2º ano articulação de conteúdos no eixo e intereixos na ... · pdf...

16
1 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14 2º Ano Articulação de conteúdos no eixo e intereixos na área de Ciências Naturais (O quê?) CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA 2. Sol: fonte de energia (luz e calor); 5. O movimento dos seres vivos na natureza em suas interações e transformações: 5.1. Biodiversidade: microorganismos (bactérias, algas e fungos), plantas, animais e “seres humanos”; 5.2. Cadeia Alimentar: - Produtores (vegetais): algas e plantas; - Consumidores (animais): herbívoros, carnívoros e onívoros; - Decompositores: fungos e bactérias. 5.3. Ser humano e a cadeia alimentar: alimentos mais comuns origem (Ex: ovos qual a origem? Animal/galinha; do que se alimenta a galinha? Milho qual a origem? Vegetal). 4. Sol e a saúde humana e ambiental: 4.1. Proteção do corpo contra doenças: queimaduras, Câncer de pele; 4.2. Transpiração: cuidados e higiene; 4.3. Vestuário adequado: calor, frio e chuva. 5. O ser humano e a cadeia alimentar: 5.1. Papel do ser humano como: - ser natural: consumidor; - ser histórico social: produtor (transformador) e consumidor dos produtos do seu trabalho; 5.2. Responsabilidade individual/social de instituições públicas (Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, SANEPAR,...) e privadas (indústrias, comércio, pedreiras,...) na preservação dos seres vivos e da saúde humana e ambiental. Objetivos (Para quê) Relacionar o movimento dos seres vivos na natureza em suas interações e transformações com: a biodiversidade, a cadeia alimentar e o ser humano quanto ser natural e histórico social, responsável pela preservação da matéria bruta e da matéria viva. Critérios de Avaliação Relaciona o movimento dos seres vivos na natureza em suas interações e transformações com: a biodiversidade, a cadeia alimentar e o ser humano quanto ser natural e histórico social, responsável pela preservação da matéria bruta e da matéria viva, por meio de jogos, experimentos e representação por meio de desenhos, modelagem e escrita. Recursos Imagens impressas, cartolina ou papel cartão, envelopes, caixa de sapatos, tesoura, copo descartável, algodão, sementes de feijão, microscópio, água de córrego, água morna, fermento biológico, açúcar, projetor multimídia, livros e revistas para recorte, tesoura, cola, papel Kraft, massa de modelar, TV e DVD. Instrumentos de Avaliação 3, 5f, 8, 9, 11m, 13 e 16.

Upload: phamduong

Post on 07-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

2º Ano – Articulação de conteúdos no eixo e intereixos na área de Ciências Naturais (O quê?)

CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO

TERRESTRE: PRODUÇÃO DO ECOSSISTEMA

HISTÓRICO SOCIAL: PRODUÇÃO DA

EXISTÊNCIA HUMANA

2. Sol: fonte de energia (luz e calor);

5. O movimento dos seres vivos na natureza em suas interações e transformações: 5.1. Biodiversidade: microorganismos (bactérias, algas e fungos), plantas, animais e “seres humanos”; 5.2. Cadeia Alimentar:

- Produtores (vegetais): algas e plantas;

- Consumidores (animais): herbívoros, carnívoros e onívoros;

- Decompositores: fungos e bactérias.

5.3. Ser humano e a cadeia alimentar: alimentos mais comuns – origem (Ex: ovos – qual a origem? Animal/galinha; do que se alimenta a galinha? Milho – qual a origem? Vegetal).

4. Sol e a saúde humana e ambiental:

4.1. Proteção do corpo contra doenças: queimaduras, Câncer de pele;

4.2. Transpiração: cuidados e higiene;

4.3. Vestuário adequado: calor, frio e chuva.

5. O ser humano e a cadeia alimentar:

5.1. Papel do ser humano como:

- ser natural: consumidor;

- ser histórico social: produtor (transformador) e consumidor dos produtos do seu trabalho;

5.2. Responsabilidade individual/social de instituições públicas (Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, SANEPAR,...) e privadas (indústrias, comércio, pedreiras,...) na preservação dos seres vivos e da saúde humana e ambiental.

