2011 espcex livro port dia2

Upload: thay-ferraz

Post on 05-Apr-2018

266 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    1/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    1 - www.colegioapogeu.com.br

    Escolha a nica alternativa correta, dentre as opes apresentadas, queresponde ou completa cada questo, assinalando-a, com caneta esferogrficade tinta azul ou preta, no Carto de Respostas.

    QUESTO 01

    Assinale a alternativa correta, em relao ao signifcado dos termos em negritoe sublinhados.a) "O conto bemcurto."(qualidade)b) "Euataceitaria seu presente, se no fosse to caro."(modo)c) "Atas palavras no ditas possuem uma magia para aliviar a alma."(intensidade)d) "At as palavras no ditas possuem uma magiaparaaliviar a alma."(direo)e) "Ficarei esperando voc, ansiosa, ato amanhecer." (tempo)

    ResoluoNa alternativa A, bem tem sentido de intensidade; em B, at palavra denotativa

    de realce; em C, at indicativo de incluso e em D, para tem valor de finalidade.Na alternativa E, at indica limite temporal.

    QUESTO 02"Nunca escreva um anncio que voc no gostaria que sua famlia lesse. Voc nocontaria mentiras para a sua prpria esposa. No conte para minha."

    (David Ogitvy)

    Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das formas verbais.a) Caso a autor da frase preferisse usar o pronome tu, as formas verbais corretasseriam, respectivamente, escrevas, gostarias, lesses, contarias, conteis.

    b) verbos escreva, contaria e conte esto sendo usados no pretrito perfeito doindicativo.c) Se autor tivesse escolhido o pronome ns, as formas verbais corretas seriam,respectivamente, escrevemos, gostaramos, lesses, contaramos, contamos.d) Os verbos gostariae lesseesto sendo usados, respectivamente, no futuro dopretrito do indicativo e no pretrito imperfeito do subjuntivo.e) Os verbos escrevae conte, se conjugados no imperativo afirmativo, na terceirapessoa do plural, teriam, respectivamente, as seguintes formas: escrevaiseconteis.

    Resoluo

    Na frase apresentada, escreva est no modo imperativo negativo, na 3 pessoa dosingular; gostaria est no futuro do pretrito do indicativo, 3 pessoa do singular;lesse est no pretrito imperfeito do subjuntivo, 3 pessoa do singular; contariaest no futuro do pretrito do indicativo, 3 pessoa do singular e conte est noimperativo negativo, 3 pessoa do singular.

    QUESTO 03Identifique a alternativa correta quanto classificao das palavras em negritoe sublinhadas, na ordem em que aparecem, presentes no trecho de O Aplogo,de Machado de Assis:

    "No sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha amodista ao p de si, para no andar atrs dela."[...]

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    2/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    2 - www.colegioapogeu.com.br

    a) conjuno integrante, conjuno integrante, conjuno final.b) conjuno integrante, conjuno integrante, pronome relativo.c) conjuno condicional, conjuno causal, conjuno integrante.d) pronome relativo, conjuno integrante, conjuno integrante.e) conjuno condicional, pronome relativo, pronome relativo.

    ResoluoNa frase dada, na primeira orao aparece um verbo transitivo direto, sendo asegunda orao subordinada substantiva objetiva direta, iniciada por uma conjunointegrante. O mesmo processo acontece na anlise da segunda e da terceira oraes.J na quarta orao, que um pronome relativo, uma vez que retoma o termoantecedente baronesa.

    QUESTO 04"Quando eu passo no Saara amortalhada...

    Ai! dizem: "L vai frica embuadaNo seu branco albornoz..."Nem vem que o deserto meu sudrio,Que o silncio campeia solitrioPor sobre o peito meu.(...)

    No texto, extrado de Vozes d'frica, de Castro Alves, encontramos a seguinte figurade linguagem:a) Catacrese b) Assndetoc) Anacoluto d) Polissndetoe) Prosopopia

    ResoluoPode-se afirmar que, neste excerto do poema Vozes dfrica, de Castro Alves,identificamos a utilizao da figura de linguagem prosopopia, j que o continenteafricano aparece aqui personificado, o que se comprova pelo verbo de ao passarno primeiro verso, cujo sujeito o pronome eu, referente frica; e tambm pelospronomes possessivos meu e seu tambm referentes a esse continente.

