20131107_br_metro rio

16
DE REPENTE, CALIFÓRNIA RED HOT PROMETE APIMENTAR A BARRA DA TIJUCA PÁG. 12 NA FINAL! Fla bate o Goiás e vai pegar o Furacão pelo título da Copa do Brasil PÁG. 16 Rio tem 665 Maracanãs de favelas A maioria em áreas planas. Pesquisa do IBGE mostra que distribuição de comunidades no Estado do Rio chega a 12.362 hectares. No país, já são 11,4 milhões de habitantes vivendo em zonas carentes, sendo 14,9% em território fluminense e 18,9% no Estado de São Paulo PÁG. 04 Poupança já captou mais do que em 2012 inteiro Lei pretende limitar greves de servidores De janeiro a outubro deste ano, captação líquida supera valor de R$ 50 bilhões. Caderneta ainda é mais vantajosa do que renda fixa PÁG. 08 Polícia autua cantor por pichação em muro de hotel. Em rede social, ele diz sofrer pressão do showbiz PÁG. 02 Justin Bieber é autuado por pichar, só que foi embora RIO DE JANEIRO Quinta-feira, 7 de novembro de 2013 Edição nº 763, ano 4 MÍN: 17°C MÁX: 26°C www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj Ator Jorge Dória morre aos 92 anos Carreira inclui mais de 80 filmes, peças e novelas PÁG. 13 Comissão Mista do Congresso vai votar proposta para regulamentar paralisações no serviço público PÁG. 06 RIO DE JANEIRO Quinta-feira, 7 de novembro de 2013 Edição nº 763, ano 4 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável. Autores dos dois gols da vitória rubro-negra, Hernane e Elias fazem a festa no Maracanã SATIRO SODRE /FOLHAPRESS

Upload: metro-brazil

Post on 22-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 20131107_br_metro rio

DE REPENTE,CALIFÓRNIARED HOT PROMETE APIMENTARA BARRA DA TIJUCA PÁG. 12

NA FINAL! Fla bate o Goiás e vai pegar o Furacãopelo título da Copa do Brasil PÁG. 16

Rio tem 665 Maracanãs de favelasA maioria em áreas planas. Pesquisa do IBGE mostra que distribuição de comunidades no Estado do Rio chega a 12.362 hectares. No país, já são 11,4 milhões de habitantes vivendo em zonas carentes, sendo 14,9% em território fluminense e 18,9% no Estado de São Paulo PÁG. 04

Poupança já captou mais do que em 2012 inteiro

Lei pretende limitar greves de servidores

De janeiro a outubro deste ano, captação líquida supera valor de R$ 50 bilhões. Caderneta ainda é mais vantajosa do que renda fi xa PÁG. 08

Polícia autua cantor por pichação em muro de hotel. Em rede social, ele diz sofrer pressão do showbiz PÁG. 02

Justin Bieber é autuado por pichar, só que foi embora

RIO DE JANEIRO Quinta-feira,7 de novembro de 2013Edição nº 763, ano 4

sunny

hazy

snow rain partly sunny

cloudy sleet thunder part sunny/showers

showers

thunder showers

windy

MÍN: 17°CMÁX: 26°C

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj

Ator Jorge Dória morre aos 92 anosCarreira inclui mais de 80 fi lmes, peçase novelas

PÁG. 13

Comissão Mista do Congresso vai votar proposta para regulamentar paralisações no serviço público PÁG. 06

RIO DE JANEIRO Quinta-feira,7 de novembro de 2013Edição nº 763, ano 4

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OUT

RO LE

ITO

RO

Jorn

al M

etro

é im

pres

so e

m p

apel

cer

tifica

do F

SC,

gara

ntia

de

man

ejo

flore

stal

resp

onsá

vel.

Autores dos dois gols da vitória rubro-negra, Hernane e Elias fazem a festa no Maracanã

SATIRO SODRE /FOLHAPRESS

Page 2: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |02| {FOCO}

1FOCO

O jornal Metro circula em países e tem alcance diário superior a milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos e Campinas, somando mais de mil exemplares diários.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: .). Editor Chefe: Luiz Rivoiro (MTB 21.162). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Tecnologia e Operações: Luiz Mendes Junior. Gerente Executivo: Ricardo Adamo. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso.

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/-

COMERCIAL: /-

Metro Rio de Janeiro. Editora-Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: .) Editora de Arte: Cláudia Lorena. Gerente Comercial: Patrícia Capeluto. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ. Diretor Geral: Daruiz Paranhos. Diretor de Jornalismo: Rodolfo Schneider. Diretor Comercial: Tuffy Habib.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: 021/2586-9570. O jornal Metro Rio é impresso pela News Technology Gráfica e Editora Ltda.

Filiado ao

A Polícia Militar inaugura ho-je uma companhia destaca-da no morro da Covanca, em Jacarepaguá, na zona oeste. De acordo com o comandan-te do 18º BPM (Jacarepaguá), a previsão é que 60 homens reforcem a segurança na re-gião, que tem convivido com confrontos constantes entre traficantes.

Ontem, PMs do 18ª BPM e agentes da subprefeitura da Barra da Tijuca promoveram limpeza na área para a insta-lação de dois contêineres, que vão ficar nas estradas Banco de Areia e da Covanca. A com-panhia será comandada pelo tenente Leonardo Pacífico.

“Ocupamos os pontos de acesso e agora é esperar a lim-peza no imóvel onde ficará a companhia. A partir de hoje, nós já estamos disponibilizan-do segurança para essa comu-nidade. Nossos homens vão trabalhar dia e noite aqui”, prometeu o capitão Roberto Valente, do 18ª BPM.

A região virou alvo de vá-

rias operações da PM após a invasão de traficantes nas cin-co favelas de Jacarepaguá. Os bandidos seriam do comple-xo do Lins. Moradores da co-munidade denunciam que têm sido expulsos de casa por criminosos.

Em setembro, o subtenen-te do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Marco An-tonio Gripp morreu em con-fronto com os criminosos, em operação para combater o trá-fico de drogas no local.

Desculpas à RocinhaDurante cerimônia de lança-mento da cartilha “Cidadão com segurança” na Rocinha, o coordenador de Polícia Pacifi-cadora do Rio, coronel Frede-rico Caldas, pediu desculpas à comunidade e a família do ajudante de pedreiro Amaril-do de Souza, morto por PMs. “O que aconteceu foi inadmis-sível. Foi um absurdo. Inacei-tável. O que temos que fazer aqui é pedir desculpas à famí-lia e à comunidade”. METRO RIO

Morro da Covanca. Região de Jacarepaguá ganha companhia destacada, com 60 policiais, para interromper confrontos entre traficantes rivais

PM foram atacados durante a ocupação | REPRODUÇÃO / BAND

O sargento Manhães perdeu 12 kg em 120 dias | SALVADOR SCOFANO/ DIVULGAÇÃO

PM cria unidade avançada em área de conflito

A morte do cinegrafista da Band Gelson Domingos completou dois anos on-tem, mas até hoje a família continua sem saber quem efetuou o disparo que ma-tou o profissional, na fave-la de Antares, na zona oeste.

“A gente não tem notícia. Só queremos uma resposta para o que aconteceu com ele não aconteça com ou-tros”, pediu a viúva, Angeli-na Lúcia Lima da Silva.

Gelson deixou três filhos e dois netos. “É uma barra criar os filhos sem a figura paterna”, lamenta Angelina.

Há mais de um ano o Ministério Público enviou uma denúncia sobre o caso ao Tribunal de Justiça, mas até hoje nenhuma audiên-cia foi marcada. A principal razão é porque o autor do tiro continua foragido. Pe-

las imagens feitas pelo pró-prio Gelson, a PM chegou a identificar Erisson Lopes de Souza, o Xaropinho, como o homem que efetuou os dis-paros em Antares.

“É papel do Estado pro-ver segurança para os cida-dãos. O tiro que acertou o seu peito atingiu os nossos olhos”, lamenta Antônio Carlos, presidente da Ong Rio de Paz.

METRO RIO COM TV BAND

Dois anos. Família cobra respostas por morte de cinegrafista da Band

Bieber é autuado por pichar no Rio, mas já saiu do paísJustin Bieber tinha autoriza-ção da Prefeitura do Rio para grafitar no muro da Vila Olím-pica do morro do Vidigal, na zona sul. Porém, sua produ-ção teria desistido do lugar por achá-lo violento. Ontem, o se-gurança do cantor prestou de-poimento na 15ª DP (Gávea).