Objetivos (Para quê)

Relacionar o movimento dos seres vivos na natureza em suas interações e transformações com: a biodiversidade, a cadeia alimentar e o ser humano quanto ser natural e histórico social, responsável pela preservação da matéria bruta e da matéria viva.

Critérios de Avaliação

Relaciona o movimento dos seres vivos na natureza em suas interações e transformações com: a biodiversidade, a cadeia alimentar e o ser humano quanto ser natural e histórico social, responsável pela preservação da matéria bruta e da matéria viva, por meio de jogos, experimentos e representação por meio de desenhos, modelagem e escrita.

Recursos Imagens impressas, cartolina ou papel cartão, envelopes, caixa de sapatos, tesoura, copo descartável, algodão, sementes de feijão, microscópio, água de córrego, água morna, fermento biológico, açúcar, projetor multimídia, livros e revistas para recorte, tesoura, cola, papel Kraft, massa de modelar, TV e DVD.

Instrumentos de Avaliação 3, 5f, 8, 9, 11m, 13 e 16.

2 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

Referências Bibliográficas

Proposta Curricular do Ensino Fundamental de Nove Anos de Piraquara: SMED, 2009.

Referências Eletrônicas amazoniacursos.com

brasilescola.com cienciabr.org

estudopratico.com.br portaldoprofessor.mec.gov.br

Encaminhamento Metodológico (marcador) Proposta para o aluno (numerada)

Organizar os alunos em três grupos. Entregar para cada grupo um envelope com um quebra – cabeças de imagens representando a biodiversidade. Pedir que os alunos que montem o quebra-cabeça e depois discutam sobre as imagens ali presentes (o que são, são seres vivos ou não vivos, quais conhecem, onde vive, do que se alimenta,...) e depois socializem entre eles o que foi discutido no grupo. Problematizar. (Quebra- cabeças anexo). 1) Tentem se organizar em três grupos (A, B, C) com a mesma quantidade de alunos em

cada um. Agora cada grupo irá receber um envelope com um quebra-cabeça dentro. Cada grupo deverá tentar montar o quebra-cabeça e depois discutir sobre a imagem formada.

3 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

a) Que imagem cada grupo conseguiu formar com o quebra-cabeça? b) No meio dessa diversidade de imagens formadas a partir dos quebra-cabeças temos

vegetais (plantas)? Em qual dos grupos? c) E animais? Em qual dos grupos? d) E fungos e bactérias? Em qual dos grupos? e) As imagens formadas pelos quebra-cabeças representam a matéria bruta ou a matéria

viva? Por quê? f) Os animais precisam de alimento? g) Citem o alimento consumido por alguns animais representados na imagem do quebra-

cabeça. h) E os vegetais precisam de alimento? Por quê? i) De onde os vegetais (plantas) tiram o alimento de que precisam? (Explicar para os alunos que

as plantas são seres produtores, pois produzem o próprio alimento a partir da luz do Sol, da captação de gás carbônico presente no ar e de nutrientes presentes no solo dissolvidos e transportados pela água. Destacar que os animais, os seres humanos e alguns tipos de micro-organismos contribuem com a produção de alimento dos vegetais por meio do processo de respiração, pois ao soltar o ar que está dentro do corpo eliminam gás carbônico, bem como ao morrer servem de alimento para os fungos e bactérias que os decompõe transformando-os em adubo orgânico que vai compor o solo).

j) Vamos realizar um experimento utilizando dois copos descartáveis com terra e sementes de feijão. Em um dos copos colocaremos terra seca e no outro terra úmida. Vamos colocá-los em uma caixa de sapatos com um furo em uma de suas laterais. Vamos deixar o experimento em algum lugar da sala e passado alguns dias veremos o que aconteceu.

k) Os fungos e as bactérias precisam de alimento?

l) Vamos fazer um experimento usando o microscópio, água de córrego ou poça d’água, fermento biológico diluído em água morna com açúcar, para que vocês possam observar alguns seres vivos microscópicos. (Para isso o professor deverá preparar uma lâmina colocando

4 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

uma base de algodão bem desfiado, uma gota de água de córrego ou poça, uma gota de azul de metileno e uma lamínula para que os alunos possam observar os protozoários e as algas unicelulares. Colocar em outra lâmina uma gota da mistura com o fermento, uma gota de azul de metileno e a lamínula para que as crianças possam observar os fungos (fermento biológico). (As escolas que não possuem microscópio poderão usar imagens para apresentar alguns micro-organismos).

