- 2019 onselho egional de egiÃo...

51

Upload: others

Post on 05-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    2

    ACT - Acordo Coletivo de TrabalhoAFT - Anotação de Função Técnica Cadin - Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal CCJC - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania CCUSTO - Sistema de Controle por Centro de CustosCDB DI - Certificado de Depósito Bancário CFC - Conselho Federal de Contabilidade CFQ – Conselho Federal de QuímicaCIOB - Centro de Integração Objetivo CNJ - Conselho Nacional de JustiçaCNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas JurídicasCPF – Cadastro de Pessoas FísicasCRC/RJ – Conselho Regional de Contabilidade do Rio de JaneiroCRIG - Comitê de Relações Institucionais e governamentais ECT – Empresa Brasileira de Correios e TelégrafosEPP – Empresa de pequeno porteFECPR - Fórum Estadual de Conselhos de Profissões Regulamentadas IFF - Instituto Federal Fluminense IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroLAI - Lei de Acesso à Informação LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal MBCASP - Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público MPF - Ministério Público Federal NBCT SP - Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

    PCCS - Plano de Cargos, Carreiras e Salários PCLP - Plano de Cargos de Livre ProvimentoPDTI - Plano Diretor da Tecnologia da InformaçãoPEC - Proposta de Emenda ConstitucionalPUC – RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro RN – Resolução NormativaRO – Resolução OrdináriaSEFIS – Setor de Fiscalização e RegistroSEMAQUIFF - Semana Acadêmica da QuímicaSISCONT - Sistema Contábil, Orçamentário e Despesas STN - Secretaria do Tesouro NacionalSIALM - Sistema de Controle do estoque de materiais de consumo SICCL - Sistema de Compras, Contrato e Licitações SISCAF - Sistema de Controle dos Inscritos SISDOC - Sistema de Controle de Documentos SISPAT - Sistema de Controle de patrimônio e respectivo cálculo de depreciação TAC - Termo de Ajuste de CondutaTCU - Tribunal de Contas da UniãoTDDL - Termo de Justificativa de Dispensa de LicitaçãoTI – Tecnologia da InformaçãoTJRJ - Tribunal de Justiça do Rio de JaneiroUFF - Universidade Federal Fluminense UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

    SiglaS e abreviaçõeS

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    3

    SumárioMensagem do Presidente

    Capítulo 1

    Capítulo 5

    Anexos e Apêndices

    Expediente

    Capítulo 4

    Capítulo 3

    Capítulo 2

    O CRQ-III

    Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis

    Resultados da área-fim

    Gestão de Riscos e Controles Internos

    Planejamento estratégico da entidade

    Dados

    Execução Orçamentária

    Gestão de pessoas

    Principais riscos e iniciativas para minimizar

    Estrutura de Governança

    Estrutura organizacional e de governança

    Notas Explicativas aos Demonstrativos Patrimoniais, Financeiros e Orçamentários do Exercício de 2019

    Gestão de licitações e contratos incluindo de TI

    Auditoria interna

    Principais objetivos estratégicos do exercício

    Quem somos

    Gestão patrimonial e infraestrutura

    Principais programas, projetos e iniciativas executadas para atingimento dos objetivos

    Como nos comunicamosFatos ExternosNossos valores

    4

    5

    39

    49

    51

    26

    21

    12

    6

    40

    27

    22

    13

    6

    41

    28

    23

    13

    7

    44

    34

    25

    14

    8 e 9

    37

    15

    101011

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    44

    O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CR-Q-III), autarquia que representa as diversas profi ssões da área da Química, foi criado por meio da Resolução Normativa nº 2, de 08 de julho de 1957, emitida pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e faz parte do Sis-tema CFQ/CRQs. Sob sua jurisdição, o estado do Rio de Janeiro, o CRQ-III mantém registrados mais de 26 mil profi ssionais e mais de 2,6 mil empresas. Em todo o país, as ações do Sistema são integradas, considerando a di-versidade e características singulares de cada um dos 21 Conselhos Regionais de Química, que norteiam as deli-berações e orientações do Conselho Federal.

    Buscamos, sobretudo, a valorização das profi ssões e dos profi ssionais da Química, que têm a responsabilidade e a capacidade de produzir, pesquisar, desenvolver inova-ções que transformam e garantem a segurança de toda a população, que, em seu dia a dia, consome e utiliza uma infi nidade de produtos que vêm, de alguma forma, da uti-lização responsável de uma ciência tão importante.

    Para alcançarmos nossos objetivos primários, estamos sempre comprometidos com a atenção a todas as mu-danças – nas leis, normas e tecnologias, bem como às demandas mercadológicas e da própria sociedade con-sumidora – que, a todo o momento, podem mudar as di-nâmicas que influenciam diretamente na atuação desses profi ssionais e empresas da Química.

    Ética, integridade, transparência, unicidade, foco na sociedade, inovação e excelência em gestão não repre-sentam apenas palavras. São os valores pelos quais re-almente primamos, e que, com toda a certeza, pavimen-tam o caminho para atingirmos a missão de promover a atividade da Química e contribuir com o desenvolvimen-to econômico e sustentável do país. Desafi os postos e ações concretizadas, não temos dúvidas de que o Siste-ma CFQ/CRQs é, hoje, referência cada vez mais sólida no desenvolvimento da Química no Brasil.

    Durante a produção deste relatório, o terceiro desta gestão, refletimos sobre os avanços que conseguimos concretizar, mas também sobre os desafi os que nos impelem a buscar a melhoria constante, conscientes de que sempre podemos avançar, dentro e fora das paredes do CRQ-III.

    Embora a inovação e a tecnologia sejam muito impor-

    tantes no direcionamento de nossas atividades, a ferra-menta que mais nos permite avançar, no entanto, são as pessoas. Por isso, nesse ano investimos nesse capital, a fi m de estabelecer laços robustos com nossos valores e, ao mesmo tempo, que isso signifi que avanços em prol de nossos stakeholders.

    Concretamente, demos um passo singular nesta direção com a realização de nosso Concurso Público para preen-chimento de vagas, cujo processo começou bem antes, em 2018, com a aprovação em Plenário do Novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), e fi nalizado em 2020.

    O concurso, além de atender a determinações de órgãos de controle, é uma prova de que queremos e vamos atu-alizar nosso quadro, com profi ssionais cada vez mais capacitados para fortalecer nosso trabalho em prol da sociedade fluminense. E, como o capital humano nos é tão caro, mesmo antes do concurso focamos na capa-citação dos colaboradores, com o Programa de Capaci-tação Continuada, que busca expandir e aperfeiçoar os conhecimentos e competências de cada um: em 2019, todos os funcionários participaram de pelo menos uma atividade de capacitação, com a marca histórica de 659 horas de treinamento.

    O que é bom para o funcionário também é bom para a gestão: por meio do Acordo Coletivo de Trabalho, con-seguimos estabelecer a jornada de trabalho flexível, per-mitindo ao funcionário programar sua rotina de maneira mais adequada e, por outro lado, reduzimos sensivel-mente o valor pago por horas extras trabalhadas.Na estrutura de governança desta autarquia também buscamos aprimorar e oxigenar a força de trabalho, ele-gendo e trazendo para o Plenário do CRQ-III profi ssionais que nunca haviam participado efetivamente do Conse-lho. E temos que reforçar a importância de termos neste colegiado a pluralidade representada por instituições de ensino, sindicatos e associações.

    E, com novas pessoas, vêm novas ideias, renova-se o compromisso de todos os que estão ou estiveram aqui. Assim, também no sentido de aumentar a participação de profi ssionais nas ações da autarquia, lançamos mais um Edital de Convocação para a formação de Câmaras Técnicas – atualmente quatro em funcionamento – e também para o Concurso de Monografi as, em sua XVIII

    edição.Nosso trabalho está sempre à mercê de mudanças, e es-peramos que sejam sempre benéfi cas, que se somarão aos nossos esforços. Mas quando alguma mudança nos ameaça, ameaça a segurança da sociedade brasileira, temos a obrigação de agir de forma contundente. E foi o que fez o Sistema CFQ/CRQs, ao se aliar aos demais Sistemas de Conselhos Profi ssionais frente à ameaça da PEC/108/2019, proposta pelo governo federal para transformar todos os conselhos em personalidades jurí-dicas de direito privado, inviabilizando, em suma, a atua-ção como é feita hoje.

    O Sistema CFQ/CRQs participou ativamente do diálogo com o Parlamento, dialogando com a Frente Parlamen-tar de Apoio aos Conselhos Profi ssionais e a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, e criou ainda, a fi m de manter essa re-lação constante, o Comitê de Relações Institucionais e governamentais (CRIG) do CFQ, o qual tenho a honra de coordenar.

    Com relação a nossa área fi m, a fi scalização, atuamos sempre tendo como norte a observância da ética profi s-sional e, embora o corpo de fi scais do CRQ-III seja peque-no e as atividades priorizem denúncias, solicitações de novos registros, cancelamentos de registros existentes e vistorias de acompanhamento e rotina, não deixamos de trabalhar. No ano de 2019 foram fi scalizadas 302 empre-sas e 255 profi ssionais, com a geração de 159 autos de infração, 68 multas aplicadas, 10 suspensões de exercí-cio profi ssional e 11 perdões em face de regularização. Dos 159 processos de infração instaurados, 32 dizem respeito a infrações do Código de Ética da profi ssão do Químico.

    O mais importante, porém, nesse sentido, é que o caráter educativo do trabalho do CRQ-III junto a profi ssionais e empresas tem dado resultado: mesmo com o número de vistorias dobrado, o número de infrações identifi cadas diminuiu em 87%, comparado a 2018.Com a publicação da Deliberação Plenária nº 5, de 13 de dezembro de 2018, estabelecemos requisitos mínimos de formação e disponibilidade para que um profi ssio-nal da Química assuma a responsabilidade técnica pela atividade de uma empresa e oferecemos o curso básico, gratuito, para atualização de profi ssionais. Ao todo, 311 profi ssionais receberam esse upgrade e 98% deles ava-liaram positivamente a ação.

    Para nos comunicarmos com mais profi ssionais e em-

    presas, a fi m de sanear nosso cadastro, publicamos a Deliberação Plenária nº 05/2019, de 28/11/2019, que permite o cancelamento do registro de empresas com cadastros inativos ou cancelados junto às receitas esta-dual ou federal, além de buscar por certidões de óbito no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desde 2018.

