1ª aula sustentabilidade na produção de alimentos 2015

13
INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA Prof. Luiz Carlos Ferreira de Souza

Upload: lcfsouza

Post on 13-Feb-2017

268 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

Prof. Luiz Carlos Ferreira de Souza

Page 2: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

Evolução das atividades de lavoura e pecuária no mundo e nos CerradosDegradação de pastagens e indicadores de sustentabilidadeManejo sustentável dos solos dos CerradosOpções de integração lavoura-pecuáriaBenefícios da integração lavoura-pecuáriaUso da integração lavoura-pecuária na recuperação de pastagens degradadasUso da integração lavoura-pecuária para produção de forragem na entressafra Consorciação milho e braquiária

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Page 3: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

Revolução Verde no Mundo

Nos países desenvolvidos o crescimento do setor industrial foi acompanhado pela transformação rápida da agricultura tradicional numa agricultura de alta produtividade, a chamada “agricultura industrial” ou “agricultura programada”, com uso intenso de mecanização, adubos e pesticidas.

Page 4: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

No México, em 1960 os cientistas americanos e mexicanos liderados pelo Dr Norman Borlaug fizeram o melhoramento de variedades de trigo altamente produtivo (variedades que não acamavam com a aplicação de adubos, e permitiam duas sementeiras por ano). O Governo mexicano investiu fortemente em infra-estruturas e, a adoção das novas variedades foi massiva. Em poucos anos, o país tornou-se auto-suficiente e passou a ser exportador de trigo. Para dar suporte as pesquisas, foi criado o CIMMYT (Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo) através das Fundações Ford e Rockfeller

Page 5: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

Segunda Revolução Verde

Nos anos 70, em meio à euforia do chamado “milagre econômico”, a adoção de um novo padrão tecnológico na Segunda Revolução Agrícola significava a abertura de um extenso mercado de máquinas, implementos, sementes e insumos agroquímicos. A estratégia agrícola expressa no Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento era “desenvolver a agricultura moderna de base empresarial que alcance condições de competitividade internacional em todos os principais produtos” (Novaes, 1993).

Page 6: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

As principais transformações da agricultura no cerrado aconteceram a partir de 1960, com o Plano de Metas desenvolvido pelo Governo de Juscelino Kubitschek quando o cerrado se insere no contexto da modernização e desenvolvimento do país, voltado para a produção de grãos visando atender o aumento do consumo mundial de soja.

A necessidade de aumentar a produção fez com que o estado brasileiro criasse programas de desenvolvimento como o PADAP; o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados - POLOCENTRO; e o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira de Desenvolvimento dos Cerrados - PRODECER, como os principais programas que apresentam o desenvolvimento de novas tecnologias para os Cerrados. Esses programas ofereciam ao produtor crédito rural orientado, assistência técnica seletiva, seguro contra riscos, incentivos fiscais.

Page 7: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

Projeção da População Mundial para 2050 é de 9,2 Bilhões de pessoas

Page 8: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015
Page 9: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

Produção Mundial de Alimentos

2,3 bilhões de toneladas Área – 1,6 bilhões de hectares

Principais culturas Milho – 967,52 milhões de toneladas Trigo – 711,42 milhões de toneladas Arroz - 481 milhões de toneladas Soja - 321 milhões de toneladas

Page 10: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

SUSTENTABILIDADESUSTENTABILIDADE É um termo usado para definir ações e É um termo usado para definir ações e

atividades humanas que visam suprir as atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.o desenvolvimento sustentável.

Page 11: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

SUSTENTABILIDADESUSTENTABILIDADE Como definição geral e simplificada, os Como definição geral e simplificada, os

sistemas sustentáveis de produção de sistemas sustentáveis de produção de alimentos devem ser socialmente alimentos devem ser socialmente responsáveis, economicamente viáveis, responsáveis, economicamente viáveis, garantir a saúde e o bem-estar humanos e garantir a saúde e o bem-estar humanos e animal, e a proteção ao meio-ambiente. animal, e a proteção ao meio-ambiente. Dentro desse contexto, as agroindústrias Dentro desse contexto, as agroindústrias vem adaptando-se às mudanças, no sentido vem adaptando-se às mudanças, no sentido de atender às exigências dos mercados de atender às exigências dos mercados através da implementação de práticas através da implementação de práticas sustentáveis na produção de alimentos. sustentáveis na produção de alimentos.

Page 12: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

Conforme definição da FAO existem dez Conforme definição da FAO existem dez categorias ou programas a serem trabalhados categorias ou programas a serem trabalhados dentro do escopo das boas práticas:dentro do escopo das boas práticas:

Conservação do solo Conservação do solo Uso da água Uso da água Produção vegetal Produção vegetal Produção animal Produção animal Proteção ambiental Proteção ambiental Proteção animal (Bem-Estar animal) Proteção animal (Bem-Estar animal) Manejo e Processamento Manejo e Processamento Higiene e saúde humana Higiene e saúde humana Eliminação de resíduos e conservação de Eliminação de resíduos e conservação de

energia energia Proteção à fauna selvagemProteção à fauna selvagem

Page 13: 1ª aula  sustentabilidade na produção de alimentos 2015

BRASIL maior exportador mundial de sete commodities

açúcar; café; suco de laranja; fumo; carne bovina; frango e minério de ferro

2º nas exportações do complexo soja e do álcool

4º em carne suína e milho.