1ª guerra mundial

13
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Upload: rillaryalvesj

Post on 10-Jul-2015

1.781 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1ª guerra mundial

PRIMEIRA

GUERRA

MUNDIAL

Page 2: 1ª guerra mundial

POR QUE ACONTECEU A

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

a) Disputas imperialistas entre a Inglaterra e a

Alemanha

b) Revanchismo francês

c) Os Incidentes nos Bálcãs

d) Os Incidentes no Marrocos

e) Causa imediata (estopim)

Page 3: 1ª guerra mundial

POLÍTICA DE ALIANÇAS

Foi celebrada uma aliança defensiva

entre a Alemanha e o Império Austro-

húngaro em 1879. Com a entrada da

Itália em 1882, surgiu a “Tríplice

Aliança”.

Em 1907, formou-se a “Triple

Entente”, constituída pela

Inglaterra, Rússia e França.

Page 4: 1ª guerra mundial

PAZ ARMADA

Desde o fim do século XIX até 1914, as nações

européias fortaleceram-se, aumentando seu

poderio bélico. Uma verdadeira corrida

armamentista foi alimentando os países. Eles

estavam em paz, mas ao mesmo tempo

reforçando-se, armando-se para o grande

conflito.

Page 5: 1ª guerra mundial

FASES DA GUERRA

a) Guerra do Movimento (1914)

Os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, neutra, marchando depois rumo a Paris.

O plano francês era invadir Alsácia e Lorena e proteger a fronteirabelga; os alemães atacaram Liège. Na batalha do Marne os alemãesforam derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retrocederpara Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos.

Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães,não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se noNordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também osfranceses, os ingleses e os belgas.

Page 6: 1ª guerra mundial

b) Guerra de Trincheiras (1915-1917)

Abriram-se trincheiras em toda a frenteocidental. O armamento e o aparelhamentoaéreo despertaram um novo surto industrialacelerado. Novas armas apareceram. Em 1916,os alemães atacaram Verdun, defendida pelogeneral Pétain. Foi um insucesso dos alemães.Morreram cerca de 600 mil homens. Nabatalha naval da Jutlândia, os ingleses foram osvencedores.

Page 7: 1ª guerra mundial

c) Saída da Rússia

Com o triunfo da Revolução Russade 1917, onde os bolcheviquesestabeleceram-se no poder, foi assinadoum acordo com a Alemanha paraoficializar sua retirada do grande conflito.Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições paraa Rússia.

Page 8: 1ª guerra mundial

d) Entrada dos Estados Unidos

Os norte-americanos tinham muitoinvestimentos nesta guerra com seus amigosaliados (Inglaterra e França). Era precisogarantir o recebimento de taisinvestimentos. Utilizou-se como pretexto oafundamento do navio “Lusitânia”, queconduzia passageiros norte-americanos.

Page 9: 1ª guerra mundial

e) Participação do Brasil

Os alemães, diante da superioridade naval daInglaterra, resolveram empreender uma guerra submarinasem restrições. Na noite de 3 de abril de 1917, o naviobrasileiro “Paraná” foi atacado pelos submarinos alemãesperto de Barfleur, na França. O Brasil, presidido porWenceslau Brás, rompeu as relações com Berlim e revogousua neutralidade na guerra. Novos navios brasileiros foramafundados. No dia 25 de outubro, quando recebeu a noticiado afundamento do navio “Macau”, o Brasil declarou guerraà Alemanha. Enviou auxilio à esquadra inglesa nopoliciamento do Atlântico e uma missão médica.

Page 10: 1ª guerra mundial

CONSEQÜÊNCIAS DA GUERRA

a) O aparecimento de novas nações.b) Desmembramento do império Austro- Húngaro.c) A hegemonia do militarismo francês, em decorrência dodesarmamento alemão.d) A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os EstadosUnidos.e) O enriquecimento dos Estados Unidos.f) A depreciação do marco alemão, que baixou à milionésima parte dovalor, e a baixa do franco e do dólar.g) A crise de 1929: os governos tiveram que intervir na economia commedidas severas.h) O encarecimento do custo de vida.

Page 11: 1ª guerra mundial

TRATADO DE VERSALHES (1919)

Em Versalhes, em 1919, reuniu-se aConferência da Paz, sob a liderança dos 4 grandes:Clemenceau, representante da França; LloydGeorge, representante da Inglaterra; WoodrowWilson, representante dos Estados Unidos; eOrlando, representante da Itália. Este tratadoimpôs duras determinações aos alemães.

Page 12: 1ª guerra mundial

LIGA DAS NAÇÕES

Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, lançou aidéia de abolir a “diplomacia em segredo” e de unir os povos com ointuito de evitar uma nova guerra, numa Liga das Nações que tinha osseguintes princípios fundamentais:

a) Autonomia dos povos.b) Renúncia à política de alianças.c) Governo de acordo com os governados.d) Liberdade dos mares.e) Desarmamento geral.Genebra passava a ser a sede da Liga das Nações.

Page 13: 1ª guerra mundial

(UFS/SE) - Universidade Federal de Sergipe -Quest�o 1:A guerra mundial não pode ser explicada como uma conspiração de fabricantes de armas [...]. Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. [...] Porém a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.(Enc J.Hobsbawm. A Era dos Impérios 1875 – 1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p427. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo)Com base no texto e no conhecimento histórico, analise as afirmações abaixo e assinale a(s) alternativas corretas.

A - A concorrência entre as várias potências conduziu à liquidação do livre cambismo, na medida em que cada país elevou as tarifas alfandegárias com a finalidade de proteger seu parque industrial da concorrência estrangeira.

B - No plano ideológico a época se caracterizou pela intensificação da propaganda dos nacionalismos, como o Pan-eslavismo, difundido na Rússia e atribuindo aos russos a função de proteger os demais povos eslavos.

C - As Américas, recém-libertadas da tutela europeia, desenvolveu seu parque Industrial e juntamente com o Japão passou a disputar as áreas coloniais da África e da Indochina com os franceses e os austro-húngaros.

D - A Paz Armada permitiu o desenvolvimento de uma política agressiva do Estado brasileiro que modernizou sua frota de navios mercantes, concorrendo com os britânicos no fornecimento de carvão e petróleo para a Europa.

E - A Primeira Guerra Mundial foi, em última instância, o resultado de conflitos permanentes provocados pelo imperialismo das grandes potências europeias, agrupadas em dois blocos: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.