    E contamos com o alinhamento do CFQ com os Regio-nais, com procedimentos que buscam tornar cada vez mais forte o Sistema com a participação e satisfação de nosso público. Três resoluções publicadas em 2019 refletem bem esse compromisso: a RN nº 283, que regu-lamenta o acesso a informações no Sistema e dispões sobre Ouvidorias; a RN nº 286, que cria o pool de ser-viços compartilhados, unifi cando a barateando o custo dos serviços para os Regionais, e a RN nº 275, que criou o Programa de Parcelamento de Dívidas para profi ssio-nais e empresas no Sistema.

    Assim, este relatório presta contas a toda a sociedade sobre o que fi zemos e já sabemos que no próximo ano avançaremos mais na comunicação com quem mais nos interessa: as pessoas. Vamos colocar em prática as ações pensadas e desenvolvidas em 2019 e tornar nossa atuação ainda mais transparente, participativa e repre-sentada pela vontade dos profi ssionais e empresas que têm o potencial de transformar nosso estado e nosso país.

    Boa leitura!

    menSagem do preSidente

    PresidenteRafael Barreto Almada

  • RelatóRio de Gestão - 2019Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    viSão geral, organizacional e ambiente externo

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    6

    o crQ-iiiO Conselho Regional de Química – Terceira Região (Rio de Janeiro) foi criado por meio da Resolução Normativa nº 2, de 08 de julho de 1957, emitida pelo Conselho Federal de Química - CFQ, conforme preceitos da Lei 2.800 de 18 de junho de 1956, tendo como objetivo registrar e fiscalizar profissionais e empresas da área da Química no Rio de Janeiro.

    O CRQ-III é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e patrimonial, cujas atribuições estão defi-nidas no Art. 13 da Lei n.º 2800/56.

    Ademais, objetiva impedir que a sociedade seja prejudicada por empresas ile-gais ou por pessoas desprovidas de conhecimentos técnico-científicos que executem serviços na área da Química. Para tal, a autarquia possui fiscais que vistoriam empresas em todo o estado, a fim de certificar se as atividades exclusivas dos profissionais da Química são exercidas por pessoal capacita-do. O CRQ-III também implementa ações voltadas ao fortalecimento da área da Química no estado do Rio de Janeiro, e o faz estreitando a relação com instituições de ensino e pesquisa.

    Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III)CNPJ: 42.277.434/0001-83Natureza Jurídica: Autarquia Federal

    Endereço da Sede: Rua Alcindo Guanabara, 24 - 13º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ, CEP - 20031-130

    Telefone: (21) 2524-2236

    Site: http://crq3.org.br/

    E-mail de contato: [email protected]

    Funcionamento: Seg. a Sex. das 08h30 às 17h30.

    Missão: Promover a atividade plena da Química, com vistas a

    contribuir para o desenvolvimentosustentável do país.

    Visão: Ser reconhecido comoreferência no desenvolvimento da

    Química no Brasil.

    Valores: Ética, Integridade, Transparência, Unicidade, Foco naSociedade, Inovação, Excelência em Gestão e

    Autorresponsabilidade.

    http://crq3.org.br/

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    7

    eStrutura organizacional ede governança

    O Organograma Funcional do CRQ-III é dinâmico e tem sido alterado, com a aprovação do seu Plenário, de maneira contínua, adaptando-se às mudanças do ambiente, com respos-tas rápidas aos funcionários, além de facilitar a implementação das estratégias da Gestão.

    A atual estrutura funcional do CRQ-III é demonstrada no organograma abaixo, onde são apresentadas suas unidades administrativas:

    A estrutura do CRQ-III segue as orientações de Governança Pública, definidas pelo Decreto 9.203/2017, em conjunto com o seu Regimento Interno

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9203.htmhttp://crq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/uploads/2016/09/regimento-interno-crq-ro-19726.pdf

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    8

    Quem SomoS

    72% 28%Composição do Plenário

    Rafael AlmadaPresidente

    David TabakVice-presidente

    Harley MartinsDiretor Secretário

    Marcio FranklinDiretor Tesoureiro

    diretoria

    conSelheiroS

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    9

    Rua Lúcio Bittencourt, nº109,salas 213 e 214, Vila Santa Cecília, Volta Redonda, RJ CEP 27260-110Funcionalidade: Salas e auditórioTipo: Alugado Área: 49 m²

    Rua Dr. Luiz Belegard, nº68,sala 203 Centro, Macaé, RJ,CEP 27900-000Funcionalidade: SalaTipo: Alugado Área: 30 m²

    Pça. Santíssimo Salvador, nº41,sala 405, Centro,Campo dos Goytacazes, RJ,CEP 28010-000Funcionalidade: SalaTipo: Alugado Área: 61 m²

    Rua Alcindo Guanabara, 24, 13º andar, Centro,CEP 20031-Z130 Rio de Janeiro/RJFuncionalidade: Salas, Almoxarifado e auditórioTipo: Próprio Área: 600 m²

    aSSeSSoreS onde atuamoS

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    10

    O ano de 2019 trouxe uma grande ameaça à existência de todos os conselhos profissionais, com uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 108/2019, propondo que conselhos deixassem de ser autarquias federais e pas-sassem a ser “pessoas jurídicas de direito privado”, o que impediria os Conselhos de fiscalizar e aplicar penalidades aos que exercem a profissão de forma ilegal.

    As consequências seriam desastrosas, para os profis-sionais e, principalmente, para a sociedade, que tem nos conselhos profissionais uma proteção fundamental. Como saber, por exemplo, quem fabricou, e de que forma, os produtos químicos que temos todos que utilizar?

    A reação, então, se fez rapidamente: o Sistema CFQ/CRQs organizou-se estrategicamente para defender e

    representar o interesse da classe profissional e da socie-dade, fazendo interlocução com a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais e com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, a fim de angariar a adesão de parlamentares e demais entidades profissionais em torno do debate para combater a PEC 108/2019.

    E o CRQ-III teve participação efetiva no processo. O presi-dente Rafael Almada, que coordena o Comitê de Relações Institucionais e governamentais (CRIG) do CFQ, também escreveu artigo, que foi publicado no Jornal O DIA, do Rio de Janeiro,no dia 26 de julho de 2019 (https://cutt.ly/Sd5QXKD ), alertando para os riscos e demonstrando o posicionamento do Sistema.

    O CRQ-III mantém suas informações disponíveis em ca-nais de comunicação como o site da Autarquia, as redes sociais Facebook e LinkedIn, além de usar ferramenta de e-mail marketing para informar diretamente a todos os profissionais e empresas registrados.

    Nas redes sociais, em 2019, houve crescimento subs-tancial de número de seguidores e envolvimento de profissionais e empresas, com a divulgação de vagas de emprego e outras oportunidades. Notadamente no Face-book, onde, no período, o número de seguidores passou de 4.121 para 5.990.

    A divulgação de eventos e cursos no auditório do con-selho, promovidos pelas Câmaras Técnicas do CRQ-III e ainda por empresas, contribuíram para o crescimento de seguidores e aproximação com a sociedade, já que houve sorteio de vagas para os cursos. Houve, neste período, seis cursos de empresas, oito cursos para Responsáveis Técnicos e quatro eventos comemorativos de Câmaras Técnicas, com palestras: Dia Mundial da Água, Dia Mun-dial do Meio Ambiente, 66 anos da Petrobras e palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos.

    Um tópico específico também teve sua divulgação impul-sionada por todos os canais de divulgação do CRQ-III e ainda pela imprensa: o Concurso Público para contrata-ção de mão de obra para a Autarquia, que, além de aten-der a exigências de órgãos de controle, é mais uma ferra-menta de governança.

    As dúvidas e solicitações são recebidas pelo Conselho por meio dos e-mails do setor de Comunicação, notada-mente o Fale Conosco, que recebe ainda reclamações, crí-ticas e elogios, com média diária de 20 e-mails recebidos.

    Ainda, no Portal da Transparência, o CRQ-III disponibiliza todos os seus dados abertos, atendendo à Lei de Acesso à Informação (LAI).

    Mas a fim de aumentar ainda mais a transparência e per-mitir o controle social, o CRQ-III terá, em 2020, sua Ouvi-doria, que será o canal oficial e adequado ao recebimento e tratamento de denúncias, críticas e sugestões, regula-mentado com a publicação da Resolução Normativa Nº

    283, de 27 de setembro de 2019.

    Pesquisa de Satisfação

    O CRQ-III ainda não realizou pesquisa de satisfação. A Caixa de Sugestões, disposta na recepção da sede do CRQ-III, ainda é pouco acessada pelos profissionais que buscam serviços presencialmente.

    como noS comunicamoS

    FatoS externoS

    Como oCRQ-III chega

    até você?

    https://cutt.ly/Sd5QXKD https://cutt.ly/Sd5QXKD

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    11

    noSSoS valoreS

  • RelatóRio de Gestão - 2019Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    capítulo 2 governança, eStratÉgia e alocação de recurSoS

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    13

    O sistema de governança do CRQ-III é composto por sua Plenária e seus órgãos auxiliares e de apoio. A Plenária é o órgão máximo e decisório da autarquia, composta por conselheiros escolhidos por meio de Assembleias de De-legados Eleitores de Instituições de Ensino, Sindicatos e Associações de Classes, resultado posteriormente homo-logado pelo Conselho Federal de Química.

    A Plenária tem como órgãos de apoio direto a Diretoria, a Comissão de Ética, as Câmaras Técnicas e o Conselho Fiscal. A Comissão é permanente e tem seus membros indicados pelo Presidente e submetidos à aprovação do Plenário, com prazo de duração definido na mesma oca-sião. Já as Câmaras Técnicas são formadas por profis-sionais da Química, com expertise comprovada no tema de atuação da mesma, selecionados em chamamento público.

    O Conselho Fiscal, representado pela Comissão de Toma-da de Contas, acompanha as contas, para o exercício da

    transparência e, principalmente, colabora com a integri-dade e a conformidade exigidas pelos órgãos de controle da gestão.

    A Diretoria, como órgão auxiliar da Presidência para a administração da Autarquia, conta com a Chefia de Ga-binete, as Assessorias Jurídica e de Comunicação como órgãos de apoio.

    A gestão do CRQ-III permite a conexão entre os setores, núcleos e assessores, com direcionamento único, com-partilhando a implementação de programas, revisando e reportando os processos que garantem a eficiência operacional, mantendo a comunicação interna e externa e avaliando o desempenho. Assim, compõem também a gestão do CRQ-III a Superintendência, ainda não ocupada, suas Assessorias Administrativa; de Licitações e Contra-tos; de Tecnologia da Informação e Comunicação; Finan-ceira e Contábil e de Fiscalização e Registro.

    planejamento eStratÉgico da entidade eStrutura de governançaAdemais, para atender na íntegra o Decreto Federal, o CRQ-III institucionalizará, em 2020, modelo de governança que contemple estruturas, fundamentos, diretrizes, mecanismos, princípios, ações e atores do Sistema de Governança.

