20130220_br_metro rio

20
www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj RIO DE JANEIRO Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 Edição nº 582, ano 3 MÍN: 22°C MÁX: 38°C EU QUERO SER MICHAEL DOIS CARIOQUINHAS E DOIS PAULISTAS FAZEM O REI DO POP EM MUSICAL PÁG. 17 Rio combate crack com internação involuntária Cracolândia. Na Maré, 29 adultos são internados involuntariamente entre os 99 acolhidos em ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Quatro pistas da Av. Brasil foram fechadas. Vereador quer CPI para investigar eficácia do programa. OAB diz que medida é ilegal PÁG. 02 Dom Orani Tempesta abençoa o Campus Fidei, ou Campo da Fé, que receberá cerca de 1,5 milhão de pessoas durante a JMJ: infraestrutura só fica pronta em junho | ALE SILVA/FUTURA PRESS Programa do IR 2013 será liberado dia 25 ‘Eu não tinha intenção de matar a minha namorada’ Declarações deverão ser entregues entre 1º de março e 30 de abril. Veja o que muda neste ano PÁG. 09 Corredor sul-africano Oscar Pistorius diz que atirou ao confundir a modelo Reeva com ladrão. Para a promotoria, crime foi premeditado PÁG. 19 Pistorius diz que dormia com arma | SIPHIWE SIBEKO/ REUTERS MARACANÃ Governo cede e OPERÁRIOS VOLTAM PÁG. 20 APLICATIVO antiblitz entra NA MIRA DO DENATRAN PÁG. 06 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável. Jornada Mundial da Juventude. Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta abençoa terreno em Guaratiba que receberá estrutura para a vigília e missa do sucessor de Bento 16 PÁG. 03 Solo sagrado para receber o novo papa Os cariocas Felipe e Isacque e os paulistas Pedro e Diego estreiam em “Thriller Live” Estádio ganhou palmeiras imperiais CELSO PUPO/ FOTOARENA

Upload: metro-brazil

Post on 09-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj

RIO DE JANEIROQuarta-feira, 20 de fevereiro de 2013Edição nº 582, ano 3

sunny

hazy

snow rain

partly

sunny

cloudy sleet thunder part sunny/

showers

showers

thunder

showers

windy

MÍN: 22°C

MÁX: 38°C

EU QUERO SER MICHAELDOIS CARIOQUINHAS E DOIS PAULISTAS

FAZEM O REI DO POP EM MUSICAL PÁG. 17

Rio combate crack com internação involuntáriaCracolândia. Na Maré, 29 adultos são internados involuntariamente entre os 99 acolhidos em ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Quatro pistas da Av. Brasil foram fechadas. Vereador quer CPI para investigar eficácia do programa. OAB diz que medida é ilegal PÁG. 02

Dom Orani Tempesta abençoa o Campus Fidei, ou Campo da Fé, que receberá cerca de 1,5 milhão de pessoas durante a JMJ: infraestrutura só fica pronta em junho | ALE SILVA/FUTURA PRESS

Programa do IR 2013 será liberado dia 25

‘Eu não tinha intenção de matar a minha namorada’

Declarações deverão ser entregues entre 1º de março e 30 de abril.Veja o que muda neste ano PÁG. 09

Corredor sul-africano Oscar Pistorius diz que atirou ao confundir a modelo Reeva com ladrão. Para a promotoria, crime foi premeditado PÁG. 19

Pistorius diz que dormia com arma | SIPHIWE SIBEKO/ REUTERS

MARACANÃGoverno cede eOPERÁRIOS VOLTAM PÁG. 20

APLICATIVOantiblitz entraNA MIRA DO DENATRAN PÁG. 06

SER MICHAELDOIS CARIOQUINHAS E DOIS PAULISTAS

PÁG. 17

REC

IC

LE

A

IN

FO

RM

ÃO

: PA

SSE

ESTE

JO

RN

AL PA

RA

O

UTR

O LE

ITO

R

O Jo

rn

al M

etro

é

im

pre

sso

e

m p

ap

el ce

rtifi

ca

do

FSC

,

ga

ra

ntia

d

e m

an

ejo

fl

ore

sta

l re

sp

on

ve

l.

Jornada Mundial da Juventude. Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta abençoa terreno em Guaratiba que receberá estrutura para a vigília e missa do sucessor de Bento 16 PÁG. 03

Solo sagrado para receber o novo papa

Os cariocas Felipe e Isacque e os paulistas Pedro e Diego estreiam em “Thriller Live”

Estádio ganhoupalmeiras imperiais

CELSO PUPO/ FOTOARENA

02 FOCO RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

1FOCO

O jornal Metro circula em países e tem alcance diário superior a milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos e Campinas, somando mais de mil exemplares diários.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350,

4º andar, Botafogo, CEP 22280-110,

Rio de Janeiro, RJ. Tel.: 021/2586-9570.

O jornal Metro Rio é impresso pela

News Technology Gráfica e Editora Ltda.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: .). Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: .). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Editor Chefe: Luiz Rivoiro. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso. Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Gerente Executivo: Ricardo Adamo.

A tiragem e distribuição desta edição são auditadas pela BDO.

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/-

COMERCIAL: /-

Metro Rio de Janeiro. Editora-Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: .)Editora de Arte: Cláudia Lorena. Gerente Comercial: Janaína Orlani. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ. Diretor Geral: Daruiz Paranhos.

Diretor de Jornalismo: Rodolfo Schneider. Diretor Comercial: Tuffy Habib.

Segurançaem letras

PMS INATIVOS NA SAPUCAÍA participação de oficiais da PM trabalhando para a Liesa no Carnaval de 2012 foi tema de mídia na semana passada. Co-mo em anos anteriores, policiais militares inativos, como é correto dizer-se dos aposentados na vida militar, teriam sido contratados para realizar a segurança da avenida Marquês de Sapucaí durante o desfile das escolas de samba, e por es-ta razão serão investigados no pressuposto de que, mesmo indiretamente, estariam a serviço dos bicheiros que domi-nam o Carnaval do Rio.

Concordo que agentes da lei, quaisquer que sejam, não po-dem se prestar ao papel de títeres da contravenção. Em 2010, quando comandava a PM, puni oficiais por participações pri-vadas no Carnaval da Sapucaí. Eles não estiveram diretamen-te subordinados aos mandachuvas da Liesa, mas à empresa contratada por ela. Todavia, servindo-lhe de qualquer forma.

Penso que trabalhar para aqueles significa capitular aos seus interesses, mesmo quando tudo faz parecer que as re-lações entre a Liesa e o resto do mundo, incluindo o poder público, estão consolidadas como normais, quase naturais, porque, além de organizar oficialmente o Carnaval carioca, a liga detém o poder de conceder credenciais de acesso até para as autoridades que lá comparecem em serviço e, claro,

para os que vão se divertir, muitas vezes levando um blo-co inteiro de convidados para os camarotes-cortesia. Mesmo sendo a Riotur o órgão demandado para aquisição das cre-denciais, quem patrocina a folia é a Liesa.

Ora, se devemos cobrar comportamento ético dos nossos policiais e os criticamos pela promiscuidade, na mesma li-nha de raciocínio não podemos deixar de questionar as pes-soas com investidura pública que igualmente se beneficiam de outra forma de capital proporcionado pela liga, que são os acessos gratuitos para diversão e entretenimento nada obrigatórios, que lhes exigiriam desembolso pecuniário se não ocupassem os cargos que ocupam.

Então, que diferença pode haver no plano ético das rela-ções beneficiárias com a entidade, a irregularidade come-tida pelo policial que na folga vende sua força de trabalho, garantindo a segurança de quem se diverte, e a “autoridade folião”, que desfila com singular adereço pendurado no pes-coço onde lê a sigla da organização promotora de sua gra-tuita satisfação: Liesa?

Invocar o regulamento disciplinar da PM para atestar a violação ética de quem foi à Sapucaí a serviço da Liesa é im-portante, porque não dá espaço para dúvidas da irregulari-dade. Mas não pode servir de máscara para esconder a verda-deira face de quem há anos usufrui cortesias oferecidas pela mandatária do Carnaval.

MÁRIO SÉRGIO [email protected]

O coronel Mário Sérgio Duarte, autor do

livro “Liberdade Para o Alemão - O Resgate

de Canudos”, escreve às quartas-feiras.

Babou, baby

Tem que pagar

Kelly Key terá que acertar as contas com o Leão. A cantora foi condenada,

pela Justiça Federal, a pagar R$ 23.483,27

de dívida tributária do Imposto de Renda. Caso contrário, terá os bens

penhorados.

A prefeitura deu início, on-tem, a uma nova tentati-va de combater o avanço do crack. De madrugada, uma operação sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo, com apoio da PM, educadores sociais, assisten-tes, médicos e psicólogos, re-colheu 99 usuários da droga (sendo oito menores de ida-de) que estavam na cracolân-dia na entrada da favela Par-que União, no Complexo da Maré, zona norte, às mar-gens da Avenida Brasil.

Entre eles, 29 – incluindo duas grávidas – foram inter-nados involuntariamente, ou seja, contra a vontade, por apresentar estado crítico de saúde. Outros 30 desejaram se internar voluntariamente.

Os adultos passaram por uma triagem em um abrigo em Paciência, na zona oes-te. Os que tinham necessida-de de internação foram leva-dos para hospitais públicos para desintoxicação e, depois, irão para ambulatórios ou clí-nicas. Os que não foram inter-nados permanecem no abrigo e serão encaminhados para tratamento ambulatorial.

No entanto, a prefeitura

reconhece que não há vagas para todos. No local, há cer-ca de 420 vagas, enquanto o número de usuários na cida-de passa dos 3 mil. Por isso, convênios devem ser firma-dos com a iniciativa privada.

O vice-prefeito, Adilson Pi-res, informou que o objetivo é ampliar a rede para o trata-mento, investindo em leitos hospitalares e também em va-gas em Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e ou-tras Drogas (CAPs-AD), além de consultórios de rua e uni-dade terapêuticas, conforme sugere o Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj).

Para a operação, os dois sentidos da Avenida Brasil ficaram interditados com-

pletamente. Um carro da PM e um micro-ônibus da Guarda Municipal vão per-manecer no local por tem-po indeterminado, para evi-tar o retorno dos usuários.

“Tomamos esta decisão pa-ra salvar vidas. Depois que a saúde tiver mais vagas, avan-çaremos para outras cracolân-dias. No momento, o foco é resolver o problema da Maré, que gerava muito perigo para quem usava drogas e também para todos que passavam pe-la Brasil”, disse o secretário de Governo, Rodrigo Bethlem.