    QUESTO 05Leia o trecho abaixo e responda a questo a seguir

    "Pobre velha msica!No sei por que agrado,Enche-se de lgrimasMeu olhar parado."

    O sujeito de "enche-se", no3 verso a) pobre velha msica b) lgrimasc) meu olhar parado d) msicae) eu

    ResoluoA ltima orao do texto dado aparece em ordem inversa: Meu olhar parado enche-se de lgrimas. Assim, percebe-se que o sujeito meu olhar parado.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    3/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    3 - www.colegioapogeu.com.br

    QUESTO 06Na frase "Se o ____, avisa-me.", a alternativa que completa corretamente a frase :a) veres b) virc) reverdes d) virese) ver

    ResoluoO verbo ver, irregular, apresenta-se, no futuro do subjuntivo, como vires nasegunda pessoa do singular.

    QUESTO 07Assinale a alternativa em que a passagem do imperativo afirmativo para oimperativo negativo est correta.a) Sai daqui. / No saies daqui.b) Deixai vir a mim as crianas. / No deixeis vir a mim as crianas.

    c) O po nosso nos dai hoje. / O po nosso no nos ds hoje.d) Escreve ao diretor. / No escreva ao diretor.e) Ape a assinatura! / No aponheis a assinatura!

    ResoluoO imperativo afirmativo copiado do presente do subjuntivo, exceto tu e vs queso retirados do presente do indicativo menos o s final. J o imperativo negativo todo igual ao presente do subjuntivo. Na alternativa B, temos deixai no imperativoafirmativo, 2 pessoa do plural e deixeis no imperativo negativo, 2 pessoa do plural.

    QUESTO 08Assinale a orao cujo sujeito inexistente.a) Houve-se muito bem o rapaz na prova.b) Havia falado sobre tal assunto.c) H de existir uma soluo.d) No h possibilidade de xito.e) Havia-o por louco.

    ResoluoPara ocorrer sujeito inexistente, preciso que haja um verbo impessoal, o que ocorre

    na alternativa D, com o verbo haver com sentido de existir.

    QUESTO 09"Foram-se os deuses, foram-se, em verdade;Mas das deusas alguma existe, algumaQue tem teu ar, a tua majestade,Teu porte e aspecto, que s tu mesma, em suma."

    O fragmento acima, quanto versificao, est classificado corretamente emqual das alternativas?a) rima alternada; verso livreb) rima emparelhada; verso brancoc) rima interpolada; verso tradicionald) rima rara; verso brancoe) rima alternada; verso tradicional

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    4/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    4 - www.colegioapogeu.com.br

    ResoluoA rima nessa estrofe interpolada (A, B, A, B) e os versos so decasslabos, como seobserva em:

    Fo ram -se os deu ses, Fo ram -se em ver da de

    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10QUESTO 10Em"No me leves para o mar.", quanto ao sentido, a frase a) optativa. b) imprecativa.c) declarativa. d) imperativa.e) exclamativa

    ResoluoNa frase dada, o verbo levar est no imperativo negativo, significando um pedido.

    QUESTO 11Leia o fragmento a seguir e responda a questo 11.

    "Quando sa do tribunal, vim pensando na frase do Lopes, e pareceu-me entend-la.'Suje-se gordo!' era como se dissesse que o condenado era mais que ladro, era umladro reles, um ladro de nada."

    ASSIS, Machado. Relquias de Casa Velha.

    Em"...vim pensando...", quanto ao aspecto verbal, a expresso uma perfrasea) incoativa. b) durativa.c) pontual. d) descontnua.e) conclusiva.

    ResoluoNa expresso vim pensando, o gerndio expressa ideia de ao emdesenvolvimento, o que significa aspecto verbal durativo.

    QUESTO 12Assinale a alternativa em que todas as palavras esto grafadas corretamente.a) cotelaria - majestade - gil - continue - viajemb) mianga - dansar - gano - possues cafajestec) chuchu - pajem - exceo - escrnio - atravzd) cachimbo - capixaba - caxumba - coturno vicissitudee) esteritipo - analisar - catalizador - gesso entopir

    ResoluoAparecem com grafia errada, em A, temos cutelaria e jil; em B, danar, gansoe possuis; em C, atravs e em E, esteretipo e entupir.

