2016 -...

34
2016

Upload: doanlien

Post on 10-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

2016

Page 2: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

2

Page 3: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

3

ÍNDICE GERAL

1. Sobre o Grupo Fleury 4

2. Programa 5

3. Objetivo do Programa 5

4. Sobre o Programa 5

5. Critérios de Seleção de Fornecedores do Programa 2016 6

6. Cronograma do Programa 6

7. Avaliação 6

7.1. Comitê de Avaliação 6

7.2. Período de Avaliação 7

7.3. Dimensões Avaliadas 7

7.3.1. Qualidade 7

7.3.2. Termos e Condições 8

7.3.3. Sustentabilidade 9

7.3.4. Compliance 10

7.3.5. Criatividade e Inovação 13

7.4. Pesos das Dimensões de Avaliação 14

7.5. Índice de Desempenho 14

8. Acompanhamento do Desenvolvimento do Fornecedor no Programa 15

8.1. Visita Anual 15

8.2. Relatório Trimestral 15

9. Classificação no Ranking 17

10. Validade da Pontuação Trimestral 17

11. Critérios de Desempate 17

12. Reconhecimento 17

12.1. Validades do Reconhecimento 17

13. Desligamento do Programa 18

14. Critérios de Divulgação e Imagem 18

15. Confidencialidade 18

16. Direitos Autorais 18

17. Glossário 18

18. Anexos 19

Page 4: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

4

Page 5: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

5

1. Sobre o Grupo Fleury O Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil. Neste ano, completa nove décadas de existência, sendo reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência em serviços ao cliente, inovação e qualidade técnica.

Para tanto, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada e com um posicionamento diferenciado no mercado brasileiro, oferecendo soluções cada vez mais integradas e completas na cadeia de saúde envolvendo as etapas preventiva, diagnóstica e terapêutica.

Em medicina diagnóstica, o grupo tem ampliado fortemente sua presença por meio de crescimento orgânico e aquisições de empresas no setor, processo iniciado em 2002 e que propiciou 27 aquisições até hoje. Como resultado dessa expansão, o grupo realiza atualmente 54 milhões de exames por ano em suas seis marcas de medicina diagnóstica, que somam 153 unidades de atendimento, presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O atual portfólio de marcas da companhia permite que ela oferte serviços de acordo com cada necessidade dos pacientes e médicos, com propostas de valor voltadas para os segmentos A, B e C dos planos privados de saúde.

É considerado também centro de referência para a realização de exames complexos e de ponta para cerca de três mil laboratórios clínicos e hospitais de todo o Brasil. Além desse expressivo crescimento em seu escopo de atuação, o ranking de Reputação Empresarial 2014, divulgado pela Revista Exame, apontou o Grupo como uma das 100 empresas com melhor reputação empresarial.

Em 2015, pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Fleury foi considerado empresa-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade, da Revista Exame. Além disso, foi eleito uma das 20 empresas mais inovadoras do país pelo Prêmio Best Innovator, promovido pela revista Época Negócios e pela consultoria A.T. Kearney. O título também já havia sido conquistado em 2011, 2012 e 2013.

Com aproximadamente 8,5 mil colaboradores e 1,7 mil médicos, o Grupo Fleury tem avançado significativamente no desenvolvimento e na diversificação de seus negócios para o pleno atendimento das necessidades dos seus diferentes públicos estratégicos e atualmente, possui as seguintes linhas de negócio:

Operações Diagnósticas em HospitaisEnvolve a realização de diagnósticos em hospitais parceiros considerados de alto nível, tanto de análises clínicas quanto de imagem e outras especialidades. Para os médicos localizados nessas instituições, fornece informações diagnósticas de alto valor agregado para a condução de seus trabalhos com seus pacientes.

Laboratório de ReferênciaRealização de exames de média e alta complexidade para laboratórios, hospitais e clínicas em todo o Brasil, possibilitando-lhes a ampliação de sua gama de oferta com qualidade diagnóstica única.

Medicina PreventivaUm dos destaques desta linha de negócio é o Check-Up, avaliação personalizada da saúde dos clientes, de acordo com a faixa etária, histórico pessoal, hábitos de vida e antecedentes familiares. Além de empresas e planos de saúde, o Check-Up Fleury atende também pessoas físicas. Duas modalidades são oferecidas: Executivo e Fitness, além da Consulta do Viajante. O serviço está estrategicamente localizados nas unidades Itaim, Rochaverá-Morumbi e Alphaville, áreas de grande concentração empresarial da grande São Paulo. Além disso, ainda oferece os serviços de postos de coletas para empresas e vacinação em algumas unidades Fleury.

Diagnóstico Dental por ImagemEm 2012, o Grupo Fleury adquiriu 51% do Grupo Papaiz. Com mais de 30 anos de existência e especializado em radiologia odontológica, o Grupo Papaiz conta com oito unidades operacionais na região metropolitana de São Paulo e oferece serviços de tomografia, radiografias intra e extrabucais, documentação ortodôntica e modelos de arcada dentária.

Marcas que integram o Grupo FleuryConheça abaixo as 5 marcas do Grupo Fleury que estão presentes nos Estados da Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Bahia: a+ Medicina Diagnóstica e Diagnoson a+

Brasília: Fleury Medicina e Saúde

Paraná: a+ Medicina Diagnóstica

Pernambuco: a+ Medicina Diagnóstica

Rio de Janeiro: Labs a+ e Felippe Mattoso

Rio Grande do Sul: Weinmann e a+ Medicina Diagnóstica

São Paulo: Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica e Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem

Page 6: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

6

Visão, Missão e Valores do Grupo FleuryVisão

Saúde e bem-estar para a plena realização das pessoas.

Missão

Prover soluções cada vez mais completas e integradas para a gestão da saúde e do bem-estar das pessoas com excelência, humanidade e sustentabilidade.

Valores

Voltado ao Cliente

Integridade

Inovação

Entusiasmo

Excelência

Respeito

Interdependência

Solidariedade

2. ProgramaPrograma de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecimento Grupo Fleury 2016.

3. Objetivo do ProgramaO Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecimento do Grupo Fleury 2016 tem como objetivo avaliar até 65 (sessenta e cinco) fornecedores de insumos e serviços reconhecendo os 6 (seis) fornecedores com melhor desempenho nas categorias abaixo:

• Insumos

• Manutenção e Facilities

• Logística

• Engenharia Clínica

• TI - Tecnologia da Informação

• Destaque do Programa: Inovação, Sustentabilidade, Qualidade e Saving de Valor Agregado.

Os fornecedores serão avaliados em 5 (cinco) dimensões: Qualidade, Termos & Condições, Sustentabilidade, Compliance e Criatividade e Inovação.

4. Sobre o ProgramaO Programa foi criado em 2010 para aprimorar o relacionamento da Cadeia de Fornecedores do Grupo Fleury, com o objetivo de aumentar a comunicação, a integração e o desenvolvimento de nossos fornecedores, visando garantir a qualidade do fornecimento, melhoria contínua e fortalecimento das relações.

Page 7: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

7

Alinhado aos objetivos estratégicos, visão, missão, valores e política de ética do Grupo Fleury, o Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecimento Grupo Fleury estimula o desenvolvimento e amadurecimento das relações comerciais entre as empresas e não tem caráter de penalização, nem tampouco de exclusividade de fornecimento ou relacionamento.