Saúde. Ao todo, 99 dependentes foram recolhidos da cracolândia da Av. Brasil. PM ocupa local por tempo indeterminado

30 usuários resolveram se internar voluntariamente | REPRODUÇÃO/BAND

Ação interna 29 usuários de crack contra a vontade

RENATAMACHADOMETRO RIO

Dessa forma, ação é ilegal“Da forma que essa ope-ração foi feita, sem dúvi-da é ilegal. A lei federal 10.216/2001 estabelece que a internação involuntária só pode ser feita através de um parente, ou um represen-tante legal, que possa, jun-to de um médico, decidir que o aparentemente doen-

te oferece risco de vida, tan-to para ele mesmo quanto para outras pessoas. Se a in-ternação ocorre sem a pre-sença de representante, é ilegal. Teria que levar um juiz para avaliar caso a caso, com o auxílio de um médi-co especialista. Além disso, não surte efeito. Livra a re-gião ocupada pelos depen-dentes, que depois retor-nam para outra região”.

Análise

BRENO MELARAGNO COSTAPresidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-RJ

Vereador quer instaurar CPIO vereador Renato Cinco (Psol) começou, ontem, a buscar as 17 assinaturas ne-cessárias para instaurar uma CPI, com objetivo de investi-gar a internação involuntá-ria de usuários de crack. Pa-ra ele, essa não pode ser a política de saúde para com-

bater o crack. “É uma me-dida usada em casos ex-cepcionais. Deve-se tratar os viciados da mesma for-ma que faz na saúde men-tal há anos, e não trancafiar os doentes em manicômio. Além disso, a cidade deveria ter pelo menos 30 CAPs-AD. Essa ação é uma estratégia de marketing, que recolhe moradores de rua, fazendo higiene social”. R.M.

Investigação

03RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com FOCO

Enquanto o Vaticano aguar-da a saída de Joseph Ratzin-ger, o Papa Bento 16, para iniciar o processo de esco-lha do novo pontífice, o Rio de Janeiro corre com as obras para deixar tudo pronto du-rante a Jornada Mundial da Juventude, em julho.

Ontem, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempes-ta, abençoou o terreno ba-tizado de Campos Fidei, em Guaratiba, onde serão reali-zadas a vigília e a missa da Jornada Mundial da Juven-tude, com a presença do no-vo papa, que será escolhi-do em um conclave no mês que vem. O ato marcou o início oficial das obras de terraplanagem.

A previsão é que a área es-teja preparada para receber o evento até o fim de junho, pa-ra os testes de som e luz. Uma cruz foi colocada em frente ao

local onde será construído o palco, no qual o novo papa ce-lebrará a missa. “Que por essa cruz, Guaratiba seja renova-da. Hoje são as máquinas que fazem barulho. Em breve, se-rão os jovens gritando e can-tando na Jornada Mundial da

Juventude que se tornará con-creta”, afirmou o arcebispo.

Segundo os organizado-res, a metragem total do ter-reno é de 3,5 milhões de m2, o que corresponde a mais do que o dobro do tamanho do local onde ocorreu a Jornada

de Madri, em 2011. O terreno tem capacidade para receber até 1,5 milhão de pessoas.

De acordo com a organiza-ção, cerca de 800 pessoas es-tarão envolvidas nas obras e na montagem da estrutura do local. METRO RIO

Infraestrutura. Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta inaugura obra em Guaratiba no terreno onde o pontífice falará para mais de 1 milhão de jovens durante a Jornada Mundial da Juventude

O local foi batizado Campus Fidei (campo da fé) | ALE SILVA/FUTURA PRESS

Corrida para receber novo papa na cidade

“Tenho certeza de que será um belo momento. O local será de acolhimento de jovens do mundo inteiro.” DOM ORANI TEMPESTA

Em busca de novos recordesDe acordo com o Climatempo, o calor continua. Por causa da pouca circulação dos ventos, há possibilidade de recorde de temperatura máxima no ano. O atual foi estabelecido no dia 8 de janeiro, quando o termômetro registrou 40,9 0 C. | BIA ALVES/METRO RIO

04 FOCO RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

Os rodoviários da capital flu-minense ameaçam uma gre-ve caso não haja um acordo com a categoria até a sema-na que vem. Desde ontem, os motoristas e cobradores da ci-dade já trabalham com o avi-so de greve.

Segundo o Sindicato Muni-cipal dos Trabalhadores Em-pregados em Empresas de Transporte Urbano de Passa-geiros do Município do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio), uma reunião será realizada no dia 28 para definir se ha-verá paralisação. A decisão foi tomada na noite de segunda--feira, após assembleia que reuniu dois mil trabalhado-res. O grupo propõe um piso salarial de R$ 2 mil para mo-toristas e R$ 1,1 mil para os cobradores - um aumento de 23% no salário atual da cate-

goria. O sindicato pede ainda outros benefícios, como vale--alimentação, plano de saú-de, jornada de seis horas e o término da dupla função de motorista-cobrador.

ItaboraíJá os operários das obras do Complexo Petroquímico do Rio (Comperj) decidiram vol-tar ao trabalho ontem, após a aprovação da proposta apre-sentada pelos empregadores. A greve durava 11 dias.

O retorno ao serviço foi imediato, segundo o Sindica-to dos Trabalhadores na In-dústria da Construção Civil de São Gonçalo, Itaboraí e Re-gião (Sinticom). Os grevistas são empregados dos consór-cios contratados pela Petro-bras para construir o comple-xo, em Itaboraí. METRO RIO

Negociação. Sindicato da categoria ameaça greve na semana que vem se não tiver exigências atendidas. Reivindicações incluem benefícios e aumento salarial de 23%

Motoristas estão em estado de greve | ERBS JR.FRAME/FRAME/FOLHAPRESS

Ônibus podem parar no dia 28

Saúde

Menos casos de dengueDe 1º de janeiro até 16 de fevereiro, o Estado no-tificou 15.855 casos sus-peitos de dengue, 765 a menos do que a mes-ma época do ano passa-do. Nesse período, nenhu-ma morte foi registrada. Os dados de casos notifi-cados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde. O mesmo perío-do em 2012 foram notifi-cados 16.620 casos, com uma morte.

METRO RIO

Trânsito

Duplicação da av. do Contorno Começou ontem a prin-cipal fase das obras de ampliação da avenida do Contorno, em Niterói, ponto de congestiona-mento frequente na saí-da da BR-101. Segundo a concessionária que ad-ministra a via, a duplica-ção das pistas só ficará pronta em 2015.

METRO RIO

Segundo números divulgados ontem pelo Instituto de Se-gurança Pública (ISP), sobre o balanço das estatísticas cri-minais de 2012, houve redu-ção dos casos de homicídios no Estado. O número de casos - 4.041 registrados de janeiro a dezembro - é o menor des-de o início da série histórica, em 1991. Em relação ao mes-mo período de 2011, houve uma queda de 5,6% do núme-ro de casos (4.279) de homicí-dio doloso.

Na contramão dos bons re-sultados, a quantidade de rou-bos seguidos de morte (latro-cínio) de 2012 cresceu 18,6% em relação a 2011. De acor-do com dados do ISP, foram 140 casos registrados no Es-tado em todo o ano passado, contra 118 em 2011, 22 la-trocínios a menos. Outro ín-dice considerado estratégico pela Secretaria de Segurança Pública, o roubo de veículos também aumentou em 2012. Com um total de 22.007 ca-sos registrados, o crescimen-to em relação a 2011 foi de 17,2%, ou 3.234 roubos em to-do o Rio de Janeiro. METRO RIO

ISP. Cai número de homicídios

06 BRASIL RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

DILMA AVISOU AO PR QUE NÃO QUER MINISTRO PAU-LISTA. A presidenta Dilma Rousseff avisou ao líder Anthony Garotinho (RJ) e ao presidente do PR, Alfre-do Nascimento (AM), que não aceitará a indicação de mais um paulista para as-sumir ministério. A presi-denta acredita que a cota de São Paulo na Esplanada já é suficiente e que outros Estados precisam ser con-templados. São cotados ao cargo o vice-líder do gover-no Luciano Castro (RR) e o próprio Garotinho.

FORA DA LISTA. A restrição de Dilma inviabiliza o se-nador Antonio Carlos (SP), suplente da ministra Mar-ta Suplicy, e cobra criada de Valdemar Costa Neto.

FAZENDO AS PAZES. O PR le-vantou a possibilidade, em reunião de lideranças, on-tem, de “recompor” com o atual ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes).

COMEMORAR? O ex-sena-dor Tasso Jereissati acha que, abraçado a mensa-leiros, o PT nada tem a comemorar nos dez anos no poder: “Não vale de nada”.

DE PAI PARA FILHO. O Pana-mericano anunciou pre-juízo gigante de R$ 602 milhões, mas os sócios se

fizeram de mortos – o BTG Pactual, em geral cruel com perdedores de dinhei-ro, e a Caixa, que exibiu lucro de R$ 6,1 bilhões. Suspeita-se de esquema para abafar histórias so-bre o salvamento do banco de Silvio Santos na calada da noite, com dinheiro da Viúva.

PENSANDO BEM... No vexa-me contra Yoani Sánchez, os EUA entraram com a “CIA” e o PT com a “Bahia dos Porcos”.

ESTELIONATO. A polícia in-vestiga se sites de abaixo--assinados online “super-faturam” adesões. “Robô” virtual inscreveria emails sem autorização dos do-nos.

CENSURA, NÃO. O ex-jor-nalista Franklin Martins, que foi ministro da Propa-ganda de Lula, esteve ou-tra vez com a presidenta Dilma. Tenta convencê--la a apoiar iniciativas de “controle da mídia”, que ela já rejeitou.

Bem vestido, falante e simpático, Zé do Pé era fi-gura requisitada na boe-mia paulistana. Certa vez, estava no restaurante Pad-dock com amigos, quando seguiu o banqueiro Wal-ther Moreira Salles ao toalete:

- O senhor não me co-nhece, mas preciso de um favor, coisa pequena.

- Às ordens – aquiesceu

o ex-embaixador, educado.- Preciso que o senhor

me cumprimente, ao pas-sar pela mesa. É muito im-portante – suplicou.Moreira Salles achou aqui-lo divertido e cumpriu o trato, logo depois:

- Boa tarde, Zé. Zé do Pé olhou o banquei-ro com desdém e deu-lhe as costas:

- Não enche, Walther!

“O GOVERNO DO PT ACARINHOU O

ASSASSINO CESARE BATTISTI...”

