2.ª bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/hgb_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre...

16
História Geral e do Brasil – 2. a edição 1 • Respostas às Questões Propostas História Geral e do Brasil respostas às Questões propostas 2.ª edição

Upload: others

Post on 13-Jan-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 1

• Respostas às Questões Propostas •

His

ria

Ge

ra

l e d

o B

ra

sil

re

spo

sta

s à

s Qu

est

õe

s pr

opo

sta

s2.

ª ed

içã

o

Page 2: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 2

• Respostas às Questões Propostas •

europa e américas

no período moderno

Unidade 2

Page 3: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 3

• Respostas às Questões Propostas •

1.a) PicodellaMirandolaapresentaohomemcomosenhordeseudestino. b) Sim.Otextoembasasuaargumentaçãoemumprincípiofortementereligioso

2.a) Artes:aproliferaçãodosretratos;ciências:acompetiçãoeanecessidadededesenvolverconheci-mentosúteisparaoshomens;

b)Artes:ousodasmedidaseproporçõesnaarquiteturaenaspinturas;ciências:aadoçãodomodeloexperimentaleainfluênciadopensamentomatemático;

c) Artes:osestudossobreanaturezaecorposhumanos;ciências:osestudossobreoscorposcelestesedaFísica;

d) Artes:influêncianasobrasplásticasefilosóficas;ciências:recuperaçãodopensamentomatemático.

3.Avida livrenascidadeseacompetiçãoentreoshabitantesdasrepúblicas italianasestimulavamaconcorrênciaentreaspessoas,nocasoosartesãos/artistasdoperíodo.Ooutroaspectoéapráticadopatrocínio,chamadademecenato,queconsistianacontrataçãodosartistaspararealizaremtrabalhosemsuascidades.

4.Respostapessoal.

5.a) Édescritacomoumavidacheiadeinjustiçasedesigualdades,naqualodinheiroeapropriedadeindividualocupamumlugarcentral.

b)Utopiaéumasociedademuitoorganizada,naqualtodososhomenstrabalhamdeacordocomasnecessidades.AocontráriodasociedadeapresentadanoLivroPrimeiro,emUtopiaaspessoassãotodasbeneficiadaspeloseutrabalho.

6.Maquiavelafirmaqueexistemduasformasdemanterogoverno:pelasleis(própriadoshomens)oupelaforça(própriadosanimais).Comointuitodemanterogoverno,opríncipenãopodesesubme-teràsmesmasregrasdoshomensconsideradosbons,sendomuitasvezesobrigadoaagirpelaforçacontrareligião,caridadeefé.OaspectomaisimportanteéqueMaquiaveltratadaaparênciadopoder:ogovernantedeveaparentar terqualidadesquenãonecessariamenteele tem,poisassimfacilitaodomíniosobreossúditos.

7.Elapermitiuadifusãodoconhecimentoporcustosmuitomenoresdoqueospergaminhosmedie-vais.Tornoumaiságiladifusãodenovasideias,alémdelivrosefolhetosquetiraramomonopóliodosaberdaIgreja.

8.Aprimeiraéumaesculturadaantiguidadegregaeasegunda,umateladoRenascimentoitaliano.Per-cebe-senitidamenteainfluênciadamitologiagreganateladeBotticelli,emboraanudezdaprimeiraimagemnãoestejapresentenasegunda.

renascimento e HumanismoCapítUlo 9

Revisitando a História

1.b) 2.a) 3.a) 4.b)

Questões de Vestibular

Page 4: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 4

• Respostas às Questões Propostas •

1.AsreformasreligiosasforamummovimentodesencadeadonaEuropapelaaçãodeMartinhoLutero,que,em1517,publicou95tesescontraaspráticasdaIgrejacatólica,comoavendadeindulgências,asimoniaeariquezadaIgreja.Devemosfalaremumaspectopluraldasreformasreligiosas,poiselastiverammotivaçõesdiferentesemregiõescomoaAlemanha,aSuíçaeInglaterra,alémdeterematingidoospróprioscatólicosemummovimentoconhecidocomoContrarreforma.

2.a) AoquestionaraautoridadedaIgrejaromana,osreformadorescolocaramemxequeavalidadedaspropriedadeseprivilégiosdaIgreja,desestabilizandootênueequilíbriodaorganizaçãosocialdoperíodo.Alémdisso,aideiadalivreinterpretaçãodaBíblialiberoudiversosgrupossociaisdojugoda interpretaçãodosclérigoscatólicos.Dessa forma,os camponesesencontraramespaçoparalevantarem-sepelapartilhadeterras.

b)Dopontoteológico,oquestionamentodaautoridadepapalderivavadaideiapresenteentreosre-formadoresdequenenhumapessoapoderiainterferirouintecederpelaoutradiantedeDeus;noaspectopolítico,permitiacontestaraautoridadeexercidapelopapasobreosreisdomundocristão.

3.a) Paraele,ohomemeraindignodasalvação;portanto,asalvaçãonãopoderiavirpelasboasobrascomoensinaaIgrejacatólica,masapenaspelasuafé.

b) ParaLutero,asalvaçãosóerapossívelpormeiodafé,demodoqueodinheirodenadaajudariaofielasesalvar,servindoapenasparaoenriquecimentodaIgreja.

4.Ateoriacalvinistaconcordavacomoprincípiodajustificaçãopelaféeincorporavaumoutroelemen-to:ateoriadapredestinação,segundoaqualDeus,porseronisciente,sabeodestinoquecadapessoaterá,portanto,nadapodemfazeroshomensparaalteraroqueiráacontecer.Paraidentificarosinaldagraçaoshomensdevemsesubmeteraumadisciplinarígidaqueenfatizaotrabalhoeumavidaregrada.Otrabalhointensoeocontroledegastoslevaàriqueza,queseriaumsinaldapredestinação.

