2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

11
MOITA UMA ALDEIA POR DESCOBRIR

Upload: o-ciclista

Post on 16-Apr-2017

308 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

MOITAUMA ALDEIA POR DESCOBRIR

Page 2: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

MOITA - ANADIA Neste nosso trabalho, vamos fazer

referência a vários aspetos relacionados com esta bonita terra, onde habitamos e que achamos valer a pena ser visitada por todos aqueles que a queiram conhecer.

Page 3: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

SÉ DA JUNTA DE FREGUESIA

Esta freguesia orgulha-se, naturalmente, dos seus monumentos, revê-se nas suas tradições, sente-se enriquecida com o seu património histórico-cultural, mas orgulha-se também de estar na vanguarda da tecnologia, sendo que este sítio era uma obra por nós em particular há muito aguardada, e seguramente por todas as pessoas no geral, quer as pessoas da terra, quer pelas pessoas que há muito partiram por esse país fora e para o estrangeiro, em busca de melhores condições de vida.

Figura1

Page 4: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

IGREJA PAROQUIAL DA MOITA Construção rural dedicada a S.

Tiago, embora na Idade Média, pelo menos até ao séc. XIV, tenha sido S. Cucufate (Santo de origem Africana) o seu Padroeiro.

Da época medieval não deixa antever qualquer vestígio, devido a obras de restauro e melhoramentos. Exceto uma lápide do séc. XII, comemorativa de uma reconstrução desse tempo e que se encontra na parede do templo, invocando a Santíssima Trindade, diz ter sido o templo edificado em honra de S. Cucufate, no ano de 1195.

Figura 2

Page 5: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

BUSTO DE MANUEL ALVESMONUMENTO AO POETA CAVADOR

Manuel Alves (1845-1901) nasceu e morreu em Vale do Boi, freguesia da Moita. Repentista e analfabeto, ficou conhecido por “Poeta Cavador”, cognome que lhe foi atribuído por Tomás da Fonseca, também responsável pela compilação dos seus versos – “Versos dum Cavador”.

No lugar da Moita, na década de 50 do séc. XX, foi erigido um busto, em bronze, em homenagem a Manuel Alves, o Poeta Cavador.Figura 3

Page 6: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL Esta Instituição tem mais de

25 anos, foi pioneira no Concelho de Anadia, na prestação de serviços na área da população idosa.

A população da Freguesia vivia essencialmente da agricultura de subsistência, apresentando assim uma grande fragilidade e vulnerabilidade ao nível da população idosa, no que se refere à prestação de cuidados básicos. Foi, então, para colmatar estas necessidades que surgiu este projeto pensado pelo Sr. Padre Rei e apoiado pelo seu mentor, Frei Gil. 

Figura 4

Page 7: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

GRUPO DESPORTIVO MOITENSE

Foi fundado no dia 14 de janeiro do ano de 1978 por um grupo de dez sócios.

O Grupo Desportivo Moitense dignifica o nome da terra, promovendo o desporto na Freguesia, onde jogar por amor à camisola e transportar tudo  isso num clima de verdadeiro ambiente hospitaleiro são alguns dos trunfos que mantêm bem viva a chama do Grupo Desportivo Moitense.

Figura 5

Page 8: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

MOITA RUGBY CLUBE DA BAIRRADA Foi fundado no dia 19 de

setembro do ano de 1997 por um grupo de doze sócios.

É objetivo do Moita Rugby Clube da Bairrada continuar a manter a sua atividade, sob o lema " Ganhar com honra , perder com dignidade", que sempre caracterizou esta modalidade. O Rugby vive, em Portugal, um momento único e histórico, com a recente qualificação da nossa seleção para a fase final do Campeonato Mundial.

Figura 6

Page 9: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

CLUBE DE CAÇADORES

As atividades do Clube de Caçadores da Moita têm como objetivo principal o fomento do Associativismo e do convívio entre os caçadores associados, tendo por base o princípio de um desenvolvimento sustentado e da preservação dos recursos naturais.

Figura 7

Page 10: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

Esperamos assim que tenham ficado a conhecer melhor esta nossa bela terra e que estará de braços abertos para vos receber.

Trabalho realizado pelas alunas:-Maria Dias, nº7, 6ºF;-Maria Carolina, nº8, 6ºF;-Mariana Silva, nº10, 6ºF.

Page 11: 2016 01-31 - roteiro - moita maria dias, carolina e mariana

BIBLIOGRAFIA Pesquisado em:- www.freguesiadamoita.eu/home.php- google images