O Manual 2016 tem objetivo principal informar às empresas participantes do Programa em sua sétima edição os procedimentos e processos operacionais que viabilizam a avaliação de desempenho dos fornecedores.

Os documentos que fazem parte do Manual 2016 são:

• Questionário de Sustentabilidade;

• ADSERV;

• Matriz de Materialidade;

• Relação de Instituições e ONG’s cadastradas na Rede DOM;

• Check List de Documentações e Certificações;

• Questionário Anticorrupção.

5. Critérios de Seleção de Fornecedores Programa 2016Os fornecedores participantes devem atender a um ou mais critérios abaixo discriminados:

• Apresentar grau de risco ambiental ou risco de continuidade de negócio;

• Ser representativo estrategicamente ao Grupo Fleury;

• Ser ratificado pela Alta Administração do Grupo Fleury e Comitê de Avaliação.

6. Cronograma do ProgramaATIVIDADE DATA

Recebimento do Termo de Adesão e NDA Assinados 15/01/2016

Lançamento do Programa 2016 e Encerramento 2015 16/02/2016

Início das visitas 05/04/2016

Avaliação primeiro trimestre 12/04/2016

Avaliação segundo trimestre 12/07/2016

Avaliação terceiro trimestre 11/10/2016

Avaliação quarto trimestre e Divulgação dos Resultados Finais 08/02/2017

Reconhecimento 08/02/2017

7. Avaliação7.1. Comitê de Avaliação O processo de avaliação dos resultados apresentados pelos fornecedores será feito pelo Comitê de Avaliação. Participantes das demais áreas do Grupo serão convocados para avaliação dos resultados como “Ad Hoc”, ou seja, suportando e contribuindo sobre os aspectos avaliados em uma ou mais dimensões.

COMITÊ:• Diretoria Corporativa de Suprimentos e Infraestrutura;

• Diretoria Corporativa de Operações Técnicas;

• Gerência de Sustentabilidade, Saúde e Segurança Ocupacional;

• Gerência de Compras;

• Gerência de Manutenção e Facilities;

• Gerência de Segurança Empresarial e da Informação;

• Gerência de Riscos e Compliance;

• Gerência Financeira;

• Coordenação do Programa.

Page 8: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

8

AD HOC:• Gerência de Planejamento de Materiais;

• Gerência de Logística;

• Diretoria Corporativa de Cultura Organizacional;

• Diretoria/Gerência da área requisitante;

• Comprador responsável pelo fornecedor;

• Planejador responsável pelo fornecedor;

• Qualquer outro representante que o Grupo Fleury entender aplicável.

7.2. Período de AvaliaçãoO período de avaliação será de 01/01/2016 à 31/12/2016 sendo que os relatórios de avaliação serão feitos e disponibilizados trimestralmente.

7.3. Dimensões Avaliadas As dimensões avaliadas são:

• Qualidade;

• Termos & Condições;

• Sustentabilidade;

• Compliance;

• Criatividade & Inovação.

Para serem avaliados e pontuados, os fornecedores serão divididos por categorias:

• Insumos;

• Manutenção e Facilities;

• Logística;

• Engenharia Clínica;

• TI - Tecnologia da Informação.

7.3.1. QUALIDADEA dimensão Qualidade avaliará o fornecedor através da pontuação alcançada nos itens:

A) RNC FORN - RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADE DE FORNECEDOR O relatório RNC FORN é o registro de uma não conformidade detectada pelo Grupo Fleury no decorrer do processo de fornecimento de um insumo ou serviço. Esse relatório fica registrado no Sistema de Gestão Integrada de Qualidade e Meio Ambiente e pode ser emitido por qualquer colaborador do Grupo Fleury.

A medição de RNC FORN será efetuada levando-se em consideração a quantidade de RNC emitidas no período avaliado. Após o fechamento da pontuação do trimestre não é possível retroagir, portanto as análises das procedências dos desvios apontados deverão ocorrer dentro do período de vigência do trimestre, através de reuniões realizadas pelo fornecedor com o comprador responsável e emissor da RNC FORN.

B) RELATÓRIO DE PONTUALIDADE O relatório de Pontualidade é o registro do acompanhamento de todos os pedidos e datas de entrega.

Este relatório é feito e analisado pela equipe de Planejamento de Materiais e será medido somente para os fornecedores da categoria Insumos.

C) ADSERV – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIÇOO relatório ADSERV é o registro da avaliação do requisitante para o serviço contratado. O mesmo é encaminhado periodicamente pelo comprador responsável pela gestão comercial do fornecedor às áreas responsáveis internamente pela gestão dos serviços / operação para preenchimento e devolução a Compras em cinco (5) dias úteis, para que Compras dê a devolutiva ao fornecedor e que seja elaborado o plano de ação para correção do desvios e proposta de melhoria.

Page 9: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

9

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DE QUALIDADE:

7.3.2. T&C – TERMOS & CONDIÇÕES

A dimensão Termos & Condições avaliará o fornecedor através da pontuação alcançada nos itens:

A) PRAZO DE PAGAMENTO A FORNECEDORES O Prazo de Pagamento é o registro dos prazos acordados entre o fornecedor e o comprador para pagamento, sendo este considerado do período efetivo da emissão da nota fiscal até a data efetiva do pagamento, conforme cadastro mantido no sistema SAP.

B) CONTRATOS VIGENTESO relatório de Contratos vigentes e assinados é o registro e acompanhamento de todos os contratos, aditivos e anexos relacionados ao fornecedor, levando em consideração o período de vigência. O controle é através do sistema que gerencia o ciclo de vida dos contratos e seus respectivos aditivos.

C) PONTUAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO TRIMESTRAL EM NEGOCIAÇÕES DE COMPRAS É o registro do saving obtido em negociações, reportados através de indicador nas reuniões mensais de BSC da Gerência de Compras e reportada trimestralmente à coordenação do programa, e apresentando as reduções conforme quadro de pontuação.

A participação em negociações de compras é registrada pelo comprador a cada negociação/ pedido de compra emitido e inserido na Planilha de Saving.

Serão considerados como savings os valores obtidos em negociações puras e também os valores com agregação de serviços, como exemplo a extensão da garantia para cobertura de peças e prestação de serviços.