De acordo com o delegado Maurício Mendonça, depois de desistir de grafitar o muro no Vidigal, o cantor teria deci-dido descer do carro e pichar o muro do antigo hotel Na-cional, em São Conrado. Bie-

ber foi autuado pela pichação e o caso será encaminhado ao Juizado Especial Criminal, que decidirá a pena do cantor (detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa).

Uma imagem mostra um carro da PM ao lado de Bie-ber. A corporação abriu sindi-cância para apurar por que os policiais não atuaram e sobre a truculência dos seguranças com os paparazzi. “A gente viu quando os seguranças jo-garam pedras no paparazzo”, denunciou comerciante da re-

gião, em entrevista à TV Band.Justin estava hospedado

numa casa no Joá, mas já dei-xou o Brasil para cantar ontem no Paraguai. No Instagram, ele postou: “Você me conhece?”. E justificou que está transtor-nado pela pressão do showbiz. “Eu sou louco, sim é o que o jogo fez comigo. Eu talvez pre-cise substituir essas caretas e talvez precise me afastar das pessoas que não me deixam ser eu mesmo, mas eu sempre vou lembrar quem eu sou”, de-sabafou. METRO RIO

Criado há três anos, o pro-grama para reduzir o peso de PMs tem dado resultado. O Núcleo Central de Nutri-ção contabiliza cerca de duas toneladas perdidas por 214 policiais que participam do projeto. Em média, cada um perdeu 11,5 kg.

Além de melhorar a per-formance no trabalho, a die-ta tem efeito direto na saúde do policial. Antes do progra-ma, 43% dos militares eram hipertensos e 20%, diabéticos. Desde março de 2012, eles são atendidos no ambulatório

de nutrição do QG da corpo-ração. “Os PMs queriam que eu passasse uma dieta para eles, mas não tinham noção que era necessário fazer uma avaliação. Vendo esta necessi-dade, criamos um ambulató-rio”, explicou a nutricionis-ta, tenente Elisabeth Cardoso.

O plano alimentar é fei-to de acordo com a rotina de cada paciente. Em março de 2012, 90% dos avaliados não faziam atividade física. Já em agosto deste ano, mais de 70% se renderam à malhação.

METRO RIO

Medida certa. Juntos, 214 PMs perdem 2 toneladas em regime

Homenagens

Beija-florTrês nomes da Beija-Flor

foram homenageados em solenidade na

Assembleia Legislativa (Alerj), na noite de

terça-feira. O casal de mestre-sala e porta-

bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso (foto),

e o presidente Farid Abraão David receberam

a Medalha Tiradentes, maior comenda do

Estado. Selminha era uma das mais emocionadas.

Ela participou da cerimônia vestida com

a farda do Corpo de Bombeiros.

“Era através de sua lente que a gente tinha conhecimento do que acontecia naquelas comunidades” ANTÔNIO CARLOS, PRESIDENTE A ONG RIO DE PAZ

Page 3: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com {FOCO} |03|◊◊

Mesmo com chuva, o trân-sito na região portuária foi o melhor ontem, no tercei-ro dia útil após o fechamen-to do Elevado da Perimetral, no trecho entre o viaduto do Gasômetro e a Praça Mauá. A avaliação é do secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.

No entanto, foi também o pior dia da avenida Fran-cisco Bicalho, que mesmo depois da hora do rush, por volta das 9h, ainda apresen-tava lentidão desde a chega-da pela Avenida Brasil.

“Hoje [ontem] é o melhor dia da via Binário, mas o trân-sito ficou agarrado na Fran-cisco Bicalho por causa da chuva e de um atropelamen-to na avenida Presidente Var-gas”, justificou Osório.

Já no trajeto alternati-vo implantado pela prefeitu-ra, chamado de via Binário 2, que passa por ruas internas da região portuária, o trânsi-to estava livre, sem retenções. Para o secretário, os motoris-tas ainda não aprenderam o caminho para acessar a via e

também ficam em dúvida de como pegar a Binário 1.

Para isso, a prefeitura pro-meteu reforçar a sinalização, até o fim de semana, para melhorar as informações so-bre acesso às duas vias. Osó-rio frisou que a entrada para a via Binário só pode ser feita pelo Gasômetro, assim como era com a Perimetral.

Já a Binário 2 é a melhor al-

ternativa para quem quer se-guir para a zona sul pelo túnel Santa Bárbara e vem da Aveni-da Brasil ou de Niterói. A Fran-cisco Bicalho não é boa opção.

VigasUm trecho da Perimetral, próximo ao Armazém 7, já está totalmente sem vigas. Operários seguem retirando o material e blocos de con-

creto do elevado, que será implodido no dia 17.

Dessa vez, as vigas que fo-rem retiradas do viaduto se-rão leiloadas no dia 21. O va-lor arrecadado (o mínimo estipulado é de R$ 320 pela tonelada) será empregado no projeto Porto Maravilha. As seis primeiras vigas retiradas do elevado foram roubadas de um terreno. METRO RIO

Sem Perimetral. Prefeitura promete melhorar sinalização para motoristas perdidos. Operários retiram vigas do elevado, que serão leiloadas

Via Binário do Porto apresentava trânsito intenso, ontem à tarde | FOTOS BRUNA PRADO/METRO RIO

Eduardo Fauzi estava no estacionamento fechado ontem | REPRODUÇÃO/BAND

‘Foi o melhor dia de trânsito na via Binário’, diz secretário

Mudanças Quais difi culdades você passou a enfrentar após as alterações no trânsito do Porto?

“O fechamento do Elevado da Perimetral aconteceu na mesma época do Fashion Rio, que é aqui na região portuária. Isso aumentou a confusão.”

ALINE PANTOJA, 30 ANOS, PORTUÁRIA

“Embora o ponto onde eu pego o ônibus, perto da Praça Mauá, não tenha mudado de lugar, o tempo de viagem no coletivo aumentou muito.”

PAULO GONÇALVES, 42 ANOS, PROFISSIONAL DA CONST. CIVIL

“Para evitar os engarrafamentos, passei a usar o trem ou o metrô. Não fazia isso antes. Minha rotina mudou muito.”

PRISCILA DUTRA, 22 ANOS, ANALISTA DE EXPORTAÇÃO AÉREA

“Há muitos fiscais para orientar o trânsito, mas não é responsabilidade deles a segurança dos pedestres. As mudanças não aumentaram a segurança.”

CREMILSON AZEVEDO, 53 ANOS, ELETRICISTA

“Para cortar caminho, os ônibus não respeitam as orientações dos agentes municipais e fazem contornos que não poderiam fazer. É absurdo.”

KELI CRISTINA BENTO, 24 ANOS, PROFISSIONAL DA CONST. CIVIL

O secretário municipal Alex Costa, da pasta de Ordem Pú-blica (Seop), voltou à região portuária para dar continui-dade à operação de desapro-priação de estacionamentos irregulares, interrompida na terça-feira após levar um soco, e reencontrou seu agressor.

Ontem, sob xingamentos de Eduardo Fauzi (presiden-te da Associação dos Guar-dadores da Rua São Miguel), Costa fechou mais um ter-reno usado como estaciona-mento, dessa vez na rua Sa-cadura Cabral, número 34.

“Como vai o senhor, tudo bem?”, ironizou Fauzi ao reen-contrar o secretário. Depois, exaltado, falou à imprensa, ainda perto de Costa, que não se arrependeu da agressão ao secretário: “Tapa na cara des-se animal foi pouco, faria tudo de novo. Esse verme represen-ta os interesses das grandes corporações e não da popula-ção. Se depender de mim, ele vai apanhar de novo”.

Fauzi ainda declarou ter si-do vítima de tentativa de ex-torsão, alegando que um ho-mem, dizendo-se ligado ao secretário, pediu R$ 50 mil pa-ra não fechar o estacionamen-to. Ele disse ter uma gravação.

Já Costa afirmou que vai acionar a Justiça. “Nenhuma denúncia chegou até a secre-taria. Vamos continuar as nos-sas ações. A prefeitura não pode admitir esse tipo de prá-tica”, disse o secretário.

Hoje, seus advogados vão entrar com uma represen-tação contra Fauzi, junto ao Ministério Público, por lesão corporal, ameaça e desacato.

