#193 a nova vida da coleção moderna perspetivas … · eduardo viana, nu (pintura para o bristol...

32
#193 A nova vida da Coleção Moderna Perspetivas para a Inovação Social Uma Fundação mais aberta e transparente dezembro

Upload: tranngoc

Post on 29-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

#193A nova vida da Coleção Moderna Perspetivas para a Inovação Social Uma Fundação mais aberta e transparente

dezembro

eduardo viana, nu (pintura para o bristol club), 1925

josé de almada negreiros, «el crimen de las furias», de la tragedia de doña ajada , 1929

4A nova vida da Coleção Moderna

Este mês, a Coleção Moderna do Museu Calouste Gul-benkian passa a estar exposta em permanência, tal como a Coleção do Fundador. Simultaneamente, e como forma de reconhecer o tra-balho de todos os que integram a coleção, os artistas passam a ter um cartão de livre acesso ao Museu.

8Almada no Museu Soares dos Reis

O Museu Soares dos Reis, no Porto, apresenta até dia 18 de março a exposição José de Almada Negreiros. Desenho em Movimento, com algumas obras que fizeram parte da exposição deste ano na Fundação, mas com muitas outras inéditas. Entre as novidades, con-tam-se um conjunto recentemente descoberto de seis vidros origi-nais, que Almada coloriu à mão para a série “Lanterna Mágica”, e um retrato inédito de Maria Madalena Amado, uma das prota-gonistas dos bailados que Almada criou em 1917 e 1918.

10Olho Zoomórfico

A nova exposição do Espaço Projeto da Coleção Moderna apresenta o trabalho da artista portuguesa Mariana Silva, marcado por uma forte compo-nente conceptual que reflete a sua preocupação com questões cultu-rais, museológicas e sociológicas. A extinção em massa de espécies animais e as práticas de captura de imagens em habitat natural são algumas das propostas de reflexão da exposição.

12Novas perspetivas para a Inovação Social

Durante dois dias, esta grande conferência internacional reuniu cerca de 14oo participantes em torno da inovação social, numa organização da Fundação Gul-benkian, Governo português e Comissão Europeia. Entre os par-ticipantes contavam-se empreen-dedores sociais, representantes da sociedade civil, decisores regionais e nacionais, filantropos, investido-res de capital de risco e business angels que discutiram o futuro da inovação social.

Neste número

mariana silva, still do filme olho zoomórfico, 2017

2

Arte 4 AnovavidadaColeçãoModerna 6 DoOutroLadodoEspelho 8 AlmadanoMuseuSoares

dosReis 10 OlhoZoomórfico.MarianaSilva 11 AnaHatherlyeoBarroco Notícias 12 Podeainovaçãosocial

“salvar”aEuropa? 14 Aglobalizaçãono3.ºencontro

VisionEurope 16 InvestimentoEmpresariale

oCrescimentodaEconomiaPortuguesa

17 UmaFundaçãomaisabertaetransparente

18 CiênciaAbertaeme-book 19 NovadiretoranoIGC 20 InvestigadoraIGCnas

ConferênciasSolvay 20 EncontrocientíficonoVimieiro 21 Descobertosestados

emocionaisempeixes 22 GiancarloGuerrero

MaestroconvidadodaOrquestraGulbenkian

23 ÓperadeVerdicomoCoroeOrquestraGulbenkian

24 Eduardo,aquieagora 25 RevisitaraobradeAntero

deQuental 26 UmacertaideiadeJardim 28 PremiadosnoDocLisboa

receberamapoiodaFundação 29 FestadosLivros Ambientes 30 Armazémdelivros

17Uma Fundação mais aberta e transparente

Para que a Fundação Gul-benkian possa ser ainda mais transparente e aberta, o Conselho de Administração aprovou algu-mas mudanças ao nível da gover-nance, mas também das suas prio-ridades estratégicas para os próximos anos. Estas mudanças passam pela limitação de manda-tos dos administradores executivos e pela inclusão dos mais jovens no processo consultivo.

a fundação calouste gulbenkian é uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a arte, a beneficência, a ciência e a educação. criada por disposição testamentária de calouste sarkis gulbenkian, os seus estatutos foram aprovados pelo estado português a 18 de julho de 1956.

#193 – dezembro 2017 / issn 0873‑5980 / esta newsletter é uma edição do serviço de comunicação / design e direção criativa – the designers republic – ian anderson / design gráfico – ddlx / revisão de texto – rita veiga / capa – antónio soares, elegante de casaco de peles (pormenor), 1925, coleção moderna / impressão – greca artes gráficas / tiragem – 9 000 exemplares / av. de berna, 45, 1067‑001 lisboa / tel. 21 782 30 00 / [email protected] / gulbenkian.pt

© r

icar

do o

live

ira

alve

s

mariana silva, still do filme olho zoomórfico, 2017

Índice

3 Índice

sarah affonso, família, 1937

AColeçãoModernadoMuseuCalousteGulbenkianpassaaestarexpostaempermanência,talcomoaColeçãodoFundador.Osespaçosdoedifícioforamreconfiguradosdemodoacriarumaestruturaexpositivaconsistente,massimul-taneamentecapazdepermitirmudançasregulares,encorajandoopúblicoaregressar.Estasmudançasserãocomunicadasnositegulbenkian.ptnarubricaMuseuemDireto.

Outranovidadeéque,apartirdodia7dedezembro,epelaprimeiravez,osartistasrepresentadosnaColeçãoModernadoMuseuCalousteGulbenkianterãodireitoaumpassedelivreacessoaoMuseuparapoderemacompanharasmudançassazonaisdaapresentaçãodaColeçãoModerna.

PenelopeCurtis,diretoradoMuseuCalousteGulbenkian,consideraqueasmudançassãofundamentaisparadinamizarosmuseuse,nocasodestacoleção,paramelhorentenderaevoluçãodaarteportuguesadoséculoxxexxi.Porisso,cercadeumacentenadeobrasdaColeçãoModernafoisubstituídaporoutrasobras,desdeoverão,permitindocriarnovosnúcleostemáticosemostrarnovasaquisições.Nestalinha,tambémosdocumentospertencentesàBibliotecadeArtedaFundaçãoGulbenkian,queilustramarelaçãoentreapolítica,aculturaeaartedoúltimoséculo,têmvindoaserregularmenterenovados.

