2000

2
1 - Indique e comente quatro elementos da Antigüidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental. Resposta: Entre as permanências da civilização greco-romana na contemporaneidade, podemos destacar: a) o pensamento grego, que exerceu profunda influência na busca do conhecimento científico, político e filosófico do decorrer da História da humanidade. São exemplos disso: na Medicina, Hipócrates, que refutou as explicações sobrenaturais ou divinas para a origem das doenças; na Matemática, Tales de Mileto e Pitágoras, ao formularem as bases desta ciência; na Filosofia, Sócrates, Platão e Aristóteles, que estabeleceram a estrutura básica do pensamento filosófico ocidental; na Política com a criação dos conceitos fundamentais da democracia e de cidadania. b) os romanos foram, no campo jurídico, os responsáveis pela elaboração de um modelo universal e racional de leis, que serve de fundamento para as legislações contemporâneas. 2 - Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, às quais muito deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV. a) Quais foram essas civilizações? b) Indique suas principais características. Resposta: a) A afirmação se refere às civilizações bizantina (Império Romano do Oriente) e árabe. b) A civilização bizantina caracterizou-se por: uma organização política que unia o Estado e a Igreja, que em 1054 separou-se de Roma, dando origem à Igreja Ortodoxa; economia mercantil, desempenhando a intermediação comercial entre o Ocidente e o Oriente; preservação de grande parte da cultura greco-romana, contribuindo para o desenvolvimento do Direito, da Filosofia e das Artes. Já a civilização muçulmana teve como identidade uma organização política baseada num Estado teocrático; economia baseada na atividade comercial e urbana; hierarquia social fundamentada na estrutura político-religiosa; e pela

Upload: daniel-giaj-levra-lavieri

Post on 15-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

fuvest 2000

TRANSCRIPT

Page 1: 2000

1 - Indique e comente quatro elementos da Antigüidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental.

Resposta:

Entre as permanências da civilização greco-romana na contemporaneidade, podemos destacar:

a) o pensamento grego, que exerceu profunda influência na busca do conhecimento científico, político e filosófico do decorrer da História da humanidade. São exemplos disso: na Medicina, Hipócrates, que refutou as explicações sobrenaturais ou divinas para a origem das doenças; na Matemática, Tales de Mileto e Pitágoras, ao formularem as bases desta ciência; na Filosofia, Sócrates, Platão e Aristóteles, que estabeleceram a estrutura básica do pensamento filosófico ocidental; na Política com a criação dos conceitos fundamentais da democracia e de cidadania.

b) os romanos foram, no campo jurídico, os responsáveis pela elaboração de um modelo universal e racional de leis, que serve de fundamento para as legislações contemporâneas.

2 - Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, às quais muito deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV.

a) Quais foram essas civilizações?b) Indique suas principais características.

Resposta:

a) A afirmação se refere às civilizações bizantina (Império Romano do Oriente) e árabe.

b) A civilização bizantina caracterizou-se por: uma organização política que unia o Estado e a Igreja, que em 1054 separou-se de Roma, dando origem à Igreja Ortodoxa; economia mercantil, desempenhando a intermediação comercial entre o Ocidente e o Oriente; preservação de grande parte da cultura greco-romana, contribuindo para o desenvolvimento do Direito, da Filosofia e das Artes.

Já a civilização muçulmana teve como identidade uma organização política baseada num Estado teocrático; economia baseada na atividade comercial e urbana; hierarquia social fundamentada na estrutura político-religiosa; e pela incorporação de elementos culturais do oriente (China e Índia) e do ocidente (Grécia e Roma), notabilizando-se pelo desenvolvimento e difusão de conhecimentos em vário vários campos, especialmente na Filosofia, Literatura, Medicina e Astronomia.

3 - Durante a Idade Moderna, pensava-se que todas as riquezas do mundo estavam numa posição estática e constante, razão pela qual o comércio era tido como uma atividade em que havia um ganhador e um perdedor, sendo o seu resultado equivalente a uma soma zero (+1-1=0). Baseando-se nestes princípios, os Estados modernos atuaram no comércio internacional sob a orientação de uma política econômica.

a) Que nome foi dado a esta política econômica?b) Quais foram seus principais elementos constitutivos?

Resposta:

a) Mercantilismo.

Page 2: 2000

b) A política econômica mercantilista, típica do Estado moderno absolutista, identificava a riqueza com a posse de moeda feita de metais preciosos (metalismo). A partir dai, buscava a obtenção de moeda no comércio externo, por meio de uma balança comercial favorável. Tal lucro seria obtido pelo intervencionismo estatal, ao promover o protecionismo e o estímulo às manufaturas (industrialismo).