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    14

    MISSÃOPromover a atividade plena da

    Química, com vistas a contribuir para o

    desenvolvimento sustentável do país

    VISÃOSer reconhecido como referência no

    desenvolvimento da Química no Brasil

    VALORESÉtica Integridade Transparência

    Unicidade Foco na Sociedade

    Inovação Excelência em Gestão

    Autorresponsabilidade

    MAPA ESTRATÉGICO2018 - 2028

    GOVERNANÇA E GESTÃOGarantir a sustentabilidade financeira de

    todo Sistema CFQ/CRQsAdotar as melhores práticas de

    Governança e Gestão

    Promover a inovação de processos e serviços, por meio da melhoria contínua

    e das ferramentas de Inteligência Artificial

    APRENDIZADO E CRESCIMENTOQualificar adequadamente o

    time de gestores e colaboradores para suprir as

    demandas do Sistema CFQ/CRQs

    Implementar políticas de valorização para manter o

    capital humano

    Adotar um sistema integrado e inovador de informação

    capaz de interligar o sistema CFQ/CRQs e as partes

    interessadas

    Conscientizar, alinhar, direcionar e disseminar os objetivos estratégicos do Sistema CFQ/CRQs para

    atingir os resultados esperados

    PROCESSOS INTERNOSRelações com a Sociedade Relações Institucionais

    Normatizar o exercícios das

    atividades químicas

    Estabelecer sistemática de orientação do

    exercício profissional

    Garantir uma fiscalização eficaz e

    efetiva

    Ampliar parcerias

    institucionais

    Influenciar os processos político e legislativo nacional

    Influenciar as diretrizes

    educacionais da Química

    Garantir a eficácia da

    comunicação com os

    profissionais de Química e a Sociedade

    SOCIEDADEAssegurar à Química como uma das estratégias de

    desenvolvimento da naçãoAssegurar que a sociedade receba produtos e serviços

    de qualidade

    principaiS objetivoS eStratÉgicoS do exercícioOs objetivos estratégicos do CRQ-III estão representados abaixo:

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    15

    principaiS programaS, projetoS e iniciativaS executadaS para atingimento doS objetivoSNo exercício de 2019, o CRQ-III teve dez principais projetos, com aderência ao orçamento, tendo como pilares para sua execução metodologia bem estruturada, agilidade na tomada de decisões, uso de dados para o planejamento, comuni-cação eficaz, gerenciamento de escopo, gestão de conflitos e uso de indicadores de performance.

    Objetivos Estratégicos 2, 5 e 11

    Assegurar que a sociedade receba produtos e serviços de qualidadeGarantir uma fiscalização eficaz e efetivaAdotar as melhores práticas de Governança e Gestão

    Vínculo com a cadeia de valor: Governança, Gestão de Riscos e ComplianceSustentabilidadeGestão de pessoal

    Considerando que em 2019 as etapas para realização do concurso foram as administrativas, tal como planejamento do certame, seleção da organizadora e publicações, não houve despesa específica para a matéria. Assim sendo, seu investimento total será identificado no orçamento do exercício de 2020.

    Concurso Público para Seleção de Pessoal

    Em 2018, após finalizar e aprovar o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), o CRQ-III iniciou os procedimentos para contratação da empresa prestadora de serviços técnico especializado em processos de seleção de pessoal, a fim de realizar concurso público destinado a selecionar profissionais para a Sede e as Delegacias (Campos dos Goytaca-zes, Macaé e Volta Redonda do Conselho.

    Com Edital publicado no dia 8 de novembro de 2019, o Concurso Público do CRQ-III oferta 15 vagas para cargos de níveis de formação médio, médio/técnico e superior. A abertura das inscrições se deu no dia 25 de novembro 2019, após às 14h e se encerrou no dia 23/01/2020. Todas as etapas do concurso podem ser verificadas no link: https://d676e6gwpn3ec.cloudfront.net/concursos/1025/116_487938.pdf

    Despesas e valores realizados com publicações de documentos do concurso em 2019:

    DESPESA TIPO DATA VALOR PAGO

    Extrato TJDL - Consulplan Publicação 02/09/2019 R$ 132,16

    Extrato do Contrato - Consulplan Publicação 06/09/2019 R$ 132,16

    Edital de abertura Publicação 08/11/2019 R$ 27.753,60

    Cronograma do Concurso Publicação 12/11/2019 R$ 759,62

    Programa de Capacitação Continuada

    Concursopúblico

    AtualizaçãoCadastral

    Campanha de recuperação

    de débitos

    Fomentar orelacionamentodo CRQ-III com o

    legislativo federal,

    estadual emunicipal

    ampliarparcerias

    institucionais

    curso derepsonsável

    técnico

    Câmarastécnicas

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    16

    Objetivos Estratégicos 2 e 4

    Assegurar que a sociedade receba produtos e serviços de qualidade Estabelecer sistemática de orientação do exercício profissional

    Vínculo com a cadeia de valor: Relacionamento Institucional

    Curso gratuito para Anotação de Responsabilidade Técnica por atividades de empresas

    Com a publicação da Deliberação Plenária nº 5, de 13 de dezembro de 2018, o CRQ-III estabeleceu requisitos para que um profissional da Química assuma a responsabilidade técnica pela atividade de uma empresa/instituição e ofereceu o curso básico, gratuito, para atualização de profissionais no exercício da função de químico responsável. Dos 311 que participaram do curso, 98% avaliaram positivamente a ação.

    A iniciativa utilizou apenas os funcionários do Conselho e os cursos ocorreram no auditório, sem custos adicionais para a autarquia.

    Objetivo Estratégico 6

    Ampliar parcerias institucionais Vínculo com a cadeia de valor: Relacionamento Institucional

    Investimento total orçado: R$ 20.000,00

    Fomentos a eventos promovidos por instituições de ensino, associação de classe e sindicatos

    Com o objetivo de incentivar estudantes do nível médio, técnico e de graduação, Instituições de Ensino, Associações de Classes e Sindicatos a desenvolverem atividades, que possibilitem a compreensão de fenômenos do cotidiano da sociedade à luz dos conhecimentos da área da Química, o CRQ-III estabeleceu regras claras para a concessão de fomentos a eventos, com a publicação da Portaria n° 015, de 20 de agosto de 2019, tornando o processo mais trans-parente. O montante investido em 2019 foi de R$ 8 mil.

    INSTITUIÇÃO EVENTO DATA VALOR

    Instituto Federal Fluminense (IFF) Semana Acadêmica da Química (SEMA-QUIFF)

    De 06 a 09/11/2019 R$1.500,00

    Olimpíada de Química do Rio de Janeiro

    XI Olimpíada de Química do Rio de Janeiro 14/12/2019 R$2.000,00

    Universidade Federal Fluminense (UFF)

    I Jornada Científica da Semana Acadêmi-ca de Química UFF

    De 21 a 28/10/2019 R$2.000,00

    Centro de Integração Objetivo (CIOB)

    IX Semana da Química do Centro de Inte-gração Objetivo

    De 21 a 25/10/2019 R$1.500,00

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    3° Simpósio de Química, Engenharia Quí-mica e Materiais

    De 18 a 22/03/2019 R$ 1.000,00

    Investimento total orçado R$ 30.000,00

    XVIII Concurso de Monografias do CRQ-III - 2019/2020

    Para estimular o interesse de estudantes universitários, recém formados e profissionais pelo estudo e pesquisa de assuntos relacionados à área da Química, o CRQ-III retomou, em 2018, o Concurso de Monografias, cujo resultado foi divulgado em 2019 e premiou dois candidatos com o valor total de R$ 6.000,00 (seis mil reais). O segundo edital, lançado em 2019, será finalizado em 2020.

    Investimento total: R$ 0,00

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    17

    Principais representaçõesinstitucionais em eventos

    Objetivo estratégico 7

    Influenciar os processos político e legislativo nacional Vínculo com a cadeia de valor: Relacionamento Institucional

    Investimento total orçado: R$ 0,00

    Fomentar o relacionamento do CRQ-III com o legislativo nas esferas federal, estadual e municipal.

    A agenda do CRQ-III em 2019, no que se refere a atividades, participação e cooperação política foi extensa. O Conselho atuou na conscientização do parlamento brasileiro sobre os riscos à sociedade contidos na PEC 108/2019, esteve presente no encontro preparatório da Frente Parlamentar da Química em Defesa dos Conselhos Profissionais e atuou com lideranças do Senado e da Câmara Federal também para tratar de assuntos sobre a PEC 108/2019.

    No Rio de Janeiro, o CRQ-III participou da Audiência Pública da Comissão de Segurança Alimentar para tratar de da Lei Complementar Municipal nº 197/2018, que versa sobre novo código de Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuá-ria do município; aderiu ao Fórum Estadual de Conselhos de Profissões Regulamentadas (FECPR) e, com isso, participa das suas atividades e reuniões mensais.

    IV Encontro Anual do Instituto de

    Química UFRJ

    I Jornada Científica da Semana Acadêmica de Química UFF

    Semana Acadêmica da Química IFF

    Seminários de Calouros do IFRJ

    IX Semana da Química do Centro de

    Integração Objetivo

    Olimpíada de Química do Rio de

    Janeiro

    60 anos do Instituto de

    Química da UFRJ

    Audiências da Alerj

    Reunião Regular da FrendeParlamentarda Química

    Agendas no Senado e na Câmara Federal

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    18

    Objetivo estratégico 10

    Garantir a sustentabilidade financeira de todo Sistema CFQ/CRQs

    Vínculo com a cadeia de valor: Gestão de arrecadação de recursos

    Investimento total orçado: R$ 0,00

    Campanha de recuperação de créditos

    Em atendimento às recomendações do Conselho Nacional de Justiça e do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, juntamente com os Tribunais Regionais Federais, no sentido de promover a política sistematizada e conciliação relacionada aos débitos existentes nos respectivos Conselhos, o Conselho Federal de Química normatizou, com a publicação da Resolução Normativa Nº 275, de 22 de novembro de 2018 e o Programa de Parcelamento de Dívidas para profissionais e empresas no Sistema CFQ/CRQs.

    Desse modo, o CRQ-III, visando diminuir execuções fiscais contra seus registrados sem afastar a efetividade, assim como viabilizando formas de negociação de dívida com fulcro na RN do CFQ, permitiu que diversos profissionais e empresas registrados regularizassem sua situação junto ao CRQ-III, criando a ação de recuperação de créditos, atento aos seguintes processos:

    Quantidade de parcelamento de débitos, de pessoas físicas e jurídicas, de forma segregada, a partir da normativa:

    TIPO ANOQUANT.

