1956 - no silêncio de uma cidade - gs rev

2
NO SILÊNCIO DE UMA CIDADE While the City Sleeps. EUA, 1956, 100 min. P/B. Som. 1.1:85. Direção: Fritz Lang Produção: Bert Friedlob para Bert E. Friedlob Productions Roteiro: Casey Robinson Direção de fotografia: Ernest Laszlo Elenco: Dana Andrews, Rhonda Fleming, George Sanders, Vincent Price, Ida Lupino Sinopse: Após a morte de um magnata da mídia, seu filho Walter Kyne (Vincent Price) precisa escolher, entre seus principais funcionários, quem herdará a direção da empresa. Começa uma disputa interna pela vaga, , em meio n a qual o caso do " assassino do batom" , um serial killer de mulheres, é oportuno para destacar o trabalho entre d os competidores. Lançamento: 14 de maio de 1956 Procedência da cópia: Théâtre du Temple 35mm Comentário “A ambição do filme é imensa, a perfeição de seu estilo, cujos elementos evitam se valorizar, sóbria e eficaz. Lang quer dar a ver um panorama muito vasto da sociedade americana, fundada para ele na competição e no crime. (...) Refinamento supremo da mise en scéne: estes compartimentos envidraçados que, no interior dos escritórios do jornal, separam os personagens, permitindo-lhes ver-se mutuamente, e que dão à narrativa a possibilidade de desenrolar várias sequências frontalmente, captadas numa interação permanente. Este entrelaçamento magistral é visto na luz soberba de uma fotografia metálica, com cintilações gélidas. (...) É uma pequena porção do inferno onde as criaturas se agitam, acreditando-se livres e ativas, sob o olhar de um cineasta que não busca nada senão ver e ‘dar a ver’ bem o real, embora mantendo sobre todas as coisas o ponto de vista de Sí i rius.”

Upload: capetown1212

Post on 11-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

ppp

TRANSCRIPT

Page 1: 1956 - No Silêncio de Uma Cidade - GS Rev

NO SILÊNCIO DE UMA CIDADEWhile the City Sleeps. EUA, 1956, 100 min. P/B. Som. 1.1:85.Direção: Fritz LangProdução: Bert Friedlob para Bert E. Friedlob ProductionsRoteiro: Casey RobinsonDireção de fotografia: Ernest LaszloElenco: Dana Andrews, Rhonda Fleming, George Sanders, Vincent Price, Ida LupinoSinopse: Após a morte de um magnata da mídia, seu filho Walter Kyne (Vincent Price) precisa escolher, entre seus principais funcionários, quem herdará a direção da empresa. Começa uma disputa interna pela vaga, , em meio na qual o caso do “"assassino do batom”", um serial killer de mulheres, é oportuno para destacar o trabalho entre dos competidores. Lançamento: 14 de maio de 1956Procedência da cópia: Théâtre du Temple – — 35mm

Comentário

“A ambição do filme é imensa, a perfeição de seu estilo, cujos elementos evitam se valorizar, sóbria e eficaz. Lang quer dar a ver um panorama muito vasto da sociedade americana, fundada para ele na competição e no crime. (...) Refinamento supremo da mise en scéne: estes compartimentos envidraçados que, no interior dos escritórios do jornal, separam os personagens, permitindo-lhes ver-se mutuamente, e que dão à narrativa a possibilidade de desenrolar várias sequências frontalmente, captadas numa interação permanente. Este entrelaçamento magistral é visto na luz soberba de uma fotografia metálica, com cintilações gélidas. (...) É uma pequena porção do inferno onde as criaturas se agitam, acreditando-se livres e ativas, sob o olhar de um cineasta que não busca nada senão ver e ‘dar a ver’ bem o real, embora mantendo sobre todas as coisas o ponto de vista de Síirius.”

(Jacques Lourcelles, Dictionnaire du Cinéma — Les Films)