 ABRIL 103 30 420 0,82 MAIO 208 31 418 1,61 JUNHO 168 30 418 1,34 JULHO 194 31 416 1,50 AGOSTO 197 31 417 1,52 SETEMBRO 156 30 412 1,26 OUTUBRO 107 31 411 0,84 NOVEMBRO 95 30 410 0,77 DEZEMBRO 117 31 410 0,92

REGISTRO DE AFASTAMENTO MÉDICO POR GRUPO CATEGORIA PREDOMINANTE –

FAIXA ETÁRIA

Fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde.

Nº DE OCORRÊNCIAS

18-25 anos 03 26-30 anos 04 31-40 anos 12 41-50 anos 00 Acima de 50 anos 09 SITUAÇÃO em 31/12/2017

ARQUITETURA 2 BIBLIOTECONOMIA 1

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 7 CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO 2

ENGENHARIA CIVIL 2 TOTAL 72

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

59

Doenças Infecciosas e parasitárias Nº DE OCORRÊNCIAS

18-25 anos 00 26-30 anos 01 31-40 anos 04 41-50 anos 0 Acima de 50 anos 07 SITUAÇÃO em 31/12/2017

Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo

Nº DE OCORRÊNCIAS

18-25 anos 00 26-30 anos 01 31-40 anos 03 41-50 anos 00 Acima de 50 anos 09 SITUAÇÃO em 31/12/2017

Doenças do aparelho respiratório Nº DE OCORRÊNCIAS

18-25 anos 00 26-30 anos 01 31-40 anos 09 41-50 anos 00 Acima de 50 anos 08

SITUAÇÃO em 31/12/2017

Transtornos mentais e comportamentais Nº DE OCORRÊNCIAS

18-25 anos 00 26-30 anos 01 31-40 anos 01 41-50 anos 00 Acima de 50 anos 01

SITUAÇÃO em 31/12/2017

EXAMES PERIÓDICOS:

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

60

NÚMERO DE SERVIDORES CONVIDADOS

NÚMERO DE SERVIDORES QUE FIZERAM O EXAME

ÍNDICE DE REALIZAÇÃO DE EXAMES PERIÓDICOS DE SAÚDE-SERVIDORES

126 19 15% SITUAÇÃO em 31/12/2017

05 ( Cinco ) PATOLOGIAS PREDOMINANTES CONSTATADAS NOS EXAMES DOS

SERVIDORES. CID 10 DOENÇA E78 DISLIPIDEMIA E66 SOBREPESO M12 ARTROPATIA E55 HIPOVITAMINOSE D H52 ASTIGMATISMO SITUAÇÃO em 31/12/2017 MAGISTRADOS SERVIDORES ESTAGIÁRIOS NÚMERO DE CONSULTA DE PRONTO ATENDIMENTO

02 45 02

SITUAÇÃO em 31/12/2017

NÚMERO DE PERÍCIAS MÉDICAS SINGULARES REALIZADAS

JANEIRO 00 FEVEREIRO 08 MARÇO 05 ABRIL 01 MAIO 07 JUNHO 05 JULHO 07 AGOSTO 01 SETEMBRO 06 OUTUBRO 06 NOVEMBRO 02 DEZEMBRO 04

QUANTITATIVO DE BENEFICIÁRIOS POR BENEFÍCIO EM 2017

AUXILIO PRÉ-ESCOLAR

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

61

Mês de referência Criança Atendida (dependente de

Servidores)

Criança Atendida (dependente de Magistrados)

JANEIRO 109 8 FEVEREIRO 109 8 MARÇO 109 9 ABRIL 113 10 MAIO 108 10 JUNHO 110 10 JULHO 111 10 AGOSTO 111 10 SETEMBRO 109 10 OUTUBRO 109 9 NOVEMBRO 112 9 DEZEMBRO 113 9

AUXÍLIO –ALIMENTAÇÃO

Mês de referência Servidores Magistrados

JANEIRO 366 22 FEVEREIRO 369 22 MARÇO 367 22 ABRIL 371 22 MAIO 370 22 JUNHO 368 22 JULHO 367 22 AGOSTO 367 22 SETEMBRO 367 22 OUTUBRO 366 22 NOVEMBRO 367 22 DEZEMBRO 365 22

AUXÍLIO –TRANSPORTE

Mês de referência Servidores

JANEIRO 93 FEVEREIRO 87 MARÇO 96 ABRIL 90 MAIO 98

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

62

JUNHO 97 JULHO 100 AGOSTO 98 SETEMBRO 97 OUTUBRO 98 NOVEMBRO 100 DEZEMBRO 70

ASSISTÊNCIA MÉDICA

Plano de Saúde

Servidores Magistrados Mês de referência

Titulares Dependentes Titulares Dependentes

JANEIRO 12 20 1 5 FEVEREIRO 12 20 1 5 MARÇO 12 20 1 5 ABRIL 11 19 1 5 MAIO 11 19 1 5 JUNHO 12 21 1 5 JULHO 12 21 1 5 AGOSTO 12 21 1 5 SETEMBRO 13 22 1 2 OUTUBRO 13 22 1 2 NOVEMBRO 13 22 1 2 DEZEMBRO 13 22 1 2

AUXÍLIO SAÚDE

Auxílio-Saúde

Servidores Magistrados Mês de referência

Titulares Dependentes Titulares Dependentes

JANEIRO 316 353 14 19 FEVEREIRO 316 356 15 20 MARÇO 318 362 16 22 ABRIL 318 361 16 22 MAIO 324 363 16 22 JUNHO 326 370 17 22 JULHO 326 373 17 22 AGOSTO 329 378 17 22

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

63

SETEMBRO 329 379 17 23 OUTUBRO 331 385 17 22 NOVEMBRO 331 392 17 22 DEZEMBRO 332 395 17 22

DESPESA COM PESSOAL E ENCARGOS

MESES/2017 VALOR DA DESPESA FOLHA DE PESSOAL

JANEIRO R$ 10.619.003,21

FEVEREIRO R$ 7.076.852,59

MARÇO R$ 6.977.449,08

ABRIL R$ 7.164.205,30

MAIO R$ 7.232.614,86

JUNHO R$ 7.523.979,24

JULHO R$ 7.352.541,64

AGOSTO R$ 7.396.603,95

SETEMBRO R$ 7.430.531,15

OUTUBRO R$ 7.403.583,57

NOVEMBRO R$ 12.169.003,96

DEZEMBRO R$ 8.534.337,52

TOTAL R$ 96.880.706,07

QUANTIDADE DE FOLHAS DE PAGAMENTO

FOLHA QUANTIDADE NORMAL DOS MAGISTRADOS, DOS SERVIDORES (ATIVOS E INATIVOS) E DOS PENSIONISTAS

12

NORMAL REFERENTE À BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL DOS ESTAGIÁRIOS

12

NORMAL REFERENTE ÀS FÉRIAS DOS MAGISTRADOS E DOS SERVIDORES

2

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

64

NORMAL DE ADIANTAMENTO DE GRATIFICAÇÃO NATALINA

1

NORMAL DE GRATIFICAÇÃO NATALINA DOS MAGISTRADOS, DOS SERVIDORES (ATIVOS E INATIVOS) E DOS PENSIONISTAS.

1

FOLHAS SUPLEMENTARES 27 TOTAL 55

CONTROLE DE PESSOAL

Ainda na área de gestão de pessoas, foram realizados numerosos procedimentos de

controle de pessoal relativos aos direitos e deveres dos servidores e gestão de folha de

pagamento, conforme se vê no esquema a seguir.

PROCESSOS GERADOS NO NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS EM 2017