    RENEGOCIAÇÃOVALOR DO CRÉDITO

    P. FÍSICA

    Ano 2019 (ago-dez)

    366 R$ 587.616,62

    P. JURÍDICA 41 R$348.109,93

    TOTAL 407 R$ 935.726,55

    Quantidade de profissionais e empresas em débito, com os respectivos valores, em que não se iniciou a execução fiscal:

    Garantir a eficácia da comunicação com os profissionais de Química e a SociedadeAdotar as melhores práticas de Governança e GestãoPromover a inovação de processos e serviços, por meio da melhoria contínua e das ferramentas de

    Inteligência Artificial

    Vínculo com a cadeia de valor: Relações InstitucionaisGovernança, Gestão de Riscos e Compliance

    Objetivos Estratégicos 9, 11 e 12

    QUANTITATIVO VALOR DO DÉBITO

    P. FÍSICA 16.194 R$ 33.955.871,29

    P. JURÍDICA 1.700 R$ 16.667.527,27

    Análise emitigação dos Riscos

    Levamento do quantitativodos inadimplentes

    Treinanmento das equipese comunicão eficas

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    19

    Atualização cadastral

    A fim de fazer o saneamento dos cadastros de registrados, o CRQ-III publicou a Deliberação Plenária nº 05/2019, de 28/11/2019, que permite o cancelamento do registro de empresas com cadastros inativos ou cancelados junto às re-ceitas estadual ou federal, além de buscar por certidões de óbito no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desde 2018.

    Assim, em apenas um mês, foram cancelados 19 registros de empresas. 44 registros de profissionais foram cancela-dos ao longo de todo exercício de 2019, em razão da busca ativa por certidões de óbito, junto à base do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro.

    O percentual de cadastros atualizados em 2019 alcançou 5.196 profissionais e 310 empresas. Este número corres-ponde a um aumento de 7% e 3% na taxa de cadastros atualizados/ano. A iniciativa utilizou apenas os funcionários do Conselho para a execução da iniciativa.

    Assim, em apenas um mês, foram cancelados 19 registros de empresas. 44 registros de profissionais foram cancela-dos ao longo de todo exercício de 2019, em razão da busca ativa por certidões de óbito, junto à base do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro.

    O percentual de cadastros atualizados em 2019 alcançou 5.196 profissionais e 310 empresas. Este número corres-ponde a um aumento de 7% e 3% na taxa de cadastros atualizados/ano. A iniciativa utilizou apenas os funcionários do Conselho para a execução da iniciativa.

    O desenvolvimento dos funcionários é um dos principais componentes em Gestão de Pessoas, principalmente para manter a competitividade do quadro funcional da Autarquia. Com isso, o CRQ-III criou o programa de capacitação con-tinuada para melhorar a capacidade técnica de seus funcionários e alcance das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico. A Autarquia utiliza variados métodos para capacitar seus funcionários em ambiente interno e externo.

    Desde a implementação do Programa de Capacitação Continuada, o CRQ-III alcançou a marca histórica de 659 horas de treinamentos dos funcionários no ano de 2019, alcançando 100% do quadro de pessoal, reforçando o compromisso com o desenvolvimento das pessoas.

    Objetivo estratégico 13

    Qualificar adequadamente o time de gestores e cola-boradores para suprir as demandas do Sistema CFQ/CRQs

    Vínculo com a cadeia de valor: Gestão da Educação Continuada

    Investimento total orçado: R$ 45.002,60

    Programa de Capacitação Continuada

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    20

    Objetivo estratégico 16

    Conscientizar, alinhar, direcionar e disseminar os obje-tivos estratégicos do Sistema CFQ/CRQs para atingir os resultados esperados.

    Vínculo com a cadeia de valor: Relacionamento institucional

    Investimento total: R$ 0,00

    CFQ no CRQ-III

    Em agosto de 2019, o CRQ-III recebeu a visita do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, com sua equipe de gestores. Na ocasião, além de participar de uma reunião Plenária, o presidente Ribamar tratou, com o colegiado do CRQ-III, de questões estratégicas para o Sistema CFQ/CRQs, nas quais o presidente considera a participação dos Regionais essencial.

    Valor total gasto com as demais atividades finalísticas (registro, normatização, julgamento e orientação):

    Em 2019, o CRQ-III orçou o montante de R$ 1.213.378,96 para realizar despesas com fiscalização. Desse montante foi realizado o valor de R$ 1.055.570,80.

    Com relação aos custos para realizar as demais atividades finalísticas, tais como registro, normatização, julgamento e orientação, os valores foram os seguintes:

    DESPESA ORÇADO REALIZADO

    Realizado Registro PF R$ 648.791,59 R$ 592.943, 33

    Realizado Registro PJ R$ 457.017,44 R$ 407.712, 86

    Julgamento (Plenária) R$ 147.468,26 R$ 114.029,30

    Delegacias R$ 34.818,53 R$ 9.716,95

    No que se refere ao valor total de pagamento de indenização aos conselheiros que exercem atividades pro bono, a tabela abaixo apresenta a relação de pagamento de diárias em 2019. O valor estimado para esta despesa foi de R$ 24.500.00

    Os valores pagos de indenizações de jetons e auxílios representação estão representados abaixo. O valor estimado para esta despesa foi de R$ 90.100,00

    RELAÇÃO DE PAGAMENTOS DE DIÁRIAS

    CONTA REALIZADO

    Presidente R$ 7.250,00

    Conselheiro R$ 4.500,00

    Total R$ 11.750,00

    RELAÇÃO DE JETOM E AUXÍLIO REPRESENTAÇÃO

    CONTA REALIZADO

    JETOM R$ 66.600,00

    Representação Diretoria R$ 3.600,00

    Representação Conselheiros R$ 4.850,00

    Total R$ 75.050,00

  • RelatóRio de Gestão - 2019Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    capítulo 3riScoS, oportunidadeS e perSpectivaS

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    22

    • Lei nº 2.800/1953 (legitimidade da instituição); • Comunicação interna eficiente; • Sustentabilidade Financeira com capacidade de investimento • Existência de Planejamento Estratégico; • Dedicação e comprometimento dos colaborado-res e equipe de Assessores no desenvolvimento dos trabalhos; • Marketing efetivo; • Comprometimento da Diretoria; • Processo de fiscalização implantado; • Mais de 28 mil profissionais e empresas registrados; • Curso gratuito de atualização sobre responsabili-dade técnica para profissionais registrados; • Critérios objetivos para aprovação da responsa-bilidade técnica da empresa; • Sede própria e instalações descentralizadas no estado; • Amplo auditório próprio, devidamente equipado para capacitações e solenidades;

    • Eficiente adaptação às demandas remotas; • Programa de capacitação; • Infraestrutura de rede estruturada envolvendo dados e voz; • Software legalizados e atualizados; • Sistema de segurança de internet eficiente; • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação(PDTI); • Política de Segurança da Informação (PSI); • Nome reconhecido pela sociedade; • Novos profissionais a serem contratados, aprovados no concurso público; • Estrutura organizacional enxuta; • Localização privilegiada; • Sistema de help desk eficiente; e • Troca de experiências com outros regionais.

    • Base cadastral de contatos e endereços para correspondência desatualizada; • Insuficiência de documentação para procedi-mentos internos dos setores - manual de procedi-mentos; • Inexistência de um sistema próprio de gestão integrada; • Sistemas não integrados (Folha de pagamento X Contabilidade); • Insuficiência de Recursos Humanos; • Número de agentes de fiscalização disponíveis insuficiente; • Autuação de infratores, via correios, ineficiente; • Processamento e controle de prazos não automatizados; • Não informatização de Processos administrati-vos; • Insuficiência dos serviços remotos para empresas e profissionais;

    • Sistema ERP instável, falho e ineficiente para o atendimento das atividades finalísticas do CRQ-III; • Equipamentos de informática desatualizados; • Ausência de equipamentos de telefonia e internet móvel para comunicação remota; • Inadimplência elevada; • Ausência de backup em nuvem; • Link dedicado de internet abaixo das necessida-des do CRQ-III; • Processos e documentos tramitando de forma física; • Funcionários em cargos além de sua capacidade de entrega; • Ausência de Superintendente para desenvolvi-mento dos Assessores; • Sistema de backup semi automático; e • Ausência de Certificado SSL (segurança) no site.

    • Alta demanda da sociedade (produção e venda de produtos químicos); • Aproximação das instituições de ensino; • Aumento da visibilidade em razão da atuação em cenários de crise como fonte de informações, tais como a crise hídrica do RJ e a pandemia; • Projetos e ações para valorização e fortaleci-mento do profissional da Química e ampliar a relação com os Poderes Públicos, entidades da sociedade; • Receita gerada por recolhimento legal de anuidades de profissionais e empresas com registro ativo;

    • Alinhamento estratégico do CRQ-III no Sistema CFQ/CRQs; • Padronização e modernização do processo de Fiscalização no sistema CFQ/CRQs, propondo unificação de Relatórios, Termos e Autos a serem utilizados pelos CRQs; • Pool de serviços comuns aos CRQs que permite o financiamento compartilhado entre entes do sistema; • Participação permanente no Fórum Estadual de Conselhos de Profissões Regulamentadas (FECPR), o Conselhinho.

    • Intervenção governamental visando a desregula-mentação de atividades de conselhos profissionais (PEC nº 108/2019); • Fragilização das diretrizes curriculares na formação do profissional da Química • Intervenção de outros conselhos no registro de profissionais da Química; • Perda de receita; • Ausência de entendimento por profissionais da Química e por parte da sociedade quanto à importância do papel do químico e da entidade que o fiscaliza;

    • Ausência de regulamentação conjunta para delimitação da atuação profissional dos Engenhei-ros (químicos, de petróleo, alimentos etc) e Técnicos da área da química (químico, petróleo, alimentos etc); • Recessão econômica; • Infraestrutura do prédio onde está localizada a sede inviabiliza a modernização tecnológica, de acessibilidade e de segurança; • Pandemia de Covid-19.

    AM

    BIE

    NT

    E I

    NT

    ER

    NO

    AM

    BIE

    NT

    E I

    NT

    ER

    NO

    AM

    BIE

    NT

    E E

    XT

    ER

    NO

    AM

    BIE

    NT

    E E

    XT

    ER

    NO

    FRAQUEZASFORÇAS

    OPORTUNIDADES AMEAÇAS

    No exercício de 2020, o CRQ-III estabelecerá sua metodologia do Processo de Gestão de Riscos, visando garantir a correta adoção dos procedimentos, análise de riscos e tomada de decisões; tal como a aplicação correta, estruturada e sistemática da gestão de riscos pro-

    porciona segurança razoável para o alcance dos objetivos dos programas, projetos e processos e, consequentemente, dos Objetivos Estratégicos do Conselho.