Arte A nova vida da Coleção Moderna

4

michael biberstein, k5 (3‑step attractor), 1991

EntreosnovostemasedestaquesdaatualapresentaçãodaColeçãoModerna,evidenciam-seOs Corpos Musicais,comincursõescubistasquecru-zamocorpohumanocomocorpodosinstrumentos,comdestaqueparaAmadeodeSouza-Cardoso;Mulher da Cidade, Mulher do Campo,focadonamulherpor-tuguesaduranteoEstadoNovonosanos1920e1930;Lisboa, Cidade Triste e Ale-gre,comfotografiasdosanos1950-70deFernandoLemos,VictorPalla,AntónioSenadaSilvaeJacquesMinassian;Pinturas Negras,dosanos1990,deartistascomoJuliãoSarmento,VítorPomar,AntónioCharruaeMichaelBiberstein;eaindatrabalhosrecentesounovasaquisiçõesdeartistascomoSaraBichão,HugoCanoilas,AnaCardoso,GilHeitorCortesão,SusanaGaudêncio,MarianaGomes,JoãoLouro,JorgeQueiroz,MartaSoares,RuiToscanoePedroValdezCardoso.

5 Arte

Apresençafrequentedoespelhonaarteocidental,sobretudonapintura,temsidoraramenteexploradaenquantotemáticaexpositiva.Partindodessacons-tatação,estaexposiçãomaterializaumprojetodacuradoraMariaRosaFigueiredoinicialmentepensadoparaaarteantiga,masqueacabouporsealargaràartecon-temporânea,contando,paraisso,comacolaboraçãodeLeonorNazaré.

Opercursomágico,peloscinconúcleosemquesedivideaexposição,seduzpeloextraordináriopodervisualdosespelhosepeloimagináriodasuatra-vessia,comaajudadoprojetodemuseografiadeMarianoPiçarra,queenvolveosvisitantesnumsurpreendentejogodemúltiplosreflexos.

AexposiçãoreúneumrelevanteconjuntodeobrasdecoleçõesprivadasepúblicasdeváriospaísesdaEuropa,comooMuseoThyssen-Bornemisza,oCentrodeArteReinaSofia,oCentrePompidou,oFitzwilliamMuseum,aTate,eosMuseusdeBelas-ArtesdeBordéusedeLille,entremuitosoutros.

ParaalémdeobrasdopróprioacervodoMuseuCalousteGulbenkian,destacam-setambémosempréstimosdealgunsdosprincipaismuseuseinstitui-çõesnacionais.

Osartistasrecorremaosespelhoscomdiferentespropósitos,orapararevelaroraparadisfarçaraspetosdascenasquerepresentam,jáqueelesofereceminfinitaspossibilidadesvisuais,incluindoamaisóbvia:oreflexofieldarealidade.Oespelhoéocentrodestaexposiçãoquepodeveraté5defevereironagaleriaprincipaldaSededaFundação.

aspeto da exposição © carlos azevedo

Do outro lado do espelho

6

DO OUTRO LADO DO ESPELHOCuradoria:MariaRosaFigueiredocomacolaboraçãodeLeonorNazaré

MuseuCalousteGulbenkianEdifícioSede–GaleriaPrincipal

Quartaasegunda,10h-18hEncerraàsterças,24e25dedezembroe1dejaneiro

Até 5 de fevereiro

Ciclo de cinemaNoâmbitodestaexposiçãorealiza-seumciclodecinemaorganizadoem

colaboraçãocomoDepartamentodeCiênciasdaComunicaçãodaFaculdadedeCiênciasSociaiseHumanasdaUniversidadeNovadeLisboa.OprogramaincluiAllaboutEve(Eva),deJ.Mankiewicz(12dezembro),Orphée(Orfeu),deJeanCocteau(16janeiro),LaFrontièredel'aube(AFronteiradaAlvorada),dePhilippeGarrel(23janeiro),TheServant(OCriado),deJosephLosey(30Janeiro),eFedora(OSegredodeFedora),deBillyWilder(6fevereiro).Todasassessõestêmlugaràs18h30,noAuditório1daquelaFaculdade.

aspeto da exposição © carlos azevedo

aspeto da exposição © carlos azevedo

7 Arte

Entreasnovidadesdestamostra,quecontacomacuradoriadeMarianaPintodosSantos,figuramtambémumretratoinéditodeMariaMadalenaAmado,umadasprotagonistasdosbailadosqueAlmadacriouem1917e1918,etextosinéditosdoartistarelacionadoscomcinema.

EstaexposiçãoresultadeumacolaboraçãoentreaFundaçãoCalousteGulbenkianeoMuseuSoaresdosReis,surgindonasequênciadamostraJosédeAlmadaNegreiros.UmamaneiradeserModerno,realizada

Umconjuntorecentementedescobertodeseisvidrosoriginais,queAlmadacoloriuàmãoparaasérie“LanternaMágica”,éumadasatraçõesdaexposiçãoJosédeAlmadaNegreiros:DesenhoemMovimento,patentenoMuseuNacionalSoaresdosReis,noPorto,atédia18demarço.

entrada da exposição © márcia lessa

Almada no Museu Soares dos Reis

8

esteanonaFundaçãoevisitadapor135milpessoas.ApesardeintegrarváriasdasobrasqueestiveramexpostasemLisboa,amostra,agoraapresentadanoMuseuSoaresdosReis,foca-sesobretudonocaráctergráficoecinematográficodalinguagemartísticadamodernidadedeAlmadaNegreiros,incluindomuitosoutrostrabalhosenquadradosnotemageraldaexposição.

AiniciativadeapresentarAlmadanoMuseuSoaresdosReismarcaoiníciodeumprojetodeitinerânciadasobrasdeartedoMuseuCalousteGulbenkianparaforadoespaçodaFundação,emLisboa.

aspeto da exposição © márcia lessa

JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS:DESENHO EM MOVIMENTOCuradoria:MarianaPintodosSantos

MuseuNacionaldeSoaresdosReis,Porto

Terçaadomingo,10h–18hEncerradoàssegundas,25dedezembroe1dejaneiro

Até 18 de março

9 Arte

AquartaexposiçãodoEspaçoProjetodoMuseuCalousteGulbenkian,é,pelapri-meiravez,dedicadaaumaartistanacional:MarianaSilva(1983,Lisboa).ComcuradoriadeLeonorNazaré,aexposiçãopropõeumareflexãosobreaextinçãoemmassadeespéciesanimaiseaspráticasdecapturadeimagensemhabitatnatural,mastambémsobrearela-çãohumanacomasimagensvirtuaisecomatecnologia.

Seamáquinafotográficafoiimportantenoestabelecimentodaideiadeconserva-çãodanatureza,apartirdofinaldoséculoxixeatémuitorecentemente,deveremosinter-rogaratéquepontoosistemadeperspetivaquelheestáassociadoéadequadoàperceçãodasverdadeirasinteraçõesdasespéciesemecossistemasreaisedasdiferentesescalasnasquaisasalteraçõesclimáticastêmexpressão.Asobrasdestaexposiçãoespeculamsobreestasquestões.