    QUESTO 13Em "Uns diziam que se matou, outros, que fora para o Acre.", a vrgula emdestaque, colocada depois da palavra "outros", foi empregada do mesmo modona alternativa:

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    5/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    5 - www.colegioapogeu.com.br

    a) "O amor, isto , o mais forte e sublime dos sentimentos..."b)A Histria, diz Ccero, a mestra da vida."c) "O dinheiro, Jaime o trazia escondido nas mangas do palet."d) "Eis que, aos poucos, l para as bandas do oriente, clareia um cantinho do cu."e) "As mos eram pequenas e os dedos, finos e delicados."

    ResoluoNa frase dada, a vrgula em destaque foi usada para marcar a omisso de um verbo(diziam) para evitar a sua repetio (zeugma), o que tambm acontece em E. Em A,as vrgulas separam expresso corretiva; em B, separam orao intercalada; em C,marca o deslocamento do objeto direto quando h objeto pleonstico e em D, asvrgulas marcam adjuntos adverbiais deslocados.

    QUESTO 14Quando a inteno do emissor est voltada para a prpria mensagem, quer na

    seleo e combinao das palavras, quer na estrutura da mensagem, com asmensagens carregadas de significados, temos a funo de linguagemdenominadaa) ftica. b) potica.c) emotiva. d) referencial.e) metalingustica.

    ResoluoA funo potica da linguagem aquela em que se destaca a mensagem, com autilizao de um trabalho especial com a linguagem para transmiti-la.

    QUESTO 15Quanto estrutura e formao de palavras, assinale a alternativa correta.a) Perfeio e percurso so palavras cognatas.b) Em combatente, ocorre derivao parassinttica.c) A palavra pontiagudo formada por justaposio.d) Em exportar e xodo, os prefixos tm sentido correspondente.e) Em hiptese, o prefixo indica "antes, anterioridade".

    Resoluo

    Em A, temos coincidncia de prefixos, mas radicais totalmente diferentes. Em B,ocorre derivao sufixal. Em C, a palavra formada por aglutinao. Em D, aspalavras tm prefixos com o mesmo sentido de movimento para fora. Em E, oprefixo hiposignifica posio abaixo de.

    QUESTO 16Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas do texto a seguir:

    Estar ob_e_ivamente ob_ecado pela beleza dessa mulher tra_ sempre uma sensaode impotncia, e_e_o feita quando, em raras vezes, ela olha para mim e sorri.

    a) c - ss - c - z - xc b) s - c - c - z - xc - c) s - ss - c - z - xc d) c - ss - c - z - xc - e) s - ss - s - z - xc -

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    6/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    6 - www.colegioapogeu.com.br

    ResoluoA grafia correta das palavras destacadas na questo : obsessivamente,obcecado, traz e exceo.

    QUESTO 17

    Assinale a nica alternativa em que o pronome relativo ondeest corretamenteempregado.a) Criou-se uma situao embaraosa, onde as pessoas no sabiam o que dizerdiante da presena do presidente da empresa.b) O arquelogo relatou uma crena, onde se acredita que alguns homens possuem opoder de se transformar em jaguares durante a noite.c) Durante o evento, as pessoas respiravam uma tal felicidade, onde at o malhumorado do chefe contagiava-se.d) No gosto de cidades onde faltam aspectos bsicos como abastecimento regularde gua e de eletricidade.

    e) O professor nos apresentou uma condio onde o trabalho no ter sentido.

    ResoluoO pronome relativo onde s pode ser usado para retomar expresso indicativa delugar, o que s ocorre na alternativa D (cidades). Em A, retoma situao ; em B,retoma crena; em C, retoma felicidade e em E, retoma condio.

    QUESTO 18"Lngua torta: porto menor que porta."

