2011 - mix tecnologia - sistema de...

4
JULHO/AGOSTO/SETEMBRO - 2011 | Nº2 | ANO 1 Dia Nacional do Agente de Limpeza Página 2 Reforma traz mais conforto aos funcionários Página 3 Coleta seletiva promove sustentabilidade Página 4 LOCAR PROMOVE ENCONTRO ENTRE FUNCIONÁRIOS E ESTUDANTES DO SENAC Preocupada com o bem-estar do funcionário e a responsabilidade social, a Locar em Caruaru firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com a iniciativa, a Locar viabilizou a prática para os estudantes do curso de cabeleireiro do Senac. A ação ocorreu nos meses de março, abril e maio deste ano, e contemplou cerca de 80% do quadro de funcionários da Locar. Desta forma, agentes de limpeza, motoristas, encarregados, fiscais, auxiliares administrativos receberam serviços como corte de cabelo masculino, feminino e escova para as mulheres. Entre outras iniciativas previstas, o gerente da Locar, André Belisario, informa que no mês de agosto haverá outra parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Desta vez, o objetivo é treinar e capacitar os motoristas da Locar.

Upload: lykhanh

Post on 30-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

JULHO/AGOSTO/SETEMBRO - 2011 | Nº2 | ANO 1

Dia Nacional do Agente de Limpeza Página 2

Reforma traz mais conforto aos funcionáriosPágina 3

Coleta seletiva promove sustentabilidadePágina 4

LOCAR PROMOVE ENCONTRO ENTRE FUNCIONÁRIOS E ESTUDANTES DO SENAC

Preocupada com o bem-estar do funcionário e a responsabilidade social, a Locar em Caruaru firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com a iniciativa, a Locar viabilizou a prática para os estudantes do curso de cabeleireiro do Senac.

A ação ocorreu nos meses de março, abril e maio deste ano, e contemplou cerca de 80% do quadro de funcionários da Locar. Desta forma, agentes de

limpeza, motoristas, encarregados, fiscais, auxiliares administrativos receberam serviços como corte de cabelo masculino, feminino e escova para as mulheres.

Entre outras iniciativas previstas, o gerente da Locar, André Belisario, informa que no mês de agosto haverá outra parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Desta vez, o objetivo é treinar e capacitar os motoristas da Locar.

No último dia 5 de junho comemorou-se o Dia Internacional do Meio Ambiente e a Locar não poderia deixar de lembrar-se desta data que traz muitos motivos para continuar em frente com os nossos ideais. Há 21 anos quando começamos nossas atividades estabelecemos um compromisso de atuar sempre com o propósito de prestar serviços de gestão de resíduos sólidos às nossas cidades em Pernambuco e também em outros Estados.

É devido ao sucesso de nosso trabalho, cuja contribuição com a natureza sempre foi essencial, que devemos agradecimento a todos do qual fazem a Locar, sobretudo, aos nossos agentes de limpeza.

Portanto, aproveitando esse momento, nesta segunda edição temos uma matéria sobre a importância desse profissional, atividade chave para a nossa equipe. Também daremos foco a um excelente trabalho de coleta seletiva realizado pela filial da empresa em Garanhuns há sete anos e que foi reativada, desde 6 de junho, com parceria entre a prefeitura do município e a associação Nova Vida.

E ainda tem mais, nesta edição: reforma no sigma que proporcionou melhorias na gestão do grupo, mudanças na estrutura física, com mais conforto aos funcionários e melhor atendimento ao público.

Boa leitura! Carolina BuarqueSuperintendente Operacional

Capinar, varrer, limpar, coletar e remover entulhos são atividades de um profissional que, às vezes, passa despercebido, mas tem importância fundamental para o equilíbrio da vida em sociedade: os agentes de limpeza. Sem eles, bueiros, canais e galerias entupiriam e doenças se espalhariam, além das enchentes. O caos estaria estabelecido. Exemplo de um bom exer-cício da profissão é o de Carlos Antônio Alves. Com jornada de sete horas, Carlos Antônio faz diariamente a coleta de lixo nos hospitais e a varrição de mercados públicos. Desde 2005 trabalhando na Locar no município de Patos, na Paraíba, ele já adquiriu um reconhecimento amplo da ativi-dade. “Por onde passo todos falam comigo e até me chamam de Bin Laden pela semelhança com a barba”, comenta. A importância desses pro- fissionais, de acordo com o su-pervisor da Locar, Augusto Lima, assinala avanços em algumas

Parabéns aos colaboradores de Caruaru que se esforçaram por uma cidade mais limpa no maior São João do mundo.