Tipo

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Abono Permanência 1 1

Adicional de Insalubridade 1 1 2

Adicional de Qualificação 14 3 1 5 1 1 1 26

Afastamentos 1 2 3

Alteração de Dados Pessoais 1 1

Aposentadoria 1 1 2

Assentamento Individual de Funcionário 1 1 2

Auditoria Operacional 1 2 3

Auxílio Moradia 1 1

Auxílio Pré-escola 2 1 3

Auxílio Transporte 1 1 2

Auxílio-Saúde 3 1 1 2 3 8 2 3 2 25

Avaliação de Desempenho Funcional 3 1 3 2 5 1 2 2 19

Capacitação de Servidores 1 1 2 1 1 6

Certidões 3 2 2 3 10

Cessão de Servidor / Magistrado 1 7 1 1 10

Compensações 3 5 1 9

Composição de Comissão 1 1

Comunicação de Frequência 3 1 1 1 6

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

65

Consulta 1 1

Consultas/Orientações/Providências 1 1

Contratação de Serviços 2 2

Contrato 1 1 2

Controle de Frequência Mensal 1 6 5 5 3 5 7 4 5 41

Convênios 1 1

Cursos 2 1 3 3 9

Declaração 1 1 1 3

Dependentes (inclusão e exclusão) 1 1 2

Designação/Dispensa de Função Comissionada

3 3 1 1 1 1 10

Despesas de Exercícios Anteriores - DEA 1 1 1 3

Devoluções 1 1

Digitalização de Documentos 17 17

Eleição TRE 3 2 5

Estagiário 1 3 3 1 2 1 11

Falta Não Justificada 1 1

Férias 7 6 3 3 2 2 1 24

Folha de Pagamento Normal 3 2 2 2 2 4 1 3 19

Folha de Pagamento Suplementar 1 2 4 3 2 3 3 5 6 29

Gestão Documental 1 1

Horário Especial 1 1

Indenização Transporte 1 1 2

Informações 1 1 1 4 1 2 1 11

Licença para Tratamento de Interesse Particular

1 1

Licença por Doença em Pessoa da Família - LTPF 2 1 2 1 1 7

Licença Saúde - LTS 4 6 2 1 3 3 1 2 2 24

Lotação 2 2

Nomeação 4 4

Pagamento 1 2 3

Pensão Alimentícia 1 1

Prazos 1 1

Progressão e Promoção Funcional 1 1

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

66

Recadastramentos 1 1 1 3 1 1 8

Recesso 1 3 1 1 6

Redistribuição 1 3 4

Reembolso Requisitados 13 2 2 1 2 2 4 26

Requerimento 1 9 1 2 3 16

Requisição de Servidor 2 1 2 5

Serviço Extraordinário 1 1

Solicitações 2 1 2 5

Substituição 9 15 3 2 2 1 5 2 39

TOTAL: 46 87 65 42 63 62 42 37 39 483 Fonte: SEI

PROCESSOS COM TRAMITAÇÃO NO NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS NO PERÍODO DE ABRIL-DEZEMBRO 2017

Tipo Quantidade

Abono de Faltas 2

Abono Permanência 3

Acesso a Sistemas 1

Acompanhamento de Projeto 1

Adicional de Insalubridade 3

Adicional de Qualificação 80

Afastamentos 49

Alteração de Dados Pessoais 4

Aposentadoria 4

Assentamento Individual de Funcionário 2

Auditoria Operacional 3

Auxílio Alimentação 1

Auxílio Moradia 2

Auxílio Pré-escola 9

Auxílio Transporte 8

Auxílio-Saúde 58

Avaliação de Desempenho Funcional 74

Averbação 1

Averbação de Cursos 2

Averbação Tempo de Serviço e Contribuição 11

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

67

Cadastro de Servidor 2

Capacitação de Servidores 7

Carteira Funcional 11

Certidão de Tempo de Contribuição 1

Certidão de Vínculo Empregatício 2

Certidões 12

Cessão 3

Cessão de Servidor / Magistrado 12

Ciência e Providência 2

Compensação de plantão judiciário 5

Compensações 125

Composição de Comissão 2

Compra de Material e Contratação de Serviços 2

Comunicação de Frequência 54

Concessão de Adicional de Qualificação 8

Concessão de Licenças Médicas 18

Concurso de Remoção Regional 1

Consignação/Margem Consignável 1

Consulta 1

Consultas/Orientações/Providências 1

Contratação de Serviços 4

Contrato 2

Controle de Frequência Mensal 80

Convênios 2

Cursos 12

Declaração 4

Dependentes (inclusão e exclusão) 6

Desconto em Folha 2

Designação de Servidor exercer/substituir FC 54

Designação/Dispensa de Função Comissionada 16

Despesas de Exercícios Anteriores - DEA 3

Devoluções 1

Diárias 23

Digitalização de Documentos 18

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

68

Editais Judiciais 1

Eleição TRE 50

Encaminhamento/providências 3

Esclarecimento/Folha de pagamento 1

Estagiário 17

Exclusão de Benefícios/Servidores e Dependentes 1

Falta Não Justificada 1

Férias 56

Férias-Servidores 52

Folha de Pagamento Normal 19

Folha de Pagamento Suplementar 29

Função Comissionada 2

Gestão Documental 3

Horário Especial 2

Inclusão de Benefícios/Servidores e Dependentes 2

Indenização de Férias 2

Indenização Transporte 16

Indicação de Magistrado ou Servidor 1

Informações 20

Informações para defesa da União - AGU 3

Informações para o TCU 1

Informações Processuais 2

Instituição de Comissão 1

Instrutoria Interna 1

Licença 4

Licença à Gestante 3

Licença para Tratamento de Interesse Particular 2

Licença por Doença em Pessoa da Família - LTPF 20

Licença Saúde - LTS 122

Licença-Paternidade 9

Licenças 1

Lotação 3

Movimentação de Pessoal 1

Nomeação 4

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

69

Nomeação de Cargo em Comissão 1

Pagamento 3

Pagamento de Despesas Continuadas/Contratos 1

Pedidos de Diárias e Passagens 2

Pensão Alimentícia 1

Plantão Judicial de Magistrados/Servidores 1

Prazos 1

Programa de Estágio 3

Progressão e Promoção Funcional 22

Recadastramento de Dependentes 1

Recadastramentos 8

Recesso 28

Recurso Administrativo 3

Redistribuição 8

Reembolso Requisitados 27

Relatório 4

Relatório de Frequência 18

Relatórios de Auditoria 2

Remoção 2

Representação 1

Requerimento 259

Requisição de Servidor 12

Serviço Extraordinário 1

SIGJUS 1

Solicitação 3

Solicitações 5

Substituição 98

Vacância 2

TOTAL: 1.788 Fonte: SEI

PROCESSOS COM ANDAMENTO FECHADO NA UNIDADE AO FINAL DE 2017

Tipo Quantidade

Abono de Faltas 2

Abono Permanência 2

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

70

Acesso a Sistemas 1

Adicional de Insalubridade 1

Adicional de Qualificação 68

Afastamentos 46

Alteração de Dados Pessoais 3

Aposentadoria 1

Assentamento Individual de Funcionário 2

Auxílio Pré-escola 8

Auxílio Transporte 7

Auxílio-Saúde 50

Avaliação de Desempenho Funcional 71

Averbação 1

Averbação de Cursos 2

Averbação Tempo de Serviço e Contribuição 5

Cadastro de Servidor 1

Capacitação de Servidores 6

Carteira Funcional 3

Certidão de Tempo de Contribuição 1

Certidão de Vínculo Empregatício 2

Certidões 11

Cessão 1

Cessão de Servidor / Magistrado 7

Ciência e Providência 2

Compensação de plantão judiciário 5

Compensações 106

Compra de Material e Contratação de Serviços 2

Comunicação de Frequência 52

Concessão de Adicional de Qualificação 7

Concessão de Licenças Médicas 15

Concurso de Remoção Regional 1

Consultas/Orientações/Providências 1

Contratação de Serviços 3

Contrato 1

Controle de Frequência Mensal 79

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

71

Convênios 2

Cursos 12

Declaração 4

Dependentes (inclusão e exclusão) 4

Desconto em Folha 1

Designação de Servidor exercer/substituir FC 46

Designação/Dispensa de Função Comissionada 15

Diárias 22

Digitalização de Documentos 18

Editais Judiciais 1

Eleição TRE 14

Encaminhamento/providências 1

Esclarecimento/Folha de pagamento 1

Estagiário 11

Falta Não Justificada 1

Férias 48

Férias-Servidores 48

Folha de Pagamento Normal 16

Folha de Pagamento Suplementar 28

Função Comissionada 2

Gestão Documental 1

Horário Especial 2

Inclusão de Benefícios/Servidores e Dependentes 1

Indenização Transporte 13

Indicação de Magistrado ou Servidor 1

Informações 19

Informações para defesa da União - AGU 3

Informações para o TCU 1

Informações Processuais 2

Instituição de Comissão 1

Instrutoria Interna 1

Licença 4

Licença à Gestante 3

Licença para Tratamento de Interesse Particular 1

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

72

Licença por Doença em Pessoa da Família - LTPF 18

Licença Saúde - LTS 106

Licença-Paternidade 9

Licenças 1

Lotação 2

Movimentação de Pessoal 1

Nomeação 4

Pagamento 3

Pagamento de Despesas Continuadas/Contratos 1

Pedidos de Diárias e Passagens 2

Pensão Alimentícia 1

Plantão Judicial de Magistrados/Servidores 1

Prazos 1

Programa de Estágio 2

Progressão e Promoção Funcional 21

Recadastramentos 6

Recesso 26

Recurso Administrativo 2

Redistribuição 2

Reembolso Requisitados 19

Relatório 1

Relatório de Frequência 18

Requerimento 223

Requisição de Servidor 3

SIGJUS 1

Solicitação 3

Solicitações 4

Substituição 90

Vacância 2

TOTAL: 1.497 Fonte: SEI

DOCUMENTOS GERADOS NO NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS NO PERÍODO DE ABRIL-