0 7 ou mais RNC’s no trimestre

1 4 a 6 RNC’s no trimestre

2 Até 3 RNC’s no trimestre

3 Nenhuma RNC’s no trimestre

PONTUALIDADE DE ENTREGAS (INSUMOS)

0 < 84,99%

1 > 85% e < 92,99%

2 > 93% e < 97,99%

3 > 98%

ADSERV - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FORNECEDOR DE SERVIÇO

0 < = 15

1 > 16 e < 29

2 > 30 e < 35

3 > = 36

PONTUAÇÃO

RNC FORN - RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADE DE FORNECEDOR

INSUMOS / SERVIÇOS

Page 10: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

10

D) CHECK LIST DE DOCUMENTAÇÕES E CERTIFICAÇÕES A documentação consta no Check Lista de Documentações e Certificações (anexo). O prazo determinado é a data final de cada trimestre. Caso a documentação seja entregue completa no primeiro trimestre, o envio da mesma não sera necessário para os próximos trimestres. Caso tenha sido entregue parcialmente, poderá ser enviada durante os outros trimestres e dentro dos prazos estipulados. A documentação será considerada como completa somente quando entregue em sua totalidade e vigente. Caso algum documento solicitado não se aplique para sua empresa, a documentação comprobatória deve ser encaminhada com os demais documentos. Devem ser enviados somente em via eletrônica para o email abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Check-list de Documentações, Certificações e Reconhecimentos

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DE T&C:

PONTUAÇÃO

PRAZO DE PAGAMENTO

SERVIÇOS PRODUTOS

0 < 28 dias 0 < 35 dias

1 29 a 35 dias 1 36 a 60 dias

2 36 a 45 dias 2 61 a 90 dias

3 Acima de 46 dias 3 Acima de 91 dias

CONTRATOS VIGENTES

0 Não tem contrato formalizado e vigente, assinado entre as partes e com o anexo de cidadania e termo anticorrupção.

1 Tem lista de preços, mas não tem contrato formalizado entre as partes.

2 Tem contrato assinado, porém vencido e em negociação / revisão de cláusulas contratuais / renovação da vigência.

3 Tem contrato formalizado vigente, assinado entre as partes, incluindo anexo de cidadania e termo anticorrupção.

Obs.: Entende-se por contrato todos os documentos relacionados ao contrato, aditivos e anexos.

PARTICIPAÇÃO TRIMESTRAL EM NEGOCIAÇÕES DE COMPRAS

0 Sem participação

1 Redução de custo > 1% e < 4,99%

2 Redução de custo > 5% e 9,99%

3 Redução de custo > 10%

CHECK LIST DE DOCUMENTAÇÕES, CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS.

0 Não apresentou documentação

1 Apresentou documentação parcial fora do prazo

2 Apresentou documentação completa fora do prazo ou parcial no prazo

3 Apresentou documentação completa no prazo

7.3.3. - SUSTENTABILIDADE Esta dimensão esta alinhada a matriz de materialidade do Grupo Fleury (anexa), que visa avaliar em nossa cadeia de fornecimento a aderência e sinergias em relação aos sete temas mais relevantes identificados pelos públicos de interesse no engajamento de nossa estratégia de negócio.

A dimensão Sustentabilidade avaliará o fornecedor através do comprometimento com as práticas sustentáveis refletidas na pontuação alcançada nos itens:

Page 11: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

11

A) GESTÃO AMBIENTALProcessos que identifiquem, controlem e evitem o impacto de atividades sobre o meio ambiente.

Exemplos: Controle de resíduos, emissões atmosféricas, efluentes, emergências ambientais.

O fornecedor deverá apresentar os indicadores de acompanhamento e evidencias das praticas adotadas em sua organização.

Todo documento deve ser enviado em via eletrônica para o email abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Gestão Ambiental

B) GESTÃO DA CIDADANIA CORPORATIVAProcessos voltados a cuidar e estreitar suas relações com a sociedade, colaboradores e demais públicos de interesse.

Exemplos: doações, leis de incentivos, cidadania empresarial, voluntariado e valorização da diversidade, engajamento de stakeholders e programa de qualidade de vida e bem-estar.

Todo documento deve ser enviado em via eletrônica para o email abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Gestão da Cidadania Corporativa

C) QUESTIONÁRIO DE SUSTENTABILIDADEO Questionário de Sustentabilidade é uma auto avaliação do fornecedor e deve ser preenchido e enviado via email discriminado abaixo. Durante o decorrer do Programa, poderá ser solicitada revalidação do questionário a qualquer momento. Email: [email protected] Assunto: Questionário de Sustentabilidade

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE:

PONTUAÇÃO

GESTÃO AMBIENTAL (CONSUMO ENERGIA / ÁGUA / PAPEL / GEE / GESTÃO RESÍDUOS)*

0 Não desenvolve iniciativas ambientais

1 Atua em 01 a 02 das iniciativas ambientais*

2 Atua em 03 a 04 das iniciativas ambientais*

3 Atua em mais de 04 das iniciativas ambientais*. E engaja seus clientes e fornecedores em seus projetos.

GESTÃO DE CIDADANIA CORPORATIVA

0 Não desenvolve iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa

1 Realiza campanhas e ações solidárias (ex.: arrecadação de agasalho, mantimentos, entre outras)

2 Possui programa de Responsabilidade Social / Voluntariado com projetos próprios ou patrocinados

3 Possui programa de Responsabilidade Social / Voluntariado e se engaja em ações de seus clientes/fornecedores

QUESTIONÁRIO DE SUSTENTABILIDADE

0 < 24 pontos

1 > 25 e < 48 pontos

2 > 49 e <72

3 > 73 pontos

7.3.4. - COMPLIANCEEsta dimensão está alinhada aos valores e princípios éticos que estão intrínsecos na cultura organizacional do Grupo Fleury, os quais norteiam os relacionamentos e decisões para todos que aqui trabalham e fornece as diretrizes de como conduzir o negócio e, também, o relacionamento com nossos parceiros de negócios. Assim, a dimensão de Compliance avaliará o fornecedor através do comprometimento com as práticas éticas e de integridade corporativa refletidas na pontuação alcançada nos seguintes itens:

Page 12: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

12

A) CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTAExistência da formalização das diretrizes de ética e conduta que orienta as tomadas de decisão, garantindo um ambiente corporativo saudável aos colaboradores e aos principais públicos de interesse preservando os direitos de cada parte interessada.

O fornecedor deverá apresentar os indicadores de acompanhamento e evidencias das práticas adotadas em sua organização.

Todo documento deve ser enviado para o e-mail abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Código de Ética e Conduta

B) CANAL DE ÉTICA E CONDUTAExistência, estrutura e funcionamento de canais de denúncia de irregularidades relacionadas a ética e conduta, abertos e amplamente divulgados a funcionários e terceiros, e de mecanismos destinados à proteção de denunciantes de boa-fé.

O fornecedor deverá apresentar os indicadores de acompanhamento e evidencias das práticas adotadas em sua organização.

Todo documento deve ser enviado para o e-mail abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Canal de Ética e Conduta

C) AVALIAÇÃO DE PARCEIROS DE NEGÓCIOSRealização, estrutura e funcionamento de procedimentos de avaliação apropriada para contratação e, conforme o caso, supervisão, de terceiros, tais como, fornecedores, prestadores de serviço, agentes intermediários, associados, entidades sem fins lucrativos ou, ainda, qualquer pessoa que possa atuar em seu nome.

O fornecedor deverá apresentar os indicadores de acompanhamento e evidencias das práticas adotadas em sua organização.

Todo documento deve ser enviado para o e-mail abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Avaliação de parceiros de negócios

D) COMBATE A CORRUPÇÃOExistência da formalização de diretrizes que abordem, explicitamente ou não, temas relacionados ao combate à corrupção, que orientem as tomadas de decisão, garantindo um relacionamento ético e transparente com os órgãos governamentais e principais públicos de interesse preservando os direitos de cada parte interessada.

O fornecedor deverá apresentar os indicadores de acompanhamento e evidencias das práticas adotadas em sua organização.

Todo documento deve ser enviado para o e-mail abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Combate a Corrupção

E) TREINAMENTOS ÉTICA E CONDUTARealização, estrutura e funcionamento de treinamentos sobre os temas de ética e conduta e combate à corrupção.

O fornecedor deverá apresentar os indicadores de acompanhamento e evidencias das práticas adotadas em sua organização.

