2016-10-13 (7) - bem vindo - ufsmw3.ufsm.br/biblioteca/images/provas/tcnico em segurana do...

15
si keço taurbAkicA edera/ Qin gi U blior eca S den M tral ,bei a a a da\ 1960 BIBLIOTECA CENTR COLETÂNEA -UF co©© número da inscrição CUIM nome do candidato concu rsoput cargo PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS Or)5 G9e,f

Upload: lamnhu

Post on 15-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

sikeço taurbAkicA

edera/ Qin giUbliorecaSdenMtral

,bei a a a da\

1960 BIBLIOTECA CENTR COLETÂNEA -UF

co©©

número da inscrição

CUIM nome do candidato

concu rsoput

cargo

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS

Or)5

G9e,f

técnico em segurança do trabalho

língua portuguesa

Para responder às questões de números 01 a 06, leia parte de uma matéria publicada em Veja Vida Digital, edição especial de dezembro de 1999.

ISMO 1 A Internet é o grande fenômeno de comunicação deste inicio de século. Como as do

rádio e da televisão no passado, algumas de suas possibilidades foram superestimadas. O exagero maior foi que a rede seria de imediato um poderoso nivelador de oportunidades entre ricos e pobres. Pessoas e países miseráveis teriam, quase que por mágica, sua

5 condição elevada pelo simples fato de estar conectados. O que se vê é um quadro diferente. Por enquanto, reproduz-se na Internet a mesma estrutura de desigualdade que separa pobres e ricos no mundo, em outras áreas da atividade humana. Até nos Estados Unidos, a porcentagem dos muito pobres plugados à Internet é um décimo da dos ricos. Da mesma forma, os prósperos povos nórdicos têm mais da metade da população on-line contra 2,5 em

10 100 nos rincões africanos. É o abismo. Neste começo de milênio, ele desafia e espanta. Nos países africanos e árabes, a

mais democrática forma de comunicação já produzida pela humanidade está restrita a determinados segmentos sociais.

O verdadeiro deserto tecnológico é a África. Mais de 70% da população africana mora 15 fora das grandes cidades, o que dificulta qualquer montagem de uma sólida infraestrutura de

comunicação a preços baixos. No continente que reúne mais de 10% dos habitantes do mundo, só há 1,5 computadores para cada 100 habitantes, enquanto a média é de 6 na Ásia e 28 na Europa. Na falta de PCs e de uma razoável rede telefônica, fica difícil traçar uma política de desenvolvimento com base na tecnologia da informação.

20 Todos concordam que o dinheiro não é a única solução para o sucesso da Internet. É preciso ter liberdade. As mulheres dos países árabes conhecem o significado dessa palavra. Juntamente com os africanos, elas fazem parte desse gueto tecnológico que está sendo produzido no planeta. Na Arábia Saudita, onde os petrodólares correm à vontade e o governo anunciou a criação de uma área de livre comércio para a Internet, as mulheres têm

25 acesso à rede de cibercafes especiais, separadas dos homens. A pobreza e a cultura secular islâmica estão se mostrando fronteiras indevassáveis, mesmo para a ousadia da Internet.

(adaptado)

ca. As ideias desenvolvidas ao longo do texto evidenciam que o grande desafio é conectar quem está fora da Internet por motivos

econômicos ou culturais. étnicos ou profissionais. religiosos ou estratégicos. econômicos ou profissionais. étnicos ou estratégicos.

concursoptiblico2009 01

UF SM Etblioteca Centra,

técnico em segurança do trabalho

02 Marque verdadeira (V) ou falsa (F) para cada uma das afirmativas sobre o conteúdo do texto lido.

( ) Com a ousadia da Internet, confirmou-se a expectativa de que, na rede, seria alterada a estrutura de desigualdades sociais encontrada em outros setores das atividades humanas.