DEZEMBRO 2017

Tipo 2017

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

73

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Ajuda de custo 1 1

Anexo 1 5 1 7

AQ pós-graduação 1 1 2

AQ treinamento 2 2

Ato 1 3 5 2 1 12

Auxílio moradia 1 1

Auxílio pré-escolar 2 2

Auxílio saúde 4 1 5

Auxílio-alimentação - inscrição

1 1

Auxílio-transporte - inscrição 1 1

Averbação do tempo de contribuição 1 1

Casamento - concessão de afastamento

1 1

Certidão 56 42 34 26 15 46 25 24 268

Certificado 2 2

Comunicado 1 1 1 3

Confecção carteira funcional

1 1

Consulta 1 1

Dados Cadastrais 1 1

Declaração 2 1 1 2 1 2 1 10

Despacho 76 262 326 348 301 298 302 284 222 2.419

Documentação 2 1 2 3 8

E-mail 1 1 2 2 6

Edital 1 3 2 3 1 3 1 14

Encaminhamento 8 2 3 5 1 5 24

Falecimento de familiar - concessão de afastamento

1 1

Folga de eleição 1 1

Formulário 1 1 2 4

Frequência 1 1

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

74

Informação 62 168 134 169 165 155 131 127 108 1.219

Informação de Folha de Pagamento 5 10 8 20 14 57

Laudo Médico 1 1

Licença por Doença Pessoa da Família 1 1

Memorando 5 17 10 4 6 5 5 3 7 62

Notificação 1 1

Ofício 5 6 3 2 3 6 50 2 2 79

Pagamento 1 1

Parecer 1 1

Portaria 31 104 121 107 120 89 108 55 61 796

Portaria da Direção do Foro

1 6 6 24 37

Processo 1 1

Relatório 2 3 1 2 2 1 1 1 13

Requerimento 6 22 10 14 15 6 8 6 5 92

Requerimento Abono Permanência 1 1

Solicitação 5 4 2 1 1 13

TOTAL: 186 647 687 701 655 602 678 537 482 5.175 Fonte: SEI

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

75

1.1.3. NÚCLEO JUDICIÁRIO O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Seção

Judiciária de Alagoas - CEJUSC/AL foi instalado, provisoriamente, em agosto/2016, no térreo do

Edifício-Sede da Seção Judiciária. Iniciou suas atividades com realização de um mutirão de

audiências de conciliação, a partir do mês de março de 2017, referentes a processos de pessoas

físicas e jurídicas, além de mutuários inadimplentes com a Caixa Econômica Federal. Os

acordos ocorreram com a renegociação e/ou parcelamento de débitos. O evento teve a

participação dos cinco novos juízes federais substitutos, sob a coordenação do Juiz Federal

Sérgio de Abreu Brito, presidente da Turma Recursal e responsável pelo Centro de Conciliação

da JFAL.

A composição atual do CEJUSC/AL é de 15 (quinze) Conciliadores, todos com

formação em Direito, sendo orientados pelo Juiz Coordenador para atuar de forma homogênea

em todas as audiências de conciliação, sem vínculo fixo ou permanente com nenhuma Vara

Federal.

Foi realizado pelo CJF um Curso de Formação de Conciliadores, com tutoria e na

modalidade a distância, entretanto, ainda há carência e necessidade de se promover cursos de

capacitação, treinamento e atualização para servidores e Conciliadores do Centro de

Conciliação/AL.

Durante o ano de 2017, o CEJUSC/AL obteve os seguintes resultados em audiências

de conciliação processual: 254 audiências de conciliação designadas; 164 audiências de

conciliação realizadas; 11 acordos homologados e um montante de R$ 2.678.559,16,

correspondente à soma dos valores homologados.

A partir de agosto de 2017 o CEJUSC/AL passou a funcionar de forma itinerante,

utilizando-se das salas de audiências das Varas Cíveis da SJAL, em face da perda do espaço

físico onde funcionava, em razão das obras de reforma iniciadas em 2017, tendo sido

inaugurado, no dia 18 de junho de 2018, o espaço definitivo, no 1º andar do Edifício-Sede da

Seção Judiciária de Alagoas.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

76

2.1.4. NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CONTRATOS CONTINUADOS

1. Atividades de Fiscalização (GCTI) dos seguintes contratos continuados:

a. de Tecnologia da Informação e Comunicação:

i. OUTSOURCING, ATENDIMENTO de TI;

ii. OUTSOURCING, IMPRESSÃO E DIGITALIZAÇÃO;

iii. COMUNICAÇÃO, LINKS, internet e interconexão Subseções;

iv. EQUIPAMENTOS, IBM DATA CENTER, corretiva - BLADE E CHASSI;

v. EQUIPAMENTOS, MODULAR SAFE DATA CENTER, preventiva e

corretiva;

vi. COMUNICAÇÃO, TELEFONIA FIXA DIGITAL, Local;

vii. COMUNICAÇÃO, TELEFONIA FIXA DIGITAL, Longa Distância;

viii. COMUNICAÇÃO, TELEFONIA MÓVEL, Serviço Móvel Pessoal - SMP;

ix. COMUNICAÇÃO, DADOS MÓVEIS, 3G SCM;

x. EQUIPAMENTOS, NOBREAKS VARAS-SECAD-DATA CENTER,

preventiva e corretiva;

xi. EQUIPAMENTOS, GERADOR DATA CENTER, preventiva e corretiva.

2. Providências gerais relativas a renovação contratual das seguintes contratações:

a. EQUIPAMENTOS, IBM DATA CENTER, corretiva - BLADE E CHASSI, com a

empresa Chip7, contrato 14/2016;

b. COMUNICAÇÃO, LINKS, internet e interconexão Subseções, com a empresa

Veloo, contrato 34/2014;

c. OUTSOURCING, ATENDIMENTO de TI, com a empresa Resource, contrato

24/2014;

d. EQUIPAMENTOS, NOBREAKS VARAS-SECAD-DATA CENTER, preventiva e

corretiva, com a empresa Eletroeletrônica Service, contrato 22/2013;

e. COMUNICAÇÃO, TELEFONIA MÓVEL, Serviço Móvel Pessoal - SMP, com a

empresa Claro Móvel, contrato 08/2017;

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

77

f. EQUIPAMENTOS, GERADOR DATA CENTER, preventiva e corretiva, com a

empresa CARLNASC, contrato 04/2016;

3. Nova contratação da COMUNICAÇÃO, DADOS MÓVEIS, 4G SCM;

4. Encerramento do contrato EQUIPAMENTOS, MODULAR SAFE DATA CENTER,

preventiva e corretiva, com a empresa Aceco, contrato 30/2012.

AQUISIÇÕES TECNOLÓGICAS

1. Desenvolvimento de Projetos de Inovação Tecnológica, atualização, manutenção e

expansão dos ambientes de Data Center:

a. Projeto Ativos Data Center com expansão de equipamentos e licenças de

software destinados a sustentação dos diversos Sistemas Corporativos,

infraestrutura de virtualização de desktops, com investimentos na ordem de R$

1,8 milhões;

b. Projeto Virtualização de Desktops, aquisição de infraestrutura de hardware e

software com vistas a prover modernização do gerenciamento de estações de

trabalho, bem como a alta disponibilidade de ambiente de teletrabalho, com

investimentos na ordem de R$ 1,7 milhões;

c. Projeto Ativos de Rede e Segurança, implementação de infraestrutura firewall

de segurança com suporte a novo ambiente de rede sem fio, com investimentos

na ordem de R$ 350 mil;

d. Projeto Atualização do Parque Instalado de Equipamentos, com aquisição

de ultrabooks destinados aos Magistrados e Diretores, em atendimento a

Resolução 355 do CJF que trata do Nivelamento em Tecnologia da Informação

do Judiciário Brasileiro, com investimentos no montante de R$ 130 mil;

e. Projeto Aquisição e Regularização do Parque Instalado de Softwares,

aquisição de novas licenças perpétuas de software microsoft Office 2016

destinados a atualização do Parque Tecnológico de TI, com investimentos na

ordem de R$ 350 mil;

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

78

f. Projeto Circuito Fechado de TV e Sistema de Controle de Acesso,

implementação de projeto destinado a segurança patrimonial da Seção e de

suas Seccionais, sendo implantado apenas a parte de CFTV da Sede, com

investimentos na ordem de R$ 940 mil.

2. Registramos um investimento em Tecnologia no montante total de R$ 5.242.542,55

(cinco milhões, duzentos e quarenta e dois mil, quinhentos e quarenta e dois reais e

cinquenta e cinco centavos);

3. Tais projetos gerenciados por este Núcleo no período geraram as Atas de Registro

abaixo relacionadas:

a. ARP 13/2017 - Ativos Data Center, com vigência até 04/10/2018;

b. ARP 014/2017- Virtualização de Desktops, com vigência até 08/10/2018;

c. ARP 015/2017 - Ativos de Rede e Segurança, com vigência até 09/10/2018;

d. ARP 016/2017 - Circuito Fechado de TV e Sistema de Controle de Acesso, com

vigência até 05/11/2018;

e. ARP 17/2017 - Suprimentos e Acessórios em TI, com vigência até 10/12/2018.

IMPLANTAÇÕES

1. Implantação dos projetos de:

a. Ativos Data Center (novos servidores, incremento do SVC, expansão do

Storage, incremento do ambiente de virtualização de servidores, VMWARE e

licenças TSM) ;

b. Virtualização de Desktops;

c. Ativos de Rede e Segurança (Novo firewall e novos equipamentos de wi-fi);

d. Atualização do Parque Instalado de Equipamentos (ultrabooks);

e. Aquisição e Regularização do Parque Instalado de Softwares (office 2016);

f. Circuito Fechado de TV e Sistema de Controle de Acesso (CFTV Sede).