    Como metodologia para criar o manual de riscos do CRQ-III, será utilizada análise SWOT como ferramenta inicial para avaliar os ambientes interno e externo e levantar os fatores positivos e críticos. Isso contribuirá para a identificação dos riscos do processo e para o êxito no alcance dos objetivos do CRQ-III.

    geStão de riScoS e controleS internoS

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    23

    Desinteresse de empresas em apresentar proposta comercial para fase interna da licitação, comprometendo a estimativa do preço de referência (ausência de pesquisa de preço)

    Dificuldade de planejar as aquisições e contratações

    Muitos cadastros de profissionais e empresas conterem dados desatualizados, o que impede a comunicação efetiva

    Navegabilidade no site e utilização de serviços disponibilizados online prejudicada pela falta de segurança e demais dificuldades enfrentadas pelo setor de Tecnologia da Informação

    Ausência de manuais de regulamentação; alto número de processos trabalhistas e ausência de consenso com órgãos trabalhistas (sindicato)

    Falta de padronização de carga horária de expediente e promoção de hora extra

    Geração de débitos e o empenho de recursos para fiscalização de profissionais e empresas inexistentes

    Baixo número de fiscais

    Dificuldade de os profissionais no acesso aos serviços do Conselho

    Tecnologia insuficiente

    Falta de mapeamento dos processos

    Contratação compartilhada; busca pela ampliação do número de fornecedores consultados, não restringindo a três fornecedores; e utilização do painel de preços

    Padronização da fase interna dos procedimentos licitatórios e elaboração do mapa de risco de contrata-ção

    Deliberação Plenária nº 05/2019, de 28/11/2019, que permite o cancelamento do registro de empresas com cadastros inativos ou cancelados junto às receitas estadual ou federal, além de buscar por certidões de óbito no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

    Aquisição de Certificados de Segurança.

    Acordo Coletivo de Trabalho; Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); Regulamentação de Táxi Gov

    Orientações aos estagiários sobre a jornada de estágio

    Implementar ferramenta para cruzamento automático de bases de profissionais e empresas registradas com base de dados de pessoas falecidas e empresas encerradas

    Concurso Público realizado em 2019

    Implementar solicitação de serviços online para emissão de certidões e carteiras profissionais

    Plano Diretor da Tecnologia da Informação e criar uma infraestrutura adequada para o CRQ-III

    Planejamento para inserção do pool de serviços do Sistema CFQ/CRQs

    RISCOS MITIGAÇÃO

    principaiS riScoS e iniciativaS para minimizar

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    24

    geStão e controle de demandaS judiciaiS

    Ações contra o CRQ-III em 2019

    O setor Jurídico do CRQ-III tem um cargo de Assessor Jurídico, que esteve vago até o início de 2020, uma advogada contratada, uma estagiária e um escritório de Advocacia contratado.

    AssessorJurídico

    Escritório de Advocacia

    AdvogadoAdministrativo

    AdvogadoTrabalhista

    EstagiárioAdvogada contratadapor contrato indeterminado

    A análise das chances de perda é feita de acordo com a jurisprudência dominante de cada tema. Quando a matéria de fato é preponderante, sempre atribuímos a chance de perda como possível, tendo em vista as naturais incertezas decorrentes da produção de prova oral.

    0

    10

    20

    30

    Cíveis Direito Administrativo Trabalhista Tributárias

    perdaS eStimadaS em r$ 1.250.453,61

    auditoria internaEmbora o Conselho Regional de Química - Terceira Região não possua em sua Estrutura Organizacional um Setor específico de Auditoria Interna, licitou, em 2018, empresa especializada na prestação de serviços de auditoria inde-pendente e esta, teve liberdade de agir sobre todas as áreas da organização e sem restrições auditou, trimestralmente, os procedimentos e processos Contábil/Orçamentário, Financeiro, de Recursos Humanos, Fiscalização e Registros, Administrativo, Patrimonial e Sistema de Informação. Vide Relatório de Auditoria no link https://bit.ly/2X7ytRE.

    CONTRATAÇÃO DA AUDITORIA INDEPENDENTE Contratada por processo licitatório, por modalidade pregão eletrônico, Nº 047/2018, volume I e II.

    NOME DA EMPRESA CONTRATADA Lage & Lage Auditores e Consultores Associados - EPP

    CNPJ 00.205.753/0001-33

    ENDEREÇO DA EMPRESA CONTRATADA Avenida Magalhães Pinto, n.º 1529, conjunto de salas, Bairro Giovanini, Coronel Fabriciano/MG, CEP 35170-097

    CONTATO (31) 3841-3938 / 98524-5208

    E-MAIL [email protected]

    SERVIÇOS CONTRATADOS Constitui objeto da presente licitação empresa especializada em serviços de auditoria independente

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    25

    Em atendimento a Resolução Normativa nº 272/2018 do CFQ, bem como da Perspectiva- Governança e Gestão, obje-tivos estratégicos 10 e 11 do Planejamento Estratégico do Sistema CFQ/CRQs, o CRQ-III também foi examinado pela Comissão de Auditoria do Conselho Federal de Química, nos dias 02, 03 e 04/12/2019.

    Esta avaliou a ·adequação das operações e os controles internos utilizado no acompanhamento de atividades, assim como verificou a correta aplicação dos recursos financeiros e ofereceu suporte técnico para o cumprimento das deter-minações legais e regimentais, especialmente em relação às disposições contidas no artigo 70 da Constituição Fede-ral, Lei nº 4.320/64, Decreto-Lei nº 200/67, Decreto nº 93.872/86, Lei nº 8.666/93, alterada pela Lei n.º 8.883/94, De-creto nº 5.450/05, instruções, decisões e determinações do TCU, além da Resolução Normativa nº 272/2018 do CFQ.

    Como consequências que a pandemia da COVID-19 (coronavírus), o momento para avaliação e devidos apontamentos deste Conselho Regional ficaram comprometidos. Todavia, a íntegra do Relatório da Auditoria está disponível no link: http://crq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/uploads/2020/07/Relat%C3%B3rio-de-Auditoria-Interna-CFQ.pdf

    atividade de correição e apuração de ilícitoS adminiStrativoSÉ atribuição do CRQ-III instaurar procedimentos de correição, com análise e relatório da relatório da Comissão de Ética, abertura de processos administrativos e/ou sindicância para apurar penalidades a serem aplicadas aos funcio-nários do CRQ-III e a profissionais e empresas da Química.

    À vista disso, em 2019, no âmbito desta Autarquia, foram instaurados os processos abaixo, todos finalizados no âmbito da Sindicância, com a produção dos devidos relatórios.

    Em relação a infrações cometidas por profissionais, 32 processos de infração instaurados dizem respeito à infrações do Código de Ética da profissão do Químico. Este processo foram analisados pela Comissão de Ética do CRQ-III, que foi instituída com a publicação da Portaria n° 08/2019, de 01 de fevereiro de 2019, e é composta por quatro conselheiros.

    SINDICÂNCIA OBJETO

    Processo Administrativo n.º CRQ-PR/036/2019, instau-rada sindicância pela Portaria n.º 013, de 31/07/2019.

    Apurar supostas irregularidades constatadas no pro-cesso licitatório de troca de sistema do CRQ-III; contra-tação sem licitação para aluguel de carros e; fraude na licitação para realização do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) no ano de 2014, assim como os fa-tos conexos que surgirem no decorrer do procedimento apuratório.

    Processo Administrativo CRQ-III nº CRQ-PR/034/2019, instaurada sindicância pela Portaria n.º 014, de 31/07/2019.

    Apurar supostas irregularidades constatadas na realiza-ção de concurso fraudulento pelo CRQ-III em 2016; no descumprimento de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), celebrado pelo CRQ-III com o Ministério Público Federal (MPF), para demissão de funcionários contratados sem licitação, assim como os fatos conexos que surgirem no decorrer do procedimento apuratório

    http://crq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/uploads/2020/07/Relat%C3%B3rio-de-Auditoria-Interna-CFQ.pdf

  • RelatóRio de Gestão - 2019Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    capítulo 4reSultadoS e deSempenho da geStão

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    27

    reSultadoS da área Fim Serviço de FiScalizaçãoResultados

    Quantidade em 2019

    Número total de fiscalizados 557

    Número de profissionais fiscalizados 255

    Número de Empresas fiscalizadas 302

    Número total de autos de infração e notificações semelhantes. 159

    Número de processos de infração instaurados e julgados em 2019 46

    Número de processos de infração instaurados em exercícios anteriores 70

    Número de multas aplicadas 68

    Número de advertências aplicadas 3

    Número de suspensões de exercício aplicadas 10

    Número de processos instaurados que não tiveram êxito em sua execução por vício na notificação

    22

    Número de processos instaurados que não tiveram êxito em sua execução por vício no auto de infração

    0

    Número de processos referentes ao exercício ilegal de profissão encaminhados ao Ministério Público

    0

    Processos para relato e julgamento da Plenária do CRQ-III 1089

    Informações sobre a gestão das atividades relacionadas à arrecadação das multas aplicadas, bem quanto à cobrança de inadimplentes.

    O SEFIS notifica o Setor financeiro, para geração de guia para pagamento. Está é anexada à notificação de multa e enviado pelo SEFIS. O SEFIS notifica o Setor financeiro para suspender a cobrança do débito, caso recebido recurso com efeito suspensivo. O SEFIS notifica o Setor financeiro para cancelar a cobrança do débito, caso recebido sentença do CFQ. O SEFIS notifica o Se-tor financeiro para cancelar a cobrança do débito, caso recebido sentença do CFQ. O SEFIS não tem qualquer atribuição na atividade de cobrança de valores devidos ao CRQ-III.

    As atividades de campo dos fiscais priorizam denúncias, solicitações de no-vos registros, cancelamentos de registros existentes e vistorias de acompa-nhamento e rotina.

    Em comparação ao exercício de 2018, destaca-se o aumento de aproxima-damente 116 % no número de estabelecimentos vistoriados. Tal fato reflete o impacto da aplicação da revisão no procedimento de atuação dos agentes fiscais disponíveis, que passaram a atuar em regiões geográficas específicas, além de não necessitarem de retornar a sede para receber as demandas por vistorias. A elaboração de seus respectivos planejamentos passou a ser reali-zada pelo sistema, de maneira automática

    Atendendo às determinações das Resoluções Normativas (RN) nºs 29/1971 e 241/2011 do CFQ, em 2019 o CRQ-III instaurou 159 processos de infração. Embora o número de vistorias tenha dobrado, o número de infrações identifi-cadas diminuiu em 87% quando comparado ao número de processos instau-rados em 2018. Tal resultado denota um efeito educativo positivo no universo de profissionais e empresas sob fiscalização do CRQ-III.