( ) Apenas 2,5 em 100 africanos estão on line e menos de 30% da população da África tem, nos grandes centros, possibilidades de acessar a Internet.

( ) Os dados numéricos apresentados servem principalmente para mostrar que a Internet é a mais democrática forma de comunicação já produzida pela humanidade. (I. 11 - 12)

A sequência correta é F — V — V. V — F — V. V — V — V. F — V — E F—F—F.

03 No período a seguir, analise o emprego das preposições tendo como ponto de partida o segmento sublinhado. Qual dos segmentos NÃO está adequado à norma culta da língua escrita?

Com a matéria jornalística, o leitor descobre por que, no continente africano, existem tantos a) b)

problemas a solucionar antes da maioria da população poder acessar a Internet, além de c)

ser informado de que, em outro contexto, com petrodólares à vontade, falta às mulheres d) e)

árabes liberdade para conhecerem as tecnologias da informação.

04 Considere que, preservando-se a mesma orientação do texto, as duas orações iniciais (I. 1 - 2) fossem reunidas em um único período. Nessa situação, o elemento que mantém a coerência é

contanto que. porém. portanto. enquanto. porque.

05 Os adjuntos adverbiais de imediato (I. 3) e Na falta de PCs e de uma razoável rede telefônica (I. 18) expressam no texto as noções de, respectivamente,

tempo e consequência. causa e modo. modo e condição. progressão e consequência. tempo e causa.

concursopúblico2009 02

técnico em segurança do trabalho

o6 A expressão gueto tecnológico (I. 22) imprime expressividade ao texto, por 960

destacar a ideia de

segregação digital. inovação econômica. espaço democrático. evolução tecnológica. rede socializadora.

Para responder às questões de números 07 a 10, leia parte de um memorando, gênero textual muito usado no cotidiano de uma instituição universitária.

Como não são objeto de questões, alguns elementos característicos desse gênero, como data e assinatura, foram retirados.

1 Senhor Diretor:

2 Encaminhamos a V.Sa. a documentação referida em nossa última correspondência, para 3 apreciação e análise no seu setor. Como subsídios para essa análise, também vão inclusos os 4 laudos periciais do técnico em segurança ambiental. Destacamos que, se possível, o envio do 5 parecer de V. Sa. deverá ser feito até o dia 20 do presente mês, para que possamos anexar 6 esse parecer ao nosso relatório, encerrando os trabalhos dentro do prazo previsto.

7 Certos de seu empenho, desde já agradecemos a colaboração de V. Sa.

07 Na situação comunicativa de produção de um memorando, estão envolvidos, entre outros elementos, uma autoridade responsável pelo envio do texto (o emissor) ; um interlocutor, aquele que recebe o documento e encaminha providências (o destinatário), e também um código (no caso, a língua portuguesa).

Considerando essas informações e a análise da linguagem empregada no memorando lido, pode-se afirmar que

existe uma informalidade no tratamento usado pelo emissor quando se refere ao destinatário, pois ambos são servidores da mesma instituição. há um predomínio de estruturas coloquiais da língua, a fim de que o emissor possa restabelecer com o destinatário um contato feito anteriormente. o sentido conotativo, sugestivo, ambíguo das palavras é um recurso empregado pelo emissor para captar a atenção do destinatário. o tom de polidez dispensado pelo emissor ao destinatário é favorecido pelo uso de orações adjetivas e de adjetivos com os quais aquele expressa uma avaliação positiva deste. as ações esperadas do destinatário, para ele dar continuidade à interação em curso, são expressadas por meio de substantivos; as realizadas pelo emissor, por meio de verbos.

concursopúblico2009 UFSIVI

Biblioteca Central

o

técnico em segurança do trabalho

o8 Analise a participação e os propósitos dos envolvidos na produção e recepção do memorando, para preencher corretamente as lacunas.

O pronome de tratamento V.Sa. é uma referência a quem memorando e corresponde à abreviatura de Quem em

memorando deverá elaborar um parecer embasado documentação e laudos.

