2007 | parque industrial cesarimo

8
Pretende-se que a proposta total, apesar de se desenvolver em cinco blocos de edifícios ( Bloco A, B,C, D e E), venha a ser licenciada na sua totalidade prevendo-se contudo que a sua execução seja faseada ( Fase 1 e Fase 2 ) tal como previsto nas peças desenhadas e na calendarização. Pela natureza e dimensão da pretensão fica prevista a possibilidade de se fazer um destaque de parcela do terreno, caso seja necessário. A proposta apresentada resulta de uma análise ao terreno em questão, verificando-se neste um desnível transversal de norte para sul, da cota baixa para a cota alta, respectivamente. Assim sendo, a proposta apresentada resultante segundo um eixo, transversal aos dois arruamentos exis- tentes, unindo-os desta forma em pontos intermédios e, simultaneamente, fazendo uma transição da cota mais baixa para a mais alta do terreno em questão. Os pontos de contacto deste atravessamento com as vias existentes originarão precisamente os dois pon- tos de acesso ao interior da propriedade (a norte e a sul, respectivamente), cujo perfil é caracterizado por um arruamento com área verde destinada a arborização e área para passeio de ambos os lados. Prevê-se a implantação dos armazéns em duas plataformas, obtidas pela modelação do terreno, uma à cota baixa e outra à cota alta, segundo o principal eixo de simetria de atravessamento da proposta, já referen- ciado anteriormente. O acesso aos armazéns propostos realiza-se por arruamentos de desenvolvimento longitudinal, relativa- mente ao terreno e transversais relativamente ao principal eixo de simetria norte-sul (já referenciado), que possuem lugares de estacionamento exteriores e acessos pedonais, bem como todas as infraestruturas de apoio necessárias às fracções de cada parcela, subentenda-se, abastecimento de água, drenagem de esgotos e águas pluviais, eventual abastecimento de gás, rede de incêndio e infraestruturas eléctricas e de telecomu- nicações. Relativamente ao estacionamento de camiões convém referir que o mesmo se prevê no exterior do con- domínio, uma vez que já existe uma zona para o efeito no arruamento a norte, ficando contudo garantido o estacionamento no interior do terreno no total de 238 lugares conforme previsto no artigo 43 do Regulamento Municipal. Prevê-se ainda o ajardinamento e arborização de todo o terreno restante, bem como a sua modelação, de modo a reduzir as pendentes resultantes das plataformas criadas com a implantação dos armazéns e subse- quente desenvolvimento dos perfis dos arruamentos. Em termos organizativos as fracções 1 a 12 serão constituídas por 2 pisos (piso 0 e piso1). O piso 0 destinar- PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO 28 UNIDADES INDUSTRIAIS EM CONDOMINIO FECHADO 2007 CESAR - OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Upload: ricardo-suarez-arquitectura-e-design-lda

Post on 15-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

28 Unidades Industriais em Condomínio Fechado Cesar - Oliveira de Azeméis

TRANSCRIPT

Page 1: 2007 | Parque industrial Cesarimo

Pretende-se que a proposta total, apesar de se desenvolver em cinco blocos de edifícios ( Bloco A, B,C, D e E), venha a ser licenciada na sua totalidade prevendo-se contudo que a sua execução seja faseada ( Fase 1 e Fase 2 ) tal como previsto nas peças desenhadas e na calendarização.

Pela natureza e dimensão da pretensão fica prevista a possibilidade de se fazer um destaque de parcela do terreno, caso seja necessário.

A proposta apresentada resulta de uma análise ao terreno em questão, verificando-se neste um desnível transversal de norte para sul, da cota baixa para a cota alta, respectivamente.

Assim sendo, a proposta apresentada resultante segundo um eixo, transversal aos dois arruamentos exis-tentes, unindo-os desta forma em pontos intermédios e, simultaneamente, fazendo uma transição da cota mais baixa para a mais alta do terreno em questão.

Os pontos de contacto deste atravessamento com as vias existentes originarão precisamente os dois pon-tos de acesso ao interior da propriedade (a norte e a sul, respectivamente), cujo perfil é caracterizado por um arruamento com área verde destinada a arborização e área para passeio de ambos os lados.

Prevê-se a implantação dos armazéns em duas plataformas, obtidas pela modelação do terreno, uma à cota baixa e outra à cota alta, segundo o principal eixo de simetria de atravessamento da proposta, já referen-ciado anteriormente.

O acesso aos armazéns propostos realiza-se por arruamentos de desenvolvimento longitudinal, relativa-mente ao terreno e transversais relativamente ao principal eixo de simetria norte-sul (já referenciado), que possuem lugares de estacionamento exteriores e acessos pedonais, bem como todas as infraestruturas de apoio necessárias às fracções de cada parcela, subentenda-se, abastecimento de água, drenagem de esgotos e águas pluviais, eventual abastecimento de gás, rede de incêndio e infraestruturas eléctricas e de telecomu-nicações.