ONYX LORENZONI (DEM-RS),

CRITICANDO O GOVERNO

POR NÃO PROTEGER YOANI

SÁNCHEZ

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR

Política

CLÁUDIO [email protected]

PODER SEM PUDORBanqueiro metido

Paulo Sérgio Passos | LULA MARQUES/

FOLHAPRESS

O Denatran (Departamen-to Nacional de Trânsito) es-tuda uma forma de proibir o uso de aplicativos de ce-lular ou das redes sociais para avisos sobre a locali-zação de blitze policiais. “Temos uma guerra no trânsito e isso tem de aca-bar”, alertou o ministro in-terino das Cidades, Alexan-dre Cordeiro Macedo.

Ao mesmo tempo em que comemora a queda no número de mortes e aci-dentes em rodovias fede-rais depois do aumento do rigor na Lei Seca, o gover-no aponta a prática como a principal adversária da política de conscientização dos motoristas. Não dis-põe, contudo, de nenhuma medida legal que permita

coibí-la. A proposta ainda está em fase embrionária, mas deverá recomendar mudanças na lei.

Não é a primeira vez que o uso de aplicativos é alvo de polêmica. Em ja-

neiro do ano passado, a Advocacia Geral da União entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para proibir a divulgação de blitz pelo twitter. A jus-tificativa era que a prática

retira o caráter surpresa e torna a ação policial inefi-ciente. O Ministério Públi-co, porém, apontou que a proibição fere o direito a livre trânsito de informa-ções na internet e atenta contra a liberdade de ex-pressão. O caso ainda não foi concluído.

O Ministério da Saúde aponta o consumo de álcool como um dos principais res-ponsáveis pelos atendimen-tos de emergências em hos-pitais públicos. Uma em cada cinco vítimas de trânsi-to informou ter ingerido be-bida alcoólica ou apresenta-va sinais de embriaguez.

Em estudo. Fim da prática dependeria de mudança na lei. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 21% dos acidentes de trânsito têm relação com consumo de álcool

Aplicativo “Waze” identifica exatamente a localização da polícia | REPRODUÇÃO

Denatran quer proibir aplicativos antiblitze

MARCELOFREITAS METRO BRASÍLIA

Operação realizada pela Força Nacional de Segurança e pela Polícia Civil já resultou na pri-são de 147 suspeitos de par-ticipação nos atentados em Santa Catarina desde sexta--feira. Suspeito de ser um dos principais mandantes dos ata-ques, Maycon Aurélio Saturni-no, 29 anos, foi preso em fla-grante por posse de munição de calibre 9 mm de uso restri-to em uma cobertura de lu-xo em Florianópolis, por vol-ta das 4h de ontem.

Desde 30 de janeiro, Santa Catarina já registrou 111 ata-ques em 36 cidades.

Segundo o diretor da Di-retoria Estadual de Investiga-ções Criminais, Akira Sato, Maykon é cunhado de Rodri-go Oliveira, o “Rodrigo da Pe-dra”, conhecido traficante ca-tarinense, um dos líderes da facção criminosa PGC (Pri-meiro Grupo Catarinense). Ele foi incluído no grupo de 40 presos que foram transfe-ridos para presídios federais no último sábado. A mãe e a irmã de Maykon também fo-ram presos.

As tropas federais vão per-manecer no Estado por pelo menos 90 dias. METRO

SC. Preso acusado de ordenar ataques

08 BRASIL RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

Desenvolvido pela pesqui-sadora Leila Maria Mansa-no, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), um no-vo chuveiro para pacientes acamados ganhou o prêmio Enfermeiro Destaque 2012, do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná.

A nova técnica substi-tui os banhos que são da-dos hoje (com a utilização de duas bacias e um pano) por um recipiente térmico e um chuveirinho. “É fácil, barato e pode ser usado em todos os hospitais e asilos”, diz Leila.

Apesar do uso do chuvei-ro dentro do quarto, a pes-quisadora afirma que o ba-nho não danifica os leitos. “A água fica absorvida na própria cama - as pessoas acham que vai molhar, mas

não molha”, afirma.Para os enfermeiros, o

benefício é ter seu traba-lho facilitado. Já para os pacientes, a higiene e a er-gonomia ficam melhores. “Se a pessoa tem os braços livres, pode tomar banho sozinha sem nenhum pro-blema”, afirma Leila.

O projeto foi desenvolvi-da em dois anos, no Depar-tamento de Enfermagem da UFPR, e depois disso foi patenteado. Agora a uni-versidade busca empresas interessadas em produzir o chuveiro em larga escala e vai abrir um edital em bre-ve. “Já tivemos oito empre-sas que entraram em con-tato”, diz a pesquisadora.

THIAGO MACHADOMETRO CURITIBAMétodo aposenta banho com pano e bacias | RODRIGO FÉLIX LEAL / METRO CURITIBA

Chuveiro para leitos criado na UFPR ganha prêmio

“Por não termos abandonado o nosso povo, a miséria está nos abandonando.” DILMA ROUSSEFF,

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Desafio do governo é localizar e cadastrar 2,5 milhões | RICARDO MARQUES/METRO BRASÍLIA

R$ 24 biserá o novo orçamentodo programa Bolsa Família neste ano. Somenteo pagamento dos novos benefícios custarãoR$ 770 milhões.

O fim da miséria é só um co-meço. O slogan, concebido pe-lo marqueteiro João Santana, deu um tom de campanha ao anúncio feito ontem pela pre-sidente Dilma Rousseff da am-pliação do Brasil Sem Miséria.

A partir de 18 de mar-ço, nenhum beneficiado do programa de distribuição de renda receberá menos de R$ 70 por mês, patamar fixa-do para definir o piso de saí-da da extrema pobreza. Serão 2,5 milhões de famílias cadas-tradas no Bolsa Família que receberão complemento do benefício.

A ação, segundo o gover-no, culminará a retirada de 22 milhões de pessoas da po-breza desde junho de 2011. “O marco que comemoramos ho-je não se deu por mágica nem foi fruto do acaso. É fruto de 10 anos de tentativa e de cora-

gem de execução. Quando se tem boa política e se dá con-tinuidade a ela, os números se ampliam”, afirmou a pre-sidente Dilma Rousseff, sus-tentando que o governo Lula foi o primeiro a ‘trazer o so-cial para o centro do debate’. “O gênio por traz disso tudo, a gente sabe, foi o nosso ex-pre-sidente Lula”, complementou a ministra do Desenvolvimen-to Social, Tereza Campello.

Atingida a meta, estará cumprida a principal promes-sa de campanha do governo Dilma. “Não estamos dizen-

do que não há um brasileiro extremamente pobre. Infeliz-mente ainda existem. E é ne-cessário encontrá-los para que ganhem o benefício a que têm direito”, afirmou a presidente.

O slogan já foi previamen-te apontado pelo PT como o escolhido para a campanha à reeleição de Dilma.

Miséria invisívelAlém da renda mínima, o pro-grama combaterá o que a pre-sidente classificou como ‘mi-séria invisível’. Serão feitas ações complementares, co-

mo reorganização da ofer-ta de empregos e de serviços públicos e abertura de va-gas em escolas. “Não vamos nos limitar à miséria monetá-ria”, salientou Tereza Campel-lo. Desde 2011, o busca ativa do Brasil Sem Miséria encon-trou 2,84 milhões de pessoas na miséria. O Ministério do Desenvolvimento Social infor-mou que outras 800 mil famí-lias foram identificadas, mas ainda estão fora do Cadastro Único. Estima-se que mais 700 mil famílias ainda precisam ser localizadas. METRO BRASÍLIA

6ª ampliação. Mudança no Bolsa Família garantirá renda mínima de R$ 70 por mês para todos os beneficiários. Dilma promete que também vai combater a “miséria invisível”

Governo diz ter tirado 22 milhões da miséria

É HORA DE PRESTARCONTAS AO LEÃO DO IROlha ele aí, gente! A Receita Federal já divulgou as re-gras atualizadas para a declaração do Imposto de Ren-da 2013. A entrega vai de 1o de março a 30 de abril. Es-tá obrigada a declarar toda pessoa que recebeu mais de R$ 24.556,65 de renda formal no ano passado, ou se-ja, a partir de R$ 24,5 mil de renda tributável, tal co-mo salário (CLT), ganho de autônomo (que dá recibo ao contratante), pensão de aposentadoria e aluguel.

Outras condições. Você também deve declarar IR se recebeu soma superior a R$ 40 mil por conta de: 1) rendi-mentos isentos (ex.: ganhos da poupança), 2) rendimentos não tributáveis (ex.: lucros recebidos de empresa na qual é sócio), ou 3) rendimentos tributados na fonte (ex.: ganhos em CDBs ou fundos de investimento). A obrigatoriedade da entrega também vale para quem tinha em 2012 bens ou direitos em valor total superior a R$ 300 mil.

Correr para não fazer com pressa. Embora ainda te-nhamos pela frente dois meses e pouco, é bom providen-ciar e enviar sua declaração o quanto antes, para dar tem-po de correr atrás de todos os documentos necessários e preencher o programa da Receita com cuidado, evitan-do erros que podem expor sua declaração à fiscalização, fugindo do congestionamentos na entrega. Além do que, havendo direito a restituição, lembre-se de que ela sairá primeiro para quem entregar a declaração antes.

Divertido não é, mas... Se deseja tornar a confecção do IR algo mais rápido e menos chato, vale lembrar que o programa da Receita é fácil de preencher quando se tem em mãos os documentos certos. Os papéis mais im-portantes são os informes de rendimentos de institui-ções financeiras, bem como informes de salários, pró-la-bores, distribuições de lucros (de empresa da qual seja sócio) e aposentadorias. Omitir renda, nem pensar: é crime de sonegação fiscal, passível de autuação e multa.

Demais docs. Separe também os documentos de compra e venda de bens realizadas em 2012, bem co-mo os comprovantes de despesas com educação, saúde e depósitos feitos em PGBL – que podem ser lançados como dedução na declaração completa, além dos reci-bos de aluguéis pagos ou recebidos, documentos de dí-vidas assumidas em 2012, e recibos de pagamentos de prestações de bens como imóvel e carro.

Bichano. Daí é sentar no computador e seguir “brincando” com o Leão do IR tela a tela. Diga-se a ver-dade, o bicho não é manso, mas também não engole à toa quem faz questão de andar na linha!

Na ponta do lápis

[email protected]

Economista com MBA em Finanças (USP), orientador de famílias e educador em empresas,

é colunista da BANDNEWS FM e fundador da SOBREDinheiro. Diretor do site www.

oplanodavirada.com.br, da EKNOWMIX Consultores Integrados e da TECHIS SA.