Todo documento deve ser enviado para o e-mail abaixo discriminado: Email: [email protected] Assunto: Treinamentos Ética e Conduta

Page 13: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

13

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DE COMPLIANCE:

PONTUAÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

0 Não possui Código de Conduta formalizado.

1Possui Código de Ética e Conduta, que abrange diversos temas (assédio moral, assédio sexual, conflito de interesses, etc.).

2Possui Código de Ética e Conduta, que abrange diversos temas (assédio moral, assédio sexual, conflito de interesses, etc.) em versões eletrônicas e impressas, com termo de adesão dos colaboradores.

3Possui Código de Ética e Conduta, que abrange diversos temas (assédio moral, assédio sexual, conflito de interesses, etc.) em versões eletrônicas e impressas, com termo de adesão dos colaboradores e terceiros e divulgado externamente à organização.

CANAL DE ÉTICA E CONDUTA

0Não possui canal de denúncia de irregularidades disponível para funcionários e terceiros/públicos de interesse para relatos de desvios de conduta.

1Possui canal de denúncia de irregularidades, porém com funcionalidades limitada (canais de comunicação, registros, anonimato, etc.) e disponível apenas para colaboradores.

2Possui canal de denúncia de irregularidades com acesso diversificado (telefone, internet, e-mail, etc), respeito ao anonimato, com os contatos devidamente registrados, porém disponível apenas aos colaboradores.

3Possui canal de denúncia de irregularidades com acesso diversificado (telefone, internet, e-mail, etc), respeito ao anonimato, com os contatos devidamente registrados, disponível tanto internamente como externamente.

AVALIAÇÃO DE PARCEIROS DE NEGÓCIOS (FORNECEDORES, ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVO, ETC.)

0 Não realiza avalição de Compliance de seus parceiros de negócios.

1 Realiza avaliação de Compliance simplificada de seus parceiros de negócios.

2Realiza uma avaliação completa de Compliance em seus parceiros de negócios, porém o resultado da avaliação não restringe sua contratação / parceria.

3Realiza uma avaliação completa de Compliance em seus parceiros de negócios e o resultado da avaliação pode restringir sua contratação / parceria.

COMBATE À CORRUPÇÃO

0 Não possui documentos que abordam temas relacionados ao combate à corrupção.

1 Possui documentos que abordam temas relacionados ao combate à corrupção de forma implícita.

2 Possui documentos que abordam temas relacionados ao combate à corrupção de forma explícita.

3 Possui política específica sobre os temas relacionados ao combate à corrupção.

TREINAMENTOS ÉTICA E CONDUTA

0 Não realiza treinamentos sobre os temas de ética e conduta e combate à corrupção.

1 Realiza treinamentos sobre temas de ética e conduta e combate à corrupção.

2 Possui uma agenda estruturada de treinamentos sobre temas de ética e conduta e combate à corrupção.

3Possui uma agenda estruturada de treinamentos sobre temas de ética e conduta e combate à corrupção, também aplicável, para terceiros e públicos de interesse.

Page 14: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

14

7.3.5. - CRIATIVIDADE E INOVAÇÃOA dimensão Criatividade e Inovação abre espaço ao fornecedor para participar de nossos processos e agregar valor com as ideias inseridas e implantadas na plataforma de inovação (Fórum Fornecedores), através da pontuação alcançada:

IDEIAS REGISTRADAS E IMPLANTADAS NO TRIMESTREAs ideias serão avaliadas e validadas em relação à viabilidade de implantação, aplicabilidade e redução de custos. A comunicação será feita por meio da plataforma e eventualmente via e-mail, para que possam ser agendadas rodadas de inovação para esclarecimento de eventuais dúvidas relacionadas as ideias inseridas e alinhamento junto as partes interessadas, se pertinente.

A valoração e apuração dos eventuais ganhos obtidos pela implantação das ideias registradas na plataforma pelos fornecedores serão através das análises realizadas pelo comprador responsável junto às nossas áreas de Planejamento Financeiro e Inovação que validarão o estudo disponibilizado pelo fornecedor com a valoração dos ganhos obtidos com a implantação da ideia proposta.

Critérios de Pontuação de Criatividade e Inovação:

PONTUAÇÃO

IDEIAS REGISTRADAS E IMPLANTADAS NO TRIMESTRE

0 Sem participação na plataforma “Fórum Fornecedores”

1 Até seis ideias inseridas na plataforma “Fórum Fornecedores”, sem implantação.

2 Mínimo de uma Ideia implantada sem redução de custo mais com melhoria nos processos

3Mínimo de uma Ideia implantada com redução de custo e com estudo comprovando os ganhos do cenário proposto em relação ao anterior a implantação.

O que é uma ideia?Cada ideia é tudo aquilo que remete a algo novo ou a alguma mudança daquilo que já existe. Ela é concebida no intuito de mudar para melhorar a forma como as coisas acontecem hoje, ou propor novas abordagens para problemas atuais de modo a caminharmos juntos para uma solução que beneficie todos. Antes de inserir sua ideia na plataforma “Fórum Fornecedores” faça as seguintes questões de avaliação:

• Tem um beneficio para os clientes, colaboradores, cadeia de fornecimento do Grupo Fleury como um todo?

• Gera algum valor e/ou beneficio para o Grupo Fleury, seja ele financeiro ou não?

• Pode fazer a diferença?

• Pode gerar novos negócios e avanços tecnológicos trazendo ganhos e agilidade em nossas rotinas de exames e atendimento aos clientes?

TEMAS

GERAÇÃO DE VALORIdeias que tenham valor tangível, ou seja, proporcionam um retorno financeiro (lucro maior que o investimento). Ideias que envolvam compra, alteração e eliminação de materiais ou equipamentos, redução de erros, alteração da forma como algum processo ocorre, redução de custos e geração de novas receitas (valor proveniente da vendas de novos serviços) são passíveis da geração de valor financeiro.

AÇÕES SUSTENTÁVEISIdeias que promovam atividades economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas. Neste tema devem ser inseridas ideias que proporcionem a diminuição na geração de resíduos, menor consumo de recursos ou tenham um impacto na sociedade.

Ação sustentável é qualquer iniciativa que contribua para a Sustentabilidade, ou seja, é uma melhoria ou inovação em processos ou produtos, que contemple requisitos ambientais (redução ou melhoria no uso de recursos naturais – água, energia, papel, redução em resíduos transformando embalagens em novos produtos ou redução de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera), sociais (ações que estimulem o voluntariado e o engajamento de colaboradores em ações sociais das comunidades onde estamos instalados e presentes).

Page 15: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

15

7.4. Peso das Dimensões de Avaliação:

7.5. Índice de Desempenho:O cálculo do índice de desempenho é feito através da soma dos índices de cada dimensão multiplicado ao peso atribuído ao mesmo conforme itens 7.3 e 7.4. Os dados serão computados na Planilha de Controle Trimestral.