OtrabalhoartísticodeMarianaSilvaémarcadoporumafortecomponentecon-ceptualquerefleteasuapreocupaçãocomquestõesculturais,museológicasesociológicas.Daabordagemdospúblicosteatraisedainterrogaçãosobremuseusesobrefronteirasentreculturaenatureza,aartistafoideslocandoprogressivamenteasuainvestigaçãoparaosmodosteóricosdepensarospúblicos,acercando-sedecasosdeestudomasavaliandotam-bémosdiscursosreflexivosqueosenquadram.Nestaexposição,dirigeaatençãoparaasrepresentaçõesdaNaturezaedosecossistemasanimais.

FormadaemPinturapelaFaculdadedeBelasArtesdeLisboa,MarianaSilvafoiartistaresidente,combolsadaFundaçãoGulbenkian,naGasworks(Londres,2016)enoISCP-InternationalStudio&CuratorialProgram(NovaIorque,2009-2010).Temexpostoeprojetadoosseustrabalhosemdiversosespaçosenoâmbitodeváriasiniciativas.AssuasexposiçõesindividuaisincluemAudienceResponseSystems,Parkour(Lisboa,2014),P/p,MewsProjectSpace(Londres,2013),Environments,e-flux(NovaIorque,2013)eTheOrgani-zationofForms,KunsthalleLissabon(Lisboa,2011).

OLHO ZOOMÓRFICOCuradoria:LeonorNazaré

MuseuCalousteGulbenkianColeçãoModerna-EspaçoProjeto

Quartaasegunda,10h-18hEncerraàsterças,24e25dedezembroe1dejaneiro

7 dezembro - 26 fevereiro

Olho ZoomórficoMariana Silva

mariana silva, still do filme olho zoomórfico, 2017 10

josefa de ayala (josefa de óbidos), agnus dei, não datado © museu nacional frei manuel do cenáculo – museu de évora – drcalen / dgpc/adf. josé pessoa

ANA HATHERLY E O BARROCONUM JARDIM FEITO DE TINTACuradoria:PauloPiresdoValecomacolaboraçãodeNunoVassalloeSilva

MuseuCalousteGulbenkianColeçãodoFundadoreGaleriaInferior

Quartaasegunda,10h-18hEncerraàsterças,24e25dedezembroe1dejaneiro

Até 15 de janeiro

Estaexposiçãopropõeumsugestivodiálogoentreobrasbarrocasdoséculoxviiietrabalhosdeumaartistaquemarcouaarteexperimentaldoséculoxx.Ocurador,PauloPiresdoVale,ensaiaumareflexãosobreotempo,ahistóriaeaalmabarroca,inspi-rando-senosensaiosdeAnaHatherlyque,paraalémdeartistaplástica,foiescritora,ensaísta,poeta,reali-zadora,tradutora,compositoraetambémprofessoracatedráticadeLiteraturaBarroca.

Aexposição,queocupaatédia15dejaneiroaGaleriaInferioreaGaleriadeArteIslâmicadaColeçãodoFundadordoMuseuCalousteGulbenkian,estáorganizadaemquatronúcleosapartirdequatrograndestemasdobarroco:oLabirinto;Tempo:JogoeaMorte;aAlegoriaeaMetamorfose.

Ana Hatherly e o BarrocoNum jardim feito de tinta

11 Arte

na visita à exposição de projetos de inovação social, o presidente da república observa um cabaz da fruta feia, a cooperativa de consumo portuguesa que desde 2013 já evitou o desperdício de 780 toneladas de frutas e hortícolas © márcia lessa

ReunidosnaFundaçãoCalousteGulbenkianparaaconferênciaNovasPerspetivasparaaInovaçãoSocial,coorganizadacomaComissãoEuropeiaecomoGovernoportuguês,osespecialistaspediraminvestimentoemmaiorescalaparaprojetosdeinovaçãosocial,umaáreanaqualosresponsáveispolíticospresentesveempotencialpararesponderaosdesafiossociaisqueameaçamofuturodaEuropa.

Sehádezanosainovaçãosocialera“umaideiamarginal”,hojejáéumtemaqueconseguejuntarnumaconferênciamaisde1400participantes,entreosquaisoPresidentedaRepúblicaeopri-meiro-Ministroportuguês,doiscomissárioseuro-peus,trêsministros,doispresidentesdecâmara(LisboaeParis),duassecretáriasdeestado,várioslíderesdeorganizaçõesdasociedadecivil,empreen-dedoressociais,filantropos,investidoresdecapitalderiscoebusinessangels.

Portugaléumdossetepaísesdomundocompolíticaspúblicasnaáreadainovaçãosocialetornou--seumcasodeestudonaaplicaçãodefundosnestedomínio,noqualaFundaçãoCalousteGulbenkiantambémtemdesempenhadoumimportantepapelcomoinvestidor.Naaberturadestaconferência,Isa-belMotasublinhouquesãomuitososprojetosportu-gueses,hojeamplamentereconhecidoseatécomreplicaçãoanívelinternacional,quecontaramcomoapoiodaFundaçãoCalousteGulbenkiandesdeapri-meirahora,quandoaindanãoeraevidenteoseupotencialdesucesso.“Oriscocompensou”,concluiuapresidentedaFundação,reafirmandoqueainovaçãosocialcontinuaráaserumaprioridadeestratégica,apoiandoprojetosquepromovamopapeldastecnolo-giasnaresoluçãodeproblemassociaiseopapeldaspráticasartísticasnosprocessosdeinclusão,mastambémoinvestimentodeimpactoeasnovaslide-rançasnaeconomiasocial.

AFundaçãoGulbenkianfoiassimolocalidealparaarealizaçãodaconferênciaNovasPerspeti-vasparaaInovaçãoSocial,“ummarcohistórico”,naspalavrasdoComissárioEuropeuCarlosMoedas,queveiocomprovarqueainovaçãosocialentroudefiniti-vamentenaagendapolítica.

Notícias Pode a inovação social “salvar” a Europa?

12

isabel mota na abertura da conferência © márcia lessa

Uma mudança sistémica“AestratégiadaUniãoEuropeiadeveser

tornaroinvestimentodeimpactomainstream”,foiarecomendaçãodeSirRonaldCohen,umveteranodaaltafinançaeresponsávelpelolançamentodopri-meiroTítulodeInvestimentoSocial(SocialImpactBond),noReinoUnido,em2010.“Depoisdarevolu-çãotecnológica,precisamosdarevoluçãodoimpacto”,anunciouSirRonaldCohennumpainelemquetodosconcordaramsernecessáriodarmaisescalaaoinves-timentoemprojetosdeinovaçãosocialemedirresul-tados.Falou-setambémdeumamudançasistémica:“Ainovaçãosocialfazpartedomindsetdasnovasgera-ções”,sublinhouFilippoAddari,especialistanamaximizaçãodoimpactosocialdeprojetosinovado-resnoespaçopúblico.Nomesmopainel,esteverepre-sentadaageração“millennial”porJosephineGoube,29anos,quedirigeaplataformaTechfugees.“Somosumageraçãocomconsciênciasocialquesesentecapacitadaparaprocurarsoluções”,disseajovemempreendedorasocial,queédesde2015consultoradaComissãoEuropeiaparaquestõesdeimigração.“Tenhoassistidoàgrandedificuldadequeéconseguirumconsensoentreosestados-naçãosobreosrefugia-dos.Porisso,achoquedevemosapostarnosempreendedoressociaisquenasceramnoEspaçoSchengen,quenãoseconsideramdenenhumpaís,massimeuropeus”.Ouviu-seumasalvadepalmasnoGrandeAuditório.

