2013 prova objetiva 2º anos 12-04 gabaritada texto para as questões 3 e 4. 3. os verbos podem...

25
1 Texto para as questões 1 e 2. http://www.google.com.br/imgres?q=propagandas+criativas 1. No outdoor há uma locução verbal que se repete. Quanto à predicação pode-se afirmar que: a) As duas apresentam a mesma predicação sendo ambas transitivas diretas. b) A primeira é transitiva direta e a segunda transitiva indireta, tendo como objeto a oração “o que é prioridade”. c) A primeira é transitiva indireta, tendo seu complemento iniciado pela preposição “o”, e a segunda é intransitiva. d) As duas apresentam a mesma predicação sendo ambas transitivas indiretas. e) A primeira é bitransitiva, tendo como complementos “o número de outdoors” e “em São Paulo; a segunda é transitiva direta tendo como complemento a oração “o que é prioridade”. Gabarito: A 2. No outdoor há apenas um verbo de ligação. Quanto à análise do predicativo que aparece logo após o predicativo, é correto afirmar: a) Trata-se de um predicativo de um sujeito desinencial. b) É o predicativo do objeto do pronome demonstrativo “o”. c) Tem como sujeito o pronome relativo “que”, que é o sujeito da oração em que está o verbo de ligação. d) Trata-se de um predicativo de um sujeito indeterminado. e) Tem como objeto o pronome relativo “que”, sendo, então, classificado como predicativo do objeto. Gabarito: C

Upload: lyhuong

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Texto para as questões 1 e 2.

http://www.google.com.br/imgres?q=propagandas+criativas

1. No outdoor há uma locução verbal que se repete. Quanto à predicação pode-se afirmar que:

a) As duas apresentam a mesma predicação sendo ambas transitivas diretas. b) A primeira é transitiva direta e a segunda transitiva indireta, tendo como objeto a oração “o que é

prioridade”. c) A primeira é transitiva indireta, tendo seu complemento iniciado pela preposição “o”, e a segunda é

intransitiva. d) As duas apresentam a mesma predicação sendo ambas transitivas indiretas. e) A primeira é bitransitiva, tendo como complementos “o número de outdoors” e “em São Paulo; a segunda

é transitiva direta tendo como complemento a oração “o que é prioridade”. Gabarito: A 2. No outdoor há apenas um verbo de ligação. Quanto à análise do predicativo que aparece logo após o

predicativo, é correto afirmar:

a) Trata-se de um predicativo de um sujeito desinencial. b) É o predicativo do objeto do pronome demonstrativo “o”. c) Tem como sujeito o pronome relativo “que”, que é o sujeito da oração em que está o verbo de ligação. d) Trata-se de um predicativo de um sujeito indeterminado. e) Tem como objeto o pronome relativo “que”, sendo, então, classificado como predicativo do objeto. Gabarito: C

LÍNGUA PORTUGUESA

2

Texto para as questões 3 e 4.

http://www.google.com.br/imgres?q=tiras+do+hagar&hl=pt- 3. Os verbos podem mudar a transitividade conforme o contexto. No quinto quadrinho, há uma fala de

Hagar e nela aparece um verbo: “está muito seco ultimamente”. Assinale a alternativa em que o verbo “estar” apresenta o mesmo sentido da tira.

a) Todas as pessoas felizes estavam no estádio. b) Atualmente percebe-se que a temperatura está cada vez maior. c) Os carros estavam onde deveriam estar. d) Todas as frutas colhidas estavam no cesto. e) Os livros de literatura estavam com a professora. Gabarito: B 4. Releia os trechos:

“Acho que poderíamos ter uma chuva, né?” e “Algumas pessoas não gostam mesmo de conversa fiada”. Quanto à análise dos termos destacados, pode-se afirmar:

a) O primeiro termo se liga ao verbo “achar”, sendo seu objeto direto; o segundo termo é um objeto indireto. b) O primeiro termo é um objeto indireto e o segundo, objeto direto. c) Os dois termos são objetos indiretos. d) Os dois termos são objetos diretos. e) O primeiro termo é objeto direto e o segundo, objeto indireto. Gabarito: E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - ESTILÍSTICA – FIGURAS DE LINGUAGEM / FUNÇÕES DA LINGUAGEM (Enem – 2010) Texto para a questão 5: A hora solene do meio-dia Aristarco aproveitava para distribuir uma merenda de conselhos, depois do canto e antes de outra de fatias, incomparavelmente mais bem recebida.

(Raul Pompeia, O Ateneu)

3

5. Neste trecho, a atitude “paternal” do diretor do internato é apresentada por meio de uma metáfora:

a) escolar. b) alimentar. c) solar. d) mercantil. e) teórica. Gabarito: B RESOLUÇÃO: O aconselhamento feito pelo diretor aos internos do Ateneu é apresentado por meio de uma metáfora em que o autor se utiliza de uma imagem alimentar: “merenda”. (Enem – 2010) Texto para a questão 6: Paulo era mais agressivo, Pedro mais dissimulado, e, como ambos acabavam por comer a fruta das árvores, era um moleque que a ia buscar acima, fosse a cascudo de um ou com promessa de outro. A promessa não se cumpria nunca; o cascudo, por ser antecipado, cumpria-se sempre, e às vezes com repetição depois do almoço.

(Machado de Assis, Esaú e Jacó) 6. Não se pode afirmar que:

a) há um confronto entre Pedro e Paulo. b) Paulo preferia agir pela força, pela ameaça. c) o cascudo era distribuído generosamente. d) Pedro agia pela tentação, pela dissimulação. e) Paulo sempre ficava em dívida com o moleque. Gabarito: E RESOLUÇÃO: Paulo não ficava em dívida com o moleque, pois “pagava-lhe” generosamente pelo serviço prestado, batendo nele. Texto para a questão 7.

O IDEAL DO CRÍTICO

Saber a matéria em que fala, procurar o espírito de um livro, encarná-lo, aprofundá-lo, até encontrar-lhe a alma, indagar constantemente as leis do belo, tudo isso com a mão na consciência e a convicção nos lábios, adotar uma regra definida, a fim de não cair em contradição, ser franco sem aspereza, independente sem injustiça, tarefa nobre é essa que mais de um talento podia desempenhar, se se quisesse aplicar exclusivamente a ela. No meu entender, é mesmo uma obrigação de todo aquele que se sentir com força de tentar a grande obra da análise conscienciosa, solícita e verdadeira.