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

79

INICIATIVAS

1. Inventário do Parque Tecnológico de TI no GEAFIN com a transferência dos bens

tecnológicos do parque através de seu respectivo termo de responsabilidade para cada

Diretor de Vara, Secretaria Administrativa e Núcleo;

2. Descarte dos equipamentos de tecnologia da informação inservíveis e irrecuperáveis do

Parque através do Processo Administrativo 193/2017 (Fluxus);

3. Doações de equipamentos ociosos às entidades:

a. Polícia Militar de Alagoas - Processo 919-48.2017(SEI);

b. Polícia Civil de Alagoas - Processo 1194/2016 (Fluxus);

c. Polícia Militar de Alagoas (Cavalaria Montada) - Processo 1036/2016 (Fluxus);

d. Associação de Acolhimento Mãe das Graças - Processo 826/2016 (Fluxus).

ATENDIMENTOS TÉCNICOS

Apresentamos a seguir gráfico dos atendimentos ocorridos nos níveis I e II da Central de

Serviços do NTI nos meses de janeiro a dezembro.

Média de atendimentos técnicos é de 1155 chamados por mês.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

80

2.2. GABINETE DO DIRETOR DO FORO

2.2.1. SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Supervisão de Comunicação Social da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) tem a

missão de divulgar as ações da Justiça Federal, intermediando a relação entre a JFAL, o

Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a população e a imprensa. É responsável por

implantar todo o plano de comunicação, fornecendo informações relevantes sobre decisões

processuais de interesse da sociedade, ações desenvolvidas e fatos marcantes ao público

externo e divulgar acontecimentos junto ao público interno. Sua principal missão é dar

transparência e publicidade às ações e decisões judiciais. É ainda dever da Supervisão de

Comunicação estreitar o relacionamento da JFAL com a imprensa e acompanhar todo o

conteúdo veiculado na mídia referente à JFAL.

Em 2017, a Comunicação deu continuidade a um trabalho iniciado no exercício

anterior de resgate da memória da Justiça Federal em Alagoas. Houve o lançamento do Vídeo

sobre a História de Refundação da JFAL – Parte II, durante as comemorações dos 50 Anos

da Justiça Federal em Alagoas, assim como a produção de um Vídeo sobre o Papel da

Justiça Federal em Alagoas, devidamente concluído e entregue.

Foi contratada empresa para produção do Vídeo sobre a História de Refundação da

JFAL – Parte III; e iniciado o trabalho que vai transformar estas entrevistas com personagens de

valor histórico para a JFAL em e-book e livro. A Comunicação também fez a arte para a

confecção do Selo Comemorativo dos 50 Anos da Justiça Federal em Alagoas.

Versão Final do Selo Comemorativo dos 50 anos

da Justiça Federal em Alagoas

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

81

COMUNICAÇÃO INTERNA

A Assessoria de Comunicação da JFAL - ASCOM é responsável por produzir e

divulgar notícias referentes à Justiça Federal em Alagoas no site institucional da JFAL. Todo o

conteúdo disponibilizado no site do órgão é enviado para a imprensa alagoana por meio de

releases. No ano de 2017, foram publicadas 224 matérias no site.

Com o envio de releases para a imprensa, constantemente são veiculadas matérias

sobre a JFAL nos diversos veículos de comunicação em Alagoas (Gazeta de Alagoas, Tribuna

Independente e nos sites de notícias existentes na capital e interior).

Mês / 2017

Número de matérias divulgadas em

diferentes veículos Janeiro 8

Fevereiro 18

Março 39

Abril 18

Maio 18

Junho 17

Julho 17

Agosto 22

Setembro 20

Outubro 23

Novembro 13

Dezembro 11

TOTAL 224

Facebook

Rede social em que os usuários podem criar um perfil pessoal, adicionar

relacionamentos, trocar mensagens, além de permitir a criação de páginas institucionais. A

Justiça Federal em Alagoas, por meio da página

(www.facebook.com/Justica.Federal.Em.Alagoas), utiliza essa mídia para a divulgação dos

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

82

eventos e campanhas promovidas, decisões das sentenças proferidas e avisos de interesse ao

público interno e externo. Desde a implantação, em abril de 2012, até o dia 20 de dezembro de

2017, a página da JFAL alcançou a marca de 2.066 seguidores. São 204 fãs a mais que o ano

anterior.

Gráfico 1 : Total de curtidas ao longo de 2017

Gráfico 2 : Curtidas, comentários e compartilhamentos de publicações feitas

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

83

Gráfico 3 : Visitas de pessoas à página da Justiça Federal

Instagram

Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus

usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de

redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

A Justiça Federal em Alagoas, através do perfil @jfal_oficial, no ano de 2017, pôde

contar com mais esta ferramenta para auxiliar na divulgação institucional.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

84

COMUNICAÇÃO INTERNA

Jornal Semanal de Circulação Interna

Apresentado em forma impressa em expositores fixados em pontos de grande

visibilidade (elevadores, recepções de vara e corredores) dentro do prédio sede e demais

subseções, o jornal semanal interno, intitulado “JFAL Interativo”, tem como objetivo divulgar

notícias semanais de interesse aos servidores da instituição, bem como avisos e dicas. Ao final

do ano de 2017 serão contabilizadas 32 edições.

Materiais de Divulgação

A Supervisão de Comunicação foi responsável pela criação e confecção de cartazes e

folders para divulgações institucionais relativas aos 50 Anos de Refundação da Justiça

Federal em Alagoas, e para informar sobre as mudanças de localização dos setores em função

das obras do prédio sede e do Juizado Especial Federal.

Resgate da Memória da JFAL – 2ª Parte do Vídeo

Após a concretização de um vídeo sobre a história da JFAL, restou um rico material,

um acervo de 10 entrevistas com cerca de 11 horas de duração, com os fundadores da Justiça

Federal em Alagoas. Os atuais recursos tecnológicos permitem a divulgação desses resultados

em diversas mídias, transformando também a entrevista em registro da oralidade, da

individualidade, da memória e da história, bem como para produções midiáticas diversas que

utilizem imagem em movimento e áudio, a exemplo do vídeo já produzido, e em andamento em

impressos com fotografias e documentos em livro e e-book para o site da JFAL.

O trabalho tem como base o Programa de História Oral da Justiça Federal (PHO) do

Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF). O PHO é estratégico para

a implantação de um projeto de memória institucional. O programa de história oral é um

instrumento de captação de acervo documental e de imagens para o arquivo do projeto de

memória institucional, o que é fundamental para embasar pesquisas futuras e consolidar o setor.

Após o lançamento do segundo vídeo em 2017, a terceira fase do vídeo está sendo

preparada com outros personagens da história mais recente da JFAL, assim como o livro e e-

book para o site da JFAL.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

85

Lançamento do segundo vídeo de História Oral

Vídeo Institucional sobre o papel da Justiça Federal em Alagoas

Em 2017, houve a contração de empresa especializada em produção de vídeo –

roteiro, filmagem e edição, para execução de um vídeo de caráter institucional da Justiça Federal

em Alagoas (JFAL) sobre o Papel da Justiça Federal em Alagoas, com especial destaque da

atuação dos Juizados Especiais. O material foi produzido e entregue à Direção do Foro para

publicação, em janeiro/2018 e encontra-se disponível no endereço eletrônico

http://www.jfal.jus.br/artigos/video.php.

ORÇAMENTO SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - 2017

INVESTIMENTO

VALOR

Recebido R$ 16.423,36 Executado R$ 0 Devolvido R$ 16.423,36

CUSTEIO

VALOR

Recebido R$ 60.218,98 Executado R$ 19.329,00 Devolvido R$ 40.889,98

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

86

2.2.2. SEÇÃO DE CONTROLE INTERNO

1) Das atividades previstas no Plano Anual de Atividades do Controle Interno (PAACI) de 2017:

CRONOGRAMA ESTIMADO NO PAACI

2016 Nº

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES OBJETIVO DA ATIVIDADE

INÍCIO

TÉRMINO

STATUS DE DESENVOLVIMENTO

CONSIDERAÇÕES DA SCI

01 Atendimento às diligências do TCU, CNJ, CJF, e do

TRF5.

Aferir e informar o atendimento às diligências no prazo estipulado 01/01/2017 31/12/2017 REALIZADO

A SCI, durante todo o exercício, atendeu a todas as solicitações encaminhadas. Destaque-se a Auditoria Especial, realizada entre os meses de março a junho, solicitada pelo CJF sobre os pagamentos de passivos realizados no mês de dezembro de 2016 (Proc. SEI 0000699-50.2017.4.05.7200). Ademais, cabe registrar o acompanhamento, durante o exercício, das medidas tomadas pela Administração quanto à atualização do registro de imóveis no Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial da União – SPIUnet e SIAFI, conforme solicitação do TRF5 (Proc. Fluxus nº 1.085/2016)

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

87

02 Verificação da atualização do rol de responsáveis no

SIAFI.

Verificar se está atualizado o rol de responsáveis do SIAFI. 01/01/2017 31/12/2017 REALIZADO

Atividade cumprida, conforme os autos do Proc. Fluxus nº 1.252/2016.