Otemadosrefugiadosfoiumdosmaispre-sentesaolongodosdoisdiasdeconferência,talcomoodoenvelhecimentodapopulação.Em2060,quaseumterçodapopulaçãodaUniãoEuropeiavaitermaisde65anos,umvalorque“équaseodobrodaatual”,lem-brouoComissárioEuropeuparaaInvestigação,Ciên-ciaeInovação,CarlosMoedas,quandoanunciouolançamentodoPrémioHorizonteemInovaçãoSocial(candidaturasaté28defevereir0),novalordedoismilhõesdeeuros,paramelhoraramobilidadedoscidadãosmaisidosos.

CarlosMoedasafirmouque“ainovaçãosocialvairestituirosentidodepropósitoàEuropa”,umaesperançaqueecoounasintervençõesdeoutrosresponsáveispolíticos,comoJean-ClaudeJuncker,numdepoimentopré-gravado,eaindanodiscursodoprimeiro-ministroportuguês.AntónioCostasubli-nhouqueograndedesafioqueaEuropaenfrentaatualmenteé"responderaomedo,àansiedadeeàangústiaquetemvindoaalimentarosradicalismos,axenofobiaeatentaçãoprotecionista.”Nestecontexto,afirmou,ainovaçãotemumpapelparticularmente

importante,porquefazaponteentreaciência,acria-tividade,oempreendedorismo,easnecessidadesdaspessoas.Porém,sublinhouaministraMariaManuelLeitãoMarques,“ainovaçãosocialnãoéumadesres-ponsabilizaçãodoEstado”,massimumaformasus-tentávelderesolverosproblemassociais.

Noencerramentodaconferência,aComis-sáriaEuropeiaparaoEmprego,AssuntosSociais,CompetênciaseMobilidadeLaboral,MarianneThys-sen,reforçouqueainovaçãosocialvaitransformaraEuropaevaticinouuma“proteçãosocialmoderna”paratodososcidadãos,comoapoiodoParlamentoEuropeuedospaísesmembros.

13 Notícias

Quemganhaequemperdecomaglobalização?Estefoiotemacentraldo3.ºencontroVisionEuropequereuniuemItáliaquatrofundações,entreasquaisaFundaçãoGulbenkian,equatrothinktankseuropeus,mastambémváriosacadémicos,responsáveispolíticosediplomáticos,umNobeldaEconomia,umprémioSakharoveCalousteGulbenkianparaosDireitosHumanosemuitosoutrosconvidadosparadebaterotema.

A globalização no 3.º encontro Vision Europe

Ofuturoémuitomaisdoqueumainterro-gaçãonaspalavrasdeMarionJansen,doCentroInternacionaldeComércio–ITC,emGenebra.Aeco-nomista-chefedoITClembrouemTurim,nosegundodiadoencontro,que,faceatantasincertezasquantoaofuturo,oseuropeusseinterrogamsobre“quemosvaiproteger”.Umaproteçãoparaenfrentaromedoqueseinstalouquantoaestaeradeglobalizaçãoondeoterrorismo,afaltadepensõesedeapoiossociaiseaperdadoempregoimperam.MarionJansennãotemdúvidasdequeaEuropaprecisadeinclusãoedeestratégia(comunicaçãoeeducação),paravoltaratercidadãosquesesintamafazerpartedealgumacoisa.

NosdoisdiasdoencontroorganizadoesteanopelaCompagniadiSanPaoloequesesegueaoencontrodeLisboa,realizadonoanopassadopelaFundaçãoGulbenkian,foramapresentadosalgunspaperssobreaglobalização,entreosquaisumestudorealizadopelaFundaçãoBertelsmann,daAlemanha.Aoestudaroaumentodorendimentopercapitaemmaisde40países,entre1990e2014,nomeadamenteosefeitosdaglobalizaçãoeconómicaepolítica,orela-tórioBertelsmannconcluiquenotopoestáaChinacomumaumentoregistadode400porcentoe,emsegundolugar,aCoreiadoSul(250porcento).Em25.ºlugarvemaItáliacomumaumentoapenasde100porcento,enquantoaGrécia,aPolóniaePortugalseperfilamaindamaisabaixo.Númerosdiretamenterelacionadoscomasdeslocalizaçõeseaconsequenteperdadeempregoeaquedadossalárioseuropeus.

AexistênciadeumfossoentreganhadoreseperdedoresdaglobalizaçãofoitambémomoteparaoNobeldaEconomia,MichaelSpence,lembrarqueganhareperder“dependesempredosítioondesevive”,equeemnenhumlugardeixadehaverperde-dores.Sócomacooperaçãointernacionalecomacriaçãodeempregosesoluçõesinovadoras,aspessoaspodemvoltaraacreditarnofuturoenaslideranças,defendeuMichaelSpence.

14

conferência vision europe. collegio carlo aberto, turim © gabriele facciotti

África e a globalizaçãoSeorelatórioBertelsmannapontaparaum

aumentodorendimentopercapitaemquasetodosospaísesdoMundo,háumamargemqueficadefora,comoaÁfricasubsariana,onde41porcentodapopu-laçãotempoucomaisdeumeuroemeiopordiaparasubsistir.Umcontinenteincapazdetrilharocami-nhododesenvolvimento,comoficouclaronodis-cursodoconvidadoespecialdestainiciativa,DenisMukwege,prémioInternacionalCalousteGul-benkianem2015.Omédicocongolêsqueficouconhecidopeloseutrabalhonotávelnadefesadasmulherescongolesasvítimasdeviolação,comosubli-nhouapresidentedaFundaçãoGulbenkianaoapre-sentá-lonobeloespaçodoMuseodelRisorgimento,emTurim.MukwegelembrouqueaRepúblicaDemo-cráticadoCongo,aofazerpartedasrotasdaglobaliza-çãomundial,acentuouaindamais“adiferençaentre

ariquezaostentadoradoslídereseapobrezageraldoscongoleses”.Mukwegeaproveitouparasublinharquesemauniversalizaçãodosdireitoshumanosnãopodehaverglobalizaçãopositiva.