(Machado de Assis) 7. Pode-se concluir desse fragmento que:

a) a função do crítico envolve procedimentos muito sérios, uma vez que as leis do sentimento devem sempre superar as leis da razão.

b) saber profundamente o assunto sobre o qual a obra tenha tratado, bem como buscar a justiça e a moral são as duas condições importantes no trabalho do crítico.

c) o trabalho do crítico fundamenta-se, entre outras coisas, no conhecimento, na busca da essência de uma obra e no equilíbrio analítico, evitando-se a arbitrariedade.

d) a franqueza sem grosseria e a independência sem injustiça constituem a nobreza do trabalho do crítico, pois sem esses atributos torna-se impossível atingir a alma de um livro.

e) uma análise conscienciosa e verdadeira torna-se, por fim, uma obra de arte. Gabarito: C RESOLUÇÃO: O trecho que formula os fundamentos do trabalho do crítico é “Saber a matéria em que fala, procurar o espírito de um livro (...) com a mão na consciência e a convicção nos lábios, adotar uma regra definida (...)”.

4

Texto para a questão 8. A triste verdade é que passei as férias no calçadão do Leblon, nos intervalos do novo livro que venho penosamente perpetrando. Estou ficando cobra em calçadão, embora deva confessar que o meu momento calçadônico mais alegre é quando, já no caminho de volta, vislumbro o letreiro do hotel que marca a esquina da rua onde finalmente terminarei o programa-saúde do dia. Sou, digamos, um caminhante resignado. Depois dos 50, a gente fica igual a carro usado, todo o dia tem uma suspensão, é a embreagem, é o radiador, é o contraplano do rolabrequim, é o contrafarto do mesocárdio epidítico, a falta de serotorpina folimolecular, é o que mecânicos e médicos disseram. Aí, para conseguir ir segurando a barra, vou acatando os conselhos. Andar é bom para mim, digo sem muita convicção a meus entediados botões, é bom para todos.

(João Ubaldo Ribeiro) 8. No período que se inicia em “Depois dos 50...”, a presença de palavras (algumas até inexistentes)

referentes a diversas áreas tem como resultado:

a) a criação de uma metáfora existencial, que opõe o ser humano aos objetos. b) a impossibilidade de compreensão, pelo uso de termos novos e desconhecidos. c) um eufemismo, ou abrandamento da expressão, evitando-se assim a referência à morte. d) um efeito humorístico, pelo uso paralelo de palavras da medicina e da mecânica. e) a invenção de uma metalinguagem, que recorre a termos médicos para substituir

expressões corriqueiras. Gabarito: D RESOLUÇÃO: O efeito humorístico, no trecho em questão, deve-se tanto à estranheza do vocabulário quanto à associação entre doenças e defeitos mecânicos. Os termos médicos são empregados com finalidade humorística, como se viu. 9. A indústria do café e seus desdobramentos proporcionaram o aparecimento de uma literatura que

buscou explorar o interior do Brasil, “deseuropeizando-o”, explorando a pluriculturização de um povo que se nutria da miscigenação. O momento literário que encontrou eco nesse momento histórico, no Brasil, foi o:

Disponível em http://www.italianosnobrasil.com.br/texto_1.htm

a) Romantismo b) Realismo c) Simbolismo d) Pré-Modernismo e) Neossimbolismo GABARITO: D COMENTÁRIO: a literatura que se preocupou com a interiorização do Brasil, expondo a “verdadeira face” do país foi o Pré-Modernismo.

5

10. No romance A hora da estrela (1977), de Clarisse Lispector, o narrador faz muitas observações acerca de Macabéa, tais como:

I. Há os que têm. E há os que têm. É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha.

II. Ela não pensava em Deus. Deus não pensava nela. III. Vejo a nordestina se olhando no espelho e – um ruflar de tambor – no espelho aparece o meu rosto

cansado e barbudo. Tanto nós nos intertrocamos. IV. [...] ela era um caso. [...] Pensando bem: que não é um acaso na vida? Tais frases nos permitem dizer que Macabéa provoca no narrador:

a) um forte sentimento de piedade, provocado pela condição miserável em que ela vive. b) um desejo imenso de acolhê-la em sua casa, ou de ajudá-la de alguma forma. c) uma revolta diante do brama dos migrantes nordestinos no Sudeste, simbolizando por Macabéa. d) sentimento que ele mesmo não sabe definir, mas que têm a ver com a condição humana. e) uma necessidade de escrever para tentar entendê-la, pois ele se identifica com ela. Gabarito: D Comentário: Sobre a obra, A hora da estrela, de Clarice Lispector. O narrador, Rodrigo S. M., nas referências sobre Macabéa apresentadas na questão, revela-se perplexo diante de questões existenciais da personagem e dele próprio. 11. Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão

diferentes entre si, têm como elemento comum: a) a intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante. b) a adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão. c) a expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira. d) a prática de um experimentalismo linguístico radical. e) o estilo conservador do antigo regionalismo romântico. Gabarito: C Comentário: Mostrar um Brasil totalmente diferente de tudo já vivido. Ou seja, a realidade do ponto de vista real, tendo como fundamento a verdadeira face. 12.

Guardar Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la. Em cofre não se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa à vista. Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado. Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é, estar por ela ou ser por ela. Por isso melhor se guarda o voo de um pássaro Do que um pássaro sem voos. Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e declama um poema: Para guardá-lo: Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda: Guarde o que quer que guarda um poema: Por isso o lance do poema: Por guardar-se o que se quer guardar.

MACHADO, G. In: MORICONI, I. (org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. A memória é um importante recurso do patrimônio cultural de uma nação. Ela está presente nas lembranças do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer poético como uma das maneiras de se guardar o que se quer, o texto:

a) ressalta a importância dos estudos históricos para a construção da memória social de um povo. b) valoriza as lembranças individuais em detrimento das narrativas populares ou coletivas. c) reforça a capacidade da literatura em promover a subjetividade e os valores humanos. d) destaca a importância de reservar o texto literário àqueles que possuem maior repertório cultural. e) revela a superioridade da escrita poética como forma ideal de preservação da memória cultural.