    Observando-se a frase acima, de Millr Fernandes, pode-se inferir quea) a forma -o no necessariamente funciona como sufixo aumentativo, como nocaso da palavra irmo, por exemplo. Sendo assim, porta e porto so palavrascompletamente distintas e, portanto, a frase de Millr Fernandes no faz sentido.b) a frase est em sentido denotativo e quer mostrar que, ao no dominar bem oprprio idioma, o falante mal consegue passar pelo porto da comunicao e,portanto, menos ainda conseguir quando a exigncia chegar a interpretaes maiscomplexas.c) a forma porto, por ter o sufixo aumentativo -o, indica aumento, ou seja, umaporta grande. Como existem portes menores que a forma normal porta, Millrconclui que, nesse caso, a lngua torta, ou seja, defeituosa.d) o humorista faz uma brincadeira com o fato de a linguagem vir de dentro para forana comunicao interpessoal. Sendo assim, para que as palavras entremno mundoda comunicao, devem passar primeiramente pelo porto, representado pelosdentes, para s ento entrarem pela porta, representada pela boca, cuja abertura,enquanto porta, maior do que a da arcada dentria.e) o pensador Millr Fernandes, por trs de uma frase curta e rimada, quer nos levara imaginar que, quando no se domina a linguagem, a primeira barreira, representadapelo termo porto, precisa ser ultrapassada sem medo, porque, depois dessa entradadificultosa, todo o resto ser mais fcil, j que comum as portasse abrirem paraaqueles que falam bem.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    7/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    7 - www.colegioapogeu.com.br

    ResoluoMillor Fernandes, em sua linguagem irnica e brincalhona, destaca um aspecto importanteda utilizao de sufixos em Portugus: em diversas situaes, eles assumem valoressemnticos especiais, que ultrapassam os sentidos previstos gramaticalmente. Para osufixo o, aumentativo, prev-se o sentido de aumento de tamanho do ser indicado, mas

    Millor aponta o fato de que, ironicamente, h portes menores que as portas.

    QUESTO 19Leia o trecho abaixo:

    "(Isto talvez ridculo aos ouvidosDe quem, por no saber o que olhar para as cousas,No compreende quem fala delasComo modo de falar que reparar para elas ensina.)"

    Fernando Pessoa, O Guardador de Rebanhos

    A preposio com pode assumir diferentes significados, de acordo com suafuno na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de comequivale ao doque se verifica no 4 verso da estrofe acima.a) No princpio de 1869, voltou Vilela da provncia, onde casara com uma damaformosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado.(Machado de Assis, A Cartomante)b) D. Antnio tinha cumprido o seu juramento de vassalo leal; e, com a conscinciatranquila por ter feito o seu dever, (...) vivia feliz no seio de sua pequena famlia. (Josde Alencar, O Guarani)c) Era, porm, preciso assustar os sertes com o monstruoso espantalho de ao, ainda

    que se pusessem de parte medidas imprescindveis. (Euclides da Cunha, OsSertes)d) E, pois, despediram-se amuados. Fabrcio queria ainda demorar-se e mesmo ficarcom Augusto, mas Leopoldo e Filipe o levaram consigo, fora. (Joaquim Manuel deMacedo, A Moreninha)e) Quando o esculto saiu, levantei os tijolos de mrmore do meu quarto, e com asmos cavei a um tmulo. (Alvares de Azevedo, Noite na Taverna)

    ResoluoPercebe-se, no trecho dado, o valor semntico de modo para a preposio com, oque acontece tambm na alternativa B. Aparece o valor semntico de companhia nas

    alternativas A e D e o valor semntico de instrumento nas alternativas C e E.

    QUESTO 20"De sorte que os jagunos os assaltaram, de surpresa, antes da chegada, ao meio-dia, no Angico. Foi mais srio o ataque, ainda que no valesse o nome decombate, que mais tarde lhe deram."

    (Euclides da Cunha, Os Sertes)

    No trecho acima, a orao adverbial destacada expressaa) causa. b) consequncia.c) proporo. d) finalidade. e) concesso.

    ResoluoNa frase dada, percebe-se a presena da locuo conjuntiva ainda que, que temvalor semntico de concesso, introduzindo ideia oposta da orao antecedente.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    8/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    8 - www.colegioapogeu.com.br

    Aprovaes 2010 | 201137 EsPCEx

    28 EFOMM19 AFA

    12 COLGIO NAVAL

    40 EPCAR2 ESCOLA NAVAL

    8 IME

    4 ITA

    PARTICIPE DO AULO GRTIS ESPCEXTERA 20/09 E QUINTA 22/09

    19 S 22H

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    9/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    9 - www.colegioapogeu.com.br

    QUESTO 21"Ao velho coitadoDe penas ralado,J cego e quebrado,Que resta? Morrer.

    Enquanto descreveO giro to breveDa vida que teve,Deixai-me viver!No vil, no ignavo.Mas forte, mas bravo,Serei vosso escravo:Aqui virei ter.Guerreiros, no coroDo pranto que choro:

    Se a vida deploro,Tambm sei morrer."