Nofinaldosegundodia,foiapresentadoumprojetodedeclaraçãofinalaassinarpelosparceirosdoVisionEurope,emquesãofeitasrecomendaçõesaonívelnacionaleeuropeu,parainfluenciaraspolíticaspúblicasemmatériadeglobalização.OVisionEuropeSummitéumainiciativacriadapelasfundaçõesCalousteGulbenkian;Bertelsmann,daAlemanha;Bruegel,daBélgicaeCompagniadiSanPaolo,deItá-lia.IncluiaindaaparceriacomosthinktanksCASE–CentreforSocialandEconomicResearch,daPolónia;ChathamHouse,doReinoUnido;JacquesDelorsIns-titute,deFrança;eTheFinnishInnovationFundSitra,daFinlândia.vision-europe-summit.eu

15 Notícias

discurso de isabel mota no museo del resorgimento, turim © gabriele facciotti

Nodia15dedezembroseráapresentadoumestudosobreocrescimentodaeconomiaportuguesadesenvolvidoapartirdeumaconferênciaorganizadaesteanopelaFundaçãoGulbenkian,poriniciativadaPresidênciadaRepública.

Investimento Empresarial e o Crescimento da Economia Portuguesa

Oestudointitula-seInvestimentoEmpresarialeoCrescimentodaEconomiaPortu-guesaefoirealizadoporumconsórcioformadopelasuniversidadesdeCoimbraedoMinhoecoordenadoporFernandoAlexandre,professorassociadodaEscoladeEconomiaeGestãodaUniversidadedoMinho.Osautoresconcluemque“numaeconomiacombaixastaxasdecrescimentodoprodutopotencialecomumadinâmicademográficanegativa,ocresci-mentodasempresasteránecessariamentedeassentarnosmercadosexternos”.Daanálisefeitanoestudo,ocoordenadordestacaodinamismodasempresasexportadoras,referindoas“empresasquepertencemaosectordaindústriatransformadoraequeinvestememI&D”.Defendemaindaosautoresdoestudoque“seoinvestimentofluirparaprojetosprodutivoscomestascaracterísticas,aalteraçãoestruturaldaeconomiaterálugareaeconomiapoderávoltaraapresentartaxasdecrescimentoelevadas.Paraquetalaconteça,aspolíticaspúblicaseaspolíticasdeatribuiçãodecréditotêmdeestarorientadasparaossectoresmaisdinâmi-cosecommaiorpotencialdecrescimento.”

OestudoseráapresentadoemconferêncianoAuditórioB1daUniversidadedoMinho,emBraga.Asessãodeabertura,marcadaparaas15h30,contacomasintervençõesdeRuiVieiradeCastro,reitordaUniversidadedoMinho,eIsabelMota,presidentedaFun-daçãoCalousteGulbenkian.OestudoserádepoisapresentadoporArturSantosSilva,antigopresidentedaFundaçãoeumdosprincipaisimpulsionadoresdestainiciativa,eFer-nandoAlexandre,comoscomentárioseaintervençãodePedroPitaBarros(UniversidadeNovadeLisboa)edoPresidentedaRepública,MarceloRebelodeSousa.

Adiscussãodoestudoestáreservadaparaasegundapartedaconferência,entreas17h45eas19h15,numaconversamoderadaporCarlosOliveira(presidentedoInvestBraga)equecontacomasparticipaçõesdeJoãoAmador(BancodePortugal),AntónioCunha(antigoreitordaUniversidadedoMinho),PedroCarreira(presidentedaContinentalMabor)eFátimaBarros(UniversidadeCatólicaPortuguesa).AsessãodeencerramentoficaráacargodoministrodaEconomia,ManuelCaldeiraCabral.

16

fundação calouste gulbenkian © ricardo oliveira alves

Uma Fundação mais aberta e transparente

CoesãoeIntegração,Conhecimento,SustentabilidadedosSistemasedosRecur-sos:estassãoasnovasprioridadesestratégicasdaFundaçãoCalousteGulbenkianqueirãorefletir-senospróximoscincoanosemtodasassuasatividades,comacriaçãodenovosprogramaseprojetos.

Noseguimentodadefiniçãodasnovasprioridadesestratégicas,queprocuramresponderàexigênciadenovosecomplexosdesafiosculturais,sociaiseeconómicos,oConselhodeAdministraçãodaFundaçãodecidiutambémintroduzirmudançasaoníveldagovernance.Nestesentido,noperíodo2018-2022,seráimplementadoumnovoprocessoconsultivonoqualserãoouvidossenioradvisors,mastambémrepresentantesdasnovasgerações,assegurando,porumlado,umamaioraberturadainstituiçãoaoexteriore,poroutrolado,umrelacionamentomaisdinâmicocomasociedadecivil,emtermosconsulti-vos,dereflexão,deprospeçãooudeproduçãodenovasideias.

Parapermitirumamaiorrenovação,oConselhodeAdministraçãodecidiutam-bémaprovaroprincípiodalimitaçãodedoismandatosparaoexercíciodasfunçõesdosadministradoresexecutivos.Serãoaindacriadasduascomissões:umadeAuditoria,res-ponsávelpelasupervisãodaauditoriainternaeexterna;eoutradeRemunerações,respon-sávelpelaanálisedaatualpolíticaderemuneraçõesdaFundação.EmconjuntocomoComitédeInvestimentos,responsávelpelaanáliseeaconselhamentosobreapolíticadeinvestimentos,estasduasnovascomissõesprocurarãorefletirsobreaslinhasorientadorasdeapoioàtomadadedecisãodoConselhodeAdministraçãodaFundação.

17 Notícias

TornarasdescobertascientíficasdisponíveisatodososleitoresedeformagratuitatemsidoumgrandedesafioidentificadopelaComissãoEuropeia.Atéagora,muitasiniciativastêmprocuradofacilitardadoscientíficosàcomuni-dade,masàmedidaqueaciênciaprogrideovolumedosdadosedeplataformasondesepodeencontraressainformaçãotambémaumenta.

Otrabalhodeprocurardadoscientíficospodeseravassalador.PedroFernandes,doIGCecoordenadordoGTPB–GulbenkianTrainingProgrammeinBioinformatics,eRutgerVos,doNaturalisBiodiversityCenter,procuraramabordaresteproblemacriandoumacoleçãodetextosqueajudaaproduzir,armazenar,gerireencontrardadoscientíficosemrecursosabertos.Osseusesforçosresulta-ramnoe-bookOpenScience,OpenData,OpenSource-21stcenturyresearchskillsforthelifesciences,quepodeserutilizadopelacomunidadecientífica,decisorespolíticos,ouagênciasdefinanciamento,entreoutros.Estee-bookpodeserconsultadoemhttp://osodos.org.

OInstitutoGulbenkiandeCiência(IGC)eoNaturalisBiodiversityCenterlançaramumnovoe-bookqueabordaousoderecursosabertoseminvestigaçãodeciência.Estee-bookfoidisponibilizadoduranteaSemanaInternacionaldoAcessoAbertoquedecorreuentre23e29deoutubro.