5.a) OtribunaldoSantoOfíciotinhacomoobjetivoperseguirasideiasdossimpatizantesdaReformaeoutrosgruposconsideradoshereges.AInquisiçãonãofuncionoudeummesmomodonoslon-

reformas reliGiosasCapítUlo 10

Revisitando a História

5.a) AfundamentaçãodateoriaheliocêntricaestabelecendoaTerracomoumplanetanaórbitadoSolrefutouateoriageocêntricaformuladaporPtolomeuesustentadapelaIgrejaduranteaIdadeMédia.

b)GalileuGalileifoiacusadopelaInquisiçãopordefenderasformulaçõesdeCopérnicoedeGior-danoBrunosobreoUniverso,poisestascontrariavamogeocentrismoproclamadopelaIgrejae,porconseguinte,abalavamoprópriopoderdaIgreja.

6.e)

7.a) Pormeiodemanuscritosproduzidossobretudonointeriordosmosteiros,mastambémporsecu-laresnasuniversidadeseentreaselitesruraiseurbanas.

b.)Amaiordifusãodenovosconhecimentos,principalmenteosdaRenascençaedoIluminismo,pormeiodoslivros.

8.c)

Page 5: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 5

• Respostas às Questões Propostas •

gosséculosdeexistência.Pelousodaforçaedacoerção,aIgrejaacreditavaqueextinguiriaaquelesqueaameaçavam.

b) Porserempúblicos,osautos-de-féaproximavam-sedamultidão,mostrando-lhequaiseramospre-ceitosheréticoscondenáveiseindicandotambémopoderdaIgrejaedoEstadoparacondená-los.

1.a) 2.c) 3.a)

4.a) AReformaluteranainiciadaem1517,quecriticavaacobrançadeindulgênciaeacondutadoclerocatólico.

b)AinvençãodamáquinadeimprensaporGutenbergfacilitouapublicaçãoeadivulgaçãodaBíbliatraduzidaporLuteroedeoutrascríticasàIgreja,favorecendoosurgimentodenovosmovimentosreformistas.

5.c)

6.a) Nocombateàsheresiasmedievais, a Igrejautilizou-sedaInquisição,dasCruzadasedorígidocontroleideológicosobreasociedade.

b)AsmudançasestruturaisocorridasentreaBaixaIdadeMédiaeoiníciodaIdadeModerna–como,porexemplo,odesenvolvimentocomercialeurbanoeosurgimentodenovaseliteseconômicas–propiciaramoquestionamentodasinterpretaçõesqueaIgrejafaziadocristianismo.Alémdisso,acorrupçãodocleroeparticularidadesregionaistambémcontribuíramparaofortalecimentotantodoluteranismoquantodocalvinismo.Oluteranismocontouaindacomoapoiodanobrezaalemã,interessadaemampliarseuspoderespolíticoseeconômicos,enquantoocalvinismofoifavorecidoporburguesiaslocaisquequestionavamamentalidadecatólica.

7.b) 8.c) 9.FFFF 10.VVVF

Questões de Vestibular

1.BasicamentepodemoscaracterizaroAntigoRegimepelaexistênciadetrêselementos:• absolutismo–opoderconcentradonasmãosdeumasópessoa,semlimitesdeumaConstitui-çãooudeumgrupoLegislativo;

• mercantilismo–oconjuntodepráticaseconômicasdoAntigoRegime,marcadaspelocontroledoEstado.

• sociedadeestamental–marcadapelamobilidadesocialrestrita,sendoaposiçãosocialdefinidapelonascimento.

2.Umaunidadepolíticaeterritorialautônoma.AideiadesoberaniadoEstadosubvertiaoprincípiodefavoresnoqualaordemfeudalsepautavaeoEstadopassouaseraentidadequetinhapoderesparareconhecerfunções,legislar,julgar,controlar,arrecadartributos,enfim,administraraspessoaseinstituiçõesdentrodeseuterritório.

o poder das monarQuias e o antiGo reGime

CapítUlo 11

Revisitando a História

Page 6: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 6

• Respostas às Questões Propostas •

3.Aoestabelecerasvinculaçõesentreumcódigodedireitoquereconheciaosdireitoscivisepúblicos,dandoaoEstadoaadministraçãodajustiça,arecuperaçãododireitoromanofortaleciaoEstado.Damesmaforma,ainstituiçãodeumsistemafiscalpermitiaoplanejamentoeaexecuçãodastarefasdoEstado–talcomoodomíniodeumexércitoqueasseguravaadefesadosinteressesreaiseaprimazianasrelaçõescomerciais–,podendointerferirnaregulamentaçãodepreços,napráticademedidascomuns,comomoedaetc.AadoçãodadiplomaciaéoutroelementodesseEstadoforte,poisinstituíamecanismosdenegociaçãocompaísesconcorrentes,identificavasuasforçasefragilidades,permitin-domaiorestabilidade,comacelebraçãodealiançasentrediferentesreinos,oquedealgumaformafavoreciaaexpansãodopoderdoEstado.

4.Eraoprincípiodefendidopeloprimeiro-ministrofrancês,cardealRichelieu,peloqualtodasasaçõesdogovernodeveriamsercalculadaseexecutadasparafortaleceroEstado.NocasodaFrança,umpaíscatólico,serviuparaaproximaropaísdosgovernosprotestanteseenfraqueceramonarquiaca-tólicaespanhola,quetinhafortesligaçõescomopapa.

5.a) Otextotratadodireitodivinodosreis. b) Segundoodocumento,aprópriavontadedivinaqueungiuosreispormeiodosprofetas. c) Equivaleadizerqueavontadedoreiéomesmoqueavontadedivina;portanto,desobedecerao

reiéumaformadepecado. d) Boussuetdefendiaqueaautoridadeabsolutaeranecessáriaparapoder“fazerobemereprimiro

mal”,dentrodalógicadequeestepodereraorientadopelavontadedivina.