• Insumos:

DIMENSÕES PESO

Qualidade 25%

Termos & Condições 25%

Sustentabilidade 20%

DIMENSÕES PESO

Compliance 15%

Criatividade e Inovação 15%

• Demais categorias:

IT&C = Prazo de Pagamento + Contratos Vigentes + Participação Trimestral em Negociações de Compras + Check List de Documentações, Certificações e Reconhecimentos (total 12 * 0,25 = 3,0)

IS = Gestão Ambiental + Gestão de Cidadania Corporativa + Questionário de Sustentabilidade (total 9 * 0,20 = 1,8)

ID = IQ*PQ + IT&C*PT&C + IS*PS + ICOM*PCOM + ICI*PCI (Obs.: Pontuação Máxima 9,0)

ICOM = Código de Ética e Conduta + Canal de Ética e Conduta + Avaliação de parceiros de negócios + Combate a Corrupção + Treinamentos Ética e Conduta (total 15 * 0,15 = 2,25)

ICI = Ideias Registradas / Implantadas (total 3 * 0,15 = 0,45)

IQ = RNC FORN + ADSERV (total 6 * 0,25 = 1,50)

ID = IQ*PQ + IT&C*PT&C + IS*OS + ICOM*PCOM + ICI*PCI (Obs.: Pontuação Máxima 9,75)

IQ = RNC FORN + Pontualidade + ADSERV (total 9 * 0,25 = 2,25)

IS = Gestão Ambiental + Gestão de Cidadania Corporativa + Questionário de Sustentabilidade (total 9 * 0,20 = 1,8)

ICOM = Código de Ética e Conduta + Canal de Ética e Conduta + Avaliação de parceiros de negócios + Combate a Corrupção + Treinamentos Ética e Conduta (total 15 * 0,15 = 2,25)

ICI = Ideias Registradas / Implantadas (total 3 * 0,15 = 0,45)

IT&C = Prazo de Pagamento + Contratos Vigentes + Participação Trimestral em Negociações de Compras + Check List de Documentações, Certificações e Reconhecimentos (total 12 * 0,25 = 3,0)

MELHORIA DOS PROCESSOSIdeias que melhoram os processos operacionais e corporativos, beneficiando todos os colaboradores do grupo. Alterações significativas que proporcionam agilidade, eficiência, bem-estar, melhoria de fluxo e otimização do processo num todo.

TEMA LIVREIdeias que não estão relacionadas a nenhum dos temas: Ações Sustentáveis, Melhorias de Processos e Geração de Valor. Não são contempladas neste tema ideias sobre solicitações de manutenção, reclamações, fluxos organizacionais já formalizados como, alteração de agenda de exames, criação de instruções gerais e notificações.

AÇÕES ÉTICAS E DIVERSIDADE Práticas de integridade e anticorrupção, buscando a garantia de integridade do colaborador e da organização, bem como, iniciativas que levem em conta o conceito de respeito e a não discriminação das semelhanças e as diferenças entre as pessoas. Tais iniciativas muitas vezes estão voltadas para processos educacionais de seus profissionais nestes temas, a fim de identificar oportunidades em seus processos, estruturas, práticas de comunicação, criação de seus produtos e serviços e modelos de atendimento.

Duvidas sobre o tema enviar para: [email protected]

Page 16: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

16

8. Acompanhamento do desenvolvimento do Fornecedor no ProgramaCada fornecedor participante receberá o Relatório Trimestral, por e-mail, apontando seu desempenho com o posicionamento no ranking. Ao final do quarto trimestre, será realizada a compilação dos dados dos trimestres anteriores para obtenção da Avaliação Final.

8.1. Visita AnualDurante o período de avaliação do Programa, será efetuada 1 (uma) visita a sede da empresa, sendo esta agendada previamente entre as partes.

Realizaremos uma visita ao fornecedor, composta por equipe de até oito colaboradores do Grupo Fleury.

Esta é uma etapa importante para aproximação e conhecimento das rotinas e processos implantados em nossos fornecedores, oportunidade esta para o fornecedor realizar uma breve apresentação institucional, mostrar Visão, Missão e Valores, relatar a evolução da parceria com o Grupo Fleury, indicadores de performance e também oportunidades de novos negócios.

A visita as instalações de nossos fornecedores (Sede Administrativa, Fábricas, Centros Logísticos, Oficinas de Manutenção de Equipamentos) possibilita detectar alguns pontos importantes e não observados ou comunicados em etapas anteriores do Programa, além de ser uma oportunidade de desenvolvimento e conhecimento para os participantes (Ex.: Projetos Sustentáveis)

As visitas serão agendadas previamente, preferencialmente às terças e quintas às 9:00h ou às 14:00h e o endereço completo da visita e dúvidas deveram ser enviadas para o e-mail: Email: [email protected] Assunto: Visita PERC 2016

8.2. Relatório TrimestralO Relatório Trimestral é composto pelos seguintes documentos:

• Planilha de controle Trimestral A Planilha de Controle Trimestral descreve a pontuação do fornecedor de acordo com as dimensões avaliadas. Ex.: Modelo 2015

Page 17: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

17

• Gráfico de Acompanhamento do Ranking O gráfico mostrará o posicionamento da empresa em relação aos demais fornecedores participantes do programa que terão seus nomes ocultados ou substituídos por letras do alfabeto. Ex.: Modelo 2015

Exemplo de Gráfico de Acompanhamento do Ranking:

• Gráfico de Acompanhamento das DimensõesO gráfico mostrará o comparativo das notas de acordo com as dimensões avaliadas e a maior pontuação do ranking do Programa. Ex.: Modelo 2015

Exemplo de Gráfico de Acompanhamento das Dimensões:

Page 18: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

18

9. Classificação no RankingOs fornecedores serão classificados em ordem decrescente de acordo com o ID (Índice de desempenho) alcançado.

Índice de desempenho máximo:

• Insumos - 9,75

• Manutenção e Facilities - 9,00

• Logística - 9,00

• Engenharia Clinica - 9,00

• TI - Tecnologia da Informação - 9,00

10. Validade da Pontuação TrimestralA validade da pontuação trimestral está atrelada a manutenção de todas as dimensões mencionadas nos trimestres sub-seqüentes dentro do ano avaliado. A pontuação poderá perder a validade e será descontado 1 ponto no trimestre subse-quente caso não seja cumprida ou a veracidade de quaisquer informações questionadas não for apurada.

11. Critérios de DesempateEm caso de empate os fornecedores serão avaliados pelo Comitê de Avaliação e pela Alta Diretoria considerando-se para desempate os seguintes critérios:

• Maior influência no resultado do exame;

• Maior impacto ao cliente ou paciente;

• Maior impacto ao meio ambiente;

• Redução na capacidade de realização do exame e/ou impacto no processo.

12. ReconhecimentoTodos os fornecedores participantes serão convidados para o evento de reconhecimento anual a ser realizado conforme cronograma descrito no item 6. No evento de reconhecimento serão divulgados somente os 6 (seis) fornecedores que se destacaram em 2016 nos segmentos:

• Insumos

• Manutenção e Facilities

• Logística

• Engenharia Clinica

• TI - Tecnologia da Informação

• Destaque do Programa: Inovação, Qualidade e Saving de Valor Agregado.

Além do reconhecimento por categoria, todos os fornecedores que apresentarem pontuação superior a 70% do índice de desempenho máximo de sua categoria receberão um Certificado de Capacidade Técnica.

Categorias onde os fornecedores participantes tiverem aproveitamento abaixo de 50% da pontuação máxima do programa não serão reconhecidas.

12.1. Validade do ReconhecimentoA validade do reconhecimento está atrelada a manutenção de todas as dimensões mencionadas no Manual 2016.