6

Gabarito: E Comentário: O texto evidencia o fazer poético como uma maneira de se guardar o que se quer, pois quando o poema esta sendo “publicado”, “declarado” e ”declamado”, aí sim está havendo uma real construção da memória, uma preservação memorial da cultura.

Vai dar pra nadar no Tietê um dia?

Provavelmente, não. Mesmo que a despoluição seja um sucesso, dar um tibum no Tietê continuará sendo uma aventura arriscada. Estamos falando, claro, da região em que o rio é um tremendo nojo, próximo à cidade de São Paulo. Depois de 300 quilômetros, em Barra Bonita, a autodepuração natural do rio já consegue eliminar boa parte das impurezas, e a galera nada no Tietê sem problemas. Pelas bandas da capital, as braçadas seguirão proibidas por uma razão bem simples: sairia muito caro limpar o rio para a natação.

Giovana Tizian, portal de perguntas Mundo Estranho da revista SUPERMUNDO. Trecho adaptado e disponível em http://mundoestranho. abriI. com. br/ambiente/pergunta_287238.shtm; acesso em 25/03/13.

13. Em relação ao sentido estabelecido por determinadas escolhas de palavras, é válido considerar que:

a) o adjetivo claro com valor circunstancial de opinião e os substantivos tibum e galera assinalam informalidade para estabelecer aproximação com o leitor.

b) a escolha do adjetivo claro e dos substantivos tibum e galera deve-se à idade de quem escreve e de quem lê.

c) a interjeição claro e os substantivos tibum e galera são empregados para distanciar-se da informalidade. d) a interjeição claro e os substantivos tibum e galera conferem formalidade ao texto e estabelecem

aproximação com o leitor. e) o adjetivo claro, a onomatopeia tibum e o substantivo galera pertencem ao registro formal e conferem

clareza ao texto. Gabarito: A Texto para próxima questão. "O incidente que se vai narrar, e de que Antares foi teatro na sexta-feira 13 de dezembro do ano de 1963, tornou essa localidade conhecida e de certo modo famosa da noite para o dia. (...) Bem, mas não convém antecipar fatos nem ditos. Melhor será contar primeiro, de maneira tão sucinta e imparcial quanto possível, a história de Antares e de seus habitantes, para que se possa ter uma ideia mais clara do palco, do cenário e principalmente da personagens principais, bem como da comparsaria, desse drama talvez inédito nos anais da espécie humana."

(Érico Veríssimo) 14. Assinale a alternativa que evidencia o papel do narrador no fragmento acima:

a) O narrador tem senso prático, utilitário e quer transmitir uma experiência pessoal. b) É um narrador introspectivo, que relata experiências que aconteceram no passado, em 1963. c) Em atitude semelhante à de um jornalista ou de um espectador, escreve para narrar o que aconteceu

com x ou y em tal lugar ou tal hora. d) Fala de maneira exemplar ao leitor, porque considera sua visão a mais correta. e) É um narrador neutro, que não deixa o leitor perceber sua presença. Gabarito: C 15. A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado

de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta:

a) fiel aos fatos e perfeitamente adequada à realidade. b) viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador. c) perturbada pela interferência de Capitu que acaba por guiar o narrador. d) isenta de quaisquer formas de interferência, pois visa à verdade. e) indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de ordená-los. Gabarito: B

7

Leia os textos a seguir para responder a questão 16. TEXTO I TEXTO II 16. Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:

a) ambos os textos tratam da questão do uso da língua com o objetivo de criticar a linguagem do brasileiro. b) os dois textos defendem a ideia de que o estudo da gramática deve ter o objetivo de ensinar as regras

prescritivas da língua. c) a questão do português falado no Brasil é abordada nos dois textos, que procuram justificar como é

correto e aceitável o uso coloquial do idioma. d) o primeiro texto enaltece o padrão estrito da língua, ao passo que o segundo defende que a linguagem

jornalística deve criar suas próprias regras gramaticais. e) o primeiro texto prega a rigidez gramatical no uso da língua, enquanto o segundo defende uma

adequação da língua escrita ao padrão atual brasileiro. Gabarito: E 17. Disputam o campeonato brasileiro 20 times, sendo que cada time joga com todos os outros, duas vezes.

O TOTAL DE JOGOS desse campeonato é igual a:

a) 760 b) 400 c) 380 d) 381 e) 361 GABARITO: C 18. Quantos anagramas podem ser formados com as letras da palavra SOSSEGADO?

a) 9!

b) 9!2!

c) 9!

3!.2!

d) 9!

5!.2!

e) 9!3!

GABARITO: C

O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio? ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).

Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de reformular, pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época. REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.

MATEMÁTICA

8

19. As permutações das letras da palavra PROVA foram listadas em ordem alfabética, como se fossem palavras de cinco letras em um dicionário. A 73ª palavra nessa lista é:

a) PROVA. b) VAPOR. c) RAPOV. d) ROVAP. e) RAOPV. GABARITO: E 20. Na figura adiante, ABCDE é um pentágono regular. A medida, em graus, do ânguloα é:

a) 32° b) 34° c) 36° d) 38° e) 40° GABARITO: C 21. A medida mais próxima de cada ângulo externo do heptágono regular da moeda de R$ 0,25:

a) 60° b) 45° c) 36° d) 83° e) 51° GABARITO: E 22. Pentágonos regulares congruentes podem ser conectados, lado a lado,

formando uma estrela de cinco pontas, conforme destacado na figura: Nestas condições, o ângulo θ mede:

a) 108°. b) 72°. c) 54°. d) 36°. e) 18°. GABARITO: D 23. Os corpos ficam eletrizados quando ganham ou perdem elétrons. Considere um corpo que estava

inicialmente neutro e veio a receber 222.10 elétrons. Sabendo que a carga elementar possui módulo de ( 19)1,6.10 − C determine, em Coulomb, a carga elétrica do corpo, reconhecendo a natureza da carga.