03 Emissão de parecer sobre o plano anual de aquisição

de veículos

Avaliar se a aquisição anual de veículos atende as exigências da

Resolução nº 72/2009. 01/01/2017 31/12/2017 REALIZADO

Parecer emitido e encaminhado, por e-mail, a SST, no dia 26/04/2017.

04

Avaliação de processos licitatórios e/ou de atos relativos à dispensa e

inexigibilidade de licitação, referentes ao exercício de

2016 ou anteriores

Avaliar se a formalização e os procedimentos dos processos

administrativos estão de acordo com a legislação

01/01/2017 31/12/2017 REALIZADO

Os processos de dispensa e inexigibilidade foram objeto de auditoria, conforme os termos do Proc. Fluxus nº 162/2017. Atualmente, aguarda-se manifestação da Administração. Após a manifestação da Administração, a SCI irá realizar o Relatório Definitivo de Auditoria. Em relação aos processos de licitação, cumpre informar que a SCI analisa cada processo individualmente. Em verdade, trata-se de atividade contínua, que é exercida durante todo o exercício.

05

Verificação da observância da legislação pertinente quanto à elaboração de

folhas de pagamento

Verificar se os pagamentos estão de acordo com a legislação vigente

01/01/2017 31/12/2017 EM ANDAMENTO Relatório Definitivo de Auditoria encaminhado após a manifestação do NGP, conforme os autos do Proc. SEI nº 0004669-58.2017.4.05.7200.

06

Avaliação do cumprimento das determinações e

recomendações expedidas pelo TCU e Órgão de

Controle Interno

Monitorar o atendimento das determinações e recomendações

01/01/2017 31/12/2017 REALIZADO

A SCI, durante todo o exercício, atendeu a todas as solicitações encaminhadas. Destaque-se a Auditoria Especial, realizada entre os meses de março a junho, solicitada pelo CJF sobre os pagamentos de passivos realizados no mês de dezembro de 2016 (Proc. SEI 0000699-50.2017.4.05.7200). Ademais, cabe registrar o

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

88

acompanhamento, durante o exercício, das medidas tomadas pela Administração quanto à atualização do registro de imóveis no Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial da União – SPIUnet e SIAFI, conforme solicitação do TRF5 (Proc. Fluxus nº 1.085/2016).

07 Análise dos processos de liquidação de despesas

Verificar se estão sendo cumpridas as exigências legais

01/01/2017 31/12/2017 NÃO REALIZADO

Em razão do volume considerável de atividades realizadas no exercício de 2017 pela SCI, a presente meta restou prejudicada. No entanto, a referida atividade foi devidamente incluída no PAACI 2018, de modo a ser concretizada no exercício seguinte.

08

Avaliação dos procedimentos relativos

aos processos de despesa por Suprimento de Fundos

Avaliar se a formalização e os procedimentos dos processos

administrativos estão de acordo com a legislação.

01/01/2017 31/12/2017 EM ANDAMENTO Relatório Definitivo de Auditoria encaminhado, após manifestação dos supridos, conforme os autos do Proc. SEI nº 0004515-40.2017.4.05.7200.

09

Análise dos processos decorrentes dos recursos provenientes do contrato

CJF/TRF5/BB/CEF e TRF5/CEF

Verificar se estão sendo cumpridas as exigências legais

01/01/2017 31/12/2017 REALIZADO

Dos processos de licitação analisados até o momento da realização do presente relatório, nenhum deles utilizou recursos provenientes do contrato CJF/TRF5/BB/CEF e TRF5/CEF.

10 Acompanhamento dos relatórios da Seção de Material e Patrimônio.

Avaliar a correção dos dados dos relatórios da Seção de Material e

Patrimônio 01/01/2017 31/12/2017 REALIZADO

Atividade cumprida, conforme os autos do Proc. Fluxus 160/2017.

11 Avaliação, quanto à Avaliar as medidas 01/01/2017 30/06/2017 EM ANDAMENTO Relatório Definitivo de Auditoria encaminhado, após

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

89

abrangência, suficiência e resultados, das medidas adotadas pela unidade

auditada relacionada ao Acórdão 1212/2014 - TCU-

Plenário, que trata dos reflexos da desoneração da folha de pagamento

nos contratos com a Administração Pública

Federal.

adotadas pela unidade auditada relacionadas ao Acórdão 1212/2014

- TCU - Plenário.

manifestação do NA, conforme os autos do Proc. SEI nº 0003110-66.2017.4.05.7200.

12 Elaboração do PAACI. Consolidar o planejamento dos

trabalhos da unidade de controle interno

01/11/2017 30/11/2017 CONCLUÍDO Plano elaborado e encaminhado à Direção do Foro, conforme os termos do Proc. SEI nº 0004250-38.2017.4.05.7200. Aprovado em fevereiro/2018.

2) Das atividades não previstas no Plano Anual de Atividades do Controle Interno (PAACI) de 2017:

Nº DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NÃO

PREVISTAS NO PACCI 2016 ESCOPO STATUS DE

DESENVOLVIMENTO CONSIDERAÇÕES DA SCI

01 Auditoria Especial sobre os pagamentos

de passivos realizados no mês de dezembro de 2016

Analisar a conformidade legal desses procedimentos, tendo como parâmetros a Constituição Federal de 1988, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei n° 9.784/99, a Lei

REALIZADO Realizada entre os meses de março a junho do corrente exercício, solicitada pelo CJF (Proc. SEI 0000699-50.2017.4.05.7200).

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

90

n° 8.112/1990, a Lei n° 11.416/2016 e a Resolução CJF n° 224/2012.

02 Auditoria sobre Diárias

Análise da conformidade legal de processos de concessão de diárias constantes de amostra definida com base na tabela Philips sobre os PCDs dos exercícios 2015/20l6 e remanescente dos exercícios, 2011 e 2013, com aplicação de roteiro de verificação (checklist) pelos parâmetros da Resolução CJF n° 340/20l5, alterada pela Resolução CJF nº 353/20l5, da Instrução Normativa CJF n° 02/20l6, Portaria CJF n° 87/20l5, assim como a Resolução TRF5 nº 28/2011.

EM ANDAMENTO Relatório Definitivo de Auditoria encaminhado, conforme os autos do Proc. SEI nº 0002049-73.2017.4.05.7200.

03

Atualização do registro de imóveis no Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial da União – SPIUnet e

SIAFI

Acompanhar as medidas adotadas pela Administração, conforme solicitação do TRF5.

EM ANDAMENTO

Aguardando providências da SAPE (Proc. Fluxus nº 1.085/2016), em especial no que se refere à contratação de levantamento topográfico do terreno do Edifício-Sede da Seção Judiciária de Alagoas.

04 Acompanhamento mensal da folha de

pagamento Analisar a conformidade dos valores totais entre os sistemas SARH e SIAFI. REALIZADO

Trata-se de atividade contínua, de modo que, a cada mês de pagamento de folha de pagamento, são analisados os relatórios do Resumo Geral da Rubrica e Créditos Bancários do sistema SARH, bem como as Ordens Bancárias emitidas pelo sistema SIAFI, com a finalidade de verificar a consistência contábil das informações dos dois sistemas.

05 Avaliação dos Termos Aditivos relativos à

Avaliar se a formalização e os procedimentos dos processos administrativos estão de acordo com a

REALIZADO Trata-se de atividade contínua, de modo que, ao passo que a Administração celebra termos aditivos, para

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

91

repactuação e prorrogação. legislação. realizar repactuação ou prorrogação da vigência contratual, a SCI avalia esses procedimentos de acordo com a legislação pertinente e as orientações do TCU.

06 Acompanhamento da execução

orçamentária e financeira Avaliar a regularidade da execução orçamentária e financeira. REALIZADO

Trata-se de atividade contínua, de modo que, conforme ocorre a emissão de notas de empenho e ordens bancárias, a SCI avalia se esses documentos atendem às exigências das normas vigentes, bem como se está sendo realizada a conformidade de registros de gestão, como exige a IN nº 06/2007-STN.

07 Elaborar o Relatório de Auditoria de

Gestão

Relatar o resultado das avaliações estabelecidas pelo TCU, que comporão o Relatório de Auditoria de Gestão

REALIZADO

Atividade realizada, conforme e-mail encaminhado ao TRF5, no dia 03/03/2017.

A presente atividade foi realizada em conjunto com a Seção de Planejamento e Integração Regional.

08

Acompanhamento da legislação e assuntos

pertinentes à atuação do Controle Interno.

Manter atualizada a unidade de controle interno quanto às alterações normativas e matérias de interesse da área de atuação, com inclusão das informações na pasta compartilhada.

REALIZADO

Trata-se de atividade contínua, de modo que a SCI busca manter atualizado seu conhecimento acerca de inovações na legislação pertinente e as orientações do TCU. Tal atividade depende, essencialmente, da participação dos servidores lotados na SCI em cursos de capacitação.

09 Emissão de parecer nos processos de

reconhecimento, atualização e pagamento de passivos administrativos

Verificar a regularidade dos procedimentos em face do disposto na Resolução nº 224/2012 do CJF. REALIZADO

Trata-se de atividade contínua, de modo que, a cada processo de reconhecimento, atualização e pagamento de passivos administrativos, a SCI é instada a se manifestar nos termos previstos pela Resolução nº

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

92

224/2012 do CJF. Registre-se que todos os processos encaminhados a SCI foram, devidamente, analisados.