LOCAR COMEMORA DIA NACIONAL DO AGENTE DE LIMPEZA

QUEM SÃO OS HERÓIS DA LIMPEZA NAS CIDADES?

Prezados Colaboradores

áreas da sociedade. “No turismo eles contribuem deixando a cidade agradável e limpa. Com relação à economia incentivam os cidadãos a pagarem os impostos ao verem o sistema de limpeza urbana funcionar. E sobre a educação es-timulam as pessoas a não jogarem lixo nas ruas, além da saúde pública, infraestrutura e ecossis-tema”, afirmou. Para encaminhar os agen-tes de limpeza em suas atividades a Locar realiza inicialmente um treinamento quanto à qualidade do serviço. “Todos são orientados sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual - (EPIS), pontua Augusto. Sobre os planos de incentivo que a Locar mantém, o supervisor ainda comentou que existem vários intercâmbios com o Senac, SESI, e convênios com farmácias e clínicas em geral. Para cumprir com esse ciclo de manutenção das cidades, o grupo tem em seu quadro atualmente 3.200 agentes de limpeza.

ExpedientePublicação trimestral daLocar Saneamento Ambiental Ltda,com tiragem de 3.000 exemplares.Endereço Administrativo: Rua Barão de São Borja, 62, Sala 503 / Boa Vista – Recife/PECEP.: 50070-310 / Fone/Fax: (81) 2127.2500www.locar.srv.brDiretoriaDiretor Presidente – Carlos BuarqueDiretora – Carolina BuarqueSuperintendente Operacional – Carlos Buarque FilhoSuperintendente comercial – Antonio Dantas FilhoSuperintendente Administrativo – Guilherme GodoyCoordenação do Projeto – Carolina BuarqueEdição e textosEscritório de Jornalismo, Consultoria em ComunicaçãoRua Ondina, 75, sala 804.Bairro: Pina – Recife (PE)Fone: (81) 30312327www.escritoriodejornalismo.com.brJornalista responsável: Luciana Carneiro Leão – DRT 2168/PEDiagramação e ArteDOIS Comunicação

[email protected]

JULHO/AGOSTO/SETEMBRO - 2011 | Nº2 | ANO 1

LOCAR INVESTE NA SUA ESTRUTURA FÍSICA E OFERECE MAIOR CONFORTO AOS FUNCIONÁRIOS

Com a finalidade de valo-rizar o ambiente através de aspectos jovens, contribuir para o crescimento da empresa, melhorar o atendimento ao público e oferecer mais conforto aos funcionários, a Locar investiu na reforma de sua sede administrativa, localizada no Recife.

Na reforma que durou cerca de 30 dias houve modificações significativas como a retirada de uma das recepções concentrando-as em apenas um local, a instalação de um leitor biométrico, equipamento que faz a leitura da impressão digital, para monitorar a entrada, a constru-ção de uma sala para o departamento de Segurança do Trabalho e um es-paço para a Gerência Administrativa, comandada por Mônica Cavalcanti.

“Além dessas mudanças, com o objetivo de melhorar a comuni-cação entre os nossos clientes, parceiros e fornecedores, instala-

Guilherme Godoy, Márcio Uchoa Júnior, Carolina Buarque, Carlos Buarque Filho e Leonardo Uchoa

mos uma sala de reunião com a tecnologia de vídeo conferência”, assinala Carolina Buarque, superin-tendente operacional da Locar.

Segundo Carolina, a reforma irá proporcionar maior incentivo aos funcionários na medida em que há o aperfeiçoamento do espaço físico. “A melhora do ambiente de trabalho, sem dúvida, traz mais motivação para os funcionários”, avalia.