6.OpalácioeraocentrodogovernoabsolutodeLuísXIVetraziaemsuaconstruçãoaideiadagran-diosidade do império que se desejava construir, assim comoo regime de privilégios, tipicamenteabsolutista.Asuntuosidadedopalácio,queemoutrosmomentoshistóricospoderiaserconsideradadesperdício,estavadeacordocomalógicadequeomonarcaeraumserhumanoespeciale,portanto,deveriaresidiremumpalácioforadocomum.

7.Aetiquetaeamoda,valorizadasnoespaçodasCortes,refinaram-seaolongodotempo,tornando-semarcasdasdistinçõesentrenobreseosdemaissetoresdasociedade,quenãodesenvolveramogostopelasmesmaspráticas.Noentanto,comointuitodeascendersocialmente,grupossubalternosbus-cavamimitaroshábitosrefinadosdaselites.

8.FoiapolíticaeconômicadoAntigoRegime,quevisavafortalecerosreinos,eeramarcadapelometa-lismo,pelaadoçãodabalançacomercialfavorávelepelointervencionismodaCoroaqueincentivavasetoreseconômicosdeacordocomoespíritodeacúmuloderiquezasparaaCoroa.

Questões de Vestibular

1.a) 2.d)

3.a) Concentraçãodetodosospoderesnasmãosdorei;equilíbriodoreientrenobrezaeburguesia,concedendoàprimeiraprivilégiossociaiseàsegunda,vantagenseconômicas;práticadapolíticaeconômicamercantilista;justificativadoabsolutismopelaTeoriadoDireitoDivino.

b) IdadeModerna,entreosséculosXVIeXVIII. c) Opoderemanadopovo,enãodequalquerentidadedivina;osgovernantessãorepresentantes

doscidadãoseagememnomedestes;osgovernantessãoresponsáveisporseusatos;devehaverdivisãodepoderes;ogovernantedeveprestarcontasdeseusatos.

4.d) 5.VVVF 6.d) 7.a) 8.d)

Page 7: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 7

• Respostas às Questões Propostas •

1.a) Colombo,aomesmotempoqueeraumhomemmoderno,quefaziadescobertascientíficaspormeiodaobservação,eraumhomemcujaféinfluíasobremaneiraemsuaformadeenxergaromundo.

b)AsdescobertasdenovasterrasseligamaossonhosquepovoavamamentedosibéricosnoséculoXV.Aomesmotempoquebuscavamouro,riquezasebensmateriais,ouquefaziamdescobertascientíficas,osnavegadoresviamnooceanoAtlânticoumuniversomisterioso,quedesdeperíodosanterioreseraimaginadocomoumlugarhabitadoporseresfantásticos.

2.a) Osnativoseramescuroseandavamnus;osnavegadoreseramclaros,tinhambarbaseandavamvestidos.

b)Estavamatônitosporqueseencontravamdiantedeumasituaçãodesconhecida,compessoascomcaracterísticasfísicasecomportamentosbemdiferentes.Amesmasituaçãodevetersepassadocomosnavegadores,quenãoesperavamencontrarpessoasnaqueleestado,comoseobservaemoutrosrelatos,chegandoaserdescritoscomoseestivessemencontrandoo“paraíso”.

c) Sim,poisarealidadeencontradaeradistintadosrelatosdeviagemaoOrienteetambémdaquiloquejáeraconhecidodoseuropeus.

3.Acentralizaçãodopodermonárquicofoifundamentalparaplanejarecolocarempráticaasnavega-ções,cujosresultadosfortaleceramaindamaisessepoder.

4.OsEstadosNacionaiscentralizadosassociaram-seàburguesiaepraticaramaexpansãocomercialemarítima,dentrodosprincípiosfundamentaisdomercantilismo:metalismo,balançacomercialfavorável–daíaimportânciaconferidaàsespeciarias,mercadoriasquepermitiamelevadastaxasdelucros.

5.Àprecocecentralizaçãomonárquica,posiçãogeográficaprivilegiadaeapoioaosestudosnáuticos.

6.“Buscarespeciaria”foiumaimportantemotivaçãoeconômicadaexpansãomarítimaportuguesapor-quehavianaEuropagrandeinteressenessesprodutosorientais,emfunçãodassuaspropriedadesdeconservaçãodosalimentos,assimcomonofortesabordessestemperosqueescondiamogostodoalimentohámuitoguardado.Dessaforma,asespeciariaseramfontesdevultososlucros.

7.Respostapessoal.OalunodevecitaradivergênciaquehánahistoriografiasobreaintencionalidadedachegadadosportuguesesaoBrasil.

9.a) Tratava-sedeumasociedadequeprezavaassuashierarquiassociaisejurídicas,justificando-asin-clusivenoplanoreligioso.Cadagruposocialpossuíaeeratratadoconformeseuestatutopolíticoejurídico.

b) Identificarqueaaristocraciatinhaporfunçãoogoverno,sobatuteladamonarquia,eadefesamilitardasociedade.Aocampesinatocaberiaosustentomaterial (porexemplo:aproduçãodealimentos)dossúditos.

10.e) 11.b) 12.d) 13.b)

naveGações e descoBrimentosCapítUlo 12

Revisitando a História

Page 8: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 8

• Respostas às Questões Propostas •

8.a) AmbasbuscavamaconquistadenovosterritóriosecaminhosparaocomérciocomasÍndias. b)Osportugueses,comoindicaomapa,dominavamarotaparaasÍndiasquecontornavaoconti-

nenteafricano:mesmoPedroÁlvaresCabral,depoisdeaportarnaAmérica,seguiuviagemsegun-doarotadesbravadapornavegadoresconterrâneos.JáCristóvãoColombo,aserviçodaEspanhaeconfiantenofatodaTerraserredonda,buscouatingirasÍndiasnavegandoparaoOcidente,evitandoassimaconcorrênciadiretacomarotajádominadapelosportugueses.