    Sobre os versos acima, correto afirmar que so de um poemaa) indianista, caracterizado pelas cargas lrica, dramtica, pica e pela perfeitautilizao dos vrios recursos da mtrica, da musicalidade e do ritmo.b) que exemplo da melhor poesia barroca, quer na forma (decasslabos rimados),quer na temtica desenvolvida (os estados contraditrios da condio humana).c) byroniano, impregnado de egocentrismo, negativismo, pessimismo e dvida.d) parnasiano que manifesta uma postura anti-romntica, impassvel e impessoal.

    e)simbolista, que expressa a purificao, por meio da qual o esprito atinge as regiesetreas, o espao infinito.

    ResoluoOs versos acima foram retirados do poema I-Juca Pirama de Gonalves Dias. Essepoema pertence Primeira Gerao Romntica, tambm chamada Indianista eapresenta todas as caractersticas apontadas na primeira alternativa da questo.

    QUESTO 22Sobre a segunda fase do Modernismo no Brasil, correto afirmar que:

    a) foi marcada pela exaltao da natureza, a volta ao passado histrico, omedievalismo e a criao do heri nacional na figura do ndio.b)se caracterizou pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorizao dopormenor mediante jogos de palavras.c) representou um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geraode 1922, resultando em uma literatura mais construtiva e mais politizada.d) se caracterizou por ser uma literatura meramente descritiva e, como tal, semgrande valor literrio, possuindo, portanto, somente interesse histrico.e) seguiu os modelos clssicos greco-latinos e os renascentistas, retomando amitologia pag como elemento esttico.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    10/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    10 - www.colegioapogeu.com.br

    ResoluoA alternativa C teoriza sobre a Segunda Gerao Modernista, comparando-a com agerao de 1922 no que se refere ao trabalho formal e ao contedo. As demaisalternativas referem-se, respectivamente, Primeira Gerao Romntica,Parnasianismo, Quinhentismo (literatura informativa) e Arcadismo.

    QUESTO 23Sobre a narrativa de Clarice Lispector, pode-se afirmar quea) se utiliza do fluxo de conscincia, quebrando os limites espao-temporais quetornam a obra verossmil.b) mostra a dor e o sofrimento da mulher sertaneja, castigada pela seca e pelopreconceito social e cultural.c) apresenta em sua obra recursos como o ritmo, aliteraes, metforas e imagens,retomando o movimento concretista.d) recria a prpria lngua portuguesa, utilizando-se de termos em desuso, bem como

    neologismos.e) foi fortemente marcada pelo Simbolismo do sc. XIX, de cunho documental.

    ResoluoUma das principais caractersticas da literatura de Clarice Lispector a utilizao dofluxo de conscincia, que quebra os limites espao-temporais, fazendo com que opensamento da personagem fique como que solto. Portanto, a nica alternativa quepode ser considerada correta a A.

    QUESTO 24

    Sobre a Literatura Brasileira, correto afirmar quea) A Moreninhaapresenta uma descrio dos costumes do Rio de Janeiro imperial, semelhana da maioria dos romances romnticos urbanos.b) o artista barroco no s reproduz um fragmento da vida, de acordo com suasinclinaes pessoais, mas tambm o reproduz tal como viu, isto , desfigurado.c) Machado de Assis trabalha alguns adjetivos e imagens tpicos da idealizao damulher, como bem representa a personagem Virglia.d) a stira constitui a parte mais original da prosa de Gregrio de Matos ao criticar asociedade carioca da poca.e) os trovadores portugueses, por sua origem provenal, limitaram-se mera

    imitao.

    ResoluoDentre todas as alternativas, a nica que pode ser considerada correta a letra A: oromance A Moreninha o primeiro romance brasileiro , de Joaquim Manuel deMacedo, apresenta, ao desenvolver sem enredo, uma descrio dos costumes do Riode Janeiro Imperial, antecipando, assim, a forma dos romances romnticos urbanos.