Ciência Aberta em e-book

18

OConselhodeAdministraçãodaFundaçãoCalousteGulbenkiannomeouainvestigadoraMónicaBettencourt-DiasparadirigiroInstitutoGulbenkiandeCiêncianospróximoscincoanos,substituindonocargoJonathanHoward,quedirigiaainstituiçãodesde2012equeterminaoseumandato.

MónicaBettencourt-Dias,de44anos,éinvestigadoraprincipaldoInstitutoGul-benkiandeCiênciadesde2006.DoutoradapeloUniversityCollegedeLondresemBioquí-micaeBiologiaMolecular,tambémtemumdiplomaemComunicaçãodeCiênciapeloBirkbeckCollegedeLondres.Noseucurriculumcientíficodestacam-seasbolsasdoConse-lhoEuropeudeInvestigação(EuropeanResearchCouncil,ERC)em2010e2015easuaelei-çãocomomembrodaOrganizaçãoEuropeiadeBiologiaMolecular(EuropeanMolecularBiologyOrganization-EMBO).

Aescolhadanovadiretoraresultoudeumprocessointernacionalconduzidoporumacomissãoindependenteconstituídaporinvestigadoresdeelevadareputação.

OInstitutoGulbenkiandeCiênciaéumcentrointernacionaldedicadoàbiomedi-cinacujamissãoseestende,paraalémdainvestigaçãoedoensinopós-graduado,àcolabo-raçãoalargadacominstituiçõesnacionaiseinternacionaiscomointuitodepromoverodesenvolvimentodoconhecimentocientíficoedecomunicaraimportânciadaCiênciaedassuasaplicaçõesparaobem-estardaHumanidade.

© sa

ndra

rib

eiro

Mónica Bettencourt-Dias nomeada diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência

19 Notícias

IsabelGordo,investiga-doraprincipaldogrupodeBiolo-giaEvolutivadoInstitutoGul-benkiandeCiência(IGC),foiumadasconvidadasdaConferênciaSolvayemFísica,esteanointitu-ladaAfísicadamatériaviva:espaço,tempoeinformaçãoembiologia.

Estasconferênciascaracterizam-seporreunirumpainelrestritodecientistas,peri-tosnumadeterminadaárea,sendoaparticipaçãofeitaporconvite.CientistascomoMarieCurieeAlbertEinsteinforamconvidadosdasprimeirasConferênciasSol-vay,asquaiscontribuírambas-tanteparaavançosrealizadosemváriasáreasdafísicaequímica.

Aocaracterizarasuapar-ticipaçãocomoumaexperiênciaúnica,IsabelGordorefereaimpor-tânciade“discutirosproblemas

fundamentaisdabiologiaàluzdosprincípiosdafísica,dasteoriasqueaáreadafísicadetémedosavançostecnológicosrecentes,muitosdelesfeitosporfísicos”.Ainvestigadoraconfianofuturodeambasasáreas,jáque“asinteraçõessinergéticasabundameavontadedecooperarestácadavezmaisevidente”.

AsConferênciasSolvayemFísicaeQuímicasãoorganiza-daspeloInternationalSolvayIns-titute,localizadoemBruxelasefundadopeloindustrialBelgaErnestSolvaynoiníciodoséculoxx.

O2.ºEncontroCientíficodoProgramadePós-GraduaçãoCiênciaparaoDesenvolvimento(PGCD)reuniunoVimieirocercade50alunosdetodasasediçõesdoPGCD,paraapartilhadainvestigaçãocientíficaquetêmdesenvolvidonoâmbitodosseusdoutoramentos,quedecorrememváriasinstituiçõesdePortugal,BrasileEspanha.OencontrocontouaindacomapresençadedoiscientistasquetrabalhameminstituiçõesdaÁfricadoSul,CliveGrayeMohlopheniJacksonMarakalala.

OPGCDéumprogramadedoutoramentodesenvolvidopeloInstitutoGul-benkiandeCiênciaedestinadoaestudantesdosPALOPedeTimor-Leste.

Encontro científico no Vimieiro

Investigadora do IGC nas Conferências Solvay

20

UmaequipadeinvestigaçãolideradaporRuiOliveira,investigadordoInstitutoGulbenkiandeCiência,doISPA–InstitutoUniversitárioedaFun-daçãoChampalimaud,equecontoucominvestigado-resdoCentrodeCiênciasdoMar(CCMAR),decidiuinvestigarseospeixes,animaismais“simples”emaisdistantesdoserhumanonaescalaevolutiva,respondemdeformaemocionalaestímulosdoseuambiente.Oestudo,publicadonarevistacientíficaScientificReports,demonstraqueospeixesmanifes-tamestadosemocionaisquedependemdaformacomopercecionamosestímulosambientais.

RuiOliveiraexplicaque“aocorrênciadeavaliaçãocognitivadeumestímuloemocionalempeixesimplicaqueestacapacidadecognitivapoderáterexigências‘computacionais’maissimplesdoquesetemconsiderado,podendoterevoluídohácercade375milhõesdeanos”.

Aavaliaçãodeumestadoemocionalnãoétarefafácil.Senossereshumanosasemoçõessãosentidasdeformaconsciente,podendoserverbaliza-das,nãoháformadeaveriguarjuntodeanimaisseelesconseguemsentiressasemoções.Umestadoemocionalémaisdoqueumconjuntodesentimentospoiscaracteriza-seporalteraçõescomportamentais,fisiológicas,cerebraisegenéticas;assim,épossívelrealizartestesparainferirsearespostaaumdeter-minadoestímuloestáassociadaaumestadoemocio-nal.ForamessestestesqueaequipalideradaporRuiOliveiraaplicouemdouradas,depoisdeospeixesseremtreinadosemsituaçõesfavoráveisouadversas,quepoderiamdespoletarumestadoemocional.Aocontráriodoqueseesperanumarespostanãoemo-cional,osinvestigadoresobservaramqueospeixesrespondiamdeformadiferenteaomesmoestímulodependendodaformacomooavaliavam.

© in

ês b

ravo

, igc

.

Encontro científico no Vimieiro

Descobertos estados emocionais em peixes

21 Notícias

OmaestrodizqueaOrquestraGulbenkianocupaumlugarespecialnoseucoraçãoporquefoiaprimeiraformaçãoquedirigiunaEuropa.Daíquevoltaradirigi-lacomomaes-troconvidadoprincipalrepresenteumpoucoum“regressaracasa”.Salientaa“químicamaravilhosa”estabelecidacomosmúsicosdesdeoprimeiroconcerto,hámaisdeumadécada,eofactodeofazeremsentirmuitobem-vindosemprequeaquivolta.“Deram-meumaoportunidadequandoaindaerajovemmaestroecontinuogratoporisso”.GuerrerodiztambémqueseapaixonoupelacidadeepelaFundaçãoGulbenkian,queconsidera“umapedraangularculturaldacidadequeprocuracriarpontescomacomunidade,paraládassuasparedes”.Omesmodizapropósitodo“virtuosismo”eda“dedicação”dosmúsicosdaOrques-traquevêcomo“verdadeirosembaixadoresdainstituição”.