10 Monitoramento e acompanhamento das

auditorias

Acompanhar as providências adotadas pela Administração em relação às recomendações constantes dos relatórios de auditoria.

REALIZADO

Trata-se de atividade contínua, que consiste na verificação das providências adotadas pela Administração em face das determinações e recomendações consignadas nos relatórios de auditoria.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

93

1.3.3. SEÇÃO DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Nº ATIVIDADES REALIZADAS COMENTÁRIOS

01

Elaboração do relatório de 2016, consolidação de dados referentes ao relatório do biênio 2015-2016 e do plano de gestão de 2017.

Atividade realizada nos meses de dezembro/2016 a fevereiro/2017.

02

Coleta e envio de dados referentes aos relatórios de gestão do TRF5ª/TCU, dados Socioambientais e Justiça em Números (TRF5ª/CNJ), Levantamentos de Governança (TCU/CJF).

Atividade realizada nos meses de janeiro, fevereiro e setembro/2017.

03 Implantação do SEI na JFAL

Elaboração de minuta da Prtaria nº 130/2017 - DF/JF/AL. Implantação do SEI na JFAL a partir de 17 de abril de 2017. Atuação como Gestora do Sistema.

04 Elaboração do Plano de Ação para a implantação da Governança Corporativa na SJAL.

Atividade realizada nos meses de maio e junho/2017.

05 Participação na Comissão de Elaboração de Termos de Referência de Obras e Serviços.

Colaboração na elaboração dos Termos de Referência em julho/2017, incluindo nos textos critérios socioambientais.

06 Elaboração da minuta de portaria para criação da Comissão de Gestão de Riscos na JFAL

Portaria nº. 1023/2017 - DF/JF/AL.

07 Cadastramento dos projetos estratégicos de 2017 no NetProject.

Atividade iniciada em agosto e concluída em dezembro/2017.

08 Estudos para implantação do Escritório de Projetos.

Curso sobre implantação do Escritório de Projetos realizado de 02 a 06 de outubro de 2017. Minuta de portaria elaborada em dezembro/2017.

09 Planejamento da coleta de dados para captação dos dados socioambientais de novembro, dezembro e anuais (2017)

Envio de e-mail às unidades solicitando os dados referentes ao mês de novembro/2017 até 18 de dezembro e os dados de dezembro e anuais/2017 até 18 de janeiro/2018.

10 Planejamento da coleta de dados para elaboração do relatório de 2017 e do plano de gestão de 2018.

Envio de e-mail às unidades em dezembro/2017 contendo modelo para apresentação das informações e estabelecendo prazo de devolução (até 31 de janeiro de 2018).

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

94

2.3. COMISSÕES DE GESTÃO DOCUMENTAL E AMBIENTAL

2.3.1. AUTOS FINDOS ADMINISTRATIVOS

Digitalização dos processos/documentos administrativos resultado da triagem

realizada em 2016 com a inserção dos processos/documentos administrativos digitalizados no

controle de processos administrativo - Sistema SEI, considerando a seleção de servidores desta

Seccional, bem como a liberação de recursos provenientes de serviços extraordinários no limite

dos recursos executados no exercício anterior, no valor de R$ 109.151,63 (cento e nove mil,

cento e cinquenta e um reais e sessenta e três centavos).

Para a execução da digitalização do acervo de processos/documentos foram

estabelecidos os seguintes objetivos:

a. digitalizar processos e documentos administrativos armazenados no Arquivo

Administrativo em Caixas;

b. definição e digitação dos metadados dos processos/ documentos;

c. inserção no SEI da folha de metadados e do processo/ documento digitalizado.

Foram definidas as seguintes funções para a execução dos trabalhos:

d. auditor;

e. editor digitalizador;

f. editor revisor;

g. montador.

Foram definidos os seguintes processos de trabalho:

Auditor:

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

95

Editor digitalizador:

Editor revisor:

Montador:

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

96

A partir da Seleção realizada no quadro funcional de Servidores, foram definidas duas

equipes de trabalho, a saber:

a. AFA 17.1:

AUDITOR:

ALEXANDRE JOSÉ CASTRO DE ARAÚJO

DIGITALIZADORES/REVISORES/MONTADORES:

CÉSAR FELIPE GONÇALVES SILVA

HITALO RODRIGO DOS SANTOS SILVA

DEISE PORTO TEIXEIRA

CAROLINNE SUZY LINS RODRIGUES

JAMES RODRIGUES MEDEIROS TORRES

EVERSON GERONIMO VIEIRA BELO

FÁBIO BARBOZA DE MEDEIROS LIMA

HUGO VENTURA DE LIMA OLIVEIRA

PAULO CÉSAR ARAGÃO

ANA LÚCIA DE OLIVEIRA FÉLIX

MARINUZA G BARRETO MARQUES COSTA

ADRIANA AMÂNCIO DE ALMEIDA OLIVEIRA

ROLEMBERGUE MINEIRO CAVALCANTE

b. AFA17.2:

AUDITOR:

VICENTE JULIÃO MARQUES RODRIGUES BARROS

DIGITALIZADORES/REVISORES/MONTADORES:

FABIANO ANDRADE COSTA

GEÓRGIA NUNES DE SANTIAGO RICCI

TERNÍSIO SIMÕES DE CASTRO

KEILA HELENY SILVA DOS SANTOS

ANDRÉA DANIELLI GOMES VIEIRA

JOSÉ CARLOS GOMES SANTOS

RODRIGO RODRIGUES MEDEIROS TORRES

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

97

WANDERLON CONCEIÇÃO BARBOSA

PAULO ROBERTO PEREIRA

ANDRÉA CAVALCANTE DE OLIVEIRA LOPES

HELCI RODRIGUES PEREIRA JÚNIOR

INALDO BARBOSA DE AGUIAR

AUGUSTO CAMELO AMORIM FILHO

Foi provido um ambiente de trabalho localizado no Núcleo de Tecnologia da

Informação com 16 (dezesseis) microcomputadores, 11 (onze) scanners, todos devidamente

configurados dentro dos padrões mínimos destinados a digitalização de documentos.

Foram providenciadas junto a Subsecretaria de Informática do TRF5 as configurações

mínimas necessárias do Sistema SEI para receber tal acervo digitalizado.

Os trabalhos foram iniciados no dia 2 de setembro de 2017 e finalizados no dia 2 de

dezembro de 2017. As duas equipes, AFA17.1 e AFA17.2, desenvolveram suas atividades nos

dias de sábado, alternadamente, com uma carga horária de 6h de trabalho por sábado, fixando o

horário de 7h às 13h, bem como utilizando-se das catracas do controle de acesso ao prédio

como registro de presença e carga horária.

AFA17.1 AFA17.2

setembro: dias 2, 16 e 30;

setembro: dias 9 e 23

outubro: dias 14 e 28;

outubro: dias 7 e 21

novembro: dias 11 e 25

novembro: dias 4 e 18

- dezembro: dia 2

Foram estabelecidas as seguintes metas de produtividade para as equipes:

Editor digitalizador - digitalização de 500 (quinhentas) folhas a cada 6 (seis) horas de trabalho;

Editor revisor - inserção de 40 (quarenta) processos no SEI a cada 6 (seis) horas de trabalho;

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

98

Montador - de acordo com a demanda do editor digitalizador, mínimo de 5000 (cinco mil) folhas

desmontadas a cada 6 (seis) horas de trabalho.

PROCESSOS/ DOCUMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA

TRIAGEM

FOLHAS ESTIMADAS PARA

DIGITALIZAÇÃO

Acervo disponível de processos/ documentos estimado para execução em 8 meses.

6.533 457.310

PROCESSOS/ DOCUMENTOS TRATADOS PELA DIGITALIZAÇÃO

FOLHAS TRATADAS PELA

DIGITALIZAÇÃO

Execução Final dos Processos/ documentos disponibilizados e digitalizados no período de 3 meses.

2.134 149.380

Percentual de conclusão em relação a previsão de digitalização

32,67%

Vale salientar que o percentual de produtividade atingido atendeu às metas diárias

estipuladas, não tendo sido possível digitalizar todo o acervo uma vez que o período de

execução foi reduzido de 8 para 3 meses.

2.3.2. AUTOS FINDOS JUDICIAIS

Os trabalhos da Comissão de Gestão de Autos Findos Judiciais foram reiniciados no

mês de setembro/2017, tendo sido estruturada uma equipe de gestão com servidores que já

possuíam larga experiência e conhecimento acumulado em trabalhos anteriormente realizados,

de forma a imprimir maior celeridade às ações da Comissão, com foco na produtividade.

No estudo preliminar, realizado pela Comissão de Gestão de Autos Findos, após os

devidos cálculos efetivados pelo coordenador substituto - Adriano Moraes -, constatou-se a

possibilidade de eliminação de, pelo menos, 41.020 (quarenta e um mil e vinte) processos

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

99

judiciais, todos enquadrados nos parâmetros estabelecidos pelo Conselho da Justiça Federal

como passíveis de eliminação, conforme planilha em anexo.