a. 21,6.10 C; positivo

b. 23,2.10 C ; positivo

c. 31,6.10 C ; negativo

d. 33,2.10 C ; negativo e. 3,2 C; positivo

Gabarito: D

FÍSICA

9

24. Observe a tira abaixo:

O princípio físico ilustrado na tira acima deve-se...

a) ao Princípio de Bernoulli: o aumento da velocidade de um fluído está associado à diminuição da sua pressão, assim o aumento da velocidade nas bolas ocorre com a diminuição da sua pressão, fazendo–a subir.

b) à Lei de Boyle-Mariotte: a temperatura constante, a pressão e volume são constantes para uma massa gasosa, assim, a pressão de uma bola é transferida para outra integralmente, sendo que a massa das bolas é constante.

c) à Lei da Conservação da Quantidade de Movimento: em um sistema isolado, a quantidade de movimento total se conserva. Assim a quantidade de movimento de uma bolinha é transferida integralmente à outra, descontados os efeitos térmicos, sonoros oriundos da colisão.

d) à Lei de Joule: a corrente elétrica gera um aquecimento que repele a bola adjacente. e) à Lei de Hooke: força é o produto do deslocamento e da constante elástica em questão, assim, o produto

do deslocamento em um corpo e sua constante elástica causam a força de deslocamento na bola seguinte.

Gabarito: C 25. Três esferas idênticas, A, B e C, encontram-se separadas e suspensas por fios isolantes conforme

ilustração. As seguintes ações e observações são, então, realizadas:

Ações Observações

Aproxima-se A de B

Aproxima-se B de C

,

10

Das possibilidades apresentadas na tabela seguinte,

Cargas Das Esferas Possibilidades A B C

1ª + + 0 2ª 0 0 + 3ª - - 0 4ª - + -

aquelas que estão em conformidade com as observações são: a) 1ª e 2ª. b) 1ª e 3ª. c) 2ª e 4ª. d) 3ª e 4ª. e) 2ª e 3ª Gabarito: B

26. Um termômetro digital, localizado em uma praça da Inglaterra, marca a temperatura de 10,4 F.° Essa

temperatura, na escala Celsius, corresponde a: a) –5 °C b) –10 °C c) –12 °C d) –27 °C e) –39 °C Gabarito: C Usando a equação de conversão entre as escalas Celsius e Fahrenheit:

( )C F FC C

C

5 21,632 32 10,4 32 5 5

5 9 9 9 912 C.

θ θ θθ θ

θ

− − −= ⇒ = = ⇒ ⇒

= − °

27. No LHC (Grande Colisor de Hadrons), as partículas vão correr umas contra as outras em um túnel de 27

km de extensão, que tem algumas partes resfriadas a – 271 ,25°C. Os resultados oriundos dessas colisões, entretanto, vão seguir pelo mundo todo. A grade do LHC terá 60 mil computadores. O objetivo da construção do complexo franco-suíço, que custou US$ 10 bilhões e é administrado pelo Cern (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, na sigla em francês), é revolucionar a forma de se enxergar o Universo.

A temperatura citada no texto, expressa nas escalas fahrenheit e kelvin, equivale, respectivamente, aos valores aproximados de: a) – 456 e 544 b) – 456 e 2 c) 520 e 544 d) 520 e 2 e) – 456 e – 2 Gabarito: B A equação de conversão entre essas escalas é:

11

CF 32 T 2739 5 5

θθ − −= = .

Como θC = –271,25 °C, vem:

F 32 271,25 T 2739 5 5

θ − − −= = ⇒ F 3254,25

9

θ −= − ⇒ θF = (–54,25 × 9) + 3 2 = –456,25 ⇒ θF ≅ –456 °F.

T = –271,25 + 273 = 1,75 K ⇒ T ≅ 2 K. 28. Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar

vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela.

PLANETA Distância ao Sol (km)

Massa (em relação à terrestre)

Aceleração da gravidade (m/s2)

Composição da atmosfera

Temperatura Média

TERRA 149 milhões 1,00 9,8

Gases predominantes: Nitrogênio (N) e Oxigênio (O2)

288K (+15°C)

MARTE 228 milhões 0,18 3,7

Gás predominante:

Dióxido de Carbono (CO2)

218K (-55°C)

Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores a seguir, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua:

a) grande distância ao Sol. b) massa pequena. c) aceleração da gravidade pequena. d) atmosfera rica em CO2. e) temperatura média muito baixa. Gabarito: E Apesar de não termos informações sobre a pressão atmosférica local, a – 55ºC a água estaria congelada. 29. Recentemente, os produtores de laranja do Brasil foram surpreendidos com a notícia de que a

exportação de suco de laranja para os Estados Unidos poderia ser suspensa por causa da contaminação pelo agrotóxico carbendazim, representado a seguir.

De acordo com a estrutura, afirma-se que o carbendazim possui:

a) fórmula molecular C9H11N3O2 e um carbono terciário. b) fórmula molecular C9H9N3O2 e sete carbonos secundários. c) fórmula molecular C9H13N3O2 e três carbonos primários.

d) cinco ligações pi ( )π e vinte e quatro ligações sigma ( ).σ

e) duas ligações pi ( )π e dezenove ligações sigma ( ).σ

Gabarito: D

QUÍMICA

12

30. O átomo de carbono sofre três tipos de hibridação: sp3, sp2 e sp. Essa capacidade de combinação dos orbitais atômicos permite que o carbono realize ligações químicas com outros átomos, gerando um grande número de compostos orgânicos. A seguir são ilustradas estruturas de dois compostos orgânicos que atuam como hormônios.

Acerca da hibridação dos átomos de carbono nos dois hormônios, considere as seguintes afirmativas:

1. A testosterona possui dois átomos de carbono com orbitais híbridos sp2. 2. A progesterona possui quatro átomos de carbono com orbitais híbridos sp2. 3. Ambos os compostos apresentam o mesmo número de átomos de carbono com orbitais híbridos sp3. 4. O número total de átomos de carbono com orbitais híbridos sp3 na testosterona é 16. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Gabarito: B TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A indústria de alimentos utiliza vários tipos de agentes flavorizantes para dar sabor e aroma a balas e gomas de mascar. Entre os mais empregados, estão os sabores de canela e de anis.