Fungo – fermento de pão Protozoário – Paramécio Algas unicelulares

m) De onde eles tiram o alimento de que precisam? (Explicar para os alunos que os fungos e as

bactérias são seres decompositores, pois são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica (restos de plantas, animais e seres humanos após a morte. Os seres decompositores realizam o fechamento da cadeia alimentar ao transformarem a matéria orgânica em nutrientes que possam novamente ser usados pelas plantas na geração de mais energia e nova matéria orgânica dando continuidade de nutrientes e energia na cadeia alimentar).

n) E nós precisamos de alimentos? o) Quais alimentos nós consumimos? p) Os seres humanos, os animais e os fungos e as bactérias também conseguem produzir o

próprio alimento sem sair do lugar como as plantas e algas? Por quê? (Explicar para os alunos que os seres humanos, os animais, os fungos e algumas bactérias não são capazes de produzir o próprio alimento como as plantas e algas, pois são considerados seres consumidores, ou seja, dependem das plantas e de outros animais para se alimentar).

q) Por meio dos quebra-cabeças pudemos observar uma diversidade de seres vivos. Dos seres vivos que analisamos qual depende da energia solar (luz e calor) no processo de alimentação?

r) Se analisarmos o caso da onça presente no quebra-cabeça, ela se alimenta de outros animais e não de vegetais. Se pensarmos que a onça pode comer um coelho e que o coelho se alimenta de vários vegetais. Qual deles consome uma quantidade maior de energia solar armazenada no alimento que consumiu?

s) Os seres vivos representados nas imagens nos quebra-cabeças são todos iguais? Por quê? t) Existem outras espécies de seres vivos além das representadas nos quebra-cabeças? u) Vocês já ouviram falar em biodiversidade? v) O que vocês acham que significa? w) Vamos procurar no dicionário o significado do termo biodiversidade. (Explicar para os alunos

que as imagens de seres vivos observadas nos quebra-cabeças são apenas uma parte da biodiversidade terrestre, pois o planeta terra é considerado uma grande Biosfera, termo que tem origem do latim significando Bio = vida; sfera = esfera, ou seja, esfera de vida. Então se pensarmos no termo biodiversidade bio = vida; diversidade = diversas, várias, ou seja, várias formas de vida).

Apresentar para os alunos o documentário “Descobrindo os corredores de Biodiversidade” – Parte I. Problematizar a respeito das idéias do documentário. Problematizar. 2) Vamos assistir ao documentário “Descobrindo os corredores de Biodiversidade” – Parte I.

Propor aos alunos que representem por meio de massa de modelar outros seres vivos (vegetais, animais e micro-organismos) que eles conhecem além dos observados nos quebra-cabeças e no documentário. Expor as modelagens em forma de maquete ou mural em sala.

5 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

3) Representem com massa de modelar alguns seres vivos (vegetais, animais e micro-organismos) que vocês conhecem além dos observados nos quebra-cabeças e no documentário.

Propor aos alunos que tentem completar a ficha de acordo com cada ser vivo, com o

auxílio da professora. 4) Tentem completar a ficha de acordo com cada ser vivo.

NOME

DO QUE SE ALIMENTA

Produtor ( ) consumidor ( ) decompositor ( )

NOME

DO QUE SE ALIMENTA

Produtor ( ) consumidor ( ) decompositor ( )

NOME

DO QUE SE ALIMENTA

Produtor ( ) consumidor ( ) decompositor ( )

NOME

DO QUE SE ALIMENTA

Produtor ( ) consumidor ( ) decompositor ( )

NOME

DO QUE SE ALIMENTA

Produtor ( ) consumidor ( ) decompositor ( )

NOME

DO QUE SE ALIMENTA

Produtor ( ) consumidor ( ) decompositor ( )

(Ao explorar esta atividade pontuar com os alunos que de acordo com a posição que cada ser vivo ocupa na cadeia alimentar ou come podemos classificá-los como: produtor, consumidor, decompositor, bem como em herbívoros, carnívoros e onívoros).