    Dos 159 processos de infração instaurados, 32 dizem respeito à infrações do Código de ética da profissão do Químico, estabelecido pela Resolução Ordiná-ria (RO) nº 927 do CFQ. No ano de 2019, foram concluídos 24 processos, le-vando a 3 (três) advertências, 10 (dez) suspensões do direito de exercer a pro-fissão e 11(onze) perdões em razão de regularização por parte do profissional.

    0

    100

    200

    300

    400

    2018 2019

    Vistorias Realizadas

    Destas vistorias, 7% estão relacionadas às 33 denúncias recebidas ao longo do ano, sobre o exercício irregular da profissão ou exploração irregular de ati-vidade na área da Química por empresas.

    Rotinas93,7%

    Denúncia6,3%

    Demandas por vistorias

    0

    100

    200

    300

    400

    2018 2019

    Vistorias Autuações

    Efeito educativo da fiscalização

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    28

    multaS plenáriaS

    Foram julgados 116 processos de infração, sendo aplicadas 68 multas Ple-nárias, totalizando R$ 924.692,76 (novecentos e vinte quatro mil, seiscentos e noventa e dois reais e setenta e seis centavos), valor 318% maior do que o valor apurado em 2018.

    Número de multas 37,0%

    Número de processos 63,0%

    Penalidades aplicadas em processos de infração

    notiFicaçõeS de inFratoreSA taxa de sucesso de notifi cação, via postagem, de infratores nos processos instaurados foi de 14%, o que demonstra a necessidade de se desenvolver um procedimento alternativo, mais efi ciente. Assim, em 2020 o CRQ-III implemen-tará o serviço de notifi cação eletrônica de infratores

    Falha de notificação 13,6%

    Instaurados86,4%

    Processos de Infração com falha na etapa de notificação

    controle e acompanhamento do andamento doS proceSSoS de inFração

    Serviço de regiStroS de peSSoa FíSica e peSSoa jurídica

    atualização cadaStral

    Os processos de infração são cadastrados em sistema informatizado. Como resultado da ausência de integração entre os módulos do sistema menciona-do, a média de dias necessários para conclusão de um processo de infração é de 128 dias. Quando avaliados apenas os processos de infração ao código de ética, a média alcança 328 dias.

    Assim, o CRQ-III chegou ao fi nal do ano de 2019 com 26.757 (vinte e seis mil, setecentos e cinquenta e sete) profi ssionais da Química e 2.612 (duas mil, seiscentos e doze) instituições, públicas e/ou privadas, com inscrições ativas para desempenhar atividades na área de atuação da profi ssão de Químico.

    O resultado, comparado a 2018, mostra estabilidade, com queda de 0,1% no número de empresas e elevação de 0,1% no número de profi ssionais.

    O percentual de cadastros atualizados em 2019 alcançou 5196 profi ssionais e 310 empresas. Este número corresponde a um aumento de 7% e 3% na taxa de cadastros atualizados/ano.

    No exercício de 2019, foram registrados 1035 novos profi ssionais e 92 novas empresas na jurisdição de atuação do CRQ-III.

    Profissionais

    Empresas8,2%

    Registros em 2019

    Ano

    0

    5

    10

    15

    20

    % Cadastros de profissinais atualizados % Cadastros de empresas atualizados

    2018 2019

    Atualização cadastral

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    29

    iSenção de anuidadeCom a Portaria nº 18 de 14 de dezembro de 2017, que estabeleceu documentação mínima necessária para comprova-ção de desemprego em pedidos de isenção, o número de solicitações e o percentual de indeferimentos do benefício, diminuiu, conforme mostra o gráfi co abaixo:

    O orçamento para o exercício de 2019 foi estimado em R$ 10.352.304,50, aprovado na 797ª Reunião Plenária do CRQ--III, realizada no dia 30 de outubro de 2018 e homologado pelo CFQ.

    Em 2019, as despesas executadas pelo CRQ-III totalizaram R$ 8.265.958,40, sendo a maior parte direcionada a Suporte e Apoio a Atividades Fins.

    No período, as despesas executadas representaram 78,73 % do montante arrecadado.

    As despesas correntes representaram cerca de 98,61% da despesa total e resultaram em uma média de gasto mensal de R$ 679.230,20, sendo as de maior relevância descritas a seguir:

    Pessoal, Encargos e Benefícios•Remuneração de pessoal: 29,94%

    •Encargos patronais: 9,09%•Benefícios – programa de alimentação ao trabalhador, assistência à saúde e auxílio educação: 10,08 %•Uso de Bens e Serviços• Os serviços referem-se a contratações necessárias para o funcionamento do CRQ-III: 19,39%• O material de consumo refere-se aos bens adquiridos para almoxarifado e consumo nas atividades do órgão: 0,59%

    Em 2019, o CRQ-III arrecadou R$ 10.499.582,20, represen-tando 101,42% da receita prevista. Deste montante, fo-ram empenhadas despesas no valor de R$ 8.265.958,40, das quais foram liquidados R$ 8.265.958,40, o equivalen-te a 79,85% do estimado na proposta orçamentária. Esta redução de despesas deve-se, entre outros, aos seguintes

    fatos:

    • Diminuição do valor dos aluguéis das delegacias; • Despesas futuras com pessoal;• Melhoria no controle de estoques de material de con-sumo.

    geStão orçamentária e Financeira:

    execução Financeira

    R$ 0,00

    R$ 1.000.000,00

    R$ 2.000.000,00

    R$ 3.000.000,00

    R$ 4.000.000,00

    Fiscalização e RegistroT ransferência da Intragovernamentais

    Suporte e apoio aatividades fim

    Investimentos

    Execução Financeira

    0,00

    2.500.000,00

    5.000.000,00

    7.500.000,00

    10.000.000,00

    12.500.000,00

    Receita Arrecadada Despesa Liquidada Superávit Orçamentário

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    30

    DESPESAS CORRENTES

    Grupo de DespesaEmpenhada Liquidada Pagas

    2019 2019 2019

    6.2.2.1.1.01 - CRÉDITO DISPONÍVEL DESPESA CORRENTE 9.252.861,35 8.150.762,45 7.975.024,85

    6.2.2.1.1.01.01 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 4.649.537,76 4.025.873,92 3.961.232,75

    6.2.2.1.1.01.01.01 - VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS - RGPS 2.624.746,43 2.440.639,87 2.440.639,87

    6.2.2.1.1.01.01.02 - ENCARGOS PATRONAIS 805.082,36 741.138,24 676.497,07

    6.2.2.1.1.01.01.03 - BENEFÍCIOS A PESSOAL 1.181.851,89 821.342,68 821.342,68

    6.2.2.1.1.01.01.04 - OUTRAS DESPESAS VARIÁVEIS - PESSOAL CIVIL 20.901,89 11.215,92 11.215,92

    6.2.2.1.1.01.01.05 - INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES TRABALHISTAS 16.955,19 11.537,21 11.537,21

    6.2.2.1.1.01.02 - SENTENÇAS JUDICIAIS 102.421,40 101.651,62 101.651,62

    6.2.2.1.1.01.04 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES 4.500.902,19 4.023.236,91 3.912.140,48

    6.2.2.1.1.01.04.01 - TRANSFERÊNCIAS DA INTRAGOVERNAMENTAIS 2.520.013,87 2.519.998,11 2.499.899,81

    6.2.2.1.1.01.04.03 - AUXÍLIO FINANCEIRO 20.000,00 8.000,00 8.000,00

    6.2.2.1.1.01.04.04 - MATERIAL DE CONSUMO 88.506,85 47.748,55 46.056,75

    6.2.2.1.1.01.04.06 - MATERIAL DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 0,00 0,00 0,00

    6.2.2.1.1.01.04.07 - DIÁRIAS E AUXÍLIO REPRESENTAÇÃO - PESSOAL CIVIL 20.400,00 15.800,00 15.500,00

    6.2.2.1.1.01.04.09 - DIÁRIAS E AJUDA DE CUSTO 114.600,00 87.950,00 87.550,00

    6.2.2.1.1.01.04.10 - CONSULTORIA E ASSESSORIA - PF 9.000,00 4.337,66 4.337,66

    6.2.2.1.1.01.04.11 - LOCAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA - PESSOA FÍSICA 98.042,50 73.696,66 73.696,66

    6.2.2.1.1.01.04.12 - CONSULTORIA E ASSESSORIA - PESSOA JURÍDICA 277.400,00 207.558,82 189.274,36

    6.2.2.1.1.01.04.13 - SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO / CONSERVAÇÃO / CUTELARIA 362.557,06 324.685,29 296.619,80

    6.2.2.1.1.01.04.14 - LOCAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA - PESSOA JURÍDICA 84.000,00 70.872,65 63.706,02

    6.2.2.1.1.01.04.15 - LOCAÇÕES 323.429,51 280.792,61 261.011,18

    6.2.2.1.1.01.04.16 - SERVICOS DE INFORMÁTICA 13.000,00 5.152,00 5.152,00

    6.2.2.1.1.01.04.17 - SERVIÇOS GRÁFICOS / EDITORIAIS / NOTARIAIS 102.171,68 52.339,75 52.240,63

    6.2.2.1.1.01.04.18 - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO 119.039,18 88.066,67 82.792,19

    6.2.2.1.1.01.04.19 - SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO, ENERGIA ELÉTRICA, GÁS E OUTROS. 68.641,01 67.898,22 61.878,22

    6.2.2.1.1.01.04.20 - SERVICOS DE ALIMENTACAO / PEQUENAS DESPESAS 37.733,00 2.390,00 2.390,00

    6.2.2.1.1.01.04.21 - PASSAGENS, DESPESAS COM LOCOMOÇÃO E HOSPEDAGENS 113.652,01 70.559,50 67.135,86

    6.2.2.1.1.01.04.22 - SERVIÇOS DE SELEÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO 45.002,60 27.055,00 27.055,00

    6.2.2.1.1.01.04.23 - ASSINATURAS DE PERIÓDICOS E ANUIDADES 0,00 0,00 0,00

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    31

    DESPESAS CORRENTES

    Grupo de DespesaEmpenhada Liquidada Pagas

    2019 2019 2019

    6.2.2.1.1.01.04.24 - SEGUROS EM GERAL 7.220,90 4.146,72 4.146,72

    6.2.2.1.1.01.04.31 - JUROS E ENCARGOS DE MORA DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS 300,00 198,26 198,26