31. A fórmula molecular da substância I, que apresenta sabor de canela, é:

a) 9 8C H O.

b) 9 9C H O.

c) 8 6C H O.

d) 8 7C H O.

e) 8 8C H O. Gabarito: A 32. Uma das potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte é a produção de sal marinho. O cloreto de

sódio é obtido a partir da água do mar nas salinas construídas nas proximidades do litoral. De modo geral, a água do mar percorre diversos tanques de cristalização até uma concentração determinada. Suponha que, numa das etapas do processo, um técnico retirou três amostras de 500 mL de um tanque de cristalização, realizou a evaporação com cada amostra e anotou a massa de sal resultante na tabela a seguir:

13

A concentração média das amostras será de: a) 48 g/L b) 44 g/L c) 42 g/L d) 40 g/L e) 46 g/L Gabarito: B 33. O Brasil produz, por ano, aproximadamente, 5,0x 106 toneladas de ácido sulfúrico, 1,2x 106 toneladas de

amônia e 1,0x 106 toneladas de soda cáustica. Transformando-se toneladas em mols, a ordem decrescente de produção dessas substâncias será:

a) H2SO4 , NH3 , NaOH b) H2SO4 , NaOH , NH3 c) NH3 , H2SO4 , NaOH d) NH3 , NaOH , H2SO4 e) NaOH , NH3 , H2SO4 Gabarito: C 34. A solução salina normal é uma solução aquosa de cloreto de sódio, usada em medicina porque a sua

composição coincide com aquela dos fluídos do organismo.

Sabendo-se que esta solução foi preparada pela dissolução de 0,9g do sal em 100 mL de solução, a sua concentração comum é:

a) 90,0 b) 0,009 c) 0,90 d) 0,09 e) 9,00 Gabarito: E

14

35. (PUC) Analise a genealogia abaixo, onde foi estudado o caráter braquidactilia (dedos curtos), que é

determinado por um par de genes:

Nessa família, os indivíduos 1, 2, 3, 4 e 7 são braquidáctilos, enquanto os indivíduos 5 e 8 apresentam dedos normais. Considerando essas informações e desprezando a possibilidade de ocorrência de mutação, pode-se afirmar que o indivíduo 6:

a) é braquidáctilo e homozigoto. b) é braquidáctilo e heterozigoto. c) tem dedos normais e é homozigoto. d) tem dedos normais e é heterozigoto. e) pode ser ou não braquidáctilo e é homozigoto. Gabarito: B 36. (UNIOESTE) O esquema abaixo representa a genealogia de uma família. Os símbolos escuros

representam indivíduos albinos e os claros, indivíduos de pigmentação normal.

Analisando o esquema, pode-se afirmar que:

a) os indivíduos 1 e 3 são necessariamente heterozigóticos. b) os indivíduos 5 e 7 são obrigatoriamente homozigóticos. c) os indivíduos 12, 13 e 14 são obrigatoriamente homozigóticos. d) a probabilidade do casal I x II ter filho albino é ¼. e) a probabilidade do casal I x II ter um filho albino é ½. Gabarito: E

BIOLOGIA

15

37. (UFPI/2008) Mendel escolheu a ervilha de jardim para seus estudos devido à facilidade de cultivo, à possibilidade da polinização controlada e à disponibilidade de variedades com características diferentes. Quando duas linhagens com características contrastantes cruzam-se, as suas características permanecerão misturadas para sempre nas gerações sucessivas? Marque a alternativa que responde corretamente à pergunta.

a) Ervilhas lisas de genótipo indeterminado foram cruzadas com ervilhas rugosas que apresentavam genótipo homozigoto recessivo. A planta testada é homozigota. Toda sua progênie apresenta fenótipo dominante.

b) Ervilhas lisas cruzadas com ervilhas rugosas deram origem a um fenótipo intermediário. Assim, ocorreu mistura irreversível de características.

c) Pólen de uma linhagem de plantas com semente lisa foi colocado no estigma de flores de uma linhagem com sementes rugosas. Em F1 todas as sementes foram lisas e em F2, após a autopolinização, 1/4 foram rugosas e 3/4, lisas. Assim, uma característica pode reaparecer em gerações sucessivas.

d) Ervilhas rugosas foram autopolinizadas e todas as sementes resultantes foram rugosas. Assim, as sementes rugosas são dominantes e reaparecem em outras gerações.

e) Ervilhas com sementes lisas foram cruzadas com ervilhas de sementes rugosas e as sementes resultantes não foram lisas, nem rugosas. Assim, a herança não reaparece em outras gerações.

Gabarito: C 38. (UFRS) Briófitas e pteridófitas apresentam várias características em comum, mas também diferem em

muitos aspectos. Assinale a característica que pertence a apenas um desses grupos de plantas.

a) Crescer preferencialmente em solos úmidos e sombreados. b) Necessitar de água para reproduzir-se. c) Não ter flores, sementes e frutos. d) Ser criptógama. e) Ser portadora de tecidos de transporte. Gabarito: E 39. (PUC-MG) Nos esquemas a seguir representados, encontram-se, respectivamente, as gerações do ciclo

de vida de uma briófita (musgo) e de uma pteridófita (samambaia).

Pode-se afirmar, corretamente, que: a) I e II são gerações diploides. b) II e III são gerações haploides. c) I e III são gerações produtoras de gametas. d) II e IV são gerações produtoras de gametas. e) I e IV são gerações produtoras de esporos. Gabarito: C

16

40. (UFU) O esquema abaixo representa diferentes grupos de plantas com algumas mudanças evolutivas representadas pelos passos 1 a 4.

Com relação a esses grupos de plantas e suas características, podemos afirmar que:

I. o passo evolutivo (2) representa o surgimento dos vasos condutores ou feixes vasculares, sendo que as briófitas podem ser denominadas de plantas não vasculares, e as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas podem ser denominadas de traqueófitas.