Omaestrocosta-riquenhodirigiuaOrquestraGulbenkianem2007,2009,eemfevereirode2017,numconcertodedicadoaChostakovitcheDutilleux,muitoelogiadopelacrítica.Nomêspassado,regressouaLisboaparadirigirobrasdeRachmaninoveRespighi.ComoMaestroTitulardaOrquestraSinfónicadeNashville,Guerrerotemvindoarealizarumnotáveltrabalhoderenovaçãoaolongodosúltimosanos,conquistandováriosprémiosGrammy.Desdeatemporada17/18éoDiretorMusicaldaOrquestraFilarmónicadeWrocław,naPolónia.

GiancarloGuerreroéregularmenteconvidadoparadirigirosmaisimportantesagrupamentosorquestraisdaAméricadoNorte,comoBaltimore,Boston,Cincinnati,Cleve-land,Dallas,Detroit,Houston,Indianápolis,Montreal,Seattle,Toronto,Vancouver,Filadélfia,WashingtonouLosAngeles.AssuasfrequentesapresentaçõesnaEuropatêmsidomuitobemrecebidasàfrentedeorquestrascomoaSinfónicadaRádiodeFrankfurt,aFilarmónicadeBruxelas,aFilarmónicadaRádioAlemã,aFilarmónicadaRadioFrance,aResidentieOrkest,aOrquestraNacionaldoCapitóliodeToulouseouaFilarmónicadeLondres,entreoutras.

Paraalémdoseuvastorepertóriodosperíodosclássicoeromântico,Guerreroéumadeptofervorosodenovamúsica,tendoimpulsionadootrabalhodealgunsdosmaisrespei-tadoscompositoresamericanosatravésdeencomendas,gravaçõeseestreiasmundiais.

Giancarlo GuerreroseráoMaestroConvidadoPrincipaldaOrquestraGulbenkian.DepoisdacontrataçãodeLorenzo ViotticomoMaestroTitular,aOrquestraGulbenkianpassaráacontarcomdoismaestrosdegrandeníveljánapróximatemporada18/19.

Giancarlo Guerrero é o novo maestro convidado da Orquestra Gulbenkian

22

UmanovaediçãodiscográficadaóperaOtellodeGiuseppeVerdi,comoCoroeOrquestraGulbenkiandirigidosporLawrenceFoster,foiagoralançadapelaetiquetaPentatone.OCDfoigravadonoverãodoanopassadonoGrandeAuditóriodaFundaçãoCalousteGulbenkianecontacomoscantoresNikolaiSchukoff(Otello),MelodyMoore(Desdé-mona)eLesternLynch(Iago)nosprincipaispapéis.

InspiradanatragédiaintemporaldeWilliamShakespeare,OtelloéumaóperadematuridadedeGiuseppeVerdiemaisumsublimeexemplodasuafecundacolaboraçãocomolibretistaArrigoBoito.AOrquestraGulbenkian,dirigidaporLawrenceFoster,tinhajágravadoaóperaACasadeUsher,deGordonGetty,paraestaeditora.OCDestáàvendanaslojasetambémnaFundaçãoGulbenkian.

Ópera de Verdi com o Coro e Orquestra Gulbenkian

23 Notícias

© m

árci

a le

ssa

Professor,ensaísta,escritor,críticoliterárioecronista,EduardoPradoCoelhofoiumafigurasingularquemarcouaculturaportuguesaaolongodedécadas.Eraumapresençaassíduanoespaçopúblico,ondeseenvolviadeformaativanosdebatesculturaisepolíticos.Morreuem2007,aos63anos.

Nodia6dedezembro,às18h,aFundaçãoCalousteGulbenkianorganizaumasessãodeevocaçãodamemóriadeEduardoPradoCoelho,porocasiãodapassagemdodécimoaniversáriodasuamorte.Inti-tuladoEduardo,aquieagora,esteseráumencontroinformalemqueváriaspersonalidadesqueforampróximasdointelectualdesaparecidosesentarãoaconversarsobreoseulegado.AntónioMegaFerreira,TeresaVillaverde,JoãoPinharanda,RuiVieiraNeryeGuilhermed’OliveiraMartinsparticipamnestasessão,queconstituiumaoportunidadeparareafirmaraperenidadedoexemplodeEduardoPradoCoelhoedosvalorespelosquaissemprelutou.

NascidoemLisboa,em1944,EduardoPradoCoelholicenciou-seemFilologiaRomânicanaFacul-dadedeLetrasdaUniversidadedeLisboa,ondetam-bémsedoutorou.Asuacarreiraacadémicaprosse-guiunaFaculdadedeCiênciasSociaiseHumanasdaUniversidadeNovadeLisboa,tendotambémpassadopeloDepartamentodeEstudosIbéricosdaSorbonne,emParis.Autorprolífico,deixouumavastabibliogra-fiauniversitáriaeensaística.Desempenhouvárioscargospúblicos,entreosquaisodediretor-geraldeAçãoCulturalnoMinistériodaCulturaem1975-76.DirigiuoInstitutoCamõesemParisefoicomissáriodaparticipaçãoportuguesanoSalonduLivre/2000,anoemquePortugalfoiopaís-temadagrandefeiraliteráriadeParis.

Eduardo, aqui e agora

24

© d

anie

l mor

dzin

ski

Nestaocasiãoemqueseassinalaapassagemdos175anossobreonascimentodopoeta,filósofo,pensadoreagitadorpolíticoaçoriano,realiza-seumahomenagemnaqualparticipamGuilhermed’OliveiraMartins,EduardoLourenço,LuizFagundesDuarteeNunoJúdice.

AnteroTarquíniodeQuental(1842-1891)nasceuemPontaDelgada,noseiodeumafamíliailustre,descendentedosprimeirospovoadoresdailhadeSãoMiguel.Consideradoumdosgrandessonetistasdaliteraturaportuguesa,publicouasuaprimeiraobra,“SonetosdeAntero”,em1861.FormadoemDireitopelaUniversidadedeCoimbra,fundouARepública–JornaldaDemocraciaPortuguesa,em1870,e,comosprotagonistasdaGeraçãode70(queemLis-boaviriamatomaronomedegrupoCenáculo),aquepertencia,comoEçadeQueirós,OliveiraMartinseRamalhoOrtigão,organizouasériedeconferênciasdemocráticasdoCasinoLisbonense,aschamadas"ConferênciasdoCasino",queacabaramproibidasapósaquintasessão.