    6.2.2.1.1.01.04.32 - JUROS E ENCARGOS DE MORA DE OBRIG.TRIBUTÁRIAS 6.482,57 6.482,57 6.482,57

    6.2.2.1.1.01.04.38 - DESPESAS BANCÁRIAS 63.549,45 52.519,34 52.519,34

    6.2.2.1.1.01.04.39 - TAXAS / IMPOSTOS 5.000,00 3.504,38 3.070,45

    6.2.2.1.1.01.04.40 - CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS 1.160,00 1.160,00 1.160,00

    6.2.2.1.1.01.04.42 - OUTRAS PREMIAÇÕES - CONSOLIDAÇÃO 30.000,00 0,00 0,00

    6.2.2.1.1.01.04.44 - OUTRAS DESPESAS 267,00 267,00 267,00

    6.2.2.1.1.01.04.43 - DESPESAS DE EXERCICIOS ANTERIORES 0,00 0,00 0,00

    DESPESAS DE CAPITAL

    Grupo de DespesaEmpenhada Liquidada Pagas

    2019 2019 2019

    6.2.2.1.1.02 - CRÉDITO DISPONÍVEL DESPESA DE CAPITAL 1.069.119,00 115.195,95 115.195,95

    6.2.2.1.1.02.03 - OBRAS E INSTALAÇÕES 200.000,00 0,00 0,00

    6.2.2.1.1.02.04 - EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE 262.000,00 7.916,00 7.916,00

    6.2.2.1.1.02.11 - SOFTWARE E AQUISIÇÃO DE LICENÇAS 607.119,00 107.279,95 107.279,95

    eQuilíbrio orçamentárioAs despesas de capital dividem-se em investimentos, imobilizado e intangível. Os itens dedestaque nesse quesito foram: aquisição de Licenças de Software

    O CRQ-III cumpriu o princípio do equilíbrio ao não gastar mais do que arrecada, mantendo a despesa corrente menor que a receita corrente. Esse fato viabiliza a perenidade das atividades, além de garantir condições financeiras para realizar investimentos na entidade.

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    32

    deSaFioS e açõeS FuturaS

    Contratar os concursados;

    Manter o bom funcionamento da estrutura do CRQ-III, mesmo com o cenário econômico instável;

    Desenvolver meios para atingir os resultados, minimizando o consumo de recursos, principalmente em relação às ferramentas de tecnologia;

    Renovar os sistemas de informática disponíveis;

    Capacitar a equipe de trabalho para a melhor utilização dos recursos disponíveis;

    geStão de peSSoaSHá predominância de funcionários de cor parda, de ambos os gêneros, que re-presentam 51,16% do total do quadro de pessoal. Os que se declaram brancos representam 37,21%, seguidos pelos negros (11,63%).

    O CRQ-III encontra-se bastante equilibrado na distribuição por gênero, com mulheres representando um percentual de 53,49% do número total de funcio-nários e estagiários.

    O CRQ-III tem atualmente um quadro de funcionários jovens, haja vista que praticamente um terço tem até 30 anos de idade.

    Estão registrados no CRQ-III 43 profissionais, sendo que os fiscais represen-tam 7% do quadro geral.

    Considerada a remuneração bruta atrelada a cada um dos cargos (salário base + anuênio), efetivos ou não, apresenta-se o panorama das remunerações praticadas na Autarquia. As informações remuneratórias dos funcionários podem ser obtidas no Portal da Transparência do CRQ-III. http://crq3.org.br/portal-da-transparencia/cargos-e-salarios/

    compromiSSo com a igualdade FuncionárioS por Faixa etária

    diStribuição da Força de trabalhoFuncionárioS por Faixa Salarial

    46,5%

    Distribuição por Gênero

    Outros profissionais93,0%

    Fiscais7,0%

    Distribuição da Força de Trabalho

  • RelatóRio de Gestão - 2019 Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    33

    evolução de deSpeSaS com peSSoal noS ÚltimoS 5 anoS

    Qualidade de vida SuStentabilidade ambiental

    Em 2019, as despesas com pessoal chegaram ao menor nível dos últimos 5 anos, com adequação de áreas, redução de horas extras e salários, principalmente de cargos ocupantes de livre provimento, normatizados com a implementação do Plano de Cargos de Livre Provimento, no final de 2018.

    Com a finalidade de melhorar a qualidade de vida ao funcionário. o CRQ-III implementou, por meio do Acordo Coletivo de Trabalho, a jornada flexível, permitindo ao funcionário a melhor programação de sua rotina. Este fato também im-pactou na redução do número de horas extras, que atingiram o menor valor no ano de 2019.

    Além da promoção da qualidade de vida, a saúde também foi valorizada com a realização de 44 atendimentos em saú-de ocupacional. Para 2020, será feito um programa continuado em qualidade de vida para os funcionários e estagiários da Autarquia.

    O CRQ-III passou a conscientizar os seus funcionários sobre sua responsabilidade social na utilização dos recursos naturais.

    Para ampliar o pensamento e atitudes sustentáveis, o CRQ-III aboliu o uso de copos descartáveis pelos funcionários e pela Plenária, deixando o uso restrito ao público externo. Com esta ação, em 2019 o CRQ-III atingiu o menor consumo de copos descartáveis nos últimos 5 anos.

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    34

    geStão de licitaçõeS e contratoS incluindo de tiDesde 2018 o CRQ-III vem aprimorando o seu planejamento para que a aplicação de recursos seja realizada por meio das modalidades de licitação e/ou seus afastamentos, conforme previsão legal.

    O setor busca a melhoria contínua nos processos para contratação pública por meio de signifi cativas revisões e aper-feiçoamentos de procedimentos e cumprimento da legislação em vigor.

    Estas contratações buscaram o aprimoramento das estruturas física e administrativa, com aquisições de insumos, equipamentos e serviços, garantindo a não-interrupção dos processos e as condições necessárias para as atividades fi nalística e meio.

    Objetivamos proporcionar maior agilidade, segurança e transparência na execução das compras e contratações e melhoria na aplicação dos recursos para obtenção de menor custo unitário com maior benefício possível.

    As contratações decorrentes de afastamentos de licitação foram pautadas na Lei nº 8.666/1993, considerando as possibilidades legais, devidamente justifi cadas e autorizadas pela autoridade competente, buscando atender aos in-teresses da Administração Pública.

    Cabe destacar que o número de afastamentos de licitação por meio de dispensa foi essencialmente reduzido em razão da implementação da modalidade pregão na forma eletrônica.

    daS contrataçõeS relevanteS

    daS contrataçõeS diretaS

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    35

    doS reSultadoSComo consequência da busca por melhoria nos processos, das revisões e aperfeiçoamentos de procedimentos e cum-primento da legislação em vigor, em 2019 o CRQ-III conquistou resultados melhores, que podem ser mensurados pelos números obtidos, conforme segue.

    Não utilização do pregão na forma presencial

    Utilização pregão na forma eletrônica

    Com a utilização da modalidade pregão, na forma eletrônica, o CRQ-III obteve uma economia nas aquisições e contra-tações, conforme segue.

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    36

    priorizaçãoAs ações de TI do CRQ-III são baseadas na qualidade, segurança, efi cácia da comunicação, boas práticas de governan-ça e gestão, inovação, aprendizagem contínua e no uso racional e responsável dos recursos do CRQ-III.

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    37

    Em 2020, o Conselho realizará nova licitação para contratação de Solução Integrada de Tecnologia da Informação.

    O Conselho Federal de Química publicou a Resolução Normativa nº 286, em 25 de outubro de 2019, que versa sobre a criação do Pool de Serviços Compartilhados do Sistema CFQ/CRQ e o compartilhamento dos gastos incorridos na gestão, na manutenção e na evolução dos serviços prestados pela nova estrutura.

    Desse modo, o CRQ-III fará a adesão ao Pool de Serviços Compartilhados dos módulos Controle Orçamentário, das Despesas, Contábil e Fluxo de Caixa; Centro de Custos; Prestação de Contas ao CFQ; Licitações; Compras e Contratos; Bens Patrimoniais; Materiais de Consumo (almoxarifado) e Portal da Transparência.

    Sistemas de informações existentes do CRQ-III:

    Contábil, Orçamentário e Despesas – SISCONT:Controla a execução orçamentária, as etapas da execução das despesas e das receitas e efetua a contabilização de acordo com a legislação vigente.

    Controle por Centro de Custos – CCUSTO:Controla as despesas realizadas por Centro de Custo ou Projetos. Fornece, ao Conselho e suas representações, informações gerenciais para subsidiar o processo decisório.

    Controle de patrimônio e respectivo cálculo de depreciação (SISPAT):Controla os bens patrimoniais do Conselho, mantendo o registro dos termos de responsabilidade. Efetua o cálculo da depreciação dos bens, conforme legislação vigente, e tem ferramentas específi cas para que se efetue o inventá-rio. Integrado ao sistema contábil.

    Controle do estoque de materiais de consumo – SIALM:Controla os materiais de consumo e estoque, possui funcionalidade WEB para as solicitações e o controle destas solicitações pelos usuários e gerentes das áreas solicitantes e é integrado ao módulo contábil.

    Compras, Contrato e Licitações – SICCL:Controla os processos de compras, cotações, contratações de serviços, os contratos e as licitações. O sistema auxilia desde as solicitações feitas pelos usuários das unidades do Conselho, passando pelo acompanhamento do processo de compras ou contratação dos serviços, até a entrega do material ou execução dos serviços.

    Controle dos Inscritos – SISCAF:Controla cadastros, débitos dos profi ssionais e Pessoas Jurídicas registradas no Conselho, bem como a dívida ativa, cobranças e renegociações de dívidas. Gera relatórios, digitaliza documentos e tem funções WEB (na internet ou intranet) para uso pelos inscritos ou Delegacias/Escritórios.

    Controle de documentos – SISDOC:Controla documentos recebidos, expedidos ou criados internamente, o trâmite do documento no Conselho, prazos de atendimento, possibilita a digitalização do documento e possui protocolo eletrônico de entrega de documentos. Integrado aos módulos do SISCAF e de processos.

    Controle dos Processos:Controla todos os tipos de processos (éticos, administrativos, inscrição etc.) de pessoas físicas e jurídicas inscritas no Conselho. Possibilita a confi guração de diferentes informações e etapas por tipo de processo. Controla tramita-ções, possibilita a digitalização dos documentos, o acompanhamento do processo pela internet e é integrado aos módulos de inscritos e documentos.

    Controle da Fiscalização:Mantém os registros das fi scalizações realizadas pelo Conselho, possibilita a emissão dos autos de infração e controla as multas e sanções.