A qualquer momento, o reconhecimento perderá a validade se:

- o fornecedor perder ou não renovar seus certificados;

- a veracidade de quaisquer informações questionadas não for apurada;

- o fornecedor for acusado ou estiver sob qualquer investigação criminal; civil; consumerista; ambiental; trabalhista; previdenciário; entre outras matérias aplicáveis e não apresentar documentações que comprovem sua defesa.

O Grupo Fleury se reserva no direito de, a qualquer tempo e sem prévio aviso, revogar a premiação para determinada empresa, se esta, seus sócios ou administradores forem condenados por motivos oriundos de ação ou omissão de cunho criminal; civil; consumerista; ambiental; trabalhista; previdenciário; entre outras matérias aplicáveis, em qualquer esfera ou instância, que o Grupo Fleury entenda - por prerrogativa própria - como relevante e que possa, adicionalmente, afetar ou comprometer a sua reputação e/ou imagem.

Page 19: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

19

13. Desligamento do ProgramaO desligamento do Programa pode ser solicitado pelo fornecedor a qualquer momento desde que devidamente justificado. Será realizada uma reunião agendada previamente entre as partes para esclarecimentos e após concordância deverá ser enviada carta timbrada e assinada por representante legal da empresa.

Ao Grupo Fleury também é facultado do desligamento da empresa a qualquer momento de acordo com as mesmas premissas concedidas ao fornecedor.

14. Critérios de Divulgação e ImagemCom toda documentação validada o fornecedor deverá entrar em contato com representante do Grupo Fleury designado e informado no momento do Reconhecimento para que sejam agendadas e confirmadas as atividades de divulgação e imagem.

As atividades de divulgação e imagem são consideradas como aprovadas somente com a aprovação por escrito, datada e assinada pelo representante do Grupo Fleury.

15. ConfidencialidadeAs informações constantes no presente Manual 2016 são confidenciais e não devem ser reveladas a terceiros estranhos ao Programa.

Juntamente como previsto no Contrato de Confidencialidade e Sigilo assinado pelo participante, o Grupo Fleury declara que:

• Somente revelará o ranking do fornecedor para o mesmo, ocultando ou substituindo o nome dos demais, impossibilitando a sua identificação;

• Não revelará os resultados para terceiros e para os demais participantes;

• Todos os dados, apurações, documentos e informações não serão revelados com o término do programa e a qualquer tempo;

• Cada fornecedor somente poderá ter acesso a todas as informações referentes à sua avaliação e de acordo com os cronogramas firmados;

• Qualquer informação que seja revelada deve ser de comum acordo entre as partes e respeitar as diretrizes do item 16.

16. Direitos AutoraisTODOS OS DIREITOS RESERVADOS – É proibida a reprodução total ou parcial deste, de qualquer forma ou por qualquer meio, que não seja o uso corporativo pelos colaboradores do Grupo Fleury. A violação dos direitos de autor (Lei 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal brasileiro.

17. GlossárioNDA – Contrato de Confidencialidade e Sigilo

ADSERV – Avaliação de Desempenho de Fornecedor de Serviço

RNC FORN – Relatório de Não Conformidade Fornecedor

T&C – Termos e Condições

ID - Índice de Desempenho

IQ - Índice de Qualidade

IT&C - Índice de Termos e Condições

IS - Índice de Sustentabilidade

ICOM – Índice de Compliance

ICI - Índice de Criatividade e Inovação

PQ - Peso de Qualidade

PT&C - Peso de Termos e Condições

PS - Peso de Sustentabilidade

PCOM – Peso de Compliance

PCI - Peso de Criatividade e Inovação

AD HOC – expressão latina utilizada no sentido de “para um fim específico”

Ao Grupo Fleury é reservado o direito de efetuar alteração ou adequação ao programa a qualquer momento, sendo que a mesma será imediatamente divulgada aos participantes.

Toda a comunicação deve ser feita para o endereço de e-mail [email protected]

Page 20: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

20

18. Anexos• Questionário de Sustentabilidade;

• ADSERV – Avaliação de Desempenho de Serviço;

• Matriz de Materialidade;

• Relação de Instituições e ONG’s cadastradas na Rede DOM;

• Check List de Documentações e Certificações;

• Questionário Anticorrupção.

Page 21: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

21

Page 22: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

QUESTIONÁRIO DE SUSTENTABILIDADE

Page 23: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

ITEM NOTAS

1 NOTAS

1.1

1.2

1.3

1.4

1.5

1.6

1.7

0

2 NOTAS

2.1

2.2

2.3

2.4

2.5

2.6

0

3 NOTAS

3.1

3.2

0

4 NOTAS

4.1

4.2

4.3

4.4

4.5

4.6

4.7

4.8

4.9

4.10

0

5 NOTAS

5.1

5.2

5.3

0

6 NOTAS

6.1

6.2

0

7 NOTAS

7.1

7.2

7.3

0

NOTA FINAL 0

8 SIM / NÃO

8.1

8.2

8.3

nota 0

nota 1

nota 2

nota 3

Oferece treinamento(s) sobre os temas abordados no Códido de Ética/Conduta?

A empresa possui Comitê de Ética/Conduta e/ou área responsável para tratativa do tema que possua autonomia e independência para apurar as questões recebidas pelo canal de denúncia?

Possui programa de gerenciamento de resíduos, como coleta de materiais tóxicos ou reciclagem?

Tem política explícita da não utilização de materiais e insumos provenientes da exploração ilegal de recursos naturais (madeira, animais, etc...)?

A empresa possui canal de denúncias amplamente divulgado para todos os publicos (fornecedores, clientes, parceiros, etc) para tratar desvios de ética/conduta e que garanta o anomimato?

Possui código de ética/conduta ou documento equivalente que estabeleça valores e condutas esperados de seus empregados e demais colaboradores e divulga para todos os publicos (fornecedores, clientes, parceiros, etc)?

Possui política ou declaração de valorização da diversidade e não-discriminação?

GESTÃO DA ÉTICA E CONDUTA

RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO INTERNO

As informações sobre aspectos financeiros, sociais e ambientais são submetidos para auditoria externa?

Possui em seus contratos com fornecedores a proibição de práticas de fraude e corrupção?

Existe algum tipo de programa na empresa visando o uso racional de recursos naturais (água, energia elétrica, etc.)?

Declara compromissos com respeito a Lei e Direitos Humanos e proibe práticas de fraude, corrupção, assédio e situações que configurem conflito de interesse?

ANEXO D - QUESTIONÁRIO DE SUSTENTABILIDADE

Data do documento:

Preenchido por:

Possui programa para a contratação de jovem aprendiz e pessoas com deficiência?

Possui programas e metas para a melhoria do desempenho em aspectos de saúde e segurança no trabalho, tais como vacinação e qualidade de vida?

Possui compromisso formal em relação à erradicação do trabalho infantil e do trabalho forçado ou compulsório?

Possui acordo coletivo com o sindicato da categoria principal?

DIMENSÕES E PERGUNTAS

Possui gerenciamento dos impacos ambientais causados pelas atividades da empresa? (excesso de lixo, geração de mau cheiro, efluentes e outras formas de poluição visual, sonora, etc...)

Possui política e/ou processos estruturados de relacionamento (SAC, Ouvidoria, etc.) com os clientes para responder prontamente a qualquer sugestão, reclamação ou demanda?