METRO RIO

Agressor diz que bateria de novo em secretário

“Ele não tem a menor credibilidade. Vou entrar na Justiça e pedir que ele prove que houve essa tentativa de extorsão.”SECRETÁRIO ALEX COSTA

Parte do Leblon fica sem água amanhãO abastecimento de água se-rá interrompido por 12 ho-ras em trechos do Leblon, na zona sul, a partir das 9h de amanhã. Segundo a Cedae, os imóveis das avenidas Bartolo-meu Mitre, Visconde de Albu-querque e Borges de Medeiros serão afetados pela medida.

A interrupção será ne-cessária para a realização

de obras de remanejamen-to da rede de água do bair-ro para as obras de duas es-tações da Linha 4 do metrô: Jardim de Alah e Praça An-tero de Quental. Seis tubula-ções serão remanejadas

Segundo a Cedae, a pre-visão é que o abastecimen-to seja restabelecido em até 24 horas depois que o siste-

ma for religado. Por isso, a companhia pede que os mo-radores das áreas atingidas façam o racionamento de caixas d’água e cisternas, para evitar o desperdício.

Região metropolitanaNiterói, São Gonçalo e Itabo-raí, na região metropolitana, além da Ilha de Paquetá, te-

rão o abastecimento de água interrompido hoje, a partir das 8h. A manutenção pre-ventiva no sistema Imunana--Laranjal, para preparar a re-de para o verão, deve durar até as 20h, mas o abasteci-mento pode levar até 72 ho-ras para ser normalizado. Por isto, a Cedae também pede economia de água. METRO RIO

A Câmara Municipal aprovou, ontem, por unanimidade, em segunda e última discussão, o projeto de lei que tomba defi-nitivamente a Escola Munici-pal Friedenreich, no comple-xo do Maracanã, zona norte.

Com a aprovação, o proje-to segue para a sanção do pre-feito Eduardo Paes. O tomba-

mento proíbe a derrubada da edificação e a transferência das atividades educacionais da escola, que possui a quar-ta melhor classificação da ci-dade e a sétima do Estado.

O colégio estava ameaçado de ser demolido para dar lu-gar a um estacionamento pa-ra o Maracanã. METRO RIO

Friedenreich. Tombamento da escola é aprovado pela Câmara

“Eu represento uma categoria de mais de 200 guardadores. Quem foi agredido fui eu, vítima de extorsão e perseguição política.” EDUARDO FAUZI, QUE AGREDIU O SECRETÁRIO ALEX COSTA EM OPERAÇÃO DA SEOP

Page 4: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |04| {BRASIL}

O país tem 11.425.644 de pes-soas vivendo em 3,2 milhões de residências em favelas. O dado faz parte da Pesqui-sa Censo 2010 – Informações Territoriais: Aglomerados Sub-normais, divulgada ontem pe-lo Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, um aglomerado subnormal é defi-nido como “uma área ocupa-da irregularmente por certo número de domicílios, carac-terizada, em diversos graus, por limitada oferta de servi-ços urbanos e irregularidade no padrão urbanístico”.

Outros dados ainda são le-vados em conta, como ter no mínimo 51 unidades habita-cionais carentes de serviços públicos essenciais, ocupan-do ou tendo ocupado terreno de propriedade alheia e estan-do dispostas, em geral, de for-ma desordenada e densa.

No Rio de Janeiro, as fa-

velas cobrem uma área de 12.362 hectares – o que equi-vale a cerca de 665 estádios do Maracanã –, sendo que 82% es-tão na capital fluminense. Ao todo, o Estado tem 520.260 domicílios em comunidades.

A localização das outras 426.965 residências quebra um antigo paradigma da cida-de: a maioria que habita fave-

las do Rio não está em morros e, sim, em áreas planas.

“Para o Rio, o que a gente observou é que esse padrão (aglomerados subnormais em morros) não é majoritário. No Centro e parte da zona norte e na zona sul, a gente tem topo-grafia mais acidentada, com encostas e domicílios mais densos, mais próximos entre

si e com verticalização maior. Na outra parte da zona norte, ao longo da Avenida Brasil, e na zona oeste, tem outro pa-drão, mais plano e com ver-ticalização não tão elevada”, disse Maria Amélia Vilanova Neta, técnica da Coordenação de Geografia do IBGE.

O estudo também confir-ma a diferença de renda en-

tre moradores das diferentes zonas da cidade. Em áreas fa-velizadas da zona sul e parte da oeste (Barra e Jacarepaguá, por exemplo), o percentual de domicílios com baixíssimo rendimento é menor: eles va-riam de 12,1% a 19% do total. Na zona norte, correspondem a uma fatia de 19,1% a 25%.

METRO RIO

Mito. Segundo IBGE, a maior parte das comunidades do Estado são planas, sendo 82% na capital. No país, 11,4 milhões vivem em áreas carentes

Policial militar observa o complexo do Alemão, na zona norte | GOVERNO DO ESTADO / DIVULGAÇÃO

6.329favelas existem no Brasil em uma área de 169,2 mil hectares. São Paulo concentra a maior parte dos domicílios, 596.479, onde moram 2.162.362 pessoas.

São Paulo 18,9Rio de Janeiro 14,9Belém 9,9Salvador 8,2Recife 7,5Belo Horizonte 4,3Fortaleza 3,8São Luís 2,8Manaus 2,8Baixada Santista 2,6

em (%)

POPULAÇÃO EM FAVELAS

Concentrações urbanas Cerca de 77% das moradias em áreas informais, precá-rias e pobres estão em re-giões metropolitanas, com mais de 2 milhões de habi-tantes no país.

A região metropolitana de São Paulo lidera o ran-king, com 18,9% do total, se-guida da do Rio de Janeiro, com 14,9%, e da de Belém, com 9,9%.

PopulaçãoO último censo também mapeou a população por cor e raça. Metade dos bra-sileiros se declararam pre-tos ou pardos.

Foi apontado que há

uma concentração de pes-soas das duas etnias na pe-riferia das grandes cidades. A população que se decla-rou branca está mais pre-sente nas áreas centrais.

A pesquisa mostra ainda que, de modo geral, o tempo gasto de deslocamento pa-ra o trabalho não varia mui-to entre pessoas que moram nas aglomerações subnor-mais e nas outras áreas da ci-dade. Enquanto que, na mé-dia no país, a proporção de pessoas que gasta mais de uma hora diária de desloca-mento para o trabalho é de 19%, esse índice sobe para 19,7% nas favelas. METRO

Exatos 19 dias após a invasão de ativistas que retiraram 178 beagles do Instituto Royal, a entidade anunciou ontem que decidiu interromper as atividades de pesquisas com animais, realizadas na unida-de de São Roque, no interior de São Paulo.

De acordo com o instituto, a decisão foi tomada em as-sembleia geral realizada en-tre os seus associados. Em no-ta, a entidade afirma que a

ação do grupo que acusa o la-boratório de maus tratos con-tra animais levou a “elevadas e irreparáveis perdas”, inclusi-ve uma década de pesquisas.

Os 85 médicos veteriná-rios, farmacêuticos, biólogos e biomédicos que trabalham na unidade já foram comu-nicados da demissão. A nota também informa que a deci-são de encerrar as atividades não afeta a unidade Genotox, com sede em Porto Alegre,

que não realiza experimentos com animais. A invasão e res-gate dos beagles ocorreu no dia 18 de outubro, após ativis-tas relatarem que os animais eram maltratados em expe-riências feitas no laboratório. O instituto sempre negou que maltratava os animais. De acordo com o promotor Wil-son Velasco Jr, mesmo com o fechamento do instituto, as investigações do Ministério Público vão continuar. METRO

Instituto Royal fecha a unidade do interior de SP

Maioria das favelas do Rio não está

em morros

Page 5: 20131107_br_metro rio
Page 6: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |06| {BRASIL}

PLANALTO NEM AFASTA SERVIDOR QUE PF QUER PRENDER. O governo não cogita afastar o dire-tor da Conab (Compa-nhia Nacional de Abas-tecimento), Silvio Porto, cuja prisão preventiva e a de outros 9 servidores foram solicitadas pela Polícia Federal. A Justiça pediu seu passaporte e ele está obrigado a infor-mar sempre que sair da cidade. Há meses o mi-nistro Antonio Andrade (Agricultura) tenta de-mitir Porto, já detido na operação Agro-Fantas-ma da PF, mas o Planal-to impede.

SANTO FORTE. Silvio Porto é ligado a Gilberto Car-valho, secretário-geral da Presidência da Repú-blica, e à facção (ou sei-ta) do ministro no PT.

CAMOMILA NELE. Asses-sor de Carvalho, Sergio Afe quase teve ataque de nervos ao ser indagado sobre a proteção do seu chefe ao suspeito e não respondeu.