    QUESTO 25Assinale a alternativa correta, quanto Literatura Brasileira.

    a) A primeira gerao potica do Romantismo est voltada para a expresso dosprprios sentimentos e frustraes.b) A fase de maturidade de Machado de Assis essencialmente problematizadora;trata da questo existencialista.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    11/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    11 - www.colegioapogeu.com.br

    c) Cana um romance de tese e integra a literatura dos jesutas.d) O Simbolismo uma afirmao do Naturalismo (linguagem) e do Parnasianismo(esttica).e) O Barroco explora o antropocentrismo, resgatando caractersticas renascentistas:culto forma e linguagem rebuscada.

    ResoluoA prosa de Machado de Assis costuma ser dividida em duas fases. Na primeira,identificamos um Machado de Assis preso aos moldes romnticos, conforme seobserva em Helena, por exemplo. Sua segunda fase, na qual o autor desponta, marcadamente realista, de carter problematizador, com o objetivo de criticar eanalisar o comportamento do homem na sociedade brasileira da poca.

    QUESTO 26Assinale a alternativa correta, quanto Literatura Brasileira.

    a) No final do sc. XIX e incio do sc. XX, trs tendncias literrias caminhavamparalelas: o Romantismo, o Simbolismo e o Pr-Modernismo.b) Em Os Lusadas, o heri Bartolomeu Dias canta as glrias daqueles queconquistaram as ndias e edificaram o Imprio Portugus no Oriente.c) No romance naturalista, o narrador no interfere na ao nem faz um julgamentodas personagens: ele se limita a uma descrio objetiva da realidade.d) O Simbolismo, por ser um movimento antilgico e antirracional, valoriza osaspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana.e) Os escritores brasileiros do Arcadismo se rebelaram contra as rgidas normas datradio clssica e apresentaram em suas obras aspectos totalmente diferentes

    daqueles preconizados pelas academias literrias.

    ResoluoO Simbolismo apontado por muitos analistas literrios como um movimento quedesenvolve as caractersticas romnticas, uma vez que essas duas escolasapresentam, em comum, o subjetivismo e o apelo emoo. Outra caracterstica quemarca o Simbolismo a preocupao com temas metafsicos, como a alma e a vidaaps a morte.

    QUESTO 27

    Reconstruir a cultura brasileira sobre bases nacionais; promover uma reviso crticade nosso passado histrico e de nossas tradies culturais; eliminar de vez o nossocomplexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros" foram propostasdefendidas, dentre outros, pelos modernistas da Primeira Fase,a) Manuel Bandeira e Clarice Lispector.b) Mrio de Andrade e Oswald Andrade.c) Graa Aranha e Monteiro Lobato.d) Carlos Drummond de Andrade e Lima Barreto.e) Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    12/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    12 - www.colegioapogeu.com.br

    ResoluoOs dois principais representantes da Primeira Gerao Modernista so os escritoresMrio e Oswald de Andrade. As informaes apontadas no enunciado so ascaractersticas mais caras potica desses dois autores. Alm disso, a alternativa B a nica que aponta dois escritores da Primeira Gerao do Movimento Modernista

    Brasileiro.

    QUESTO 28Sobre a poesia da Segunda Gerao modernista, correto afirmar quea) apresenta fortes caractersticas regionalistas, assim como a prosa do perodo.b) valoriza as formas fixas, como o soneto, em detrimento liberdade de expresso.c) preocupa-se fundamentalmente com o sentido da existncia humana.d) apresenta forte tendncia nacionalista e de crtica realidade social brasileira.e) essencialmente experimentalista e inovadora quanto a temas e formas deexpresso.

    ResoluoA poesia da Segunda Gerao Modernista tem como seu principal representante opoeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Inicialmente, sua poesia apresenta umatendncia nacionalista, de certa forma herdada dos poetas da Primeira Gerao, euma crtica realidade social brasileira, principalmente no seu livro Sentimento doMundo.Portanto, tomando a poesia de Drummond na dcada de 1930 como base, pode-seapontar a alternativa D como gabarito.

