1_a

1
TRABALHO COLABORATIVO: UM CAMNHO PARA O SUCESSO DA ESCOLA (Comentário) Parece-me interessante o contributo do colega César Prata sobretudo pela reflexão sobre os obstáculos a vencer pela Biblioteca Escolar, apontando a resistência à mudança e o individualismo como factores de constrangimento. Efectivamente, o trabalho individual, que continua a ser prática em muitos casos, poderá ser um impedimento para conseguir cumprir os objectivos da escola e, neste caso específico, da BE. O mesmo acontece com a resistência à mudança, que não permitirá abrir novos caminhos para realizar com sucesso aprendizagens essenciais. A abertura à mudança torna-se, a meu ver, essencial ao progresso. Partilhar, colaborar, construir, experimentar, são fases de um processo que se quer construtivo e colaborativo. O trabalho da BE poderá ser uma mais valia para o enriquecimento e mobilização dos saberes das várias áreas curriculares, cumprindo assim o seu papel na construção do conhecimento.

Upload: maria-rodrigues

Post on 10-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Efectivamente, o trabalho individual, que continua a ser prática em muitos casos, poderá ser um impedimento para conseguir cumprir os objectivos da escola e, neste caso específico, da BE. O mesmo acontece com a resistência à mudança, que não permitirá abrir novos caminhos para realizar com sucesso aprendizagens essenciais. TRABALHO COLABORATIVO: UM CAMNHO PARA O SUCESSO DA ESCOLA (Comentário)

TRANSCRIPT

TRABALHO COLABORATIVO: UM CAMNHO PARA O SUCESSO DA ESCOLA

(Comentário)

Parece-me interessante o contributo do colega César Prata sobretudo pela reflexão sobre os obstáculos a vencer pela Biblioteca Escolar, apontando a resistência à mudança e o individualismo como factores de constrangimento.

Efectivamente, o trabalho individual, que continua a ser prática em muitos casos, poderá ser um impedimento para conseguir cumprir os objectivos da escola e, neste caso específico, da BE. O mesmo acontece com a resistência à mudança, que não permitirá abrir novos caminhos para realizar com sucesso aprendizagens essenciais.

A abertura à mudança torna-se, a meu ver, essencial ao progresso. Partilhar, colaborar, construir, experimentar, são fases de um processo que se quer construtivo e colaborativo.

O trabalho da BE poderá ser uma mais valia para o enriquecimento e mobilização dos saberes das várias áreas curriculares, cumprindo assim o seu papel na construção do conhecimento.