DepoisdarealizaçãodasjornadasAnteroHoje,naBibliotecaeArquivoRegionaldePontaDelgada,emnovembropassado,aobraeavidadeAnterodeQuentalserãoevocadasnaFundaçãoCalousteGulbenkian,dia12dedezembro,às18h30.

josé de almada negreiros, retrato de antero de quental, 1943.© coleção herdeiros de manoel de oliveira

Revisitar a obra de Antero de Quental

25 Notícias

Estabasededadosintegramaisde600documentos,entredesenhostécnicos,esquissos,atasdereuniões,fotografias,notaseapontamentos.Adocumentação,pertencenteaoArquivoeBibliotecadeArtedaFundaçãoCalousteGulbenkianeaosespóliospessoaisdeGon-çaloRibeiroTellesedeAntónioVianaBarreto,abrangeinformaçãosobreestelugardesdeoséculoxviiatéaoano2000.Amédioprazo,serátambémpossívelconsultarumaversãoinglesadostextoscuratoriaiseferramentasdebusca,bemcomomaisdocumentação,nomeadamenteareferenteàsintervençõesposterioresaoano2000.

Noiníciodosanos60,osarquitetospaisagistasGonçaloRibeiroTelleseAntónioVianaBarretoiniciaramointensotrabalhodeconceçãodoqueviriaaseroParqueCalousteGulbenkian,inauguradoem1965.Nenhumdosdoisimaginavaarelevânciaqueoseutrabalhoviriaatermaistarde.Osnovosideaisqueomovimentomodernoadvo-gavainspiravamosarquitetosaassumirumpapeltransformadornaqualidadedevidadaspessoas.Poroutrolado,assistia-se,segundoRibeiroTelles,aumgrande“drama”daintelectualidadeportuguesasobreoqueéumjardim.

Onovo“arquivodigital”doJardimGulbenkianmostraumaseleçãodedocumentosrelativaàgéneseedesenvolvimentodoprojetodoJardimGulbenkian,emgulbenkian.pt/arquivo-digital-jardim/

Uma certa ideia de Jardim

26

Esteprojetoveioromperclaramentecomaspráticasdaépoca.Gerouumanovaformadedesenharo“jardim”,baseadanumageometriasubtil,queofereceespaçoseambiênciasemvezdeeixos,eondeageo-grafiaeavegetaçãocelebramapaisagemportuguesa–deondeprovémoverdadeiroJardimPortuguês.Areproduçãodecódigosdaecologiadapaisagemportuguesapatentenaescolha,combinaçãoelocalizaçãodasespéciesvegetais,odiálogoentreaorlaeaclareira,aconstruçãodoespaçocomaluzmediterrânicaeocopadodasárvores,criamsituações,“micropaisagens”,quenossãofamiliares,nãosóanós,humanos,comoàfaunasilvestrequeatrai.

Estaformadetrabalharolugarapartirdasregrasdapaisageméumacaracterísticafortedaescoladearquiteturapaisagistaportuguesacomraízesnaescolaalemã,equeatingenestejardimoaugedasuaexpressão.

27 Notícias

© m

árci

a le

ssa

Esteano,oDocLisboapremioudoisfilmesportuguesescujarealizaçãoteveoapoiodaFundaçãoCalousteGulbenkian.OfilmeSpellReel,deFilipaCésar,foiduplamentepremiado,comumamençãohonrosadojúridacompetiçãointernacionale,daFundaçãoJoséSaramago,comoPrémioJoséSaramago,transversalàsCompetiçõeseRiscos,paraMelhorFilmefaladomaioritariamenteemportuguês,galegooucrioulodeorigemportu-guesa.FilipaCésarénaturaldoPortoeviveemBerlim.Artistaecineastaquetrabalhacomogénerodocumentaleexploraasquestõespolíticasimplícitasnaproduçãodeimagensemmovimento,concorreuesteanocomasuaprimeiralonga-metragem,resultadodeseisanosdepesquisasobreasorigensdocinemadoMovimentodeLibertaçãoAfricanonaGuiné--Bissaucomolaboratórioderesistênciaàsepistemologiasdominantes.

OfilmeViraChudnenko,deInêsOliveira,baseadonocasorealdeumacidenteemquequatrocãesRottweillervitimarammortalmenteumaimigranteucranianade59anosresidenteemSintra,saiuvencedordacompetição,conquistandooPrémioNOVAFCSH/ÍngremeparaMelhorFilmedaCompetiçãoPortuguesa.InêsOliveiraémestreemCiênciasdaComunicação(CinemaeTelevisão)pelaFaculdadedeCiênciasSociaiseHumanasdaUniversidadeNovadeLisboaefrequentouocursodeVideoartedoProgramadeCriativi-dadeeCriaçãoArtísticadaFundaçãoGulbenkian,depoisdobacharelatonaEscolaSupe-riordeTeatroeCinemadeLisboa.

Alémdospremiados,estiveramaindapresentesnoDocLisboaoutrosdoisfilmesapoiadospelaFundaçãoGulbenkian:Barulho,Eclipse(2017)deIcoCosta,eNotasdeCampo(2017)deCatarinaBotelho.

spell reel, de filipa césar

Premiados no DocLisboa receberam apoio da Fundação

28

UmaamplaseleçãodepublicaçõesdaFundaçãoGulbenkiansobreváriostemas,incluindotextosclássicos,coleçõesdecul-turaportuguesaecatálogosdeexposições,estáàvendanaFestadosLivros,até23dedezembro,apreçosconvidativos.Apardasediçõespodeencontrarmuitaspeçasinspi-radasnascoleçõesdoMuseuGulbenkianenasexposiçõestemporáriasequepodemconstituirexcelentessugestõesdepresentesdeNatal.

Simultaneamente,realizam-sesessõesdeapresentaçãodoslivrosmaisrecentes,comosautoresouosresponsáveispelaorganizaçãodasedições,sempreàs18h30,nofoyerdaSede.

Programa:

4 dezembroFénix RenascidaEdiçãodeIvoCastro,EnriqueRodrigues-MouraeAnabelaLealdeBarrosApresentadoporIsabelAlmeida

11 dezembroEducação Superior em Portugal: Uma Nova PerspetivaApresentadoporJúlioPedrosaeManuelCarmeloRosa18 dezembroO Outro Lado do EspelhoApresentadoporMariaRosaFigueiredoeLeonorNazaré

Festa dos Livros

29 Notícias

© m

árci

a le

ssa

porMárciaLessaAmbientes

NomêsemqueserealizaaFestadosLivros,onde,até23dedezembro,podemserencontradasaspublicaçõesdaFundaçãoGulbenkianapreçosmaisreduzidos,revela-seolugarondetodasestasobrasesperamasuavezdeentrarnaslivrarias.

Av.deBerna,45A,1067-001Lisboa

GULBENKIAN.PT