    Alterdata Software: Soluções Empresariais e Contábeis

    Software de gerenciamento de departamento pessoal.

    diStribuição de valoreS inveStidoS em ti

    O valor orçado foi de R$ 1.237.191,22 e o valor executado foi de R$ 440.634,89.

    geStão patrimonial e inFraeStruturaEmbora a aquisição do arquivo deslizante do CRQ-III tenha se concretizado no fi nal do exercício de 2018, tendo como principal objetivo otimização de espaço, fácil armazenamento e manuseio de documentos, o impacto desta ação ocor-reu em 2019, uma vez que as atividades da gestão de documentos do Conselho foram otimizadas com a mudança.

    Além disso, a iniciativa contribuiu para o alcance de nossas metas, buscando atender ao objetivo estratégico de pro-mover a inovação de processos e serviços, por meio da melhoria contínua e das ferramentas de Inteligência Artifi cial.

    Os arquivos do CRQ-III ocupam 89,28 m² na sede do Conselho e na sala 1606, no 16º andar do mesmo endereço.

    O conjunto documental do CRQ-III, que se encontra nas instalações citadas, é composto por ampla gama de tipos documentais que dizem respeito às atividades meio e fi m do Conselho.

    CONTA SERVIÇO / EQUIPAMENTO VALOR

    6.2.2.1.1.02.11.01 - Software e aquisição de licença Aquisição de Licença R$ 107.279,95

    6.2.2.1.1.01.04.13.002 - Manutenção e Conservação de Equipto de In-formática / Software

    Manutenção de Software R$ 247.131,35

    6.2.2.1.1.01.04.13.003 - Manutenção e Conservação de Equipto de Telefonia

    Manutenção Central Telefônica R$ 5.060,73

    6.2.2.1.1.01.04.15.004 - Locação de Máquinas e Equipamento Outsourcing (impressoras) R$ 38.397,34

    6.2.2.1.1.01.04.04.012 - Material Elétrico, Eletrônico e de Telefonia Aparelhos de Telefone R$ 2.074,00

    6.2.2.1.1.01.04.18.001 - Serviços de Telecomunicações - Fixo / Celular Telefonia R$ 6.376,09

    6.2.2.1.1.01.04.16.001 - Hospedagem de Sistemas e Internet Hospedagem e Internet R$ 26.399,43

    6.2.2.1.1.02.04.09 - Aparelhos e Equipamentos de Comunicação Aparelhos de Audioconferência R$ 7.916,00

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    38

    O gráfi co a seguir discrimina o que se refere (em metros e porcentagem) à atividade-meio e à atividade-fi m do Con-selho.

    O gráfi co a seguir evidencia a proporção (em metros e porcentagem) relativa a cada atividade-meio.

    comiSSão permanente de avaliação de documentoS

    renegociação de contratoS para redução de valoreS de aluguel

    regulamentação de uSo de táxi e implantação do táxigov reduzindo a deSpeSa com deSlocamento

    Em dezembro de 2019, o núcleo de Arquivo do CRQ-III iniciou a Implementação da Comissão Permanente de Avaliação de documentos, defi nindo os normativos, planos de ação e metas para o exercício seguinte. Esta comissão irá defi nir, orientar e realizar análise, avaliação e seleção dos documentos produzidos e acumulados no CRQ-III, tendo em vista o recolhimento dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor, além de aprovar as listagens de eliminação de documentos e submetê-las às autoridades competentes – no CRQ-III, o Presidente; e no Arquivo Nacional, o Diretor Geral – para aprovação das mesmas.

    A renegociação de contratos de locação permitiu ao CRQ-III atingir a menor marca histórica nos últimos 5 anos. Mes-mo com a inflação, o CRQ-III conseguiu baixar o valor de aluguéis das salas de suas delegacias regionais, em Volta Redonda, Campos dos Goytacazes e Macaé.

    No exercício de 2019, o CRQ-III procedeu com a abertura do Processo Administrativo n.º CRQ-FC/053/2019 visando a baixa contábil de bens do ativo imobilizado. Tendo em vista que se faz necessário a instauração de Comissão para avaliar quais bens serão doados e descartados, além dos procedimentos licitatórios exigidos, para que a demanda seja fi nalizada em 2020.

    Em 2019, o CRQ-III atingiu o menor nível de despesa com uso de táxi nos últimos 5 anos e, para 2020, passará a utilizar a ferramenta Táxi Gov, do Governo Federal, garantindo ainda mais transparência e economicidade nos deslocamentos realizados.

  • RelatóRio de Gestão - 2019Conselho Regional de QuímiCa - TeRCeiRa Região

    capítulo 5inFormaçõeS orçamentáriaS, FinanceiraS e contábeiS

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    40

    O Setor Financeiro Contábil do CRQ-III é composto por mim, Assessor Financeiro Contábil, uma contadora, um bacharel em contabilidade, um administrador e uma estagiária cursando administração.

    Em cumprimento às disposições legais e regulamentares, o Setor Financeiro Contábil administrou os recursos fi nan-ceiros, controlou a tesouraria, geriu todos os assuntos relacionados às fi nanças do Conselho, bem como as questões orçamentárias.

    O Conselho Federal de Química, atento às mudanças provocadas pelo cenário político e econômico nacional, publicou a Resolução Normativa 275/2018, que versa sobre o Programa de Parcelamento de Dívidas para profi ssionais e empre-sas no Sistema CFQ/CRQs, que resultou, para o CRQ-III, no aumento de receita, possibilitando à Autarquia implementar mais ações em prol da Química e aos profi ssionais e empresa da área da Química regularizarem sua situação junto ao Conselho e a possibilidade de recolocação no mercado de trabalho de forma legal e responsável.

    Em setembro de 2019 o CRQ-III participou, com foco nos objetivos estratégicos que dão base a nossa estratégia, da Semana do Aprendizado e Crescimento, promovida pelo CFQ, que dentre as atividades contou com o Encontro de Contadores e Técnicos da Área de Finanças. Na ocasião, foi possível pontuar os desafi os e difi culdades do Sistema, bem como traçar estratégias de controle da entrada e da saída dos recursos, padronizando os procedimentos e, assim, atender às exigências dos órgãos de controle.

    Os Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial Comparado, a Demonstração das Variações Patrimoniais e de-mais relatórios Contábeis integrantes do processo obedeceram às instruções constantes na Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União e a Resolução Normativa CFQ n.º 272/2018, que reformulou procedimentos orçamentá-rios, contábeis e de prestação de contas a serem adotados pelos Conselhos Federal e Regionais de Química.

    Os demonstrativos do Setor Financeiro Contábil do CRQ-III foram publicados no Portal da Transparência em atendi-mento à LAI, podendo ser acessados no link: http://crq3.org.br/portal-da-transparencia/#, na aba “Finanças”.

    O planejamento das ações e a utilização de ferramentas do Governo Federal, tal como o Comprasnet, resultou em projeto inclusivo, com custo baixo e rápida execução para o CRQ-III, reduzindo as despesas de consumo.

    A normatização dos planos de cargos, incluindo dos ocupantes de cargos de livre provimento, a redução signifi cativa de pagamento de horas extras, regulamentação de benefícios e readequação de quadro de pessoal também contribuí-ram para a diminuição da despesa do Conselho nos últimos anos

    Desse modo, o CRQ-III, em comparação com o exercício de 2018, arrecadou mais, alinhado aos objetivos estratégicos e às ações previstas no orçamento de 2019. Assim sendo, as despesas do CRQ-III se mantiveram estáveis e de acordo com as melhores práticas da administração pública.

    declaração do contadorDeclaro que as informações constantes das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração das Va-riações Patrimoniais, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração de Fluxo de Caixa e Notas Explicati-vas, regidos pelas diretrizes do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP), do CRQ-III, relativas ao exercício de 2019, refletem nos seus aspectos mais relevantes a situação orçamentária, fi nanceira e patrimonial, exceto no tocante as ressalvas relaciona-das à ausência de realização de Teste de Impairment (recuperabilidade).

    Marcio de Oliveira Fiorani Contador CRC/RJ 089170/O-2

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    41

    execução orçamentáriaResumo OperacionalO CRQ III, em 2019, iniciou o alinhamento dos gastos aos objetivos estratégicos, com destaque para o crescimento da arrecadação, comparada aos anos anteriores.

    Foram gerados os seguintes débitos para Profi ssionais e empresas no ano de 2019:

    Isenções concedidas

    Baixa e Suspensão de Registro

    Anuidades e AFT quitadas

    Inadimplência

    Foram concedidas 1.386 isenções, consolidando R$ 550.019,45 (quinhentos e cinquenta mil, dezenove reais e quaren-ta e cinco centavos).

    Durante o ano de 2019 foram realizadas baixas e suspensões de registros de profi ssionais que não mais atuam na área da Química e empresas que encerraram suas atividades, além dos casos de óbito confi rmados.

    Considerando as anuidades e Anotação de Função Técnica (AFT) anual referentes ao ano 2019, houve a quitação de R$ 7.615.234,70 (sete milhões, seiscentos e quinze mil, duzentos e trinta e quatro reais e setenta centavos). Desse total, 51,64 % foram feitas por pessoas físicas e 48,36% por pessoas jurídicas, conforme tabela a seguir:

    Em 2019, 13.631 profi ssionais, 51% de todos os registros de pessoas físicas, fi caram inadimplentes, totalizando R$ 6.013.628,83 (seis milhões, treze mil, seiscentos e vinte e oito reais e oitenta e três centavos) pendentes no fi nal do exercício, incluindo atualização monetária e multa.

    Em relação às empresas registradas, 1.282 deixaram de pagar a anuidade/AFT em 2019 (49%), totalizando R$ 2.952.680,09 (dois milhões, novecentos e cinquenta e dois mil, seiscentos e oitenta reais e nove centavos) de inadim-plência no fi m do exercício, incluindo as incidências previstas em normativa.

    O valor desta arrecadação representa 73% do valor total geral da receita.

    Pessoa Jurídica49,0% Pessoa Física

    51,0%

  • relatÓrio de geStão - 2019 CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA - TERCEIRA REGIÃO

    42

    Receita Prevista

    Resultado da Receita

    DespesasA previsão de arrecadação para o exercício de 2019 foi no montante de R$ 9.283.185,50 (nove milhões, duzentos e oitenta e três mil, cento e oitenta e cinco reais e cinquenta centavos). Na constituição desta previsão destaca-se a utilização como critério e premissa básica o contexto histórico de arrecadação dos últimos três anos e os valores estabelecidos pela Resolução Normativa Nº 274/2018, do CFQ, que dispõe sobre a fi xação dos valores de anuidades e taxas devidas aos CRQs para o exercício de 2019.

    Destaca-se, nesse sentido, o aumento na arrecadação como consequência da campanha de recuperação de créditos, que o Conselho Federal de Química normatizou, com a p