A Microsoft anunciou on-tem o início da migração de todos os usuários de e--mail do Hotmail para a no-va interface Outlook.com. A atualização seguirá ao lon-go dos próximos meses e deve ser concluída até agos-to deste ano. A migração se-rá feita de forma automáti-ca pela Microsoft.

Ao acessar o e-mail pelo Hotmail, o usuário será enca-minhado para a nova interfa-ce do serviço. Os antigos con-tatos, senha e endereço de e-mail serão mantidos.

“Quando realizar o up-grade, os usuários receberão todos os benefícios do novo Outlook.com, como a inter-face mais intuitiva e limpa, novas ferramentas e melhor desempenho”, disse a Micro-soft. “Não obrigaremos nin-guém a mudar o endereço de e-mail para ‘@outlook.com’ se não quiserem.”

Segundo a Microsoft, desde o lançamento da ver-são prévia do Outlook.com, há seis meses, o novo servi-ço já contabiliza mais de 60 milhões de usuários. METRO

Internet. Microsoft decreta o fim do Hotmail

Imposto de Renda 2013. Programa para fazer a declaração será liberado em 25 de fevereiro. Neste ano, contribuinte poderá importar dados de educação e saúde

IR pode ser entregue a partir de 1º de março

O prazo de entrega da de-claração do Imposto de Ren-da Pessoa Física (IRPF) 2013, referente ao ano de 2012, começa em 1º de março e vai até 30 de abril. Quem perder o prazo está sujei-to a uma multa mínima de R$ 165,74, informou ontem a Receita Federal.

O programa estará dispo-nível no site da Receita Fe-deral (www.receita.fazenda.gov.br) a partir de 25 de fe-vereiro. A expectativa do Fis-

co é receber cerca de 26 mi-lhões de declarações. Em 2012, 25.244.122 contribuin-tes enviaram o documento. (veja no quadro acima quem é obrigado a declarar).

A declaração do IR de 2013 traz duas novidades. Este ano, a Receita vai per-mitir que o contribuinte im-porte dados de pagamen-tos, como o nome e o CNPJ do dentista, do médico e da escola do ano anterior. “As-sim, fica mais fácil preen-

cher a declaração”, disse o supervisor nacional do Im-posto de Renda da Receita, Joaquim Adir.

Outra novidade no IR de 2013 é que o contribuinte poderá doar 3% dos impos-tos devidos no momento da declaração a fundos volta-dos à proteção dos direitos da criança e do adolescente. Haverá uma lista de 200 fun-dos no programa do IR. To-das as doações, por sua vez, não podem ultrapassar 6%

do imposto devido, inclusi-ve aquelas realizadas ao lon-go do ano passado.

Este deverá ser o último ano de apresentação da de-claração simplificada. A par-tir de 2014, caberá ao contri-buinte confirmar ou alterar os dados pré-preenchidos pe-lo órgão. Segundo a Receita, 70% dos cerca de 25 milhões de contribuintes que entre-gam IR optam pelo modelo simplificado de declaração.

METRO

Governo descarta novo reajuste da gasolina O governo não avalia um no-vo aumento no preço da gaso-lina neste semestre, afirmou ontem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “Es-se é um assunto que nós não estamos cogitando”, disse o ministro, após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduar-do Alves (PMDB-RN).

A Petrobras reajustou, no último dia 30 de janeiro, os

preços da gasolina A e do diesel nas refinarias. Para a gasolina, o reajuste aprova-do foi de 6,6%; para o diesel, de 5,4%.

No fim de junho de 2012, a Petrobras já havia anun-ciado um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. No entanto, os percentuais não corrigem a defasagem em relação ao mercado externo. METROPetrobras já reajustou preços em janeiro | LUCIANO BERGAMASCHI/FUTURA PRESS

ACERTO DE CONTAS COM O LEÃODatas:

Confira as regras

FONTE: RECEITA FEDERAL

1% ao mês, calculada sobre o total do imposto

devido. O valor mínimo é de R$ 165,74e o máximo de 20% do tributo

Despesas com saúde, pensão e INSS Não há limites

Educação R$ 3.091,35 por contribuinte ou dependente

Dependentes R$ 1.974,72 por pessoa

Previdência privada 12% da renda bruta tributável

Contribuição à previdência oficial R$ 985,96paga pelo empregador doméstico

O saldo poderá ser dividido em até oito cotas mensais, mas nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50

Caso o imposto a pagar seja menor do que R$ 100, deverá ser quitado em cota única

A primeira cota, ou a única, deveser paga até 30 de abril, e as demais até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros

LIMITES DE DEDUÇÕES NO MODELO COMPLETO

Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 24.556,65

Recebeu rendimentos isentos não tributáveis ou tributados apenas na fonte acima de R$ 40 mil

Teve propriedade, em 31/12, de bens acima de R$ 300 mil

Obteve ganho de capital na venda de bens e direitos sujeito ao IR

Realizou operações em Bolsas de Valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas

Teve receita bruta de atividade rural acima de R$ 122.783,25

QUEM É OBRIGADO A DECLARAR

O desconto padrãode 20% nãopode superarR$ 14.542,60

DESCONTO SIMPLIFICADO

PAGAMENTO IMPOSTO DEVIDO

MULTA POR ATRASO

25/2liberação, a partir das 8h, do programa do Imposto de Renda

2013

28/2data-limite para a entrega do comprovante de rendimentos

pelas empresas aos seus funcionários

1º/3 A 30/4 prazo para a entrega da

declaração

09RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com ECONOMIA

10 MUNDO RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

A polícia belga está a pro-cura de oito homens que roubaram ao menos 30 mi-lhões de euros em diaman-tes em um aeroporto de Bruxelas, na Bélgica.

Os assaltantes, disfarça-dos de policiais e armados com metralhadoras, rom-peram a grade do aeropor-to, cercaram os funcionários que levavam as pedras e to-maram o material -- tudo em menos de cinco minutos.

De acordo com testemu-nhas, os bandidos agiram lo-go depois que uma empresa de segurança descarregou os diamantes. As pedras seriam levadas por um avião com destino a Zurique, na Suíça.

“Eles estavam muito preparados. Havia passa-geiros na aeronave, que se-quer perceberam o que es-tava acontecendo”, disse ao “The Guardian” Ine Van Wymersch, porta-voz da promotoria de Bruxelas.

A polícia está investigan-do como o aeroporto estava tão vulnerável. METRO EGITO

Mar do Norte

FRANÇA

HOLANDA

ALEMANHA

BÉLGICA

ONDE FICA

Bruxelas, no centro da Bélgica, é sede de boa parte das instituições da União Europeia.

BRUXELAS

Bélgica. Em assalto‘de filme’, bando rouba milhões em diamantes

Seguranças aguardam na entrada do aeroporto | ERIC VIDAL/REUTERS

Visitantes de supermerca-dos do Reino Unido são con-frontados com um estranho animal com cabeça de cava-lo e corpo de vaca. “Se você não comeria um cavalo, por que comer uma vaca? Seja vegano”, desafia a besta.

A campanha, vista em out-doors de todo país, foi lança-da por ativistas do Peta, que procuram tirar proveito do escândalo da carne de cava-lo. Traços de carne do animal têm sido encontrados em ali-mentos processados em 16 países europeus, deixando consumidores em pânico.

Uma pesquisa aponta que 6% dos britânicos conhecem alguém que se tornou vege-tariano desde o escândalo. Outro estudo indica que 5% dos irlandeses deixaram de comprar carne. Ao mesmo

tempo, lojas de alimentos saudáveis têm relatado um aumento de 50% nas vendas.

“É uma grande oportuni-dade”, afirmou Ben Martin, militante da Animal Aid. “Nossa campanha ‘Go ve-gan’ de março vai exortar as pessoas a não comerem car-ne como a única garantia de evitar a contaminação.”

Os ativistas esperam que a nova estratégia contra as cadeias de abastecimento, com filmes sobre os mata-douros, tenha impacto sobre os consumidores. “Nós sa-bíamos dessas práticas da in-dústria há anos, mas as pes-soas fecham os olhos”, diz Justin Kerswell, gerente de campanhas do vegano Viva!.

O Viva! e outros grupos receberam apoio do Unep (o programa das Nações Unidas para o meio ambiente), que, esta semana recomendou aos europeus que reduzam o con-sumo de proteína animal.

O autor do relatório do Unep, Mark Sutton, disse ao Metro que a cadeia de abastecimento é “insusten-tável”, polui o ambiente e traz problemas à saúde.

METRO INTERNACIONAL

Alimentação. Após escândalo da carne de cavalo, entidades de proteção aos animais lançaram campanhas para estimular a mudança de hábito dos consumidores. E estão ganhando adeptos

Nestlé retirou das prateleiras produtossob suspeita | PAUL HANNA/REUTERS

Onda vegetariana invade a Europa

Após a tentativa fracassada de formar um governo tec-nocrata, o premiê tunisiano, Hamadi Jebali, renunciou ao cargo. “Prometi que se mi-nha iniciativa não fosse bem sucedida, eu renunciaria e eu já o fiz”, disse ele, na TV.

Jebali (membro de um par-tido islâmico) havia proposto formar um gabinete apolíti-co, sem consultar o restante dos correligionários. A pro-posta foi rechaçada.

No mês passado, a Tunísia voltou a mergulhar na insta-bilidade, após o assassinato do líder opositor Chokri Bel Aid. Ele foi morto a tiros, e há suspeita do envolvimento de radicais islâmicos. METRO

Tunísia. Sem apoio, premiê deixa o cargo

Jebali falhou em formarum governo tecnocrata

ZOUBEIR SOUISSI/REUTERS

Desempenho cresce com a carga horáriaMatricular os fi lhos em tempo integral ou colocá-los em atividades extras traz benefícios PÁG. 15

RIO DE JANEIROQuarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Governo prevê mudanças no RevalidaMedidas devem facilitar avaliação e aceitação de médicos formados no exterior PÁG. 15

ANDRÉ PORTO/METRO

ANDRÉ PORTO/METRO

Participação em competições de conhecimento garante projeção aos alunos e atrai cada vez mais estudantes PÁG. 14

NERD, SIM, ECOM ORGULHO

Cássio dos Santos Sousa conquistou 25 medalhas em olimpíadas e já cursa o terceiro

ano de engenharia do ITA, com apenas 19 anos

Para Karla Ugayama, o contato com outras crianças nasatividades extras é importante

para o filho Rafael

EDUCAÇÃO

Escola adota valores da vida modernaDepois de fazer parte de um programa-piloto nas escolas de Ensino Médio, agora é a vez do Ensino Fundamental adotar os princípios da edu-cação financeira.

