[1ºano] surg soc - gabarito livro novo

8
Surgimento da Sociologia Colégio Andrews 1º Ano EM Luis Felipe Carvalho

Upload: luis-felipe-carvalho

Post on 25-Jul-2015

834 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Surgimento da

SociologiaColégio Andrews

1º Ano EMLuis Felipe Carvalho

Page 2: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Gabarito dos Exercícios do Livro Novo

Bomeny, H.; Freire-Medeiros, B.; Emerique, R. B.; O’Donnell, J. (org.): Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. 2a edição. Rio de Janeiro: FGV; São Paulo: Editora do Brasil, 2014. (Coleção aprender sociologia) – Edição Nova.

• Monitorando a aprendizagem

Exercícios 1 a 4 – P. 26.

• De Olho no ENEM

Exercícios 1 a 4 – P. 26 a 28.

Page 3: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Gabarito dos Exercícios do Livro

NovoResposta da Questão 1:

Significa que nela as pessoas tinham uma posição social estabelecida antes mesmo do nascimento. Havia poucas chances de haver mobilidade social: em geral, quem nascia servo era servo por toda a vida, quem nascia nobre seria nobre etc.

Page 4: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Gabarito dos Exercícios do Livro

NovoResposta da Questão 2:

A Expansão Marítima contribuiu para a ampliação do mundo, com a descoberta de novas sociedades e culturas. Ao mesmo tempo, houve um encurtamento das distâncias com o desenvolvimento dos transportes maritimos, possibilitando viagens intercontinentais mais frequentes. Esses aspectos propiciam pensar que, de fato, a comunicação e o comércio global ganharam sentidos completamente novos naquele momento. Mas não se deve relacionar o processo à atual ideia de globalização. Mesmo numa época de “revoluções” científicas e tecnológicas, as viagens eram penosas e havia muita insegurança – fosse por razões naturais ou por causa da pirataria, estimulada pela competição mercantilista internacional.

Page 5: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Gabarito dos Exercícios do Livro

NovoResposta da Questão 3:

O Iluminismo propunha a emancipação dos indivíduos do estado de tutela ao qual estavam condenados (pensar conforme os dogmas da Igreja), a fim de que se tornassem responsáveis por seus atos e pensamentos (idéia de razão). A consequência dessa maneira de pensar foi apostar na capacidade de mudar aquilo que os próprios indivíduos haviam criado. Essa idéia inspirou as duas grandes revoluções políticas do fim do século XVIII: a Revoluçao Americana, de 1776, e a Revolução Francesa, de 1789. Dessas revoluções, saíram dois documentos importantes que fortaleceram a ideia de liberdade e responsabilidade dos homens: a Constituição Americana e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Page 6: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Gabarito dos Exercícios do Livro

NovoResposta da Questão 4 (a, b, c): Comentários Gerais.

A expressão Revolução Industrial foi aplicada a várias inovações técnicas que ampliaram os meios de sobrevivência dos homens e das cidades, possibilitando uma nova forma de sociabilidade. Esse acontecimento não tem uma localização precisa no tempo – é um processo longo, cujo fundamento é a idéia de que a mudança é a norma. A validade desse princípio pode ser facilmente percebida até hoje: inventa-se algo e, em pouco tempo, uma nova técnica ou um novo instrumento mais eficiente torna o anterior obsoleto. Além de alterar a forma de lidar com a técnica, a Revolução Industrial produziu outras mudanças. A fábrica tornou-se um importante local de trabalho; os capitalistas transformaram-se em detentores dos meios de produção (terra, equipamentos, máquinas); e o trabalhador, contratado livremente, passou a receber salário, podendo mudar de um emprego para outro.

Page 7: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Gabarito dos Exercícios do Livro

Novo(cont. Resposta da Questão 4): Comentários Gerais

A Revolução Industrial alterou profundamente os meios de produção, estimulou e provocou a competição por mercados internos e externos. As mudanças foram acompanhadas da ideia de liberdade de pensamento e de apoio político para a produção de novos e mais sofisticados instrumentos.

A Revolução Francesa garantiu as bases políticas para que as transformações decorrentes da Revolução Industrial fossem alicerçadas – uma sociedade com a possibilidade de mobilidade social, meritocracia, politicamente livre, fundamentada em normas constitucionais e na soberania do povo. Nesse sentido, as transformações políticas e o fortalecimento dos Estados Nacionais foram cruciais para o desenvolvimento do liberalismo político e econômico. Os ideais da Revolução Francesa foram centrais nas lutas de emancipação das colônias européias nas Américas e, ao longo do século XIX, toda a Europa foi “varrida” por revolucões liberais, como as Revoluções de 1848 e a Unificação de Alemanha e Itália.

Page 8: [1ºAno] Surg soc -  gabarito livro novo

Gabarito dos Exercícios do Livro

NovoDe Olho no ENEM

1) Resposta: D

2) Resposta: E

3) Resposta: B

4) Resposta: A