II. o passo evolutivo (3) representa o surgimento das sementes, sendo que briófitas e pteridófitas são conhecidas como plantas sem sementes, e as plantas com sementes são conhecidas como espermatófitas.

III. todos os membros do grupo definido pelo passo evolutivo (1), que é o surgimento do cloroplasto, podem ser conhecidos como cormófitas ou embriófitas.

Marque a alternativa que apresenta somente afirmativa(s) correta(s).

a) II e III b) I e III c) I e II d) Apenas III e) Apenas I Gabarito: C 41. A Revolução Francesa foi o modelo clássico de revolução burguesa. No plano político, alçou a burguesia

ao poder; pela profundidade das transformações que causou e pela extensão de sua influência, tornou-se o marco divisório entre o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. Nesse sentido, a Revolução Francesa significou:

a) O fim do Antigo Regime, a eliminação de práticas e privilégios feudais e a criação de instituições impulsionadoras do capitalismo.

b) O fim do Antigo Regime, a manutenção de algumas práticas feudais e da sociedade baseada nos três estados, a criação de instituições impulsionadoras do capitalismo.

c) O fim do Antigo Regime, a manutenção dos privilégios da nobreza e a criação de instituições impulsionadoras do feudalismo.

d) A manutenção do Antigo Regime, a eliminação de algumas práticas feudais e a criação de instituições impulsionadoras do capitalismo.

e) O fim do Antigo Regime, a eliminação das práticas feudais, a criação de instituições impulsionadoras do capitalismo e a manutenção do clero e da nobreza como camadas sociais dominantes.

Gabarito: A

HISTÓRIA

17

42. Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que: a) Teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia,

única beneficiária da nova ordem. b) Fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças

sociopolíticas do Antigo Regime. c) Nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma

popular urbana, a dos chamados "sans-culottes". d) Foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos

camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França. e) Abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto

de vista político, impediu que a burguesia a concluísse. Gabarito: C 43. Durante o período napoleônico (1799-1815), dentre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela

que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra. a) Restauração financeira, com a consequente fundação do Banco da França, em 1800. b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o

comércio ingleses. c) Promulgação, em 1804, do Código Civil que incorporou definitivamente, na legislação francesa, os

princípios liberais burgueses. d) Expansão territorial da França com a incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado

Império Napoleônico. e) Criação do franco como novo padrão monetário. Gabarito: B 44. A Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, é um dos fatos históricos mais importantes de

nosso país, pois marca o fim formal do domínio político português. A concretização da emancipação política do Brasil foi seguida de divergências entre os diversos setores da sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da Assembleia Constituinte. Assinale a opção que relaciona corretamente os preceitos da Constituição Imperial com as características da sociedade brasileira.

a) A autonomia das antigas Capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrárias. b) O Poder Moderador conferia ao Imperador a predominância sobre os demais Poderes. c) A abolição do Padroado, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa. d) A abolição progressiva da escravidão, proposta de José Bonifácio, foi uma das principais razões da

oposição ao Imperador D. Pedro I. e) A introdução do sufrágio universal permitiu a participação política das camadas populares, provocando

rebeliões em várias partes do país. Gabarito: B 45. O período da História do Brasil entre 1831 e 1840, conhecido como período regencial e cujas datas

correspondem respectivamente à abdicação e à maioridade de D. Pedro II, tem como um de seus traços marcantes:

a) A constante luta das correntes liberais contra o sistema escravista e a monarquia. b) A perda da influência da economia inglesa sobre o Brasil, devido à crise da produção algodoeira no Egito

e na Índia. c) O aumento do comércio de produtos primários de exportação, superando a crise do Primeiro Reinado. d) O rompimento definitivo dos laços com Portugal, em virtude da ascensão dos liberais ao poder. e) A instabilidade política e social, decorrente de numerosos movimentos revolucionários. Gabarito: E

18

46. O processo de independência na América Latina deve ser compreendido no contexto da conjuntura internacional, marcada pelo ideário liberal iluminista, a expansão industrial inglesa, as guerras napoleônicas, além das crises inerentes ao sistema colonial. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o processo de independência na América Espanhola.

a) Conflito social que não teve relação com a desigualdade entre os nascidos na terra e na metrópole. b) Movimento emancipador conduzido pelas elites criollas contra a dominação espanhola, sem nenhuma

influência externa. c) Movimento de libertação fundamentado na identidade profunda entre a independência política e a

independência econômica. d) Após a conquista da independência, os mestiços e indígenas passaram a ter direitos civis, devido à

contribuição nas lutas contra o domínio espanhol. e) Simon Bolívar, um dos principais Libertadores da América, defendia a integração latino-americana como

forma de evitar a dependência econômica e política em relação aos Estados Unidos e à Inglaterra. Gabarito: E 47. As commodities representaram 71% do valor exportado pelo Brasil de janeiro a maio. Nos cinco

primeiros meses do ano passado essa participação era de 67%. As vendas ao exterior desses produtos avançaram 39,1%, muito mais que as dos manufaturados, 15,1%. Os cálculos são da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), obedecendo a critérios diferentes dos seguidos pelo Ministério do Desenvolvimento, já que incluem commodities classificadas como semimanufaturados e mesmo alguns produtos considerados manufaturados pelas estatísticas oficiais. Entre esses itens estão açúcar refinado, combustíveis, café solúvel e alumínio em barras.

http://www.iedi.org.br/artigos/imprensa/2011/ iedi_na_imprensa_20110629_commodities_ja_representam_71_das_exportacoes_do_pais.html

A reportagem revela uma mudança gradual no perfil das exportações brasileiras. Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) Apesar do aumento da participação das commodities na pauta de exportações, o Brasil apresenta superávit na balança comercial dos produtos manufaturados.

b) O aumento da exportação brasileira de commodities, mencionado na reportagem, está fortemente baseado no crescimento da demanda asiática.

c) Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando exponencialmente a sua participação no comércio de produtos de alta e média intensidade tecnológica.

d) A mudança revelada pela reportagem resulta da maior diversificação do setor produtivo brasileiro. e) O câmbio valorizado foi um dos fatores que contribuíram para o aumento das vendas externas, tanto de

commodities como de manufaturados. Gabarito: B 48. O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da

qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza. Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008. Quanto maior o número resultante dessa divisão maior a diferença entre a renda de ricos e pobres

Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:

GEOGRAFIA

19

a) elevação do valor real do salário mínimo b) redução da carga tributária do setor produtivo c) diminuição da taxa básica de juros ao consumidor d) ampliação do investimento público em infraestrutura e) eliminação dos programas de transferência de renda Gabarito: A 49. Analise as seguintes afirmações que tratam do processo de industrialização no Brasil.