A sequência correta é envia Vossa Senhoria recebe. recebe Vossa Excelência envia. envia Vossa Excelência envia. recebe Vossa Senhoria recebe. recebe Vossa Senhoria envia.

09 Considere o que se afirma sobre a parte inicial do texto.

A expressão Senhor Diretor (1. 1) é um aposto através do qual se interpela diretamente destinatário.

No primeiro período (1. 2 - 3), através de uma oração adverbial final, declara-se o objetivo do emissor ao enviar a documentação. No segundo período, inclusos (1.3) poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido, pela expressão em anexo.

Está(ão) correta(s) apenas 1 . apenas III. apenas I e II. apenas II e III. I, II e III.

2.0 Buscando melhorar a coesão do texto e seguindo as normas da língua padrão, o redator do memorando poderia ter empregado alguns pronomes para evitar a repetição de expressões. Tendo isso em mente, analise as alternativas a seguir.

1) Na linha 4 e 5,o segmento do parecer de V.Sa poderia ser reescrito como do seu parecer. Na linha 6, o segmento esse parecer poderia ser substituído pelo pronome o, reescrevendo-se a oração como para que possamos anexá-lo ao nosso relatório. O fecho do memorando (1. 7), mantendo o tom respeitoso, poderia ter a seguinte forma: Certos de seu empenho, desde já agradecemos a vossa colaboração.

Qual(is) das sugestões apresentadas poderia(m) ser utilizada(s) pelo redator para a realização dos objetivos identificados acima?

Apenas II Apenas III Apenas I e II Apenas I e III Apenas II e III

concursopúblico2©©9

técnico em segurança do trabalho

informática 11 A capacidade de armazenamento de dados está cada vez maior. Num computador pessoal, já

é comum se encontrarem discos rígidos com centenas de gigabytes e memórias RAM com centenas de megabytes. Considerando a magnitude das grandezas que envolvem a capacidade de armazenamento, um (1) terabyte corresponde a 1024

hexabytes. g ig a bytes. pentabytes. megabytes. kilobytes.

12 Analise as afirmativas sobre interfaces gráficas de interação com o usuário e assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma delas.

( ) Menu, applet e frame são componentes de uma interface de aplicativos, como editores de texto e planilhas eletrônicas.

( ) A combinação mais comum de elementos da interface gráfica é conhecida pelo acrônomo WIMP, a qual consiste de janelas, ícones, menus e ponteiros.

( ) A interação do usuário com o computador ocorre somente através das interfaces gráficas.

( ) Usabilidade é o termo empregado para denotar a quantidade de elementos visíveis em uma interface gráfica.

A sequência correta é V — V — F — V. V — F — V — F. V—V—F—F . F — F — V — V. F — V — F — F.

13 Formatos de arquivos indicam como o conteúdo contido no arquivo deve ser interpretado pelo sistema operacional. Relacione a 1a coluna, que contém a extensão nos nomes dos arquivos, com a 2a, que indica o tipo de conteúdo de cada arquivo.

txt

( ) arquivo de vídeo bat

( ) arquivo de impressão bmp avi pdf

( ) arquivo de imagem ( ) arquivo de texto ( ) arquivo de comandos em lote

A sequência correta é 3 — 1 — 2 — 4 — 5. 4 — 5 — 3 — 1 — 2. 3 — 2 — 4 — 5 — 1. 2 — 5 — 4 — 1 — 3. 4 — 1 —2-5-3.

concursopúblico2009

UFSM Biblioteca Centrai

técnico em segurança do trabalho

14 Analise as alternativas sobre certificação digital. 1940

O papel de "cartório eletrônico" é desempenhado por qualquer entidade que tenha a capacidade de gerar uma assinatura digital. Os certificados e-CPF e e-CNPJ permitem à Receita Federal o reconhecimento, em meio digital, dos contribuintes. Documentos certificados asseguram autenticidade, privacidade e confiabilidade. Certificados digitais são como o documento de identidade: urna vez emitidos, não têm prazo de validade.