6 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

Retomar com os alunos, por meio de problematização as imagens dos quebra-cabeças e o experimento feito com a caixa de sapatos, explorando a cadeia alimentar envolvendo os seres vivos nestes representados. 5) Vamos observar com muita atenção as imagens dos quebra-cabeças.

a) O que aconteceu com as sementes de feijão plantadas no copo e colocadas na caixa de sapatos.

b) Por que o pé de feijão cresceu em direção do furo da caixa de sapatos? c) Além da luz e do calor do Sol do que mais os vegetais precisam para produzir o

próprio alimento? d) Por que os feijões de um dos copos não conseguiram germinar? e) Todos os vegetais (plantas) se alimentam da mesma maneira? Por quê? f) Faça um desenho tentando mostrar de onde as plantas retiram o alimento

necessário para se desenvolver.

g) Todos os vegetais (plantas) se alimentam da mesma maneira? Por quê? h) Que outros seres vivos produzem o próprio alimento como as plantas? i) Escolha um dos animais do quebra-cabeça ou animal que você tem em casa e

represente por meio de desenhos os alimentos que ele consome.

j) Todos os animais se alimentam da mesma maneira? Por quê? k) E os fungos e bactérias que vimos no quebra-cabeça e por meio do microscópio

de que eles se alimentam? l) No desenho representando a produção de alimentos pelas plantas o Sol aparece

como uma fonte essencial de alimento. Mas é só para as plantas que o Sol é importante na produção de energia? Por quê?

Pedir para os alunos representarem em uma folha A4 por meio de desenho o cardápio do almoço do dia anterior ou daquele dia. Explorar a cadeia alimentar a partir da origem dos alimentos. Confeccionar um mural a partir dos desenhos dos alunos. Problematizar a respeito de cada cardápio ali representado. 6) Desenhem na folha de papel que a professora entregou os alimentos que você consumiu

no almoço de ontem.

7 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

a) Que alimentos o colega representou em seu desenho? b) Quais dos alimentos representados pelo colega são de origem vegetal? c) Quais dos alimentos representados pelo colega são de origem animal? d) Você sabe de que animal é a carne que o colega representou? e) O que a vaca ou o boi come? (Os tipos de carne podem variar em cada representação

podendo ser carne de peixe, porco, frango ou derivados como ovos, explorar cada uma).

f) Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam apenas de plantas? (Explicar que os animais que se alimentam apenas de vegetais (plantas) são chamados herbívoros e os seres humanos que não comem nenhum tipo de carne são chamados de vegetarianos. Ex: vaca, cavalo, girafa, anta, urso – panda,...).

g) E os animais que comem apenas carne? (Carnívoros: leão. Onça, tigre, lobo, hiena, gambá, cachorro, gato, jacaré, cegonha,...).

h) Como são chamados os seres vivos que a consomem alimentos tanto de origem animal quanto de vegetal? (Explicar para os alunos que os seres vivos que consomem alimentos tanto de origem vegetal e quanto de animal são chamados seres onívoros. Ex: ser humano, morcego, chipanzé, avestruz, porco, galinha,...).

i) No cardápio representado tem mais alimentos de origem vegetal ou animal? j) Do que os vegetais representados precisaram para se desenvolver? k) No cardápio apresentado tem seres produtores? E consumidores? l) E os seres decompositores também estão presentes no cardápio? (Explicar que os

seres decompositores estão circulando pelo ar em busca de alimentos em condições para serem decompostos).

Propor aos alunos a elaboração de cartazes sobre os seres vivos herbívoros, carnívoros e onívoros por meio de pesquisa, recorte e colagem de imagens. Organizar a turma em três grupos. Pedir para que cada grupo envie um representante a frente para sortear um papel onde estará escrito o que cada grupo deverá pesquisar.

