1ª lei de newton inércia ovo-maluco

2
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID 2011 ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BEZERRA CAVALCANTI Alunos (as) Bolsistas Professor Supervisor Nelson Cosme de Almeida Daiana Pereira Viana Xavier Fernanda Katiusca dos Santos ROTEIRO DE AULA EXPERIMENTAL Matéria: Física 1º ano do Ensino Médio Tópico: Leis de Newton- Inércia Duração: Uma hora Ovo Maluco Objetivo Evidenciar a primeira Lei de Newton de maneira prática e fácil de modo a ser compreensível para os alunos. Assim também, como motivá- los experimentalmente para uma melhor aprendizagem nos conteúdos de Física. Material Um ovo cru; Um ovo cozido. Procedimento 1. Gire o ovo cru; 2. Pare o ovo rapidamente e solte. Depois de girar o ovo e pará-lo rapidamente, e logo após solta- lo, nota-se que o ovo volta a girar. Analisando a experimento, considerando apenas o ovo ( parte de fora) poderíamos dizer que ele vem a contrariar a lei de inércia. Mas ao considerarmos o conteúdo do ovo (gema e clara) notaremos que, mesmo quando paramos o ovo, o seu

Upload: fernanda-katiusca

Post on 24-Jul-2015

1.624 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1ª lei de newton  inércia ovo-maluco

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID 2011ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BEZERRA CAVALCANTI

Alunos (as) Bolsistas Professor Supervisor

Nelson Cosme de AlmeidaDaiana Pereira Viana Xavier Fernanda Katiusca dos Santos

ROTEIRO DE AULA EXPERIMENTAL

Matéria: Física 1º ano do Ensino Médio

Tópico: Leis de Newton- Inércia

Duração: Uma hora

Ovo Maluco

Objetivo

Evidenciar a primeira Lei de Newton de maneira prática e fácil de modo a ser compreensível para os alunos. Assim também, como motivá-los experimentalmente para uma melhor aprendizagem nos conteúdos de Física.

Material

Um ovo cru; Um ovo cozido.

Procedimento

1. Gire o ovo cru;2. Pare o ovo rapidamente e solte.

Depois de girar o ovo e pará-lo rapidamente, e logo após solta-lo, nota-se que o ovo volta a girar. Analisando a experimento, considerando apenas o ovo ( parte de fora) poderíamos dizer que ele vem a contrariar a lei de inércia. Mas ao considerarmos o conteúdo do ovo (gema e clara) notaremos que, mesmo quando paramos o ovo, o seu conteúdo que está em movimento, tende a permanecer em movimento (Inércia), por esse motivo ao soltá-lo rapidamente ele volta a girar.

Esse experimento é riquíssimo, considerando-se os questionamentos que podemos levantar a partir dele, além de esclarecer totalmente a teoria da inércia.

Referência

SANTOS, Leonardo Pereira dos. Botão Preguiça. Manual de Aulas Práticas Ciências e Biologia.