Estão corretas apenas leiL I e IV. II e III. II e IV. III e IV.

15 Todas as alternativas apresentam protocolos usados para acesso a páginas Web, À EXCEÇÃO DE

HTTPS. HTTP. FTP. SMNP. FILE.

2.6 Intranets corporativas são redes privadas que usam conceitos das áreas de trabalho e interface homem-computador (IHC) para gerenciar o fluxo de informações, de forma a atender a três propósitos: comunicação, coordenação e colaboração.

A alternativa que completa corretamente a lacuna é competitivo. cooperativo. globalizado. individual. consultivo.

17 Considere o software de proteção firewall incluso em sistemas operacionais, tais como o Windows. Indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

( ) O firewall ajuda a bloquear vírus e vermes. ( ) O firewall detecta e desativa vírus ou vermes. ( ) O firewall bloqueia ou desbloqueia determinadas solicitações de conexão. ( ) O firewall impede que se abram e-mails com anexos perigosos. ( ) O firewall bloqueia spam ou e-mail não solicitado. A sequência correta é

F—V—V—V—V. F—F—F—V—F. V—V—V—F—F. V—V—F—V—V. V—F—V—F—F.

concursopúblico2W9

técnico em segurança do trabalho

1%0

1.8 Para um sistema operacional multiusuário, relacione a 1a coluna de acordo com a 2a.

Criptografia de conteúdo ( ) Lista de controle de acesso ( ) Tipo do arquivo ( ) Proteção baseada em grupo

de usuários ( )

Tipo de acesso ( )

A sequência correta é

a) 3, 5, 1, 4, 2. b) 5, 3, 1, 4, 2. c) 3, 5, 2, 1, 4. d) 4, 1, 2, 3, 5. e) 4, 3, 5, 1, 2.

É usado para associar aplicativos aos arquivos. Especifica política de acesso. Protege contra leitura indevida. Possibilita diferentes políticas de compartilhamento de arquivos. Permite identificar o proprietário do arquivo.

19 Analise as afirmações sobre janelas pop-up utilizadas em navegadores da Internet e

assinale a alternativa correta.

Na maioria das vezes, as pop-ups são criadas pelos provedores de acesso.

As pop-ups são normalmente exibidas na mesma janela de navegação. Quando desbloqueadas, pop-ups são janelas extras abertas logo que se entra em

um sítio na Internet. Navegadores não permitem bloquear pop-ups de sítios específicos.

O bloqueio de pop-ups não é uma medida de segurança, é uma opção de conforto

para a navegação.

20 É um software que pode exibir anúncios (como pop-ups), coletar informações sobre o usuário e alterar as configurações do computador, sem autorização e consentimento do usuário. Essa afirmação é relativa a

spyware. cavalo-de-Tróia. cookie. vírus. phishing.

concursopúblico2CXDS 0- F•S M

Biblioteca Central

técnico em segurança do trabalho

conhecimentos específicos

Para a resolução das questões de números 21 a 40, considere as seguintes abreviaturas.

CAT = Comunicação de Acidente do Trabalho

EC = Ester Celulose

IPVS = Imediatamente Perigoso à Vida e Saúde

CIPA = Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

EPI = Equipamento de Proteção Individual

LT = Limite de Tolerância

NBR = Norma Brasileira NHO = Norma de Higiene Ocupacional

NR = Norma Regulamentadora PMTA = Pressão Máxima de Trabalho Admissivel

PPRA = Programa de Prevenção de Riscos Ambientais pvc = Policloreto de Vinila

21 O benefício pago ao trabalhador segurado da Previdência Social que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho é denominado

Auxílio Acidente. Auxílio Doença. Auxílio Afastamento. Auxílio Contribuição. Auxílio Reabilitação.