Fornecedor:

Segmento:

Possui mecanismos de avaliação de competências ou desempenho de seus colaboradores?

A empresa elabora inventário de emissões de gases de Efeito Estufa (GEE) e possui metas ou iniciativas para sua redução?

GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

Conhece e obedece a legislação ambiental aplicável às suas atividades?

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

não possui ou não desenvolve práticas relacionadas ao tema

possui ou desenvolve práticas relacionadas ao tema

possui, desenvolve práticas e estabelece metas e indicadores relacionadas ao tema

possui, desenvolve práticas, estabelece metas e indicadores relacionadas ao tema, além de engajar seus públicos de interesse nas discussões em torno do tema

Nos últimos 3 anos, foi denunciada ou foi alvo de processos judiciais de órgãos como Anvisa, Inmetro, Ipem, Idec, Procon, Cade, etc...?

Nos últimos 5 anos, teve seu nome mencionado na imprensa por participar de incidente envolvendo propina, corrupção ou qualquer incidente de aspecto negativo à imagem da empresa?

Nos últimos 5 anos, teve produtos retirados do mercado por pressão de consumidores/clientes ou órgãos de defesa?

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Possui política formal de proteção à privacidade e gestão de informações privadas do consumidor, cliente ou usuário?

RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE

Reliza pesquisa de clima organizacional?

Possui programa de qualificação e/ou relacionamento com fornecedores que inclui critérios de sustentabilidade e a geração de avaliações e relatórios periódicos?

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

Periodicamente, realiza inspeções na cadeia produtiva exigindo documentação comprobatória da não existência de mão-de-obra infantil ou trabalho forçado?

Investe em programas de desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores?

A empresa possui iniciativas visando o desenvolvimento local por meio de parceriais, ações e/ou projetos sociais?

*REPUTAÇÃO (ESTAS NÃO SERÃO COMPUTADAS NA PONTUAÇÃO)

Atualiza sempre que necessário o material de comunicação para consumidores/clientes para tornar mais transparente o relacionamento e mais seguro o uso de seus produtos (embalagens, rótulos, bulas, manuais, etc...)?

GESTÃO DA INOVAÇÃO

A empresa avalia oportunidades socioambientais como fonte para o desenvolvimento de novos produtos e serviços?

Estimula e patrocina projetos de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, interagindo com a comunidade acadêmica e científica?

A empresa cumpre a legislação do sistema de cotas?

A empresa publica Relatório Anual, de Responsabilidade Corporativa ou de Sustentabilidade deixando claras suas estratégias e resultados?

A empresa possui mecanismos de engajamento, relacionamento e diálogo com seus públicos de interesse?

Possui programa ou incentiva o voluntariado empresarial?

Page 24: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

ADSERV - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

DE SERVIÇO

Page 25: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

1

2

3

4

N/A Critérios de AvaliaçãoSIM 1 - Não demonstra a competência esperada para realização e prestação de serviços . (não atende)NÃO2 - Demonstra competência em grau inferior ao esperado. (atende mais com restrições)

3 - Demonstra a competência esperada na execução do serviço contratado. (atende o contratado)4 - Demonstra a competência em grau superior ao escopo contratado. (participativo)

1 Qualidade1.1 Desempenha as atividades contratadas com qualidade, seguindo o escopo e prazos contratados 0

02 Segurança, Postura e Atitude Colaborador do Fornecedor Contratado

2.1 Possui apresentação pessoal apropriada e utiliza os EPIs necessários para a função contratada 0

2.2 Durante o horário de trabalho é focado em suas atividades 0

2.3 Tem postura profissional adequada mesmo em situações adversas. 0

3 Relacionamento e Comunicação3.1 O prestador de serviços retorna os contatos rapidamente. 0

3.2 A empresa é pró-ativa frente aos problemas quando eles aparecem 0

3.3 Possui canal de comunicação de fácil acesso 0

4 Inovação e Capacidade Técnica da Equipe4.1 Demonstra interesse em desenvolver inovações para melhorar o serviço prestado. 0

4.2 Os colaboradores demonstram as competências técnicas para realização das atividades contratadas 0

5 Parceria

5.1

Pontos Fortes deste Fornecedor

Pontos a Melhorar deste Fornecedor

Observações Gerais

Questão

ADSERV - Avaliação de Desempenho do Fornecedor de ServiçoFornecedor:

Nome do Avaliador:

Unidade / Setor:

Data:

Regional/Marca:

Descrição do serviço:

Obs. Para efeito de Ranking as questões respondidas como N/A serão computadas como 3 A questão 1.1 possui peso 2.

Responsavel Ação Prazo

Você recontrataria este fornecedor para serviços futuros ou desejaria mantê-lo como seu prestador de serviços

Itens Avaliados Nota1 a 4

Pontuação Final 0 Ranking

0-15 - Descredenciar para novas concorrências e bloquear no SAP.

16-29 - Necessita de melhoria para manutenção da prestação de serviço (plano de ação - curto prazo)

30-38 - Qualificado sem restrições

39-40 - Elegível a receber certificado de capacidade técnica para prestação de serviço no segmento contratado

Page 26: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

MATRIZ DE MATERIALIDADE

Page 27: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

Inovação a serviço da saúde

Impacto ambiental das operações

TEMAS MATERIAIS

NOVA MATRIZ DE SUSTENTABILIDADE

TEMAS TRANSVERSAIS E DE SUPORTE À GESTÃO

Educação para saúde

Formação e qualidade de vida dos profissionais de saúde

Soluções construídas com atores da cadeia de saúde

Ética a serviço do cliente e da sociedade

Qualidade dos relacionamentos

Page 28: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

RELAÇÃO DE INSTITUIÇÕES E ONG’S CADASTRADAS NA REDE DOM

Page 29: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

EDIÇÃO REGIONAL REDE DOM

2012 SP ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia

2012 SP ACREDITE - Amigos da Criança com Reumatismo

2012 SP APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo

2012 SP AVAPE - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência

2012 SP Casas André Luiz

2012 SP CIES - Centro de Integração Educação e Saúde

2012 SP Instituto Alana

2012 SP Instituto Movere de Ações Comunitárias

2012 SP TdB - Turma do Bem

2012 SP VER - Voluntariado Emílio Ribas

2013 BA Associação Obras Sociais Irmã Dulce

2013 PR Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas do Paraná

2013 PR Pequeno Cotolengo Paranaense

2013 PE GAC PE - Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer

2013 RJ ABBR - Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação

2013 RJ Associação Saúde Criança Matriz

2013 RJRede Postinho de Saúde - Organização de Saúde Preventiva

Multidisciplinar Social

2013 RS IMAMA - Instituto da Mama do Rio Grande do Sul

2013 SP Associação Saúde da Família

2013 SP Centro Assistencial Cruz de Malta

2013 SP CREN - Centro de Recuperação e Educação nutricional

2013 SPFundação Criança - ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer

Infantil

2013 SP GRAAC - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer

2014 BA GACC - Grupo De Apoio À Criança Com Câncer – Bahia

2014 PRInstituto Morena Rosa De Sustentabilidade, Cultura E

Desenvolvimento Humano

2014 PE Instituto Do Fígado E Transplante De Pernambuco

2014 RJ APAE - RJ -Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais

2014 RJ Movimento Down - Observatório De Favelas Do Rio De Janeiro

2014 RS Kinder Centro Integração Criança Especial

2014 SPABRATA - Associação Brasileira De Familiares, Amigos E Portadores

Do Transtorno Afetivo

2014 SPACTC - Associação De Assistência À Criança E Ao Adolescente

Cardíacos E Aos Transplantados Do Coração

2014 SP Feber - Associação Brasileira De Enfermidades Raras

2014 SP Instituto Da Criança - Fundação Faculdade De Medicina

2014 SP Instituto Horas Da Vida

2014 SP Instituto Oncoguia

Page 30: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

CHECK LIST DE DOCUMENTAÇÕES E CERTIFICAÇÕES

Page 31: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

SIM NÃO

1

2

3

4

5

6

7

8

ENTREGUE?