I. No governo de Getúlio Vargas, foram criadas as condições de infraestrutura necessárias para a industrialização brasileira.

II. O governo de Juscelino Kubitschek priorizou a construção de rodovias e iniciou a internacionalização. III. A década de 1990 foi marcada pela globalização da economia e pela consolidação do Brasil como

grande produtor e exportador de tecnologia. Está correto o que se afirma em:

a) III apenas. b) II e III apenas. c) II apenas. d) I e III apenas. e) I e II apenas. Gabarito: E 50. Dentre as alternativas abaixo, que dizem respeito à indústria brasileira no Século XXI, uma

está incorreta. Assinale-a:

a) O Brasil é detentor de um grande mercado interno, de abundantes recursos naturais, possui um parque industrial altamente diversificado e conta com um desenvolvido setor de alta tecnologia.

b) Apesar de ser um país industrializado, apresenta indicadores sociais de países subdesenvolvidos, dependência tecnológica e necessidade de aporte de investimentos internacionais.

c) No país, foram criados vários polos tecnológicos que concentram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta.

d) As atividades desenvolvidas nos polos tecnológicos independem de outros setores da economia. e) Para a criação de polos tecnológicos que deram origem a instituições de ensino e pesquisa nacionais, foi

fundamental o apoio governamental, colocando o país na vanguarda da tecnologia de ponta. Gabarito: D 51. Após a Segunda Guerra Mundial, além de se formarem os grandes blocos, diversos países se reuniram

em organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de diversos tipos. Fonte: TERRA, L. e COELHO, M. de A. Geografia Geral e Geografia do Brasil: O espaço natural e socioeconômico.

São Paulo: Moderna, 2005. Considerando a integração econômica que ocorre no interior dos blocos regionais, relacione as colunas.

1) Mercado comum 2) Zona de livre comércio 3) União aduaneira 4) União Econômica e Monetária ( ) Circulação de bens com taxas alfandegárias reduzidas ou eliminadas. ( ) Padronização de tarifas para diversos itens relacionadas ao comércio com países que não pertencem

ao bloco. ( ) Livre circulação comercial e financeira de pessoas, bens e serviços. ( ) Criação do Banco Central único e utilização de moeda comum. Assinale a sequência correta. a) 1, 4, 2, 3. b) 3, 2, 4, 1. c) 2, 3, 1, 4. d) 2, 1, 4, 3. e) 3, 2, 1, 4. Gabarito: C

20

52. Os fluxos comerciais de mercadorias viabilizam a efetiva inserção de um país no espaço econômico mundial. No caso do Brasil, as exportações de produtos agropecuários constituem uma parte relevante da pauta de exportações.

Observe os gráficos:

Pela análise dos dados, pode-se inferir a seguinte mudança no perfil do comércio exterior do agronegócio brasileiro:

a) expansão do intercâmbio com os países ocidentais b) priorização das vendas para os países do hemisfério sul c) diminuição do volume de compras feitas por países emergentes d) redução da dependência do mercado dos países desenvolvidos e) diminuição do poder de consumo da União Europeia devido à crise. Gabarito: D TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Shopaholics are people who buy things compulsively without really needing them. They cannot go into a shop just to look around. They have to buy ________I_______. Shopaholics often buy clothes without trying them on and often make themselves unhappy by buying more than they can use or pay for. The shopaholic who runs out of money will sometimes resort to shoplifting (stealing small items from shops). Compulsive shopping is a type of __________II__________ similar to the ones to alcohol or cigarettes.

(COSTA, Marcelo Baccarin. Globetrekker. São Paulo: Macmillan, 2008.) 53. As lacunas I e II no texto podem ser completadas, de forma correta e na mesma sequência, pela opção:

a) anything — acquisition b) something — place c) someone — person d) something — addiction e) nothing — job

INGLÊS – 2º ANO

21

Gabarito: D O texto fala sobre pessoas viciadas em compras, as shopaholics. A fim de tornar a frase inteligível, a lacuna I deve ser completada pelo indefinite pronoun something (alguma coisa). “They cannot go into a shop just to look around. They have to buy something” (Eles [shopaholics] não conseguem entrar em uma loja só para dar uma olhada. Eles têm que comprar alguma coisa). A lacuna II deve ser completada pelo substantivo addiction (vício) (Compulsive shopping is a type of addiction similar to the ones to alcohol or cigarettes) (O consumo compulsivo é um tipo de vício similar àqueles do álcool ou cigarros). TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Teen depression

Depression is defined as an illness when the feelings of sadness, hopelessness, and despair persist and interfere with a child or adolescent's ability to function.

Though the term "depression" can describe a normal human emotion, it also can refer to a mental health illness. Depressive illness in children and teens is defined when the feelings of depression persist and interfere with a child or adolescent's ability to function.

Depression is common in teens and younger children. About 5 percent of children and adolescents in the general population suffer from depression at any given point in time. Children under stress, who experience loss, or who have attentional, learning, conduct or anxiety disorders are at a higher risk for depression. Teenager girls are at especially high risk, as are minority youth. Depressed youth often have problems at home. In many cases, the parents are depressed, as depression tends to run in families. Over the past 50 years, depression rises, so does the teen suicide rate.

It is important to remember that the behavior of depressed children and teenagers may differ from the behavior of depressed adults. The characteristics vary, with most children and teens having additional psychiatric disorders, such as behavior disorders or substance abuse problems.

Mental health professionals advise parents to be aware of signs of depression in their children. Some of these signs may be: frequent sadness, tearfulness, crying; hopelessness; decreased interest in activities or inability to enjoy previously favorite activities; persistent boredom; low energy; social isolation; poor communication; poor concentration; extreme sensitivity to rejection or failure, and increased irritability, anger, or hostility; among others.