1.a) 2.b) 3.VV 4.d)

5.a) Heróiporpossibilitaroiníciodaconquistadonovomundo.Vilãoporterproporcionadoamorteedestruiçãodesociedadesnativas.

b)ColomboéummarcodaformaçãocolonialnaAmérica.Apartirdeleoseuropeustomaramcons-ciênciadequehaviamuitasterrasaexplorar.

6.FVFVV 7.d) 8.c) 9.b)

10.b) 11.c) 12.c) 13.a)

Questões de Vestibular

Revisitando a História

povos pré-colomBianos e a colonização da américa espanHola

CapítUlo 13

1.a) Asguerrasentreespanhóiseindígenas;asdoençaseepidemias;ostrabalhosforçados;adiminui-çãodastaxasdenatalidade.

b)Ascausasindiretas,comoasepidemias,poisaaçãomilitareosconfrontosdiretosforamlocaliza-dos.Onúmerodeespanhóispresentestornainverossímilqueaaltamortalidadetenhadecorridodiretamentedeumaaçãomilitar.

2.PorqueospovosnativosdaAméricaviveramoutroprocessohistórico,construindosuasprópriasorganizaçõessociais,emumtempoeespaçodiferentesdoseuropeus.

3.Não,poishádiferentespovosecontribuiçõesnosprocessosdeformaçãodassociedadespré-hispâ-nicas,incluindoasrivalidadesentreosdiferentesgrupos.

4.Aculturamaterial,comsuasconstruçõeseesculturas,alémdarepresentaçãoartísticadeixada,oscó-dicespré-hispânicoseascrônicasdosprimeirosespanhóisconstituemalgumasdasprincipaisfonteshistóricasdisponíveisparaoestudodaquelespovos.

5.Alimentar:ocultivodomilho;religiosa:aquestãodosacrifícioaosdeuses.

6.Osmaiastinhamumaorganizaçãomenoscentralizada,comcidades-estado,esuasdiversascidadescompetiamentresipelodomíniosobrearegião,oquelevavaadisputaseguerras.Osastecas,porsuavez,impunhamseudomínioguerreiroetributáriosobrediferentespovos,centralizandoaadminis-traçãoemtornodotlatoani(soberano).

Page 9: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 9

• Respostas às Questões Propostas •

7.A afirmaçãodohistoriadorNavarrete significa que como crescimentopopulacional acirrou-se arivalidadeentreasregiõesmaiaseabuscadodomíniodeumaáreasobreasoutras.Parademonstrarsuagrandeza,osmaiasdedicavam-seagrandesconstruções,comopirâmides,oquereduziaamãodeobradisponívelparaotrabalhonaagricultura.Paracompensarabaixaproduçãoaumentavam-seostributos–emuitospovosabandonavamascidades.

8.Osincasutilizaramosistemadeterraçascomotécnicaagrícola,oquepermitiaplantarnasencostas.Alémdisso,criaramumeficientesistemadeestradasparaligarasdiferentesregiõesdoImpério.Emalgunscasos,orelevoacidentadoerausadopelaspopulações locaiscomoumaeficienteformadedefesacontraosinimigos.

9.Oalunodeveráobservarqueasteoriaspodemsercomplementares,destacando-seosaspectosmili-tar,dasuperioridadetécnica,daculturaeosentimentofatalista,alémdascircunstânciasespecíficas.

10.Emborahouvesserelatosoficiaisenviadosaorei,haviaumdescompassoentreasvontadesdomo-narcaeasaçõesdoscolonos,poisoreihaviaautorizadoaexploraçãodasáreascomacontrapartidadastributações.Àmedidaqueosprimeirosrelatoschegavam,haviaanoçãodequeasordensreaisnãoeramnecessariamentecumpridas,poisoscolonosdesejavamenriquecereoreiestavadistante.

11.a) Asruínasdacidadeindígenasãoexemplosdaconquistaviolentarealizadapelosespanhóis,tan-tonoplanomaterialcomonoplanosimbólico.Acristianizaçãoecatequizaçãodaspopulaçõesindígenasfoiumaimportantevertentedacolonização:naimagemvemosumaIgrejaconstruídasobreasruínasdacidadeindígena,deformaqueoreferencialsimbólicocristãoéconstruídocomointuitodeapagaresobrepujarossímbolosastecas.

b)Aurbanizaçãofacilitavaacatequizaçãodosindígenas,porconcentrarummaiornúmerodelesemumacidade.Comoépossívelnotarnaimagem,aurbanizaçãotambémcontribuiuparaalterarospontosdereferênciaindígenasecriarnovossignificados,comoaconteciacomaconstruçãodasigrejassobreantigostemplosindígenas.

Questões de Vestibular

1.a) Váriascausassãoapontadaspeloshistoriadoresparajustificaraderrotadosíndios,queocorreuapesardesuaevidentesuperioridadenuméricaemrelaçãoaosconquistadoresespanhóis.Nocasodosíndiosdodomínioasteca,aoqualaquestãoserefere,pode-seindicarcomocausas:• superioridadetecnológicaemilitardosespanhóis:elesutilizavamcavalos(desconhecidosdospovosindígenas),alémdearmasdefogoecanhões;

• asdoençastrazidaspelosespanhóis;• ofatodeosespanhóisteremseaproveitadodosconflitosinternosentreosíndios;• ofatodeosastecaspensarem,inicialmente,queosespanhóisfossemdeuses.

b)Amineração,particularmentedaprata,foiaatividadeeconômicapredominantedacolonizaçãoespanhola,paraaqualserecorreusobretudoaotrabalhodosíndios.Osescravosafricanosforamutilizadosemnúmeromuitomenor,mastiverampapeldestacadosobretudonasfazendasdeaçú-cardoCaribe,particularmenteemCuba.Pelosistemada“encomienda”,colonosespanhóisdispunhamdotrabalhodeumgrupodeindíge-nasesecomprometiamacristianizá-los.