O objetivo é melhorar a relação do brasileiro com o dinheiro ainda na infância por meio da conscientização de que a moeda existe, mas não pode satisfazer todas as necessidades ou vontades de todos os indivíduos.

No Ensino Médio a expe-riência foi aplicada durante um ano e meio em 900 esco-las com jovens com idade en-tre 15 e 21 anos. O objetivo agora é levar a iniciativa pa-ra o maior número possível de escolas.

“Estamos trabalhando em parceria com o MEC [Minis-tério da Educação] para dis-seminá-la da melhor forma”, afirma Silvia Morais, supe-rintendente da AEF Brasil (Associação de Educação Fi-nanceira do Brasil).

O balanço da ação até o momento é visto de forma

bastante positiva e foi docu-mentado pelo Banco Mun-dial. “Observamos que, quando o jovem é apre-sentado a atividades que envolvam a edu-cação financeira, ele se torna capaz de plane-jar, poupar, contribuir com o pai e com a mãe e melhorar a gestão fi-nanceira da família”, afir-ma Silvia.

Para os pequenos, o cur-rículo está em fase de ela-boração. “Investimos um ano e meio na elaboração de um material destina-do à faixa etária de 6 a 14 anos. Estamos na fase de fechamento do livro e en-tre 2014 e 2015 começare-mos a implementar o pro-jeto”, afirma Silvia.

Operações matemáticas básicas envolvendo exem-plos de empréstimos, no-ções de previdência e aposen-tadoria e planejamento para compras de bens pessoais são alguns dos temas que devem fazer parte da grade.

Se antecipando ao programa, o Colégio Es-trela Sirius, na capital pau-lista, aplica a medida como atividade extracurricular há dois anos e já vê os re-sultados. “Os alunos não ti-nham noção sequer da va-loração do dinheiro. Para se ter uma ideia, muitos alu-nos acumulavam moedas nas mochilas por julgarem

que dinheiro só é válido no formato de papel. Hoje es-tamos conseguindo mudar isso”, afirma Nadir Aprigio Bispo, professora de língua portuguesa dos Ensino Fun-damental 2 e médio.

Educação financeira. Assunto fará parte da grade curricular do Ensino Fundamental em até três anos

Finanças devem ser sustentáveisPrimeiro é preciso di-zer que o esforço do go-verno não vem de agora. Desde 2009, o Projeto de Lei 171/09 tramita com a preocupação de inserir a educação financeira na grade escolar da rede pú-blica. Fora isso, a Porta-ria 723, do Ministério do Trabalho e Emprego, ga-rante ao jovem aprendiz o acesso à disciplina.

E iniciativas do tipo são imprescindíveis à fa-mília brasileira. Quanto mais cedo entrarmos nas escolas para trabalhar na causa, mais fácil será fa-zer com que as crianças tenham hábitos corretos. A criança tem que ter orientações no que se re-fere a poupar, ou então entraremos em colapso.

Análise

PATRÍCIAGUIMARÃESMETRO SÃO PAULO

REINALDO DOMINGOSEducador financeiro

12 EDUCAÇÃO RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

ESPECIAL+

Oportunidades. Universidades abrem períodos de matrículas e pré-matrículas para aprovados no Vestibular 2013. Página online gratuita oferece atividades de reforço para alunos do Ensino Fundamental

Fique de olho

Reforço digital para a educação cariocaOs alunos da Educação In-fantil e do Ensino Funda-mental podem aprovei-tar uma ferramenta online para o fortalecimento de seus conhecimentos. A Se-cretaria Municipal de Edu-cação (SME) disponibili-za uma página na web com atividades de todas as disciplinas.

A ferramenta apresenta conteúdo autoexplicativo que ajuda na compreensão de quem pratica os exer-cícios propostos no site. O conteúdo pode ser acessado de qualquer computador.

Há também material de apoio disponível para os professores da rede pública. Até mesmo alunos da rede particular podem usar o sis-tema como visitantes. Para acessar o programa: http://www.educopedia.com.br. METRO RIO

Gratuito

Professores do Ensino Fundamental terão formaçãoProfessores alfabetizado-res da rede pública de todo o país deverão receber for-mação de orientadores pa-ra garantirem melhor pre-paro das aulas das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A medida começa a va-

ler a partir de março e tem o objetivo de melhorar o ní-vel de alfabetização dos pe-quenos, permitindo que, além de ler, eles possam produzir pequenos textos com autonomia. A ação faz parte do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Cer-ta e, ao final do processo, haverá uma avaliação apli-cada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pes-quisas Educacionais Anísio Teixeira) a fim de checar to-do o projeto de aprendiza-gem do aluno. METRO

Alfabetização

Atenção às datas da pré-ma-trícula da Uerj, da matrícula da UFRRJ e do início das au-las da PUC-Rio.

• Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Os alunos aprovados no Vestibular 2013 têm até amanhã para fazer a pré-matrícula. Para mais informações acesse: www.uerj.br.

• UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Alunos aprovados para os cursos de arquitetura, história e pedagogia, entre outros do campus Seropédica, devem se matricular hoje. Locais e horário para a matrícula no site: www.ufrrj.br.

• PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). As aulas do primeiro semestre letivo de 2013 começam dia 1o de março. Para mais informações, acesse: www.puc-rio.br.

Vestibular 2013

Finanças

“A ideia é que os alunos saibam tomar

decisões saudáveis para a vida deles e para a

sociedade.”

SILVIA MORAIS, SUPERINTENDENTE

DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO

FINANCEIRA DO BRASIL

VEJA O CRESCIMENTO

0

180.000

360.000

540.000

720.000

900.000

1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

16.000

24.000 46.000

60.000

76.445

123.001

187.434*

306.000

350.000

445.009

868.171**

786.000

803.218

785.191

* COM A INCLUSÃO DA ASTRONÁUTICA ** ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA FONTE: OBA (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA)

Número de alunos participantes da OBA

Nos últimos cinco anos, o número de participantes da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáu-tica) aumentou 76,4%, pas-sando de 445 mil alunos em 2008, para 785 mil em 2012. O mesmo aconteceu com o IYPT Brasil – compe-tição científica nacional que determina quais brasileiros participarão do Torneio In-ternacional de Jovens Físi-cos: enquanto a fase final contava com 10 equipes em 2010, em 2013 a mesma de-verá apresentar 24 equipes.

Tal aumento sugere que não apenas a divulgação das olimpíadas de conhecimento tenha melhorado mas tam-bém a forma como as pessoas passaram a enxergar quem participa de tais olimpía-das, enfraquecendo os efei-tos do bullying. “O problema dos nerds só existe nas esco-las. Numa empresa, quanto mais nerd a pessoa for, me-lhor”, diz o físico e também coordenador da OBA, João Batista Canalle, que reforça que alguns dos campeões das olimpíadas de conhecimen-to já estão até terminando doutorados.

Vida realO estudante de engenharia da computação Cássio dos Santos Sousa, por exemplo, com apenas 19 anos já rea-

lizou grandes feitos: possui 25 medalhas adquiridas em olimpíadas de conhecimen-to e já cursa o terceiro ano de engenharia da computa-ção do ITA (Instituto Tecnoló-gico de Aeronáutica). “Duran-te o ensino médio, chegava a dedicar mais de 10 horas diá-rias aos estudos”, conta o jo-vem com orgulho. “Ser nerd é saber muita coisa e é preci-so ter orgulho disso.”

Desafio constanteSegundo a psicóloga Priscila Rocha de Souza, tais jovens são, normalmente, movi-dos por desafios. “Eles que-rem vencer limites. Veem a competição como um desa-fio que deve ser ultrapassa-do”, explica.

E o próprio Sousa é um exemplo disso. “Estudar tem a ver com as metas que se pretende atingir em nome de grandes conquistas.”

Em nome do conhecimento. Em busca de conquistas e de um futuro promissor, estudantes passam a se dedicar mais às olimpíadas, como as de física e de astronomia, e ainda modificam os olhares da sociedade

Aos 19 anos, Cássio dos Santos Sousa estuda no ITA e já coleciona 25 medalhas | ANDRÉ PORTO/ METRO

Orgulho de ser gênio

ELIANEQUINALIAMETRO SÃO PAULO

VOX POPULI

Para eles, ser nerd é...

“Alguém que se esforça para se destacar em uma área.”

IVAN TADEU F. A. FILHO. 17 ANOS

40 MEDALHAS

“Ser nerd envolve todo um estilo de vida ligado ao amor à ciência, à tecnologia e ao conhecimento.”

LARISSA AQUINO, 18 ANOS

4 MEDALHAS

“Algo diferente da imagem forjada pelos filmes que retratam uma pessoa isolada.”

BRENO LEVÍ CORRÊA, 18 ANOS

15 MEDALHAS

“Diga aos seus filhos para serem legais com os nerds, pois eles serão empregados deles.”

JOÃO BATISTA GARCIA CANALLE,

FÍSICO E ASTRÔNOMO

Talento incompreendidoA pesar de estarmos em um momento da educação no qual a prática de qualquer discriminação é condenada – pelo menos na teoria –, há ainda quem receba críticas por ser considerado inteli-gente demais.

Este é o caso do jovem Lucas Bartoszik, de 15 anos, que já participou de dez olimpíadas e ganhou cinco medalhas – a mais recente de ouro na OBA 2012.

“Já sofri muito precon-ceito por não fazer coisas que a maioria dos adoles-

centes da minha idade faz, mas hoje não ligo mais para as críticas”, diz o estudante de escola pública e morador da zona rural do Paraná.

Segundo ele, os comen-tários dos colegas de escola só diminuíram depois que as medalhas começaram a chegar. “Diminuiu bastan-te depois do resultado das olimpíadas. Mas, de verda-de, não ligo. Sei que estou no caminho certo.”

E tal caminho não pode-ria ser mais promissor: Bar-toszik, que sonha seguir a

carreira científica em físi-ca, até na faculdade já pas-sou. “Passei no vestibular da Unicentro, que fica em Gua-rapuava, mas em breve vou tentar a USP (Universidade de São Paulo) ou tentarei al-go pelo Ciências sem Fron-teiras”, afirma.

Hoje, Bartoszik divide seu dia entre o trabalho no campo, onde ajuda os pais agricultores, e os estudos. “Dedico duas horas para os estudos, trabalho e me em-penho no meu artigo sobre relatividade.”

14 EDUCAÇÃO RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

No ano passado, 782 médicos com diplomas obtidos no ex-terior fizeram o Revalida (Exa-me Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expe-didos por Instituições de Edu-cação Superior Estrangeiras). Desses, apenas 77 foram apro-vados para clinicar no Brasil.