Dentre as classes disponíveis, alvos de supressão, foram selecionadas as seguintes:

Ação Ordinária, Execução Fiscal, Mandado de Segurança, Cumprimento de Sentença,

Execução contra a Fazenda Pública e Ações Cautelares.

A Gestão de Autos Findos funcionou aos sábados, com jornada de 08 (oito) horas,

perfazendo um total anual máximo de 137 (cento e trinta e sete) horas por servidor, entretanto,

tendo em vista a limitação de recursos financeiros, não foi integralizado o limite máximo anual de

horas extraordinárias.

Antes do início propriamente dito dos trabalhos da Gestão de Autos Findos, realizou-

se, previamente, uma reunião no primeiro dia de trabalho da gestão no ano de 2017, a fim de

estabelecer o procedimento e os mecanismos que seriam adotados, além de planejamento

quanto à uniformização desses procedimentos, os quais foram: 1º Confirmar a classe processual

passível de eliminação; 2º Atualização dos dados cadastrais, com a inclusão do CPF das partes;

3º Inclusão do processo no boletim de publicação (edital de eliminação); 4º Analisar se existe

depósito judicial vinculado ao processo e ainda não liberado; caso ocorrendo o servidor certifica

e remete os autos a unidade judiciária; 5º Extração de sentença, acórdão (se houver) e trânsito

em julgado e 6º Entregar o lote de processos a equipe de apoio.

A equipe de apoio, por sua vez, foi responsável pela extração de caixas do setor de

arquivo, separação dos processos passiveis de eliminação, disponibilizar processos judiciais

para a equipe de tratamento de processos, amarração dos lotes e transporte para o arquivo

provisório da Gestão de Autos Findos, para aguardar o prazo de 50 (cinqüenta) dias após a

publicação do edital de eliminação.

Os servidores que laboraram no tratamento dos processos possuíam uma meta (por

sábado) estabelecida pelo coordenador da gestão, que seria a eliminação de 70 (setenta)

processos. A gestão de autos findos laborou nos seguintes dias: 23/09, 30/09, 07/10, 14/10,

21/10, 28/10, 04/11, 11/11, 18/11, 25/11, 02/12, 09/12, 20/12, 21/12, 22/12 e 23/12 (4 horas),

perfazendo um total de 16 dias laborados.

Após a criação dos lotes de eliminação, o coordenador substituto Adriano Moraes

preparou um edital de eliminação de processos, que foi assinado pelo Juiz Federal Diretor do

Foro, via certificação digital, para posterior publicação no Diário da Justiça Eletrônica e

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

100

disponibilização no site da Justiça Federal, para o amplo acesso dos jurisdicionados. A Seção

Judiciária também realizou a divulgação em seu sítio do edital de eliminação, para que as

pessoas interessadas pudessem ter a oportunidade de solicitar a guarda do processo que seria

eliminado.

Havendo requerimento de guarda, o pleito é encaminhado ao Diretor do Foro, para

análise e deferimento, sendo posteriormente enviado para o coordenador, que realiza a

localização do lote e extração do processo e envio ao presidente da comissão, para a

formalização de entrega dos autos à parte interessada. Nos casos de ausência de interesse da

parte, o processo é eliminado. As sentenças, acórdãos e certidão de trânsito em julgado são

envelopados, identificados e retornam ao setor de arquivo, legítimo detentor da guarda

permanente destes documentos.

Os trabalhos iniciaram no mês de setembro de 2017, direcionados para a eliminação

das ações ordinária e demais classes, em especial os feitos judiciais mais volumosos, em que se

demandaria mais tempo da equipe para análise e preenchimento das informações necessárias,

objetivando-se eliminar 15.500 (quinze mil e quinhentos) processos.

Neste passo, a gestão teria que eliminar 980 processos por dia laborado, uma vez que

se trata de equipe integrada por 14 servidores, com meta individual de 70 processos por dia de

trabalho, conforme programação e meta estipuladas. Destarte, conforme levantamento da

estatística da gestão, a equipe alcançou a meta estipulada, inclusive a meta individualizada, fato

que comprova a sua eficiência.

Assim, todas as metas (individual, diária e global) foram alcançadas, de forma que a

Comissão de Gestão de Autos Findos eliminou, em 2017, o quantitativo de 16.593 (dezesseis mil

quinhentos e noventa e três) processos judiciais, conforme relatório de estatística e

acompanhamento de produtividade.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

101

2.3.3. SOCIOAMBIENTAL

Nº PROJETOS/ATIVIDADES

PLANEJADAS ATIVIDADES REALIZADAS

01 Consolidação da Coleta Seletiva na Sede da JFAL e apoiar a implantação nas Subseções;

Foi mantida a Coleta Seletiva na Sede da JFAL, com a assinatura do Termo de Parceria nº. 003/2017 com a COOPREL, totalizando, de maio a dezembro/2017, 4.030 kg. A coleta nas Subseções ainda não se mostrou viável. Além disso, foi realizada a doação de resíduos de construção civil (oriundos da central de ar condicionado desativada, composto por metais) à COOPREL no total de 3.550 kg. Tendo surgido novos materiais logo após a essa retirada, foi autuado o PA 0004544-90.2017.4.05.7200 visando novo procedimento para descarte, cuja continuidade se dará em 2018.

02

Manutenção do descarte de autos findos por intermédio da COOPVILA e realização do descarte de outros materiais específicos como pilhas e baterias, lâmpadas e lixo eletrônico;

Foi firmado o Termo de Parceria nº 002/2017 com a COOPVILA e realizado o descarte de autos findos, além de outros documentos, totalizando, de janeiro a dezembro/2017, 13.230kg. Foi elaborado o Termo de Referência para coleta e descarte de lâmpadas usadas (PA 0001354-22.2017.4.05.7200), tendo sido realizado o descarte de 4.864 lâmpadas em dezembro/2017. Em relação às pilhas e baterias, a quantidade coletada foi muito pequena e o material está sendo acondicionado no Almoxarifado até que o volume justifique a destinação aos postos de coleta. Por fim, quanto ao lixo eletrônico, Por fim, quanto ao lixo eletrônico, após levantamento efetuado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, foi autuado o PA nº 193/2017 visando o desfazimento correto. Tendo sido publicado um Edital de Desfazimento e, não tendo surgido interessados, os materiais e equipamentos foram destinados à COOPREL, totalizando 3.700 kg (cálculo estimado), como microcomputadores, impressoras, monitores, estabilizadores, aparelhos telefônicos, teclados, caixas de som etc., todos inservíveis ou irrecuperáveis, sem condições de uso.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

102

03 Realização de campanha para arrecadação de donativos

Em parceria com a ASSEJUF, foram arrecadados, de 30/05 a 02/06/2017, donativos para as famílias desalojadas e desabrigadas pelas chuvas em Alagoas, e entregues à Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), entidade responsável pelo recebimento e distribuição aos municípios atingidos e ao Projeto Solidário da Grota do Rafael, que a JFAL apóia desde 2011 com a o Natal Solidário. Foram arrecadados vários alimentos, produtos de higiene pessoal, de limpeza e peças do vestuário masculino, feminino e infantil, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, garrafões de água mineral e fraldas descartáveis.

04

Contribuição para o aprimoramento dos mecanismos de controle de fornecimento/consumo interno de materiais;

A Direção da SECAD iniciou tratativas com os Diretores das Varas no sentido de que seja realizado um inventário do estoque de materiais naquelas unidades e orientou a devolução de materiais que não sirvam para utilização.

05

Manutenção das campanhas internas de conscientização, via folders, jornalzinho semanal e sitio eletrônico da JFAL;

Foram publicadas no sítio da JFAL e no jornalzinho matérias sobre: substituição de lâmpadas comuns por led; comemoração do Dia do Meio Ambiente, com publicação de fotos enviadas por servidores e terceirizados; descarte de autos findos à COOPVILA; doação de resíduos de construção (metais) à COOPREL; realização de oficinas de reciclagem durante a Semana do Servidor e de ações de solidariedade (arrecadação de donativos).

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

103

06

Continuidade de realização, durante o evento alusivo ao Dia do Servidor Público, de atividades de disseminação da proposta socioambiental, juntamente com a área de Gestão de Pessoas/Saúde e Qualidade de Vida;

Foram realizadas durante a Semana do Servidor, que ocorreu no período de 23 a 26/10, duas oficinas de reciclagem (arranjos natalinos com CDs e flores em jornal), além de distribuição de folder informativo sobre a coleta seletiva pela COOPREL.

07

Realização de curso, juntamente com a área de Gestão de Pessoas/Treinamento na modalidade EaD, de introdução à Gestão Socioambiental;

Tramitou na SECAD o PA 0003443-18.2017.4.05.7200 referente à contratação do curso de Introdução à Gestão Socioambiental, que chegou a ser empenhado. Porém, como o período de realização excederia o exercício, os autos foram arquivados, em face da EC nº 95/2016.