2.e) 3.b) 4.c) 5.b) 6.c)

7.b) 8.b) 9.b) 10.d)

Page 10: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 10

• Respostas às Questões Propostas •

11.a) AEspanhaseconstituiucomoEstadoNacionalem1469,sendoocasamentodosreiscatólicosIsabeldeCastelaeFernandodeAragãoumimportantepassoparaaexpansãomarítimaecomer-cialiniciadaem1492depoisdavitóriasobreosmourosnaguerradeReconquista.

b)Osespanhóisempregarammaciçamenteasarmasdefogoeaproveitaram-sedasrivalidadesin-ternasnosimpériosastecaeinca,cooptandoaliadosentreospovosqueeramsubmetidosnessesimpérios.

12.b) 13.d)

1.Opau-brasiltevegrandeimportânciaeconômicanasprimeirasdécadasdoséculoXVIeasuaexplo-raçãoerareconhecidanaEuropa,sendo,porisso,representadacomdestaquenomapa.

2.a) TantoCaminhaquantoBeneditoCalixto,emregistrosbastantediferentes,retratamumarelaçãodecordialidadeentreosíndioseoseuropeusrecém-chegados.Calixto,contudo,produziusuaobranoséculoXIX,tendoconhecimentodosconflitosentreoscolonizadoreseosíndios,masmesmoassimutilizouaversãodeCaminhaparacaracterizaroencontro“entreosdoismundos”–contribuindo,portanto,paraacristalizaçãodamemóriasobreacolonizaçãonavertentequeseestabeleceuapartirdeinterpretaçõesunívocasdecertos“documentosoficiais”.

b)Acristianizaçãodaspopulaçõesindígenas.

3.Montaigne,aocompararoshabitantesdaAméricaaumafruta,constróioindígenacomoalguémquenascedaprópriaterra.Nessesentido,oindígenaéidealizadoedesprovidodasuahistória,aparecendocomoalguémcordialepacífico.AomesmotempoquediscordadaquelesquechamamoshabitantesdaAméricadebárbaros,Montaigneretirasuacapacidadedeagentedasuahistória,jáqueosindíge-nasvivemdedeterminadamaneiraporqueanaturezaassimdecidiu.Essarepresentaçãodoindígenacomoalguém“puro”,vindodapróprianatureza,resultounaideiado“bomselvagem”,quepodeserencontradaatéhojequandosefaladegruposindígenas.

4.PorqueasÍndias,noiníciodoséculoXVI,eramoprincipalalvodaCoroaportuguesaeoBrasilnãoapresentavariquezas(metais)paraseremexploradas.Opau-brasilfoiagrandeexploraçãonastrêsprimeirasdécadasdoXVI.Porém,emvirtudedoaltovalordetrocadatintadopau-brasilnaEuropa,povoseuropeustambémvieramaoBrasilembuscadessamadeira.ACoroaportuguesaficoucommedodeperdersuasterrasparaoscorsáriosqueameaçavamascostasbrasileiras,em1530,eresolveuocuparsuasterrasamericanas.

5.PorquehavianecessidadedeocuparecolonizaroBrasil,paradefendê-lodosestrangeiros.Emvirtudedosaltoscustosdesseempreendimento,aCoroadecidiuqueparticularesdeveriamarcarcomtaiscus-tos,eeranecessárioimplantarumaatividadeeconômicaparasustentaroempreendimentocolonizador.

6.AsdeterminaçõesestavamrelacionadasàcriaçãodoGoverno-Geral,umprojetoqueabrangiacon-juntamenteaexploraçãoagrícola,acolonizaçãoeadefesadoterritório–objetivosquenãotinhamsidoatingidospormeiodasCapitaniasHereditárias.

Revisitando a História

os primeiros tempos da américa portuGuesa

CapítUlo 14

Page 11: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 11

• Respostas às Questões Propostas •

1.e) 2.c) 3.d) 4.d) 5.b)

6.e) 7.b) 8.b) 9.a)

10.a) Ocontrasteculturalentreíndioseportugueses,ouseja,odesapegodoíndioàacumulaçãodebenseriquezaseasuaconfiançanaspotencialidadesdanaturezaenacapacidadedetrabalho,emcon-traposiçãoàvalorizaçãodosbensmateriaisedoacúmuloderiquezasporpartedosportugueses.

b)Omonopóliocomercial;aeconomianacionalcontroladapeloEstadoAbsolutista;avalorizaçãodasatividadescomerciaisedosmetaispreciosos;aacumulaçãoderiquezasporumanação;aex-ploraçãodeáreascoloniais(sistemacolonial).

Questões de Vestibular

Revisitando a História

a américa portuGuesa a partir de meados do século Xvi ― terra do açúcar

CapítUlo 15

1.a) opovoamentodacolônia; b) acentralizaçãodogovernoeaconstruçãodeumacapitalqueficasseempontoestratégicoem

relaçãoàscapitanias; c) promoveracatequeseeconversãodosindígenas.

2.a) Segundoohistoriador,oBrasilinseria-sedentrodosdemaismodelosdecolonizaçãoportuguesa,comoaspossesnaÁfricaenoAtlântico,reproduzindoareligiosidadeeaorganizaçãosocialjáconhecidas.

b) Jesuítasecristãos-novos.Osprimeirosqueriam,peloímpetomissionário,construirumanovaso-ciedade;oscristãos-novosconsideravamaColôniaumlugarderefúgioedeoportunidadesparaobteremriquezas,alémdeserumlugardeacordocoma“leidanobreza”.