O baixo índice de aprova-ção verificado ao longo dos últimos anos (em 2010, por exemplo, apenas 0,4% dos candidatos foram aprovados)

levou o governo a discutir uma alternativa para facilitar a validação desses diplomas.

Entre as principais razões para tal preocupação está a fal-ta de profissionais que atuem, sobretudo, nas regiões mais afastadas do país. De acordo com o projeto em discussão, o padrão de dificuldade das questões deixará de ser defi-nido por professores e médi-cos, como ocorre atualmente. A proposta é que candidatos

estrangeiros sejam submeti-dos ao mesmo teste aplicado a estudantes no país e apre-sentem o mesmo nível para que sejam aprovados. Outra proposta que está em análise pelos Ministérios da Saúde e da Educação é a de dispensar o candidato do exame de vali-dação, desde que faça um es-tágio de dois anos no Sistema Único de Saúde. Para os defen-sores da mudança, a flexibili-zação do Revalida aumentará, em curto prazo, o número de profissionais atuantes.

Por outro lado, as princi-pais entidades da área de saú-de são contra as mudanças no Revalida. “A qualidade e a in-fraestrutura dos cursos de medicina na Argentina, Bo-lívia e Equador são inferio-res às das universidades na-cionais. Por isso, o índice de aprovação no Revalida é bai-xo”, diz Florisval Meinão, pre-sidente da Associação Paulis-ta de Medicina.

“O Revalida é de nível me-diano e, até, mais fácil do que a nossa prova de residência médica. Ao facilitar o exame estamos desvalorizando os médicos formados no Brasil e colocando em risco a popu-lação”, diz Renato Azevedo Jú-nior, presidente do Conselho Regional de Medicina.

METRO

Medicina. Validação do diploma estrangeiro pode mudar. Governo discute alternativas para facilitar a aprovação dos candidatos estrangeiros e aumentar o número de médicos no país

Revalida em discussão

As mudanças não são positivasÉ difícil expressar com fir-meza e convicção a qualifi-cação dos médicos diploma-dos no exterior. Esses profissionais não de-vem ter conhecimento do nosso Código de Ética Médi-ca, das leis vigentes no Bra-sil, sobretudo da Constitui-ção Federal e domínio do SUS na sua essência. Por is-so, acredito que mudanças na metodologia do Revalida não são positivas.

DALVÉLIO MADRUGADiretor e membro da comissão de ética do CFM

Análise

Mudança garantirá igualdadeA flexibilização do Revali-da não diminuirá a quali-dade dos médicos no país. Vai é garantir igualda-de para que as regras pa-ra o médico formado fo-ra do Brasil sejam iguais às aplicadas para os médi-cos formados no país. Se o médico brasileiro tem competências, o estrangei-ro, como será submetido ao mesmo grau de avalia-ção, terá o mesmo padrão.

ROGÉRIOCARVALHO (PT- SE)Deputado e apoiador da mudança

Análise

Tempo que agrega conhecimento

Karla preferiu deixar seu filho em um curso fora da escola | ANDRÉ PORTO/ METRO

Deixar os filhos o dia todo na escola pode ser benéfico e o desempenho é um sina-lizador disso.

O argumento é simples: quanto maior o tempo na escola, mais se aprende. “Os alunos do integral obtêm melhores notas que os de-mais”, garante Rosa Filome-na I. Elias, coordenadora de um colégio particular.

E no ensino público a conclusão não é diferen-te. Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, as instituições que aderiram ao modelo “Esco-la de Tempo Integral” - pro-grama que prorroga o horá-rio de aula do Ensino Médio -, viram melhoras no de-sempenho dos alunos. “No exame de leitura e interpre-tação de texto, os estudan-tes do terceiro ano tiveram uma melhora de 81% em se-

te meses”, diz Valéria Souza, coordenadora do programa.

Amanda Brito, de 15 anos, foi uma que melho-rou suas notas no perío-do. “Em matemática, mi-nhas notas passaram de

cinco para sete”, relata a estudante de uma escola pública.

Segundo ela, ainda que tivesse a opção, não aban-donaria os cursos da esco-la. “Seria mais prático fazer

o cursinho daqui, pois já co-nheço os professores”, diz.

Decisão dos paisMas se para alguns alu-nos fazer cursinho ou estu-

dar em tempo integral po-de ser equivalente, para os menores a decisão por um outro curso exige ponde-ração. “São opções que os pais precisam conversar com seus filhos de acor-do com o próprio perfil e necessidades”, diz Tatiana Martinez, diretora de ou-tro colégio particular.

Segundo ela, no cur-so integral os pais contam com a segurança da esco-la, mas fora seus filhos po-dem experimentar novos desafios e possibilidades.

Karla L. Ugayama, de 35 anos, por exemplo, foi uma que preferiu matricu-lar seu filho Rafael, de 3 anos, em um curso de na-tação fora da escola. “Pre-feri para que ele tivesse o contato com outras crian-ças”, conta a mãe. METRO

ÍNDICE DE APROVAÇÃO DO REVALIDADo total de inscritos nos últimos três anos, a média de aprovados foi de 6,6%

FONTE: INEP (INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA)

TOTAL DE INSCRITOS APROVADOS

0.000000

243.333333

486.666667

730.000000

201220112010

507

2

677

65

782

77

411 182 69 50 33 28

A MAIORIA DOS INSCRITOS NO REVALIDA DE 2012 FOI DIPLOMADA

NOS SEGUINTES PAÍSES

Cuba Argentina Paraguai Peru ColômbiaBolívia

15RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com EDUCAÇÃO

2CULTURA

16 CULTURA RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

Led Zeppelin

Robert Plant

O roqueiro afirmou que está aberto a uma

reunião com o Led Zeppelin no ano que

vem, e que ele está com a agenda vazia para

2014. Em entrevista ao 60 Minutes, ele disse

que está só esperando a confirmação de Jimmy Page e John Paul Jones

para fazer o encontro da banda e culpa o signo dos dois (ambos são capricornianos) pela

demora.

O ator e cantor Sean Christopher interpreta Michael Jackson no espetáculo “Triller Live”, que estreia sexta-feira, no Citibank Hall | BIA ALVES/ METRO RIO

Maior astro pop de todos os tempos, Michael Jackson tem sua obra revista e celebra-da no palco. Após passar por 23 países, desde sua primeira apresentação, em 2007, em Londres, o musical “Triller Li-ve Brasil Tour” agora aporta no país – o primeiro da Amé-rica do Sul a recebê-lo. A es-treia é sexta-feira, no Citi-bank Hall, na Barra da Tijuca.

Com produção inglesa, o elenco do espetáculo, que custou R$ 10 milhões, conta com brasileiros como a can-tora e atriz Leilah Moreno e Renato Marx, além de quatro meninos que se revezam no palco dando vida à MJ crian-ça. Em cena, uma viagem mu-sical que começa pela época do Jackson Five, e mais de 30 hits, entre eles “Thriller”, “ABC” e “Bad”, interpretados por 50 artistas. Um dos ápices é a execução da famosa co-reografia “Moonwalk”.

“É a primeira vez que com-binamos elenco de vários paí-ses e acho que os melhores dançarinos do Brasil estão no espetáculo. Michael era per-feccionista em tudo, em sua dança, técnica. Então, pa-ra definir, o critério princi-pal era que tivessem a mes-ma paixão pela arte que ele tinha”, conta Gary lloyd, dire-tor e coreógrafo do musical.

Adrian Grant, diretor cria-tivo, conta que Michael che-gou a aprovar o espetácu-lo, mas não o assitiu. “Tive o privilégio de conviver al-guns anos com M.J. e presen-

ciar momentos dele com os fãs. Não é verdade que ele era uma pessoa fechada. O sorri-so dele... ele era incrível de se estar ao lado. Ele adorava o musical e todo ano mandava sua equipe filmar. Infelizmen-te não deu tempo de ele ver, mas seus irmãos foram, Janet [Jackson] chorou muito”.

Leilah Morena, uma das que interpretam os sucessos de M.J., diz estar vivendo um sonho: “Descobri minha vo-cação artística por causa dele,

aos 5 anos fazia cover. Quan-do ele morreu, não quis as-sistir nada. Quero preservar o que conheci dele ainda criança e agora, aqui”.

No Citibank Hall (avenida Ayrton Senna, 3.000, Barra da Tijuca. Tel.: 2156-7300). De R$ 100 a R$ 200. Ingressos: www.ticketsforfun.com.br

Musical. Produção inglesa, espetáculo “Thriller Live Brasil Tour”, que estreia sexta-feira, celebra os mais de 40 anos de carreira do maior ídolo pop da história. Elenco tem atores e dançarinos brasileiros interpretando hits do cantor

Michael Jackson vive!“A versão trazida para o Brasil garante a experiência de fazer o espectador se sentir num show do Michael, seja na música ou na performance dos bailarinos.”EDSON CABRERA JÚNIOR, PRODUTOR DO ESPETÁCULO

Pedro, Felipe, Isacque e Diego: talentos mirins dão show | BIA ALVES/ METRO RIO

Quatro pequenos grandes talentos se revezam em “Thriller Live”. São os ca-riocas Isacque Lopes, mo-rador de Oswaldo Cruz, e Felipe Adetokunbo, de Pi-lares, ambos de 12 anos, e os paulistas Diego Jime-nez, 12, e Pedro Henrique, 10. Escolhidos através de audições, eles eliminaram mais de 50 concorrentes de todo país.

“É muito bom repre-sentar o Michael, porque ele transmitia alegria, fa-zia coisas que ninguém esperava. Agora, vou pas-sar um pouco disso”, con-ta Felipe.

Interpretar um ícone pop também enche de or-gulho o caçula da turma, Pedro: “Ele colocava pa-ra fora o que vinha do co-ração”. Isacque lembra o “brilho especial” de M.J.. “Comecei a dançar, aos 5 anos, por influência de-le. Ele era extraordinário”. Diego completa: “Michael sempre deixava as pes-soas felizes. Me sinto bem e feliz no palco, sendo um pouco ele”. G.F.G.

Cantores mirins se revezam como M.J.

