2013 revista geração sustentável . dedo de gente

2
O ano da logística reversa Saiba o que o Governo, as entidades e as empresas estão fazendo para se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos Marina Silva: mudanças necessárias nos padrões de produção e consumo Cativa Natureza: cosméticos com rastreabilidade orgânica [ A N O 6 • E D I Ç Ã O 3 1 • R $ 1 4 , 9 0 ] A REVISTA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CORPORATIVO 2013

Upload: cpcd-bhz

Post on 13-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Bordados e casas de passarinho produzidas pela Dedo de Gente em destaque na Revista Geração Sustentável.

TRANSCRIPT

Page 1: 2013 Revista Geração Sustentável . Dedo de Gente

O ano da logística reversaSaiba o que o Governo, as entidades e as empresas estão fazendo

para se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Marina Silva: mudanças necessárias nos padrões de produção e consumo

Cativa Natureza: cosméticos com rastreabilidade orgânica

[ A N O 6 • E D I Ç Ã O 3 1 • R $ 1 4 , 9 0 ]

A REVISTA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CORPORATIVO

2013

GS capa 31 AF

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 16:14:08

Page 2: 2013 Revista Geração Sustentável . Dedo de Gente

Sustentando

GERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Decoração solidáriaDeixar a casa cheia de estilo pode contribuir para uma vida melhor a quem merece e precisa. As almofadas Solidarium são fabricadas por artesãos de fabriquetas ligadas à cooperativa Dedo de Gente, dirigidas por moças e rapazes do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. São dez fabriquetas: serralheria, marcenaria, bordados e arranjos florais, cartonagem, tinta de terra, casinhas para passarinhos livres e atédoces e licores. Recentemente, foram incorporadas as fabriquetas de cultura e tecnologia, com serviços na área de audiovisual e softwares. O site (www.dedodegente.com.br) informa: "(o propósito é) gerar possibilidades inovadoras de desenvolvimento humano e profissional, comprometido com os valores de nossa cultura e o ambiente em que vivemos". Aproximadamente 2 mil produtos diferentes já foram criados e 200 estão no portfólio permanente. São 85 cooperados e cerca de 70% do orçamento da cooperativa provêm das vendas. Muitos foram recrutados por empresas da região e dois montaram negócios próprios.

Recarregador limpoUma escultura de pequenos painéis solares, desenvolvida pelo designer francês Vivien Muller (vivien-muller.fr), recarrega gadgets usando somente a energia do sol. O Electree+, em forma de bonsai –miniárvore japonesa -, é modular e suas 27 "folhas" são pequenas placas fotovoltaicas de silício numa superfície total de 1.400 cm², com altura de cerca de 40 cm. A energia produzida pelos painéis durante o dia é armazenada em uma bateria interna de 14 mil mAh, que alimenta uma saída USB. Quando completa, é capaz de recarregar, por exemplo, um iPhone 5 nove vezes, ou um Galaxy S3 três vezes ou ainda um iPad2 duas vezes. Para conseguir a carga completa, é necessária a exposição ao sol por 36 horas. Isso significa que após quatro horas de exposição ele já é capaz de fornecer a recarga para um smartphone. O designer explica a escolha do formato de árvore: “A natureza tem selecionado ao longo de milhões de anos as estruturas mais eficientes de captação de energia solar. A forma de árvore é, portanto, a mais eficiente”. Com informações do Kickstarter (www.kickstarter.com).

6

Sustentando