7) Vamos confeccionar três cartazes a partir da pesquisa, recorte e colagem de imagens de seres vivos herbívoros, carnívoros e onívoros. Para isso é necessário que vocês se organizem em três grupos. Cada grupo deverá escolher um representante que virá a frente para sortear um desses grupos de seres vivos, para depois pesquisarem as imagens.

Organizar os alunos em cinco grupos. Entregar para cada grupo um envelope com imagens que formarão uma cadeia alimentar. Pedir aos alunos que tente montar a cadeia alimentar a partir das imagens. Ao terminarem eles deverão tentar produzir um texto a partir da cadeia alimentar representada (professor escriba). (Após esta atividade

os alunos podem aproveitar as imagens para construir a Amarelinha da Cadeia Alimentar) (Anexo). Exemplos:

8 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

8) Vamos nos organizar em cinco grupos. Agora a professora irá distribuir um envelope para cada grupo. Abram o envelope e vejam o que tem dentro dele. A partir do que vocês aprenderam sobre a cadeia alimentar tente montar a partir das imagens uma cadeia alimentar.

9) Agora que todos montaram a cadeia alimentar tentem escrever um texto falando sobre ela.

Apresentar para os alunos uma adivinha sobre o Sol. Problematizar a respeito da importância do Sol na cadeia alimentar e para a saúde humana e ambiental.

10) Leiam com atenção a adivinha que a professora trouxe:

“SOU ADORADO POR TODOS

PORQUE A TODOS FAÇO BEM;

SIRVO TAMBÉM DE RELÓGIO

AOS QUE RELÓGIO NÃO TEM;

PARA AS PLANTAS SOU ALIMENTO

E PARA OS ANIMAIS AQUECIMENTO.

QUEM SOU?”.................

a) Vocês sabem a resposta da adivinha?

9 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

b) Nas atividades anteriores vimos que o Sol é muito importante para os seres produtores (vegetais e algas) e para os demais seres vivos. O que é o Sol, vocês sabem? (Explicar que o Sol é uma estrela como as que vemos no céu a noite, porém achamos que ela é maior que as outras estrelas por estar mais próxima de nós. Relembrar com os alunos o início do documentário “Descobrindo os corredores da biodiversidade”, onde fala da composição do Sistema Solar).

c) Se não existisse o Sol existiriam plantas? Por quê? d) E os animais? Por quê? e) Se não existisse o Sol o ser humano existiria? Por quê? f) Quem gosta de tomar banho de Sol? g) O que acontece se ficarmos muito tempo expostos ao Sol sem nenhuma proteção? h) O Sol pode causar problemas à saúde do ser humano? Quais? (Destacar para os alunos

que o Sol em excesso pode causar vários problemas para a saúde humana como: queimaduras, envelhecimento precoce, acnes, alergias, problemas de visão, câncer de pele,...).

i) O Sol pode causar benefícios à saúde do ser humano? Quais? (Explicar aos alunos que tomar banho de Sol nos horários certos (das 7 ás 10 horas da manhã e das 16 horas em diante) é importante para a saúde humana pois ajuda na produção e absorção de vitamina D pelo nosso organismo que é responsável pela produção e fixação do cálcio em nossos ossos e dentes).

Apresentar para os alunos a letra da música “Chegou o verão” – Patati Patatá, falando sobre os cuidados com o Sol. Depois apresentar o clipe musical para que as crianças cantem a música. Problematizar.

11) Vamos ler a letra da música “Chegou o verão” – Patati Patatá.