GANA É AQUI? O presi-dente de Gana, John Mahama, festejou na imprensa africana o empréstimo “em bre-ve” de US$ 1 bilhão do BNDES para obras de in-fraestrutura e constru-ção de casas populares. O “Minha Casa” local será desenvolvido pela construtora OAS, amiga de Lula, claro.

CÚPULA DO PSDB QUER SERRA COMO VICE DE AÉ-CIO. Apesar da declara-ção do presidenciável Aécio Neves de que gos-taria de ter como vice, em 2014, o senador ser-rista Aloysio Nunes (SP), dirigentes tucanos como o governador paulista Geraldo Alckmin e o ex-

-presidente FHC defen-dem uma “chapa ideal”, com José Serra na vice. No PSDB, é crescente dis-curso de que Serra de-veria seguir o exemplo de humildade de Mari-na Silva e ajudar mais o projeto de poder tucano.

ELE ESTUDA. Primeiro ne-gro a presidir o Supre-mo Tribunal Federal, Joa-quim Barbosa mais uma vez não será homenagea-do, nem foi convidado a falar na III Conferencia Nacional da Igualdade Racial. Certamente por-que, estudioso e esforça-do, não precisou de cota para subir na vida.

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR

PODER SEM PUDORGovernador babão

O ex-governador da Pa-raíba e senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ficou surpreso com uma enor-me foto do então presi-dente Lula que viu certa vez no gabinete do cea-

rense Lúcio Alcântara, na época também um tuca-no. Cássio, que sempre te-ve boas relações com Lu-la, brincou:- E ainda dizem que eu é que sou o babão!...

“SERIA MUITO BOM DAR UMA

FUGIDINHA PARA

NAMORAR”PRESIDENTA DILMA RECLAMANDO DAS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO

CARGO À VIDA PESSOAL

Política

José Serra | DIOGO MOREIRA/FRAME/FOLHAPRESS

CLÁUDIO [email protected]

Com um atraso de 25 anos, começa a avançar no Con-gresso uma proposta de regu-lamentação da greve no servi-ço público. Está marcada para hoje a votação na Comissão Mista da Câmara e do Sena-do do projeto de lei que cria as regras para as paralisações.

A Constituição de 1988 previa uma lei específica, que, no entanto, jamais foi criada pelos parlamentares. Por isso, em 2007, o STF (Supremo Tri-bunal Federal) admitiu a omis-são e decidiu que as regras adotadas na iniciativa priva-da deveriam valer no serviço público. Entre elas, está, por exemplo, a manutenção de 30% do serviço funcionando.

A proposta em análise, po-rém, é mais rigorosa: amplia a exigência para até 60% dos servidores trabalhando du-rante a greve, nos casos de serviços essenciais -- como as-sistência médico-hospitalar, abastecimento de água, capta-ção e tratamento de lixo, dis-

tribuição de energia, trans-porte coletivo e serviços de telecomunicações. Para agen-tes de segurança pública, o índice sobe para 80%.

As centrais sindicais criti-cam a regulamentação e pro-metem protestar em frente ao Congresso. “É uma propos-ta que agride o princípio cons-titucional que garante o livre exercício de greve por parte dos servidores públicos”, ale-ga o secretário nacional de Re-lações do Trabalho da CUT, Pe-dro Armengol.

Se for aprovada, a propos-ta ainda precisa passar por Câ-mara e Senado. METRO BRASÍLIA

O projeto de lei fixa os direi-tos dos servidores públicos

• Corte de ponto. Suspensão do pagamento do salário durante a greve. O pagamento só ocorrerá após a compensação dos dias paralisados.

• Divulgação. Os sindicatos deverão anunciar a greve pelo menos 30 dias antes do começo da paralisação.

• Em funcionamento. Metade dos servidores deverão continuar trabalhando. Na segurança pública, 80%, e nos serviços essenciais, como escolas, bancos, coleta de lixo e hospitais, 60%.

• Garantias. O poder público não

poderá, durante a greve ou em razão dela, demitir, exonerar, remover, substituir, transferir ou adotar qualquer outra medida contra o servidor.

• Negociação. A aceitação ou rejeição das reivindicações terá que ser feita em até 30 dias.

• Substitutos. O poder público poderá contratar, por tempo determinado, mão de obra substituta, caso os percentuais mínimos de servidores no serviço essenciais sejam desrespeitados.

• Sem direito. É vedada a greve aos integrantes das Forças Armadas, das polícias militares e dos bombeiros.

Regras

Contrárias às mudanças, as centrais sindicais comandam as manifestações | MARCELO CASSAL JR./ABR

Atraso. Comissão Mista do Congresso vota hoje texto que regulamenta as paralisações no serviço público, previsto na Constituição de 1988. Só metade dos funcionários poderão parar

Proposta dificulta greves dos servidores

“O âmago desta proposta é proteger o direito da sociedade que paga este servidor público por meio dos impostos.” ROMERO JUCÁ (PMDB-RR), RELATOR

A auditora fiscal Paula Sayuri Nagamati, que acusou o secre-tário municipal de Governo da gestão do prefeito de São Pau-lo Fernando Haddad (PT), An-tonio Donato, de receber di-nheiro do grupo que fraudava o ISS (Imposto Sobre Serviços), foi exonerada. A fraude acon-teceu de 2007 a 2012, na ges-tão de Gilberto Kassab (PSD), e pode ter causado prejuízo de até R$ 500 milhões. Quatro ex--servidores foram presos.

Paula foi chefe de gabinete do ex-secretário de Finanças

Mauro Ricardo na gestão Kas-sab e trabalhava na Secretaria de Assistência e Desenvolvi-mento Social. Em depoimen-to ao MP, Ronilson Bezerra Rodrigues e Eduardo Horle Barcellos afirmaram não se lembrar do esquema. METRO

Esquema. Ex-auditora de SP é exonerada após fraude

“Ou a quadrilha prova o que disse ou vão responder na Justiça.”FERNANDO HADDAD, PREFEITO DE SÃO PAULO

Page 7: 20131107_br_metro rio
Page 8: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |08| {ECONOMIA}

A poupança registrou capta-ção líquida de R$ 4,5 bilhões em outubro. O resultado é o mais elevado para o mês da série histórica do Banco Cen-tral, iniciada em 1995.

Nos primeiros dez meses de 2013, a captação atingiu R$ 53,4 bilhões e ultrapas-sou o resultado de todo o ano de 2012, de R$ 49,7 bi-lhões. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a capta-ção estava positiva em R$ 36,428 bilhões, houve um crescimento de 46,5%.

Mesmo com a alta dos ju-ros básicos da economia para 9,5% ao ano no mês passado,

os rendimentos da caderneta continuaram atrativos frente aos fundos de renda fixa. Pela nova forma de remuneração, sempre que a taxa básica de juros for igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança passa a ser 70% da Selic mais a TR (Taxa Referen-cial) para aplicações a partir 4 de maio de 2012.

Segundo estudo da Ane-fac (Associação Nacional de Executivos de Finanças), a poupança só perde para a renda fixa, independente do prazo de resgate, quan-do a taxa de administração cobrada pelos fundos for de 0,50% ao ano, geralmen-te oferecida para aplicações acima de R$ 50 mil.

Para especialistas, a pou-pança ainda é uma boa opção para pequenos in-vestidores que buscam apli-cações de curto prazo ou que querem formar um fundo para emergências, por não cobrar Imposto de Renda. METRO

R$ 4,5 bifoi a captação da poupança no mês passado, um novo recorde histórico para o mês.

Captação da poupança supera R$ 50 bi no anoInvestimentos. Resultado entre janeiro e outubro já bate o total do ano passado. Caderneta ainda leva vantagem sobre renda fixa

O fluxo cambial, diferença en-tre saída e entrada de dólares no país, fechou outubro com resultado negativo de US$ 6,2 bilhões, a maior saída líquida desde dezembro de 2012, e o pior resultado para o mês des-de 1997, quando somou défi-cit de US$ 6,487 bilhões.

A maior retirada de re-cursos foi sentida no mer-cado financeiro. Nos 31 dias de outubro, os investidores sacaram US$ 5,1 bilhões de aplicações brasileiras.

Ontem, o dólar recuou 0,25%, para R$ 2,2835 na venda, mas preocupações so-bre a situação fiscal do país e sobre a política monetária dos Estados Unidos mantive-ram o mercado nervoso. Na véspera, a moeda norte-ame-ricana fechou a R$ 2,2893, com ganho de quase 2%.