Os aperfeiçoamentos na Locar contemplaram também a gestão na empresa. O quadro

societário composto por Carolina Buarque, Carlos Buarque Filho, Jorge Baltar, Márcio Uchôa Junior e Leonardo Uchôa compartilham as tomadas de decisão. A presidência do grupo continua sob o comando de Carlos Buarque.

O Departamento Administra-tivo Financeiro foi assumido por Guilherme Godoy, e ocorreu o des-membramento do Departamento de Segurança do Trabalho, antes ligado ao Departamento de Pessoal, atualmente comandado por Ana Paula Macena.

JULHO/AGOSTO/SETEMBRO - 2011 | Nº2 | ANO 1

Em sua atuação focada na preservação do meio ambiente, a Locar Saneamento Ambiental, em Caruaru, investiu na reciclagem do fardamento de seus funcionários. A iniciativa contou com a parceria da Aguiar Indústria e Comércio de Fios – empresa responsável pela reciclagem. Em troca ela oferece à Locar materiais de limpeza.

Desde o início da parceria, em fevereiro deste ano, a Locar já reciclou três mil quilos de fardamentos. Isso tem gerado uma economia de R$ 300

mensais, na compra dos produtos de limpeza, a exemplo de bucha, panos de prato e de chão.

“À medida que realizamos a troca, reduzimos o envio de material para aterros sanitários e aumentamos a vida útil deles, gerando mais emprego e renda”, afirma o supervisor da Locar, Augusto Lima.

Antes da próxima troca das fardas que ocorre a cada seis meses a Locar ainda investiu em um fardamento para o período das

festas juninas. Os agentes de lim-peza passaram o mês de junho com uma roupa personalizada de malha para fazer alusão ao período junino.

Na mesma linha, de reu-tilização de resíduos, a empresa vende o óleo lubrificante utilizado em sua frota de veículos para indústrias especializadas na recicla-gem do material. Outro produto que deve ser reaproveitado são as botas usadas pelos trabalhadores da empresa, mas para esta área a Locar, ainda, está à procura de parceria.

FARDAMENTO DOS TRABALHADORES DA LOCAR VAI PARA RECICLAGEM

FIQUE POR DENTRO

GALERIA DE FOTOS

Construa conosco a próxima edição, envie-nos sugestões de matérias, fotos e curiosidades para o e-mail: [email protected]

RECICLAR GERA RENDA E TRANSFORMA AS PESSOAS

Preservar o meio ambiente, educar a população quanto à reciclagem e ainda gerar renda para a associação de ex-catadores de lixo, a Associação Nova Vida. Essas são as propostas da coleta seletiva realizada pela Locar Saneamento Ambiental na cidade de Garanhuns há sete anos e que foi reativada com a parceria da prefeitura do município.

Com o sucesso da ação, antes realizada durante três dias por semana, a Locar junto à associação e à prefeitura ampliou o cronograma da coleta, desde o dia 6 de junho deste ano, e passou a ser de segunda à sexta-feira.

Para atender à demanda fo-ram disponibilizados dois agentes de limpeza e um caminhão, os quais percorrem indústrias, órgãos públicos, hospitais e colégios de todo o município.

Segundo o encarregado de coleta da Locar, Anderson de Almeida, a iniciativa proporcionou o recolhi- mento de cerca de 400kg de lixo por dia. “Esse número crescerá com

Reciclagem por um futuro sustentável

o aumento no ritmo de trabalho que será o porta a porta. Mas a colabora-ção das pessoas é importante no sentido de não jogar lixo nos terrenos, nas praças e dividir os materiais corretamente”, assinalou.

Sobre os benefícios alcançados pela atividade, Anderson pontuou a preservação do ambiente e o aumento da vida útil dos aterros sanitários. “Além dessas contribuições, estamos ajudando também com a saúde

pública ao combater os focos da dengue através do recolhimento de pneus”, comentou.

A participação da Associação Nova Vida, segundo Anderson, é muito importante, pois eles são responsáveis em compactar o lixo e repassar para as indústrias pioneiras no ramo de reciclagem. “Esses materiais são transformados em objetos como cadernos, lixeiras e artesanato”, acrescentou.

JULHO/AGOSTO/SETEMBRO - 2011 | Nº2 | ANO 1