CHEGOU O VERÃO

É CHEGOU O VERÃO, MAS QUE CALOR A MAIS GOSTOSA ESTAÇÃO, SOL

PEGUEI MEU GUARDA SOL E FUI PRA PRAIA BRINCAR MAS ESQUECI MEU PROTETOR SOLAR

EU SOU MUITO BRANQUINHO NÃO POSSO FICAR VERMELHINHO

QUEM NÃO QUER FICAR COM O NARIZ DE PALHAÇO NÃO ESQUEÇA O PROTETOR SOLAR

PATATI PATATÁ TÃO NA PRAIA TÃO, TÃO, TÃO, TÃO PEGANDO UMA COR

REFRÃO TÃO, TÃO, TÃO ARRASANDO NA AREIA DE CHAPÉU, ESTEIRA E PROTETOR SOLAR

a) Sobre o que fala a música? b) É só no verão que temos que nos proteger do Sol? Por quê? c) Além do protetor solar o que mais o Patati Patatá usa na praia para se proteger do

Sol?

10 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

d) É importante usar chapéu, boné e guarda Sol para se proteger da luz e do calor do Sol? Por quê?

e) O que acontece com quem pega Sol sem protetor solar? f) Você já ficou no Sol sem proteção? O que aconteceu? g) As pessoas de sua casa costumam usar protetor solar? Quando? h) As plantas e animais também sofrem com o excesso de luz e calor do Sol? Por quê?

(Destacar para os alunos que o excesso de raios solares podem prejudicar as plantas, o tamanho diminui, elas perdem o seu valor nutritivo e sofrem o ataque de pragas. Já para alguns animais os danos são semelhantes ao dos seres humanos como: câncer de pele e olhos, queimaduras, irritação no couro,...).

i) Nos últimos anos temos percebido um aumento da luz e do calor do Sol em nosso planeta. Por que será que isto está acontecendo? (Explorar com os alunos que o homem

quanto ser consumidor e transformador do meio onde vive tem criado produtos e transformado a natureza em alguns momentos em busca da sobrevivência e em outros em busca de riqueza (lucro, dinheiro e status), sem pensar nas conseqüências de seus atos, pois ao produzir alimentos, roupas, móveis, casas e milhares de outras coisas o homem retira da natureza a matéria que precisa, destrói, polui e contamina recursos essenciais como a água, o solo, e o ar).

j) Nós usamos os mesmos tipos de roupa durante o ano? Por quê?

k) Quando a luz e o calor (energia) do Sol estão muito forte o que acontece conosco? (Explicar aos alunos que nesses dias sentimos muito calor suamos muito, bebemos muita água e buscamos formas de nos refrescar. E que conforme o clima e a temperatura nosso corpo reage de formas diferentes. Por isso a necessidade de adequarmos o vestuário ao clima, bem como a necessidade de higiene, pois quando suamos muitos fungos e bactérias se alojam embaixo dos nossos braços (sovaco) e em nossos pés para se alimentar do suor e das células mortas da nossa pele, causando um cheirinho característico de suor e de chulé).

l) Quais as roupas mais adequadas para os dias de calor?

m) Pesquise em livros e revistas imagens de roupas adequadas a cada clima ou temperatura, recorte e cole em seu caderno de acordo com a tabela que a professora passou no quadro.

CALOR FRIO CHUVA

a) Represente por meio de desenho uma pessoa que ficou muito tempo no Sol sem

nenhum tipo de proteção.

Apresentar para os alunos o vídeo “O caso do dia de Sol” - Peixonauta falando sobre os benefícios e malefícios do Sol para saúde humana e ambiental. Problematizar a respeito.

12) Vamos assistir ao vídeo “O caso do dia de Sol”. Prestem atenção no que vai ser falado.

11 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

Propor para os alunos uma produção individual de texto falando sobre os benefícios e malefícios do Sol a partir do que foi discutido em sala e da apresentação do vídeo.

13) Tente escrever um texto sobre os benefícios e malefícios do Sol (professor escriba).

Apresentar para os alunos o documentário “Descobrindo os corredores de biodiversidade” – Parte II, falando sobre a diversidade de seres vivos no planeta e o risco de extinção que muitos estão correndo devido à ação do ser humano quanto ser consumidor e transformador no meio onde vive. O documentário também fala da responsabilidade individual e social na preservação dos seres vivos e da saúde humana e ambiental. Problematizar.