22 Se o Técnico em Segurança do Trabalho realizar uma avaliação das concentrações dos agentes químicos através de amostragem instantânea de leitura direta (tubos colorimétricos), deverá fazê-la, segundo a NR 15, pelo menos em amostragens para cada ponto ao nível respiratório do trabalhador, havendo um intervalo de, no mínimo, minutos entre cada uma das amostragens.

A sequência que completa corretamente as lacunas é 5 - 20. 5 - 5. 10 - 20. 10 - 30. 5 - 30.

23 Com relação à CIPA, considere as seguintes afirmações.

Na eleição da CIPA, é obrigatório o voto do empregado. A estabilidade de todos os membros eleitos da CIPA está garantida, desde o registro da candidatura até um ano após o final do seu mandato. O empregador pode reconduzir o presidente da CIPA para mais de dois mandatos. Antes da posse, o treinamento é obrigatório apenas para os membros titulares da CIPA.

Estão corretas apenas I e Il. I e III. II e III. II e IV. I, III e IV.

concursopúblico2©09

técnico em segurança do trabalho

24 Considere as seguintes afirmativas.

1) Durante a paralisação do serviço, em decorrência da interdição ou do embargo, os empregados terão a interrupção parcial do contrato de trabalho, com o recebimento dos salários proporcionais. O embargo importará na paralisação total ou parcial da obra. A interdição importará na paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. A interdição ou embargo poderá ser requerido por entidade sindical.

Se forem consideradas as orientações da NR 3 (Embargo ou Interdição), estão corretas

apenas I e II. apenas 11 e III. apenas 1, III e IV. apenas 11, III e IV. I, II, 111 e IV.

25 Caldeiras e vasos sob pressão são equipamentos destinados a gerar e acumular vapor. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa sobre esses equipamentos.

( ) Toda a caldeira a vapor deve estar obrigatoriamente sob operação e controle de operador de caldeira, sendo que o não atendimento a essa exigência caracteriza condição de risco grave e iminente.

) A válvula de segurança deverá ter pressão de abertura ajustada em valor igual ou superior a PMTA.

( ) Toda caldeira deverá possuir um instrumento que indique a pressão do vapor acumulado.

A sequência correta é V - F - F. F - V - V - F V. F V - V. V - V - V.

26 A mangueira é um importante item dos equipamentos de combate a incêndio, portanto deve ser objeto de atenção e cuidado para garantir sua maior durabilidade. Com relação aos cuidados com a mangueira, analise as seguintes afirmativas.

Sob pressão d'água, a mangueira nunca deve ser disposta de modo a formar ângulos, devendo sua mudança de direção ser curva. A mangueira não deve ser colocada sobre superfícies excessivamente aquecidas. Após o seu uso, a mangueira deverá sofrer um processo de secagem, o qual deverá ser realizado estendendo-se a mangueira em local com sol.

Está(ão) correta(s) apenas 1. apenas 111. apenas 1 e II. apenas II e III. 1, II e III.

concursopúblico2009 09

UFSM Biblioteca Central

1960

técnico em segurança do trabalho

27 Segundo a NR 23, que se refere à proteção contra incêndio, um trabalhador o não deve andar mais do que uma certa distância para encontrar uma saída de emergência. Para empresas de risco de incêndio médio sem as instalações de chuveiros Sprinklers, essa distância é de, no máximo,

10 metros. 12 metros. 15 metros. 20 metros. 30 metros.