O ministro da Fazen-da, Guido Mantega, afir-mou ontem que o país pas-sa por uma fase transitória de maus resultados nas con-tas públicas, mas que have-rá recuperação nos próxi-mos meses. METRO

Dólar. Saída do país em outubro é a maior desde 97

SP recebe seminário de mídiaSeminário Internacional da INMA (Internacional News Media Association) reuniu ontem em São Paulo executivos de veículos jornalísticos do Brasil e do exterior para discutir o desafio da monetização do novo ecossistema de mídia, que une o meio impresso e o digital. O publicitário Luiz Lara, da Lew’Lara\TBWA, foi um dos palestrantes. O evento termina hoje. | ANDRÉ PORTO/METRO

Page 9: 20131107_br_metro rio
Page 10: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |10| {MUNDO}

Bill de Blasio e o prefeito Michael Bloomberg | ANDREW KELLY/REUTERS

Começa a era de De BlasioO liberal Bill de Blasio, do Partido Democrata, con-quistou uma vitória arra-sadora na eleição para su-ceder o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, levando os democratas de volta à prefeitura da cidade pela primeira vez em duas décadas.

De Blasio, procurador pú-blico municipal, tinha van-tagem sobre o adversário re-publicano Joe Lhote de 73% a 24%, com votos de 99% das zonas eleitorais apuradas, após uma campanha em que prometeu enfrentar as desigualdades econômicas na cidade mais populosa dos Estados Unidos.

“Meus companheiros: vocês pediram alto e claro por uma nova direção, uni-dos pela crença de que nos-sa cidade não deve deixar nenhum nova-iorquino pa-ra trás”, disse De Blasio em discurso a cerca de 2 mil partidários na noite de ter-ça-feira, no Brooklyn, bair-ro onde mora.

O novo prefeito enfrenta agora o desafio de lidar com altas expectativas do elei-torado, incluindo manter a criminalidade nos menores níveis já registrados e fechar um acordo salarial com os sindicatos de funcionários públicos municipais. Além de enfrentar um buraco de

US$ 2 bilhões no orçamento.De Blasio venceu uma

apertada eleição primária dos democratas em setem-bro com foco nas críticas à polêmica tática policial do “pare e reviste”, endossada por Bloomberg, e também atacando o atual prefeito por ter dividido a cidade em “duas Nova Yorks”, uma rica e a outra pobre.

Ao reconhecer a derrota na terça à noite, Lhota pa-rabenizou De Blasio e dis-se que a campanha foi uma “disputa que valeu a pena”. Na mesma noite, o prefei-to eleito foi recebido por Bloomberg na prefeitura, onde conversaram. METRO

Nova York. Eleito com folga, o novo prefeito democrata vai enfrentar a alta expectativa do eleitorado Jornais, revistas e portais de notícias dos EUA são unâni-mes em afirmar que Dante de Blasio, filho do prefeito eleito Bill de Blasio, ajudou o pai a vencer a eleição. O me-nino de 15 anos participou de uma propaganda política e aumentou a popularidade do pai. Mas Dante ficou famo-so mesmo quando, duran-te evento para levantar fun-dos para a campanha, Obama disse: “Seu filho tem o mes-mo penteado que eu tinha

em 1978. Embo-ra eu tenha que confessar que meu Afro nun-ca foi tão bom. Não era tão

equilibrado.” METRO

Filho foi personagem da vitória

O líder palestino Yasser Arafat morreu envenena-do com polônio radioati-vo em 2004, disse ontem à Reuters Suha Arafat, viú-va do líder palestino, de-pois de receber os resulta-dos dos exames realizados em amostras dos despojos de seu marido. “Estamos revelando um verdadeiro crime, um assassinato po-lítico”, disse ela.

Há um ano, uma equi-pe de especialistas suíços abriu o túmulo de Arafat em Ramallah, na Cisjor-dânia, e recolheu amos-tras de seu corpo para bus-car evidências do suposto envenenamento.

“Isso confirmou todas

as nossas dúvidas”, disse Suha, que se reuniu com membros da equipe foren-se suíça em Genebra, na terça-feira. “Está cientifi-camente provado que ele não teve morte natural, ele foi assassinado.”

A viúva não acusou ne-nhum país ou pessoa, e re-conheceu que o líder histó-rico da Organização para a Libertação da Palestina ti-nha muitos inimigos.

Muitos palestinos acu-sam Israel, que cercou o lí-

der em Ramallah nos dois últimos anos e meio de sua vida. O governo israe-lense nega participação na morte, observando que Arafat tinha 75 anos e um estilo de vida insalubre.

METRO

A presidente Dilma Rousseff defendeu ontem as atividades da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que monitorou diplomatas russos e iranianos em 2003 e 2004, e disse que essas operações não podem ser comparadas às realizadas pela NSA (Agência de Segu-rança Nacional dos EUA), que espionou cidadãos, autorida-des e empresas brasileiras.

Em entrevista ao Grupo RBS, que publica o jornal Zero Hora, Dilma falou: “Era con-tra-inteligência, porque acha-vam que havia interferências em negócios privados e pú-blicos no Brasil. Foi preventi-vo. Não levou a nenhuma vio-lação de privacidade”, disse a presidente, acrescentando que a ação está “prevista na lei brasileira”. METRO

Dilma. Ações da Abin e NSA não se comparam

Brasileiro detido recorre à JustiçaDavid Miranda, parcei-ro brasileiro do jornalista Glenn Greenwald, recor-reu ontem à Justiça britâ-nica para contestar a lega-lidade de sua detenção no país em agosto. METRO

Pedido para libertar presosA Holanda solicitou on-tem, a um tribunal inter-nacional, a libertação das 30 pessoas presas na Rús-sia – entre elas, uma bra-sileira – detidas durante protesto do Greenpeace contra a exploração de pe-tróleo no Ártico. METRO

Rússia

Londres

Dantede Blasio

Como age o polônio 210 Em 2006, o espião rus-so Alexander Litvinen-ko morreu vítima de envenenamento por po-lônio 210. O elemen-to existe em quantias pequenas no meio am-biente, no corpo e ali-mentos. Em maior quantidade, ao chegar no sangue, ataca as cé-lulas e danifica órgãos vitais. METRO

VenenoViúva diz que Arafat morreu envenenado

Para viúva do líder, Arafat também tinha inimigos na OLP | A. JADALLAH/REUTERS

Page 11: 20131107_br_metro rio
Page 12: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |12| {CULTURA}

2CULTURA

Já é inverno no Fashion Rio A grife Patrícia Viera abriu ontem, às 21h10, os desfiles noturnos do Fashion Rio Inverno 2014, no Píer Mauá. Na passarela, peças em couro com estampas pintadas em efeito 3D deram o tom da coleção inspirada em Santa Fé, no México. | MARCELO CORTES/ FOTOARENA

O cineasta carioca Paulo Ce-sar Saraceni (1933-2012) ga-nha destaque em mostra na Caixa Cultural. Até o dia 17, serão exibidas 22 produções, entre curtas, longas e docu-mentários, incluindo o lança-mento do filme “O Gerente”, que o diretor finalizou pouco tempo antes de morrer, em decorrência de um AVC.

Inspirado em um conto do poeta Carlos Drummond de Andrade, “O Gerente”, com Ney Latorraca e Letícia Spil-ler no elenco, será exibido no sábado. “Esta será uma opor-tunidade para conhecer o ar-tista, um grande amante da liberdade, que filmou um ci-nema cheio de paixão, Car-naval e afeto”, comenta João Paulo Saraceni, filho do ci-neasta e curador da mostra.

O evento inclui duas pales-tras. Hoje, às 19h, “Etnografia da Amizade”, com o cineas-ta Ricardo Miranda, que fala-rá sobre Paulo Cesar Saraceni e a relação de amizade entre ambos. E no dia 14, às 19h, “Memória, Restauro e Cine-ma Novo”, com Hernani Heff-ner, conservador-chefe da Ci-nemateca do MAM. METRO RIO

Cinema de Paulo Cesar Saraceni é o destaque de mostra no Centro

Mais recente produção de Saraceni, “O Gerente” será exibido no sábado | DIVULGAÇÃO

Na Caixa Cultural (av. Almirante Barroso, 25, Centro. Tel.: 3980-3815). Ter. a dom., das 10h às 20h). R$ 2. Até 17/11. Programa-ção completa: www.caixa.gov.br/caixacultural.

• Hoje15h - Sessão de Curtas: “Arraial do Cabo” (1959, documentário). “Porto das Caixas”, (1962, ficção).