3.a) OcomérciotriangularerarealizadoentreaEuropa,AméricaeÁfrica,apartirdemeadosdosé-culoXVI,noqualsetrocavamercadorias,comoasmatérias-primasdasáreascoloniais,escravosoriundosdaÁfrica,eoescoamentodemanufaturados,armaseembarcaçõesporpartedaEuropa.

b)Estudosrecentesapontamaexistênciadeum“mercadobipolar”entreBrasileÁfrica,noqualumazonaprodutoraescravistaserelacionavadiretamentecomumazonafornecedoradeescravos.Asjustificativasparaestaobservaçãodevem-seàpossibilidadedequevendedoresdeescravosafri-canostinhamrelaçõesdiretascomtraficantesbrasileiros,equeestecomércioentrebrasileiroseafricanostornavamaisbarataamãodeobraescravaempregadanoBrasil.

4.a) Entreosmotivosdomaiorsucessodaexploraçãodacana-de-açúcaremPernambuco,pode-seapontarosolodemassapê,associadoaoclimatropicalúmidodaZonadaMata.

b) Porque aprodução canavieira eo trabalhonos engenhos foram realizados essencialmentepormeiodetrabalhadorescativoseousodamãodeobraescravamarcouprofundamenteaestrutura-çãodasociedadebrasileira.

5.OPactoColonialseriaabasedasrelaçõesentrePortugaleBrasil.Pormeiodele,aColônia(oBrasil)estava totalmente sujeita às decisões econômicasdaMetrópole (Portugal).Assim,osportugueses

Page 12: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 12

• Respostas às Questões Propostas •

exportavamseusprodutosapreçoselevados,aomesmotempoqueobrigavamseuscolonosavendersuaproduçãoavaloresbaixos.Muitoshistoriadoresproblematizamesseconceito,atualmente,porqueoscolonostinhamumpapelativonasnegociaçõescomoscolonizadores,detalformaqueoPactonãoeraestabelecidounilateralmente.

6.OsjesuítaspensavamacolonizaçãodaAméricacomoumespaçopropícioparaadifusãodafécristãentreosindígenas,demodoqueopreparodamãodeobranãoeraaatividadeprimordial.Jáoscolo-nos,tendonecessidadedebraçosparatrabalhar,defendiamque,depoisdecatequizados,osindígenasdeveriamserenviadosparaoslocaisondefossemnecessáriosnarealizaçãodotrabalhoaoinvésdeficaremconfinadosnasreduçõesjesuíticas.

7.NaimagemdeRugendas,vemosqueosafricanostrazidosparaoBrasilvinhamdediferentesetnias.NaimagemdeDebret,vemosumdescendentedeafricanosocupandoaposiçãodecapataz,ouseja,mesmooscastigosaosescravoseramaplicadosporoutrosnegros.

8.Amaiorpartedosengenhosbaianospossuía,emmédia,65escravoseestavalongedopadrãodoEngenhodoConde,queserviudebaseparaolivrodeAntonil.Apenas15%dosengenhospossuíamentre100e150trabalhadoresetinhamumaproduçãoaçucareiranosníveisapresentadosemCulturaeOpulênciadoBrasilcomosendoospadrõesdaproduçãogeraldoBrasil.

1.c)

2.d)

3.a)

4.a) Paraosportugueses,acolonizaçãodoBrasiltinhaporfinalidadeocupareasseguraroefetivocon-troledacolôniaeviabilizá-laeconomicamentepormeiodaexploraçãodeumaatividadelucrativa,ocorrendodaíaintroduçãodaproduçãoaçucareira.

b) Paraasmulheresde“vidaerrada”,ocasamentodar-lhes-iaaredençãoerespeitoeparaoshomens,umcasamentoratificadopelaIgrejaoslivrariadospecadosaodeixaremdeviverdeformapromís-cuacomasmulheresnativaseasafricanas,quevinhamparacánacondiçãodeescravas.

5.b)

6.a)

7.FFFVV

8.Duasdentreascaracterísticas:• longasjornadas;• realizaçãorepetitiva;• execuçãodetrabalhosmanuais;• inexistênciadequalquertipodesegurançanoslocaisdetrabalho.

9.c)

10.e)

Questões de Vestibular

Page 13: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 13

• Respostas às Questões Propostas •

Revisitando a História

resistências e definição do território da américa portuGuesa

CapítUlo 16

1.a) Apecuária. b)NosprimeirostemposdoperíodocolonialnoBrasil,acriaçãodegadobovinoeasininoocorreu

principalmentenosertãonordestinoparaatenderàsdemandasporalimentosetransportedecar-ganosengenhoslocalizadosnaZonadaMata.ComodeslocamentodoeixoeconômicoparaoCentro-SuldaColônia,apecuária,sobretudoogadobovino,expandiu-senaregiãodosPampasgaúchos,orientadaparaaexportaçãoeparaoabastecimentodasMinasGerais.

c) Nacriaçãoderebanhospredominavaotrabalholivre,umavezqueogadoeracriadoemregimeextensivo,oqueinviabilizavaoempregodotrabalhoescravo.

2.a) AoatuallitoraldoRiodeJaneiro.Aafirmaçãodoautorsejustificapelofatodequenareferidaépocanãohavianaregiãoexpressivosnúcleosdeocupaçãoportuguesa.

b)Da parte dos franceses estabeleceu-se um núcleo de povoamento protestante em virtude dosconflitosreligiososentrecatólicoseprotestantesnaFrança.PorpartedePortugal,asautoridadesdeterminaramaexpulsãodosfranceses,conduzidaporEstáciodeSá,quefundouem1565opo-voadodeSãoSebastiãodoRiodeJaneiro.

3.a) Foiomaioremaisimportanteredutoderesistênciaàescravidão,formadofundamentalmentepornegrosquefugiamdoslatifúndiosescravistas.

b)Osbandeirantestambémsededicaramadestruirtribosindígenasqueseopunham,nosertãonor-destino,aoavançodapecuária.Emoutrosciclosbandeirísticos,haviaacapturadeíndioseabuscademineraispreciosos.

c) PorquealutadeZumbirepresentaoepisódiomaiordaresistêncianegracontraaescravidão.