(Extraído de: www.focusas.com/Depression.html) 54. De acordo com o texto 1, indique a alternativa que expressa o mesmo significado da expressão em

destaque na sentença:

It is important to remember that THE BEHAVIOR OF DEPRESSED CHILDREN may change.

a) the depressed children's behavior b) the behavior's depressed children c) the behavior of the depressed children's d) the children's depressed behavior e) the depressed behavior's children Gabarito: A 55. CALVIN AND HOBBES

"International Herald Tribune", August 30, 2001.

22

Mark the sentence which must be completed with "anywhere".

a) The manager had to go off _____ else for an appointment. b) The dangerous dog was approaching but there was _____ to hide. c) Britney says she didn't go _____ yesterday. d) This is part of the original castle build _____ around 1700. e) Have you seen my glasses? I've looked _____ for them. Gabarito: C 56. Marque a opção que melhor completa as frases abaixo: One of ______ most important causes of conflict is ______ way people see ______ sides of _____ question.

a) the / the / a / the b) the / - / the / a c) - / the / the / a d) the / the / the / a e) - / - / the / a Gabarito: D 57. I'm sure that _______ men and ________ women will always flight for. ________ their rights.

a) - / - / theb) - / - / - b) the / - / the c) the / the / the d) - / the / - Gabarito: B 58. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

The__________uncle was dead.

a) writer. b) writers. c) writer of. d) writer's. e) writers of the. Gabarito: D 59. Observe a charge abaixo e em seguida faça o que se pede:

FILOSOFIA/SOCIOLOGIA – 2º ANO

23

A partir dos nossos estudos sobre os mais variados tipos de diversidade e da análise crítica da charge acima, podemos concluir que a charge expressa:

a) Uma atitude onde se pressupõe uma hierarquia entre os grupos humanos. b) Uma atitude onde há um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por

estereótipos c) Uma atitude onde os atributos a pessoas e grupos formam um julgamento a priori, um carimbo. d) Uma conduta que se dá por ação ou omissão que viola o direito das pessoas com base em critérios

injustificados e injustos. e) Uma atitude que se dá por questões de tabu imposto, onde as pessoas são “encaixadas em padrões”

impostos pela sociedade. Gabarito: D 60. Na nossa sociedade, “gênero” refere-se aos papéis sociais que diferenciam homens de mulheres e são

estabelecidos pelos valores sociais e morais, dimensionados no tempo, no espaço, no nível de conhecimento e de liberdade que a sociedade dá.

Analisando o conteúdo expresso na figura acima, é valido afirmar que ela promove uma ideia de igualdade entre os sexos quando:

a) Estimula as mulheres a competir com os homens, mas esses não desejam competir com elas, pois não se sentem ameaçados.

b) Demonstra o desenvolvimento das mulheres que foram incluídas no mercado de trabalho. c) A inclusão das mulheres já ocorre no mercado de trabalho, inclusive para trabalho iguais aos dos

homens e onde os salários são os mesmos. d) Demonstra as barreiras imposta às mulheres pelo mercado de trabalho, que ainda tem posturas

machistas e onde se pressupõe que a mulher tenha dificuldades intelectuais. e) Aponta que tanto mulheres quanto homens ainda ocupam os papéis tradicionais impostos

pela sociedade. Gabarito: D

61. Praticamente toda a história da humanidade foi permeada por conflitos que tiveram uma raiz religiosa.

De acordo com nossos estudos sobre as religiões é incorreto afirmar.

24

a) Da antiguidade aos dias atuais, os conflitos religiosos mudaram a trajetória dos países e suas civilizações.

b) Armas cruéis e guerras foram criadas em nome da fé, causando mortes abomináveis e massacres coletivos.

c) No Brasil, todas as religiões são respeitadas não existe nenhum traço de intolerância religiosa em nossa sociedade.

d) No Brasil a intolerância religiosa maior se dirige às religiões de matriz africana e aos ateus. e) Em nome de Deus, povos foram obrigados a se converter a outras religiões para se manterem vivos, e

outros foram exterminados por não se converterem. Gabarito: C 62. O ser humano, ao longo de toda a sua história, manteve certo medo e receio das coisas que se

tornavam diferentes de seu cotidiano. O preconceito, o racismo, o estereótipo e a discriminação são práticas quase que diárias se levarmos em consideração que todos nós somos preconceituosos em maior ou menor grau. Sobre a análise da charge é incorreto afirmar:

a) É quase impossível querer que o ser humano não possua preconceitos. b) Todo preconceito é uma forma de excluir o mais frágil. c) As pessoas altamente educadas estão livres de qualquer tipo de preconceito. d) As pessoas que estão expostas ao preconceito podem sofrer algum tipo de transtorno ligado à questão

da autoestima. e) A escola tem um papel fundamental de educar as pessoas para respeitar as diferenças sociais. Gabarito: C 63. Em uma conversa, uma mãe reproduziu para sua filha uma frase célebre da filósofa francesa

Simone de Beauvoir: — Filha, “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.

I. Sexo refere-se às características físicas especificamente ligadas ao aparelho reprodutor. II. É o gênero que pode transformar o sexo a partir da construção social, pode ser influenciada pela família,

pelo ambiente onde se vive e por outros valores. III. Sexo, identidade, gênero e orientação sexual são valores ou conceitos fechados, pré-constituídos e

compartilhados pelas instituições sociais. O pensamento de Beauvoir é um reflexo dos estudos de gênero empreendidos pela fenomenologia ao final do século XIX. De acordo com nossos estudos sobre Diversidade Sexual, analise as opções acima e relacione com a frase dita e em seguida marque a alternativa correta.

a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III Gabarito: E

25

64. A leitura da charge nos informa sobre um dos elementos marcantes da Religiosidade Brasileira. Então podemos afirmar que a charge abaixo demonstra:

a) existência da intolerância religiosa. b) cultura do “jeitinho” brasileiro. c) convivência da pluralidade do folclore. d) essência do multiculturalismo racial. e) presença da diversidade religiosa (sincretismo religioso). Gabarito: E