17h - “O Desafio” (1964, ficção).19h - “O Gerente” (2011, ficção).

• Amanhã 15h – Sessão de Curtas: “Torquato Neto” (1969, documentário), “Nosso Senhor Oxalá” (1972, documentário).17h – “Etnografia da Amizade”(2007, documentário).

Alguns destaques

Show

O reggae de Alpha Blondy no Circo Voador

Um dos grandes nomes do reggae, o cantor Alpha Blondy faz show hoje, às 22h, no Circo Voador, para apresentar o seu novo ál-bum, “Mystic Power”. Na rua dos Arcos, s/no, Lapa. Tel.: 2533-0354. R$ 100 a R$ 140. 18 anos. METRO RIO

Livro

Cantor Leonardo lança ‘Não Aprendi Dizer Adeus’

O cantor Leonardo lan-ça hoje, às 18h, na livraria Saraiva, do shopping Villa-ge Mall, na Barra da Tiju-ca, o livro “Não Aprendi Dizer Adeus” (Ed. Casa da Palavra). Na obra, em de-poimento ao jornalista Sil-vio Essinger, ele relembra histórias emocionantes de sua carreira. METRO RIO

Alpha Blondy

DIVULGAÇÃ0

Os californianos do Red Hot Chili Peppers já são fi-gurinhas carimbadas em solo brasileiro e voltam ao Rio de Janeiro para mais um show, sábado, no Par-que dos Atletas, na Barra da Tijuca. A apresentação está marcada para as 23h20 e os ingressos estão esgotados.

Principal atração do festi-val Circuito Banco do Brasil, que também passou por Belo Horizonte no sábado, o quar-teto ainda irá se apresentar em São Paulo amanhã, com a turnê “I’m With You”.

No sábado, a abertura da noite, no palco principal, fi-cará a cargo dos Raimundos, às 18h30. Depois, os vete-ranos do Titãs apresentam seus sucessos, às 20h, segui-dos da banda nova-iorquina Yeah Yeah Yeahs, às 21h30.

Liderado pela vocalista Karen O, o grupo tocará hits como “Maps” e músicas de seu último disco, “Mosqui-to”, lançado em abril. A pri-meira visita dos nova-iorqui-nos ao país aconteceu em 2006, no finado Tim Festi-

val, no Rio de Janeiro.

Setlist reúne sucessosO show do Red Hot apre-senta um setlist misturado, mesclando novas canções com hits como “Otherside”, “Under the Bridge”, “Califor-nication” e, no encerramen-to, “Give it Away”.

A primeira apresentação do Red Hot Chili Peppers no Brasil aconteceu em 1993, no Hollywood Rock – mes-mo festival que trouxe o Nir-vana. Anthony Kiedis, Flea e companhia retornaram em 1999, na inauguração do Cre-dicard Hall, em São Paulo, e em 2002, em show no Pa-caembu, além de terem par-ticipado de duas edições do Rock in Rio, em 2001 e 2011.

METRO RIO

Música. Red Hot Chili Peppers volta ao país pela sexta vez, com o show da turnê ‘I’m With You’, no Parque dos Atletas. Palco principal ainda terá Yeah Yeah Yeahs, Titãs e Raimundos

Kiedis em show nos EUA em junho deste ano | THEO WARGO/GETTY IMAGES

Eles já são de casa!

No Parque dos Atletas (av. Salvador Allende, Barra). Sá-bado, a partir das 14h. In-gressos esgotados. www.cir-cuitobancodobrasil.com.br.

Serviço

Miss Universo

Você decideA escolhida para uma das

vagas na semifinal virá da votação on-line que

segue até amanhã no site missuniverse.com. Ótima chance de ajudar a Miss Brasil Jakelyne Oliveira

(foto)! O evento acontece sábado, em Moscou, e tem

transmissão da Band, a partir das 22h15.

Page 13: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com {CULTURA} |13|◊◊

Repercussão no Twitter

“Triste com a partida do grande Jorge Dória! Descanse em paz!”RICARDO TOZZI, ATOR

“Um dos maiores atores do Brasil! Um gênio da comédia! Querido Jorge Dória descanse em paz! #RIP”

CACÁ ROSSET, DIRETOR

“Estou muito triste, mais um mestre foi embora. Jorge Dória, que Deus te receba com merecidos aplausos.”

ERI JOHNSON, ATOR

O humor está de luto. Mor-reu, na tarde de ontem, aos 92 anos, o ator e comediante Jorge Dória, vítima de compli-cações cardiorrespiratórias e renais. Ele estava internado desde o dia 27 de setembro, no Centro de Terapia Intensi-va do Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Segundo a viúva do artis-ta, Isabel Cristina Gasparin, o corpo será cremado hoje, às 16h, na capela 1 do cemitério Memorial do Carmo.

Desde 2005, Dória esta-va afastado dos palcos e da TV, por problemas de saúde decorrentes de um AVC. Sua última participação foi no humorístico “Zorra Total”, da Globo.

Nascido Jorge Pires Ferrei-ra, o ator começou a carrei-

ra na década de 1940, no fil-me “A Mãe” (1947), dirigido por Theofilo de Barros Filho. Ele passou a assinar Jorge Dó-ria em homenagem ao ami-go Leoni Dória Machado, com quem escreveu a peça “As Per-nas da Herdeira” (1951).

Bordão na boca do povoCom mais de 80 trabalhos no cinema, TV e teatro, Dória se destacou na comédia. Entre os personagens memoráveis es-tão o Lineu da primeira versão de “A Grande Família” (1973); George, o homossexual de “A Gaiola das Loucas”(1974), e o pai machão desgostoso com o filho gay, interpretado por Lucio Mauro Filho, no “Zorra Total”. O sucesso popularizou o bordão “onde foi que eu er-rei?” METRO

Luto. Artista estava internado desde setembro e sofreu complicações cardiorrespiratórias e renais. Corpo será cremado hoje à tarde no Rio

Dória estava afastado da TV desde 2005, após sofrer um AVC | DIVULGAÇÃO/ TV GLOBO

Ícone da comédia, ator Jorge Dória morre aos 92

O cantor Roberto Carlos não faz mais parte da Asso-ciação Procure Saber. A de-cisão ocorreu após desen-tendimentos com outros integrantes do grupo, que busca manter o poder dos biografados sobre biografias.

O anúncio do desligamen-to aconteceu na noite de se-gunda-feira, pelo empresá-rio do Rei, Dody Sirena, que enviou um e-mail aos mem-bros do grupo, entre eles, Caetano Veloso, Chico Buar-que e Gilberto Gil. METRO

Biografias. Roberto Carlos rompe com a Procure Saber

Roberto Carlos deixou o grupo | LECO VIANA/FUTURA PRESS

“Triste com a morte de Jorge Dória. Tive a honra de escrever pra ele, contracenar com ele, e ser testemunha do seu talento e generosidade.”

MARCIUS MELHEM, ATOR

Page 14: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |14| {VARIEDADES}

Para falar com a redação: [email protected] também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Metro web

Metro Pergunta

Siga o Metro no Twitter:

@jornal_metroRJ

Leitor fala

@traleigorSim. Um bandido perigoso jamais deveria sair para prestar depoimento, isso é muito arriscado.

@laurenmattosSim. É um recurso que poderá evitar outras tragédias, pois é difícil reter uma ação criminosa.

@silv_cesarioEssa medida já deveria ter sido adotada faz tempo, em vez de gastarem o dinheiro do povo transportando bandido em helicóptero ou em avião para depor.

Cidade paradaOntem, saí de Duque de Caxias às 9h e só consegui chegar ao Alto da Boa Vista às 12h45. Tudo porque a prefeitura conse-guiu destruir todo o Rio. A cidade está en-garrafada na Barra, em Copacabana, na Linha Vermelha, no Centro e em todos os cantos. Criaram uma pista reversível na av. Presidente Vargas, mas sem qualquer estudo sobre segurança, o que ocasionou atropelamentos de oito pessoas em me-nos de 30 dias. Nossas ruas estão esbura-cadas, mal sinalizadas e pedem ao moto-rista que ele dê carona. O escândalo do mensalão nos custou uma fortuna. Pa-ra completar, o país gastou outra fortu-na para que o judiciário fizesse Justiça. E cadê a Justiça? Esta é a democracia tanto propalada pelos detentores do poder. ANTONIO ANTUNES - RIO DE JANEIRO, RJ

Justin BieberQue bacana esse Justin Bieber fazer show no Rio e pichar a cidade. A polícia dá o flagrante e nada faz. Então, o cara vem de fora e faz o que quer? Fala sério!MÁRIO ALBUQUERQUE – RIO DE JANEIRO, RJ

A decisão do governo de adotar videoconferência para evitar deslocamento de presos evitará episódios como a morte do menino Kayo?