4.A tela apresenta umavisãoheroica a respeitodosbandeirantes. JorgeVelho épintado comumaimponênciaexplícitanastrêsarmasquecarrega.Aomesmotempo,essasarmasdeixamevidenteadimensãodeconflitoqueenvolviaastarefasdosbandeirantes.

5.a) Emrelaçãoàparticularidadedaadministraçãopolítica,pode-sedestacaroEstadodoGrão-ParáeMaranhão,separadodoEstadodoBrasil,devidoànecessidadedecontroledaregiãofrenteaameaçasestrangeiraseemrazãodoisolamentoeaconsequentedificuldadedecomunicaçãodaregiãocomorestantedoterritóriodaColônia.Quantoàparticularidadedaadministraçãoreligio-sa,naregiãofoimarcanteaexistênciadeváriasmissõesoureduçõesvinculadasadiversasordensreligiosassituadasàsmargensdaBaciaAmazônica,ondemissionáriosevangelizavamosnativoseosprotegiamdastentativasdeescravizaçãoporpartedoscolonos.

b) ProduçãodeaçúcarealgodãonoMaranhãoeextraçãodedrogasdosertãonaAmazônia.

6.a) AdministradorholandêsnoBrasilnomeadopelaCompanhiadasÍndiasOcidentaisduranteodo-mínioholandês(1630-1654)noNordesteaçucareiro.

b)AmodernizaçãoeurbanizaçãodacidadedoRecife,rebatizadanaépocacomonomedeMaurícia.

7.a) DescriçãodasrelaçõesentreamemóriasobreopassadoeasrelaçõesdotempopresentenacapitaldePernambuco.

Page 14: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 14

• Respostas às Questões Propostas •

b) Porquesediscute,apartirdasobrasemonumentos,seahistórialocalseriadiferenteseacidadecontinuassesobdomínioholandês.

c) Não,poisotextocriticaamaneiracomoévalorizadooimagináriosobreainfluênciadeJoãoMau-ríciodeNassaunoRecifeeestabeleceumaprisionamentodosrecifensesemrelaçãoàmemóriadopassado.

d)Adiscussãodevecontibuirparaqueseobserveecritiquetantoaausênciadememória,fatoveri-ficadonamaiorpartedaslocalidades,comooexcessoqueaprisionaumadeterminadalocalidade,alémdeoutrostemascomo:Oqueserecorda?Oqueseesquece?Apenasosgrandesconstrutorespolíticos?Oquesignifica?Oesquecimentodaspessoascomuns?

8.a) Oalunopoderáobservarvárioselementos,dentreosquais:aindicaçãodosprincipaisprodutoseconômicos,comoopau-brasilnacosta,acana-de-açúcarnoNordesteeemáreasdoSudeste;apresençadapecuáriaemáreasinterioranas,sendoquenoatualNordesteselocalizamaoredordosrios;naAmazônia,aáreadeexploraçãodaschamadasdrogasdosertão.Portudoisso,chamaaatençãoadiversidadeeconômicanoséculoXVIIeaocorrênciadenúcleosurbanos,sobretudonasáreasdeproduçãodeaçúcar.

b)OsegundomapaindicaqueasfronteirasestabelecidasparaosportuguesesemTordesilhasjánãoeramválidasnoséculoXVIII.Contribuiuparaisso,alémdoperíododaUniãoIbérica,aformadeexploraçãocomercialdoterritório,incluindoamineração,responsávelpeloprocessodeinteriorização.

c) Oalunodeveráobservarqueaconfiguraçãogeográficadoterritórioresultadeumprocessohistó-rico,partindodolitoralparaointeriore,dessaforma,nãoháumpaís“prévio”,poisaocupaçãoocorrepaulatinamenteecomresistênciasemboapartedele.OalunotambémpoderáapontarquepartedasprincipaiscidadesnaatualidadejáexistiamnoséculoXVIIIequeoterritóriodofinaldoXVIIIépróximodaconfiguraçãoatual.

Questões de Vestibular

1.a) 2.a) 3.e) 4.a) 5.d)

6.e) 7.e) 8.d) 9.e)

Revisitando a História

a eXploração do ouro e a sociedade mineradora colonial

CapítUlo 17

1.ApopulaçãonaColôniabrasileiraaumentoudeaproximadamente180mil(estimativa)para3,25mi-lhõesdepessoas,emapenasumséculo,emvirtudedamigraçãopopulacionalinternaeexternaparaaexploraçãoauríferanaregiãodasMinasGerais.

2.Aatividademineira,emboranãorequeressetantoscapitaiscomoaempresadoaçúcar,permitiuaformaçãodeumaeliteurbanaligadaàextraçãodoouro,mastambémcomelementosdaburocraciaestatalmetropolitana.Poucosforamosqueconseguiramacumularfortunaeestaestavaassociadaàpossedeterraseescravaria.

Page 15: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 15

• Respostas às Questões Propostas •

3.Asituaçãodosescravoseradeplorávelnaatividademineradora.Obrigadosadarcertaquantiaemouroparaseussenhores,semuitasvezesnãoconseguiamalcançá-laeramduramentecastigados.Ascondiçõesdetrabalhoerampéssimasemuitosadoeciam,sendoaexpectativadevidaemtornode30anos.Diantedoaumentodaopressão,aresistênciatambémcrescia,havendofugasparaquilom-bos,suicídioserepresáliascontraseussenhoresesuafamília,econtrafeitores.

4.Asirmandadeseramorganizaçõesreligiosasque,criadasparacultuarumsanto,acabarampredomi-nandonaregiãodasminas.Alémdeorganizarocultodeumsantoeeventosreligiosos,asirmandadesfuncionavamcomoassociaçãodeajudamútuaparaseusmembros.Nocasodosescravos,asirman-dadespossibilitavamatrocadeexperiênciasculturais,alémdeosauxiliaraconseguiraliberdade.