28 Uma determinada empresa pretende contratar um novo colaborador. O Técnico em Segurança do Trabalho da empresa, preocupado com as condições físicas adequadas para o desempenho da função requerida, solicitou ao médico da empresa que medisse a capacidade aeróbica e a massa do candidato para compará-las com o gasto energético requerido pela função. Feita a medição, os valores encontrados foram, respectivamente, 40 ml de 02/kg/min e 70 kg. Sabendo que, no exercício da atividade, só se poderá usar, no máximo, de forma efetiva, um terço da capacidade aerábica do trabalhador e sabendo também que 1 litro de 02/min, metaboliza 4,86 kcal/min, o Técnico em Segurança do Trabalho, fazendo os cálculos, determinou que o gasto energético recomendável para o candidato é, em kcal/min, de,

4,5. 4,8. 5,0. 5,8. 6,0.

29 A área do conhecimento que estuda as interações entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos músculoesqueletais envolvidos e as suas consequências é denominada

Biosinestesia. Antropomusculometria. Antropometria. Antropomuscologia. Biomecânica.

30 As vias principais de circulação no interior dos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem estar devidamente demarcadas, ser mantidas permanentemente desobstruídas e ter uma determinada metragem de largura. De acordo com a NR 12 (Máquinas e Equipamentos), a largura mínima dessas vias é de

80 cm. 90 cm. 1,00 m. 1 me 10 cm. 1 m e 20 cm.

concursopúblico2W9 10

técnico em segurança do trabalho

31 O entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão e cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados é denominado, na NR 10, como zona

livre. de risco. dimensionada. controlada. energizada.

32 Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, são recomendadas condições de conforto. Tendo isso em mente, considere as seguintes condições.

Níveis de ruído de acordo como estabelecido na NBR 10.152 índice de temperatura efetiva entre 20 e 23 °C Velocidade do ar superior a 0,75 m/s Umidade relativa do ar não inferior a 40 0/0

Conforme as condições recomendadas na NR 17, são condições de conforto para a situação acima o que se identifica

apenas em I e II. apenas em III e IV. apenas em II e III. apenas em I, II e IV. em I, II, III e IV.

33 A temperatura efetiva usada para a determinação do conforto térmico, conforme a NR 17, leva em consideração o (a)

temperatura do ar. umidade relativa do ar. velocidade do ar. calor radiante.

Está(ão) correta(s) apenas I. apenas II. apenas III. apenas I, II e III. I, II, III e IV.

34 Um cartucho de um filtro químico de carvão ativo, utilizado em máscara semifacial para vapores orgânicos, baseia-se no fenômeno físico ou químico no qual as moléculas presentes num fluído se fixam na superfície de um corpo sólido. Esse fenômeno é conhecido como

adsorção. absorção. porosidade. catálise. reativação.

11 concursopúblico2W9

F S güloteca Central

técnico em segurança do trabalho

35 Com relação a espaços confinados, são responsabilidades do empregador:

1) Identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento. Identificar os riscos específicos de cada espaço confinado. Permitir o acesso ao espaço confinado somente após a emissão, por escrito, da Permissão de Entrada e Trabalho. Acompanhar a implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores das empresas contratadas, provendo os meios e condições para que eles possam atuar em conformidade com a NR 33.

Está (ão) correta (s) apenas III. apenas I, II e III. apenas I, II e IV. apenas 1, III e IV. I, 11,111e IV.

36 O Técnico em Segurança do Trabalho realizou, em um determinado setor, uma dosimetria de ruído de 8 horas, seguindo os parâmetros da NR 15, e encontrou uma dose de exposição igual a 200%. Como, no momento, não é possível o controle da exposição na fonte e na trajetória e o trabalhador avaliado não utiliza EPI para ruído, o Técnico de Segurança determinou a redução no tempo de exposição ao ruído nesse setor de maneira que a exposição atingisse o nível de ação, ficando o trabalhador no tempo restante exposto a níveis inferiores ao limiar de integração. O ruído equivalente para a dose de 200% referida anteriormente e o novo tempo de permanência no setor determinado pelo Técnico em Segurança do Trabalho são, respectivamente, de

90 dB(A) e 2 horas. 95 dB(A) e 4 horas. 90 dB(A) e 1 hora. 95 dB(A) e 2 horas. 95 dB(A) e 1 hora.