Conversas sobre as afinidades de va-lores são mais indicadas na vida afetiva. Só tenha cuidado com formas exageradas de se expressar.

Período propício a revisões e para por fim em antigos assuntos antes de dar direções a novos objetivos individuais ou em família.

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

O momento do ano é indicado para ajus-tes em seu lar, esclarecimento de pendências com familiares e questões que envolvam finanças.

Evite que sensações de culpa ou comple-xos interfiram em sua postura. Para se dedicar a quem gosta, deve estar bem com você mesmo.

Oportunidades para novas relações com grupos e convivências com pessoas diferentes em seu coti-diano. Tendências a retomar amizades.

Está propenso a mudar impres-sões e sentimentos em algumas convivências. Momento para re-pensar projetos importantes.

A dedicação a problemas de outras pessoas é uma tendência a tomar sua atenção com mais intensidade. Cuide para não se envolver demais.

Sua rotina é propensa a mudar em função de novas atividades. Período propício a dedicar mais cui-dados ao corpo e à saúde.

Perca o receio de expor sentimentos. Às vezes deixamos passar oportunidades para demonstrações espe-ciais a quem gostamos.

Alguns desafios para lidar com padrões e costumes marcarão sua rotina. É importante ter paciência para lidar com o ritmo das pessoas.

Procure ser cuidadoso com exi-gências nas relações. É importante ponderar costumes, ideolo-gias e até a criação de quem convivemos.

O jeito de se expressar fará diferença nas relações em geral. Um gesto pode valer mais que várias pa-lavras. Momento para retomar estudos.

[email protected]

Economista com MBA em Finanças (USP), orientador de famílias e educador em empresas,é colunista da BANDNEWS FM e fundador da SOBREDinheiro. Diretor do site www.oplanodavirada.com.br, da EKNOWMIX Consultores Integrados e da TECHIS SA.

SAC É MELHOR QUE TABELA PRICEPARA FINANCIAR SEU IMÓVELQual? Um financiamento imobiliário pode ser feito pe-lo SAC ou Tabela Price. Qual cobrará menos?

Na ponta do lápis. Somando todas as parcelas do finan-ciamento de um imóvel de R$ 350 mil, com 20% de en-trada (R$ 70 mil) e R$ 280 mil (80%) financiados em 360 meses, a juros anuais de 10,5%, podemos enxergar a di-ferença de juros totais pagos em cada sistema de amorti-zação. No SAC, a soma total do financiamento dá R$ 702 mil. Pela Tabela Price, chega a R$ 887 mil. Serão R$ 185 mil (= R$ 887 mil – R$ 702 mil) ou 26% pagos a mais de juros acumulados na TP, uma conta bem mais salgada!

Outra vantagem. O Sistema de Amortização Constante também favorece os tomadores de crédito imobiliário que queiram quitar antecipadamente algumas presta-ções, o que convém, para se livrar logo da dívida. Quan-do se pagam prestações antecipadas, a regra é eliminar primeiro as do final do contrato. No SAC, as últimas prestações têm uma parte de juros bem maior que as prestações da Tabela Price.

Podando com foice. Pelo SAC, haverá bem mais juros para descontar no caso de quitação antecipada. Além do fato de que a própria redução do valor absoluto das parcelas, conforme a dinâmica própria deste sistema, acaba sendo um grande facilitador para a antecipação. E vale lembrar que, pelo Sistema Financeiro de Habita-ção (SFH), a antecipação pode ser realizada com recur-sos de sua conta no FGTS.

Tabela Price X SAC: a melhor escolha. Para quem pode pagar entre 25% e 30% a mais na primeira prestação do financiamento, a escolha do sistema SAC dá a segurança de poder contar com parcelas decrescentes no orçamen-to familiar. A conta sai cerca de 26% mais barata no côm-puto geral do financiamento em relação à Tabela Price, e o SAC ainda facilita a vida dos devedores bem planejados que queiram quitar antecipadamente parcelas futuras, li-quidando sua dívida o mais rápido possível.

Taxas diferentes: melhor no SAC! Para desempatar de vez, as taxas de juros cobradas pelos bancos nos finan-ciamentos imobiliários costumam ser mais altas para a adoção da Tabela Price que para o SAC. Enquanto no SAC as taxas oferecidas ficam entre 7% e 9,5% ao ano (0,57% e 0,76% ao mês), na Tabela Price gravitam en-tre 8,5% e 12% anuais (0,68% e 0,95% mensais). Mais um motivo a favor da escolha do Sistema de Amortização Constante para o cálculo das prestações do seu finan-ciamento imobiliário!

Na ponta do lápis

Page 15: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com {ESPORTE} |15|◊◊

3ESPORTE

Nadal tem dificuldades, mas bate Wawrinka | SUZANNE PLUNKETT/REUTERS

Tênis. Nadal vai à semi e acaba o ano em primeiro

Copa do Mundo

Jogos da Seleção temporariamente esgotados, diz Fifa

Em comunicado feito on-tem, a Fifa informou que não são apenas os ingres-sos para o jogo da Seleção em Brasília, na primeira fase da Copa do Mundo, que estão temporariamen-te esgotados: também não há, no momento, bilhe-tes para a final, no Mara-canã; as duas semifinais, as oitavas de final em Be-lo Horizonte e os outros dois jogos do Brasil na fase de grupos. Estas partidas só estarão acessíveis no-vamente para compra na terceira fase de vendas de ingressos, que se abre em 8 de dezembro, após o sor-teio dos grupos. METRO RIO

Sorteio dos grupos

Emicida, Olodum e Margareth Menezes vão tocar

A Fifa anunciou ontem as atrações que vão animar o sorteio dos grupos da Co-pa do Mundo, dia 6 de de-zembro, na Costa do Sauí-pe (BA): Emicida, Olodum e Margareth Menezes fa-rão o show de cerca de uma hora e meia antes do anúncio das chaves. Tam-bém será apresentado o vi-deoclipe da música “They Don’t Care About Us”, que Michael Jackson, morto em 2009, gravou na Bahia e no Rio, em 1995.

METRO RIO

Jogo do título?

Torcida do Cruzeiro esgota ingressos

A torcida do Cruzeiro es-gotou ontem a carga de 55 mil ingressos coloca-dos a venda para a par-tida contra o Grêmio, domingo, às 17h, no Mi-neirão, que pode dar ao time mineiro o título do Campeonato Brasilei-ro com seis rodadas de antecedência.

Para levantar a taça, o Cruzeiro, líder do tor-neio com 68 pontos, pre-cisa vencer e contar com um tropeço do vice-líder, Atlético-PR – que tem 13 pontos a menos na tabe-la –, para que o Furacão não derrote o São Paulo, em partida que acontece no mesmo dia e horário, no Durival de Brito, em Curitiba (PR). METRO RIO

Seedorf

De partida?O jornal italiano “La

Repubblica” publicou, ontem, que o meia

Seedorf, do Botafogo, já assinou um pré-contrato

para ser o técnico do Milan na próxima temporada.

Rafael Nadal tem motivos de sobra para comemorar sua vitória sobre o suíço Stanis-las Wawrinka. O triunfo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 7/6 (8/6), garantiram ao espanhol uma vaga na semi-final das Finais da ATP – tor-neio que reúne os melhores jogadores da temporada –, além da manutenção da pri-meira colocação do ranking mundial até o fim do ano.

Essa será a terceira vez que ele encerrará uma temporada como líder da relação de te-nistas profissionais do circui-to, depois de 2008 e 2010. Já em 2013, Nadal realizou 79 partidas, com 73 resultados positivos e apenas 6 derrotas.

Soares respiraAtuando ao lado do austría-co Alexander Peya, o brasilei-

ro Bruno Soares conseguiu se manter vivo no torneio. De-pois de perder na estreia para a parceria formada pelo tche-co Radek Stepanek e o india-no Leander Paes, a dupla ven-ceu de virada os espanhóis Marc Lopez e Marcel Granol-lers, campeões em 2012, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 10/5, e segue com chan-ces de ir às semifinais. METRO

“Terminar o ano em 1º não era minha meta, mas após tudo o fiz, ganhando cinco Masters, dois Grand Slams e fazendo finais importantes, acho que eu merecia.”