No elenco

Alexander Ko, a brasileira Leilah Moreno e Adam Bernard | BIA ALVES/ METRO RIO

Elenco em performance de “Smooth Criminal”| BIA ALVES/ METRO RIO

GISLANDIAGOVERNOMETRO RIO

17RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com CULTURA

O Metro apresenta as concorrentes ao Oscar de Melhor Atriz, que esse ano traz performances muito marcantes, e grande disparidade na idade das indicadas. Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis quebram recordes nessa edição, sendo a primeira a atriz mais idosa indicada, e a segunda, a mais nova. Os fi lmes abaixo estão em cartaz nos cinemas e a cerimônia de premiação será domingo, às 21h30, em Los Angeles

METRO POA

Disputa de diferentes gerações

1Jennifer Lawrencepor ‘O Lado Bom da Vida’

Em plena ascenção. Assim po-de ser definida a carreira da atriz, que brilha no papel de Tiffany, a perturbada, mas fascinante viúva. É a favorita.

2Jessica Chastain por ‘A Hora Mais Escura’

Chastain consegue capturar a essência da agente da CIA, Maya, completamente foca-da no trabalho. A diretora Ka-thryn Bigelow é a responsáel por fazer um retrato mais realista das mulheres. Isto é, sem cair em esterótipos co-mo colocar par romântico, ou questões pessoais em jogo. 3

Emmanuelle Riva por ‘Amor’Michael Haneke fez em “Amor” o retrato de um casal no fim da vida, mas não no fim do senti-mento. O que torna tudo mais devastador. Emanuelle Riva consegue transmitir isso mui-to bem, em sua expressão quase que apocalíptica. É a atriz mais velha já indicada. Completará 86 anos no dia.

4Aos nove anos, a atriz é a mais jovem indicada no Oscar. No filme, ela vive em uma comu-nidade miserável isolada às margens do rio. Mais do que criticar a sociedade americana, o filme mostra a forte e bonita relação entre a filha e seu pai. 5Naomi Watts por

‘O Impossível’ A atriz volta a exibir uma boa atuação, sendo indicada pelo papel de Maria, a mãe de uma família que é separada pela famigerada Tsunami de 2004. O filme então mostra toda a tensão na busca pelos filhos. Sua atuação é o que dá mais brilho ao filme.

Quvenzhané Wallis por ‘Indomável Sonhadora’

18 VARIEDADES RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com

Para falar com a redação: [email protected] também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Metro web

Metro Pergunta

Siga o Metro no Twitter:

@jornal_metroRJ

Leitor fala

@br_pedrooAchei uma ótima medida. A presidente Dilma acertou em cheio e vai ajudar muitas famílias.

@khiv_fluMuito boa. Esse dinheiro será muito útil e vai ajudar milhares de brasileiros que vivem em condições precárias.

@mdragonBastante válida. Esse dinheiro é importante para muitas famílias brasileiras.

Metrô do CateteVenho denunciar a arbitrariedade come-tida pelo Metrô Rio, que continua a fe-char a Estação Catete, no Réveillon e no Carnaval. O Metrô alega falta de movi-mento, mas só não há movimento nes-sa época? O Catete, mesmo em dias nor-mais, tem enorme fluxo de pessoas. Além do Catete, fecham a saída da rua do Catete e da estação Largo do Macha-do, ficando apenas a da praça aberta, com a escada rolante desligada! Alegam que escadas rolantes são desligadas para evitar acidentes com fantasias, mas as estações de Copacabana têm escadas ro-lantes e não são desligadas, mesmo com maior movimento de blocos que aqui. DULCE M. SANTOS - CATETE, RJ

Usuários de crackA internação dos usuários de crack é um assunto muito complicado. Alguma coi-sa realmente precisava ser feita, mas é preciso garantir que eles estão recebendo um tratamento adequado e não apenas sendo retirados das vias públicas.DANILO SILVA – GLÓRIA, RJ

O governo anunciou mudanças no Bolsa Família. As famílias beneficiadas agora receberão R$ 70 por pessoa. O que achou dessa medida?

Horóscopo

Áries (21/3 a 20/4) Aposte nas emoções e clima familiar do dia. Deixe a sua individualidade de lado por um momento para que você possa se misturar melhor com as outras pessoas.

Touro (21/4 a 20/5) Estresse com bens materiais. Não deixe que assuntos relacionados ao dinheiro atrapalhem o bom enten-dimento que você tem com as pessoas. Procure ter tato.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Procure entender melhor as emoções das pessoas. Seja mais compreensivo e você verá que as pessoas estão apenas se defendendo dos seus próprios temores.

Câncer (21/6 a 22/7) Algumas ideias e sugestões podem não agradar os seus sonhos e ideais familiares. Dia de questionar mais a opinião das pessoas e proteger seus entes queridos.

Leão (23/7 a 22/8) Deixe os seus sentimentos saírem de dentro de você. Alguns problemas que você está acumulando podem ser mais facilmente resolvidos se você se soltar mais.

Virgem (23/8 a 22/9) Temas familiares surgindo e tomando uma parte maior do seu tempo. Evite tentar deixá-los em segun-do plano pois eles poderão aumentar de tamanho rapidamente.

Libra (23/9 a 22/10) Período de reflexões e estudo de proje-tos que podem envolver riscos financeiros. Procure o conselho de pessoas mais experientes que possam lhe instruir.

Escorpião (23/10 a 21/11) Dia de discutir com amigos e fami-liares novos rumos a seguir ou adaptações que possam ser neces-sárias para que o seu grupo viva com mais tranquilidade.

Sagitário (22/11 a 21/12) Pausa para se aproximar mais das pessoas e se interessar por elas. Não vai adiantar nada querer se-guir com seus planos sem o necessário apoio dos outros.

Capricórnio (22/12 a 20/1) Prepare-se para lidar com o lado emocional das pessoas. Questões pessoais e assuntos de família precisam de mais atenção da sua parte. Não seja desatento.

Aquário (21/1 a 19/2) Está na hora de sossegar um pouco e dar mais espaço para os outros se aconchegarem ao seu redor. Valorize as pessoas com as quais você convive todos os dias.

Peixes (20/2 a 20/3) Dia de receber as pessoas. Elas precisam de mais apoio e sabem que você é a pessoa certa para deixá-las mais seguras. Abra o seu coração mais um pouquinho.

Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Samsung traz três modelos para o Brasil

A Samsung iniciou ontem a venda de três produtos no Brasil: dois smartphones e uma câmera fotográfica.

A Galaxy Câmera era o lançamento mais aguarda-do. Com tela touchscreen de 4,8 polegadas, ela roda diversos aplicativos de foto-grafia. Assim, o usuário po-de capturar a imagem, tra-tá-la e compartilhar na web, diretamente do aparelho.

A câmera tem resolução de 16 megapixels, zoom

óptico de 21 vezes e co-nexão Wi-Fi. Será vendida por R$ 2.199.

Outra novidade que che-gou ao mercado brasileiro é a versão menor do Galaxy S3, com tela de 4 polegadas. O aparelho custa R$ 1.199.

Por fim, a Samsung também disponibilizou o Galaxy Grand Duos, um aparelho com tela de 5 po-legadas e suporte para dois chips. O preço de venda é R$ 1.399. METRO

Lançamento. Galaxy Câmera, Galaxy S3 míni e Galaxy Gran Duos já estão à venda nas lojas

O Galaxy S3 ao lado da versão míni | RALPH ORLOWSKI/ARQUIVO/REUTERS

O gigante da internet está planejando abrir lojas como as do varejo comum, segun-do o site 9to5Google.

Uma fonte “extremamen-te confiável” disse aos respon-sáveis pela página que a ideia é inaugurar estabelecimentos físicos nas maiores metrópo-les dos Estados Unidos

As lojas serviriam para que os consumidores testas-sem produtos Google, como os smartphones Nexus e os notebooks com o sistema operacional Chrome.

Outra função seria apre-sentar o Google Glass, o ócu-los-computador da compa-nhia. METRO COM AGÊNCIAS

Varejo. Google estuda abrir lojas físicas nos EUA

Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano

e Zé Roberto; Vargas e Barcos (Welliton). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho,

Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga

FLUMINENSE

GRÊMIO

• Estádio. Engenhão, às 22h • Transmissão. Rede Globo,

TV Bandeirantes e Rádio Bradesco Esportes FM (91,1)

3ESPORTE

19RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013www.readmetro.com ESPORTE

O Fluminense enfrenta o Grêmio, hoje, às 22h, no En-genhão, pela segunda parti-da do Grupo 8 da Libertado-res, no duelo mais esperado da rodada. O tricolor carioca vem de vitória, sobre o Cara-cas, na Venezuela, enquanto o time gaúcho perdeu na es-treia, em casa, para o Hua-chipato, do Chile.

O duelo entre brasileiros e candidatos ao título tem tudo para ser emocionante. As duas equipes estarão com suas forças máximas. Pela pri-meira vez no ano, o técnico Abel Braga vai poder escalar o time que ele considera ideal, com o meia Deco e o zagueiro Gum, recuperados de lesão.

Desfalque na estreia da Li-

bertadores por ter tomado um medicamento que con-tinha corticoide, substância proibida, Thiago Neves está confirmado.

Don JuanO treino foi em clima descon-traído. Segunda-feira, um ví-deo vazou na internet com imagens do camisa 9 dan-do um beijo em uma garota montada em uma moto, em uma avenida em Belo Hori-zonte. Os companheiros pas-saram a atividade pedindo um beijo ao “Don Juan” das Laranjeiras. Torcedoras tam-bém queriam um selinho do ídolo. Uma delas levou uma garrafa de vinho para tomar com o artilheiro. METRO RIO

Clássico brasileiro. Em meio às brincadeiras pelo vídeo que vazou na internet com imagens de Fred beijando uma motociclista em BH, Flu treina forte e enfrenta o tricolor gaúcho com sua força máxima, hoje, pela Libertadores

Fãs pediram ‘selinho’ a Fred, ontem, no treino | FABIO TEIXEIRA/PHOTOCAMERA

‘Don Fredon’ pega o Grêmio

Pedido de fiança será julgado hoje

Reapresentação e foco no Duque de Caxias

Depois de vencer o Audax, por 2 a 0, no último do-mingo, o Vasco se reapre-sentou ontem, em São Ja-nuário, de olho no Duque de Caxias, adversário de domingo, às 16h, em Ma-caé. Vice-líder do Grupo A, com 13 pontos, atrás do Botafogo, o cruzmaltino precisa vencer para não correr risco de ficar de fo-ra da semifinal da Taça Guanabara. METRO RIO

Jeff erson minimiza briga com Seedorf

O goleiro Jefferson mini-mizou ontem a discussão que teve com o meia See-dorf, domingo, na derrota por 1 a 0 para o Flamengo: “Coisa de jogo, aconte-ce o tempo todo. Sem ressentimentos.” Líder do Grupo A com 14 pon-tos, o Alvinegro recebe o Boavista, domingo, às 16h, no Engenhão, por vaga na semifinal da Ta-ça Guanabara. METRO RIO

Gabriel treina e deve estrear contra o Olaria

Contratado há mais de um mês, o meia Gabriel, ex-Bahia, deve, finalmen-te, estrear com a camisa do Flamengo, sábado, con-tra o Olaria, às 18h30, em Volta Redonda, no encer-ramento da fase classifica-tória da Taça Guanabara. O rubro-negro já está clas-sificado para a semifinal do turno do Estadual após a vitória sobre o Botafogo, domingo. METRO RIO

Flamengo Vasco Botafogo

Pistorius chorou bastante durante a audiência | SIPHIWE SIBEKO/REUTERS

Preso há uma semana e acusa-do de assassinar a namorada Reeva Steenkamp, 30, na úl-tima quinta-feira, o velocista paralímpico Oscar Pistorius, 26, não convenceu a promo-toria do caso a aceitar o seu pedido de fiança e viu o julga-mento ser adiado para hoje.