CHECK LIST DE DOCUMENTAÇÕES E CERTIFICAÇÕES

Cartão CNPJ

Certificações e reconhecimentos de qualidade ou pertinentes a área de atuação.

Apresentação institucional da empresa contendo organograma e número de funcionários

Comprovante Dados Bancários (Carta de domicílio bancário emitida pelo banco onde o fornecedor/locador tem conta OU Contratos e/ou aditivos contendo as informações bancárias OU Cópia de folha de cheque em nome do favorecido)

CASO A RESPOSTA ANTERIOR SEJA "NÃO", JUSTIFIQUE

Questionário Anticorrupção de Terceiros

Certidões Negativas de Débito Federal, Estadual e Municipal

Alvará ou Licença de Funcionamento

Contrato Social ou Estatuto Social (última alteração)

DOCUMENTO SOLICITADOITEM

Page 32: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

QUESTIONÁRIO ANTICORRUPÇÃO DE TERCEIROS

Page 33: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC

Contato:Telefone:E-mail:Contato na área de Suprimentos (se aplicável):

Categoria do fornecedor:CNPJ/MF:

Endereço (sede):Endereço (filial):Fornecedor internacional?

Por favor, nos informar duas referências comerciais (e seus contatos) para as quais a sua empresa presta ou prestou serviços.

SIM NÃO

SIM NÃO

SIM NÃO

SIM NÃO

SIM NÃO

SIM NÃO

SIM NÃO

___________________________Fornecedor

No caso de dúvidas entrar em contato com a área de Compliance através do e-mail: [email protected]

Administração Pública Estrangeira - são os órgãos e entidades estatais ou representações diplomáticas de país estrangeiro, de qualquer nível ou esfera de governo, bem como as pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro e, ainda, são equiparadas à Administração Pública estrangeira, as organizações públicas internacionais.

Agente Público - São todos aqueles que exercem, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na Administração Pública.

Agente Público Estrangeiro - São aqueles, ainda que, transitoriamente ou sem remuneração, exercem cargo, emprego ou função pública em órgãos, entidades estatais ou em representações diplomáticas de país.

6.2. Algum dos executivos, membros , colaboradores, sócios/acionistas ou parentes ocupa atualmente algum cargo na Administração Pública ou Administração Pública Estrangeira?

Nome :_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Cargo:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.7. A empresa possui política anticorrupção ou programa anticorrupção?

5.1. O signatário deste formulário é um representante devidamente autorizado do fornecedor e certifica que:

Área:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.6. Alguém da empresa (e/ou de sua equipe) possui alguma relação com algum ex-funcionário do Grupo Fleury? (Caso sim, por favor, preencher as informações abaixo)

5.DECLARAÇÕES

Órgão:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.3. A empresa envia ou enviará mercadorias/amostras além das fronteiras entre países em nome do Grupo Fleury? (Caso sim, por favor, nos informar os países de atuação)

FORMULÁRIO ANTICORRUPÇÃO DE TERCEIROS

3.INFORMAÇÕES GERAIS Razão Social:Nome fantasia:

Inscrição Estadual:

1.MOTIVO DA CONTRATAÇÃO:

2.CONTATO DO FORNECEDOR NO GRUPO FLEURY

Inscrição Municipal:

6.1. A empresa ou seus sócios/acionistas são controlados pela Administração Pública, Administração Pública Estrangeira, Agente Público ou Agente Público Estrangeiro?

Conselho de Administração:

Sócios/Acionistas (razão social e porcentagem (%) representativa no capital social):

6.QUESTIONÁRIO

Nome do subcontratados:____________________________________________________________________________________________________________________________

Serviços:____________________________________________________________________________________________________________________________________________

CNPJ/MF ou CPF/MF:________________________________________________________________________________________________________________________________

Tipo de relação:_____________________________________________________________________________________________________________________________________

4. COMPOSIÇÃO SOCIETÁRIA

Diretoria:

5. QUALIFICAÇÃO E REFERÊNCIAS COMERCIAISPor favor, descrever brevemente as qualificações de sua empresa para a presente contratação.

Nome :_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tipo de relação:_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Administração Pública - é composta por empresas comerciais, instituições, agências, departamentos e órgãos de propriedade ou controlados pelo Estado e outras entidades públicas (quer a participação ou controle seja total ou parcial), inclusive instituições de pesquisa, universidades e hospitais.

Países:______________________________________________________________________________________________________________________________________________

* Para fins deste formulário:

e) se houver alguma mudança que afete as informações aqui prestadas, que tal mudança seja comunicada ao Grupo Fleury.f) concorda em ser responsável por garantir que os termos deste formulário e do Código de Conduta do Grupo Fleury sejam compreendidos e consistentes com o trabalho da empresa na condução de seus negócios para o Grupo Fleury.

a) o fornecedor se compromete a fazer negócios com integridade.b) o fornecedor e seus agentes e representantes não irão oferecer, pagar, prometer ou autorizar nenhuma pessoa a fazer pagamentos em dinheiro, presentear ou oferecer qualquer objeto de valor, em dinheiro ou não, direta ou indiretamente, para o benefício de qualquer parte de forma a obter ou manter negócios indevidamente ou para obter ou manter uma vantagem indevida na condução de negócios para o Grupo Fleury.

c) exceto para pagamentos exigidos por contratos ou encomendas por escrito durante a realização de negócios, o fornecedor não poderá solicitar ou aceitar dinheiro, presentes ou objetos de valor monetário, direta ou indiretamente, em relação ao desempenho de qualquer serviço ou outra atividade para o Grupo Fleury ou em nome do Grupo Fleury.

d) que as informações fornecidas pelo presente formulário anticorrupção de terceiros são verdadeiras e corretas, incluindo, todas as informações sobre quaisquer relações com Agente Público e Administração Pública, bem como a subcontratação, por sua empresa, de empresas e pessoas para interagir com Agente Público ou Administração Pública.

Área:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Declaro que li e estou de acordo com os termos deste formulário anticorrupção de terceiros e as informações aqui prestadas.

6.5. Alguém da empresa (e/ou de sua equipe) possui alguma relação com algum funcionário do Grupo Fleury? (Caso sim, por favor, preencher as informações abaixo)

Nome :_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.4. A empresa realizará subcontratação de prestadores e/ou mão de obra? (Caso sim, por favor, preencher as informações abaixo)

Page 34: 2016 - suprimentos.fleury.com.brsuprimentos.fleury.com.br/modelo-de-documentos/Documents/ManualPE... · a) rnc forn - relatÓrio de nÃo conformidade de fornecedor O relatório RNC