14) Vamos assistir ao documentário “Descobrindo os corredores de biodiversidade” – Parte II. Problematização:

a) Sobre o que fala o documentário? b) Pudemos observar no documentário a diversidade de vida (biodiversidade) em nosso

estado. Essa diversidade de plantas e animais pode ser destruída? Como? c) Quem tem que cuidar para que as plantas e animais do nosso planeta não

desapareçam (extinção)? d) Vocês conhecem alguma instituição responsável pela preservação das plantas e

animais? Qual? (Explicar para os alunos que é responsabilidade de cada pessoa e da sociedade como um todo a preservação dos seres vivos e da saúde humana e ambiental. Destacar que o documentário que acabamos de assistir foi feito em parceria entre instituições públicas Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná (SEMA), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB). Algumas empresas privadas (particulares) também ajudam na preservação dos seres vivos (plantas e animais) como é o caso da empresa o Boticário, Philips, Honda e redes de lojas e supermercados).

Convidar um profissional da Secretária de Meio Ambiente para realizar uma palestra sobre preservação ambiental (Separação do lixo, Guarda Responsável - Zoonoses, mata ciliar,...). Entrar em contato com a Gisele Tiera no telefone 3590-3506 ou no 3590-3505.

15) Hoje iremos receber uma palestrante da Secretaria de meio Ambiente de Piraquara que nos falará a respeito da preservação ambiental.

Pedir para que os alunos produzam um texto individualmente sobre o assunto tratado na palestra e depois ilustre o mesmo. (Este encaminhamento pode ser

trocado por uma Aula de Campo no CEAM (Centro de Educação Ambiental), solicitando uma palestra sobre a preservação das plantas e animais da região, bem como a importância da mata ciliar. Entrar em contato com a bióloga Ana Cristina pelo telefone 3673-3310).

16) Escreva um texto sobre o que foi falado durante a palestra e depois o ilustre.

12 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

ANEXOS:

13 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

14 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

15 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

Amarelinha da Cadeia alimentar

Para construir o jogo de Amarelinha da Cadeia alimentar (seres produtores, consumidores e decompositores). Serão necessárias folhas de EVA, cola para EVA o cola quente, pistola, fichas com perguntas relacionadas ao conteúdo em estudo, caixa, dado e lixeira decorada. Procedimentos metodológicos: 1°passo: o jogo consiste em pular sobre a amarelinha feita em EVA (cada casa contém um ser que forma a cadeia alimentar) e um marcador temático (lixeira decorada); 2°passo: dividir a turma em duas equipes, cada uma escolherá um líder para jogar; 3° passo: tira-se na sorte quem vai começar; 4°passo: a professora retira uma ficha da caixa com perguntas relacionadas ao tema; 5º passo: se acertar o aluno pode pular, com os dois pés nas casas ou poderá marcá-la com a lixeira decorativa; 6º passo: ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

Experimento sobre a importância da luz solar na produção de alimento para os vegetais.

(Fototropismo).

Feijões crus;

Copos descartáveis ou Garrafa PET cortada na base;

Algodões;

Uma caixa de sapato com tampa;

Papelão;

Régua;

Compasso, Caneta ou lápis;

Fita dupla face; Estilete.

Como proceder:

Umedeça um algodão, coloque-o na base da garrafa PET e, em cima, insira três grãos de feijão.

Quando começarem a germinar, mantenha somente um dos pés de feijão, retirando os

demais.Com uma régua, meça a altura e largura da caixa de sapato; e recorte três estruturas de

papelão de acordo com as medidas obtidas.

16 SMED - Ciências Naturais - Coordenadora Pedagógica - Silvia Mara Marcos Santos 12/05/14

Com o compasso, faça uma circunferência no meio de uma das estruturas de papelão. Nas

restantes, faça, em cada uma, um círculo em suas extremidades, e recorte-as, utilizando o estilete.

Com a caixa em pé, faça em uma de suas laterais outra circunferência. Recorte-a.

Com a fita dupla face, una as três estruturas na caixa, de acordo com o desenho:

Após cumprir todas as etapas anteriores, coloque o pé de feijão no centro da base da estrutura

formada, e tampe a caixa.