37 A NHO 01 determina que os medidores integradores de ruído, dosímetros, devem estar ajustados de forma a atender a alguns parâmetros para a avaliação do ruído intermitente. O Técnico em Segurança do Trabalho, ao ajustar os seguintes parâmetros: circuito de ponderação, circuito de resposta, critério de referência, nível limiar de integração e incremento de duplicação de dose, deve optar, respectivamente, por

a) "A"; Slow; 85 dB(A); 80 dB(A); 3 dB(A). h) "A"; S/ow; 85 dB(A); 80 dB(A); 5 dB(A).

"A"; S/ow; 80 dB(A); 85 dB(A); 3 dB(A). Sow; "A"; 85 dB(A); 80 dB(A); 3 dB(A). Siow; "A"; 80 dB(A); 85 dB(A); 5 dB(A).

concursopúblicorng 12

técnico em segurança do trabalho

38 Considere o que se afirma sobre os riscos químicos. 1960

Para os agentes químicos que tenham VALOR TETO, considerar-se-á excedido o limite de tolerância, quando uma das concentrações ultrapassar o Li As névoas são partículas líquidas produzidas por ruptura mecânica de líquidos, enquanto as neblinas são partículas líquidas produzidas por condensação de vapores de substâncias que são líquidas a temperatura normal. Os filtros para particulados como componente de respirador somente podem ser utilizados em atmosfera com oxigênio acima de 18% e em concentrações não IPVS.

Conforme conhecimentos da área da Higiene do Trabalho, está(ão) correta(s)

apenas I. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. I, II, III.

39 No caso da exposição a agente químico com Limite de Tolerância — Média Ponderada, pode-se ter concentrações acima do limite de tolerância especificado, desde que sejam compensadas por valores abaixo desse mesmo limite, de modo que a média ponderada seja inferior ao limite de tolerância. No entanto, essas oscilações não podem ultrapassar um valor denominado

Valor Máximo. Valor Teto. Fator de Desvio. Limite de Tolerância. Valor Mínimo.

40 Com relação a NR 32, que regulamenta a Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, analise as seguintes afirmativas.

Os trabalhadores que utilizarem objetos pedurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. É vedado o reencape de agulhas. O PPRA deve ser reavaliado quando a análise dos acidentes ou incidentes assim o determinar. Nas ocorrências de acidentes envolvendo a exposição a agentes biológicos sem afastamento, não é necessária a emissão da CAT.

Estão corretas apenas I e II. apenas I e III. apenas I, II e III. apenas II, III e IV. I, II, III e IV.

13 concursopúblico2©09

UFSM Biblioteca Central —

*edera/0, ,e 444 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CONCURSO PÚBLICO 2009

Edital n° 001/2009-PRRH

GABARITO OFICIAL 1960

TÉC. EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Questões Alternativas 01 A 02 D 03 C 04 B 05 E 06 A 07 E 08 D 09 B 10 C 11 B 12 E 13 B 14 C 15 D 16 B 17 E 18 A 19 C 20 A 21 A 22 C 23 C 24 D 25 C 26 C 27 E 28 A 29 E 30 E 31 D 32 D 33 D 34 A 35 E 36 A 37 A 38 E 39 A 40 C

TRADUTOR E INT. LINGUAGEM DE SINAIS Questões Alternativas

01 A 02 D 03 C 04 B 05 E 06 A 07 E 08 D 09 B 10 C 11 E 12 D 13 B 14 C 15 ANULADA 16 E 17 A 18 C 19 A 20 ANULADA 21 E 22 B 23 B 24 C 25 C 26 D 27 13 28 A 29 C 30 A 31 C 32 A 33 D 34 B 35 A 36 B 37 E 38 D 39 E 40 D

Santa Maria, 19 de maio de 2009

Pró-Reitoria de Recursos Humanos

ç 9tJ totti

%SOO