Para a promotoria o crime foi premeditado. Pistorius te-ria colocado suas próteses e caminhado pelo quarto antes de disparar quatro tiros atra-vés da porta trancada do ba-nheiro, matando a namora-da, que estava agachada.

Reeva, que era modelo, morreu após ser atingida três vezes. Durante a audiência, Pistorius chorou descontrola-damente, enquanto o promo-tor Gerrie Nel apontava os de-talhes do crime que chocou a

África do Sul. “A porta está fe-chada. Não há dúvida. Eu an-do sete metros e mato. O mo-tivo é: ‘eu quero matar’. É isso”, afirmou Gerrie.

Em depoimento juramen-tado lido pelo advogado de defesa Barry Roux, Pistorius afirmou que era “profun-damente apaixonado” por Steenkamp e que não teve a intenção de matá-la. ”Estou mortificado com a morte da minha amada Reeva”, dizia o

réu no depoimento. “Eu não consigo entender

como eu poderia ser acusado de assassinato, muito menos de um assassinato premedi-tado, porque eu não tinha in-tenção de matar a minha na-morada”, completou.

A defesa manteve o argu-mento de que os disparos não foram intencionais e que o medalhista olímpico acredi-tou que sua casa estava sendo invadida. Pistorius confessou ainda que dormia com uma pistola 9mm debaixo da ca-ma em sua casa em Pretória.

O funeral de Steenkamp ocorreu ontem no Cremató-rio Victoria Parkem, na cida-de de Port Elizabeth, na África do Sul. Pessoas que compare-ceram ao local protestaram contra Pistorius. METRO

“Se eu pego umaarma, caminho certa distância e mato uma pessoa, isso é premeditado.”GERRIE NEL, PROMOTOR DO CASO

“Estou mortificado com a morte da minha amada, por quem era apaixonado. Não tinha a intenção de matar a minha namorada. Não foi premeditado.”OSCAR PISTORIUS

Bruninho

Melhor do mundo

O levantador do RJX, Bruninho, foi eleito o

melhor da sua posição em 2012, após votação popular realizada pelo site italiano

Volleyball.it. Bruninho enfrentou o compatriota Raphael, que defende o

Trentino, da Itália, e venceu com votação apertada. Na decisão, Bruno teve 52%

dos votos.

Os funcionários do consór-cio que gerencia a reforma do Maracanã (formado pe-las empresas Andrade Gutier-rez e Odebrecht) foram rece-bidos ontem pelo governador Sérgio Cabral, que concordou em reajustar o salário em 11% (o sindicato da categoria pe-dia 15%).

Com isso, os funcionários, que tinham parado de traba-lhar na última segunda-feira ameaçando entrar em greve e atrasar a entrega do novo Ma-racanã, em maio, como exige a Fifa, voltaram ao batente.

O retorno dos operários, às 8h, aconteceu pouco antes da visita oficial de integrantes do Comitê Olímpico Internacio-nal (COI), que está no Rio des-de segunda-feira para avaliar o andamento das obras para a Olimpíada de 2016.

Sérgio Cabral ainda au-mentou o valor da cesta bá-sica mensal para R$ 330, exa-tamente como reivindicavam os trabalhadores, e ampliou o valor pago pelas horas extras trabalhadas em 80% (a pedida era 100%, mas as partes entra-ram em acordo).

“Vamos apresentar es-sa proposta aos trabalhado-res em uma assembleia nesta

quarta [hoje] ou quinta [ama-nhã]”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhado-res da Construção Pesada In-termunicipal do Rio de Janei-ro (Sintraicp), Nilson Duarte.

Funcionários começaram ontem a plantar as 65 pal-

meiras imperiais de cerca de 3 metros de altura cada uma, que ficarão no entorno do Ma-racanã. Elas vieram do Hor-to das Palmeiras, em Ilha de Guaratiba, o maior produtor de plantas ornamentais do es-tado. METRO RIO

Maracanã. Governador entra na negociação, atende maioria das reivindicações dos operários e trabalhadores retornam ao batente, pouco antes da visita do COI ao estádio

Operários devem aceitar a proposta feita pelo governador Sérgio Cabral e evitar a greve | ERBS JR./FRAME/FOLHAPRESS

Volta ao trabalho20 ESPORTE RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2013

www.readmetro.com

GRAMADO SEM CULPANo jogão de hoje pela Libertadores, Fluminense e Grêmio têm algo em comum: a crítica aos grama-dos. Mesmo vencendo na Venezuela, o Abel espina-frou o gramado do Caracas. E, com razão. O campo prejudicou o time de mais categoria, o Fluminense, que graças ao Fred, começou com vitória a compe-tição. Já o Vanderlei, por ter levado uma chinelada do desconhecido Huachipato dentro de casa, pre-feriu botar a culpa no seu próprio campo. Eu vi os dois jogos e acho que o Abel tinha razão, mas o nos-so Luxa, não. Se o campo do Grêmio estivesse tão ruim assim, a crítica deveria ter sido feita antes do jogo. O que não aconteceu. Hoje, no Engenhão, não há razão para se falar no campo. Que só vai atrapa-lhar quem não sabe jogar. É dos melhores do Brasil.

Até agora, não entendi a decisão do Fluminense de impe-dir que da sala de imprensa os coleguinhas tenham visão da área de estacionamento dos jogadores. A alegação foi de que os jogadores querem privacidade. A colocação de vidro fosco surpreendeu a todos e um titular tricolor me garante que não partiu deles a proibição.

Ainda acredito que o Carlos Eduardo, novo camisa 10 do Flamengo, vai emplacar aqui no futebol carioca. O cara ficou muito tempo no futebol russo e só veio para o Flamengo porque o Paulo Pelaipe o convenceu. Esta-va quase certo com o Santos, mas teve a garantia que aqui seria titular. Tem bola para isso.

Quando começou o campeonato, os rubro-negros la-mentavam a possibilidade de Vagner Love se mandar. E foi o que aconteceu. Só que, com a chegada do Hernane e a impossibilidade de fazer uma grande contratação, foi de Hernane, única opção. Artilheiro da Taça Guana-bara com 8 gols em 7 jogos, o atacante caiu no gosto da galera. Faz lembrar – e muito – o nosso Dadá Maravilha. Até mesmo no seu jeito humilde. Vendo as imagens aéreas do Maracanã, um verdadeiro canteiro de obras, custo a acreditar que estará pronto em 24 de abril para o jogo-teste obrigatório.

Coluna do Garotinho

JOSÉ CARLOS ARAÚ[email protected]

José Carlos Araújo escreve às quartas-feiras. É também comunicador das rádios

Bradesco Esportes e BandNews FM e apresentador do “Jogo Aberto Rio”, da Band.

Copa sem gol duvidoso

“Acredito que a nova proposta seja bem próxima do que querem os trabalhadores.” NILSON DUARTE,

PRESIDENTE DO SINTRAICP

O Bayern de Munique derro-tou o Arsenal fora de casa por 3 a 1, ontem, e ficou muito perto de uma vaga nas quar-tas de final da Liga dos Cam-peões. Agora, só um milagre classifica o time inglês, que precisa vencer por três gols de diferença, ou dois gols, desde que marque mais de três.

Se ganhar por 3 a 1, a de-cisão vai para a prorrogação.

Os gols do jogo foram marca-dos por Kroos, Müller e Man-dzukic. Podolski diminuiu pa-ra os donos da casa.

No outro jogo de ontem, o Porto derrotou o Málaga por 1 a 0, em Portugal. O jo-go de volta será dia 13 de março. Hoje, o Barça visita o Milan, e o Galatasaray pe-ga o Schalke 04, na Turquia.

METRO RIO

Liga dos Campeões. Porto e Bayern perto das quartas

Kroos abriu o placar para o Bayern | EDDIE KEOGH/REUTERS

Até hoje, alemães reclamam de um gol validado na decisão da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, a favor dos do-nos da casa. A bola chutada por Geoff Hurst explodiu no travessão e quicou na linha. O tento foi validado e os britâni-cos venceram o jogo por 4 a 2. No que depender da Fifa, es-sa situação ficará na história e não vai se repetir.

Ontem, a entidade anun-ciou que a Copa das Confe-derações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 – ambas dis-putadas no Brasil – utilizarão a tecnologia da linha do gol. Implementada no ano passa-do, durante a Copa do Mun-do de Clubes, o aparato ainda não foi colocado à prova.

“Com diferentes tecnolo-gias no mercado, a Fifa lançou hoje (ontem) um concurso que estabelece os requisitos técnicos exigidos para as duas próximas competições no Brasil”, informou comunica-do da entidade. Os sistemas “Hawk-Eye” e “GoalRef”, já utilizados, também passarão pelo processo. METRO

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA DA LINHA DO GOL (GLT)

Atualmente, o modelo empregado pela Fifa é composto por dois recursos: o “Hawk-Eye” e o “GoalRef”

O “Hawk-Eye” é um sistema de câmeras de alta velocidade espalhadas pelo estádio que captam a trajetória da bola e, assim, determina se o lance polêmico foi gol ou não, enviando avisos para o árbitro. É utilizado em esportes como tênis para conferência. É produzido na Inglaterra e pertence à Sony

Já o “GoalRef” posiciona sensores nas traves e dentro da bola. Em caso de gol, um aviso é enviado para um dispositivo semelhante à um relógio de pulso utilizado pelo árbitro. É feito na Alemanha

HAWK-EYE GOALREF

Para a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo de 2014, outras duas tecnologias podem ser utilizadas

GOL

44:38

GOL

44:38

sores nas traves e dentroas traves e dentro