5.Porquenoimagináriopopularelateriasidoumaex-escravaque,graçasàsuabelezaesensualidade,setornouamantedeumdoshomensmaispoderososdasMinasGerais.Valendo-sedeseusdotesfísicos, conquistou famaepoder, tornando-se excêntrica, autoritária e caprichosa, sendoatendidaprontamentepelocontratadorJoãoFernandes,seucompanheiro.Asobrasreforçamomitodequeasmulheresnegrasemulatassevaliamdeseucorpoparaconseguiroquequeriam.

6.Agrandequantidadedeornamentosquevemosnaimageméumadascaracterísticasdaartebarroca.

7.Pelaimportânciadeseuconjuntoarquitetônicorepresentativodeumaépoca.Amodernidadeacabatrazendoproblemasparaaconservaçãodessepatrimônio.Aconservaçãodessepatrimôniotrazal-gumasdificuldadesàvidamodernadoscidadãosdacidade,mas,aomesmotempo,essepatrimôniopreservadoatraituristas,oqueéimportanteparaaeconomialocal.

1.c) 2.d) 3.a) 4.a)

5.a) Apesardeaeconomiacolonialseestruturaremummodeloagroexportador,asdemandasgeradaspelaexploraçãodoouroproporcionaramaformaçãodeumexpressivomercadointernonacolônia.

b)Entreosmecanismosdearrecadaçãoedecombateaocontrabando,ogovernometropolitanoinstituiu,nasMinasGerais,acobrançadoquintoeacriaçãodasCasasdeFundição.

6.b) 7.b) 8.d) 9.c) 10.d)

Questões de Vestibular

Revisitando a História

tensões e conflitos na américa portuGuesa

CapítUlo 18

1.PoispartedosmovimentosocorreusemquehouvesseumatentativadeseparaçãodePortugaloumesmosemumsentimentodeidentidadeedefesadeprincípiosautonomistascomuns.Nocasodostemasdocapítulo,cadaumdosmovimentosestudadosapresentaumademandaespecífica,nãocons-tituindonenhummovimentodeenvergadura“nacional”.

2.a) QueamonarquiaportuguesanemsempretevefacilidadeemgovernaraColôniaemanteraordemapartirdaCorte.

Page 16: 2.ª Bpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6249857/HGB_respostas_unidade02.pdfconcorrência entre as pessoas, no caso os artesãos/artistas do período. O outro aspecto é a prática

Cop

yrig

ht ©

201

1 po

r ed

itor

a H

AR

BR

A lt

da. R

epro

duçã

o e

veic

ulaç

ão p

ela

inte

rnet

proibidas

.História Geral e do Brasil – 2.a edição • 16

• Respostas às Questões Propostas •

b)Osmovimentossãosemelhantesporrepresentaremdescontentamentocomaadministraçãopor-tuguesa;sãodiferentesquantoaosmotivospelosquaiselesocorreram.

motivação movimentos e revoltas

econômica

•Beckman:contraaCompanhiadeComércio•Emboabas:disputaspelocontroledaexploraçãodoouroemMinasGerais•RevoltadeVilaRica:contraacobrançadeimpostoseocontroleportu-guêsnasatividadesdosmineradores

política e social•GuerradosMascates:disputaentrericoscomerciantesdoRecifeeosse-nhoresdeengenhodeOlinda

3.

4.Podem-sefazervárias leituras,dentreasquaissedestacam:(a)rebelavam-secontraosadministra-doreslocais,masnãocontraaCoroa;(b)erafundamentalobteroapoiodaCoroaparaterêxitoemqualquerformadesolicitação;(c)nãoeratarefafácilfugirdodomínioportuguês,porissoasqueixaseramdemonstradascomosendocontraalgopontual,masnãocontraPortugal.

5.Queoscolonosnãoqueriampagartributosexcessivos,comooquinto,masaomesmotempo,re-conheciamsuacondiçãodesúditosfiéisaoreie,consequentemente,honrariamseuscompromissoscomaCoroa.

6.Asautoridadeseramatacadasporque,segundoosrebeldes,elasestariamdesobedecendoprincípiosecostumesantigos,inclusivedesrespeitandooqueseriaconsiderado“justo”.Dentreaspráticasde-nunciadasestavamasonegaçãoeodesvioderecursos,caracterizandopráticasdecorrupçãoporpartedaquelesquereceberamaconfiançadorei,masquenãoseriamdignosdela.Dessaforma,osrebeldesprocuravamcaracterizaromaugovernodosadministradoresdiantedorei,afimdeobterbenefícioscomocontrapartidaaopactodaobediência/justiçaqueeracomum.

7.a) FilipedosSantosaparecelogoaocentrodoquadro,decamisabranca,emdestaque.Suaposturaéaltiva,orgulhosaecontestadora.Mesmodiantedasentençademorte,oolhardolíderrevoltosodirige-seaohorizonte,comosealivissealiberdade–ohorizonteéumsímbolodaliberdade.Ouseja,FilipedosSantosmorreconvictodassuasideias.

b)Amultidãoemvoltapareceestar ao ladodeFilipedosSantos.Amaioriamantém-seafastadaolhandoatônita,masumhomemtomaafrenteepareceesbravejarcontraogovernadordacapita-nia,enquantoéseguroporoutropersonagem.EssafiguradáaimpressãoquenãoéapenasFilipedosSantosqueseopõeaopoderportuguês,masmuitosoutros.

Questões de Vestibular

1.a) 2.e) 3.a)

4.a) Ospaulistasdavamonomedeemboabasatodososquechegavamàsáreasmineradorasequerepresentavam,portanto,potenciaisconcorrentesnabuscapeloouroepedraspreciosas.Foiten-tandoafastarostaisforasteirosqueaguerraaconteceu.

b)Urbanização,estratificaçãosocial,fluxoimigrante,transferênciadoreinoeconômicodoNordesteparaoCentro-Sul.

5.d) 6.b) 7.e)

8.c) 9.FFVFV 10.c)