    QUESTO 29Assinale a alternativa que indica em qual das trs partes em que foi dividida aobra Os Sertespode ser encontrado um elaborado trabalho sobre a etnologiabrasileira.a) A Terra b) O Nordestinoc) O Homem d) A Guerrae) A Luta

    ResoluoA obra Os Sertes, de Euclides da Cunha, dividida em trs partes: A Terra, O

    homem e A luta. Muito influenciado pela corrente cientfico-filosfica determinista,Euclides aborda, em seu texto, respectivamente, o ambiente no qual est inserido opovoado de Canudos, o homem sertanejo e a guerra que devastou aquela localidade.Como o enunciado nos pede a parte em que o autor disserta sobre a populao deCanudos o que se observa pela utilizao do termo etnologia no enunciado -,conclui-se que a resposta aquela que se refere ao homem sertanejo, isto , aalternativa C.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    13/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    13 - www.colegioapogeu.com.br

    QUESTO 30Sobre as obras relacionadas na coluna A, assinale a alternativa que completacorretamente a coluna B.

    COLUNA A

    (1) Senhora

    (2) Memrias de umsargento demilcias

    (3) O Ateneu

    (4) Usina

    (5) Quincas Borba

    COLUNA B

    ( ) Obra totalmente inovadora para sua poca, podeser considerada o verdadeiro romance de costumesdo Romantismo brasileiro, pois abandona a viso daburguesia urbana para retratar o povo em toda a suasimplicidade.( ) Retrato da sociedade carioca da poca doSegundo Reinado, o romance narra a histria dorelacionamento entre Aurlia Camargo e FernandoSeixas, levando o leitor a refletir a respeito da

    influncia do dinheiro nas relaes amorosas e noscasamentos da poca.( ) Romance narrado em terceira pessoa, umaanlise da desagregao psicolgica e financeira deRubio, humilde professor do interior de MinasGerais que recebe uma herana do criador de umsistema filosfico chamado Humanitismo. Rubiomorre pobre e louco, acreditando ser Napoleo.( ) O personagem Srgio, j adulto, narra seu tempode aluno em um colgio interno; a narrativa feita

    em primeira pessoa, o que permite ao autor entrar nocomplexo mundo das revelaes que s se fazem conscincia.( ) O romance retrata a decadncia do engenhoSanta Rosa, arrancado de suas bases por fora doprocesso industrial, com mquinas de fbrica, comferramentas enormes, com moendas gigantes, quesuplantam a produo artesanal.

    a) 2-1-5-4-3 b) 2-1-4-3-5

    c) 1-5-2-3-4 d) 2-4-5-2-3e) 2-1-5-3-4

    ResoluoA primeira informao presente na coluna B refere-se ao romance Memrias de umsargento de milcias, de Manuel Antnio de Almeida, publicado em 1854.Em seguida, temos uma sntese de romance Senhora, de Jos de Alencar,representante do tpico romance romntico urbano.O terceiro tpico refere-se obra machadiana Quincas Borba, publicada em 1892.O penltimo item resume o enredo do livro O Ateneu, de Raul Pompia.Finalmente, -nos mostrado o resumo de uma obra do escritor modernista daSegunda Gerao, Jos Lins do Rego, intitulada Usina e publicada em 1936.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    14/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    14 - www.colegioapogeu.com.br

    Redao

    Com a divulgao de uma grade de correo e de sugestes sobre o que os

    candidatos devem ou no fazer, j era esperado um tema diferente dos anteriores.A motivao dada, de autoria do filsofo francs Albert Camus, sugere que ocandidato disserte sobre a importncia da cultura como instrumento de manifestaoaliado liberdade de expresso.

    Seria relevante, pois, enfatizar que a cultura um carter constitutivo do que seconsidera sociedade.

    Vale ressaltar ainda que o conceito de cultura deveria ser observado, j que huma tendncia de valorizar-se uma determinada manifestao (considerada deprestgio) em detrimento de outra estigmatizada.

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    15/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    15 - www.colegioapogeu.com.br

    Gabarito EsPCEx - Colgio Apogeu

    Nmero

    da questoProva D Prova E Prova F

    01 E E D02 D C E03 B B D04 E D C05 C D D06 D E B07 B D D

    08 D C D09 C A C10 D E A11 B B B12 D C E13 E B C14 B E D15 D C D

    16 C D B17 D C C18 C D E19 B B E20 E D C21 A D B22 C A E

    23 A D B24 A B C25 B E A26 D B B27 B C B28 D A A29 C B D30 E D D

  • 7/31/2019 2011 Espcex Livro Port Dia2

    16/16

    Resoluo Comentada | EsPCEx 2011|2012

    Portugus | Redao | Literatura

    PARTICIPE DO AULO GRTIS ESPCEXTERA 20/09 E QUINTA 22/09

    19 S 22H