RAFAEL NADAL

A exemplo de Bayern de Mu-nique e Manchester City, o Barcelona conquistou de for-ma antecipada a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Em casa, o time espanhol venceu o Milan por 3 a 1, pela 4ª ro-dada da fase de grupos – Mes-si (dois) e Busquets marcaram para os catalães, enquanto Pi-qué, contra, anotou para o clube italiano.

O resultado manteve o Barça na liderança da cha-ve H. Os catalães, agora, so-mam 10 pontos, seis a fren-te do Ajax, que ontem venceu o Celtic em casa por 1 a 0. O Milan é o segundo do grupo, com cinco.

Atual vice-campeão do tor-neio, o Borussia Dortmund foi derrotado ontem pelo Ar-senal, em casa, por 1 a 0. Os

ingleses lideram o Grupo F da competição com nove pon-tos. Em segundo lugar está o Napoli, que ontem venceu o Olympique de Marselha, na Itália, por 3 a 2.

Pelo Grupo G, o Atlético de Madrid também conseguiu a classificação após golear o Áustria Viena, na Espanha, por 4 a 0. O resultado teve sa-bor brasileiro: o zagueiro Mi-randa, o lateral Filipe Luís e o atacante naturalizado espa-nhol Diego Costa deixaram suas marcas. Na mesma cha-ve, o Zenit empatou com o Porto, na Rússia, com gol do brasileiro Hulk.

No Grupo E, o Chelsea fez bonito: venceu o Schalke 04 por 3 a 0, em casa, e mante-ve a ponta da chave. Na Suíça, Basel e Steaua Bucareste em-pataram por 1 a 1. METRO

Liga dos Campeões. Em casa, time catalão consegue vaga antecipada na próxima fase

Barça vence o Milan e se garante nas oitavas

Neymar passou em branco ontem; Messi fez dois gols | GUSTAU NACARINO/REUTERS

Page 16: 20131107_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2013www.readmetro.com |16| {ESPORTE}

Elias marca o segundo gol do Fla no Maracanã e homenageia o filho Davi, de um ano e meio, fazendo uma máscara com a mão. Com pneumonia, o garoto deixou a UTI na terça-feira | DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS

Diante de um Maracanã completamente lotado e ru-bro-negro, o Flamengo der-rotou o Goiás, por 2 a 1, ontem, de virada, e está na final da Copa do Brasil. Eduardo Sasha abriu o pla-car para o time goiano aos 5 minutos de jogo, mas o ru-bro-negro não se intimidou. Podendo perder por até 1 a 0 – já que venceu o jogo de ida das semifinal, semana passa-da, no Serra Dourada, por 2 a 1 –, o time da Gávea partiu para cima, manteve -se no campo do Goiás e virou com gols de Hernane e Elias, to-dos no primeiro tempo.

O adversário na decisão se-rá o Atlético-PR, que eliminou

o Grêmio na outra semifinal, em Porto Alegre (0 a 0). O pri-meiro jogo da final será dia 20, às 21h50, em Curitiba. O confronto de volta está mar-cado para o dia 27, no mesmo horário, no Maracanã.

HomenagemDepois que Elias marcou o belo gol da virada – com um chute indefensável de fora da área –, a torcida do Flamengo homenageou o volante, gri-tando no nome do filho de-le, Davi, de apenas um ano e meio, que esteve internado na UTI, semana passada, com pneumonia.

O Goiás sentiu o segundo gol e se fechou. Apoiado pe-

la torcida, que gritou e cantou o tempo inteiro, o Flamengo esbanjou segurança e man-teve o domínio, mas sem le-var grande perigo ao gol de Renan.

No início da segunda eta-

pa, aos 10 minutos, Elias cen-tralizou na área e Hernane to-cou para o fundo da rede, mas o juiz anulou o gol, apontan-do um impedimento inexis-tente do Brocador.

O Flamengo diminuiu o

ritmo no segundo tempo e o Goiás chegou a levar perigo ao gol de Paulo Victor. Pauli-nho deixou o campo com do-res na coxa direita, mas não preocupa.

Campeonato BrasileiroPelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo, décimo coloca-do, com 44 pontos, enfrenta novamente o Goiás, sábado, às 21h, no Maracanã, pela 33ª rodada. O rubro-negro preci-sa de apenas mais três pon-tos em seis jogos para escapar matematicamente do rebai-xamento. As chances de G-4 são de apenas 1%, segundo o matemático Tristão Garcia.

METRO RIO

Copa do Brasil. Com show da torcida, Flamengo bate o Goiás no Maracanã, avança à final e vai decidir o título contra o Atlético-PR, dia 27, em casa. Jogo de ida será dia 20, em Curitiba. Furacão eliminou o Grêmio na outra semifinal

É pra você, Davi!Paulo Victor; Léo Moura , Chicão, Wallace e André

Santos; Amaral, Luiz Antonio , Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho (Marcos González) e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida

Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e Mário Sérgio (Ramon); Amaral, Thiago

Mendes, David e Renan Oliveira; Roni (Welinton Junior) e Sasha (Junior Viçosa). Técnico: Enderson Moreira

21

• Gols. Eduardo Sasha aos 5’, Hernane aos 13’, Elias aos 23’ do 1º tempo

• Arbitragem. Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Carlos Berkenbrock (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) 

FLAMENGO

GOIÁS

Como costuma fazer em viagens, o técnico Vanderlei Luxemburgo fechou o trei-no da tarde de ontem, em Atibaia, onde o Fluminen-se treina desde terça-feira. O tricolor se refugiou na ci-dade do interior paulista pa-ra ter tranquilidade e tentar sair da 16ª posição do Cam-peonato Brasileiro.

O clube das Laranjeiras tem 36 pontos, mesma pon-tuação do Vasco, primei-ro time na zona do rebai-xamento. Domingo, o Flu enfrenta o Corinthians, às 19h30, em Araraquara (SP), no encerramento da 33ª ro-dada. Se não derrotar o ti-me paulista, o tricolor corre o risco de entrar no grupo da degola.

A novidade ontem foi o retorno ao time de dois jo-gadores importantes, o late-ral direito Wellington Silva e o meia Wagner, recupe-rados de lesões. Os dois, no entanto, não estão garanti-dos contra o Corinthians. O Fluminense retorna ao Rio amanhã. METRO RIO

Fluminense. Luxa fecha treino em Atibaia

Luxemburgo faz mistério em Atibaia | FERNANDO CAZAES/PHOTOCAMERA

Promoção para sair de vez do Z-4

Adilson Batista ainda não sabe se vai contar com Juninho | MARCELO SADIO/DIVULGAÇÃO

Começa hoje a venda dos in-gressos para o jogo entre Vasco e Santos, domingo, às 19h30, no Maracanã, no en-cerramento da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o cruzmaltino terá a chance de, finalmente, sair da zona de rebaixamento. Se perder, pode até cair para a vi-ce-lanterna. Por isso, a dire-toria vai colocar ingressos a partir de R$ 5 (meia-entrada, atrás do gol).

Se não conseguir um acor-do com Consórcio Maraca-nã, que administra o estádio,

a promoção dos ingressos vai custar R$ 400 mil aos cofres do clube – para poder bancar o desconto do torcedor.

O Vasco tenta um acordo financeiro com a empresa pa-ra fazer os jogos que restam

no Brasileiro no Maracanã e não em São Januário.

A carga de ingressos será praticamente a mesma colo-cada a venda para o jogo do Flamengo, ontem. Serão dis-ponibilizados 51,6 mil bi-lhetes, mais 4.961 cadeiras cativas e cerca de 5 mil gratui-dades, além de cortesias, um total de 64.561 entradas.

O cruzmaltino é 17º na ta-bela, com 36 pontos, mesma pontuação do Fluminense, 16º colocado, primeiro time fora a zona do rebaixamento.

METRO RIO

Sul-Americana

São Paulo está na semifi nalO São Paulo empatou em 0 a 0 com o Nacional de Medellín, ontem, na Co-lômbia, e está na semifi-nal da Sul-Americana, de-pois de ter vencido o jogo de ida por 3 a 2. O tricolor guarda para saber quem será o seu adversário. Em princípio, será o vencedor de Libertad (PAR) x Itagüí (COL), mas pode ser a Pon-te Preta, já que o regula-mento não permite uma final entre times do mes-mo país. METRO RIO

51,6 milé a carga total de ingressos que serão colocados a venda para o jogo entre Vasco e Santos, domingo, às 19h30, no Maracanã.