08 Elaboração do Plano de Logística Sustentável, em consonância com o do TRF5ª;

Foi iniciada a elaboração do PLS da SJAL, pendente de fechamento dos dados do exercício para proposição das metas para os exercícios posteriores, que balizarão os projetos/ações a serem desenvolvidos. Previsão de conclusão em 2018.

09 Aquisição de canecas e xícaras; Foi elaborado o Termo de Referência para aquisição de canecas em inox, canecas e xícaras em fibra de coco e bolinhas anti-stress (PA 0002050-

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

104

58.2017.4.05.7200). No entanto, a contratação foi postergada para o próximo exercício, dado o curto espaço de tempo para a conclusão do certame ainda em 2017.

10 Aquisição de lixeiras/coletores;

Foi solicitada a aquisição de um container para acomodação dos resíduos sólidos recicláveis até a sua retirada (o PA 642/2015 está em análise na SECAD).

11 Estruturação de uma Central de Resíduos;

Foi solicitada a construção de uma Central de Resíduos (o PA 642/2015 está em análise na SECAD).

12 Substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de led;

Todos os projetos de construção e reforma executados incluíram a colocação/substituição de lâmpadas comuns por led. As lâmpadas de LED iluminam mais e consomem menos energia. São 12 vezes mais eficientes que as lâmpadas comuns e reduzem a conta de energia em quase 90%. Não contém mercúrio e não emitem calor e nem raios ultravioleta.

13

Realização de estudo para aquisição de filtros de barro ou outra solução que dispense o uso de garrafões de água mineral;

O assunto não avançou, devendo ser avaliada a inclusão no plano de ação do próximo exercício.

14

Manutenção da coleta e do monitoramento dos indicadores socioambientais e proposição de medidas para melhoria dos resultados.

Foi mantida a coleta mensal de dados e o respectivo envio ao TRF5ª. Na elaboração do PLS serão previstos os indicadores a serem monitorados a fim de avaliar com maior objetividade a efetividade das ações.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

105

1.4. SUBSEÇÕES JUDICIÁRIAS

2.4.1. SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ARAPIRACA

DEMANDA SITUAÇÃO ATUAL

Montagem dos equipamentos do auditório da Subseção.

O Serviço foi iniciado em 12//2017 e concluído em 19/02/2018.

Realização de mutirão na 10ª Vara Federal. Durante todo o mês de agosto aconteceu um mutirão para audiências de conciliação, instrução e julgamento em matéria previdenciária, com o objetivo de agilizar a resolução de ações que tratam de aposentadoria por idade e salário maternidade. No total, foram realizadas 1.427 audiências e firmados 489 acordos, representando um percentual de êxito em conciliação de 34,27%. Em recursos financeiros, isso representa R$ 2.646.026,44, além de R$ 1.295.516,23 referentes a processos procedentes e resolvidos.

Reforma do Edifício-sede da Subseção de Arapiraca.

Foi licitada em dezembro/ 2017 e teve início em janeiro/2018.

Implantação de uma horta orgânica. Não realizada em 2017 por motivos internos.

Iniciar o projeto para instalação de uma biblioteca institucional na Subseção.

Adiado para 2018.

Alteração na automação dos portões de entrada e saída de veículos, com sua modernização, incluindo a troca dos motores basculantes para deslizantes, aproveitando os portões atuais.

Não foi realizado em 2017 por questões orçamentárias.

Compra e instalação de toldos para o estacionamento.

Não foi realizado em 2017 por questões orçamentárias.

Contenção de gastos. A Supervisão de Apoio Administrativo vem trabalhando na conscientização dos servidores e demais jurisdicionados para um melhor

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

106

2.4.2. SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SANTANA DO IPANEMA

DEMANDA SITUAÇÃO ATUAL

Conclusão dos reparos de manutenção da sede alugada da Subseção Judiciária de Santana do Ipanema;

Serviço foi iniciado em 20/12/2017 e concluído em 06/02/2018. Uma das intervenções no prédio foi a climatização de toda a Sala de Espera para audiências, conciliações e perícias, o que permitirá maior conforto a todos os servidores, partes e advogados, visto que a cidade de Santana do Ipanema costuma apresentar altas temperaturas durante quase todo o ano.

Implantar Plano de Segurança para a Subseção Judiciária de Santana do Ipanema.

Não foi realizado em 2017, pelas limitações orçamentárias da EC nº 95/2016. Previsto para 2018.

Realizar a licitação de construção da sede permanente da Subseção Judiciária de Santana do Ipanema.

Não foi realizada em 2017, pelas limitações orçamentárias da EC nº 95/2016. A obra foi incluída no Plano de Obras para 2019.

Implantação do sistema de Home Office. Implantado pela Juíza Federal Diretora da Subseção, em execução. Vem apresentando retorno satisfatório no que diz respeito à produtividade dos servidores e redução de consumo de energia elétrica, água e gastos com materiais de consumo.

Aperfeiçoar continuamente medidas de contenção de gastos e maximização de recursos na Subseção Judiciária de Santana do Ipanema.

Foram realizadas ações contínuas visam a contenção de gastos e maximização de recursos. Um exemplo de ação é a elaboração de planilha onde constam todos os materiais de consumo e que apresenta gráficos de consumo e como melhorá-los.

Realização de Mutirão na 11ª Vara. Realizado durante os dias 28 e 29 de março na sede da Subseção Judiciária de Santana do Ipanema - 11ª Vara Federal – apreciou 360 processos relativos à aposentadoria rural e salário-maternidade rural. Das audiências realizadas, 182 processos, equivalente a aproximadamente 50%, foram finalizados com acordos, e 23 processos foram julgados procedentes, totalizando um crédito de R$ 1.260.956,81. Tais valores serão requisitados mediante Requisições de Pequeno Valor (RPVs), beneficiando 205 pessoas dos mais diversos municípios do sertão alagoano.

aproveitamento dos recursos públicos visando sempre a contenção de gastos.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

107

2.4.3. SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE UNIÃO DOS PALMARES

Nº DEMANDA SITUAÇÃO ATUAL

01 Reavaliar os materiais de consumo fornecidos no contrato de Serviços de Limpeza desta Subseção Judiciária.

Foi informada para a Seção de Gestão de Contratos a necessidade de alteração dos quantitativos de alguns itens e foram eliminados alguns itens sem aplicabilidade nos serviços prestados para esta Subseção Judiciária. Também foram informados alguns materiais que não estavam sendo supridos. Aguarda-se a conclusão do processo licitatório que aglutinou os serviços de Limpeza aos serviços de Apoio Administrativo e que se encontra em tramitação.

02 Realizar convênio com a Fundação Nacional de Saúde para solução do problema de escoamento de dejetos do prédio sede desta Subseção Judiciária.

As tratativas neste sentido não avançaram. Foi realizada uma reunião em 26/09/2017 com os representantes da SAAE (Calazans, Gilson Mariana, Wanderson e Calado) para levantamento de dados com a finalidade de instruir projeto para solucionar o problema do escoamento dos dejetos do prédio sede desta Subseção Judiciária. Obra prevista para 2019.

03 Reforçar a segurança do prédio sede desta Subseção Judiciária.

Não foi realizado em 2017, em face das limitações orçamentárias. Está previsto para 2018.

SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALAGOAS

108

04 Aplicar manta protetora anti-choque elétrico no piso da sala do transformador.

Não foi realizado em 2017, em face das limitações orçamentárias. Está previsto para 2018.

05 Utilizar a sala de secretaria do projeto original.

Foram realocadas as salas do Gabinete do Diretor de Secretaria, da Secretaria, do Juizado Especial e da Assessoria do Gabinete do Juiz Titular para as salas do projeto original do prédio.

06 Implantação da metodologia de monitoramento de metas denominado “Gestão à Vista” que consiste na fixação de quadros murais contendo os indicadores de desempenho das metas do CNJ em cada setor responsável.

Não foi implantado e não foi previsto para 2018.

07 Replicação do treinamento do Sistema SEI para os servidores desta Subseção Judiciária.

6 servidores, no mínimo 1 por setor, inclusive o Diretor de Secretaria, foram capacitados para utilização do sistema.

08 Contribuição na elaboração dos diversos Termos de Referência dos serviços contratados para a Subseção Judiciária.

Colaboração nos Termos de Referência de Serviços de Apoio Administrativo em 02, 08 e 11/2017.

09 Registro do prédio sede junto à Secretaria do Patrimônio da União – SPU.

Foram realizadas tratativas junto à Prefeitura e Câmara Municipal de União dos Palmares para elaboração do Projeto de Lei, que culminou com a aprovação da Lei Municipal 1.320/2016, que estabelece a doação do terreno para a União Federal; ao 1º Tabelionato de Notas de União dos Palmares, para emissão da Certidão de Inteiro teor, vintenária e de ônus do terreno doado para a União Federal; e à Secretaria de Patrimônio da União – SPU, no reconhecimento da doação realizada pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares e elaboração da Portaria, Termo de Entrega e Contrato de Doação do terreno da União para a Justiça Federal de Alagoas.

10 Ampliação do arquivo físico com instalação de mais 4 estantes.

Há 4 estantes cheias de processos. Será realizado um levantamento do que poderá ser descartado e verificação da necessidade da solicitação de novas estantes.