Relativamente ao estacionamento de camiões convém referir que o mesmo se prevê no exterior do con-domínio, uma vez que já existe uma zona para o efeito no arruamento a norte, ficando contudo garantido o estacionamento no interior do terreno no total de 238 lugares conforme previsto no artigo 43 do Regulamento Municipal.

Prevê-se ainda o ajardinamento e arborização de todo o terreno restante, bem como a sua modelação, de modo a reduzir as pendentes resultantes das plataformas criadas com a implantação dos armazéns e subse-quente desenvolvimento dos perfis dos arruamentos.

Em termos organizativos as fracções 1 a 12 serão constituídas por 2 pisos (piso 0 e piso1). O piso 0 destinar-

PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO28 UNIDADES INDUSTRIAIS EM CONDOMINIO FECHADO

2007CESAR - OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Page 2: 2007 | Parque industrial Cesarimo

PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO - CESAR

-se-á a recepção, armazém e balneários e o espaço no piso 1 prevê-se ocupado por escritórios.As restantes fracções (20 a 28), localizadas à cota baixa, serão constituídas por quatro pisos ( piso -2, piso-1,

piso0 e piso 1) sendo que o piso -2 e o piso 0 serão destinados a armazém e balneários o piso -1 a arrumos e o piso 1 a escritórios.

A construção da fracção 29, destinada à portaria, prevê-se com um só piso.Do ponto de vista construtivo, prevê-se uma construção mista com betão armado e estrutura metálica. O

revestimento exterior dos armazéns será em painéis Eternit F-Well09 excepto nos alçados frontais onde será também aplicado painéis Eternit clássica cor cinzenta sendo que na cave em cor preta. Nas caves será aplica-do pelo exterior painéis em betão aparente.

A cobertura será em painéis Sandwich de chapa ondulada e pontualmente em painéis de policarbonato translúcido permitindo iluminação zenital dos armazéns. Ao nível do pavimento está previsto a aplicação de pavimento autonivelante e vinil, consoante os casos.

No nível exterior as áreas destinadas a passeio serão em paralelepípedo de betão, baías de estacionamen-to, arruamentos em pavimento betuminoso ou betão sendo a restante área ajardinada e arborizada.

A cércea proposta é de 7 metros considerada na intersecção do plano inferior da cobertura (arranque da asna) com a fachada, sendo necessário pela inclinação desta uma platibanda de remate a todo o sistema construtivo da cobertura, resultando assim uma altura total final de 9 metros.

Os muros a licenciar terão uma altura de 1,20 mt em todo o perímetro do terreno.Nas fracções voltadas a norte da plataforma à cota baixa, a cércea é acrescida de mais 5,40 metros resul-

tante dos dois pisos aí previstos verificando-se contudo, uma quebra resultante do recuo de 1,20 mt do piso 0 em relação aos pisos -1 e -2 de modo a reduzir o impacto total da cércea. O piso -2 e piso -1 serão semi-enter-rados, devendo-se ao desnível natural do terreno conforme se depreende nas peças desenhadas.

No que se refere ao plano de acessibilidades estão previstos lugares de estacionamento para cidadãos com mobilidade reduzida (4 lugares) assim como, o acesso aos armazéns pelo exterior efetuado por percursos em passeios e passadeiras nos arruamentos propostos.

Nos armazéns fica também salvaguardado através de pequenas intervenções a possibilidade de alteração ao nível do piso 0 para a criação /adaptação dos balneários e instalações sanitárias de modo a permitir a sua utilização por cidadãos com especiais dificuldades de locomoção, sem por isso pôr em causa a estabilidade e dimensões regulamentares destes.

De salientar ainda que o estudo em causa foi desenvolvido, tendo em atenção todas as questões de con-forto, bem como de natureza regulamentar, nomeadamente no que se refere a infraestruturas e ambiente.

Page 3: 2007 | Parque industrial Cesarimo

Planta Cobertura

Alçados

PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO - CESAR

Page 4: 2007 | Parque industrial Cesarimo

Alçados

Planta Piso 1PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO - CESAR

Page 5: 2007 | Parque industrial Cesarimo

Planta Piso 0

Cortes

PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO - CESAR

Page 6: 2007 | Parque industrial Cesarimo

Cortes

Planta Piso -1PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO - CESAR

Page 7: 2007 | Parque industrial Cesarimo

Cortes

Planta Piso -2

PARQUE INDUSTRIAL CESARIMO - CESAR

Page 8: 2007 | Parque industrial Cesarimo

Pormenores ConstrutivosPARQUE INDUSTRIAL CESARIMO - CESAR